PT2070595E - Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou de produtos manufacturados com dimensões consideráveis - Google Patents

Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou de produtos manufacturados com dimensões consideráveis Download PDF

Info

Publication number
PT2070595E
PT2070595E PT08305920T PT08305920T PT2070595E PT 2070595 E PT2070595 E PT 2070595E PT 08305920 T PT08305920 T PT 08305920T PT 08305920 T PT08305920 T PT 08305920T PT 2070595 E PT2070595 E PT 2070595E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
dimensional reduction
ramp
reduction means
grinding
introduction
Prior art date
Application number
PT08305920T
Other languages
English (en)
Inventor
Arnaud Becker
Original Assignee
Arnaud Becker
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arnaud Becker filed Critical Arnaud Becker
Publication of PT2070595E publication Critical patent/PT2070595E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C4/00Crushing or disintegrating by roller mills
    • B02C4/28Details
    • B02C4/286Feeding devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C13/00Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills
    • B02C13/26Details
    • B02C13/286Feeding or discharge
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C18/00Disintegrating by knives or other cutting or tearing members which chop material into fragments
    • B02C18/06Disintegrating by knives or other cutting or tearing members which chop material into fragments with rotating knives
    • B02C18/16Details
    • B02C18/22Feed or discharge means
    • B02C18/2225Feed means
    • B02C18/2291Feed chute arrangements

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE REDUÇÃO DIMENSIONAL POR TRITURAÇÃO, MOAGEM, DESINTEGRAÇÃO OU PUNCIONAMENTO DE MATERIAIS OU DE PRODUTOS MANUFACTURADOS COM DIMENSÕES CONSIDERÁVEIS" A presente invenção refere-se ao domínio do processamento de materiais de todas as origens, em particular, por desintegração através de trituradores ou moinhos de martelos ou semelhantes e tem, por objectivo, um dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou produtos manufacturados com dimensões consideráveis. A recuperação de produtos metálicos a partir de objectos fora de uso, em particular, de veículos automóveis, por meio de trituradores ou de moinhos, efectua-se, geralmente, por introdução dos objectos num moinho de martelos, através de uma rampa de introdução equipada com um tambor esmagador; o referido moinho de martelos arranca e desintegra a matéria introduzida, por interacção com uma ou várias bigornas e ejecta e/ou evacua, através de paredes de peneiração, os desperdícios mecânicos obtidos apresentando um calibre determinado. Estes desperdícios são processados, seguidamente, com o propósito de eliminar as matérias que não podem ser reutilizadas e efectuar uma triagem das matérias restantes em função das suas características metalúrgicas.
Os moinhos de martelos conhecidos até agora, cujos martelos são montados, geralmente, num rotor constituído por um conjunto de discos e são retrácteis para dentro do rotor permitem, 1 geralmente, uma trituração correcta dos produtos de acordo com uma densidade predeterminada.
Contudo, estes trituradores conhecidos apresentam-se, geralmente, sob a forma de unidades de grandes dimensões, aptas a obter um rendimento diário muito importante, só estando adaptadas para centros de processamento dimensionados para essa função. Dai resulta que, para rentabilizar instalações dessas dimensões, estas devem ser, necessariamente, em número reduzido para cobrir uma zona de abastecimento importante. No entanto, se a própria dimensão destas instalações de trituração permite uma redução do seu número, também exige, necessariamente, trajectos de transporte relativamente importantes para conduzir os produtos a triturar para estas instalações.
Ora, um transporte em grande escala de desperdícios, com a finalidade de os processar, provoca, necessariamente, uma correspondente poluição considerável devida aos meios de transporte e, por conseguinte, uma incidência ecológica muito desfavorável.
No processamento de desperdícios de construção, em particular, de betão, com o propósito de o reduzir a granulados reutilizáveis utilizam-se máquinas de trituração semelhantes e colocam-se exactamente os mesmos problemas de transporte a longa distância e, por conseguinte, poluição.
Conhece-se, igualmente, do documento GB-A-771433, um dispositivo de redução dimensional no qual um triturador é disposto perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma tremonha munida com um fundo sob a forma de uma mesa destinada a efectuar um deslocamento alternado perpendicularmente ao triturador. 2
Contrariamente à presente invenção, este dispositivo não prevê um deslocamento do conjunto da tremonha em relação à rampa de condução e a entrada do triturador estende-se por, pelo menos, toda a largura da mesa móvel. Este documento GB-A-771433 descreve, por conseguinte, um conjunto triturador e tremonha de alimentação, em que o triturador é um triturador tradicional, cujo rotor se estende, no minimo, por toda a largura da mesa de alimentação. Dai resulta que, este documento, não divulga uma redução do espaço ocupado pelo conjunto. A presente invenção tem, por objectivo, resolver estes inconvenientes propondo um dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou produtos manufacturados de dimensões consideráveis permitindo, num espaço reduzido, processar estes materiais ou outros directamente no seu local de recolha, sem necessidade de transporte suplementar.
