PT2017193193B - Embalagem para cosméticos - Google Patents

Embalagem para cosméticos Download PDF

Info

Publication number
PT2017193193B
PT2017193193B PT2017050113A PT5011317A PT2017193193B PT 2017193193 B PT2017193193 B PT 2017193193B PT 2017050113 A PT2017050113 A PT 2017050113A PT 5011317 A PT5011317 A PT 5011317A PT 2017193193 B PT2017193193 B PT 2017193193B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
casing
packaging
translucent
cosmetics
Prior art date
Application number
PT2017050113A
Other languages
English (en)
Inventor
Reggiani Murilo
Original Assignee
Botica Comercial Farm Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Botica Comercial Farm Ltda filed Critical Botica Comercial Farm Ltda
Publication of PT2017193193B publication Critical patent/PT2017193193B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D40/00Casings or accessories specially adapted for storing or handling solid or pasty toiletry or cosmetic substances, e.g. shaving soaps or lipsticks
    • A45D40/26Appliances specially adapted for applying pasty paint, e.g. using roller, using a ball
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D34/00Containers or accessories specially adapted for handling liquid toiletry or cosmetic substances, e.g. perfumes
    • A45D34/04Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball
    • A45D34/042Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball using a brush or the like
    • A45D34/045Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball using a brush or the like connected to the cap of the container

Landscapes

  • Packages (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma embalagem para cosméticos, particularmente para cosméticos líquidos ou pastosos, dotada de uma parte de tampa e uma parte de base, que compreende um recipiente (5) e um invólucro (6), contendo esse recipiente (5), pelo menos, uma parte adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro (6), sendo a parte adelgaçada do recipiente (5) projetada para inserção no invólucro (6), e podendo o recipiente (5) ser modificado para armazenar diferentes quantidades do referido cosmético, de tal modo que a configuração da embalagem não seja alterada, mantendo suas caracteristicas externas e sua identidade visual.

