PT2220343E - Aparelho d e armazenamento de energia e método para armazenar energia - Google Patents

Aparelho d e armazenamento de energia e método para armazenar energia Download PDF

Info

Publication number
PT2220343E
PT2220343E PT88064811T PT08806481T PT2220343E PT 2220343 E PT2220343 E PT 2220343E PT 88064811 T PT88064811 T PT 88064811T PT 08806481 T PT08806481 T PT 08806481T PT 2220343 E PT2220343 E PT 2220343E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
gas
heat storage
energy
expansion
storage means
Prior art date
Application number
PT88064811T
Other languages
English (en)
Inventor
James Macnaghten
Jonathan Sebastian Howes
Original Assignee
Isentropic Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0719259A external-priority patent/GB0719259D0/en
Priority claimed from GB0816368A external-priority patent/GB0816368D0/en
Application filed by Isentropic Ltd filed Critical Isentropic Ltd
Publication of PT2220343E publication Critical patent/PT2220343E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01KSTEAM ENGINE PLANTS; STEAM ACCUMULATORS; ENGINE PLANTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; ENGINES USING SPECIAL WORKING FLUIDS OR CYCLES
    • F01K3/00Plants characterised by the use of steam or heat accumulators, or intermediate steam heaters, therein
    • F01K3/06Plants characterised by the use of steam or heat accumulators, or intermediate steam heaters, therein the engine being of extraction or non-condensing type
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01KSTEAM ENGINE PLANTS; STEAM ACCUMULATORS; ENGINE PLANTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; ENGINES USING SPECIAL WORKING FLUIDS OR CYCLES
    • F01K3/00Plants characterised by the use of steam or heat accumulators, or intermediate steam heaters, therein
    • F01K3/12Plants characterised by the use of steam or heat accumulators, or intermediate steam heaters, therein having two or more accumulators

