PT2989415T - Sistema e método de desarmamento para desarmar cartuchos de munições - Google Patents

Sistema e método de desarmamento para desarmar cartuchos de munições Download PDF

Info

Publication number
PT2989415T
PT2989415T PT147190037T PT14719003T PT2989415T PT 2989415 T PT2989415 T PT 2989415T PT 147190037 T PT147190037 T PT 147190037T PT 14719003 T PT14719003 T PT 14719003T PT 2989415 T PT2989415 T PT 2989415T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bullet
cartridge
housing
extracting
extraction head
Prior art date
Application number
PT147190037T
Other languages
English (en)
Inventor
Ramí Porté Sergio
Cans Vázquez Miguel
Original Assignee
Maxamcorp Holding Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maxamcorp Holding Sl filed Critical Maxamcorp Holding Sl
Publication of PT2989415T publication Critical patent/PT2989415T/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B33/00Manufacture of ammunition; Dismantling of ammunition; Apparatus therefor
    • F42B33/06Dismantling fuzes, cartridges, projectiles, missiles, rockets or bombs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
SISTEMA E MÉTODO DE DESARMAMENTO PARA DESARMAR CARTUCHOS DE
MUNIÇÕES
Objeto da Invenção [0001] O objeto da invenção está compreendido no campo de desarmar cartuchos de munições e refere-se a um método e sistema que permite separar um cartucho de munições nos seus diferentes componentes para os reutilizar.
Antecedentes da Invenção [0002] Processos de desarmar munições são de certo modo conhecidos no sector do armamento. Por um lado, é conveniente recuperar a pólvora de elementos não usados e, por outro lado, é conveniente tornar inertes outros elementos potencialmente perigosos.
[0003] Uma maneira conhecida de descartar munições obsoletas é introduzi-las em fornos enquanto ainda armadas, o que requer um elevado consumo de energia e resulta numa grande quantidade de gases que têm de ser filtrados e processados para reduzir as emissões que, mesmo depois disso, são ainda bastante consideráveis. Isto afeta notoriamente os custos de desmilitarização e o retorno económico dos materiais recuperados/reciclados.
[0004] Até à data, não há ainda nenhuma máquina que realize integralmente e automaticamente todas as tarefas de desarmar cartuchos de munições num espaço relativamente reduzido que possa ser facilmente movimentada num camião e cumprindo com todas as condições de segurança obrigatórias de uma tarefa desta importância. Processos de desarmamento no atual estado da técnica são realizados manualmente ou semiautomaticamente e normalmente não são completos, deixando partes para serem feitas em fornos. Exemplos compreendidos no estado da técnica incluem mecanismos para extração de balas de projéteis de médio e grande calibre (por exemplo, "Demil plant" da indústria Konstrukta). As caracteristicas destes mecanismos fazem com que seja necessário construir infraestruturas que não podem ser movimentadas uma vez construídas, o que torna impossível usá-las naqueles locais onde a munição foi descartada. Além disso, são mecanismos que permitem apenas um tipo de munição, portanto não são sempre compatíveis com qualquer utilizador.
[0005] Uma outra solução é descrita em DE2856436A1. Este documento descreve um sistema de desmantelamento para separar cartuchos de munições compreendendo um invólucro, uma bala e pólvora entre os seus componentes, o sistema compreendendo uma cabeça de extração para extrair a bala do invólucro, e meios de retenção para reter o invólucro numa posição de extração enquanto a bala é extraída. Em DE2856436, após remoção da bala do invólucro, a pólvora propelente é removida do invólucro. Numa etapa subsequente, a espoleta, também referida no presente relatório descritivo como "pistão" ou "vazio", é iniciada.
[0006] A presente invenção não requer o uso de um forno para tornar inertes os elementos perigosos (invólucros não detonados, etc), poupando energia e problemas de segurança e de emissões poluentes. Também com um envolvimento mínimo do operador, consistindo na alimentação da tremonha de entrada com os cartuchos, todos os elementos são automaticamente separados, apenas havendo que periodicamente esvaziar a pólvora das tremonhas de saida. Após cada etapa do processo de desarmamento, os elementos de controlo verificam que a referida etapa está corretamente executada de modo a que não sejam realizadas manipulações potencialmente perigosas. Os materiais resultantes são inteiramente recicláveis e mantêm o seu valor de mercado porque as suas condições não são alteradas pela incineração/detonação no forno (pólvora, chumbo, aço, latão) .
Descrição da Invenção [0007] A presente invenção propõe uma solução melhorada para os problemas acima mencionados por meio de um sistema de desmantelamento de acordo com a reivindicação 1 e de um sistema de desarmamento de acordo com a reivindicação 6, e um método para separar componentes dum cartucho de acordo com a reivindicação 10. As reivindicações dependentes definem formas de realização preferenciais da invenção.
[0008] Num primeiro aspeto inventivo, a invenção refere-se a um sistema de desmantelamento para separar cartuchos de munições compreendendo um invólucro, uma bala e pólvora entre os seus componentes. Este sistema compreende uma cabeça de extração para extrair a bala do invólucro e meios de retenção para reter o invólucro numa posição de extração enquanto a bala é extraida.
