PT678835E - Controlador de pecas metalicas essencialmente de moedas - Google Patents

Controlador de pecas metalicas essencialmente de moedas Download PDF

Info

Publication number
PT678835E
PT678835E PT95400901T PT95400901T PT678835E PT 678835 E PT678835 E PT 678835E PT 95400901 T PT95400901 T PT 95400901T PT 95400901 T PT95400901 T PT 95400901T PT 678835 E PT678835 E PT 678835E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
parts
disc
controller according
disk
separation
Prior art date
Application number
PT95400901T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Vergne
Pascal Flocon
Original Assignee
Csee Peage
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Csee Peage filed Critical Csee Peage
Publication of PT678835E publication Critical patent/PT678835E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07DHANDLING OF COINS OR VALUABLE PAPERS, e.g. TESTING, SORTING BY DENOMINATIONS, COUNTING, DISPENSING, CHANGING OR DEPOSITING
    • G07D3/00Sorting a mixed bulk of coins into denominations
    • G07D3/14Apparatus driven under control of coin-sensing elements
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07DHANDLING OF COINS OR VALUABLE PAPERS, e.g. TESTING, SORTING BY DENOMINATIONS, COUNTING, DISPENSING, CHANGING OR DEPOSITING
    • G07D9/00Counting coins; Handling of coins not provided for in the other groups of this subclass
    • G07D9/008Feeding coins from bulk

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Testing Of Coins (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Polyoxymethylene Polymers And Polymers With Carbon-To-Carbon Bonds (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Graft Or Block Polymers (AREA)

Description

>
Γ
DESCRIÇÃO "CONTROLADOR DE PEÇAS METÁLICAS, - ESSENCIALMENTE DE MOEDAS" A presente invenção refere-se a um controlador de peças metálicas recebidas desordenadamente, destinado mais particularmente às moedas ou fichas, por exemplo para o pagamento automático em auto-estradas ou em parques de estacionamento, mas que poderia igualmente ser utilizado para outros usos, por exemplo para a separação de rolamentos ou de rodas.
Existem actualmente várias realizações de controladores de moedas, sobretudo no domínio do pagamento de auto-estradas de tipo automático. Estes aparelhos são concebidos de modo a obedecerem a três requisitos principais: efectuar rapidamente a separação e o controlo das peças, - evitar que o dispositivo de separação unitário das peças perturbe a detecção ou o controlo destas peças, e - resistir às solicitações mecânicas, sobretudo de abrasão e de martelamento, criadas pela queda desordenada das peças.
Estes aparelhos conhecidos resultam geralmente de um compromisso entre os três problemas acima mencionados e não são portanto perfeitos.
Assim por exemplo, são conhecidos aparelhos nos quais a separação e o controlo da.s pecas se efectuam por meio de um 1 ] - I ^ ^ disco alveolado único, não metálico. Um tal disco resiste mal às solicitações mecânicas das peça3, e aooim c-sc frequentemente levado a utilizar uma velocidade de rotação reduzida a fim de diminuir estas solicitações. A velocidade de tratamento das peças encontra-se portanto prejudicada.
Conhecem-se igualmente aparelhos, como os descritos por exemplo na patente francesa No. 2 542 475, que utilizam dois discos distintos, a saber um primeiro disco dentado metálico para a separação das peças e um segundo disco dentado não metálico para a detecção. Daqui resulta um tempo de tratamento das peças mais importante.
Por fim, conhecem-se igualmente aparelhos, como os descritos por exemplo na patente francesa No. 2 633 079, constituídos essencialmente por um único prato circular metálico dentado na sua periferia. Tal prato metálico perturba a detecção das moedas, o que necessita de tratamentos electrónicos e informáticos de filtragem das medidas efectuadas. Resultam daí erros no reconhecimento das peças.
Por outro lado, em todos os aparelhos acima citados, com disco dentado ou alveolado, pode acontecer que duas peças não sejam correctamente separadas e alojarem-se no mesmo dente ou no mesmo alvéolo, em particular para peças cujo diâmetro seja inferior ao raio da maior peça a tratar. Esta má separação induz a erros de autenticação, e quaisquer que sejam os tratamentos informáticos de controlo utilizados.
