PT2189573E - Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma - Google Patents

Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma Download PDF

Info

Publication number
PT2189573E
PT2189573E PT91806968T PT09180696T PT2189573E PT 2189573 E PT2189573 E PT 2189573E PT 91806968 T PT91806968 T PT 91806968T PT 09180696 T PT09180696 T PT 09180696T PT 2189573 E PT2189573 E PT 2189573E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filler
plant
coconut
filaments
substrate
Prior art date
Application number
PT91806968T
Other languages
English (en)
Inventor
Maurizio Gilardi
Original Assignee
Italgreen S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36168640&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2189573(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Italgreen S P A filed Critical Italgreen S P A
Publication of PT2189573E publication Critical patent/PT2189573E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C13/00Pavings or foundations specially adapted for playgrounds or sports grounds; Drainage, irrigation or heating of sports grounds
    • E01C13/08Surfaces simulating grass ; Grass-grown sports grounds
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/23907Pile or nap type surface or component
    • Y10T428/23921With particles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
ESTRUTURA DE RELVA ARTIFICIAL E MÉTODO DE PRODUÇÃO DA MESMA
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção está relacionada com uma estrutura de relva artificial, especialmente destinada a campos desportivos, e um método para a produção da mesma.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Sabe-se que, em termos gerais, as relvas artificiais, em especial aquelas destinadas aos campos desportivos, são compostas por um tapete formado por um substrato no qual se prolongam verticalmente filamentos que estimulam o crescimento de um manto verdejante; os materiais de enchimento são dispostos entre os filamentos de maneira a formar uma ou mais camadas de enchimento; os materiais de enchimento mais amplamente utilizados são a areia e materiais poliméricos relativamente elásticos (essencialmente borracha natural ou sintética, mas também vários tipos de materiais termoplásticos) , que são misturados entre si ou dispostos em camadas, de acordo com vários métodos.
As patentes de invenção US-A-4735825 e EP-A-174755 descrevem uma estrutura de relva artificial que inclui um material de enchimento de grânulos de cortiça e de materiais com base em turfa, respectivamente. A patente de invenção W02006/08579 descreve uma turfa mista (ou seja, uma turfa que inclui filamentos de relva sintética e natural) em que é utilizada uma camada de material orgânico adequado para o desenvolvimento de plantas vivas, em combinação com um material de enchimento em camadas tradicional.
Os materiais de enchimento conhecidos não são inteiramente satisfatórios no que respeita a vários aspectos, por exemplo, em termos de desempenho, custos, capacidade de drenagem e manutenção de humidade. 2
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Constitui um objecto da presente invenção proporcionar uma estrutura de relva artificial, em especial para os campos desportivos, e um método para a produção de relvas artificiais isento das desvantagens acima descritas.
Em particular, constitui um objecto da presente invenção proporcionar um material de enchimento de fácil aquisição e baixo custo com a capacidade de conferir à relva artificial caracteristicas adequadas de elasticidade e compactação, e que permita uma boa drenagem, assegurando, ao mesmo tempo, um nível adequado de humidade.
Assim, a presente invenção diz respeito a uma estrutura de relva artificial, especialmente destinada aos campos desportivos, e ao método de produção da mesma conforme definido respectivamente nas reivindicações 1 e 11 anexas.
Em termos gerais, a invenção diz, então, respeito ao uso de um material vegetal com base em coco, tanto sob a forma de fibras e/ou ralado, como material de enchimento numa estrutura de relva artificial, opcionalmente em conjunto com outros componentes, conforme definido na reivindicação 8. O material de enchimento de acordo com a invenção é de fácil aquisição e de baixo custo, e apresenta as caracteristicas adequadas para a criação de relvas artificiais de excelente qualidade, conferindo às mesmas densidade, suavidade e elasticidade; as relvas produzidas de acordo com a invenção não tendem a compactar-se e a perder as caracteristicas originais de elasticidade e suavidade, sendo, por isso, mais duradouras com ou sem escassa manutenção. Também são pouco abrasivas e apresentam uma elevada capacidade de drenagem ao mesmo tempo que mantêm um nível adequado de humidade.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Algumas das caracteristicas e vantagens da presente invenção serão evidentes a partir da descrição dos exemplos não limitativos que se seguem, com referência à figura anexa que apresenta esquematicamente uma estrutura de relva 3 artificial de acordo com a invenção.
