PT2005102634W - Mecanismo de descasque - Google Patents

Mecanismo de descasque Download PDF

Info

Publication number
PT2005102634W
PT2005102634W PT2005050108A PT2005050108A PT2005102634W PT 2005102634 W PT2005102634 W PT 2005102634W PT 2005050108 A PT2005050108 A PT 2005050108A PT 2005050108 A PT2005050108 A PT 2005050108A PT 2005102634 W PT2005102634 W PT 2005102634W
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
peeling
shaft
debarking
shafts
guide surface
Prior art date
Application number
PT2005050108A
Other languages
English (en)
Inventor
Pekka Kokko
Original Assignee
Andritz Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andritz Oy filed Critical Andritz Oy
Publication of PT2005102634W publication Critical patent/PT2005102634W/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L1/00Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor
    • B27L1/02Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor by rubbing the trunks against each other; Equipment for wet practice
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L1/00Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor
    • B27L1/10Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor using rotatable tools

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Debarking, Splitting, And Disintegration Of Timber (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MECANISMO DE DESCASQUE" A invenção refere-se a um mecanismo de descasque para a decorticação ou pré-tratamento de toros para efectuar, individualmente, um descasque final e para a evacuação de, pelo menos, algumas das cascas removidas de uma corrente de madeira que atravessa o mecanismo de descasque, compreendendo o referido mecanismo de descasque uma série de veios de descasque rotativos estendendo-se de modo paralelo ao sentido de avanço dos toros a serem ai introduzidos, que estão dotados com uma série de dentes estendendo-se para além da superfície circunferencial do veio e configurados para retirarem a casca em forma de tiras dos toros actualmente processados, de modo transversal relativamente à direcção longitudinal dos toros e, ao mesmo tempo, para transportar os toros de um modo transversal relativamente aos referidos veios, e estando os referidos veios, em conjunto com os respectivos dentes, configurados para formar, pelo menos, uma secção de uma superfície de suporte na qual os toros actualmente processados se deslocam através do mecanismo de descasque, e estando os referidos veios adaptados entre si de tal modo que os toros processados efectuam um movimento circular no mecanismo de descasque, e, devido a esse movimento, os toros na superfície de suporte formada pelos veios de descasque são forçadas, à vez, pelo efeito do seu movimento rotativo, a deslocarem-se para a posição superior, a partir da qual rolam no sentido descendente para a posição inferior por cima dos outros toros a processar no mecanismo de descasque. 1
Este tipo de mecanismos de descasque anteriormente conhecidos estão dotados com placas de rebordo entre o veio de descasque situado na posição mais alta e a parede lateral do mecanismo de descasque - nalguns mecanismos, também entre os veios de descasque - para impedir que os toros fiquem encaixados entre o veio de descasque e a parede lateral do mecanismo de descasque ou entre dois veios de descasque, e, impedindo, deste modo, que a árvore encaixada seja quebrada.
As cascas podem, normalmente, sair por entre o veio de descasque e a placa de rebordo ou por entre dois veios de descasque. As cascas retiradas dos toros em longas tiras provocam problemas preenchendo os intervalos entre o veio de descasque situado na posição mais alta e as placas de rebordo associadas, fazendo, assim, com que as cascas se reúnam em grandes emaranhados nestas placas de rebordo situadas nas posições mais altas.
De modo a eliminar estas desvantagens, o mecanismo de descasque da invenção foi configurado de tal modo que o veio de descasque situado na posição mais alta foi dotado com uma superfície guia, formando a referida superfície guia, em conjunto com o veio de descasque situado na posição mais alta, uma fenda que converge na direcção de rotação do veio de descasque. Por um lado, a superfície guia mencionada facilita a entrada das cascas na referida fenda e, por outro lado, impede que os toros entrem na fenda entre a superfície guia e o veio de descasque situado na posição mais alta. A superfície guia está, de um modo preferido, dotada com ranhuras para que haja um entrelaçamento entre a referida 2 superfície guia e os dentes do veio de descasque situado na posição mais alta.
Verificou-se que um rolo de rotação livre ou um rolo rodado por um dispositivo de accionamento adequado seria a forma de aplicação mais eficiente da superfície guia.
Ainda noutra aplicação preferida da invenção, quanto mais alta for a posição do veio de descasque, maior é a velocidade circunferencial seleccionada do veio de descasque. Por um lado, esta configuração impede que os toros fiquem encaixados entre os veios de descasque e, por outro lado, facilita a saída das cascas do mecanismo de descasque.
Pelo menos um dos veios de descasque, de um modo muito preferido o veio de descasque situado na posição mais alta, foi deslocado lateralmente na direcção da parte interna do mecanismo de descasque de tal modo que o referido veio de descasque faz com que os toros transportados pelo veio de descasque inferior alterem o seu sentido de deslocamento de modo a que, quando se divide o movimento numa componente horizontal e vertical, a componente horizontal de movimento aponta na direcção da parte interna do mecanismo de descasque. A nova posição do veio de descasque situado na posição mais alta faz com que, na melhor das situações, os toros não possam, de todo, passar pelo veio de descasque situado na posição mais alta, e, em consequência disto, os toros não podem interferir com o deslocamento das cascas para a fenda entre o veio de descasque situado na posição mais alta e a referida superfície guia. 3 A invenção irá ser descrita, em seguida, de um modo mais pormenorizado, fazendo-se referência aos desenhos em anexo, nos quais :
