PT2995577T - Cápsula económica compatível universal - Google Patents

Cápsula económica compatível universal Download PDF

Info

Publication number
PT2995577T
PT2995577T PT151849270T PT15184927T PT2995577T PT 2995577 T PT2995577 T PT 2995577T PT 151849270 T PT151849270 T PT 151849270T PT 15184927 T PT15184927 T PT 15184927T PT 2995577 T PT2995577 T PT 2995577T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filter
capsule
economic
capsule according
compatible
Prior art date
Application number
PT151849270T
Other languages
English (en)
Inventor
Scapuccin Michele
Original Assignee
La Boutique Del Caffe S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by La Boutique Del Caffe S R L filed Critical La Boutique Del Caffe S R L
Publication of PT2995577T publication Critical patent/PT2995577T/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D85/00Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
    • B65D85/70Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for materials not otherwise provided for
    • B65D85/804Disposable containers or packages with contents which are mixed, infused or dissolved in situ, i.e. without having been previously removed from the package
    • B65D85/8043Packages adapted to allow liquid to pass through the contents
    • B65D85/8061Filters

Description

DESCRIÇÃO CÁPSULA ECONÓMICA COMPATÍVEL UNIVERSAL Campo da invenção 0 objeto da invenção refere-se a uma cápsula de café compatível com inúmeros distribuidores ou máquinas de café.
Estado da técnica É bem sabido que os fabricantes de cápsulas procuram sempre novas formas de cápsulas que garantam a maior compatibilidade com o maior número de máquinas de café no mercado.
Outra tendência é a construção de cápsulas que sejam as mais baratas possível.
Naturalmente, o rendimento em termos do produto fornecido, levando em consideração os dois aspetos acima descritos, deve revelar-se excelente ou melhorar o desempenho das cápsulas originais especificamente construídas para cada distribuidor individual.
Deve-se dizer que os pedidos e serviços para uma cápsula genérica de café são muito diferentes, seja quando são preenchidas com café em pó seja quando contêm produtos solúveis ou produtos foliares.
Na verdade, as prestabilidades das três possibilidades acima mencionadas são bastante diferentes porque diferentes são as necessidades do produto.
Portanto, até à data não existe uma única cápsula para todos os produtos acima mencionados, café em pó, produtos solúveis e produtos foliares que se possa adaptar a inúmeras máquinas presentes no mercado.
Na verdade, é necessário que as referidas cápsulas possam dissolver de forma eficaz o solúvel, sem que nenhuma parte ainda não dissolvida seja liberada ou que permaneça dentro da cápsula não dando o resultado esperado. No caso do café em pó pelo contrário, é essencial que não haja liberação de resíduos na chávena, e é também desejável que se possa criar um creme intenso e persistente.
Finalmente, para os produtos foliares, é igualmente importante que nenhum fragmento do produto seja liberado, assim como a agitação do produto e o fluxo persistente esteja em contato com o material e que dele extraia toda a parte do sabor e as substâncias que podem ser dissolvidas.
Obviamente, todos os requisitos acima mencionados são difíceis de obter com cápsulas de estrutura idêntica, visto que cada um precisa de um particular tipo de filtro.
De fato, os filtros usados nesses setores são especificamente indicados para os vários tipos de produto contido na cápsula, em particular: - o filtro de papel para café em pó e para produtos foliares; a película micro-perfurada ou o alumínio policomposto para produtos solúveis; naturalmente, os vários produtores, devido a requisitos de diversificação, tendem a usar os filtros acima mencionados de forma diferente.
Existem também outros fabricantes que preferem usar um próprio filtro como um disco impresso e perfurado como substituição e alternativa aos filtros económicos acima descritos; no entanto, é evidente que um tal filtro não pode ser único, deve ter caracteristicas diferentes de acordo com o produto café, solúveis, foliares, o que requer o desenvolvimento de moldes muito dispendiosos. Um exemplo do referido filtro é exposto nos documentos W02011080022 e W02012122329.
Em última análise, a escolha decidida por esses produtores com um próprio filtro revela-se uma solução muito mais dispendiosa tanto em termos de realização de mais moldes (cápsula e filtro / s), como em termos de construção da máquina de cápsulas e nem sempre conseguem melhores resultados.
Todavia, todos os filtros acima mencionados precisam ser mantidos e adequadamente apoiados a devida distância do fundo para deixar coar a infusão no fundo da cápsula e recolhe-la à saida para a colocar na chávena.
Este apoio também serve para que o filtro sendo uma película muito fina não se rompa sob o efeito da pressão do fluxo de entrada.
De fato se, se rompesse de forma inesperada, uma parte ou a totalidade do produto contido seria liberado diretamente na chávena. Ou poderia obstruir a máquina tornando-a inutilizável obstruindo a passagem do fluido.
Ainda com uma visão para conter custos, alguns fabricantes criaram uma cápsula num único corpo, de tal modo a cápsula é de tipo auto-protegida sem ter que ser restringida numa atmosfera protetiva dentro de um bolsinho hermético.