Para esse efeito, o dispositivo, de acordo com a invenção, que é constituído, essencialmente, por uma rampa de introdução, eventualmente equipado com, pelo menos, um meio de esmagamento, um meio de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, um chassis de suporte do conjunto e por uma cobertura de protecção que cobre o conjunto, é caracterizado por o meio de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento ocupar pouco espaço em relação à secção da rampa de introdução e por a rampa de introdução e/ou o meio de redução dimensional se destinarem a efectuar um movimento de deslocamento um em relação ao outro, através de meios adequados de accionamento em deslocamento. 3 A invenção será melhor compreendida devido à descrição que se segue, que se refere a formas de realização preferidas, dadas a titulo de exemplos não limitativos e explicadas recorrendo aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais: A figura 1 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de acordo com invenção; A figura 2 é uma vista em alçado frontal e em corte de uma primeira forma de realização do meio de redução dimensional; A figura 3 é uma vista em alçado lateral de uma segunda forma de realização do meio de redução dimensional; A figura 4 é uma vista em perspectiva de uma terceira forma de realização do meio de redução dimensional; A figura 5 é uma vista em planta de uma quarta variante de realização do meio de redução dimensional, e A figura 6 é uma vista em alçado lateral e em corte de uma outra variante de realização da invenção. A figura 1 dos desenhos anexos representa um dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou produtos manufacturados com dimensões consideráveis, que é constituído, essencialmente, por um rampa 1 de introdução, eventualmente equipada com, pelo menos, um meio 2 de esmagamento, um meio 3 de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, um chassis 4 de suporte do conjunto e uma cobertura de protecção (não representado) que cobre o conjunto. 4
Esta cobertura de protecção é de tipo conhecido e não é representada para simplificar a representação das outras partes constitutivas do dispositivo de acordo com a invenção.
De acordo com a invenção, o meio 3 de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento ocupa pouco espaço em relação à secção de rampa 1 de introdução e a referida rampa de introdução e/ou o meio de redução dimensional destinam-se a efectuar um movimento de deslocamento um em relação ao outro, através de meios adequados de accionamento em deslocamento.
De acordo com uma caracteristica da invenção, o meio 3 de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento é montado no chassis 4 de suporte de modo a poder deslocar-se de modo reciproco na frente da extremidade da rampa 1 de introdução. De um modo preferido, e como mostrado na figura 1 dos desenhos anexos, o meio 3 de redução dimensional estende-se obliquamente na frente da extremidade da rampa 1 de introdução, paralelamente ao plano desta última. É igualmente possível montar o meio 3 de redução dimensional perpendicularmente ou transversalmente ao eixo longitudinal da rampa 1 de introdução. Contudo, no caso de uma montagem oblíqua, a ocupação total do espaço em largura do dispositivo pode ser ainda mais reduzida.
De acordo com uma caracteristica da invenção, o meio 3 de redução dimensional apresenta-se, de acordo com uma primeira forma de realização, sob a forma de, pelo menos, um rotor compreendendo, pelo menos, uma parte activa sob a forma de facas 3' fixas ou articuladas ou martelos 3" fixos ou articulados ou uma combinação de facas 3' e martelos 3" fixos e/ou articulados 5 (figura 2) . Assim, o rotor constituindo o meio 3 poderá ser constituído por, pelo menos, um disco ou um cilindro 31 munido com facas 3' e/ou martelos 3" fixos ou articulados. Estas facas e/ou martelos são conhecidos no domínio da trituração e não necessitam de descrição suplementar. Além disso, de modo conhecido, estas facas 3' ou martelos 3" são reversíveis, são montados de modo amovível nos discos ou cilindros 31 de accionamento e podem ser, fácil e rapidamente, trocados entre si após utilização. É igualmente possível, como o mostra a figura 3 dos desenhos anexos, realizar o rotor constituindo o meio 3 sob a forma de, pelo menos, um disco 32 em estrela, em que cada ramo 32' compreende um instrumento 323" retráctil de impacto ou um instrumento 323' de corte retráctil, sendo os referidos instrumentos reversíveis. Numa forma de realização deste tipo, os instrumentos 323" ou 323' podem ser facilmente invertidos sobre o seu mandril de montagem, com a finalidade de utilizar as suas duas faces e reduzir o consequente custo de utilização.
