PT2095478E - Alojamento - Google Patents

Alojamento Download PDF

Info

Publication number
PT2095478E
PT2095478E PT07802008T PT07802008T PT2095478E PT 2095478 E PT2095478 E PT 2095478E PT 07802008 T PT07802008 T PT 07802008T PT 07802008 T PT07802008 T PT 07802008T PT 2095478 E PT2095478 E PT 2095478E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
housing
hinged
bore
housing according
cover
Prior art date
Application number
PT07802008T
Other languages
English (en)
Inventor
Reiner Naumann
Gerhard Schwarz
Gert Hofmann
Original Assignee
Cooper Crouse Hinds Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cooper Crouse Hinds Gmbh filed Critical Cooper Crouse Hinds Gmbh
Publication of PT2095478E publication Critical patent/PT2095478E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/14Fastening of cover or lid to box
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K5/00Casings, cabinets or drawers for electric apparatus
    • H05K5/02Details
    • H05K5/0217Mechanical details of casings
    • H05K5/0226Hinges

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Component Parts Of Construction Machinery (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)
  • Superstructure Of Vehicle (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Hinges (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "ALOJAMENTO" A presente invenção refere-se a um alojamento, em especial um alojamento protegido contra explosões, com pelo menos uma parte inferior do alojamento que apresenta uma parede de alojamento, a qual apresenta uma abertura do alojamento que pode ser fechada através de uma tampa, sendo que a tampa está apoiada de modo a poder oscilar entre uma posição de abertura e outra de fecho, por meio de um dispositivo articulado.
Tais alojamentos servem, por exemplo, para a instalação de bornes de circuitos eléctricos com segurança intrínseca e segurança não intrínseca. Os alojamentos estão realizados protegidos contra explosões, na classe de protecção Ex-e ou Ex-i. Os materiais para tais alojamentos são, por exemplo, metal, em especial aço inoxidável, ou material sintético, em especial poliéster ou poliéster reforçado por fibra de vidro.
Na prática são conhecidos, no essencial, dois géneros diferentes desses alojamentos. Num primeiro género de alojamento está montado um dispositivo articulado correspondente para a oscilação de uma tampa, entre a posição de abertura e a posição de fecho, relativamente a uma abertura do alojamento sobre um lado exterior da parede e alojamento. Deste modo não é possível colocar na zona desse dispositivo articulado dois alojamentos tão próximos um do outro que as paredes e alojamento estejam em contacto. Na verdade, com este género de dispositivo articulado a totalidade do espaço interior do alojamento pode ser aproveitado 1 para a instalação de dispositivos eléctricos e electrónicos correspondentes, mas a colocação de um tal dispositivo articulado externo exige, pelo menos, uma certa distância entre alojamentos próximos.
Um segundo género de alojamento apresenta dispositivos articulados colocados no espaço interior, de modo que estes alojamentos possam ser colocados pelo menos estreitamente aproximadas e com montagem das paredes de alojamento correspondentes próximas umas das outras. No entanto, através da colocação do dispositivo articulado no interior do alojamento, o espaço para a colocação de dispositivos eléctricos e electrónicos é reduzido.
Cabe à invenção o objectivo de melhorar um alojamento do género referido na introdução, no sentido de ser possível quer uma colocação estreitamente aproximada de alojamentos, quer também o aproveitamento integral do interior do alojamento.
Este objectivo é resolvido através das características da reivindicação 1.
De acordo com a invenção, não se verifica nem uma colocação externa nem interna do dispositivo articulado. Em vez disso, o dispositivo articulado apresenta uma parte inferior articulada, montada directamente na parede de alojamento e uma parte superior articulada, montada num lado inferior da tampa voltado para a abertura do alojamento na posição de fecho. A parte inferior articulada e a parte superior articulada estão ligadas uma à outra de modo a poder oscilar. 2
Através da colocação da parte inferior articulada no interior da parede de alojamento, não é necessário manter uma determinada distância em caso de colocação de dois ou vários alojamentos umas junto dos outros, nem através desta colocação fica de modo algum reduzido o espaço interior do alojamento. A parede de alojamento, no caso de tais alojamentos, está realizado já com espessura de parede suficiente, uma vez que, por exemplo, para a fixação da tampa na posição de fecho, podem ser aparafusadas cavilhas roscadas a partir de cima, através da tampa, até à parede de alojamento.
Para realizar a parte inferior articulada de maneira simples e, ao mesmo tempo, poder alojá-la na parede de alojamento, a parte inferior articulada pode estar realizada como barra articulada, a qual está encaixada, pelo menos parcialmente, num furo de alojamento na parede de alojamento. Uma tal barra articulada pode apresentar diferentes secções transversais, sendo preferidas secções transversais simples, como de forma circular, quadrangular ou semelhante.
No caso de secções transversais não redondas, resulta como vantagem suplementar que a barra articulada esteja colocada num furo de alojamento com secção transversal correspondente, no essencial sem poder rodar. A barra articulada, neste contexto, está ligada à parte superior articulada de maneira correspondente, de modo a poder oscilar.
