PT2382058E - Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas - Google Patents

Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas Download PDF

Info

Publication number
PT2382058E
PT2382058E PT09803819T PT09803819T PT2382058E PT 2382058 E PT2382058 E PT 2382058E PT 09803819 T PT09803819 T PT 09803819T PT 09803819 T PT09803819 T PT 09803819T PT 2382058 E PT2382058 E PT 2382058E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sorting
objects
large format
outlets
letters
Prior art date
Application number
PT09803819T
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Cartal
Pierre Jourdan
Jean Rieu
Original Assignee
Solystic
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solystic filed Critical Solystic
Publication of PT2382058E publication Critical patent/PT2382058E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B07SEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS; SORTING
    • B07CPOSTAL SORTING; SORTING INDIVIDUAL ARTICLES, OR BULK MATERIAL FIT TO BE SORTED PIECE-MEAL, e.g. BY PICKING
    • B07C3/00Sorting according to destination
    • B07C3/02Apparatus characterised by the means used for distribution
    • B07C3/08Apparatus characterised by the means used for distribution using arrangements of conveyors

Description

DESCRIÇÃO Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas 0 invento refere-se a uma máquina de triagem postal apta a triar, quer objectos de grande formato, também chamados "flats" e cartas.
No domínio postal, distinguem-se os diferentes tipos de envios postais em função das suas dimensões: altura, comprimento, espessura e o seu peso. Estas diferentes categorias de envios postais são definidas de acordo com a norma ISO-269. Por exemplo, um sobrescrito podendo conter uma folha de formato A4 ou A5 é uma carta tendo, respectivamente, um formato C4 ou C5. Um sobrescrito de formato C5 tem dimensões em largura e altura de 229 mm e 324 mm. Um sobrescrito de formato C5 tem dimensões em altura e largura, respectivamente, de 162 mm e 229 mm.
Actualmente, o espectro de envios postais que podem ser triados automaticamente pelas máquinas reagrupa principalmente: cartas ou outros objectos de grande formato indo até ao formato C5 e tendo uma espessura inferior a 8 mm para um peso que não ultrapassa os 100 g, objectos deitados, ditos de "grande formato", que podem ser ainda maiores do que as cartas de formato C4 e maior, e cuja espessura pode atingir os 32 mm, e o peso 2 kg. Para além destas dimensões, trata-se de envios postais que não podem ser triados de forma automática.
De um modo geral, existem actualmente máquinas de triagem postal que são dedicadas aos diferentes tipos de envios postais, cartas ou objectos de grande formato, e máquinas de 1 triagem postal aptas a tratar, quer cartas, quer objectos de grande formato.
Estas máquinas compreendem, normalmente, uma entrada de alimentação com um desempilhador para a colocação de lado dos envios postais, um sistema de aquisição de imagem para a leitura automática do endereço de distribuição na superfície dos envios postais, e um transportador que encaminha os envios postais para as saídas de triagem em função do endereço lido. As máquinas de triagem postal dedicadas às cartas têm saídas de triagem do tipo empilhamento chamadas "empilhadores", nas quais as cartas são empilhadas de lado de acordo com uma determinada direcção longitudinal umas atrás das outras, para formar uma pilha. As máquinas de triagem postal dedicadas aos objectos de grande formato têm um transportador do tipo carrossel com escaninhos e saídas de triagem na forma de bastidores nos quais os objectos de grande formato caiem por gravidade. 0 transportador pode também ser um tapete transportador no qual os objectos de grande formato são deslocados deitados. Estão previstos componentes de agulhagem ao longo do transportador para desviar estes objectos de grande formato para os bastidores. A multiplicação destas máquinas específicas dedicadas às cartas e aos objectos de grande formato provoca, necessariamente, uma multiplicação dos custos globais ligados à aquisição das máquinas, seu armazenamento e sua manutenção.
As máquinas de triagem postal capazes de triar vários tipos de envios postais têm o inconveniente de apresentar um débito fraco, que é normalmente insuficiente tendo em vista as exigências dos centros de triagem postal. Além disso, estas máquinas de triagem têm uma construção complexa e apresentam um custo de aquisição e de manutenção elevado. 2 Já se conhece, do documento US6239397, um processo para triar, quer cartas, quer objectos de "grande formato", explorando duas máquinas de triagem dedicadas, respectivamente, às cartas e aos objectos de grande formato. Para preparar uma volta do carteiro de acordo com este processo, efectua-se uma passagem de triagem com os objectos de "grande formato" numa primeira máquina especializada para este tipo de objectos e os endereços de distribuição lidos nestes objectos são reportados nos intercalares. Efectua-se, de seguida, uma passagem de triagem com as cartas e estes intercalares numa segunda máquina especializada para as cartas. Em seguida, substitui-se manualmente um objecto de grande formato a cada intercalar na pilha das cartas para preparar uma volta do carteiro. Com este processo não se obtém ainda um débito de tratamento dos envios postais que seja compatível com as exigências dos centros de triagem postais. A WO-A-2009/072890 descreve uma máquina de triagem postal para triar envios postais, incluindo, quer cartas, quer objectos de grande formato. 0 objectivo do invento consiste, assim, em propor uma máquina de triagem para triar os envios postais incluindo, quer cartas, quer objectos de grande formato, tendo desempenhos melhores em relação às máquinas de triagem actuais.
Para este efeito, o invento tem por objecto uma máquina de triagem para triar os envios postais incluindo, quer cartas, quer objectos de grande formato, de acordo com a reivindicação 1.
