PT2716162T - Processo de produção de clara de ovo líquida - Google Patents

Processo de produção de clara de ovo líquida Download PDF

Info

Publication number
PT2716162T
PT2716162T PT131861106T PT13186110T PT2716162T PT 2716162 T PT2716162 T PT 2716162T PT 131861106 T PT131861106 T PT 131861106T PT 13186110 T PT13186110 T PT 13186110T PT 2716162 T PT2716162 T PT 2716162T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
egg white
process according
eggs
packaging
prior
Prior art date
Application number
PT131861106T
Other languages
English (en)
Inventor
Galet Olivier
Detre Catherine
Breton Valérie
Original Assignee
Ovoteam
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ovoteam filed Critical Ovoteam
Publication of PT2716162T publication Critical patent/PT2716162T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23BPRESERVING, e.g. BY CANNING, MEAT, FISH, EGGS, FRUIT, VEGETABLES, EDIBLE SEEDS; CHEMICAL RIPENING OF FRUIT OR VEGETABLES; THE PRESERVED, RIPENED, OR CANNED PRODUCTS
    • A23B5/00Preservation of eggs or egg products
    • A23B5/005Preserving by heating
    • A23B5/0055Preserving by heating without the shell
    • A23B5/0057Preserving by heating without the shell with packages
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23JPROTEIN COMPOSITIONS FOR FOODSTUFFS; WORKING-UP PROTEINS FOR FOODSTUFFS; PHOSPHATIDE COMPOSITIONS FOR FOODSTUFFS
    • A23J1/00Obtaining protein compositions for foodstuffs; Bulk opening of eggs and separation of yolks from whites
    • A23J1/08Obtaining protein compositions for foodstuffs; Bulk opening of eggs and separation of yolks from whites from eggs
    • A23J1/09Obtaining protein compositions for foodstuffs; Bulk opening of eggs and separation of yolks from whites from eggs separating yolks from whites
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L15/00Egg products; Preparation or treatment thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L15/00Egg products; Preparation or treatment thereof
    • A23L15/20Addition of proteins, e.g. hydrolysates, fats, carbohydrates, natural plant hydrocolloids; Addition of animal or vegetable substances containing proteins, fats, or carbohydrates