De acordo com outra característica da invenção, o meio 3, sob a forma de rotor, é, de um modo preferido, accionado por, pelo menos, um motor 300 hidráulico, eléctrico ou térmico e o ou os discos ou cilindros 31 ou o ou os discos 32 em estrela estão ligados ao veio de saída do referido motor 300, directamente ou por intermédio de um accionador de cardan ou semelhante, podendo este accionador de cardan ou semelhante, se for caso disso, estar previsto entre dois discos ou cilindros 31 ou discos 32 em estrela sucessivos. Com efeito, no caso de um rotor constituído por vários discos ou cilindros 31 munidos de facas 3' e/ou martelos 3" fixos ou articulados ou por vários discos 32 em 6 estrela, é perfeitamente possível accionar vários elementos assim constituídos por um mesmo motor 300 de accionamento.
De acordo com uma variante de realização da invenção não representada nos desenhos anexos, é igualmente possível que o rotor seja constituído por vários elementos individuais, nomeadamente, discos ou tambores 31 ou cilindros 32 em estrela dispostos a intervalos regulares e accionados individualmente por um motor de accionamento adequado. Num caso destes, a potência do motor de accionamento pode ser limitada, sendo a energia necessária ao accionamento de um só disco ou tambor 31 ou disco 32 e estrela claramente mais reduzida que a necessária para um rotor de grande largura. Além disso, esta justaposição permite, aumentando, ao mesmo tempo, as capacidades do dispositivo, limitar a amplitude do deslocamento alternado do meio 3.
No caso de uma disposição do meio 3 de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento obliqua ou transversalmente ou perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal da rampa 1 de introdução, o referido meio 3, com o seu motor 300 de accionamento, é montado, de um modo vantajoso, num conjunto de chumaceiras 6 solidárias com um chassis 6' intermédio, que é montado de modo a poder deslocar-se segundo o eixo longitudinal do referido meio 3 na frente da rampa 1 de introdução. De um modo preferido, o chassis 6' intermédio é guiado sobre o chassis 4 de suporte por deslizamento apoiando-se em veios ou outro perfil 6" de orientação cooperando com rodízios ou tampões de deslizamento e é accionado em translação de modo recíproco através de um macaco 7 hidráulico ou de um dispositivo de cremalheira ou semelhante. Além disso, as chumaceiras 6 são montadas no chassis 6' intermédio com 7 possibilidade de articulação em relação ao plano da rampa 1 de introdução, através de um macaco 61' ou semelhante, entre uma posição de serviço e uma posição fora de serviço, de manutenção.
Assim, é possivel, por um lado, realizar um deslocamento reciproco do meio 3 na frente da rampa 1 de introdução e, por outro lado, fazer rodar esse referido meio 3 para fora da sua posição de serviço, ou seja, para uma posição na qual é afastado da extremidade correspondente da rampa 1 de introdução, por exemplo, para operações de manutenção.
Além disso, o macaco de articulação do chassis intermédio pode ser bloqueado, em diferentes posições de articulação, na direcção da rampa 1 de introdução para regular o afastamento em função do desgaste dos instrumentos dos rotores constituindo o meio 3. Uma montagem deste tipo permite, além disso, facilitar as operações de limpeza no caso de bloqueio do meio 3.
Além disso, de acordo com outra característica da invenção, o, ou os rotores constituindo o meio 3 são, de um modo vantajoso, constituídos sob a forma de elementos reversíveis, de modo a poderem ser simplesmente invertidos sobre as suas chumaceiras 6 quando as facas 3' ou martelos 3" ou os instrumentos 323" retrácteis de impacto, ou os instrumentos 323' de corte retrácteis, activos num primeiro sentido de rotação, estão gastos. Esta inversão dos rotores pode ser efectuada, simplesmente, por desconexão do seu eixo dos cardans de accionamento correspondentes e, seguidamente, nova ligação após a sua inversão. É igualmente possível, de acordo com outra característica da invenção, prever que um conjunto formado por um rotor e um motor de accionamento seja montado de modo reversível nas chumaceiras 6'. Nesse caso, o motor 300 de accionamento é um motor reversível ou equipado com um inversor e é suficiente, se for caso disso, alterar a sua alimentação após uma inversão, para obter uma rotação correcta do referido rotor. Além disso, este motor 300 pode, de um modo vantajoso, ser equipado com um variador de velocidade.
