PT2123476E - Método para fabricar painéis revestidos e um elemento de prensa - Google Patents

Método para fabricar painéis revestidos e um elemento de prensa Download PDF

Info

Publication number
PT2123476E
PT2123476E PT90752130T PT09075213T PT2123476E PT 2123476 E PT2123476 E PT 2123476E PT 90752130 T PT90752130 T PT 90752130T PT 09075213 T PT09075213 T PT 09075213T PT 2123476 E PT2123476 E PT 2123476E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
treatment
regions
press element
relief
treatments
Prior art date
Application number
PT90752130T
Other languages
English (en)
Inventor
Laurent Meersseman
Martin Segaert
Original Assignee
Hueck Rheinische Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hueck Rheinische Gmbh filed Critical Hueck Rheinische Gmbh
Publication of PT2123476E publication Critical patent/PT2123476E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44CPRODUCING DECORATIVE EFFECTS; MOSAICS; TARSIA WORK; PAPERHANGING
    • B44C5/00Processes for producing special ornamental bodies
    • B44C5/04Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers
    • B44C5/0469Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers comprising a decorative sheet and a core formed by one or more resin impregnated sheets of paper
    • B44C5/0476Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers comprising a decorative sheet and a core formed by one or more resin impregnated sheets of paper with abrasion resistant properties
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B15/00Details of, or accessories for, presses; Auxiliary measures in connection with pressing
    • B30B15/06Platens or press rams
    • B30B15/062Press plates
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44BMACHINES, APPARATUS OR TOOLS FOR ARTISTIC WORK, e.g. FOR SCULPTURING, GUILLOCHING, CARVING, BRANDING, INLAYING
    • B44B5/00Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins
    • B44B5/02Dies; Accessories
    • B44B5/026Dies
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44CPRODUCING DECORATIVE EFFECTS; MOSAICS; TARSIA WORK; PAPERHANGING
    • B44C1/00Processes, not specifically provided for elsewhere, for producing decorative surface effects
    • B44C1/24Pressing or stamping ornamental designs on surfaces
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44CPRODUCING DECORATIVE EFFECTS; MOSAICS; TARSIA WORK; PAPERHANGING
    • B44C5/00Processes for producing special ornamental bodies
    • B44C5/04Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Floor Finish (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"MÉTODO PARA FABRICAR PAINÉIS REVESTIDOS E UM ELEMENTO DE PRENSA"
Esta invenção refere-se a um método para fabricar painéis para soalho revestidos ou painéis para mobiliário revestidos.
Mais particularmente, a invenção refere-se a um método para fabricar painéis para soalho revestidos ou painéis para mobiliário revestidos, que são do tipo que compreendem um substrato e uma camada superior decorativa fornecida no seu topo. Isto pode referir-se, por exemplo, a painéis para soalho que substancialmente consistem num substrato, por exemplo, um painel MDF ou HDF (Painel de Fibra de Média ou Alta Densidade) e uma camada superior fornecida em cima, como uma camada superior laminada.
Em particular, a invenção refere-se a um método para fabricar painéis revestidos com uma decoração impressa com uma camada transparente ou translúcida de material sintético que se estende ai em cima. É conhecido que tal decoração, se ou não através de camadas primárias, pode ser impressa diretamente no substrato. Contudo, a decoração também pode ser fornecida numa folha de material, como uma folha de papel, que é incorporada na dita camada superior. A camada de material sintético transparente ou translúcido forma uma camada protetora sobre a decoração impressa e pode compreender, por exemplo, partículas resistentes ao desgaste, como óxido de alumínio. Não está excluído que esta camada protetora também compreenda uma folha de material, como uma folha de papel. Tal painel para soalho laminado pode ser fabricado, por exemplo, de acordo com uma técnica DPL (Laminado Por Pressão Direta) ou HPL (Laminado de Alta Pressão) . No caso de uma técnica DPL, uma ou mais folhas de material fornecidas com resina são introduzidas, 2 juntamente com o substrato, num dispositivo de prensa, onde, por meio de um elemento de prensagem e sob a influência de temperatura e pressão aumentada, estão ligadas entre si e também ao substrato. No caso de uma técnica HPL, a camada superior é formada separadamente na base de duas ou mais folhas de material fornecidas com resina, depois a assim obtida camada superior é fornecida no substrato, por exemplo, colando-a no substrato.
Além disso, é conhecido, por exemplo, do documento WO 01/96689, que na superfície ou no lado decorativo de tais painéis revestidos, um relevo de partes impressas pode ser formado, pelo qual, por exemplo, a estrutura natural do motivo representado na dita decoração pode ser imitada. Deste modo, por exemplo, caso a decoração represente um motivo de madeira, pode-se trabalhar com um relevo que imita uma estrutura de madeira. Tal estrutura de madeira possivelmente pode corresponder à decoração subjacente, pelo que então assim chamadas impressões em relevo com decoração impressa são obtidas.
