PT2085510E - Dispositivo de separação e de lavagem das fibras contidas numa lama - Google Patents
Dispositivo de separação e de lavagem das fibras contidas numa lama Download PDFInfo
- Publication number
- PT2085510E PT2085510E PT09290074T PT09290074T PT2085510E PT 2085510 E PT2085510 E PT 2085510E PT 09290074 T PT09290074 T PT 09290074T PT 09290074 T PT09290074 T PT 09290074T PT 2085510 E PT2085510 E PT 2085510E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- wall
- nozzles
- arm
- jets
- filter wall
- Prior art date
Links
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21D—TREATMENT OF THE MATERIALS BEFORE PASSING TO THE PAPER-MAKING MACHINE
- D21D1/00—Methods of beating or refining; Beaters of the Hollander type
- D21D1/20—Methods of refining
- D21D1/40—Washing the fibres
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21C—PRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
- D21C9/00—After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
- D21C9/02—Washing ; Displacing cooking or pulp-treating liquors contained in the pulp by fluids, e.g. wash water or other pulp-treating agents
- D21C9/06—Washing ; Displacing cooking or pulp-treating liquors contained in the pulp by fluids, e.g. wash water or other pulp-treating agents in filters ; Washing of concentrated pulp, e.g. pulp mats, on filtering surfaces
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21F—PAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
- D21F1/00—Wet end of machines for making continuous webs of paper
- D21F1/66—Pulp catching, de-watering, or recovering; Re-use of pulp-water
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Treatment Of Sludge (AREA)
- Paper (AREA)
- Filtration Of Liquid (AREA)
- Separation Of Solids By Using Liquids Or Pneumatic Power (AREA)
Description
ΕΡ 2 085 510/PT
DESCRIÇÃO "Dispositivo de separação e de lavagem das fibras contidas numa lama" 0 invento refere-se ao tratamento de lamas, nomeadamente da indústria do papel.
ANTECEDENTES DO INVENTO 0 papel é produzido numa unidade de fabrico de papel a partir de fibras postas em suspensão na água.
Estas fibras são em primeiro lugar depositadas em conformidade num tapete de escorrimento para formarem uma camada, e após o escorrimento, esta camada é comprimida mecanicamente e é, em seguida, aquecida de modo a constituir uma folha de papel.
Uma tal unidade de fabrico funciona com grandes quantidades de água: a produção de uma tonelada de papel necessita da ordem de cento e cinquenta toneladas de água.
As diferentes fases de produção, tais como o escorrimento e a compressão, geram suspensões fibrosas, isto é, água que contém menos de um a cinco porcento em massa de fibras.
Estas suspensões fibrosas são recicladas dentro da unidade de fabrico, sendo então as fibras e a água separadas para serem injectadas de novo no ciclo de produção, o que contribui para limitar o consumo de fibras e de água. A separação é assegurada por escorrimento num filtro que pode ser cónico tal como o que é indicado por 1 na Fig. 1, a fim de concentrar as fibras recuperando ao mesmo tempo a água que contém as mesmas.
Um dispositivo semelhante é conhecido do documento US-A 5 960 500 que descreve um dispositivo de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. 2 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ Ο filtro de acordo com a Fig. 1 compreende uma câmara que contém uma parede troncónica filtrante 3, que forma funil, bem como uma conduta 4, que verte nesta parede a suspensão fibrosa a tratar, e uma cabeça rotativa 6 situada na parte de cima da parede troncónica para espargir água na mesma.
Uma tal instalação tem um diâmetro da ordem de dois metros, tendo o tronco de cone da base da parede filtrante um ângulo da ordem de quarenta e cinco graus e a cabeça rotativa roda a uma velocidade compreendida entre cinco e quinze rotações por minuto.
Em funcionamento, a suspensão fibrosa a reduzir é vertida na parte superior da parede 3 e desce ao longo desta com formação de um manta, que cobre o conjunto da superfície desta parede.
Durante esta descida, uma parte da água contida na suspensão fibrosa escoa-se através das malhas da parede filtrante 3, mas a suspensão fibrosa tem no entanto tendência para colmatar a parede filtrante 3.
