PT758884E - Processo para a fabricacao de dispositivos para a libertacao controlada de materias activas - Google Patents

Processo para a fabricacao de dispositivos para a libertacao controlada de materias activas Download PDF

Info

Publication number
PT758884E
PT758884E PT95920805T PT95920805T PT758884E PT 758884 E PT758884 E PT 758884E PT 95920805 T PT95920805 T PT 95920805T PT 95920805 T PT95920805 T PT 95920805T PT 758884 E PT758884 E PT 758884E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
matrix
mass
eroded
active substances
thickness
Prior art date
Application number
PT95920805T
Other languages
English (en)
Inventor
Karsten Cremer
Original Assignee
Lohmann Therapie Syst Lts
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lohmann Therapie Syst Lts filed Critical Lohmann Therapie Syst Lts
Publication of PT758884E publication Critical patent/PT758884E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/2095Tabletting processes; Dosage units made by direct compression of powders or specially processed granules, by eliminating solvents, by melt-extrusion, by injection molding, by 3D printing
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/2072Pills, tablets, discs, rods characterised by shape, structure or size; Tablets with holes, special break lines or identification marks; Partially coated tablets; Disintegrating flat shaped forms
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/2072Pills, tablets, discs, rods characterised by shape, structure or size; Tablets with holes, special break lines or identification marks; Partially coated tablets; Disintegrating flat shaped forms
    • A61K9/2086Layered tablets, e.g. bilayer tablets; Tablets of the type inert core-active coat

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)

Description

Descrição “Processo para a fabricação de dispositivos para a libertação controlada de matérias activas” A presente invenção refere-se a um processo para a fabricação de dispositivos para a libertação controlada de matérias activas, constituídos por uma matriz. que contem matérias activas e uma massa sólida susceptível de ser erodida, que cobre, pelo menos parcialmente, a matriz, sendo a espessura, da massa susccpmel dc scr erodida, determinada, na sua extensão, por gradientes de espessura, sendo própria a matriz que contém matérias activas gerada com gradientes de espessura, que correspondem aos gradientes de espessura da massa susceptível de ser erodida.
Descrevem-se dispositivos deste género no pedido de patente DE-A-4 341 442. Esses dispositivos servem para controlar as matérias activas em meios líquidos, como por exemplo os líquidos corporais, isto é, libertar os mesmos com um perfil de velocidade pré-determinado. Um importante domínio de utilização destes dispositivos é a administração perorai de medicamentos. Neste caso, o objectivo é frequentemente o de ministrar matérias activas com um meio tempo de vida biológico curto, de modo que se consiga manter, como uma menor frequência de tomadas, concentrações uniformes no plasma. O perfil de velocidades de libertação da matéria activa é, nestes dispositivos, determinado coníuntamente pelos gradientes de espessura da massa sólida que pode ser erodida, que cobre inicialmente, pelo menos parcialmente, a matriz que contém a matéria activa. No decurso da libertação verifica-se uma erosão avançada desta massa de matéria sólida, de modo que, em função dos seus gradientes de espessura, a superfície de contacto entre a matriz que contém matéria activa e o meio líquido, no qual se encontra o dispositivo, aumenta. Por meio deste efeito, pode, com uma escolha apropriada dos gradientes de espessura, obter-se, por exemplo, uma velocidade de libertação relativamente constante, tal como é desejado frequentemente no caso de medicamentos com acção retardada.
Devido ao princípio da construção de novo género, não se encontram no estado da técnica quaisquer indicações sobre as possibilidades de fabricação de dispositivos deste género. Simplesmente na patente WO 94/07470 é mencionada a produção de revestimentos susceptíveis de ser erodidos, com espessuras diferentes, por técnicas tradicionais de revestimento no tambor de rolamento, ou por técnicas de pulverização, ou das camadas turbilhonares. No entanto, não parece de modo algum possível deste modo obter uma geração simples e flexível de uma matriz com matérias activas, com uma massa sólida susceptível de ser erodida, com gradientes de espessura pré-determinados. A presente invenção tem portanto como objectivo resolver o problema de, num primeiro passo, modelar a matriz com a matéria activa, na forma de uma pílula, com gradientes de espessura e, num segundo passo, transportá-la para uma prensa de fabricação de comprimidos com manto de protecção e aí comprimi-los juntamente com a massa susceptível de ser erodida.
Este processo pode ser realizado com a técnica de fabricação de comprimidos frequentemente preferida nas técnicas de processos farmacêuticos. Para isso, fabrica--se primeiramente uma pílula, que contém as matérias activas, que representa a matriz que contém a matéria activa. De preferência, a forma desta pílula é já determinada com os gradientes de espessura desejados da massa de material sólido susceptível de ser erodida, o que é possível pelo facto de a própria pílula conter gradientes de espessura que são tendencialmente complementares dos gradientes de espessura da massa de material sólido susceptível de ser erodida. Estas pílulas são transferidas para prensas de fabrico de comprimidos com manto de protecção, nas quais são comprimidas juntamente com massa susceptível de ser erodida. A utilização de prensas para fabrico de núcleos com manto de protecção é aqui particularmente vantajosa, porque, no caso de uma construção apropriada, estão em condições de transferir, de maneira automática e contínua, as pílulas pré-fabricadas para os furos da matriz nos quais se realiza a segunda operação de compressão.
Fabricar dispositivos do tipo atrás referidos de acordo com o processo aqui descrito de formação de comprimidos é muito económico, em especial para a fabncação de grandes números de unidades. Neste caso, poderia obter-se uma pílula de matriz, também por amassadura de materiais em pó, até obter uma consistência pastosa e, por extrusão, processando-se depois como atrás se descreveu.
No processo, de acordo com a invenção, para a fabricação de dispositivo do tipo atrás referido pode também, por exemplo, em primeiro lugar, fabricar-se uma “matriz em bruto” que contém matéria activa, por meio de um ou vários procedimentos de revestimento, realizados sucessivamente, na qual depois, por meio de uma pressão de compressão aplicada por pilões, se formam cavidades para a recepção da massa susceptível de ser erodida.
Pode mostrar-se ser necessário, antes da colocação conjunta da matriz que contém a matéria activa, aplicar com a massa susceptível de ser erodida um ou vários aditivos que favoreçam a aderência à superfície de contacto entre os componentes individuais do dispositivo. A aplicação do aditivo adesivo faz-se, de preferência, aplicando, por um processo de revestimento, de pulverização ou de 4 imersão, uma solução desse material previamente existente.
Independentemente da estrutura do processo de fabrico são válidas todas as opções descritas, mesmo para o caso em que os dispositivos para a libertação controlável de maténas activas devam ser fabricados com mais de uma matriz que contém matéria activa e uma massa sólida susceptível de ser erodida, que cobre mais de uma matriz que contém matéria activa.
Lisboa, 13 de Março de 2001 c;c ?;'cpi;o-dotís Índ-Lfilai