[0009] Numa forma de realização particular, os meios de retenção compreendem um suporte superior adequado para repousar num alargamento da secção transversal do invólucro, impedindo o invólucro de se mover na direção de extração da bala.
[0010] Numa forma de realização particular, o suporte superior está conectado a meios de motor adequados para mover o suporte superior linearmente numa direção para trazê-lo para mais perto e para mais longe da posição de extração.
[0011] Numa forma de realização particular, os meios de retenção compreendem pelo menos uma flange adequada para segurar o invólucro por meio de conduzir a referida flange na base do invólucro.
[0012] Numa forma de realização particular, a cabeça de extração compreende pelo menos dois cães adequados para serem conduzidos na bala do cartucho e dispostos na cabeça de extração para circundarem perifericamente pelo menos parte da bala.
[0013] Numa forma de realização particular, cada cão compreende um elemento pivotante, o elemento pivotante compreendendo um ponto pivotante no qual ele pode rodar e pelo menos uma garra projetando-se de uma extremidade do elemento pivotante e que é adequada para ser conduzida sobre uma bala.
[0014] Numa forma de realização particular, o sistema compreende adicionalmente uma mola conectada ao elemento pivotante do cão de modo a que uma rotação do elemento pivotante relativamente a uma posição na qual a assemblagem cão e mola esteja equilibrada, tem de superar a força de recuperação exercida pela mola.
[0015] Numa forma de realização particular, o sistema compreende meios de motor adequados para mover a cabeça de extração numa direção para trazê-la para mais perto e para mais longe da posição de extração do invólucro.
[0016] Num segundo aspeto inventivo, a invenção refere-se a um sistema de desarmamento para desarmar cartuchos de munições compreendendo um sistema de desmantelamento de acordo com o primeiro aspeto inventivo.
[0017] Numa forma de realização particular, o sistema de desarmamento compreende uma pluralidade de grampos circulantes e meios de movimento para a frente dos grampos circulantes. Cada grampo é adequado para segurar um cartucho. Os meios de movimento para a frente dos grampos circulantes são adequados para mover os grampos circulantes através do sistema de desarmamento.
[0018] Numa forma de realização particular, o sistema de desarmamento compreende adicionalmente pelo menos um dos seguintes elementos: um sistema percutor para detonar os pistões, isto é, a espoleta dos invólucros vazios, um sistema de esmagamento para esmagar os invólucros percutidos, um sistema de ejeção para ejetar os invólucros, pelo menos um elemento de verificação que informa na eventualidade de as operações previstas não terem sido realizadas corretamente no sistema de desmantelamento e/ou no sistema de ejeção, uma pluralidade de rampas de saida para receber os componentes individualmente, e uma pluralidade de tremonhas de saida para recolher os componentes separados.
[0019] Numa forma de realização particular, pelo menos um dos elementos do sistema de desarmamento é intercambiável para adaptar o seu funcionamento a diferentes calibres de cartuchos de munições.
[0020] Num terceiro aspeto inventivo, a invenção refere-se a um método para separar os componentes dum cartucho de munições usando um sistema de desmantelamento de acordo com o primeiro aspeto inventivo, caracterizado por compreender as etapas seguintes: a) segurar o invólucro do cartucho usando meios de retenção, b) extrair a bala do cartucho, e c) inverter a orientação do cartucho, fazendo com que o material explosivo seja esvaziado do seu interior.
[0021] Numa forma de realização particular do método, a etapa b) para extrair a bala do cartucho compreende as etapas seguintes: trazer uma cabeça de extração de balas para mais perto do cartucho, de modo a que quando a bala penetrar a referida cabeça de extração de balas, ela empurre cães compreendidos na referida cabeça de extração de balas de modo a que quando empurrados, os referidos cães travem a bala do cartucho, e afastar a cabeça de extração de balas, de modo a que os cães puxem a bala para fora do invólucro do cartucho nesse movimento.
[0022] Numa forma de realização particular do método, a etapa a) para segurar o invólucro do cartucho usando meios de retenção compreende as seguintes etapas: trazer um suporte superior para mais perto do cartucho disposto com a ponta da bala orientada para o referido suporte, de forma a que o suporte repouse num alargamento da secção transversal do invólucro, e/ou segurar o cartucho pela base do invólucro por meio de flanges.
Descrição das Figuras [0023] Estas e outras caracteristicas e vantagens da invenção tornar-se-ão mais claras a partir da seguinte descrição detalhada de uma forma de realização preferencial dada somente a titulo de exemplo ilustrativo e não limitativo com referência aos desenhos anexos. A Figura 1 mostra um diagrama do sistema de desmantelamento de acordo com uma forma de realização da invenção. A Figura 2A-2D mostra um diagrama do método para extrair a bala. A Figura 3 mostra um diagrama geral de um sistema de desarmamento de acordo com uma forma de realização da invenção. A Figura 4 mostra um diagrama geral dum sistema de admissão de acordo com uma forma de realização da invenção. A Figura 5 mostra um diagrama geral dum sistema de grampos circulantes de acordo com uma forma de realização da invenção. A Figura 6 mostra um diagrama geral de um sistema percutor de acordo com uma forma de realização da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção [0024] A configuração dum sistema de desmantelamento (5) de acordo com a invenção, adequado para separar a bala (11) do invólucro (12) dum cartucho (10) é observado em detalhe na Figura 1. O sistema de desmantelamento (5) da invenção compreende uma cabeça de extração (53) para extrair a bala (11) do invólucro (12) e meios de retenção para reter o invólucro (12) numa posição de extração enquanto a bala (11) é extraida.