Description

DESCRIÇÃO
EMBALAGEM PARA COSMÉTICOS
DOMÍNIO TÉCNICO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma embalagem para cosméticos, particularmente para cosméticos líquidos ou pastosos, dotada de uma parte de base, que compreende um recipiente e um invólucro, tendo o recipiente um volume menor que o invólucro e sendo passível de ser modificado, para armazenar diferentes quantidades do referido cosmético, sem que as caracteristicas externas da embalagem sejam alteradas.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
No segmento de mercado dos cosméticos, a embalagem ideal é aquela que acondiciona, facilita o uso, protege e informa, mas, acima de tudo, é aquela que agrada e que faz com que os consumidores criem uma identificação com a marca.
As embalagens para cosméticos, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, encontradas no estado da técnica, usualmente compreendem uma tampa, um aplicador de produto, um componente para remoção do excesso de produto retirado pelo aplicador e um recipiente de produto.
Essas embalagens são encontradas nos mais diversos tamanhos e formatos, desde embalagens em tamanho miniatura que contêm de l,5g a 3,5g, até embalagens grandes contendo de 3,5g a 12g.
Para competir no mercado dos cosméticos, os fabricantes disponibilizam um mesmo produto em embalagens com diferentes quantidades e preços, com o objetivo de satisfazer os consumidores de acordo com seu poder de aquisição.
Para tanto, as embalagens são modificadas interna e externamente conforme a quantidade a ser armazenada. Nessas modificações, corre-se o risco da embalagem perder sua identidade visual, fazendo com o que o consumidor não a reconheça imediatamente .
Além das perdas visuais e de identidade da marca, existe ainda um problema económico, no sentido de ser necessário fabricar tamanhos variados de tampas, aplicadores, rolhões e recipientes para acomodar as diferentes quantidades comercializadas.
Torna-se, portanto, necessário que seja obtida uma embalagem para cosméticos, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, que possibilite armazenar diferentes quantidades de produto sem alterar as características externas da embalagem.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
Um primeiro objetivo da presente invenção consiste em desenvolver uma embalagem para cosméticos, particularmente para cosméticos líquidos ou pastosos, que compreende uma parte de base constituída por um recipiente e um invólucro, em que o recipiente apresenta uma parte adelgaçada e dotada de menor volume do gue o invólucro, de modo que o recipiente possa ser modificado, para armazenar diferentes quantidades do referido cosmético, sem que as características externas da embalagem sejam alteradas.
É, também, um objetivo da invenção desenvolver uma embalagem para cosméticos, na qual, pelo menos, uma parte do recipiente seja constituída por um material translúcido ou transparente capaz de permitir a visualização do produto contido nesse recipiente .
É, ainda, um objetivo da invenção fornecer uma embalagem para cosméticos, na qual o invólucro compreende uma parte de base dotada de uma abertura capaz de receber e acomodar uma parte de parede translúcida ou transparente do recipiente.
É, para além disso, um objetivo da invenção fornecer uma embalagem para cosméticos, na qual o recipiente é montado no invólucro, mantendo a abertura do invólucro alinhada num mesmo plano com a parte da parede translúcida ou transparente do recipiente, alinhamento este alcançado por meio de superfícies biseladas, presentes tanto no recipiente como no invólucro, e que contribuem de forma a centralizar e fixar o recipiente e o invólucro de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente no interior do invólucro e proporcionando assim o desenvolvimento de uma peça sólida.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Os objetivos da presente invenção são alcançados através do fornecimento de uma embalagem para cosméticos dotada de uma parte de tampa e uma parte de base, em que a parte de base compreende um recipiente e um invólucro, contendo o recipiente, pelo menos, uma parte adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro, sendo essa parte adelgaçada do recipiente passível de ser inserida no invólucro e, pelo menos, uma parte do recipiente é constituída por um material translúcido ou transparente capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente, e em que o invólucro compreende uma parte de base dotada de uma abertura capaz de receber e acomodar, pelo menos, uma parte translúcida ou transparente do recipiente .
Para além disso, os objetivos da presente invenção são alcançados através de uma embalagem para cosméticos dotada de um recipiente compreendendo projeções de encaixe e um invólucro compreendendo rebaixos de encaixe, sendo a montagem e a fixação entre o recipiente e o invólucro feitas por meio da associação entre as projeções de encaixe e os rebaixos de encaixe, ocorrendo um encaixe por interferência.
Os objetivos da presente invenção são alcançados também por uma embalagem para cosmético dotada do recipiente e o invólucro compreendendo, cada qual, partes de base biseladas que contribuem para centralizar, alinhar e fixar o recipiente no invólucro de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente no interior do invólucro, proporcionando assim uma peça sólida.
Ademais, os objetivos da presente invenção são alcançados pelo desenvolvimento de uma embalagem para cosméticos dotada do recipiente, o qual compreende um colar translúcido ou transparente, cujo diâmetro é equivalente às partes adjacentes da embalagem, e uma parede fechada constituída por um material translúcido ou transparente.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
Figura 1 - uma vista frontal da embalagem da presente invenção;
Figura 2 - uma vista em perspetiva da embalagem da presente invenção;
Figura 3 - uma vista em perspetiva da embalagem da presente invenção;
Figura 4 - uma vista em perspetiva da montagem dos componentes que constituem a embalagem da presente invenção;