Claims (4)

1 Reivindicações 1. Processo para a fabricação de dispositivos para a libertação controlada de matérias activas, constituídas por uma matriz, que contém as matérias activas, e uma massa de matéria sólida, susceptível de ser erodida que cobre pelo menos parcialmente a matriz, sendo a espessura da massa que pode ser erodida determinada, através da sua extensão, por gradientes de espessura, sendo a própria matriz que contém as matérias activas produzida com gradientes de espessura, que se adaptam aos gradientes de espessura da massa susceptível de ser erodida, caracterízado por, num primeiro passo, se modelar a matriz que contém as matérias activas na forma de pílula com gradiente de espessura e, num segundo passo, ser transferida para uma prensa de fabrico de comprimidos com protecção e aí ser comprimida juntamente com a massa susceptível de ser erodida.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterízado por a matriz que contém as matérias activas receber cavidades, feitas por pilões ou cilindros, que determinam os seus gradientes de espessura.
3. Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterízado por o dispositivo para a libertação controlada de matérias activas ser fabricado com mais de uma matriz que contém substâncias activas.
4. Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 3, caracterízado por, antes de juntar a matriz que contém matérias activas e a massa susceptível de ser erodida se aplicar uma matéria auxiliar promotora da adesão, na superfície de contacto entre os dois componentes. Lisboa, 13 de
PT95920805T 1994-05-13 1995-05-08 Processo para a fabricacao de dispositivos para a libertacao controlada de materias activas PT758884E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4416926A DE4416926C2 (de) 1994-05-13 1994-05-13 Verfahren zur Herstellung von Vorrichtungen zur kontrollierten Freisetzung von Wirkstoffen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT758884E true PT758884E (pt) 2001-06-29

Family

ID=6518074

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95920805T PT758884E (pt) 1994-05-13 1995-05-08 Processo para a fabricacao de dispositivos para a libertacao controlada de materias activas

Country Status (10)

Country Link
EP (2) EP0758884B1 (pt)
JP (1) JPH10500118A (pt)
AT (2) ATE271855T1 (pt)
CA (1) CA2189991C (pt)
DE (3) DE4416926C2 (pt)
DK (1) DK0758884T3 (pt)
ES (2) ES2224505T3 (pt)
GR (1) GR3035533T3 (pt)
PT (1) PT758884E (pt)
WO (1) WO1995031185A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19524753A1 (de) * 1995-07-07 1997-01-23 Lohmann Therapie Syst Lts Schichttablette zur kontrollierten Freisetzung von Wirkstoffen
DE19640062B4 (de) 1996-09-28 2006-04-27 Lts Lohmann Therapie-Systeme Ag Orale Zubereitung, enthaltend in einer in wässrigem Medium quellbaren Matrix wenigstens einen pharmazeutischen Wirkstoff
US20050037052A1 (en) * 2003-08-13 2005-02-17 Medtronic Vascular, Inc. Stent coating with gradient porosity