Para evitar esta colmatagem, a cabeça rotativa 6 compreende vários braços alimentados com água, tais como os braços 7 e 8 que se prolongam paralelamente às geratrizes da parede troncónica.
Cada braço produz uma cortina de água continua, formada por vários jactos de água 11 que se sobrepõem e que são provenientes de diferentes injectores 9, espaçados entre si ao longo do braço. A cortina de água forma um rodo que eleva a camada de suspensão fibrosa e que favorece o seu escoamento ao longo da parede 3, limpando ao mesmo tempo esta parede.
Após a redução da suspensão fibrosa, com este dispositivo de escorrimento, o qual está implantado no seio da unidade de fabrico, as fibras e a água são injectadas de novo no ciclo de fabrico. 3 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ
Apesar da presença da reciclagem, uma tal unidade gera resíduos na forma de águas residuais que contêm até dez ou quinze por cento de lama composta por diversas impurezas e por fibras.
Estes resíduos são tratados numa estação de depuração distinta da unidade de fabrico de papel. Os mesmos são ai em primeiro lugar decantados para formarem a lama, que é tratada biologicamente, antes de ser espalhada ou expedida para um centro técnico de enterramento.
Uma tal lama contém, no entanto, fibras com um comprimento de dois a três milímetros, que são perdidas quando poderiam ser recuperadas para serem misturadas com fibras mais longas, de maneira a fabricar papel.
OBJECTO DO INVENTO 0 objectivo do invento é propor um dispositivo que permite lavar as fibras contidas nesta lama para utilizar as mesmas no fabrico de papel.
RESUMO DO INVENTO
Para este efeito, o invento tem por objecto um dispositivo de extracção e de lavagem de fibras contidas numa lama, que compreende uma parede filtrante que tem uma forma troncónica de eixo vertical que se abre para a parte de cima, uma conduta, que encaminha lama a tratar para a parte de cima desta parede filtrante, e uma cabeça rotativa que suporta, pelo menos, uma série de injectores alinhados paralelamente a uma geratriz da parede filtrante troncónica, projectando cada injector um jacto de água para a parede filtrante, no qual os injectores de uma série de injectores estão dispostos para produzirem jactos que têm na parede filtrante, marcas que estão espaçadas entre si.
Graças ao espaçamento dos jactos, a lama forma um cordão na superfície interna da parede filtrante, que apresenta uma aderência significativa à parede. Graças a esta aderência, o tempo necessário para que a lama desça ao longo da totalidade da parede é suficientemente significativo para que os jactos 4 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ possam lavar a lama de maneira suficientemente eficaz para extrair as fibras da mesma. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo, tal como acima definido, no qual a parede filtrante troncónica forma, em relação a um plano normal ao seu eixo de revolução, um ângulo compreendido entre dez e trinta graus, que tem, de preferência, vinte graus. A escolha de uma parede filtrante troncónica que tem um ângulo de abertura elevado contribui para diminuir ainda mais a velocidade de encaminhamento da lama para a abertura inferior desta parede filtrante para aumentar o tempo e a eficácia da lavagem desta lama. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo tal como definido acima, no qual a cabeça rotativa compreende, pelo menos, um braço que suporta uma série de injectores que produzem jactos de água planos que têm na parede filtrante, marcas espaçadas entre si, e, pelo menos, um outro braço que suporta uma outra série de injectores que produzem jactos de água ditos cónicos, que têm na parede filtrante, marcas em forma de discos que estão espaçadas entre si.
Com esta solução, a lama forma um cordão helicoidal, que se dilui quando passa por debaixo de um jacto cónico, e que é reunida em si mesma, quando passa entre dois jactos planos contíguos. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo tal como acima definido, no qual a conduta está suportada pela cabeça rotativa, estando posicionada de modo a depositar a lama na parede filtrante numa posição situada a montante de um jacto cónico, tendo em conta o sentido de rotação da cabeça rotativa.