De acordo com outra variante de realização da invenção, o conjunto formado por um rotor e um motor de accionamento pode, também, ser montado numa chumaceira que pode rodar 180° em torno do seu eixo. Daí resulta que a inversão do conjunto é, assim, ainda mais facilitada e que pode ser efectuada de um modo muito simples e rápido quando se verifica um desgaste dos instrumentos. Nesse caso, é suficiente prever um meio de bloqueio em rotação do eixo da chumaceira e de orientação em rotação deste último, limitando batentes de fim de curso a rotação com um ângulo de articulação predeterminado de 180° para assegurar um bom posicionamento do rotor nas suas duas posições de serviço possíveis.
De acordo com outra característica da invenção, em todos os casos em que o meio 3 é realizado sob a forma de um rotor, este último está, de um modo vantajoso, dotado com uma virola ou capa 5 de retenção das peças a esmagar, triturar, desintegrar ou puncionar, estando esta virola ou capa 5 munida com uma ou várias aberturas 5' de passagem das partes activas dos instrumentos suportados pelo rotor. Numa primeira forma de realização, esta virola ou capa 5 é fixa, estende-se, pelo menos, sobre a parte voltada para a rampa 1 de introdução do meio 3 e é solidária com as chumaceiras 6 de montagem do meio 3 (figura 2) . É, no entanto, igualmente possível montar a virola 9 ou capa 5 directamente entre dois discos ou cilindros constituindo um meio 3 em forma de rotor, por fixação nestes últimos com a abertura de uma passagem ao nivel de cada instrumento de corte ou impacto, martelo ou faca, sendo as chumaceiras 6 de suporte do meio 3, então, desviadas nas extremidades deste último. De um modo preferido, esta virola ou capa 5 estende-se de modo simétrico em relação ao rotor ou ao conjunto de rotores constituindo o meio 3 de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, sobre um comprimento correspondente a toda a largura da rampa 1 de introdução aumentada com o comprimento correspondente à amplitude do deslocamento alternado do meio 3.
Assim, todas as partes constitutivas do rotor, com excepção dos instrumentos, nunca entram em contacto com os produtos a processar, pelo que se evita qualquer risco de obstrução do referido dispositivo pelos referidos produtos. Com efeito, a virola ou capa 5 fixa está continuamente em contacto com as partes dos produtos a processar mais próximas do rotor e mantém-nas no campo de acção dos instrumentos deste último, para que a progressão dos referidos produtos a processar na rampa 1 de introdução seja possível apenas em função da trituração, moagem, desintegração ou puncionamento completo realizado pelas facas 3' ou martelos 3" ou pelos instrumentos 323" retrácteis de impacto ou instrumentos 323' de corte retrácteis dos diferentes rotores, ou seja, depois de estes instrumentos passarem na frente dos referidos produtos ao longo de toda a largura da rampa 1, aquando do movimento recíproco do meio 3. A figura 4 dos desenhos anexos representa outra variante de realização do meio 3 de redução dimensional, na qual o referido meio 3 é realizado sob a forma de um elemento de aplainamento 10 destinado a efectuar, além de um movimento de deslocamento transversal ou obliquo, um movimento reciproco num plano vertical em relação ao plano formado pela rampa 1 ou um movimento de oscilação em relação ao plano da referida rampa 1. Nesse caso, o meio 3 funciona unicamente por arranque de partes do produto de grande dimensão a reduzir, o que acontece aquando de cada passagem reciproca na frente do referido produto, tendo a combinação do movimento simultâneo reciproco num plano vertical ou de oscilação o efeito de permitir uma destruição por puncionamento ou outro ao longo de toda a altura.
De um modo preferido, o elemento de aplainamento constituindo o meio 3 apresentar-se-á sob a forma de uma superfície plana ou abaulada destinada a efectuar, além de um movimento alternado transversal ou oblíquo em relação à rampa 1 de introdução, um movimento vertical ou de oscilação paralelamente à superfície da rampa 1 de introdução. Poderá, assim, obter-se um aplainamento da parte anterior dos produtos a processar por simples contacto com os instrumentos do elemento de aplainamento constituindo o meio 3. É igualmente possível, de acordo com uma quarta forma de realização da invenção, representada na figura 5 dos desenhos anexos, montar o meio 3 de redução dimensional de modo a rodar na frente da rampa 1 de introdução, sobre um eixo vertical ou oblíquo em relação ao plano da referida rampa 1.