De acordo com uma forma de realização específica do invento, os dois bastidores de uma saída de triagem do primeiro sistema de triagem são justapostos e o transportador do primeiro sistema de triagem é um carrossel com escaninhos. De 3 acordo com uma outra forma de realização específica do invento, os dois bastidores de uma saída de triagem do primeiro sistema de triagem estão sobrepostos e o transportador do primeiro sistema de triagem é um tapete transportador no gual os objectos de grande formato são deslocados deitados. A máquina de triagem de acordo com o invento pode apresentar a particularidade de acordo com a gual os bastidores das saídas de triagem do sistema de triagem dos objectos de grande formato são deslocados no sentido de profundidade em relação aos empilhadores das saídas de triagem do segundo sistema de triagem das cartas e os bastidores são montadas em corrediças. 0 invento estende-se a um processo para triar os envios postais incluindo, quer cartas, quer objectos de grande formato, com o auxílio de uma tal máquina que compreende as seguintes etapas: - passar as cartas no primeiro sistema de triagem para as triar automaticamente nos empilhadores de saída de triagem, - passar os objectos de grande formato no primeiro sistema de triagem para os triar automaticamente nos bastidores de saída de triagem, - misturar manualmente um ou vários objectos de grande formato guardados num bastidor de saída de triagem do primeiro sistema de triagem com a ou as cartas guardadas no empilhador de saída de triagem do segundo sistema de triagem que está colocado em sobreposição com o dito bastidor de saída de triagem. 4
Neste método pode explorar-se, com vantagem, o facto de as cartas poderem ter dimensões diferentes, por exemplo, se se consideram as cartas de formato C5 e as cartas com um formato maior que vai, por exemplo, ao formato C4. Neste caso aquando da passagem de triagem das cartas, podem passar-se em primeiro lugar, por exemplo, as cartas de formato C4, e em seguida as cartas de formato C5, o que faz com que nos empilhadores se recuperem as cartas de formato C4 antes das cartas de formato C5. Este reagrupamento de cartas tendo formatos diferentes pode simplificar o processo de mistura. De acordo com o invento, explora-se um reagrupamento das saldas de triagem em vários segmentos disjuntos, e explora-se, em alternativa, dois bastidores de cada saida de triagem do primeiro sistema de triagem para misturar os objectos de grande formato com as cartas. Isto contribui para o aumento do débito operacional da máquina de triagem de acordo com o invento. Pode utilizar-se um intercalar para separar, num mesmo empilhador, as cartas relevantes de segmentos de saídas de triagem diferentes, o que simplifica igualmente o processo de mistura dos objectos de grande formato entre as cartas. 0 invento será melhor entendido com a leitura da descrição seguinte em relação com os desenhos. Esta descrição é dada a título de exemplo indicativo e não limitativo do invento. A figura 1 ilustra de forma muito esquemática uma máquina de triagem postal de acordo com o invento, com os dois sistemas de triagem sobrepostos. A figura 2 ilustra, mais em detalhe, a sobreposição dos bastidores de saída de triagem do sistema de triagem para os objectos de grande formato e os empilhadores do sistema de triagem para as cartas. 5 A figura 3 ilustra, mais em detalhe, a forma dos bastidores de saida de triagem. A figura 4 ilustra esquematicamente uma segmentação das saídas de triagem para realizar uma segunda passagem de triagem para cada segmento (ou uma outra passagem subsequente) com a máquina de triagem de acordo com o invento. A figura 5 ilustra, de forma esquemática, o empilhamento de diferentes cartas num empilhador de saída de triagem após uma primeira passagem de triagem das cartas. A figura 6 ilustra, de forma esquemática, o empilhamento de diferentes cartas num empilhador de saída de triagem após uma segunda passagem de triagem das cartas. A figura 7 é um diagrama de blocos das diferentes etapas de mistura dos objectos de grande formato com as cartas, que tem em conta uma segmentação das saídas de triagem. A figura 1 ilustra uma máquina de triagem postal 20 de acordo com o invento, que compreende, em sobreposição, um sistema de triagem 1 adaptado para a triagem das cartas, e um sistema de triagem 21, adaptado para a triagem de objectos de grande formato. De acordo com o invento, entende-se por cartas os sobrescritos de formato C5, mas também os sobrescritos tendo um formato maior, tal como o formato C4. Entende-se por objectos de grande formato, ou "flats", os objectos cujo peso pode ultrapassar o limite clássico dos 2 kg. O sistema de triagem 1 compreende uma entrada de alimentação com um desempilhador 2 para a colocação em série das cartas, um sistema de aquisição 3 para ler automaticamente um endereço de distribuição em cada carta, um dispositivo de transporte 4, por tapete, que desloca de lado as cartas para as 6 saídas de triagem 5 com empilhador 7. Em cada empilhador, as cartas são empilhadas de lado umas atrás das outras, para formar uma pilha. A pilha de cartas é mantida por uma paleta móvel 8 (ilustrada na figura 2) gue pode ser elevada para permitir a extracção das cartas do empilhador. Recipientes de armazenamento são colocados de forma retraída por baixo dos empilhadores 7. Estes recipientes servem para transportar as cartas das saídas de triagem 5 para a entrada de alimentação do sistema de triagem 1, nomeadamente entre duas passagens de triagem sucessivas. Como as cartas podem ter formatos diferentes, tais como C5 e C4, os empilhadores 7 das saídas de triagem 5 estão eguipados com deflectores gue definem um trajecto em chicana na parte elevada para guiar ao alto as cartas de formato C4 gue têm tendência a dobrar-se sobre si mesmo. Estes empilhadores estão descritos mais especificamente no documento de patente EP-08164808.
