PT2276310E - Método para comunicações móveis, estação móvel e estação de base de rádio - Google Patents

Método para comunicações móveis, estação móvel e estação de base de rádio Download PDF

Info

Publication number
PT2276310E
PT2276310E PT09735400T PT09735400T PT2276310E PT 2276310 E PT2276310 E PT 2276310E PT 09735400 T PT09735400 T PT 09735400T PT 09735400 T PT09735400 T PT 09735400T PT 2276310 E PT2276310 E PT 2276310E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
information
quot
predetermined
uplink
mobile station
Prior art date
Application number
PT09735400T
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroyuki Ishii
Anil Umesh
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of PT2276310E publication Critical patent/PT2276310E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • H04W72/1268Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows of uplink data flows
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • H04W72/231Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal the control data signalling from the layers above the physical layer, e.g. RRC or MAC-CE signalling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"MÉTODO PARA COMUNICAÇÕES MÓVEIS, ESTAÇÃO MÓVEL E ESTAÇÃO DE BASE DE RÁDIO"
DOMÍNIO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio num ciclo predeterminado por meio de um recurso rádio de ligação ascendente persistentemente atribuído à estação móvel, a transmissão iniciando num momento de inicio de atribuição. A presente invenção também se refere a uma estação móvel e a uma estação de base de rádio.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Um método de comunicação como um sucessor do sistema W-CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga) ou ao sistema HSDPA (Acesso de dados de Alta Velocidade de Ligação Descendente), ou seja, o sistema LTE (Evolução a Longo Prazo), foi considerado pela organização para a normalização de W-CDMA 3GPP, e o trabalho de definição da sua especificação está em andamento.
Como um método de acesso de rádio do sistema LTE, o uso do OFDMA na ligação descendente e do SC-FDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência de Portadora Simples) na ligação ascendente está sob consideração. 0 OFDMA é um método para dividir a banda de frequência em várias bandas de frequência estreitas (portadoras intermédias) e para transmitir os dados carregados nas respetivas bandas de frequência divididas. Neste método, a 2 alta velocidade de transmissão é alcançada e a eficiência de utilização de frequência é melhorada pela disposição de portadoras intermédias densamente sobre as bandas de frequência, de tal modo que as portadoras intermédias se sobrepõem parcialmente, mas não interferem umas com as outras. 0 SC-FDMA é um método de transmissão que reduz a interferência entre os terminais, através da divisão uma banda de frequência e transmissão de dados usando diferentes bandas de frequência entre os vários terminais. 0 SC-FDMA tem uma caracteristica de menor flutuação na potência de transmissão, que alcança baixo consumo de energia e ampla cobertura dos terminais. 0 sistema LTE é um sistema no qual várias estações móveis comunicam umas com as outras, compartilhando um ou mais canais fisicos, tanto na ligação ascendente, como na ligação descendente.
Um canal partilhado por várias estações móveis é geralmente chamado de canal partilhado, que é, no sistema LTE, um "Canal Partilhado de Ligação Ascendente Fisico (PUSCH)" na ligação ascendente e um "Canal Partilhado de Ligação Descendente Fisico (PDSCH)" na ligação descendente.
Para além disso, esse canal partilhado é, como canal de transporte, um "Canal Partilhado de ligação Ascendente (UL-SCH) " na ligação ascendente e um " Canal Partilhado de ligação Descendente (DL-SCH) " na ligação descendente.
Em tal sistema de comunicações que utiliza canais partilhados como os descritos em cima, é necessário 3 selecionar qual a estação móvel UE, à qual o canal partilhado vai ser atribuído, e é necessário sinalizar para a estação móvel selecionada UE que o canal partilhado é atribuído à mesma, para cada subtrama (1 ms, no sistema LTE) .
No sistema LTE, um canal de controlo utilizado para a sinalização é chamado de "Canal de Controlo de Ligação Descendente Físico (PDCCH)" ou de "Canal de Controlo de Ligação Descendente L1/L2 (Canal de Controlo DL L1/L2)".
Ao mesmo tempo, o processamento de cada subtrama na seleção da estação móvel UE à qual o canal partilhado será atribuído, é geralmente chamado de "programação".
Neste caso, o processamento também pode ser chamado de "programação dinâmica", porque a estação móvel UE à qual o canal partilhado é atribuído, é dinamicamente selecionada para cada subtrama.
Para além disso, a expressão "atribuição do canal partilhado" descrita em cima pode ser alternativamente expressa como "atribuição de um recurso de rádio para o canal partilhado". A informação do canal de controlo de ligação descendente físico inclui, por exemplo, a "informação de programação de ligação descendente", a "concessão de programação de ligação ascendente", e outros semelhantes. A "informação de programação de ligação descendente" inclui, por exemplo, em relação ao canal partilhado de ligação descendente, informação sobre a atribuição de 4 blocos de recursos de ligação descendente, UE-IDs, o número de fluxos, informação sobre o vetor de pré-codificação, dimensão de dados, o método de modulação, informação sobre a HARQ (pedido de repetição automática híbrida), e semelhantes.
Por outro lado, a "concessão de programação de ligação ascendente" inclui, por exemplo, em relação ao canal de ligação partilhado de ligação ascendente, informação sobre a atribuição de blocos de recursos de ligação ascendente, UE-IDs, dimensão de dados, o método de desmodulação, informação sobre a potência de transmissão de ligação ascendente, informação sobre o sinal de referência de desmodulação no MIMO de ligação ascendente, e semelhantes.
Note-se que, a "informação de programação de ligação descendente" e a "concessão de programação de ligação ascendente" descritas em cima pode ser coletivamente referidas como "informações de controlo de ligação descendente (DCI)".
Note-se que, uma estação móvel utiliza um "UE-ID (RNTI)" na concessão de programação de ligação ascendente ou na programação de ligação descendente para identificar se a concessão de programação de ligação ascendente ou a programação de ligação descendente é, ou não, transmitida para a estação móvel em si mesma.
Mais especificamente, os bits de CRC incluídos na concessão de programação de ligação ascendente ou na programação de ligação descendente são disfarçadas pelo RNTI da estação móvel da transmissão de destino. 5 A estação móvel efetua uma verificação CRC através da utilização dos bits de CRC. Então, quando o resultado da verificação CRC é OK, a estação móvel determina que a concessão de programação de ligação ascendente ou a programação de ligação descendente é transmitida para a estação móvel em si mesma. Quando o resultado da verificação de CRC não for OK, a estação móvel determina que a concessão de programação de ligação ascendente ou a programação de ligação descendente não é transmitida para a estação móvel em si mesma.
Note-se que, os bits de CRC são bits usados para determinar se um sinal transmitido é erroneamente descodificado ou corretamente descodificado.
Deste modo, quando uma determinada estação móvel recebe um sinal, no qual os bits de CRC estão disfarçados pelo RNTI de uma outra estação móvel, o resultado da verificação de CRC torna-se não OK, mesmo que o sinal seja efetivamente recebido sem erro.
Para além disso, o número de bits para os bits de CRC e o RNTI é de 16 bits, por exemplo.
Note-se que, em geral, uma estação móvel tenta descodificar 40 concessões de programação de ligação ascendente ou 40 porções de informação de programação de ligação descendente, por exemplo, numa única subtrama.
Neste caso, cerca de 40 concessões de programação de ligação ascendente ou as 40 porções de informação de programação de ligação descendente incluem um sinal realmente transmitido para a estação móvel em si mesma, um 6 sinal transmitido a uma outra estação móvel, o sinal incluindo apenas de ruido, sem qualquer sinal de transmissão, e outros semelhantes, por exemplo.
Por um lado, na "Programação persistente", que tem sido estudada para efeitos de aplicação de VoIP e afins, uma estação de base de rádio eNB está configurada para persistentemente atribuir um recurso de rádio de ligação ascendente ou de ligação descendente (PUSCH ou PDSCH) para a estação móvel, num ciclo predeterminado, começando numa subtrama (tempo de inicio de atribuição) especificado por um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente ou porção de informação de programação de ligação descendente). Note-se que, a "Programação persistente" pode ser chamada de "Programação semi-persistente".
Aqui, o tempo de inicio de atribuição é uma subtrama, na qual a informação de programação de ligação descendente é transmitida, no caso de ligação descendente e é uma subtrama de transmissão de ligação ascendente especificada pela concessão de programação de ligação ascendente no caso de uma ligação ascendente. Para além disso, o ciclo de predeterminado é de 20 ms, por exemplo.
Na "Programação persistente", a concessão de programação de ligação ascendente ou a informação de programação de ligação descendente é transmitida através de um PDCCH somente para a transmissão inicial, e sem que qualquer concessão de programação de ligação ascendente ou qualquer informação de programação de ligação descendente seja transmitida através do PDCCH para as transmissões após a transmissão inicial. Assim, os recursos de rádio (informação complementar) necessários para transmitir as 7 concessões de programação de ligação ascendente ou a informação de programação de ligação descendente podem ser reduzidos. Como resultado disso, as comunicações eficientes podem ser realizadas.
Note-se que, tal como descrito em cima, existem dois tipos de concessão de programação de ligação ascendente ou de informação de concessão de programação de ligação descendente. Um dos tipos é para notificar, para a estação móvel, uma atribuição de recursos pela Programação dinâmica. 0 outro dos tipos é para notificar, para a estação móvel, uma atribuição de recursos pela Programação persistente.
Neste caso, a seleção de atribuição pela Programação dinâmica ou pela Programação persistente em cima descritas é identificada com base num RNTI e similares, por exemplo, o conjunto RNTI na concessão de programação de ligação ascendente ou informação de programação ligação descendente.
