PT2070567E - Procedimento para o treino de remates à baliza e dispositivo para o exercício desse procedimento - Google Patents
Procedimento para o treino de remates à baliza e dispositivo para o exercício desse procedimento Download PDFInfo
- Publication number
- PT2070567E PT2070567E PT08105946T PT08105946T PT2070567E PT 2070567 E PT2070567 E PT 2070567E PT 08105946 T PT08105946 T PT 08105946T PT 08105946 T PT08105946 T PT 08105946T PT 2070567 E PT2070567 E PT 2070567E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- ball
- receptacle
- balls
- goal
- beacon
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B69/00—Training appliances or apparatus for special sports
- A63B69/002—Training appliances or apparatus for special sports for football
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B69/00—Training appliances or apparatus for special sports
- A63B69/40—Stationarily-arranged devices for projecting balls or other bodies
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B47/00—Devices for handling or treating balls, e.g. for holding or carrying balls
- A63B47/02—Devices for handling or treating balls, e.g. for holding or carrying balls for picking-up or collecting
- A63B47/025—Installations continuously collecting balls from the playing areas, e.g. by gravity, with conveyor belts
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B63/00—Targets or goals for ball games
- A63B63/004—Goals of the type used for football, handball, hockey or the like
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Physical Education & Sports Medicine (AREA)
- Toys (AREA)
- Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
- Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
- Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
- Studio Devices (AREA)
Description
ΡΕ2070567 1
DESCRIÇÃO "PROCEDIMENTO PARA O TREINO DE REMATES À BALIZA E DISPOSITIVO PARA O EXERCÍCIO DESSE PROCEDIMENTO" O invento diz respeito a um dispositivo com recurso ao qual podem ser treinados remates à baliza em “volley" .
Estado da arte
Em DE 199 03 454 AI foram dados a conhecer um procedimento e um dispositivo para o lançamento de bolas para dentro de um campo. Neste invento foi previsto que, sempre que fosse jogada para fora, a bola fosse substituída o mais depressa possível por uma nova bola, a fim de assim se minimizar o atraso voluntário ou involuntário do jogo. Tal foi alcançado na medida em que uma nova bola era agora lançada para dentro de campo por um dispositivo lançador posicionado fora do mesmo, de preferência junto a um seu canto. Esta solução não tem contudo a intenção de melhorar a qualidade do remate do jogador.
Em DE 203 18 493 UI encontra-se descrito um aparelho para o treino de futebol - dispositivo esse que no presente texto será considerado emblemático de uma multiplicidade de dispositivos conhecidos - com recurso ao 2 ΡΕ2070567 qual podem ser efectuados passes mecânicos. Todos estes dispositivos comungam do facto de consistirem em construções que apenas permitem obter trajectórias em grande medida reprodutíveis da bola.
Contudo, um procedimento complexo de treino de remates à baliza orientado para o exercício repetido de remates em "volley" directos à baliza numa situação padrão não é nunca descrito.
Em US 5,911,214 foi dado a conhecer um dispositivo para 'pontapés' de saída a ser colocado a uma certa distância da baliza, o qual lança bolas dispersas para dentro da grande área, na qual diversos jogadores tentam rematar à baliza a bola enviada ou passá-la a outro jogador da equipa. Esta metodologia de treino não permite um treino individual concentrado que esteja orientado para o exercício repetido, numa situação padrão, de remates em "volley" directos à baliza.
Em DE 296 17 403 UI encontra-se descrito um aparelho de treino ou jogo, em especial para jogos envolvendo uma bola, em que o objecto do invento consiste num painel de afixação de golos constituído por um dispositivo de medição disposto no espaço ocupado pela baliza. O invento dado a conhecer em DE 35 22 919 pretende aperfeiçoar a técnica de remate de jogadores de futebol na medida em que a bola é lançada de encontro a uma parede 3 ΡΕ2070567 curva reflectora de bolas de modo a que o jogador receptor da bola tenha à sua disposição de uma combinação infinitamente grande de trajectórias de devolução de bolas.
