PT2245254E - Mecanismo de rotação de persianas - Google Patents

Mecanismo de rotação de persianas Download PDF

Info

Publication number
PT2245254E
PT2245254E PT09710936T PT09710936T PT2245254E PT 2245254 E PT2245254 E PT 2245254E PT 09710936 T PT09710936 T PT 09710936T PT 09710936 T PT09710936 T PT 09710936T PT 2245254 E PT2245254 E PT 2245254E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
door
slider
roller shutter
shutter mechanism
mechanism according
Prior art date
Application number
PT09710936T
Other languages
English (en)
Inventor
Bart Van De Bult
Michiel Jacobus Johannes Langeveld
Bryan K Ruggles
Original Assignee
Hunter Douglas Ind Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hunter Douglas Ind Bv filed Critical Hunter Douglas Ind Bv
Publication of PT2245254E publication Critical patent/PT2245254E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B7/00Special arrangements or measures in connection with doors or windows
    • E06B7/02Special arrangements or measures in connection with doors or windows for providing ventilation, e.g. through double windows; Arrangement of ventilation roses
    • E06B7/08Louvre doors, windows or grilles
    • E06B7/084Louvre doors, windows or grilles with rotatable lamellae
    • E06B7/086Louvre doors, windows or grilles with rotatable lamellae interconnected for concurrent movement
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B9/00Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
    • E06B9/24Screens or other constructions affording protection against light, especially against sunshine; Similar screens for privacy or appearance; Slat blinds
    • E06B9/26Lamellar or like blinds, e.g. venetian blinds
    • E06B9/28Lamellar or like blinds, e.g. venetian blinds with horizontal lamellae, e.g. non-liftable
    • E06B9/30Lamellar or like blinds, e.g. venetian blinds with horizontal lamellae, e.g. non-liftable liftable

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
  • Blinds (AREA)
  • Support Devices For Sliding Doors (AREA)
  • Ultra Sonic Daignosis Equipment (AREA)
  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
MECANISMO DE ROTAÇÃO DE PERSIANAS
[0001] A invenção refere-se a um mecanismo de rotação de persianas para persianas de uma cobertura seccional para aberturas arquitectónicas. 0 mecanismo de rotação é, deste modo, adaptado para rodar as persianas entre uma posição aberta e uma posição fechada. Na posição aberta, as persianas estão geralmente em planos paralelos e na posição fechada estão num plano comum.
[0002] Este mecanismo de rotação de persianas é dado a conhecer pela Patente Europeia EP 369068. Embora o mecanismo de rotação de persianas seja razoavelmente eficaz em coberturas seccionais para aberturas arquitectónicas, ele também depende da utilização de fios ou cabos de persiana para o suporte e movimento das lâminas. Em certas aplicações ou ambientes tem-se desenvolvido um interesse em equipamentos de construção robusta que sirvam para aberturas arquitectónicas maiores ou aberturas arquitectónicas em ambientes particularmente hostis.
[0003] Deste modo, um objectivo da presente invenção é o de propor um sistema accionador melhorado para um aparelho de painéis dobráveis que seja menos susceptível a contaminação e que consiga ser incorporado de forma não obstrutiva no sistema accionador. Um objectivo da invenção é, então, num sentido mais geral, o de ultrapassar ou melhorar pelo menos uma das desvantagens da arte anterior. Outro objectivo da presente invenção é o de fornecer estruturas alternativas que são menos complicadas na montagem e operação e que, para além disso, possam ser fabricadas a custos relativamente baixos. Alternativamente, 1 um objectivo da invenção é o de, pelo menos, fornecer ao público uma opção útil.
[0004] Para este fim, a invenção fornece um mecanismo de rotação de persianas como definido na reivindicação 1 anexa.
[0005] Pode-se considerar que o sistema de portas inclui uma pluralidade de portas respectivas para abrir e fechar as respectivas ranhuras.
[0006] As portas podem ser controladas individualmente ou em grupos.
[0007] Cada porta respectiva é, de preferência, móvel relativamente à calha-guia entre uma posição de bloqueio em que a respectiva ranhura é fechada e uma posição de acesso em que a respectiva ranhura é aberta.
[0008] Desta forma, cada ranhura pode ser convenientemente aberta ou fechada para permitir que um respectivo braço basculante se ajuste nessa ranhura e permita a rotação de um respectivo suporte de persiana.
[0009] Apesar de as portas poderem ser abertas individualmente, o sistema de portas inclui, de preferência, um deslizador de porta que tem uma pluralidade de portas respectivas para abrir e fechar as respectivas ranhuras. 0 deslizador de porta pode ser móvel relativamente à calha-guia entre a posição de bloqueio, em que as ranhuras estão fechadas, e a posição de acesso, em que as ranhuras são abertas. Desta forma, só é necessário mover o deslizador para abrir ou fechar simultaneamente uma pluralidade de portas e ranhuras.
[0010] 0 deslizador de porta pode ser móvel na direcção do comprimento da calha-guia. 2 [0011] Com esta disposição, o deslizador de porta pode definir uma pluralidade de cavidades espaçadas de acordo com as sucessivas ranhuras transversais e móveis entre a posição de bloqueio, em que nenhuma das cavidades está alinhada com uma ranhura transversal, e a posição de acesso, em que todas as cavidades estão alinhadas com uma ranhura transversal respectiva.
[0012] Desta forma, o deslizador de porta apenas precisa de ser movido longitudinalmente relativamente à calha guia, de forma a abrir ou fechar as portas.
[0013] Alternativamente, o deslizador de porta pode ser móvel transversalmente ao comprimento da calha-guia.
[0014] Nesta modalidade, o deslizador de porta pode incluir uma pluralidade de recessos de porta que se opõem às respectivas ranhuras, recessos esses que incluem respectivas porções de parede para bloquear o acesso às respectivas ranhuras.
[0015] 0 sistema de portas pode incluir um deslizador longitudinal móvel na direcção do comprimento da calha-guia. 0 deslizador de porta é, de preferência, conectado ao deslizador longitudinal, de forma a que o movimento do deslizador longitudinal na direcção do comprimento da calha-guia seja convertido em movimento transversal do deslizador de porta.
[0016] Desta forma, é possível mover as portas entre as posições de abertura e fecho movendo apenas o deslizador longitudinal no sentido do comprimento, relativamente à calha-guia.
[0017] 0 deslizador de porta conecta-se, de preferência, com o deslizador longitudinal através de pinos deslizantes 3 que se ajustam em faixas de conversão com respectivas porções de extremidades obliquas.
[0018] As calhas de conversão podem ser formadas no deslizador longitudinal e os pinos deslizantes formados no deslizador de porta ou podem ser formadas no deslizador de porta e os pinos deslizantes formados no deslizador longitudinal. 0 movimento do deslizador longitudinal independente, por virtude das porções obliquas das calhas de conversão, é convertido em movimento transversal do deslizador de porta, para abrir ou fechar as portas/ranhuras.
[0019] 0 deslizador de porta é, de preferência, móvel transversalmente entre uma parte de bloqueio, em que as ranhuras estão fechadas, e uma parte de acesso em que as ranhuras estão abertas.
[0020] Os recessos da porta podem incluir peças transversais em recesso respectivas que se prolongam por trás das respectivas paredes de barreira. As peças transversais em recesso são bloqueadas por paredes de barreira respectivas quando os recessos de porta estão na posição de bloqueio.
[0021] Os recessos da porta podem ainda incluir peças em recesso longitudinais respectivas que se prolongam longitudinalmente por trás das respectivas paredes de barreira. Desta forma, quando o deslizador de porta está numa posição de acesso, as respectivas paredes de barreira são posicionadas transversalmente voltadas para fora a partir das ranhuras, para expor e permitir o acesso às respectivas peças em recesso transversais através das respectivas peças em recesso longitudinais. 4 [0022] Desta forma, com o deslizador de porta na posição de bloqueio, as paredes de barreira sobrepõem-se às respectivas ranhuras, de forma a que os braços basculantes não sejam capazes de aceder às respectivas peças em recesso transversais. Contudo, quando o deslizador de porta é movido transversalmente para a posição de acesso, as peças em recesso longitudinais são também movidas transversalmente para fora e tornam-se disponíveis para os braços basculantes antes de alcançarem (enquanto se deslocam longitudinalmente) as respectivas paredes de barreira. Nesse estado, as paredes de barreira são posicionadas para fora a partir das ranhuras, de forma a que os braços basculantes sejam capazes de seguir as peças em recesso longitudinais para dentro das peças em recesso transversais .
[0023] A calha-guia pode incluir um rebordo reentrante que define as ranhuras de transferência.
[0024] Desta forma, quando o deslizador de porta se move na direcção do comprimento da calha-guia, as cavidades são alinhadas ou desalinhadas em relação às ranhuras transversais definidas pelo rebordo reentrante. Alternativamente, quando o deslizador de porta é móvel transversalmente em relação ao comprimento da calha-guia, as porções de parede são movidas transversalmente para fora, a partir de debaixo do rebordo reentrante, de forma a expor as ranhuras de transferência por meios das peças em recesso longitudinais.