Na figura 1, o sistema de triagem para as cartas 1 é colocado sob o sistema de triagem para os objectos de grande formato 21. 0 sistema de triagem 21 compreende igualmente uma entrada de alimentação eguipada com um desempilhador 22 para a colocação em série dos objectos de grande formato, um sistema de aguisição 23 para ler automaticamente os endereços de distribuição nos objectos de grande formato, e um dispositivo de transporte 24 para encaminhar os objectos de grande formato para as saídas de triagem 25 do tipo com bastidores 26. 0 desempilhador 22 está equipado com correias de transporte 27, com uma paleta móvel 28 e por ventiladores (não ilustrados) tal como está descrito nos documentos de patente FR-2797856 e FR-0653270. O dispositivo de transporte 24 é um carrossel com escaninhos 30 colocados de forma inclinada em relação à 7 vertical. 0 transporte inclinado permite uma melhor manutenção dos objectos de grande formato que têm tendência a enrolar-se sobre si mesmo quando são transportados de lado. 0 carrossel define um caminho em circuito fechado ao longo do qual os escaninhos estão em movimento por cima das saldas de triagem 25 com bastidores 26. Os objectos de grande formato transportados nos escaninhos do carrossel com escaninhos 29 caiem então por gravidade dos escaninhos 30 para os bastidores 26 por simples abertura do fundo dos escaninhos.
Em vez de um carrossel com escaninhos, poderia utilizar-se um outro transportador do tipo com correias que desloca os artigos de grande formato deitados. Neste caso, o transportador está equipado com dispositivos de agulhagem para fazer cair, por gravidade, os objectos de grande formato num bastidor colocado por baixo do transportador.
Tal como está ilustrado na figura 2, as saídas de triagem com bastidores do sistema de triagem 21 são sobrepostas (isto é, alinhadas verticalmente) respectivamente com as saídas de triagem com desempilhador do sistema de triagem 1. Há, por isso, tantas saídas de triagem com bastidores como saídas de triagem com empilhador, e estas saídas de triagem são colocadas em correspondência no espaço para facilitar o trabalho manual de mistura dos objectos de grande formato e das cartas, feito pelo operador da máquina 20. A figura 3 ilustra, mais em detalhe, a forma dos bastidores 26 do sistema de triagem de objectos de grande formato. Quando um objecto deitado deixa um escaninho, desliza numa rampa guia 31, inclinada em relação à vertical, e vai encostar-se ao fundo do bastidor 26. A cada bastidor 26 corresponde uma rampa guia 31. Um bastidor 26 compreende principalmente uma parede de encosto 32 dos envios postais no 8 fundo do bastidor 26 e uma parede de recepção 33 dos envios postais. A parede de encosto 32 e a parede de recepção 33 formam um ângulo de cerca de 90° para o armazenamento dos envios postais. Cada bastidor é colocado numa posição inclinada em relação à vertical, para que a sua parede recepção 33 esteja num plano secante com o plano da rampa guia 31, e disposta de forma a permitir um empilhamento de qualidade no fundo do bastidor. Os objectos de grande formato são assim guiados, recebidos deitados na parede de recepção 33 e mantidos numa pilha estável por meio da parede de encosto 32 no fundo de cada bastidor. Em complemento, uma aba móvel 34 em rotação ao longo com um eixo horizontal dirigido perpendicularmente ao sentido de transporte do carrossel 24 exerce, pelo seu peso, uma força de apoio contra a pilha de objectos de grande formato no bastidor 26. Esta aba móvel serve, por isso, para manter os objectos de grande formato empilhados no bastidor. Representaram-se também na figura 3 corrediças 35 nas quais os bastidores são montados de forma móvel em deslocação de acordo com o mesmo eixo horizontal dirigido perpendicularmente ao sentido de transporte do carrossel 24. Tal como está ilustrado na figura 3, cada bastidor pode ser assim deslocado entre uma posição retraída na vertical dos escaninhos 30 para receber os artigos, é a configuração para o processo de triagem, para uma posição de extracção na qual o bastidor é trazido por cima do desempilhador correspondente para o esvaziamento dos artigos para fora do escaninho, é a configuração para o processo de esvaziamento do bastidor, tendo em vista a mistura dos artigos. Na posição retraída do bastidor 26, um espaço de acesso ao empilhador correspondente é deixado livre pelo operador. Este desvio horizontal no sentido da profundidade do bastidor em 9 relação ao empilhador permite que o operador aceda facilmente aos artigos no desempilhador.
De acordo com o invento, o sistema de triagem 1, com empilhadores, e o sistema de triagem 21, com bastidores, estão dispostos um em relação ao outro para que as suas saídas de triagem respectivas sejam colocadas em correspondência uma com a outra. Cada saída de triagem 25 do sistema de triagem 21 com bastidores está sobreposta (isto é, alinhada verticalmente) com uma saída de triagem 5 do sistema de triagem 1 com empilhadores. Cada saída de triagem 25 pode compreender dois bastidores 26 de saída de triagem (ou mais de dois, no caso aplicável) e cada saída de triagem 5 pode compreender um empilhador 7. Para cada saída de triagem 25, os dois bastidores 26 podem ser justapostas um em relação ao outro (isto é, colocados um ao lado do outro de acordo com a direcção horizontal) e sobrepostos a um empilhador 7 de uma saída de triagem 5 correspondente à saída de triagem 25. Tal como está ilustrado na figura 2, os dois bastidores justapostos de uma saída de triagem 25 estão dimensionadas de forma a ter medidas de fora a fora no sentido da largura (direcção de transporte do carrossel 24) substancialmente idênticas à de um empilhador. 0 plano de triagem define uma correspondência lógica entre os dois bastidores 26 e o empilhador correspondente. De acordo com o processo detalhado abaixo para a execução da máquina 1, os pontos de distribuição alocados a um empilhador são alocados da mesma forma a cada um dos dois bastidores 26 associados a esse empilhador. Com dois bastidores por saída de triagem 25, pode encher-se e esvaziar-se de forma alternada estes dois bastidores, o que permite aumentar muito significativamente o débito de tratamento dos artigos para a mistura. 10 0 sistema de triagem 21 pode ser do tipo transportador deitado de forma a poder tratar um espectro ainda maior de objectos de grande formato. Com este tipo de transporte, pode prever-se em cada saída de triagem 25 dois bastidores dispostos de forma sobreposta, um em relação ao outro, e em relação a um desempilhador de uma saída de triagem 5 correspondente. Nesta variante, existe ainda um alinhamento vertical das saídas de triagem 5 com as saídas de triagem 25. De entender que cada bastidor pode ter uma largura semelhante à largura de um empilhador.
