PT711476E - Sistema e processo de telecomunicacoes e estacao rele de longa duracao num plano sub-orbital - Google Patents

Sistema e processo de telecomunicacoes e estacao rele de longa duracao num plano sub-orbital Download PDF

Info

Publication number
PT711476E
PT711476E PT94922603T PT94922603T PT711476E PT 711476 E PT711476 E PT 711476E PT 94922603 T PT94922603 T PT 94922603T PT 94922603 T PT94922603 T PT 94922603T PT 711476 E PT711476 E PT 711476E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
relay station
stations
relay
altitude
station
Prior art date
Application number
PT94922603T
Other languages
English (en)
Inventor
Sherwin I Seligsohn
Scott Seligsohn
Original Assignee
Int Multi Media Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=22277801&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT711476(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Int Multi Media Corp filed Critical Int Multi Media Corp
Publication of PT711476E publication Critical patent/PT711476E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64GCOSMONAUTICS; VEHICLES OR EQUIPMENT THEREFOR
    • B64G1/00Cosmonautic vehicles
    • B64G1/10Artificial satellites; Systems of such satellites; Interplanetary vehicles
    • B64G1/1007Communications satellites
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64BLIGHTER-THAN AIR AIRCRAFT
    • B64B1/00Lighter-than-air aircraft
    • B64B1/40Balloons
    • B64B1/44Balloons adapted to maintain predetermined altitude
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64BLIGHTER-THAN AIR AIRCRAFT
    • B64B1/00Lighter-than-air aircraft
    • B64B1/40Balloons
    • B64B1/46Balloons associated with apparatus to cause bursting
    • B64B1/48Balloons associated with apparatus to cause bursting to enable load to be dropped by parachute
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64GCOSMONAUTICS; VEHICLES OR EQUIPMENT THEREFOR
    • B64G1/00Cosmonautic vehicles
    • B64G1/22Parts of, or equipment specially adapted for fitting in or to, cosmonautic vehicles
    • B64G1/24Guiding or controlling apparatus, e.g. for attitude control
    • B64G1/36Guiding or controlling apparatus, e.g. for attitude control using sensors, e.g. sun-sensors, horizon sensors
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18502Airborne stations
    • H04B7/18504Aircraft used as relay or high altitude atmospheric platform

