PT2070675E - Molde equipado com um dispositivo de fecho - Google Patents

Molde equipado com um dispositivo de fecho Download PDF

Info

Publication number
PT2070675E
PT2070675E PT07305001T PT07305001T PT2070675E PT 2070675 E PT2070675 E PT 2070675E PT 07305001 T PT07305001 T PT 07305001T PT 07305001 T PT07305001 T PT 07305001T PT 2070675 E PT2070675 E PT 2070675E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mold
molds
recess
catch
closure
Prior art date
Application number
PT07305001T
Other languages
English (en)
Inventor
Sebastien Godde
Original Assignee
Compose
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Compose filed Critical Compose
Publication of PT2070675E publication Critical patent/PT2070675E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C33/00Moulds or cores; Details thereof or accessories therefor
    • B29C33/20Opening, closing or clamping
    • B29C33/202Clamping means operating on closed or nearly closed mould parts, the clamping means being independently movable of the opening or closing means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D17/00Pressure die casting or injection die casting, i.e. casting in which the metal is forced into a mould under high pressure
    • B22D17/20Accessories: Details
    • B22D17/26Mechanisms or devices for locking or opening dies
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C45/00Injection moulding, i.e. forcing the required volume of moulding material through a nozzle into a closed mould; Apparatus therefor
    • B29C45/17Component parts, details or accessories; Auxiliary operations
    • B29C45/64Mould opening, closing or clamping devices
    • B29C45/641Clamping devices using means for straddling or interconnecting the mould halves, e.g. jaws, straps, latches

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Manufacturing Of Electrical Connectors (AREA)

Description

ΡΕ2070675 - 1 -
DESCRIÇÃO "MOLDE EQUIPADO COM UM DISPOSITIVO DE FECHO"
DOMÍNIO DA INVENÇÃO A invenção pertence ao domínio das ferramentas de fabrico de peças moldadas, nomeadamente por injecção. Em particular, a invenção refere-se a um dispositivo de fecho de um molde.
CONTEXTO TÉCNICO Há diversas técnicas para a moldagem de peças, nomeadamente em materiais plásticos, materiais compósitos ou em metal. A moldagem por injeção é conhecida há muito tempo. Aproximam-se dois semi-moldes um do outro gue entram em contacto ao longo de uma linha de separação de molde. Em seguida, o material a moldar é injectado rapidamente dentro do molde. Dado gue os semi-moldes são unidos, é possível prever, no interior da cavidade do molde, as zonas em torno das guais o material injectado pode ser espalhado. Depois de encher o molde, a injecção continua a fim de se assegurar um enchimento adeguado do molde e de modo a ter em conta a contracção do material durante o arrefecimento. No entanto, este enchimento complementar obriga a exercer uma contra-pressão significativa contra os semi-moldes para evitar a separação dos dois semi-moldes devido à pressão de injecção. A separação dos semi-moldes -2- ΡΕ2070675 poderia conduzir "na melhor das hipóteses", ao aparecimento de rebarbas ao longo da linha de separação do molde, o que não é, de todo, tolerável.
Para evitar este problema, é habitual exercer uma contra-pressão de encontro a um dos semi-moldes através de uma prensa. Quanto mais fina for a peça e tiver uma superficie projectada significativa, mais a prensa deve exercer uma força de fecho elevada. Além disso, é, muitas vezes, preferivel que o dimensionamento da prensa permita a aplicação de uma contra-pressão superior ao valor estritamente necessário em teoria.
Na verdade, o fabricante de peças moldadas - o transformador - possui, normalmente, um conjunto de prensas com uma gama de força de fecho determinada. Dependendo da contra-pressão necessária para fabricar a peça, ele escolhe uma das prensas do seu conjunto e instala o molde na mesma. Até agora, as prensas utilizadas eram, de um modo geral, suficientemente potentes.
Para resolver este problema de pressão, tem-se desenvolvido a técnica de moldagem por injecção-compressão. Trata-se, neste caso, de colocar uma determinada quantidade de material de moldagem num primeiro semi-molde ao mesmo tempo que se aproxima um segundo semi-molde do primeiro. Sob o efeito da pressão, a bolacha de material é distribuído no interior do molde, entre os dois semi-moldes e adapta-se à cavidade do molde assim definida.
