PT2379439E - Método e equipamento de inspecção para examinar recipientes - Google Patents

Método e equipamento de inspecção para examinar recipientes Download PDF

Info

Publication number
PT2379439E
PT2379439E PT09771505T PT09771505T PT2379439E PT 2379439 E PT2379439 E PT 2379439E PT 09771505 T PT09771505 T PT 09771505T PT 09771505 T PT09771505 T PT 09771505T PT 2379439 E PT2379439 E PT 2379439E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
originality
ring
containers
inspection
Prior art date
Application number
PT09771505T
Other languages
English (en)
Inventor
Wiemer Heinrich
Böcker Horst
Herrmann Jürgen
Original Assignee
Khs Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41716542&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2379439(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Khs Gmbh filed Critical Khs Gmbh
Publication of PT2379439E publication Critical patent/PT2379439E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67BAPPLYING CLOSURE MEMBERS TO BOTTLES JARS, OR SIMILAR CONTAINERS; OPENING CLOSED CONTAINERS
    • B67B3/00Closing bottles, jars or similar containers by applying caps
    • B67B3/26Applications of control, warning, or safety devices in capping machinery
    • B67B3/262Devices for controlling the caps
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N21/00Investigating or analysing materials by the use of optical means, i.e. using sub-millimetre waves, infrared, visible or ultraviolet light
    • G01N21/84Systems specially adapted for particular applications
    • G01N21/88Investigating the presence of flaws or contamination
    • G01N21/90Investigating the presence of flaws or contamination in a container or its contents

Landscapes

  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Investigating Materials By The Use Of Optical Means Adapted For Particular Applications (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"MÉTODO E EQUIPAMENTO DE INSPECÇÃO PARA EXAMINAR RECIPIENTES" A invenção diz respeito a um método de acordo como preâmbulo da reivindicação 1 e a um equipamento deinspecção de acordo com o preâmbulo da reivindicação 10, etal como já conhecido a partir do documento GB 2 173 299 A.
Constitui uma prática comum e já conhecida o facto de se fecharem recipientes cheios, respectivamentenas suas aberturas de recipiente, com um fecho derecipiente que está também simultaneamente equipado com umelemento de segurança, o qual garante a qualidade e originalidade do respectivo produto e, por essa razão, seráreferido no que se segue como elemento de garantia de originalidade. Durante o fecho mecânico do recipiente, oelemento de garantia de originalidade bloqueia-se no respectivo recipiente através de uma solidarização porformato, de modo a que uma abertura do recipiente, ou sejado fecho de recipiente, só será exclusivamente possívelmediante separação do elemento de garantia de originalidaderelativamente ao fecho, e/ou mediante destruição desteelemento, pelo que a abertura do recipiente será apropriadamente segura e inequívoca.
Para fechos de recipientes mecanicamenteprocessáveis, nomeadamente também para fechos de tipo tampadestinados a garrafas ou recipientes semelhantes, oelemento de garantia de originalidade é geralmenteconstituído por um anel de garantia de originalidade ou dequalidade, o qual é por exemplo disponibilizado no ladoaberto do fecho de recipiente do tipo tampa, ou do corpo defecho, e o qual - aquando da aplicação do fecho derecipiente, por exemplo durante o enroscamento sobre umrecipiente do fecho de recipiente concebido sob a forma defecho roscado - se encaixa por trás neste recipiente, numasolidarização por formato, na região da sua abertura derecipiente e/ou no seu gargalo de recipiente. É também nomeadamente já conhecido, para fechosroscados destinados a um fecho mecânico de recipientes, ofacto de se manufacturar o respectivo anel de garantia deoriginalidade numa só peça em conjunto com o corpo de fechodo fecho de recipiente, proporcionando assim pelo menos umalinha de ruptura predeterminada com formato anelar, entre oanel de garantia de originalidade e o corpo de fecho, assimcomo o facto de o anel de garantia de originalidade tambémser concebido de modo a ser constituído por diversossegmentos de anel, os quais estão ligados entre si atravésde troços de ruptura predeterminada. As linhas e troços deruptura predeterminada são por exemplo obtidos através daredução da espessura do material, e/ou através deperfuração, de modo que, aquando da abertura do fecho derecipiente, ocorre não só uma libertação do anel de garantia de originalidade em relação à tampa de fecho, comotambém uma quebra deste elemento de segurança.
Uma vez que os elementos de garantia deoriginalidade são construtivamente concebidos a fim de queeles sejam destruídos quando submetidos a forças, não seconsegue impedir completamente que sejam ocasionalmentedanificados elementos de segurança, ainda durante o fechomecânico do recipiente, o que irá então conduzir a mal-estar e reclamações - por parte dos comerciantes econsumidores, entre outros - assim como a um aumento doscustos. Tornam-se portanto indesejáveis tais tipos de danosnos anéis de garantia de originalidade. 0 objectivo da invenção consiste em proporcionarum método através do qual possam ser evitados de formafiável o mal-estar e reclamações devidas a recipientes comelementos de garantia de originalidade danificados. Paraalcançar este objectivo, é proporcionado um método deacordo com a reivindicação 1. Um equipamento de inspecçãopara execução deste método constitui o objecto dareivindicação 10.