Description

fi' ϊΐι^Η
Descrição “Sistema e processo de telecomunicações e estação relé» de longa duração» num plano sub-orbital”
Campo da invenção A presente invenção refere-se a um sistema de longa duração, para comunicações, a altitude elevada e, mais particularmente, a um sistema de comunicações num plano sub-orbital, situado muito acima de qualquer sistema fisicamente ligado ao solo e cujos componentes podem ficar em cima e estacionários, durante longos períodos. A invenção refere-se a um sistema de telecomunicações de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, a um processo de acordo com o preâmbulo da reivindicação 23 e a uma estação relé de acordo com o preâmbulo da reivindicação (48).
Fundamento da invenção γ
Os sistemas de telecomunicações sem fios. utilizam actualmente, ou mifa-estruturas terrestres, com base no solo, ou infra-estruturas espaciais, baseadas em satélites. Os sistemas, baseados em terra incluem torres e antenas de radiodifusão, colocadas em edifícios altos, montanhas e similares. Podem também ser usados balões que estão amarrados ao solo. Os sistemas espaciais servem-se de satélites com equipamentos de telecomunicações.
Os sistemas de telecomunicações sem fios baseados em terra tomaram-se conhecidos desde os primeiros dias da rádio, quase há cem anos. As suas configurações vão desde simples cadeias de radiodifusão umdireccionais ou bidireccionais - para rádio e televisão - até às sofisticadas redes celulares dos nossos dias e às redes de comunicações pessoais (PCN). 2
As “estações relês” são usadas para emitir e receber transmissões de rádio para e de outros locais. Dado que elas estão no solo ou na sua proximidade, os sinais de rádio respectivos tendem a manter-se em média muito mais próximos da horizontal que da verticaL Assim, cada uma das estações relés apenas pode emitir e receber sinais a uma distância limitada. A distância a que os sinais de rádio podem propagar-se é limitada devido a problemas de horizonte derivados da curvatura da terra, problemas de linha de visão, devidos à irregularidades do terreno, árvores e edifícios, devidos a interferências de outros sinais ou. com reflexões do sinal emitido e problemas de enfraquecimento, devidos à absorção indesejada do sinal emitido. Para aumentar a área de cobertura, ou têm de usar-se equipamentos de maior potência e/ou aumentar-se a altura das estações relés. O aumento da potência ajuda a resolver o problema do enfraquecimento e o problema da interferência com outros sinais; mas não se dirige à solução dos problemas devidos ao horizonte, à linha de visão e à interferência.com o sinal reflectido. Portanto,, é preferido aumentar a altura das estações relés, colocando-as em torres, edifícios altos e no cimo de montanhas. Isso afasta o horizonte e a linha de visão da estação relé, aumentando assim a área que pode ser coberta e, em certa medida, reduz o problema do enfraquecimento e as interferências com o sinaL reflectido. No entanto, nem sempre é viável colocar estações relés em sítios óptimos, devido a factores geográficos ou políticos, ou simplesmente pela impossibilidade de obter autorização de um proprietário ou do governo.
Estes problemas são, em certa medida,, aliviados pela montagem do equipamento de telecomunicações sem fios em balões cativos. Mas os balões cativos também têm os seus problemas. Se os balões forem amarrados a altitudes reduzidas. 3
a sua área de cobertura não será maior que a de uma estação relé numa torre ou num edifício alto, não sendo fácil justificar o seu custo. Também, como estão sujeitos a condições atmosféricas e ventos que existem a estas altitudes, há uma grande probabilidade de se danificarem e exigem portanto substituições frequentes.
Por outro lado, se forem amarrados a altitudes que lhes permitam retransmitir sinais, de telecomunicações numa área suficientemente grande para que se tomem viáveis economicamente e evitar condições atmosféricas, prolongando-se assim a sua vida, quer os balões, quer as suas amarras tomam-se perigosos para aeronaves, ficando as amarras sujeitas às tensões resultantes das condições atmosféricas.
Além disso, há a probabilidade de a amarra de um balão avariado se espalhar por centenas, se não milhares ou dezenas de milhares de metros, provocando danos e o risco de prejuízos em propriedades e em pessoas. Além disso, se as amarras caírem sobre linhas de electricidade, há o risco de incêndio e interrupções de energia.
Por conseguinte, estes inconvenientes tomam os balões cativos inadequados para utilizar como parte de sistemas de telecomunicações, cujos componentes se
longos.
Para vencer muitas das limitações dos sistemas de telecomunicações sem fios baseados em terra, foram construídos sistemas de telecomunicações baseados no espaço orbital, que utilizam tecnologias de satélite, que evoluíram desde os primeiros dias do Sputnik (.1957). Os sistemas por satélites na órbita geossíncrona (aproximadamente a 35 398 km (22 000 milhas), têm sido usados há vários anos, com um grau de fiabilidade elevado. A sua principal vantagem é a sua altitude elevada, que permite que um satélite emita e receba sinais para e de uma área, na terra, que abrange centenas de milhares de quilómetros. quadrados. Porém, os 4 satélites são de fabrico, lançamento e posicionamento caros, tanto inicialmente como para as suas substituições. Além disso, devido ao custo associado com a sua fabricação e o seu lançamento, e a grande dificuldade de manutenção, toma-se necessário um cuidado, extraordinário para assegurar a sua fiabilidade.
Além disso, devido à elevada altitude dos satélites, há um atraso na transmissão, por rádio de cerca.de. 1/8 de segundo, em cada sentido. Isso limita de maneira significativa a capacidade de, com os satélites, estabelecer e manter comunicações, telefónicas familiares duplex. Também,, devido a sua grande altitude, o seu equipamento de radioemissão exige mais potência que a necessária em sistemas terrestres comparáveis. Isso faz subir os custos e afecta as dimensões e o peso do equipamento, tanto no satélite como em terra.
Quando um satélite se avaria,, como segioramente terá que suceder com todos eles, quer electronicamente, quer por descaimento da órbita, as tentativas para o recuperar ou reparar são extremamente dispendiosas. Além disso, essas tentativas, tenham ou não êxito, sujeitam o pessoal e o equipamento a riscos de danos ou perdas. Por outro lado, um satélite avariado pode ser deixado em órbita. Será mais um peça do “ferro-velho do espaço”, até que a sua órbita descai numa medida tal que ele mergulha através da atmosfera, para a terra. Se ele não for totalmente consumido durante esse mergulho, pode provocar danos pessoais ou na propriedade, quando chocar com a terra.
Numa tentativa de resolver os problemas inerentes aos sistemas de satélites de alta altitude existentes, foi proposto colocar os satélites em órbita a uma altitude de cerca.de 800 - 8 000 km (500 - 5 000 milhas). Embora isso reduza a necessidade de potência e os atrasos temporais, outros problemas se criam. Isso porque a essas 5 altitudes menores, os satélites não são geossíncronos. Portanto, os sinais de telecomunicações podem exigir a transmissão entre vários satélites durante uma dada comunicação. Isso porque a posição periférica de cada satélite relativamente à terra está permanentemente a mudar. Portanto, um satélite particular que se situa sobre uma estação terrestre no início de uma comunicação pode deslocar-se na sua órbita a tal ponto, durante a comunicação,, que perca o sinal proveniente de terra. Para manter a ligação, o sinal proveniente da terra terá que ser transferido para outro satélite que esteja mais próximo da estação em terra. Também, os satélites têm de ser programados para permitir que isso aconteça. Assim, terão de ser implementadas características de encaminhamento muito complexas. Além disso, os membros da indústria não estão de acordo sobre quais as altitudes óptimas, nem quanto aos ângulos da propagação do sinal e como tratar o problema devido ao desvios devidos ao efeito Doppler. Além disso, devido à sua altitude menor, as órbitas dos satélites descairão, mais rapidamente que no caso dos satélites com órbitas mais elevadas, de modo que eles e o equipamento que transportam necessitarão de ser substituídos mais frequentemente, mais uma vez aumentando substancialmente as despesas. A patente GB-A-2 082 995 descreve um dispositivo que se desloca no ar, leve, adaptado para manter uma posição na atmosfera superior e actuar como estação de comunicação relé. O dispositivo inclui meios para gerar uma força ascensional, retirando energia do seu ambiente, por exemplo por utilização de células solares. A patente FR-A^2 282 366 descreve um processo de destruição de um balão por telecontrolo, sendo a carga reenviada para a terra, pela utilização de um pára--quedas. A patente EP-A-0 371 529 descreve um balão no qual a temperatura do gás_é 6 controlada pela quantidade de energia solar que entra no balão.
Os problemas .descritos poderiam ser substancialmente reduzidos por uma estrutura de telecomunicações que utilize estações de telecomunicações de longa duração, para altitudes elevadas, recuperáveis, que possam ser mantidas estacionárias e que se situem num plano sub-orbital, e que tenham a capacidade de receber sinais de telecomunicações provenientes de uma estação terrestre e retransmiti-los para uma outra estação semelhante ou para uma outra estação terrestre.
Como a propagação dos sinais de rádio para e das estações relés seria feita aproximadamente na vertical, seriam minimizados os problemas relacionados com a linha de visão, a interferência reflectida e o enfraquecimento. Isso porque haveria uma menor probabilidade de edifícios altos, árvores ou terrenos bloquearem, reflectirem ou absorverem os sinais de rádio. Isso significa que seria necessário menos potência para emitir um sinal a uma dada distância, que se ele for transmitido horizontalmente na, ou na proximidade da terra. Além disso, devido ao facto de o sistema operar a altitudes dez por cento menores que as dos sistemas de satélites mais baixos propostos, seria necessária menos potência para os sinais de telecomunicações, sem atraso notável na transmissão.
Isso criaria um meio para proporcionar telecomunicações sem fios relativamente económicas, eficientes, sem incorrer nas limitações económicas e físicas associadas com as mfra-estruturas das redes com base terrestre, com os sistemas de balões cativos ou a colocação das mfra-estruturas da rede no espaço numa dada órbita.
Sumário da invenção 7
Os objectivos da invenção são atingidos pelo sistema da reivindicação 1, o processo da reivindicação 23 e pela estação relé da reivindicação 48.
Por conseguinte, tendo em mente o que atrás foi exposto, a invenção refere--se geralmente a um sistema de telecomunicações que compreende pelo menos duas estações terrestres. Cada uma das estações terrestres inclui meios para emitir e meios para receber sinais de telecomunicações. Proporciona-se pelo menos uma estação relé. A estação relé inclui meios para receber e emitir sinais de telecomunicações de e para as estações terrestres e de e para outras estações relés.
As estações relés estão a uma altitude de cerca de 19 a 56 Km (12 a 35 milhas) Proporcionam-se meios para controlar o movimento lateral das estações relés de modo que possa atingir-se e manter-se uma altitude pré-determinada e uma localização pré-determinada de cada uma das estações relés.