No entanto, esta técnica não permite proporcionar aberturas ao nivel da linha de separação dos dois -3- ΡΕ2070675 semi-moldes. Para obter uma peça compreendendo aberturas, é necessário proporcionar etapas de corte na peça moldada para configurar as aberturas pretendidas.
Assim, a qualidade de acabamento nem sempre é satisfatória, tanto do ponto de vista do aspecto da superfície das peças moldadas como do ponto de vista dos cortes a realizar. 0 documento EP-A-0420098 descreve um molde de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
Um objectivo da presente invenção é proporcionar um molde que permita moldar peças utilizando uma prensa cuja força de fecho é muito menor do que a necessária quando se utiliza um molde que não esteja equipado com um dispositivo de fecho de acordo com a invenção. Este dispositivo de fecho deveria, por conseguinte, permitir fabricar peças moldadas cuja estrutura tridimensional é complexa, o que obriga a exercer uma contra-pressão elevada sobre o molde utilizando uma prensa cuja força de fecho seria, normalmente, insuficiente se não se utilizasse um dispositivo de fecho deste tipo.
Para isso, a invenção consiste num molde de acordo com a reivindicação 1.
Os dispositivos de fecho implementados são complementares de meios utilizados para efectuar a abertura e o fecho do molde.
Assim, além da força de fecho normalmente exercida pelos meios de abertura e de fecho para evitar a -4- ΡΕ2070675 abertura do molde durante a injecção do material, uma força de fecho adicional é exercida pelo dispositivo de fecho de acordo com a invenção. Torna-se, então, possível moldar peças que obrigam a exercer uma força de fecho superior à força de fecho nominal dos meios de abertura e de fecho considerados, sendo a diferença exercida pelos dispositivos de fecho que equipam o molde.
De um modo vantajoso, o fecho do molde tem uma forma complementar da das reentrâncias nas quais deve ser aloj ado.
Numa variante da invenção, um primeiro semi-molde é concebido para ser associado a uma placa fixa e um segundo semi-molde é concebido para ser associado a uma placa móvel. Uma e/ou a outra das placas e/ou dos semi-moldes estão equipados com meios de injecção de material de moldagem e meios para ejectar uma peça moldada.
Os dispositivos de fecho implementados são complementares da prensa normalmente acoplada ao semi-molde associado com a placa móvel. Assim, para além da força de fecho normalmente exercida pela prensa para impedir a abertura do molde durante a injecção do material, o dispositivo de fecho de acordo com a invenção exerce uma força de fecho adicional.
Numa outra variante da invenção, cada reentrância de um semi-molde é posicionada simetricamente em relação a uma reentrância do outro semi-molde relativamente à linha de separação do molde. ΡΕ2070675 -5 - A descrição que se segue irá enunciar em pormenor as caracteristicas e vantagens da invenção, em associação com as figuras. A descrição pormenorizada, ao mesmo tempo que indica variantes preferidas da invenção, é dada apenas a titulo ilustrativo da invenção.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS FIGURAS A invenção será, agora, descrita em pormenor, utilizando exemplos que recorrem às figuras anexas, nas quais: A figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma variante de um molde de acordo com a invenção, na posição fechada. A figura 2 mostra uma vista em perspectiva da variante do molde da figura 1, na qual o semi-molde concebido para ser associado com uma placa fixa não aparece.
As figuras 3a e 3b mostram uma vista em perspectiva de uma variante de dispositivo de fecho de acordo com a invenção, visto, respectivamente, da face posterior (figura 3a) e da face lateral do molde (figura 3b).
As figuras 4a, 4b e 4c mostram vistas em corte da variante das figuras 1 e 2, ilustrando o funcionamento de um molde equipado com um dispositivo de fecho de acordo com a invenção, visto, respectivamente, aberto (figura 4a), no decurso do fecho (figura 4b) e fechado (figura 4c). A figura 5 mostra uma vista em alçado lateral de uma variante de um dispositivo de fecho. -6- ΡΕ2070675 A figura 6 mostra uma vista em alçado de topo da variante do dispositivo de fecho da Figura 5. A figura 7 mostra um detalhe da figura 4c delimitado pela caixa VII.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
Deve salientar-se que os artigos singulares definidos ou indefinidos, na descrição e nas reivindicações, devem também ser entendidos como artigos plurais, a menos que o contexto indique claramente uma interpretação contrária. Salvo indicação em contrário, devem ser atribuidos aos termos técnicos e cientificos utilizados o seu significado normalmente admitido pelos especialistas na técnica.
