PT2342971E - Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria para a sua divisão em porções de massa - Google Patents

Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria para a sua divisão em porções de massa Download PDF

Info

Publication number
PT2342971E
PT2342971E PT10306411T PT10306411T PT2342971E PT 2342971 E PT2342971 E PT 2342971E PT 10306411 T PT10306411 T PT 10306411T PT 10306411 T PT10306411 T PT 10306411T PT 2342971 E PT2342971 E PT 2342971E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mass
preforming device
carpet
hopper
conveyor belt
Prior art date
Application number
PT10306411T
Other languages
English (en)
Inventor
Bernard Zorn
Original Assignee
Mecatherm Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mecatherm Sa filed Critical Mecatherm Sa
Publication of PT2342971E publication Critical patent/PT2342971E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C3/00Machines or apparatus for shaping batches of dough before subdivision
    • A21C3/02Dough-sheeters; Rolling-machines; Rolling-pins
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C3/00Machines or apparatus for shaping batches of dough before subdivision
    • A21C3/04Dough-extruding machines ; Hoppers with moving elements, e.g. rollers or belts as wall elements for drawing the dough

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)

Description

ΕΡ2342971Β1
DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DE PRÉ-FORMAÇÃO NUMA BANDA DE MASSA DE PADARIA PARA A SUA DIVISÃO EM PORÇÕES DE MASSA 0 invento refere-se a um dispositivo de pré-formação numa banda de uma massa de padaria ou similar tendo em vista a sua divisão em porções de massa. 0 presente invento encontrará a sua aplicação no domínio dos dispositivos e instalações para a preparação e manutenção de massa de padaria, croissantaria, pastelaria, ou análogos. 0 invento refere-se mais particularmente a um dispositivo de pré-formação numa banda de uma tal massa de padaria ou análoga tendo em vista a sua divisão em porções de massa.
De maneira habitual, a massa de padaria ou similar é preparada numa amassadeira que vem alimentar uma unidade de tratamento desta massa, dispondo, frequentemente a montante, de um dispositivo que permite subdividir esta massa em porções de massa. Geralmente, à saída da amassadeira, esta massa é vertida numa tremonha donde se escoa, quer directamente num dispositivo de divisão do qual existem diversas formas de realização, quer num laminador para preformar numa banda de massa a massa que se vem seguidamente cortar em porções de massa por intermédio de meios de corte longitudinais e transversais.
Mais particularmente, este processo de laminagem para formar uma banda de massa consiste em deixar a massa escoar- 1 ΕΡ2342971Β1 se à saída da tremonha, entre uma sucessão de pares de rolos até se obter uma redução de massa para a espessura desejada. A banda assim formada alimenta seguidamente um dispositivo de corte adaptado. 0 problema que resulta de um tal processo de formação de uma banda de massa por laminagem ou extrusão reside no facto de a largura desta banda de massa susceptível de ser assim obtida ser necessariamente limitada, sem contar que não é regular.
Resumidamente, esta banda de massa deve passar por cortes laterais de larguras não desprezáveis, para ultrapassar esta falta de regularidade e obter-se, assim, uma banda de largura constante tendo em vista a obtenção, no final, de porções de massa, elas mesmas perfeitamente regulares. Estes cortes laterais são ainda designados restos.
Estes são, quer reincorporados na massa seguinte em fase de amassadura, na condição de estes restos só representarem uma muito fraca proporção desta massa em fase de elaboração, quer armazenados em câmara fria e reincorporados, após dosagem noutras massas destinadas a outros produtos.
Seja como for, quantidades importantes destes restos constituem um verdadeiro problema, uma vez que, reincorporados demasiado massivamente modificam as propriedades da massa. Recordar-se-á efectivamente que a massa é um material que possui uma elasticidade e uma memória de forma, propriedades que se traduzem por uma acumulação das tensões sob o efeito dos constrangimentos que 2 ΕΡ2342971Β1 lhe são imprimidos, tendo estas tensões uma consequência directa na qualidade dos produtos finais obtidos.