[0025] Na forma de realização exemplificada na Figura 1, os meios de retenção compreendem um suporte superior (52) que usa um alargamento da secção transversal do invólucro (12) para impedir o invólucro (12) de se mover na direção de extração da bala (11), que será a direção para a parte de cima da página na figura. Nesta forma de realização, o suporte superior (52) é uma peça de metal compreendendo um furo passante onde o invólucro (12) entra, deixando a bala (11) exposta e acessível para a cabeça de extração de balas (53) .
[0026] Na forma de realização da figura, o sistema de desmantelamento tem, além disso, um assento de invólucro (51), que forma um suporte para suportar a base do invólucro (12) enquanto o processo de extrair a bala (11) está a ser realizado.
[0027] Nesta forma de realização, a cabeça de extração de balas (53) compreende cães (532) e molas (533) . Cada cão (532) pode girar em relação a uma das suas pontas, e cada mola (533) é suportada na extremidade dum cão (532), de forma a que quando o cão (532) roda, ele comprime a mola (533). Há também um batente que impede os cães (532) de rodarem livremente em torno do seu ponto de articulação. Numa forma de realização particular, os cães (532) estão fixos num suporte (531) relativamente ao qual eles giram. Numa forma de realização particular, uma peça pivotante e uma garra projetando-se de uma extremidade do elemento pivotante e que é adequada para ser conduzida sobre uma bala (11) distinguem-se no cão (532). Numa forma de realização particular, o cão (532) compreende mais do que uma garra.
[0028] 0 principio de funcionamento deste sistema é baseado no facto de o cartucho (10) ser segurado e a bala (11) ser extraida num único movimento para baixo e para cima dos elementos móveis.
[0029] Este movimento através do qual o invólucro (12) e a bala (11) são separados pode ser observado nas Figuras 2A-2D.
[0030] Numa forma de realização particular, o cartucho (10) está localizado no sistema de desmantelamento localizado no assento do invólucro (51) e/ou seguro por grampos (3) que podem além disso ter sido usados para levar o cartucho (10) para o sistema de desmantelamento (5). Na etapa de extração, o suporte superior (52) move-se para baixo no cartucho (10) enquanto o referido cartucho (10) permanece imóvel. O referido suporte superior (52) compreende um furo tal que quando o suporte superior (52) alcança o seu ponto mais baixo, o referido furo encaixa sobre o invólucro (12).
[0031] Então, a cabeça de extração de balas (53) move-se para baixo. No movimento para baixo da cabeça de extração de balas (53), os cães (532) entram em contacto com a bala (11), o que os faz girar contra a força de recuperação da mola. Quando a cabeça de extração de balas (53) acaba de se mover para baixo e começa a mover-se para cima a partir da posição mais baixa, o movimento para cima da cabeça de extração (53) faz com que os cães (532) sejam conduzidos na bala (11). A forma real da referida bala (11) impede os referidos cães (533) de rodarem na direção oposta e ficarem soltos.
[0032] À medida que a cabeça de extração (53) se move para cima, afastando-se do invólucro (12) que está imobilizado na chamada posição de extração, os cães (532) que são conduzidos na bala (11) puxam a bala (11) e separam-na do invólucro (12). Uma vez a bala (11) separada, o suporte superior (52) começa a mover-se para cima, desse modo libertando o invólucro (12), que pode ser removido do sistema de desmantelamento por meio de grampos circulantes (3), por exemplo.
[0033] A principal vantagem deste sistema é a de a enorme força que ele pode exercer, que é necessária para extrair a bala (11) de certos cartuchos (10), não ser transmitida para os grampos (3) que seguram os cartuchos (10) ou para outras partes do sistema de desmantelamento (5) como resultado da retenção dos meios de retenção. Por outras palavras, a força de extração é absorvida pelos mecanismos internos do sistema de desmantelamento.
[0034] Se o sistema de desmantelamento (5) estiver previsto para operar num processo continuo, quando a cabeça de extração de balas (53) e o suporte superior (52) estiverem na posição superior, o ciclo pode começar outra vez com um novo cartucho (10) . Por conseguinte, à medida que a cabeça de extração de balas (53) se move para baixo outra vez sobre um novo cartucho, a nova bala (11) irá empurrar a bala removida do cartucho anterior, empurrando-a através duma conduta compreendida na referida cabeça de extração de balas (53) em direção a uma saida para o exterior, por exemplo, uma rampa de saida para uma tremonha de saida de balas separadas.