Em US 5,556,106 encontram-se descrito um dispositivo e um procedimento para o treino de jogadores de futebol. O futebolista tenta pontapear a bola através de uma de muitas aberturas de que é provida a parede que serve de baliza, a partir das quais as bolas serão devolvidas ao ponto de partida por intermédio de um dispositivo de transporte,.
Estas publicações enriquecem o estado da arte constatado sem anteciparem ou sugerirem a patenteabilidade do invento registado.
No artigo 54(3) do documento EP 1 913 987 A2 encontra-se descrito um campo de treino para um desporto de bola em que os desportistas rematam para dentro de balizas. Por detrás das balizas encontram-se dispositivos captadores de bolas, tais como redes, com recurso aos quais podem ser capturadas bolas rematadas. As bolas são reunidas por intermédio de um dispositivo afunilado e conduzidas subterraneamente para locais de ejecção de bolas situados em campo ou para máquinas para cruzamentos situadas nas linhas laterais. Por intermédio das máquinas para cruzamentos, as bolas voltam em seguida a ser lançadas para o campo, sendo as bolas que retornam aos locais de ejecção de bolas direc-tamente postas ao dispor do jogador. Esta concepção de um 4 ΡΕ2070567 campo de futebol não é adequada a campos em que decorram jogos de competição, uma vez que os regulamentos da FIFA proíbem nomeadamente os locais de lançamento de bolas. Além disso, os dispositivos afunilados colectores de bolas aumentam o perigo de ocorrência de lesões, quer em jogos de competição, quer em jogos de treino, mesmo nos casos em que foram cuidadosamente cobertos. Acresce que as máquinas para cruzamentos interferem no desenrolar do jogo ou só a muito custo podem ser desmontadas.
Em WO 2006/126976 AI é apresentada uma instalação na qual uma multiplicidade de máquinas lança-bolas em torno da grande área de um campo de futebol, máquinas essas que lançam as bolas para dentro do campo por uma ordem discricionária. As bolas lançadas no sentido da baliza são recolhidas por uma rede de captura colocada por detrás da baliza, sendo o ricochete das bolas de volta para o campo impedido por um dique erigido entre a rede de captura e a baliza, A cada máquina lança-bolas foi atribuída uma zona para dentro da qual as bolas lançadas são servidas. A desvantagem deste dispositivo reside nas medidas complicadas do ponto de vista construtivo que estão associadas à sua materialização. O dique, em particular, não é autorizado em jogos de competição, pelo que o número de locais de aplicação de um tal dispositivo teria de restringir-se, tal como já antes sucedera, aos campos exclusivamente destinados ao treino. Embora permita o treino simultâneo de vários jogadores, o lançamento de bolas por parte de diversas máquinas lança-bolas impede o aumento do rendimento indivi- 5 ΡΕ2070567 dual de um jogador específico, uma vez que apenas uma baixa frequência de bolas enviadas para o campo permite remates sucessivos à baliza ou que, quando de uma frequência mais elevada, são lançadas quase em simultâneo múltiplas bolas no sentido da baliza, transformando os jogadores em obstáculos uns para os outros.
Descrição do invento
Ao presente invento subjazia a tarefa de dispo-nibilizar um dispositivo para a formação de elites de goleadores no âmbito do futebol profissional, dispositivo esse que permitisse em especial treinar os remates à baliza em "volley" após a recepção de pontapés de canto e/ou de cruzamentos.
De acordo com o invento, este objectivo foi alcançado com um dispositivo de acordo com a reivindicação 1. 0 treino de remates à baliza, em particular de remates em "volley" após a recepção de cantos e/ou cruzamentos é caracterizado por, numa zona que representa a zona de acção de um jogador, situada à frente da baliza e distanciada desta, serem sucessivamente servidas bolas a um jogador que se encontre a treinar por parte de duas máquinas lança-bolas lateralmente posicionadas em relação à baliza.