Desta maneira, a lama é em primeiro lugar diluída por um jacto cónico, e depois reunida, quando passam os jactos planos, de maneira que a mesma toma muito cedo a forma que apresenta uma boa aderência à parede filtrante. 5
ΕΡ 2 085 510/PT Ο invento refere-se igualmente a um dispositivo, tal como acima definido, que compreende, pelo menos, um injector que produz um jacto plano que tem uma orientação dita para a frente, para produzir um jacto que tem na parede filtrante uma marca deslocada para a frente em relação a uma projecção ortogonal deste injector na parede filtrante.
Com esta orientação para a frente, os jactos planos formam rodos capazes de descolar a lama da parede para melhor reunir a mesma com a forma de cordão. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo, tal como acima definido, que compreende, pelo menos, um injector que produz um jacto plano, que tem uma orientação dita para a parte de cima, para produzir um jacto plano que tem na parede filtrante uma marca inclinada para um bordo superior da parede filtrante em relação à direcção de avanço da marca quando a cabeça roda.
Esta orientação sensivelmente para a parte de cima dos jactos opõe-se à descida do cordão ao longo da parede filtrante. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo, tal como acima definido, que compreende, pelo menos, um injector que produz um jacto plano, que tem uma orientação dita para a parte de baixo, para produzir um jacto plano que tem na parede filtrante uma marca inclinada para um orifício da parede filtrante em relação à direcção de avanço desta marca quando a cabeça roda. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo, tal como acima definido, que compreende um braço que suporta, pelo menos, um injector, orientado para a parte de cima, e, pelo menos, um injector orientado para a parte de baixo, estando estes injectores situados, respectivamente, na parte superior e na parte inferior do braço que suporta os mesmos. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo tal como acima definido, que compreende um braço que suporta uma série de injectores que produzem jactos planos, no qual os injectores situados nos dois terços superiores deste braço 6
ΕΡ 2 085 510/PT são orientados para a parte de cima topo, e no qual os outros injectores suportados por este braço são orientados para a parte de baixo. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo tal como acima definido, no qual os injectores orientados para cima estão inclinados de acordo com um ângulo que decresce a partir do bordo superior da parede filtrante. 0 invento refere-se igualmente a um dispositivo tal como descrito acima, no qual os injectores orientados para a parte de baixo estão inclinados de acordo com um ângulo que decresce a partir do bordo inferior da parede filtrante.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A Fig. 1 é uma representação esquemática em corte transversal de um dispositivo conhecido para escorrer lama que contêm fibras; a Fig. 2 é uma representação esquemática do dispositivo de acordo com o invento visto em corte transversal; a Fig. 3 é uma representação esquemática dos jactos planos em vista lateral e da marca dos jactos planos na parede filtrante no dispositivo de acordo com o invento; a Fig. 4 é uma representação esquemática dos jactos cónicos em vista lateral e da marca dos jactos cónicos na parede filtrante no dispositivo de acordo com o invento; a Fig. 5 é uma representação esquemática em vista de cima de um dispositivo de acordo com o invento em funcionamento; a Fig. 6 é uma representação esquemática de um jacto cónico visto de cima quando o mesmo faz a aspersão de um cordão de lama; a Fig. 7 é uma representação esquemática da orientação de um jacto plano que mostra as posições relativas da sua marca na parede filtrante e da projecção nesta parede do 7 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ injector, vistas de acordo com uma direcçao localmente normal a esta parede; a Fig. 8 é uma representação esquemática de uma variante de orientação dos jactos ao longo de um braço que suporta os injectores que produzem estes jactos.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DO INVENTO A ideia na base do invento é a de adaptar um dispositivo de separação da suspensão fibrosa utilizada no interior de uma unidade de fabrico de papel, ao tratamento dos resíduos provenientes de uma tal instalação.
Isto é obtido dispondo os jactos de tal maneira que a lama seja gradualmente diluída, mas prolonga-se sob a forma de um cordão na parede filtrante para diminuir a sua velocidade de descida ao longo desta parede. Isto permite dispor de um tempo de tratamento suficiente para se proceder a uma lavagem capaz de extrair correctamente as fibras da lama.