Para realizar um relevo num lado decorativo, como conhecido, elementos de prensa estruturados são aplicados. Para fabricar tais elementos de prensa, várias técnicas são conhecidas, por exemplo, do documento WO 2006/0066776, em que o preâmbulo da reivindicação 1 tem sido baseado. O documento WO 2006/063803 revela elementos de prensa que têm zonas de diferente grau de brilho. Contudo, os elementos de prensa obtidos por meio de tais métodos ainda deixam muito a desejar.
Os documentos EP-A-2 060 658 e EP-A-2 045 363, que ambos são documentos que estão de acordo o Art.0 54(3) e que ambos não são relevantes para a questão de etapa inventiva, revelam métodos para fabricar elementos de prensa que têm zonas de diferente grau de brilho. A presente invenção visa um método alternativo para fabricar painéis para soalho revestidos ou painéis para 3 mobiliário revestidos, que, de acordo com várias formas de realização preferidas da invenção, pode oferecer vantagens em relação ao estado da tecnologia.
Para este objetivo, a presente invenção refere-se a um método para fabricar revestido Para este objetivo, a presente invenção refere-se a um método para fabricar painéis para soalho revestidos ou painéis para mobiliário revestidos, em que estes painéis são do tipo que compreende pelo menos um substrato, uma decoração e uma camada superior com base em material sintético, em que o método compreende pelo menos as seguintes etapas: produzir um elemento de prensa, em que este elemento de prensa é fornecido com um relevo na sua superfície ou lado de prensagem, o dito relevo que compreende zonas situadas superiores e zonas situadas inferiores; formar os mencionados anteriormente painéis revestidos, em que o dito elemento de prensa é aplicado para formar partes impressas no lado decorativo dos painéis revestidos por meio do dito relevo, e mais particularmente no lado decorativo de painéis, de que então tais painéis revestidos podem ser obtidos; com a caracteristica que, quando produz o dito elemento de prensa, numa primeira etapa o dito relevo ou pelo menos uma parte deste relevo é formado, e numa segunda etapa posterior uma estrutura de superfície que determina um grau de brilho mutualmente diferente é realizada na superfície de, por um lado, pelo menos um número das ditas zonas situadas superiores e, por outro lado, pelo menos um número das ditas zonas situadas inferiores. "Determinar o grau de brilho" significa que por meio das respetivas zonas, zonas correspondentes de diferente grau de brilho são formadas no lado decorativo do painel revestido formado. Preferivelmente, isto refere-se a uma diferença em grau de brilho que claramente se manifesta 4 como mate e brilhante no lado decorativo dos painéis revestidos. Preferivelmente, uma diferença em grau de brilho é obtido no lado decorativo, em que as zonas mate têm um grau de brilho de 10, ou ainda melhor inferior a 10, enquanto as zonas brilhantes têm um grau de brilho de superior a 10, ou ainda melhor de superior a 20. Independentemente do respetivo grau de brilho absoluto, no lado decorativo do painel revestido preferivelmente uma diferença entre as zonas brilhantes e mate de pelo menos 10 é obtida, tudo isto medido de acordo com DIN 67530.
Quando o grau de brilho na placa de prensa é medido, uma zona brilhante preferivelmente corresponde a um grau de brilho de superior a 40, e ainda melhor de superior a 100, e uma zona mate a um grau de brilho de inferior a 40, também medido de acordo com DIN 67530. É claro que zonas situadas superiores no elemento de prensa resultam em partes impressas situadas mais profundas do painel revestido obtido. Devido ao facto que zonas, de acordo com o seu nível no elemento de prensa, ou no lado decorativo do painel para soalho, podem ser fornecidas com outro grau de brilho, é possível obter numa maneira especial efeitos no lado decorativo dos painéis revestidos fabricados, como efeitos de profundidade especiais. Também, no lado decorativo de tal painel revestido, melhores imitações de certos produtos naturais, como de certas espécies de madeira, podem ser realizadas. É notado que a dita estrutura de superfície que determina o grau de brilho pode ser obtida realizando uma microestrutura, como aspereza, na respetiva superfície da placa de prensagem e/ou formando uma camada de cobertura na respetiva superfície, como uma camada de crómio.
Preferivelmente, para o dito elemento de prensa uma placa é aplicada que é substancialmente plana no lado de prensagem, em que esta placa é fornecida com partes salientes e estas partes salientes formam as ditas zonas 5 situadas superiores e as áreas substancialmente planas que se situam entre formam as ditas zonas situadas inferiores. É notado que tais partes salientes preferivelmente se projetam não superior a 1 mm e ainda melhor não superior a 0,5 mm acima das zonas situadas inferiores. É claro que também nas zonas situadas inferiores, diferenças de nível podem estar presentes, que então preferivelmente não são superiores a 0,2 mm e ainda melhor não são superiores a 0,07 mm.
