PT2231485E - Tampa para fechar um recipiente - Google Patents

Tampa para fechar um recipiente Download PDF

Info

Publication number
PT2231485E
PT2231485E PT08775158T PT08775158T PT2231485E PT 2231485 E PT2231485 E PT 2231485E PT 08775158 T PT08775158 T PT 08775158T PT 08775158 T PT08775158 T PT 08775158T PT 2231485 E PT2231485 E PT 2231485E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cover
cap
cover according
container
lid
Prior art date
Application number
PT08775158T
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen Knipe
Original Assignee
Huhtamaeki Oyj
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE200820006002 external-priority patent/DE202008006002U1/de
Application filed by Huhtamaeki Oyj filed Critical Huhtamaeki Oyj
Publication of PT2231485E publication Critical patent/PT2231485E/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Tampa para fechar um recipiente 0 invento refere-se a uma tampa para fechar um recipiente que tem uma zona circunferencial mais grossa em torno do seu bordo superior, em que a tampa é termomoldada a partir de filme plástico ou é produzida por moldagem por injecção e tem uma flange periférica voltada substancialmente para baixo engatando por cima da parte mais grossa do recipiente.
Um grande número destas tampas são conhecidas. São normalmente fixas ao recipiente por meio de máquina e ai permanecem normalmente bastante bem.
Uma tal tampa conhecida está revelada, por exemplo, na U5R E258 797E. 0 invento baseia-se no objectivo de configurar uma tampa do tipo mencionado para que possa ser fixa manualmente ao recipiente e garanta, desta forma, um fecho seguro.
Este objectivo é conseguido de acordo com o invento pelo facto de a tampa ter as caracteristicas da reivindicação 1.
Devido ao facto desta forma de realização ter uma variedade de projecções, é exigida uma quantidade de força não muito pequena para fixar a tampa, tendo como resultado um encaixe claramente audível da tampa. Isto garante que a tampa está totalmente fixa, sendo possível monitorizar acusticamente este facto. Para além disto, esta multiplicidade de projecções garante que a tampa é mantida de forma fixa no recipiente.
Isto garante que a tampa não se agarra ao rebordo do recipiente através das suas projecções.
Como resultado, apesar da multiplicidade de projecções, a tampa pode ainda ser fixa manualmente ao recipiente, 1 garantindo-se um retenção bastante eficaz pelas superfícies interiores mais inclinadas do telhado.
Uma outra forma de realização vantajosa do invento é caracterizada por as projecções estarem dispostas a uma pequena distância umas das outras.
Como resultado, consegue-se uma rigidez muito boa da tampa, e isto é particularmente verdade quando a tampa é colocada no recipiente.
Provou ser muito vantajoso quando a parte de superfície da tampa que é recuada ou alargada em relação ao recipiente é formada de um modo anelar.
Uma outra forma de realização vantajosa do invento é caracterizado por a parte central da tampa localizada dentro da parte anelar da superfície da tampa ter a forma de uma taça.
Isto também ajuda a reforçar ainda mais a tampa.
Isto é ainda suportado quando, de acordo com uma outra forma de realização do invento, a parte central de tampa em forma de taça está configurada para o exterior.
Também provou ser vantajoso quando, de acordo com uma outra forma de realização do invento, uma outra superfície de tampa, que é feita de um modo substancialmente plano e anelar, é proporcionada entre a parte central de tampa em forma de taça e a parte de superfície anelar da tampa.
Também provou ser muito vantajoso quando uma pluralidade de depressões ou elevações são proporcionadas na tampa.
De acordo com o invento as depressões e elevações são proporcionadas na parte anelar da superfície da tampa.
Neste caso é particularmente vantajoso quando as depressões estão dispostas de uma forma contígua à superfície plana da tampa. 2 É particularmente favorável neste caso quando, de acordo com uma outra forma de realização do invento, as depressões têm uma maior profundidade na direcção da superfície plana da tampa do que na direcção da flange periférica.
Isto aumenta muito substancialmente a rigidez da tampa. 0 material de tampa pode ser feito de um modo mais fino, resultando desta forma numa poupança considerável de material.
Neste caso, provou ser particularmente vantajoso quando, de acordo com uma outra forma de realização do invento, as depressões têm uma maior largura na direcção da superfície plana da tampa do que na direcção da flange periférica.
Como resultado, para além da rigidez estrutural produzida, também é introduzida elasticidade na tampa, e isto garante um encaixe ainda melhor e mais seguro da tampa no recipiente.
Uma outra forma de realização muito vantajosa do invento é caracterizada por serem proporcionadas depressões e elevações formadas de modo diferente, que estão dispostas, em cada caso, de forma alternada.
Noutra forma de realização vantajosa do invento, é proporcionado um ponto de ruptura pré-determinado ou abertura no interior da base da parte central da tampa em forma de taça.
Por exemplo, uma palhinha para beber pode ser introduzida no recipiente através deste ponto de ruptura pré-determinado ou abertura.
De acordo com uma forma de realização vantajosa do invento, o ponto de ruptura pré-determinado e/ou abertura é formado por duas linhas de intersecção dispostos em forma de cruz .
Uma outra forma de realização vantajosa do invento consiste no facto de diferentes elementos de informação serem gravados na tampa. 3
Neste caso é particularmente vantajoso quando, de acordo com uma outra forma de realização do invento, os elementos de informação estão dispostos na superfície plana da tampa.
Como resultado, os artigos de informação são claramente visíveis mas, não obstante, protegidos de danos.
De acordo com o invento, também provou ser muito vantajoso proporcionar-se um rebordo interior vedante ou flanco de vedação que pode assentar de forma estanque contra o lado interior do recipiente.