[0035] O movimento do suporte superior (52) e da cabeça de extração de balas (53) é limitado por guias verticais e causado por um sistema excêntrico haste de conexão-volante. Apesar de o movimento do suporte superior (52) e da cabeça de extração (53) ser operado por um único mecanismo rotativo, o movimento não é completamente simultâneo.
[0036] A operação do referido mecanismo rotativo é realizada por meio de um motor de engrenagem operado eletricamente, o veio de saida do qual tem um volante acoplado que, além de servir como um volante de inércia, provê os movimentos necessários ao suporte superior (52) e à cabeça de extração de balas (53).
[0037] O movimento da cabeça de extração de balas (53) é realizado por meio de uma haste de conexão fixada de modo excêntrico ao volante de inércia, que lhe proporciona um movimento quase sinusoidal. O suporte superior (52), por sua vez, é movido por um came-seguidor que passa por uma ranhura do volante de inércia na sua face interna, e que atua como pista contra rolante. A ranhura do volante é maquinada de modo a que quando a cabeça de extração estiver na posição mais alta, o suporte também está.
[0038] A ranhura pela qual o came-seguidor que move o suporte passa, é formada precisamente de modo a que o suporte superior se mova por forma a estar na posição mais baixa (o invólucro (12) repousando nele), desde antes de a cabeça de extração entrar em contacto com a bala (11), enquanto a extração ocorre, e não começar a mover-se para cima até a cabeça ter já extraido a bala (11) completamente.
[0039] Tanto o suporte superior (52) como a cabeça de extração de balas (53) são elementos substituíveis para permitir adaptá-los a diferentes calibres dos cartuchos (10). O sistema de desmantelamento pode, por conseguinte, ser usado para qualquer calibre, usando um suporte superior (52) e uma cabeça de extração de balas (53) adequados para o calibre da munição a ser desarmada.
[0040] Apenas nos calibres mais pequenos, de 9 mm por exemplo, onde é impossível segurar o invólucro (12) por meio do suporte superior (52) uma vez que ele não tem uma parte cónica, é o cartucho (10) segurado pela base do invólucro (12) por meio de flanges. Estas flanges são substituíveis e podem segurar diferentes calibres de cartuchos (10) se a sua geometria o exigir. Vantajosamente, apesar de ambos os sistemas de retenção, isto é, suporte superior (52) e flanges, poderem ser usados juntos para garantir melhor fixação: enquanto os suportes superiores (52) evitam que seja transmitida força de fora da estação, as flanges evitam que o invólucro (12) fique preso no suporte superior (52), evitando assim que o referido suporte superior (52) o leve para cima quando é subsequentemente levantado.
[0041] Uma forma de realização preferencial de um sistema de desarmamento de acordo com a invenção é observada na Figura 3. O sistema de desarmamento compreende, adicionalmente a um sistema de desmantelamento (5) de acordo com a invenção, um ou vários elementos adicionais. Os seguintes elementos estão incluídos na forma de realização mostrada: um sistema (2) de admissão de cartuchos, um conjunto de grampos circulantes (3) para transferir os cartuchos (10) através do sistema de desarmamento, - um sistema percutor (6) para detonar os pistões, isto é, espoletas de invólucros (12) vazios, um sistema de esmagamento (7) para esmagar os invólucros (12) percutidos, - um sistema de ejeção (8) para ejetar os invólucros (12) esmagados, um sistema de rampas de saída para os invólucros (12) separados e esmagados, e vários elementos auxiliares, que recolhem os componentes separados: o uma tremonha (91) de saída de balas separadas, o uma tremonha (92) de saída de invólucros vazios, e o uma tremonha (93) de recolha da pólvora extraída.
[0042] Os elementos acima mencionados estão preferencialmente montados num chassi principal (1).
[0043] O sistema de desarmamento inclui preferencialmente meios de controlo para controlar a correta operação do sistema de desarmamento, verificando que não ocorrem erros e, se algum ocorrer, parando em segurança a operação do sistema de desarmamento e reportando a ocorrência do referido erro com a mais elevada precisão e o mais alto nivel de informação possivel.
[0044] O sistema de desarmamento pode adicionalmente incluir um ecrã de exibição para mostrar informação relacionada com a munição a ser processada e com a operação de todo o sistema de desarmamento e dos seus subsistemas individuais, bem como para exibir erros e incidentes que podem finalmente ocorrer e notificar sobre tarefas de manutenção que têm de ser realizadas, dependendo do número de cartuchos processados.
[0045] A Figura 4 mostra a operação dum sistema de admissão de cartuchos (2) de acordo com uma forma de realização preferencial. Este sistema compreende um dispositivo de acumulação e doseamento de cartuchos orientados (21) e um mecanismo de eclusa (22). Ele também compreende um sensor de deteção fotoelétrica.
[0046] Os cartuchos (10) entram no sistema de desarmamento através do dispositivo de acumulação e doseamento de cartuchos orientados (21) . Os cartuchos orientados são acumulados neste dispositivo para permitir armazenar o sistema de desarmamento, absorvendo as possiveis variações na taxa de manuseamento dos cartuchos (10) que ocorreram antes de eles entrarem.