Preferivelmente, para o material do elemento de prensa da invenção metal, como uma liga de aço ou uma liga de cobre, é aplicado.
Na etapa de formar os painéis revestidos, preferivelmente uso é feito da técnica DPL descrita anteriormente.
Preferivelmente, as zonas situadas superiores do elemento de prensa mostram como uma estrutura de superfície que determina grau de brilho através da maioria da sua superfície, que difere da estrutura de superfície que determina grau de brilho através da maioria das zonas situadas inferiores, em que as zonas situadas superiores preferivelmente mostram um grau de brilho superior às zonas situadas inferiores. De tal maneira, é possível obter no lado decorativo do painel revestido efeitos num particularmente convincentemente modo, em que partes impressas estão presentes com tons mate ou brilhantes na superfície respetivamente predominantemente brilhante ou mate.
Numa forma de realização particularmente preferida, o elemento de prensa é fornecido com um relevo que tem a forma de uma estrutura de madeira, em que as ditas zonas situadas superiores compreendem pelo menos poros de madeira desta estrutura de madeira e em que então preferivelmente substancialmente apenas os poros de madeira são fornecidos com a estrutura de superfície que determina um diferente 6 grau de brilho. É claro que a presente invenção não está restrita a fabricar painéis revestidos que representam uma estrutura de madeira ou motivo de madeira. A presente invenção pode também ser aplicada quando a decoração impressa e a estrutura pertencente referem-se a um motivo de pedra, uma estrutura de pedra, respetivamente, ou se isto diz respeito a motivos de fantasia, estruturas de fantasia, respetivamente.
Em geral, a superfície das zonas situadas superiores, que é fornecida com um diferente grau de brilho, preferivelmente mostra um grau de brilho superior em relação à superfície das zonas situadas inferiores. De tal maneira, partes impressas podem ser enfatizadas mais eficientemente e subtis.
Aliás, a presente invenção é particularmente interessante quando a dita decoração representa um motivo e quando o dito relevo e o motivo da dita decoração estão em correspondência mútua, tal que as ditas partes impressas no lado decorativo seguem o dito motivo pelo menos parcialmente ou coincidem com isso pelo menos parcialmente. Aqui, isto refere-se a partes impressas fornecidas assim por dizer, "em relevo" com o motivo subjacente do padrão preferivelmente impresso. Esta forma de realização permite obter imitações particularmente convincentes de, por exemplo, madeira maciça.
Preferivelmente, na etapa de fazer o dito elemento de prensa, por um lado, pelo menos uma primeira série de tratamentos é realizada no elemento de prensa, em que pelo menos as ditas zonas situadas superiores são formadas, e, por outro lado, pelo menos uma segunda série de tratamentos é realizada no elemento de prensa, em que substancialmente quer apenas as zonas situadas superiores quer apenas as zonas situadas inferiores deste elemento de prensa estão sujeitas a esta segunda série de tratamentos. De acordo com 7 este método, a etapa de fazer o elemento de prensa pode ser realizada suavemente e eficientemente. Preferivelmente, quando realiza pelo menos uma parte da dita segunda série de tratamentos quer as zonas situadas inferiores quer as zonas situadas superiores, respetivamente, do já formado relevo são fisicamente ou quimicamente protegidas do tratamento em causa. Por este meio, a segunda série de tratamentos pode ser realizada seletivamente nas respetivas zonas numa maneira mais simples.
A dita proteção pode ser obtida por meio de uma camada de material fornecida na respetiva zona, cuja camada de material é resistente ao respetivo tratamento e que, após realizar esta segunda série de tratamentos, quer seja removida quer não. Assim, por exemplo, uma laca pode ser utilizada que é resistente contra ataque químico, se ou não electroquimicamente, com certos agentes. Por este meio, isto pode referir-se a uma laca UV ou seca ao ar. A aplicação de tal camada de material pode ter lugar por meio de qualquer técnica de aplicação, por exemplo, por meio de uma técnica de impressão, uma técnica de espalhamento ou uma técnica de aplicação por meio de um dispositivo que compreende um ou mais rolos, em que os rolos em causa podem ou podem não ser gravados e podem ou podem não ser compressíveis, como é o caso com um rolo de borracha. A dita técnica de aplicação pode ou pode não ser controlada. Em particular, uma técnica pode ser aplicada que como tal é conhecida do documento WO 2007/147376.
Para a dita primeira série de tratamentos, uma ou uma combinação de dois ou mais dos seguintes tratamentos pode ser aplicada: um tratamento de ataque químico ou eletromecânico; um tratamento de usinagem por meio de uma ferramenta mecânica; - um tratamento de usinagem da lista de eletroerosão, tratamento a laser e tratamento ultrassónico; 8 um tratamento de polimento mecânico ou galvânico; um tratamento em que uma camada de cobertura é aplicada; uma cromagem; um tratamento em que uma microestrutura mate é obtida no relevo.