Mais especificamente, um RNTI para a Programação dinâmica e um RNTI para a Programação persistente são definidos, e a determinação se a atribuição é feita pela Programação dinâmica ou pela Programação persistente é identificada com base no resultado da verificação CRC do RNTI correspondente. 0 documento WO 2008/041805 AI refere-se a uma transmissão de pacotes de voz num sistema de comunicações móveis sem fios. Os pacotes de voz são transmitidos ao longo de uma voz VoIP pelo serviço de protocolo da Internet, utilizando uma programação semi-persistente que aloca recursos de rádio e executa transmissão de ligação ascendente quando a alocação de recursos adicional não está alocada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Problema a ser resolvido pela invenção
Como descrito em cima, a determinação se a concessão de programação de ligação ascendente, ou a informação de programação de ligação descendente notificam, para a estação móvel, a atribuição pela Programação dinâmica ou pela Programação persistente é identificada com base no RNTI e similares, o RNTI definido na concessão de programação de ligação ascendente ou informação de programação de ligação descendente.
Para além disso, a estação móvel tenta descodificar cerca de 40 concessões de programação de ligação ascendente ou 40 porções de informação de programação de ligação descendente numa única subtrama (dentro de 1 ms).
Aqui, uma vez que cada número de bits para os bits de CRC e o número dos bits de RNTI é de 16 bits, o Falso Alarme ocorre com uma probabilidade de 1/216.
Assim, quando 40 concessões de programação de ligação ascendente ou 40 porções de informação de programação de ligação descendente devem ser descodificadas, a probabilidade de ocorrência do Falsos Alarmes é de 1/216 x 40 .
Aqui, o Falso Alarme é um fenómeno em que, mesmo quando uma estação de base de rádio não transmite qualquer concessão de programação de ligação ascendente nem qualquer informação de programação de ligação descendente para uma 9 estação móvel, a estação móvel determina que uma concessão de programação de ligação ascendente ou uma informação de programação de ligação descendente é transmitida para a estação móvel em si mesma.
No caso de uma atribuição de recursos pela Programação dinâmica, por exemplo, a influência do Falso Alarme é pequena porque a atribuição de recursos pela concessão de programação de ligação ascendente ou a informação de programação de ligação descendente é basicamente limitada na subtrama aplicável.
No caso de uma atribuição de recursos pela Programação persistente, no entanto, a influência do Falso Alarme é considerável. Isto deve-se ao facto de o tempo de inicio da atribuição ser especificada pela concessão de programação de ligação ascendente ou pela informação de programação de ligação descendente, e também por um recurso de rádio ser atribuído periodicamente e persistentemente, a partir do momento de inicio da atribuição, através da utilização da concessão de programação de ligação ascendente ou da informação de programação de ligação descendente.
Em particular, no caso da ligação ascendente, a estação móvel executa a transmissão de ligação ascendente, mesmo que uma estação de base de rádio não atribua qualquer recurso de rádio àquela. Assim, o sinal de transmissão de ligação ascendente torna-se num sinal de interferência que interfere com uma outra estação móvel, neste caso, e as caracteristicas do sistema degradam-se consideravelmente.
Note-se que, o problema associado com os Falsos Alarmes descritos em cima pode ocorrer da mesma forma, também no 10 caso de uma configuração em que se determina com base num bit especifico no PDCCH, em vez de um RNTI, se o bit é o PDCCH a dar uma instrução para persistentemente atribuir um PDSCH (recurso de rádio de ligação descendente) para a "Programação persistente", ou o PDCCH a atribuir dinamicamente um PDSCH (recurso de rádio de ligação descendente) para a programação de ligação descendente normal. A este respeito, a presente invenção foi feita tendo em vista o problema em cima mencionado, e é um objetivo da presente invenção é o de proporcionar um método de comunicações móveis estável e eficiente, uma estação móvel e uma estação de base de rádio através da redução da probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes de concessões de programação de ligação ascendente na "Programação Persistente".
Solução para o Problema
Um primeiro aspeto da presente invenção é resumido como um método para comunicações móveis, no qual uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio num ciclo predeterminado, através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído de modo persistente à estação móvel, em que transmissão começa num momento de início da atribuição, o método incluindo os passos de: (Al) notificar, a partir da estação de base de rádio, à estação móvel o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; (Bl) determinar, na estação móvel, o momento de início da atribuição e iniciar a transmissão dos dados de ligação ascendente através do recurso de rádio de ligação ascendente no momento de início da atribuição, ao 11 receber um sinal de atribuição persistente a partir da estação de base de rádio, em que no passo (Bl) , a estação móvel rejeita o sinal de atribuição persistente, quando a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente são inconsistentes entre si.
Por outras palavras, o primeiro aspeto da presente invenção pode ser resumido como um método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio de utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel pela informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, o método incluindo os passos de: (A2) notificar à estação móvel o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; (B2) notificar à estação móvel, a informação de programação predeterminada; e (C2) transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão inicia num dado ponto determinado com base na informação de programação predeterminada recebida, em que no passo (C2), a informação de programação predeterminada é rejeitada, quando a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pela informação de programação predeterminada são inconsistentes entre si.
No primeiro aspeto, o ciclo de predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser notificado por uma mensagem RRC; e o sinal de 12 atribuição persistente pode ser notificado por um canal de controlo de ligação descendente.
Por outras palavras, no primeiro aspeto, no passo (A2), o ciclo de predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente podem ser notificados por uma mensagem RRC; e no passo (B2), a informação de programação predeterminada pode ser transmitida para a estação móvel através de um canal de controlo de ligação descendente.
No primeiro aspeto, um intervalo de informação que devem ser especificadas pelo sinal de atribuição persistente pode ser limitado pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; e no passo (Bl), quando a informação comunicada através do sinal de atribuição persistente não se encontra dentro do intervalo limitado de informação a ser determinável pelo sinal de atribuição persistente, a estação móvel pode determinar que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente são inconsistentes entre si.
Por outras palavras, no primeiro aspeto, no passo (A2), um intervalo de informação que devem ser especificadas pela informação de programação predeterminada pode ser limitado pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; e no passo (C2), quando a informação incluída na informação de programação predeterminada não se encontra dentro do intervalo limitado pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pela informação de programação predeterminada podem ser determinadas como sendo inconsistentes entre si. 13
No primeiro aspeto, o sinal de atribuição persistente, por outras palavras, a informação de programação predeterminada pode incluir pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Ciclica de Desmodulação RS, e um pedido CQI.
Um segundo aspeto da presente invenção é resumido como um método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio de utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel pela informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, o método incluindo os passos de: (A) notificar, para a estação móvel, o ciclo predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; (B) notificar, para a estação móvel, a informação de programação predeterminada; e (C) transmitir os dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado, usando o recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão é iniciada num certo ponto, determinado com base na informação recebida de programação predeterminada, em que o passo (C) é realizado quando a informação incluída na informação de programação predeterminada coincide com um conteúdo previamente especificado.
No segundo aspeto, a informação de programação predeterminada pode incluir pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, 14 uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Ciclica de Desmodulação RS, e um pedido CQI.
Um terceiro aspeto da presente invenção é resumido como uma estação móvel configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio num ciclo predeterminado por meio de utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente persistentemente atribuído à estação móvel, em que a transmissão é iniciada num momento de inicio de atribuição, a estação móvel incluindo: uma unidade de receção de informação de comunicação persistente configurada para receber o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir da estação de base de rádio; e uma unidade de comunicação configurada para determinar o momento de inicio da atribuição, e para iniciar a transmissão dos dados de ligação ascendente através do recurso de rádio de ligação ascendente no momento de inicio da atribuição, aquando da receção de um sinal de atribuição persistente da estação de base de rádio, em que a unidade de comunicação está configurada para rejeitar o sinal de atribuição persistente, quando a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente são incompatíveis uma com a outra.
Por outras palavras, o terceiro aspeto da presente invenção pode ser resumido como uma estação móvel configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel pela 15 informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação móvel incluindo: uma unidade de receção configurada para receber o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir da estação de base de rádio; e uma unidade de comunicação configurada para transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado, usando o recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela a informação de programação predeterminada, em que a transmissão é iniciada num certo ponto, determinado com base na informação de programação predeterminada recebida a partir da estação de base de rádio, em que a unidade de comunicação está configurada para rejeitar a informação de programação predeterminada, quando a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pela informação de programação predeterminada são incompatíveis entre si.
No terceiro aspeto, o ciclo predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente podem ser notificadas por uma mensagem RRC; e o sinal de atribuição persistente pode ser notificado por um canal de controlo de ligação descendente.
Por outras palavras, no terceiro aspeto, a unidade de receção pode estar configurada para receber o ciclo predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente através de uma mensagem RRC; e a unidade de comunicação pode estar configurada para receber a informação de programação predeterminada através de um canal de controlo de ligação descendente. 16
No terceiro aspeto, a unidade de comunicação pode estar configurada para determinar se a informação sobre os recursos de rádio de ligação ascendente e a informação comunicada pela informação de programação predeterminada são incompatíveis uma com a outra, quando a informação incluida na informação de programação predeterminada não está dentro de um intervalo de informação especificável pela informação de programação predeterminada, o intervalo limitado pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente.
No terceiro aspeto, o sinal de atribuição persistente, por outras palavras, a informação de programação predeterminada pode incluir pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Ciclica de
Desmodulação RS, e um pedido CQI.
Um quarto aspeto da presente invenção pode ser resumido como uma estação móvel configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel pela informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação móvel incluindo: uma unidade de receção configurada para receber o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir da estação de base de rádio; e uma unidade de comunicação configurada para transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado, usando o recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação 17 predeterminada, em que a transmissão é iniciada num certo ponto, determinado com base na informação de programação predeterminada recebida a partir da estação de base de rádio, em que a unidade de comunicação está configurada para transmitir os dados de ligação ascendente, quando a informação comunicada pela informação de programação predeterminada, coincide com um contexto especificado anteriormente.
No quarto aspeto, a informação de programação predeterminada pode incluir pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Ciclica de Desmodulação RS, e um pedido CQI.
