PT693042E - Mecanismo de aperto de moldes para maquina de enformacao de recipientes de vidro - Google Patents

Mecanismo de aperto de moldes para maquina de enformacao de recipientes de vidro Download PDF

Info

Publication number
PT693042E
PT693042E PT94912942T PT94912942T PT693042E PT 693042 E PT693042 E PT 693042E PT 94912942 T PT94912942 T PT 94912942T PT 94912942 T PT94912942 T PT 94912942T PT 693042 E PT693042 E PT 693042E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mold
support arms
molds
protrusions
compression
Prior art date
Application number
PT94912942T
Other languages
English (en)
Inventor
Richard S Smith
Roger L Erb
Homer E Miller
Original Assignee
American Nat Can Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by American Nat Can Co filed Critical American Nat Can Co
Publication of PT693042E publication Critical patent/PT693042E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B9/00Blowing glass; Production of hollow glass articles
    • C03B9/30Details of blowing glass; Use of materials for the moulds
    • C03B9/34Glass-blowing moulds not otherwise provided for
    • C03B9/353Mould holders ; Mould opening and closing mechanisms
    • C03B9/3532Mechanisms for holders of half moulds moving by rotation about a common vertical axis
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P40/00Technologies relating to the processing of minerals
    • Y02P40/50Glass production, e.g. reusing waste heat during processing or shaping
    • Y02P40/57Improving the yield, e-g- reduction of reject rates

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)

Description

-1 -
DESCRIÇÃO "MECANISMO DE APERTO DE MOLDES PARA MÁQUINA DE ENFORMAÇÃO DE RECIPIENTES DE VIDRO" Âmbito Técnico do Invento O presente invento diz genericamente respeito a aparelhos próprios para o fabrico de recipientes de vidro. Mais particularmente, o presente invento diz respeito a um aparelho que aperta uns contra os outros os meios-moldes de enformação de recipientes num posto de enformação de vidro.
Antecedentes do Invento
Os recipientes de vidro, incluindo as garrafas de vidro, são formados por meio de um processo que é bem conhecido na técnica. Os vários componentes do vidro (isto é, a carga) são aquecidos até entrarem em fusão. Uma gota desse vidro em fusão é depois transformada num esboço no interior de um molde designado por molde de esboço. O esboço assim formado é transferido do molde de esboço para um molde de acabamento ou de sopragem, onde se procede à enformação da garrafa acabada. A produção em série de garrafas de vidro é geralmente realizada numa bem conhecida máquina de enformação de vidro do tipo IS (secção individual, do inglês "Individual Section") que apresenta uma pluralidade de meios de enformação de vidro integrados numa única máquina que se acha dotada de uma pluralidade de secções e que é alimentada por uma única fonte de -2- fomecimento de vidro em fusão. As secções funcionam em sincronismo, com uma relação de fases capaz de permitir que as várias secções recebam em sequência ordenada gotas de vidro em fusão fornecidas a partir da única fonte de fornecimento de vidro em fusão.
Por conseguinte, quando uma das secções está a receber uma gota fornecida a partir da única fonte de fornecimento de vidro em fusão, outra secção está a depositar um artigo acabado sobre um transportador de descarga e outras secções estão ocupadas a realizar várias etapas de enformação entre a recepção da gota e a produção do artigo acabado. A sequência de funcionamento é controlada por um mecanismo de sincronização que pode ser controlado de uma maneira mecânica ou de uma maneira electrónica. Esse mecanismo de sincronização dá sequencialmente início ao funcionamento dos dispositivos mecânicos segundo uma predeterminada sequência sincronizada através de sistemas automáticos de controlo.
As máquinas IS têm dois moldes em cada uma das secções individuais de moldagem, pelo que uma gota é recebida num primeiro molde, chamado molde de esboço, para o processo inicial de enformação de um esboço, seguindo-se a transferência do esboço para um segundo molde, chamado molde de acabamento ou de sopragem, a fim de se proceder à sopragem do esboço de maneira a conferir-lhe a sua configuração final. Um braço de transferência vai rodar de uma maneira articulada entre o molde de esboço e o molde de acabamento, e o esboço é formado numa posição invertida no interior do molde de esboço e é transferido para o molde de acabamento numa posição vertical não invertida. Este processo é genericamente divulgado na patente U.S. No. 3.762.907, aqui incorporada a título de referência.
