PT722325E - Composicao para o tratamento ou a prevencao do herpes - Google Patents

Composicao para o tratamento ou a prevencao do herpes Download PDF

Info

Publication number
PT722325E
PT722325E PT94930239T PT94930239T PT722325E PT 722325 E PT722325 E PT 722325E PT 94930239 T PT94930239 T PT 94930239T PT 94930239 T PT94930239 T PT 94930239T PT 722325 E PT722325 E PT 722325E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
herpes
use according
hesperidin
composition
treatment
Prior art date
Application number
PT94930239T
Other languages
English (en)
Inventor
Christian-Georges Bidel
Jean Poirson
Original Assignee
Bidel Christian Georges
Jean Poirson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bidel Christian Georges, Jean Poirson filed Critical Bidel Christian Georges
Publication of PT722325E publication Critical patent/PT722325E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/70Carbohydrates; Sugars; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/335Heterocyclic compounds having oxygen as the only ring hetero atom, e.g. fungichromin
    • A61K31/35Heterocyclic compounds having oxygen as the only ring hetero atom, e.g. fungichromin having six-membered rings with one oxygen as the only ring hetero atom

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Pyrane Compounds (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

f2Z. -32S
DESCRIÇÃO
COMPOSIÇÃO PARA O TRATAMENTO OU A PREVENÇÃO DO HERPES A presente invenção refere-se à preparação de novas composições destinadas à prevenção e/ou ao tratamento das manifestações de herpes. 0 herpes é uma afecção muito contagiosa provocada por um vírus Herpes simplex de tipo 1 ou II, cujo único receptáculo é o homem.
Ela pode atingir a pele ou as mucosas e propaga-se por simples contacto, aumentando proporcionalmente o número de indivíduos expostos aos riscos ligados a esta doença. A primeira infecção herpética observa-se sobretudo nas crianças, onde se manifesta por lesões vesiculares, frequentemente abertas, muito dolorosas, pruriginosas, atingindo frequentemente a boca e a língua.
Além do seu aspecto incómodo (doloroso, constrangedor, estético), o herpes é uma doença que pode ter consequências graves, em particular para as pessoas frágeis, as mulheres grávidas, os recém nascidos, bem como no caso de afecção ocular.
Actualmente não existe tratamento real contra esta doença virai. Certas terapêuticas podem conduzir a um alívio durante a erupções e, eventualmente, reduzir a duração mas não impedindo a sua evolução. É o que acontece com a mais difundida de entre elas: o aciclovir comercializado pelos Laboratórios Wellcome sob a designação de Zovirax ®.
Os flavonóides são polifenóis comportando um esqueleto de base com 15 átomos de carbono resultante da fusão de duas unidade aromáticas em que uma deriva do benzeno e outra do fenilpropano. Os mais difundidos são os antocianos, as flavonas e o flavonóis que podem existir quer sob forma livre, quer ligados a um ou mais açúcares (heterósidos).
Os bioflavonóides ou citroflavonóides, ou complexo vitamínico P, foram conhecidos inicialmente pela sua actividade favorável sobre os vasos sanguíneos, por diminuição da permeabilidade e da fragilidade capilar, e sua actividade sinérgica com o ácido ascórbico. Eles derivam das flavonas de fórmula geral I: 1 5' 5'
Os derivados hemi-sintéticos de flavonas foram preparados por exemplo nos pedidos EP 290915 ou EP 319412. Diferentes grupos de derivados flavónicos foram utilizados para outras aplicações farmacêuticas além das inicialmente descritas. A EP 505937 descreve a preparação de derivados carbamoilados e sulfatados de flavonas e sua utilização pelas suas propriedades anti-elastases.
Os derivados de flavonas foram propostos pela sua actividade no tratamento da litiase cistínica, como antineoplásico, relaxante dos músculos lisos ou no tratamento da diabetes. A EP 183169 refere-se a halogeno-hidoxi-flavonas e sua utilização em medicamentos para o tratamento da hipertiróide.
No pedido EP 450588, preparam-se derivados do tipo 3-oxo-alquilflavona e relata-se a sua actividade hipocolesterolemiante.
Composições anti-virais, contendo uma combinação de um agente anti-viral e de um glicósido podendo derivar das flavonas, permitem diminuir os efeitos secundários habitualmente observados e são descritas na EP 312222. O pedido EP 19081 foi depositado por novos derivados de flavona substituídos, utilizados para a preparação de medicamentos destinados a lutar contra os Rinovírus e os Enterovírus.