Após tê-la recebido no ar, o jogador remata uma 6 ΡΕ2070567 bola que lhe tenha sido servida directamente no sentido da baliza com o objectivo de marcar um golo.
As bolas rematadas no sentido da baliza são recolhidas por uma rede vertical e extensa de captura de bolas, erigida atrás de uma baliza destituída de rede, bolas essas que, por intermédio de uma calha de transporte de bolas dirigida no sentido das máquinas lança-bolas, são reconduzidas de volta para estas para efeito de um novo serviço de bola. 0 dispositivo correspondente é caracterizado por consistir num receptáculo em forma de caixa alongada composto por um fundo, duas paredes laterais de comprimento correspondente, duas paredes terminais com uma secção transversal correspondente e uma tampa que fecha o receptáculo e é basculável em torno da aresta superior da parede lateral posterior.
Quando fechado, o receptáculo, que foi apoiado sobre fundações, encontra-se enterrado no solo de modo a ficar à face do plano do relvado do campo de futebol. Des-tina-se a acolher meios para erigir uma baliza e uma rede de captura de bolas, máquinas lança-bolas e meios para a recondução de bolas rematadas de volta para as máquinas lança-bolas.
Quando comparado com o estado da arte corporizado em EP 1 913 981 A, o dispositivo de acordo com o invento 7 ΡΕ2070567 distingue-se sobretudo por também poder ser utilizado em campos destinados à realização de verdadeiros jogos de futebol. Tal resulta em particular do expediente de enterrar o receptáculo, a baliza, a rede de captura de bolas e os meios para erigi-los, bem como as máquinas lança-bolas e os meios para a recondução das bolas rematadas de volta para as referidas máquinas, de modo a ficarem à face do plano do relvado. Acresce que, para efeito da instalação suplementar do dispositivo de acordo com o invento num recinto de treino existente não são necessárias quaisquer alterações do campo a fim de transferir os locais de ejecção de bolas e condutas a eles conducentes. Além disto, a configuração bastante realista do dispositivo também permite ao jogador que se encontra a treinar no recinto reproduzir durante o jogo técnicas treinadas, enquanto que, de acordo com dispositivo representativo do estado da arte mencionado, se encontra prevista uma deslocação da baliza. Acresce ainda que com o dispositivo de acordo com o invento se tornam elementares as alterações imprevisíveis do trajecto aéreo da bola, da amplitude do mesmo e da velocidade da bola.
Breve descrição dos desenhos 0 invento será em seguida descrito em mais pormenor com recurso a um exemplo de execução. Nos respectivos desenhos (anexos) são mostradas:
Figura 1 uma vista frontal do dispositivo de acordo com o invento na posição de funcionamento activa; 8 ΡΕ2070567
Figura 2 uma vista superior do dispositivo representado na Figura 1;
Figura 3 uma vista lateral do dispositivo representado na Figura 1. 0 procedimento de acordo com o invento proporciona uma metodologia para o treino intensivo de remates no sentido da formação de elites de goleadores no futebol profissional. 0 treino incide sobre a recepção de pontapés de canto e de cruzamentos. 0 objectivo deste treino é a aquisição de um domínio absoluto da bola em situações padrão frente à baliza e a capacitação de jogadores individuais para o remate di-recto à baliza. 0 dispositivo foi concebido para o treino individual de jogadores de elite, apesar de também satisfazer todas as condições necessárias ao treino combinado entre jogador e guarda-redes. 