Na patente U.S. No. 4.983.203, concedida a Erb et al., também aqui -3- incorporada a título de referência, é divulgado um sistema de enformação de vidro, em que meios-moldes de esboço são montados num par de braços de suporte dos moldes que se podem deslocar entre uma posição retraída e uma posição fechada num posto de enformação de esboços. No posto de enformação de esboços, os elementos constitutivos dos pares de meios-moldes dos anéis dos gargalos que formam os moldes dos anéis dos gargalos são mantidos unidos uns contra os outros e são configurados de maneira a ficarem alojados no interior dos meios-moldes de esboço quando os meios-moldes de esboço são obrigados a encostar uns contra os outros. A abertura e o encerramento dos moldes é realizada tipicamente através do funcionamento de um cilindro pneumático que actua através de uma série de ligações articuladas, que implicam tipicamente a utilização de veios, eixos e alavancas. Cada um dos braços de suporte está montado de forma encastrada apenas numa das extremidades, ou seja, em balanço ou em cantilever, a fim de poder realizar um movimento de rotação articulada em torrio de uma coluna, e as ligações articuladas servem para fazer com que os braços se desloquem segundo uma trajectória arqueada entre as posições fechada e aberta. O cilindro pneumático e as ligações articuladas também proporcionam as forças de aperto necessárias para fazer com que os meios-moldes se mantenham fechados durante a pressurização do vidro no posto de enformação de esboços ou a sopragem do vidro no posto dos moldes de acabamento. Este sistema tem muitos pontos de desgaste e, à medida que vai aumentando, o desgaste vai provocando um cada vez maior desalinhamento entre as partes constitutivas do sistema e com que os meios-moldes deixem de fechar de uma maneira estanque. Além disso, particularmente no caso dos sistemas que se acham dotados de braços muito compridos, esse desgaste irá fazer com que os braços de suporte se vão inclinar para baixo em relação à posição horizontal, provocando um deficiente alinhamento dos meios-moldes dos anéis dos gargalos com respeito aos -4- meios-moldes de esboço. Em consequência disso vão ser formados produtos defeituosos. Além disso, particularmente nos conjuntos multi-moldes, é necessário utilizar braços de suporte relativamente volumosos e pesados, a fim de fazer com que as forças de aperto sejam capazes de manter os moldes alinhados de uma maneira correcta. Essa massa aumentada irá por sua vez reduzir a velocidade de funcionamento do sistema.
Em várias formas de concepção mais antigas, o problema da inclinação das extremidades exteriores dos braços de suporte é eliminado através de um processo que consiste em apoiar fisicamente as superfícies inferiores dos braços de suporte por meio de umas placas de substrato contra as quais se vão apoiar com efeito de atrito as faces inferiores dos braços de suporte. Nas patentes U.S. No. 1.213.853, concedida a Femgren em 30 de Jan. de 1917; U.S. No. 1.331.471, concedida a Peiler et al. em 17 de Fev. de 1920; e U.S. No. 2.304.736, concedida a Louden et al. em 8 de Dez. de 1942, encontram-se representados exemplos de sistemas desse tipo. Os meios-moldes representados nessas patentes acham-se dotados de umas projecções ou maxilas terminais dispostas de uma maneira geral no prolongamento da direcção principal do braço de suporte. Nos sistemas de Femgren e de Peiler é proporcionada a existência de uma cunha própria para ser conduzida para uma posição entre as maxilas, indo as superfícies conjugadas das maxilas e da cunha fazer com que os meios-moldes vão ser apertados um contra o outro. Na patente de Louden é proporcionada uma função semelhante que é desempenhada obrigando as superfícies de uns elementos tipo came a entrar em contacto com essas projecções quando um par de cames é obrigado a deslocar-se em direcção a uma zona situada de uma maneira geral na vizinhança dos meios-moldes. Essas patentes parecem apresentar sistemas adequados de encerramento dos moldes, mas, uma vez que são todos utilizados em combinação com suportes apoiados sobre mesas, o problema do alinhamento não se põe. -5-
Por outro lado, na patente U.S. No. 3.528.796, concedida a Drhan em 15 de Setembro de 1970, é divulgado um verdadeiro sistema duplo de suporte de moldes, apoiado em cantilever ou em balanço, e um mecanismo de aperto. Tal como acontecia no caso das patentes de Femgren e de Peiler, existe uma cunha que é configurada para entrar em contacto com umas projecções que se estendem no sentido de trás para a frente e que se acham formadas em cada um dos suportes dos moldes, indo a cunha ser conduzida horizontalmente em direcção à articulação 18 (Fig 1) do suporte cantilever. Esta acção, apesar de fechar firmemente os braços de suporte e os seus associados meios-moldes, não proporciona uma solução para a eliminação da inclinação típica dos elementos apoiados em cantilever presente nesses sistemas.