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Engine Equipment That Uses Special Cycles (AREA)
  • Compressors, Vaccum Pumps And Other Relevant Systems (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
«APARELHO DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA E MÉTODO PARA ARMAZENAR ENERGIA» [0001] A presente invenção diz respeito a um dispositivo para armazenamento de energia.
[0002] As técnicas actuais de armazenamento de energia sao dispendiosas ou apresentam reduzidas eficiências de carga/descarga ou têm consequências ambientais indesejadas devido ao tipo de agentes químicos envolvidos ou tipo de afectação dos solos.
[0003] As técnicas de armazenamento actualmente disponíveis que nao usam agentes químicos são: armazenamento hidrobombeado; armazenamento por volante de inércia; e armazenamento de ar comprimido (CAES). Estas técnicas têm algumas vantagens e desvantagens: [0004] Hidrobombeado - requer uma certa preparação geológica e tem uma capacidade de armazenamento limitada. Para aumentar o armazenamento é necessária uma grande área de solo por unidade de energia guardada.
[0005] Volante - boa eficiência de carga/descarga, mas armazenamento de energia limitado por unidade de massa e dispendioso.
[0006] Armazenamento de ar comprimido - o principal inconveniente do CAES é a sua dependência de estruturas geológicas: a ausência de cavernas subterrâneas adequadas limita substancialmente a usabilidade deste método de armazenamento. Contudo, para os locais onde tal é adequado, pode fornecer uma opção viável para armazenamento de grandes quantidades de energia por longos períodos. Armazenar ar comprimido em recipientes pressurizados artificiais é problemático já que são habitualmente necessárias grandes 1 espessuras de parede. Isto significa que não há economias de escala que usem recipientes pressurizados fabricados. Adicionalmente, a eficiência de carga/descarga não é elevada.
[0007] A publicação WO 2008/148962 divulga outra técnica de armazenamento de energia que usa dois meios de armazenamento de calor colocados num ciclo para produzir uma reserva de calor e de frio. Assim, existe a necessidade de fornecer uma forma melhorada de armazenamento de energia que ultrapassa ou pelo menos alivia alguns dos problemas associados à arte anterior. Em particular, existe a necessidade de fornecer uma alternativa económica, eficiente, relativamente compacta e ambientalmente inerte, às técnicas actuais.
Armazenamento de energia usando armazenamento quente e frio combinado [0008] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é fornecido um aparelho para armazenar energia como descrito na reivindicação 1 abaixo.
[0009] Deste modo, é fornecido um aparelho de armazenamento de energia no qual o primeiro e o segundo meios de armazenamento de calor são colocados dentro de um ciclo de bomba de calor para produzir uma reserva de calor e de frio respectivamente durante o carregamento. A energia é então recuperável num modo de descarga fazendo passar o gás através do segundo meio arrefecido de armazenamento de calor, comprimindo gás arrefecido pelo segundo meio de armazenamento de calor, aquecendo o gás comprimido arrefecido por exposição do gás ao primeiro meio de armazenamento de calor aquecido, e permitindo que o gás aquecido se expanda ao efectuar trabalho no gerador.
[0010] O gás pode ser ar da atmosfera envolvente. Vantajosamente, o uso de ar atmosférico como fluido de trabalho significa que não há necessidade de usar fluidos refrigerantes potencialmente poluentes. Em alternativa, o gás pode ser nitrogénio ou um gás nobre (e.g. 2 árgon ou hélio).
[0011] A pressão base do sistema (e.g. a pressão no segundo meio de armazenamento de calor) pode variar de sub-atmosférica a supra-atmosférica. Se a pressão base do sistema se elevar acima da pressão atmosférica, então a pressão de pico será aumentada para um intervalo de temperaturas definido e os meios de pistão de expansão e compressão serão mais compactos. Há um compromisso na medida em que os recipientes de armazenamento se tornam mais dispendiosos para poderem aguentar pressões mais elevadas. Inversamente, se a pressão do sistema é sub-atmosférica, então as pressões de pico serão menores e os recipientes de armazenamento tornar-se-ão menos dispendiosos com o aumento de tamanho dos meios de pistão de compressão e expansão.
[0012] A compressão pode ser substancialmente isentrópica ou adiabática. A transferência de calor do gás para o primeiro meio de armazenamento de calor pode ser substancialmente isobárica. A expansão pode ser substancialmente isentrópica ou adiabática. A transferência de calor do segundo meio de armazenamento de calor pode ser substancialmente isobárica. Na realidade, não é possível obter processos isentrópicos perfeitos, uma vez que irá ocorrer irreversibilidade no processo e transferência de calor durante o processo. Assim, deve ser referido que quando um processo é designado de isentrópico, deve ser entendido como sendo quase ou substancialmente isentrópico.
[0013] Vantajosamente, o uso de um expansor/compressor alternativo de pistão pode oferecer uma eficiência significativamente melhor do que os expansores/compressores aerodinâmicos rotativos convencionais.
[0014] Pelo menos um dos primeiros e segundos meios de armazenamento de calor podem compreender uma câmara para receber gás, e material particulado (e.g. um leito de material particulado) alojado na câmara. O material particulado pode compreender partículas sólidas 3 e/ou fibras empacotadas (e.g. aleatoriamente) para formar uma estrutura permeável ao gás. As partículas sólidas e/ou fibras podem ter uma reduzida inércia térmica. Por exemplo, as partículas sólidas e/ou fibras podem ser metálicas. Noutra modalidade, as partículas sólidas e/ou fibras podem compreender um mineral ou cerâmica. Por exemplo, as partículas sólidas podem compreender gravilha.
[0015] 0 aparelho pode ainda compreender meios de gerador para recuperar energia guardada no primeiro e segundo meio de armazenamento de calor. 0 gerador pode ser acoplado a um ou ambos os meios de pistão de compressão e meios de pistão de expansão. Um ou ambos os meios de pistão de compressão e meios de pistão de expansão podem ser configuráveis para operar em reverso durante a descarga (e.g. ao descarregar, os meios de pistão de expansão podem ser configuráveis para comprimir gás arrefecido e os meios de pistão de compressão podem ser configuráveis para permitir a expansão de gás aquecido) .
[0016] É ainda fornecido um método como descrito na reivindicação 17 abaixo.
Aparelho de armazenamento intermediário de energia [0017] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é fornecido um aparelho para transmitir energia mecânica de um dispositivo de entrada para um dispositivo de saída como apresentado na reivindicação 12 abaixo.
[0018] Deste modo, é fornecido um sistema de transmissão termodinâmica no qual a energia pode ser guardada num "armazenamento intermédio" num primeiro modo de funcionamento, quando a saída de energia do sistema é inferior à energia fornecida e é automaticamente recuperada num segundo modo de funcionamento quando a energia necessária proveniente do sistema se eleva acima da energia fornecida. A comutação entre o primeiro e o segundo modos de 4 funcionamento pode ocorrer automaticamente. Por exemplo, o aparelho pode ser configurado para reagir automaticamente a um desequilíbrio nas energias de entrada e saída. Quando a energias fornecida e a energia usada estão equilibradas, o sistema automaticamente contorna o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor.
[0019] 0 gás pode ser ar da atmosfera envolvente.
[0020] A compressão fornecida pelo primeiro e segundo pistão de compressão pode ser substancialmente isentrópica ou adiabática. A transferência de calor do gás para o primeiro meio de armazenamento de calor pode ser substancialmente isobárica. A expansão fornecida pelo primeiro e segundo meios de pistão de expansão pode ser substancialmente isentrópica ou adiabática. A transferência de calor do segundo meio de armazenamento de calor para o gás pode ser substancialmente isobárica.
[0021] Pelo menos um dos primeiros e segundos meios de armazenamento de calor podem compreender uma câmara para receber gás, e material particulado (e.g. um leito de material particulado) alojado na câmara. 0 material particulado pode compreender partículas sólidas e/ou fibras empacotadas (e.g. aleatoriamente) para formar uma estrutura permeável ao gás. As partículas sólidas e/ou fibras podem ter uma reduzida inércia térmica. Por exemplo, as partículas sólidas e/ou fibras podem ser metálicas. Noutra modalidade, as partículas sólidas e/ou fibras podem compreender um mineral ou cerâmica. Por exemplo, as partículas sólidas podem compreender gravilha.
[0022] Serão agora descritas modalidades da presente invenção, apenas a título de exemplo, fazendo referência aos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 é uma ilustração esquemática do aparelho de armazenamento de energia de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção; 5 A Figura 2 mostra um diagrama P-v que modela um ciclo tipico do aparelho da Figura 1 durante a descarga; a Figura 3 mostra um diagrama P-V que modela um ciclo tipico do aparelho da Figura 1 durante carga; e A Figura 4 é uma ilustração esquemática do aparelho de transmissão que incorpora um aparelho de armazenamento de energia de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção.
[0023] A Figura 1 mostra um arranjo no qual os meios de armazenamento térmico são inseridos num ciclo de bomba de calor/motor térmico. 0 ciclo usado tem duas etapas diferentes que podem ser efectuadas em dispositivos separados ou combinadas num único dispositivo.
Armazenamento quente e frio combinado (Figura 1) [0024] A Figura 1 mostra um dispositivo para o ciclo combinado que emprega compressão substancialmente isentrópica, usando um compressor, neste caso um dispositivo reciprocante, que eleva a temperatura e pressão do fluido de trabalho (e.g. ar) . 0 fluido de trabalho então passa por um meio de armazenamento térmico particulado (potencialmente gravilha ou grânulos metálicos) onde é arrefecido. Este é então expandido para arrefecer e baixar a pressão, antes de passar através de outra reserva de partículas, em que é aquecido de volta à temperatura ambiente e depois de volta ao passo um.
[0025] Para descarregar, o fluido de trabalho passa através do segundo armazenamento de calor para 2, é comprimido para 3, aquece via o primeiro armazenamento de calor para 4, expande de volta a 1.
[0026] Este dispositivo tem automaticamente a vantagem de evitar a necessidade de qualquer compressão ou expansão isotérmica. Isto significa que podem ser evitadas perdas inevitáveis associadas à carga/descarga dos dispositivos apenas quente ou apenas frio. Isto é 6 inerentemente mais eficiente.
Análise do ciclo
Ciclo/energia mecânica: (em carga)
Compressão isentrópica : [0027] = PxV^ (V,1-* -Vi1'*)
Arrefecimento de 2 para 3: e«-2 = P\Viy (V,1*7 -Vi1'7) Τ=Ύ~ Ε2-·3 = P2 (v3 -V2)
Em que: v, = Vj (p2/pl) -1/7 v3 = v2 (T3/T2) 1/u-7) T2 = Tx (V2/Vx) l'7 T3 aprox. = ip
Expandir de 3 para 4: 7 ε3^ = p2v3T (νΛ1 -Vj1"1) 1-7 em que v4 = v3T (p4/p3) '1/γ
Aquecer de 4 a 1: E4-i = Pi(Vx-V4)
Massa de fluidos envolvidos por ciclo: M= pV/RT (equação de estado)
Energia térmica guardada:
Et(2-»3) = M.Cp (T2 —T3)
Et(i-^) = M.Cp (Ti — T4)
Razão de armazenamento mecânico para térmico; = Ew2 + E2-*3 + E3^4 + E4„i
Et(2-.3) + ET(1<4) [0028] Como este ciclo é teoricamente reversível, devem ser alcançáveis eficiências elevadas.
Usos do conceito [0029] Na Figura 4, o aparelho é representado a ligar duas máquinas termodinâmicas com uma reserva de energia, de forma que a acção da entrada de energia é completamente independente da acção da saída. 8
Isto transforma o dispositivo numa forma de transmissão termodinâmica com a capacidade de armazenar uma quantidade significativa de energia.
[0030] Na modalidade ilustrada, toda a tubagem deve ser altamente isolada com a excepção dos tubos Ta que devem estar expostos para manter o ponto de referência.
[0031] Esta preparação contorna automaticamente a massa de armazenamento se a energia fornecida equivaler à energia removida, qualquer desequilíbrio produz transferência de energia contínua e automática de e para o armazenamento intermediário.
[0032] 0 princípio chave é que a adiçao ou remoção de energia é unicamente função das taxas relativas de fluxo de gás pelos dispositivos de entrada e saída. Se estes forem iguais, então não entra nem sai qualquer energia da reserva, se o fluxo de entrada for superior, então a energia é guardada, se o fluxo de saída for superior, a energia deixa a reserva.
[0033] Para evitar uma subida geral na entropia do sistema é necessário arrefecer pelo menos um fluxo ambiente. Isto pode ser conseguido abrindo a extremidade Ta (ambiente) do segundo armazenamento de calor à atmosfera de forma que o lado frio está então à pressão ambiente. Se todo o dispositivo é trabalhado a uma pressão elevada pode ser tornado mais compacto, isto pode ter aplicação no transporte de veículos híbridos e similares.
[0034] Para armazenamento em bloco de energia será desejável proceder ao armazenamento à pressão ambiente, o que pode ser conseguido passando os fluxos pressurizados da maquinaria pelos permutadores de calor nas extremidades das massas de armazenamento e ventilando ar à pressão ambiente através das reservas via estes permutadores de calor. 9 [0035] Quando é usado um permutador de calor e reserva não pressurizada, é provável que haja uma queda da temperatura associada a cada fase da transferência. Por exemplo, o ar pode deixar o compressor quente a 500 °C. Este ar será corrido pelo permutador de calor e pode entrar na reserva quente não pressurizada a cerca de 450 °C. Quando o sistema é revertido, a temperatura do ar apenas será aquecida para aproximadamente 400 °C.
Nesta situação, pode ser benéfico suplementar o calor na reserva não pressurizada com alguma fonte de calor externa, como electricidade ou gás.
[0036] Como este calor é adicionado a uma temperatura elevada, há um beneficio significativo em termos de aumento da densidade de energia da reserva e da energia recuperável aquando da descarga. Por exemplo, no exemplo apresentado a reserva pode ser aquecida até 550 °C e o fluxo de retorno de ar durante o ciclo de descarga seria reaquecido para a sua temperatura original de 500 °C.
[0037] Adicionalmente, este aquecimento pode ser usado para manter a temperatura da reserva se for deixado sem descarga por longos periodos de tempo. Isto tem uma aplicação particular em UPS ou unidades de alimentação em espera.