Na EP 543555, propõem-se derivados fosforilados de flavonóides pela sua actividade em particular sobre o HIV. 2
De modo surpreendente, a Requerente pôs em evidência a actividade a título preventivo e/ou curativo das manifestações de herpes de composições contendo flavonóides não fosforilados e, mais particularmente, citroflavonóides. É por isso que a presente invenção tem por objectivo a utilização de pelo menos um princípio activo da família dos flavonóides para a preparação de composições destinadas ao tratamento e/ou à prevenção do herpes.
Os flavonóides são os flavonóides naturais e, mais particularmente, os citroflavonóides e os derivados hemi-sintéticos de flavonas.
De maneira vantajosa, utilizam-se os heterósidos de flavonóides para a preparação das composições. Os flavonóides comportam uma ou várias oses, podendo nomeadamente ser a rutinose, a manose, a glucose, etc.
De modo preferido, os flavonóides úteis de acordo com a invenção estão substituídos em 4’ por um radical metoxi.
Com efeito, observa-se uma eficácia na prevenção e/ou tratamento das crises de herpes para as composições que contêm diosmina ou hesperidina. Obtêm-se igualmente resultados interessantes com composições que contêm uma associação de diosmina e de hesperidina, o que sugere a existência de uma sinergia das actividades destes dois compostos.
Em compensação, composições que contêm rutina são desprovidas de efeito nas aplicações de acordo com a invenção; a molécula de rutina está substituída por um hidroxi na posição 4’. A diosmina e/ou a hesperidina têm sido administradas no homem há vários anos noutras indicações. Tratam-se de compostos bem tolerados, provocando poucos efeitos secundários e cuja formulação galénica é dominada. Nas doses correntemente utilizadas como protectores venosos, estes compostos são activos pará o tratamento e/ou a profilaxia das crises de herpes. Em particular, as composições de acordo com a invenção podem ser formulados sob forma de doses unitárias contendo de 100 a 900 mg de diosmina. 3
De acordo com um dos aspectos da invenção, os flavonóides servem para a preparação de composições farmacêuticas destinadas à prevenção e/ou ao tratamento das manifestações de herpes.
De acordo com outro aspecto, as composições de acordo com a invenção são de uso cosmético e/ou dermo-cosmético.
As composições preparadas de acordo com a invenção permitem impedir o desenvolvimento da crise de herpes, de tipo I ou II.
Elas reduzem consideravelmente os efeitos, em particular o contágio muito importante aquando da fase secundária durante a qual rebenta a ramificação herpética, as consequências graves como as que resultam de afecções oculares bem como sobre o conforto das pessoas atingidas. A requerente mostrou que certos flavonóides, sozinhos ou em associação, são muito eficazes para o tratamento do herpes e isto em diversos estádios de evolução da afecção: um uso preventivo elimina qualquer manifestação do herpes, um uso curativo precoce permite parar uma crise em curso de desenvolvimento, um uso curativo tardio permite diminuir os atrasos de cicatrização e eliminar os efeitos dolorosos.
As composições contêm além disso veículos e excipientes farmaceuticamente e/ou cosmetologicamente aceitáveis conhecidos do profissional.
As composições preparadas de acordo com a invenção podem conter excipientes adaptados a uma formulação para administração por via oral, tal como gotas, comprimidos, gélulas. De modo vantajoso, a composição é formulada em dose unitária contendo de 20 mg a 800 mg de hesperidina.
As composições de acordo com a invenção podem estar sob forma adaptada à administração por via local, por exemplo sob forma de creme, pomada, loção, colírio ou de stick sólido. 4
Nas utilizações de acordo com a invenção, os flavonóides podem estar associados a outros princípios activos susceptíveis de reforçar a sua acção.
Os exemplos que se seguem são destinados a ilustrar a invenção sem de modo algum limitar o seu âmbito.
Exemplo 1
Um homem de 43 anos, sofrendo há vários anos de herpes genital crónico com manifestações de frequência aproximadamente mensal, não constatou nenhuma crise durante um período de 5 meses no decurso do qual ele absorvia por via oral 3 tomas quotidianas de 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperídina sob forma de drageias (Daflon ® 500 comercializado pelos Laboratórios Servier). As crises de herpes manifestaram-se de novo assim que se parou o medicamento.