MODO MAIS ADEQUADO PARA A EXECUÇÃO DA INVENÇÃO
Com referência à figura anexa, uma estrutura de relva artificial (1) adequada para campos desportivos, inclui um tapete sintético (2) com um substrato (3) no qual se projectam os filamentos semelhantes a relva (4), e uma camada de enchimento (5) formada por um material de enchimento disposto entre os filamentos (4). O tapete (2) é colocado numa base de fundação (7), por exemplo, um leito de terra batida. O substrato (3) é composto por uma película ou banda de materiais plásticos adequados, em especial um tecido, um não-tecido ou um feltro produzido com borracha sintética, por exemplo, borracha de butadieno estireno (SBR) ou fibras sintéticas, como por exemplo, polipropileno ou semelhantes, possivelmente espalhado ou revestido com camadas de reforço de polímeros. Os filamentos (4), compostos por fios adequados, por exemplo, polietileno, poliamida, polipropileno, etc., são cozidos ou tecidos no substrato (3). A camada de enchimento (5) inclui um material vegetal com base em coco, sob a forma de fibras, moído, cortado e/ou ralado.
Adiante, a expressão "material vegetal" refere-se a material vegetal essencialmente não decomposto, obtido a partir de organismos vegetais de formação recente e não submetidos a processos degenerativos, como sendo a decomposição, apodrecimento, degradação, fossilização, carbonização, etc.
Em particular, o material de enchimento inclui partes da planta de coco (por exemplo, a casca) e/ou o fruto (a concha, a polpa, etc. do coco); preferivelmente, o material de enchimento inclui fibras de coco e/ou turfa de coco, materiais estes obtidos das conchas do coco; a fibra e a turfa do coco podem ser utilizadas misturadas entre si.
Para além do coco, também podem ser utilizados outros materiais vegetais semelhantes, como, por exemplo, materiais vegetais derivados da casca de arbustos e plantas e/ou de 4 fibras naturais obtidas a partir de vegetais, em especial as fibras de agave (em particular o sisal) e as fibras de cânhamo. O material de enchimento pode ser composto por apenas material vegetal (um ou mais dos materiais supra indicados); preferivelmente, o material de enchimento contém material vegetal em quantidade de a partir de 10% até cerca de 90% de volume.
Preferivelmente, a camada de enchimento (5) também inclui um material rígido particulado, em especial a areia, em grânulos vulgarmente utilizados como material de enchimento de relvas artificiais. O material vegetal e o material rígido particulado (areia) podem ser misturados para formarem uma camada de enchimento (5) , ou podem ser dispostos em camadas (sendo que cada camada é formada apenas por um dos materiais ou sua mistura) para formar a camada de enchimento (5). A camada de enchimento (5) também inclui, opcionalmente, um ou mais dos seguintes componentes, em qualquer quantidade adequada, a fim de obter as características específicas da camada de enchimento (5): turfa e/ou materiais naturais orgânicos semelhantes, derivados de resíduos vegetais decompostos ou parcialmente decompostos, ou seja, de materiais naturais orgânicos com uma estrutura fibrosa/filamentosa de origem prevalentemente vegetal e essencialmente derivados da decomposição, carbonização ou outro tipo de transformação de resíduos vegetais (como sendo a turfa, terra vegetal, materiais resultantes da compostagem com base em vegetais); materiais particulados resistentes, como a borracha, de qualquer tipo, geralmente empregues no enchimento de relva artificial (por exemplo, borracha natural ou sintética, elastómeros termoplásticos, etc.); materiais porosos sob a forma granular, de origem vulcânica, como o lapilli vulcânico, a pedra pomes, etc., preferivelmente com granulometria entre cerca de 0,2 e entre cerca de 2,0 mm. 5
Todos os componentes podem ser misturados ou dispostos em camadas (sendo cada camada formada por apenas um dos materiais ou pela mistura dos mesmos) para formar a camada de enchimento (5) . A camada de enchimento (5) pode efectivamente incluir várias camadas, cada uma delas com diferente estrutura e/ou espessura. A estrutura (1) de acordo com a invenção é executada usando o seguinte método.