[0025] Em vez de utilizar um rebordo reentrante para definir as ranhuras transversais, é possível fornecer um sistema de ranhura e porta que inclua uma parede-guia que se prolongue ao longo da calha-guia com uma pluralidade de aberturas espaçadas definidas na parede-guia. Uma 5 pluralidade de unidades deslizantes respectivas pode ser disposta em aberturas respectivas e uma pluralidade de ranhuras transversais pode ser fornecida em unidades deslizantes respectivas.
[0026] As unidades deslizantes são, de preferência, móveis transversalmente entre uma posição de bloqueio, em que as ranhuras estão fechadas, e uma posição de acesso, em que as ranhuras são abertas.
[0027] Cada unidade deslizante pode incluir uma parede de barreira respectiva disposta de modo a bloquear o acesso a uma abertura respectiva quando a respectiva unidade deslizante está na posição de bloqueio.
[0028] Ao bloquear a respectiva entrada, pode-se evitar que os respectivos braços basculantes possam aceder às ranhuras transversais nas unidades deslizantes.
[0029] A este respeito, as ranhuras são fornecidas, de preferência, atrás das respectivas paredes-barreira. Quando as unidades deslizantes estão na posição de acesso, as respectivas paredes-barreira são posicionadas transversalmente para fora a partir da parede-guia, para expor e permitir o acesso às respectivas ranhuras para os braços basculantes.
[0030] As unidades deslizantes são, de preferência, móveis na direcção do comprimento da calha-guia ao mesmo tempo que se movem transversalmente ao longo do comprimento da calha-guia. Desta forma, na posição de acesso, as paredes-barreira respectivas são deslocadas longitudinalmente relativamente às aberturas, de forma a expor as respectivas ranhuras nas unidades deslizantes.
[0031] As unidades deslizantes sao conectadas, de preferência, relativamente à parede-guia, através de pinos 6 deslizantes que se encaixam em calhas de conversão que têm partes oblíquas respectivas.
[0032] As unidades deslizantes podem ser munidas de pinos deslizantes com calhas de conversão fornecidas numa estrutura de suporte ou, alternativamente, munidas de calhas de conversão com os pinos deslizantes formados numa estrutura de suporte.
[0033] Os pinos deslizantes assumem, de preferência, a forma de escovas.
[0034] As unidades deslizantes podem ser fornecidas no deslizador de porta com o deslizador de porta móvel na direcção do comprimento da calha-guia. Alternativamente, o deslizador de porta também é móvel transversalmente e ao longo do comprimento da calha-guia.
[0035] Desta forma, todas as unidades deslizantes no deslizador de porta podem ser movidas juntas.
[0036] 0 sistema de ranhura e porta pode ainda incluir um bloco de acoplamento móvel ao longo da calha-guia para operar o sistema de porta para abrir as ranhuras.
[0037] A pluralidade de suportes de persiana é disposta, de preferência, como um conjunto ao longo da calha-guia e inclui um suporte de persiana maioritariamente prolongado na extremidade distai do conjunto. 0 suporte de persiana maioritariamente prolongado pode ser disposto para ficar contíguo com e mover o bloco de acoplamento para operar o sistema de porta.
[0038] 0 movimento de translação do bloco de acoplamento na direcção do comprimento da calha-guia é disposto de modo a mover o deslizador de porta. Quando o deslizador de porta é móvel na direcção longitudinal, o bloco de acoplamento é 7 disposto de modo a mover o deslizador de porta na mesma direcção. Onde o deslizador de porta apenas se move transversalmente e é fornecido um deslizador longitudinal, o bloco de acoplamento pode ser disposto de modo a mover o deslizador longitudinal na mesma direcção.
[0039] Quando são utilizadas unidades deslizantes, é fornecida, de preferência, uma ligação amovível entre o deslizador de porta e o bloco de acoplamento para os ligar. A ligação amovível pode ser disposta de modo a desconectar o deslizador de porta do bloco de acoplamento quando as unidades deslizantes estão numa posição de acesso para permitirem movimento longitudinal adicional do bloco de acoplamento.
[0040] Desta forma, os suportes de persiana podem continuar a mover-se longitudinalmente de forma a que rodem para a sua posição fechada.
[0041] Em vez de utilizar a disposição do bloco de acoplamento, é também possível fornecer um meio motor separado, como um motor eléctrico, para o deslizador de porta ou para o deslizador longitudinal. Do mesmo modo, as portas individuais, como por exemplo os deslizadores de porta, podem ser movidas de forma independente.
[0042] Os suportes de persiana são, de preferência, inclinados em direcção à posição fechada. Isto pode ser alcançado por uma ou mais molas de torção e pela gravidade.
[0043] Cada braço basculante inclui um pino de arrasto respectivo engatável numa ranhura respectiva.
[0044] 0 mecanismo ainda inclui, de preferência, uma pluralidade de carretes de persiana móveis ao longo da calha-guia. Cada suporte de persiana pode ser suportado em eixo num respectivo carrete de persiana. 8 [0045] Outros aspectos vantajosos da invenção tornar-se-ão claros a partir da descrição que se segue das modalidades preferidas.
[0046] A invenção será agora descrita em referência às ilustrações que a acompanham, nas quais: a Figura 1 é uma vista lateral de um mecanismo guia de persianas que incorpora um mecanismo de rotação de persianas de acordo com a invenção; a Figura 2 é uma vista lateral semelhante à Figura 1, mas com os suportes de persianas numa posição rebaixada; a Figura 3 é uma vista lateral semelhante à Figura 2, mas com os suportes de persianas numa posição final prontos para serem rodados; a Figura 4 é uma vista lateral semelhante à Figura 3, mas com os suportes de persianas parcialmente rodados; a Figura 5 é uma vista lateral semelhante à Figura 4, mas com os suportes de persianas completamente rodados; a Figura 6A é uma vista em perspectiva de um mecanismo guia de persianas com um mecanismo de rotação de persianas de acordo com a invenção; a Figura 6B é um deslizador de porta isolado do mecanismo da Figura 6B; a Figura 7 é uma vista parcial explodida do mecanismo de rotação e guia de persianas da Figura 6Ά; a Figura 8 é uma vista parcial em perspectiva de dois suportes de persiana sobrepostos e seus carretes associados; 9 a Figura 9 é uma vista parcial em perspectiva de uma extremidade inferior de um dos suportes de persiana, carrete e bloco de acoplamento de deslizadores de porta; a Figura 10 é uma vista explodida de um mecanismo de rotação e guia de persianas, segundo uma modalidade alternativa da invenção; a Figura 11A é uma elevação frontal de um deslizador de porta da modalidade da Fig. 10; a figura 11B é uma elevação posterior do deslizador de porta da Figura 11A; a Figura 12A é um corte transversal parcial do lado frontal do mecanismo guia de persianas da Figura 10; a Figura 12B é um corte transversal parcial de um lado posterior do mecanismo guia de persianas da Figura 10; a Figura 13A é um corte transversal parcial similar à
Fig. 12A com as ranhuras transversais numa posição meio aberta, a Figura 13B é um corte transversal parcial similar à
Fig. 12B com as ranhuras transversais numa posição meio aberta. a Figura 14A é um corte transversal parcial similar à Fig. 12A com as ranhuras transversais completamente abertas no inicio da inclinação da persiana. a Figura 14B é um corte transversal parcial similar à Fig. 12B com as ranhuras transversais completamente abertas no inicio da inclinação da persiana. 10 a Figura 15A é um corte transversal parcial similar à Fig. 12A com as ranhuras transversais completamente abertas e a meio da inclinação das persianas; a Figura 15B é um corte transversal parcial similar à Fig. 12B com as ranhuras transversais completamente abertas e a meio da inclinação das persianas; as Figuras 16(A) a (C) ilustram esquematicamente uma porta e ranhura da modalidade alternativa das Figuras 10 a 15; a Figura 17 é uma vista explodida de um mecanismo inferior de rotação e guia segundo ainda outra modalidade alternativa da invenção; as Figuras 18(A) a (C) ilustram esquematicamente uma porta e ranhura da modalidade da Figura 17; as Figuras 19(A) a (D) ilustram o funcionamento da modalidade da Figura 17; a Figura 20 é uma vista explodida de parte da modalidade da Figura 17; e a Figura 21 ilustra uma variação da modalidade da Figura 17 utilizando um motor separado para o sistema de porta.
[0047] Na Fig. 1, é apresentado um mecanismo de rotação e guia de persianas 1 que inclui um canal ou calha guia lateral 3. Uma pluralidade de suportes de persianas ou lâminas 5, que são apresentadas numa posição empilhada no topo do canal guia lateral 3 são guiadas pelo mesmo. Também pode estar incluído no canal guia 3 um mecanismo para rebaixar os suportes de persianas 5. 0 mecanismo para 11 rebaixar os suportes de persianas 5 não é crucial à invenção e pode compreender um parafuso 7, como revelado pela patente US 2.179.882, accionado por um motor eléctrico. Contudo, este mecanismo para rebaixar e levantar os suportes de persiana pode ser substituído por um mecanismo como apresentado pela patente EP 369 068, com resultados igualmente bons. Deste modo, um mecanismo adequado para mover os suportes de persiana entre uma posição retraída e uma posição estendida é do conhecimento dos especialistas e não exige uma descrição detalhada em relação à presente invenção. O canal-guia lateral 3 tem um rebordo frontal reentrante 11 com ranhuras transversais 13 regularmente espaçadas que abrem para uma extremidade livre do rebordo frontal reentrante 11. Cada suporte de persianas 5 tem um moente axial 15 e um braço basculante ou articulado 17.