Num outro aspecto da invenção, ela refere-se a um processo de telecomunicações que compreende os passos de proporcionar pelo menos duas estações terrestres e pelo menos uma estação relé. Uma das estações relés está posicionada com uma localização pré-determinada e a uma altitude de cerca de 19 a 56 Km (12 a 35 milhas). Transmite-se um sinal de telecomunicações de uma das estações terrestres para uma das estações relés. A estação relé transmite depois o sinal de telecomunicações para a segunda estação terrestre ou para pelo menos uma outra das estações relés e depois para a segunda estação terrestre. Cada uma das estações relés é mantida a uma altitude pré-determinada e numa localização pré--determinada.
Num outro aspecto ainda da invenção, ela refere-se a uma estação relé para um sistema de.telecomunicações a altitude elevada sub-orbital. Ela inclui meios para 8 receber e emitir sinais de telecomunicações de e para estações terrestres e/ou de e para outras estações relés. Inclui também meios para controlar o movimento lateral e vertical da referida estação relé, de modo que pode obter-se e manter-se uma altitude e uma localização pré-determinada para a estação relé.
Descrição dos desenhos A invenção pode ser melhor compreendida por referência aos desenhos anexos de uma sua forma de realização, presentemente preferida e cujas figuras representam: A fig.. 1_, um esquema que mostra um sistema de comunicações construído de acordo com uma forma de realização da invenção presentemente preferida; A fig. 2, uma vista em alçado de uma das estações relés que constituem a invenção, A fig.. 3, uma vista de uma porção da fig. 2„ que mostra um sistema de propulsão; A fig- 4, uma vista de uma porção da fig. 2, que mostra outra forma do sistema de propulsão;
As fig. 5 A e 5B, vistas em planta e em alçado, respectivamente, de uma outra forma de uma parte da invenção representada na fig. 2;
As fig. 6A, 6B e 6C, vistas de outras formas de uma parte da invenção representada na fig. 2;
As fig. 7A e 7B, esquemas que mostram uma disposição alternativa do sistema de comunicações ilustrado na fig. 1; A fig. 8, uma vista de uma porção de uma estação relé; A fig. .9, uma vista de uma segunda forma de realização da porção da estação
I relé representada na fíg. 8; e A fig. 10, uma vista de uma estação relé que está a ser recuperada.
Descrição de uma forma de realização preferida
Fazendo agora referência à fíg. 1, o sistema (.10) é constituído por. uma porção com base em terra (12) e uma porção com base no ar (14). A porção com base em terra (12) pode ser constituída por nma rede telefónica convencional (16), com junções que são ligadas a uma estação terrestre (18), que possui meios, de emissão e recepção de longa distância, tais como a antena (20). A porção com base em terra (12) pode também compreender telefones móveis, de tipos bem conhecidos, tais. como telefones celulares, que podem ser levados por indivíduos (22) ou em veículos (24). As antenas (20) funcionam para emitir e receber sinai s de telecomunicações para e da estação relé (28) sub-orbital, a grande altitude, situada a uma altitude de cerca de 12 a 35 milhas (19 a 56 Km).
De preferência, há uma pluralidade de estações relés (28), cada. uma das quais é estacionária, fixada numa localização acima da terra. Como é presentemente preferido, as estações relés são concebidas para se situarem em cima e estacionárias, pelo menos durante 20 a 30 dias. ^
Cada.estação relé (28) contém meios para receber sinais de telecomunicações de uma estação terrestre (20), de indivíduos (22) ou de veículos (24), transmitindo--os então para uma outra estação terrestre (118), indivíduo (122) ou veículo (124), quer directamente, quer através de uma outra estação relé (130). Uma vez que os sinais voltem à porção com base em terra (12) do sistema (10), as comunicações são completadas de uma maneira convencional. A estação de relé (28) pode compreender um dispositivo de elevação (32). 10
Embora os balões de pressão zero usuais tenham sido considerados como dispositivos de elevação apropriados, para voos a grande altitude, eles não $ão apropriados para sistemas que têm que operar durante períodos maiores que cerca de uma semana ou dez dias. Isso porque como o gás num balão com pressão nula arrefece todas as noites, aumenta a sua densidade. Daí resulta que ele vai descer até atingir uma altitude com uma densidade que seja iguaL à sua própria, densidade. Portanto, para se manter em cima, o balão de pressão nula tem de diminuir em cada noite, cerca de 8% a 9% do seu peso, para compensar o aumento da densidade, ou tocará a terra.
Um dispositivo de elevação apropriado poderia ser um dispositivo mais leve que o ar, inflável, tal como o balão sobrepressionado de altitude elevada do tipo desenvolvido pela Winzen International, Inc. de San Antorno, Texas. O balão sobrepressionado (32) é configurado de modo que flutua a uma altitude de densidade pré-determinada. Essa configuração é conseguida equilibrando a pressão de inflação do balão e o peso da sua carga útil, relativamente à pressão do ar e às temperaturas ambientes na altitude com a. densidade desejada. Verificou-se que os dispositivos com esta característica mantêm um elevado grau de estabilidade vertical durante a passagem diurna, não obstante estarem sujeitos a elevados graus de flutuaçãp da temperatura.
Em alternativa, o dispositivo de elevação (32) poderia ser um balão de pressão zero aperfeiçoado, do tipo que tem meios para controlar a medida em que o gás no interior do balão é aquecido durante o dia e arrefecido de noite. Assim, o controlo do aquecimento do gás reduz o valor do lastro que é preciso despejar em cada noite.
Como uma outra alternativa, o dispositivo de elevação (32) poderia ser um balão de pressão zero sobrepressionado. Trata-se de um balão de pressão zero convencional, modificado por fecho das suas aberturas de ventilação. Permite-se a sua pressurização dentro de limites estabelecidos, em voo, pela libertação controlada de gás através de uma válvula. Isso reduz a quantidade de lastro que tem de ser despejada quando o gás arrefece à noite, quando um balão de pressão zero convencional aumentaria a sua densidade e perderia altitude.
Embora o balão de pressão zero sobrepressionado experimente variações diurnas de altitude, ele exige uma perda de lastro e de gás significativamente menor que o balão de pressão zero com controle do calor. Portanto, o tempo de voo e a carga útil podem ser substancialmente maiores que para os balões de pressão zero. No entanto, a expansão e a contracção do gás no interior do balão durante qm período de vinte e quatro horas, que acompanham as variações de altitude impõem ao mesmo uma enorme, tensão, de modo que a carga útil que transporta tem de ser reduzida.
Portanto, é desejável controlar a altitude do balão e a. expansão e a contracção dos gases no seu interior, de modo que se reduzam as tensões no mesmo. Isso pode fazer-se utilizando um meio para controlar a medida em que o gás no interior do balão é aquecido durante o dia e é arrefecido durante a noite. Assim, na medida em que se possa controlar a tensão no balão, podem transportar-se cargas úteis até três ou quatro toneladas, durante períodos relativamente grandes. A quantidade de calor no interior do balão pode ser controlada fazendq o invólucro do balão, ou porções do invólucro, de um material transparente, electrocromático ou fotocromático apropriado. Assim, o invólucro será 12 substancialmente transparente com níveis luminosos baixos e de noite. Isso permitirá que entre energia térmica no balão, que aquece o seu interior, de uma maneira idêntica à de uma estufa. Durante o dia, a luz do sol ou um sinal enviado do solo tomará o invólucro reflector ou opaco. Isso reduzirá a quantidade de. energia de radiação que entrará no balão, mantendo o interior do balão relativamente frio.
Uma outra maneira de controlar a altitude consiste em usar um balão que inclua uma câmara central expansível, que se enche com um gás mais leve que o ar, envolvida por uma outra câmara substancialmente não expansível, cheia de ar. Para reduzir a altitude, força-se a entrada de ar comprimido para o interior da câmara exterior; para aumentar a altitude, deixa-se escapar ar da câmara exterior. É típico deste sistema o projecto do balão Odyssey de Albuquerque, New México, descrito no New York Times de 7 de Junho de 1994, na secção C, página 1.
Proporciona-se uma pluralidade de secções de seguimento da pista ou rastreio (36). Estas incluem meios bem conhecidos que podem identificar uma estação relé particular (28), independenlemente de ela se encontrar num agregado, e detectar a sua localização e a sua altitude.
Como será. exposto, proporciona-se um sistema de impulsão para repor uma estação relé (28) na sua posição pré-estabelecida, no caso de a estação de seguimento da pista (36). detectar que ela se desviou. O sistema de impulsão pode ser operado automaticamente para manter a estação ou as estações relés estacionárias, por utilização de sistemas de controlo baseados em lógica polivalente.
Com referência à fig. 2, pode ver-se que cada uma das estações relés (28) compreende um módulo de equipamento (38). Na forma de realização presentemente preferida da presente invenção, o módulo do equipamento compreende uma plataforma. Contudo, o módulo do equipamento (38) pode ter qualquer forma conveniente e quaisquer dimensões convenientes, suficientes para suportar o equipamento necessário para a fmalidáde da estação relé.
Como se vê nas fig. 2 e 3, o módulo (38) do equipamento inclui um alojamento (40), que é suportado pelo dispositivo (32). O alojamento (40) contém um emissor/receptor de sinais de telecomunicações (44) e uma antena (48) de ligação com o solo. A antena (48) é para receber e emitir sinais de telecomunicações entre as. estações terrestres (20) e a estação relé (28). A estação relé (28) inclui também uma pluralidade de antenas (52), adaptadas para receber e emitir sinais de telecomunicações de e para outras estações relés. O alojamento (40) contém igualmente um módulo de orientação (56), que emite a identidade e a localização da estação relé para as estações de seguimento de pista ou de rastreio (36). Esse módulo recebe instruções da estação de restreio para energizar o sistema de impulsão. Proporciona-se uma antena de orientação (58) para permitir a comunicação eqtre a estação de rastreio (36) e o módulo de orientação (56).
No alojamento (40), está montado um alimentador de energia recarregável (60), que pode compreender uma pluralidade de painéis solares (64). De uma maneira bem conhecida, os painéis solares captam a Luz do sol e convertem-na em electricidade, que pode ser usada pelo equipamento de telecomunicações e também para orientação e propulsão.
Além disso, o alimentador de energia pode também incluir uma pluralidade de cata-ventos (68). Os cata-ventos podem dispor-se de modo que se orientem em diferentes direcções, de modo que pelo menos alguns deles estejam sempre voltados na direcção dos ventos predominantes. Os cata-ventos (68) podem ser usados para 14 gerar energia eléctrica, de uma maneira bem conhecida, a qual pode também ser usada pelo equipamento de telecomunicações, bem como para orientação e propulsão.
Como pode ver-se na fig. 4, pode proporcionar-se um outro alimentador de energia (66), na forma de um sistema de energia de microondas, semelhante ao que foi desenvolvido por Endosat, Inc. de Rockville, Maryland. O sistema alimentador de microondas inclui um gerador de microondas em terra (não representado), que gera um feixe de energia de microondas a cerca de 35 GHz. Esse feixe é orientado para receptores (80) na estação relé (28) e aí transformado em corrente contínua. Além disso, a energia de microondas pode vir de uma fonte em órbita, ou do espaço livre.
De nma maneira semelhante ao sistema de energia solar, o sistema de energia de microondas pode fornecer energia suficiente para operar o sistema de telecomunicações na estação relé e fornecer energia para a orientação e a propulsão.