Na patente U.S. No. 3.528.796 encontra-se representado um sistema de aperto para uma máquina de moldagem de vidro dotada de um primeiro e de um segundo braços de suporte dos moldes que são próprios para suportar respectivamente as primeiras e as segundas metades dos moldes, em que cada um dos braços de suporte possui uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, e que se acham montados de forma articulada e apoiados em cantilever na sua primeira extremidade, ou extremidade proximal, de modo a rodarem em tomo de um eixo vertical entre uma posição retraída, em que os meios-moldes se acham separados uns dos outros, e uma posição de enformação, em que os meios-moldes são postos em contacto uns com os outros. O mecanismo de aperto inclui uns meios de compressão que são próprios para exercer uma força sobre as segundas extremidades dos braços de suporte, extremidades essas que incluem umas superfícies configuradas de maneira a irem estabelecer um contacto sob pressão com porções da superfície interior das segundas extremidades de cada um dos braços de suporte, de maneira que a activação dos meios de compressão vai fazer com que as segundas extremidades -6- dos braços de suporte sejam obrigadas a deslocarem-se uma em direcção à outra. No entanto, esse sistema ainda é afectado pelo anteriormente referido problema da inclinação típica dos elementos apoiados em cantilever.
Sumário do Invento
Um dos objectivos do invento consiste em proporcionar um sistema fiável que seja próprio para assegurar o encerramento dos moldes e o correcto alinhamento dos moldes, e que ao mesmo tempo seja capaz de permitir a utilização de braços de suporte dos moldes que apresentem uma massa substancialmente reduzida.
De acordo com o invento, é proporcionado um sistema de aperto para uma máquina de moldagem de vidro. A máquina possui um primeiro e um segundo braços de suporte próprios para suportar respectivamente os primeiros e os segundos meios-moldes. Os braços de suporte apresentam umas primeiras e umas segundas extremidades e umas superfícies superiores, e encontram-se montados de forma articulada na zona das suas primeiras extremidades, a fim de rodarem em tomo de um eixo vertical entre uma posição retraída, em que os meios-moldes se acham separados uns dos outros, e uma posição de enformação, em que os meios-moldes são postos em contacto uns com os outros. O sistema de aperto inclui uns meios de compressão que são próprios para exercer uma força ascendente sobre as segundas extremidades dos braços de suporte. Os meios de compressão incluem umas superfícies configuradas de maneira a irem estabelecer um contacto sob pressão com umas porções das segundas extremidades dos braços, de maneira que a activação dos meios de compressão vai fazer com que as segundas extremidades dos braços de suporte sejam obrigadas a deslocarem-se uma em direcção à outra, a fim de assegurar o encerramento do molde. É proporcionada a existência de uns meios de limitação de curso próprios para rn^<m. ιιΓΓΡ -7- limitar o curso ascendente das segundas extremidades quando os braços de suporte se encontram numa determinada posição.
Na forma preferida do invento, nas extremidades propriamente ditas das segundas extremidades dos braços de suporte encontram-se dispostas de forma fixa uma primeira e uma segunda protuberâncias de aperto que se estendem geralmente no sentido descendente segundo direcções paralelas uma em relação à outra no sentido de se afastarem das segundas extremidades que lhes estão associadas. Numa porção de cada uma das protuberâncias situada no lado oposto àquele que se acha voltado para a outra protuberância encontra-se formada uma faceta plana, encontrando-se as duas facetas, formadas uma em cada uma das duas protuberâncias, orientadas de maneira a que os seus planos convergem um em direcção ao outro no sentido descendente. Os meios de compressão assumem a forma de um elemento de compressão montado de maneira a poder deslocar-se com um movimento alternativo segundo uma direcção vertical e apresentam um recesso dotado de um par de facetas configuradas de maneira a nelas se irem alojar as facetas formadas nas protuberâncias, de maneira que o movimento ascendente do elemento de compressão vai fazer com que as protuberâncias sejam obrigadas a juntar-se uma à outra, indo desse modo fazer com que os meios-moldes vão ficar firmemente apertados um contra o outro. Uns meios de elevação vão fazer com que o elemento de compressão vá subir e descer de uma maneira controlada, respectivamente no sentido de ir entrar em contacto com as protuberâncias e no sentido de deixar de estar em contacto com as referidas protuberâncias. Os meios de limitação de curso são configurados de maneira a irem entrar em contacto com as superfícies superiores das segundas extremidades dos braços, a fim de limitar o curso ascendente destas últimas.
Por conseguinte, ao fazer-se com que a função de aperto deixe de estar atribuída aos mecanismos de comando dos braços de suporte dos moldes consegue-se que os braços de suporte sejam mais leves, o que possibilita a obtenção de velocidades de funcionamento mais elevadas. Além disso, a utilização dos meios de limitação de curso vai automaticamente fazer com que os braços de suporte sejam repostos numa adequada posição horizontal, indo desse modo fazer baixar de uma maneira notável a taxa de rejeições que se vão registando em cada vez maior quantidade à medida que as montagens dos braços de suporte vão sofrendo um desgaste cada vez maior, ou que se registavam no caso dos braços de suporte terem uma tendência natural para se inclinar para baixo devido à utilização de um grande número de moldes muito pesados que eram suportados por esses mesmos braços.