Um quinto aspeto da presente invenção pode ser resumido como uma estação de base de rádio para ser utilizada num método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para a estação de base de rádio num ciclo predeterminado através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente persistentemente atribuido para a estação móvel, em que a transmissão é iniciada num momento de inicio da atribuição, a estação de base de rádio incluindo: uma unidade de transmissão de informação de comunicação persistente configurada para notificar, para a estação móvel, o ciclo de predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; uma unidade de transmissão de sinal de atribuição persistente configurada para transmitir o sinal de atribuição persistente para a estação móvel; e uma unidade de comunicação configurada para iniciar a receção 18 dos dados de ligação ascendente através do recurso de rádio de ligação ascendente no momento de inicio da atribuição determinado pelo sinal de atribuição persistente, em que a unidade de transmissão de informação de comunicação persistente está configurada para notificar informação limitando um intervalo de informação a ser determinável pelo sinal de atribuição persistente, como a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente.
Por outras palavras, o quinto aspeto da presente invenção, é resumida como uma estação de base de rádio usada num sistema de comunicações móveis no qual uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio de utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel pela informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação de base de rádio incluindo: uma primeira unidade de transmissão configurada para notificar, para a estação móvel, o ciclo de predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; uma segunda unidade de transmissão configurada para transmitir a informação de programação predeterminada para a estação móvel; e uma unidade de comunicação configurada para receber dados de ligação ascendente transmitidos do ciclo predeterminado, usando o recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a primeira unidade de transmissão está configurada para notificar, para a estação móvel, a informação que limita um intervalo de informação especificável pela informação de programação predeterminada, como a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente. 19
No quinto aspeto, o ciclo predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente podem ser notificados por uma mensagem RRC; e o sinal de atribuição persistente pode ser notificado por um canal de controlo de ligação descendente.
Por outras palavras, no quinto aspeto, a primeira unidade de transmissão pode estar configurada para comunicar, para a estação móvel, o ciclo predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente através de uma mensagem RRC; e a segunda unidade de transmissão pode estar configurada para notificar, para a estação móvel, a informação de programação predeterminada através de um canal de controlo de ligação descendente.
No quinto aspeto, o sinal de atribuição persistente, por outras palavras, a informação de programação predeterminada pode incluir pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre a Comutação Cíclica de desmodulação RS, e um pedido CQI.
No quinto aspeto, a primeira unidade de transmissão pode estar configurada para determinar o intervalo com base num tipo de dados.
EFEITOS VANTAJOSOS DA INVENÇÃO
Tal como descrito em cima, a presente invenção é capaz de reduzir a probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes de concessões de programação de ligação ascendente na "Programação persistente". Como resultado disso, a presente 20 invenção é capaz de fornecer um método eficiente e estável para comunicações móveis, uma estação móvel e uma estação de base de rádio.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A FIG. 1 é um diagrama de blocos funcional de uma estação móvel de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção. A FIG. 2 é um diagrama para ilustrar a concessão de programação de ligação ascendente num sistema de comunicações móveis de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. A FIG. 3 é um diagrama para ilustrar a programação realizada no sistema de comunicações móveis de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. A FIG. 4 é um diagrama de blocos funcional de uma estação de base de rádio de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. A FIG. 5 é um fluxograma que mostra as operações da estação móvel de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇAO (Configuração do Sistema de Comunicações Móveis de acordo com a Primeira Forma de Realização da Invenção)
Com referência à FIG. 1, é descrita uma configuração de um sistema de comunicações móveis de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção. Nesta forma de realização, uma descrição é dada através de utilização de um sistema de comunicações móveis do sistema LTE, a titulo 21 de exemplo, mas a presente invenção também é aplicável a sistemas de comunicações móveis de outros modos.
No sistema de comunicações móveis de acordo com a forma de realização, uma estação móvel UE está configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio eNB, num ciclo predeterminado, usando um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) persistentemente atribuído, em que a transmissão se inicia num momento de início da atribuição.
Especificamente, no sistema de comunicações móveis de acordo com esta forma de realização, uma estação móvel UE está configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio por meio de utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído àquela, num ciclo predeterminado pela informação de programação predeterminada.
Tal como mostrado na FIG. 1, a estação móvel UE inclui uma Unidade de receção de informação persistente 11, uma Unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12, e uma unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13. A Unidade de receção de informação persistente 11 está configurada para receber, a partir da estação de base de rádio eNB, Informação persistente, incluindo o ciclo de predeterminado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente.
Para além disso, a Unidade de receção de informação persistente 11 está configurada para notificar à Unidade de 22 receção de sinal de atribuição persistente 12, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente.
Especificamente, a Unidade de receção de informação persistente 11 está configurada para adquirir a Informação persistente, com base numa mensagem RRC transmitida pela estação de base de rádio eNB.
Aqui, a informação sobre um recurso de rádio de ligação ascendente é, por exemplo, a informação para limitar um intervalo de informação a ser comunicada através de um sinal de atribuição persistente (isto é, informação de programação predeterminada) , a ser descrito mais tarde, isto é, um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) dando uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente". A seguir, será fornecida uma descrição mais pormenorizada.
Os elementos de informação do PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) dando a instrução de atribuição persistente são elementos de informação, como mostrado na FIG. 2, por exemplo. 0 "Indicador de Formato" é a informação que indica se o PDCCH é informação para ligação ascendente ou informação para ligação descendente. A informação para ligação descendente também é chamada de informação de controlo simplificado de ligação descendente. 0 "Indicador de salto de Frequência" é a informação que indica se está, ou não, a ser aplicado um salto de 23 frequência a um sinal de ligação ascendente, cuja transmissão é instruida pelo PDCCH. A "Informação de Atribuição RB" é uma informação indicando informação de atribuição de blocos de recursos para o sinal de ligação ascendente, cuja transmissão é instruida pelo PDCCH. A "Informação MCS" é a informação numa MCS para o sinal de ligação ascendente, cuja transmissão é instruida pelo PDCCH. Aqui, a informação sobre a MCS é informação, tal como uma dimensão de dados, um esquema de modulação, e um parâmetro de Versão de Redundância em HARQ, por exemplo. 0 "Indicador de Dados Novos" é a informação que indica se o sinal de ligação ascendente, cuja transmissão é instruida pelo PDCCH é para nova transmissão ou para retransmissão. "TPC" é a informação de controlo de potência de transmissão de ligação ascendente para o sinal de ligação ascendente especificado pelo PDCCH. A "Comutação Ciclica para DMRS" é a informação sobre a "Comutação ciclica" do "Sinal de Referência da Desmodulação" para o sinal de ligação ascendente especificado pelo PDCCH. 0 "Pedido CQI" é uma informação que dá uma instrução para transmitir um CQI na ligação ascendente. 0 "RNTI / CRC" são bits CRC disfarçados por uma "UE-ID (RNTI)". 24
Note-se que, os elementos de informação em cima mencionados do PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são exemplos, e um elemento de informação para além dos elementos de informação mencionados pode ser incluido no PDCCH ou alguns dos elementos de informação em cima mencionados não podem ser incluidos no PDCCH.
Para além disso, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o intervalo de informação a ser notificada pelo PDCCH referida (concessão de programação de ligação ascendente), conforme descrito abaixo.
Por exemplo, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o intervalo de informação a ser notificada pela já mencionada "Informação de atribuição RB".
Mais especificamente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificados pela já mencionada "Informação de atribuição RB".
Para além disso, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificados pela referida "Informação de atribuição RB" para "2" ou "3".
Neste caso, quando o número de blocos de recursos notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) não é nem "2" nem "3", a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (Informação de atribuição RB) notificada pelo PDCCH 25 (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Para além disso, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificados pela referida "Informação de atribuição RB" para "3" ou menos.
Especificamente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para indicar o valor máximo do número de blocos de recursos a ser notificados pela já mencionada "Informação de atribuição RB".
Neste caso, quando o número de blocos de recursos notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "3", a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação de atribuição RB) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Note-se que, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente indica o valor máximo do número de blocos de recursos notificados pela já mencionada "Informação de atribuição RB" no exemplo anterior, mas a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode indicar, em vez disso, o valor mínimo do número de blocos de recursos.
Em alternativa, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode indicar, tanto os valores máximos, 26 como mínimos do número de blocos de recursos a ser notificados pela referida "Informação de atribuição RB".
Por exemplo, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode indicar "10" como o valor máximo do número de blocos de recursos a ser notificados pela já mencionada "Informação de atribuição RB" e pode indicar "5" como o valor mínimo dos blocos de recursos.
Neste caso, quando o número de blocos de recurso notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "10", ou o número dos blocos de recursos é menor do que "5", a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação de atribuição RB) , comunicada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Para além disso, na medida em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente limita o intervalo de informação a ser comunicada através da em cima mencionada "informação de atribuição RB", o método para limitar o intervalo não é limitado à já referida "limitação do número de blocos de recursos", e a informação pode limitar, através da utilização de um outro método de limitação, o intervalo de informação a ser notificado pela já mencionada "informação de atribuição RB".
Por exemplo, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar uma posição numa direção de frequência de um bloco de recursos a ser notificado pela já mencionada "informação de atribuição RB". 27
Em alternativa, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar a informação a ser notificada pela já mencionada "informação MCS", por exemplo. A informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser informação para limitar o intervalo de um esquema de modulação, uma dimensão de dados, ou semelhante, por exemplo.
Mais especificamente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o esquema de modulação ser notificado pela já mencionada "informação MCS".
Por exemplo, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar o esquema de modulação a ser notificado pela já mencionada "informação MCS" para "QPSK".
Neste caso, quando o esquema de modulação notificado pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é diferente de "QPSK", por exemplo, quando o esquema de modulação é "16QAM", a informação sobre o recurso de rádio de de ligação ascendente e a informação (Informação MCS) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Note-se que, o exemplo em cima mencionado ilustra um exemplo no qual a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente limita o esquema de modulação a ser notificado pela "Informação MCS" para "QPSK". No entanto, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode limitar o esquema de modulação a ser notificado pela 28 "informação MCS" para "16QAM", para "64QAM", ou para ambos "QPSK" e "16QAM", em vez disso.