Depois de se preparar a base de fundação (7) através da forma conhecida, esta é colocada sobre esta o tapete sintético (2) formado pelo substrato (3) e pelos filamentos (4). O material de enchimento é preparado conforme anteriormente descrito e é pulverizado sobre o substrato (3) entre os filamentos (4) para formar a camada de enchimento (5) .
No caso de a estrutura (1) compreender várias estruturas com diferentes composições, conforme anteriormente descrito, as camadas são aplicadas de forma sequencial, uma por cima da outra (possivelmente depois de preparar as misturas de materiais que formam as várias camadas).
Por fim, entende-se que é possível implementar alterações e variações aos elementos descritos e apresentados sem tal constituir um afastamento do âmbito das reivindicações anexas.
Por exemplo, de acordo com a invenção, o material de enchimento, possivelmente formado por uma mistura de componentes previamente descrita, é utilizado sob a forma de grânulos compactos. Em particular, os vários componentes da camada de enchimento (5) são submetidos, antes de serem pulverizados sobre o substrato (3), a um processo de mistura, densificação e granulação, no qual os vários componentes, inicialmente moídos ou ralados, são misturados e densificados com possível eliminação de parte da humidade, e de seguida, são compactados sob a forma de grânulos com dimensões na ordem de escassos milímetros.
Desta forma, o passo de instalação da camada de enchimento 6 (5) é significativamente simplificado, já que o material de enchimento (independentemente da sua composição) é aplicado sobre o substrato (3) sob a forma granular, evitando, assim, a formação e pulverização de pós. Os grânulos do material de 5 enchimento são, de seguida, humedecidos com água de forma a dissolver os grânulos e a libertar os componentes na forma original.
Também é possível incluir nos grânulos todos os componentes necessários para a formação do material de 10 enchimento, consequentemente sem a necessidade da utilização de diferentes materiais durante a instalação. Também é possível incluir nos grânulos outros aditivos, por exemplo, corantes para conferir uma determinada cor aos grânulos, substâncias adaptadas para tornar os grânulos ignífugos, 15 substâncias adaptadas para impedirem a formação de bolores, fungos, bactérias, etc.

Claims (19)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Estrutura de relva artificial (1), nomeadamente para campos desportivos, composto por um tapete sintético (2), com um substrato (3) a partir do qual se projectam filamentos semelhantes a relva (4), e pelo menos uma camada de enchimento (5) formada por um material de enchimento disposto entre os filamentos, sendo que a estrutura é caracterizada pelo facto de o material que forma a camada de enchimento (5) incluir um material vegetal com base em coco, sob a forma de fibras, moído e/ou ralado.
2. Estrutura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de o material de enchimento incluir partes da planta e/ou fruto do coco.
3. Estrutura de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo facto de o material de enchimento incluir fibra e turfa de coco.
4. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o material de enchimento incluir um ou mais materiais vegetais seleccionados entre o grupo composto por materiais vegetais derivados da casca de arbustos e plantas, fibras naturais de vegetais, como sendo a fibra de agave, em particular o sisal e a fibra de cânhamo.
5. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de o material de enchimento conter material vegetal numa quantidade entre cerca de 10 e entre cerca de 90% por volume.
6. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a camada de enchimento conter um material rígido particulado, como a areia, sendo o material de enchimento e o material rígido 2 particulado aplicados em camadas sobrepostas e/ou misturadas.
7. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a camada de enchimento incluir um componente seleccionado entre o grupo composto por turfa e outros materiais orgânicos naturais derivados de residuos vegetais, materiais particulados resistentes como a borracha, materiais porosos sob a forma granular de natureza vulcânica como o lapilli vulcânico, a pedra pomes, etc.