[0038] 0 armazenamento pressurizado em bloco pode ser conseguido pela colocação dos volumes de armazenamento subterraneamente a profundidades significativas, por exemplo podem ser usadas minas antigas. A massa da terra acima pode então ser usada para equilibrar as pressões de gás elevadas dentro da reserva.
[0039] Ciclos adicionais em que pode ser inserido no ciclo de bomba de calor/motor térmico.
Descrição detalhada das Figuras Figura 1 10 [0040] A Figura 1 mostra um sistema de armazenamento de energia 10 compreendendo: um meio compressor/expansor 20, que inclui um compressor 21, um expansor 22, e um meio de entrada/saída de energia 40; um primeiro meio de armazenamento de calor 50, um segundo meio de armazenamento de calor 60, um meio de transferência de pressão elevada 70, 71 e um meio de transferência de pressão reduzida 80, 81. Neste diagrama, o compressor/expansor 20 é representado como uma unidade singular.
[0041] O compressor 21 compreende: meio de entrada de pressão reduzida 23; uma câmara de compressão 24; pistão de compressão 25; e meio de escape da pressão elevada 26. Neste exemplo, o meio compressor 21 é configurado para executar em reverso e operar como um meio expansor na fase de descarga do ciclo. Há duas outras vias alternativas de conseguir a expansão na fase de descarga: (1) comutar os fluxos quando o sistema é revertido de modo a que o compressor 21 seja usado apenas para comprimir gás e o expansor 22 para expandir gás, mas isto tem a desvantagem de dimensionamento incorrecto do cilindro; e (2) fornecer um compressor/expansor separado para a parte de descarga do ciclo com comutação adequada do fluxo.
[0042] O expansor 22 compreende: Um meio de entrada de pressão elevada 27; uma câmara de expansão 28; um pistão de expansão 29; e um meio de escape de pressão reduzida 30. Neste exemplo, o expansor 22 é configurado para executar em reverso e operar como um meio compressor na fase de descarga do ciclo. Há duas outras vias de conseguir a expansão na fase de descarga: (1) comutar os fluxos quando o sistema é revertido de modo a que o compressor 21 apenas seja usado para comprimir gás e o expansor 22 para expandir gás, mas com a desvantagem de dimensionamento incorrecto do cilindro; e (2) fornecer um compressor/expansor separado para a parte de descarga do ciclo com comutação adequada do fluxo.
[0043] O meio de entrada/saída de energia 40 compreende uma 11 ligação mecânica de uma fonte/demanda energética 41, um mecanismo motor para o compressor 42, e um mecanismo motor para o expansor 43. A fonte/demanda energética 41 é uma fonte de energia quando usada no modo de entrada de energia ou uma demanda energética quando usada no modo de saida de energia.
[0044] 0 primeiro meio de armazenamento de calor 50 compreende um primeiro recipiente de pressão hermético 51 adequado para a pressão elevada, uma entrada/saida de pressão elevada 52, uma primeira reserva térmica 53 e uma entrada/saida de pressão elevada 54.
[0045] 0 segundo meio de armazenamento de calor 60 compreende um segundo recipiente de pressão hermético 61 adequado para a pressão reduzida, uma entrada/saida de pressão reduzida 62, uma segunda reserva térmica 63 e uma entrada/saida de pressão reduzida 64.
[0046] Para carregar o sistema 10, um gás de pressão reduzida no meio de transferência de pressão reduzida 80 entra no compressor 21 pelo meio de entrada de pressão reduzida 23 e é deixado passar para dentro da câmara de compressão 24. Quando o gás tiver entrado na câmara de compressão 24, o meio de entrada de pressão reduzida 23 é selado e o pistão de compressão 25 é então accionado pelo mecanismo motor 42. Quando o gás contido na câmara de compressão 24 tiver sido comprimido pelo pistão de compressão 25 até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão elevada 70, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão elevada 70 abrindo o meio de escape de pressão elevada 26.
[0047] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão elevada 70 para o primeiro meio de armazenamento de calor 50. O gás entra no primeiro meio de armazenamento de calor 50 através do meio de entrada/saida de pressão elevada 52 e passa pela primeira reserva térmica 53, que é englobada dentro do primeiro recipiente de pressão hermético 51. Como o gás passa através da primeira reserva térmica 53 transfere energia térmica para a primeira reserva 12 térmica 53 e sai do primeiro meio de armazenamento de calor 50 através do meio de entrada/saída de pressão elevada 54. O gás agora passa através do meio de transferência de pressão elevada 71 e entra no expansor 22 através do meio de entrada de pressão elevada 27 .
[0048] O gás de pressão elevada que entra no expansor 22 por via do meio de entrada de pressão elevada 27 é deixado passar para dentro da câmara de expansão 28. Quando o gás tiver entrado na câmara de expansão 28, o meio de entrada de pressão elevada 27 é selado e o pistão de expansão 29 é então accionado pelo mecanismo motor 43. Quando o gás contido na câmara de expansão 28 tiver sido expandido pelo pistão de expansão 29 até aproximadamente ao nivel no meio de transferência de pressão reduzida 81, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão reduzida 81 através da abertura do meio de escape de pressão reduzida 30.
[0049] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão reduzida 81 para o segundo meio de armazenamento de calor 60. O gás entra no segundo meio de armazenamento de calor 60 através do meio de entrada/saida de pressão reduzida 62 e passa através da segunda reserva térmica 63, que está dentro do segundo recipiente de pressão hermético 61. Como o gás passa através da segunda reserva térmica 63 transfere energia térmica para a segunda reserva térmica 63 e sai do segundo meio de armazenamento de calor 60 através do meio de entrada/saída de pressão reduzida 64. O gás passa agora pelo meio de transferência de pressão reduzida 80 e está disponível para entrar no compressor 21 através do meio de entrada de pressão reduzida 23.
[0050] Este processo pode ser realizado até ao primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50, 60 serem plenamente carregados, após o que não é possível armazenar mais energia no sistema. Para descarregar o sistema, o processo é revertido e o compressor 21 opera como um expansor e o expansor 22 opera como um compressor. Os 13 fluxos que atravessam o sistema são revertidos e uma vez descarregado o sistema, as temperaturas por todo o sistema serão aproximadamente devolvidas às temperaturas iniciais.
[0051] Se o gás for ar e a pressão reduzida for definida como pressão atmosférica, então é provável que haja uma ventilação 90 ou 91 localizada dentro do meio de transferência de pressão reduzida 80. A ventilação 90 permite que o ar ambiente entre e saia do sistema conforme necessário e evita um aumento da entropia do sistema. Se o gás não for ar e/ou a pressão reduzida não for pressão atmosférica, então a ventilação 91 conduzirá a um reservatório do gás 92 que pode ser mantido a uma temperatura estável por meio de um permutador de calor 93. Se não for usado qualquer permutador de calor e/ou o gás não for ventilado para a atmosfera, então haverá um aumento contínuo da entropia (e assim temperatura) do sistema.
Figura 2 Descarga do Sistema na Figura 1 [0052] A Figura 2 mostra um diagrama P-V (pressão versus volume) idealizado para reserva de energia 10 na fase de descarga. A porção recta 180' representa o arrefecimento isobárico do fluxo de gás a partir de, neste exemplo, temperatura e pressão ambiente, à medida que passa através do segundo meio de armazenamento de calor 60; a curva 170' no lado esquerdo do diagrama representa uma compressão isentrópica no expansor 22; a porção recta 160' representa o aquecimento isobárico do fluxo, à medida que este passa através do primeiro meio de armazenamento de calor 50; e a curva 150' no lado direito do diagrama representa uma expansão isentrópica do gás no compressor 21. O trabalho recuperável é igual à área sombreada dentro das linhas. Naturalmente, é provável que o diagrama P-V real exiba algumas diferenças em relação ao ciclo idealizado devido a processos irreversíveis que ocorrem no ciclo real. Adicionalmente, como foi previamente mencionado, a parte de pressão reduzida do ciclo pode estar acima ou abaixo da pressão atmosférica, o gás não tem de ser ar e a temperatura reduzida (Tl) pode também ser definida 14 acima ou abaixo da temperatura ambiente.
Figura 3 Sistema de carga na Figura 1 [0053] A Figura 3 mostra um diagrama P-V (pressão versus volume) idealizado para a reserva de energia 10 na fase de carga. A curva 150 no lado direito do diagrama representa uma compressão isentrópica do fluxo de gás no compressor 21 a partir de, neste exemplo, temperatura e pressão ambiente; a porção recta 160 representa o arrefecimento isobárico do fluxo, quando este passa através do primeiro meio de armazenamento de calor 50; a curva 170 no lado direito do diagrama representa uma expansão isentrópica de volta à pressão atmosférica no expansor 22; e a porção recta 180 representa aquecimento isobárico do fluxo, quando este passa pelo segundo meio de armazenamento de calor 60 de volta ao expansor de temperatura ambiente. O trabalho realizado e, por conseguinte, o trabalho mecânico guardado é igual à área sombreada dentro das linhas. Naturalmente, é provável que o diagrama P-V real exiba algumas diferenças em relação ao ciclo idealizado devido a processos irreversíveis que ocorrem dentro do ciclo real. Adicionalmente, tal como foi previamente mencionado, a parte de pressão reduzida do ciclo pode estar acima ou abaixo da pressão atmosférica, o gás não tem de ser ar e a temperatura reduzida (Tl) pode ser definida acima ou abaixo da temperatura ambiente.
Figura 4 - Armazenamento de energia e transmissão [0054] A Figura 4 mostra um sistema de armazenamento de energia 10' que compreende: um primeiro meio compressor/expansor 20' que inclui um primeiro compressor 21' e um primeiro expansor 22'; um segundo meio compressor/expansor 120 que inclui um segundo expansor 121 e segundo compressor 122; um meio de entrada de energia 40; um meio de saída de energia 140; um primeiro meio de armazenamento de calor 50'; um segundo meio de armazenamento de calor 60'; um meio de transferência de pressão elevada 70', 71', 72 e73; e um 15 82 e 83. meio de transferência de pressão reduzida 80', 81 [0055] O primeiro compressor 21' compreende: um meio de entrada de pressão reduzida 23'; uma primeira câmara de compressão 24'; um primeiro pistão de compressão 25' ; e um meio de escape de pressão elevada 26'.
[0056] O primeiro expansor 22' compreende: um meio de entrada de pressão elevada 27'; uma primeira câmara de expansão 28'; um primeiro pistão de expansão 29'; e um meio de escape de pressão reduzida 30'.
[0057] 0 segundo expansor 121 compreende: um meio de saída de pressão reduzida 123; uma segunda câmara de expansão 124; um segundo pistão de expansão 125; e um meio de entrada de pressão elevada 126.
[0058] 0 segundo compressor 122 compreende: um meio de saída de pressão elevada 127; uma segunda câmara de compressão 128; um segundo pistão de compressão 129; e um meio de entrada de pressão reduzida 130.
[0059] 0 meio de entrada de energia 40' compreende: uma ligaçao mecânica a partir de uma fonte de energia 41'; um mecanismo motor 42' para o primeiro pistão de compressão 25'; e um mecanismo motor 43' para o primeiro pistão de expansão 29' .
[0060] 0 meio de saída de energia 140 compreende: uma ligaçao mecânica de uma demanda de energia 141; um mecanismo motor 142 para o segundo pistão de expansão 125; e um mecanismo motor 143 para o segundo pistão de compressão 129.
[0061] 0 primeiro meio de armazenamento de calor 50' compreende um primeiro recipiente de pressão hermético 51' adequado para a pressão elevada, um meio de entrada de pressão elevada 52' , 56, um meio 16 de saída de pressão elevada 54' e 55, uma câmara de distribuição de calor 57, uma primeira câmara de distribuição ambiente 58 e uma primeira reserva térmica 53'.
[0062] 0 segundo meio de armazenamento de calor 60' compreende um segundo recipiente de pressão hermético 61' adequado para a pressão reduzida, um meio de entrada de pressão reduzida 62', 66, um meio de saída de pressão reduzida 64' e 65, uma câmara de distribuição fria 67, uma segunda câmara de distribuição ambiente 68 e uma segunda reserva térmica 63' .
[0063] Assumindo que há energia suficiente guardada no primeiro e no segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60', então há apenas cinco modos de funcionamento possíveis: 1. Apenas carregamento. Se não está a ser extraída energia pelo meio de saída de energia 140 e a energia está a ser adicionada pelo meio de entrada de energia 40' , então o fluxo irá carregar o primeiro e o segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' . 2. Parte Carga e Parte Fluxo Directo. Se estiver a ser extraída menos energia pelo meio de saída de energia 140 do que a que está a ser fornecida pelo meio de entrada de energia 40' então o fluxo irá dividir com fluxo suficiente destinado a fornecer os requisitos de produção de energia do meio compressor/expansor 120 e o fluxo remanescente irá carregar o primeiro e o segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60'. Isto pode ser analisado como combinação de (1) e (3) . 3. Fluxo Directo. Se a mesma energia estiver a ser extraída pelo meio de saída de energia 140 como é fornecida pelo meio de entrada de energia 40' então quase todo o fluxo irá desviar-se do primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' e passar directamente do compressor 21' para o expansor 121 e 17 também do expansor 22' para o compressor 122. 4. Parte Fluxo Directo e Parte Descarga. Se estiver a ser extraída mais energia pelo meio de saída de energia 140 do que a que está a ser fornecida pelo meio de saída de energia 40', então o fluxo do meio compres sor/expansor 20' irá passar directamente pelo sistema como no caso (3) e haverá um fluxo adicional que será extraído do primeiro e segundo meio de armazenamento de calor 50' e 60'. Este fluxo adicional deve combinar-se ao fluxo directo para igualar a produção de energia necessária. Isto pode ser analisado como uma combinação de (3) e (5) . 5. Descarga apenas. Se não estiver a ser fornecida energia pelo meio de entrada de energia 40' então toda energia para accionar o meio compressor/expansor 120 deve ser extraída do primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' .
Se o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' estiverem vazios então as únicas opções disponíveis são (1) a (3) até ser adicionada alguma carga ao sistema.