Igualmente, considerando que, sob o efeito do escoamento por gravidade da massa a partir da tremonha entre os rolos dos laminadores, a largura da banda de massa obtida é necessariamente limitada, na ordem de 250 a 300 mm, estes cortes laterais estão longe de serem negligenciáveis, em proporção, relativamente à banda de massa produzida.
Em suma, aparece como uma vantagem maior poder reduzir-se estes restos ao estrito mínimo.
Existe ainda uma outra solução para preformar numa banda a massa de massa destinada a ser subdividida em porções de massa, que consiste em deixar-se escoar pacotes de massa a partir de tremonha num tapete transportador, fazendo isto de maneira que estes pacotes de massa se encavalitem consoante uma disposição em escamas para formar, de alguma maneira, uma banda prévia de massa, a qual é seguidamente esticada ao passar, mais uma vez, através de rolos de laminadores adaptados.
Compreende-se que um tal processo de pré-formação da massa em banda de massa já não responda ao problema de regularidade, nomeadamente em largura, da banda de massa finalmente obtida, isto por comparação com a solução anteriormente evocada. Também não permite obter uma largura de banda mais significativa.
Assim, se estes dispositivos existentes conduzem a uma perda de massa não negligenciável, estão na origem de uma cadência limitada de produção de porções de massa. 3 ΕΡ2342971Β1
Através do documento WO 2009/091247 é igualmente conhecido um dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria tendo em vista a sua divisão em porções de massa compreendendo uma tremonha de armazenamento de massa que se prolonga por cima de um tapete transportador sensivelmente horizontal. Do lado situado na direcção de deslocamento deste tapete, a tremonha comporta uma abertura lateral através da qual a massa se extrai do inferior desta tremonha, accionada pelo referido tapete, para ser carregada por um dispositivo de enformação propriamente dito, que se apresenta sob a forma de um túnel de passagem. As paredes deste túnel são constituídas por quatro transportadores de banda, em que um primeiro forma o prolongamento do referido tapete transportador horizontal, um segundo se prolonga paralelamente a uma distância pré-definida por cima do primeiro e dois outros, dispostos verticalmente, e que delimitam as paredes laterais deste túnel. Assim, este é de secção rectangular sensivelmente em todo o seu comprimento.
Mesmo se teoricamente a massa devesse ocupar toda a largura do fundo da tremonha e extrair-se desta última sob a forma de uma banda de largura sensivelmente constante, pode verificar-se que não era assim. Precisamente devido a dificuldades de a massa se escoar ao longo das paredes da tremonha e das cargas variáveis de massa nesta última, é possível que se formem espaços vazios sem massa no fundo da tremonha, em particular nas partes laterais e o dispositivo de enformação colocado a jusante não pode sozinho solucionar este problema, tanto mais que a largura do túnel através do qual a massa é forçada é igual à largura da própria tremonha. Segue-se evidentemente, uma banda de massa de largura não constante à saida do túnel, que impõe novamente 4 ΕΡ2342971Β1 cortes laterais e os restos com os inconvenientes gerados pela sua reciclagem no circuito de pré-formação da massa.
Uma outra solução similar conhecida está descrita no documento WO 02/080683 que se refere a um dispositivo que comporta, por baixo da abertura da tremonha de armazenamento da massa, uma passagem para o escoamento da referida massa a partir da tremonha até um transportador. Adicionalmente, a referida passagem compreende um tapete transportador similar, que se prolonga horizontalmente e é accionado em deslocamento alternativo de translação por cima e na direcção de accionamento do referido transportador. É portanto no âmbito de uma iniciativa inventiva que se pensou optimizar este tipo de instalação com redução ao mínimo das perdas de massa devidas aos restos e que procura obter uma banda de massa perfeitamente regular desde a saída do dispositivo de pré-formação, isto através de uma instalação de construção económica.