0 dispositivo simula de forma realista a situação de recepção de pontapés de canto e de cruzamentos . A intervalos de 3 segundos, duas máquinas lança-bolas servem bolas alternadamente, desde linhas laterais imaginárias à esquerda e à direita e grosso modo no sentido da área da baliza. Graças à construção especial das máquinas lança-bolas, a trajectória aérea, a amplitude desta e a 9 ΡΕ2070567 velocidade da bola sofrem alterações constantes. Apenas foi determinado que a trajectória de cada bola recebida terminasse no interior de um circulo com cerca de 10 m de diâmetro que define o raio de acção do jogador. O centro deste circulo situa-se a cerca de 20 m da baliza. A tarefa do jogador que se encontra a treinar e se posiciona constantemente no interior deste circulo de acção consiste na recepção da bola e no reenvio directo da mesma para dentro da baliza, sem que ela contacte primeiro o terreno. A frequência de lançamento elevada (de 3 em 3 segundos) das máquinas lança-bolas e a trajectória variável das bolas exigem do jogador que se encontra a treinar uma extrema capacidade física de reacção. A repetição permanente das situações clássicas que são os pontapés de canto e os cruzamentos coloca o jogador, à semelhança do que sucede num jogo verdadeiro, num estado de tensão elevada em que é levado a treinar intensivamente todas as etapas individuais requeridas para que a manobra culmine num remate final à baliza. Destas fazem parte a ''leitura' da trajectória, o correr para a bola e a decisão em simultâneo sobre a maneira como receber a mesma e, finalmente, a capacidade técnica de rematar â baliza com precisão.
Com recurso a sensores é calculado o número de bolas servidas, bem como o número de golos propriamente ditos, números esses que são afixados em dois painéis elec- 10 ΡΕ2070567 trónicos. A diferença entre o número de bolas servidas e o número de golos fornece quer um panorama da disciplina de treino, quer da capacidade de rematar com precisão à baliza exibida pelo jogador. A prossecução deste método de treino com vários jogadores permite uma análise rigorosa da capacidade de cada jogador, bem como da eficácia do referido método. Não é possível manipular os resultados do treino. A instalação põe pela primeira vez à disposição dos futebolistas um aparelho de treino complexo e eficiente que permite treinar elites de um modo especial que as sujeita a uma carga física elevada.
Em seguida, a instalação de acordo com o invento será descrita em toda a sua complexidade. A instalação apresenta-se sob a forma de um receptáculo alongado 7 composto por um fundo 8, paredes laterais 9, paredes terminais 10 e uma tampa 11. As dimensões do receptáculo do exemplo de execução são as seguintes: comprimento 36,0 m, largura 2,0 m, altura 1,5 m. O receptáculo 7 é enterrado a 1,5 m de profundidade, ficando apoiado sobre fundações. 0 dispositivo pode assumir duas posições de funcionamento, activa e passiva.
Na posição de funcionamento passiva, assumida fora dos períodos de treino, o dispositivo encontra-se numa 11 ΡΕ2070567 posição subjacente à linha do terreno e resultante da sua basculação no sentido do interior, o que entrava fortemente a sua detecção óptica, mantendo o carácter desimpedido da superfície. A tampa 11 do receptáculo 7 constitui a cobertura basculável de toda a instalação, servindo igualmente de protecção climatérica. A posição de funcionamento activa para efeito da realização de treinos resulta - com recurso a mecanismos hidráulicos - da basculação da tampa 11 em torno da aresta superior da parede lateral posterior, no sentido do exterior e no valor de quase 180°. Em seguida erige-se hidraulicamente uma baliza 2 em tamanho natural (7,32 m x 2,44 m), a qual fica centrada frente à rede de captura de bolas 5. Os postes laterais 13 estão articulados com o fundo 8 do receptáculo 7, por um lado, e com a trave 14 transversal àqueles, por outro, de modo a que os elementos da baliza possam, à maneira de um paralelogramo articulado, serem ''dobrados' para dentro do receptáculo 7 quando se pretende que o dispositivo assuma a posição de funcionamento passiva e 'desdobrados' para fora do referido receptáculo quando se pretende que assumam a posição de funcionamento activa.