Conhece-se também pelo documento GB-A-2 121 582, que corresponde ao preâmbulo da reivindicação 1, um controlador de peças no qual o único disco rotativo não é nem dentado, nem alveolado, o que torna ainda mais aleatória a separação das peças, e portanto a sua autenticação. 2
,ρ u A presente invenção tem portanto por objectivo principal minorar todo3 estes inconvenientes e, para isso, ela tem por objectivo um controlador de peças metálicas que compreende: - um disco, motorizado e rotativo, sobre o qual as peças são introduzidas desordenadamente; - uma barreira fixa; e - um dispositivo de reconhecimento de peças que compreende um certo número de sondas dispostas no trajecto do disco; caracterizado por compreender igualmente um segundo disco concêntrico e solidário com o primeiro e rotativo num plano inclinado em relação à horizontal, e por: - o primeiro disco, interno, dito de separação, ser provido de arestas sensivelmente radiais para a separação das peças; - o segundo disco, externo, dito de reconhecimento das peças, estar munido na sua periferia de alvéolos situados no prolongamento das arestas do disco interno para receber as peças assim separadas, sendo as referidas peças mantidas nos referidos alvéolos por uma placa de deslizamento situada sob o disco externo e por um rebordo circular que contorna parcialmente o referido disco externo; e - a barreira fixa ser uma barreira semi-circular colocada ao nivel da separação entre o disco interno e o disco externo para reter as peças sobre o disco interno na parte inferior deste.
Assim, como os dois discos são concêntricos, as funções de separação e de reconhecimento das peças estão perfeitamente separadas sendo efectuadas muito rapidamente. Além disso, esta disposição permite utilizar um material diferente para os dois discos, a saber, um material metálico para o disco interno, a fim de resistir aos choques das peças 3 r u lançadas desordenadamente, e um material não metálico tal como por exemplo um material plástico para o disco externo, a fim de não perturbar a detecção das peças.
De acordo com uma outra caracteristica da invenção, é previsto um dispositivo de reciclagem baixo permitindo, quando duas peças de pequenas dimensões se encontrarem alojadas num mesmo alvéolo do disco externo, reciclar a peça que se encontre mais no interior para o disco interno, antes da sua passagem diante das sondas, sendo este dispositivo constituído por uma separação de forma apropriada localizada na placa de deslizamento das peças. É assim possível separar unitariamente e correctamente todas as espécies de peças metálicas, compreendendo as cujo diâmetro seja inferior ao raio da maior peça a tratar.
De preferência, é previsto igualmente um dispositivo de reciclagem alto permitindo reciclar uma peça qualquer situada num alvéolo do disco externo, para o disco interno, após a sua passagem diante das sondas, sendo este dispositivo de reciclagem alto constituído por uma palheta móvel no prolongamento da placa de deslizamento e comandada pelo dispositivo de reconhecimento de peças, estando esta palheta normalmente oculta na posição de repouso e apresentando na posição activa uma aresta de guiamento que conduz a peça a reciclar para o disco interno.
Assim, uma peça que apresente características que não permitam uma certa discriminação pode ser reciclada a fim de ser novamente tratada, o que permite aumentar consideravelmente a precisão do controlador de acordo com a invenção. O aparelho de acordo com a invenção compreende igualmente um dispositivo de purga automática, permitindo aliviar a tampa do aparelho em caso de entupimento, a fim de 4 L-^ ^^ provocado o Γ~ \i evacuar as peças ou objectos que tenham entupimento para um receptáculo de restituição.
De acordo ainda com uma outra caracteristica da invenção, é previsto um dispositivo de visualização de lotes de peças aceites que compreende pelo menos dois tipos de cavidades diferentes para estes lotes de peças.
Esta disposição permite por exemplo separar as fichas das peças a fim de as orientar para caixas diferentes.