Isto garante uma vedação muito boa da tampa em relação ao recipiente. Evita-se que o líquido colocado no recipiente atinja a parte mais grossa. Devido ao duplo vedante entre o bordo vedante ou flanco de vedação e a parte mais grossa, o recipiente fechado com a tampa de acordo com invento é também estanque em relação a salpicos água. 0 invento está ilustrado por meio de uma forma de realização exemplificativa no desenho, em que: a figura 1 é uma ilustração de um recipiente em forma de taça no qual é colocada uma tampa, a figura 2 é uma ilustração da tampa, a figura 3 é um corte da tampa, a figura 4 é um outro corte da tampa, a figura 5 é uma vista lateral da tampa, a figura 6 é uma vista em planta da tampa, a figura 7 é uma ilustração de uma outra tampa, a figura 8 é uma vista lateral desta tampa, a figura 9 é um corte desta tampa, a figura 10 é um outro corte desta da tampa, e a figura 11 é uma vista em planta desta tampa. 4
Um recipiente em forma de taça é identificado por 1 na figura 1, o dito recipiente sendo feito, por exemplo, em cartão revestido e tendo na sua extremidade superior aberta uma parte mais grossa saliente 2. É colocada uma tampa 3 neste recipiente 1, a tampa 3 sendo feita em filme plástico por meio de um método de termoformação ou moldagem por injecção e contendo uma flange periférica 4 que está voltada para baixo e abre ligeiramente para fora. Nesta flange periférica 4 é proporcionada uma multiplicidade de projecções voltadas para dentro 5, que engatam por baixo do rolo 2 no estado colocado no recipiente 1 e fixam a tampa ao recipiente. Como se pode ver em corte, estas projecções 5 são formadas como se fosse um telhado, em que a superfície de telhado voltada para baixo é formada de um modo menos inclinado do qua a superfície superior do telhado. Como resultado, a superfície inferior de telhado pode deslizar facilmente para o rolo 2 enquanto que a superfície superior de telhado desliza menos facilmente sobre o rolo 2 e proporciona assim a tampa 3 com uma fixação segura.
As projecções estão ainda dispostas muito próximas umas das outras, pelo que a tampa, como um todo, permanece muito firmemente no recipiente.
Começando na flange periférica 4, um ressalto 6 que se estende pelo menos aproximadamente verticalmente é unido para o interior por uma parte de superfície 7 de tampa que é recuada obliquamente para dentro. No entanto, esta parte de superfície 7 de tampa pode também alargar para fora, tal como está ilustrado nas figuras 7, 8, 9, 10 e 11. Aqui, a parte de superfície de tampa que alarga para fora está identificada pelo número 71. Uma superfície 8 de tampa é proporcionado na parte central da tampa que, na forma de realização exemplificativa ilustrada, está disposta de um modo circular em torno de uma 5 parte central 9 da tampa que está disposta de uma forma elevada em relação à superfície 7 ou 71 da tampa e à parte de superfície de tampa, e tem a forma de uma taça. A superfície 8 da tampa é feita de um modo substancialmente plano. Dispostas regularmente em torno da circunferência na parte de superfície 7 ou 71 de tampa existem depressões 10 que reforçam, não só a superfície 8 da tampa, mas também toda a tampa 3. As depressões 10 têm, neste caso, uma maior profundidade na direcção do centro da tampa do que na direcção da flange periférica 4. Para além disso, a largura das depressões 10 é maior na sua extremidade interior do que na sua extremidade exterior.
As depressões 10 estão directamente contíguas à superfície de tampa 8, mas também podem estar a uma certa distância.
Entre depressões adjacentes 10 podem também ser proporcionadas elevações 11 que, nos exemplos ilustrados, têm uma secção transversal oval e têm uma forma arredondada. Estas elevações garantem ainda um reforço da tampa 3.
Na parte central da tampa 9 são proporcionada duas linhas cruzadas de intersecção 12 que produzem um enfraquecimento no material de tampa. Nesta abertura definida por estas duas linhas de intersecção 12 pode ser introduzida uma palhinha no recipiente 1 fechado pela tampa 3.
As paredes do recipiente 1 estão inclinadas, pelo menos ligeiramente para fora, na direcção do rolo 2.
Em contraste, o ressalto 6 é feito de um modo vertical para que seja comprimido, pelo menos pelo seu rebordo inferior contras as paredes do recipiente 1 e garanta, assim, a vedação. O líquido contido no recipiente não pode chegar assim ao rolo 2 e à flange periférica 4. Como resultado, o recipiente 1 é fechado pelo menos de um modo estanque em relação a salpicos. 6
Neste caso, também é concebível que o ressalto 6 se estenda aproximadamente paralelamente às paredes, criando assim uma vedação. A tampa 3 pode ter inscrições que podem ser principalmente gravadas, por exemplo, na zona de superfície 8 da tampa. 0 filme plástico a partir do qual a tampa 3 é produzida pode ser feito num material com uma camada única ou com múltiplas camadas. É concebível a utilização de PS, PE, PP, PET ou materiais biológicos tais como PLA, por exemplo. São concebíveis outros materiais. A tampa pode ser revestida no seu lado interior e no seu lado exterior. Concebível como revestimento é, por exemplo, uma metalização ou um agente antiaderente ou de libertação.
Também é concebível que quando se utilizam materiais biodegradáveis, e assim muitas vezes solúveis em água, o lado interior do material de tampa esteja protegido por uma fina camada de PE ou outro material plástico. A tampa 3 pode ser configurada por meio de qualquer processo de moldagem termoplástica.
Devido à estrutura descrita da tampa 3, esta última engata no rolo 2 de uma forma perceptível acusticamente, e tem uma excelente estabilidade.
Além disso, como resultado da estabilidade e da existência de um flanco de vedação, garante-se uma excelente vedação em relação a salpicos. 0 rolo 2 é protegido do liquido, mas forma, em combinação com a flange periférica 4, um outro vedante.
Devido à elevada estabilidade, é possível reduzir consideravelmente a espessura do material tampa 3, tendo como resultado uma poupança em material e em custos.
Lisboa, 12 de Dezembro de 2012. 7