Assim, o invento refere-se a um dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria tendo em vista a sua divisão em porçoes de massa que comporta, por baixo da abertura de uma tremonha de armazenamento de massa, uma calha para conformar esta massa numa banda de massa, que compreende: - um tapete transportador sensivelmente horizontal e submetido a meios de accionamento adaptados;
Adicionalmente, um tal dispositivo comporta ainda um rolo de alisamento de massa que se prolonga transversalmente, e a uma distância determinada por cima do 5 ΕΡ2342971Β1 tapete transportador e submetido a um deslocamento alternativo a montante e a jusante sensivelmente paralelamente e na direcção de deslocamento deste tapete transportador. 0 referido dispositivo caracteriza-se pelo facto de comportar, de cada lado deste tapete e paralelamente à direcção de deslocamento deste último, paredes laterais de guiamento da massa e por comportar um bico de impulsão justaposto imediatamente a montante do rolo de alisamento e solidarizado em deslocamento deste último de maneira a prolongar-se pelo menos parcialmente por baixo da tremonha e obturar pelo menos parcialmente a abertura por baixo desta última quando o referido rolo de alisamento é impelido a montante.
As vantagens que decorrem do presente invento consistem em que, desde a saída da massa da tremonha na qual está armazenada, esta massa é introduzida numa calha com perímetro perfeitamente delimitado, sabendo-se que se vai restringir esta massa a escoar-se por toda a largura desta calha através do deslocamento alternativo do rolo de alisamento.
Esta acção do rolo de alisamento para garantir o preenchimento da referida calha por toda a sua largura é optimizada graças a este bico de impulsão que impelindo a massa por baixo da tremonha a obriga a vir preencher os sítios ao nível dos quais não se escoou naturalmente sob o efeito do seu próprio peso à saída da tremonha.
Observar-se-á que o rolo de alisamento tem por vantagem não restringir a massa excessivamente como o pode fazer um 6 ΕΡ2342971Β1 túnel, recordando-se que se trata de uma matéria com efeito de memória e que toda a manipulação tem uma influência nas características do produto final.
De acordo com uma particularidade do presente invento, as próprias paredes laterais de guiamento são definidas por bandas transportadoras verticais de maneira a impedirem a aderência da massa ao longo destas paredes e reduzir, assim, os efeitos de paredes donde resulta, habitualmente, uma falta de regularidade da largura da banda de massa à saida do dispositivo de pré-formação.
Ainda de acordo com uma outra particularidade do presente invento, enrola-se parcialmente uma banda à volta do rolo de alisamento.
Mais particularmente, esta banda é submetida a meios de accionamento aos quais estão associados meios de desembraiagem concebidos aptos para assegurarem, por um lado, o accionamento desta banda a uma velocidade de avanço sincronizada com a do tapete transportador durante o deslocamento do rolo de alisamento no sentido do deslocamento do referido tapete e, por outro lado, a sua desembraiagem durante o deslocamento deste rolo de alisamento no sentido inverso. Em suma, independentemente do deslocamento do carro, a sua banda é definida para progredir a uma velocidade sensivelmente idêntica à do tapete transportador no qual vem assentar a massa.
As vantagens resultantes do presente invento consistem no facto de o dispositivo de pré-formação ser capaz de fornecer uma banda de massa que, não só tem maior largura mas, além disso, é regular nas suas dimensões de maneira a 7 ΕΡ2342971Β1 limitar os resíduos de massas através dos cortes ou restos laterais. invento seguirá, a título
Outros objectivos e vantagens do presente aparecerão ao longo da descrição que se relacionando-se com um exemplo de realização dado indicativo e não limitativo. A compreensão desta descrição será facilitada com referência aos desenhos anexos nos quais: - A figura 1 é uma representação esquematizada e em corte longitudinal de um dispositivo de pré-formação de acordo com o invento; - A figura 2 é uma representação esquematizada e em corte transversal segundo II-II da figura 1; - A figura 3 é uma representação esquematizada e vista em corte longitudinal de um modo de representação preferencial do dispositivo de pré-formação de acordo com o invento;
Tal como representado nas figuras dos desenhos anexos, o presente invento refere-se a um dispositivo de pré-formação 1 de massa de padaria ou outra tendo em vista a formação de uma banda de massa para a sua divisão em porções de massa.