De preferência, o dispositivo de visualização compreende duas cavidades de um primeiro tipo interpostas entre duas cavidades de um segundo tipo, o que permite facilitar o tratamento posterior das peças aceites.
Numa forma de realização particular da invenção, o dispositivo de visualização é constituído por um raspador com dois braços diametralmente opostos, coberto por uma tampa transparente e rotativo sobre o prato circular situado sensivelmente no plano dos dois discos concêntricos, sendo inserida em cada um dos braços do raspador uma cavidade do primeiro tipo, enquanto que as cavidades do segundo tipo são constituídas pelos dois sectores situados de um lado e do outro do raspador.
Por outro lado, o dispositivo de visualização compreende um orifício de evacuação de lado para evacuar as peças que se encontram nas cavidades do primeiro tipo e pelo menos um orifício de evacuação inserido no fundo do prato circular para evacuar as peças que se encontram nas cavidades do segundo tipo.
De preferência, são previstos dois orifícios de evacuação distintos e contíguos no prato circular, o que permite orientar as peças para duas caixas diferentes modificando simplesmente o sentido de rotação do raspador. 5
De acordo com ainda com uma outra caracteristica da invenção, são previstas duas paredes de agulhagem dispostas a seguir à palheta móvel do dispositivo de reciclagem alto, sendo estas paredes de agulhagem comandadas pelo dispositivo de reconhecimento de peças de modo a orientar as peças aceites para um ou para o outro dos dois tipos de cavidades do dispositivo de visualização e as peças não aceites para um receptáculo de restituição.
Uma forma de execução da invenção é descrita a titulo de exemplo, com referência aos desenhos anexos nos quais: a figura 1 é uma vista em planta de um controlador de peças metálicas de acordo com a invenção, representado sem tampa; - a figura 2 é vista em corte segundo a linha II-II da figura 1; a figura 3 é uma vista parcial em corte segundo a linha III-III da figura 1; e - as figuras 4 a 11 são vistas esquemáticas em planta que ilustram as diferentes fases de funcionamento do controlador de acordo com a invenção. 0 controlador de peças metálicas representado nas figuras 1 e 2 compreende em primeiro lugar uma estrutura 1 que constitui um plano inclinado a cerca de 45^ em relação à horizontal e que é parcialmente coberto com uma tampa 2 ligada à estrutura por uma charneira não representada situada na parte alta. São dispostos sob a tampa 2 dois discos concêntricos solidários, a saber um disco interno 3 e um disco externo 4, que são postos em rotação no sentido dos ponteiros de um relógio por meio de um motor 5. O disco interno 3, chamado também disco de triagem ou de separação das peças, recebe as peças deitadas desordenadamente por intermédio de um tubo 6 fixado na tampa 2. Este disco é de preferência realizado em metal, a fim de 6
resistir aos choques das peças, e compreende, para a separação das peças, um certo de número de arestas sensivelmente radiais 7, seis neste exemplo, regularmente repartidas a 60° umas das outras. O disco externo 4, chamado disco de detecção ou de reconhecimento das peças, é de preferência realizado num material não metálico, por exemplo um material plástico apropriado. Está provido na sua periferia com seis alvéolos abertos 8 situados no prolongamento das seis arestas 7 do disco interno 3. Este disco externo é com efeito constituído aqui por seis abas sediadas nos prolongamentos horizontais 9 do disco interno e abrigando assim entre elas os seis alvéolos 8.
Por outro lado, é disposta uma barreira semi-circular 10, solidária com a tampa 2, no limite da separação entre o disco interno 3 e o disco externo 4, de forma a cooperar com uma ranhura 11 prevista para este efeito ao nível dos prolongamentos 9 do disco interno. Esta barreira estende-se sobre cerca da metade da periferia do disco interno e retém assim as peças a separar na parte inferior do disco de triagem.