Irá descrever-se, de seguida, o processo de mistura das cartas e dos objectos de grande formato com a máquina de triagem de acordo com o invento, no âmbito de uma preparação da volta do carteiro, feita em duas passagens de triagem, que é aqui dada a título de exemplo. 0 processo começa pela inicialização dos sistemas de triagem 1 e 21 com o mesmo plano de tiragem e o reagrupamento das saídas de triagem em subconjuntos disjuntos de saídas de triagem. Por exemplo, reagrupa-se de forma lógica o conjunto de saídas de triagem em vários segmentos, por exemplo seis segmentos, tal como está ilustrado na figura 4. Cada segmento reagrupa um número igual de saídas de triagem adjacentes, por exemplo 50 saídas de triagem por segmento, ou seja, um total de 300 saídas de triagem. A uma taxa de 200 pontos de distribuição afectados a cada saída de triagem, a máquina pode triar um total de 60000 pontos de distribuição. Num exemplo de realização, o segmento 1 reagrupa, por isso, 100 bastidores adjacentes e os 5 empilhadores correspondentes.
Aquando da primeira passagem de triagem, os envios postais (cartas) do formato C4 são introduzidos em primeiro lugar no desempilhador 2 do sistema de triagem 1 com empilhadores, e são 11 encaminhados para um empilhador 7 específico, em função do ponto de distribuição lido em cada carta. Seguidamente, as cartas de formato C5 são introduzidas no desempilhador 2 da máquina de triagem 1 com empilhador, e são encaminhadas para um empilhador específico em função dos pontos de distribuição lidos nas cartas. Nos empilhadores 7, as cartas de formato C4 são então agrupadas antes das cartas de formato C5, tal como está ilustrado na figura 5.
Considerou-se, aqui, que as cartas são tríadas em primeiro lugar (antes dos objectos de grande formato) pelo facto desta categoria de envios postais representar genericamente cerca de 80% do volume do correio a tratar. Resulta que o processo de triagem dos objectos de grande formato pode começar após o das cartas.
Agora, aquando da primeira passagem de triagem no sistema de triagem 21, os objectos de grande formato são então desempilhados pelo desempilhador 22 e encaminhados para um dos dois bastidores 26 da saída de triagem 25 à qual é afectado o ponto de distribuição lido no envio postal. Nesta primeira passagem de triagem, os objectos de grande formato são encaminhados para um único dos dois bastidores de uma saída de triagem, o outro bastidor da saída de triagem não sendo explorado. Se por exemplo as saídas de triagem 25 tiverem bastidores justapostos, os objectos de grande formato podem ser todos encaminhados, por exemplo, para o bastidor da esquerda de cada saída de triagem. À saída desta primeira passagem de triagem, o operador esvazia os empilhadores adjacentes um a um por segmento, de acordo com a sua posição ao longo da máquina de triagem 20. Durante esta operação, os bastidores das saídas de triagem 25 estão numa posição retraída na vertical dos escaninhos 30. Para 12 cada desempilhador, o operador coloca os artigos do formato C4 deitados nos primeiros recipientes de armazenamento e os artigos de formato C5 de lado nos segundos recipientes de armazenamento. Estes recipientes de armazenamento são colocados em seguida num carrinho móvel ao longo da máquina 20, ou num transportador de recirculação para serem levados para o desempilhador 2 do sistema de triagem 1 com empilhadores, tendo em vista efectuar-se uma nova passagem de triagem. A ordem de recirculação dos recipientes à entrada do sistema de triagem 1 é definido pelo plano de triagem.
No fim desta primeira passagem de triagem, os objectos de grande formato são igualmente retirados dos bastidores. Para isso, o operador volta para si cada bastidor, para o colocar na vertical do empilhador correspondente. Isto resulta no facto de o bastidor a esvaziar se tornar mais acessível para o esvaziamento. O operador coloca em seguida os envios postais do bastidor deitados num recipiente de armazenamento, o qual pode ser encaminhado para o desempilhador 22 do sistema 21 com o auxílio do carrinho móvel ao longo da máquina 20, ou com o auxílio de um transportador de recirculação de recipientes. Os recipientes de armazenamento cheio de objectos de grande formato estão igualmente à entrada do sistema de triagem 21 numa ordem definida pelo plano de triagem.
No caso do exemplo, reagrupara-se então as saídas de triagem em seis segmentos disjuntos de saídas de triagem. Este reagrupamento em segmento intervém na segunda passagem de triagem onde as cartas e os objectos de grande formato são misturados. É preciso compreender no processo de triagem se vai dissociar a segunda passagem de triagem para esses seis segmentos diferentes de saída de triagem. Mais especificamente, pode considerar-se que na primeira passagem de triagem se 13 exploraram, na máquina de triagem, seis segmentos de saídas de triagem (em cada sistema de triagem) à taxa de 50 saídas de triagem por segmento e 200 pontos de distribuição por saída de triagem. Na segunda passagem de triagem, exploram-se 200 saídas de triagem da máquina à taxa de 300 pontos de distribuição por saída de triagem para triar 60000 pontos de distribuição diferentes. No entanto, o tratamento na segunda passagem de triagem, sendo feito explorando o reagrupamento em segmentos, afecta apenas 300 pontos de distribuição/6 segmentos, isto é, 50 pontos de distribuição por saída de triagem. Com vantagem, cada saída de triagem poderá conter sucessivamente os envios postais pertencentes aos segmentos 1, 2 ... e, como descrito abaixo, o esvaziamento e a mistura dos envios postais pertencentes a um segmento são feitos paralelamente à triagem dos envios postais do segmento seguinte. Além disso, esta disposição evita equipar a máquina de triagem com os empilhadores volumosos com dimensão suficiente para alojar os envios postais correspondentes a 300 pontos de distribuição, o que reduz a dimensão global da máquina de triagem.