Modo (1) - Apenas carga [0064] Neste cenário, a entrada de energia está a ser usada puramente para carregar o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60'.É idêntico à situação de carga do dispositivo representada na Figura 1. Nesta configuração, a energia está a ser apenas introduzida e não há, assim, necessidade de considerar qualquer fluxo pelo segundo compressor 121 e do segundo expansor 122.
[0065] Em uso, um gás de pressão reduzida no meio de transferência de pressão reduzida 80' entra no primeiro compressor 21' através do meio de entrada de pressão reduzida 23' e é deixado passar para dentro da primeira câmara de compressão 24' . Quando o gás tiver entrado na primeira câmara de compressão 24', o meio de entrada de 18 pressão reduzida 23' é selado e primeiro pistão de compressão 25' é então accionado pelo mecanismo motor 42' . Quando o gás contido na câmara de compressão 24' tiver sido comprimido pelo pistão de compressão 25' até aproximadamente ao nivel no meio de transferência de pressão elevada 70', o gás é transferido para o meio de transferência de pressão elevada 70' abrindo o meio de escape de pressão elevada 26' .
[0066] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão elevada 70' para a câmara de distribuição quente 57. O gás entra na câmara de distribuição quente 57 através do meio de entrada de pressão elevada 52'. O gás sai da câmara de distribuição quente 57 e passa através da primeira reserva térmica 53' , que está incluída dentro do primeiro recipiente de pressão hermético 51'. À medida que o gás passa através da primeira reserva térmica 53' transfere energia térmica para a primeira reserva térmica 53' e entra na primeira câmara de distribuição ambiente 58. Sai então da primeira câmara de distribuição ambiente 58 através do meio de saída de pressão elevada 54' . O gás passa então pelo meio de transferência de pressão elevada 71' e entra no primeiro expansor 22' através do meio de entrada de pressão elevada 27' .
[0067] 0 gás de pressão elevada que entra no primeiro expansor 22' por via do meio de entrada de pressão elevada 27' é deixado passar para dentro da primeira câmara de expansão 28' . Quando o gás tiver entrado na primeira câmara de expansão 28' , o meio de entrada de pressão elevada 27' é selado e o primeiro pistão de expansão 29 ' é então accionado pelo mecanismo motor 43'. Quando o gás contido na primeira câmara de expansão 28' tiver sido expandido pelo primeiro pistão de expansão 29' até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão reduzida 81', o gás é transferido para o meio de transferência de pressão reduzida 81' abrindo o meio de escape de pressão reduzida 30' .
[0068] 0 gás é transferido pelo meio de transferência de pressão 19 reduzida 81' para o segundo meio de armazenamento de calor 60' . O gás entra na câmara de distribuição fria 67 através do meio de entrada de pressão reduzida 62' e passa através da segunda reserva térmica 63', que está incluida dentro do segundo recipiente de pressão hermético 61' . À medida que o gás passa através da segunda reserva térmica 63', recebe energia térmica da segunda reserva térmica 63' e então entra na segunda câmara de distribuição ambiente 68. O gás sai então da segunda câmara de distribuição ambiente 68 através do meio de saída de pressão reduzida 64'. O gás passa agora pelo meio de transferência de pressão reduzida 80' e está disponível para entrar no primeiro expansor 21' através do meio de entrada de pressão reduzida 23' .
[0069] Se o gás for ar e a pressão reduzida for definida como pressão atmosférica, então é provável que haja uma ventilação 90' ou 91' localizada dentro do meio de transferência de pressão reduzida 80' . A ventilação 90' permite que o ar ambiente entre e saia do sistema conforme necessário e evita um aumento da entropia do sistema. Se o gás não for ar e/ou a pressão reduzida não for pressão atmosférica, então a ventilação 91' conduzirá a um reservatório do gás 92' que pode ser mantido a uma temperatura estável por meio de um permutador de calor 93'. Se não for usado um permutador de calor e/ou o gás não for ventilado para a atmosfera, então haverá um aumento contínuo da entropia (e assim temperatura) do sistema.
Modo (3) - Fluxo Directo [0070] Neste cenário, a entrada de energia está a ser usada para conduzir directamente a saída de energia sem quaisquer fluxos significativos pelos primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' .
[0071] Em uso, um gás de pressão reduzida no meio de transferência de pressão reduzida 80' entra no primeiro compressor 21' através do meio de entrada de pressão reduzida 23' e é deixado passar para 20 dentro da primeira câmara de compressão 24' . Quando o gás tiver entrado na primeira câmara de compressão 24', o meio de entrada de pressão reduzida 23' é selado e primeiro pistão de compressão 25' é então accionado pelo mecanismo motor 42' . Quando o gás contido na câmara de compressão 24' tiver sido comprimido pelo pistão de compressão 25' até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão elevada 70', o gás é transferido para o meio de transferência de pressão elevada 70' abrindo o meio de escape de pressão elevada 26'.
[0072] 0 gás é transferido pelo meio de transferência de pressão elevada 70' para a câmara de distribuição quente 57. O gás entra na câmara de distribuição quente 57 através do meio de entrada de pressão elevada 52' . O gás sai da câmara de distribuição quente 57 e passa através da saída de pressão elevada 55 para dentro do meio de transferência de pressão elevada 72. O gás passa agora pelo meio de transferência de pressão elevada 72 e entra no segundo expansor 121 através do meio de entrada de pressão elevada 126.
[0073] 0 gás de pressão elevada que entra no segundo expansor 121 por via do meio de entrada de pressão elevada 126 é deixado passar para dentro da segunda câmara de expansão 124. Quando o gás tiver entrado na segunda câmara de expansão 124, o meio de entrada de pressão elevada 126 é selado e o segundo pistão de expansão 125 é então accionado pelo mecanismo motor 142. Quando o gás contido na segunda câmara de expansão 124 tiver sido expandido pelo segundo pistão de expansão 125 até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão reduzida 82, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão reduzida 82 através da abertura do meio de escape de pressão reduzida 123.
[0074] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão reduzida 82 para o segundo meio de armazenamento de calor 60' . O gás entra na segunda câmara de distribuição ambiente 68 através do meio de entrada de pressão reduzida 66 e sai imediatamente pela 21 saída de pressão reduzida 64' . 0 gás passa então pelo meio de transferência de pressão reduzida 80' e está disponível para entrar no primeiro compressor 21' através do meio de entrada de pressão reduzida 23' .
[0075] Adicionalmente, um gás frio de pressão reduzida no meio de transferência de pressão reduzida 83 entra no segundo compressor 122 através do meio de entrada de pressão reduzida 130 e é deixado passar para dentro da segunda câmara de compressão 128. Quando o gás tiver entrado na segunda câmara de compressão 128, o meio de entrada 130 é selado e o segundo pistão de compressão 25 é então accionado pelo mecanismo motor 143. Quando o gás contido na segunda câmara de compressão 128 tiver sido comprimido pelo segundo pistão de compressão 129 até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão elevada 73, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão elevada 73 através da abertura do meio de escape de pressão elevada 127. A temperatura do gás que entra no meio de escape de pressão elevada 73 deve ser aproximadamente ambiente.
[0076] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão elevada 73 para a primeira câmara de distribuição ambiente 58. O gás entra na primeira câmara de distribuição ambiente 58 através do meio de entrada de pressão elevada 56 e sai imediatamente pela saída de pressão elevada 54' . 0 gás passa então através do meio de transferência de pressão elevada 71' e está disponível para entrar no primeiro expansor 22' através do meio de entrada de pressão elevada 27' .
[0077] 0 gás de pressão elevada que entra no primeiro expansor 22' por via do meio de entrada de pressão elevada 27' é deixado passar para dentro da primeira câmara de expansão 28'. Quando o gás tiver entrado na primeira câmara de expansão 28', o meio de entrada de pressão elevada 27' é selado e o primeiro pistão de expansão 29' é então accionado pelo mecanismo motor 43' . Quando o gás contido na primeira 22 câmara de expansão 28' tiver sido expandido pelo primeiro pistão de expansão 29' até aproximadamente ao nivel no meio de transferência de pressão reduzida 81', o gás é transferido para o meio de transferência de pressão reduzida 81' abrindo o meio de escape de pressão reduzida 30'.
[0078] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão reduzida 81' para o segundo meio de armazenamento de calor 60' . O gás entra na câmara de distribuição fria 67 através do meio de entrada de pressão reduzida 62' e sai imediatamente pela saida de pressão reduzida 65. O gás passa agora pelo meio de transferência de pressão reduzida 83 e está disponível para entrar no segundo compressor 122 através do meio de entrada de pressão reduzida 130.
[0079] Se a entrada de energia for equivalente à saída de energia, então deve haver fluxos mínimos através do primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60' e há, com efeito, uma via de fluido directa entre o primeiro compressor 21' e o segundo expansor 121 e também entre o primeiro expansor 22' e o segundo compressor 122. É provável que quaisquer perdas nesta 'transmissão de fluidos' se materializem como calor residual e pode ser necessário arrefecer o meio de transferência de pressão elevada 71' com um permutador de calor 94, de modo a manter a temperatura base no nível correcto. Isto soma-se ao fornecido para o meio de transferência de pressão reduzida 80' coberto abaixo.
[0080] Se o gás for ar e a pressão reduzida for definida como pressão atmosférica, então é provável que haja uma ventilação 90' ou 91' localizada dentro do meio de transferência de pressão reduzida 80' . A ventilação 90' permite que o ar ambiente entre e saia do sistema conforme necessário e evita um aumento da entropia do sistema. Se o gás não for ar e/ou a pressão reduzida não for pressão atmosférica, então a ventilação 91' conduzirá a um reservatório do gás 92' que pode ser mantido a uma temperatura estável por meio de um permutador de calor 93'. Se não for usado um permutador de calor e/ou o gás não 23 for ventilado para a atmosfera, então haverá um aumento contínuo da entropia (e, por conseguinte, temperatura) do sistema.
Modo (5) - Apenas descarga [0081] Neste cenário, a energia é toda extraída do primeiro e segundo meios de armazenamento de calor 50' e 60'. É idêntico à situação de descarga do dispositivo da Figura 1. Contudo, nesta configuração, a energia está apenas a ser produzida e não há, assim, necessidade de considerar gualguer fluxo através do primeiro compressor 21' e do primeiro expansor 22'. Assumindo gue há energia armazenada suficiente para fornecer esta potência, então isto pode ser analisado do modo gue se segue.
[0082] Em uso, um gás de pressão elevada no meio de transferência de pressão elevada 72 entra no segundo expansor 121 pelo meio de entrada de pressão elevada 126 e é deixado passar para dentro da segunda câmara de expansão 124. Quando o gás tiver entrado na segunda câmara de expansão 124, o meio de entrada de pressão elevada 126 é selado e o segundo pistão de expansão 125 é então accionado pelo mecanismo motor 142. Quando o gás contido na segunda câmara de expansão 124 tiver sido expandido pelo pistão de expansão 125 até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão reduzida 82, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão reduzida 82 através da abertura do meio de escape de pressão elevada 123.
[0083] O gás é transferido pelo meio de transferência de pressão reduzida 82 para o segundo meio de armazenamento de calor 60' . O gás entra na segunda câmara de distribuição ambiente 68 através do meio de entrada de pressão elevada 66 e passa através da segunda reserva térmica 63', gue está incluída dentro do segundo recipiente de pressão hermético 61' . À medida que o gás passa pela segunda reserva térmica 63', transfere energia térmica para a segunda reserva térmica 63' e sai da câmara de distribuição fria 67 24 através do meio de saída de pressão reduzida 65. 0 gás passa agora pelo meio de transferência de pressão reduzida 83 e entra no segundo meio compressor 122 pelo meio de entrada de pressão reduzida 130.
[0084] O gás de pressão reduzida gue entra no segundo compressor 122 por via do meio de entrada de pressão reduzida 130 é deixado passar para dentro da segunda câmara de compressão 128. Quando o gás tiver entrado na segunda câmara de compressão 128, o meio de entrada de pressão reduzida 130 é selado e o segundo pistão de compressão 129 é então accionado pelo mecanismo motor 143. Quando o gás contido na segunda câmara de compressão 128 tiver sido comprimido pelo segundo pistão de compressão 129 até aproximadamente ao nível no meio de transferência de pressão elevada 73, o gás é transferido para o meio de transferência de pressão elevada 73 através da abertura do meio de escape de pressão elevada 127.
[0085] 0 gás é transferido pelo meio de transferência de pressão elevada 73 para o primeiro meio de armazenamento de calor 50' . O gás entra na primeira câmara de distribuição ambiente 58 pelo meio de entrada de pressão elevada 56 e passa através da primeira reserva térmica 53', que está incluída dentro do primeiro recipiente de pressão hermético 51' . À medida que o gás passa através da primeira reserva térmica 53', recebe energia térmica da primeira reserva térmica 53' e sai do meio de distribuição quente 57 através do meio de saída de pressão elevada 55. O gás passa então pelo meio de transferência de pressão elevada 72 e está disponível para entrar no segundo expansor 121 através do meio de entrada de pressão elevada 126.
[0086] Se o gás for ar e a pressão reduzida for definida como pressão atmosférica, então é provável que haja uma ventilação 90' ou 91' localizada dentro do meio de transferência de pressão reduzida 80' . A ventilação 90' permite que o ar ambiente entre e saia do sistema conforme necessário e evita um aumento da entropia do sistema. Se o gás não for ar e/ou a pressão reduzida não for pressão atmosférica, 25 então a ventilação 91' conduzirá a um reservatório do gás 92' que pode ser mantido a uma temperatura estável por meio de um permutador de calor 93'. Se não for usado um permutador de calor e/ou o gás não for ventilado para a atmosfera, então haverá um aumento continuo da entropia (e, por conseguinte, temperatura) do sistema.
Lisboa, 26