Em cada uma das extremidades do receptáculo 7 encontra-se uma máquina lança-bolas 3 que síncrona e alternadamente, a intervalos de 3 segundos, dispara bolas para dentro da zona 1 correspondente ao raio de acção. O compri- 12 ΡΕ2070567 mento do disparo é variável, estando compreendido entre 20 e 30 m.
Sob a linha do terreno estende-se, sobre o fundo 8 do receptáculo 7 e diante da rede de captura de bolas 5, uma calha de transporte 6 que reúne todas as bolas que alcançam a rede 5 ou o quadro da baliza e as transporta de volta para a máquina lança-bolas 3. Para este efeito, a calha de transporte 6 estende-se entre o centro e as extremidades do receptáculo 7, e por conseguinte até às entradas exibidas pelas máquinas lança-bolas 3 e destinadas às bolas, partindo de um ponto central mais elevado e inclinando-se para baixo, de modo a propiciar o rolamento das bolas por acção da gravidade no sentido das máquinas lança-bolas 3.
Entre os postes laterais 13 da baliza 2 desloca-se horizontalmente por acção de um veio helicoidal uma representação estilizada de um guarda-redes 18 com cerca de 2,0 m de altura. Ao mover-se sobre a linha de baliza funciona para o jogador como um entrave em alteração constante e por isso sempre a ter em consideração.
Para que possam ser realizados treinos com guarda-redes de carne e osso, o guarda-redes estilizado foi concebido de modo a ser desmontável. O número total de bolas servidas pela máquina lança-bolas no decurso de um período de treino e o número 13 ΡΕ2070567 de golos marcados são afixados em dois painéis electrónicos independentes. Torna-se deste modo possível aferir o rendimento do jogador.
Uma vez terminado o treino, os postes tensores 15 da rede, juntamente com a rede de captura 5 de bolas, a baliza 2 e o guarda-redes estilizado 18, são recolhidos de modo automático na sequência da emissão de um sinal rádio, sendo a instalação fechada na sua totalidade por intermédio da tampa 11. Números de referência 1 superfície correspondente ao raio de acção 2 baliza 3 máquina lança-bolas 4 bola 5 rede de captura de bolas 6 calha de transporte de bolas 7 receptáculo 8 fundo 9 parede lateral 10 parede terminal 11 tampa 12 fundações 13 poste lateral 14 trave transversal 15 poste tensor da rede 16' lado da rede de captura de bolas 2 ΡΕ2070567 16” lado da rede de captura de bolas 17 aresta longitudinal da tampa 18 guarda-redes
Lisboa, 25 de Julho de 2012
Claims (8)
- ΡΕ2070567 1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para o treino de remates à baliza em futebol, em particular para o treino de remates em “volley" à baliza após a recepção de pontapés de canto e/ou de cruzamentos, no qual se incluem um receptáculo (7) em forma de caixa alongada composto por um fundo (8), duas paredes laterais (9), duas paredes terminais (10) e uma tampa (11) que fecha o receptáculo (7) e é basculável em torno de uma parede lateral (9), tendo o receptáculo (7), que se encontra apoiado sobre fundações (12), sido enterrado no terreno de modo a, quando fechado, ficar à face do plano do campo de futebol; meios que podem ser acolhidos pelo receptáculo (7) para erigir uma baliza (2) e uma rede de captura (5) de bolas; máquinas lança-bolas que podem ser acolhidas pelo receptáculo ( 7) ; e meios que podem ser acolhidos no receptáculo (7) para a recondução de bolas (4) rematadas para as máquinas lança-bolas .
- 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que os meios para erigir a baliza (2) consistem em dois postes laterais (13) articulados com o fundo (8) do receptáculo (7) e uma trave (14) transversal aos postes laterais (13) e articulada com as extremidades superiores destes, em que, quando o receptáculo (7) se encontra aberto, estes postes laterais (13) e esta trave (14) podem, à maneira de 2 ΡΕ2070567 um paralelogramo articulado, ser levados de uma posição de funcionamento passiva para uma posição erecta de funcionamento activa a fim de se erigir de uma baliza (2) em que as dimensões dos postes laterais (13) e da trave (14) transversal aos mesmos correspondam às dimensões padrão de uma baliza de futebol.