Exemplo 2 A absorção pelo sujeito mencionado no exemplo 1, desde as primeiras manifestações da crise de herpes (picadas, sensação de queimadura), de 5 tomas por via oral de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperídina (2 drageias de Daflon ® 500) repartidas por uma duração de 36 horas, fez parar totalmente a crise, sem aparecimento das lesões habituais (ramificação herpética). Este resultado foi verificado de modo constante durante um período de 14 meses.
Exemplo 3 A substituição no exemplo 2 de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperídina por 300 mg de diosmina e 300 mg de hesperídina (2 drageias de Daflon ® 375 em vez de Daflon ® 500) conduziu ao mesmo resultado, a saber a paragem do desenvolvimento de uma manifestação de herpes nascente.
Exemplo 4 A substituição no exemplo 2 de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperídina por 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperídina (1 drageia de Daflon ® 500 em vez de 2) não 5 permitiu chegar ao mesmo resultado, tendo a manifestação de herpes evoluído para o aparecimento de vesículas depois de lesões, embora de modo menos virulento do que sem a realização de qualquer tratamento. Tendo este resultado sido confirmado em várias ocasiões, poderia parecer, comparando estas condições de tratamento com as do exemplo 3, que a associação de diosmina e de hesperidina apresenta um carácter de sinergia no tratamento das crises de herpes.
Exemplo 5 A substituição no exemplo 2 de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina por 600 mg de hesperidina (Hesperidin 97%, referência 29, 250-5 de Aldrich-Chimie Sarl) em dispersão aquosa, conduziu ao mesmo resultado, a saber a paragem do desenvolvimento de uma manifestação de herpes nascente.
Exemplo 6 O exemplo 4 foi repetidos por diversas vezes completando o tratamento por via oral com um tratamento local com uma pomada contendo 5% de hesperidina (Hesperidin 97%, referência 29, 250-5 de Aldrich-Chimie Sarl) dispersa numa base hidrófila (Biobase dos Laboratórios Bioderma). A erupção cessou de evoluir após 24 horas e recolheu durante as 24 horas seguintes.
Exemplo 7
Um homem de 45 anos, sofria há muitos anos de herpes labial com manifestações de frequência aproximadamente mensal. A absorção por este sujeito, desde as primeiras manifestações da crise de herpes, de 5 tomas por via oral de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina (2 drageias de Daflon ® 500) repartidas por uma duração de 36 horas, fez parar totalmente a crise, com reabsorção rápida da vesícula nascente e sem aparecimento das lesões habituais. Este resultado foi verificado de modo constante durante um período de 14 meses.
Exemplo 8 A substituição no exemplo 5 de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina por 600 mg 6 de hesperidina (Hesperidin 97%, referência 29, 250-5 de Aldrich-Chimie Sarl) em dispersão aquosa, conduziu ao mesmo resultado, a saber a paragem do desenvolvimento de uma manifestação de herpes nascente.
Exemplo 9
Uma mulher de 47 anos sofria há vários anos de herpes lombar com manifestações de frequência aproximadamente mensal. A absorção por este sujeito, desde as primeiras manifestações da crise de herpes, de 5 tomas por via oral de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina (2 drageias de Daflon ® 500) repartidas por uma duração de 36 horas, fez parar totalmente a crise, com reabsorção rápida das vesículas nascentes e sem aparecimento das lesões habituais. Este resultado foi verificado de modo constante durante um período de 14 meses.
Exemplo 10
Uma mulher de 40 anos, sujeita a crises de herpes no olho direito deixou de ser objecto desta afecção de consequências potenciais graves, absorvendo, desde as primeiras manifestações de queimadura, 5 tomas por via oral de 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina (2 drageias de Daflon ® 500) repartidas por uma duração de 36 horas. Este resultado foi verificado de modo constante durante um período de 26 meses.
Lisboa, '3 1 JUL.
Por Bidel, Christian-Georges; Poirson, Jean
Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1? -1100 LISBOA 7