Outros desenvolvimentos construtivos, vantagens epossibilidades de aplicação da invenção serão tambémevidenciados a partir da descrição que se segue paramodelos de realização exemplificativos, e a partir dasFiguras. A invenção é seguidamente explicada em maiordetalhe num modelo de realização exemplificativo, de acordocom as Figuras. Nos desenhos: a Figura 1 mostra uma esquemática representaçãoparcial, simplificada e em corte, de um fecho de recipientecom anel de garantia de originalidade disposto sobre umaembocadura de recipiente ou de garrafa; a Figura 2 mostra uma vista de cima sobre umequipamento de inspecção de acordo com a invenção, paraexaminar os anéis de garantia de originalidade dorecipiente fechado; a Figura 3 mostra o equipamento de inspecção daFigura 2 numa representação em perspectiva; e a Figura 4 mostra uma secção de cortecorrespondente à linha I-I da Figura 2.
Nas Figuras encontram-se recipientes 1 sob aforma de garrafas - de preferência feitas a partir de ummaterial transparente ou translúcido, por exemplo a partirde vidro ou de um material plástico translúcido (porexemplo, PET) - e que, após o enchimento com um produto deenchimento liquido, por exemplo uma bebida, foram fechados- cada um deles - com um fecho de recipiente 2 do tipotampa, por exemplo ao enroscar o fecho de recipiente 2, ouo seu corpo de fecho 3, sobre uma rosca externa existentenum gargalo de um recipiente 1.1.
Cada um dos fechos de recipiente 2 é constituído,de uma maneira já conhecida, pelo corpo de fecho 3 do tipo tampa e um anel de garantia de originalidade 4, o qual éfabricado como peça única em conjunto com o corpo de fecho3 e constitui uma linha de ruptura predeterminada 5 comformato anelar que rodeia concentricamente um eixo derecipiente e eixo de fecho BA, a qual é formada por umaperfuração com vários furos de atravessamento de tipo fendaque se sucedem uns aos outros ao longo da linha de rupturapredeterminada 5, sendo especificamente feita por exemplo apartir de plástico ou de um material metálico. Pelo lado dedentro, o anel de garantia de originalidade 4 dispõe de umamultiplicidade de saliências ou entalhes 6 que estãodispostas de forma distribuída em torno do eixo de fecho ese encaixam, numa solidarização por formato, por trás deuma projecção de tipo anelar 7 saliente em relação àsuperfície periférica da embocadura do recipiente 1, demodo que somente seja possível uma abertura do recipiente 1mediante a separação, pelo menos parcial, do anel degarantia de originalidade 4 ao longo da linha de rupturapredeterminada 5, e/ou mediante a destruição, pelo menosparcial, do anel de garantia de originalidade 4.
Uma vez que os fechos de recipiente 2 sãoconcebidos de modo que os seus anéis de garantia deoriginalidade 4 sejam destruídos, da maneira atrásdescrita, durante a abertura, ou seja quando submetidos àsforças sobre eles exercidas, irá ocasionalmente ocorrer -durante o fecho mecânico dos recipientes 1 - apossibilidade de os anéis de garantia de originalidade 4serem danificados ao longo deste processo de fecho, por exemplo durante o enroscamento no gargalo da garrafa 1.1,criando por isso a impressão de que o recipiente em causajá teria sido aberto.
Nas Figuras, está genericamente identificado como número de referência 8 um equipamento de inspecção porintermédio do qual os recipientes 1 são examinados, após oenchimento e fecho, no que diz respeito à integridade doanel de garantia de originalidade 4 nos fechos derecipiente. Para este efeito, a inspecção do recipiente,respectivamente do anel de garantia de originalidade 4,será preferencialmente realizada antes de cada recipiente 1fechado ser conduzido para uma outra aplicação, por exemplouma máquina de rotulagem, uma máquina para colocação dosrecipientes 1 em caixas de transporte (caixas de garrafas),e/ou para formação de conjuntos a partir de diversosrecipientes, etc. Será por conseguinte particularmentevantajoso que o exame da integridade dos anéis de garantiade originalidade 4 seja realizado antes da entrega ouexpedição dos recipientes 1 cheios e fechados paraclientes, por exemplo em mercados de bebidas e outroslocais semelhantes.
Para o exame, os recipientes 1 estarão porexemplo em posição vertical sobre um transportador 9, ouseja com o seu eixo de recipiente BA orientado na direcçãovertical, movimentando-se segundo um sentido de transporteA, de forma continua ou então sincopada, através doequipamento de inspecção 8, e portanto também através de uma posição de medição e de controlo 8.1 neste equipamento,sendo examinado (na posição de medição e controle) cada umdos anéis de garantia de originalidade 4 com um sistema dedetecção opto-eléctrica 10, de modo a poderem serprocessados como dados reais os dados de imagem fornecidospor este sistema de detecção 10, num processador de imagens11 constituído por um computador ou auxiliado porcomputador. Para este efeito, são avaliados os dados reaisfornecidos pelo sistema de detecção 10 de cada anel degarantia de originalidade 4 examinado. A título de exemplo,os dados reais fornecidos, para cada anel de garantia deoriginalidade 4 examinado, são comparados com dadosnominais ou valores nominais armazenados numa memória doprocessador de imagens 11. Sendo detectado um defeito numanel de garantia de originalidade 4, isso faz com que oprocessador de imagens 11 produza por exemplo um sinal dedefeito, o que irá então por exemplo conduzir a que orecipiente 1 apresentando o fecho com o anel de garantia deoriginalidade 4 adulterado pelo defeito seja descartadopara fora da linha de produção de uma instalaçãocomportando o equipamento de inspecção 8.