Aquando da segunda passagem de triagem, os recipientes de armazenamento do segmento 1 são tratados antes dos do segmento 2. Previamente à introdução dos recipientes de armazenamento do segmento 1, o operador indica à unidade de gestão da máquina 20 que os recipientes do segmento 1 serão introduzidos. Por exemplo, o operador prime um botão correspondente ao segmento 1 ao nível da entrada de alimentação.
Para optimizar o débito de tratamento, os recipientes de armazenamento são introduzidos de forma simultânea, quer no desempilhador 2 e quer no desempilhador 22. Assim, o tratamento dos envios postais (cartas) de formato C4 e C5 é feito no sistema de triagem 1 com empilhador paralelamente à triagem dos 14 objectos de grande formato no sistema de triagem 21 com bastidores.
Como para a primeira passagem de triagem, as cartas de formato C4 são introduzidas antes das cartas de formato C5 no desempilhador 2. À saída desta segunda passagem de triagem para o segmento 1, os envios postais dos formatos C4-C5 são colocados sequencialmente nos empilhadores ou nos bastidores de acordo com a volta do carteiro. Tal como está ilustrado na figura 6, os envios postais são então reagrupados em sequência por ponto de distribuição, com as cartas do formato C4 que são colocadas antes das cartas de formato C5 para cada ponto de distribuição. No exemplo do empilhador ilustrado na figura 6, os envios postais tendo o ponto de distribuição DPI encontram-se, assim, antes dos envios postais cujo ponto de distribuição é DP2, o ponto de distribuição DPI precedendo DP2 na volta do carteiro. Além disso, entre os envios postais cujo ponto de distribuição é DPI, as cartas do formato C4 encontram-se antes das cartas do formato C5. Os envios postais de formato C4 jogam, assim, o papel de intercalar ou de ponto de referência visual para indicar a mudança de ponto de distribuição na volta do carteiro.
Logo que o operador tendo indicado o tratamento do segmento 1 à máquina, os objectos de grande formato pertencentes ao segmento 1 são encaminhados, por exemplo, pela unidade de gestão para o primeiro dos dois bastidores de cada saída de triagem. À saída desta segunda passagem de triagem para o segmento 1, os objectos de grande formato são colocados em sequência, de acordo com a volta do carteiro, no primeiro bastidor de cada saída de triagem. 15 A segunda passagem de triagem do segmento 2 é implementada de forma semelhante à gue foi descrita com referência à segunda passagem de triagem do segmento 1. Em particular, o operador indica à unidade de gestão da máguina 20 gue os recipientes do segmento 2 irão ser introduzidos. 0 operador introduz em seguida os recipientes de armazenamento do segmento 2, como já foi descrito.
Num empilhador, os artigos do segmento 2 podem ser empilhados enguanto gue os artigos do segmento 1 estão sempre presentes. Por exemplo, pode estar previsto um intercalar no processo de triagem para separar, num mesmo empilhador, os envios postais pertencentes ao segmento dos envios postais pertencentes ao segmento 2.
Contrariamente ao tratamento do segmento 1, a unidade de gestão da máguina de triagem 20 encaminha os objectos de "grande formato" pertencentes ao segmento 2 para o segunda dos dois bastidores de cada saida de triagem. Isto tem como resultado, para uma mesma saida de triagem, que os objectos pertencentes ao segmento 2 são encaminhados para o segundo bastidor, enquanto que os objectos de "grande formato" pertencentes ao segmento 1 estão sempre presentes no primeiro bastidor.
Aquando da segunda passagem de triagem do segmento 3, o sistema de gestão encaminha os objectos de "grande formato" para o primeiro dos dois bastidores de cada saida de triagem e, seguidamente, para os seis segmentos.
Compreende-se que, aquando da segunda passagem de triagem para o tratamento de um segmento especifico, se encaminham os objectos de "grande formato" para o bastidor desocupado pelo tratamento do segmento seguinte ou precedente. Dito de outra forma, para o tratamento de cada novo segmento, o sistema de 16 gestão alterna o bastidor da saída de triagem para o qual os objectos são dirigidos. Com vantagem, os artigos de um segmento contidos num bastidor de uma saída de triagem são seguidamente extraídos e misturados enquanto que os artigos de um outro segmento são triados no outro bastidor da mesma saída de triagem.
Para a implementação do processo de esvaziamento, o operador extrai em primeiro lugar de um empilhador os envios postais de formato C4 e C5 pertencentes ao segmento 1. Em particular, o operador identifica os artigos pertencentes ao segmento 1 por meio do intercalar, levanta e desloca a paleta móvel 8 ao nível do intercalar e extrai os envios postais pertencentes ao segmento 1. Estes manuseamentos são feitos enquanto os envios postais pertencentes ao segmento 2 continuam a empilhar-se no empilhador.
Os envios postais do segmento 1 extraídos do empilhador são em seguida misturados com os objectos de "grande formato" do mesmo segmento 1. Para isto, o operador identifica o bastidor correspondente ao segmento 1, o que já está cheio e não o bastidor em vias de enchimento, e desloca o bastidor da posição na vertical dos escaninhos do carrossel para uma posição de extracção descrita com referência à figura 3. De acordo com o invento, o outro bastidor da mesma saída encontra-se sempre na vertical dos escaninhos para receber os objectos pertencentes ao segmento 2. 0 operador extai os objectos de "grande formato" e introdu-los na pilha dos artigos extraídos do empilhador. Cada objecto de "grande formato" é introduzido manualmente na pilha por uma leitura do seu ponto de distribuição inscrito no objecto, e por meio de um ponto de referência do ponto de distribuição na pilha de artigos 17 extraídos do empilhador por meio dos artigos de formato C4 que desempenham o papel de intercalar.