Outras vantagens e aspectos do invento tomar-se-ão evidentes com referência à descrição, às reivindicações e aos desenhos que irão ser apresentados a seguir.
Descrição dos Desenhos A Figura 1 é uma vista esquemática, em alçado lateral e em corte parcial dos elementos de uma máquina de enformação de vidro num posto de enformação de esboços; a Figura 2 é uma vista esquemática e em planta dos principais elementos superiores representados na Figura 1; e as Figuras 3A-3C são vistas em corte, tendo o corte sido feito segundo a linha 3-3 da Figura 1, nas quais se acha representada a sequência das várias etapas de uma operação de aperto de moldes.
Descrição Pormenorizada do Invento
Apesar deste invento ser susceptível de ser realizado através de muitas formas diferentes, nas figuras encontra-se representado um modo de realização preferido do invento que irá ser aqui descrito em pormenor partindo do pressuposto de que a presente divulgação deve ser considerada apenas como uma exemplificação dos princípios do invento e que não é destinada a limitar o âmbito do invento ao modo de realização ilustrado.
Fazendo inicialmente referência às Figuras 1 e 2, vemos que um sistema de moldagem 10 suporta três moldes 12, 14, 16 num posto de enformação. Nos exemplos representados nas Figuras 1 e 2 acha-se ilustrado um posto de enformação de esboços. Cada um dos moldes 12, 14,16 compreende uns meios-moldes 12a, 14a, 16a fixados a um braço 18 de suporte dos moldes e suportados por esse mesmo braço. Os contra-meios-moldes 12b, 14b, 16b são igualmente suportados por um braço de suporte 20. Os braços de suporte 18, 20 são respectivamente montados na zona das suas (primeiras) extremidades 22, 24 situadas à esquerda, a fim de rodarem de uma forma articulada em tomo de uma coluna 26 que se estende verticalmente no sentido ascendente a partir de uma base de apoio 28. Os braços de suporte 18, 20 possuem respectivamente umas faces inferiores 18a, 20a geralmente planas. Um braço de accionamento 30, que é animado de movimento de rotação através de meios não representados, encontra-se ligado ao braço 18 de suporte dos moldes por meio de um elemento de ligação 32 ligado de forma articulada. De forma semelhante, um braço de accionamento 34 animado de movimento de rotação encontra-se ligado ao braço 20 de suporte dos moldes por meio de um elemento de ligação 36 ligado de forma articulada. O movimento de rotação do braço de accionamento 30 no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio e do braço de accionamento 34 no sentido do movimento dos ponteiros do relógio irá fazer com que as - 10- extremidades anteriores 38, 40 dos braços de suporte 18, 20 dos moldes se vão afastar uma em relação à outra e rodar em tomo do eixo da coluna 26, conforme indicado pelas setas A-A (Figura 2). O movimento de rotação dos braços de accionamento 30, 34 no sentido oposto ao anteriormente referido irá fazer com que os braços de suporte 18, 20 dos moldes se vão deslocar para a condição de fechados, preparatória da enformação de um esboço.
Na Figura 1, o molde 14 encontra-se representado em corte parcial, a fim de mostrar pormenores do processo de moldagem dos esboços. Em particular, na parte de cima do molde encontra-se aplicada uma junta 44 de obturação do molde depois de uma carga de vidro em fusão (não representada) ter sido depositada no interior da zona interior 46 do molde 14. No interior da parte inferior do molde 14 encontra-se alojado de forma cativa um molde 48 do anel do gargalo, molde 48 esse que é suportado extemamente por um par de braços 50 (apenas um deles se acha representado) de suporte dos moldes dos anéis dos gargalos. Um sistema de cilindro 52 projecta no sentido ascendente um êmbolo 54 que penetra no seio da massa de vidro em fusão, a fim de fazer com que esta se vá ajustar aos contornos da zona interior 46 do molde e às superfícies interiores (não representadas) do molde 48 do anel do gargalo. Depois do êmbolo 54 ser retirado da posição representada na Figura 1, os braços de suporte 18, 20 dos moldes são puxados de maneira a afastarem-se um em relação ao outro mediante actuação dos braços de accionamento 30, 34, e então os braços de suporte dos anéis do gargalos transportam o esboço para um posto de enformação final. É proporcionada a existência de semelhantes juntas de obturação, sistemas de cilindro e êmbolos para servir os outros dois moldes 12, 16. A fim de que os braços de suporte 18, 20 dos moldes vão ficar firmemente apertados um contra o outro na posição fechada representada na Figura 2, ao mesmo tempo que é compensada qualquer indesejável inclinação - 11 - descendente das extremidades anteriores 38, 40 dos braços de suporte dos moldes, é proporcionado um novo sistema de aperto 60.