No entanto, tal corpo único, apresentando fechada a saída do produto, requer, para ser rota por meios de rutura, de preferência uma agulha / agulhas ou uma lâmina, que antes da saída da infusão se aproximem do corpo único da cápsula e criem uma interrupção da continuidade realizando a abertura de saída.
De preferência, os referidos meios de ruptura fazem parte da máquina distribuidora e são movidos em paralelo à cápsula por um específico atuador.
Devido à diferente configuração de cada máquina, e das predispostas cápsulas especificamente combinadas, os referidos meios de abertura devem penetrar dentro da cápsula de forma medida.
De facto, dependendo da combinação máquina de distribuição e respectivos meios de abertura com as cápsulas predispostas, a entrada dos referidos meios de abertura tem lugar apenas para uma exata medida, isto é, para a exata distância suficiente para abrir o invólucro exterior da cápsula à altura da saída, mas não excessivamente para alcançar o filtro interno.
Por este motivo, o referido filtro deve ser colocado numa medida adequada ao fundo para não ser afetado pelos meios de abertura.
De fato, é evidente que o uso de uma cápsula diferente daquela especialmente projetada para uma específica máquina pode levar à ruptura do filtro pelos meios de abertura com a liberação através do mesmo filtro do produto contido dentro da cápsula na chávena subjacente ou no bloco da própria máquina distribuidora.
Por este motivo, não pode haver cápsulas do tipo compatível com as originais que podem ser usadas em várias máquinas.
Uma outra desvantagem do referido distribuidor é constituída pelo fato de que os referidos filtros perfurados devem ser periodicamente substituídos, devido ao fato de que encontrando, depois de ter perfurado o invólucro exterior da saída da cápsula, elementos estruturais para o apoio do filtro sobrejacente, a respetiva afiação diminui. 0 referido apoio do filtro sobrejante é necessário para não deixar a película do filtro sem um suporte adequado, arriscando a ruptura devido à pressão do fluxo de entrada.
Tendo em conta todos os requisitos contrastantes e todas as desvantagens na adoção de uma cápsula não especificamente projetada para a combinação com a específica máquina distribuidora, é compreensível a dificuldade em superar simultaneamente todas as desvantagens acima mencionadas.
No seguimento da exposição entende-se com o termo "cápsula de café" uma cápsula adequada para conter igualmente outros produtos, e não apenas café em pó, como produtos solúveis e produtos foliares, etc.
Apresentação da invenção - Problemas e Objetivos 0 objetivo principal do objeto da presente invenção é proporcionar uma cápsula de café que supera uma ou mais das desvantagens acima descritas.
Um objeto diferente do objeto da presente invenção é proporcionar uma cápsula que pode ser usada em máquinas que fornecem meios de abertura do fundo para a abertura de saída dos produtos, com diâmetros, medidas ou alturas do fundo de diferentes valores.
Um outro objectivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujos meios de abertura não interfiram em algum modo com o filtro.
Um ulterior objectivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujo filtro seja adequado aos vários produtos contidos no interior da cápsula.
Um ulterior objetivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula que garanta uma longa vida aos meios de abertura e adie uma eventual intervenção de manutenção.
Um importante objetivo da presente invenção é tornar esta cápsula compatível com tantas soluções existentes no comércio, melhorando a gama de produtos que podem ser usados sem nenhum custo adicional para obtê-los.
Um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula que tenha áreas mínimas de estagnação da infusão antes de sair.
Um evidente objectivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula que garanta, a partir das primeiras distribuições (e acima de tudo dos cafés à italiana, ou seja, cafés distribuídos em 30-40 segundos) uma elevada temperatura de saída.
Um diferente objetivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujo fluxo seja guiado durante a saída para evitar esguichos incontrolados à saída.
Um importante objetivo da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujos apoios do filtro sejão distribuídos de forma homogénea no fundo.
Um objetivo igualmente importante da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujos ditos apoios do filtro não obstruam ou obstruam, ou bloquem, de forma significativa, a zona de passagem do fluxo da infusão através do filtro.
Um objetivo notável da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujo filtro tenha uma boa resistência à passagem do fluxo para aumentar o grau de permanência da água em contacto com o produto dentro da cápsula antes de passar pelo referido filtro.
Um objetivo essencial da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujo filtro, mesmo em gravosas condições de utilização, como na distribuição de um café cheio "americano" que dura cerca de 60-80 segundos com pressões de 19 bar, não ceda nem se rompa, permitindo passar através dele o produto dentro da cápsula.
Um objetivo desejável da presente invenção é proporcionar uma cápsula, cujo material de que é constituído o filtro seja um material altamente inerte, para uso alimentar, mesmo às altas temperaturas a que está sujeito.
Um objetivo importante da presente invenção é proporcionar uma cápsula cujo material de que é constituído o filtro seja um material que tem uma carga de rutura superior ao do habitual filtro de papel com a mesma gramagem.