Figura 5 - uma vista frontal da tampa da embalagem da presente invenção;
Figura 6 - uma vista em perspetiva da tampa da embalagem da presente invenção;
Figura 7 - uma vista em perspetiva da tampa da embalagem da presente invenção;
Figura 8 - uma vista frontal do aplicador da embalagem da presente invenção;
Figura 9 - uma vista em perspetiva do aplicador da embalagem da presente invenção;
Figura 10 - uma vista frontal do batoque da embalagem da presente invenção;
Figura 11 - uma vista em perspetiva do batoque da embalagem da presente invenção;
Figura 12 - uma vista frontal do recipiente da embalagem da presente invenção;
Figura 13 - uma vista em perspetiva do recipiente da embalagem da presente invenção;
Figura 14 - uma vista frontal do invólucro da embalagem da presente invenção;
Figura 15 - uma vista em corte longitudinal do invólucro da embalagem da presente invenção; e
Figura 16 - uma vista em perspetiva do invólucro da embalagem da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
Com referência aos desenhos, observa-se nas figuras 1, 2 e 3, a embalagem 1 para cosméticos da presente invenção numa posição montada e fechada, possuindo um formato, preferencialmente, de tubo cilíndrico abaulado, podendo assumir qualquer formato tecnicamente adequado e sendo fabricada, preferencialmente, num material polimérico ou de qualquer outra composição de materiais adequados à fabricação de embalagens para cosméticos .
Como pode ser observado, a embalagem 1 da presente invenção compreende uma tampa 2, um aplicador 3, um rolhão 4, um recipiente 5 e um invólucro 6, de acordo com a figura 4.
Nas figuras 5, 6 e 7, é possível observar a tampa 2, a qual compreende uma parede lateral 21 tubular cilíndrica, que se estende axialmente e, nas suas extremidades define, numa extremidade, uma parede fechada 22 que se estende a partir da parede lateral 21 em um plano inclinado e, noutra extremidade, uma abertura 23. A parede lateral 21 compreende uma superfície interna serrilhada 24 para montagem e fixação do aplicador 3 na tampa 2.
As figuras 8 e 9 ilustram o aplicador 3, o qual compreende uma haste 31 cilíndrica, que se estende axialmente e, nas suas extremidades longitudinais, recebe, numa extremidade, um pincel de aplicação 32, que compreende uma esponja ou uma escova ou outro tipo de pincel adequado para aplicação de um cosmético, e, noutra extremidade, uma tampa cilíndrica 33. A tampa cilíndrica 33, compreende uma superfície externa serrilhada 34, para montagem e fixação no interior da tampa 2 da embalagem 1, e uma superfície interna roscada 35, que permite o fechamento da tampa cilíndrica 33 com o recipiente 5.
A tampa 2 juntamente com o aplicador 3 integram uma parte de tampa da embalagem 1 e são fixados de modo solidário, formando uma peça única, não desmontável.
rolhão 4 é ilustrado nas figuras 10 e 11 e refere-se a uma espécie de tampa retentora, que promove a limpeza do pincel de aplicação 32, para remoção do excesso de produto retirado do recipiente 5. O rolhão 4 possui um formato cilíndrico cónico ou um formato cilíndrico abaulado ou outro formato adequado, e define uma primeira extremidade aberta 41, que compreende uma aba externa 42, para encaixe e fixação no recipiente 5, e uma segunda extremidade aberta 43, com diâmetro menor do que o diâmetro da primeira extremidade aberta 41. 0 rolhão 4 é fixado no recipiente 5 também de maneira solidária, formando uma peça única, de modo que o rolhão 4 não seja desmontado do recipiente 5.
A principal característica distintiva da invenção está presente na parte de base da embalagem 1, que corresponde à parte de armazenamento do cosmético, e que compreende o recipiente 5 e o invólucro 6, ilustrados nas figuras 12 a 16.
recipiente 5 é dotado de uma parede lateral 51 tubular cilíndrica, gue se estende axialmente e, nas suas extremidades, define, numa extremidade, uma parede fechada 52 biselada e, na outra extremidade, uma abertura 53. A parede lateral 51 compreende uma altura Hl que define três diâmetros distintos:
(i) um primeiro diâmetro Dl, referente ao diâmetro de uma parte de extremidade adjacente à parede fechada 52. 0 primeiro diâmetro Dl corresponde a uma parte adelgaçada do recipiente 5;
(ii) um segundo diâmetro D2 referente ao diâmetro da abertura 53; e (iii) um terceiro diâmetro D3, preferencialmente maior do que os primeiro e segundo diâmetros Dl e D2, formando um colar, ao qual corresponde o diâmetro da tampa 2 e do invólucro 6.
No recipiente 5, a transição entre o primeiro diâmetro Dl e o terceiro diâmetro D3 é feita por um ressalto compreendido numa altura H2, medida a partir da parede fechada 52. Da mesma forma, a transição entre o segundo diâmetro D2 e o terceiro diâmetro D3 também é feita por um ressalto compreendido numa altura H3, medida a partir da abertura 53.
Preferencialmente, mas não obrigatoriamente, o terceiro diâmetro D3 do recipiente 5 é concordante com os diâmetros da abertura 23 da tampa 2 e da extremidade aberta 62 do invólucro 6, garantindo que a embalagem 1, quando montada e fechada, não apresente elevações e mantenha uma superfície contínua.
Para além disso, a parte correspondente ao terceiro diâmetro D3 do recipiente 5, define uma altura H4, medida a partir da altura H2, sendo capaz de manter contato com a abertura 23 da tampa 2 e com a extremidade aberta 62 do invólucro 6. As alturas H2, H3 e H4 do recipiente 5 são variáveis de acordo com cada projeto.
ressalto compreendido na transição entre os primeiro e terceiro diâmetros Dl, D3 é dotado de projeções de encaixe 55 de formato anelar. Além das projeções de encaixe 55, o recipiente 5 compreende ainda, pelo menos, uma projeção de guia 56 que se estende longitudinalmente a partir das projeções de encaixe 55.
Adicionalmente, o recipiente 5 compreende uma superfície externa roscada 54 provida, numa região adjacente à parte de extremidade da parede lateral 51, próxima à abertura 53 para fechamento da parte de tampa com a parte de base da embalagem 1.