Em pormenor e para o modelo de realizaçãorepresentado, o equipamento de inspecção 8 compreende umalojamento 12 em duas partes, no qual está alojado osistema de detecção 10 e que é essencialmente constituídopor uma parte de baixo de alojamento 13 maciça, e por umaparte de cima de alojamento 14 que é fixada de formaamovivel na parte de baixo de alojamento 13 por intermédio de grampos de aperto 15. A parte de baixo de alojamento 13é concebida de forma relativamente maciça e em forma debacia, com um fundo quadrado 16 e uma parede periférica 17.A parte de alojamento 14 - que fecha a parte de alojamento13 pelo lado superior aberto - é concebida como uma capota,com uma cobertura superior quadrada 18 e uma paredeperiférica 19. 0 alojamento 12 - apresentando assim uma vista emplanta quadrada - está equipado com quatro elementos desuporte 20, sendo o seu lado de baixo de alojamentoconstituído pelo fundo 16 e estando situado por cima dapista de movimentação dos recipientes 1 que se deslocamatravés do equipamento de inspecção 8. Os elementos desuporte 20 localizam-se lateralmente em relação aotransportador 9, na zona dos cantos do fundo quadrado 16.Para além disso, a disposição é definida de maneira quedois lados periféricos do alojamento 12 fiquem orientadosparalelamente ao sentido de transporte A do transportador9, e dois lados periféricos do alojamento 12 fiquemorientados perpendicularmente ao sentido de transporte A.
No interior do alojamento 12 está colocada umacâmara electrónica 22 com unidade óptica 23 numa estruturade apoio 21, de modo que a câmara 22 e a unidade óptica 23fiquem efectivamente orientadas com o seu eixo óptico OA emdirecção vertical. 0 eixo óptico OA constitui o eixo desimetria do sistema de detecção 10, e também o eixo daposição de medição e controlo 8.1, na medida em que cada recipiente 1 que tenha chegado a esta posição de mediçãoe/ou controlo 8.1 fica disposto com o seu eixo derecipiente BA coaxial, ou essencialmente coaxial, com oeixo OA.
No modelo de realização representado, também selocalizam adicionalmente no eixo óptico OA o ponto deintersecção das diagonais do fundo quadrado de alojamento16, assim como o ponto de intersecção das linhas de uniãoentre os eixos dos referidos elementos de suporte 20 queestejam diagonalmente posicionadas em relação ao fundoquadrado de alojamento 16.
Por baixo da câmara 22 alinhada com a unidadeóptica 23 sobre o fundo de alojamento 16 e afastada("beabstandeten") da mesma segundo a direcção vertical, édisponibilizado um elemento de deflexão de feixes ópticossob a forma de um espelho multifacetado ("Mehrfachspiegel")24, o qual apresenta quatro faces espelhadas 24.1 no seucorpo de espelho concebido num tipo de pirâmide com umaprojecção horizontal quadrada. 0 espelho multifacetado 24tem o seu eixo disposto no eixo óptico OA, de modo que cadaface espelhada 24.1 fique localizada em posição oposta e auma certa distância de uma face espelhada 25.1 de umespelho 25, o qual está disposto dentro do alojamento 12 epor cima de um dos elementos de suporte 20. A faceespelhada 25.1 localiza-se em frente da face espelhada 26.1de um espelho 26, o qual está disposto, no elemento desuporte 20 em causa, por detrás de uma janela 27 prevista neste elemento de suporte e que é coberta por uma placaprotectora feita a partir de um material transparente, porexemplo a partir de vidro. Entre os dois elementos dedeflexão de feixes ou espelhos 25 e 26, é proporcionada umaabertura 28 no fundo 16.
Cada um dos espelhos 26, respectivamente as suassuperficies espelhadas 26.1, localiza-se a um nivel dealtura N, relativamente ao qual também são movimentados,através da posição de medição e/ou de controlo 8.1, osanéis de garantia de originalidade 4 do recipiente 1 aserem examinados. Através das faces espelhadas 24.1, 25.1, 26.1, produz-se um múltiplo desvio de respectivamente 90°dos feixes representativos da imagem do respectivo anel degarantia de originalidade 4, na posição de medição e/ou decontrolo 8.1, de modo que uma trajectória de feixe que saiada posição de medição e/ou de controlo 8.1 seráinicialmente conduzida radialmente para o lado de fora emrelação ao eixo óptico OA, seguindo subsequentementegraças à deflexão na face espelhada 26.1 - segundo umadirecção paralela ao eixo óptico OA no sentido ascendenteatravés da abertura 28 até à face espelhada 25.1, a partirdesta radialmente para o lado de dentro em direcção ao eixoóptico OA até uma das faces espelhadas 24.1, e sendo aideflectida em direcção à unidade óptica 23 da câmara 22.Graças à disposição do espelho 26, obtém-se uma inspecçãovisual dos anéis de garantia de originalidade 4 a partir doseu lado. Com uma apropriada concepção do sistema dedetecção 10, ou com uma apropriada disposição do espelho 26, é também possível uma detecção dos anéis de garantia deoriginalidade 4 segundo uma outra direcção de observação,por exemplo inclinadamente a partir do lado de cima ouinclinadamente a partir do lado de baixo.