Como consequência, de acordo com o invento, efectua-se em paralelo a triagem 51 dos objectos de grande formato com a triagem 52 das cartas de formato C5 e C4 para o segmento 1, tal como está ilustrado na figura 7. Além disso, o processo de mistura do segmento 1 no qual se misturam 53 estes diferentes tipos de envios postais (de facto, introduzem-se os objectos de grande formato entre uma pilha de cartas de formato C5 ou C4) para formar a volta do carteiro é igualmente feito paralelamente aos processos de triagem 54 e 55 dos objectos de grande formato e das cartas de formato C5 e C4 para o segmento 2. Procede-se, de seguida, da mesma forma para os segmentos seguintes. Este processo de tratamento das saídas de triagem por segmento contribui para aumentar fortemente o débito operacional da máquina de triagem.
De notar que uma passagem de triagem anterior à primeira passagem de triagem pode ser implementada por meio de um encaminhamento triplo. De acordo com esta passagem de triagem anterior, é feita a triagem dos envios postais em função do código postal inscrito no artigo postal para encaminhar os artigos para outros centros de triagem nos quais é feita uma triagem em duas passagens.
No caso de um transporte deitado com os dispositivos de agulhagem, a sobreposição dos dois bastidores de uma mesma saída de triagem permite igualmente aumentar o débito operacional de tratamento dos envios postais. Se o número de saídas de triagem for suficiente, a triagem por segmento dos objectos de grande formato pode ser feita durante a passagem de encaminhamento triplo. De acordo com esta forma de realização específica, no fim da segunda passagem de triagem do segmento 18 1, os objectos triados no bastidor superior de uma saída de triagem são encaminhados para o bastidor inferior dessa saída de triagem. Os objectos do bastidor inferior podem ser assim extraídos e misturados, enquanto que os objectos do segmento 2 são triados no bastidor superior da saída de triagem.
De acordo com uma forma de realização específica, a primeira passagem de triagem dos objectos de grande formato pode ser eliminada. Neste caso, os objectos são colocados no bastidor correspondente ao seu ponto de distribuição, mas a ordem dos objectos de cada bastidor não corresponde à sequência definida para a volta do carteiro. Os objectos de grande formato a tratar, sendo em número menor em relação aos outros envios postais, o facto de serem colocados em sequência, não tem impacto significativo no débito de tratamento. Com efeito, os pontos de distribuição dos objectos de "grande formato" são, de todo o modo, lidos pelo operador antes de serem introduzidos na pilha extraída do empilhador. Assim, mesmo que os objectos de grande formato não estejam em sequência, o operador coloca mesmo assim o objecto na sua posição na volta do carteiro.
De compreender que na utilização desta máquina de triagem, o sistema de triagem 1 adaptado para as cartas, normalmente do formato C4, estende-se para tratar igualmente os envios postais de formato C4 de forma a triar nesse sistema de triagem com saídas de triagem com empilhadores a parte maior do correio. 0 sistema de triagem 21, adaptado para os objectos de grande formato não ultrapassando, normalmente, os 2 kg, pode ser igualmente estendido para poder triar os objectos que ultrapassem os 2 kg, de forma a conseguir-se uma máquina de triagem compacta adaptada a um grande espectro de correio misturado.
Lisboa, 20 de Maio de 2013. 19

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Máquina de triagem para triar envios postais incluindo quer cartas, quer objectos de “grande formato", compreendendo: - um primeiro sistema de triagem (21) adaptado para os objectos de grande formato incluindo as primeiras saldas de triagem e um primeiro transportador de envios postais apto a encaminhar os objectos de "grande formato" para as ditas primeiras saídas de triagem; - um segundo sistema de triagem (1) adaptado para as cartas incluindo as segundas saídas de triagem e um segundo transportador de envios postais apto a encaminhar as cartas para as ditas segundas saídas de triagem; os dois sistemas de triagem tendo um mesmo número de saídas de triagem, os dois sistemas estando sobrepostos para que as saídas de triagem do primeiro sistema de triagem sejam sobrepostas respectivamente com as saídas de triagem do segundo sistema de triagem, as primeiras saídas de triagem sendo do tipo com bastidores (26) nos quais os objectos de grande formato caiem por gravidade e as segundas saídas de triagem sendo do tipo com empilhadores (7) nos quais as cartas são empilhadas de lado uma por trás da outra.
  2. 2. Máquina de triagem de acordo com a reivindicação 1, na qual cada saída de triagem do primeiro sistema de triagem 1 está equipado com pelo menos dois bastidores na direcção dos quais um objecto de grande formato pode ser encaminhado selectivamente pelo primeiro transportador.
  3. 3. Máquina de triagem de acordo com a reivindicação 2, na qual os ditos pelo menos dois bastidores de uma saida de triagem do primeiro sistema de triagem são justapostos e na qual o transportador do primeiro sistema de triagem é um carrossel com escaninhos.
  4. 4. Máquina de triagem de acordo com a reivindicação 2, na qual os ditos pelo menos dois bastidores de uma saida de triagem do primeiro sistema de triagem são sobrepostos e na qual o transportador do primeiro sistema de triagem é uma correia transportadora na qual os objectos de grande formato são deslocados deitados.
  5. 5. Máquina de triagem de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, na qual os ditos bastidores das saldas de triagem do sistema de triagem dos objectos de grande formato são deslocados em profundidade em relação aos empilhadores das saídas de triagem do segundo sistema de triagem.