Exposição da invenção
Todos os objetivos acima mencionados são alcançados por uma cápsula hermética feita de um único corpo, compreendendo um corpo tubular cuja abertura superior é fechada por um septo de fecho e no inferior está provida com um fundo, em cujo centro disposto sobre um degrau saliente exteriormente em relação ao fundo, há uma área de abertura adequada para ser aberta pelos meios de abertura da máquina de distribuição, sendo presente um filtro de falso tecido dentro da cápsula perto do fundo, cuja gramagem seja compreendida entre 40e 200 gr/mqe cuja espessura seja compreendida entre 0,1 e 0,9 mm, estando o referido filtro distanciado do fundo por uma série homogeneamente espaçada de distanciadores.
Especificamente, a cápsula é constituída por um corpo numa peça com a parte centralmente exposta do fundo saliente sobre um degrau voltado para o externo da cápsula e compreendendo uma membrana permeável distanciada do fundo da cápsula apoiada por meio de distanciadores sendo a referida membrana constituída por falso tecido, de preferência de polipropileno, cuja gramagem seja compreendida entre 40 e 200 gr / mq e cuja espessura seja entre 0,1 e 0,9 mm.
Características vantajosas da invenção
Vantajosamente, a referida cápsula é feita de um único molde, tornando a sua produção economicamente vantajosa, também e sobretudo por termoformação, empregando assim um material que garante um excelente valor de impermeabilidade ao oxigénio e tornando o ensacamento supérfluo dentro de um recipiente externo da cápsula.
Vantajosamente, a referida cápsula é compatível com inúmeros distribuidores sendo a distância entre a zona de abertura e a dimensão do filtro na parte superior a essa, zona de abertura, suficiente para que os meios de abertura não afetem o referido filtro, e de preferência distanciada de 0,2 a 3 cm e ainda mais preferencialmente de 0,25 a 2 cm e otimamente de 0,3 a 1 cm.
Convenientemente, a referida zona de abertura tem um diâmetro (dentro do degrau) não inferior a 4 mm, e de preferência 5 mm, de modo que cada lâmina, como meio de abertura das várias máquinas de distribuição, possa penetrar dentro do degrau presente no fundo, rompendo a zona de abertura, sem encontrar nenhum obstáculo. Vantajosamente, a referida zona de abertura tem um diâmetro interno não superior a 15 mm, e de preferência 10 mm, e ainda mais preferivelmente 7 mm, de modo que a área sobre jacente livre e não apoiada pelos distanciadores do filtro em relação ao fundo não seja excessivamente grande para causar a rutura do filtro de falso tecido nas espessuras e gramagens da invenção sob a ação da pressão do fluxo da infusão. Vantajosamente, a zona sobre jacente entre a zona de abertura e o filtro está livre de qualquer elemento estrutural e / ou de apoio do filtro, evitando que a lâmina, como meio de abertura das várias máquinas de distribuição, possa ao longo do tempo e com o uso perder o fio e a capacidade de cortar ou romper a zona de abertura.
Vantajosamente, no fundo da cápsula no lado interno estão distanciadores capazes de manter o filtro a uma distância do fundo e permitir que o fluido distribuído atinja a abertura de salda; preferivelmente os ditos distanciadores estão distribuídos de forma homogénea no fundo, de modo que não se crie uma zona sem apoio com um diâmetro não superior a 15 mm e, de preferência 10 mm, e ainda mais preferivelmente 7 mm, de modo que a dita zona do filtro não apoiada seja excessivamente larga e cause a rutura do filtro de falso tecido nas espessuras e gramagens da invenção sob a ação da pressão do fluxo da infusão; e ainda mais preferivelmente os referidos distanciadores sobressaem do fundo da cápsula não mais que 1 cm e preferivelmente não mais que 5 mm, e ainda mais preferivelmente não mais que a 2,5 mm para não criar uma zona de estagnação superior a 1/5 e, de preferência, maior que 1/10 do volume do corpo da cápsula, de maneira a evitar o abaixamento da temperatura, sobretudo para as primeiras chávenas da distribuição, para o café italiano, e para ter a quantidade mínima de produto de infusão não liberado, mesmo no uso da cápsula com disposição de eixo horizontal.
Vantajosamente, ademais os referidos distanciadores não obstruem significativamente a área de passagem do filtro, contro a qual o último se apoia, em particular eles obstruem de 1/5 a 1/10 da superfície do referido filtro, evitando ter uma superfície excessivamente pequena do filtro com consequente excessiva tensão nas superfícies livres do filtro. Na verdade, embora tal excessiva tensão possa ser compensada por um filtro de alta espessura ou por um filtro com uma alta carga de rutura, todavia o aumento das características acima mencionadas conduz a um agravamento da permeabilidade reduzindo o fluxo sobre uma superfície já limitada e obstruída pela presença dos referidos distanciadores. Por conseguinte, o dito falso tecido com os referidos distanciadores que não obstruem mais de 1/5 a 1/10 da área de passagem do filtro, atinge o objetivo de não solicitar excessivamente as partes livres do referido filtro.