Para tornar possivel uma abertura da tampa, de maneira simples, mesmo com alojamentos colocados estreitamente aproximados uns dos outros, a parte inferior articulada pode 3 estar colocada no furo de alojamento de modo a poder deslizar na direcção longitudinal do furo. Deste modo a parte inferior articulada, aquando da abertura da tampa, pode ser retirada do furo de alojamento, de modo que a tampa, na posição de abertura, pode ser colocada a uma distância maior em relação à parte inferior do alojamento, mesmo na zona do dispositivo articulado e, deste modo, pode também oscilar mais facilmente, relativamente aos alojamentos adjacentes.
Uma possibilidade simples para a ligação da barra articulada e da parte superior articulada pode ser vista quando a barra articulada está ligada na sua extremidade articulada saliente para fora do furo de alojamento à parte superior articulada, de modo a poder oscilar. Uma ligação articulada correspondente pode estar realizada como olhai de rolamento, na extremidade articulada da barra articulada e como ranhura de alojamento do olhai na parte superior articulada.
Em especial relativamente à protecção contra explosões, é uma vantagem se a tampa, na posição de fecho, está colocada tão perto quanto possível da parte inferior do alojamento. Isto pode ser conseguido de maneira simples, por exemplo, por a barra articulada, na posição de fecho, estar colocada juntamente com a parte superior articulada, no essencial, no interior do furo de articulação, na posição de retorno. A secção transversal da parte superior articulada, neste contexto, está ajustada à secção transversal do furo de alojamento, de modo que, na posição de fecho da tampa, a parte superior articulada está colocada tão afastada quanto possível, igualmente no interior do furo de alojamento. 4
Em caso de colocação da tampa na posição de fecho, para poder colocar a barra articulada, de forma mais simples, no interior do furo de alojamento e igualmente em caso de abertura da posição de fecho, poder abrir a tampa contra uma força correspondente, a barra articulada pode ser impelida por força na direcção da posição de retorno.
Uma possibilidade para a impulsão por força é, por exemplo, uma barra articulada telescópica, que apresenta no seu interior um dispositivo de recuperação correspondente. Uma outra possibilidade para uma tal impulsão por força é um elemento elástico. Este pode estar colocado de maneira diferente. No caso mais simples, actua entre a barra articulada e a parede de alojamento, sendo que o elemento elástico está colocado junto ou sobre a barra articulada e pode estar fixado entre esta e uma parte do furo de alojamento. 0 elemento elástico correspondente pode, neste contexto, estar realizado como mola helicoidal. Consoante a colocação do elemento elástico relativamente à barra articulada e ao furo de alojamento, a mola helicoidal é uma mola helicoidal de tracção ou uma mola helicoidal de compressão. No caso de uma mola helicoidal de compressão, esta, em caso de abertura da tampa através de deslocamento da barra articulada, é comprimida para fora do furo de alojamento, de modo que, através da mola, é exercida uma compressão sobre a barra articulada, na posição de fecho da tampa. No caso de uma mola helicoidal de tracção, esta, em caso de deslocamento da barra articulada, é alongada aquando da abertura da tampa e exerce uma tracção sobre a barra articulada, na direcção da posição de fecho da tampa. 5
Para, também de maneira simples, posteriormente e consoante o requisito, introduzir no alojamento a tampa do mesmo, por meio do dispositivo articulado, o furo de alojamento pode apresentar pelo menos um entalhe, aberto, no essencial, transversalmente à direcção longitudinal do furo, para o lado exterior da parede de alojamento. A barra articulada correspondente pode ser introduzida juntamente com a tampa ou a cobertura, a partir da extremidade aberta do furo de alojamento. A barra articulada pode então ser deslocada tão profundamente no furo de alojamento até uma extremidade inferior correspondente da barra articulada, estar colocada no entalhe aberto. Aqui o elemento elástico pode então ser introduzido, em especial, a partir do lado exterior da parede de alojamento e, por conseguinte, a barra articulada pode ser fixada no interior do furo de alojamento, de modo a poder soltar-se.
Isto verifica-se de maneira inversa aquando de uma desmontagem da tampa ou de uma outra colocação da tampa relativamente à parte inferior do alojamento, para conseguir, por exemplo, uma outra direcção de rebatimento e uma outra colocação do dispositivo articulado em relação à parte inferior do alojamento.
Para poder, por exemplo, fixar o alojamento a uma parede ou semelhante, o furo de alojamento pode estar realizado para o alojamento de cavilhas roscadas. Também estas devem poder ser manejadas por meio do entalhe correspondente e, em especial, estar acessíveis para o aparafusamento.
Em regra, dois furos de alojamento e duas barras articuladas são suficientes para o apoio seguro e oscilação da tampa, relativamente à parte inferior do alojamento. Mas para poder 6 aproveitar, por exemplo, furos de alojamento para cavilhas roscadas, adicionalmente para a colocação dos dispositivos articulados ou para, eventualmente, ter à disposição mais variantes para o apoio oscilante da tampa, pode estar distribuído um certo número de furos de alojamento na parede de alojamento, na direcção da periferia do alojamento. Em regra, dois destes furos de alojamento são utilizados para o dispositivo articulado, enquanto que os restantes furos de alojamento não são aproveitados ou podem ser aproveitados para o aparafusamento de cavilhas roscadas.