De maneira usual, a massa, após amassadura, é vertida para uma tremonha 2 que comporta, na parte inferior, uma abertura 3 através da qual esta própria tremonha 2 alimenta o referido dispositivo de pré-formação 1 de acordo com o invento. 8 ΕΡ2342971Β1
Para este propósito, este comporta um tapete transportador 4 constituído essencialmente por uma banda transportadora 5 que descreve um circuito fechado que vem enrolar-se pelo menos parcialmente à volta de um rolo de envio a montante 6 e de um rolo de envio a jusante 7. É portanto no troço superior 8 sensivelmente horizontal a esta banda 5 que corresponde ao tapete transportador 4 que a tremonha entrega a massa 9 através da sua abertura 3.
Preferencialmente, esta abertura 3 da tremonha 2 prolonga-se sensivelmente por toda a largura do tapete transportador 4. Assim, esta abertura 3 apresenta-se sob a forma de uma fenda delimitada, essencialmente, por uma parede a montante 10, uma parede a jusante 11 e paredes de junção laterais.
Quanto aos dispositivos de pré-formação 1, estes comportam ainda, por cima do tapete transportador 4, sensivelmente à altura dos bordos laterais 12,13 deste último, paredes laterais de guiamento 14,15 vantajosamente definidas por bandas transportadoras verticais 16 que descrevem mesmo assim, um circuito fechado que vem enrolar-se à volta de rolos de envio verticais 17,18 adaptados.
Consequentemente estas paredes laterais de guiamento 14,15 ou bandas transportadoras verticais 16 prolongam-se paralelamente à direcção de deslocamento do tapete transportador 4. Adicionalmente delimitam com este último, uma calha 20 para conformar a massa numa banda de massa regular 21. 9 ΕΡ2342971Β1
De acordo com o invento, o dispositivo de pré-formação 1 comporta igualmente um rolo de alisamento 19 que se prolonga transversalmente entre as referidas paredes de guiamento laterais 14,15 e a uma distância «d» determinada por cima do tapete transportador 4. Este rolo de alisamento 19 é móvel em translação por cima deste tapete transportador 4, sensivelmente paralelamente à direcção «D» de deslocamento deste último.
De maneira vantajosa, a espessura «e» desta banda de massa 21 à saida da calha 20 pode ser ajustada graças a meios de regulação nomeadamente desta distância «d» entre o rolo de alisamento 19 e o tapete transportador 4. De acordo com um modo de realização preferencial, estes meios de regulação intervêm no posicionamento em altura do referido rolo de alisamento 19 e da tremonha 2, em relação ao referido tapete transportador 4.
De acordo com uma outra particularidade do invento, o rolo de alisamento 19 é móvel em translação na direcção «D» de deslocamento do tapete transportador 4, sensivelmente paralelamente a este último, e é submetido, sob a impulsão de meios de accionamento 22, a um movimento alternativo de vai e vem, a montante e a jusante, seguindo esta direcção «D». Assim, este rolo de alisamento 19 pode ser solidarizado com um carro 24, no qual actuam os referidos meios de accionamento 22.
De acordo com um primeiro modo de realização o rolo de alisamento é montado livre em rotação neste carro 24.
De acordo com um outro modo de realização do invento visivel na figura 3, à volta do rolo de alisamento 19 10 ΕΡ2342971Β1 enrola-se parcialmente um tapete 23 que descreve um circuito fechado que vem prolongar-se pelo menos entre este rolo de alisamento 19 e um outro rolo de envio 25 colocado mais alto que comporta o carro 24.
Este tapete 23 é submetido a meios 26 para assegurar, vantajosamente, o seu accionamento a uma velocidade de deslocamento sensivelmente sincronizada, ou sincronizada, com a do tapete transportador 4, isto independentemente do deslocamento do rolo de alisamento 19. Noutros termos, quer o rolo de alisamento 19 se desloque para montante ou para jusante, ou ainda se encontre numa fase transitória de desaceleração ou de aceleração, inclusivamente parado, os meios de accionamento 26 são assim concebidos para accionarem em permanência o tapete 23 a esta velocidade de avanço sincronizada com a do tapete 4.