Vantajosamente além disso, o referido filtro em falso tecido envolve uma resistência não negligenciável à passagem do fluxo (nas espessuras e gramagens utilizadas na presente invenção), essa resistência é importante para ter, pelo menos nos instantes iniciais de distribuição, uma permanência de água com o produto presente na cápsula e evitar uma saída direta rápida e sem resistência do fluxo desde a entrada até a saída, o que resultaria num produto aguado, com um falso tecido que apresenta uma permeabilidade compreendida entre 250 e 150 1 / min (IS09273) ou compreendida entre 2000 e 1400 1 / mqs (Glatfelter) é possível obter tal resistência. É evidente a importância que o referido filtro feito de falso tecido seja o mais possível um produto que possa entrar em contato com material alimentar e, portanto, que seja o mais inerte possível, seja para a longa permanência em contato antes do uso e seja durante a utilização encontrando-se a temperatura e pressões muitas elevadas 100° e 19 bar, tais características são principalmente do falso tecido em polipropileno.
Vantajosamente, o referido filtro em falso tecido com uma densidade compreendida entre 50 g / dmc e 300 g / dmc é capaz de evitar qualquer liberação de partículas sólidas na infusão/ especialmente para os graus habituais de moagem de café. É muito importante que, especialmente a altas temperaturas, e com as pressões das máquinas que podem atingir 19 bar, o filtro não se rasga e que resista ao longo de todo o tempo da distribuição inclusivamente dos cafés longos americanos, portanto, a espessura do falso tecido deve estar compreendida entre 40 e 200 gr / mq e preferivelmente entre 50 e 150 gr / mq e ainda mais preferivelmente entre 60 e 120 gr / mq. Vantajosamente, a referida zona de abertura é de uma espessura reduzida de 20 a 70%, e preferivelmente de 30 a 50%, em relação à espessura do corpo tubular ou do fundo da cápsula, permitindo uma fácil abertura da zona de abertura por parte dos meios de abertura movidos pelo distribuidor, evitando que estes se consumam ou que a lâmina perca o fio.
Vantajosamente, o referido filtro de falso tecido é saldado pelo menos na borda perimetral e / ou na parte superior saliente dos distanciadores, no entanto, esse pode permanecer validamente encostado em apoio com a coroa circular interna do corpo da cápsula, presente perto do fundo, propulsionado pela pressão do material dentro da cápsula, evitando que o mesmo material possa derramar-se entre o corpo e a borda circunferencial do próprio filtro.
Vantajosamente, o referido filtro de falso tecido tem uma carga de ruptura maior de pelo menos 5 vezes em comparação com a carga de rutura do filtro de papel com a mesma gramagem, facilitando a resistência à pressão do fluxo em correspondência especialmente com a zona de abertura; embora, para obter um filtro adequado para o efeito, poder-se-ia utilizar um filtro de espessura extremamente reduzida, para obter uma compatibilidade do filtro de falso tecido para qualquer produto café em pó, produtos foliares, produtos solúveis, adotou-se uma espessura comparável ou superior à dos filtros de papel.
Em particular, a gramagem permitida para filtros de falsoteci do varia de 40 a 200 gr / mq e preferivelmente de 50 a 150 gr / mq e ainda mais preferivelmente de 60 a 120 gr / mq; com espessuras compreendidas entre 0,1 e 0,9 mm preferivelmente entre 0,2 a 0,8 mm, e ainda mais preferivelmente entre 0,4 a 0,7 mm.
Vantajosamente, o referido filtro de falso tecido mantém invariáveis as características de resistência mecânica sejam a seco seja em úmido, evitando que se rasgue durante a distribuição.
Vantajosamente, o referido filtro de falso tecido tem uma porosidade inferior 2 a 10 vezes em relação à porosidade de um filtro de papel da mesma espessura podendo, por isso, adoptar um filtro em falso tecido de maior espessura sem introduzir significativas resistências à passagem da infusão, pela mesma razão podem ser utilizadas as espessuras de 0,1 a 0,9 mme a gramagem permitida 40-200 gr / mq.
Deve-se acrescentar que, embora hipoteticamente, o falso tecido tenha sido usado desde há algum tempo como filtro, todavia no sector sempre se considerou que o falso tecido não era adequado para tal uso. De fato, as experiências tinham demonstrado que o falso tecido não dava bons resultados na distribuição, ou rompia-se frequentemente, ou que não tinha uma adequada resistência à tensão ou não permitia a passagem das partículas ou bloqueava excessivamente o fluxo devido à alta resistência executada, mas sobretudo do ponto de vista qualitativo. Portanto, todas os tentativos desenvolvidos levaram os especialistas da indústria a abandonar tal produto como um filtro para cápsulas de café. Embora na literatura entre todos os materiais que pudessem ter as características adequadas para funcionar como um filtro, fosse citado o filtro de papel adicionado com fibras sintéticas ou com apenas fibras sintéticas, na realidade e com base em experimentos foi estabelecida a impossibilidade de utilizar tal material para cápsulas de café, por isso, nunca uma cápsula de café com um filtro de falso tecido foi colocada no mercado. Somente agora, depois de muitos testes e experiências, e em contraste com a crença do sector, verificou-se que é possível usar o falso tecido como filtro, mas apenas na faixa restrita de espessuras e gramagens. Portanto, apenas um filtro de falso tecido com as características de gramagem e espessura acima citadas objeto da presente invenção, permitiu finalmente a utilização de falso tecido como filtro para cápsulas de café com os resultados técnicos exibidos e o ótimo rendimento qualitativo.