Quando uma das peças conduzida por uma aresta 7 do disco interno escapa à barreira 10, ela é propulsionada para o alvéolo correspondente 8 do disco externo pelo efeito da força centrífuga. A peça encontra-se então placada contra um rebordo circular 12 que rodeia o disco externo, sendo sempre sustida por baixo por uma placa de deslizamento 13 fixada à estrutura 1 e suportando ao mesmo tempo o referido rebordo circular.
Cada uma das arestas 7 do disco de triagem tem uma altura tal que apenas uma só peça pode ser conduzida de cada vez. Todavia, se pelo efeito do número ou em caso de peças coladas uma sobra a outra devido à sujidade ou à humidade, se 7
encontram várias peças conduzidas ao mesmo tempo, um dispositivo dc limitação de espessura, também chamado raspador, impede a passagem da ou das peças mais altas e repõe-nas na parte inferior do disco de triagem. No exemplo de realização particular aqui descrito, este raspador é constituído por uma lâmina rígida 14 móvel em rotação e translação em torno de um eixo 15 suportado pela tampa 2.
Encontrando-se a peça assim separada num alvéolo 8 do disco externo 3 ela é conduzida por este durante a sua rotação e passa então diante um dispositivo de reconhecimento de peças situado a jusante. Este dispositivo de reconhecimento de peças é constituído aqui por essencialmente três sondas 16, por exemplo sondas electromagnéticas, dispostas sobre o trajecto das peças e permitindo, de forma conhecida em si mesma, medir grandezas ligadas em particular ao material, ao diâmetro e à espessura das peças. Duas destas sondas, situadas por baixo, são incorporadas na placa de deslizamento 13, enquanto que a terceira é fixada por cima sobre um suporte 17 solidário com a tampa 2. As informações fornecidas por estas três sondas são em seguida tratadas num microprocessador e comparadas com parâmetros memorizados a fim de determinar se se trata de peça aceite ou de uma peça que deve ser recusada. Deve aqui notar-se que a detecção electromagnética das peças não é absolutamente perturbada pela presença do disco externo 3, pelo facto de este disco ser realizado em material plástico.
De acordo com o diâmetro das peças a tratar, pode acontecer que duas peças com pequenas dimensões sejam propulsionadas para um mesmo alvéolo 8 do disco externo 3, e não possam assim ser reconhecidas. 0 dispositivo de limitação de espessura 14 não tem com efeito nenhuma utilidade neste caso particular. Para resolver esta situação, o controlador de peças de acordo com a invenção está equipado com um dispositivo de reciclagem baixo constituído, como se pode ver claramente na figura 3, por uma separação 1 8 localizada na 8 t placa de deslizamento 13. Esta separação 18 constitui, no lado exterior, uma aresta 19 de forma particular que permite recolher a peça situada na parte mais interior do disco de triagem. 0 funcionamento do dispositivo de reciclagem baixo é exemplificado na figura 4. Nesta figura, vê-se que duas peças PI e P2 são conduzidas simultaneamente por uma mesma aresta do disco de triagem. A peça PI é propulsionada em primeiro lugar num alvéolo do disco de detecção seguindo uma trajectória que não passa sobre a separação 18. Ela é portanto conduzida normalmente por este alvéolo até às sondas electromagnéticas 16. Pelo contrário, a peça P2 situada mais no interior é propulsionada no mesmo alvéolo do disco de detecção segundo uma trajectória que corta a aresta 19 da separação 18. Ela encontra-se então placada por gravidade no fundo desta separação e obrigada a seguir a direcção imposta pela aresta 19, o que a leva automaticamente para a parte inferior do disco de triagem com vista a tratamento posterior. 0 controlador de acordo com a invenção é igualmente equipado com um dispositivo de reciclagem alto permitindo reciclar as peças que, após passagem diante das sondas 16, não teriam sido reconhecidas com suficiente certeza. Este dispositivo de reciclagem alta é essencialmente constituído por uma palheta móvel 20 colocada no prolongamento da placa de deslizamento 13 e compreendendo uma aresta de guiamento 21. A palheta 20 é accionada por um electro-íman não representado comandado pelo dispositivo de reconhecimento de peças e ela é chamada para a posição de repouso por uma mola igualmente não representada. 0 funcionamento deste dispositivo de reciclagem alta é ilustrado na figura 5 na qual se vê uma peça P3 que é conduzida ao longo do rebordo circular 12 e sobre a placa de deslizamento 13 por um alvéolo do disco exterior. Quando a 9