Claims (21)

  1. ΚΕIVINDICAÇOE S 1. Aparelho (10) para armazenar energia, compreendendo: uma câmara de compressão (24) para receber um gás; um pistão de compressão (21) para comprimir o gás contido na câmara de compressão (24); um primeiro meio de armazenamento de calor (50) para receber e armazenar energia térmica do gás comprimido pelo pistão de compressão (21); uma câmara de expansão (28) para receber o gás após exposição ao primeiro meio de armazenamento de calor (50); um meio de expansão de pistão (22) para expandir o gás recebido na câmara de expansão (28); e, um segundo meio de armazenamento de calor (60) para transferir energia térmica ao gás expandido pelo pistão de expansão (22) , em que o aparelho é configurado de modo a que o gás passe através de cada um dos meios de armazenamento de calor, primeiro e segundo, para transferência de energia térmica de ou para o gás.
  2. 2. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 1, em que o gás é ar atmosférico, nitrogénio ou um gás nobre.
  3. 3. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que 0 aparelho é configurado de modo a que o gás volte a entrar na câmara de compressão após passar pelo segundo meio de armazenamento de calor.
  4. 4. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que 0 aparelho tem uma pressão sistémica base supra-atmosférica.
  5. 5. Aparelho (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que pelo menos um dos meios de armazenamento de calor, primeiro ou segundo, compreende uma câmara para receber 1 gás e material particulado alojado na câmara.
  6. 6. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 5, em que o material particulado compreende partículas sólidas e/ou fibras empacotadas para formar uma estrutura permeável ao gás.
  7. 7. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 6, em que as partículas sólidas e/ou fibras são metálicas.
  8. 8. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 6, em que as partículas sólidas compreendem um mineral ou cerâmica.
  9. 9. Aparelho (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, compreendendo ainda um gerador para recuperar a energia guardada no primeiro e segundo meios de armazenamento de calor.
  10. 10. Aparelho (10) de acordo com a reivindicação 9, em que o gerador é acoplado a um ou a ambos os pistões de compressão ou de expansão.
  11. 11. Aparelho (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que um ou ambos os pistões de compressão ou de expansão são configuráveis para operar no sentido inverso durante a descarga.
  12. 12. Aparelho (10') para transmitir energia mecânica a partir de um dispositivo de entrada para um dispositivo de saída, compreendendo: uma secção de armazenamento de energia que compreende: uma primeira câmara de compressão (24') para receber um gás; um primeiro pistão de compressão (21') para comprimir o 2 gás contido na primeira câmara de compressão (24'); um primeiro meio de armazenamento de calor (50') para receber e armazenar energia térmica do gás comprimido pelo primeiro pistão de compressão (21'); uma primeira câmara de expansão (28') para receber o gás após exposição ao primeiro meio de armazenamento de calor (50' ) ; um primeiro pistão de expansão (22') para expandir o gás recebido na primeira câmara de expansão (28') ; e um segundo meio de armazenamento de calor (60') para transferir energia térmica ao gás expandido pelo primeiro pistão de expansão (22' ) ; em que o aparelho é configurado de modo a que o gás passe através de cada um dos meios de armazenamento de calor, primeiro e segundo, para transferência de energia térmica de ou para o gás, e uma secção de motor térmico que compreende: uma segunda câmara de compressão (128) em comunicação fluida com o segundo meio de armazenamento de calor (60') e um primeiro meio de armazenamento de calor (50'); um segundo pistão de compressão (122) para comprimir gás recebido na segunda câmara de compressão (128) para transferência para a primeira câmara de armazenamento de calor (50' ) ; uma segunda câmara de expansão (124) em comunicação fluida com o primeiro meio de armazenamento de calor (50') e com o segundo meio de armazenamento de calor (60'); e um segundo pistão de expansão (121) para permitir a expansão do gás recebido na segunda câmara de expansão (124) a partir do primeiro meio de armazenamento de calor (50') .
  13. 13. Aparelho (10') de acordo com a reivindicação 12, que é configurado para armazenar energia num primeiro modo de funcionamento quando a produção de energia do sistema é inferior 3 à energia fornecida e é configurado para recuperar automaticamente a energia num segundo modo de funcionamento quando a energia exigida ao sistema sobe acima da energia fornecida.
  14. 14. Aparelho (10') de acordo com a reivindicação 13, que é configurado para comutar automaticamente entre o primeiro e o segundo modos de funcionamento.
  15. 15. Aparelho (10') de acordo com a reivindicação 14, que é configurado para reagir automaticamente a um desequilíbrio nas energias de entrada e saída.
  16. 16. Aparelho (10') de acordo com a reivindicação 14 ou com a reivindicação 15, que é configurado para contornar automaticamente o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor (50', 60') quando a energia fornecida e usada estão equilibradas.
  17. 17. Um método de armazenamento de energia num aparelho de armazenamento de energia (10) de acordo com a reivindicação 1, método esse que compreende: receber um gás numa câmara de compressão; comprimir o gás recebido na câmara de compressão; transferir e armazenar energia térmica do gás comprimido num primeiro meio de armazenamento de calor; receber o gás numa câmara de expansão após exposição ao primeiro meio de armazenamento de calor; expandir o gás recebido na câmara de expansão; transferir energia térmica para o gás expandido num segundo meio de armazenamento de calor; em que o gás passa através de cada um dos meios de armazenamento de calor, primeiro e segundo, para transferência de energia térmica de ou para o gás. 4
  18. 18. Um método de acordo com a reivindicação 17, em que a transferência de calor do gás para o primeiro meio de armazenamento de calor é substancialmente isobárica e/ou a transferência de calor do segundo meio de armazenamento de calor para o gás é substancialmente isobárica .
  19. 19. Um método de acordo com a reivindicação 17, em que a compressão e/ou expansão é substancialmente adiabática ou substancialmente isentrópica.
  20. 20. Um método de acordo com a reivindicação 17, em que o aparelho opera num modo de carregamento para armazenar energia, que compreende uma etapa de compressão substancialmente isentrópica, uma etapa de arrefecimento substancialmente isobárica, uma etapa de expansão substancialmente isentrópica e uma etapa de aquecimento substancialmente isobárica.
  21. 21. Um método de acordo com a reivindicação 17, em que o aparelho é operável num modo de carregamento para armazenar energia no qual o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor são carregados, e é operável num modo de descarga para recuperar energia no qual o primeiro e segundo meios de armazenamento de calor são descarregados. Lisboa, 5
PT88064811T 2007-10-03 2008-10-03 Aparelho d e armazenamento de energia e método para armazenar energia PT2220343E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0719259A GB0719259D0 (en) 2007-10-03 2007-10-03 Energy Storage
GB0816368A GB0816368D0 (en) 2008-09-08 2008-09-08 Energy storage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2220343E true PT2220343E (pt) 2013-08-22