8. Uso de um material vegetal com base em coco sob a forma de fibras, moído e/ou ralado como material de enchimento numa estrutura de relva artificial composta por um tapete artificial (2) com um substrato (3) a partir do qual se projectam filamentos semelhantes a relva (4) .
9. Uso de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o material vegetal ser utilizado juntamente com um material rígido particulado, como a areia, misturado e/ou em camadas sobrepostas.
10. Uso de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo facto de o material vegetal ser utilizado sob a forma de grânulos compactos, possivelmente formados por uma mistura de componentes mistos densifiçados e granulados.
11. Método para a produção de uma estrutura de relva artificial (1), nomeadamente para campos desportivos, composta por um tapete artificial (2) com um substrato (3) a partir do qual se projectam filamentos semelhantes a relva (4), sendo que tal método compreende os passos de: disposição de uma base de fundação (7); colocação na base de fundação (7) um tapete sintético (2) com um substrato (3) a partir do qual se projectam filamentos (4) ; disposição de um material de enchimento sobre o substrato (3) entre os filamentos (4) para formar uma camada de enchimento (5) , sendo o método 3 caracterizado pelo facto de a camada de enchimento (5) incluir um material vegetal com base em coco sob a forma de fibras, moído e/ou ralado.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de o material de enchimento incluir partes da planta e/ou fruto do coco.
13. Método de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo facto de o material de enchimento incluir fibra e turfa de coco.
14. Método de acordo com a reivindicação 11 ou 13, caracterizado pelo facto de o material de enchimento incluir um ou mais materiais vegetais seleccionados entre o grupo composto por materiais vegetais derivados da casca de arbustos e plantas, fibras naturais de vegetais, como sendo a fibra de agave, em particular o sisal e a fibra de cânhamo.
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizado pelo facto de o material de enchimento conter material vegetal numa quantidade entre cerca de 10 e entre cerca de 90% por volume.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 15, caracterizado pelo facto de o material de enchimento incluir um material rígido particulado, como a areia, sendo que o material vegetal e o material rígido particulado são aplicados em camadas sobrepostas e/ou misturados.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo facto de a camada de enchimento incluir um componente seleccionado entre o grupo composto por turfa e outros materiais orgânicos naturais semelhantes derivados de resíduos vegetais, materiais particulados resistentes como a borracha, materiais porosos sob a forma granular de natureza vulcânica como o lapilli vulcânico, a pedra pomes, etc. 4
18. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizado pelo facto de a camada de enchimento, possivelmente formado por uma mistura de componentes, ser 5 submetida, antes da sua instalação, a um processo de mistura, densificação e granulação.
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo facto de a camada de enchimento ser aplicada no substrato 10 (3), sob a forma granular, sendo depois humedecidos com água de forma a dissolver os grânulos e a libertar os componentes na forma original.
PT91806968T 2005-07-21 2005-10-21 Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma PT2189573E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI20051403 ITMI20051403A1 (it) 2005-07-21 2005-07-21 Struttura di manto erboso artificiale e relativo metodo di realizzazione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2189573E true PT2189573E (pt) 2013-08-26

Family

ID=36168640

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05794309T PT1907628E (pt) 2005-07-21 2005-10-21 Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma
PT91806968T PT2189573E (pt) 2005-07-21 2005-10-21 Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05794309T PT1907628E (pt) 2005-07-21 2005-10-21 Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8563099B2 (pt)
EP (2) EP2189573B1 (pt)
DK (2) DK2189573T3 (pt)
ES (2) ES2401429T3 (pt)
IT (1) ITMI20051403A1 (pt)
PL (1) PL2189573T3 (pt)
PT (2) PT1907628E (pt)
WO (1) WO2007010324A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100866903B1 (ko) * 2007-03-20 2008-11-04 트라이마크인더스트리스인터내셔날(유) 인조 잔디 시스템용 충진재
WO2008125895A1 (en) * 2007-04-12 2008-10-23 Roberto Nusca Method for obtaining synthetic turf
US20100055461A1 (en) * 2008-08-26 2010-03-04 Daluise Daniel A Artificial turf infill
US9011740B2 (en) 2008-12-15 2015-04-21 Textile Management Associates, Inc. Method of recycling synthetic turf and infill product
IT1394937B1 (it) * 2009-01-12 2012-07-27 Mondo Spa Procedimento per realizzare materiale di riempimento per manti erbosi sintetici, corrispondente materiale e relativo manto erboso sintetico
KR100919459B1 (ko) * 2009-04-22 2009-09-28 주식회사 성웅 인조잔디 구조체
KR100919458B1 (ko) * 2009-04-22 2009-09-28 주식회사 성웅 인조잔디 구조체
IT1395627B1 (it) * 2009-08-27 2012-10-16 Nusca Materiale di intasamento per manti in erba sintetica e manti in erba sintetica cosi' ottenuti
ITMI20120098A1 (it) * 2012-01-27 2013-07-28 Ma De S R L Tappeto erboso sintetico e procedimento per la sua preparazione
ITPI20120099A1 (it) * 2012-09-28 2014-03-29 Mar Project S R L Materiale di intasamento perfezionato per manti in erba sintetica e manti ibridi sintetico-naturale e manti cosi' ottenuti
CA2889364C (en) 2014-04-24 2023-01-10 Profile Products L.L.C. Artificial turf field system
AU2017304472B2 (en) * 2016-07-27 2020-02-06 Melos Gmbh Artificial turf infill comprising natural fibers embedded in a vulcanized portion
NZ749167A (en) 2016-07-27 2020-07-31 Melos Gmbh Artificial turf infill with natural fiber and rubber granulate
EP3336252A1 (en) * 2016-12-15 2018-06-20 Melos GmbH Artificial turf infill with a vulcanized portion and natural fibers
MA42227A (fr) * 2016-07-27 2018-05-02 Melos Gmbh Remplissage de gazon artificiel comprenant des fibres naturelles revetues
DK3276078T3 (en) * 2016-07-27 2019-02-11 Melos Gmbh ARTIFICIAL GRASS WITH GRANULATE
EP3336251A1 (en) 2016-12-15 2018-06-20 Melos GmbH Artificial turf infill with natural fiber and rubber granulate
JP6849442B2 (ja) * 2017-01-17 2021-03-24 長谷川体育施設株式会社 人工芝グラウンドおよびその施工方法
JP6849454B2 (ja) * 2017-01-31 2021-03-24 積水樹脂株式会社 人工芝生
JP6849453B2 (ja) * 2017-01-31 2021-03-24 積水樹脂株式会社 人工芝生
US11021842B2 (en) 2017-03-29 2021-06-01 Brock Usa, Llc Infill for artificial turf system
US20210355641A1 (en) * 2018-11-15 2021-11-18 GENUS INDUSTRIES, LLC dba ICOR PRODUCTS GROUP Coconut hard shell granular infill for synthetic sport fields
JP7382035B2 (ja) 2019-01-22 2023-11-16 ビーエム長野株式会社 人工芝および人工芝製運動競技場
IT202000003623A1 (it) 2020-02-21 2021-08-21 Nikolaos Sarris Miscela per intaso di erba sintetica
MX2023000537A (es) * 2020-07-20 2023-06-07 Domenic Carapella Relleno para uso con cesped sintetico y metodo y aparato para producir el mismo.
IT202100021329A1 (it) 2021-08-05 2023-02-05 Adalberto Principi Processo per la realizzazione di materiale riempitivo per manti erbosi sintetici, relativa struttura e composizione

Family Cites Families (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4337283A (en) * 1980-09-11 1982-06-29 Haas Jr Frederick T Synthetic turf playing surface with resilient top-dressing
GB2139609B (en) * 1983-05-10 1986-05-29 Chemical Discoveries Sa Plant growing media
DE3409361A1 (de) * 1984-03-14 1985-09-19 J.F. Adolff Ag, 7150 Backnang Kuenstlicher rasen
DE3573815D1 (en) * 1984-08-25 1989-11-23 Nottingham County Council Pedestrian, vehicular, or sports playing surfaces and underlays/shock pads
DE3876757D1 (de) * 1987-10-29 1993-01-28 Bernd Wengmann Sport- oder spielplatzflaeche.