r~ Lc li palheta 20 está em posição de repouso, ela é colocada num plano suficientemente inferior à pista de deslizamento para que a trajectória da peça em curso de tratamento não seja modificada. Ao contrário, quando a palheta é accionada pelo electro-iman, ela coloca-se ao mesmo nivel que a pista de deslizamento e apresenta então a sua aresta de guiamento 21 que modifica a trajectória natural da peça P3 orientando-a para o interior sobre o disco de triagem. É assim possivel fazer passar várias vezes uma mesma peça diante das diferentes sondas 16, a fim de aumentar a precisão do reconhecimento das peças. O controlador de acordo com a invenção compreende igualmente um dispositivo de purga automática, conhecido em si mesmo, que permite elevar a tampa 2 por meio de um electro-iman não representado. As peças ou objectos que tenham provocado o entupimento são então evacuadas por gravidade para um receptáculo de restituição. O controlador de acordo com a invenção é completado com um dispositivo de visualização dos lotes de peças aceites, compreendendo várias cavidades diferentes para as peças ou fichas. Este dispositivo de visualização é essencialmente constituído por um raspador 22 com dois braços diametralmente opostos, montado de forma móvel em rotação sobre um prato circular 23 paralelo à estrutura 1 e que é contornado quase totalmente por um rebordo 24. O raspador é conduzido em rotação por meio de um motor 25 e ele é coberto com uma tampa transparente 26. Em cada um dos braços deste raspador é inserida uma cavidade 27 afectada por exemplo às fichas, enquanto que as duas outras cavidades 28, afectadas por exemplo às moedas, são formadas de um lado e do outro do raspador nos sectores delimitados pelo rebordo circular 24. É criado um orifício 29 neste rebordo circular 24 para assegurar a evacuação das peças situadas nas cavidades 27. Quanto às peças situadas nas cavidades 28, elas são evacuadas 10 p L· ^ por dois orifícios contíguos 30 e 31 criados directamente no prato circular 23 na parte superior deste. São por outro lado previstos paredes de agulhagem para assegurar a orientação das peças aceites para uma das cavidades 27 ou uma das cavidades 28 do dispositivo de visualização. A primeira parede de agulhagem, que permite orientar as peças para uma das cavidades 27, é essencialmente constituído por uma placa de deslizamento intermediária 32 situada no prolongamento da palheta 20 do dispositivo de reciclagem alto, a um nível ligeiramente inferior ao da placa de deslizamento 13. Esta placa de deslizamento intermediária é barrada por uma palheta 33. A segunda parede de agulhagem, que permite orientar as peça para uma das cavidades 28, é essencialmente constituído por uma placa de deslizamento intermediária 34 situada no prolongamento da placa deslizamento intermediária 32, a um nível ligeiramente inferior ao nível desta. Esta placa de deslizamento intermediária 34 é barrada por duas palhetas 35 e 36, solidárias uma com a outra.
As palhetas 33 e 35-36 são accionadas por meio de electro-ímans não representados comandados pelo dispositivo de reconhecimento das peças e são chamadas para a posição de repouso por molas igualmente não representadas. Na posição de repouso, a palheta 33 nivela-se com a placa de deslizamento intermediária 32, e a palheta 35 nivela-se com a placa de deslizamento intermediária (34, enquanto que a palheta 36 sobressai e constitui assim um obstáculo para as peças.