- 3. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 e 2, em que os meios para erigir a baliza (2) estão dispostos segundo a direcção longitudinal do recipiente (7), junto à parede lateral anterior (9) do mesmo.
- 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que os meios para erigir a rede de captura (5) destinada às bolas consistem em dois postes tensores (16) da rede, cada um dos quais se articula com uma extremidade do recipiente (7) de modo a poderem, quando o receptáculo (7) se encontra aberto, ser levados de uma posição de funcionamento passiva, em que a sua orientação no interior do receptáculo (7) é horizontal, para uma posição erecta de funcionamento activa, na qual um dos lados longitudinais (16') da rede de captura (5) destinada às bolas pode ser tendido entre as duas extremidades livres dos postes tensores (16), estando outro lado longitudinal (16'') ligado à aresta longitudinal livre (17) da tampa (11).
- 5. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 e 4, em que os meios para erigir a baliza (2) estão dispostos segundo a direcção longitudinal do recipiente (7), 3 ΡΕ2070567 junto à parede lateral anterior (9) do mesmo, atrás dos meios para erigir a baliza (2).
- 6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que em cada zona terminal do receptáculo (7) foi disposta uma máquina lança-bolas (3) de modo a que, quando o receptáculo (7) se encontra aberto, as bolas (4) sejam servidas no sentido da zona (1) correspondente ao raio de acção.
- 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que a calha de transporte (6) destinada às bolas se estende segundo a direcção longitudinal do receptáculo (7) de modo a, tendo como ponto de partida o centro deste receptáculo (7), inclinar-se no sentido das extremidades do mesmo e nos sentidos das entradas exibidas pelas máquinas lança-bolas e destinadas às bolas.
- 8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que foi prevista a presença, a uma distância compreendida entre 15 e 25 metros, de preferência 20 metros, da frente da baliza, de uma zona de acção (1) com um diâmetro situado entre 5 e 15 metros, de preferência 10 metros, para dentro da qual as máquinas lança-bolas (3) servem bolas com trajectórias aéreas, amplitudes e/ou velocidade de voo que variam de uma forma impossível de antecipar. Lisboa, 25 de Julho de 2012
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102007060279A DE102007060279B3 (de) | 2007-12-12 | 2007-12-12 | Verfahren zum Trainieren von Torschüssen beim Fußball und Einrichtung zum Ausüben des Verfahrens |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2070567E true PT2070567E (pt) | 2012-08-01 |
Family
ID=40404080
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT08105946T PT2070567E (pt) | 2007-12-12 | 2008-12-08 | Procedimento para o treino de remates à baliza e dispositivo para o exercício desse procedimento |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2070567B1 (pt) |
AT (1) | ATE554833T1 (pt) |
CY (1) | CY1113590T1 (pt) |
DE (1) | DE102007060279B3 (pt) |
DK (1) | DK2070567T3 (pt) |
HR (1) | HRP20120612T1 (pt) |
PL (1) | PL2070567T3 (pt) |
PT (1) | PT2070567E (pt) |
SI (1) | SI2070567T1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
AT516815A1 (de) * | 2015-01-29 | 2016-08-15 | Anton Paar Gmbh | Spielarena mit Abprallschutz für Flugobjekt |