[0048] Referindo agora as Figs. 2 e 3, os suportes de persianas 5 são apresentados numa posição estendida e totalmente estendida, respectivamente. Na Fig. 2, ambos os braços basculantes 17 se aproximam de uma das respectivas ranhuras transversais 13 e na Fig. 3 cada um está alinhado com a respectiva ranhura 13.
[0049] Também é observado nas Figs. 1 a 5 que o canal-guia lateral 3 perto da sua extremidade inferior tem um bloco de acoplamento de deslizadores de porta 19. Na posição da fig. 2, o suporte de persiana 5 mais baixo está apenas a começar a ficar contíguo ao bloco de acoplamento 19. Na posição da fig. 3, o suporte de persiana 5 mais baixo moveu o bloco de acoplamento 19 em relação ao canal guia lateral 3 numa direcção descendente. Um mecanismo que será descrito abaixo é funcionalmente conectado ao bloco de acoplamento 19 para fazer com que as ranhuras transversais 13 fiquem acessíveis aos braços basculantes 17. As figs. 4 e 5 mostram como o 12 movimento contínuo dos suportes de persiana 5 numa direcção descendente ao longo do canal-guia lateral 3 permite que cada um dos braços basculantes 17 fique ajustado na respectiva ranhura transversal 13, o que faz com que os suportes de persiana 5 possam rodar em torno dos seus moentes axiais 15. Na fig. 5 é apresentada a posição final completamente inclinada para os suportes de persiana 5.
[0050] A Figura 6 apresenta uma primeira modalidade do mecanismo de rotação de persianas 101 que tem um canal-guia 103 e suportes de persianas 105. 0 canal-guia 103 tem um rebordo reentrante 111 que define ranhuras transversais 113 que se abrem para uma extremidade livre da mesma. Os suportes de persianas 105 são cada um suportado em eixo num respectivo carrete de persiana 121, um dos quais é apresentado sem suporte de persiana, por questões de clareza. Cada ajuste é efectuado com uma das respectivas ranhuras transversais 113. Também apresentado na Figura 6A está um bloco de acoplamento de deslizadores de porta 119, que opera um deslizador de porta ou porta deslizante 123, apresentado em separado na Figura 6B.
[0051] Na Figura 7, um dos suportes de persiana 105 é apresentado numa disposição explodida. O carrete de persiana ou carrete 121 tem um furo central 125 que aceita um pino de articulação 127. À volta do pino de articulação 127 está uma mola de torção helicoidalmente enrolada 129. A mola de torção 129 tem um espigão que se estende axialmente 131 e um espigão que se estende radialmente 133, cada um numa respectiva extremidade oposta da mesma. 0 espigão axialmente extensível 131 é adaptado para encaixar num orifício 135 no carrete 121. Uma selecção de orifícios espaçados de modo angular 135 pode ser fornecida para ajustar o torque exercido pela mola de torção 129 no suporte de persiana 105 através do seu espigão que se 13 estende radialmente 133. A função da mola de torção 129 é a de inclinar de forma resiliente os suportes de persiana 105 para as suas posições inclinadas, para assegurar o ajuste apropriado dos braços basculantes 117 (Fig. 6A) nas ranhuras transversais 113. Uma extremidade oposta do pino de articulação 127 é recebida num bloco de rolamento 137, e será ai retida por meio de um anel de bloqueio 139 que encaixa numa fenda circunferencial 141 numa extremidade do pino de articulação 127. 0 bloco de rolamento 137 é recebido numa cavidade 143 formada num corpo de suporte de persiana 145. A mola de torção 129 é acomodada numa cavidade cilíndrica 147, também formada no corpo de suporte 145. A montagem do suporte de persiana 105 é completada por um embutido de suporte 149.
[0052] Como é observado melhor na Figura 8, os suportes de persiana 105 e os carretes 121 são empilháveis. No corpo de suporte 145 e no embutido de suporte 149, é formado um recesso 151 para acomodar os braços basculantes 117 quando os suportes de persiana 105 estão numa disposição empilhada, como apresentado na Fig. 8. Também pode ser observado na Figura 8 que o braço basculante 117 pode ter um pino de arrasto 153, que pode ser fornecido com um rolete para reduzir a fricção quando encaixado no rebordo reentrante (Figs. 6 e 7), ou quando encaixado numa das ranhuras transversais 113.
[0053] A Figura 9 apresenta a disposição de um suporte 105 e carrete 121 mais baixos relativamente ao bloco de acoplamento de deslizador de porta 119. 0 carrete 121 mais baixo é fornecido com um pino 155, que se estende no sentido descendente, e que tem um recesso retentor 157. 0 bloco de acoplamento de deslizadores de porta 119 é adaptado para receber o pino que se estende em direcção descendente 155 do carrete 121. Uma esfera de bloqueio 161, 14 que é retida de forma móvel num furo transversal num bloco de acoplamento 119 quando recebida no recesso retentor 157 do pino extensor 155, irá trancar o carrete mais baixo 121 ao bloco de acoplamento 119, para que ai haja movimento em conjunto.
[0054] Voltando agora à Figura 6, o bloco de acoplamento 119 está funcionalmente conectado ao deslizador de porta 123, de forma a que o movimento de translação do bloco de acoplamento 119, relativamente à direcção de extensão do canal-guia 103, mova o deslizador de porta 123 na mesma direcção. Como observado na Figura 6, o deslizador de porta 123 é fornecido com uma pluralidade de cavidades 165, que são espaçadas de acordo com as sucessivas ranhuras transversais 113 no rebordo 111 do canal guia 103. 0 movimento do bloco de acoplamento do deslizador de porta 119 é limitado entre uma primeira posição, em que nenhuma das cavidades 165 está alinhada com uma ranhura transversal 113, e uma segunda posição, em que todas as cavidades 165 estão alinhada com uma das ranhuras transversais 113 relevantes.
[0055] Em funcionamento, os suportes de persiana 105 podem estar numa posição empilhada, como apresentado na Figura 1. Quando, a partir desta posição, os suportes de persiana são rebaixados por um mecanismo de rebaixamento apropriado (como os descritos nas patentes US 2.179.882 ou EP 369 068) , o carrete mais baixo 121 avançará através do canal-guia 103 na direcção do bloco de acoplamento do deslizador de porta 119. Os outros carretes 121 avançarão directamente pelo mecanismo de rebaixamento (como no caso da US 2.179.882) ou indirectamente pelo carrete mais baixo (como no caso da EP 369 068) . Durante este movimento, os braços basculantes 117 dos suportes de persiana 105 serão inclinados por molas de torção 129 contra a extremidade 15 livre do rebordo reentrante 111. Com os carretes 121 movendo-se assim de uma posição empilhada na direcção do bloco de acoplamento do deslizador de porta 119, o deslizador de porta 123 (ver Figura 6) terá as suas cavidades 165 fora do alinhamento com as extremidades abertas das ranhuras transversais 113, de forma a que os pinos de arrasto 153 nos braços basculantes 117 não possam entrar nas ranhuras transversais 113. Em direcção ao fim do percurso do carrete mais baixo 121, este vai ficar contíguo ao bloco de acoplamento 119 do deslizador de porta. 0 deslizador de porta 123 está conectado ao bloco de acoplamento 119 para que aí haja movimento de translação na direcção do comprimento do canal-guia lateral 103. 0 encaixe do pino que se estende em direcção descendente 155 do carrete mais baixo 121 com o bloco de acoplamento 159 permitirá à esfera de bloqueio 161 mover-se para dentro do recesso retentor 157, o que desbloqueia com eficácia o bloco de acoplamento 119 do canal-guia 103. O movimento contínuo do carrete mais baixo 121 começará então a mover o bloco de acoplamento 19 na mesma direcção descendente e, assim, a mover gradualmente as cavidades 165 do deslizador de porta 123 para alinhamento com as respectivas extremidades opostas da ranhura transversal 113. Simultaneamente, os pinos seguidores 153 dos braços basculantes vão encaixar, cada um, numa das ranhuras transversais relevantes 113. Isto corresponde à posição dos suportes de ranhura apresentados na Figura 3. Outro movimento, como permitido pelo bloco de acoplamento 119, permitirá então aos suportes de persiana 105 inclinarem-se para qualquer posição entre horizontal e vertical, como apresentado pelos exemplos das Figuras 4 e 5. O movimento inverso do carrete mais baixo 123 trará primeiro consigo o bloco de acoplamento 119, por meio de uma esfera de bloqueio 161 que é encaixada no recesso retentor 157 do 16 pino que se estende em direcção descendente 155 ao carrete mais 121 baixo. Os suportes de persiana vão, então, girar numa direcção contrária da apresentada nas Figuras 3 a 5, até o bloco de acoplamento 119 regressar à sua posição inicial com o bloco de acoplamento 119 na sua posição inicial, a esfera de bloqueio 161 pode mover-se para fora outra vez, para bloquear o bloco de bloqueio 119 outra vez para o canal-guia 103, onde o pino que se estende em direcção descendente 155 ao carrete mais baixo 121 se desbloqueia e permite que todos os carretes 121 se movam para cima, como desejado, até à posição empilhada apresentada na Figura 1. Entretanto, também o deslizador de porta 123 (Figura 6) terá regressado a uma posição em que fecha as extremidades abertas das ranhuras transversais 113. Enquanto se movem ao longo do canal-guia, não existe qualquer perigo de os pinos de arrasto 153 dos braços basculantes 117 se encaixarem em qualquer uma das ranhuras transversais 113 pelas quais possam passar a caminho da sua posição de empilhados.