Além disso, as estações relés (28) podem ser providas de pelo menos um emissor de mir.mondas e meios, apropriados para apontar o emissor de microondas para um dispositivo receptor de microondas numa outra estação relé (28), de modo a haver nma fonte diferente do gerador de microondas em terra disponível para fornecer energia de microondas para as estações relés.
Como se vê nas fig. 3 e 4, o sistema de propulsão da estação relé (28) pode compreender uma pluralidade de foguetes, ou jactos (90), ou hélices (94). Os jactos (90) e as hélices (94) estão dispostos num plano horizontal ao longo de eixos perpendiculares entre si, suportados por mangas (100) no alojamento (40). Por meio de uma energização selectiva de vários dos jactos ou hélices, pode dirigir-se. a 15 estação relé (28) para um determinado local sobre a terra e manter essa localização.
Se se desejar, podem colocar-se jactos ou foguetes adicionais (108),. ou hélices (112), em eixos verticais, para ajudar a colocar a estação relé na sua altitude pré-determinada, quando do lançamento e restaurar a mesma se se verificar um desvio na altitude com um valor inaceitável. A deriva das estações relés (28) das suas posições pré-determinadas será detectada pelas estações de rastreio (36). As estações de rastreio (36) energizarão então qs componentes de impulso nas estações relés (27) a intervalos seleccionados, para as repor nas suas posições pré-determinadas.
Como alternativa, como se vê nas fig. 5A e 5B, cada estação relé (28) pode compreender um agregado de duas a quatro secções (34). Cada secção (34) compreende um módulo de equipamento (38), que é transportado independentemente pelo seu dispositivo de elevação próprio (32).
Alguns dos módulos de equipamento (38) podem levar equipamento de telecomunicações, enquanto outros módulos (38) podem levar equipamento de alimentação de energia e de transmissão. Assim, pode transportar-se energia dos módulos de geração de energia, transferindo energia num feixe de microondas para antenas nos módulos de comunicações. Como há várias secções (34) que constituem uma estação relé, cada uma das secções (34) pode ser mais pequena e mais leve que se apenas houvesse um módulo de equipamento que formasse a estação relé (28). Além disso, a provisão de um agregado de secções (34) cria uma redundância que permite manter a estação relé em serviço se se avariar o equipamento em uma das secções (34).
Como outra alternativa, como se representa nas fig. 6A, 6B e 6C,. poderiam 16 utilizar-se aeroplanos leves sem piloto (114), em vez dos balões. Os aeroplanos (114) podem ser controlados de terra, de uma maneira conhecida. Porém, são menos desejáveis que os balões. Isso porque eles mudam constantemente de posição para se manter por cima e porque a sua carga útil é limitada pelas estruturas aerodinâmicas leves necessárias para atingir grandes altitudes.
Como se vê na fig. 6A, a energia para manter os aeroplanos (114) na prumada durante períodos prolongados poderia ser obtida utilizando a energia solar. Neste caso, o aeroplano poderia ser substancialmente uma asa voadora, constituída por painéis solares de alto rendimento (116). Os painéis solares na asa forneceriam energia eléctrica aos motores e a um sistema acumulador de energia.
Adicionalmente, como se vê na fig. 6B, poderiam usar-se células de combustíveis regeneradoras de hidrogénio - oxigénio (118), para conseguir longos períodos de voo.
Além disso, como se vê na fig. 6C, o aeroplano leve (114) poderia receber energia a partir de energia de microondas enviada por feixes de microondas para as antenas (126), no aeroplano, a partir de um reflector parabólico emissor (128), no solo, como atrás se descreveu ou recolhida da energia de microondas no espaço livre.
Quando o sistema (10) está em funcionamento, o utilizador não se apercebe da sua existência. Assim, quando se faz uma chamada, o sinal de telecomunicações será transmitido do telefone do chamador, através da rede convencional para a estação terrestre (18) associada à sua localização. A antena de microondas (20) enviará então um feixe que contém o sinal de telecomunicações correspondente a essa chamada telefónica, para a estação relé (28) mais próxima. Circuitos de 1? comutação de tipo bem conhecido dirigirão o sinal para uma outra estação terrestre (120), junto do receptor. Se o receptor estiver mais longe, o sinal será emitido para uma outra estação relé (130), a partir da qual será dirigido para um telemóvel levado por um indivíduo (122) ou num veículo (124) ou para uma estação terrestre (140), junto do receptor. O sinal recebido pela estação terrestre (120) ou (140) será emitido para o telefone do receptor, pela rede telefónica convencional. Uma vez. estabelecido um circuito que liga os dois telefones, através das estações terrestres e das estações relé, os interlocutores pode comunicar.
Como as estações, relés estão a uma. altitude de cerca de 17-56 Km (12 a 35 milhas), elas estão acima de condições atmosféricas adversas. Não obstante, a essa altitude, a necessidade de energia é suficientemente baixa para permitir usar frequências iguais às usadas para a transmissão em terra. Isso significa que podem ser usadas as frequências de telecomunicações atribuídas existentes. Como muita da tecnologia foi lá desenvolvida para essas frequências de telecomunicações, os custos para a implementação deste sistema são reduzidos. Além disso, pode obter-se o uso máximo das frequências existentes, por meio de tecnologias de acesso múltiplo digital actualmente conhecidas, tais como o acesso múltiplo por divisão da frequência (FDMA), o acesso múltiplo por divisão do tempo (TDMA), o acesso múltiplo por divisão de códigos (CDMA) ou combinações dos mesmos.
Portanto, em comparação com os sinais de telecomunicações provenientes de satélites, os sinais gerados no sistema de comunicações da presente invenção podem ser relativamente fracos, visto que se propagam a distâncias relativamente curtas. Isso é particularmente vantajoso visto que a possibilidade de utilizar um sinal mais fraco, conduz a receptores e emissores mais pequenos, mais leves e que funcionam com potências reduzidas.
Este aspecto do sistema de telecomunicações poderia ser reforçado tendo as estações relés (28) estacionadas sobre áreas mais densamente povoadas (132) a funcionar a menores altitudes e/ou com ângulos de recepção e propagação (142) focados mais estreitamente que outras estações relés (28) que se situam sobre áreas menos densamente povoadas (134), que operariam a maiores altitudes, e/ou com ângulos de recepção e propagação focados mais largamente, como se vè nas fíg. 7A e 7B. Procedendo deste modo pode reduzir-se o desequilíbrio substancial dos volumes de tráfego processado pelas várias estações relés que têm o sistema de telecomunicações. Além disso, como se explicou mais atrás, as estações relés (28) destinadas às áreas (132) mais densamente povoadas podem funcionar com potências mais baixas Isso pode- conduzir a.um custo de operação mais baixo. É esta uma outra vantagem sobre o sistema baseado em satélites, porque, num tal sistema, uma redução na altura da órbita para um dado satélite aumentará a sua taxa de descaimento e reduzirá o seu tempo de vida.
Como melhor se vê nas fíg. 2, 8, 9 e 10, proporciona-se um sistema de recuperação (150) das estações relés (28). Como será descrito mais completamepte, o sistema de recuperação inclui uma disposição de esvaziamento (152) e um pára--qpedas de recuperação (154), telecomandado.
Com referência às fig. 2 e 8, uma forma de realização do dispositivo de esvaziamento (152) inclui um alojamento (160), formado integralmente com o dispositivo mais leve que o ar apropriado (32). O alojamento (160) inclui um flange (164), que se estende para fora e orientado radialmente, que está ligado integral mente ao dispositivo (32), por exemplo por soldadura ou colagem. O flange 19 (164) suporta uma parede genericamente cilíndrica (168), dirigida para baixo, que suporta uma parede de fundo (172). Como se vê na fig. 8, a parede de fundo (.172) é definida por uma rede aberta, de modo que o alojamento (160) está ligado ao interior do dispositivo (32) e está à mesma pressão.
Junto da sua extremidade superior, a parede cilíndrica (168) suporta um flange (176), dirigido para dentro. Uma tampa quebradiça (184) está ligada ao flange, de maneira estanque ao ar. Isso pode obter-se ligando a tampa ao flange por meio de um adesivo, ou intercalando uma junta de vedação apropriada entre os mesmos, ou fabricando a tampa como parte integrante do alojamento (160). A parede cilíndrica (168), a parede de fundo (172) e a tampa (184) definem uma câmara que contém o pára-quedas de recuperação (154) telecomandado.
Na face inferior da tampa (184), por meio de uma parede (192), forma-se uma pequena câmara (190). No interior da câmara (190) está contida uma pequena embalagem de explosivo (194), que responde.a um sinal recebido pela antena (196).
As linhas de comando (198) do pára-quedas (154) estão ligadas a um componente de accionamento (200) radiocontrolado, que está contido no interior do alojamento (160). O elemento de accionamento (200) pode incluir motores eléctricos, que são accionados em resposta a sinais enviados de terra, para variar o comprimento das linhas de controlo, de uma maneira bem conhecida, para desse modo proporcionar controlo direccional ao pára-quedas.
Para recuperar a estação relé, emite-se um sinal codificado para o dispositivo, onde ele é recebido pela antena (19.6). Daí resulta a detonação da carga explosiva (194) e a remoção da tampa quebradiça (184).
Como a tampa (184) é calculada para se quebrar, a carga explosiva pode ser relativamente ligeira, de modo que não danifique o pára-quedas (154).
Neste contexto, a parede (192) ajuda a orientar a força da explosão para çima, contra a tampa, em vez de no sentido do dispositivo (32).
Depois de removida a tampa, os gases começam a escapar-se do interior do dispositivo (32), através da parede de fundo (172) e da abertura na parte superior do alojamento. A força do ar que sai do dispositivo (32) quando primeiro se retira a tampa, será suficiente para abrir o pára-quedas.
Como se vê na fig. 10, o pára-quedas (154) suportará o dispositivo (32) por meio de lmhas de controlo (198). Como atrás se explicou, a estação relé (28) pode ser dirigida para um local determinado em terra.
Na forma de realização representada na fig. 9, o flange (164) suporta a tampa (204),. com uma junta de vedação hermeticamente fechada entre si. A tampa (204) é mantida contra o flange (164) por uma pluralidade de suportes de fixação (210), espaçados perifericamente. Os suportes de fixação são mantidos, recolhidos, aplicados à tampa (204) por motores (212) accionados electricamente. Os motores são alimentados em resposta a sinais provenientes de terra, para recolher os suportes (210).
Quando os suportes (210) estiverem recolhidos, a pressão dos gases que se escapam do dispositivo (32), desaloja a tampa e permite que o pára-quedas se abra.
Depois de se ter feito a manutenção da estação relé, pode substituir-se o sistema de recuperação (150), podendo reencher-se o dispositivo (32) e recolocá-lo nas estações respectivas.
Se as estações relés forem constituídas por aeroplanos telecomandados (114), estes podem ser recuperados de uma maneira bem conhecida, para manutenção e 21 retomo às respectivas estações.
Embora a invenção tenha sido descrita relativamente a formas de realização particulares, é evidente que poderiam usar-se outras formas de realização, óbvias para os especialistas, à luz da descrição anterior. Portanto, o escopo da invenção não deve ser limitado pela descrição, mas sim pelo escopo das reivindicações anexas.
Lisboa, 12 de Janeiro de 2000
O Agente Oficial da Propriedade industrial
Raa do Salitre, 195, r/c-Brt. 1250 LISBOA