Mais especificamente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode indicar se é ou não aplicada em cada um dos esquemas de modulação, "QPSK", "16QAM", e "64QAM" a ser notificados pela "informação MCS".
Em alternativa, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar uma dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS", por exemplo.
Por exemplo, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "320 bits".
Neste caso, quando a dimensão de dados notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é diferente de "320 bits", por exemplo, quando a dimensão de dados é de "512 bits", a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação MCS) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Note-se que o valor citado, "320 bits", é apenas um exemplo, e o número de bits diferentes de "320 bits "pode ser especificado.
Para além disso, um tipo de dimensão de dados é especificado no exemplo em cima mencionado, mas podem ser especificados dois ou mais tipos de dimensões de dados. 29
Especificamente, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser uma informação para limitar a dimensão de dados notificada pela "informação MCS" para "bits 320" e "640 bits", por exemplo.
Em alternativa, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pode ser informação para limitar a dimensão de dados notificada pela "informação MCS" para "320 bits" ou menos, por exemplo.
Neste caso, quando a dimensão de dados notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "320 bits", por exemplo, quando a dimensão de dados é de "512 bits", a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação MCS) notificadas pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Note-se que o valor citado, "320 bits", é apenas um exemplo, e pode ser especificado um número de bits diferentes de "320 bits". Para além disso, o valor máximo da dimensão de dados é especificado no exemplo em cima mencionado, mas o valor minimo da dimensão de dados pode ser especificado, em vez disso.
Em alternativa, tanto o valor máximo como o valor minimo da dimensão de dados podem ser especificados. Por exemplo, "640 bits" podem ser especificados como o valor máximo da dimensão de dados, e "320 bits" podem ser especificados como o valor minimo da dimensão de dados. 30
Neste caso, quando a dimensão de dados notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "64 0 bits" ou a dimensão de dados é menor do que 320 "bits", a informação, sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação MCS) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si.
Note-se que, o exemplo em cima mostra um caso onde a informação notificada pela "informação de atribuição RB" ou a informação notificada pela "informação MCS" é limitada pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente, mas um elemento de informação para além dos elementos em cima mencionados pode ser, em vez disso, limitado pela informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente pelo mesmo método.
Para além disso, a "informação de atribuição RB" ou "informação MCS", descrita em cima é informação relativa a blocos de recursos, ou informação relativa a um esquema de modulação ou dimensão de dados, de modo que a "informação de atribuição RB" ou a "informação MCS" pode ser chamada de "informação relativa ao formato de transmissão". A Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 está configurada para receber um sinal de atribuição persistente a partir da estação de base de rádio eNB.
Especificamente, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 está configurada para receber, a partir da estação de base de rádio eNB, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente), na forma de um sinal de atribuição persistente, o PDCCH (concessão de 31 programação de ligação ascendente) sendo transmitida para a estação móvel em si mesma e dando uma instrução para atribuir de modo persistente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "programação persistente".
Por exemplo, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode ser configurada para determinar, com base num RNTI ou conjunto semelhante num PDCCH, se um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente), que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) , para a "Programação persistente" é transmitida, ou não, para a estação móvel em si mesma.
Em vez disso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode ser configurada para determinar, com base numa RNTI ou conjunto semelhante num PDCCH, se o PDCCH recebida é, ou não, um PDCCH que atribui dinamicamente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), ou seja, uma concessão de programação de ligação ascendente para a programação dinâmica.
Aqui, considera-se um caso em que, como um Método de programação persistente no sistema LTE, é definido determinar com base num bit específico num PDCCH, se o PDCCH é um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente", ou um PDCCH que atribui dinamicamente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), ou seja, uma concessão de programação de ligação ascendente para a Programação dinâmica. Neste caso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 32 pode ser configurada para determinar, com base no bit, se o PDCCH é um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente", ou um PDCCH que atribui dinamicamente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), ou seja, uma concessão de programação de ligação ascendente para a Programação dinâmica.
Como alternativa, considere-se um caso em que, como um Método de programação persistente num sistema LTE, é definido que uma parte dos elementos de informação de um PDCCH indica se o PDCCH é um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) dando uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente", ou um PDCCH que atribui dinamicamente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), ou seja, uma concessão de programação de ligação ascendente para a Programação dinâmica. Neste caso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode estar configurada para determinar com base na parte dos elementos de informação no PDCCH, se o PDCCH é um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente", ou um PDCCH que atribui dinamicamente um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), ou seja, uma concessão de programação de ligação ascendente para a Programação dinâmica.
Para além disso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 está configurada para receber 33 informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir Unidade de receção da informação persistente 11.
Aqui, a informação sobre um recurso de rádio de ligação ascendente é, como descrito em cima, a informação para limitar o intervalo de informação a ser notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente".
Para além disso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina se a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação a ser notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" são, ou não incompatíveis uma com a outra.
Quando a Unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação a serem notificados pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) dando uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" são inconsistentes uma com a outra, a Unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12, rejeita o sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação 34 ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente", que foi determinada pela unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12 como o sinal transmitido para a estação móvel em si mesma.
Especificamente, neste caso, a Unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12 considera que a informação comunicada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) dando uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" não foi transmitida para a estação móvel em si mesma.
No processamento em cima mencionado, a Unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12 fornece à unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13, o sinal de atribuição persistente, que não é rejeitado, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente". A seguir, um exemplo será mostrado sobre o processamento, tal como descrito em cima, para rejeitar o sinal de atribuição persistente, isto é, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é a informação para limitar o 35 número de blocos de recursos a ser notificados pela "informação de atribuição RB" para "2" ou "3", por exemplo. Quando o número de blocos de recurso notificado pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) não é nem "2" nem "3", neste caso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação de atribuição RB) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificados pela "informação de atribuição RB" para "3" ou menos, por exemplo. Quando o número de blocos de recursos notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que o "3", neste caso, por exemplo, quando o número de blocos de recursos é "5", a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação de atribuição RB) , comunicada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificados pela "informação de atribuição RB" para "10" ou menos, mas pelo menos "5", por exemplo. Quando o número de blocos de recurso notificados pelo PDCCH (concessão de 36 programação de ligação ascendente) é maior do que "10" ou menor do que "5", neste caso, por exemplo, quando o número de blocos de recurso é "12", a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação de atribuição RB) notificadas pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar o esquema de modulação a ser notificado pela "informação MCS" para "QPSK", por exemplo. Quando o esquema de modulação notificado pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) não é "QPSK", neste caso, por exemplo, quando o esquema de modulação é "16QAM", a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação MCS), comunicada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "320 bits", por exemplo. Quando a dimensão de dados notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) não é "320 bits", neste caso, por exemplo, quando a dimensão de dados é de "1024 bits", a Unidade de receção do sinal de atribuição 37 persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (informação MCS) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "320 bits" ou menos, por exemplo. Quando a dimensão de dados notificados pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "320 bits", neste caso, por exemplo, quando a dimensão de dados é de "512 bits", a unidade de receção de sinal de atribuição persistente 12, que determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação (Informação MCS) notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são inconsistentes entre si. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Em alternativa, considere-se um caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "640 bits" ou menos, mas pelo menos "320 bits", por exemplo. Quando a dimensão de dados notificada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é maior do que "640 bits", ou menor do que "320 bits", neste caso, por exemplo, quando o tamanho dos dados é de "1024 bits", a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação 38 (informação MCS), comunicada pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) são incompatíveis uma com a outra. Assim, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) é rejeitado.
Note-se que, no exemplo em cima mencionado, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 determina se a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação a ser notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" são, ou não, inconsistentes uma com a outra. Em vez disso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode determinar se existe ou não uma inconsistência para além das inconsistências mencionadas em cima. Então, ao determinar que tal inconsistência existe, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Por exemplo, considere-se um caso em que a estação móvel não tem uma capacidade de suporte da transmissão de ligação ascendente "64QAM". Quando a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 recebe uma instrução para transmissão de "64QAM" pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação 39 ascendente), para a "Programação persistente", neste caso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente".
Em alternativa, considere-se um caso em que a estação móvel tem uma capacidade que permite a dimensão de dados máxima transmissível de "10 000 bits". Quando a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 recebe uma instrução para transmissão de um sinal de ligação ascendente com uma dimensão de dados de "20000 bits" pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação Persistente", a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Por outro lado, em geral, existe um padrão de bits sem significado enquanto informação no sinal de atribuição persistente, isto é, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente". 40
Deste modo, quando um padrão de bits do sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" não tem significado enquanto informação, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, isto é, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Note-se que, a expressão "um padrão de bits não tem significado enquanto informação" pode ser expressa de forma diferente na medida em que o padrão de bits não é suposto ser notificado.
Neste caso, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode determinar, independentemente da informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente, se um padrão de bits do sinal de atribuição persistente, ou seja, do PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" tem, ou não, significado enquanto informação conforme descrito em cima.
Como alternativa, a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 pode determinar, se algum padrão de bits do sinal de atribuição persistente, ou seja, do PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a 41 "Programação persistente" tem, ou não, o significado enquanto informação, tal como descrito em cima, no caso em que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente não existe.
Aqui, um exemplo do "padrão de bits supostamente não notificado" em cima mencionada será descrito.
Por exemplo, quando o valor do número de RBs indicado pela "informação de atribuição RB", mostrado na FIG. 2 é definido para ser sempre "10" ou menos no sinal de atribuição persistente, um padrão de bits indicando um valor maior do que "10" como o número de RBs mostrados pela "informação de atribuição RB" é considerado como sendo um padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor do número de RBs indicado pela "informação de atribuição RB" no sinal de atribuição persistente é maior do que "10".