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de pelo menos um princípio activo da família dos flavonóides, sob forma de um heterósido, para a preparação de composições destinadas ao tratamento e/ou prevenção do herpes.
  2. 2. Utilização de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os flavonóides serem citroflavonóides ou seus derivados.
  3. 3. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por a composição conter diosmina.
  4. 4. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por a composição conter hesperidina.
  5. 5. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por se utilizar uma associação de diosmina e de hesperidina.
  6. 6. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada por a composição ser uma composição dermo-cosmética.
  7. 7. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada por as composições serem composições farmacêuticas.
  8. 8. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 5 e 7, caracterizada por a composição compreender além disso excipientes adaptados para a via oral.
  9. 9. Utilização de acordo a reivindicação 8, caracterizada por a composição ser formulada sob forma de dose unitária contendo de 20 mg a 800 mg de hesperidina.
  10. 10. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por a composição estar sob uma forma adaptada à administração por via local. Lisboa, 31 JUL. 2000
    Agente Oficial da Propriedade Industrial Are© da ConeeiçSo» 3o 1t- Μ0Θ LISBOA Pftr Ririol r.hrietÍ9n.Canrqes; ΡΟΙΓβΟΠ, ϋβ8Π RESUMO COMPOSIÇÃO PARA O TRATAMENTO OU A PREVENÇÃO DO HERPES A presente invenção refere-se à utilização de pelo menos um princípio activo da família dos flavonóides para a preparação de composições destinadas ao tratamento e/ou à prevenção do herpes.
PT94930239T 1993-10-07 1994-10-07 Composicao para o tratamento ou a prevencao do herpes PT722325E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9311951A FR2710844B1 (fr) 1993-10-07 1993-10-07 Composition pour le traitement ou la prévention de l'herpès.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT722325E true PT722325E (pt) 2000-10-31