[0047] Depois há o mecanismo de eclusa (22) que permite aos cartuchos (10) passarem um a um, a pedido da etapa seguinte. 0 dispositivo de acumulação e doseamento de cartuchos orientados (21) também atua como uma câmara de cartuchos. O cartucho (10) que sai da eclusa (22) cai entre os apertos dum grampo (3) que foram previamente abertos por um cilindro pneumático. Então, quando o sensor de deteção fotoelétrica deteta que o cartucho (10) está colocado no grampo (3), o grampo é fechado e avança para a próxima estação.
[0048] A Figura 5 mostra a estrutura do conjunto de grampos circulantes (3) que transfere os cartuchos (10) através do sistema de desarmamento. O referido conjunto de grampos circulantes (3) compreende uma pluralidade de grampos montados em meios de movimento para a frente (4) que os levam através de todas as estações do sistema de desarmamento. Em cada etapa destes meios de movimento para a frente (4) todos os grampos são movidos distância necessária para levar cada cartucho (10) para a próxima estação. Numa forma de realização particular, estes meios de movimento para a frente (4) compreendem três cilindros pneumáticos: o primeiro é responsável por apanhar os meios de transporte, o segundo move o primeiro para a próxima estação e o terceiro segura os meios de transporte enquanto o segundo regressa à sua posição inicial para realizar o próximo movimento. Para cada etapa, os meios de movimento para a frente (4) avançam, todo o sistema de grampos circulantes (3) avança uma etapa. Haverá etapas nas quais uma das etapas de desarmamento é executada e etapas intermédias nas quais nenhuma ação é realizada. Estes grampos irão segurar os cartuchos de munições (10) e levá-los através de cada uma das etapas.
[0049] A seguir ao sistema de admissão, está disposto o sistema de desmantelamento (5) , previamente descrito na Figura 1, no qual os cartuchos são separados nos seus principais componentes.
[0050] Como visto na Figura 3, o movimento do suporte superior (52) e/ou da cabeça de extração de balas (53) é coordenado com os meios de movimento para a frente (4) dos grampos circulantes (3) , de modo a que uma rotação do sistema excêntrico haste de conexão-volante (que corresponde a um movimento para cima e para baixo do suporte superior (52) e da cabeça de extração de balas (53)) corresponda a um movimento para a frente do sistema de grampos circulantes (3) .
[0051] Uma vez a bala (11) extraída do cartucho (10) no sistema de desmantelamento (5), o invólucro (12) segue o percurso enquanto está seguro pelos grampos circulantes (3) .
[0052] Preferencialmente, após a extração da bala (11), é verificado que a bala (11) foi realmente extraída por meio de uma haste de deteção localizada à saída do sistema de desmantelamento (5) . Uma vez feita esta verificação, os grampos circulantes (3) continuam o seu percurso, invertendo a sua orientação de modo a que, uma vez a bala (11) extraída do invólucro (12), quando a orientação é alterada pelos grampos circulantes (3) , o conteúdo do referido invólucro (12) caia devido à gravidade para dentro das tremonhas de recolha de pólvora extraída (93). As tremonhas de recolha de pólvora (93) compreendem preferencialmente meios de sucção para aspirar a pólvora recolhida.
[0053] Numa etapa subsequente da forma de realização exemplificada, é verificado que a pólvora foi corretamente extraída do invólucro (12) por meio de uma ou várias hastes de verificação localizadas a seguir às tremonhas de recolha de pólvora extraída (93) . As hastes de verificação são introduzidas no invólucro (12) e, se conseguirem percorrer todo o caminho sem encontrarem qualquer resistência, elas confirmam que a pólvora foi esvaziada para fora do invólucro (12). Após verificarem a extração da bala (11) e o esvaziamento do invólucro (12), os grampos circulantes (3) continuam ao longo do seu percurso para a próxima etapa, que no exemplo mostrado consiste em percutir os invólucros vazios (12), detonando o pistão, isto é, espoleta. 0 pistão, isto é, a espoleta é, por conseguinte, inutilizada, e a pólvora remanescente é também consumida coincidentemente.
[0054] A Figura 6 mostra a configuração do sistema percutor (6) . Pelo menos os seguintes elementos são distinguidos neste sistema: uma chapa batente de invólucro disposta horizontalmente (61) atuando como um batente superior do invólucro (12) para evitar que ele se mova quando é percutido, pelo menos um percutor (62) que é movido em direção ao pistão, isto é, a espoleta do invólucro (12) , para percuti-lo e causar a sua detonação.
[0055] Tanto a chapa batente do invólucro (61) como pelo menos um percutor (62) são elementos intercambiáveis e ajustáveis, dependendo do calibre dos cartuchos de munições a serem processados.
[0056] Nesta etapa de percutir, o invólucro (12) está seguro no assento de invólucro, enquanto o percutor (62) atinge o vazio, isto é, a espoleta do invólucro (12), causando a detonação dos resíduos de pólvora que possam ter ficado no seu interior.
[0057] O sistema percutor (6) também compreende preferencialmente um dispositivo para aspirar e filtrar os gases resultantes da percussão.