[0056] Segundo a invenção, o mecanismo de rotação de persianas 101 é composto por vários componentes que agem em conjunto para fazer com que persianas ou suportes de persianas 105 rodem para uma posição fechada quando o grupo de suportes de persianas 105 está completamente estendido. Também segundo a invenção, o movimento de rotação pode ser alcançado utilizando o mesmo motor e transmissão de energia que empilha os suportes de persianas 105.
[0057] Os componentes básicos do sistema são: a calha 103 e os carretes 121, os suportes de persiana 105 carregados com molas de torção, o sistema operativo de ranhura e deslizador de porta, e o bloco de acoplamento 119 de bloqueio de transferência de esfera. 17 [0058] Ainda que a modalidade descrita tenha sido construída para rodar os suportes de persiana 105 na posição completamente estendida, o mecanismo pode ser modificado com a opção de ter um motor ou solenoide separado que actua na porta deslizante 123 para que as persianas ou suportes de persiana 105 possam ser rodados em qualquer posição entre completamente estendidos e completamente retraídos. Para além disso, a porta deslizante 123 pode ser construída em dois ou mais segmentos independentemente accionados, de forma a que regiões de persianas dentro de um painel de persianas possam ser rodadas para ser abertas enquanto outras regiões permanecem fechadas. Isto é possível porque cada suporte de persiana 105 roda independentemente debaixo da sua própria carga de mola 129. Contudo, é de referir que se as persianas são rodadas em qualquer posição que não a de extensão máxima, será necessário um dispositivo de ligação de limite mais complexo para o motor.
[0059] 0 suporte de persiana 105 pode ser feito de duas metades que se acoplem, para que o sistema de molas e buchas seja montado. Este formato dividido pode também ajudar na substituição de persianas no sistema. A mola 129 e o eixo 127 necessitam de ter superfícies de rolamentos em cada uma das extremidades da mola de torção 129 para rotação suave e sem fricção. Na extremidade do suporte de persiana 105 está um recesso anular que se acopla a uma saliência no carrete principal 121. Na extremidade oposta da mola de torção 129, dentro do suporte de persiana 105, está um bloco de rolamento 137. A mola de torção 129 é concebida para adicionar torque, para inclinar o suporte de persiana 105 para a posição fechada quando permitido pelo sistema de porta. 18 [0060] Enquanto que a modalidade descrita utiliza um suporte relativamente grande 105 pela razão acima descrita, o mesmo mecanismo de bucha e mola pode ser inserido directamente numa extrusão com uma placa e braço basculante de extremidade estreita, a fim de manter o custo baixo. A modalidade descrita foi concebida como uma extrusão, mas pode, no entanto, ser obtida por qualquer outra técnica de moldagem apropriada.
[0061] Quando a mola de torção 129 é torcida, cresce um pouco na extensão da bobina, por isso é necessário algum espaço na cavidade cilíndrica que acolhe a mola 129. Adicionalmente, para ajudá-la a manter-se encaixada no carrete 121, a mola de torção 129 é também concebida para agir como uma mola de compressão 129. A força deste componente de compressão empurra a patilha 131 na extremidade da mola 129 para um orifício 135 no carrete 121. No corpo do carrete 121 descrito nesta modalidade existem quatro orifícios 135 para encaixe de molas. Isto permite algum ajuste da força de torção. Os orifícios 135 estão posicionados em incrementos de 90 graus. A mola 129 é convenientemente fabricada em aço inoxidável 302, sendo adequada para cerca de 50.000 ciclos. 0 sistema inteiro é concebido para, ao carregar os suportes individuais de persiana 105 por meio de molas, colocar o mínimo de carga de torque no motor e ligações, para que seja necessário um motor pequeno e para minimizar a manutenção.
[0062] Cada suporte de persiana 105 tem um braço basculante 117 que controla a inclinação com um rolamento ou pino de arrasto 153. Como o carrete de persiana 121 transporta o suporte de persiana 105 para cima e para baixo na calha 103, o pino 153 anda na superfície de um sistema de ranhura e porta. Quando as portas estão fechadas, os suportes de persianas 105 andam livremente para cima e para 19 baixo na calha com as persianas na posição aberta. Quando o carrete de persiana 121 do fundo atinge o fundo da calha 103, encaixa num bloco de acoplamento 119 que se liga ao carrete de persiana 121 e o move. Ά medida que o bloco de acoplamento 119 é movido para baixo, puxa um sistema de porta 123 para baixo e isto abre todas as ranhuras 113, permitindo que todos os pinos 153 deslizem para as suas respectivas ranhuras e assim rodem as persianas em conjunto.
[0063] Quando as portas são abertas, o pino 153 rola à volta de um perfil de ranhura 113 concebido para mover o braço basculante 117 e rodar os suportes de persiana 105. Para a presente modalidade são propostos três perfis de ranhura básicos: perfil de raio simples, perfil de chanfro simples e um perfil de raio obtuso. As versões de perfil podem ser trocadas para várias aplicações. Será vantajoso testar cada aplicação possível para transições suaves e para o torque necessário no motor. Um eixo estendido pode ser ainda fornecido numa extremidade do fundo da modalidade descrita para permitir o teste com motores alternados ou com uma manivela.
[0064] 0 bloco de acoplamento 119 que é conectado ao deslizador de porta 123 encaixa-se com o carrete 121 do fundo e acciona a acção de deslize das portas. É um desenho elegantemente simples que funciona muito bem realizando uma tarefa complexa. Quando o carrete de persiana 121 do fundo está em cima e longe do bloco de acoplamento 119 de deslizadores de porta 123, o bloco de acoplamento de deslizadores de porta 119 é bloqueado nessa posição. Isto evita que as portas abram no momento errado. À medida que o carrete de persiana 121 se aproxima do bloco de acoplamento de deslizadores de porta 119, liberta-o da sua posição fechada e o bloco de acoplamento 119 e o carrete de 20 persianal21 ficam ligados um ao outro. Isto é importante porque quando o carrete de persiana 121 do fundo inverte a direcção, precisa de fazer com que o bloco de acoplamento 119 de deslizadores de porta feche as portas. A acção de puxar o carrete de persiana 121 do fundo puxa o bloco de acoplamento 119 do deslizador de porta de forma tão segura como quando empurra na outra direcção. Isto é alcançado com a esfera de transferência e o sistema retentor 157, 161.
[0065] Será descrito, com referência às Figuras 10 a 16, um canal ou calha-guia lateral 203 que utiliza uma forma alternativa do sistema de ranhura e porta. Na Figura 10, os componentes que formam o sistema de ranhura e porta alternativo são apresentados numa disposição explodida. 0 canal-guia lateral 203 inclui um perfil principal 275, um bloco de acoplagem de deslizadores de porta 219, um rebordo com ranhuras 211, um deslizador de porta 223 e um conector de blocos de acoplamento 277. O sistema de ranhura e porta das Figuras 10 a 15 difere do descrito com referência às Figs. 6 a 9, no sentido em que o deslizador de porta 223 apenas é móvel transversalmente ao comprimento do canal-guia 203, em vez de longitudinalmente ao mesmo. Deste modo, o sistema de ranhura e porta das Figs. 10 a 15 tem um deslizador intermédio adicional 279, do qual se projectam pinos deslizantes 281 em determinados locais ao longo da sua extensão. Os pinos deslizantes 281 servem para conectar o deslizador intermédio de deslize longitudinal 279 ao deslizador de porta móvel transversalmente 223. O deslizador de porta 223 desliza transversalmente quando conectado ao rebordo com ranhuras 211 por meio de buchas 283 encaixadas através de ranhuras montadas transversalmente 285 no deslizador de porta 223. Para além disso, o deslizador de porta 223 é fornecido com uma pluralidade de recessos de porta 287, que se opõem a ranhuras transversais 213 relevantes no rebordo 211. 0 21 deslizador intermédio 279 é retido de forma deslizante longitudinal no perfil principal 275 por meio de suportes de deslizamento 289. 0 conector de blocos de acoplamento 277 é ligado ao deslizador intermédio 279 e conecta-se ao bloco de acoplamento 219 através de uma ranhura alongada 291 numa parede do perfil principal 275.