Na posição activa, as duas palhetas 33 e 35 sobressaem a fim de barrarem a passagem das peças, enquanto que a palheta 36 sobressai ainda mais e descobre então uma abertura permitindo a passagem das peças para baixo. 11 Γ Ο funcionamento da primeira agulhagem é ilustrado na figura 6 na qual se pode ver uma peça P4 em curso de tratamento. Esta peça P4, constituída por exemplo por uma ficha, vem colocar-se automaticamente por gravidade sobre a placa de deslizamento intermediária 32. ela é ali então retida pela palheta 33 em posição activa que lhe faz barragem e a obriga a deslocar-se para a cavidade 27 do dispositivo de visualização que se encontra nesse instante em frente da placa de deslizamento intermediária 32. As peças assim introduzidas na cavidade 27 são em seguida evacuadas, como demonstrado na figura 7, após uma rotação de uma meia volta num sentido ou noutro do raspador 22, pelo orifício 29 previsto para este efeito no rebordo circular 24, para uma caixa particular que poderá com vantagem ser afectada especialmente a fichas. 0 funcionamento da segunda agulhagem é demonstrado na figura 8 na qual se vê uma peça P5 em curso de tratamento. Esta peça P5, constituída por exemplo por uma moeda, vem colocar-se automaticamente por gravidade sobre a placa de deslizamento intermediária 32, depois sobre a placa de deslizamento intermediária 34, na sequência da saída da palheta 33 para a posição de repouso. Pelo contrário, a palheta 35 encontra-se em posição activa, pela acção do seu electro-íman comandado pelo dispositivo de reconhecimento das peças, e faz barragem à peça em curso de tratamento. Em seguida, a peça P5 é desviada para a palheta 36 que apresenta então uma abertura que permite a passagem da peça para a cavidade 28 do dispositivo de visualização que se encontra nesse instante ao nível da referida palheta 36. Deve notar-se além disso que devido à tampa transparente 26, quer o explorador, quer o utilizador, podem visualizar o lote das peças assim constituído na cavidade 28, o que permite evitar eventuais litígios.
Uma vez efectuado e registado o pagamento, o lote das peças P5 correspondente a este pagamento é evacuado quer pelo 12 orifício 30 para a primeira caixa, graças a uma rotação do raspador 22 no sentido dos ponteiros do relógio, como demonstrado na figura 9, quer pelo orifício 31 para uma segunda caixa, graças a uma rotação do raspador 22 no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, como demonstrado na figura 10. Esta disposição permite utilizar à vontade duas caixas diferentes afectas a moedas, em função das necessidades.
Por fim, a figura 11 ilustra o caso de uma peça não aceite, por exemplo uma peça falsa, ou mais geralmente um objecto estranho introduzido no aparelho pelo tubo de entrada 6. Neste caso, a peça P6 não é reconhecida pelo dispositivo de reconhecimento de peças quando esta passa em frente dos detectores 16. Em consequência, as palhetas 33 e 35-36 permanecem na posição de repouso. A peça P6 prossegue portanto a sua trajectória sobre as placas de deslizamento intermediárias 32 e 34, trajectória eventualmente desviada pela palheta 36, e cai automaticamente num receptáculo de restituição não representado previsto para este efeito e que é acessível ao utilizador. Vê-se portanto em definitivo que o controlador de peças de acordo com a presente invenção é de uma grande flexibilidade de utilização, mantendo contudo uma grande fiabilidade e uma grande velocidade de funcionamento.
Lisboa, 24 de Janeiro de 2001
O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
13

Claims (10)

  1. Γ ί—1 ^ REIVINDICAÇÕES 1. Controlador de peças metálicas, essencialmente de moedas que compreende: um disco (3), motorizado e rotativo, sobre o qual as moedas são introduzidas desordenadamente; uma barreira fixa (10); e um dispositivo de reconhecimento de peças que compreende um certo número de sondas (16) dispostas no tra-jecto do disco; caracterizado por compreender igualmente um segundo disco (4) concêntrico e solidário com o primeiro (3) e rotativo num plano inclinado em relação à horizontal, e por: o primeiro disco (3), interno, dito de separação, ser provido de arestas (7) sensivelmente radiais para a separação das peças; segundo disco (4), externo, dito de reconhecimento das peças, estar munido na sua periferia de alvéolos (8) situados no prolongamento das arestas (7) do disco interno (3) para receber as peças assim separadas, sendo as referidas peças mantidas nos referidos alvéo-alvéolos (8) por uma placa de deslizamento (13) situada sob o disco externo (4) e por um rebordo circular (12) que contorna parcialmente o referido disco exter-externo (4); e a barreira fixa (10) ser uma barreira semi-circular disposta ao nível da separação entre o disco interno (3) e o disco externo (4) para reter as peças sobre o disco interno (3) na parte inferior deste.