No essencial, o alojamento pode apresentar quaisquer secções transversais. Para a colocação estreitamente aproximada de vários alojamentos, no entanto, em regra, as secções transversais angulares são uma vantagem, como, por exemplo, uma secção transversal quadrangular, com dois lados longitudinais e dois lados transversais. Se a secção transversal for quadrada, então podem ser colocadas em proximidade directa outros alojamentos correspondentes com dimensões correspondentes, ao longo de todos os quatro lados. Isto aplica-se, analogamente, também a secções transversais rectangulares, pentagonais ou hexagonais.
No caso de tais secções transversais angulares, é uma vantagem se os furos de alojamento correspondentes estão realizados na parede de alojamento, no essencial ao longo de arestas de ligação dos lados.
As cavilhas roscadas correspondentes podem igualmente ser utilizadas para montar uma parte inferior do alojamento a partir de várias peças individuais. Neste contexto, as cavilhas 7 roscadas não devem ser utilizadas adicionalmente para a fixação do alojamento a uma parede ou semelhante.
Para poder, eventualmente, aparafusar também a tampa na posição de fecho à parte inferior do alojamento, o lado inferior da tampa pode apresentar furos da tampa, que se ajustam pelo menos a alguns dos furos de alojamento, no essencial, em distribuição e dimensão. Estes furos da tampa podem também estar realizados como rebaixos de encaixe, que não estão abertos até ao lado superior da tampa.
Se os furos da tampa, no entanto, estiverem abertos até ao lado superior da tampa, podem, no essencial, continuar os furos de alojamento na zona da tampa.
Existe a possibilidade de colocar furos de alojamento separadamente para as barras articuladas e separadamente para as cavilhas roscadas. Neste caso é uma vantagem se os furos de alojamento para as barras articuladas estão colocados próximos dos furos de alojamento para as cavilhas roscadas e apresentam ambos entalhes comuns. Em regra, em secções transversais quadrangulares, por exemplo, quatro furos de alojamento são suficientes para um alojamento, ao longo de arestas do alojamento, para barras articuladas. Estes quatro furos de alojamento permitem um apoio oscilante da tampa ao longo de cada lado e, por conseguinte, uma variação vantajosa da direcção de abertura e articulação da tampa, relativamente à parte inferior do alojamento.
Se os furos da tampa acima referidos estiverem realizados apenas como rebaixos de encaixe, podem ser utilizados vantajosamente para a colocação de suportes de encaixe no lado 8 inferior da tampa, que estão colocados ao longo de um lado situado em frente das partes superiores articuladas. Estes suportes de encaixe prendem em aberturas superiores de furos de alojamento correspondentes, na posição de fecho da tampa, facto pelo qual a posição de fecho é melhor definida e a estanquidade entre a tampa e a parte inferior do alojamento é igualmente melhorada.
Uma colocação simples do elemento elástico, aquando da montagem da tampa e da parte inferior do alojamento, resulta, em especial, se o elemento elástico está fixado com uma extremidade num fundo intermédio de alojamento, entre dois entalhes realizados um a seguir ao outro na direcção longitudinal do furo.
Existe igualmente a possibilidade de o furo de alojamento se prolongar através do fundo intermédio de alojamento. Neste caso, a extremidade correspondente do elemento elástico pode também estar fixada no furo de alojamento concebido no fundo intermédio de alojamento.
Para tornar possível igualmente uma fixação simples do elemento elástico à barra articulada, na zona do entalhe, o elemento elástico pode estar fixado a uma extremidade inferior livre da barra articulada, colocada no furo de alojamento, em especial de modo a poder soltar-se.
Para poder tornar as partes individuais do alojamento suficientemente estanques, quer para a formação da parte inferior do alojamento, quer também a posição de fecho, em especial tendo em vista a protecção contra explosões, podem ser colocados elementos de estanquidade, em especial vedantes de silicone, 9 entre as partes individuais da parte inferior do alojamento ou entre a parte inferior do alojamento e a tampa.
Um tal alojamento, como já referido, pode ser fixado a uma parede ou semelhante, por exemplo, por meio das cavilhas roscadas. São igualmente concebíveis dispositivos adicionais no lado exterior do alojamento, que permitem, por exemplo, uma fixação à parede, interior de grade ou tubo.
Para poder manejar melhor a tampa, quer na abertura, quer também no fecho, a tampa pode apresentar no seu lado superior cavidades para pegas e/ou ranhuras para pegas.
Se os furos de alojamento forem utilizados para a colocação de cavilhas roscadas e, por conseguinte, por exemplo, para a fixação da tampa à parte inferior do alojamento na posição de fecho, pode ser favorável, além disso, se os furos de alojamento/ furos da tampa da parte inferior do alojamento ou da tampa apresentam um rebaixo escareado, respectivamente, nas suas extremidades afastadas em relação à tampa ou à parte inferior do alojamento. Neste rebaixo escareado, a cavilha roscada pode ser aparafusada tão profundamente que não fique saliente para além do contorno da parte inferior do alojamento ou da tampa.