Family

ID=9451624

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94930239T PT722325E (pt) 1993-10-07 1994-10-07 Composicao para o tratamento ou a prevencao do herpes

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5849786A (pt)
EP (1) EP0722325B1 (pt)
AT (1) ATE193206T1 (pt)
AU (1) AU7941294A (pt)
DE (1) DE69424679T2 (pt)
DK (1) DK0722325T3 (pt)
ES (1) ES2147796T3 (pt)
FR (1) FR2710844B1 (pt)
GR (1) GR3034142T3 (pt)
PT (1) PT722325E (pt)
WO (1) WO1995009635A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SG71877A1 (en) 1997-12-19 2000-04-18 Johnson & Johnson Consumer Novel powder compositions
KR20000019716A (ko) * 1998-09-15 2000-04-15 박호군 바이오플라보노이드 화합물을 포함하는 혈당 강하용 조성물
US6528042B1 (en) 1999-10-08 2003-03-04 Galileo Laboratories, Inc. Compositions of flavonoids for use as cytoprotectants and methods of making and using them
BRPI0417723A (pt) * 2003-12-18 2007-04-03 Nestec Sa composição para melhorar a saúde da pele, cabelo e tegumento contendo flavanonas
EP2353596A1 (en) 2010-02-02 2011-08-10 SIGMA-TAU Industrie Farmaceutiche Riunite S.p.A. Combination composition, comprising as active ingredients L-carnitine or propionyl L-carnitine, for the prevention or treatment of chronic venous insufficiency
MX354614B (es) * 2013-08-09 2018-03-08 Centro De Investig Y De Estudios Avanzados Del I P N Composición farmacéutica de diosmina y hesperidina y su uso en dolor neuropático.
FR3019820B1 (fr) * 2014-04-15 2017-07-21 Peter Weyts Composes de type flavonoides pour leur utilisation dans le traitement d'une pathologie du pied d'un mammifere ongule-composition pharmaceutique associee

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4049798A (en) * 1974-12-11 1977-09-20 William K. Bottomley Method for the treatment of Herpes Simplex
WO1992015315A1 (en) * 1991-03-06 1992-09-17 Wilkinson Alfred H B Method for the treatment of herpes

Also Published As

Publication number Publication date
EP0722325B1 (fr) 2000-05-24
FR2710844B1 (fr) 1995-12-29
GR3034142T3 (en) 2000-11-30
AU7941294A (en) 1995-05-01
US5849786A (en) 1998-12-15
FR2710844A1 (fr) 1995-04-14
EP0722325A1 (fr) 1996-07-24
DE69424679T2 (de) 2001-02-08
ES2147796T3 (es) 2000-10-01
WO1995009635A1 (fr) 1995-04-13
DE69424679D1 (de) 2000-06-29
ATE193206T1 (de) 2000-06-15
DK0722325T3 (da) 2000-10-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4748022A (en) Topical composition
ES2949139T3 (es) Composición que elimina la congestión nasal y que tiene actividad antivírica
JP5118633B2 (ja) 医療用デバイスおよび医薬製剤において有用な粘膜付着性キシログルカン含有製剤
JP4010574B2 (ja) 皮膚外用剤
ES2396719T3 (es) Composición para tratamiento de lesiones en la piel
US20220072011A1 (en) Treatments of accumulated fat with deoxycholic acid and salts thereof
ES2222939T3 (es) Utilizacion de una composicion dermatologica que contiene oligosacaridos para el tratamiento de enfermedades de la piel.
EP0988040B1 (en) Use of glucosamine and glucosamine derivatives for quick alleviation of itching or localized pain
PT722325E (pt) Composicao para o tratamento ou a prevencao do herpes
WO1994005272A1 (en) Skin treatment compositions containing dimethylsulphone and dimethylsulphoxide
JP2000512270A (ja) 単純ヘルペスの処置のための組成物および方法
US6803056B2 (en) Method and composition for treating viral outbreaks
US5331012A (en) Topical pharmaceutical preparation for fever blisters and other viral infections and method of use
GB2167296A (en) Topical pharmaceutical compositions containing glycyrrhizin
MXPA05007440A (es) Un metodo de tratamiento o profilaxis de sintomas de infeccion viral de herpes.
WO1994005293A1 (en) Skin treatment compositions containing dimethylsulphone and allopurinol or oxypurinol
WO1994005279A1 (en) Dermatological treatment compositions containing dimethylsulphone and a sulfur containing amino acid
WO2011035120A2 (en) Therapeutic composition to treat lesions caused by herpes simplex virus
CN105456708A (zh) 一种用于治疗口唇炎的药物及其制备方法
CA1184121A (en) Treatment of acne and perioral dermatitis as well as for skin infected with a herpesvirus
HU205005B (en) Process for producing cough releiving and catarrh easing breast ointment
JP2000016949A (ja) 口内炎、消化管粘膜障害又は皮膚潰瘍の治療又は予防剤