US6295756B1 (en) * 1992-06-22 2001-10-02 Turf Stabilization Technologies Inc. Surface for sports and other uses
GB2272903B (en) 1992-11-20 1997-06-25 Puwakdandawe Narayan Nandadasa Packaging member
GB9526642D0 (en) 1995-12-29 1996-02-28 Nutland Geoffrey Coir pith
FR2753211B1 (fr) 1996-09-11 1999-06-04 Ynh Substrat pour sol et ses utilisations
NL1004656C2 (nl) * 1996-11-29 1998-07-02 Hugo De Vries Combinatiegrasveld.
IT1290476B1 (it) 1997-03-26 1998-12-04 Paolo Pellegatta Materiale assorbente vegetale utile come lettiera in campo zootecnico
US6029397A (en) * 1997-06-06 2000-02-29 Technology Licensing Corp. Stabilized natural turf for athletic field
NL1008513C2 (nl) 1997-08-15 1998-10-14 Mels Elbert Doesburg Bodembedekkend materiaal en toepassingen daarvan.
US6189260B1 (en) * 1998-02-20 2001-02-20 Oms Investments, Inc. Compressed mixtures of coconut coir pith and peat moss and processes for the preparation thereof
WO2000005302A1 (en) * 1998-07-22 2000-02-03 Borden Chemical, Inc. Composite proppant, composite filtration media and methods for making and using same
US6582819B2 (en) * 1998-07-22 2003-06-24 Borden Chemical, Inc. Low density composite proppant, filtration media, gravel packing media, and sports field media, and methods for making and using same
CA2247484C (en) * 1998-09-21 2001-07-24 Jean Prevost Process of laying synthetic grass
GB2362642B (en) * 2000-02-04 2004-07-21 Joe Homan A soil conditioner and slow release bio-pesticidal and fertilizer composition
US6391120B1 (en) * 2000-02-28 2002-05-21 Tilak V. Silva Method of oil cleanup using coconut coir pith
US6408568B1 (en) * 2001-01-23 2002-06-25 Oms Investments, Inc. Compressed blends of coconut coir pith and a non-coir/non-peat materials, and processes for the production thereof
US6877932B2 (en) * 2001-07-13 2005-04-12 Fieldturf (Ip) Inc. Drainage system and method for artificial grass using spacing grid
GB0305191D0 (en) * 2003-03-07 2003-04-09 Dainton Ltd Coir pith
ITPI20030036A1 (it) 2003-05-28 2003-08-26 Roberto Nusca Impiego di materiale organico di natura vegetale per l'intasamento dimanti in erba sintetica da impiegarsi nel gioco del calcio, tennis, ho
DE20309789U1 (de) * 2003-06-24 2004-08-05 Reitanlagen Stiller Gmbh Reitplatzsystem
ITPI20040052A1 (it) * 2004-07-15 2004-10-15 Roberto Nusca Sistema costruttivo per la realizzazione di superfici sportive, ricreative e/o ornamentali con l'impiego della tecnologia in erba artificiale combinata con coperture vegetali viventi
ITMI20050636A1 (it) * 2005-04-13 2006-10-14 Italgreen S P A Struttura di manto erboso artificiale e relativo metodo di realizzazione
ITTO20060775A1 (it) * 2006-10-30 2008-04-30 Tecneco Spa Superfici sportive di gioco con manto erboso sintetico
KR100749075B1 (ko) * 2006-12-28 2007-08-13 김인중 친환경 소재의 충진재 및 이를 이용한 인조잔디
KR100866903B1 (ko) * 2007-03-20 2008-11-04 트라이마크인더스트리스인터내셔날(유) 인조 잔디 시스템용 충진재
WO2008125895A1 (en) * 2007-04-12 2008-10-23 Roberto Nusca Method for obtaining synthetic turf