[0058] Os invólucros percutidos (12) são subsequentemente esmagados. O sistema de esmagamento (7) compreende mandíbulas operadas por cilindros pneumáticos. Existem lâminas de esmagamento na extremidade das mandíbulas de tal modo que, quando as mandíbulas fecham, as lâminas de esmagamento esmagam o invólucro. Numa forma de realização particular, as lâminas de esmagamento incluem uma língua e ranhuras em forma de V para perfurar bem como para esmagar o invólucro.
[0059] A última etapa consiste em ejetar os invólucros, uma vez percutidos e esmagados, através da tremonha de saída de invólucros vazios. O sistema de ejeção também inclui um ejetor verificador que verifica que o invólucro foi corretamente ejetado. O ejetor verificador tenta viajar ao longo do seu percurso. Se o invólucro não tiver sido ejetado, o ejetor verificador pode desentalá-lo. Se não conseguir, ele deteta esta situação e dispara um sinal de alarme para que o operador possa desentalá-lo manualmente.

Claims (12)

REIVINDICAÇÕES
1. Um sistema de desmantelamento (5) para separar cartuchos de munições (10) compreendendo um invólucro (12), uma bala (11), pólvora e uma espoleta, o sistema compreendendo: uma cabeça de extração (53) para extrair a bala (11) do invólucro (12), meios de motor adequados para mover a cabeça de extração (53) numa direção para a trazer para mais perto e para mais longe da posição de extração do invólucro (12), e meios de retenção (52) para reter o invólucro (12) numa posição de extração enquanto a bala (11) é extraida, os meios de retenção compreendendo: um suporte superior (52), adequado para repousar num alargamento da secção transversal do invólucro (12), evitando que o invólucro (12) se mova na direção de extração da bala (11), o suporte superior (52) estando conectado aos referidos meios de motor para mover o suporte superior (52) linearmente numa direção para o trazer para mais perto e para mais longe da posição de extração, em que o sistema compreende ainda: um volante e um came-seguidor, em que a cabeça de extração (53) está fixada ao volante por meio de uma haste de conexão fixada de modo excêntrico ao volante, o suporte superior (52) está fixado ao carne -seguidor passando por uma ranhura do volante, de maneira a que o suporte superior (52) esteja na sua posição mars baixa desde antes de a cabeça de extração (53) entrar em contacto com a bala (11), e começar a mover-se para cima de novo após a cabeça de extração (53) ter extraído a bala (11).
2. 0 sistema de desmantelamento (5) de acordo com a reivindicação 1, em que os meios de retenção (52) compreendem pelo menos uma flange adequada para segurar o invólucro (12) por meio de conduzir a referida flange na base do invólucro (12).
3. 0 sistema de desmantelamento (5) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, em que a cabeça de extração (53) compreende pelo menos dois cães (532) adequados para serem conduzidos na bala (11) do cartucho (10) e dispostos na cabeça de extração (53) para circundarem perifericamente pelo menos parte da bala (11).
4. O sistema de desmantelamento (5) de acordo com a reivindicação 3, em que cada cão (532) compreende um elemento pivotante, o elemento pivotante compreendendo um ponto pivotante no qual ele pode rodar e pelo menos uma garra projetando-se de uma extremidade do elemento pivotante e que é adequada para ser conduzida sobre uma bala (11).
5. 0 sistema de desmantelamento (5) de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, compreendendo adicionalmente uma mola (533) conectada ao elemento pivotante do cão (532) de modo a que uma rotação do elemento pivotante relativamente à posição na qual a assemblagem cão (532) e mola (533) esteja equilibrada tenha de superar a força de recuperação exercida pela mola (533) .
6. Um sistema de desarmamento para desarmar cartuchos de munições (10), compreendendo um sistema de desmantelamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
7. 0 sistema de desarmamento de acordo com a reivindicação 6, compreendendo: uma pluralidade de grampos circulantes (3), cada grampo sendo adequado para segurar um cartucho (10), e meios de movimento para a frente (4) dos grampos circulantes (3) adequados para mover os grampos circulantes (3) através do sistema de desarmamento.
8. O sistema de desarmamento de acordo com qualquer das reivindicações 6 ou 7, compreendendo adicionalmente pelo menos um dos seguintes elementos: um sistema percutor (6) para detonar os pistões, isto é, a espoleta dos invólucros (12) vazios, o sistema percutor atingindo o vazio do invólucro (12) causando a detonação dos resíduos de pólvora que possam ter ficado no interior um sistema de esmagamento (7) para esmagar os invólucros (12) percutidos, um sistema de ejeção (8) para ejetar os invólucros (12) , pelo menos um elemento de verificação que informa na eventualidade de as operações previstas não terem sido realizadas corretamente no cartucho (10), no sistema de desmantelamento (5) e/ou no sistema de ejeção, uma pluralidade de rampas de saida para receber os componentes individualmente, e uma pluralidade de tremonhas de saida (91, 92, 93) para recolher os componentes separados.