Fazendo-se referência em particular às Figuras 3A-3C, chama-se a atenção para o facto de que as extremidades anteriores 38, 40 (Figura 2) dos braços de suporte 18, 20 se encontram dotadas de umas protuberâncias de aperto 62, 64, respectivamente, que se estendem no sentido descendente. Cada uma das protuberâncias 62, 64 encontra-se dotada de uma respectiva faceta plana 66, 68, terminando numas faces terminais 66a, 68a, encontrando-se as facetas orientadas de maneira a estenderem-se segundo direcções convergentes no sentido descendente. Um elemento de compressão 70 que se pode deslocar verticalmente é dotado de um par de facetas planas 72, 74 em forma de maxilas que se estendem no sentido ascendente a partir de uma face interior 70a e que terminam numas faces superiores 72a, 74a, respectivamente. As facetas 72, 74 são destinadas a que com elas vão entrar em contacto as facetas 66, 68 das protuberâncias de aperto e nelas se vão alojar essas mesmas facetas 66, 68 das protuberâncias de aperto. O elemento de compressão 70 é elevado por meio de um êmbolo de elevação 71 (Figura 1) que faz funcionar uma haste de êmbolo 76 ligada de forma fixa ao elemento de compressão 70. O movimento de elevação inicial do elemento de compressão 70 faz com que este vá entrar em contacto com as facetas 66, 68 de maneira a fazer com os braços de suporte 18, 20 se vão fechar um contra o outro. Um batente 78 de limitação de curso compreendendo um elemento vertical 80 ligado de forma fixa ao êmbolo de elevação 71 e um rebordo de encosto saliente 82 que se estende sobre as superfícies superiores 84, 86 das extremidades anteriores 38, 40 dos braços de suporte 18, 20 dos moldes vai servir para limitar o curso ascendente das extremidades anteriores 38, 40 dos braços de suporte 18, 20, indo desse modo fazer com que seja reposta a condição de nivelamento dos braços de suporte 18, 20. A retracção do elemento de compressão 70 irá então fazer com que os braços de suporte 18, 20 se libertem da - 12- condição de apertados um contra o outro e possam ser deslocados para uma posição retraída tal como a que foi aqui anteriormente descrita. A fim de se assegurar que os meios-moldes 12a, 14a, 16a, 12b, 14b, 16b ficam submetidos a uma pressão de aperto máxima, são utilizados dois métodos. Em primeiro lugar, as extremidades anteriores 38, 40 dos braços de suporte 18, 20 são configuradas de maneira a que entre elas vá ficar definido um intervalo de afastamento 90 quando os meios-moldes 12a, 14a, 16a, 12b, 14b, 16b se encontram em contacto uns com os outros. Em segundo lugar, o comprimento das facetas 66, 68, 72, 74 e a separação entre elas são estabelecidos de maneira a que com a aplicação de uma pressão de elevação de valor máximo (Figura 3C), as faces terminais 66a, 68a das protuberâncias de aperto 62, 64 não vão encostar contra a face interior 70a do elemento de compressão 70, e portanto não vá estabelecer-se contacto entre as faces superiores 72a, 74a do elemento de compressão 70 e as faces inferiores 18a, 20a dos braços 18, 20 de suporte dos moldes.
Para os entendidos na matéria serão evidentes várias configurações alternativas capazes de conduzir aos resultados anteriormente referidos. Assim, por exemplo, as protuberâncias de aperto 62, 64 poderiam igualmente ser montadas de maneira a estender-se no sentido de trás para a frente a partir das extremidades anteriores 38, 40 dos braços 18, 20 de suporte dos moldes. As suas facetas 66, 68 poderiam também ser configuradas de maneira a ficarem voltadas para baixo, e continuariam a proporcionar a mesma acção de aperto. No caso de uma tal configuração, também seria possível configurar o batente 78 de limitação de curso de maneira a que este fosse entrar em contacto com as superfícies superiores das protuberâncias que se estendem no sentido de trás para a frente. Além disso, as protuberâncias não precisam de ficar colocadas numa posição imediatamente adjacente uma em relação à outra como se acha representado nas - 13-
Figuras 3A-3B. Elas podem perfeitamente ficar colocadas mais afastadas uma em relação à outra nas extremidades anteriores 38, 40 dos braços 18, 20 de suporte dos moldes. Em alternativa, pode ser proporcionado um sistema de aperto semelhante dotado de recessos nas faces inferiores das extremidades anteriores 38, 40 dos braços 18, 20 de suporte dos moldes, com o elemento de compressão 70 configurado de maneira a ir penetrar no interior desses recessos e fazer com que as maxilas sejam obrigadas ajuntar-se uma à outra. Ainda outra configuração seria aquela em que o elemento de compressão 70 seria muito mais largo, a fim de não ser de todo necessária a existência de protuberâncias de aperto 62, 64, indo o elemento de compressão 70 estabelecer directamente contacto com os cantos 88,90 das faces inferiores dos braços 18,20 de suporte dos moldes. Todos esses sistemas, assim como os outros que poderão ser imediatamente evidentes para os entendidos na matéria, podem ser configurados de maneira a proporcionar uma característica fundamental do presente invento, que é designadamente a que consiste no facto de ser proporcionado um sistema de elevação que eleva as extremidades anteriores 38, 40 até estas irem entrar em contacto com um batente limitador de curso, ao mesmo tempo que faz com que os braços 18, 20 de suporte dos moldes sejam obrigados ajuntar-se um ao outro.