No elemento de suporte 20, é disponibilizada umafonte de luz 29, por baixo do espelho 26 e por detrás dajanela 27 pelo que fica igualmente protegida contra asujidade, a qual emite um feixe luminoso 30 fortementefocado. Este provém da fonte de luz 29, direccionado deforma inclinada no sentido ascendente, e intersecta o eixoóptico OA. 0 feixe luminoso 30 ilumina o respectivo fechode recipiente 2, pelo menos na sua região apresentando oanel de garantia de originalidade 4, pelo lado de dentro dofecho de recipiente e efectivamente atravessando orecipiente 1 e, em determinados casos de aplicação,atravessando igualmente o produto de enchimento contido norecipiente 1 também pelo lado de dentro do recipiente 1, demodo que, quando observado a partir do lado de fora dorecipiente, o fecho de recipiente 2 e, por conseguinte, emparticular o anel de garantia de originalidade 4 pareçamestar iluminados por trás. Para conseguir isso, o feixeluminoso 30 irá de preferência incidir sobre o lado do anelde garantia de originalidade 4 que fica virado para ointerior recipiente, segundo uma direcção que é coaxial como eixo óptico do espelho 26 do sistema de espelhosconstituído respectivamente pelos espelhos 25 e 26, ouentão uma direcção que define um ângulo com este eixoóptico consideravelmente menor do que 90°. 0 conjunto de espelhos constituído pelos espelhos25 e 26 é disponibilizado quatro vezes, ou seja ficadisposto um espelho 25 por cima de cada um dos elementos desuporte 20 e da abertura 28 aí prevista, ao qual estáassociado um espelho 26 no elemento de suporte 20. Paraalém disso, em cada elemento de suporte 20 é proporcionadauma fonte de luz 29 para emissão do feixe luminoso 30fortemente focado, sendo isto efectivamente feito de modoque o fecho de recipiente 2, do respectivo recipiente 1localizado na posição de medição e/ou de controlo 8.1, sejailuminado por trás na região do seu anel de garantia deoriginalidade 4, para obtenção da imagem através de umrespectivo espelho 26 a partir da fonte de luz 29 que édisponibilizada no elemento de suporte 20 diagonalmentelocalizado em relação a este espelho 26.
Através de rotação da fonte de luz 29, os feixes30 são ajustáveis de modo que, graças a este ajustamento,também poderá ser tomada em consideração a refracção a quesão submetidos estes feixes luminosos 30, aquando daentrada no respectivo recipiente 1 - na sua superfície periférica ou superfície de revestimento - assim como nainterface entre a parede de recipiente e o produto deenchimento líquido, para que possa ser recebida umaoptimizada iluminação por trás dos anéis de garantia deoriginalidade 4.
Graças à iluminação dos anéis de garantia deoriginalidade 4 pela parte de trás, isto é, pelo lado de dentro do respectivo recipiente 1, consegue-se obteratravés da luz transmitida assim gerada - uma imagem de360° dos respectivos anéis de garantia de originalidade 4particularmente rica em termos de contraste, detectada coma câmara 22 através dos espelhos 24, 25 e 26, econsequentemente a possibilidade de descobrir de formafiável no processador de imagens 11 eventuais defeitos oudeteriorações em anéis de garantia de originalidade 4. Ailuminação por trás de cada anel de garantia deoriginalidade 4 conduz por conseguinte, para além do mais,a captações claras e particularmente ricas em termos decontraste, dado que os fechos de recipiente 2 sãonormalmente feitos a partir de um material que é opaco, oucuja translucidez é substancialmente menor do que a domaterial a partir do qual são fabricados os recipientes 1. A invenção foi atrás descrita com base num modelode realização. Serão obviamente possíveis numerosasalterações e modificações. Mais concretamente, foianteriormente assumido que os fortemente focados feixesluminosos 30 são gerados por fontes de luz 29, as quaisestão dispostas lateralmente em relação ao recipientelocalizado na respectiva posição de medição e/ou decontrolo 8.1, sendo isso efectivamente feito de tal maneiraque os feixes luminosos 30 incidam inclinadamente a partirde baixo sobre cada um dos recipientes 1, respectivamentesobre a sua parede periférica, e especificamente na regiãosuperior do recipiente 1 por exemplo na região do ombro derecipiente ("Behálterschulter") ou do peito de recipiente ("Behálterbrust") . Em princípio, são também concebíveismodelos de realização nos quais a iluminação por trás decada um dos anéis de garantia de originalidade 4 a seremexaminados seja executada através do fundo de recipiente.Para além disso, é também possível proporcionar váriasfontes de luz 29 para iluminação da correspondente área doanel de garantia de originalidade 4, a qual deverá serexaminada com a câmara 22 ou com uma outra unidade dedetecção opto-eléctrica.
Assumiu-se anteriormente que o sistema opto-eléctrico para detecção do estado de cada um dos anéis degarantia de originalidade 4 consiste num sistema de câmara,com uma câmara electrónica 22. Obviamente que este sistematambém pode apresentar diversas câmaras electrónicas, ouentão consistir num sistema com o qual sejam opticamenteexaminados de outra maneira cada um dos anéis de garantiade originalidade 4 e o respectivo estado, por exemploatravés de varrimento com pelo menos um feixe de laser,etc.