invólucro 6 é dotado de uma parede lateral 61 tubular cilíndrica, que compreende uma extremidade aberta 62, oposta a uma parte de base 63, e define uma altura H5, medida a partir da parte de base 63. A extremidade aberta 62 define um bocal circular, reto, dotado internamente de rebaixos de encaixe 64 de formato anelar, e a parte de base 63 define uma abertura 66 circular biselada. A altura H5 do invólucro 6 corresponde, preferencialmente, à altura H2 do recipiente 5.
Ainda, o invólucro 6 compreende, pelo menos, um canal 65 provido numa região adjacente à parte de extremidade da parede lateral 61, próximo à extremidade aberta 62.
recipiente 5 é montado e fixado no invólucro 6 através da associação entre os rebaixos de encaixe 64, existentes na extremidade aberta 62 do invólucro 6, e as projeções de encaixe 55 existentes no ressalto compreendido na altura H2 do recipiente 5, ocorrendo um encaixe por interferência. 0 recipiente 5 é fixado no invólucro 6 de maneira solidária, integrando uma peça única, não desmontável.
A, pelo menos, uma projeção de guia 56 do recipiente 5 desliza dentro do, pelo menos, um canal 65 provido no interior do invólucro 6, promovendo o correto posicionamento do recipiente 5 em relação ao invólucro 6.
A abertura 66, existente na parte de base 63 do invólucro 6, é capaz de receber e acomodar a parede fechada 52 do recipiente 5, mantendo a parte de base 63 alinhada num mesmo plano da parede fechada 52, de tal modo que a parede fechada 52 trespassa a espessura da parede lateral 61 do invólucro 6. Por outras palavras, tanto o recipiente quanto o invólucro estão ao mesmo nível na parte da base, o que gera estabilidade para que o conjunto possa ser apoiado e se manter, por exemplo, na posição vertical. 0 alinhamento entre as partes é alcançado através das superfícies biseladas, de cada uma das partes, que contribuem para centralizar e fixar o recipiente 5 no invólucro
6, de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente 5 no interior do invólucro 6, proporcionando a assim uma peça sólida, ainda que o recipiente 5 seja dotado de menor volume em relação ao invólucro 6.
recipiente 5 compreende, pelo menos, uma parte que, sendo constituída por um material translúcido ou transparente é capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente. Preferencialmente, mas não obrigatoriamente, a parede fechada 52 e a parte, que corresponde ao terceiro diâmetro D3, formando um colar, do recipiente 5 são constituídas por um material translúcido ou transparente. Alternativamente, todo o recipiente 5 é constituído por um material translúcido ou transparente.
A parte adelgaçada, que corresponde ao primeiro diâmetro Dl do recipiente 5, é dotada de menor volume em relação ao invólucro 6, de modo que essa parte adelgaçada seja projetada para inserção no invólucro 6.
funcionamento da embalagem 1 ocorre através da parte de tampa com rosca gue, ao ser aberta, traz consigo o aplicador 3 embebido no produto, o qual tem seu excesso removido pelo rolhão 4, posicionado na abertura 53 do recipiente 5.
recipiente 5 é fabricado em diferentes tamanhos com capacidades de armazenamento variadas, de modo que a embalagem 1 contenha diferentes quantidades de produto sem que suas caracteristicas externas sejam modificadas. Dessa forma, as dimensões da tampa 2, do aplicador 3, do rolhão 4 e do invólucro 6 são mantidas, modificando-se apenas as dimensões do recipiente 5. 0 recipiente 5 é modificado de acordo com cada projeto e é capaz de armazenar qualquer quantidade de cosmético até um valor de 12 gramas. A quantidade de produto contido na embalagem 1 é claramente identificada na superfície externa do invólucro 6, permitindo ao consumidor distinguir prontamente a quantidade de produto adquirido.
A embalagem 1 da presente invenção permite armazenar diferentes quantidades de produto sem que as características externas dessa embalagem 1 sejam alteradas, mantendo a identidade visual da embalagem 1 e reduzindo custos para sua fabricação.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o âmbito da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado unicamente pelo conteúdo das reivindicações, incluindo ainda os possíveis equivalentes.
Lisboa, 12 de Novembro de 2018.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Embalagem (1) para cosméticos, dotada de uma parte de tampa e uma parte de base, em que a parte de base compreende um recipiente (5) e um invólucro (6), contendo esse recipiente (5), pelo menos, uma parte adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro (6), sendo a referida embalagem (1) caracterizada por a parte adelgaçada do recipiente (5) ser passível de inserção no referido invólucro (6) e por, pelo menos, uma parte do recipiente (5) ser constituída por um material translúcido ou transparente, capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente (5), e ainda por o invólucro compreender uma parte de base (63), dotada de uma abertura (66), capaz de receber e acomodar, pelo menos uma parte translúcida ou transparente do recipiente (5) .
  2. 2. Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o recipiente (5) compreender projeções de encaixe (55) e o invólucro (6) compreender rebaixos de encaixe (64), em que a montagem e a fixação entre o recipiente (5) e o invólucro (6) são feitas através da associação entre as projeções de encaixe (55) e os rebaixos de encaixe (64), formando um encaixe por interferência.
  3. 3. Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o recipiente (5) e o invólucro (6) compreenderem, cada um, partes de base biseladas, as quais interagem de forma a centralizar, alinhar e fixar o recipiente (5) no invólucro (6), formando assim uma peça única.
  4. 4. Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o recipiente (5) compreender um colar translúcido ou transparente, cujo diâmetro (D3) é equivalente às porções adjacentes da embalagem (1).
  5. 5. Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o recipiente (5) compreender uma parede fechada (52) constituída por um material translúcido ou transparente .
    Lisboa, 12 de Novembro de 2018
PT2017050113A 2016-05-11 2017-05-11 Embalagem para cosméticos PT2017193193B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202016105949 2016-05-11
BR102017005178 2017-01-10