De acordo com um modo de realização preferencial, mais particularmente ilustrado de maneira esquematizada na figura 3, estes meios de accionamento 26 podem ser definidos pelo rolo de envio 25, à volta do qual se vem enrolar parcialmente o tapete 23, sabendo-se que à volta deste mesmo rolo 25 vem, também, enrolar-se parcialmente uma correia de accionamento 28 com avanço motorizado. Assim, esta correia 28 descreve um circuito fechado vindo a própria enrolar-se à volta de dois outros rolos de envio fixos 29,30 independentes do carro 24 e em que pelo menos um deles 30 é motor.
Assim, através desta correia 28 e da sua cooperação com o rolo de envio 25, é imprimida ao tapete 23 uma velocidade de avanço sensivelmente igual, igual ou aproximativa em relação à do tapete transportador 4. 11 ΕΡ2342971Β1
Em caso de deslocamento do carro 24 a montante, este rolo de envio 25 vem deslocar-se ao longo da correia de accionamento 28, sempre permanecendo sistematicamente engatado com este último. A aceleração relativa da velocidade de deslocamento do tapete 23 gerada por este deslocamento é totalmente compensada pelo deslocamento do referido carro 24 relativamente ao tapete transportador 4. Passa-se o mesmo durante deslocamento a jusante deste carro 24 que gera uma diminuição de velocidade do tapete 23 compensada pelo avanço deste carro 24.
Um bico de impulsão 41 é justaposto imediatamente a montante do rolo de alisamento 19 e solidarizado em deslocamento com este último, de maneira a prolongar-se pelo menos parcialmente por baixo da tremonha 2 e a obturar pelo menos parcialmente a abertura 3 por baixo desta última, quando o referido rolo de alisamento 19 é impelido a montante.
Vantajosamente, este bico de impulsão 41 é solidarizado com o carro 24, do qual depende o rolo de alisamento 19.
Convém notar que vindo prolongar-se pelo menos parcialmente por baixo desta abertura 3 da tremonha 2 durante o seu deslocamento a montante, este bico 41 tem por consequência restringir a massa 9, que se escoa a partir da tremonha 2, a repartir-se transversalmente por baixo da abertura 3 desta última para garantir um preenchimento da calha 20 por toda a sua largura.
Esta acção é ainda melhorada sob o efeito do accionamento da massa pelo tapete 23 que se enrola à volta do rolo de alisamento 19. Efectivamente, o tapete 23 tem 12 ΕΡ2342971Β1 tendência para extrair a massa 9 da tremonha 2 para a restringir através da sua abertura 3.
Resulta dai um preenchimento perfeito da calha 20 do dispositivo de pré-formação 1 capaz de fornecer uma banda de massa 21 perfeitamente regular.
Ainda de acordo com uma outra particularidade do presente invento, no prolongamento por baixo da parede a montante 10 da tremonha 2, que delimita na parte a montante, a abertura 3 desta última, o dispositivo de pré-formação 1 comporta ainda um impulsor 31 com movimento oscilatório na direcção «D». Este impulsor 31 apresenta-se preferencialmente sob a forma de uma portada 32. São visiveis duas formas de realização nos desenhos, uma primeira na figura 1 e uma segunda na figura 3.
De acordo com o primeiro modo de realização, a portada 32 que define este impulsor 31, é montada, articulada, no bordo inferior da parede 33 da parede a montante 10 da tremonha 2. A articulação prolonga-se transversalmente e paralelamente por cima do tapete transportador 4. Assim, esta portada 32 é preferencialmente submetida a um movimento oscilatório, graças a meios motores (não representados nos desenhos) .
De notar que este movimento oscilatório da portada 32 pode ser sincronizado com o deslocamento alternativo do carro 24, tal como estes deslocamentos podem ser desfasados um em relação ao outro. 13 ΕΡ2342971Β1
De acordo com um modo de realização preferencial, o comprimento, dito de outra maneira, a altura da portada 32 é ajustável, em função da sua posição em relação à distância que separa a abertura 3 da tremonha 2 em relação ao tapete transportador 4. Assim, qualquer que seja a posição angular desta portada 32 ou ainda a distância que separa a tremonha 2 do tapete transportador 4, esta portada 32 pode permanecer sensivelmente em contacto ou em contacto com este tapete transportador 4, de maneira a evitar, sob o efeito do impulso impresso à referida portada 32, que a massa deforme por baixo desta última. Dai poderia resultar um efeito de aperto no decurso de um movimento inverso desta portada 32, indo até ao encravamento do mecanismo.