No exemplo que se segue, isto é assegurado, por um lado, com os primeiros jactos, ditos jactos planos, os quais aglomeram o cordão para o reunir em si mesmo e, por outro lado, com segundos jactos, ditos jactos cónicos que fazem a aspersão do cordão para lavar o mesmo. 0 dispositivo de acordo com o invento que está representado esquematicamente na Fig. 2, estando indicado na mesma por 12, tem uma estrutura geral do mesmo tipo do que a do aparelho da Fig. 1. 0 mesmo compreende também uma câmara 13, uma parede filtrante troncónica 14, orientada verticalmente, aberta para a parte de cima e que compreende uma abertura inferior 15, bem como uma cabeça de aspersão 16 rotativa, engatada na parte superior desta parede filtrante. A parede filtrante 14 é realizada num material que compreende malhas que medem entre cem e duzentos e cinquenta mícron, de maneira a deixar passar as partículas de lama e recuperar as fibras. 8 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ
Esta cabeça rotativa compreende, por um lado, um ou braços, tais como o braço 17, que suporta os injectores 21 a 24, que produzem jactos planos 26 a 29 e, por outro lado, um ou braços, tais como o braço 18 que suporta os injectores 31 a 34, que produzem jactos 36 a 39 ditos cónicos. 0 braço 17 prolonga-se paralelamente à parede filtrante, o que significa que a distância que separa o mesmo desta é substancialmente constante sempre ao longo deste braço 17. Os injectores 21 a 24 que o mesmo suporta estão espaçados entre si ao longo deste braço por distâncias tais que os jactos 26 a 29 que os mesmos produzem não se sobrepõem. Em vez disso, existe um espaço considerável entre os jactos sucessivos ao longo do braço 17.
Assim, como ilustrado na Fig. 3, as marcas e27 e e28 na parede 14 de dois jactos planos consecutivos que são os jactos 27 e 28 estão espaçados entre si. Cada marca tem uma forma rectilinea de comprimento L, compreendido entre sete e oito centímetros e as marcas e27 e e28 estão espaçadas entre si com um afastamento e de cerca de um centímetro, paralelamente em relação ao braço 17. 0 braço 18 também se prolonga paralelamente à parede filtrante 14, sendo a distância que separa o mesmo desta parede a mesma sempre ao longo deste braço 18. Os injectores 31 a 34, que o mesmo suporta, estão também espaçados entre si de uma distância tal que os jactos 36 a 39, produzidos por estes injectores não se sobrepõem e, pelo contrário, estão espaçados entre si.
Dois jactos cónicos consecutivos tais como os jactos 37 e 38 têm marcas na parede filtrante 14, que estão indicadas por e37 e e38 na Fig. 4. Cada marca tem uma forma de disco, com um diâmetro indicado por L', e duas marcas de jactos consecutivos ao longo do braço estão espaçadas por um afastamento indicado por e'.
Na Fig. 2, representou-se unicamente um braço que produz jactos planos, a saber, o braço de 17 e um braço que produz jactos cónicos, a saber, o braço 18. 9 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ
Mas ο dispositivo de acordo com o invento compreende vantajosamente um número de braços muito superior, estando, por exemplo, provido com quatro braços que produzem jactos planos e com quatro braços que produzem jactos cónicos. Cada braço que produz jactos cónicos sendo então intercalado, quando visto por cima, entre dois braços que produzem jactos planos. A cabeça rotativa compreende então oito braços, espaçados entre si de um oitavo de volta, como no exemplo da Fig. 5, o qual mostra parcialmente um tal dispositivo, quando visto por cima.
Vantajosamente, esta cabeça suporta igualmente uma conduta 41 de transporte de lama 42. Esta conduta prolonga-se radialmente, de maneira a depositar a lama na parte superior, isto é, periférica, da parede filtrante 14 que roda com a cabeça para formar o cordão de lama.
Este cordão desloca-se de maneira muito lenta para a parte de baixo da parede filtrante 14 devido ao seu próprio peso. Em relação ao sentido de rotação da cabeça 16, que roda a uma velocidade compreendida entre cinco e quinze rotações por minuto, depois de ter sido depositado na parede filtrante 14, o cordão é aspergido por um primeiro jacto cónico 36.