Em alternativa, no caso em que o valor da dimensão de dados indicada pela "informação MCS" mostrada na FIG. 2 é definida para ser sempre "1000" ou menos no sinal de atribuição persistente, por exemplo, um padrão de bits indicando um valor maior do que "1000" como a dimensão de dados apresentados pela "informação MCS" é considerado como sendo padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor da dimensão de dados indicado pela "informação MCS" no sinal de atribuição persistente é maior do que "1000". 42
Note-se que, o "caso em que o valor da dimensão de dados indicado pela "informação MCS" é maior do que "1000"" pode significar que a parte de bits da "informação MCS" não é um valor predeterminado, por exemplo. No caso em que a dimensão de dados é definida por um número binário de quatro digitos (descrito como "abcd" a seguir, onde o primeiro digito "a" corresponde ao "Bit Mais Significativo"), a dimensão de dados é descrita como se segue, quando expressa por um número decimal. (Dimensão de dados expressos por um número decimal) = 2 x a + 22xb + 21xc + 2°xd
Aqui, quando "a", que é o "Bit Mais Significativo", não é "0", isto é, quando "a" é "1", a dimensão de dados é, pelo menos, "8".
Especificamente, a estação móvel UE pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, quando uma parte dos bits da "Informação MCS" no sinal de atribuição persistente não é um valor predeterminado.
Mais especificamente, a estação móvel UE pode rejeitar o sinal de atribuição persistente, quando o "Bit Mais Significativo" da "Informação MCS" no sinal de atribuição persistente não é um valor predeterminado (quando o "Bit Mais Significativo" no exemplo mencionado em cima não é "0", por exemplo) , ou um número predeterminado de bits consecutivos a partir do "Bit Mais Significativo" não é um valor predeterminado (por exemplo, quando nem "a" nem "b" são "0", suponhamos que os valores de dois bits 43 consecutivos não são de um valor predeterminado no exemplo anterior).
Note-se que, o mesmo processamento pode ser aplicado quando a "Informação MCS" indica, tanto a dimensão de dados como o esquema de modulação.
Em alternativa, quando o esquema de modulação indicado pela "informação MCS" mostrada na FIG. 2 é definido para estar sempre "QPSK" no sinal de atribuição persistente, por exemplo, um padrão de bits indicando "16QAM" ou "64QAM", como o esquema de modulação mostrado pela "informação MCS" é considerado como sendo um padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o esquema de modulação indicado pela "informação MCS" no sinal de atribuição persistente não é "QPSK".
Em alternativa, o sinal de atribuição persistente é basicamente um sinal que dá uma instrução de nova transmissão. Assim, um padrão de bits que especifica um esquema de modulação usados na retransmissão na "Informação MCS", por exemplo, é considerado como um padrão de bits que não é suposto ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando a "informação MCS" no sinal de atribuição persistente indica um padrão de bits especificando um esquema de modulação usado em retransmissão. 44
Em alternativa, quando é definido que "1" é sempre definido no sinal de atribuição persistente como o valor de "TPC" mostrado na FIG. 2, por exemplo, "0", como o valor de "TPC" é considerado como sendo um padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor de "TPC" no sinal de atribuição persistente é "0".
Note-se que, o número de bits para "TPC" é "1" no exemplo em cima mencionado, mas o número de bits pode ser diferente de "1", por exemplo, "2" ou "3". Por exemplo, quando o número de bits para "TPC" é "2", e se define que "11" é sempre definido como o valor de TPC, os padrões de bits "10", "01" e "00" são considerados como padrões de bits que não devem ser notificados.
Em alternativa, quando é definido que "1" está sempre definido como o valor de "Comutação Cíclica para DMRS" mostrado na FIG. 2 no sinal de atribuição persistente, por exemplo, "0", como o valor da "Comutação Cíclica para DMRS" é considerado como sendo um padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor da "Comutação Cíclica para DMRS" no sinal de atribuição persistente é " 0 ". mas o
Note-se que, o número de bits para a "Comutação Cíclica para DMRS" no exemplo em cima mencionado é "1", 45 número de bits pode ser um valor diferente de "1", por exemplo, "2" ou "3".
Em alternativa, quando é definido que "1" é sempre definido como o valor do "pedido CQI" mostrado na FIG. 2 no sinal de atribuição persistente, por exemplo, "0", como o valor do "pedido CQI" é considerado como um padrão de bit que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor do "Pedido CQI" no sinal de atribuição persistente é "0".
Em alternativa, quando é definido que "1" está sempre definido como o valor do "Indicador de Dados Novos" mostrado na FIG. 2 no sinal de atribuição persistente, por exemplo, "0" como o valor do "Indicador de Dados Novos" é considerado como o padrão de bits que não deve ser notificado.
Especificamente, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, quando o valor do "Indicador de Dados Novos" no sinal de atribuição persistente é "0".
Como alternativa, a estação móvel UE podem identificar o "padrão de bits que não deve ser notificado" em cima mencionado, com base na informação de um sinal de atribuição persistente recebido no passado.
Por exemplo, quando a dimensão de dados indicada pela "Informação MCS" num sinal de atribuição persistente recebido no passado, é sempre de "320 bits", a estação móvel UE pode considerar um padrão de bits que indica uma 46 dimensão de dados diferente de "320 bits", como um padrão de bits que não deve ser notificado.
Aqui, por exemplo, considera-se que os "Falsos Alarmes" ocorrem quando a estação móvel UE se encontra num estado em que não tenha recebido um sinal de atribuição persistente correto, nem por uma vez no passado. Considere-se um caso em que a estação móvel UE recebeu um sinal de atribuição persistente com a mesma dimensão de dados, pelo menos, "três vezes" no passado. Neste caso, a estação móvel UE pode considerar um padrão de bits que mostra uma dimensão de dados diferente da dimensão de dados mencionada em cima como um padrão de bits que não deve ser notificado.
Em alternativa, no caso em que a estação móvel UE recebeu consecutivamente um sinal de atribuição persistente com a mesma dimensão de dados, pelo menos "três vezes" no passado, a estação móvel UE pode considerar um padrão de bits que mostra uma dimensão de dados diferente da dimensão de dados referida em cima, como um padrão de bits que não deve ser notificado.
Note-se que, os números mostrados no exemplo em cima mencionado tais como "320 bits" e "três vezes" são apenas exemplos, e os números podem ser outros valores que não os valores mostrados no exemplo em cima mencionado.
Note-se que, muitas das operações de processamento em cima mencionadas para rejeitar o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" podem ser aplicadas em simultâneo 47
Especificamente, quando várias operações de processamento para rejeitar o PDCCH que dá a instrução de atribuição persistente são executadas, e quando o PDCCH é determinada para ser rejeitada em pelo menos uma das operações de processamento, a operação de processamento para rejeitar o PDCCH pode ser realizada. A unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada para transmitir dados de ligação ascendente a ser transmitidos através de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) atribuído por um PDCCH.
Especificamente, a unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada para determinar uma subtrama de transmissão de ligação ascendente como o já mencionado "momento de inicio de atribuição", ao receber a partir da Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12, o Sinal de atribuição persistente mencionado em cima, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá a instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente", a subtrama de transmissão de ligação ascendente especificada pelo PDCCH. A unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada, então, para começar a transmissão persistente dos dados de ligação ascendente através do PUSCH (recursos de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" no referido "ciclo predeterminado" no "momento de inicio da atribuição".
No exemplo mostrado na FIG. 3, a unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada para 48 transmitir, assim que a Unidade de receção do sinal de atribuição persistente 12 receber o sinal de atribuição persistente, numa subtrama #3 através do PDCCH, os dados de ligação ascendente através de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) mapeados para um bloco de recursos (agregado de sub-portadoras) numa subtrama de transmissão de ligação ascendente #7 especificada pelo PDCCH.
Para além disso, a unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada para transmitir dados de ligação ascendente através de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) mapeado para um bloco de recursos (agregado de sub-portadoras) especificado pelo PDCCH no ciclo de 20 ms, em que a transmissão começa na subtrama #7.
Ou seja, a unidade de transmissão de dados de ligação ascendente 13 está configurada para transmitir dados de ligação ascendente através de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) mapeado para um bloco de recursos (agregado de sub-portadoras) especificado pelo PDCCH nas subtramas #7, #27, #47, ....
Por outro lado, a estação de base de rádio eNB de acordo com a presente invenção está configurada para comunicar à estação móvel UE, o ciclo de predeterminado e a informação sobre um recurso de rádio de ligação ascendente.
Uma vez que a descrição relacionada com tal informação como a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é igual à descrição dada para a estação móvel UE, a descrição da mesma é aqui omitida. 49
Tal como mostrado na FIG. 4, a estação de base de rádio eNB inclui uma Unidade de transmissão de informação persistente 21, uma Unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22, e uma Unidade de receção dos dados de ligação ascendente 23. A Unidade de transmissão de informação persistente 21 está configurada para transmitir, para a estação móvel UE, Informação persistente (informação de comunicação persistente), incluindo o ciclo predeterminado e informação sobre um recurso de rádio de ligação ascendente.
Especificamente, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 está configurada para notificar, para a estação móvel UE, a Informação persistente através da utilização de uma mensagem RRC.
Aqui, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é a informação para limitar um intervalo de informação a ser notificada por um sinal de atribuição persistente, ou seja, um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Uma vez que a descrição da informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é a mesma que a descrição dada para a estação móvel UE, a sua descrição é aqui omitida.
Aqui, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente com base num tipo de dados. 50
Por exemplo, quando o tipo de dados for VoIP, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente como sendo informação para limitar o número de blocos de recursos a ser notificada pela "Informação de atribuição RB" para "3"ou menos. Para além disso, quando o tipo de dados é de streaming, a unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente como sendo informação para limitar o número de blocos de recurso a ser notificados pela "informação de atribuição RB" para "10" ou menos.