Breve descrição dos desenhos
As caracteristicas técnicas da invenção, de acordo com os objectivos acima mencionados, são claramente evidentes a partir do conteúdo das reivindicações abaixo mencionadas e as suas vantagens tornar-se-ão mais evidentes na detalhada descrição. A seguir apresentada, feita com referência aos desenhos anexos, que representam uma forma de realização puramente exemplificativa e não limitativa do mesmo, em que: a fig. 1 mostra, de acordo com uma vista em perspetiva a partir de cima, a cápsula objeto da invenção, na qual se destaca da cápsula o fundo da parte interna; a fig. 2 mostra uma vista em perspetiva inferior da cápsula objecto da invenção com o fundo visível evidenciado da parte externa da cápsula; a fig. 3 mostra, de acordo com uma vista plana, a cápsula objeto da invenção vista a partir de baixo; fig. 4 mostra, de acordo com uma vista plana, a cápsula objeto da invenção vista de cima; a fig. 5 mostra uma secção de acordo com o plano A-A da fig. 3 da cápsula objeto da invenção; fig. 6 mostra uma ampliação da fig. 5 com o posicionamento do filtro em falso tecido colocado perto do fundo apoiado nos distanciadores; as figs 7 e 8 mostram uma secção de acordo com um plano vertical que passa através do eixo principal a partir de duas diferentes perspetivas da cápsula objeto da invenção; as figs 9, 10, 11 e 12 correspondentes respetivamente às figuras 1, 2, 3 e 4 mostram uma forma de realização alternativa da cápsula objecto da invenção, com particular atenção à disposição dos distanciadores do filtro ao fundo da cápsula, à presença de um distanciador central que rodeia a cavidade na parte interna do degrau no qual está presente o septo de encerramento, enquanto que no exterior o referido degrau está parcialmente rodeado por algumas nervuras de reforçamento do fundo da cápsula.
Descrição detalhada A cápsula 1 objeto da invenção é feita com um único molde e, desta forma, consegue-se a importante caracteristica da autoproteção, sem, portanto, exigir que seja confinada dentro de um saco adicional para comercialização.
Naturalmente, o corpo tubular 2 da cápsula 1 está sempre aberto na parte superior de modo a poder colocar dentro do volume por ele compreendido o café em pó e outro material, e sucessivamente hermeticamente selado por uma película poli composta com alumínio saldado nos bordos superiores 3 do corpo tubular 2. A parte inferior do corpo tubular 2 da cápsula 1 é fechada por um fundo 4.
Para ser auto-protegida, mas também compatível com todas as máquinas que têm a lâmina de abertura da saída central, o septo de encerramento 5 deve ser posicionado muito exposto, num degrau 6 saliente em relação ao fundo 4.
Desta forma, seja as máquinas que tenham uma abertura das lâminas de abertura muito contida, seja as máquinas que tenham uma abertura muito evidente das lâminas de abertura conseguirão interferir e abrir tal septo de encerramento 5, criando a abertura necessária para a saida dos produtos a serem dispensados.
Agora, o fato de que o referido septo de fechamento 5 se apresente como uma parte central muito exposta e separada do fundo 4, disposta num degrau 6, unido ao fato de que a cápsula 1 deve ser realizada com uma única moldagem, segue que no centro, no lado interno do degrau, a peça está vazia, como uma cavidade 7, em particular a referida cavidade 7 está desprovida de qualquer apoio para o filtro interno 8, na parte situada acima desta porção de cavidade vazia 7.
No entanto, sem suporte central adequado, os filtros permeáveis normais não são adequadamente suportados e sob pressão, eles rompem-se: esses filtros normais são o filtro de papel, os microperfurados ou o alumínio.
Eventualmente, pode-se considerar um aumento da espessura do material dos filtros acima mencionados, mas sem resultado satisfatório (eles continuam a ceder após um certo tempo, seja pela crescente pressão que pela temperatura que modifica as características técnicas dos mesmos, seja pela redução da carga de rutura a húmido), além disso aumenta excessivamente a sobrepressão piorando a qualidade do produto na chávena.
Somente com um filtro interno 8 constituído por uma membrana de falso tecido se pode obter um resultado positivo.
Esta membrana de falso tecido é adequadamente soldada num degrau 9 no corpo lateral 2 perto do fundo 4.
Eventualmente ou alternativamente, o referido filtro interno 8 é soldado na parte saliente superior 10 dos distanciadores 11 que emergem do fundo 4.
No entanto, é possível garantir a retenção do produto dentro da cápsula, embora o filtro seja simplesmente apoiado na coroa circular (passo 9) graças à pressão do produto acima localizado contido na cápsula.