Uma tal forma de realização é aplicável com todas as formas de realização possíveis do meio de redução dimensional descritas recorrendo às figuras 2 a 3. Com efeito, num caso destes, o meio 3 é simplesmente levado a deslocar-se na frente da rampa 1 segundo um eixo 8 de articulação vertical ou oblíquo em relação 11 à rampa 1 de introdução, podendo permanecer inalterados todos os outros elementos constitutivos do meio 3. Assim, o meio 3 efectuará um arco de circulo na extremidade de um braço 9 de suporte montado de modo a rodar no eixo 8 vertical ou obliquo, suportando a outra extremidade deste braço 9 de suporte o eixo de suporte do meio 3 com o motor 300 de accionamento deste último.
De acordo com outra variante da invenção, não representada nos desenhos anexos, é igualmente possível realizar o meio 3 de redução dimensional sob a forma de dois conjuntos rotor-motor 300 de accionamento montados em dois suportes paralelos estendidos sensivelmente perto dos bordos da rampa 1 de alimentação e destinados, cada, a efectuar um movimento de rotação em direcção do outro e um movimento de rotação oposto ao outro, mas tendendo a conduzir as peças a processar para a saída da rampa 1 de introdução. Esta forma de realização permite efectuar, simultaneamente com a acção de trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, uma acção de condução dos produtos a processar, pelo facto de os dois meios 3 opostos serem levados a efectuar um movimento de rotação oposto, pelo qual arrancam partes dos produtos para as projectar num espaço que se estende por trás da rampa 1 de introdução, de modo a que a acção de trituração, moagem, desintegração ou puncionamento conduza, automaticamente, a uma tracção dos referidos produtos para a saída da rampa 1.
Aquando de uma montagem de um ou vários rotores constituindo o meio 3, de modo articulado sobre um ou dois eixos 8 verticais ou oblíquos através de um ou dois braços 9 de suporte, o movimento de articulação alternado destes braços e, por 12 conseguinte, dos meios 3, pode ser realizado por utilização de macacos hidráulicos.
Naturalmente, nesse caso de montagem do meio 3 segundo um eixo vertical ou obliquo com possibilidade de articulação por meio de um braço de suporte, o referido meio 3 pode, igualmente, estar dotado, como nas formas de realização de acordo com as figuras 2 a 4, com uma virola ou capa 5 de protecção de todas as partes móveis de suporte dos instrumentos e accionamento das referidas partes de suporte. A figura 6 dos desenhos anexos representa outra variante de realização da invenção, na qual o meio 3 de redução dimensional tem a forma de um disco, montado de modo a rodar entre uma posição afastada e inclinada em relação à rampa 1 de introdução e uma posição paralela à rampa 1 de introdução, acima do fundo desta última. Para esse efeito, o disco constituído o meio 3 de redução dimensional coopera com a saída da rampa 1 de introdução ao longo de, pelo menos, toda a largura desta, é montado, com o seu motor 300 de accionamento, num braço de suporte, que pode rodar sob a acção de um macaco ou um conjunto de excêntrico ou de biela e manivela e munido, na sua face voltada para a referida rampa 1 de introdução, com instrumentos de desintegração ou de impacto. É igualmente possível, de acordo com uma variante de realização da invenção, não representada nos desenhos anexos, prever o meio 3 de redução dimensional sob a forma de dois discos, que rodam entre uma posição afastada e inclinada em relação à rampa 1 de introdução e uma posição paralela à rampa 1 de introdução, acima do fundo desta última, apresentando os referidos discos um diâmetro claramente inferior à largura da 13 rampa 1 de introdução, estando dispostos acima desta última, quincôncio ou em paralelo e sendo levados a rodar em sentido oposto, segundo uma direcção comum, na direcção da extremidade inferior da rampa 1, ao longo do eixo médio desta última. Dai resulta que os materiais processados são conduzidos, simultaneamente com a sua trituração ou puncionamento, para baixo da rampa 1, pelo facto de cada um dos dois discos sucessivos ou paralelos ter tendência a empurrar os materiais para o eixo médio e, por conseguinte, mutuamente um para o outro, pelo que os referidos materiais são atirados para a saida da rampa 1.
Nesta forma de realização, igualmente, o meio 3 de redução dimensional, sob a forma de um ou de dois discos articulados, pode igualmente ser re-coberto, com o seu motor de accionamento, com uma virola ou capa 5 de protecção de todas as partes móveis de suporte dos instrumentos e accionamento das referidas partes de suporte.