Em alternativa, quando o tipo de dados for VoIP, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente como sendo informação para limitar o esquema de modulação a ser notificado pela "informação MCS" para "QPSK". Para além disso, quando o tipo de dados é de streaming, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente como sendo informação para limitar o esquema de modulação a ser notificado pela "informação MCS" para "QPSK" ou "16QAM".
Em alternativa, quando o tipo de dados for VoIP, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente como sendo informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "320 bits". Para além disso, quando o tipo de dados é de streaming, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 pode definir a informação sobre o recurso de rádio de ligação 51 ascendente como sendo informação para limitar a dimensão de dados a ser notificada pela "informação MCS" para "640 bits".
Especificamente, a forma como a informação a ser notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" é limitada, pode ser determinada com base num tipo de dados ao qual o recurso é atribuído pela Programação persistente.
Note-se que, o já mencionado "tipo de dados" pode ser denominado como um "tipo de serviço". Especificamente, o "tipo de serviço" é a informação que indica um tipo de serviço de transmissão por pacotes. Assim, o "tipo de serviço" pode incluir um serviço de VoIP, serviço de voz, serviço de streaming, serviço FTP (Protocolo de Transferência de Ficheiros), e outros, por exemplo.
No exemplo em cima referido, a Unidade de transmissão de informação persistente 21 define a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente com base num "tipo de dados", mas pode definir informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente com base num "tipo de contrato", um "tipo de canal lógico", um "tipo de célula", ou um "tipo de prioridade", em vez do "tipo de dados".
Para além disso, o "tipo de contrato", mostra um tipo de contrato assinado pelo utilizador da estação móvel UE e inclui um contrato de Classe Baixa ou contrato de Classe 52
Alta, ou um contrato de taxa fixa ou de contrato de taxa de volume ou similar, por exemplo.
Para além disso, o "tipo de célula" mostra uma situação de funcionamento da célula, e são possíveis situações de interior ou exterior, em área urbana ou zona rural. 0 "tipo de canal lógico" é um tipo de canal lógico, tal como o Canal de Controlo Dedicado (DCCH) ou o Canal de Tráfego Dedicado (DTCH). Múltiplos canais podem ser ainda definidos no DCCH ou DTCH.
Aqui, "Portador de rádio", significa um portador que transmite dados e é definido com tendo um relacionamento de um-para-um com um canal lógico, por meio do qual os dados são transmitidos. Como resultado disso, o portador tem aproximadamente o mesmo significado que o canal lógico. 0 "tipo de prioridade" é uma classe para categorizar as prioridades em matéria de transmissão de dados de ligação ascendente e de ligação descendente em classes. Por exemplo, os dados com uma classe de primeira prioridade são transmitidos com maior preferência do que os dados com uma classe segunda prioridade. 0 "tipo de prioridade" pode ser combinado com um canal lógico, e então ser denominado de "Prioridade de Canal Lógico". Alternativamente, o "tipo de prioridade" pode ser definido como "Classe de Prioridade". A Unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22 está configurada para transmitir um sinal de atribuição persistente para a estação móvel UE. 53
Especificamente, a Unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22 está configurada para transmitir, para a estação móvel UE, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente", na forma de um sinal de atribuição persistente.
Note-se que, quando é definido que "1" é sempre definido como o valor de "TPC" (consultar a FIG. 2)" no sinal de atribuição persistente, tal como descrito em cima, a Unidade de transmissão de sinal de atribuição persistente 22 pode sempre estabelecer "1" como o valor de "TPC".
Em alternativa, quando é definido que "1" é sempre definido como o valor de "Comutação Cíclica para DMRS (ver FIG. 2)" no sinal de atribuição persistente tal como descrito em cima, por exemplo, a Unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22 pode sempre definir "1" como o valor da "Comutação Cíclica para DMRS".
Em alternativa, quando é definido que "1" é sempre definido como o valor do "Pedido CQI (ver FIG. 2)" no sinal de atribuição persistente tal como descrito em cima, por exemplo, a Unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22 pode sempre definir "1" como o valor do "pedido CQI".
Como alternativa, quando se define que " 1" é sempre definido como o valor do " Indicador de Dados Novos (consultar a FIG. 2)" no sinal de atribuição persistente, tal como descrito em cima, por exemplo, Unidade de 54 transmissão do sinal de atribuição persistente 22 pode sempre definir "1" como o valor do "Indicador de Dados Novos". A unidade de receção de dados de ligação ascendente 23 está configurada para receber os dados de ligação ascendente a ser transmitidos através de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) atribuído por um PDCCH.
Especificamente, a unidade de receção de dados de ligação ascendente 23 está configurada para determinar a subtrama de transmissão de ligação ascendente especificada pelo PDCCH para ser o "momento de inicio de atribuição" em cima mencionado, quando o anteriormente mencionado Sinal de
atribuição persistente é transmitido pela unidade de transmissão do sinal de atribuição persistente 22. A unidade de receção de dados de ligação ascendente 23 está configurada então para iniciar a receção persistente dos dados de ligação ascendente através do PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente" no "ciclo predeterminado" em cima mencionado, em que a receção começa no "momento de inicio de atribuição". (Funcionamento do Sistema de Comunicações Móveis de acordo com a Primeira Forma de Realização da Presente Invenção)
Com referência à FIG. 5, um funcionamento do sistema de comunicações móveis de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção é descrito.
Como mostrado na FIG. 5, no passo S101, a estação móvel UE recebe por meio de uma mensagem RRC ou similar, Informação 55 persistente, incluindo o ciclo predeterminado em cima mencionado e a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir da estação de base de rádio eNB.
Note-se que, a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é, por exemplo, a informação para limitar o intervalo de informação para ser notificado por um sinal de atribuição persistente, ou seja, um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente". A descrição da informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente é a mesma que a descrição para a estação móvel UE. Assim, a sua descrição é aqui omitida.
No passo S102, a estação móvel UE recebe o Sinal de atribuição persistente transmitido pela estação de base de rádio eNB através do PDCCH.
Mais especificamente, a estação móvel UE recebe, na forma do sinal de atribuição persistente, um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" a partir da estação de base de rádio eNB.
Na etapa S103, a estação móvel UE determina se a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação 56 ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" são, ou não, inconsistentes entre si.
Aqui, uma descrição detalhada do processamento em cima mencionado para determinar se existe ou não uma inconsistência, é aqui omitida porque a sua descrição é a mesma que no caso da estação móvel UE.
No caso em que a estação móvel UE determina que a informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" são inconsistentes entre si (passo S103: SIM), o funcionamento prossegue para o passo S104.
No passo S104, a estação móvel UE rejeita o sinal de atribuição persistente, ou seja, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente".
Especificamente, a estação móvel UE considera a informação notificada pelo sinal de atribuição persistente, ou seja, pelo PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente", como informação que não tenha sido transmitida para a estação móvel UE em si mesma. 57
No passo S105, a estação móvel UE determina uma subtrama de transmissão de ligação ascendente como o momento de início em cima mencionado, a subtrama de transmissão de ligação ascendente especificada pelo Sinal de atribuição persistente anteriormente mencionado, isto é, o PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) que dá uma instrução de atribuição persistente de um PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente". A estação móvel UE, em seguida, começa a transmissão persistente de dados de ligação ascendente através do PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente" no ciclo predeterminado em cima mencionado, em que a transmissão começa no momento de início da atribuição no passo S105.
Especificamente, neste caso, a estação móvel UE realiza a transmissão de dados de ligação ascendente através do PUSCH (recurso de rádio de ligação ascendente), para a "Programação persistente", até que o PUSCH supramencionado (recurso de rádio de ligação ascendente) para a "Programação persistente" seja liberto. (Efeito Vantajoso do Sistema de Comunicações Móveis de Acordo com a Primeira Forma de Realização da Presente
Invenção)
Tal como descrito em cima, a probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes para um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente ou informação de concessão de programação descendente) é de 1/216. 58
De um modo geral, a estação móvel UE tenta descodificar cerca de 40 PDCCHs numa única subtrama, a probabilidade total de ocorrência de Falsos Alarmes é calculada como 40 x 1/216 = 0,0006.
Aqui, os Falsos Alarmes descritos em cima são um fenómeno em que a estação móvel UE determina acidentalmente que um PDCCH é transmitido para a estação móvel UE, em si mesma, apesar de o PDCCH não ser transmitido para a estação móvel UE em si mesma. Assim, a informação descodificada, neste caso, é muito provavelmente a informação sem cabimento.
Assim, tal como descrito em cima, uma limitação é proporcionada no intervalo de informações num PDCCH, e quando a estação móvel UE recebe um PDCCH com informação fora do intervalo limitado, a estação móvel UE realiza um processamento para rejeitar o PDCCH. Assim, a probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes pode ser significativamente reduzida.
Por exemplo, suponhamos que o número de bits de um PDCCH diferente da CRC é de 24 bits, e que um intervalo de 12 bits entre os 24 bits no PDCCH é limitado. Por uma questão de simplicidade de cálculo, suponhamos que o padrão de bits de 12 bits é limitado a um único tipo.
Neste caso, tal como descrito anteriormente, a limitação é proporcionada no intervalo de informação no PDCCH, e quando a estação móvel UE recebe um PDCCH com informação fora do intervalo limitado, a estação móvel UE realiza um processamento para rejeitar o PDCCH. Assim, a probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes é calculada como se segue: 59 40 χ 1/216 χ 1/212/224 = 1,5 χ ΙΟ'7.
Assim, a probabilidade de ocorrência de Falsos Alarmes é muito menor neste caso.