Isto provoca uma primeira lavagem durante a qual, uma parte das impurezas da lama 42, que constitui este cordão atravessa a parede filtrante, de maneira a ser eliminada. Considerando a pressão da água do jacto que é aplicada a este cordão, este é esmagado contra a parede 14, de modo que sua largura aumenta após a passagem do jacto cónico 37.
Após esta primeira lavagem, o cordão, com largura significativa, continua a descer lentamente ao longo da parede 14 até ser atingido pelos jactos planos produzidos pelo braço 17. 0 cordão com largura significativa, tem então o seu centro situado entre os dois jactos planos consecutivos 26 e 27, mas a sua largura é superior ao afastamento e, o qual separa as marcas e26 e e27 destes dois jactos na parede 14. 10 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ
Estes dois jactos planos 26 e 27 fazem então a aspersão dos bordos do cordão para os aproximar entre si, de modo que novamente assume uma forma mais reunida: aumenta a sua espessura, enquanto diminui a sua largura.
Após ter sido reposta a sua forma pelos jactos planos 26 e 27, o cordão é novamente varrido por um jacto cónico, não visível na figura, o que corresponde a uma nova etapa de lavagem, na qual as outras impurezas desta lama são evacuadas através da parede filtrante 14, provocando esta etapa um novo esmagamento do cordão. 0 cordão passa assim ao nível de diferentes braços não visíveis na figura, os quais, alternadamente, lavam o mesmo, esmagando o mesmo, e repõem depois o mesmo na forma de cordão. Antes de passar novamente por debaixo do braço 18 dos jactos cónicos de lavagem, a forma do cordão foi reposta, ao passar por debaixo do braço 48, que produz os jactos planos 43 a 47. 0 conjunto do cordão tem assim uma forma geral helicoidal com o eixo AX projectado na parede filtrante 14 troncónica, o que corresponde a uma espiral, quando vista a partir de cima. Como se vê na figura, o cordão prolonga-se por várias voltas da superfície interna da parede 14, e em funcionamento, caminha verticalmente para a parte de baixo desta, ou seja, para a sua abertura inferior 15.
Este cordão tem assim a sua extremidade superior continuamente renovada pela adição de lama 42 depositada pela extremidade da conduta 41, enquanto a sua extremidade inferior é continuamente evacuada pela abertura central inferior 15 da parede filtrante 14.
Como ilustrado esquematicamente na Fig. 6, os jactos e o débito de lama fornecido pela conduta 41 estão dimensionados de tal maneira que, depois de ter sido recolhido ou condensado por um par de jactos planos, ou seja, antes de ser lavado por um jacto cónico, o cordão tem uma largura 1 que está compreendida entre a metade e um quinto do diâmetro D de um jacto cónico na parede 14. 11 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ
Os injectores que formam os jactos cónicos podem ser colocados em frente do meio do intervalo entre dois jactos planos. Mas a posição destes injectores depende das condições de funcionamento, em particular, da velocidade de descida do cordão de lama e do ângulo que separa os dois braços sucessivos. Estes injectores devem simplesmente ser colocados de modo a estarem na trajectória do cordão de lama.
Nas ilustrações simbólicas das figuras, cada braço suporta quatro injectores para produzir quatro jactos. Mas, na prática, tendo em consideração as dimensões do aparelho que mede na ordem dos dois metros de diâmetro, cada braço suporta um número de injectores muito superior a quatro. A fim de diminuir ainda mais a velocidade com que o cordão de lama desce ao longo da parede filtrante 14, os jactos têm vantajosamente orientações especificas.
De um modo geral, os injectores, que produzem os jactos planos 21 a 23, os quais estão situados nos dois terços superiores do braço 17, estão orientados para a parte de cima para se oporem à descida do cordão e os injectores situados no terço inferior do braço são orientados para a parte de baixo para favorecer a sua evacuação para a abertura inferior.