Assim, de acordo com um modo de execução vantajoso, esta portada 32 pode ser de natureza telescópica.
No segundo modo de realização visível na figura 3, a portada 32 é montada numa corrediça 34, a própria montada livre em translação por cima do tapete transportador 4, isto na direcção «D». Graças a meios motores adaptados, que actuam na corrediça 34, a portada 32 é submetida ao movimento oscilatório. Por outro lado, esta portada 32 é solidarizada através do seu bordo superior 35, com a parede a montante 10 da tremonha 2.
Mais precisamente, esta solidarização é assegurada autorizando sempre à portada 32 uma mobilidade relativa, verticalmente e em rotação, em relação ao bordo inferior 33 da referida parede a montante 10.
Tal como é visível na figura 3, ao nível do seu bordo superior 35, esta portada 32 é mantida aplicada contra a 14 ΕΡ2342971Β1 face externa 36 da parede a montante 10 por intermédio de um estribo de retenção 37 adaptado. Assim, não só a distância entre o tapete transportador 4 e a abertura 3 da tremonha 3 da tremonha 2 pode ser regulada à vontade, mas também a portada 32, graças à sua mobilidade vertical relativa em relação à referida tremonha 2, vem ajustar-se automaticamente a esta distância que separa um e outro qualquer que seja a sua posição angular.
Além disso, sendo articulada na corrediça 34, a própria montada deslizante à distância reduzida por cima do tapete transportador 4, esta portada 32 evita qualquer deformação de massa susceptível de contrariar o bom funcionamento do dispositivo de pré-formação 1.
Como é visível ao nível desta figura 3 que corresponde a este segundo modo de realização, podem ser associados ao carro 24 meios de farinação ou de lubrificação 38 do tapete 23 destinados a evitar, pelo menos limitar, a aderência da massa neste último. A presença do rolo de envio 25 situado por cima do rolo de alisamento 19 permite imprimir a este tapete 23 um percurso que facilita a implantação destes meios de farinação ou de lubrificação 38.
Suplementarmente, entre este rolo de envio 25 e o rolo de alisamento 19 podem ainda ser instalados meios de raspagem 39 para evacuarem a massa que viria eventualmente aderir a este tapete 23.
Como já foi evocado mais acima as vantagens que resultam do presente invento consistem em que através do dispositivo 15 ΕΡ2342971Β1 de pré-formação de acordo com o invento, a massa pode ser preformada sob a forma de uma banda de massa perfeitamente regular e sobretudo de largura muito grande para, no final, assegurar uma cadência de produção de porções de massa mais significativa sempre limitando os resíduos.
Efectivamente, sendo perfeitamente regulares, os restos laterais da banda de massa são minimizados.
Evidentemente, por comparação com uma banda de massa de largura mais pequena, uma banda de massa com dimensões mais significativas produz necessariamente um número de porções de massa mais significativo.
Em particular, se os dispositivos de pré-formação existentes estão em condições de produzirem uma banda de massa de largura compreendida entre 250 e 300 mm, os ensaios demonstraram que um dispositivo de pré-formação de acordo com o invento estava em condições de fornecer uma banda de massa com uma largura da ordem do metro, até mais.
Consequentemente, o dispositivo de pré-formação de acordo com o invento representa um franco progresso neste domínio das instalações de tratamento de massas de padaria, de pastelaria ou outras.