  6. 6. Processo de triagem de envios postais incluindo, quer cartas, quer objectos de grande formato, com o auxílio de uma máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por compreender os seguintes passos: 2 - passar as cartas no primeiro sistema de triagem para as triar automaticamente nos empilhadores de saída de triagem, - passar os objectos de grande formato no primeiro sistema de triagem para os triar automaticamente nos bastidores de saída de triagem, - misturar manualmente um ou vários objectos de grande formato guardados num bastidor de saída de triagem do primeiro sistema de triagem com a ou as cartas guardadas no empilhador de saída de triagem do segundo sistema de triagem que está colocado em sobreposição com o dito bastidor de saída de triagem.
  7. 7. Processo de acordo com a reivindicação 6, na qual se explora um reagrupamento das saídas de triagem em vários segmentos disjuntos e se explora em alternativa dois bastidores de cada saída de triagem do primeiro sistema de triagem para misturar os objectos de grande formato com as cartas.
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, no qual se utiliza um intercalar para separar num mesmo empilhador as cartas relevantes de segmentos de saídas de triagem diferentes. Lisboa, 20 de Maio de 2013. 3
PT09803819T 2008-12-23 2009-12-08 Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas PT2382058E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0859045A FR2940151B1 (fr) 2008-12-23 2008-12-23 Machine pour trier des objets postaux grand format et des lettres

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2382058E true PT2382058E (pt) 2013-05-24

Family

ID=40792689

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09803819T PT2382058E (pt) 2008-12-23 2009-12-08 Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9108225B2 (pt)
EP (1) EP2382058B1 (pt)
DK (1) DK2382058T3 (pt)
FR (1) FR2940151B1 (pt)
PT (1) PT2382058E (pt)
WO (1) WO2010072935A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010044059A1 (de) * 2010-11-17 2012-05-24 Siemens Aktiengesellschaft Sortierverfahren und Sortieranordnung zum Sortieren von zwei Arten von Gegenständen zu einer einzigen Abfolge
DE102011078094A1 (de) 2011-06-27 2012-12-27 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren und Vorrichtung zum Sortieren von zwei Arten von Gegenständen in mehreren Sortierläufen
CN102284435A (zh) * 2011-08-27 2011-12-21 天津市光学精密机械研究所 可拼装式色选机结构
US9849487B2 (en) 2014-11-13 2017-12-26 United States Postal Service System and method of sorting and sequencing items
FR3040900B1 (fr) * 2015-09-15 2017-09-01 Solystic Equipement de tri postal avec des robots navettes qui transportent des bacs
WO2017192824A1 (en) 2016-05-06 2017-11-09 United States Postal Service System and method for sorting and delivering items
US10974283B2 (en) 2017-10-05 2021-04-13 United States Postal Service System and method of sorting and sequencing items
EP4115994B1 (de) * 2021-07-09 2023-06-07 BEUMER Group GmbH & Co. KG Sortieranordnung für die sortierung von objekten sowie ein entsprechendes verfahren

Family Cites Families (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1465773A (en) * 1911-07-22 1923-08-21 Mechanical Efficiency Company Mail-assorting machine
FR653270A (fr) 1928-04-07 1929-03-19 Régulateur donneur de fil pour métiers à filer renvideurs
US2751092A (en) * 1946-01-16 1956-06-19 Ct D Etudes M B A Sa Coding, decoding, and code sensing mechanisms for sorting apparatus
FR949441A (fr) * 1947-04-03 1949-08-30 Ct D Etudes M B A Procédés et moyens pour le tri et le classement de documents ou d'objets
US2696913A (en) * 1949-12-08 1954-12-14 Charles M Anderson Revolving current flotation machine
US3609694A (en) * 1967-12-20 1971-09-28 William Brenner Coding means
JPS57190685A (en) * 1981-05-19 1982-11-24 Tokyo Shibaura Electric Co Sorter for letter mail
EP0235488B1 (fr) * 1986-09-19 1990-01-24 REDOUTE CATALOGUE Société Anonyme: Installation de manutention robotisée
DE59401778D1 (de) * 1993-07-14 1997-03-20 Siemens Ag Sortiereinrichtung, insbesondere für postgut
US5385246A (en) * 1993-09-09 1995-01-31 Grossnickle; David Collapsible bicycle stand
US5709525A (en) * 1995-08-02 1998-01-20 Pitney Bowes Inc. Envelope stacker
EP0816480A1 (en) 1996-06-26 1998-01-07 The Procter & Gamble Company Low sudsing liquid detergent compositions
DE19705891C1 (de) * 1996-12-07 1998-03-26 Siemens Ag Verfahren zur Sortierung von Sendungen
US6183191B1 (en) * 1997-04-11 2001-02-06 Siemens Electrocom, L.P. Method and system for sorting flat articles
US6390756B1 (en) * 1997-10-29 2002-05-21 Siemens Dematic Postal Automation, L.P. Transfer of cartridges containing flat articles
US6953906B2 (en) * 1999-08-02 2005-10-11 Rapistan Systems Advertising Corp. Delivery point sequencing mail sorting system with flat mail capability
WO2001008817A1 (en) * 1999-08-02 2001-02-08 Siemens Aktiengesellschaft Sorting flat mail into delivery point sequencing
CA2381485A1 (en) * 1999-08-13 2001-02-22 Gary P. Burns Automatic tray handling system for sorter
FR2797856B1 (fr) 1999-08-25 2001-09-28 Mannesmann Dematic Postal Automation Sa Dispositif de depilage d'objets plats avec une avance de magasin asservie a une mesure d'epaisseur des objets plats