Na descrição que se segue, o termo "semi-molde móvel" refere-se ao semi-molde concebido para ser associado aos meios utilizados para efectuar a abertura e o fecho do molde. Por exemplo, no caso de moldagem por injecção, pode tratar-se de uma placa móvel acoplada a uma prensa hidráulica. Em algumas variantes de realização, os meios para efectuar a abertura e o fecho do molde podem compreender um sistema de desmultiplicação com talhas. Da mesma forma, o termo "semi-molde fixo" refere-se a outro semi-molde que é, normalmente, fixo. No entanto, algumas instalações compreendem um semi-molde móvel e dois semi-moldes "fixos" dispostos numa plataforma rolante. Isto permite realizar algumas operações em simultâneo num dos semi-moldes "fixos", enquanto se fabrica uma peça moldada com o semi-molde móvel e com o outro semi-molde "fixo". 0 semi-molde fixo pode estar colocado no solo, sobre um -7- ΡΕ2070675 suporte. Também pode ser concebido para ser associado a uma placa fixa, na qual são aplicados determinados equipamentos da cadeia de moldaqem.
Na descrição que se seque, a expressão "face inclinada da reentrância" refere-se à face lateral da reentrância mais próxima da linha de separação e que apresenta um ânqulo, desiqnado A, com a linha de separação. A expressão "face lateral oposta" refere-se à face lateral da reentrância oposta à face inclinada da reentrância.
Além disso, para simplificar a descrição, faz-se referência a uma variante da invenção numa cadeia de moldagem por injecção. Nesta variante, o semi-molde fixo e o semi-molde móvel são associados, respectivamente, a uma placa fixa e a uma placa móvel. A placa fixa e o semi-molde fixo estão equipados com meios de injecção de material de moldagem. A placa móvel e o semi-molde móvel estão equipados com meios para ejectar uma peça moldada. Tendo em conta que a invenção não se refere especif icamente aos equipamentos de um molde, mas refere-se a um dispositivo de fecho, a invenção não está limitada a esta variante. Em particular, os especialistas na técnica conhecem várias formas de realização, por um lado, para o fornecimento de material ao molde, nomeadamente por depósito, por injecção ou, ainda, por injecção-compressão e, por outro lado, para a ejecção da peça moldada. Por exemplo, os especialistas na técnica sabem fabricar moldes, nomeadamente para a moldagem por injecção ou por injecção-compressão, em que a injecção do material é realizada ao nivel do semi-molde móvel, ou mesmo fabricar peças utilizando dois materiais, tanto ao nivel do semi-molde fixo como do semi-molde móvel. Além -8- ΡΕ2070675 disso, os meios para ejectar a peça moldada podem equipar um ou o outro dos dois semi-moldes ou mesmo ambos. Mais pormenores de fabrico dos moldes, nomeadamente para moldagem por injecção, são conhecidos dos especialistas na técnica, por exemplo, para a realização de estruturas tridimensionais complexas ou aberturas. A descrição também não compreende detalhes sobre os circuitos hidráulicos necessários para assegurar a abertura ou o fecho do molde, ou para ejectar uma peça moldada. Trata-se de detalhes de fabrico bem conhecidos pelos especialistas na técnica.
As figuras 1 e 2 mostram vistas em perspectiva de uma variante de um molde 1, compreendendo um semi-molde 2 fixo e um semi-molde 3 móvel, respectivamente associados a uma placa 4 fixa e uma placa 5 móvel. 0 semi-molde 2 fixo é definido por uma superfície 21 lateral, uma face 22 anterior e uma face 23 posterior. 0 semi-molde 3 móvel é definido por uma superfície 31 lateral, uma face 32 anterior e uma face 33 posterior. A face 22, 32 anterior dos semi-moldes 2,3 possui uma cavidade 24, 34, complementares uma da outra. Quando o molde é fechado, como ilustrado nas figuras 1 e 4c, os dois semi-moldes entram em contacto ao nível de uma linha 11 de separação, que é substancialmente perpendicular à direcção de abertura e de fecho do molde 1. Um volume de cavidade é definido entre as cavidades 24, 34. Este volume será cheio de material de moldagem para fabricar a peça desejada.