Por outro lado, os injectores que produzem jactos planos estão todos orientados para produzirem jactos inclinados como rodos, de maneira a descolarem eficazmente a lama da parede filtrante 14, de maneira a reunirem eficazmente o cordão.
Assim, como representado esquematicamente na Fig. 7, o injector 22, o qual está orientado para a parte de cima, produz um jacto plano 27, cuja marca rectilinea e27 se prolonga segundo um eixo a27, que está inclinado em relação à linha de maior declive pl7 da parede 14. 0 eixo a27 forma assim um ângulo indicado por Da com o eixo pl7, correspondendo este eixo pl7 igualmente à projecção na parede 14 do braço 17, ou seja, na intersecção com a parede 14 de um plano que contém o eixo de rotação AX da cabeça 16 e o eixo do braço 17. 12 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ A marca e27, apresenta assim uma extremidade inferior i27, a qual está mais, tendo apenas a sua extremidade superior s27, segundo o sentido de avanço A do jacto ao longo da parede 14. A distância dhi que separa a extremidade inferior ±21 e o eixo pl7 eixo é portanto superior à distância dhs que separa a extremidade superior s27 e este eixo pl7. A orientação do injector 21 proporciona assim ao jacto plano 27, que o mesmo produz, uma inclinação para a frente para que o mesmo constitua um rodo, o que se traduz pelo facto do conjunto da marca e27 ficar situado à frente do eixo pl7. A projecção p27 do injector 27 na parede 14, a qual está suportada pelo eixo pl7, fica assim separada do centro c27 da marca por uma distância horizontal indicada por DH.
No que se refere aos injectores suportados pelo terço inferior do braço 17, como o injector 24, os mesmos estão inclinados para a parte de baixo, o que significa que têm cada um, uma marca, cuja extremidade superior é mais ou tão avançada que a extremidade inferior, segundo a direcção de avanço A. Estes injectores inferiores estão além disso também orientados para que os jactos que os mesmos produzem fiquem inclinados para a frente A orientação para a parte de cima dos injectores superiores do braço 17 visa abrandar a descida do cordão de lama, quando o mesmo está na parte de cima da parede filtrante 14. Pelo contrário, a orientação para a parte de baixo dos injectores inferiores do braço 17 visa favorecer a evacuação de parte do cordão situada na parte baixa da parede 14.
As orientações dos injectores 21 a 24 podem, em vez de serem idênticas para dois injectores sucessivos, evoluir gradualmente ao longo do braço, como no exemplo da Fig. 8.
Neste caso, cada injector 21 a 23 inclinado para a parte de cima tem uma inclinação |Dcc| tanto mais significativa quanto o mesmo estiver próximo do bordo superior da parede troncónica 14. De modo semelhante, cada injector 24, 13 ΕΡ 2 085 510/ΡΤ inclinado para a parte de baixo, tem uma inclinação |Da| tanto mais significativa quanto o mesmo estiver próximo do bordo inferior da parede 14, ou seja, da abertura 15.
Assim, o ângulo orientado Da, que vai do eixo da marca considerada para o eixo pl7, decresce gradualmente desde a parte de cima do braço 17 para a parte de baixo do mesmo, como se vê na Fig. 8. É preciso notar ainda que a inclinação dos jactos planos 26 a 29, para a parte de cima ou para a parte de baixo, pode também ser acentuada orientando o injector correspondente para desfasar a marca do jacto que o mesmo produz, quer para a parte de cima, quer para a parte de baixo, em relação à projecção ortogonal deste injector na parede 14.
Com referência ao injector 27, representado na Fig. 7, isto equivale a introduzir um desfasamento vertical entre o centro c27 da marca e27 do seu jacto 27 em relação à projecção p27 deste injector. 0 dispositivo de acordo com o invento permite assim tratar uma lama pouco viscosa, tal como uma lama que compreende fibras que têm comprimentos inferiores a dois milímetros e meio, regulando a descida desta lama ao longo da parede filtrante 14, de maneira a evitar que esta descida seja demasiado rápida, tornando então a lavagem das fibras suficientemente eficaz. A parede cónica tem vantajosamente um ângulo de abertura compreendido entre cento e vinte e cento e sessenta graus, de modo que o ângulo de inclinação desta parede está compreendido entre trinta e dez graus.