Mais especificamente, o sistema de comunicações móveis de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção, é capaz de reduzir a probabilidade de ocorrência de "Falsos Alarmes" de um PDCCH (concessão de programação de ligação ascendente) indicando uma atribuição de recursos para a Programação persistente. Como resultado disso, o sistema de comunicações móveis de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção é capaz de fornecer um método de comunicações móveis estável e eficiente, uma estação móvel e uma estação de base de rádio. (Modificação)
Note-se que o funcionamento da estação móvel UE em cima descrita e da estação de base de rádio eNB pode ser implementado por meio de hardware, um módulo de software executado por um processador, ou numa combinação de ambos. O módulo de software pode ser fornecido em qualquer tipo de meio de armazenamento, tais como uma RAM (Memória de Acesso Aleatório), uma memória flash, uma ROM (Memória Somente de Leitura), uma EPROM (ROM Programável e Eliminável), uma EEPROM (ROM Eletronicamente Programável e Eliminável), um registo, um disco rigido, um disco amovivel, ou um CD-ROM. O suporte de armazenamento está ligado ao processador de modo que o processador pode ler e escrever informação a partir de e para o meio de armazenamento. Para além disso, 60 o meio de armazenamento pode ser integrado no processador. Para além disso, o meio de armazenamento e o processador podem ser proporcionados num ASIC. O ASIC pode ser fornecido na estação móvel UE e na estação de base de rádio eNB. Para além disso, o meio de armazenagem e o processador podem ser proporcionados na estação móvel UE e na estação de base de rádio eNB como um componente discreto.
No texto anterior, a presente invenção foi descrita em detalhe usando a forma de realização mencionada em cima; no entanto, é evidente para os peritos na arte que a presente invenção não está limitada à forma de realização aqui descrita. Modificações e variações da presente invenção podem ser feitas sem haver um afastamento do âmbito da presente invenção, tal como definida pelas reivindicações. Assim, o que é aqui descrito destina-se a efeitos ilustrativos, e não tem qualquer intenção de limitar a presente invenção.
Lisboa, 30 de Outubro de 2012

Claims (18)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel por informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, o método compreendendo as etapas de: (A) notificar à estação móvel o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; (B) notificar à estação móvel, a informação de programação predeterminada; e (C) transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão inicia num dado ponto determinado com base na informação de programação predeterminada recebida, caracterizado por a informação no recurso de rádio de ligação ascendente ser informação que limita uma gama de informação especificável pela informação de programação predeterminada; e no passo (C), a informação de programação predeterminada é rejeitada, quando a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e informação notificada pela informação de programação predeterminada são inconsistentes entre si.
2. 0 método para comunicações móveis de acordo com a reivindicação 1, em que no passo (A) o ciclo 2 predeterminado e a informação no recurso de rádio de ligação ascendente são notificados por uma mensagem RRC; e no passo (B) a informação de programação predeterminada é transmitida para a estação móvel através de um canal de controlo de ligação descendente.
3. 0 método de comunicações móveis de acordo com a reivindicação 1, em que no passo (C), quando a informação incluída na informação de programação predeterminada não se encontra dentro do intervalo limitado pela informação no recurso de rádio de ligação ascendente, a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pela informação de programação predeterminada são determinadas como sendo consistentes entre si.
4. 0 método para comunicações móveis de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de programação predeterminada inclui pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Cíclica de Desmodulação RS, e um pedido de CQI.
5. Um método para comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel por informação de programação 3 predeterminada, num ciclo predeterminado, o método compreendendo as etapas de: (A) notificar à estação móvel o ciclo predeterminado; (B) notificar à estação móvel, a informação de programação predeterminada; e (C) transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão inicia num dado ponto determinado com base na informação de programação predeterminada recebida, caracterizado por o passo (C) ser executado quando a informação incluída na informação de programação predeterminada coincidir com um conteúdo anteriormente especificado.
6. 0 método para comunicações móveis de acordo com a reivindicação 5, em que a informação de programação predeterminada inclui pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Cíclica de Desmodulação RS, e um pedido de CQI.
7. Uma estação móvel configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel por informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação móvel compreendendo: 4 uma unidade recetora (11) configurada para receber o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente a partir da estação de base de rádio; e uma unidade de comunicação (13) configurada para transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão inicia num dado ponto determinado com base na informação de programação predeterminada recebida a partir da estação de base de rádio, caracterizada por a informação no recurso de rádio de ligação ascendente ser informação que delimita um intervalo de informação especificável pela informação de programação predeterminada; e a unidade de comunicação (13) estar configurada para rejeitar a informação de programação predeterminada, quando a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e informação notificada pela informação de programação predeterminada forem consistentes entre si.
8. A estação móvel de acordo com a reivindicação 7, em que a unidade de receção (11) está configurada para receber o ciclo predeterminado e a informação no recurso de rádio de ligação ascendente através de uma mensagem RRC; e a unidade de comunicação (13) está configurada para receber a informação de programação predeterminada através de um canal de controlo de ligação descendente.
9. A estação móvel de acordo com a reivindicação 7, em que 5 a unidade de comunicação (13) está configurada para determinar que a informação no recurso de rádio de ligação ascendente e a informação notificada pela informação de programação predeterminada são consistentes entre si, quando a informação incluída na informação de programação predeterminada não se encontra dentro de um intervalo de informação especificável pela informação de programação predeterminada, o intervalo limitado pela informação no recurso de rádio ascendente.
10. A estação móvel de acordo com a reivindicação 7, em que a informação de programação predeterminada inclui pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Cíclica de Desmodulação RS, e um pedido de CQI.
11. Uma estação móvel configurada para transmitir dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído para a estação móvel através de informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação móvel compreendendo: uma unidade de receção (11) configurada para receber o ciclo predeterminado a partir da estação de base de rádio; e uma unidade de comunicação (13) configurada para transmitir dados de ligação ascendente no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, em que a transmissão inicia 6 num dado ponto determinado com base na informação de programação predeterminada recebida a partir da estação de base de rádio, caracterizada por a unidade de comunicação (13) estar configurada para transmitir os dados de ligação ascendente quando a informação notificada pela informação de programação predeterminada coincide com um conteúdo anteriormente especificado.
12. A estação móvel de acordo com a reivindicação 11, em que a informação de programação predeterminada inclui pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Cíclica de Desmodulação RS, e um pedido de CQI.
13. Uma estação de base de rádio usada num sistema de comunicações móveis, em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel por informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação de base de rádio compreendendo: uma primeira unidade de transmissão (21) configurada para notificar à estação móvel o ciclo predeterminado e informação sobre o recurso de rádio de ligação ascendente; 7 uma segunda unidade de transmissão (22) configurada para transmitir a informação de programação predeterminada para estação móvel; e uma unidade de comunicação configurada para receber dados de ligação ascendente transmitidos no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, caracterizada por a primeira unidade de transmissão (21) estar configurada para notificar a estação móvel sobre informação que limita um intervalo de informação especificável pela informação de programação predeterminada, como sendo a informação no recurso de rádio de ligação ascendente.
14. A estação de base de rádio de acordo com a reivindicação 13, em que a primeira unidade de transmissão (21) está configurada para notificar à estação móvel o ciclo predeterminado e a informação no recurso de rádio de ligação ascendente através de uma mensagem PRC; e a segunda unidade de transmissão (22) está configurada parta notificar à estação móvel a informação de programação predeterminada através de um cabal de controlo de ligação descendente.
15. A estação de base de rádio de acordo com a reivindicação 13, em que a segunda unidade de transmissão (22) está configurada para notificar a estação móvel pelo menos um de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, e informação de formato de transmissão, através da informação de programação predeterminada.
16. A estação de base de acordo com a reivindicação 13, em que a primeira unidade de transmissão está configurada para determinar o intervalo com base num tipo de dados.
17. Uma estação de base de rádio usada num sistema para comunicações moveis em que uma estação móvel transmite dados de ligação ascendente para uma estação de base de rádio através da utilização de um recurso de rádio de ligação ascendente atribuído à estação móvel através de informação de programação predeterminada, num ciclo predeterminado, a estação de base de rádio compreendendo: uma primeira unidade de transmissão (21) configurada para notificar à estação móvel o ciclo predeterminado; uma segunda unidade de transmissão (22) configurada para transmitir a informação de programação predeterminada para estação móvel; e uma unidade de comunicação configurada para receber dados de ligação ascendente transmitidos no ciclo predeterminado através da utilização do recurso de rádio de ligação ascendente atribuído pela informação de programação predeterminada, caracterizada por a segunda unidade de transmissão (22) estar configurada para definir sempre conteúdos anteriormente especificados com informação a ser notificada pela informação de programação predeterminada.