[0066] Como apresentado respectivamente nas Figuras 11A e 11B, o deslizador de porta 223 tem um lado frontal 293 e um lado posterior 295. 0 lado frontal 293 é fornecido com os recessos de porta 287, enquanto que as ranhuras de montagem 285 se estendem através do deslizador de porta 223 para ambos os lados deste. 0 lado posterior 295 dispõe de calhas de conversão 297, às quais os pinos deslizantes 281 do deslizador intermediário 279 estão adaptados para se encaixarem. As calhas de conversão 297 têm, cada uma, uma porção de extremidade obliqua 297A. Também está representado na Figura 11 que os recessos de porta 287 têm, cada um, uma parede de barreira 287A.
[0067] Relativamente às Figuras 12 a 15, será explicado o funcionamento do sistema alternativo de ranhura e porta.
[0068] Na Figura 12A, o deslizador de porta 223 é apresentado no seu extremo direito a bloquear completamente por baixo da posição de rebordo de ranhuras 211,com a parede de barreira 287A a bloquear com sucesso o acesso às ranhuras transversais 213. Apesar de não ser mostrado na Figura 12A, as ranhuras transversais 213 são alinhadas com as partes horizontais transversais dos recessos de porta 287. A Figura 12B mostra a posição correspondente do deslizador de porta 223 tal como é visto do lado oposto (posição de extremo esquerdo). 0 bloco de acoplamento 219, nas Figuras 12A e 12B, está numa posição longitudinal de topo extremo, juntamente com os pinos deslizantes 281. Os 22 pinos deslizantes 281 estão, então, localizados na porção de topo obliqua 2 97 A das calhas de conversão 2 97. Como resultado, o deslizador de porta 223, por virtude da porção obliqua 297A das calhas de conversão 297, começou a mover-se para fora a partir do rebordo com ranhuras 211.
[0069] A Figura 16A ilustra uma ranhura 213 e um deslizador de porta 223 neste estado.
[0070] Na Figura 13A, o deslizador de porta começou a mover-se gradualmente a partir da sua posição na Figura 12A na direcção da seta 301.
[0071] Nesta posição intermédia, as ranhuras transversais 213 (ver Fig. 10) ainda serão bloqueadas pelas porções de parede de barreira 287A. Este movimento é causado, como mostrado na Figura 13B, pelo bloco de acoplamento 219 ser movido numa direcção descendente por um carrete de persiana quase na extremidade (não representado, mas idêntico aos apresentados na modalidade das Figuras 6 a 9) . 0 movimento do bloco de acoplamento 219 numa direcção longitudinal descendente origina o movimento dos pinos deslizantes 281 na mesma direcção descendente. Isto acontece porque os pinos deslizantes 281 se movem juntamente com o deslizador intermédio 279 (que é apagado das Figuras 12 a 15). Através da porção de extremidade oblíqua 297A, o movimento vertical longitudinal do pino deslizante 28 será convertido num movimento horizontal transversal do deslizador de porta 223 na direcção da seta 303.
[0072] A Figura 16B ilustra a ranhura 213 da Figura 16A neste estado.
[0073] Na Figura 14A, o deslizador de porta alcançou a sua posição de acesso do extremo esquerdo ao completar o seu movimento na direcção da seta 301. Como resultado, a 23 extremidade aberta dos recessos de porta 287 estarão agora acessíveis aos pinos de arrasto 153 (idênticos à modalidade das Figs. 6 a 9), que serão então guiados para a parte em recesso horizontal transversal do recesso da porta 287 e serão capazes de entrar na ranhura transversal 213 relevante (ver Figura 10) . De forma semelhante, a Figura 14B mostra, do lado posterior, como os pinos deslizantes 281 têm progressos para a junção entre a porção de extremidade oblíqua 297A e a secção vertical longitudinal da calha de conversão 297. Assim, o deslizador de porta 223 não se pode mover mais na direcção da seta 303.
[0074] A Figura 16C ilustra a ranhura 213 das Figuras 16A e B neste estado.
[0075] Conforme mostrado nas Figuras 15A e 15B, mais deslocação vertical longitudinal do bloco de acoplamento 219 e dos pinos deslizantes 281 não terá efeito na posição do deslizador de porta 223. Contudo, através do carrete 121, conectado ao bloco de acoplamento 219, os moentes axiais de suporte das lâminas (15 nas Figuras 1 a 5) continuarão a mover-se numa direcção vertical longitudinal. Ao mesmo tempo, os pinos de arrasto 53 nos braços basculantes 117 (Figs. 6 a 9) estão encaixados nas ranhuras transversais 213 e iniciarão assim a inclinação dos suportes de persiana 105 (Figs. 6 a 9).
[0076] E agora descrita uma forma alternativa de sistema de porta e ranhura, tendo em conta as Figuras 17 a 21. Partes iguais utilizam numerais de referência similares, mas na série 400.
[0077] A Figura 17 ilustra uma versão mecânica da modalidade utilizando uma calha-guia 403 com um deslizador de porta 423. Outras modalidades semelhantes são possíveis utilizando portas que sejam accionáveis separada, 24 individual ou conjuntamente, por exemplo com motores eléctricos ou solenoides.
[0078] A modalidade da Figura 17 é ilustrada com uma cobertura 500. Apesar de esta cobertura parecer similar aos rebordos frontais reentrantes 11, 111, 211 de modalidades anteriores, esta não fornece a função reentrante e não é necessária ao funcionamento da invenção nesta modalidade. Como será descrito abaixo, as ranhuras de transferência desta modalidade são fornecidas na unidade deslizante, cada uma fornecida, de preferência, como uma parte do deslizador de porta 423. O mecanismo de inclinação de persianas desta invenção funciona correctamente sem a cobertura 500. A cobertura 500 apenas é fornecida para fechar a montagem e protegê-la contra sujidade.
[0079] Como ilustrado, a calha-guia 403 é fornecida como uma calha principal 502, em conjunto com uma calha secundária 504. A calha principal 502 forma, então, a porção principal da calha-guia de modalidades anteriores. Esta contém os carretes de persiana 421 (apenas um apresentado na Figura 17) e o fuso 407 que pode ser rodado para mover os carretes de persiana 421. O fuso 407, apesar de não estar ilustrado, inclui uma rosca exterior para mover os carretes de persiana 421. Tal como com modalidades anteriores, pode ser fornecido, obviamente, qualquer outro mecanismo apropriado para mover os suportes de persiana.
[0080] A calha secundária 504 corre ao lado da calha principal 502 e estende-se, assim, na mesma direcção longitudinal que a calha-guia 403. Como ilustrado com maior clareza nas Figuras 18(A) a (C), uma parede de suporte 506 estende-se para fora e transversalmente a partir da calha principal 502. A prolongar-se em para cima a partir da parede de suporte 50 6 está uma parede-guia 50 8 que se 25 estende ao lado da calha-guia formada pela calha principal 502 e define ai a calha secundária 504.
[0081] Como ilustrado, a parede-guia 508 dispõe de aberturas espaçadas 510 ao longo da sua extensão.
[0082] Uma pluralidade de unidades deslizantes 512 são fornecidas para as respectivas aberturas 510. Apesar de as unidades deslizantes 512 poderem ser fornecidas individualmente (por exemplo, accionadas por aparelhos solenoides respectivos), na modalidade ilustrada o deslizador de porta 423 é fornecido como um perfil alongado com as unidades deslizantes 512 espaçadas entre si. Cada unidade deslizante 512 inclui um elemento de fecho de porta 514 que forma uma parede de barreira 516, uma ranhura de transferência 413 e uma ranhura de montagem diagonal ou calha de conversão 497.
[0083] 0 elemento de fecho de porta 514 tem geralmente a forma de um trapézio de ângulos rectos, também conhecido como um quadrilátero com dois lados paralelos opostos, um ângulo recto e apenas um lado oblíquo. O elemento de fecho de porta 514 sobressai do perfil alongado do deslizador de porta 423. O seu maior lado, ou lado de base, forma a parede de barreira 516 para fechar uma abertura 510 respectiva na parede-guia 508 da calha secundária 504.
[0084] Como ilustrado, atrás da parede de barreira 516, é fornecida uma porção quadrada em que é formada a calha de conversão diagonal 497. Pode-se considerar a calha de conversão 497 como equivalente às ranhuras de montagem 285 da modalidade anterior. Contudo, enquanto que as ranhuras de montagem 285 da modalidade anterior foram dispostas apenas transversalmente, a ranhura diagonal de conversão 497 da presente modalidade estende-se tanto transversal como longitudinalmente. De forma semelhante à modalidade 26 anterior, as calhas de conversão diagonais podem ser fixas à parede de suporte 506 por meio de buchas ou pinos deslizantes 483. Como ilustrado, as calhas de conversão 497 têm o mesmo ângulo que os lados oblíquos 518 dos membros de fecho de porta 514 e formam com eficácia extensões do mesmo.
[0085] Como acima referido, as ranhuras transversais das modalidades anteriores são formadas nas respectivas unidades deslizantes 512. Em cada unidade deslizante 512, a ranhura transversal 413 está posicionada paralelamente e adjacente ao ângulo do lado direito do elemento de fecho da porta 514 e à parte quadrada na qual as calhas de conversão 497 são formadas.