Claims (56)

1 Reivindicações 1. Sistema de telecomunicações (10), que compreende: pelo menos duas estações em terra (18, 120, 140), incluindo cada uma das referidas estações em terra meios (20, 36, 218, 128) para emitir e receber sinais de telecomunicações, pelo menos uma estação relé (28, 130, 114), incluindo a ou cada uma das estações relés meios para receber e emitir sinais de telecomunicações de e para as referidas estações em terra e de e para a ou as outras referidas estações relés, estando a pelo menos uma estação relé (28, 130, 114) a uma altitude pré--determinada para emitir e receber sinais de telecomunicações de e para as referidas estações em terra e de e para a outra ou outras das refendas estações relés, e meios (90, 94, 108, 112) na pelo menos uma estação relé para controlar o movimento vertical da ou das referidas estações relés, de modo a atingir e manter a referida altitude pré-determinada, caracterizado por a referida altitude pré--determinada estar entre cerca de 19 Km e 56 Km (12-35 milhas), controlando os referidos meios de controlo (90, 94, 108, 112) também o movimento lateral da pelo menos uma estação relé, e os referidos meios para controlar o movimento vertical e lateral da referida pelo menos uma estação relé de modo que se atinja e mantenha a referida altitude pré-determinada e uma localização pré-determinada da referida pelo menos uma estação relé, compreenderem: i) primeiros meios operativos para identificar selectivamente ou simultaneamente a altitude ou a localização actuais da referida pelo menos uma estação, relé, ?
ii) segundos meios operativos para identificar selectivamente ou simultaneamente a referida altitude pré-determinada ou a localização pré--determinada da referida pelo menos uma estação relé, e iii) meios para deslocar a referida pelo menos uma estação relé da referida altitude ou localização actuais para a referida altitude ou localização pré--determmqdas.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios para controlar a referida pelo menos uma estação relé nas referidas altitude ou localização pré-determinadas compreenderem um sistema de impulsão (90, 108, 112), e se proporcionarem meios para energizar selectivamente o referido sistema de impulsão.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios para controlar o movimento vertical e lateral da referida estação relé ou das estações relés, de modo que as referidas altitude e localização pré--determinadas da referida estação ou estações relés sejam obtidas e mantidas, compreenderem: primeiros meios operativos para identificar selectivamente ou simultaneamente as altitude e localização actuais da referida pelo menos uma estação relé, segundos meios operativos para identificar selectivamente ou simultaneamente uma altitude e uma localização pré-determinada da referida pelo menos uma estação relé, e meios para deslocar a referida pelo menos uma estação relé das referidas 3 altitude e localização actuais para as altitude e/ou localização pré-determinadas.
4. Sistema de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por: os referidos meios para controlar a referida pelo menos uma estação relé nas referidas altitude e localização pré-determinadas compreenderem um sistema de impulsão (90, 108, 112), e se proporcionarem meios para energizar selectivamente o referido sistema de impulsão.
5. Sistema de acordo com a reivindicação 1, que inclui: uma rede de telecomunicações com base em terra (16) e no qual pelo menos uma das estações de terra está ligada à referida rede de telecomunicações.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: pelo menos uma das referidas estações de terra ser móvel (22, 24, 122).
7. Sistema de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado por: a referida pelo menos uma estação relé ser mais leve que o ar.
8. Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por: os referidos meios para controlar o referido movimento lateral compreenderem um sistema de impulsão, e se proporcionarem meios eléctricos para accionar o referido sistema de impulsão.
9. Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a referida pelo menos uma estação relé ser constituída por um dispositivo inflável (32), e meios (152) estarem ligados ao referido dispositivo inflável para o esvaziar enquanto está em cima.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por: 4 os referidos meios de esvaziamento do referido dispositivo inflável serem operativos em resposta a um sinal proveniente de uma fonte remota.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por: o referido dispositivo inflável incluir um pára-quedas (154), que possui linhas de comando (198) para controlar a sua descida, quando é recuperado.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: a referida pelo menos uma estação relé ser constituída por um balão (32).
13. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por: o referido balão incluir meios para controlar a sua altitude.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por: o referido balão incluir meios para controlar a temperatura do gás que nele se contém.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por: o referido balão incluir um invólucro, e pelo menos uma porção do referido invólucro ser feita de um material electrocromático.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por: o referido balão incluir um invólucro, e pelo menos uma porção do referido invólucro ser feita de material fotocromático.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 1, com pelo menos três estações relês, caracterizado por: algumas das referidas estações relés compreenderem uma pluralidade de secções (34), 5 5
incluindo pelo menos uma das referidas secções meios para, selectivamente, receber e emitir sinais de telecomunicações de e para as referidas estações terrestres e/ou para outras das referidas estações relés referidas, e incluindo pelo menos uma das referidas secções meios para fornecer energia para os referidos meios de recepção e emissão de sinais de telecomunicações e/ou os referidos meios para controlar o movimento lateral e vertical das referidas estações relés.
18. Sistema de acordo com a reivindicação L7, caracterizado por: pelo menos duas das referidas secções (34) incluírem meios para, selectivamente, receber e emitir sinais de telecomunicações de e para as referidas estações de terra e/ou para outras das estações relés referidas, de modo que, se os meios referidos em último lugar, numa das referidas secções, se avariarem, as outras secções continuarão a funcionar, mantendo assim a estação relé em serviço.
19. Sistema de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por: pelo menos duas das referidas secções (34) incluírem meios para fornecer energia aos referidos meios para receber e emitir sinais de telecomunicações e/ou aos referidos meios para controlar o movimento lateral e vertical das referidas estações relés, de modo que, se os meios citados em último lugar numa das referidas secções se avariarem, a outra secção continuará a operar e desse modo conserva a estação relé em serviço.
20. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: os referidos meios para receber e emitir sinais de telecomunicações e para as referidas estações em terra e de e para a ou as outras estações relés referidas, se existirem operarem a frequências iguais às atribuídas às telecomunicações terrestres.
21. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caractedzado por: haver uma pluralidade de estações relés, e por as estações relés estacionadas sobre áreas mai.s densamente povoadas (132) estarem mais baixas que as estações relés estacionadas sobre áreas menos densamenle povoadas (.134).
22. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: haver uma pluralidade de estações relés, as estações relés sobre áreas mais densamente povoadas (132) terem uma focagem estreita (142) para o ângulo de recepção e de propagação dos sinais de telecomunicações, e as estações relés sobre áreas menos densamente povoadas (134) terem uma focagem larga (144) do ângulo de recepção e de propagação dos sinais de telecomunicações.
23. Processo de telecomunicações que compreende os passos de: proporcionar pelo menos duas estações terrestres (18, 120, 140) e pelo menos uma estação relé (28, 130,114), posicionar a referida pelo menos uma estação relé a uma altitude pré--determinada para receber e emitir sinais de telecomunicações para e das referidas estações terrestres e de outra ou outras das refendas estações relés, emitir um sinal de telecomunicações de uma primeira das referidas estações terrestres para a pelo menos uma estação relé referida, receber o referido sinal de telecomunicações na referida pelo menos uma estação relé e emitir o referido sinal para uma segunda estação terrestre, e manter a referida pelo menos uma estação relé na referida altitude pré--determinada, para emitir e receber os referidos sinais de telecomunicações para e das referidas estações terrestres e para a outra ou outras das referidas estações relés, caracterizado por: a referida altitude estar compreendida entre cerca de L9 Km e 56 Km (12 e 35 milhas), e ser também controlado o referido movimento lateral da referida pelo menos uma estação relé (28, 130, 114), compreendendo o referido controlo do movimento: i) a identificação da altitude ou da localização actual sobre a terra da referida pelo menos uma estação relé, ii) a identificação de uma altitude ou uma localização pré-determinada da referida pelo menos uma estação relé, e iii) o deslocamento da referida pelo menos uma estação relé da referida altitude ou localização actuais para a referida altitude ou localização predeterminadas.
24. Processo de acordo com a reivindicação 23, que inclui os passos de: identificação da altitude e da localização actuais sobre a terra, da referida pelo menos uma estação relé, identificação da altitude e da localização pré-determinadas da referida pelo menos uma estação relé, e o deslocamento da pelo menos uma estação relé das referidas altitude e localização actuais para as referidas altitude e/ou localização pré-determinadas.
25. Processo de acordo com as reivindicações 23 ou 24, no qual o passo 8 de deslocamento da referida pelo menos uma estação relé inclui o passo de: aplicação de uma força de impulso à referida pelo menos uma estação relé, no sentido em que deve deslocar-se.
26. Processo de acordo com a reivindicação 25, que inclui o passo de: activar a referida estação relé ou as estações relés para receber e acumular energia, e utilizar a referida energia para criar a referida força de impulsão e. para activar a ou as referidas estações relés para emitir e receber sinais de telecomunicações.
27. Processo de acordo com a reivindicação 26, no qual: a referida pelo menos uma estação relé pode receber e armazenar energia solar.
28. Processo de acordo com a reivindicação 26, no qual: a referida pelo menos uma estação relé pode receber e acumular energia de microondas.
29. Processo de acordo com a reivindicação 26, no qual: a referida pelo menos uma estação relé pode receber e acumular energia eqlica.
30. Processo de acordo com a reivindicação 26, no qual: a referida energia é energia química.
31. Processo de acordo com a reivindicação 23 ou 2.4, que inclui o passo de: reconduzir a pelo menos uma estação relé a um local pré-determinado em terra.
32. Processo de acordo com a reivindicação 23, no qual: pelo menos uma das referidas estações terrestres é móvel.
33. Processo de acordo com a reivindicação 23, no qual. a referida pelo menos, uma estação relé é mais leve que o ar.
34. Processo de acordo com a reivindicação 23, no qual: a referida pelo menos uma estação relé é cheia com um gás.
35. Processo de acordo com a reivindicação 33, que inclui: o passo de controlo da altitude, da referida,pelo menos uro.a estação relé.
36. Processo de acordo com a reivindicação 35, que inclui o passo de controlo da altitude da pelo menos uma estação relé, no qual: o referido passo de controlo da altitude da referida estação relé inclui o controlo da temperatura do referido gás.
37. Processo de acordo com a reivindicação 36, no qual: a temperatura do referido gás é controlada por controlo da quantidade de energia solar radiante que entra num balão (32).
38. Processo deacordo com a reivindicação 37, no qual: o referido passo de controlo da quantidade de energia solar que entra no referido balão inclui o passo de alterar a transparência do invólucro do referido balão.
39. Processo de acordo com a reivindicação 38, no qual: pelo menos uma porção do referido invólucro é constituída por material electrocromático.
40. Processo de acordo com a reivindicação 38, no qual: o referido balão inclui um invólucro e 10 pelo menos uma porção do referido invólucro é feita de um material fotocromático.
41. Processo de acordo com a reivindicação 23, no. qual: o passo de proporcionar pelo menos uma estação relé mclui o passo de proporcionar a essa estação uma pluralidade de secções (34), se recebe e se emite sinais de telecomunicações, selectivamente, de e para a referida estação terrestre e/ou para outra ou outras das referidas estações relês por pelo menos uma das referidas secções, se transmite energia para a secção referida em último lugar a partir de pelo menos uma das outras referidas secções, e no qual a referida energia é operativa para activar as referidas telecomunicações.
42- Processo de acordo com a reivindicação 41, no qual: o passo de recepção e emissão de sinais de telecomunicações de e para as referidas estações de terra e/ou para a outra ou outras das referidas estações relés é por pelo menos duas das referidas secções, de modo que, se houver uma avaria que não permita emitir e/ou receber sinais de telecomunicações de ou para uma das referidas secções, a outra secções continuará operativa, mantendo desse modo a estação relé em serviço.
43. Processo de acordo com a reivindicação 41, no qual: a referida energia que é transmitida é energia de microondas, incluindo o processo: a conversão da referida energia de microondas em energia eléctrica, e a utilização da referida energia para as referidas telecomunicações. 11 11
44. Processo de acordo com a reivindicação 23, no qual: os referidos sinais de telecomunicações têm as mesmas frequências que são atribuídas para os sinais de telecomunicações terrestres.
45. Processo de acordo com a reivindicação 23, que.inclui o passo de: proporcionar uma pluralidade de estações relés, e e. situar estações relés fixas sobre áreas mais. densamente povoadas (132) a altitudes menores que as estações relés situadas sobre áreas menos densamente povoadas (134).
46. Processo de acordo com a reivindicação 23, que inclui o passo de: proporcionar uma pluralidade de estações relés, proporcionar uma focagem estreita do ângulo de recepção e de propagação dos sinais de telecomunicações para as estações relés sobre áreas mais densamente povoadas (132), e proporcionar uma focagem larga para o ângulo de recepção e. propagação de sinais de telecomunicações para as estações relés sobre áreas menos densamente povoadas (134).
47. Processo de acordo com a reivindicação 23, no qual: o passo de emissão do referido sinal de telecomunicações para a referida segunda estação terrestre incluir os passos de: proporcionar uma segunda estação relé, emitir o referido sinal de telecomunicações da referida primeira estação rqlé para a segunda estação relé, e emitir o referido sinal de telecomunicações da referida segunda estação relé para a referida segunda estação terrestre.
48. Estação relé (28, 130, 114) para um sistema de telecomunicações para altitude elevada sub-orbitaL, compreendendo a estação.relé: meios para receber e emitir sinais de telecomunicações de e para estações terrestres (18, 120, 140). e de e para as outras estações relés, e meios para controlar o movimento vertical da referida estação relé de modo que possa atingir-se e manter-se uma altitude pré-determinada, para. emitir e receber os referidos sinais de telecomunicações para e das referidas estações terrestres e para as referidas outras estações relés, caracterizada por os referidos meios estarem adaptados para manter a altitude entre cerca de 19 a 56 Km (12 a 35 milhas) e também controlarem o movimento lateral da estação relé, compreendendo os referidos, meios para controlar o movimento lateral e vertical da referida estação relé: i) primeiros meios para identificar a altitude e/ou. a localização, actuais da referida estação relé, e ii) segundos meios para identificar uma altitude e/ou uma. localização pré--determinadas para a referida estação relé, e iii) um sistema de impulsão que pode ser energizado, na referida estação relé, sendo o referido sistema de impulsão selectivamente operativo para deslocar a referida estação relé da sua altitude e da sua localização actuais para as referidas altitude e/ou localização pré-determinadas.
49. Estação relé de acordo com a reivindicação 48, caracterizada por a referida estação relé ser constituída por um balão (32).
50. Estação reLé de acordo com a reivindicação 48, caracterizada por o 13 referido balão incluir meios para controlar a temperatura do gás que ele contém.
51. Estação relé de acordo com a reivindicação 50, caracterizada por o referido balão incluir um invólucro, e pelo menos uma porção do referido invólucro ser constituída por um material electrocromático.
52. Estação relé de acordo com a reivindicação 50, caracterizada por: o referido balão incluir um invólucro, e pelo menos uma porção do referido invólucro ser constituída por material fotocromático.
53. Estação relé de acordo com a reivindicação 49, caracterizada por: o referido balão incluir meios para controlar a sua altitude.
54. Estação relé de acordo com a reivindicação 48, caracterizada por: a referida estação relé compreender um dispositivo que pode encher-se (32), e se ligarem meios (152) ao referido dispositivo que pode encher-se,, para o esvaziamento, enquanto ele está em cima.
55. Estação relé de acordo com a reivindicação 54, caracterizada por: os referidos meios para o esvaziamento do referido dispositivo que pode encher-se ficarem operativos em resposta a um sinal proveniente de uma fonte remota.
56. Estação relé de acordo com a reivindicação 54, caracterizada por: o referido dispositivo que pode encher-se incluir um pára-quedas (154) para controlar a sua descida quando é recuperado. Lisboa, 12 de Janeiro de 2000 O Agente Oficia! da Propriedade industriai
JOSÉ DE SAMPAIO A.OJM. Rua do Salitre, 195, r/c-Drt. 1250 LISBOA
PT94922603T 1993-07-30 1994-07-22 Sistema e processo de telecomunicacoes e estacao rele de longa duracao num plano sub-orbital PT711476E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10003793A 1993-07-30 1993-07-30