9. O sistema de desarmamento para desarmar os componentes dum cartucho de munições (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado por pelo menos um dos seus elementos ser intercambiável para adaptar o seu funcionamento a diferentes calibres de cartuchos de munições (10).
10. Um método para separar os componentes de um cartucho de munições (10) usando um sistema de desmantelamento de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, compreendendo as etapas seguintes: a) segurar o invólucro (12) do cartucho (10) usando meios de retenção (52), b) extrair a bala (11) do cartucho (10), e c) inverter a orientação do cartucho (10), fazendo com que o material explosivo seja esvaziado do seu interior em que a etapa a) é realizada antes de a cabeça de extração (53) entrar em contacto com a bala (11), a etapa b) é realizada por meio da cabeça de extração (53), e após a etapa b) e antes da etapa c), os meios de retenção (52) são separados do invólucro (12) após a cabeça de extração (53) ter já extraido a bala (11) completamente.
11. O método para separar os componentes de um cartucho de munições (10) de acordo com a reivindicação 10, em que a etapa b) para extrair a bala (11) do cartucho (10) compreende as etapas seguintes: trazer uma cabeça de extração de balas (53) para mais perto do cartucho (10), de modo a que quando a bala (11) penetra na referida cabeça de extração de balas (53) ela empurre os cães (532) compreendidos na referida cabeça de extração de balas (53) , de modo a que quando empurrados, os referidos cães (532) travem a bala (11) do cartucho (10), e afastar a cabeça de extração de balas (53), por forma a que os cães (532) puxem a bala (11) para fora do invólucro (12) do cartucho (10) nesse movimento.
12. O método para separar os componentes de um cartucho de munições (10) de acordo com qualquer das reivindicações 10 ou 11, em que a etapa a) para segurar o invólucro (12) do cartucho (10) usando meios de retenção (52) compreende: trazer um suporte superior (52) para mais perto do cartucho (10) disposto com a ponta da bala (11) orientada para o referido suporte, de forma a que o suporte repouse num alargamento da secção transversal do invólucro (12) antes de a cabeça de extração (53) entrar em contacto com a bala (11).
PT147190037T 2013-04-24 2014-04-23 Sistema e método de desarmamento para desarmar cartuchos de munições PT2989415T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13382150.4A EP2796829A1 (en) 2013-04-24 2013-04-24 Ammunition disassembly system and method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2989415T true PT2989415T (pt) 2017-10-23

Family

ID=48625967

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT147190037T PT2989415T (pt) 2013-04-24 2014-04-23 Sistema e método de desarmamento para desarmar cartuchos de munições

Country Status (14)

Country Link
US (1) US9709369B2 (pt)
EP (2) EP2796829A1 (pt)
AU (1) AU2014257554B2 (pt)
BR (1) BR112015027072B1 (pt)
CA (1) CA2910262C (pt)
CL (1) CL2015003142A1 (pt)
ES (1) ES2645940T3 (pt)
HR (1) HRP20171519T1 (pt)
PL (1) PL2989415T3 (pt)
PT (1) PT2989415T (pt)
RS (1) RS56425B1 (pt)
RU (1) RU2653159C2 (pt)
WO (1) WO2014173964A1 (pt)
ZA (1) ZA201508646B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104482818B (zh) * 2014-11-24 2016-06-29 河南中南工业有限责任公司 一种中口径炮弹自动拆解生产线
RU2587698C1 (ru) * 2014-12-08 2016-06-20 Общество с ограниченной ответственностью Проектно-строительная компания "ХимПромПроект" Способ демонтажа пуль патронов стрелкового оружия
WO2016177909A1 (en) * 2015-05-07 2016-11-10 Loughnane Stephen An empty shotgun cartridge separating system
CN105806163B (zh) * 2016-05-26 2017-09-05 中国人民解放军63908部队 炮弹底排装卸机
CN106382865B (zh) * 2016-11-30 2018-02-27 中国人民解放军武汉军械士官学校 一种枪弹自动化拆解生产线及其拆解方法
CN106440972B (zh) * 2016-11-30 2018-02-27 中国人民解放军武汉军械士官学校 一种弹头拆解装置及其拆解方法
US11592274B2 (en) 2017-06-28 2023-02-28 Dynasafe US LLC Device and process for the destruction of chemical warfare agents
US11435171B2 (en) * 2018-02-14 2022-09-06 True Velocity Ip Holdings, Llc Device and method of determining the force required to remove a projectile from an ammunition cartridge
CN109682267B (zh) * 2018-12-27 2021-01-12 中国人民解放军陆军工程大学 弹头拉拔机
US10996040B2 (en) * 2019-05-15 2021-05-04 GDO Inc. Method and apparatus for rendering safe unexploded ordnance found underwater