  2. 2. Controlador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o disco interno (3) ser realizado num material metálico, enquanto que o disco externo (4) é realizado num material não metálico. 1 ] . I____ ^ \Ι
  3. 3. Controlador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caractcrizado por compreender um dispositivo de reciclagem baixo que permite, quando duas peças de pequenas dimensões se encontram alojadas num mesmo alvéolo (8) do disco externo (4), reciclar a peça situada mais no interior para o disco interno (3), antes da sua passagem diante das sondas (16), sendo este dispositivo de reciclagem constituído por uma separação (18) de forma apropriada inserida na placa de deslizamento (13) das peças.
  4. 4. Controlador de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por compreender também um dispositivo de reciclagem alto que permite reciclar uma peça qualquer situada num alvéolo (8) do disco externo (4) para o disco interno (3), após a sua passagem diante das sondas (16), sendo este dispositivo de reciclagem alto constituído por uma palheta móvel (20) situada no prolongamento da placa de deslizamento (13) e comandada pelo dispositivo de reconhecimento de peças, estando esta palheta (20) normalmente oculta na posição de repouso e apresentando na sua posição activa uma aresta de guiamento (21) que leva a peça a reciclar para o disco interno (3).
  5. 5. Controlador de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por compreender também um dispositivo de visualização dos lotes de peças aceites que compreende pelo menos dois tipos de cavidades diferentes (27, 28) para estes lotes de peças.
  6. 6. Controlador de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o dispositivo de visualização compreender duas cavidades (27) de um primeiro tipo interpostas entre duas cavidades (28) de um segundo tipo.
  7. 7. Controlador de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o dispositivo de visualização ser constituído por um raspador (22) com dois braços diametra1 mente opostos, 2 cobertos por uma tampa transparente (26) e que roda sobre um prato circular inclinado (23) situado sensivelmente no plano dos dois discos concêntricos (3, 4), sendo uma cavidade (27) do primeiro tipo inserida em cada um dos braços do raspador (22), enquanto que as cavidades (28) do segundo tipo são constituídas pelos dois sectores situados de um e do outro lado do raspador (22).
  8. 8. Controlador de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o dispositivo de visualização compreender um orifício de evacuação (29) lateral para evacuar as peças que se encontram nas cavidades (27) do primeiro tipo e pelo menos um orifício de evacuação (30, 31) criado no fundo do prato circular (23) para evacuar as peças que se encontram nas cavidades (28) do segundo tipo.
  9. 9. Controlador de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por serem previstos dois orifícios de evacuação distintos e contíguos (30, 31) no prato circular (23), sendo a utilização destes orifícios seleccionada pelo sentido de rotação do raspador (22).