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT711476E true PT711476E (pt) 2000-04-28

Family

ID=22277801

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94922603T PT711476E (pt) 1993-07-30 1994-07-22 Sistema e processo de telecomunicacoes e estacao rele de longa duracao num plano sub-orbital

Country Status (21)

Country Link
US (2) US20030040273A1 (pt)
EP (1) EP0711476B1 (pt)
JP (1) JPH09503892A (pt)
KR (1) KR100442209B1 (pt)
CN (1) CN1073311C (pt)
AT (1) ATE185659T1 (pt)
AU (1) AU685149B2 (pt)
BR (1) BR9407157A (pt)
CA (1) CA2168353C (pt)
DE (2) DE69421184T2 (pt)
ES (2) ES2141244T3 (pt)
FR (1) FR2712128B1 (pt)
GB (1) GB2296634B (pt)
GR (1) GR3032336T3 (pt)
HK (1) HK1013180A1 (pt)
IT (1) IT1290878B1 (pt)
PL (1) PL180378B1 (pt)
PT (1) PT711476E (pt)
RU (1) RU2185026C2 (pt)
UA (1) UA43849C2 (pt)
WO (1) WO1995004407A1 (pt)

Families Citing this family (137)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20030236070A1 (en) * 2002-06-25 2003-12-25 Seligsohn Sherwin I. Sub-orbital, high altitude communications system
PL181701B3 (en) * 1995-06-07 2001-09-28 Internat Multi Media Corp Sub-oriental high-altitude highly efficient telecommunication system
AU7144196A (en) * 1995-10-27 1997-05-15 Israel Aircraft Industries Ltd. Strato state platform and its use in communication
US5915207A (en) 1996-01-22 1999-06-22 Hughes Electronics Corporation Mobile and wireless information dissemination architecture and protocols
US6324398B1 (en) * 1996-02-26 2001-11-27 Lucent Technologies Inc. Wireless telecommunications system having airborne base station
FR2752215B1 (fr) * 1996-08-07 1998-09-25 Centre Nat Etd Spatiales Procede et dispositif de recuperation d'un ballon strastospherique en fin de mission
WO1998051568A1 (en) * 1997-05-16 1998-11-19 Spherecore, Inc. Aerial communications network
US6119979A (en) * 1997-09-15 2000-09-19 Sky Station International, Inc. Cyclical thermal management system
GB2330985A (en) * 1997-11-03 1999-05-05 Wireless Systems Int Ltd A radio repeater comprising two transceivers connected by a data link
DE19923450A1 (de) * 1998-11-17 2000-05-25 Fraunhofer Ges Forschung Flugkörper mit spezieller Anordnung des Solarzellenpanels
WO2000054433A1 (en) * 1999-03-08 2000-09-14 Lockheed Martin Corporation Method and apparatus for positioning a low cost, long duration high altitude instrument platform utilizing unmanned airborne vehicles
FR2795043B1 (fr) * 1999-06-21 2001-10-19 Cit Alcatel Vehicule volant a haute altitude servant de relais hertzien et procede pour la mise a poste de ce vehicule
US7356390B2 (en) 1999-06-29 2008-04-08 Space Data Corporation Systems and applications of lighter-than-air (LTA) platforms
US6628941B2 (en) * 1999-06-29 2003-09-30 Space Data Corporation Airborne constellation of communications platforms and method
US7203491B2 (en) 2001-04-18 2007-04-10 Space Data Corporation Unmanned lighter-than-air safe termination and recovery methods
DE60045038D1 (de) * 1999-09-13 2010-11-11 Torsal Technology Group Ltd Ll Methoden und vorrichtung zur laststeuerung eines kommunikationssystems
US6768906B2 (en) 1999-09-13 2004-07-27 Motorola, Inc. System and technique for plane switchover in an aircraft based wireless communication system
CN1420829A (zh) 2000-02-14 2003-05-28 威罗门飞行公司 飞行器
US7802756B2 (en) 2000-02-14 2010-09-28 Aerovironment Inc. Aircraft control system
US7027769B1 (en) * 2000-03-31 2006-04-11 The Directv Group, Inc. GEO stationary communications system with minimal delay
US6856803B1 (en) 2000-06-26 2005-02-15 Motorola, Inc. Method for maintaining candidate handoff list for airborne cellular system
US6813257B1 (en) 2000-06-26 2004-11-02 Motorola, Inc. Apparatus and methods for controlling short code timing offsets in a CDMA system
US6675013B1 (en) 2000-06-26 2004-01-06 Motorola, Inc. Doppler correction and path loss compensation for airborne cellular system
US6507739B1 (en) 2000-06-26 2003-01-14 Motorola, Inc. Apparatus and methods for controlling a cellular communications network having airborne transceivers
US6804515B1 (en) 2000-06-27 2004-10-12 Motorola, Inc. Transportable infrastructure for airborne cellular system
US6829479B1 (en) 2000-07-14 2004-12-07 The Directv Group. Inc. Fixed wireless back haul for mobile communications using stratospheric platforms
US8265637B2 (en) * 2000-08-02 2012-09-11 Atc Technologies, Llc Systems and methods for modifying antenna radiation patterns of peripheral base stations of a terrestrial network to allow reduced interference
US7257418B1 (en) 2000-08-31 2007-08-14 The Directv Group, Inc. Rapid user acquisition by a ground-based beamformer
US6941138B1 (en) * 2000-09-05 2005-09-06 The Directv Group, Inc. Concurrent communications between a user terminal and multiple stratospheric transponder platforms
US9643706B2 (en) 2001-04-18 2017-05-09 Space Data Corporation Systems and applications of lighter-than-air (LTA) platforms
US9632503B2 (en) 2001-04-18 2017-04-25 Space Data Corporation Systems and applications of lighter-than-air (LTA) platforms
US9908608B2 (en) 2001-04-18 2018-03-06 Space Data Corporation Systems and applications of lighter-than-air (LTA) platforms
DE10137498A1 (de) * 2001-07-31 2003-05-15 Siemens Ag Basisstation mit Sensorsystem zur Messung lokaler Daten
KR100655017B1 (ko) 2001-10-24 2006-12-06 지멘스 악티엔게젤샤프트 인증된 액세스 방법, 데이터 네트워크, 및 액세스 포인트
CA2391252C (en) 2002-06-25 2010-08-10 21St Century Airships Inc. Airship and method of operation
CA2613700A1 (en) * 2005-06-30 2007-01-11 Kamal Alavi Unmanned aircraft as a platform for telecommunication or other scientific purposes
RU2287910C1 (ru) * 2005-10-14 2006-11-20 Владимир Миронович Вишневский Способ формирования региональных беспроводных сетей передачи информации и телекоммутационная воздушная платформа для его реализации
EP1971519A1 (de) * 2006-01-10 2008-09-24 Alavi Kamal Unbemanntes luftfahrzeug für telekommunikative oder für andere wissenschaftliche zwecke
JP4505647B2 (ja) * 2006-03-16 2010-07-21 国立大学法人 筑波大学 地上状況観測方法および地上状況観測システム
DE102006050354A1 (de) * 2006-10-25 2008-04-30 Siemens Ag Verfahren und Anordnung zur Leistungssteuerung
FR2920615B1 (fr) * 2007-08-31 2011-01-28 Centre Nat Etd Spatiales Instrument d'acquisition et de distribution d'images d'observation terrestre a haute resolution spatiale et temporelle
US20090221285A1 (en) * 2008-02-29 2009-09-03 Dobosz Paul J Communications system
US9426768B1 (en) * 2009-07-22 2016-08-23 The Boeing Company Aircraft communications during different phases of flight
DE102009036504A1 (de) * 2009-08-07 2011-02-17 Rheinmetall Defence Electronics Gmbh Relaiseinheit
US20110092257A1 (en) * 2009-10-16 2011-04-21 Burt Steven D Wireless communication device
CN102092471B (zh) * 2009-12-12 2013-12-11 襄樊宏伟航空器有限责任公司 系留热气飞艇浮空平台
US20130009014A1 (en) 2010-04-13 2013-01-10 Bordetsky Alex Instantaneous wireless network established by simultaneously descending parafoils
US8390444B2 (en) 2010-04-30 2013-03-05 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Sensor-location system for locating a sensor in a tract covered by an earth-based sensor network
GB2480804A (en) 2010-05-25 2011-12-07 New Create Ltd Controllable buoyant system
KR20120070899A (ko) * 2010-12-22 2012-07-02 한국전자통신연구원 공중 자가발전 무선 통신장치 및 그 방법
KR101132316B1 (ko) * 2011-08-02 2012-04-05 (주)아이엠피 대피 시나리오를 갖는 방송시스템의 제어방법
US8820678B2 (en) * 2012-01-09 2014-09-02 Google Inc. Relative positioning of balloons with altitude control and wind data
US8718477B2 (en) * 2012-01-09 2014-05-06 Google Inc. Balloon network with free-space optical communication between super-node balloons and RF communication between super-node and sub-node balloons
US8733697B2 (en) * 2012-01-09 2014-05-27 Google Inc. Altitude control via rotation of balloon to adjust balloon density
US8634974B2 (en) 2012-01-09 2014-01-21 Google Inc. Using predicted movement to maintain optical-communication lock with nearby balloon
US20130177322A1 (en) * 2012-01-09 2013-07-11 Google Inc. Establishing Optical-Communication Lock with Nearby Balloon
US8825847B1 (en) * 2012-02-03 2014-09-02 Google Inc. Location-aware “ghost” caching in a balloon network
US9281896B2 (en) 2012-02-03 2016-03-08 Google Inc. Location-aware profiles in a balloon network
US8918047B1 (en) * 2012-06-26 2014-12-23 Google Inc. Use of satellite-based routing processes with a balloon network
US9033274B2 (en) * 2012-07-11 2015-05-19 Google Inc. Balloon altitude control using density adjustment and/or volume adjustment
US8988253B2 (en) * 2012-07-16 2015-03-24 Google Inc. Recovery of balloon materials
US8996024B1 (en) 2012-07-23 2015-03-31 Google Inc. Virtual pooling of local resources in a balloon network
US9285450B2 (en) * 2012-09-27 2016-03-15 Google Inc. Balloon-based positioning system and method
US9532174B2 (en) 2012-12-03 2016-12-27 X Development Llc Method for ensuring data localization on an ad hoc moving data network
US9520940B2 (en) 2012-12-14 2016-12-13 X Development Llc Method for preventing storage of prohibited data on an Ad Hoc moving data network
US9747568B1 (en) 2012-12-26 2017-08-29 X Development Llc Methods and systems for determining when to decommission vehicles from a fleet of autonomous vehicles
US9424752B1 (en) 2012-12-26 2016-08-23 Google Inc. Methods and systems for performing fleet planning based on coarse estimates of regions
US8849571B1 (en) 2012-12-26 2014-09-30 Google Inc. Methods and systems for determining fleet trajectories with phase-skipping to satisfy a sequence of coverage requirements
US9195938B1 (en) 2012-12-27 2015-11-24 Google Inc. Methods and systems for determining when to launch vehicles into a fleet of autonomous vehicles
US8948927B1 (en) 2012-12-27 2015-02-03 Google Inc. Methods and systems for determining a distribution of balloons based on population densities
US8862403B1 (en) 2012-12-28 2014-10-14 Google Inc. Methods and systems for determining altitudes for a vehicle to travel
US9014957B2 (en) 2012-12-29 2015-04-21 Google Inc. Methods and systems for determining fleet trajectories to satisfy a sequence of coverage requirements
US9635706B1 (en) 2013-01-02 2017-04-25 X Development Llc Method for determining fleet control policies to satisfy a sequence of coverage requirements
US8781727B1 (en) 2013-01-15 2014-07-15 Google Inc. Methods and systems for performing flocking while executing a long-range fleet plan
US8874356B1 (en) 2013-01-24 2014-10-28 Google Inc. Methods and systems for decomposing fleet planning optimizations via spatial partitions
US8880326B1 (en) 2013-02-20 2014-11-04 Google Inc. Methods and systems for determining a cyclical fleet plan satisfying a recurring set of coverage requirements
US9694910B2 (en) 2013-02-22 2017-07-04 World View Enterprises Inc. Near-space operation systems
US9174738B1 (en) 2013-04-14 2015-11-03 Google Inc. Drag disk, small
US9281554B1 (en) 2013-04-16 2016-03-08 Google Inc. Balloon with pressure mechanism to passively steer antenna
US9016634B1 (en) 2013-04-30 2015-04-28 Google Inc. Payload cut-down mechanism
US9093754B2 (en) * 2013-05-10 2015-07-28 Google Inc. Dynamically adjusting width of beam based on altitude
US8998128B2 (en) 2013-05-28 2015-04-07 Google Inc. Umbrella valves to inflate bladder in balloon envelope
US9174720B1 (en) 2013-05-28 2015-11-03 Google Inc. Actuated umbrella valves to deflate bladder in balloon envelope
US9528687B1 (en) * 2013-07-09 2016-12-27 X Development Llc Transmission apparatus for beam expansion
US9514269B1 (en) * 2013-07-17 2016-12-06 X Development Llc Determining expected failure modes of balloons within a balloon network
US9319905B2 (en) * 2013-08-30 2016-04-19 Google Inc. Re-tasking balloons in a balloon network based on expected failure modes of balloons
US9829561B2 (en) 2013-09-04 2017-11-28 X Development Llc Balloon-based positioning system and method
US9010691B1 (en) * 2013-11-05 2015-04-21 Google Inc. Parachute deployment system
US9847828B2 (en) * 2013-12-18 2017-12-19 X Development Llc Adjusting beam width of air-to-ground communications based on distance to neighbor balloon(s) in order to maintain contiguous service
US10615873B1 (en) * 2013-12-18 2020-04-07 Loon Llc Hybrid RF/optical communications with RF system that provides continuous service during downtime in optical handoff
US9676468B1 (en) 2013-12-20 2017-06-13 X Development Llc Aluminized parachute as solar shield
US9168994B2 (en) 2013-12-30 2015-10-27 Google Inc. Cutter rail guide, block, armature, and blade
US9463863B1 (en) 2013-12-30 2016-10-11 Google Inc. Superpressure balloon with ballonet cut from contiguous gores
US9573671B1 (en) 2013-12-31 2017-02-21 X Development Llc Fabric diffuser for high flowrate inflation
WO2015108997A1 (en) * 2014-01-14 2015-07-23 Comtech Ef Data Corp. Seamless antenna handover system and related methods for non-geosynchronous satellites
US9090323B1 (en) 2014-02-12 2015-07-28 Google Inc. Controlling descent of a zero pressure balloon
RU2555461C1 (ru) * 2014-03-03 2015-07-10 Михаил Григорьевич Карпухин Дирижабль с подъёмной силой пара и комплексной электростанцией в качестве автоматической высотной летающей многофункциональной станции
US9602190B2 (en) * 2014-04-11 2017-03-21 Mark Keremedjiev Low latency global communication through wireless networks
WO2015161040A1 (en) * 2014-04-16 2015-10-22 Massachusetts Institute Of Technology Distributed airborne beamforming system
JP6563487B2 (ja) * 2014-05-19 2019-08-21 エピシス サイエンス、インコーポレイテッド 動的状況認識データに基づいて複数の自律モバイルノードを制御する方法及び装置
WO2016025444A1 (en) * 2014-08-13 2016-02-18 Dronetech Studio, Llc Parachute deployment system for an unmanned aerial vehicle
US9083425B1 (en) 2014-08-18 2015-07-14 Sunlight Photonics Inc. Distributed airborne wireless networks
US11968022B2 (en) 2014-08-18 2024-04-23 Sunlight Aerospace Inc. Distributed airborne wireless communication services
US8897770B1 (en) 2014-08-18 2014-11-25 Sunlight Photonics Inc. Apparatus for distributed airborne wireless communications
US9596020B2 (en) 2014-08-18 2017-03-14 Sunlight Photonics Inc. Methods for providing distributed airborne wireless communications
US9302782B2 (en) 2014-08-18 2016-04-05 Sunlight Photonics Inc. Methods and apparatus for a distributed airborne wireless communications fleet
US9346531B1 (en) 2014-09-09 2016-05-24 Google Inc. Balloon gas release flight termination system
US9313667B1 (en) * 2014-12-17 2016-04-12 The Boeing Company Cellular communication network through unmanned aerial vehicle cellular communication links
CA2972381A1 (en) 2014-12-24 2016-06-30 Space Data Corporation Techniques for intelligent balloon/airship launch and recovery window location
US10207802B2 (en) 2014-12-24 2019-02-19 Space Data Corporation Breaking apart a platform upon pending collision
US10059421B2 (en) 2014-12-30 2018-08-28 Space Data Corporation Multifunctional balloon membrane
US9789960B2 (en) 2015-01-14 2017-10-17 Raymond Hoheisel Payload orientation control and stabilization
US10787268B2 (en) 2015-03-09 2020-09-29 World View Enterprises Inc. Rigidized assisted opening system for high altitude parafoils
US9669918B1 (en) 2015-07-28 2017-06-06 X Development Llc Sealing ducts into a balloon
US10092203B2 (en) 2015-08-21 2018-10-09 Verily Life Sciences Llc Using skin resistance measurements to determine timing of bio-telemetry measurements
US10029776B1 (en) 2015-09-18 2018-07-24 X Development Llc Seals for gored balloon
FR3041839B1 (fr) * 2015-09-29 2019-08-16 Centre National D'etudes Spatiales (Cnes) Architecture d'observation d'une pluralite d'objets via plusieurs engins aerospatiaux et procede de collecte de donnees d'observation associe
CA3001071C (en) * 2015-10-09 2024-01-16 Erinn VAN WYNSBERGHE Geostationary high altitude platform
US10574341B1 (en) * 2015-10-13 2020-02-25 Loon Llc Channel reconfigurable millimeter-wave RF system
US10059420B1 (en) 2015-12-07 2018-08-28 X Development Llc Payload separation for balloon flight termination
US10367447B2 (en) * 2015-12-16 2019-07-30 Skycom Corporation Lighter-than-air aircraft and method to reduce leakage within a flexible bladder
JP6495161B2 (ja) * 2015-12-28 2019-04-03 Kddi株式会社 通信中継装置
US9540091B1 (en) 2016-02-11 2017-01-10 World View Enterprises Inc. High altitude balloon systems and methods
CA3017032A1 (en) * 2016-04-29 2017-11-02 Bhp Billiton Innovation Pty Ltd A wireless communication system
US9908609B1 (en) 2016-06-02 2018-03-06 X Development Llc Explosive strip for venting gas from a balloon
US10759535B2 (en) 2016-06-14 2020-09-01 Raymond Hoheisel Airborne launch of inflatable devices
US9832705B1 (en) * 2016-09-02 2017-11-28 The University Of North Carolina At Chapel Hill Methods, systems, and computer readable media for topology management and geographic routing in mobile ad-hoc networks
CN106788676B (zh) * 2016-12-09 2020-02-21 清华大学 基于调频数据广播的无人机管理方法、无人机、监控终端和管理中心
US10124875B1 (en) 2017-01-09 2018-11-13 World View Enterprises Inc. Continuous multi-chamber super pressure balloon
US10336432B1 (en) 2017-01-09 2019-07-02 World View Enterprises Inc. Lighter than air balloon systems and methods
FR3069523A1 (fr) * 2017-07-27 2019-02-01 Prodose Procede de realisation d'un reseau pour la fourniture notamment d'internet sur toute la surface du globe terrestre, avion permettant de le mettre en oeuvre
JP6689802B2 (ja) * 2017-09-14 2020-04-28 ソフトバンク株式会社 通信中継装置、システム及び管理装置
JP6689804B2 (ja) * 2017-09-19 2020-04-28 ソフトバンク株式会社 通信中継装置、システム及び管理装置
US11709273B2 (en) * 2018-04-12 2023-07-25 Aerostar International, Llc Stratospheric position, navigation, and timing system
EP3803263B1 (en) * 2018-06-01 2023-09-20 BAE SYSTEMS plc Fuze indication system
CN109617594B (zh) * 2018-12-18 2021-09-10 西安思丹德信息技术有限公司 频分多址与时分多址混合体制的指令图像传输系统及方法
US10925114B1 (en) 2019-11-11 2021-02-16 Loon Llc Remote monitoring of geographically distributed assets using mobile platforms