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CLARA DE OVO LÍQUIDA" 0 domínio da invenção é de ovoprodutos, ou produtos transformados à base de ovos, destinados nomeadamente, mas não exclusivamente, ao grande público e distribuídos, por exemplo, pelas grandes e médias superfícies, ou ainda pelos distribuidores especializados, por exemplo, com foco em desportistas.
Mais precisamente, a invenção refere-se ao fornecimento de clara de ovo líquida, numa forma adaptada nomeadamente ao grande público, e se for o caso, conservável a temperatura ambiente.
Diferentes técnicas foram desde já propostas para fabricar e fornecer a clara de ovo líquida. Por exemplo, o documento de patente n- FR-2750574 (LIOT) propõe aplicar um tratamento térmico específico à clara de ovo contida numa cuba, com uma subida de temperatura muito lenta (pelo menos 30 a 240 minutos) e depois uma retenção a uma temperatura compreendida entre 40 °C e 48 °C durante vários dias. A clara de ovo é em seguida colocada em recipientes estanques ao ar, que podem ser comercializados.
Claramente, um inconveniente dessa técnica é a duração do tratamento, que dura vários dias. Outro inconveniente é que esse tratamento de longa duração pode prejudicar certas qualidades do produto, o que torna mais difícil a obtenção das propriedades espumantes e a estabilidade da espuma, essenciais para o fabrico de produtos tais como as mousses de chocolate ou as iles flottantes. O documento de patente n£ EP-1021956 (LIOT) propõe uma abordagem ligeiramente diferente, nomeadamente devido ao facto de que não se refere especificamente à clara de ovo, mas também à gema de ovo ou ao ovo inteiro. De acordo com esse documento, o produto (nomeadamente a clara de ovo) é também pasteurizado em cuba, então em seguida transferido nas embalagens estangues, após arrefecimento. Além disso, novamente, os tempos de tratamento preconizados são muito longos.
De acordo com outra abordagem, descrita no documento η- EP-0373026 (SICA), o tratamento, aplicado após transferência nos recipientes estanques, supõe também pasteurizações de muito longa duração, entre 18 e 72 horas.
Outras abordagens ainda, tais com aquelas descritas no documento n- US-5455054 (NABISCO) ou EP- 0482228 (SPECIALTY FOODS INVESTMENT), propõem tratamentos de pasteurização a temperaturas muito mais elevadas, da ordem de 70 °C. No entanto, essas técnicas não têm como objeto as aplicações culinárias com propriedades espumantes nomeadamente. A invenção tem nomeadamente como objetivo atenuar certos inconvenientes da técnica anterior.
Assim, um objetivo da invenção é propor um processo de produção de clara de ovo liquida que seja simples e rápido, em relação às técnicas anteriores, conservando tanto quanto possível as qualidades de uma clara de ovo natural.
Outro objetivo da invenção é, de acordo com pelo menos uma forma de realização, fornecer tal processo, conferindo à clara de ovo boas qualidades culinárias, em particular boas propriedades espumantes e uma estabilidade no tempo da espuma obtida.
Outro objetivo da invenção é ainda, de acordo com pelo menos uma forma de realização, fornecer a clara líquida apresentando uma viscosidade a mais próxima possível da clara de ovo natural (por exemplo, inferior a 0,05 Pa. s a 20 °C) e um aspeto natural visualmente conservado ao longo de toda sua duração de vida. A invenção tem igualmente como objetivo fornecer, de acordo com pelo menos uma forma de realização, a clara de ovo líquida acondicionada podendo ser conservada durante um período longo, durante pelo menos trinta dias, em armazenagem refrigerada (0 a 4 °C) e/ou a temperatura ambiente.
Esses objetivos, assim como outros que surgirão em seguida, são atingidos com o auxilio de um processo de produção de clara de ovo liquida, podendo, em certos casos, ser conservada a temperatura ambiente, compreendendo as etapas seguintes: armazenagem prévia de ovos por uma duração de pelo menos 48 horas; quebra dos referidos ovos, e recuperação da clara de ovo numa cuba; inserção de uma quantidade predeterminada de clara de ovo numa embalagem; fechamento estanque da referida embalagem; pasteurização da referida embalagem, por retenção a uma temperatura de pasteurização compreendida entre 51 e 53 ° C, durante uma duração de pasteurização compreendida entre 2 e 5 horas.
Um aspeto importante da invenção é a duração fortemente reduzida do tempo de pasteurização, em relação à técnica anterior. Enquanto o perito na especialidade estava convencido que, nessa faixa de temperatura, durações 10 a 50 vezes maiores seriam necessárias, os inventores detetaram que seria possível reduzir drasticamente essa duração. Esse tempo reduzido proporciona não apenas um ganho de tempo importante, essencial no âmbito de procedimentos industriais, mas permite adicionalmente obter melhores qualidades do produto acabado, nomeadamente em termos de espuma e de semelhança com uma clara de ovo natural.
Os ovos utilizados podem ser ovos de galinha, mas mais geralmente ovos de qualquer outra ave que produza ovos consumíveis (pata, codorniz,...). Nesse caso, evidentemente, as condições preferenciais (temperaturas e durações de tratamento em particular) descritas em seguida, e que se referem mais especificamente aos ovos de galinha, deverão ser adaptadas. A clara de ovo pode ser pasteurizada sem nenhum componente adicionado. É igualmente possível que essa seja formulada em função das receitas e das aplicações.
De acordo com uma forma de realização particular, o processo compreende uma etapa de adição na referida cuba de pelo menos um hidrocolóide. Esse pode, por exemplo, tratar-se de goma xantana (E415) e/ou de goma de acácia (E414).
Isso permite nomeadamente obter uma boa estabilidade de espuma no tempo.
De acordo com uma forma de realização particular, a referida etapa de quebra é seguida de uma etapa de preaquecimento, antes do acondicionamento. Depois da armazenagem prévia dos referidos ovos, por uma duração de pelo menos 48 horas, a clara de ovo apresenta então um pH de pelo menos 8,7, e preferencialmente da ordem de 9,1, reduzindo fortemente a resistência térmica das bactérias e a sua eventual reproliferação após pasteurização.
Os testes efetuados nessas temperaturas e durações permitem obter um produto de boa qualidade, de acordo com os objetivos fixados.
De acordo com uma forma de realização particular, a referida etapa de pasteurização implementa um aparelho de cozedura utilizando a água quente. A temperatura desse fluido de transferência de calor é, de preferência, a mais próxima possível da temperatura alvo, idealmente sem a ultrapassar em mais de 1 °C, para evitar perdas de funcionalidade.
Nesse caso nomeadamente, o processo pode igualmente compreender uma etapa de pré-arrefecimento no referido aparelho.