Lisboa, 2010-09-09
Claims (11)
- ΕΡ 2 085 510/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo de extracção e de lavagem das fibras contidas numa lama, que compreende uma parede filtrante (14), que tem uma forma troncónica de eixo vertical (AX) e que se abre para a parte de cima, uma conduta (41) que encaminha a lama (42) a tratar para a parte de cima desta parede filtrante (14), e uma cabeça rotativa (16), que suporta, pelo menos, uma série de injectores (26-29, 36-39), alinhados paralelamente em relação a uma geratriz da parede filtrante (14) troncónica, projectando cada injector (26-29, 36-39) um jacto de água para a parede filtrante (14), caracterizado por os injectores (26-29, 36-39) de uma série de injectores estão dispostos para produzirem jactos que têm marcas (e27, e28) na parede filtrante (14), as quais ficam espaçadas entre si.
- 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, no qual a parede filtrante (14) troncónica forma, em relação a um plano normal ao seu eixo de revolução (AX) , um ângulo compreendido entre dez e trinta graus, que tem, de preferência, vinte graus.
- 3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, no qual a cabeça rotativa (16) compreende, pelo menos, um braço (17) que suporta uma série de injectores (21-14), que produzem jactos de água planos que têm marcas (e27, e28) na parede filtrante (14), espaçadas entre si e, pelo menos, um outro braço (18), que suporta uma outra série de injectores (31, 34), que produzem jactos de água ditos cónicos, que têm marcas (e37, e38) na parede filtrante (14) em forma de disco que estão espaçadas entre si.
- 4 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, no qual a conduta (41) é suportada pela cabeça rotativa (16) sendo posicionada para depositar a lama (42) na parede filtrante (14), numa posição situada a montante de um jacto cónico (36), tendo em conta o sentido de rotação da cabeça rotativa (16) .
- 5 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, que compreende, pelo menos, um injector (21, 24), que produz um jacto plano (26-29), que tem uma orientação dita para a ΕΡ 2 085 510/ΡΤ 2/3 frente, para produzir um jacto (26-29) que tem na parede filtrante (14) uma marca deslocada para a frente em relação a uma projecção ortogonal deste injector (21, 29) na parede filtrante (14).
- 6 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, que compreende, pelo menos, um injector (21-23), que produz um jacto plano (26-28), que tem uma orientação dita para a parte de cima para produzir um jacto plano (26-28), que tem na parede filtrante (14) uma marca (e27) inclinada para um bordo superior da parede filtrante em relação à direcção (A) de avanço da marca quando a cabeça (16) roda.
- 7 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5 ou 6, que compreende, pelo menos, um injector (24), que produz um jacto plano (29), que tem uma orientação dita para a parte de baixo para produzir um jacto plano (29), que tem na parede filtrante (14) uma marca (e27) inclinada para um orificio da parede filtrante (14) em relação à direcção (A) de avanço desta marca quando a cabeça (16) roda.
- 8 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 6 e 7, que compreende um braço (17) que suporta, pelo menos, um injector (21-23), orientado para a parte de cima e, pelo menos, um injector (24) orientado para a parte de baixo, estando estes injectores (21-24) situados, respectivamente, na parte superior e na parte inferior do braço (17) que suporta os mesmos.
- 9 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, que compreende um braço que suporta uma série de injectores (21— 24) que produzem jactos planos, no qual os injectores (21-23) situados nos dois terços superiores deste braço (17) estão orientados para a parte de cima, e no qual os outros injectores (24) suportados por este braço (17) estão orientados para a parte de baixo.