Existe a possibilidade de fixar o alojamento de acordo com a invenção de modo separado, respectivamente, a dispositivos correspondentes como, por exemplo, instalações de comutação e distribuição, em tomadas correspondentes ou semelhantes. Através da disposição estreita de alojamentos adjacentes no caso dos alojamentos de acordo com a invenção, estes podem, no entanto, ser também adicionalmente ligados directamente uns aos outros. 10
Em seguida, é explicado e descrito em pormenor um exemplo vantajoso de realização da invenção, com base nas figuras em anexadas ao desenho.
Mostram:
Figura 1 uma vista em perspectiva, obliquamente a partir de cima, sobre dois alojamentos de acordo com a invenção, colocados um junto do outro; Figura 2 uma ampliação de um pormenor "X" da figura 1; Figura 3 uma ampliação de um pormenor "Y" da figura 1, com a tampa na posição de abertura; Figura 4 uma vista em perspectiva, obliquamente a partir de frente, sobre um alojamento com a tampa na posição de abertura e Figura 5 uma vista em perspectiva sobre dois alojamentos de acordo com a invenção, colocados um junto do outro, com a tampa de um dos alojamentos na posição de abertura. A figura 1 mostra uma vista em perspectiva, obliquamente a partir de cima e de frente, sobre dois alojamentos 1 e 41 colocados um junto do outro. Cada um destes alojamentos apresenta uma parte 3 inferior do alojamento e uma tampa 4, apoiada nesta de modo a poder oscilar. A tampa 4 está apoiada de modo a poder oscilar entre uma posição 7 de abertura e a posição 8 de fecho, representada na figura 1, através de um dispositivo 6 articulado, ver também as figuras seguintes. 11
Sobre um lado 36 superior de cada uma das tampas 4 é visível uma fila de furos 13, 29 de alojamento, que estão realizados ao longo de arestas 25 de ligação correspondentes de lados 21, 23 longitudinais ou transversais dos alojamentos 1 ou 41, na zona da parte 3 inferior do alojamento. Sobre o lado 36 superior correspondente, os furos 29 de alojamento estão rodeados por um rebaixo 40 escareado, respectivamente, na direcção da outra parte, ou seja, a extremidade 39 afastada da tampa ou da parte inferior do alojamento. Este rebaixo 40 escareado serve para o aparafusamento de cavilhas 19 roscadas correspondentes, ver as figuras seguintes, de modo que aquelas estão realizadas embutidas e não ficam salientes para além do contorno correspondente da tampa 4 ou do alojamento 1 ou 41. Além disso, na tampa 4 estão montadas duas cavidades 37 opostas para pegas, bem como ranhuras 38 para pegas, que correm ao longo de lados 21 ou 22 longitudinais. O lado 22 longitudinal situa-se em frente do lado 21 longitudinal na figura 1 e está descrito em pormenor nas figuras seguintes. De maneira análoga, os lados 23 e 24 transversais estão situados em frente um do outro, para isso ver também as figuras seguintes. A parte 3 inferior do alojamento, numa peça única, apresenta metades 26 e 27 superiores e inferiores do alojamento. No caso das metades individuais do alojamento, estas poderiam ser fixadas por compressão, por meio de cavilhas 19 roscadas correspondentes e estão ligadas uma à outra, correspondentemente, para a respectiva protecção contra explosões. As mesmas ou outras cavilhas 19 roscadas podem ser utilizadas igualmente para a fixação da tampa 4 na posição 8 de fecho. 12
Adjacentes a arestas 25 de ligação correspondentes, ver, por exemplo, o lado 23 transversal do alojamento 1, estão colocados entalhes 18 e 34 um sobre o outro, abertos para o lado 42 exterior do alojamento 1. Estes estão separados um do outro através de um fundo 33 intermédio de alojamento. Através do fundo 33 intermédio de alojamento, prolonga-se o furo 13 de alojamento, ver as figuras seguintes, sendo que o furo 29 de alojamento correspondente pode igualmente prolongar-se através deste fundo 33 intermédio de alojamento, até ao lado inferior da parte 3 inferior do alojamento.
No seu conjunto, os lados longitudinais e transversais formam uma parede 2 de alojamento, que rodeia o alojamento 1 na direcção 20 da periferia, ver, por exemplo, a figura 4. A figura 2 corresponde a uma representação ampliada do pormenor "X" da figura 1. No interior do entalhe 18 superior, ver também a figura 1, é visível na figura 2, como parte do dispositivo 6 articulado, uma parte 9 inferior articulada, que está realizada como barra 12 articulada e colocada numa posição 16 de retorno. Nesta posição 16 de retorno está colocada, no essencial completamente, no furo 13 de alojamento correspondente, ver também as figuras 4 e 5. Entre uma extremidade 43 inferior da barra 12 articulada e o fundo 33 intermédio de alojamento está colocado um elemento 17 elástico, para a impulsão por força da barra 12 articulada na direcção da posição 16 de retorno. A barra 12 articulada está colocada no interior da parede 2 de alojamento ou do lado 23 transversal, de modo que, de acordo com a invenção, não é utilizado qualquer dispositivo 6 articulado externo ou interno, mas antes um dispositivo 6 articulado colocado no interior da parede 2 de alojamento. 13 0 entalhe 18 superior serve, em especial, para a montagem do dispositivo 6 articulado, ou seja, a barra 12 articulada com o elemento 17 elástico e para a fixação do elemento 17 elástico, entre a extremidade 43 inferior da barra 12 articulada e o fundo 33 intermédio de alojamento.