Family

ID=40526765

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88064811T PT2220343E (pt) 2007-10-03 2008-10-03 Aparelho d e armazenamento de energia e método para armazenar energia

Country Status (11)

Country Link
US (2) US8656712B2 (pt)
EP (1) EP2220343B8 (pt)
JP (2) JP5272009B2 (pt)
CN (2) CN101883913B (pt)
BR (1) BRPI0817513A2 (pt)
CA (1) CA2701526C (pt)
DK (1) DK2220343T3 (pt)
ES (1) ES2416727T3 (pt)
PL (1) PL2220343T3 (pt)
PT (1) PT2220343E (pt)
WO (1) WO2009044139A2 (pt)

Families Citing this family (152)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2905728B1 (fr) * 2006-09-11 2012-11-16 Frederic Thevenod Moteur hybride a recuperation de la chaleur d'echappement
WO2009044139A2 (en) * 2007-10-03 2009-04-09 Isentropic Limited Energy storage
US8037678B2 (en) 2009-09-11 2011-10-18 Sustainx, Inc. Energy storage and generation systems and methods using coupled cylinder assemblies
US8677744B2 (en) 2008-04-09 2014-03-25 SustaioX, Inc. Fluid circulation in energy storage and recovery systems
US8359856B2 (en) 2008-04-09 2013-01-29 Sustainx Inc. Systems and methods for efficient pumping of high-pressure fluids for energy storage and recovery
US8225606B2 (en) 2008-04-09 2012-07-24 Sustainx, Inc. Systems and methods for energy storage and recovery using rapid isothermal gas expansion and compression
WO2009126784A2 (en) 2008-04-09 2009-10-15 Sustainx, Inc. Systems and methods for energy storage and recovery using compressed gas
US8250863B2 (en) 2008-04-09 2012-08-28 Sustainx, Inc. Heat exchange with compressed gas in energy-storage systems
US8479505B2 (en) 2008-04-09 2013-07-09 Sustainx, Inc. Systems and methods for reducing dead volume in compressed-gas energy storage systems
WO2010105155A2 (en) * 2009-03-12 2010-09-16 Sustainx, Inc. Systems and methods for improving drivetrain efficiency for compressed gas energy storage
US8436489B2 (en) * 2009-06-29 2013-05-07 Lightsail Energy, Inc. Compressed air energy storage system utilizing two-phase flow to facilitate heat exchange
US8146354B2 (en) 2009-06-29 2012-04-03 Lightsail Energy, Inc. Compressed air energy storage system utilizing two-phase flow to facilitate heat exchange
US8196395B2 (en) * 2009-06-29 2012-06-12 Lightsail Energy, Inc. Compressed air energy storage system utilizing two-phase flow to facilitate heat exchange
US8247915B2 (en) 2010-03-24 2012-08-21 Lightsail Energy, Inc. Energy storage system utilizing compressed gas
WO2011056855A1 (en) * 2009-11-03 2011-05-12 Sustainx, Inc. Systems and methods for compressed-gas energy storage using coupled cylinder assemblies
DE102010004187B4 (de) * 2009-12-02 2015-12-24 Dürr Thermea Gmbh Wärmepumpe für hohe Vor- und Rücklauftemperaturen
GB2490082A (en) * 2010-02-24 2012-10-17 Isentropic Ltd Improved heat storage system
GB201003105D0 (en) * 2010-02-24 2010-04-14 Isentropic Ltd Improved heat storage system
CA2805220A1 (en) 2010-03-01 2011-09-09 Bright Energy Storage Technologies, Llp Rotary compressor-expander systems and associated methods of use and manufacture
US10094219B2 (en) 2010-03-04 2018-10-09 X Development Llc Adiabatic salt energy storage
JP5299330B2 (ja) * 2010-03-18 2013-09-25 三菱自動車工業株式会社 エンジンの吸気温度制御装置
US8171728B2 (en) 2010-04-08 2012-05-08 Sustainx, Inc. High-efficiency liquid heat exchange in compressed-gas energy storage systems
US8191362B2 (en) 2010-04-08 2012-06-05 Sustainx, Inc. Systems and methods for reducing dead volume in compressed-gas energy storage systems
EP2400120A1 (en) * 2010-06-23 2011-12-28 ABB Research Ltd. Thermoelectric energy storage system
EP2580554B1 (en) * 2010-07-12 2019-01-16 Siemens Aktiengesellschaft Thermal energy storage and recovery device and system having a heat exchanger arrangement using a compressed gas
GB201012743D0 (en) * 2010-07-29 2010-09-15 Isentropic Ltd Valves
US8495872B2 (en) 2010-08-20 2013-07-30 Sustainx, Inc. Energy storage and recovery utilizing low-pressure thermal conditioning for heat exchange with high-pressure gas
MX2013010741A (es) 2011-03-22 2014-03-12 Climeon Ab Metodo para conversion de calor de baja temperatura a electricidad y enfriamiento, y sistema del mismo.
WO2012127610A1 (ja) * 2011-03-22 2012-09-27 トヨタ自動車 株式会社 車両の蓄熱装置
GB201104867D0 (en) 2011-03-23 2011-05-04 Isentropic Ltd Improved thermal storage system
US9540963B2 (en) 2011-04-14 2017-01-10 Gershon Machine Ltd. Generator
KR20140031319A (ko) * 2011-05-17 2014-03-12 서스테인쓰, 인크. 압축 공기 에너지 저장 시스템 내의 효율적인 2상 열전달을 위한 시스템 및 방법
AT511637B1 (de) * 2011-06-20 2013-08-15 Innova Gebaeudetechnik Gmbh Technische anlage zur gasverdichtung mittels temperatur- und druckunterschieden
WO2013003654A2 (en) 2011-06-28 2013-01-03 Bright Energy Storage Technologies, Llp Semi-isothermal compression engines with separate combustors and expanders, and associated system and methods
GB2493726A (en) * 2011-08-16 2013-02-20 Alstom Technology Ltd Adiabatic compressed air energy storage system
WO2013026992A1 (en) 2011-08-24 2013-02-28 Isentropic Ltd A system for heat storage
WO2013026993A1 (en) 2011-08-24 2013-02-28 Isentropic Ltd An apparatus for storing energy
GB2493951B (en) * 2011-08-24 2016-01-06 Isentropic Ltd An apparatus for storing energy
DE102011112280B4 (de) * 2011-09-05 2022-09-29 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung eingetragener Verein Anlage zur Speicherung von Energie mittels Druckluft
EP2570759A1 (en) * 2011-09-15 2013-03-20 Siemens Aktiengesellschaft Thermal energy storage and recovery arrangement
EP2574739A1 (de) * 2011-09-29 2013-04-03 Siemens Aktiengesellschaft Anlage zur Speicherung thermischer Energie und Verfahren zu deren Betrieb
EP2574865A1 (de) 2011-09-29 2013-04-03 Siemens Aktiengesellschaft Energiespeichervorrichtung sowie Verfahren zur Speicherung von Energie
EP2574740A1 (de) 2011-09-29 2013-04-03 Siemens Aktiengesellschaft Anlage zur Speicherung thermischer Energie
EP2574738A1 (de) * 2011-09-29 2013-04-03 Siemens Aktiengesellschaft Anlage zur Speicherung thermischer Energie
EP2574756B1 (de) * 2011-09-30 2020-06-17 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Verfahren zum Betrieb eines adiabatischen Druckluftspeicherkraftwerks und adiabatisches Druckluftspeicherkraftwerk
US20130091835A1 (en) 2011-10-14 2013-04-18 Sustainx, Inc. Dead-volume management in compressed-gas energy storage and recovery systems
EP2589762A1 (en) 2011-11-04 2013-05-08 Siemens Aktiengesellschaft Storage and recovery of thermal energy using heat storage material being filled in a plurality of enclosures
JP2015503048A (ja) * 2011-11-14 2015-01-29 テラジュール・コーポレーションTerrajoule Corporation 熱エネルギー貯蔵システム
DE102011086374A1 (de) * 2011-11-15 2013-05-16 Siemens Aktiengesellschaft Hochtemperatur-Energiespeicher mit Rekuperator
EP2594753A1 (en) * 2011-11-21 2013-05-22 Siemens Aktiengesellschaft Thermal energy storage and recovery system comprising a storage arrangement and a charging/discharging arrangement being connected via a heat exchanger
EP2602443A1 (en) 2011-12-08 2013-06-12 Alstom Technology Ltd Electricity storage
DE102011088380A1 (de) 2011-12-13 2013-06-13 Siemens Aktiengesellschaft Energiespeichervorrichtung mit offenem Ladekreislauf zur Speicherung saisonal anfallender elektrischer Überschussenergie
RU2012104762A (ru) 2012-02-10 2013-08-20 Александр Петрович Самойлов Способ накопления, хранения и возврата механической энергии и установка для его осуществления (варианты)
GB2499618A (en) 2012-02-22 2013-08-28 Isentropic Ltd Screen valve
US9255520B2 (en) 2012-02-27 2016-02-09 Energy Compression Inc. Modular adsorption-enhanced compressed air energy storage system with regenerative thermal energy recycling
EP2653668A1 (de) 2012-04-17 2013-10-23 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Laden und Entladen eines Wärmespeichers und Anlage zur Speicherung und Abgabe von thermischer Energie, geeignet für dieses Verfahren
DE102012206296A1 (de) 2012-04-17 2013-10-17 Siemens Aktiengesellschaft Anlage zur Speicherung und Abgabe thermischer Energie und Verfahren zu deren Betrieb
EP2653670A1 (de) 2012-04-17 2013-10-23 Siemens Aktiengesellschaft Anlage zur Speicherung und Abgabe von thermischer Energie mit einem Wärmespeicher und einem Kältespeicher und Verfahren zu deren Betrieb
GB201207114D0 (en) * 2012-04-23 2012-06-06 Isentropic Ltd Improved thermal energy storage apparatus
GB2501476A (en) * 2012-04-23 2013-10-30 Isentropic Ltd A piston assembly
GB2501685A (en) 2012-04-30 2013-11-06 Isentropic Ltd Apparatus for storing energy
GB2501683A (en) 2012-04-30 2013-11-06 Isentropic Ltd Energy storage apparatus
GB201207497D0 (en) * 2012-04-30 2012-06-13 Isentropic Ltd Valve control
EP2698505A1 (de) * 2012-08-14 2014-02-19 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Laden und Entladen eines Wärmespeichers und Anlage zur Speicherung und Abgabe von thermischer Energie, geeignet für dieses Verfahren
EP2698506A1 (en) * 2012-08-17 2014-02-19 ABB Research Ltd. Electro-thermal energy storage system and method for storing electro-thermal energy
DE102012217142A1 (de) 2012-09-24 2014-03-27 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Laden und Entladen eines Speichermediums in einem Wärmespeicher und Anlage zur Durchführung dieses Verfahrens
WO2014052927A1 (en) 2012-09-27 2014-04-03 Gigawatt Day Storage Systems, Inc. Systems and methods for energy storage and retrieval
WO2014105396A1 (en) * 2012-12-27 2014-07-03 Leonid Goldstein Airborne wind energy system for electricity generation, energy storage, and other uses
EP2971620B1 (en) * 2013-03-15 2019-12-18 Bitzer Us, Inc. Systems and methods for low grade waste heat management
US9816378B1 (en) * 2013-03-15 2017-11-14 Harris Corporation Pneumatic compressor/motor
EP2808500A1 (de) 2013-05-31 2014-12-03 Siemens Aktiengesellschaft Wärmepumpe mit einer in einem Kreislauf geschalteten ersten thermischen Fluidenergie-Maschine und zweiten thermischen Fluidenergie-Maschine
US10113809B2 (en) 2013-07-11 2018-10-30 Eos Energy Storage, Llc Mechanical-chemical energy storage
GB2516453A (en) * 2013-07-22 2015-01-28 Isentropic Ltd Thermal storage apparatus for rapid cycling applications
CN104654856B (zh) * 2013-11-17 2018-05-15 成都奥能普科技有限公司 可组合分割固体粒块蓄热器
SE1400492A1 (sv) 2014-01-22 2015-07-23 Climeon Ab An improved thermodynamic cycle operating at low pressure using a radial turbine
GB201410086D0 (en) * 2014-06-06 2014-07-23 Isentropic Ltd Hybrid electricity storage and power generation system
JP6411221B2 (ja) * 2014-08-27 2018-10-24 株式会社神戸製鋼所 圧縮流体貯蔵発電装置
WO2016050367A1 (en) * 2014-09-30 2016-04-07 Siemens Aktiengesellschaft Discharging system with a high temperature thermal energy exchange system and method
EP3102796B1 (en) * 2014-09-30 2018-01-31 Siemens Aktiengesellschaft High temperature thermal energy exchange system and method for exchanging thermal energy by using the high temperature thermal energy exchange system
FR3032234B1 (fr) * 2015-01-30 2020-01-17 Vianney Rabhi Moteur thermique a transfert-detente et regeneration
US9394807B1 (en) 2015-03-16 2016-07-19 Sten Kreuger Apparatus, system, and methods for mechanical energy regeneration
GB2537126A (en) * 2015-04-07 2016-10-12 Isentropic Ltd Hybrid energy storage system
US9695748B2 (en) 2015-04-10 2017-07-04 Sten Kreuger Energy storage and retrieval systems
FR3034813B1 (fr) * 2015-04-13 2019-06-28 IFP Energies Nouvelles Systeme et procede de stockage et de recuperation d'energie par air comprime avec chauffage a volume constant
ES2733503T3 (es) * 2015-04-24 2019-11-29 Peter Ortmann Dispositivo de almacenamiento de energía, así como procedimiento para almacenar energía
CN106256995A (zh) * 2015-06-16 2016-12-28 熵零股份有限公司 一种蓄能系统
CN105114138B (zh) * 2015-08-12 2016-08-31 中国科学院工程热物理研究所 一种低温储能发电系统及其运行方法
JP6511378B2 (ja) * 2015-09-29 2019-05-15 株式会社神戸製鋼所 圧縮空気貯蔵発電装置及び圧縮空気貯蔵発電方法
JP6571491B2 (ja) * 2015-10-28 2019-09-04 株式会社神戸製鋼所 ヒートポンプ
WO2017093768A1 (en) * 2015-12-03 2017-06-08 Cheesecake Energy Ltd. Energy storage system
CN106855107A (zh) * 2015-12-09 2017-06-16 熵零技术逻辑工程院集团股份有限公司 气体变速器
FR3048075B1 (fr) * 2016-02-19 2018-03-23 IFP Energies Nouvelles Systeme et procede de stockage et de restitution de la chaleur comprenant un lit de particules et des moyens de regulation thermique
US10739088B2 (en) * 2016-07-20 2020-08-11 Petrus Norlin Apparatus for heating gas
WO2018030926A1 (en) * 2016-08-09 2018-02-15 Norlin Petrus Apparatus for heating gas
GB2552963A (en) * 2016-08-15 2018-02-21 Futurebay Ltd Thermodynamic cycle apparatus and method
FR3055942B1 (fr) * 2016-09-13 2018-09-21 IFP Energies Nouvelles Systeme et procede de stockage et de restitution d'energie par gaz comprime, comportant une couche mixte de beton precontraint
US10082045B2 (en) 2016-12-28 2018-09-25 X Development Llc Use of regenerator in thermodynamic cycle system
US10233787B2 (en) 2016-12-28 2019-03-19 Malta Inc. Storage of excess heat in cold side of heat engine
US10233833B2 (en) 2016-12-28 2019-03-19 Malta Inc. Pump control of closed cycle power generation system
US11053847B2 (en) 2016-12-28 2021-07-06 Malta Inc. Baffled thermoclines in thermodynamic cycle systems
US10458284B2 (en) 2016-12-28 2019-10-29 Malta Inc. Variable pressure inventory control of closed cycle system with a high pressure tank and an intermediate pressure tank
US10280804B2 (en) 2016-12-29 2019-05-07 Malta Inc. Thermocline arrays
US10221775B2 (en) 2016-12-29 2019-03-05 Malta Inc. Use of external air for closed cycle inventory control
US10801404B2 (en) 2016-12-30 2020-10-13 Malta Inc. Variable pressure turbine
US10082104B2 (en) 2016-12-30 2018-09-25 X Development Llc Atmospheric storage and transfer of thermal energy
US10436109B2 (en) 2016-12-31 2019-10-08 Malta Inc. Modular thermal storage
JP2020529550A (ja) * 2017-08-09 2020-10-08 カプリコーン パワー ピーティーイー リミテッド 効率的熱回収エンジン
US10895409B2 (en) 2017-11-21 2021-01-19 Aestus Energy Storage, LLC Thermal storage system charging
WO2019104156A1 (en) * 2017-11-21 2019-05-31 Aestus Energy Storage, LLC Thermal storage system charging
WO2019139632A1 (en) 2018-01-11 2019-07-18 Lancium Llc Method and system for dynamic power delivery to a flexible datacenter using unutilized energy sources
DE102018109846B4 (de) * 2018-04-24 2020-11-19 Heinrich Graucob Verfahren zur Einspeicherung elektrischer Energie
CN108533476B (zh) * 2018-05-21 2024-07-23 中国科学院工程热物理研究所 一种热泵超临界空气储能系统
EP3584414A1 (de) * 2018-06-19 2019-12-25 Siemens Aktiengesellschaft Vorrichtung und verfahren zur bereitstellung von wärme, kälte und/oder elektrischer energie
BR102018015325A2 (pt) * 2018-07-26 2020-02-04 Finco Saulo motor de combustão interna integrado formado por uma unidade principal a turbina e uma unidade secundária a pistões e processo de controle para o ciclo termodinâmico do motor.
BR102018015947A2 (pt) * 2018-08-03 2020-02-27 Saulo Finco Motor de combustão interna integrado formado por uma unidade principal de ciclo diesel e uma unidade secundária a pistões e processo de controle para o ciclo termodinâmico do motor
CN109084498B (zh) * 2018-08-15 2020-06-26 中国科学院工程热物理研究所 一种绝热压缩空气-高温差热泵耦合系统
IT201900002385A1 (it) 2019-02-19 2020-08-19 Energy Dome S P A Impianto e processo per l’accumulo di energia
CN110206600B (zh) * 2019-06-04 2022-01-14 中国科学院工程热物理研究所 一种基于阵列化储冷储热的热泵储电系统及方法
CN110206598B (zh) * 2019-06-04 2022-04-01 中国科学院工程热物理研究所 一种基于间接储冷储热的热泵储能发电系统
CN110206599B (zh) * 2019-06-04 2022-03-29 中国科学院工程热物理研究所 一种冷热电联储联供系统
JP7245131B2 (ja) * 2019-07-16 2023-03-23 株式会社日本クライメイトシステムズ 車両用蓄熱システム
US11428445B2 (en) * 2019-09-05 2022-08-30 Gridworthy Technologies LLC System and method of pumped heat energy storage
GB201914582D0 (en) 2019-10-09 2019-11-20 Synchrostor Ltd Apparatus and methods for the storage of energy as heat
DE102019127431B4 (de) * 2019-10-11 2021-05-06 Enolcon Gmbh Thermischer Stromspeicher mit Festbett-Wärmespeicher und Festbett-Kältespeicher und Verfahren zum Betreiben eines thermischen Stromspeichers
CN110806131A (zh) * 2019-10-18 2020-02-18 中国科学院广州能源研究所 一种高效紧凑式高压蓄热装置
CA3158586A1 (en) 2019-11-16 2021-05-20 Benjamin R. Bollinger Pumped heat electric storage system
IT202000003680A1 (it) 2020-02-21 2021-08-21 Energy Dome S P A Impianto e processo per l’accumulo di energia
BR112022019007A2 (pt) 2020-03-24 2022-11-01 Energy Dome S P A Usina e processo para geração e armazenamento de energia
DE102020110560A1 (de) 2020-04-17 2021-10-21 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Verfahren zum Betreiben einer Thermopotentialspeicheranlage, Thermopotentialspeicheranlage, Steuerungsprogramm und computerlesbares Medium
CN111396162B (zh) * 2020-04-20 2024-05-07 贵州电网有限责任公司 一种高效率的先进压缩空气储能系统及方法
EP3933175A1 (en) * 2020-07-01 2022-01-05 Siemens Gamesa Renewable Energy GmbH & Co. KG Thermal energy storage system
US11396826B2 (en) 2020-08-12 2022-07-26 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with electric heating integration
WO2022036098A1 (en) 2020-08-12 2022-02-17 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with steam cycle
US11486305B2 (en) 2020-08-12 2022-11-01 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with load following
US11286804B2 (en) 2020-08-12 2022-03-29 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with charge cycle thermal integration
US11480067B2 (en) 2020-08-12 2022-10-25 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with generation cycle thermal integration
US11454167B1 (en) * 2020-08-12 2022-09-27 Malta Inc. Pumped heat energy storage system with hot-side thermal integration
FR3113422A1 (fr) * 2020-08-15 2022-02-18 Roger Lahille Cycles thermodynamiques fermés moteurs à régime permanent ressemblants aux cycles de Ericsson et de Joule.
US11913361B2 (en) 2020-11-30 2024-02-27 Rondo Energy, Inc. Energy storage system and alumina calcination applications
US12018596B2 (en) 2020-11-30 2024-06-25 Rondo Energy, Inc. Thermal energy storage system coupled with thermal power cycle systems
US11913362B2 (en) 2020-11-30 2024-02-27 Rondo Energy, Inc. Thermal energy storage system coupled with steam cracking system
AU2021385430A1 (en) 2020-11-30 2023-07-06 Rondo Energy, Inc. Energy storage system and applications
DK180997B1 (en) 2021-03-04 2022-09-12 Stiesdal Storage As Method of operating a thermal energy storage system
DK181030B1 (en) 2021-03-31 2022-10-07 Stiesdal Storage As Thermal energy storage system with phase change material and method of its operation
DK181096B1 (en) 2021-04-14 2022-12-12 Stiesdal Storage As Thermal energy storage system with a spray of phase change material and method of its operation
GB2611027B (en) * 2021-09-17 2023-09-27 Fetu Ltd Thermodynamic cycle
CN114352504B (zh) * 2021-12-31 2023-05-05 华北电力大学(保定) 一种降低布雷顿循环放热温度的多级压缩储质结构及应用
CN114923357B (zh) * 2022-02-22 2024-08-27 上海格熵航天科技有限公司 一种常温环路热管工质充装量及储液器容积的设计方法
FR3133430B1 (fr) 2022-03-11 2024-05-03 Christophe Poncelet Pompe a chaleur a deux systemes de stockage et restitution d’energie thermique
WO2023170300A1 (fr) 2022-03-11 2023-09-14 Propellane Pompe a chaleur a deux systemes de stockage et restitution d'energie thermique
US12037990B2 (en) 2022-09-08 2024-07-16 Sten Kreuger Energy storage and retrieval systems and methods
CN118008761B (zh) * 2024-02-28 2024-08-23 西南石油大学 一种耦合地热能开发的恒压压缩空气储能系统