Por exemplo, a placa 4 fixa e o semi-molde 2 fixo estão equipados com meios de injecção de material de moldagem. Pode tratar-se de um bocal que desemboca na face 22 anterior do semi-molde 2 fixo, ao nível da cavidade 24. Pelo contrário, pode ser o semi-molde 3 móvel e a placa -9- ΡΕ2070675 5 móvel que estão equipados com meios de injecção de material de moldagem, numa disposição semelhante à descrita anteriormente. Por fim, em algumas instalações, especialmente quando se deseja fabricar peças moldadas com dois materiais, podem ser necessárias várias injecções de material.
Normalmente, a montante dos meios de injecção, a instalação de fabrico de peças moldadas compreende um parafuso de doseamento que permite transportar material de moldagem em pasta, numa quantidade predeterminada com base no volume da cavidade e na contracção do material durante o arrefecimento. A placa 5 móvel está equipada com meios para a abertura e fecho do molde 1, que podem ser acoplados a uma prensa. A função da prensa é manter o molde 1 fechado durante a injecção do material de moldagem. De facto, para assegurar um bom enchimento do volume da cavidade, a pressão de injecção pode ser particularmente elevada e é essencial aplicar uma força de fecho que permita contrariar a pressão de injecção a fim de evitar imperfeições nas peças moldadas.
Após a injecção do material de moldagem, convém deixar arrefecer a peça. Para isso, o molde está equipado com um sistema de arrefecimento, não ilustrado, que constitui um pormenor de fabrico conhecido dos especialistas na técnica. Em seguida, depois de a peça estar suficientemente rigida, abre-se o molde 1 e ejecta-se a peça moldada. Normalmente, determina- se o momento de abertura do molde 1 de acordo com a velocidade de arrefecimento da peça e com a temperatura de -10- ΡΕ2070675 desmoldagem. No caso da injecção de material plástico, a temperatura de desmoldagem escolhida é inferior à temperatura de transição vitrea do material utilizado. No caso de injecção de metal, ou liga de metal, a temperatura de desmoldagem escolhida é inferior à temperatura de solidificação do metal ou liga utilizados. Abaixo da temperatura de desmoldagem, a peça é suficientemente rigida. Para efectuar a ejecção, o semi-molde 2 fixo, o semi-molde 3 móvel ou os dois semi-moldes estão equipados com meios de ejecção, que também constituem detalhes de fabrico conhecidos pelos especialistas na técnica.
Para complementar a força de fecho, o molde 1 está equipado com, pelo menos, um dispositivo 6 de fecho que compreende um fecho 7 e um sistema autónomo apto a aproximar e afastar o fecho 7 das reentrâncias 25, 35 nas quais o fecho 7 deve ser alojado. Nas variantes mostradas nas figuras 1 a 4c e na figura 7, o referido sistema autónomo é um cilindro 8 hidráulico. De acordo com uma variante não ilustrada, o cilindro hidráulico é um cilindro autobloqueante. Noutras variantes de realização, pode-se considerar a implementação de um cilindro pneumático. Um cilindro pneumático é, de um modo geral, menos potente que um cilindro hidráulico, de modo que esta possibilidade será reservada para as instalações em que a força de fecho exigida é baixa.
Um dispositivo de fecho é mostrado em perspectiva nas figuras 3a e 3b. Nesta variante, o fecho 7 compreende um corpo 71 alongado e dois dentes 72, 73 longitudinais, pelo que o fecho 7 tem um perfil geralmente em forma de C. Os dentes 72, 73 foram concebidos para ser alojados nas reentrâncias 25, 35 de cada um dos semi-moldes 2, 3. -11- ΡΕ2070675
Nas variantes ilustradas nas diferentes figuras, as reentrâncias 25, 35 estão posicionadas simetricamente, duas a duas, em ambos os lados da linha 11 de separação.