Para a simplificação, não está representada na figura 2 qualquer cavilha 19 roscada correspondente, que possa prolongar-se através do furo 29 de alojamento e que fosse igualmente visível no entalhe 18 ou no entalhe 34.
Uma fila dos furos 29 de alojamento correspondentes distribui-se ao longo da direcção 20 da periferia, ver também a figura 1, sendo que, correspondentemente, os furos 29 representados na tampa 4 continuam até à parte 3 inferior do alojamento e, eventualmente, mesmo até à extremidade inferior da parte 3 inferior do alojamento.
Na figura 3 está representado ampliado um pormenor "Y" da figura 1, sendo que aqui, no entanto, a tampa 4 está colocada na posição 7 de abertura. Nesta figura, como em todas as restantes figuras, os mesmos componentes são respectivamente designados através dos mesmos números de referência e são explicados em pormenor parcialmente apenas no contexto de uma figura.
Na posição 7 de abertura da tampa 4, a barra 12 articulada foi movida para fora da posição 16 de retorno de acordo com a figura 2 e deslocada na direcção 14 longitudinal do furo, em especial na direcção da tampa 4. Uma força de reposição correspondente é exercida na direcção da posição 16 de retorno, através do elemento 17 elástico, o qual está sob tensão na figura 3, entre o fundo 33 intermédio de alojamento e a 14 extremidade 43 inferior da barra 12 articulada. 0 elemento 17 elástico está fixado com a sua extremidade 31 inferior ao fundo 33 intermédio de alojamento e com a sua extremidade 32 superior, à extremidade 43 inferior da barra 12 articulada. A par do furo 13 de alojamento, está ainda situado na figura 3, indicado a tracejado, o furo 29 de alojamento para a colocação de uma cavilha 19 roscada correspondente, ver também a figura 4. Esta cavilha pode, analogamente, prolongar-se ao longo da aresta 25 de ligação correspondente e, eventualmente, através de entalhes 18 e 34. A barra 12 articulada está ligada com uma parte 11 superior articulada do dispositivo 6 articulado, com a sua extremidade 15 articulada, que está realizada sob a forma de um olhai de ligação. Esta parte 11 superior articulada apresenta um alojamento de olhai em forma de ranhura, no qual a extremidade 15 articulada é encaixada e ali está apoiada, de modo a poder oscilar.
Neste ponto, chama-se ainda a atenção para o facto de que existe igualmente a possibilidade de o elemento 17 elástico impelir por força a barra 12 articulada, para a posição de acordo com a figura 3, de modo que o elemento 17 elástico correspondente na figura 3 está, no essencial, aliviado de tensão e na figura 2 está sob tensão, de modo que, na abertura da tampa 4, comprime a barra 12 articulada para fora da posição 16 de retorno de acordo com a figura 2.
Na figura 4 está representado um outro exemplo de realização de um alojamento 1, com tampa 4 na posição 7 de abertura. Este alojamento 1 distingue-se do alojamento de acordo 15 com a figura 1 por os lados 21, 22 longitudinais correspondentes serem mais longos que os lados 23, 24 transversais, de modo que resulta uma secção transversal no essencial rectangular, ao contrário da secção transversal, no essencial quadrada, de acordo com a figura 1. De resto, as restantes caracteristicas coincidem.
Na posição 7 de abertura da tampa 4, de acordo com a figura 4, podem ser reconhecidas na parede 2 de alojamento, em especial, as extremidades superiores dos furos 29 de alojamento. Na zona das arestas 25 de ligação, entre os diversos lados e em proximidade directa com aqueles furos 29 de alojamento, estão situados, respectivamente, furos 13 de alojamento, para o apoio das barras 12 articuladas, de modo a poderem ser ajustadas. A tampa 4, em regra, está apoiada através de duas de tais barras 12 articuladas, ver também a figura 4, como dispositivo 6 articulado, sendo que também é possível uma outra colocação destas barras articuladas, por exemplo, em furos 13 anteriores de alojamento, na figura 4, de modo que, neste caso, a tampa 4 tem abertura noutra direcção. Além disso, no caso do alojamento 1 de acordo com a figura 4 existe a possibilidade de apoiar as barras 12 articuladas correspondentes, de modo a poderem ser ajustadas, nos furos 13 de alojamento do lado 23 transversal ou do lado 24 transversal, de modo que, neste caso, a tampa 4 seria de abertura ou fecho em relação a um lado transversal.