Family Cites Families (96)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE403683C (de) 1921-10-28 1924-10-02 Erik Sigfrid Lynger Verfahren und Vorrichtung zum Aufspeichern und Ausnutzen von Energie
US2633622A (en) * 1948-10-08 1953-04-07 Phillips Petroleum Co Stabilized alumina pebbles
NL6410576A (pt) * 1964-09-11 1966-03-14
US3527049A (en) * 1967-11-03 1970-09-08 Vannevar Bush Compound stirling cycle engines
US3484616A (en) * 1968-02-01 1969-12-16 Mc Donnell Douglas Corp Stirling cycle machine with self-oscillating regenerator
US3698182A (en) * 1970-09-16 1972-10-17 Knoeoes Stellan Method and device for hot gas engine or gas refrigeration machine
AT308772B (de) * 1970-11-06 1973-07-25 Waagner Biro Ag Verfahren und Einrichtung zur Erzeugung einer Spitzenleistung
US3708979A (en) * 1971-04-12 1973-01-09 Massachusetts Inst Technology Circuital flow hot gas engines
US3923011A (en) * 1972-05-31 1975-12-02 Engelhard Min & Chem Apparatus and method
US3986359A (en) * 1973-05-29 1976-10-19 Cryo Power, Inc. Thermodynamic engine system and method
US4099557A (en) * 1975-02-21 1978-07-11 Commissariat A L'energie Atomique Method of heat accumulation and a thermal accumulator for the application of said method
US3977197A (en) * 1975-08-07 1976-08-31 The United States Of America As Represented By The United States National Aeronautics And Space Administration Thermal energy storage system
US4094148A (en) * 1977-03-14 1978-06-13 Stone & Webster Engineering Corporation Thermal storage with molten salt for peaking power
DE2744970C3 (de) 1977-10-06 1982-01-14 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Gasturbinenanlage
DE2810890A1 (de) 1978-03-13 1979-09-27 Messerschmitt Boelkow Blohm Thermischer kraftspeicher
US4215553A (en) * 1978-06-26 1980-08-05 Sanders Associates, Inc. Energy conversion system
US4353214A (en) * 1978-11-24 1982-10-12 Gardner James H Energy storage system for electric utility plant
DE3022802C2 (de) 1980-06-19 1982-11-11 Deutsche Forschungs- Und Versuchsanstalt Fuer Luft- Und Raumfahrt E.V., 5300 Bonn Vorrichtung zum Speichern von flüssigem Wasserstoff
LU83100A1 (de) * 1981-01-27 1982-09-10 Arbed Zum speichern thermischer energie geeignete speicherelemente und verfahren zu deren herstellung
US4446698A (en) * 1981-03-18 1984-05-08 New Process Industries, Inc. Isothermalizer system
US4418683A (en) * 1981-04-23 1983-12-06 Rockwell International Corporation Separated phase thermal storage system
US4727930A (en) * 1981-08-17 1988-03-01 The Board Of Regents Of The University Of Washington Heat transfer and storage system
US4455825A (en) * 1983-03-01 1984-06-26 Pinto Adolf P Maximized thermal efficiency hot gas engine
US4712610A (en) * 1986-11-28 1987-12-15 United Technologies Corporation Chemical heat pipe employing self-driven chemical pump based on a molar increase
JPS63253102A (ja) 1987-04-08 1988-10-20 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 複合発電装置
US4873038A (en) * 1987-07-06 1989-10-10 Lanxide Technology Comapny, Lp Method for producing ceramic/metal heat storage media, and to the product thereof
US4829282A (en) * 1988-01-21 1989-05-09 Btu Engineering Corporation High efficiency high heat output electrical heater assembly
US5329768A (en) * 1991-06-18 1994-07-19 Gordon A. Wilkins, Trustee Magnoelectric resonance engine
JPH05179901A (ja) * 1991-12-26 1993-07-20 Kazuo Kuroiwa 自然循環熱移動発電高低熱源システム
US5634340A (en) * 1994-10-14 1997-06-03 Dresser Rand Company Compressed gas energy storage system with cooling capability
DE19527882A1 (de) 1995-07-29 1997-04-17 Hartmann Joerg Dipl Math Verfahren zur Energiespeicherung mittels flüssiger Luft
US6920759B2 (en) * 1996-12-24 2005-07-26 Hitachi, Ltd. Cold heat reused air liquefaction/vaporization and storage gas turbine electric power system
US5832728A (en) * 1997-04-29 1998-11-10 Buck; Erik S. Process for transmitting and storing energy
KR20010021907A (ko) * 1997-07-16 2001-03-15 다카노 야스아키 가스 압축/팽창기의 밀봉 장치
US5857436A (en) * 1997-09-08 1999-01-12 Thermo Power Corporation Internal combustion engine and method for generating power
US5924305A (en) * 1998-01-14 1999-07-20 Hill; Craig Thermodynamic system and process for producing heat, refrigeration, or work
FR2781619B1 (fr) * 1998-07-27 2000-10-13 Guy Negre Groupe electrogene de secours a air comprime
WO2000006876A1 (en) * 1998-07-31 2000-02-10 The Texas A & M University System Quasi-isothermal brayton cycle engine
WO2001033150A1 (en) 1999-11-03 2001-05-10 Lectrix Llc Compressed air energy storage system with an air separation unit
GB0007917D0 (en) * 2000-03-31 2000-05-17 Npower An engine
GB0007923D0 (en) * 2000-03-31 2000-05-17 Npower A two stroke internal combustion engine
AUPQ785000A0 (en) * 2000-05-30 2000-06-22 Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation Heat engines and associated methods of producing mechanical energy and their application to vehicles
JP2004138043A (ja) 2002-08-22 2004-05-13 Sfc:Kk 電力の貯蔵システム
US6672063B1 (en) * 2002-09-25 2004-01-06 Richard Alan Proeschel Reciprocating hot air bottom cycle engine
US20060248886A1 (en) * 2002-12-24 2006-11-09 Ma Thomas T H Isothermal reciprocating machines
JP3783705B2 (ja) * 2003-10-01 2006-06-07 トヨタ自動車株式会社 スターリングエンジン及びそれを用いたハイブリッドシステム
EP1577548A1 (en) * 2004-03-16 2005-09-21 Abb Research Ltd. Apparatus and method for storing thermal energy and generating electricity
LV13216B (en) 2004-05-08 2005-02-20 Egils Spalte Air pumped storage power station (gaes)
US7719127B2 (en) * 2004-06-15 2010-05-18 Hamilton Sundstrand Wind power system for energy production
US8092903B2 (en) * 2004-07-09 2012-01-10 Pbb Gbr Shaped bodies made of powders or granulated metal, method for the production thereof and their use
EP1799971B1 (en) * 2004-07-23 2012-12-12 New World Generation Inc. Electric power plant with thermal storage medium
FR2874975B1 (fr) 2004-09-07 2008-12-26 Philippe Marc Montesinos Production d'electricite solaire basse energie
US7284372B2 (en) * 2004-11-04 2007-10-23 Darby Crow Method and apparatus for converting thermal energy to mechanical energy
US7723858B2 (en) * 2005-01-10 2010-05-25 New World Generation Inc. Power plant having a heat storage medium and a method of operation thereof
GB0506006D0 (en) 2005-03-23 2005-04-27 Howes Jonathan S Apparatus for use as a heat pump
JP4497015B2 (ja) * 2005-04-01 2010-07-07 トヨタ自動車株式会社 熱エネルギ回収装置
CA2512598A1 (en) 2005-07-29 2007-01-29 Gordon David Sherrer Sequential expansion and self compression engine
US20070051103A1 (en) * 2005-09-08 2007-03-08 Moshe Bar-Hai Super efficient engine
US7900450B2 (en) 2005-12-29 2011-03-08 Echogen Power Systems, Inc. Thermodynamic power conversion cycle and methods of use
DE102006007119A1 (de) 2006-02-16 2007-08-23 Wolf, Bodo M., Dr. Verfahren zur Speicherung und Rückgewinnung von Energie
US7584613B1 (en) * 2006-05-17 2009-09-08 Darby Crow Thermal engine utilizing isothermal piston timing for automatic, self-regulating, speed control
CN1869500A (zh) 2006-06-28 2006-11-29 杨贻方 液气储能
KR100644407B1 (ko) 2006-09-02 2006-11-10 (주)경진티알엠 이산화탄소 고압 냉매를 이용한 공조냉동사이클
MX2009009627A (es) * 2007-03-08 2009-11-26 Univ City Planta de energia solar y metodo y/o sistema de almacenamiento de energia en una planta concentradora de energia solar.
US7877999B2 (en) * 2007-04-13 2011-02-01 Cool Energy, Inc. Power generation and space conditioning using a thermodynamic engine driven through environmental heating and cooling
US20080264062A1 (en) * 2007-04-26 2008-10-30 Prueitt Melvin L Isothermal power
FR2916101B1 (fr) * 2007-05-11 2009-08-21 Saipem Sa Installation et procedes de stockage et restitution d'energie electrique
AU2008262309A1 (en) * 2007-06-06 2008-12-18 Areva Solar, Inc. Combined cycle power plant
WO2008154455A2 (en) * 2007-06-06 2008-12-18 Ausra, Inc. Granular thermal energy storage mediums and devices for thermal energy storage systems
WO2009044139A2 (en) * 2007-10-03 2009-04-09 Isentropic Limited Energy storage
FR2922608B1 (fr) 2007-10-19 2009-12-11 Saipem Sa Installation et procede de stockage et restitution d'energie electrique a l'aide d'une unite de compression et detente de gaz a pistons
DE102008010746A1 (de) * 2008-02-20 2009-09-03 I-Sol Ventures Gmbh Wärmespeicher-Verbundmaterial
US8225606B2 (en) 2008-04-09 2012-07-24 Sustainx, Inc. Systems and methods for energy storage and recovery using rapid isothermal gas expansion and compression
US7958731B2 (en) * 2009-01-20 2011-06-14 Sustainx, Inc. Systems and methods for combined thermal and compressed gas energy conversion systems
US20100307156A1 (en) * 2009-06-04 2010-12-09 Bollinger Benjamin R Systems and Methods for Improving Drivetrain Efficiency for Compressed Gas Energy Storage and Recovery Systems
US8037678B2 (en) * 2009-09-11 2011-10-18 Sustainx, Inc. Energy storage and generation systems and methods using coupled cylinder assemblies
WO2009126784A2 (en) * 2008-04-09 2009-10-15 Sustainx, Inc. Systems and methods for energy storage and recovery using compressed gas
EP2289151A2 (en) 2008-04-16 2011-03-02 Alstom Technology Ltd Continuous moving bed solar steam generation system
WO2009152141A2 (en) 2008-06-09 2009-12-17 Sustainx, Inc. System and method for rapid isothermal gas expansion and compression for energy storage
ATE503915T1 (de) * 2008-07-16 2011-04-15 Abb Research Ltd Thermoelektrisches energiespeichersystem und verfahren zur speicherung von thermoelektrischer energie
EP2157317B2 (en) * 2008-08-19 2019-07-24 ABB Research LTD Thermoelectric energy storage system and method for storing thermoelectric energy
US8353684B2 (en) * 2009-02-05 2013-01-15 Grant Peacock Phase change compressor
WO2010105155A2 (en) 2009-03-12 2010-09-16 Sustainx, Inc. Systems and methods for improving drivetrain efficiency for compressed gas energy storage
EP2241737B1 (en) * 2009-04-14 2015-06-03 ABB Research Ltd. Thermoelectric energy storage system having two thermal baths and method for storing thermoelectric energy
FR2945327A1 (fr) 2009-05-07 2010-11-12 Ecoren Procede et equipement de transmission d'energie mecanique par compression et/ou detente quasi-isotherme d'un gaz
EP2275649B1 (en) 2009-06-18 2012-09-05 ABB Research Ltd. Thermoelectric energy storage system with an intermediate storage tank and method for storing thermoelectric energy
EP2312129A1 (en) 2009-10-13 2011-04-20 ABB Research Ltd. Thermoelectric energy storage system having an internal heat exchanger and method for storing thermoelectric energy
US20110100010A1 (en) * 2009-10-30 2011-05-05 Freund Sebastian W Adiabatic compressed air energy storage system with liquid thermal energy storage
WO2011056855A1 (en) 2009-11-03 2011-05-12 Sustainx, Inc. Systems and methods for compressed-gas energy storage using coupled cylinder assemblies
US8572972B2 (en) * 2009-11-13 2013-11-05 General Electric Company System and method for secondary energy production in a compressed air energy storage system
US20110127004A1 (en) * 2009-11-30 2011-06-02 Freund Sebastian W Regenerative thermal energy storage apparatus for an adiabatic compressed air energy storage system
DE102009060911A1 (de) 2009-12-31 2011-07-07 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. (DLR), 51147 Vorrichtung und Anlage zum Zwischenspeichern thermischer Energie
WO2011103306A1 (en) * 2010-02-19 2011-08-25 Dynasep Llc Energy storage system
GB2490082A (en) 2010-02-24 2012-10-17 Isentropic Ltd Improved heat storage system
CA2805220A1 (en) * 2010-03-01 2011-09-09 Bright Energy Storage Technologies, Llp Rotary compressor-expander systems and associated methods of use and manufacture
EP2619420A2 (en) * 2010-09-20 2013-07-31 State of Oregon acting by and through the State Board of Higher Education on behalf of Oregon State University A system and method for storing energy and purifying fluid