CN110608640A (zh) * 2019-10-17 2019-12-24 中国人民解放军32181部队 一种铆固式引信自动化分离机
US12013219B2 (en) * 2019-11-27 2024-06-18 Aob Products Company Inertia bullet remover

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE78715C (de) * ERSTE UNGARISCHE CONSERVENFABRIK UND METALL WA ARENFABRIK DER BERTHOLD UND MANFRED WEISS in Budapest Maschine zum Zerlegen von Patronen und zum Sortiren der Patronenbestandtheile
US2349248A (en) * 1944-01-25 1944-05-23 Frank E Costello Cartridge disassembling machine
FR1002004A (fr) * 1946-07-11 1952-03-03 Tech Modernes Dispositif de récupération et désamorçage des éléments constitutifs des munitions de petit calibre
US3056191A (en) * 1959-07-20 1962-10-02 Robert H King Gripping and pulling implement
US3174389A (en) * 1962-05-17 1965-03-23 Jerald W Davis Automatic bullet puller
US4005630A (en) * 1975-02-25 1977-02-01 Nathan A. Adler Apparatus for separating a bullet from a cartridge case
US4028989A (en) * 1975-07-24 1977-06-14 Vassallo Alphonse C Bullet extractor
DE2856436A1 (de) * 1978-12-28 1980-07-17 Alfred Acht Vorrichtung zum herausziehen von geschossen aus patronenhuelsen
RU2172467C1 (ru) * 2000-07-05 2001-08-20 61 Научно-исследовательский испытательный институт железнодорожных войск Пресс для разряжения патронов
US6901835B1 (en) * 2003-11-26 2005-06-07 Day & Zimmerman, Inc. Cone and charge extractor
UA85392C2 (uk) * 2006-04-07 2009-01-26 Общество С Ограниченной Ответственностью «Сириус» Спосіб масової утилізації патронів і пристрій для його здійснення
RU2357203C1 (ru) * 2007-09-07 2009-05-27 Владимир Васильевич Захаров Способ демонтажа унитарных патронов стрелкового оружия и устройство для его осуществления
US7568417B1 (en) * 2008-06-23 2009-08-04 Lee Richard J Device and method for pulling bullets from cartridges
RU2410637C1 (ru) * 2009-11-10 2011-01-27 Открытое акционерное общество "Конструкторское бюро автоматических линий имени Льва Николаевича Кошкина" (ОАО "КБАЛ им. Л.Н. Кошкина") Способ демонтажа патронов стрелкового оружия и устройство для его осуществления

Also Published As

Publication number Publication date
HRP20171519T1 (hr) 2017-11-17
CL2015003142A1 (es) 2016-09-16
PL2989415T3 (pl) 2018-02-28
RU2015150174A3 (pt) 2018-03-01
EP2989415B1 (en) 2017-07-12
CA2910262A1 (en) 2014-10-30
ZA201508646B (en) 2017-09-27
RS56425B1 (sr) 2018-01-31
US9709369B2 (en) 2017-07-18
AU2014257554B2 (en) 2017-04-27
WO2014173964A1 (en) 2014-10-30
ES2645940T3 (es) 2017-12-11
BR112015027072B1 (pt) 2020-10-20
AU2014257554A1 (en) 2015-11-26
US20160076865A1 (en) 2016-03-17
BR112015027072A2 (pt) 2017-09-26
RU2015150174A (ru) 2017-05-29
CA2910262C (en) 2020-08-18
RU2653159C2 (ru) 2018-05-07
EP2796829A1 (en) 2014-10-29
EP2989415A1 (en) 2016-03-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2989415T (pt) Sistema e método de desarmamento para desarmar cartuchos de munições
CN104776763B (zh) 用于成批拆卸射击武器子弹的装置
CN102549372B (zh) 用于拆卸轻武器的子弹的方法及其实施该方法的装置
US8381650B2 (en) Safety and arming unit for a fuse
CN204757832U (zh) 用于成批拆卸射击武器子弹的装置
PT2923171T (pt) Resumo
BRPI0601973B1 (pt) equipamento para recarga de cartuchos
US5198606A (en) Ammunition primer handling and shell reloading system
CN104501669B (zh) 一种涡轮保险引信吹风起爆一体装置
RU2357203C1 (ru) Способ демонтажа унитарных патронов стрелкового оружия и устройство для его осуществления
SE1350774A1 (sv) Anordning och metod för positionering av patroner för en berginjekteringsutrustning
RU2422762C2 (ru) Способ извлечения капсюлей из гильз стрелковых патронов и устройство для его осуществления
RU2300728C2 (ru) Способ разделки унитарного патрона
CN204574966U (zh) 引信涡轮保险解脱试验装置
RU2246094C2 (ru) Способ автоматизированной разделки унитарных патронов
RU166732U1 (ru) Устройство для демонтажа патронов
RU2279630C1 (ru) Способ расснаряжения боеприпасов, снаряженных методом порционного прессования взрывчатым веществом а-ix-2
RU2007112510A (ru) Способ массовой утилизации патронов и устройство для его осуществления
UA18897U (en) Method for capsule extraction from rifle cartridge shells
US4202245A (en) Shell reloader with automatic ejection
EP3726177B1 (en) Recoil management
US2625880A (en) Bomb cluster adapter
UA17789U (en) Appliance for mass cartridge utilization
RU2420710C2 (ru) Способ ориентирования боеприпаса в процессе его обезвреживания
RU2187067C2 (ru) Установка для извлечения шашечных зарядов из боеприпасов