Para a dita segunda série de tratamentos, uma ou a combinação de dois ou mais dos seguintes tratamentos pode ser aplicada: um tratamento de ataque químico ou eletromecânico; um tratamento de polimento mecânico ou galvânico; um tratamento em que uma camada de cobertura é aplicada; uma cromagem dura; um tratamento em que uma microestrutura brilhante é obtida nas ditas partes salientes; um tratamento em que material é aplicado seletivamente. A seguir, várias combinações particulares das possibilidades de cima são discutidas especificamente.
De acordo com uma primeira possibilidade, numa primeira série de tratamentos a placa de prensagem ou outro elemento de prensa pode ser fornecido com uma estrutura em qualquer modo, por exemplo, por ataque químico, depois de que as zonas situadas inferiores da placa de prensagem são protegidas e as zonas situadas superiores são polidas por meio da técnica de eletropolimento.
De acordo com uma segunda possibilidade, numa primeira série de tratamentos a placa de prensagem ou qualquer outro elemento de prensa pode ser substancialmente totalmente ou totalmente areada ou mate cromada, depois de que a placa de prensagem é seletivamente cromada na altura das zonas situadas superiores. Isto pode ser obtido, por exemplo, protegendo, no banho de crómio, as zonas situadas inferiores por meio de uma camada de material resistente. 9
De acordo com uma terceira possibilidade, numa primeira série de tratamentos a placa de prensagem ou qualquer outro elemento de prensa pode ser cromada substancialmente totalmente ou totalmente brilhante, depois de que a placa de prensagem seletivamente é mate cromada ou é areada na altura das zonas situadas inferiores. Isto pode ser obtido, por exemplo, protegendo as zonas situadas superiores por meio de uma camada de material resistente.
Geralmente, as zonas situadas superiores de um elemento de prensa com as caracteristicas da presente invenção preferivelmente cobrem inferior a 20% e ainda melhor inferior a 10% da superfície de todo o lado prensagem do elemento de prensa em causa. A invenção também se refere a um painel para soalho revestido ou painel para mobiliário revestido, que é obtido por um método de acordo com a invenção.
Preferivelmente, as partes impressas de tal painel revestido substancialmente mostram outro grau de brilho do que as remanescentes, preferivelmente substancialmente partes planas do lado decorativo. No presente documento, as partes impressas podem ser feitas mais brilhantes ou mais mate.
Com a intenção de melhor mostrar as caracteristicas da invenção, a seguir, como um exemplo sem qualquer carácter limitativo, várias formas de realização preferidas são descritas, com referência aos desenhos que acompanham, em que: A Figura 1 representa uma secção transversal através da camada superior de um painel revestido obtido por meio do método da presente invenção; a Figura 2 esquematicamente representa uma etapa do método da presente invenção; a Figura 3 esquematicamente representa outra etapa do método da presente invenção de acordo com uma vista na área indicada por F3 na figura 2; e 10 a Figura 4, numa vista similar, representa uma variante. A Figura 1 representa um painel revestido 1, que pode ser obtido de acordo com a invenção. Tal painel compreende pelo menos um substrato 2, uma decoração 3 e uma camada superior 4 com base em material sintético 5. No presente documento, a decoração 3 mais particularmente refere-se a uma impressão, que é fornecida numa folha de material 6 e que, fornecida com material sintético 5, é incluída na camada superior 3 como uma assim chamada camada de decoração 7. Sobre esta camada de decoração, uma camada protetora 8 com base em material sintético é fornecida, que neste caso também compreende uma folha de material 7 fornecida com material sintético ou resina. É notado que tal camada superior também pode compreender partículas duras situadas pelo menos sobre a decoração impressa, contudo, tais partículas duras não são representadas aqui. Isto pode referir-se, por exemplo, a partículas de óxido de alumínio com um tamanho de grão médio entre 0,1 e 200 ym.