No entanto, outras variações são possíveis. Por exemplo, um primeiro semi-molde pode ser dotado com duas reentrâncias adjacentes, o segundo semi-molde com uma única reentrância numa posição situada substancialmente à vertical e entre as duas reentrâncias do primeiro semi-molde. Nesta variante, o fecho compreende um corpo e três dentes concebidos para se encaixarem nas três reentrâncias descritas. Este fecho é, por conseguinte, comparável a uma garra com três braços. 0 cilindro 8 hidráulico compreende, convencionalmente, uma câmara 82, um pistão e uma haste 83. Uma extremidade da haste 83 está integrada no pistão que se move em translação na câmara 82 na direcção 61 de fecho e da abertura do dispositivo 6 de fecho, em resultado da chegada ou da sarda de liquido à/da câmara 82. Nas variantes ilustradas nas diferentes figuras, a outra extremidade 84 da haste 83 do cilindro 8 está fixa ao fecho 7. Além disso, a câmara 8 está fixa a um suporte 81 ligado a apenas um dos semi-moldes 2, 3. Assim, quando o fecho 7 está alojado nas reentrâncias 25, 35 dos semi-moldes 2, 3, por outras palavras, quando o dispositivo 6 de fecho está fechado, a haste 83 do cilindro sobressai da câmara 82 do cilindro 8. Pelo contrário, quando o dispositivo 6 de fecho está aberto, a haste 83 do cilindro 8 fica retraida no interior da câmara 82 do cilindro 8.
De acordo com uma variante da invenção, o dispositivo 6 de fecho compreende, ainda, meios para guiar -12- ΡΕ2070675 o fecho 7. Trata-se, por exemplo, de barras 62 de orientação, conhecidas pelos especialistas na técnica.
Numa variante da invenção, um semi-molde possui, pelo menos, dois dispositivos 6 de fecho. É preferível que estes dispositivos sejam distribuídos uniformemente em torno dos semi-moldes, por exemplo, em torno da superfície 21, 31 lateral dos semi-moldes. Por exemplo, se o molde 1 compreender dois dispositivos 6 de fecho, estes são dispostos de um modo substancialmente simétrico entre si em relação à direcção 12 de abertura e de fecho do molde 1. Não é, de todo, necessária uma simetria perfeita. Pelo contrário, é preferível que a força de fecho dos dispositivos 6 de fecho seja substancialmente equilibrada em torno do molde 1.
Em geral, considera-se que os dispositivos 6 de fecho sejam instalados aos pares, mas isso nem sempre é possível, dependendo do espaço existente em torno do molde na instalação de fabrico das peças moldadas.
Além disso, é possível combinar diversos cilindros 8 em paralelo com um único fecho 7.
Considerem-se as reentrâncias 25, 35. Uma reentrância substancialmente paralelepipédica apresenta uma abertura 27, 37 e um fundo 28, 38, bem como faces de extremidade substancialmente ortogonais à linha 11 de separação. As reentrâncias 25, 35 têm duas faces laterais opostas, situadas entre a sua abertura 27, 37 e o seu fundo 28, 38. Uma destas faces laterais está mais perto da linha 11 de separação que a outra. Para evitar o bloqueio do fecho 7 nas reentrâncias 25, 35, pode-se fazer com que -13- ΡΕ2070675 essas faces 26, 36 laterais próximas da linha 11 de separação fiquem inclinadas em relação à linha 11 de separação e formem um ângulo A com a linha 11 de separação, pelo que a distância entre as referidas faces laterais opostas aumentam desde o fundo para a abertura da reentrância. 0 ângulo A está compreendido entre 2° e 20° inclusive ou entre 3o e 10° inclusive. O ângulo minimo depende, nomeadamente, das qualidades de deslizamento do fecho sobre a face lateral mais próxima da linha de separação.
Dito isto, quanto maior for o ângulo A, menos a resultante da força de fecho do dispositivo 6 de fecho, na direcção 12 de abertura e fecho do molde, será significativa. Por conseguinte, é preferível escolher um ângulo A tão pequeno quanto possivel. E necessário, por conseguinte, conciliar um objetivo que é evitar o bloqueio do fecho 7 nas reentrâncias 25, 35 e um objectivo que é transmitir a maior força de fecho resultante possível.
Em geral, é preferível que o fecho 7 tenha uma forma complementar da das reentrâncias 25, 35 nas quais deve ser alojado. No caso descrito acima, cada um dos dentes 72, 73 apresenta uma face 74, 75 interna concebida para ficar em frente das faces 26, 36 inclinadas da reentrância 25, 35. As faces 74, 75 internas são, igualmente, inclinadas segundo um ângulo A em relação à linha 11 de separação.
Para melhorar as propriedades de deslizamento das faces 26, 36 inclinadas das reentrâncias 25, 35 e as das faces 74, 75 internas dos dentes 72, 73, é possível que -14- ΡΕ2070675 estas compreendam placas de apoio num material cujas propriedades de deslizamento são melhores do que as do material dos semi-moldes 2, 3 ou do fecho 7. Além disso, as placas de apoio podem funcionar como peças de desgaste, evitando, assim, danificar a linha 11 de separação.