Os elementos ópticos de deflexão de feixes paraobtenção de uma imagem de 360° - ou inspecção de 360° - decada um dos anéis de garantia de originalidade 4 foramatrás descritos sob a forma de espelhos 24, 25 e 26. Podemno entanto ser igualmente utilizados outros elementosópticos de deflexão de feixes.
Lista de números de referência 1 Recipiente 1.1 Gargalo de recipiente 2 Fecho de recipiente 3 Corpo de fecho do tipo tampa 4 Anel de garantia de originalidade 5 Linha de ruptura predeterminada 6 Entalhe no anel de garantia de originalidade 4 7 Saliência de tipo anelar no gargalo de recipiente 1.1 8 Equipamento de inspecção 8.1 Posição de medição e/ou de controlo 9 Transportador 10 Sistema de detecção 11 Processador de imagens 12 Alojamento 13 Parte de baixo de alojamento 14 Parte de cima de alojamento 15 Fecho rápido 16 Fundo 17 Parede periférica 18 Cobertura superior 19 Parede periférica 20 Elemento de suporte 21 Estrutura de apoio 22 Câmara 23 Unidade óptica 24 Elemento de espelho 24.1 Face espelhada ou de reflexão 25 Elemento de espelho 25.1 Face espelhada ou de reflexão 26 Elemento de espelho 26.1 Face espelhada ou de reflexão 27 Janela 28 Abertura 29 Fonte de luz 30 Feixe luminoso focado BA Eixo de recipiente AO Eixo óptico N Nivel de altura

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para examinar garrafas ou recipientessemelhantes (1) - feitas a partir de um materialtranslúcido como por exemplo vidro ou um plástico tipovidro como o PET e cheias com um produto de enchimento -mecanicamente fechadas com um fecho de recipiente (2),apresentando cada um dos fechos de recipiente (2) um anelde garantia de originalidade (4) gue, para recipientes (1)fechados, é mantido nestes numa solidarização por formatoe/ou forçada ("form- und/oder kraftschlussig"), de maneiraa tornar possível uma abertura do recipiente (1) somentemediante separação e/ou destruição do anel de garantia deoriginalidade (4), em que o recipiente (1), depois doenchimento e fecho, é examinado quanto à integridade do seuanel de garantia de originalidade (4) através de pelo menosum sistema de detecção opto-eléctrica (10), sendo o anel degarantia de originalidade (4) iluminado, para a inspecçãovisual, com pelo menos um feixe luminoso (30) provenientede pelo menos uma fonte de luz (29), preferencialmente comum feixe luminoso (30) fortemente focado; o método écaracterizado por a iluminação do anel de garantia deoriginalidade (4) ser realizada a partir do lado de dentrodos respectivos recipientes (1).
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por a inspecção visual do respectivo anel degarantia de originalidade (4) se realizar com pelo menos um sensor opto-eléctrico do sistema de detecção opto-eléctrica(10), por exemplo com pelo menos uma câmara electrónica(22) do sistema de detecção opto-eléctrica (10).
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado por o anel de garantia de originalidade (4)do respectivo recipiente (1) ser visualmente inspeccionadocom o - pelo menos um - sistema de detecção opto-eléctrica(10), em pelo menos uma área parcial, de preferência aolongo de toda a sua extensão, por exemplo sob a forma deuma imagem de 360° ou inspecção de 360°.
  4. 4. Método de acordo com uma das precedentesreivindicações, caracterizado por o anel de garantia deoriginalidade (4) ser visualmente inspeccionado emsimultâneo para diversas regiões com um único sensor opto-eléctrico, por exemplo com uma única câmara electrónica(22), através de um sistema óptico apresentando várioselementos ópticos de deflexão de feixes (24, 25, 26) .
  5. 5. Método de acordo com uma das precedentesreivindicações, caracterizado por o - pelo menos um - feixeluminoso (30) emitido a partir da fonte de luz (29) serdireccionado sobre o respectivo recipiente (1), de tal modoque ele incida sobre uma zona de uma superfície periféricade recipiente, ou superfície de revestimento de recipiente,localizando-se esta (zona) na periferia do recipiente (1)em posição oposta à área do anel de garantia de originalidade (4) inspeccionada através do - pelo menos um- sensor opto-eléctrico (22).
  6. 6. Método de acordo com uma das precedentesreivindicações caracterizado por a direcção do - pelo menos um - feixe luminoso (30) definir um ângulo menor que 90° com um eixo de recipiente (BA) e/ou um eixo do fecho de recipiente (2),pelo menos do lado de fora do recipiente (1), o qual se abre em direcção a um fundo de recipiente localizado em posição oposta ao fecho de recipiente (2), e/oucaracterizado por a direcção do - pelo menos um - feixe luminoso(30) ser seleccionada de modo que este, tendo em conta arefracção de feixes na parede de recipiente e/ou na interface entre a parede de recipiente e o produto deenchimento, incida - directamente ou através de reflexão nasuperfície interna do recipiente - sobre o lado de trás doanel de garantia de originalidade (4).
  7. 7. Método de acordo com uma das precedentes reivindicações, caracterizado por o feixe luminoso serdireccionado sobre o fundo do recipiente, para iluminaçãodo anel de garantia de originalidade (4).