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1237904B (it) * 1989-12-14 1993-06-18 Ubaldo Conte Compresse a rilascio a velocita' controllata delle sostanze attive
EP0662824A1 (en) * 1992-09-30 1995-07-19 Pfizer Inc. Article containing a core and a coating having a non constant thickness
CN1029660C (zh) * 1993-02-17 1995-09-06 杨吉田 药物非平面膜剂及其制备工艺
DE4341442C2 (de) * 1993-12-04 1998-11-05 Lohmann Therapie Syst Lts Vorrichtung zur kontrollierten Freisetzung von Wirkstoffen sowie ihre Verwendung

Also Published As

Publication number Publication date
JPH10500118A (ja) 1998-01-06
DE4416926C2 (de) 2000-01-13
ATE271855T1 (de) 2004-08-15
CA2189991C (en) 2006-09-12
ES2155131T3 (es) 2001-05-01
DE4416926A1 (de) 1995-11-16
WO1995031185A1 (de) 1995-11-23
EP0965337A1 (de) 1999-12-22
GR3035533T3 (en) 2001-06-29
DK0758884T3 (da) 2001-04-30
EP0758884B1 (de) 2000-12-20
DE59508911D1 (de) 2001-01-25
ES2224505T3 (es) 2005-03-01
EP0965337B1 (de) 2004-07-28
DE59510932D1 (de) 2004-09-02
ATE198151T1 (de) 2001-01-15
EP0758884A1 (de) 1997-02-26
CA2189991A1 (en) 1995-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FR2273515A1 (fr) Procede de fabrication d'un corps monolithique pour la liberation continue d'agents actifs, notamment de medicaments
ES2034267T3 (es) Metodo para preparar medicamentos desprovistos de capsula revestidos con gelatina por doble inmersion.
DE69023183D1 (de) Rotogranulate und geschmacksabdeckende Überzüge zur Herstellung pharmazeutischer Kautabletten.
AR002275A1 (es) Forma de dosificacion farmaceutica oral, procedimiento para la manufactura de una forma de dosificacion fija, y uso de dicha forma de dosificacionfarmaceutica oral.
DE3676626D1 (de) Verfahren zur herstellung einer darreichungs- und dosierungsform fuer arzneimittel-wirkstoffe, reagentien oder andere wirkstoffe.
DE69029397T2 (de) Mit film umrolltes einzelkern-heilmittel und ähnliches
RU2004133343A (ru) Способ и устройство для изготовления капсул
FR2555972B1 (fr) Capsules et autres articles moules sous pression, utilisables notamment pour les applications pharmaceutiques
RU94034546A (ru) Способ изготовления вставленных друг в друга деталей
ATE4370T1 (de) Ein herzglykosid mit einem polymeren ueberzug enthaltendes pharmazeutisches praeparat und verfahren zu dessen herstellung.
KR870003778A (ko) 신규 약제의 제조방법
AT369654B (de) Verfahren zur herstellung von arzneimitteln mit entzuendungshemmender wirkung in form von tabletten oder kapseln zur oralen verabreichung
IL51096A (en) Solid pharmaceutical unit dosage comprising a multilayer edible web, method for the manufacture thereof and apparatus for carrying out such method
ES2143259T3 (es) Metodo y aparato para la fabricacion de capsulas farmaceuticas de celulosa totalmente gelatinizantes.
FI864207A (fi) Kontrollerad frigivning av kaliumklorid.
DE3670639D1 (de) Neue biphosphonische abkoemmlinge, deren herstellung und arzneimittelzubereitung.
PT758884E (pt) Processo para a fabricacao de dispositivos para a libertacao controlada de materias activas
US6083533A (en) Layered tablet for the controlled release of active substances
BR8400184A (pt) Latex aperfeicoado,estavel,de tamanho grande de particula;processo aperfeicoado para a producao de um latex
GR3029386T3 (en) Process and device for producing a flat dry-administration form with a preparation containing active medical agents
EP1635785A1 (en) Production of capsule shells and capsules
DE3373624D1 (en) Manufacture of highlighted intagliated articles
CN107693361B (zh) 一种高效缓释纳米药物的制备装置
ID24436A (id) Unit-unit dosis berlapis
CA2489809C (en) Active substance controlled release devices and process for producing the same