Uma etapa de arrefecimento, a uma temperatura inferior a 4 °C, é em seguida implementada.
De acordo com outra forma de realização, a pasteurização da clara de ovo acondicionada pode ser feita ao ar. A invenção refere-se igualmente ao produto acabado, na forma de uma embalagem que contém a clara de ovo liquida pasteurizada e obtida por um processo de produção conforme descrito acima.
Outras caracteristicas e vantagens da invenção surgirão mais claramente a partir da leitura da descrição seguinte de uma forma de realização preferencial da invenção, dada a titulo de simples exemplo ilustrativo e não limitante, e da Figura única anexada, apresentando um organograma simplificado do processo da invenção. A invenção propõe, portanto, um método inovador, rápido e eficaz, para obter a clara de ovo liquida, podendo ser conservada por muito tempo (pelo menos um mês), e se for o caso, à temperatura ambiente. 0 organograma na Figura única ilustra de forma esquemática uma forma de realização particular desse processo.
Antes de quebrar os ovos, esses são conservados (1) durante alguns dias (por exemplo, 48 horas) a fim de que o pH da clara de ovo seja pelo menos de 8,7. Sabe-se com efeito que o pH da clara recentemente posta é da ordem de 7,5. Nos primeiros dias após a postura, é produzida uma libertação de gás de CC^que leva a clara de ovo a um pH de pelo menos 8,7. Portanto, é necessário, para obter esse pH, conservar os ovos por um tempo suficientemente longo, antes do tratamento.
Os ovos são também cuidadosamente escolhidos e selecionados, para garantir uma melhor qualidade microbiológica.
Esses são quebrados (2), de acordo com um dos métodos conhecidos. A gema e a clara são cuidadosamente separadas, e a clara é armazenada numa cuba adaptada (3) . Um cuidado particular é dado à ausência de traços de gema de ovo na clara assim como, evidentemente, de cascas ou microcascas. Essa operação de quebra é efetuada a uma temperatura entre 12 °C e 15 °C. A vertedura na cuba, e depois o tratamento do conteúdo da mesma são efetuados minimizando-se o cisalhamento, que causaria a formação de espuma no produto. É importante evitar tanto quanto possível a formação dessa espuma. Com efeito, as proteínas da clara espumam apenas uma vez, e é um dos objetivos da invenção permitir a obtenção de uma espuma de boa qualidade, no momento da preparação pelo utilizador final.
De acordo com a invenção, é possível não adicionar nenhum elemento à clara de ovo, para que essa seja perfeitamente "natural".
De acordo com certas formas de realização, é prevista a adição de hidrocolóides (4). Esse pode nomeadamente tratar-se, de acordo com uma forma de realização, de uma mistura de xantana e de acácia. Constata-se com efeito que essa mistura particular permite aumentar o atraso de aparecimento da primeira gota de uma espuma de clara antes da cozedura, isto é, permite obter uma boa estabilidade no tempo, ao mesmo tempo que permite obter uma viscosidade da clara próxima daquela da clara natural.
Se for o caso, de acordo com as formas de realização, outros componentes, por exemplo, o sal ou o açúcar, podem ser adicionados (5) . Assim, é possível fornecer a clara de ovo "formulada", adaptada a certas receitas (adocicadas ou salgadas, por exemplo) ou certas aplicações (bebida proteica para desportistas, por exemplo).
Um preaquecimento, a uma temperatura inferior a 55 °C, pode ser aplicado previamente ao acondicionamento. Essa etapa de preaquecimento é representada em linhas pontilhadas na Figura, e pode intervir diretamente antes do acondicionamento (6) e/ou antes da adição de hidrocolóide (4) e/ou antes da adição de outros componentes (4). 0 conteúdo da cuba é em seguida cautelosamente (de forma a evitar ou pelo menos limitar o cisalhamento) transferido nas embalagens para a etapa de acondicionamento (6) .
As embalagens podem nomeadamente ser saquetas do tipo Doypack (marca registada), em particular embalagens equipadas com uma tampa, podendo, por exemplo, receber 350 gramas ou 1 quilo de clara de ovo liquida, de acordo com as aplicações. Essa embalagem é fechada de forma estanque, por exemplo, por uma soldadura ultrassónica.
Uma marcação (7), podendo, por exemplo, especificar a data, o local da embalagem e/ou qualquer outra informação necessária, pode ser efetuada na embalagem, por exemplo, na forma de uma marcação a jato de tinta termossensivel.
Uma etapa de triagem (8) pode ser implementada, para detetar e remover as embalagens defeituosas. Essa triagem pode nomeadamente compreender uma triagem ponderai e/ou uma pesquisa de metais.
Efetua-se em seguida a pasteurização (9) das embalagens. Para isso, as embalagens são colocadas num aparelho de cozedura por água quente, a uma temperatura de 52 °C durante 3 horas nessa forma de realização. É importante notar que essa duração de 3 horas é muito distante daquelas preconizadas na técnica anterior, que previa no mínimo 18 horas e, de preferência, vários dias. Os inventores puderam, com efeito, detetar que, não apenas esse tempo reduzido, combinado ao pH alvo, era suficiente para obter um tratamento salmonicida e listericida (e outros patógenos catalogados nessa aplicação e suas utilizações) suficiente, mas que ainda essa duração específica permite obter propriedades culinárias conservadas, em particular para as aplicações insuficientemente cozidas no centro para ser pasteurizadas, tais como as mousses ou as iles flottantes, que necessitam de um controlo preciso da bacteriologia, assim como boas propriedades espumantes, e uma boa estabilidade da espuma.
Após essa pasteurização durante 3 horas, um pré-arrefecimento (10) é implementado no aparelho, e depois as embalagens são retiradas da água. Um arrefecimento a menos de 4 °C e uma secagem (11) são em seguida implementados, numa célula de frio.
Por último, os produtos embalados assim pasteurizados podem ser agrupados e sobre-embalados (12) para efeitos da sua armazenagem e da sua distribuição.
Essa abordagem permite, assim, o fornecimento de clara de ovo liquida ao grande público, nomeadamente por intermédio das grandes e médias superfícies, numa forma segura, visto que o produto é pasteurizado, podendo ser conservado por muito tempo (pelo menos 30 dias) e apresentando muito boas qualidades culinárias, em relação à técnica anterior, com uma viscosidade e um aspeto visual próximos daqueles da clara de ovo natural. A embalagem pode adicionalmente, em certos casos, ser conservada a temperatura ambiente, o que é nomeadamente adaptado às redes de distribuição especializadas, nomeadamente do tipo venda por correspondência.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • FR 2750574 [0003] • EP 1021956 A [0005] • EP 0373026 A [0006] • US 5455054 A [0007] • EP 0482228 A [0007]