De acordo com a invenção, os entalhes 18, 34 estão situados na zona de todas as arestas 25 de ligação dos lados correspondentes, que, mesmo após a montagem de um alojamento 1 correspondente numa outra instalação ou após colocação de uma outro alojamento 41 em proximidade directa em relação ao 16 alojamento 1, ver também a figura 1, tornam possível ainda uma montagem posterior da tampa 4 com qualquer direcção de abertura e qualquer apoio em relação a um lado.
Sobre um lado 10 inferior da tampa está representado ainda na figura 4, em princípio, um elemento 35 de estanquidade, o qual pode ser, por exemplo, um vedante de silicone.
Elementos 35 de estanquidade correspondentes podem também ser colocados entre as peças 26 e 27 individuais do alojamento, para isso ver também a figura 1.
Na figura 4 são visíveis nos furos 29 de alojamento, em especial, as cavilhas 19 roscadas. Estas servem, eventualmente, para a fixação da tampa 4 na posição 8 de fecho.
No lado 10 inferior da tampa estão situadas as correspondentes continuações dos furos 13 e 29 de alojamento, como furos da tampa, sendo que estes estão realizados no prolongamento dos furos 13 de alojamento, no essencial, como rebaixos de encaixe e nestes estão colocados suportes 30 de encaixe correspondentes. Estes, com a colocação da tampa 4 na posição 8 de fecho, encaixam nas extremidades abertas dos furos 13 de alojamento, ao longo de lados 23, 24 transversais correspondentes, situados em frente aos furos 13 de alojamento, para o apoio deslizante das barras 12 articuladas.
Também estes suportes 30 de encaixe podem ser colocados noutros rebaixos de encaixe, com outro apoio da tampa 4.
Na figura 5 está representada uma vista em perspectiva sobre dois alojamentos 1 e 41, que apresentam uma secção 17 transversal correspondente ao do alojamento 1 de acordo com a figura 4. No entanto, as tampas 4 de acordo com a figura 5 estão apoiadas ao longo de lados 23 e 24 transversais, de modo a poder oscilar, ver para isso, em contrapartida, o apoio da tampa 4 ao longo de um lado 22 longitudinal na figura 4.
No restante, as caracteristicas de acordo com a figura 5 correspondem às caracteristicas até agora descritas dos outros alojamentos nas restantes figuras. Na figura 5 é ainda reconhecível, em especial, que, na posição 7 de abertura da tampa 4 do alojamento 1, a tampa 4 fica levantada com um lado transversal, sobre o lado 36 superior da tampa 4 do alojamento 41. Pelo menos até esta cota, as barras 12 articuladas podem ser extraídas dos furos 13 de alojamento correspondentes. Existe a possibilidade de a tampa 4 permanecer automaticamente na posição 7 de abertura de acordo com a figura 5, sem que tenha de ser segurada por um utilizador.
Analogamente à disposição das barras 12 articuladas, na figura 5 os suportes 30 de encaixe correspondentes estão igualmente colocados ao longo de um lado 24 transversal, para isso ver, em contrapartida, a figura 4.
De acordo com a invenção, através da colocação do dispositivo 6 articulado, no essencial no interior da parede 2 de alojamento, resulta que os alojamentos 1, 41, ver, por exemplo, as figuras 1 e 5, podem ser colocadas estreitamente aproximadas umas das outras, uma vez que não é necessária qualquer colocação externa do dispositivo 6 articulado. Ao mesmo tempo, o espaço 44 interior correspondente do alojamento de maneira nenhuma é diminuído através da colocação do dispositivo 6 articulado, de modo que aquele pode ser completamente 18 ou aproveitado para a colocação de componentes eléctricos electrónicos.
Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 19

Claims (24)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Alojamento (1), em especial alojamento protegido contra explosões, com pelo menos uma parte (3) inferior do alojamento que apresenta uma parede (2) de alojamento, a qual apresenta uma abertura (5) do alojamento que pode ser fechada através de uma tampa (4), sendo que a tampa (4) está apoiada de modo a poder oscilar entre uma posição (7, 8) de abertura e outra de fecho, por meio de um dispositivo (6) articulado, sendo que o dispositivo (6) articulado apresenta uma parte (9) inferior articulada, montada na parede (2) de alojamento e uma parte (11) superior, montada num lado (10) inferior da tampa (4) voltado para a abertura (5) do alojamento na posição (8) de fecho, estando as partes ligadas uma à outra de modo a poder oscilar, caracterizada por a parte (9) inferior articulada, na posição (8) de fecho, estar colocada juntamente com a parte (11) superior articulada, no essencial, no interior do furo (13) de alojamento, na posição (16) de retorno.
  2. 2. Alojamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a parte (9) inferior articulada estar realizada como barra (12) articulada, a qual está encaixada, pelo menos parcialmente, num furo (13) de alojamento na parede (2) de alojamento.
  3. 3. Alojamento de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a parte (9, 12) inferior articulada estar colocada no furo (13) de alojamento de modo a poder deslizar na direcção (14) longitudinal do furo. 1
  4. 4. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a barra (12) articulada estar ligada à parte (11) superior articulada, de modo a poder oscilar, na sua extremidade (15) articulada saliente para fora do furo (13) de alojamento.