As figuras mostram um dispositivo de fecho, em que o fecho é uma peça mecânica, normalmente num bloco, que se aloja nas reentrâncias previstas na superfície lateral dos semi-moldes. 0 funcionamento do molde 1 equipado com dispositivos 6 de fecho irá, agora, ser descrito recorrendo às figuras 4a, 4b e 4c, referente a uma cadeia de moldagem por injecção.
Em primeiro lugar, o molde 1 é aberto, como mostrado na figura 4a. Isto significa, por um lado, que os semi-moldes 2, 3 estão afastados um do outro e, por outro lado, que os dispositivos 6 de fecho se encontram na posição aberta.
Em seguida, devido a meios de abertura e fecho do molde, o semi-molde 3 móvel e a placa 5 móvel são aproximados do semi-molde 2 fixo e da placa 4 fixa, na direcção 12 de abertura e de fecho do molde, até que os semi-moldes fiquem unidos ao nível da linha 11 de separação. Atinge-se, então, a posição mostrada na figura 4b. A injecção de material de moldagem pode, então, começar. Antes do início da injecção, ou em simultâneo, os dispositivos 6 de fecho são accionados a fim de deslocar os -15- ΡΕ2070675 fechos 7 para as reentrâncias 25, 35 na qual devem ser alojados, na direcção 61 de fecho. Por outras palavras, as operações de fecho e de injecção de material são realizadas em série, uma após a outra, ou são realizadas em paralelo. Neste último caso, é possível reduzir a duração do ciclo de fabrico das peças moldadas, mas isso obriga a uma regulação fina das operações realizadas em paralelo.
Atinge-se a posição mostrada na figura 4c antes do início da injecção do material de moldagem ou antes de se atingir o pico de pressão no interior do molde. Este pico de pressão é, normalmente, atingido quando o volume de material injectado equivale ao do volume da cavidade do molde e quando se começa a injectar material adicional para concluir o enchimento do volume da cavidade do molde.
Assim, a figura 4c mostra um molde fechado com os dispositivos 6 de fecho na posição fechada. Depois de se atingir o volume de material a injectar, a injecção é interrompida.
Em seguida, inicia-se o arrefecimento da peça moldada. Após a temperatura de desmoldagem ser atingida, os fechos abrem. Passa-se por uma posição idêntica à da figura 4b. Em seguida, o molde é aberto e a peça é ejectada. Retoma-se, então, a posição aberta mostrada na figura 4a. 0 ciclo de moldagem pode, então, recomeçar. Assim, a invenção também se refere a um método de moldagem que compreende um passo de fecho de um dispositivo de fecho descrito acima.
As reivindicações que se seguem definem as características essenciais da invenção. Abrangem diferentes -16- ΡΕ2070675 os sem modos de execução que não foram descritos mas que especialistas na técnica podem facilmente executar dificuldades especiais.
Lisboa, 12 de Novembro de 2012

Claims (4)

  1. ΡΕ2070675 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Molde (1) para moldagem, especialmente por injecçao, compreendendo dois semi-moldes (2, 3), sendo cada um dentre estes definido por uma superfície (21, 31) lateral, uma face anterior e uma face posterior, sendo, pelo menos, um dos dois semi-moldes concebido para ser associado a meios para efectuar a abertura e o fecho do molde, sendo os dois semi-moldes (2, 3) susceptiveis de entrar em contacto ao nivel de uma linha (11) de separação de molde quando o molde está na posição fechada, em que um semi-molde (3) está equipado com, pelo menos, um dispositivo (6) de fecho compreendendo: o pelo menos, um fecho (7) apto a ser alojado simultaneamente numa reentrância (25, 35) colocada na face lateral de cada semi-molde (2, 3) , o pelo