Apesar do invento ter sido descrito com referência a um modo de realização preferido, para os entendidos na matéria será fácil de perceber que este pode ser objecto de várias alterações e que os seus elementos constitutivos podem ser substituídos por outros elementos equivalentes sem que isso implique ter que sair do âmbito do invento. Do mesmo modo, as reivindicações principais, nas quais não são especificados pormenores de um determinado modo de realização aqui divulgado como sendo o melhor modo de materialização do invento, não devem ser limitadas por esses pormenores.
Lisboa, 14 de Junho de 2000
JORGE CRUZ
Agente Oficial da Propriedade Industriai
RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de aperto de moldes para uma máquina de enformação de vidro dotada de um primeiro e de um segundo braços de suporte (18, 20) próprios para suportar respectivamente os primeiros e os segundos meios-moldes (12a, 14a, 16a e 12b, 14b, 16b), apresentando os referidos braços de suporte (18, 20) umas primeiras extremidades (22, 24) e umas segundas extremidades anteriores (38, 40) e umas superfícies superiores (84, 86) e umas superfícies inferiores (18a, 20a), e encontram-se montados de forma articulada, apoiados em cantilever ou em balanço, na zona das referidas suas primeiras extremidades (22, 24), a fim de rodarem em tomo de um eixo vertical (26) entre uma posição retraída, em que os referidos meios-moldes (12a, 14a, 16a e 12b, 14b, 16b) se acham separados uns dos outros, e uma posição de enformação, em que os referidos meios-moldes são postos em contacto uns com os outros, sendo o referido sistema de aperto caracterizado por compreender: uns meios de compressão (70) próprios para exercer uma força ascendente sobre as referidas segundas extremidades (38, 40), incluindo os referidos meios de compressão (70) umas superfícies (72, 74) configuradas de maneira a irem estabelecer um contacto sob pressão com umas porções (66, 68) das referidas segundas extremidades anteriores (38, 40), de maneira que a activação dos referidos meios de compressão (70) vai fazer com que as referidas segundas extremidades anteriores (38, 40) sejam obrigadas a deslocarem-se uma em direcção à outra; e uns meios (78) de limitação de curso próprios para limitar o curso ascendente das referidas segundas extremidades (38, 40) quando os referidos braços de suporte (18,20) se encontram numa determinada posição.
  2. 2. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a -2- reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios de compressão (70) compreenderem uma primeira e uma segunda protuberâncias de aperto (62, 64) que se acham ligadas de forma fixa respectivamente às referidas segundas extremidades (38, 40) dos referidos braços de suporte (18, 20) e que se estendem geralmente no sentido descendente segundo direcções paralelas uma em relação à outra no sentido de se afastarem das segundas extremidades (38, 40) que lhes estão associadas, uma faceta plana (66, 68) formada numa porção de cada uma das protuberâncias situada no lado oposto àquele que se acha voltado para a outra protuberância, encontrando-se as referidas facetas (66, 68) orientadas de maneira a que os seus planos convergem um em direcção ao outro no sentido descendente, e um elemento de compressão (70) montado de maneira a poder deslocar-se com um movimento alternativo segundo uma direcção vertical, encontrando-se o referido elemento de compressão (70) dotado de um recesso que por sua vez se acha dotado de um par de facetas (72, 74) configuradas de maneira a nelas se irem alojar as referidas facetas (66, 68) formadas nas protuberâncias, de maneira que o movimento ascendente do referido elemento de compressão (70) vai fazer com que as referidas protuberâncias (62, 64) sejam obrigadas a juntar-se uma à outra.
  3. 3. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as referidas protuberâncias (62, 64) se encontrarem dispostas nas extremidades propriamente ditas das referidas segundas extremidades anteriores (38, 40) dos referidos braços de suporte (18, 20).