De acordo com uma outra forma de realização da invenção, não representada nos desenhos anexos, no caso de realização do meio 3 sob a forma de rotor, este último pode ser destinado a efectuar, com o seu motor 300 de accionamento, um movimento oscilatório em relação à sua virola ou capa 5 de protecção. Para esse efeito, as chumaceiras de suporte de cada conjunto rotor e motor 300 de accionamento são guiadas, de um modo vantajoso, sobre o chassis 6' intermédio de orientação transversal ou obliqua ou sobre a extremidade correspondente do braço 9 de suporte 9 de modo oscilante sob a acção de um macaco 9' de deslocamento reciproco. É igualmente possivel realizar a montagem do rotor constituindo o meio 3 sobre um veio de accionamento excêntrico. 14
Uma tal montagem do ou dos rotores permite que estes últimos eclipsem inteiramente os instrumentos que suportam durante uma parte do seu deslocamento na frente dos produtos a processar, de modo a que possam ganhar velocidade e recuperar a sua potência total antes de os referidos instrumentos entrarem de novo em contacto com os produtos a processar. Além disso, este movimento oscilatório facilitará, igualmente, o movimento alternado reciproco do meio 3.
De acordo com outra caracteristica da invenção, o dispositivo está dotado, além disso, no prolongamento da rampa 1 de introdução, com grelhas 10 de calibragem envolvendo parcialmente o meio 3. Estas grelhas 10 são destinadas, por cooperação com os instrumentos dos rotores ou semelhantes constituindo o meio 3, a calibrar ou densificar os elementos reduzidos e permitir a ejecção dos elementos processados para fora do espaço de processamento e de trabalho.
De acordo com uma caracteristica da invenção, estas grelhas 10 podem ser montadas sobre um berço, de modo basculante, por intermédio de um macaco. É, assim, possível ejectar elementos não passíveis de trituração ou, ainda, esvaziar totalmente a zona de trabalho em caso de dificuldades de processamento. Estas grelhas, que são constituídas por um conjunto de barras ou sob a forma de uma placa munida de aberturas calibradas tanto podem ser solidárias com o chassis de deslocamento do meio 3 de redução dimensional como solidárias com a extremidade correspondente da rampa 1 de introdução. Estas grelhas 10 tanto podem, por conseguinte, ser móveis como ser fixas.
De acordo com outra caracteristica da invenção, o meio 2 de esmagamento pode apresentar-se sob a forma de um elemento de 15 compactação compreendendo várias faces paralelas por pares e impulsionadas, em deslocamento, através de macacos hidráulicos. Estas faces podem realizar, por exemplo, um esmagamento das peças a processar, tanto no sentido da sua largura como no sentido da sua altura. Dai resulta que, após essa compactação, o trabalho de trituração, moagem, desintegração ou puncionamento efectua-se de modo mais homogéneo, sendo eventuais vazios nas peças a processar suprimidos de antemão, pelo que o rendimento do dispositivo pode ser melhorado. É igualmente possivel, de acordo com outra característica da invenção, realizar o meio 2 de esmagamento sob a forma de elemento de pré-trituração ou pré-desintegração, compreendendo um ou vários rolos ou um ou vários discos paralelos dotados com dentes, facas ou martelos permitindo um pré-corte, pré-desintegração, pré-trituração ou pré-redução das peças ou materiais a processar, sendo este elemento móvel em relação à rampa 1 de introdução. Este meio 2 de esmagamento serve, simultaneamente, de meio de condução dos referidos materiais até ao meio 3 de redução dimensional, bem como de meio de alimentação deste último.
Além disso, de acordo com uma outra forma de realização da invenção, pode estar previsto dispor o meio 3 de redução dimensional sobre um chassis fixo e montar a rampa 1 de introdução de modo móvel em translação ou articulação sobre o referido chassis fixo, na frente do meio 3 de redução dimensional. Nesse caso, o meio 3, bem como as grelhas 10 de calibragem, permanecem fixos e só a rampa 1 de introdução é posta em movimento na frente do meio 3, sendo o movimento da rampa um movimento de translação, paralelamente ao seu eixo longitudinal, na frente do meio 3, disposto perpendicularmente 16 ou obliquamente em relação à referida rampa 1, quando o referido meio 3 tem a forma de um ou vários rotores ou a forma de um elemento de aplainamento de eixo horizontal.
No caso de realização do meio 3 de redução dimensional sob a forma de um rotor de eixo vertical, a rampa 1 de introdução será destinada a efectuar, de um modo vantajoso, um movimento de articulação em relação ao eixo vertical do referido rotor.
Os movimentos de translação paralelos ao eixo longitudinal ou de articulação da rampa 1 de introdução serão realizados, de um modo vantajoso, por meio de macacos hidráulicos ou meios de comando do tipo biela-manivela accionados por intermédio de um motor hidráulico de velocidade variável.
Naturalmente, no caso da existência de uma rampa 1 de introdução móvel, esta será montada sobre meios de orientação em translação paralela ou de articulação.