De acordo com a invenção, o painel revestido 1 tem partes impressas 10 no lado decorativo 9, neste caso, isto refere-se pelo menos a partes impressas 10 para imitar poros de madeira. No exemplo representado, as partes impressas 10 têm um grau de brilho superior às partes remanescentes 11 do lado decorativo 9. A Figura 2 esquematicamente representa a etapa SI do método da invenção em que o painel revestido 1 é formado. No presente documento, o painel revestido 1 da figura 1 é formado por meio da técnica DPL supramencionada. Para este objetivo, pelo menos o substrato 2 ou um painel que compreende este substrato 2, a camada decorativa 7 e a camada protetora 8 são introduzidos num dispositivo de prensa 12, onde são consolidados por meio de um elemento de prensa 13. No caso representado, a pilha também compreende 11 uma assim chamada camada de suporte ou camada de equilíbrio 14 na parte inferior, que camada é destinada a ser fornecida na parte inferior do substrato 2 e neste caso também substancialmente consiste numa folha de material 6, como um folha de papel, fornecida com material sintético 5 ou resina. A Figura 2 claramente mostra que o elemento de prensa 13 é fornecido com um relevo 16 na sua superfície ou lado de prensagem 15, o dito relevo que mostra zonas situadas superiores 17 e zonas situadas inferiores 18. Na etapa de formar os painéis revestidos 1, o dito elemento de prensa 13 é aplicado para formar, por meio do relevo 16, as já mencionadas partes impressas 10 e a estrutura das partes remanescentes 11 no lado decorativo 9 dos painéis revestidos, ou mais particularmente nos lados decorativos de painéis de que tais painéis revestidos podem ser obtidos. A particularidade da presente invenção é representada, entre outras, na figura 3. Esta figura 3 claramente representa uma parte da etapa S0 para produzir o elemento de prensa 13. No presente documento, o elemento de prensa 13 está a ser fornecido com um relevo 16 na sua superfície ou lado de prensagem 15. O elemento de prensa ou placa de prensagem 13 representado no topo na figura 3 é fornecido com o relevo 16 numa primeira etapa, ou pelo menos é fornecido com pelo menos uma parte deste relevo 16. O relevo 16 realizado nesta primeira etapa mostra a mesma ou pelo menos virtualmente a mesma estrutura de superfície que determina grau de brilho na superfície das zonas situadas superiores 17 como também na superfície das zonas situadas inferiores 18. Aqui, isto refere-se a uma estrutura de superfície relativamente mate, que é representada esquematicamente por meio da superfície áspera. Tal relevo 16 e estrutura de superfície podem ser obtidos, por exemplo, por meio de uma técnica de ataque químico ou de 12 uma técnica de fresagem ou uma combinação de ambas.
Numa etapa posterior, indicada aqui por seta 19, uma estrutura de superfície que determina grau de brilho mutualmente divergente é realizada na superfície de, por um lado, pelo menos um número das zonas situadas superiores 17 e, por outro lado, pelo menos um número das zonas situadas inferiores 18. Para este objetivo, como representado, as zonas situadas inferiores 18 são protegidas com uma camada de material 20, tal que não são ou menos afetadas pelo tratamento ou tratamentos realizados na dita etapa posterior e assim substancialmente retêm a sua estrutura de superfície realizada na dita primeira etapa. Por exemplo, o tratamento em causa pode referir-se pelo menos a um tratamento em que a técnica de eletropolimento é aplicada, pelo que um grau de brilho superior é obtido na localização das zonas situadas superiores 18. A Figura 4 mostra outra variante, em que na dita etapa posterior uma camada de cobertura 21 é fornecida nas ditas zonas situadas superiores 17 ou pelo menos num seu número, enquanto as zonas situadas inferiores 16 não são incomodadas pela presença da dita camada de material 20. Tal camada de cobertura pode referir-se, por exemplo, a uma camada de crómio, preferivelmente do tipo que pode ser obtido por meio da técnica de cromagem dura, pelo que um grau de brilho superior pode ser obtido nas zonas situadas superiores 18. É claro que a dita camada de material 20 preferivelmente é removida depois das respetivas zonas 17-18 terem obtido a sua estrutura de superfície que determina grau de brilho, final.
É notado que a técnica da presente invenção preferivelmente é aplicada para fabricar painéis para soalho, que preferivelmente são do tipo que pode ser instalado sem cola. Painéis para soalho instaláveis sem cola são conhecidos como tal, por exemplo, do documento WO 13 97/47834. Contudo, a respetiva técnica pode também ser aplicada para fabricar painéis para mobiliário.
De acordo com a invenção, qualquer material pode ser aplicado como um substrato. Assim, por exemplo, um material de painel com base em madeira, como painel de partículas, MDF ou HDF (Painel de Fibra de Média Densidade ou Painel de Fibra de Alta Densidade) ou contraplacado, pode ser aplicado.
Além disso, é notado que as partes impressas, ou pelo menos a sua maioria, que de acordo com a invenção são fornecidas num lado decorativo dos painéis revestidos, e assim em particular quando partes impressas para imitar poros de madeira estão envolvidas, preferivelmente são situadas totalmente sobre a decoração impressa, ou por outras palavras não penetram nesta decoração impressa através desta decoração impressa. Nomeadamente, as partes impressas preferivelmente permanecem restritas à camada de material sintético fornecida sobre a decoração impressa, ou ainda melhor restritas à dita camada protetora.