  4. 4. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por as referidas protuberâncias (62, 64) se estenderem no sentido descendente a partir das referidas segundas extremidades anteriores (38, 40). -3-
  5. 5. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as referidas extremidades propriamente ditas das referidas segundas extremidades anteriores (38, 40) serem configuradas sob a forma de umas superfícies planas que se acham colocadas uma defronte da outra e que se acham dotadas de uns prolongamentos descendentes que formam as referidas protuberâncias (62, 64) nas quais se acham formadas as referidas facetas planas (66, 68)
  6. 6. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios (78) de limitação de curso serem configurados de maneira a irem entrar em contacto com as referidas superfícies superiores (84, 86) dos referidos braços de suporte (18, 20) na zona das suas respectivas segundas extremidades anteriores (38,40).
  7. 7. Sistema de aperto de moldes, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda uns meios (71) próprios para fazer subir e descer os referidos meios de compressão (70). Lisboa, 14 de Junho de 2000
    JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industriai RUA VICTOR CORDON, 14 1200 USBOA
PT94912942T 1993-04-05 1994-04-04 Mecanismo de aperto de moldes para maquina de enformacao de recipientes de vidro PT693042E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/043,017 US5306325A (en) 1993-04-05 1993-04-05 Mold clamping mechanism for glass container forming machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT693042E true PT693042E (pt) 2000-09-29

Family

ID=21925009

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94912942T PT693042E (pt) 1993-04-05 1994-04-04 Mecanismo de aperto de moldes para maquina de enformacao de recipientes de vidro

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5306325A (pt)
EP (1) EP0693042B1 (pt)
AU (1) AU6529994A (pt)
CA (1) CA2159727C (pt)
DE (1) DE69423484T2 (pt)
ES (1) ES2155089T3 (pt)
PT (1) PT693042E (pt)
WO (1) WO1994022775A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5603967A (en) * 1995-01-18 1997-02-18 White Consolidated Industries, Inc. Molding apparatus with shuttle and lock mechanisms
US5851257A (en) * 1996-06-26 1998-12-22 Libbey Glass Inc. Apparatus and method for pressing of glass articles at a high cavity rate
DE19706797A1 (de) * 1997-02-20 1998-08-27 Kourtoglou Sa Verfahren zur Herstellung von Verpackungsbehältern aus Kunststoff sowie Formstation für einen Kunststoff-Verpackungsbehälter, Verpackungsmaschine und Kunststoff-Verpackungsbehälter, insbesondere hergestellt nach dem vorgenannten Verfahren, sowie Verfahren zur Herstellung befüllter und verschlossener Verpackungsbehälter
US6233975B1 (en) 1999-03-24 2001-05-22 Libbey Glass Inc. Common cage assembly
US6253579B1 (en) 1999-03-24 2001-07-03 Libbey Glass Inc. Valve hamper assembly
US6038889A (en) * 1999-04-14 2000-03-21 Libbey Glass Inc. Cooling system for a glassware machine
DE10027111B4 (de) * 2000-05-31 2004-06-03 Kronseder, Hermann, Dr.-Ing.e.h. Blasform und Verfahren zum Schließen einer Blasform
US6701748B1 (en) 2000-10-06 2004-03-09 Libbey Glass Inc. Glassware machine
US6833103B2 (en) * 2002-02-11 2004-12-21 Salflex Polymers Ltd. Pressless blow molding
US8047022B2 (en) * 2007-05-16 2011-11-01 Owens-Brockway Glass Container Inc. Apparatus for opening and closing molds in a glassware forming machine
US7845193B2 (en) * 2007-05-16 2010-12-07 Owens-Backway Glass Container Inc Apparatus for opening and closing molds in a glassware forming machine
CN101973690A (zh) * 2010-09-21 2011-02-16 常熟市建华模具有限责任公司 玻璃模具

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1213853A (en) * 1913-01-08 1917-01-30 Enoch Ferngren Machine for pressing glassware.