Por conseguinte, tal filtro interno 8 está distanciado do fundo 4 da cápsula 1 através dos referidos distancidores 11 que são tratos de nervuras radiais distanciadas umas das outras convergindo para o centro do fundo.
As referidas nervuras radiais emergem do fundo 4 e formam uma parte integral com ele, visto que o corpo da cápsula 1 é realizado numa única moldagem.
Um especto muito importante da cavidade 7 é que ela esteja livre de qualquer parte estrutural ou de suporte do filtro 8, isto consente seja a produção económica da cápsula 1 numa única moldagem seja evitar o bloqueio ou a rutura das lâminas de abertura movidas pelo distribuidor ou que elas possam perder o fio ao longo do tempo, dado que não encontram muitas vezes, devido à abertura da zona de abertura, elementos substanciais e de relevo.
Além disso, sempre com o objectivo acima mencionado, a zona de abertura 5 é reduzida em relação à espessura do bordo ou do fundo, preferivelmente de um valor de 20 a 70% e preferivelmente de um valor de 30 a 50%. Mesmo com os valores mínimos expostos da zona de abertura 5, a estanquidade da cápsula 1 è sempre salvaguardada, impedindo que essa deva ser colocada numa bolsa, em atmosfera inerte, durante a embalagem de comercialização, a fim de garantir a caracteristica de autoproteção. A titulo de exemplo, expõem-se os valores das caracteristicas técnicas para os vários materiais utilizados como filtro:
Filtro de papel de 27 gr / mq
Espessura 0,1 mm; Carga de ruptura longitudinal (IS01924) 15 N / 15mm; carga de rutura transversal (tensile strength in cross direction) 6 N / 15mm;
Resistência à tração a húmido 4 N / 15mm; Porosidade (Glatfelter) 536 1 / mqs.
Filtro de papel de 38 gr / mq
Espessura 0.17mm; Carga de ruptura longitudinal (IS01924) 23 N / 15mm; Carga de rutura transversal 17 N / 15mm; Resistência à tração a húmido 7.7 N / 15mm; Porosidade (Glatfelter) 882 1 / mqs.
Filtro de papel de 60 gr / mq
Espessura 0,16 mm; Carga de ruptura longitudinal (IS01924) 30 N / 15mm; Carga de rutura transversal 23 N / 15mm; Resistência à tração a húmido 7.0 N / 15mm; Tempo de filtragem (WS008) 882 1 / mqs. 40 g / m2 de falso tecido (polipropileno)
Espessura 0,37mm; Carga de rutura longitudinal e transversal (tensile strength in machine direction and cross direction) (IS09073) 65N;
Carga de rutura longitudinal e transversal a úmido: idem seco; Permeabilidade (ISO 9273) 220 1 / min aproximadamente (Glatfelter) 1800 1 / mqs Falso tecido de 50 g / mq (em polipropileno)
Espessura 0.44mm; Carga de rutura longitudinal e transversal (ISO9073) 77N; Carga de rutura longitudinal e transversal a húmido: idem seco;
Permeabilidade (ISO 9273) 210 1 / min, aproximadamente (Glatfelter) 1750 1 / mq
Falso decido de 60 g / mq (em polipropileno)
Espessura 0.45mm; Carga de rutura longitudinal e transversal (ISO9073) 105N; Carga de rutura longitudinal e transversal a húmido: idem seco;
Permeabilidade (ISO 9273) 200 1 / min, aproximadamente (Glatfelter) 1666 1 / mqs
Falso tecido de 100 g / mq de (em polipropileno) Espessura 0,57mm; Carga de rutura longitudinal e transversal (ISO9073.3) 180N; Carga de rutura longitudinal e transversal a húmido: idem seco;
Permeabilidade (ISO 9273) 200 1 / min.; Alongamento em rutura longitudinal /transversal (elongation in machine direction and cross direction) (ISO9073.3) 70% / 80%; rasgo longitudinal / transversal ((tearing strength in machine direction and cross direction) (ISO9073.4) 75N / 70N, permeabilidade (IS09273) 220 1 / min. A partir dos valores acima mencionados, obtém-se em termos gerais que o filtro de falso tecido tem uma carga de rutura tal que permite a sua utilização, em combinação com a cápsula da invenção, em particular acima da zona de abertura, sem que tal filtro se possa romper, após a pressão do fluxo, embora subjacentemente não exista nenhum elemento de apoio subjacente; e fora da zona de abertura, tendo em mente a presença e a distribuição dos distanciadores.
Além disso, a partir dos valores acima espostos, verifica-se que tal resistência é também mantida durante a permeação da infusão, uma vez que o corte a úmido não é influenciado pelo grau de humidificação do filtro, evitando assim ter que aumentar a espessura para ter em consideração a desvantagem de uma redução na resistência à tração a húmido.