Devido à invenção, é possível realizar um dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, de materiais ou máquinas de dimensões consideráveis que pode ser perfeitamente adaptado à redução dimensional de uma grande variedade de produtos de matérias, de materiais, de objectos ou de máquinas.
Além disso, devido à aplicação de um meio 3 de redução dimensional com pouca ocupação de espaço, este último pode ter uma potência relativamente reduzida, de modo que o fornecimento de energia para um dispositivo deste tipo pode ser reduzido e pode, por exemplo, ser directamente assegurado por uma máquina que assegura a alimentação de materiais ao dispositivo. 17
Naturalmente, a invenção não está limitada às formas de realização descritas e representadas nos desenhos anexos. Modificações continuam a ser possíveis, nomeadamente do ponto de vista da constituição dos diversos elementos ou por substituição de equivalentes técnicos, sem, contudo, divergir do domínio de protecção da invenção.
Lisboa, 6 de Janeiro de 20110 18

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, de materiais ou produtos manufacturados de dimensões consideráveis, essencialmente constituído por uma rampa (1) de introdução, eventualmente equipada com, pelo menos, um meio (2) de esmagamento, um meio (3) de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, um chassis (4) de suporte do conjunto e uma cobertura de protecção cobrindo o conjunto, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento ocupar pouco espaço em relação à secção da rampa (1) de introdução e por a rampa (1) de introdução e/ou o meio (3) de redução dimensional se destinarem a efectuar um movimento de deslocamento um em relação ao outro por intermédio de meios adequados de accionamento em deslocamento.
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento ser montado no chassis (4) de suporte de modo a poder deslocar-se reciprocamente na frente da extremidade da rampa (1) de introdução.
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional se estender obliquamente na frente da extremidade da rampa (1) de introdução (1), paralelamente ao plano desta última. 1
  4. 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional ser montado perpendicularmente ou transversalmente ao eixo longitudinal da rampa (1) de introdução.
  5. 5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 4, caracterizado por, no caso de uma disposição do meio (3) de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento, obliquamente ou transversalmente ou perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal da rampa (1) de introdução, o referido meio (3), com o seu motor (300) de accionamento, ser montado num conjunto de chumaceiras (6) solidárias com um chassis (60') intermédio que é montado de modo a poder deslocar-se segundo o eixo longitudinal do referido meio (3) na frente da referida rampa (1) de introdução.
  6. 6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o chassis (6') intermédio ser guiado sobre o chassis (4) de suporte (4) por deslizamento suportado em veios ou outros perfis (6") de orientação cooperando com rodízios ou tampões de deslizamento e ser accionado em translação recíproca através de um macaco (7) hidráulico ou um dispositivo de cremalheira ou semelhante.
  7. 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por as chumaceiras (6) serem montadas no chassis (6') intermédio com possibilidade de articulação em relação ao plano da rampa (1) de introdução, através de um macaco (61') ou semelhante, entre uma posição de serviço e uma posição fora de serviço, de manutenção. 2
  8. 8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado por o conjunto meio (3) de redução dimensional e motor de accionamento ser montado numa chumaceira que pode rodar 180° em torno do seu eixo.
  9. 9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional ser montado de modo articulado na frente da rampa (1) de introdução, sobre um eixo (8) vertical ou obliquo em relação ao plano da referida rampa (1) .
  10. 10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional estar dotado com uma virola ou capa (5) de protecção de todas as partes móveis de suporte dos instrumentos e de accionamento das referidas partes de suporte.
  11. 11. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional ter a forma de um disco montado de modo articulado entre uma posição afastada e inclinada em relação à rampa (1) de introdução e uma posição paralela à rampa (1) de introdução, acima do fundo desta última.
  12. 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o disco constituindo o meio (3) de redução dimensional cooperar com a saida da rampa (1) de introdução ao longo de, pelo menos, toda a largura desta, ser montado, com o seu motor (300) de accionamento, num um braço de suporte, articulável sob a acção de um macaco ou um conjunto de excêntrico ou de biela e manivela e estar munido, na sua 3 face voltada para a referida rampa (1) de introdução, com instrumentos de desintegração ou de impacto.
  13. 13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o meio (2) de esmagamento ser realizado sob a forma de um elemento de pré-trituração ou pré-desintegração compreendendo um ou vários rolos ou um ou vários discos paralelos dotados com dentes, facas ou martelos permitindo um pré-corte, pré-desintegração, pré-trituração ou pré-redução das peças ou materiais a processar, sendo este elemento móvel em relação à rampa (1) de introdução, servindo este meio (2) de esmagamento, simultaneamente, de meio de condução dos materiais até ao meio (3) de redução dimensional, bem como de meio de alimentação deste último.