  5. 5. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a barra (12) articulada ser impelida por força na direcção da posição (16) de retorno.
  6. 6. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por estar colocado um elemento (17) elástico para a impulsão por força.
  7. 7. Alojamento de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o elemento (17) elástico estar colocado junto ou sobre a barra (12) articulada e fixado entre esta e uma parte do furo (13) de alojamento.
  8. 8. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o furo (13) de alojamento apresentar pelo menos um entalhe (18, 34), aberto para o lado (42) exterior da parede (2) de alojamento, no essencial transversalmente à direcção (14) longitudinal do furo.
  9. 9. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o furo (13, 29) de alojamento estar realizado para o alojamento de uma cavilha (19) roscada. 2
  10. 10. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por um número de furos (13, 29) de alojamento estarem distribuídos pela parede (2) de alojamento, na direcção (20) da periferia do alojamento (D
  11. 11. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (1) apresentar uma secção transversal em especial quadrangular, com dois lados (21, 22) longitudinais e dois lados (23, 24) transversais e por estarem realizados alguns furos (13, 29) de alojamento na parede (2) de alojamento, no essencial ao longo de arestas (25) de ligação dos lados (21, 24).
  12. 12. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (17) elástico estar realizado como mola helicoidal.
  13. 13. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parte (3) inferior do alojamento ser constituída por várias peças (26, 27) individuais do alojamento, em especial por meio das cavilhas (19) roscadas.
  14. 14. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o lado (10) inferior da tampa apresentar furos (28) da tampa que se ajustam, no essencial, pelo menos a alguns dos furos (13, 29) de alojamento, em especial em distribuição e dimensão.
  15. 15. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o furo (13) de alojamento 3 para a barra (12) articulada estar situado próximo do furo (29) de alojamento para a cavilha (19) roscada e ambos apresentarem entalhes (18, 34) comuns.
  16. 16. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por estarem colocados suportes (30) de encaixe no lado (10) inferior da tampa, ao longo de um lado (21 a 24) situado em frente das partes (11) superiores articuladas.
  17. 17. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (17) elástico estar fixado com uma extremidade (31) num fundo (33) intermédio de alojamento, entre dois entalhes (18, 34) realizados um a seguir ao outro, na direcção (14) longitudinal do furo.
  18. 18. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o furo (13, 29) de alojamento se prolongar através do fundo (33) intermédio de alojamento.
  19. 19. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (17) elástico estar fixado numa extremidade (43) inferior da barra (12) articulada, colocada no furo (13) de alojamento, em especial de modo a poder soltar-se.
  20. 20. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por entre a parte (3) inferior do alojamento e a tampa (4) estarem colocados elementos (35) de estanquidade, em especial vedantes de silicone. 4
  21. 21. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (1) estar realizado para a fixação à parede, interior de grade ou tubo.
  22. 22. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a tampa (4) apresentar cavidades (37) para pegas e/ou ranhuras (38) para pegas no seu lado (36) superior.
  23. 23. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o furo (13, 29) de alojamento ou da tampa da parte (3) inferior do alojamento ou da tampa (4) apresentar um rebaixo (40) escareado, nas suas extremidades (39) afastadas, respectivamente, em relação à tampa ou à parte inferior do alojamento.
  24. 24. Alojamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (1) poder ser ligada a pelo menos um outro alojamento (41) de modo a poder soltar-se. Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 5 1/5
    FIG.1 2/5
    6,9,12,10 FIG. 2 3/5
    FIG. 3 4/5
    F1G.4 5/5
    RG.5
PT07802008T 2006-11-08 2007-08-30 Alojamento PT2095478E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006052723A DE102006052723A1 (de) 2006-11-08 2006-11-08 Gehäuse

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2095478E true PT2095478E (pt) 2011-02-24

Family

ID=38962906

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07802008T PT2095478E (pt) 2006-11-08 2007-08-30 Alojamento