Podendo, por último, ser garantida uma porosidade de 2 a 10 vezes menor do que a porosidade de um filtro de papel da mesma espessura, como se pode inferir dos dados de permeabilidade acima expostos, o uso de um filtro de falso tecido, mesmo com uma gramagem de 4 a 10 vezes maior do que um filtro de papel não apresenta nenhum inconveniente. Não se indicam os dados caracteristicos dos filtros constituídos por uma película microperfurada ou de alumínio visto que o material PET-PP e o alumínio apresentam um valor de permeabilidade nulo ou insignificante e, portanto, necessitam para funcionar como um filtro de ser microperfurados ou rasgados para deixar passar a infusão (especialmente para produtos solúveis). A presença de tais micro-furos, pela grandeza e densidade, condiciona diretamente as características de resistência no rasgamento e na carga de rutura. 0 emprego de um filtro de falso tecido na presença de produtos solúveis, consegue eficazmente dissolver tais produtos solúveis mesmo durante a passagem através do próprio filtro, mas evitando que partes não completamente diluídas e dissolvidas possam passar através de tal filtro. Atualmente, pelo contrário os aspetos da completa diluição e de evitar a liberação de produtos solúveis não dissolvidos, para as cápsulas que adotam uma pelicula microperfurada ou o alumínio policomposto devem ser resolvidos com uma presença persistente do fluxo de vapor dentro da cápsula e / ou um notável movimento turbulento e não-linear do fluxo de entrada e de saída.
Tais medidas, com um filtro de falso tecido, na presença de produtos solúveis, tornam-se de importância secundária, garantindo assim um excelente resultado para uma única cápsula, equipada com um único filtro para qualquer produto, café em pó, produtos foliares, produtos solúveis, dos quais a cápsula é preenchida.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Cápsula de café compatível universal de tipo hermético, realizada num único corpo, compreendendo um corpo tubular (2) cuja abertura superior é fechada nos bordos superiores (3) por um septo de fecho e na parte inferior está provida de um fundo (4) e, no centro do fundo (4), está apoiada num degrau (6) que se projects externamente em relação ao fundo (4), uma zona de abertura (5) adaptada para ser aberta pelos meios de abertura da máquina de distribuição, caracterizada pelo facto de que existe um filtro (8) feito de falso tecido dentro da cápsula (1) perto do fundo (4), cujo peso é entre 40 e 200 gr / mq e cuja espessura está entre 0,1 e 0,9 mm, sendo o referido filtro distanciado do fundo por uma série de destanciadores homogeneamente espaçados.
  2. 2. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida cápsula {1) ser feita num único molde.
  3. 3. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida cápsula (1) ser compatível com vários distribuidores, uma vez que a distância entre a zona de abertura (5) e a porção do filtro (8) na parte superior é suficiente para que os meios de abertura não possam danificar o referido filtro (8) e, preferivelmente distante de 0,2 a 3 cm e ainda mais pref erivelmemte de 0,25 a 2 cm e otimamente de 0,3 a 1 cm.
  4. 4. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a região de abertura da referida cápsula (1) ter um diâmetro, dentro do degrau (6), não inferior a 4 mm, e preferivelmente 5 mm.
  5. 5. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a região de abertura da referida cápsula (1) ter um diâmetro, dentro do degrau (6), não superior a 15 mm, de preferência 10 mm, e ainda mais preferencialmente 7 mm.
  6. 6. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a área superior entre a abertura e o filtro, definida como a cavidade (7), estar livre de qualquer elemento estrutural e / ou de suporte do filtro (8).
  7. 7. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, no fundo (4) da cápsula (1) no lado interno, existirem distanciadores (11) capazes de manter o filtro (8) distanciado do fundo (4) e permitir que o fluido dispensado atinja a abertura de saída (5), de preferência os referidos distanciadores sobressaem do fundo da cápsula não mais de 1 cm e de preferência não mais de 5 mm, e ainda mais preferencialmente não mais de 2,5 mm de modo a não criar uma área de estagnação maior que 1/5 e, de preferência, maior que 1/10 do volume do corpo da cápsula.
  8. 8. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, no fundo (4) da cápsula (1), no lado interno, os referidos distanciadores (11) capazes de manter o filtro (8) distanciado do fundo (4) obstruem um área de passagem entre 1/5 e 1/10 da superfície do filtro.
  9. 9. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida zona de abertura (5) ter uma espessura reduzida de 20 a 70%, e de preferência de 30 a 50%, em relação à espessura do corpo tubular (2) ou do fundo (4) da cápsula (1).
  10. 10. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) feito de falso tecido ser soldado pelo menos num bordo (9) perimetral e/ou na parte saliente (10) superior dos distanciadores (11).
  11. 11. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) de falso tecido ter uma gramagem de 40 a 200 gr / mq e de preferência de 50 a 150 gr / mq e ainda mais preferencialmente de 60 a 120 gr / mq.
  12. 12. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) de falso tecido ter uma espessura entre 0,1 a 0,9 mm e de preferência de 0,2 a 0,8 mm, e ainda mais preferencialmente entre 0,4 e 0,7 mm.
  13. 13. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) de falso tecido ter uma carga de ruptura superior pelo menos 5 vezes em comparação com a carga de ruptura do filtro de papel com o mesmo peso.