- 10 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, no qual os injectores (21-23) orientados para a parte de cima estão inclinados de acordo com um ângulo (|Doc|) que decresce a partir do bordo superior da parede filtrante (14). ΕΡ 2 085 510/ΡΤ 3/3
- 11 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, no qual os injectores (24), orientados para a parte de baixo, estão inclinados de acordo com um ângulo (|Doc|) que decresce a partir do bordo inferior da parede filtrante (14). Lisboa, 2010-09-09
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0800588A FR2927093A1 (fr) | 2008-02-04 | 2008-02-04 | Dispositif de separation et de lavage de fibres contenues dans une boue |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2085510E true PT2085510E (pt) | 2010-09-16 |
Family
ID=39356536
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT09290074T PT2085510E (pt) | 2008-02-04 | 2009-02-02 | Dispositivo de separação e de lavagem das fibras contidas numa lama |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2085510B1 (pt) |
AT (1) | ATE472632T1 (pt) |
DE (1) | DE602009000047D1 (pt) |
ES (1) | ES2347852T3 (pt) |
FR (1) | FR2927093A1 (pt) |
PT (1) | PT2085510E (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN110393967B (zh) * | 2019-08-26 | 2020-12-25 | 车智路数据管理有限公司 | 一种污水处理用水中浮物处理装置 |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5839142A (en) * | 1996-07-09 | 1998-11-24 | Thermo Fibertek Inc. | Stock washer for washing, thickening and classifying solids |
-
2008
- 2008-02-04 FR FR0800588A patent/FR2927093A1/fr not_active Withdrawn
-
2009
- 2009-02-02 PT PT09290074T patent/PT2085510E/pt unknown
- 2009-02-02 AT AT09290074T patent/ATE472632T1/de active
- 2009-02-02 DE DE602009000047T patent/DE602009000047D1/de active Active
- 2009-02-02 ES ES09290074T patent/ES2347852T3/es active Active
- 2009-02-02 EP EP09290074A patent/EP2085510B1/fr active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ATE472632T1 (de) | 2010-07-15 |
ES2347852T3 (es) | 2010-11-04 |
EP2085510A1 (fr) | 2009-08-05 |
EP2085510B1 (fr) | 2010-06-30 |
DE602009000047D1 (de) | 2010-08-12 |
FR2927093A1 (fr) | 2009-08-07 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
EP0251787B2 (en) | Apparatus for thickening pulp and paper stock | |
NO135179B (pt) | ||
PT2085510E (pt) | Dispositivo de separação e de lavagem das fibras contidas numa lama | |
CN208465271U (zh) | 多层静态切割破板结过滤器 | |
JPS61115699A (ja) | スラリ処理方法及び装置 | |
JP2000153297A (ja) | 汚泥濃縮処理装置 | |
CN109365048A (zh) | 一种自动化葛根粉生产流水线 | |
CN108721967A (zh) | 一种高粘稠度萃取液过滤装置 | |
CN208275605U (zh) | 转筒离心机 | |
CN2244044Y (zh) | 造纸污水分离设备 | |
EP0786030A4 (en) | WASHING CELLULAR BY AN ENDLESS SUPPORT FABRIC | |
CN2368873Y (zh) | 振动式纸浆净化浓缩筛 | |
WO1996011297A9 (en) | Washing pulp using an endless support fabric | |
CN207435047U (zh) | 一种凹凸棒土浸泡装置 | |
FI70524C (fi) | Foerfarande och anordning foer fraktionering av fasta partiklars vaetskesuspensioner saerskilt foer behandling av fibroesasuspensioner inom pappersindustrin | |
KR200317326Y1 (ko) | 외부동력을 필요로 하지 않는 드럼식 필터 | |
CN205954391U (zh) | 一种纸浆过滤脱水装置 | |
CN217411531U (zh) | 一种熟石灰生产用振动筛 | |
EP0197731A2 (en) | Apparatus and method for thickening pulp and paper stock | |
US1046108A (en) | Machine for thickening paper-pulp. | |
US2186671A (en) | Fruit juice extractor | |
CN209575885U (zh) | 一种土豆片生产用过滤装置 | |
CN216472776U (zh) | 一种用于污泥处理的高效干燥塔 | |
KR20030064305A (ko) | 오염된 폐지를 분해하기 위한 방법 | |
CN206970983U (zh) | 一种转鼓式碎浆机 |