Lisboa, 18 de Outubro de 2012 16

Claims (16)

  1. ΕΡ2342971Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria tendo em vista a sua divisão em porções de massa que comporta, por baixo da abertura (3) de uma tremonha (2) de armazenamento de massa, uma calha (20) para conformar esta massa numa banda de massa, que compreende: - um tapete transportador (4) sensivelmente horizontal e submetido a meios de accionamento adaptados; comportando ainda o referido dispositivo um rolo de alisamento (19) de massa que se prolonga transversalmente, a uma distância (d) determinada por cima do tapete transportador (4) e submetido a um deslocamento alternativo a montante e a jusante sensivelmente paralelamente e na direcção (D) de deslocamento deste tapete transportador (4) caracterizado por comportar de cada lado deste tapete (4) e paralelamente à direcção (D) de deslocamento deste último, paredes laterais de guiamento (14,15) da massa (9) e de comportar um bico de impulsão (41) justaposto imediatamente a montante do rolo de alisamento (19) e solidarizado em deslocamento deste último de maneira a prolongar-se pelo menos parcialmente por baixo da tremonha (2) e obturar pelo menos em parte a abertura (3) por baixo desta última quando o referido rolo de alisamento (19) é impelido a montante.
  2. 2. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as paredes laterais de guiamento (14,15) serem definidas por bandas transportadoras verticais (16) que descrevem um circuito fechado que vem enrolar-se à volta de rolos de envio (17,18) adaptados. 1 ΕΡ2342971Β1
  3. 3. Dispositivo de pré-formação de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por comportar meios de regulação para o ajustamento da espessura (e) da banda de massa (21) à saida do túnel.
  4. 4. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por comportar meios de regulação em altura do rolo de alisamento (19) e da tremonha (2) em relação ao tapete transportador (4).
  5. 5. Dispositivo de pré-formação de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o rolo de alisamento (19) ser solidário com um carro (24) no qual actuam meios de accionamento (22) para o submeter a um movimento alternativo.
  6. 6. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o rolo de alisamento (19) ser montado livre em rotação neste carro (24).
  7. 7. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por, à volta do rolo de alisamento (19) se enrolar parcialmente um tapete (23) que descreve um circuito fechado que vem prolongar-se pelo menos entre este rolo de alisamento (19) e um outro rolo de envio (25) colocado mais acima que comporta o carro (24) .
  8. 8. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o tapete (23) do carro (24) estar submetido a meios de accionamento (26) com velocidade de deslocamento sincronizada com a do tapete transportador (4), independentemente do deslocamento do carro (24). 2 ΕΡ2342971Β1
  9. 9. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por os meios de accionamento (26) serem do tipo integrado no carro (24) para o accionamento do tapete (23), estando associados a estes meios de accionamento (26) meios de gestão para assegurarem o deslocamento com velocidade sincronizada do referido tapete (23) com a do tapete transportador (4).
  10. 10. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por os meios de accionamento (26) serem definidos pelo rolo de envio (25) à volta do gual vem enrolar-se parcialmente o tapete (23) e uma correia de accionamento (28) com avanço motorizado gue vem enrolar-se parcialmente à volta do referido rolo de envio (25).
  11. 11. Dispositivo de pré-formação de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 10, caracterizado por estarem associados ao carro (24) meios de raspagem (39) do tapete (23).
  12. 12. Dispositivo de pré-formação de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 11, caracterizado por estarem associados ao carro (24), meios de farinação ou de lubrificação (38) do tapete.
  13. 13. Dispositivo de pré-formação de acordo com qualquer das reivindicações anteriores e que se prolonga por baixo da abertura (3) de uma tremonha (2) de armazenamento de massa, prolongando-se a abertura (3) sob a forma de uma fenda sensivelmente por toda a largura do tapete transportador (4) e delimitada por uma parede a montante (10) e uma parede a jusante (11) bem como por paredes de junção laterais, caracterizado por comportar, no prolongamento por baixo da parede a montante (10) da tremonha (2), um impulsor (31) com 3 ΕΡ2342971Β1 movimento que oscila na direcção (D) de deslocamento do tapete transportador (4).
  14. 14. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o impulsor (31) sob a forma de uma portada (32), estar montado articulado no bordo inferior (33) da parede a montante (10) da tremonha (2).
  15. 15. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o impulsor (31) sob a forma de uma portada (32) ser telescópico.