  8. 8. Método de acordo com uma das precedentes reivindicações, caracterizado por serem descartadosrecipientes com anéis de garantia de originalidade (4) que estejam defeituosos, por intermédio de um sinal produzido apartir do sistema processador de imagens (11).
  9. 9. Método de acordo com uma das precedentesreivindicações, caracterizado por o respectivo anel degarantia de originalidade (4) estar disponibilizado numcorpo de fecho (3) do tipo tampa.
  10. 10. Equipamento de inspecção para examinar garrafas ou recipientes semelhantes (1) - feitas a partir de material translúcido, por exemplo vidro ou plásticotranslúcido e cheias com um produto de enchimentomecanicamente fechadas com um respectivo fecho de recipiente (2), apresentando cada um dos fechos derecipiente (2) um anel de garantia de originalidade (4)que, para recipientes (1) fechados, é mantido nestes numasolidarização por formato e/ou forçada, de maneira a tornarpossível uma abertura do recipiente (1) somente medianteseparação e/ou destruição do anel de garantia deoriginalidade (4); o equipamento compreende: pelo menos umelemento transportador (9) através do qual cada um dosrecipientes (1) é movido para uma posição de medição e/oude controlo (8.1), e um sistema de detecção opto-eléctrica(10) para inspecção visual de respectivamente uma zonaparcial de cada um dos recipientes (1) que se encontramlocalizados na posição de medição e/ou de controlo (8.1),em que o sistema de detecção opto-eléctrica (10) éapropriado para uma inspecção visual de pelo menos uma áreaparcial do anel de garantia de originalidade (4), dos recipientes (1) que se encontram respectivamentelocalizados na posição de medição e/ou de controlo (8.1),havendo pelo menos uma fonte de luz (29) para emissão deluz sob a forma de um feixe luminoso (30) focado, parailuminação do anel de garantia de originalidade (4) a serinspeccionado pelo sistema de detecção opto-eléctrica (10);o equipamento é caracterizado por o feixe luminoso (30) da- pelo menos uma - fonte de luz (29) ser direccionado parao recipiente (1) que se encontra respectivamente localizadona posição de medição e/ou de controlo (8.1), de talmaneira que o anel de garantia de originalidade (4) sejapor ele iluminado através do lado de dentro do recipiente.
  11. 11. Equipamento de inspecção de acordo com areivindicação 10, caracterizado por o sistema de detecçãoopto-eléctrica (10), para a inspecção de várias áreasparciais dos respectivos anéis de garantia de originalidade(4), ser de preferência apropriado para uma inspecção dosrespectivos anéis de garantia de originalidade (4) ao longode toda a sua extensão, por exemplo para uma inspecção de360° .
  12. 12. Equipamento de inspecção de acordo com areivindicação 10 ou 11, caracterizado por o sistema dedetecção opto-eléctrica (10) apresentar um sistema ópticocom diversos elementos de deflexão de feixes (24, 25, 26);e caracterizado por o sistema óptico estar associado a umsensor opto-eléctrico comum, por exemplo sob a forma de umacâmara eléctrica (22), e estar concebido de tal modo que diversas áreas parciais de cada um dos anéis de garantia deoriginalidade (4), ou então todo o anel de garantia deoriginalidade (4), sejam visualmente inspeccionadas emsimultâneo pelo sensor opto-eléctrico (22), através dosistema óptico.
  13. 13. Equipamento de inspecção de acordo com areivindicação 12, caracterizado por o sistema ópticoapresentar, lateralmente desalinhado em relação à posiçãode medição e/ou de controlo (10), pelo menos um primeiroelemento óptico de deflexão de feixes (26) e pelo menos umsegundo elemento óptico de deflexão de feixes (25)subsequente a este na trajectória de feixe; caracterizadopor estar previsto que o conjunto constituído pelo primeiroe pelo segundo elementos de deflexão de feixes (26, 25) esteja distribuído por diversas vezes, por exemplo quatrovezes, em torno da posição de medição e/ou de controlo(8.1); e caracterizado por ser proporcionado, natrajectória de feixe entre o segundo elemento de deflexãode feixes (25) e o sensor opto-eléctrico (22), pelo menosum terceiro elemento de deflexão de feixes, de preferênciaum terceiro elemento de deflexão de feixes (24) que estáassociado, embora ficando disposto do lado de fora, a todoo conjunto dos primeiro e segundo elementos de deflexão defeixes (26, 25), em que o terceiro elemento de deflexão defeixes (24) fica de preferência colocado num eixo óptico(OA) dos sensores opto-eléctricos (22, 23), que também constitui simultaneamente um eixo da posição de mediçãoe/ou de controlo (8.1).
  14. 14. Equipamento de inspecção de acordo com areivindicação 13, caracterizado por ser disponibilizada,por baixo do primeiro elemento óptico de deflexão de feixes(26), a fonte de luz (29) para emissão do - pelo menos um -feixe luminoso (30), e caracterizado por a direcção dosrespectivos feixes luminosos (30) se situar num plano comumcom o eixo da posição de medição e/ou de controlo (8.1),e/ou definir com este eixo um ângulo menor que 90°, o qualse abre em direcção a um plano sobre o qual são movidos,atravessando o equipamento de inspecção (8), os recipientes(1) com os seus fundos de recipiente localizados em posiçãooposta aos respectivos fechos de recipiente (2).