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2017193193B true PT2017193193B (pt) 2021-06-24

Family

ID=76600293

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT2017050113A PT2017193193B (pt) 2016-05-11 2017-05-11 Embalagem para cosméticos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT2017193193B (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101841178B1 (ko) 리필타입 콤팩트 용기
ES2822102T3 (es) Tubo de tapa abatible con precinto a prueba de manipulaciones
KR101564981B1 (ko) 화장품 케이스
WO2017193193A1 (pt) Embalagem para cosmético
ES2952766T3 (es) Vástago con cierre de bayoneta y dispositivo equipado con el mismo
JP2018522670A (ja) コンパクト容器
KR101057333B1 (ko) 회전 개폐식 브러쉬 튜브의 오버캡부 구조
KR102635507B1 (ko) 화장품 용기
PT2017193193B (pt) Embalagem para cosméticos
ES2594029T3 (es) Recipiente para productos alimenticios, en particular café
KR102284145B1 (ko) 리필이 가능한 화장품용기
KR101960429B1 (ko) 리필 립스틱 용기
US9499310B2 (en) Combination child-resistant package and collapsible tube, and method of using same
ES1242713U (es) Tapón biodegradable para envases y envase provisto de dicho tapón
JP4840568B2 (ja) キャップ
KR101143948B1 (ko) 콤팩트 용기
US20150158641A1 (en) Cap structure for vessel
ES2479590T3 (es) Cepillo de máscara de doble perfil
JP6175509B2 (ja) 計量容器
JP6134594B2 (ja) 揮散容器
KR101318678B1 (ko) 밀폐형 화장품 용기
JP5857313B2 (ja) 化粧料容器
ES2856180T3 (es) Estuche para cubrir las cerdas de una brocha de pintar
JP7500142B2 (ja) 塗布容器
JP2023064061A (ja) 棒状取得具収容部付き容器

Legal Events

Date Code Title Description
FG4A Patent granted, date of granting (from pct application)

Effective date: 20210621