Como representado por meio da figura 2, o painel revestido por meio da invenção preferivelmente também compreende uma camada de suporte.
Preferivelmente, a consolidação do dispositivo de prensa, como no caso da figura 2, é obtida substancialmente ou exclusivamente por meio do dito material sintético ou da resina. Tal resina pode ser, por exemplo, uma resina de termoendurecimento, como resina de melamina-formaldeído. É também notado que a invenção preferivelmente é aplicada para fabricar painéis revestidos, como painéis para soalho, em que partículas duras estão presentes na camada superior, como partículas de óxido de alumínio ou carboneto de silício. É claro que as formas de realização da presente invenção representadas nas figuras representam ainda formas de realização preferidas adicionais mencionadas na 14 introdução. Por exemplo, é claro que o elemento de prensa 13 aplicado nos exemplos se refere a uma placa, que é substancialmente plana no lado de prensagem 15, que placa é fornecida com partes salientes que então formam as ditas zonas situadas superiores 17, enquanto as zonas substancialmente planas que se situam entre formam as ditas zonas situadas inferiores 18. Aliás, as zonas situadas superiores 17 mostram a respetiva estrutura de superfície que determina o grau de brilho através da maioria da sua superfície. A presente invenção não está de nenhum modo limitada às descritas anteriormente formas de realização, pelo contrário tais métodos e painéis para soalho revestidos ou painéis para mobiliário revestidos podem ser realizados de acordo com várias variantes, sem saírem do âmbito da presente invenção, como definida pelas revindicações em anexo. 15
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • WO 0196689 A [0004] • WO 20060066776 A [0005] • WO 2006063803 A [0005] • EP 2060658 A [0006] • EP 2045363 A [0006] • WO 2007147376 A [0022] • WO 9747834 A [0042]

Claims (11)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Método para fabricar painéis para soalho revestidos ou painéis para mobiliário revestidos, em que estes painéis (1) são do tipo que compreende pelo menos um substrato (2), uma decoração (3) e uma camada superior (4) com base em material sintético (5) , em que o método compreende pelo menos as seguintes etapas: - produzir um elemento de prensa (13) , em que este elemento de prensa (13) é fornecido com um relevo (16) na sua superfície ou lado de prensagem (15) , o dito relevo (16) que compreende zonas situadas superiores (17) e zonas situadas inferiores (18); formar os mencionados anteriormente painéis revestidos (1), em que o dito elemento de prensa (13) é aplicado para formar partes impressas (10) no lado decorativo (9) dos painéis revestidos (1) por meio do dito relevo (16), e mais particularmente no lado decorativo (9) dos painéis, de que então tais painéis revestidos (1) podem ser obtidos; com a caracterí stica de que, quando produz o dito elemento de prensa (13), numa primeira etapa o dito relevo (16) ou pelo menos uma parte deste relevo (16) é formado, e numa segunda etapa posterior (19) uma estrutura de superfície que determina um grau de brilho mutualmente diferente é realizada na superfície de, por um lado, pelo menos um número das ditas zonas situadas superiores (17) e, por outro lado, pelo menos um número das ditas zonas situadas inferiores (18).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por para o dito elemento de prensa (13) uma placa ser aplicada, que é substancialmente plana no lado de prensagem (15) , em que esta placa é fornecida com partes salientes e essas partes salientes formam as ditas zonas situadas 2 superiores (17) e as zonas substancialmente planas que se situam entre formam as ditas zonas situadas inferiores (18) .
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por as ditas zonas situadas superiores (17) mostrarem uma estrutura de superfície que determina o grau de brilho através da maioria da sua superfície, que estrutura de superfície difere da estrutura de superfície que determina grau de brilho da maioria das zonas situadas inferiores (18), em que as zonas situadas superiores (17) preferivelmente mostram um grau de brilho superior às zonas situadas inferiores (18).
4. Método de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de prensa (13) ser fornecido com um relevo (16) que tem a forma de uma estrutura de madeira, em que as ditas zonas situadas superiores (17) compreendem pelo menos poros de madeira desta estrutura de madeira e em que então preferivelmente substancialmente apenas os poros de madeira são fornecidos com a estrutura de superfície que determina o grau de brilho diferente.
5. Método de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície das zonas situadas superiores (17), que é fornecida com um diferente grau de brilho em relação à superfície das zonas situadas inferiores (18), ter um grau de brilho superior.
6. Método de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a dita decoração (3) representar um motivo e por o dito relevo (16) e o motivo da dita decoração (3) estarem em conformidade entre si, tal que as ditas partes impressas (10) num lado decorativo (9) 3 seguem o dito motivo pelo menos parcialmente ou pelo menos parcialmente coincidem com isso.