[0086] Em funcionamento, a pluralidade de portas do sistema de ranhura e porta é formada pelas respectivas aberturas 510, porções de parede de barreira 516 e ranhuras transversais 413. Em funcionamento, as portas podem ser fechadas pelo deslizador de porta 423, parcialmente abertas ou totalmente abertas. As portas estão fechadas quando as porções de parede de barreira 516 preenchem as suas respectivas aberturas 510 e estão posicionadas em paralelo com a parede-guia 508. Nesta posição fechada, as portas irão forçar os pinos de arrasto dos braços basculantes dos suportes de persianas a deslocarem-se ao longo da calha secundária 504. Desta forma, os suportes de persiana são deslocados ao longo da calha-guia 403 de forma a serem abertos ou empilhados.
[0087] O funcionamento geral do sistema de ranhura e porta pode ser alcançado de uma forma similar às modalidades acima descritas. Em particular, quando um suporte de persiana mais baixo ou mais extenso atinge o bloco de acoplamento 419 de modo a que o seu carrete de persiana 421 27 fique contíguo ao bloco de acoplamento 419 e se conecte ao mesmo, o movimento posterior do suporte de persiana e do carrete de persiana move o bloco de acoplamento 419 e também o deslizador de porta 423 de modo a abrir as portas por meio de unidades deslizantes 512. Para a presente modalidade, é fornecido um conector deslizante 477 para ligar o bloco de acoplamento 419 ao deslizador de porta 423.
[0088] Como será evidente pela descrição acima, devido à orientação diagonal das calhas de conversão 497, o movimento do deslizador de porta 423 para abrir as portas pode ser tanto transversal como longitudinal, no que diz respeito à calha-guia 403. Em particular, o movimento é guiado pelas buchas ou pinos 483 nas ranhuras de montagem diagonais que formam as calhas de conversão 497.
[0089] Quando o deslizador de porta 423 é longitudinalmente deslocado pelo bloco de acoplamento 419 de forma a abrir as portas, o elemento de fecho de porta 514 desliza longitudinal e transversalmente através da abertura 510 em direcção à calha secundária 504, como ilustrado na Figura 18 (B) . Quando a parede barreira 516 atinge parede interna oposta da calha secundária 504, a ranhura transversal 413 da unidade deslizante 512 está alinhada com a respectiva abertura 510, como ilustrado na Figura 18 (C). Assim, a ranhura transversal 413 foi aberta.
Adicionalmente, o elemento de fecho de porta 514 funciona como bloqueador da calha secundária 504. Um pino de arrasto de um braço basculante de um suporte de persiana que se desloca ao longo da calha secundária 504 será bloqueado e guiado em direcção à ranhura transversal 413, de modo a causar o fecho subsequente das persianas, da forma descrita para as modalidades anteriores. 28 [0090] Assim, a combinação do elemento de fecho de porta 514 na posição fechada com a ranhura transversal 413 contígua à abertura 510, de modo a receber o pino de arrasto, forma uma porta de recesso semelhante aos recessos de porta acima descritos.
[0091] Uma característica preferida da presente modalidade é que o deslizador de porta 423 pode ser unido e separado do bloco de acoplamento 419 e do seu conector 477. Um acessório amovível é fornecido em particular. Em particular, uma vez que as respectivas unidades deslizantes 512 se deslocaram com o deslizador de porta 423 para a posição aberta, de modo a permitir que os pinos seguidores permaneçam imóveis enquanto os suportes de persiana continuam a mover-se (e assim inclinarem-se) , o deslizador 423 separa-se do conector 477 e, assim, também do bloco de acoplamento 419. Isto permite que o carrete de persiana mais estendido 421 continue a deslocar o bloco de acoplamento 419 longitudinalmente da calha guia 403.
[0092] A ligação entre o deslizador 423 e o conector 477 que formam o acessório amovível pode ser um acoplamento de esfera. É também possível fornecer uma ligação entre o bloco de acoplamento 419 e o carrete de persiana mais estendido 421 e este pode também ser um acoplamento de esfera. Estes são bastante conhecidos na arte e muito convenientes para esta modalidade, já que podem funcionar sem restrição quanto à posição (vertical, inclinada, horizontal) da persiana. Se não for fornecido um acoplamento entre o bloco de acoplamento 419 e o carrete de persiana 421 mais estendido, é também possível utilizar outros meios para assegurar que o bloco de acoplamento 419 retorna à sua posição original quando o carrete de persiana 421 mais estendido se retrai, como por exemplo, uma mola que inclina o bloco de acoplamento 419 para essa posição. 29 [0093] O funcionamento do deslizador de porta 423, do bloco de acoplamento 419 e do conector 477 será agora explicado com referência às Figuras 19 (A) a (D), detalhando especialmente uma unidade deslizante 512 ilustrada nas Figuras 18(A) a (C).
[0094] A Figura 19(A) representa o sistema na situação em que vários carretes de persiana 421 correram ao longo do fuso 407, em direcção ao bloco de acoplamento 419. A extremidade mais saliente do carrete de persiana 421 encontra-se perto do bloco de acoplamento 419. São apresentados, na calha secundária 504, os pinos de arrasto 453 dos suportes de persiana. As portas estão em posição fechada com as porções de parede de barreira 516 nas aberturas 510, conforme ilustrado na Figura 18 (A) . Também estão representadas calhas de conversão 497, pinos deslizantes 483 e ranhuras transversais 413.
[0095] Na figura 19 (B), o carrete da persiana mais estendido 421 é contíguo ao bloco de acoplamento 419. 0 bloco de acoplamento 419 ainda está, neste momento, ligado ao deslizador 423 por meio do conector 477 por intermédio, por exemplo, de um acoplamento de esfera. As unidades deslizantes 512 continuam posicionadas conforme apresentado na Figura 18(A).
[0096] Posterior deslocação dos suportes de persiana e dos seus respectivos carretes 421, por exemplo, por meio de rotação dos fusos 407 na modalidade ilustrada, deslocará o bloco de acoplamento 419, o conector 477 e o deslizador de porta 423.
[0097] A Figura 18 (B) ilustra uma posição intermédia em que o deslizador de porta 423 foi movido longitudinalmente. Em virtude das respectivas calhas de conversão 497, as unidades deslizantes 512 e, assim, o deslizador de porta 30 423 também se deslocaram transversalmente. Conforme ilustrado, o membro de fecho de porta 514 deslocou-se transversalmente através da abertura 510 para a calha secundária 504.
[0098] Na Figura 19 (C), o deslizador de porta 423 foi totalmente movido tanto longitudinalmente como lateralmente, de forma que o membro de fecho de porta 514 deslizou longitudinal e lateralmente através da abertura 510. Conforme o ilustrado na Figura 18(C), a ranhura transversal 413 é agora apresentada na abertura 510 e está disponível para um pino de arrasto 453.
[0099] Conforme ilustrado na Figura 19 (D), o movimento posterior do bloco de acoplamento 419 e do conector 477 provocou a separação entre o conector e o acoplamento de esfera e, assim, do deslizador de porta 423. Desta forma, o deslizador de porta 423, as suas unidades deslizantes 512 e os respectivos pinos de arrasto 453 permaneceram estáticos durante deslocações posteriores dos suportes de persiana e dos carretes de persiana 421. Como resultado, os suportes de persiana e as suas persianas estão inclinados.
[0100] A Figura 20 fornece uma ilustração de mais detalhes de um acoplamento de esfera preferido entre o deslizador de porta 423 e o conector 477 e também um acoplamento de esfera preferido no bloco de acoplamento 419 para conexão ao carrete de persiana 421 mais estendido. 0 acoplamento de esfera 550 entre o deslizador de porta 423 e a conexão 477 inclui um par de esferas 552 adaptável aos respectivos entalhes 554 no conector 477. Similarmente, o acoplamento de esfera 560 no bloco de acoplamento 419 inclui um par de esferas 562 para encaixe com entalhes no carrete de persiana 421 mais estendido. 31 [0101] A Figura 20 também apresenta um aro 570 para terminar o carrete de persiana 421 mais estendido.
[0102] Conforme mencionado para modalidades anteriores, é possível utilizar um segundo motor para controlar o deslizador de porta em vez de um sistema de porta mecanicamente integrado. Como representado na Figura 21, um segundo motor 600 é instalado para deslocar o deslizador de porta como requerido. 0 controlo do segundo motor pode ser conectado (através de interruptores limitadores ou electronicamente) à posição do suporte de persiana e seus carretes de persiana com respeito às aberturas na parede-guia. Isto evita que o bloco de acoplamento conecte o deslizador aos carretes.
[0103] Deve notar-se que enquanto a modalidade das figuras 6 a 9 propõe suportes de persiana que são inclinados em direcção à sua posição inclinada, também é possível fornecer essa inclinação através de gravidade ou através de accionamento positivo das lâminas como, por exemplo, pelo fuso 7, como proposto pela patente US 2.179.882 e eliminando, assim, as molas de torção (129). 0 sistema de ranhura e porta das Figuras 10 a 16 e das Figuras 17 a 21, seria particularmente bem adaptado a essas persianas e/ou suportes de persiana inclinados pela gravidade ou por accionamento.