menos, um sistema (8) autónomo apto a aproximar e afastar o fecho (7) das reentrâncias (25, 35) nas quais o fecho (7) deve ser alojado; o sistema autónomo compreende um cilindro (8), que compreende uma câmara (82) acoplada a um semi-molde (2, 3), um pistão apto a deslocar-se na referida câmara (82) e uma haste (83) integrada no pistão e na qual o fecho (7) está fixo ; a haste (83) e o parafuso (7) estão aptos a deslocar-se em translação ao longo de uma mesma ΡΕ2070675 -2- direcção (61) de fecho e de abertura, estando esta haste sobressaída em relação à câmara (82) do cilindro (8) quando o dispositivo (6) de fecho está fechado e numa posição retraída na câmara (82) do cilindro (8) quando o dispositivo (6) de fecho está aberto; a câmara (82) está fixa a um suporte (81) acoplado a apenas um dos semi-moldes (2, 3); o suporte (81) está acoplado a uma superfície (31) lateral de um semi-molde (3); o fecho (7) compreende dois dentes (72, 73) concebidos para se alojarem, cada um, numa reentrância (25, 35) de cada semi-molde (2, 3); cada reentrância (25, 35) apresenta uma abertura (27, 37), um fundo (28, 38) e duas faces laterais opostas entre a abertura (27, 37) e o fundo (28, 38) da reentrância (25, 35), caracterrzado por cada reentrância (25, 35) apresentar duas faces de extremidade substancialmente ortogonais 75) internas dos dentes (72 à linha (11) de separação, lateral de cada reentrânci, linha de separação um ângul e 20° inclusive com a linha a que a distância entre a aumente desde o fundo (28, 37) da reentrância (25, 35), inclinadas das reentrâncias faces (74, formando a face (26, 36) (25,35) mais próxima da ) (A) compreendido entre 2 (11) de separação, de modo s faces laterais opostas 38) para a abertura (27, . e por as faces (26, 36) (25, 35) , bem como as das , 73) -3- ΡΕ2070675 compreenderem placas de apoio num material cujas propriedades de deslizamento são melhores do que as do material dos semi-moldes (2, 3) ou do fecho (7).
  2. 2. Molde, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o fecho (7) ter uma forma complementar das reentrâncias (25, 35), na qual deve ser alojado.
  3. 3. Molde, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por um primeiro semi-molde (2) ser concebido para ser associado a uma placa (4) fixa, um segundo semi-molde (3) ser concebido para ser associado a uma placa (5) móvel, estando uma e/ou outra das placas e/ou dos semi-moldes equipados com meios de injecção de material de moldagem e meios para ejectar uma peça moldada.
  4. 4. Molde, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por cada reentrância (25) de um semi-molde (2) estar posicionada simetricamente em relação a uma reentrância (35) do outro semi-molde (3) em relação à linha (11) de separação. Lisboa, 12 de Novembro de 2012
PT07305001T 2007-12-14 2007-12-14 Molde equipado com um dispositivo de fecho PT2070675E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07305001A EP2070675B1 (fr) 2007-12-14 2007-12-14 Moule équipé d'un dispositif de verrouillage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2070675E true PT2070675E (pt) 2012-11-27

Family

ID=39358121

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07305001T PT2070675E (pt) 2007-12-14 2007-12-14 Molde equipado com um dispositivo de fecho

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8777607B2 (pt)
EP (1) EP2070675B1 (pt)
BR (1) BRPI0819937A2 (pt)
CA (1) CA2708329C (pt)
ES (1) ES2393122T3 (pt)
IL (1) IL206279A0 (pt)
MA (1) MA32005B1 (pt)
MX (1) MX2010006461A (pt)
PL (1) PL2070675T3 (pt)
PT (1) PT2070675E (pt)
RU (1) RU2495743C2 (pt)
TN (1) TN2010000275A1 (pt)