US1331472A (en) * 1918-04-22 1920-02-17 Hartford Fairmont Co Transfer mechanism for glass-shaping machines
US1529622A (en) * 1922-02-14 1925-03-10 Haley Reuben Sectional mold
US1534878A (en) * 1923-09-17 1925-04-21 Hazel Atlas Glass Co Clamp for glass molds
US1578400A (en) * 1923-11-21 1926-03-30 Owens Bottle Co Machine for blowing glass articles
US1856577A (en) * 1929-04-29 1932-05-03 Owens Illinois Glass Co Mold
US2051468A (en) * 1933-06-14 1936-08-18 Owens Illinois Glass Co Glassware forming machine
US2131241A (en) * 1934-10-24 1938-09-27 Ball Brothers Co Fabricating glass machine and method
US2361553A (en) * 1940-08-23 1944-10-31 Walter O Luertzing Apparatus for manufacturing hollow glass articles
US2304736A (en) * 1941-04-24 1942-12-08 Owens Illinois Glass Co Mold lock
US2942382A (en) * 1956-11-19 1960-06-28 Lynch Corp Mold holder and finish ring holder locking means
US3180719A (en) * 1961-09-12 1965-04-27 Owens Illinois Glass Co Mold arm locking and clamping device
US3206296A (en) * 1964-01-15 1965-09-14 Owens Illinois Glass Co Glass molding apparatus
US3472639A (en) * 1966-09-26 1969-10-14 Owens Illinois Inc Glass molding apparatus with mold element aligning means
US4065286A (en) * 1967-04-01 1977-12-27 Hermann Heye Machine for the production of containers or the like of vitreous material
US3499747A (en) * 1967-04-11 1970-03-10 Corning Glass Works Split mold operating and clamping apparatus
US3528796A (en) * 1967-11-24 1970-09-15 Emhart Corp Mold locking mechanism for glassware forming machine
US3580712A (en) * 1969-02-10 1971-05-25 Owens Illinois Inc Glass forming mold elements with yielding supports
DE1911600C3 (de) * 1969-03-07 1980-01-24 Schott-Zwiesel-Glaswerke Ag, 8372 Zwiesel Mehrteilige Form zum Pressen oder Blasen von thermoplastischen Materialien
US3887351A (en) * 1974-07-29 1975-06-03 Corning Glass Works Combined turret positioner and clamp assembly for glass pressing machine
DE2609651C2 (de) * 1976-03-09 1978-04-13 Fa. Hermann Heye, 4962 Obernkirchen Formwerkzeug für schmelzflüssiges Gas
SU638551A1 (ru) * 1977-08-10 1978-12-25 Проектно-конструкторское бюро Гусевского филиала Государственного научно-исследовательского института стекла Устройство дл формовани стеклоизделий
GB2194784A (en) * 1986-09-09 1988-03-16 Emhart Ind Clamps for glass moulding apparatus
GB8829252D0 (en) * 1988-12-15 1989-01-25 Emhart Ind Mould mechanisms

Also Published As

Publication number Publication date
WO1994022775A1 (en) 1994-10-13
ES2155089T3 (es) 2001-05-01
EP0693042B1 (en) 2000-03-15
AU6529994A (en) 1994-10-24
CA2159727A1 (en) 1994-10-13
EP0693042A1 (en) 1996-01-24
DE69423484T2 (de) 2000-11-23
DE69423484D1 (de) 2000-04-20
US5306325A (en) 1994-04-26
CA2159727C (en) 2005-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT693042E (pt) Mecanismo de aperto de moldes para maquina de enformacao de recipientes de vidro
US4009018A (en) Glassware forming machine of the I. S. type with in-line mold motion
CN110546111B (zh) 用于形成玻璃物品的机器的取出机构
JP2002503604A (ja) 首部を有する中空体のための移送装置
CN101426739B (zh) 用于转移玻璃容器的取出装置和方法
US3172152A (en) Waste removal mechanism for a plastic forming machine
JPS59116129A (ja) 平行運動ブランクモ−ルド作動機構
BRPI0415677B1 (pt) “mecanismo para produção de artigos”
EP3718741B1 (en) Openable/closable mold and base mold linkage device of bottle-blowing machine
AR040103A1 (es) Metodo y aparato para soplar y remover contenedores de vidrio
US4004906A (en) Glassware forming machine of the I. S. type for upright press and blow process
US5588981A (en) Apparatus for forming wide mouth glassware
JPS63116830A (ja) 回転式射出吹込成形機
BR102014023343B1 (pt) máquina para formar recipientes feitos de material termoplástico e método de formação de recipientes
US4379581A (en) Take-out tong assembly
US4878935A (en) Supporting mechanism for mould side portions in a glassware forming machine
JPH0653575B2 (ja) インデイビジユアルセクシヨンタイプのガラス製品製造機に使用される移動機構
SU953976A3 (ru) Способ формовани стекл нной тары
BR112017025725B1 (pt) Molde de sopro para insuflar recipientes de materiais termoplásticos
ES2856954T3 (es) Método y mecanismo para abrir y cerrar moldes para una máquina para formar artículos de vidrio
US6811390B1 (en) Rotary extrusion-blow moulding machine with tilting moulds
JPH08300459A (ja) ブロー型の型締め装置
JP2012081722A (ja) 中空成形機
CN213921732U (zh) 一种面膜袋自动投瓶装置
JPS5843256B2 (ja) 二軸延伸ボトル成形方法および装置