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo de produção de clara de ovo líquida caracterizado por compreender as etapas seguintes: armazenagem prévia de ovos por uma duração de pelo menos 48 horas; - quebra dos referidos ovos, e recuperação da clara de ovo numa cuba; - inserção de uma quantidade predeterminada de clara de ovo numa embalagem; - fechamento estanque da referida embalagem; - pasteurização da referida embalagem, por retenção a uma temperatura de pasteurização compreendida entre 51 e 53 °C, durante uma duração de pasteurização compreendida entre 2 e 5 h.
  2. 2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uma etapa de adição na referida cuba de pelo menos um hidrocolóide.
  3. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido hidrocolóide compreender uma goma xantana (E415) e/ou uma goma de acácia (E414).
  4. 4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a referida etapa de quebra ser seguida de uma etapa de preaquecimento, antes da referida etapa de inserção numa embalagem.
  5. 5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a referida etapa de pasteurização compreender um aparelho de cozedura na água quente.
  6. 6. Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender uma etapa de pré-arrefecimento no referido aparelho, seguida de uma etapa de arrefecimento, a uma temperatura inferior a 4 °C.
PT131861106T 2012-10-04 2013-09-26 Processo de produção de clara de ovo líquida PT2716162T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1259454A FR2996417B1 (fr) 2012-10-04 2012-10-04 Procede de production de blanc d'œuf liquide.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2716162T true PT2716162T (pt) 2017-11-16