  15. 15. Equipamento de inspecção de acordo com umadas reivindicações 13 e 14, caracterizado por o primeiroelemento de deflexão de feixes (26) e/ou a fonte de luz(29) estarem respectivamente alojados num elemento desuporte (20) do tipo pilar, o qual está lateralmentedisposto em relação à pista de movimentação dos recipientes(1) e faz parte de uma estrutura de apoio destinada a umalojamento (12) disposto por cima da pista de movimentaçãodos recipientes (1), para no minimo acomodar o - pelo menosum - sensor opto-eléctrico (22).
  16. 16. Equipamento de inspecção de acordo com umadas precedentes reivindicações, caracterizado por ele fazerparte integrante de uma instalação, pelo menos destinada aoenchimento, fecho, rotulagem e empacotamento de recipientes(1), e estar localizado, nesta instalação, antes de uma máquina para o empacotamento, de preferência antes umamáquina para a rotulagem, segundo um sentido de transporte(A) dos recipientes.
PT09771505T 2008-12-17 2009-11-27 Método e equipamento de inspecção para examinar recipientes PT2379439E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008062385.7A DE102008062385C5 (de) 2008-12-17 2008-12-17 Verfahren sowie Inspektionsvorrichtung zum Überprüfen von Behältern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2379439E true PT2379439E (pt) 2016-06-06

Family

ID=41716542

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09771505T PT2379439E (pt) 2008-12-17 2009-11-27 Método e equipamento de inspecção para examinar recipientes

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8937656B2 (pt)
EP (1) EP2379439B2 (pt)
CN (1) CN102186764B (pt)
DE (1) DE102008062385C5 (pt)
PL (1) PL2379439T3 (pt)
PT (1) PT2379439E (pt)
RU (1) RU2478560C2 (pt)
WO (1) WO2010075918A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008029661A1 (de) * 2008-06-24 2009-12-31 Khs Ag Redundante Inspektion
DE102012003809A1 (de) 2012-02-27 2013-08-29 Heuft Systemtechnik Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum berührungslosen Prüfen des zum Öffnen eines Kunststoff-Schraubverschlusses erforderlichen Drehmoments
DE102012102221A1 (de) * 2012-03-16 2013-09-19 Krones Ag Vorrichtung zur verwendung bei einer inspektion eines behälters, inspektionssystem und inspektionsverfahren
FR3008795B1 (fr) * 2013-07-18 2015-08-28 Msc & Sgcc Dispositif de controle dimensionnel de recipients a detection optique de contact
DE102014102449A1 (de) 2014-02-25 2015-08-27 Khs Gmbh Inspektionsvorrichtung
US10591421B1 (en) 2014-02-25 2020-03-17 Khs Gmbh Beverage bottle handling device for handling beverage bottles and similar containers in a beverage bottling or container filling plant
FR3020137B1 (fr) * 2014-04-22 2016-05-13 Msc & Sgcc Dispositif de controle dimensionnel de recipients par detection optique sans contact
US9823262B2 (en) * 2014-06-05 2017-11-21 Kabushiki Kaisha N-Tech Container inspection device
DE102014109804A1 (de) * 2014-07-11 2016-01-14 Krones Aktiengesellschaft Verfahren und Vorrichtung zum Überprüfen von verschlossenen Getränkebehältnissen
EP3085628A1 (en) * 2015-04-23 2016-10-26 Sidel Participations, S.A.S. Unit and method for manufacturing articles filled with a pourable product
TR201613058A2 (tr) * 2015-10-07 2017-04-21 Ford Global Tech Llc Bi̇r otomati̇k üreti̇m hatti i̇çi̇n görüntüleme si̇stemi̇
RU2638503C2 (ru) * 2016-03-16 2017-12-13 Общество с ограниченной ответственностью "Роторные технологии" Бракеражная машина для контроля бутылок с жидкостью
PL229618B1 (pl) 2016-05-10 2018-08-31 Ksm Vision Spolka Z Ograniczona Odpowiedzialnoscia Urządzenie do kontroli powierzchni zewnętrznych i geometrii obiektów na liniach produkcyjnych z wykorzystaniem obserwacji kołowej w pełnym zakresie obwodowym 360°
KR20200119267A (ko) 2018-02-13 2020-10-19 칼스버그 브류어리스 에이/에스 접힐 수 있는 일회용 통(keg)을 포함하는 음료 분배 시스템

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3218463A (en) * 1961-07-26 1965-11-16 Industrial Dynamics Co Inspection apparatus
IT1143463B (it) * 1981-03-27 1986-10-22 Bonotto Snc Di Bonotto Giovann Apparecchiatura per il controllo in linea dell aggraffatura del tappo in flaconcini
GB2135447A (en) * 1983-02-22 1984-08-30 Metal Closures Ltd Inspecting screw cap bottle closures
JPS61232195A (ja) 1985-03-29 1986-10-16 サッポロビール株式会社 壜口のキヤツプ検査装置
DE3523975A1 (de) * 1985-07-04 1987-01-08 Oem Messtechnik Gmbh Verfahren zur opto-elektronischen inspektion von flaschen
US4731649A (en) * 1986-09-11 1988-03-15 Vistech Corp. Oblique illumination for video rim inspection
EP0657732A1 (de) * 1993-12-06 1995-06-14 Elpatronic Ag Verfahren und Vorrichtung zur optischen Prüfung eines durchsichtigen Behälterbereichs, insbesondere des Mündungsbereichs
CH688663A5 (de) * 1994-10-20 1997-12-31 Elpatronic Ag Verfahren und Vorrichtung zur Inspektion von Gegenstaenden, insbesondere von Flaschen.