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Tampa (3) para fechar um recipiente (1) que tem uma parte mais grossa circunferencial (2) em torno do seu rebordo superior, em que a tampa (3) é termomoldada a partir de filme plástico ou é produzida por moldagem por injecção e tem uma flange periférica (4) voltada substancialmente para baixo engatando por cima da parte mais grossa (2) do recipiente (1), em que a flange periférica (4) é feita de um modo inclinado pelo menos ligeiramente para fora e é proporcionada com uma multiplicidade de projecções voltadas para dentro (5) que podem engatar por baixo da parte mais grossa (2) do recipiente (1), em que as projecções (5) são feitas como um telhado quando visto em corte, em que a superfície mais baixa das duas superfícies de telhado está disposta de uma forma mais rasa do que a superfície superior do telhado, caracterizada por ser proporcionada uma pluralidade de depressões (10) na tampa (3) e a profundidade das depressões (10) diminuir na direcção da flange periférica (4).
  2. 2. Tampa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as projecções (5) estarem dispostas a uma pequena distância uma da outra.
  3. 3. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a superfície da tampa delimitada pela flange periférica (4) ser recuada ou alargada pelo menos ligeiramente em relação ao recipiente (1) pelo menos numa parte da extensão da dita superfície de tampa. 1
  4. 4. Tampa de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por a parte de superficie de tampa (7, 71) que é recuada ou alargada em relação ao recipiente (1) ser formada de uma forma anelar.
  5. 5. Tampa de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a parte central (9) da tampa localizada dentro da parte anelar de superficie da tampa (7, 71) ter a forma de uma taça.
  6. 6. Tampa de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a parte central em forma de taça (9) da tampa estar configurada para o exterior (7).
  7. 7. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a outra superficie de tampa (8), que tem uma forma plana e anelar, ser proporcionada entre a parte central em forma de taça (9) da tampa e a parte anelar (7, 71) da superficie da tampa.
  8. 8. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por uma pluralidade de elevações (11) ser proporcionada na tampa (3).
  9. 9. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as depressões e elevações serem proporcionadas na parte anelar (7, 71) da superficie da tampa. 2
  10. 10. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as depressões (10) estarem dispostas de uma forma contígua à superfície plana (8) da tampa.
  11. 11. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as depressões (10) terem uma maior largura para a superfície plana (8) da tampa do que para a flange periférica (4).
  12. 12. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 11, caracterizada por serem proporcionadas depressões (10) e elevações (11) formadas de modo diferente que estão dispostas, em cada caso, alternadamente.
  13. 13. Tampa de acordo com as reivindicações 5 ou 6, caracterizada por ser proporcionado um ponto de ruptura pré-determinado ou abertura no interior da base da parte central em forma de taça (9) da tampa.
  14. 14. Tampa de acordo com a reivindicação 13, caracterizada por o ponto de ruptura pré-determinado e/ou abertura ser formado por duas linhas de intersecção (12) dispostas na forma de uma cruz.
  15. 15. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por diferentes elementos de informação estarem gravadas na tampa (3). 3
  16. 16. Tampa de acordo com a reivindicação 15, caracterizada por os elementos de informação estarem dispostos na superfície plana (8) da tampa.
  17. 17. Tampa de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por ser proporcionado um bordo interior vedante ou flanco de vedação (6) que pode assentar hermeticamente contra o lado interior do recipiente (1). Lisboa, 11 de Dezembro de 2012. 4
PT08775158T 2008-01-17 2008-07-16 Tampa para fechar um recipiente PT2231485E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200859657 2008-01-17
DE200820006002 DE202008006002U1 (de) 2008-01-17 2008-04-30 Deckel zum Verschliessen eines Behälters