Family Cites Families (102)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US651361A (en) 1899-05-20 1900-06-12 Charles E Wilson Electric telegraphy.
US744936A (en) 1903-01-17 1903-11-24 Andrew Plecher Receiver for wireless telegraphs or telephones.
US1296687A (en) 1917-02-16 1919-03-11 Western Electric Co Means for signaling from captive balloons.
US1650461A (en) 1925-10-10 1927-11-22 Nilson Arthur Reinhold Antenna device
US2151336A (en) 1934-07-05 1939-03-21 Telefunken Gmbh Radio signaling apparatus
US2598064A (en) * 1942-01-07 1952-05-27 Rca Corp Air-borne radio relaying system
US2626348A (en) * 1945-08-08 1953-01-20 Westinghouse Electric Corp Airborne radio relay and broadcast system
US2462102A (en) 1945-08-02 1949-02-22 Edwin J Istvan Modulated reflecting-resonant target
US2542823A (en) 1945-10-19 1951-02-20 Westinghouse Electric Corp Short-wave broadcast net
US2627021A (en) 1949-07-07 1953-01-27 Rca Corp Airborne transoceanic radio relay system
US2699495A (en) * 1950-10-03 1955-01-11 Motorola Inc Automatic switchover system for radio relay
US2748266A (en) * 1952-12-18 1956-05-29 Bell Telephone Labor Inc Radiant energy relay system
US2740598A (en) 1953-03-10 1956-04-03 Gen Mills Inc Apparatus for remote control of balloon altitude
US2886263A (en) 1956-02-10 1959-05-12 Donald M Ferguson High altitude balloon for meteorological use
US3092770A (en) * 1956-06-26 1963-06-04 Leslie E Shoemaker Emergency long range communication system
US3030500A (en) 1959-01-15 1962-04-17 Electromagnetic Res Corp Communication system utilizing trade wind inversion duct
US3045952A (en) 1959-03-23 1962-07-24 Lawrence E Underwood Antenna support structure
US3114517A (en) 1959-05-12 1963-12-17 Raytheon Co Microwave operated space vehicles
US3153878A (en) 1960-04-11 1964-10-27 Jr Bonne Smith Flying solarthermic toy airship
US3119578A (en) 1960-09-09 1964-01-28 Litton Systems Inc Balloon deflation apparatus
US3146976A (en) 1962-10-18 1964-09-01 Maurice J Houdou Parachute
US3193223A (en) 1963-07-31 1965-07-06 Davis Stuart Parachute release control
US3260017A (en) 1964-04-17 1966-07-12 Robert A Wolfe Electrically actuated toy space station having lamp means
US3302906A (en) 1965-03-08 1967-02-07 Raven Ind Inc Positive destruction device for balloon
US3390851A (en) 1966-11-30 1968-07-02 Vitro Corp Of America Balloon recovery apparatus
DE1923744C3 (de) 1969-05-09 1978-05-24 Siemens Ag, 1000 Berlin Und 8000 Muenchen Nachrichtenübertragungssystem
FR2077798B1 (pt) 1970-02-16 1973-10-19 France Etat
US3614031A (en) * 1970-04-09 1971-10-19 Henry Demboski Balloon destruct descent and recovery system
US3663762A (en) * 1970-12-21 1972-05-16 Bell Telephone Labor Inc Mobile communication system
US3742358A (en) * 1970-12-30 1973-06-26 R Cesaro Tethered airborne communications and information transfer system
US3971454A (en) 1971-04-20 1976-07-27 Waterbury Nelson J System for generating electrical energy to supply power to propel vehicles
US3746282A (en) 1971-05-03 1973-07-17 Goodyear Aerospace Corp High altitude streamlined balloon
US3906166A (en) * 1973-10-17 1975-09-16 Motorola Inc Radio telephone system
JPS516609A (ja) 1974-07-05 1976-01-20 Nippon Telegraph & Telephone Eiseitsushinhoshiki
FR2282366A1 (fr) * 1974-08-19 1976-03-19 Centre Nat Etd Spatiales Perfectionnements aux dispositifs servant a separer un ballon de sa charge
US4073516A (en) 1975-06-06 1978-02-14 Alberto Kling Wind driven power plant
US4039947A (en) * 1976-06-29 1977-08-02 Bell Telephone Laboratories, Incorporated Protection switching system for microwave radio
US4042192A (en) 1976-07-19 1977-08-16 Walter Forrest L Balloon with deflation and maneuvering ports
DE2642061C2 (de) 1976-09-18 1983-11-24 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Lageregelungs- und Bahnänderungsverfahren für einen dreiachsenstabilisierbaren Satelliten, insbesondere für einen geostationären Satelliten und Einrichtung zur Durchführung des Verfahrens
US4402476A (en) 1977-01-28 1983-09-06 Wiederkehr Matthew H Exhaust valve and maneuvering structure for lighter-than-air aircraft
US4204656A (en) 1977-02-02 1980-05-27 Seward Dewitt C Airship control system
JPS53148907A (en) 1977-05-31 1978-12-26 Nec Corp Radio transmission system throught non-anchored balloon
FR2408228A1 (fr) 1977-11-04 1979-06-01 Kamsu Tema Dieudonne Support d'antenne a gaz
US4174082A (en) 1977-12-15 1979-11-13 Frederick Eshoo Solar powered hot air balloon
US4262864A (en) 1977-12-15 1981-04-21 Fredrick Eshoo Solar balloon maneuvering system
GB2027403B (en) * 1978-07-25 1982-06-16 Rolls Royce Controlling dirigibles
US4402475A (en) 1978-10-19 1983-09-06 Airships International, Inc. Thrusters for airship control
GB2051247A (en) 1979-05-23 1981-01-14 Morris Julian Solar powered jet propulsion unit
US4236234A (en) 1979-07-25 1980-11-25 Fairfield Industries, Inc. Radio frequency seismic gathering system employing an airborne blimp
US4368415A (en) 1979-09-14 1983-01-11 British Aerospace Converting solar power to electric power
US4364532A (en) 1979-11-29 1982-12-21 North American Construction Utility Corp. Apparatus for collecting solar energy at high altitudes and on floating structures
GB2082995B (en) * 1980-08-27 1984-02-08 Mcnulty John Anthony Airborne relay station
GB2086614B (en) * 1980-11-03 1984-09-26 Australia Dept Ind Comm Parachute control apparatus
FR2539383A1 (fr) 1983-01-19 1984-07-20 Nguyen Tan Chuonv Aeronef torique allege telecommande pour la teledetection aerienne
JPS59169229A (ja) * 1983-03-16 1984-09-25 Fujitsu Ltd 二重化切換制御方式
GB2137051B (en) 1983-03-22 1986-07-30 Secuurigard International Limi Radio direction finders
FR2561719A1 (fr) 1984-03-20 1985-09-27 Haentjens Rene Aerogenerateur aerosustente dit " aerolienne "
US5056447A (en) * 1988-10-13 1991-10-15 Labrador Gaudencio A Rein-deer kite
US4689625A (en) * 1984-11-06 1987-08-25 Martin Marietta Corporation Satellite communications system and method therefor
FR2574369B1 (fr) 1984-12-06 1987-01-09 Centre Nat Etd Spatiales Ballon aerostatique pilotable
US4686322A (en) 1985-08-12 1987-08-11 Rca Corporation Solar panel
US4651956A (en) 1986-01-17 1987-03-24 Raven Industries, Inc. Deflation and control system for hot air balloons
US4729750A (en) 1986-02-18 1988-03-08 David Prusman Flying toy controllable in three dimensions
GB2196919A (en) 1986-09-26 1988-05-11 Airport Ind Improvements in or relating to airships
US4709884A (en) 1987-01-16 1987-12-01 Gustafson Troy C Parachute apparatus for model airplane
FR2622754B1 (fr) 1987-10-29 1990-01-12 Alcatel Espace Systeme de transmission radiofrequence-optique, notamment dans le domaine des telecommunications spatiales
CA1295019C (en) 1987-11-24 1992-01-28 John F. Martin Microwave-powered aircraft
JPH01180129A (ja) 1988-01-12 1989-07-18 Nec Corp 無線中継局
US4931028A (en) * 1988-08-15 1990-06-05 Jaeger Hugh D Toy blimp
FR2639607B1 (fr) * 1988-11-30 1992-04-24 Centre Nat Etd Spatiales Procede de stabilisation en altitude d'un ballon stratospherique et ballon adapte a sa mise en oeuvre
US4995572A (en) 1989-06-05 1991-02-26 Piasecki Aircraft Corporation High altitude multi-stage data acquisition system and method of launching stratospheric altitude air-buoyant vehicles
JP2732674B2 (ja) * 1989-07-10 1998-03-30 株式会社東芝 データ伝送装置
US5285208A (en) 1989-09-05 1994-02-08 Motorola, Inc. Power management system for a worldwide multiple satellite communications system
US5089055A (en) 1989-12-12 1992-02-18 Takashi Nakamura Survivable solar power-generating systems for use with spacecraft
DE4009772A1 (de) * 1990-03-27 1991-10-02 Wolfgang Schmidt Tuzep oder turbozeppelin
WO1992006002A1 (en) 1990-09-27 1992-04-16 Hakan Colting Airship and method for controlling its flight
FR2669455B1 (fr) 1990-11-21 1993-01-08 Dassault Electronique Installation de teledetection aerienne et/ou terrestre, notamment pour la detection des feux de forets.
FR2673418A1 (fr) * 1991-03-01 1992-09-04 Erval Alain Aerostatique a dispositif propulseur orientable.
US5206882A (en) * 1991-03-11 1993-04-27 Schloemer Gerald R System for and method of creating and assigning address codes in a cellular spread spectrum system
US5504936A (en) * 1991-04-02 1996-04-02 Airtouch Communications Of California Microcells for digital cellular telephone systems
US5186418A (en) * 1991-07-31 1993-02-16 University Corporation For Atmospheric Research Self guided recoverable airborne instrument module
US5149015A (en) * 1991-08-19 1992-09-22 Davis R Scott Radio controlled hot air balloon
CA2078932C (en) 1991-10-10 2003-12-02 Robert A. Wiedeman Satellite telecommunications system using network coordinating gateways operative with a terrestrial communication system
US5526404A (en) * 1991-10-10 1996-06-11 Space Systems/Loral, Inc. Worldwide satellite telephone system and a network coordinating gateway for allocating satellite and terrestrial gateway resources
US5386953A (en) 1991-11-08 1995-02-07 Calling Communications Corporation Spacecraft designs for satellite communication system
US5186414A (en) 1992-04-20 1993-02-16 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Hybrid data link
US5268694A (en) 1992-07-06 1993-12-07 Motorola, Inc. Communication system employing spectrum reuse on a spherical surface
US5379320A (en) 1993-03-11 1995-01-03 Southern California Edison Company Hitless ultra small aperture terminal satellite communication network
JP3002077B2 (ja) 1993-08-12 2000-01-24 ケイディディ株式会社 周回衛星を用いる移動体衛星通信システム
DE69431584T2 (de) 1993-08-12 2003-03-06 Nortel Networks Ltd Antenneneinrichtung für Basisstation
US5503350A (en) * 1993-10-28 1996-04-02 Skysat Communications Network Corporation Microwave-powered aircraft
US5678783A (en) 1994-05-05 1997-10-21 Wong; Alfred Y. System and method for remediation of selected atmospheric conditions and system for high altitude telecommunications
US5559865A (en) * 1994-07-08 1996-09-24 Qualcomm Incorporated Airborne radiotelephone communications system
US5519761A (en) * 1994-07-08 1996-05-21 Qualcomm Incorporated Airborne radiotelephone communications system
US6324398B1 (en) 1996-02-26 2001-11-27 Lucent Technologies Inc. Wireless telecommunications system having airborne base station
US5949766A (en) 1996-12-30 1999-09-07 Motorola, Inc. Ground device for communicating with an elevated communication hub and method of operation thereof
US6151308A (en) 1996-12-30 2000-11-21 Motorola, Inc. Elevated communication hub and method of operation therefor
WO1998051568A1 (en) 1997-05-16 1998-11-19 Spherecore, Inc. Aerial communications network
US5982337A (en) 1998-02-20 1999-11-09 Marconi Aerospace Systems Inc. Cellular antennas for stratosphere coverage of multi-band annular earth pattern
WO2000079705A1 (fr) 1999-06-17 2000-12-28 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Systeme de communications mobiles
FR2795043B1 (fr) 1999-06-21 2001-10-19 Cit Alcatel Vehicule volant a haute altitude servant de relais hertzien et procede pour la mise a poste de ce vehicule
US6756937B1 (en) 2000-06-06 2004-06-29 The Directv Group, Inc. Stratospheric platforms based mobile communications architecture