7. Método de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por na etapa de produzir o dito elemento de prensa (13), por um lado, pelo menos uma primeira série de tratamentos ser realizada no elemento de prensa (13), em que pelo menos as ditas zonas situadas superiores (17) são formadas, e, por outro lado, pelo menos uma segunda série de tratamentos ser realizada no elemento de prensa (13), em que substancialmente quer apenas as zonas situadas superiores (17) quer apenas as zonas situadas inferiores (18) deste elemento de prensa (13) estão sujeitas a esta segunda série de tratamentos.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por quando realizam pelo menos uma parte da dita segunda série de tratamentos, quer as zonas situadas inferiores (18) quer as zonas situadas superiores (17), respetivamente, do já formado relevo serem fisicamente ou quimicamente protegidas do tratamento em questão.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a dita proteção ser obtida por meio de uma camada de material (20) fornecida na respetiva zona (17-18), cuja camada de material é resistente ao respetivo tratamento e que, após realizar esta segunda série de tratamentos, quer seja removida ou não.
10. Método de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 9, caracterizado por a dita primeira série de tratamentos compreender uma ou uma combinação de dois ou mais dos seguintes tratamentos: - um tratamento de ataque químico ou eletromecânico; - um tratamento de usinagem por meio de uma ferramenta 4 mecânica; - um tratamento de usinagem da lista de eletroerosão, tratamento a laser e tratamento ultrassónico; - um tratamento de polimento mecânico ou galvânico; - um tratamento em que uma camada de cobertura é aplicada; - uma cromagem; - um tratamento em que uma microestrutura mate é obtida no relevo.
11. Método de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 10, caracterizado por a dita segunda série de tratamentos compreender uma ou a combinação de dois ou mais dos seguintes tratamentos - um tratamento de ataque químico ou eletromecânico; - um tratamento de polimento mecânico ou galvânico; - um tratamento em que uma camada de cobertura é aplicada; - uma cromagem dura; - um tratamento em que uma microestrutura brilhante é obtida nas ditas partes salientes.
PT90752130T 2008-05-20 2009-05-01 Método para fabricar painéis revestidos e um elemento de prensa PT2123476E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE2008/0286A BE1018156A3 (nl) 2008-05-20 2008-05-20 Werkwijze voor het vervaardigen van beklede panelen en bekleed paneel.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2123476E true PT2123476E (pt) 2014-10-06

Family

ID=40185080

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90752130T PT2123476E (pt) 2008-05-20 2009-05-01 Método para fabricar painéis revestidos e um elemento de prensa

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2123476B1 (pt)
BE (1) BE1018156A3 (pt)
DK (1) DK2123476T3 (pt)
ES (1) ES2507568T3 (pt)
PL (1) PL2123476T3 (pt)
PT (1) PT2123476E (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1018753A3 (nl) * 2009-05-11 2011-08-02 Flooring Ind Ltd Sarl Laminaatpaneel en werkwijzen voor het vervaardigen van laminaatpanelen.
US8480841B2 (en) 2010-04-13 2013-07-09 Ceralog Innovation Belgium BVBA Powder overlay
BE1019373A4 (nl) * 2010-06-15 2012-06-05 Teconsult N V I Bouwelement met decoratieve toplaag.
BE1019383A3 (nl) 2010-06-23 2012-06-05 Flooring Ind Ltd Sarl Werkwijze voor het vervaardigen van panelen en paneel hierbij bekomen.
ES2688298T3 (es) 2011-03-10 2018-10-31 Hueck Rheinische Gmbh Procedimiento para procesar una superficie estructurada de una herramienta de grabado en relieve y la herramienta de grabado en relieve
DE202012004375U1 (de) * 2012-05-04 2012-06-11 Hueck Rheinische Gmbh Werkstoffplatte mit einer strukturierten Oberfläche
BE1021743B1 (nl) 2013-12-10 2016-01-14 Unilin Bvba Vloerkleding en werkwijze voor het vervaardigen
EP3169532B1 (en) 2014-07-16 2023-08-30 Välinge Innovation AB Method to produce a thermoplastic wear resistant foil
MY188739A (en) * 2015-01-14 2021-12-27 Valinge Innovation Ab A method to produce a wear resistant layer with different gloss levels
ES2833440T3 (es) * 2015-04-28 2021-06-15 Berndorf Band Gmbh Cinta sin fin con un cuerpo de cinta de metal
ITUB20153556A1 (it) * 2015-09-11 2017-03-11 Flai Srl Procedimento migliorato per la realizzazione di stampi metallici, quali lamiere, cilindri e similari provvisti di almeno una superficie strutturata e stampi metallici ottenuti con questo procedimento
US10563309B1 (en) 2015-10-13 2020-02-18 Kings Mountain International, Inc. Method for creating a textured press plate
BE1025599B9 (nl) * 2017-09-28 2019-05-28 Unilin B V B A Werkwijze voor het vervaardigen van gestructureerde perselementen
DE102019124004A1 (de) * 2019-09-06 2021-03-11 Hueck Rheinische Gmbh Presswerkzeug, Werkstück, Verfahren zum Herstellen eines Presswerkzeugs und Verfahren zum Herstellen eines Werkstücks
US20230056626A1 (en) 2020-02-13 2023-02-23 Flooring Industries Limited, Sarl Pressing element and method for manufacturing pressing elements
BE1028056B1 (nl) 2020-02-13 2021-09-14 Unilin Perselement en werkwijze voor het vervaardigen van perselementen
BE1030607B1 (nl) 2022-06-10 2024-01-16 Flooring Ind Ltd Sarl Perselement en werkwijze voor het vervaardigen van perselementen
EP4190541A1 (en) 2021-12-02 2023-06-07 Flooring Industries Limited, SARL Press element and method for manufacturing press elements
DE102022116427A1 (de) 2022-06-30 2024-01-04 Hueck Rheinische Gmbh Verfahren zur Bearbeitung einer Oberfläche eines Presswerkzeugs

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1010487A6 (nl) 1996-06-11 1998-10-06 Unilin Beheer Bv Vloerbekleding bestaande uit harde vloerpanelen en werkwijze voor het vervaardigen van dergelijke vloerpanelen.