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2231485E true PT2231485E (pt) 2012-12-26

Family

ID=47505397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08775158T PT2231485E (pt) 2008-01-17 2008-07-16 Tampa para fechar um recipiente

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT2231485E (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2394707T3 (es) Tapa para cerrar un recipiente
ES2896754T3 (es) Artículo de envasado
ES2641523T3 (es) Tapón de botella
WO2010054226A3 (en) Flexible, stackable container and method and system for manufacturing same
US20090166361A1 (en) Two-part, flip top, snap cap for vials
ES2618977T3 (es) Cierre inviolable
JP6614940B2 (ja) 二重容器
WO2014128322A1 (es) Tapones de material plástico
ES2775003T3 (es) Envasado rígido con elemento tensor
JP4929320B2 (ja) 包装用容器
PT2231485E (pt) Tampa para fechar um recipiente
ES2256278T3 (es) Dispositivo de apertura para recipientes de envasado.
RU2018119299A (ru) Повторно герметизируемая тара, содержащая вкладыш
ITMI20090229U1 (it) Coperchio-tappo per bottiglia
ES2678769T3 (es) Recipiente con paredes cerradas
ES2680218T3 (es) Contenedor, particularmente adecuado para contener líquidos de base acuosa y similares
JP4390101B2 (ja) 蓋体付きキャップ等
JP5789447B2 (ja) 包装容器用蓋体
ES2660586T3 (es) Recipiente con borde de sellado y paquete
CN215324531U (zh) 包装组件
RU70234U1 (ru) Устройство для закупоривания сосудов (варианты)
ES2566793T3 (es) Cierre de recipiente con sello de seguridad anti apertura
JP3187058U (ja) 包装用容器
RU2350532C2 (ru) Устройство для закупоривания сосудов и способ его применения (варианты)
ITTO20060070A1 (it) Confezione per bevande