CN114177592A (zh) * | 2022-01-14 | 2022-03-15 | 山东现代学院 | 一种足球射门训练用球门 |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3522919A1 (de) * | 1985-06-27 | 1987-01-08 | Adalbert Prof Dr Nagy | Vorrichtung zur perfektionierung von fussballern |
US5556106A (en) * | 1995-06-14 | 1996-09-17 | Jurcisin; Gregory D. | Soccer training device and method of training |
DE29617403U1 (de) * | 1996-10-07 | 1996-12-05 | Detmer, Josef, 49565 Bramsche | Trainings- oder Spielgerät für insbesondere Ballspiele |
US5911214A (en) * | 1998-03-16 | 1999-06-15 | Andrews; Alan | Soccer ball projecting apparatus |
DE19903454A1 (de) * | 1999-01-28 | 2000-08-03 | Erik Kolberg | Verfahren und Einrichtung zum Eingeben von Bällen auf ein Spielfeld |
DE20318493U1 (de) * | 2003-11-29 | 2005-04-07 | Breher Johann | Fußball-Trainingsgerät |
BRPI0610703A2 (pt) * | 2005-05-27 | 2010-07-20 | Shnyrkov Volodymyr Ivanovich | dispositivo para aperfeiçoar as habilidades para jogos com bola, principalmente futebol |
AT504377A1 (de) * | 2006-10-16 | 2008-05-15 | Frantes Christian | Übungsplatz für eine ballsportart |
-
2007
- 2007-12-12 DE DE102007060279A patent/DE102007060279B3/de not_active Expired - Fee Related
-
2008
- 2008-12-08 PT PT08105946T patent/PT2070567E/pt unknown
- 2008-12-08 SI SI200830699T patent/SI2070567T1/sl unknown
- 2008-12-08 PL PL08105946T patent/PL2070567T3/pl unknown
- 2008-12-08 DK DK08105946.1T patent/DK2070567T3/da active
- 2008-12-08 AT AT08105946T patent/ATE554833T1/de active
- 2008-12-08 EP EP08105946A patent/EP2070567B1/de not_active Not-in-force
-
2012
- 2012-07-24 HR HRP20120612AT patent/HRP20120612T1/hr unknown
- 2012-07-25 CY CY20121100663T patent/CY1113590T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PL2070567T3 (pl) | 2012-11-30 |
DE102007060279B3 (de) | 2009-04-30 |
EP2070567A1 (de) | 2009-06-17 |
SI2070567T1 (sl) | 2012-10-30 |
ATE554833T1 (de) | 2012-05-15 |
EP2070567B1 (de) | 2012-04-25 |
DK2070567T3 (da) | 2012-08-20 |
CY1113590T1 (el) | 2016-06-22 |
HRP20120612T1 (hr) | 2012-09-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US4911443A (en) | Football game system and method of play | |
US5037095A (en) | Quarterback trainer game apparatus | |
US4842284A (en) | Center soccer two way goal | |
US3388909A (en) | Basketball court with barrier means | |
JP2018512057A (ja) | 拡張バージョンの球技スポーツを行うためのシステム及び方法 | |
US9427643B2 (en) | Ball hurling target game and associated apparatus | |
US3810618A (en) | Quarterback football trainer with attachable target unit | |
US20050197197A1 (en) | Golf chipping target and game | |
AU2016200504A1 (en) | Improved ball game and apparatus | |
US7648431B1 (en) | Target receptacle for catching balls | |
US20040132558A1 (en) | Multiple-plane or user-enclosing rebound surfaces for practicing soccer or other sports | |
US20230028079A1 (en) | Game apparatus | |
US3544109A (en) | Method of playing a cross-ball game | |
US6656064B2 (en) | Hockey station and slat apparatus | |
US5863265A (en) | Field game | |
US20170080315A1 (en) | Baseball sensor system | |
US8827844B2 (en) | Footballmaster | |
US20070259741A1 (en) | Method for a court ball game | |
US4592547A (en) | Tennis practice and game apparatus | |
US20030228943A1 (en) | Strike zone pitching backstop | |
PT2070567E (pt) | Procedimento para o treino de remates à baliza e dispositivo para o exercício desse procedimento | |
US5346228A (en) | Soccer goal and gaming apparatus | |
US20120231902A1 (en) | Disc Hoops Game and Apparatus | |
CA3088632A1 (en) | Game playing apparatus | |
US8574099B2 (en) | Par one |