  10. 10. Controlador de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 9, caracterizado por compreender também duas paredes de agulhagem (32, 33, 34, 35, 36) dispostas a seguir à palheta móvel (20) do dispositivo de reciclagem alto, sendo estas paredes de agulhagem comandadas pelo dispositivo de reconhecimento de peças de forma a orientar as peças aceites para um ou para outro dos dois tipos de cavidades (27, 28) do dispositivo de visualização e as peças não aceites para um receptáculo de restituição. Lisboa, 24 de Janeiro de 2001 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    3
PT95400901T 1994-04-22 1995-04-21 Controlador de pecas metalicas essencialmente de moedas PT678835E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9404893A FR2719143B1 (fr) 1994-04-22 1994-04-22 Contrôleur de pièces métalliques, notamment de pièces de monnaie.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT678835E true PT678835E (pt) 2001-04-30

Family

ID=9462437

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95400901T PT678835E (pt) 1994-04-22 1995-04-21 Controlador de pecas metalicas essencialmente de moedas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5573100A (pt)
EP (1) EP0678835B1 (pt)
AT (1) ATE197200T1 (pt)
DE (1) DE69519188D1 (pt)
ES (1) ES2153459T3 (pt)
FR (1) FR2719143B1 (pt)
GR (1) GR3035300T3 (pt)
PT (1) PT678835E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6540888B2 (en) * 2000-11-14 2003-04-01 Marvin Robey Mineral ionizing device
EP1956561B1 (en) * 2005-09-30 2012-01-11 Glory Ltd. Coin sorting system
EP1956563B1 (en) * 2005-09-30 2013-01-09 Glory Ltd. Coin discharger
DE102008010848A1 (de) * 2008-02-25 2009-08-27 Walter Hanke Mechanische Werkstätten GmbH & Co. KG Einwurfvorrichtung für Münzen
ES2401405T3 (es) * 2009-04-17 2013-04-19 Crane Payment Solutions Gmbh Dispositivo para separar y verificar monedas

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3253604A (en) * 1964-08-26 1966-05-31 Wilbur F Read Coin packaging apparatus
US4304247A (en) * 1980-03-12 1981-12-08 Billcon Corporation Of America Differential speed coin sorter
GB2121582A (en) * 1982-04-16 1983-12-21 Icc Machines Sorting and other selection of articles one from another
FR2542475B1 (fr) * 1983-03-09 1985-08-09 Signaux Entr Electriques Controleur de pieces metalliques, en particulier de pieces de monnaie
GB2147443B (en) * 1983-10-04 1987-01-14 Chapman Cash Processing Limite Feeding devices for coins and other articles
FR2633079B1 (fr) * 1988-06-21 1991-10-31 Lehong Son Dispositif de controle automatique de pieces metalliques, notamment de pieces de monnaie
US5232399A (en) * 1992-03-11 1993-08-03 Atoll Technology Devices for the separation of coins, token and the like

Also Published As

Publication number Publication date
GR3035300T3 (en) 2001-04-30
DE69519188D1 (de) 2000-11-30
ATE197200T1 (de) 2000-11-15
FR2719143A1 (fr) 1995-10-27
US5573100A (en) 1996-11-12
ES2153459T3 (es) 2001-03-01
EP0678835A1 (fr) 1995-10-25
EP0678835B1 (fr) 2000-10-25
FR2719143B1 (fr) 1996-06-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5662520A (en) Coin handling apparatus with coin filter and improved coin interlock
CA2262155C (en) Coin distributor
ES2377930T3 (es) Equipo de gestión de monedas
PT678835E (pt) Controlador de pecas metalicas essencialmente de moedas
JPH06254223A (ja) パチンコ遊技機
ES2441209T3 (es) Unidad compacta para medios de validación y pago/devolución de monedas
JP4566104B2 (ja) メダルの投入装置およびメダル貸機
JP2003135709A (ja) パチンコ遊技機
US6283267B1 (en) Coin selector assembly
JP5115142B2 (ja) パチンコ遊技機
JPS6321085A (ja) パチンコ球を用いた遊技機
ES2205606T3 (es) Dispositivo clasificador para aparatos de monedas.
JP4040124B2 (ja) 玉計数機
JP3604633B2 (ja) パチンコ遊技機およびパチンコ遊技機の球抜装置
JP3927686B2 (ja) メダル回収装置
JPH07148315A (ja) 弾球遊技機の振分装置
JPH0249751B2 (pt)
JP5115141B2 (ja) パチンコ遊技機
JP2945305B2 (ja) パチンコ玉計数装置
ES2738878T3 (es) Dispositivo recolector de monedas
JP2007037859A (ja) 遊技機
JP3900641B2 (ja) 景品取得ゲーム機の景品取出し装置
JP3802215B2 (ja) 遊技機の普通電動役物
EP0940776B1 (en) Apparatus for sorting coins
JP3798040B2 (ja) 賞出媒体計数器