WO2009058869A1 (en) * 2007-10-29 2009-05-07 Oms Investments, Inc. Compressed coconut coir pith granules and methods for the production and use thereof
US20100055461A1 (en) * 2008-08-26 2010-03-04 Daluise Daniel A Artificial turf infill
IT1394937B1 (it) * 2009-01-12 2012-07-27 Mondo Spa Procedimento per realizzare materiale di riempimento per manti erbosi sintetici, corrispondente materiale e relativo manto erboso sintetico
KR100919458B1 (ko) * 2009-04-22 2009-09-28 주식회사 성웅 인조잔디 구조체
KR100919459B1 (ko) * 2009-04-22 2009-09-28 주식회사 성웅 인조잔디 구조체
US8221029B2 (en) * 2009-05-22 2012-07-17 Tanya R. Sanchez Water drainage and harvesting system for an artificial turf environment
IT1395627B1 (it) * 2009-08-27 2012-10-16 Nusca Materiale di intasamento per manti in erba sintetica e manti in erba sintetica cosi' ottenuti
KR20110030932A (ko) * 2009-09-18 2011-03-24 오은영 피브이씨가 코팅된 인조잔디용 충진재
ZA200906857B (en) * 2009-10-01 2010-05-26 Roberto Nusca Method for obtaining synthetic turfs
CN102725450A (zh) * 2009-10-30 2012-10-10 马尔工程公司 混合草皮及其制造方法
KR20100088590A (ko) * 2010-06-01 2010-08-09 도모스포텍주식회사 구장 인조잔디 구조체

Also Published As

Publication number Publication date
ES2354720T1 (es) 2011-03-17
ES2401429T3 (es) 2013-04-19
PT1907628E (pt) 2013-03-25
WO2007010324A8 (en) 2007-05-31
EP1907628B1 (en) 2013-01-02
EP2189573B1 (en) 2013-05-15
DK1907628T3 (da) 2013-03-25
US20080299331A1 (en) 2008-12-04
DK2189573T3 (da) 2013-08-05
PL2189573T3 (pl) 2013-10-31
WO2007010324A1 (en) 2007-01-25
EP2189573A1 (en) 2010-05-26
EP1907628A1 (en) 2008-04-09
ITMI20051403A1 (it) 2007-01-22
US8563099B2 (en) 2013-10-22
ES2354720T3 (es) 2013-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2189573E (pt) Estrutura de relva artificial e método de produção da mesma
WO2006109110A1 (en) Artificial turf structure and production method therefore
US10808366B2 (en) Engineered surfaces
KR100278823B1 (ko) 스포츠 및 기타용도를 위한 개선된 표면
EP2206833A1 (en) A method of producing an infill material for synthetic-grass structures, corresponding material, and synthetic grass structure
ES2741579T3 (es) Método de refuerzo de suelos utilizando materiales finos y fibras naturales
US6022827A (en) Sod or other vegetation having a root support matrix with beneficial plant adjuvants thereon
JPH0360961B2 (pt)
HUE026623T2 (en) Mixed lawn mat and process
JP2018527489A (ja) ハイブリッドターフ表面およびそのための支持物
JP2001506137A (ja) 芝またはその他の植生、およびこれらを生産する方法
DE3723364A1 (de) Verfahren zur herstellung und anwendung von traegervorrichtungen fuer naturgas
KR20080018826A (ko) 사면 자연녹화 조성물 및 그 조성방법
CN106359038A (zh) 具有四层结构的有机肥料砖及其制备方法
EP1869236B1 (de) Vlies, gewebe, faschine mit bzw. aus braunkohlestämmigen faserstoffen
CN1736152A (zh) 无土无网常绿混播草皮卷及其生产方法和应用
CN114271060A (zh) 一种用于沙漠戈壁土壤的生态修复毯及其使用方法
JP7361231B2 (ja) 人工芝
DE19946947A1 (de) Schichtaufbau und Verfahren zu dessen Herstellung
JPH1056876A (ja) 植物生育用基材及びその施工方法
JP2020031595A (ja) 法面吹付緑化工法及び植生基材
JP2003092925A (ja) 植物生育基盤材及びそれを使用する吹付け緑化工法
JPH11318204A (ja) 植物育成マット及び植物ブロック構造体
KR102472593B1 (ko) 인공 녹지토 조성물
PL215009B1 (pl) Włóknina biodegradowalna do zastosowań w agrotechnice