  14. 14. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) de falso tecido ter uma permeabilidade entre 250 e 150 1 / min (IS09273) ou entre 2000 e 1400 1 / mqs (Glatfelter) .
  15. 15. Cápsula económica compatível universal de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido filtro (8) de falso tecido ter uma densidade entre 50 g / dmc e 30 0 g / dmc.
PT151849270T 2014-09-11 2015-09-11 Cápsula económica compatível universal PT2995577T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITPD20140232 2014-09-11

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2995577T true PT2995577T (pt) 2018-01-29

Family

ID=51846823

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT151849270T PT2995577T (pt) 2014-09-11 2015-09-11 Cápsula económica compatível universal

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2995577B1 (pt)
ES (1) ES2663560T3 (pt)
PL (1) PL2995577T3 (pt)
PT (1) PT2995577T (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2668078B1 (es) * 2016-11-15 2019-02-21 Alcantara Francisco Navarro Capsula para la preparacion de bebidas
BR112019022024B8 (pt) * 2017-05-12 2023-10-10 Galvao & Noronha Lda Cápsula e sistema para preparação de um produto edível
NL2020063B1 (en) * 2017-12-12 2019-06-21 Euro Caps Holding B V Capsule for preparing a beverage, comprising a valve element and a labyrinth
EP4172069A1 (en) * 2020-06-24 2023-05-03 Société des Produits Nestlé S.A. Capsule for producing a beverage with filter disc

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE602004007478T2 (de) * 2004-03-26 2008-04-10 Illycaffe S.P.A. Anordnung zur Zubereitung eines Getränkes aus einer in einer Kartusche enthaltenen Pulversubstanz
IT1396947B1 (it) * 2009-12-16 2012-12-20 Illy Capsula per la preparazione di una bevanda
CN103038144A (zh) * 2010-06-18 2013-04-10 比塞尔康控股有限公司 用于通过提取制备饮料的容器、装置以及方法
GB2488799A (en) * 2011-03-08 2012-09-12 Kraft Foods R & D Inc Drinks Pod without Piercing of Outer Shell
EP2662314A1 (en) * 2012-05-07 2013-11-13 Nestec S.A. An ingredient capsule for beverage preparation
EP2757055A1 (en) * 2013-01-17 2014-07-23 Tuttoespresso S.r.l. Capsule and system for beverage preparation

Also Published As

Publication number Publication date
EP2995577B1 (en) 2017-10-18
EP2995577A1 (en) 2016-03-16
PL2995577T3 (pl) 2018-04-30
ES2663560T3 (es) 2018-04-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2995577T (pt) Cápsula económica compatível universal
AU2007255494B2 (en) Capsule with reduced dripping
ITMI20090571A1 (it) Cartuccia per caffe' e prodotti solubili per la preparazione di bevande
BR112018068909B1 (pt) Cápsula para produtos de infusão, particularmente para café
US20140205721A1 (en) Coffee capsule
PT2287090E (pt) Cápsula para a preparação de um extracto de café tendo uma estrutura que facilita a perfuração para injecção de água
ITMI20061503A1 (it) Perfezionamenti di capsule contenenti una sostanza in polvere da cui estrarre una bevanda,preferibilmente caffe' espresso
BR112013022869B1 (pt) cápsula que contém um ou mais ingredientes de bebida, método de dispensação de uma bebida feita a partir dos ingredientes de bebida na cápsula e método para produzir a cápsula de bebida
PT2129595E (pt) Cápsula para ingredientes de bebida
PT2210826E (pt) Cápsula com elemento de perfuração integrado e sistema para preparação de uma bebida
PT1792850E (pt) Cápsula de dose
BRPI1004170A2 (pt) cÁpsula para a preparaÇço de um extrato de cafÉ com uma estrutura que facilita perfuraÇço para injeÇço de Água
BR112014027849B1 (pt) cápsula
ES2562759T3 (es) Cápsula para elaboración de bebida
IT202000030299A1 (it) Capsula compostabile per la preparazione di bevande ad infusione o solubili
BR112019019085B1 (pt) Cápsula para preparação de bebidas
BR112019005423B1 (pt) Cápsula de porção única para produção de uma bebida
BR112018071529A2 (pt) cápsula para fazer uma bebida
BR112018071529B1 (pt) Cápsula para fazer uma bebida
EP4353625A1 (en) A capsule comprising a spout body that is equipped with one or more free sagging locations in between sets of supporting ribs for controlled opening
IT201900003716U1 (it) Capsula per il contenimento di una sostanza alimentare atta a interagire con un fluido in pressione iniettato all’interno di detta capsula per l’ottenimento di una bevanda in uscita da detta capsula.
IT201800002197U1 (it) Capsula per l'erogazione di una bevanda
IT201600127714A1 (it) Capsula per il contenimento di una sostanza alimentare atta a interagire con un fluido in pressione iniettato all’interno di detta capsula per l’ottenimento di una bevanda in uscita da detta capsula.
IT201800005687A1 (it) Capsula per la preparazione di bevande.
BR112020015613A2 (pt) Cápsula com válvula de desgaseificação