EP1149712A1 (fr) * 2000-04-25 2001-10-31 Tarkett Sommer S.A. Procédé de production de revêtements de sols et de murs à effet de décor de brillance différentiel et produits obtenus
DE06075877T1 (de) * 2000-06-13 2007-02-08 Flooring Industries Ltd. Fußbodenbelag
US7419716B2 (en) * 2003-05-30 2008-09-02 Awi Licensing Company Multiple gloss level surface coverings and method of making
US20050055931A1 (en) * 2003-08-28 2005-03-17 Michel Rochette Stones-like laminates
US7931954B2 (en) * 2003-09-30 2011-04-26 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Decorating material
CA2586744A1 (en) * 2004-12-16 2006-06-22 Flooring Industries Ltd. Floor panel imitating a wood pattern on its surface and method for manufacturing
PL1711353T3 (pl) * 2004-12-23 2010-05-31 Flooring Ind Ltd Laminowany panel podłogowy
DE102006022722B4 (de) 2006-05-12 2010-06-17 Hueck Engraving Gmbh & Co. Kg Verfahren und Vorrichtung zur Oberflächenstrukturierung eines Pressbleches oder eines Endlosbandes
EP1908608A1 (en) * 2006-10-05 2008-04-09 Spanolux N.V. Div. Balterio Method of and apparatus for manufacturing a panel and produced panel
DE202007019084U1 (de) * 2007-10-05 2010-08-19 Spanolux N.V. Div. Balterio Druckplatte zum Aufprägen einer Oberflächenstruktur auf eine Bodenplatte
DE102007055053A1 (de) 2007-11-16 2009-05-20 Hueck Engraving Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Bearbeitung einer strukturierten Oberfläche

Also Published As

Publication number Publication date
EP2123476B1 (en) 2014-07-09
DK2123476T3 (da) 2014-10-06
ES2507568T3 (es) 2014-10-15
BE1018156A3 (nl) 2010-06-01
PL2123476T3 (pl) 2014-12-31
EP2123476A3 (en) 2011-05-11
EP2123476A2 (en) 2009-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2123476E (pt) Método para fabricar painéis revestidos e um elemento de prensa
US12005731B2 (en) Laminate panel, method for manufacturing a laminate panel and press element to realize the method
EP2251193A1 (en) Laminate panel
CA2469255C (en) Structured boards with matched surface
EP2455230B1 (en) Flooring system having sub-panels with complementary edge patterns and non-coplanar upper surfaces
EP1973751B1 (en) Floor panel having a wood imitating pattern and method for manufacturing
ES2222295T3 (es) Procedimiento de fabricacion de un laminado decorativo.
US8454772B2 (en) Process for the manufacturing of a decorative laminate provided with an aligned surface structure
CA2572706C (en) Flooring system having sub-panels with complementary edge patterns
EP2133215B1 (en) Method for manufacturing panels
PT1229183E (pt) Produto para pavimentação directamente laminado
EP1397261A1 (en) Embossed decorative boards
BE1018150A3 (nl) Werkwijze voor het vervaardigen van beklede panelen en bekleed paneel.
US20160067909A1 (en) Surface structures on press belts and press sheets
US20100247943A1 (en) Method for manufacturing panels, floor panel obtained therewith and press platen applied therewith
US20230056626A1 (en) Pressing element and method for manufacturing pressing elements
US20050109445A1 (en) Process for achieving a surface structure on a decorative laminate
WO2007148184A2 (en) Method for manufacturing floor elements and floor element
NO325006B1 (no) Dorkplate