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8328045B2 (pt)
EP (1) EP2095478B1 (pt)
CN (1) CN101536280B (pt)
AT (1) ATE498933T1 (pt)
CA (1) CA2668739C (pt)
DE (2) DE102006052723A1 (pt)
DK (1) DK2095478T3 (pt)
ES (1) ES2361370T3 (pt)
NO (1) NO340041B1 (pt)
PL (1) PL2095478T3 (pt)
PT (1) PT2095478E (pt)
RU (1) RU2406202C1 (pt)
SI (1) SI2095478T1 (pt)
WO (1) WO2008055557A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9066420B2 (en) * 2012-03-16 2015-06-23 Hamilton Sundstrand Corporation Explosion proof by containment enclosure for housing electrical equipment
CA3026556C (en) 2012-05-01 2021-02-09 Cooper Technologies Company Fastening devices for explosion-proof enclosures
US8608519B1 (en) 2012-05-24 2013-12-17 Cooper Technologies Company Quick lock conductor receiver
DE102012023991A1 (de) * 2012-12-06 2014-06-12 Cooper Crouse-Hinds Gmbh Kasten mit Gelenkeinrichtung
DE102012023979A1 (de) * 2012-12-07 2014-06-12 Cooper Crouse-Hinds Gmbh Explosionsgeschütztes Gehäuse
US9272821B2 (en) 2013-09-13 2016-03-01 Cooper Technologies Company Fastening devices for explosion-proof enclosures
DE102013018119B3 (de) * 2013-11-29 2014-09-18 Cooper Crouse-Hinds Gmbh Behältnis
CN104362838B (zh) * 2014-11-28 2017-10-10 深圳市英威腾电气股份有限公司 一种防爆壳及防爆变频器
CN107208437A (zh) * 2015-02-26 2017-09-26 华为技术有限公司 门与悬挂机构的组件以及该组件与长形壳体的组件
CN106159841A (zh) * 2015-04-17 2016-11-23 江苏健龙电器有限公司 一种带预设安装孔的铸铝接线盒
DE102016201426A1 (de) * 2016-01-29 2017-08-03 Eaton Protection Systems Ip Gmbh & Co. Kg Kasten mit Gelenkeinrichtung
US10283287B2 (en) * 2017-08-24 2019-05-07 Abb Schweiz Ag Electrical power distribution system including pressure release mechanism
RU187309U1 (ru) * 2017-10-19 2019-03-01 Общество с ограниченной ответственностью "Консальт-Плюс" Многоместное распределительное устройство
CN110809382B (zh) * 2019-12-13 2020-12-11 深圳市畅翔机电设备有限公司 一种防爆电气柜

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL131532C (pt) * 1966-11-14 1900-01-01
DE2029983A1 (de) * 1970-06-18 1971-12-23 Siemens Ag Verbindungsteil für ein elektrische Installationen wie elektrische Schalt- und/oder Verteilungsgeräte enthaltendes Gehäuse
DE9216735U1 (pt) * 1992-12-09 1993-02-11 Hans-Joachim Bernstein Compact-Gehaeuse Gmbh, 4955 Hille, De
WO1999039755A1 (en) * 1998-02-04 1999-08-12 Steris Corporation A washer with a double pane window
US6032420A (en) * 1998-06-25 2000-03-07 Lucent Technologies Inc. Internally mounted retractable weather shield
US20040173622A1 (en) * 2001-11-19 2004-09-09 Raymond Findleton Paint container
US7134921B2 (en) * 2004-04-15 2006-11-14 Erico International Corporation Power distribution block assembly

Also Published As

Publication number Publication date
CN101536280A (zh) 2009-09-16
CN101536280B (zh) 2012-01-11
ES2361370T3 (es) 2011-06-16
NO20091848L (no) 2009-06-06
EP2095478B1 (de) 2011-02-16
CA2668739A1 (en) 2008-05-15
CA2668739C (en) 2015-02-03
US20090308863A1 (en) 2009-12-17
ATE498933T1 (de) 2011-03-15
NO340041B1 (no) 2017-03-06
DK2095478T3 (da) 2011-06-06
WO2008055557A1 (de) 2008-05-15
SI2095478T1 (sl) 2011-05-31
RU2406202C1 (ru) 2010-12-10
DE502007006519D1 (de) 2011-03-31
PL2095478T3 (pl) 2011-06-30
DE102006052723A1 (de) 2008-05-15
EP2095478A1 (de) 2009-09-02
US8328045B2 (en) 2012-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2095478E (pt) Alojamento
ES2273208T3 (es) Dispositivo pasamuros.
ES2385593T3 (es) Pernio de puerta para una disposición oculta
BRPI0720166B1 (pt) Arranjo de armário de controle
KR101405289B1 (ko) 모듈의 중심 개구부가 있는 전기설비 지지대
BRPI0709402A2 (pt) aparelho elétrico comutador e disjuntor de circuito
KR101362995B1 (ko) 밀폐형 봉안단의 개폐장치
ES2397845T3 (es) Configuración de cierre para una máquina para el tratamiento de la colada, como por ejemplo una máquina lavadora o una secadora de ropa
PT1458073E (pt) Conjunto de elementos para armários de distribuição
ES1063470U (es) Soporte de panel electronico en un frigorifico.
BR112014006613B1 (pt) painel de distribuição e compartimento elétrico
KR20180003078A (ko) 조립식 전기 컨트롤 박스
ES2637393T3 (es) Aparato de refrigeración y/o de congelación
PT103882A (pt) Dispositivo de segurança para mecanismos eléctricos embutidos
KR200449265Y1 (ko) 전기 콘트롤박스
RU141228U1 (ru) Герметичный радиоэлектронный блок
PT101983B (pt) Quadro electrico de comutacao de cliente
PT2167736E (pt) Dispositivo de via pública com estrutura de suporte e elemento de coroamento, tal como uma tampa ou cobertura, montado articulado para basculamento na estrutura
PT1897465E (pt) Método de fabrico para armários de metal
JP3591276B2 (ja) 分電盤
KR200193251Y1 (ko) 도어용 힌지
KR960002695Y1 (ko) 주택용 분전함의 덮개판 조립구조
ES2216678B1 (es) Caja con puertas laterales.
PT105632B (pt) Suporte para aparelhagens eléctricas
KR890004584Y1 (ko) 가구용 개폐문의 고정구