[0104] Deste modo, considera-se que o funcionamento e construção da presente invenção será evidente a partir da descrição precedente. A invenção não se limita a qualquer modalidade aqui descrita e, nos limites da competência dos especialistas, são possíveis modificações dentro do âmbito das reivindicações anexas. 0 termo "compreendendo" quando utilizado nesta descrição ou nas reivindicações anexas não deve ser interpretado num sentido exclusivo ou exaustivo, 32 mas num sentido inclusivo. Expressões como: devem ser "elemento "critico", pretendem "meios para..." lidas como: "componente configurado para..." ou construído para...". 0 uso de expressões como: "preferido", "especialmente preferido" etc. não limitar a invenção. 33

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Um mecanismo de persianas rotativas para persianas de uma cobertura seccional para aberturas arquitectónicas, sendo o mecanismo de rotação de persianas adaptado para rodar as persianas entre uma posição aberta, na qual as persianas estão geralmente em planos paralelos, e uma posição fechada, na qual as persianas estão geralmente num plano comum, em que o mecanismo de rotação de persianas inclui: uma calha-guia (103); uma pluralidade de suportes de persianas (105) para suportar as respectivas persianas, cada suporte de persiana móvel ao longo da calha-guia e articulável de forma a rodar uma respectiva persiana entre a posição aberta e a posição fechada; um mecanismo para mover os suportes de persianas ao longo da calha entre as posições de extensão e retracção; e inclui um sistema de ranhura e porta que inclui: uma pluralidade de ranhuras (113) espaçadas ao longo da calha-guia (103), cada ranhura (113) estendendo-se substancialmente na transversal da calha-guia (103); cada persiana inclui um respectivo braço basculante (117) engatável na respectiva ranhura (113) de forma a que o movimento de cada um dos suportes de persianas (115), quando o braço basculante (117) dos referidos suportes de persianas (105) está encaixado na ranhura 1 respectiva (113), cause a rotação dos referidos suportes de persianas (105) de modo a rodar uma persiana entre a posição aberta e a posição fechada; e o sistema de ranhura e porta inclui um sistema de porta (123) para fechar as ranhuras (113) de modo a evitar que os braços basculantes (117) encaixem nas ranhuras (113) e para abrir as ranhuras (113) para permitir que os braços basculantes (117) engatem nas ranhuras (113).
  2. 2. Um mecanismo de rotação de persianas de acordo com a reivindicação 1, em que o sistema de porta inclui uma pluralidade de portas respectivas (165) para a abertura e o fecho das respectivas ranhuras.
  3. 3. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 2, em que cada porta respectiva (165) é móvel relativamente à calha-guia (103) entre uma primeira posição, em que a ranhura respectiva (113) está fechada, e uma segunda posição, na qual a respectiva ranhura (113) está aberta.
  4. 4. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 3, em que o sistema de portas inclui um deslizador de porta (123) que possui uma pluralidade das respectivas portas (165) para abertura e fecho das respectivas ranhuras (113), sendo o deslizador de porta (123) móvel em relação à calha guia (103) entre a primeira posição na qual as ranhuras (113) estão fechadas e a segunda posição, na qual as ranhuras (113) estão abertas. 2
  5. 5. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 4, em que o deslizador de porta (123) é móvel no sentido do comprimento da calha-guia.
  6. 6. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 5 em que o sistema de ranhura e porta incluem: uma parede-guia (508) que se estende ao longo da calha-guia (504) com uma pluralidade de aberturas espaçadas definidas na parede-guia (508); e uma pluralidade de unidades deslizantes (413) dispostas em aberturas respectivas; em que a pluralidade de ranhuras (413) é fornecida em unidades de deslizador respectivas (512) .
  7. 7. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 6, em que as unidades deslizantes (512) são móveis transversalmente entre uma posição de bloqueio, na qual as ranhuras (413) estão fechadas, e uma posição de acesso, na qual as ranhuras (413) estão abertas.
  8. 8. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 7, em que cada unidade deslizante (512) inclui uma respectiva porção de parede barreira (516) disposta de modo a bloquear o acesso a uma abertura respectiva (510) quando a respectiva unidade deslizante (512) está na posição de bloqueio.
  9. 9. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 8, em que as ranhuras (413) são fornecidas atrás das respectivas porções de parede barreira (516) de modo a que, quando as unidades deslizantes (512) estão em 3 posição de acesso, as respectivas porções de parede barreira (516) sejam posicionadas transversalmente e para fora a partir da parede guia (509), de forma a expor e permitir o acesso às respectivas ranhuras (413) para os braços basculantes.
  10. 10. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 9, no qual as unidades deslizantes (512) são móveis no sentido do comprimento da calha-guia (504), enquanto se movem transversalmente de modo a que, na posição de acesso, as respectivas porções de parede barreira (516) estejam dispostas longitudinalmente em relação às aberturas (510), de modo a expor as respectivas ranhuras (413), e as unidades deslizantes (514) são opcionalmente conectadas, relativamente à parede-guia, (508) através de pinos deslizantes (483) que encaixam em calhas de conversão (497) que têm as respectivas porções inclinadas.
  11. 11. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 5, em que o deslizador de porta (123) define uma pluralidade de cavidades (165) espaçadas de acordo com as sucessivas ranhuras transversais (113) e móveis entre a primeira posição, na qual nenhuma das cavidades (165) está alinhada com uma ranhura transversal (113) e a segunda posição na qual todas as cavidades (165) estão alinhadas com uma ranhura transversal (113) respectiva.
  12. 12. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 4, em que o deslizador de porta (223) é móvel transversalmente ao comprimento da calha-guia (203) e inclui opcionalmente uma pluralidade de recessos de porta que confrontam as respectivas ranhuras, os recessos de porta (287) incluindo as respectivas porções de 4 parede-barreira (297A) para bloquear o acesso às respectivas ranhuras (213), o sistema de portas inclui opcionalmente um deslizador longitudinal (279) móvel no sentido do comprimento da calha-guia (203) e o deslizador de porta (223) está conectado ao deslizador longitudinal (279) de modo a que o movimento do deslizador longitudinal (279) no sentido do comprimento da calha-guia (203) seja convertido em movimento transversal do deslizador de porta (203) e o deslizador de porta (223) opcionalmente conecte com o deslizador longitudinal (279) através do encaixe de pinos deslizantes que encaixam em calhas de conversão (297) que têm as respectivas extremidades inclinadas.
  13. 13. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 12, em que o deslizador de porta (223) é móvel transversalmente entre uma posição de bloqueio, na qual as ranhuras estão fechadas, e uma posição de acesso, na qual estas estão abertas, os recessos de porta (287) incluem opcionalmente as respectivas partes transversais em recesso que se estendem atrás das respectivas porções de parede-barreira e bloqueadas pelas respectivas porções de parede-barreira (287A) quando o deslizador de porta (223) está na posição de acesso, as respectivas porções de parede-barreira (287A) estão transversalmente posicionadas para fora a partir das ranhuras (213), de modo a expor e permitir o acesso às respectivas partes transversais em recesso através das respectivas partes em recesso longitudinais.
  14. 14. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 5, em que a calha-guia (203) inclui um rebordo reentrante que define as referidas ranhuras transversais (213), e as unidades deslizantes (512) são opcionalmente fornecidas no deslizador de porta e o 5 deslizador de porta é móvel transversalmente ao comprimento da calha-guia.
  15. 15. Um mecanismo de rotação de persianas, de acordo com a reivindicação 5, 13 ou 14, em que o sistema de ranhura e porta inclui ainda um bloco de acoplamento (419) móvel ao longo da calha-guia para operar o sistema de porta de forma a abrir as ranhuras, em que a pluralidade de suportes de persiana (421) está opcionalmente disposta como um conjunto ao longo da calha-guia e inclui um suporte de persiana (421) estendido ao máximo na extremidade distai do conjunto; e o suporte de persianas estendido está disposto de forma a ficar contíguo e mover o bloco de acoplamento (419) para operar o sistema de porta, e em que o movimento de translação do bloco de acoplamento (419) no sentido do comprimento da calha-guia está opcionalmente arranjado de modo a mover o deslizador de porta (423) na mesma direcção.
  16. 16. Um mecanismo de rotação de persianas, segundo a reivindicação 15, quando dependente da reivindicação 14, em que é fornecida uma ligação amovível entre o deslizador de porta (423) e o bloco de acoplamento (419) para ligar o deslizador de porta (423) e o bloco de acoplamento (419), estando a ligação amovível disposta de forma a desconectar o deslizador de porta (423) do bloco de acoplamento (419) quando as unidades deslizantes (512) estão na posição de acesso, de forma a permitir movimento longitudinal adicional do bloco de acoplamento (419).
  17. 17. Um mecanismo de rotação de persianas, segundo qualquer uma das reivindicações de 1 a 16, em que os suportes de persianas (105) estão inclinados em direcção à posição fechada, opcionalmente por uma ou mais molas de torção e gravidade. 6
  18. 18. Um mecanismo de rotação de persianas, segundo qualquer uma das reivindicações de 1 a 17, em que cada braço basculante (117) inclui um respectivo pino que encaixa na respectiva ranhura.