  16. 16. Dispositivo de pré-formação de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o impulsor (31) sob a forma de uma portada (32) estar montado articulado numa corrediça (34) concebida apta para se deslocar graças a meios motores adaptados, em translação por cima do tapete transportador (4), estando a portada (32) solidarizada com uma mobilidade relativa verticalmente e em rotação com o bordo inferior (33) da referida parede a montante (10) da tremonha (2). Lisboa, 18 de Outubro de 2012 4
PT10306411T 2010-01-12 2010-12-15 Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria para a sua divisão em porções de massa PT2342971E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1050166 2010-01-12

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2342971E true PT2342971E (pt) 2012-10-29

Family

ID=42538773

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10306411T PT2342971E (pt) 2010-01-12 2010-12-15 Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria para a sua divisão em porções de massa

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2342971B1 (pt)
DK (1) DK2342971T3 (pt)
ES (1) ES2391165T3 (pt)
PL (1) PL2342971T3 (pt)
PT (1) PT2342971E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104542775A (zh) * 2015-01-15 2015-04-29 马宁 一种用于面粉机的饼胚挤出装置
CN106172565B (zh) * 2016-08-30 2019-02-22 上海麦科食品机械有限公司 全自动薄饼生产设备
CN107889864B (zh) * 2017-10-17 2019-11-05 上海天信绿色食品有限公司 一种面食生产加工用自动揉面装置
WO2020051671A1 (en) * 2018-09-14 2020-03-19 Gothia Holdings Inc. Compact dough belt forming apparatus
CN113017131B (zh) * 2021-03-16 2023-09-01 李兴柱 一种粉丝制作用的刮丝装置

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6117472A (en) * 1997-11-25 2000-09-12 Rheon Automatic Machinery Co., Inc. Process for preparing dough pieces
AT411004B (de) * 2001-04-04 2003-09-25 Koenig Maschinen Gmbh Vorrichtung zur bildung eines teigstranges
ITMI20021969A1 (it) * 2002-09-17 2004-03-18 Gastone Bertuetti Apparato per la formazione di un filone continuo regolare
NL2001183C2 (nl) 2008-01-15 2009-07-16 Lothar Pasch Afmeetinrichting.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2391165T3 (es) 2012-11-22
EP2342971A1 (fr) 2011-07-13
PL2342971T3 (pl) 2012-12-31
DK2342971T3 (da) 2012-10-15
EP2342971B1 (fr) 2012-07-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2342971E (pt) Dispositivo de pré-formação numa banda de massa de padaria para a sua divisão em porções de massa
ES2847907T3 (es) Conformación de goma avanzada
MX2014000819A (es) Conformacion y enfriamiento de goma avanzados.
US20150110930A1 (en) Food dough spreading device and food dough spreading method
ITRN20130011A1 (it) Macchina e metodo per il trattamento di cereali in grani per l'alimentazione animale.
CN108684774B (zh) 面条切断搬运装置
ITBO20010284A1 (it) Apparecchiatura per l'avvolgimento di gruppi di prodotti con film plastico
DK2712506T3 (en) Roller forming device for forming a uniform blanket of confectionery mass
EP3834617A1 (en) Food dough extrusion machine
CN106720000A (zh) 全自动重油面包成型流水线
CN205698541U (zh) 一种自动上料的巴布膏生产线
CN208067428U (zh) 一种吊顶胚料板的切割装置
US20110296966A1 (en) Bread conveying apparatus and bread slicing apparatus
JP3464180B2 (ja) 食品生地成形システム
ITBO20090426A1 (it) Apparecchiatura di formazione di filtri composti.
US20130232914A1 (en) Wrapping module for a bundling installation
CN108453796B (zh) 切丝计量一体机
ITBO950451A1 (it) Dispositivo per il riempimento di nastri alveolati con articoli
US20170088978A1 (en) Sliver Guide for a Drawing Frame, and Drawing Frame
RU2779767C2 (ru) Питатель для вязких продуктов
EP2384628B1 (en) Apparatus for processing dough, particularly of the bread baking type
US2293053A (en) Slicing machine
EP2229058A1 (en) Metering device
ITVR20130030A1 (it) Linea di trattamento di prodotti alimentari arrotolati
CN218559315U (zh) 一种象鼻式供料输送机