WO2001044051A1 (en) * 1999-12-15 2001-06-21 Kellogg Company A transportable container for bulk goods and method for forming the container
US6303889B1 (en) * 2000-02-15 2001-10-16 Opex Corporation Method and apparatus for sorting documents into a pre-defined sequence
US7138596B2 (en) * 2001-08-01 2006-11-21 Pippin James M Apparatus and method for mail sorting
CN1671488A (zh) * 2002-05-07 2005-09-21 西门子公司 单程排序组件
EP1508025A2 (en) * 2002-05-20 2005-02-23 Northrop Grumman Corporation Point source biological agent detection system
JP3867967B2 (ja) * 2002-06-10 2007-01-17 株式会社椿本チエイン 郵便物仕分装置
US6881916B2 (en) * 2003-02-13 2005-04-19 Lockheed Martin Corporation Flats sequencing system and method of use
FR2859652B1 (fr) * 2003-09-17 2005-10-21 Solystic Machine de tri postal comprenant une structure de transfert de bacs
DE10344507B3 (de) * 2003-09-24 2005-04-28 Siemens Ag Vorrichtung zum Füllen und Abtransport von Behältern für sortierte Sendungen
FR2866252B1 (fr) * 2004-02-18 2006-04-21 Solystic Procede pour trier des envois postaux en plusieurs passes de tri
FR2866251B1 (fr) 2004-02-18 2006-04-21 Solystic Procede pour preparer une tournee du facteur avec a la fois des lettres et des objets de grand format
US7745754B2 (en) * 2004-03-17 2010-06-29 Bowe Bell + Howell Company Apparatus, method and program product for processing mail or documents using a mail or document processing device
DE102004035365A1 (de) * 2004-07-21 2006-02-16 Deutsche Post Ag Verfahren und Vorrichtung zum Sortieren von Postsendungen
WO2006110486A2 (en) * 2005-04-07 2006-10-19 Pitney Bowes Inc. Macro sorting system and method
FR2886177B1 (fr) * 2005-05-27 2007-06-29 Solystic Sas Procede de tri d'envois postaux avec un sequencement des bacs sur un convoyeur a bande
FR2886872B1 (fr) * 2005-06-13 2007-08-03 Poste Etablissement Public Procede et machine d'ordonnancement d'une tournee de facteur
US9415422B2 (en) * 2006-03-10 2016-08-16 Siemens Industry, Inc. Mail sorting system
FR2916428B1 (fr) * 2007-05-25 2009-07-03 Solystic Sas Dispositif support telescopique pour bacs de stockage d'envois postaux
US20090084845A1 (en) * 2007-09-28 2009-04-02 Scientific Games International, Inc. Method and System for Automated Sorting of Randomly Supplied Packs of Lottery Game Tickets
DE102007058580A1 (de) * 2007-12-05 2009-06-10 Siemens Ag Verfahren zum Sortieren von flachen Postsendungen
NL2001062C2 (nl) * 2007-12-06 2009-06-09 Ptt Post Holdings Bv Werkwijze voor het sorteren van poststukken van verschillende formaatklassen en sorteermachine daarvoor.
WO2009126157A1 (en) * 2008-04-10 2009-10-15 Lockheed Martin Corporation Escort based sorting system for mail sorting centers
US8796577B2 (en) * 2008-11-14 2014-08-05 Siemens Industry, Inc. Multi-machine mail sorting system
FR2940149B1 (fr) * 2008-12-23 2010-12-03 Solystic Machine de tri postal avec chariot pour la manipulation des envois postaux
DE102009053051A1 (de) * 2009-11-16 2011-05-26 Siemens Aktiengesellschaft Vorrichtung und Verfahren zum Sortieren von Gegenständen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2382058B1 (fr) 2013-04-17
DK2382058T3 (da) 2013-06-03
FR2940151A1 (fr) 2010-06-25
US20110180462A1 (en) 2011-07-28
US9108225B2 (en) 2015-08-18
EP2382058A1 (fr) 2011-11-02
AU2009332837A1 (en) 2011-06-23
FR2940151B1 (fr) 2010-12-17
WO2010072935A1 (fr) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2382058E (pt) Máquina e processo para triar objectos postais de grande formato e cartas
US8374720B2 (en) Method and apparatus for sorting articles by way of storage regions
EP1676646B1 (en) System and process for grouping mailpieces in a sorter
JP3804540B2 (ja) 薄物郵便物道順組立仕分装置
EP0718049B1 (en) Method and apparatus for sorting paper sheets or the like
EP1649940B1 (en) Method for grouping mail pieces in a sorter
US20090050541A1 (en) Post Processing System and Method
AU2009332838B2 (en) A postal sorting machine with a trolley for handling mailpieces
US20110192770A1 (en) Method and device for sorting mail
US7728245B2 (en) Multi-machine mail sorting system
US8695968B2 (en) Device for handling sheet material
US8348275B2 (en) Mail-sorting installation with a plurality of output means, and mail-sorting methods
US20020079255A1 (en) Folder device, delivery point package and method of use
US8217294B2 (en) Method and device for sorting flat mail items
US9156305B2 (en) Inserting system and a method of inserting enclosures in envelopes using said inserting system
JP2006516471A (ja) 扁平な郵便物のための細いスタッキングコンパートメント
US20060249437A1 (en) Folder device, delivery point package and method of use
US20100140053A1 (en) Space-saving sorting plant and method for sorting articles
US7387460B2 (en) Collating stacker and method of use
US9205462B2 (en) Method and apparatus for sorting flat mail items into delivery point sequencing
JPS6240710Y2 (pt)
CN108140272A (zh) 纸张储存设备以及纸张储存设备的储存方法
AU2012282339B2 (en) A postal sorting machine for mailpieces and separators and a method of sorting mailpieces and separators
JPS5845825Y2 (ja) 配達書状の自動区分機
CZ354997A3 (cs) Zařízení pro oddělování a třídění bankovek