Also Published As

Publication number Publication date
JP5558542B2 (ja) 2014-07-23
DK2220343T3 (da) 2013-08-05
CN103104302B (zh) 2015-04-29
BRPI0817513A2 (pt) 2017-05-16
US8656712B2 (en) 2014-02-25
EP2220343B1 (en) 2013-06-19
US20100251711A1 (en) 2010-10-07
CN101883913B (zh) 2013-09-11
JP2010540831A (ja) 2010-12-24
CA2701526C (en) 2015-12-01
ES2416727T3 (es) 2013-08-02
CN101883913A (zh) 2010-11-10
CN103104302A (zh) 2013-05-15
JP2013032847A (ja) 2013-02-14
WO2009044139A2 (en) 2009-04-09
US8826664B2 (en) 2014-09-09
EP2220343B8 (en) 2013-07-24
US20100257862A1 (en) 2010-10-14
EP2220343A2 (en) 2010-08-25
JP5272009B2 (ja) 2013-08-28
PL2220343T3 (pl) 2013-11-29
WO2009044139A3 (en) 2010-05-27
CA2701526A1 (en) 2009-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2220343E (pt) Aparelho d e armazenamento de energia e método para armazenar energia
JP5814887B2 (ja) 断熱圧縮空気エネルギー貯蔵システムおよび方法
JP5671548B2 (ja) 多段熱エネルギー貯蔵設備を備えた断熱圧縮空気エネルギー貯蔵システム
ES2442941T3 (es) Instalación y procedimientos de almacenamiento y restitución de energía eléctrica
JP7501537B2 (ja) エネルギー貯蔵プラント及びプロセス
JP5990711B2 (ja) エネルギを貯蔵するための装置及び方法
US20100018196A1 (en) Open accumulator for compact liquid power energy storage
US20140352295A1 (en) Installation for storing thermal energy and method for the operation thereof
KR102263742B1 (ko) 열역학 사이클 장치 및 방법
JP2010540831A5 (pt)
ES2955994T3 (es) Acumulador térmico de energía eléctrica con un acumulador de calor de lecho fijo y un acumulador de frío de lecho fijo, y procedimiento de funcionamiento de un acumulador térmico de energía eléctrica
JP2014532138A (ja) 熱エネルギーを貯蔵するための設備
RU2704591C2 (ru) Устройство и способ для временного аккумулирования газа и тепла
JP7554920B2 (ja) エネルギー貯蔵のためのプラント及びプロセス
JP7533967B2 (ja) 濃度差に基づくエネルギー貯蔵の方法および装置
ES2911330T3 (es) Procedimientos, sistemas y dispositivos para la compresión, expansión y/o almacenamiento de un gas
JPWO2020039416A5 (pt)
JP7453717B1 (ja) エネルギー貯蔵プラント
CN221123124U (zh) 一种储能系统
CN117288017A (zh) 一种储能系统及方法
SU1163020A1 (ru) "cпocoб paбotы boздушho-akkуmулиpующeй гaзotуpбиhhoй уctahobkи c пoдзemhыm akkуmуляtopom"