  14. 14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o meio (3) de redução dimensional, bem como as grelhas (10) de calibragem, serem fixos e só a rampa (1) de introdução ser posta em movimento na frente do meio (3) de redução dimensional, sendo o movimento da rampa (1) de introdução um movimento de translação, paralelamente ao seu eixo longitudinal, na frente do meio (3) de redução dimensional, disposto perpendicularmente ou obliquamente em relação à referida rampa (1) de introdução, quando o referido meio (3) de redução dimensional tem a forma de um ou vários rotores ou a forma de um elemento de aplainamento de eixo horizontal.
  15. 15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, no caso de realização do meio (3) de redução dimensional sob a forma de um rotor de eixo vertical, a rampa (1) de introdução se destinar a efectuar um movimento 4 de articulação em relação ao eixo vertical do referido rotor. Lisboa, 6 de Janeiro de 2011 5 1/3
    2/3 F IG. 2
    3/3
PT08305920T 2007-12-14 2008-12-11 Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou de produtos manufacturados com dimensões consideráveis PT2070595E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0759834A FR2924953A1 (fr) 2007-12-14 2007-12-14 Dispositif de reduction dimensionnelle par broyage, par concassage, par dechiquetage ou par grignotage,de materiaux ou de produits manufactures de dimensions importantes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2070595E true PT2070595E (pt) 2011-01-13

Family

ID=39539626

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08305920T PT2070595E (pt) 2007-12-14 2008-12-11 Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou de produtos manufacturados com dimensões consideráveis

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2070595B1 (pt)
AT (1) ATE485889T1 (pt)
DE (1) DE602008003179D1 (pt)
DK (1) DK2070595T3 (pt)
ES (1) ES2357347T3 (pt)
FR (1) FR2924953A1 (pt)
PL (1) PL2070595T3 (pt)
PT (1) PT2070595E (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB771433A (en) * 1954-10-22 1957-04-03 Smidth & Co As F L Improvements in rotary crushing machines
US4156508A (en) * 1976-09-22 1979-05-29 Cryogenic Recycling International Inc. Mobile material shearing apparatus
EP1144172A1 (en) * 1998-10-28 2001-10-17 Maguire Products, Inc. Shuttle granulator
SE520218C2 (sv) * 2001-10-19 2003-06-10 Rapid Granulator Ab Granuleringsmaskin för finfördelning av plastmaterial till granulat

Also Published As

Publication number Publication date
ES2357347T3 (es) 2011-04-25
ATE485889T1 (de) 2010-11-15
FR2924953A1 (fr) 2009-06-19
PL2070595T3 (pl) 2011-04-29
EP2070595A1 (fr) 2009-06-17
EP2070595B1 (fr) 2010-10-27
DE602008003179D1 (de) 2010-12-09
DK2070595T3 (da) 2011-02-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5684048B2 (ja) 2軸ロールクラッシャ
US20090065619A1 (en) Comminution device
KR101698974B1 (ko) 분쇄 장치
ES2229041T3 (es) Dispositivo triturador.
US9144804B2 (en) Comminuting device comprising a comminuting rotor having a continuous knife
US20100078510A1 (en) Waste comminuting device
FI91718C (fi) Kauhamurskain
EP3238826B1 (en) Granulator
JP2011131212A (ja) 逆ナイフ組立体を備える細断装置
EP2987556B1 (de) Zerkleinerungsmaschine
JP6078496B2 (ja) 粉砕装置のための調整可能なアンビル
KR101168024B1 (ko) 간격조절식 파쇄기
ES2262993T3 (es) Dispositivo de trituracion.
US20080191075A1 (en) Device for Pruning and Shredding Plants
JP2815826B2 (ja) 破砕機
PT2070595E (pt) Dispositivo de redução dimensional por trituração, moagem, desintegração ou puncionamento de materiais ou de produtos manufacturados com dimensões consideráveis
JP2006507920A (ja) 廃棄物、木材等の材料を粉砕するための装置
MXPA06012428A (es) Molino para trituracion de desechos industriales reciclables.
JP2011110475A (ja) 破砕装置
US11638922B2 (en) Impact crusher
KR20160020941A (ko) 일체형 파분쇄기 장치
JP2019515793A (ja) 粉砕機
KR20190129442A (ko) 칩 파쇄기
EP1690596A1 (en) Shredder for refuse materials
EP0873791A2 (en) Rotor for shredders and hammermills