  19. 19. Um mecanismo de rotação de persianas, segundo qualquer uma das reivindicações de 1 a 18, que inclui ainda uma pluralidade de carretes (121) móveis ao longo da calha-guia, em que cada suporte de persiana (105) é suportado em eixo num carrete de persiana (121) respectivo. 7
PT09710936T 2008-02-15 2009-02-06 Mecanismo de rotação de persianas PT2245254E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08002838 2008-02-15

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2245254E true PT2245254E (pt) 2011-11-04

Family

ID=40636675

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09710936T PT2245254E (pt) 2008-02-15 2009-02-06 Mecanismo de rotação de persianas

Country Status (15)

Country Link
US (1) US20110041407A1 (pt)
EP (1) EP2245254B1 (pt)
CN (1) CN102007260B (pt)
AT (1) ATE519011T1 (pt)
AU (1) AU2009214388A1 (pt)
BR (1) BRPI0907882A2 (pt)
CA (1) CA2715224A1 (pt)
DK (1) DK2245254T3 (pt)
ES (1) ES2369337T3 (pt)
HR (1) HRP20110790T1 (pt)
MX (1) MX2010008934A (pt)
PL (1) PL2245254T3 (pt)
PT (1) PT2245254E (pt)
SI (1) SI2245254T1 (pt)
WO (1) WO2009100861A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2369337T3 (es) * 2008-02-15 2011-11-29 Hunter Douglas Industries B.V. Mecanismo de giro de lamas orientables.
DE202011002197U1 (de) 2011-02-01 2012-02-02 Dana Gmbh Wärmetauscher
GB201102111D0 (en) 2011-02-08 2011-03-23 Wjp Holdings Ltd Thermal shutter system
CN102168518A (zh) * 2011-03-25 2011-08-31 希美克(广州)实业有限公司 改进的百叶帘翻转机构及中空玻璃磁控内置百叶门窗
CA2900214C (en) * 2013-03-14 2024-04-09 Hunter Douglas Inc. Shutter panel for an architectural opening
BE1022563B1 (nl) * 2014-10-16 2016-06-02 Renson Sunprotection Screens Nv Lamelleninrichting
AU2016204260B2 (en) * 2015-06-25 2021-04-08 Hunter Douglas Inc. Shutter assembly with motorized louver drive system
FR3049976B1 (fr) * 2016-04-12 2022-08-05 Biossun Installation pour couvrir et decouvrir une surface a l'aide de lames orientables automotrices attelees
CN109198910B (zh) * 2018-10-10 2020-06-02 合肥星火工贸有限公司 一种电动卷帘门文件柜
CN109209134A (zh) * 2018-11-05 2019-01-15 王淑华 一种智能化电动窗
CN115263162B (zh) * 2022-06-15 2024-06-14 中国建筑第八工程局有限公司 快装钢结构弧形膜百叶及其施工方法

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1187809A (en) * 1915-11-23 1916-06-20 Abraham Broune Collapsible window-guard.
US1268413A (en) * 1917-07-24 1918-06-04 Thomas H Whetton Window-blind.
US1990870A (en) * 1931-03-26 1935-02-12 Harry G Kelly Rolling door mechanism
US2037393A (en) * 1934-04-23 1936-04-14 Lee R Roberts Venetian blind
US2237800A (en) * 1937-09-25 1941-04-08 Allegheny Ludlum Steel Metallic blind
US2179882A (en) * 1938-09-20 1939-11-14 Durre Allen Blind
US2189020A (en) * 1939-05-27 1940-02-06 Rowe Mfg Company Overhead door construction
US2556352A (en) * 1946-10-09 1951-06-12 Adolph H Wellensiek Adjustable louver assembly
US2776708A (en) * 1954-03-05 1957-01-08 Philip H Long Venetian blinds with adjustable spacing slats
DE3877360T2 (de) * 1988-11-04 1993-05-06 Hunter Douglas Ind Bv Lamellenjalousievorrichtung.
US4925364A (en) * 1988-12-21 1990-05-15 United Technologies Corporation Adjustable spacer
US5163494A (en) * 1991-01-11 1992-11-17 Macneil Daniel J Sectional door installation
US5328312A (en) * 1992-12-22 1994-07-12 Space Systems/Loral, Inc. Dual load-path fastener
CN2168059Y (zh) * 1993-09-18 1994-06-08 王用寿 活动式百叶窗
DE9412811U1 (de) * 1994-08-09 1995-12-07 Westmont Technik GmbH & Co. KG, 40474 Düsseldorf Sonnenschutzvorrichtung, insbesondere für lichtdurchlässige Sonnendächer
US5716180A (en) * 1994-09-21 1998-02-10 Bowers; Ned C. Adjustable quick connect fastener for accommodating panels of various thicknesses
US5893403A (en) * 1994-09-23 1999-04-13 Rolflex Nederland B. V. Lifting folding door
US5624221A (en) * 1995-07-21 1997-04-29 Hartwell Corporation Multiple speed fastener
US5954109A (en) * 1995-09-25 1999-09-21 Msa Aircraft Interior Products, Inc. Modular aircraft window unit
US5685355A (en) * 1995-11-08 1997-11-11 Cook; Gregory H. Closure system
CN2360569Y (zh) * 1998-04-13 2000-01-26 林培松 转页式防盗玻璃窗
IT1309528B1 (it) * 1999-07-05 2002-01-23 Antonio Cittadini Serranda per porte e finestre pieghevole a soffietto
US6302633B1 (en) * 1999-12-17 2001-10-16 L. Richard Poe Multiple pitch threaded fastener apparatus
US7681620B2 (en) * 2003-01-30 2010-03-23 Parma Shutter Technologies Ltd Stacking mechanism
IL154223A0 (en) * 2003-01-30 2003-07-31 Parma Shutter Technologies Ltd Door shutter mechanism
CN2670566Y (zh) * 2003-12-04 2005-01-12 唐朝雄 可调百叶式遮屏结构
CN2849100Y (zh) * 2005-11-30 2006-12-20 铭崙电机工业股份有限公司 百叶窗组合结构
ES2369337T3 (es) * 2008-02-15 2011-11-29 Hunter Douglas Industries B.V. Mecanismo de giro de lamas orientables.
US8684065B2 (en) * 2009-09-15 2014-04-01 Carl John Peterson Overhead door track assembly

Also Published As

Publication number Publication date
SI2245254T1 (sl) 2011-12-30
WO2009100861A1 (en) 2009-08-20
AU2009214388A1 (en) 2009-08-20
MX2010008934A (es) 2010-09-24
CN102007260A (zh) 2011-04-06
EP2245254A1 (en) 2010-11-03
CA2715224A1 (en) 2009-08-20
ATE519011T1 (de) 2011-08-15
US20110041407A1 (en) 2011-02-24
BRPI0907882A2 (pt) 2015-07-21
EP2245254B1 (en) 2011-08-03
HRP20110790T1 (hr) 2011-11-30
PL2245254T3 (pl) 2012-03-30
ES2369337T3 (es) 2011-11-29
DK2245254T3 (da) 2011-11-14
CN102007260B (zh) 2013-02-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2245254E (pt) Mecanismo de rotação de persianas
BR112015030821B1 (pt) Cobertura para uma abertura de arquitetura
US20180163463A1 (en) Window covering positional adjustment apparatus
BR112012027713B1 (pt) controle de tensão de cabo para cobertura direcionada para aberturas arquitetônicas
BR112014019858B1 (pt) Modulo de controle de uma persiana e persiana
BRPI0619711B1 (pt) Sliding door mechanism
BRPI0812307B1 (pt) Persiana para cobrir uma abertura arquitetural e método para inclinar as aletas de uma persiana para cobrir uma abertura arquitetural em uma configuração de passo duplo
BR112014020913B1 (pt) montagem de inclinação para cortina e método de controle de escadas de inclinaçâo
BR112013022247B1 (pt) Porta seccional, particularmente para uma garagem
US5205335A (en) Apparatus and method for selectively opening a portion of a venetian window blind while closing another portion
BR112012027712B1 (pt) Cobertura para uma abertura arquitetônica, dita cobertura dotada de trilhos móveis e cabos de içamento flexíveis afixados aos trilhos
US20080023157A1 (en) Reversable direction activation mechanism for blinds
JP4862439B2 (ja) ブラインド装置
US20110271947A1 (en) Grill canopy and removal system
BR102018011229A2 (pt) Cobertura para um recurso arquitetônico com um mecanismo de nivelamento de trilho de fundo
JPH025033Y2 (pt)
JP2006083624A (ja) ブラインド装置
JPH05558Y2 (pt)
JP3136004B2 (ja) ルーバー式雨戸
JP2877756B2 (ja) ブラインド装置
KR200361792Y1 (ko) 로만쉐이드
JPH06137039A (ja) ルーバー式雨戸
JP2798799B2 (ja) ブラインド装置
JP2904910B2 (ja) パネルシヤッター
AU2022293464A1 (en) Operating systems with cord shroud wands for coverings for architectural structures