18. A estação de base de rádio de acordo com a reivindicação 17, em que 9 a informação de programação predeterminada inclui pelo menos uma de informação de atribuição de blocos de recursos, um esquema de modulação, uma dimensão de dados, informação MCS, informação de formato de transmissão, informação de controlo de potência de transmissão, informação sobre Comutação Ciclica de Desmodulação RS, e um pedido de CQI. Lisboa, 30 de Outubro de 2012
PT09735400T 2008-04-22 2009-04-22 Método para comunicações móveis, estação móvel e estação de base de rádio PT2276310E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008111922 2008-04-22
JP2008141685 2008-05-29
JP2009102500A JP4511622B2 (ja) 2008-04-22 2009-04-20 移動通信方法、移動局及び無線基地局

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2276310E true PT2276310E (pt) 2012-11-12

Family

ID=41216883

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09735400T PT2276310E (pt) 2008-04-22 2009-04-22 Método para comunicações móveis, estação móvel e estação de base de rádio

Country Status (14)

Country Link
US (2) US8755341B2 (pt)
EP (3) EP2547164B1 (pt)
JP (1) JP4511622B2 (pt)
KR (1) KR101144095B1 (pt)
CN (2) CN102984803B (pt)
AU (1) AU2009239018B2 (pt)
BR (1) BRPI0910609A2 (pt)
CA (2) CA2725463C (pt)
ES (1) ES2396311T3 (pt)
MX (1) MX2010011644A (pt)
PL (1) PL2276310T3 (pt)
PT (1) PT2276310E (pt)
RU (1) RU2533175C2 (pt)
WO (1) WO2009131154A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8682371B2 (en) * 2007-12-21 2014-03-25 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and arrangements in a mobile telecommunications network
JP4511621B2 (ja) 2008-04-22 2010-07-28 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
JP4511622B2 (ja) * 2008-04-22 2010-07-28 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
JP5227936B2 (ja) * 2009-11-02 2013-07-03 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
KR20110052418A (ko) * 2009-11-11 2011-05-18 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 불연속 수신을 수행하는 방법 및 장치
KR101590647B1 (ko) * 2010-02-01 2016-02-01 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 반지속적 자원 할당 방식에 따른 상향링크 스케줄링 방법 및 그 장치
US8634364B2 (en) * 2010-04-20 2014-01-21 Qualcomm Incorporated Semi-persistent scheduling grants in heterogeneous networks
KR101829838B1 (ko) * 2010-05-26 2018-02-19 엘지전자 주식회사 상향링크 다중 안테나 전송을 위한 제어 정보 송수신 방법 및 장치
EP2690815B1 (en) * 2011-03-21 2020-09-09 LG Electronics Inc. Method and device for executing harq in tdd-based wireless communication system
BR112014007486A2 (pt) 2011-09-30 2017-04-04 Fujitsu Ltd sistema e método de comunicação sem fio, estação base e estação móvel
US9241327B2 (en) * 2012-01-23 2016-01-19 Intel Corporation LTE enhancements for small packet transmissions
WO2014168574A1 (en) * 2013-04-12 2014-10-16 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Demodulation reference signal (dmrs) format selection
US11476979B2 (en) * 2015-09-21 2022-10-18 Lg Electronics Inc. Method for handling an adaptive retransmission in a wireless communication system and device therefor
KR20180086407A (ko) * 2015-11-25 2018-07-31 광동 오포 모바일 텔레커뮤니케이션즈 코포레이션 리미티드 무선 통신 방법, 네트워크 장비 및 단말 장비
ES2785647T3 (es) * 2016-03-11 2020-10-07 Asustek Comp Inc Procedimiento y aparato para ayudar a la transmisión de datos en un sistema de comunicación inalámbrica
WO2018088043A1 (ja) * 2016-11-09 2018-05-17 パナソニック インテレクチュアル プロパティ コーポレーション オブ アメリカ 端末、基地局及び通信方法
CN108260210B (zh) * 2016-12-29 2022-02-11 华为技术有限公司 一种数据传输方法及用户设备、无线接入设备
KR102062028B1 (ko) 2018-05-02 2020-02-11 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 데이터를 송수신하기 위한 방법 및 이를 지원하는 장치
JP7219566B2 (ja) * 2018-08-27 2023-02-08 日本無線株式会社 無線通信テスト装置、無線通信テスト方法及びコンピュータプログラム
KR20230096989A (ko) * 2020-10-30 2023-06-30 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 스플릿 포인트 조정을 위한 장치 및 방법

Family Cites Families (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2216100C2 (ru) * 1998-02-13 2003-11-10 Телефонактиеболагет Лм Эрикссон (Пабл) Способ планирования показания переменных блоков с помощью флага состояния восходящей линии связи в системе передачи пакетных данных
US7158482B2 (en) * 2001-02-07 2007-01-02 Motorola, Inc. Method and apparatus for preventing received data from corrupting previously processed data in a wireless communications system
US20030125040A1 (en) * 2001-11-06 2003-07-03 Walton Jay R. Multiple-access multiple-input multiple-output (MIMO) communication system
US20040203623A1 (en) * 2002-05-03 2004-10-14 Wu Frank Chih-Hsiang Scheme to retransmit radio resource control messages during a radio link control reset in a wireless communication system
US7480270B2 (en) * 2002-05-10 2009-01-20 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for a reverse link supplemental channel scheduling
EP1465369A1 (en) * 2003-03-31 2004-10-06 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Reset synchronisation method for a retransmission protocol
JP4181918B2 (ja) * 2003-04-30 2008-11-19 日本電気株式会社 無線基地局装置、無線基地局装置による無線リソース最適化処理方法
EP1519519B1 (en) * 2003-09-23 2011-04-20 Panasonic Corporation Protocol context transfer in a mobile communication system
US20060089104A1 (en) * 2004-10-27 2006-04-27 Nokia Corporation Method for improving an HS-DSCH transport format allocation
KR101141645B1 (ko) * 2005-03-29 2012-05-17 엘지전자 주식회사 데이터 블록 전송 제어 방법
KR100703303B1 (ko) * 2005-04-28 2007-04-03 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 확장 실시간 폴링 서비스의 상향링크 자원 할당 요청 방법
EP2373115A1 (en) * 2005-12-28 2011-10-05 Panasonic Corporation Method for selective distribution of communications infrastructure
JP4373426B2 (ja) * 2006-01-18 2009-11-25 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 送信装置及び送信方法
WO2007148704A1 (ja) 2006-06-19 2007-12-27 Ntt Docomo, Inc. 基地局及びスケジューリング方法
JP4519817B2 (ja) * 2006-08-22 2010-08-04 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局および移動局
US7995994B2 (en) * 2006-09-22 2011-08-09 Kineto Wireless, Inc. Method and apparatus for preventing theft of service in a communication system
KR101347404B1 (ko) 2006-10-05 2014-01-02 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 음성 패킷의 전송 방법
KR101265637B1 (ko) * 2007-03-14 2013-05-22 엘지전자 주식회사 복수 개의 harq 프로세스 채널을 순차적으로 사용하여데이터를 송신하는 방법
US8130706B2 (en) * 2007-03-16 2012-03-06 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and apparatus for supporting reconfiguration of radio link control parameters
US7996029B2 (en) * 2007-08-22 2011-08-09 Lg Electronics Inc. Method of allocating radio resources in a wireless communication system
JP5001429B2 (ja) * 2007-08-22 2012-08-15 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線通信システムにおける無線資源割り当て方法
KR101420879B1 (ko) * 2007-11-29 2014-07-17 엘지전자 주식회사 스케줄링 정보에 관한 데이터의 전송방법
US9247420B2 (en) * 2007-12-12 2016-01-26 Lg Electronics Inc. Method of managing user equipment capabilities
US8289935B2 (en) * 2008-02-04 2012-10-16 Nokia Siemens Networks Oy Method, apparatus and computer program to map a cyclic shift to a channel index
US8665804B2 (en) * 2008-03-19 2014-03-04 Qualcomm Incorporated Filtering semi-persistent scheduling false alarms
US7990919B2 (en) * 2008-03-20 2011-08-02 Apple Inc. Techniques for reducing communication errors in a wireless communication system
CN102067500B (zh) * 2008-03-20 2014-01-15 诺基亚公司 通信系统中的用于持久分配的分组的新数据指示符
EP2242203A3 (en) * 2008-03-21 2014-01-01 Lg Electronics Inc. Method of data communication in a wireless communication system
JP4511622B2 (ja) * 2008-04-22 2010-07-28 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
JP4511621B2 (ja) * 2008-04-22 2010-07-28 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
CN101764627B (zh) * 2008-12-26 2014-05-07 株式会社Ntt都科摩 确定上行链路的解调导频序列的方法、终端以及上行链路系统
US8503316B2 (en) * 2009-03-17 2013-08-06 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for handling inconsistent control information in a wireless communication system
US8879602B2 (en) * 2009-07-24 2014-11-04 At&T Mobility Ii Llc Asymmetrical receivers for wireless communication
WO2012026366A1 (ja) * 2010-08-27 2012-03-01 シャープ株式会社 送信装置、受信装置、通信システム、送信方法、受信方法、通信方法、コンピュータプログラムおよび半導体チップ
WO2012150807A2 (ko) * 2011-05-02 2012-11-08 엘지전자 주식회사 무선 접속 시스템에서 데이터 송수신 방법 및 이를 위한 기지국
TWI505737B (zh) * 2012-06-09 2015-10-21 Apple Inc 調整一行動無線裝置之連接狀態

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0910609A2 (pt) 2017-08-29
EP2547164A1 (en) 2013-01-16
PL2276310T3 (pl) 2013-03-29
CN102984803A (zh) 2013-03-20
CA2725463C (en) 2017-02-07
CN102017770B (zh) 2012-12-12
EP2782411A1 (en) 2014-09-24
EP2276310A4 (en) 2011-10-19
EP2547164B1 (en) 2014-10-15
EP2276310B1 (en) 2012-10-10
US20130242893A1 (en) 2013-09-19
CA2725463A1 (en) 2009-10-29
US8755341B2 (en) 2014-06-17
RU2012147347A (ru) 2014-05-27
AU2009239018A1 (en) 2009-10-29
EP2276310A1 (en) 2011-01-19
RU2533175C2 (ru) 2014-11-20
CN102017770A (zh) 2011-04-13
AU2009239018B2 (en) 2013-09-12
JP2010011443A (ja) 2010-01-14
KR20110007164A (ko) 2011-01-21
ES2396311T3 (es) 2013-02-20
CA2952314A1 (en) 2009-10-29
CN102984803B (zh) 2015-07-15
CA2952314C (en) 2018-01-09
WO2009131154A1 (ja) 2009-10-29
MX2010011644A (es) 2010-11-30
JP4511622B2 (ja) 2010-07-28
KR101144095B1 (ko) 2012-05-25
US9220113B2 (en) 2015-12-22
US20110116463A1 (en) 2011-05-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2276310E (pt) Método para comunicações móveis, estação móvel e estação de base de rádio
US8767643B2 (en) Mobile communication method, mobile station, and radio base station
JP5039840B2 (ja) 移動通信方法、移動局及び無線基地局
JP4981154B2 (ja) 移動通信方法、移動局及び無線基地局
AU2013251287B2 (en) Mobile communication method, mobile station, and radio base station
BR122012030995A2 (pt) Método de comunicação móvel e estação móvel
BR122013018618A2 (pt) método de seleção de recurso de rádio, estação móvel e estação base de rádio