UA (1) UA100714C2 (pt)
WO (1) WO2009077508A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011018255B3 (de) * 2011-04-20 2012-06-21 Meusburger Georg GmbH & Co. KG Mitnehmer für Spritzguss- oder Druckgussformen
US9121421B2 (en) * 2011-11-23 2015-09-01 Elekta Ab (Publ) Interface and support mechanism
DE102011120220B4 (de) * 2011-12-05 2013-06-13 Jörg Loewenstein Kokille zum Herstellen von Gussteilen
DE102012022633B4 (de) 2012-11-20 2019-09-12 Audi Ag Vorrichtung zur Herstellung von faserverstärkten Kunststoffbauteilen mittels Injektionsprozess
CN105680275A (zh) * 2016-03-23 2016-06-15 安徽美琳电子有限公司 一种用于插排镶件生产的模具
CN111890601B (zh) * 2020-07-07 2022-02-01 东南大学 基于fsae赛车的钢制单体壳模具成型工艺以及成型模具
CN114407337A (zh) * 2022-01-25 2022-04-29 苏州金纬中空技术有限公司 一种吹塑装置锁模结构
CN117324587B (zh) * 2023-11-03 2024-03-26 广州市型腔模具制造有限公司 一种可免热处理铝合金的铸造制备装置及其铸造方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3195186A (en) * 1962-06-13 1965-07-20 Inv S Finance Corp Apparatus for clamping mold parts
US3324936A (en) * 1964-02-07 1967-06-13 Nat Lead Co Die casting apparatus with wedge locking blocks and rectangular guide members
FR1564985A (pt) * 1968-03-11 1969-04-25
IT993231B (it) * 1972-09-25 1975-09-30 Tissot Horlogerie Macchina a iniezione
US4867938B1 (en) * 1988-01-29 1998-05-26 Husky Injection Molding Sequential injection molding process
US5078202A (en) * 1990-09-17 1992-01-07 Doehler-Jarvis Limited Partnership Floating wedge lock for slide on movable die
JPH0615711A (ja) * 1992-04-08 1994-01-25 Dr Spiess Kunststoff Recycling Gmbh & Co 合成物質、特にリサイクル合成物質から資材を自動的に造るための方法および装置
JP3436946B2 (ja) * 1993-03-11 2003-08-18 日精エー・エス・ビー機械株式会社 成形装置
JPH081741A (ja) * 1994-06-21 1996-01-09 Nissan Motor Co Ltd 射出成形装置の補助型締装置
JP3521664B2 (ja) * 1996-12-26 2004-04-19 豊田合成株式会社 成形装置
DE10113224A1 (de) * 2001-03-19 2002-10-02 Ap & T Schaefer Technologie Gm Schließeinheit für gegen aufgehende Kräfte zusammenzupressende Werkzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
RU2010129067A (ru) 2012-01-20
ES2393122T3 (es) 2012-12-18
WO2009077508A1 (fr) 2009-06-25
EP2070675A1 (fr) 2009-06-17
TN2010000275A1 (fr) 2011-11-11
CA2708329C (fr) 2017-06-20
MA32005B1 (fr) 2011-01-03
BRPI0819937A2 (pt) 2015-05-26
MX2010006461A (es) 2010-09-22
PL2070675T3 (pl) 2013-02-28
IL206279A0 (en) 2010-12-30
US8777607B2 (en) 2014-07-15
RU2495743C2 (ru) 2013-10-20
UA100714C2 (ru) 2013-01-25
US20100330227A1 (en) 2010-12-30
EP2070675B1 (fr) 2012-08-15
CA2708329A1 (fr) 2009-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2070675E (pt) Molde equipado com um dispositivo de fecho
US4832307A (en) Injection mold
US3811645A (en) Slide retainer and positioner
KR101810522B1 (ko) 경사식 중력 주조 장치
JPS6012267A (ja) スキ−ズキヤステイングによつて製品を成形するための方法及び装置
KR20170128500A (ko) 배터리 구성 요소의 형성
US2477368A (en) Injection molding apparatus
CN112296309B (zh) 一种半固态流变压铸成形铝合金5g通信基站机箱壳体件的模具及其使用方法
KR20140099254A (ko) 주조 부품을 제조하기 위한 몰드
US8997834B2 (en) Method for producing of hollow die cast products
JPH01128811A (ja) 成形装置の型交換機構
US5422059A (en) Method for injection molding a plastic part using a film gate
CA3164541A1 (en) Die locking system and methods of using the same
US7600445B2 (en) Universal slide assembly for molding and casting system
JP6545215B2 (ja) 鋳造装置、及び鋳造品の製造方法
CN207373633U (zh) 一种二级定距分型机构
JP5936984B2 (ja) スタックモールド射出圧縮成形金型及びスタックモールド射出圧縮成形方法
GB2550525A (en) Forming of battery components
JPS61232053A (ja) 横型鋳造機によるv型エンジンのシリンダブロツク製造方法
JP2001162361A (ja) 2つの型半部より成る鋳型を製造して鋳込むための方法及び装置
JPS5839869Y2 (ja) 成形装置
CN211727481U (zh) 一种压铸内模芯
CN212736907U (zh) 一种注塑模具
JP2009012253A (ja) 射出圧縮成形による平板状の成形品を成形する金型装置およびその成形方法
CN205668053U (zh) 一种车用零件的压铸模具