DE29502708U1 (de) * 1995-02-18 1996-04-11 Kronseder Maschf Krones Inspektionsvorrichtung
DE19542630C2 (de) * 1995-11-15 2001-10-11 Thomas Huhn Vorrichtung und Verfahren zum Prüfen von Gefäßwänden
JPH09169392A (ja) * 1995-12-20 1997-06-30 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 画像式打栓状態検査装置
DE29606592U1 (de) * 1996-03-16 1997-04-10 Kronseder Maschf Krones Inspektionsmaschine für durchleuchtbare Flaschen o.dgl.
DE29919761U1 (de) * 1999-11-10 2000-12-21 Krones Ag Inspektionsmaschine
US6104482A (en) 1999-12-02 2000-08-15 Owens-Brockway Glass Container Inc. Container finish check detection
EP1270433B1 (en) * 2001-06-20 2011-02-23 Japan Crown Cork Co. Ltd. Method of inspecting a cap wrap-fitted to a neck of a bottle and apparatus therefor
DE10133104C2 (de) * 2001-07-12 2003-06-26 Krones Ag Vorrichtung und Verfahren zur Inspektion transparenter Böden von gefüllten und/oder verschlossenen Flaschen
DE10140009B4 (de) * 2001-08-16 2004-04-15 Krones Ag Vorrichtung zur Inspektion gefüllter und verschlossener Flaschen
US6654117B1 (en) 2001-09-04 2003-11-25 The Quaker Oats Company Bottle cap sensor apparatus and method
DE20217396U1 (de) * 2002-11-08 2004-03-25 Krones Ag Vorrichtung zur Inspektion von Flaschen
WO2004113221A1 (en) 2003-06-18 2004-12-29 Redcliffe Limited Device for testing and/or verifying a closure
JP4882268B2 (ja) * 2005-04-20 2012-02-22 オムロン株式会社 金属製キャップの不良検出方法および金属製キャップの不良検査装置
DE102006002633B4 (de) 2006-01-19 2009-08-20 Khs Ag Verfahren sowie Vorrichtung zur Inspektion von Flaschen oder dgl. Behältern
CN101149349B (zh) * 2007-10-23 2010-07-21 山东新华医疗器械股份有限公司 连续旋转式全自动灯检机

Also Published As

Publication number Publication date
PL2379439T3 (pl) 2017-01-31
US8937656B2 (en) 2015-01-20
US20110164131A1 (en) 2011-07-07
DE102008062385A1 (de) 2010-07-08
CN102186764A (zh) 2011-09-14
WO2010075918A1 (de) 2010-07-08
DE102008062385B4 (de) 2013-01-17
DE102008062385C5 (de) 2016-10-20
CN102186764B (zh) 2014-02-12
EP2379439A1 (de) 2011-10-26
EP2379439B2 (de) 2020-04-22
RU2478560C2 (ru) 2013-04-10
EP2379439B1 (de) 2016-04-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2379439E (pt) Método e equipamento de inspecção para examinar recipientes
EP0957355B1 (en) Optical inspection of transparent containers using two cameras and a single light source
JP3181605B2 (ja) びん等の検査装置
KR101690397B1 (ko) 나사형 마개 토크를 접촉 없이 검사하기 위한 방법 및 장치
EP0620430B1 (en) Apparatus for inspecting a bottom border portion of a transparent glass vessel
US11193893B2 (en) Inspection device with colour lighting
US3627423A (en) Method and apparatus for detecting particular matter in sealed liquids
ES2331027T3 (es) Aparato y metodo para asegurar la rotacion de un recipiente durante su inspeccion.
US4676650A (en) Inspection device
KR20200013589A (ko) 캡슐형 바이알의 클로저 내의 결함을 검출하기 위한 방법 및 장치
JP2017518500A (ja) 容器の閉じ蓋のための検査装置
EP4242642A1 (en) Container examination apparatus
US4807995A (en) Process for electro optical inspection of the mouth area of glass bottles
US5261546A (en) Container for liquid observed for impurities
US5444539A (en) Method of observing liquid for impurities using a transparent container with contrasting colors
JPH04231854A (ja) 容器割目の検査
ES2208838T3 (es) Proceso y dispositivo de deteccion de pedazitos de vidrio.
KR102617118B1 (ko) 패리슨의 광학 검사 장치 및 방법
EP0403496B1 (en) Container for liquid observed for impurities
CN219285061U (zh) 一种透明包装盒大面外观检测打光和成像装置
JP4593092B2 (ja) 多層透明体の検査装置および方法
JP2004061452A (ja) 異物検査装置およびその方法
Prinz Automated Visual Particle Inspection
EP2715323B1 (en) Inspection assembly and method for a single-dose casing for a transparent container for a transparent liquid
JP2019184271A (ja) キャップ不良検査装置、及び、キャップ不良検査方法