Family

ID=47428689

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT131861106T PT2716162T (pt) 2012-10-04 2013-09-26 Processo de produção de clara de ovo líquida

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2716162B1 (pt)
ES (1) ES2647231T3 (pt)
FR (1) FR2996417B1 (pt)
PT (1) PT2716162T (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20170120628A (ko) * 2015-02-23 2017-10-31 인터로보 에그 그룹 비.브이. 난백액의 처리 방법
MX2022015565A (es) 2020-09-03 2023-03-16 Interlaap Corp Clara de huevo bebible.

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU76012A1 (pt) * 1976-10-15 1978-05-16
AU7740781A (en) * 1980-11-25 1982-06-03 Egg Marketing Board For The State Of N.S.W. Pasteurised liquid albumen composition
US5589211A (en) * 1985-06-24 1996-12-31 Cox; James P. Methods for processing poultry shell eggs
JPS62122551A (ja) * 1985-11-22 1987-06-03 Q P Corp 容器詰冷蔵卵
US4971827A (en) 1988-06-22 1990-11-20 Specialty Foods Investement Company Method of producing cholesterol-free egg products with an extended refrigerated shelf life and products produced thereby
FR2639516B1 (fr) 1988-11-28 1991-06-28 Ouest Laitiere Procede de preparation d'ovoproduits liquides et ovoproduits obtenus par ce procede
CA2100618A1 (en) 1992-07-29 1994-01-30 Janice L. Bryson Egg pasteurization
CA2119391A1 (en) * 1993-06-15 1994-12-16 Stephen T. Papetti Methods and apparatus for pasteurizing liquid egg
US6090425A (en) * 1995-01-27 2000-07-18 Samimi; Mohammad H. Egg processing system and method of using same to extend the refrigerated shelf life of liquid egg product
AU6388196A (en) * 1995-07-07 1997-02-10 Purdue Research Foundation Pasteurization of shell eggs
AU6844496A (en) * 1995-08-25 1997-03-19 Leon John Davidson Pasteurized in-shell chicken eggs and method for production thereof
FR2750574B1 (fr) * 1996-07-04 1998-11-13 Liot R Procede de traitement de blanc d'oeuf liquide
FR2788406B1 (fr) * 1999-01-20 2001-06-01 Michel Liot Procede d'obtention de produits d'oeufs liquides longue conservation

Also Published As

Publication number Publication date
EP2716162A1 (fr) 2014-04-09
FR2996417A1 (fr) 2014-04-11
FR2996417B1 (fr) 2015-06-19
EP2716162B1 (fr) 2017-08-16
ES2647231T3 (es) 2017-12-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2632806B1 (en) A process for processing animal protein product into cooked, sliced form
BR102015019475B1 (pt) Composição para ração animal que possui amido de mandioca ceroso modificado e ração animal
RU2716437C2 (ru) Способ приготовления замороженных или охлажденных жареных яиц
PT2716162T (pt) Processo de produção de clara de ovo líquida
US2501655A (en) Frozen lobster method
JPS6033465B2 (ja) 水中油型エマルジヨンの製造法
CN106659212B (zh) 制备冷冻煎蛋的方法
EP1439757A4 (en) PROCESS FOR PASTEURIZING CHICKEN EGGS IN SHELL
ES2561983T3 (es) Método para controlar las características del producto en la elaboración de productos cárnicos
JP2016073261A (ja) 殻付茹で卵
US2444127A (en) Process for preparing roasted fowl
CN108065245A (zh) 保持麻鸭肉制品自然香脆味的加工方法
JP2524989B2 (ja) 日持ちタマゴサラダの製造方法
ES2897148B2 (es) Procedimiento de pasteurizacion de huevos fritos
US20220240525A1 (en) Soft cooked egg product and process
JP7176845B2 (ja) 動物性食材の食感改質剤および成分溶出促進剤、ならびに容器詰飲食品
JP2023059568A (ja) 半割りゆで卵様加工品
George et al. Heat penetration and organoleptic quality of fish ball in curry processed at elevated temperature
JP2001299282A (ja) 液漬け目玉焼き
BR112021008994A2 (pt) alimentos para animais de estimação compreendendo molho para cobertura que compreende metilcelulose e métodos de fabricação de tais alimentos para animais de estimação
ES2327197B1 (es) Procedimiento para la elaboracion de mermelada de esparragos y producto obtenido.
JP6712438B2 (ja) 容器詰め半熟茹卵
WO2021251837A1 (es) Proceso de mejoramiento de textura para peces pelágicos pequeños en conservas
JP2022049650A (ja) 熟成なま卵、および熟成なま卵の製造方法
US1756188A (en) Method of preserving eggs and the yolks and whites thereof