Also Published As

Publication number Publication date
EP0711476A4 (en) 1996-07-10
US7567779B2 (en) 2009-07-28
ITRM940510A1 (it) 1996-01-29
DE69421184D1 (de) 1999-11-18
HK1013180A1 (en) 1999-08-13
BR9407157A (pt) 1996-09-17
GB2296634A (en) 1996-07-03
FR2712128B1 (fr) 1997-04-04
ES2113814B1 (es) 1998-11-01
DE69421184T2 (de) 2000-08-24
ATE185659T1 (de) 1999-10-15
CA2168353A1 (en) 1995-02-09
JPH09503892A (ja) 1997-04-15
RU2185026C2 (ru) 2002-07-10
EP0711476B1 (en) 1999-10-13
FR2712128A1 (fr) 1995-05-12
UA43849C2 (uk) 2002-01-15
IT1290878B1 (it) 1998-12-14
PL180378B1 (pl) 2001-01-31
EP0711476A1 (en) 1996-05-15
AU7365494A (en) 1995-02-28
AU685149B2 (en) 1998-01-15
ES2141244T3 (es) 2000-03-16
CA2168353C (en) 2008-01-08
US20030040273A1 (en) 2003-02-27
GB9601719D0 (en) 1996-03-27
PL313220A1 (en) 1996-06-10
ITRM940510A0 (it) 1994-07-29
GR3032336T3 (en) 2000-04-27
WO1995004407A1 (en) 1995-02-09
ES2113814A1 (es) 1998-05-01
US20060063529A1 (en) 2006-03-23
KR100442209B1 (ko) 2004-11-06
GB2296634B (en) 1998-05-06
CN1132008A (zh) 1996-09-25
CN1073311C (zh) 2001-10-17
DE4495639T1 (de) 1996-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT711476E (pt) Sistema e processo de telecomunicacoes e estacao rele de longa duracao num plano sub-orbital
US10924178B2 (en) Geostationary high altitude platform
US7844218B2 (en) Sub-orbital, high altitude communications system
KR100878644B1 (ko) 통신 시스템 및 통신 링크 유지 방법
US8596581B2 (en) Power generating and distribution system and method
US7997532B2 (en) Airborne power station
US20090145999A1 (en) Method and Apparatus for Stratospheric and Space Structures
RU96107413A (ru) Суб-орбитальная, высотная коммуникационная система
KR20020060077A (ko) 부상 배열의 통신 시스템
WO1997033790A1 (en) High-altitude lighter-than-air stationary platforms including ion engines
WO1997015992A1 (en) Strato state platform and its use in communication
RU2733181C1 (ru) Аэростатно-космическая энергетическая система (акэс)
ES2253803T3 (es) Cuerpo volador para el mantenimiento fundamentalmente estacionario a una altura hasta la estratosfera.
RU2739220C1 (ru) Солнечная аэростатно-мобильная электростанция (самэ)
Relekar et al. Airships as a low cost alternative to communication satellites
Bentley et al. Syncom satellite program
Henderson A power transmission concept for a European SPS system
Ilcev Development of Airships Stratospheric Platform Systems (SPS)