Fig. 1 mostra os veios de descasque de um mecanismo de descasque do estado da técnica numa vista lateral esquemática. Fig. 2 mostra um corte ao longo de uma linha II-II na fig. 1. Fig. 3 mostra uma imagem de corte consistente com a fig. 2 do mecanismo de descasque de acordo com a primeira aplicação da invenção. Fig. 4 mostra um corte consistente com a fig. 2 do mecanismo de descasque de acordo com a segunda aplicação da invenção. Fig. 5 mostra um corte consistente com a fig. 2 de um mecanismo de descasque de acordo com a terceira aplicação da invenção. Fig. 6 mostra uma imagem parcial do sentido da pilha VI na fig. 5. 0 mecanismo 1 de descasque mostrado nos desenhos destina-se à decorticação ou pré-tratamento de toros 2 para efectuar, individualmente, um descasque final e para evacuar, pelo menos, algumas das cascas removidas duma corrente de madeira que atravessa o mecanismo de descasque. 4 0 mecanismo 1 de descasque está dotado com vários veios 3, 3' de descasque rotativos estendendo-se paralelamente ao sentido A de avanço (fig. 1) dos toros 2 a introduzir nos mesmos, sendo cada uma das extremidades dos referidos veios de descasque rodadas relativamente às barreiras 13 de extremidade (fig. 1) nas extremidades do mecanismo 1 de descasque. Para rodar os veios 3, 3', uma extremidade, ou ambas as extremidades, está dotadas com, por exemplo, uma roda 14 motriz. Os veios 3, 3' são rodados no sentido da pilha 5 (fig. 2).
Os veios 3, 3' de descasque estão dotados com vários dentes 4 estendendo-se para além da superfície circunferencíal do veio de descasque e configurados para retirarem a casca em forma de tiras dos toros 2 actualmente processados, de modo transversal, relativamente à direcção longitudinal dos toros e, ao mesmo tempo, a transportar os toros transversalmente em relação aos referidos veios de descasque.
Os veios 3, 3' de descasque, em conjunto com os respectivos dentes 4, constituem uma parte da superfície de suporte destinada a transportar os toros 2 através do mecanismo 1 de descasque. As figuras 1 e 2 mostram um exemplo de um mecanismo do estado da técnica compreendendo quatro veios 3, 3' de descasque, estando os referidos veios adaptados entre si de modo a formarem um plano inclinado, como se pode ver melhor na fig. 2. Os veios 3, 3' de descasque formam um plano em declive, também no sentido A de avanço dos toros. Além disso, as superfícies de suporte compreendem superfícies 15, 16 sólidas que são concebidas para proporcionar, em conjunto com a superfície de suporte formada pelos veios de descasque, uma calha de escoamento aberta nas extremidades estendendo-se desde 5 uma extremidade do mecanismo 1 de descasque até outra extremidade.
Os veios 3, 3' de descasque estão adaptados entre si de tal modo que os toros 2 processados efectuam um movimento C circular no mecanismo de descasque, cujo movimento encaminha positivamente os toros 2 na superfície de suporte formada pelos veios 3, 3' de descasque, deslocando-se os toros, pelo efeito do movimento 5 rotativo dos veios 3, 3' de descasque, à vez, para a posição superior, a partir da qual rolam no sentido descendente para a posição inferior por cima dos outros toros 2 no mecanismo 1 de descasque.
Nas figuras 1 e 2 do estado da técnica, existe uma placa 11 de rebordo adaptada por cima do veio 3' de descasque situado na posição mais alta, sendo a finalidade da referida placa de rebordo impedir que os toros fiquem encaixados entre o veio 3' de descasque situado na posição mais alta e a parede lateral do mecanismo 1 de descasque. As cascas podem, normalmente, sair por entre o veio 3' de descasque situado na posição mais alta e a placa 11 de rebordo ou por entre dois veios 3 de descasque e caírem sobre o transportador de casca situado por baixo (não mostrado).
No entanto, as cascas retiradas, especialmente em longas tiras, provoca, algumas vezes, problemas devido à obstrução dos intervalos entre o veio 3' de descasque situado na posição mais alta e as placas 11 de rebordo associadas, fazendo, assim, com que as cascas se reúnam em grandes emaranhados nas placas 11 de rebordo. 6
I
Para eliminar o referido problema, mostra-se uma solução diagramática na fig. 3. Nesta solução, pelo menos um veio de descasque, de um modo muito preferido o veio 3' de descasque situado na posição mais alta, foi deslocado lateralmente na direcção da parte 6 interna do mecanismo 1 de descasque, forçando o referido veio de descasque os toros 2, transportados pelos veios 3 de descasque inferiores, a alterarem o seu sentido de deslocamento para que, quando se divide o movimento numa componente horizontal e numa vertical, a componente horizontal de movimento aponte para a parte interna do mecanismo 1 de descasque. Quando o deslocamento lateral seleccionado do veio 3' de descasque é suficientemente extenso, os toros 2 são impedidos de passar pelo veio 3' de descasque situado na posição mais alta. Apenas as cascas podem passar pelo veio 3' de descasque situado na posição mais alta, e dispôs-se uma passagem 7 livre para que as cascas sejam removidas do mecanismo 1 de descasque.
No exemplo da fig. 3, a referida passagem 7 livre é constituída por uma abertura disposta na parede 15 lateral do mecanismo 1 de descasque por intermédio do veio 3' de descasque, podendo as cascas, através dessa abertura, cair livremente sobre o transportador de cascas situado por baixo (não mostrado).
Na solução de acordo com a fig. 4, uma superfície 8 guia sólida foi adaptada ao veio 3' de descasque situado na posição mais alta, formando a referida superfície guia, em conjunto com o veio 3' de descasque situado na posição mais alta, uma fenda 9 que converge na direcção 5 de rotação do veio 3' de descasque. No exemplo da fig. 4, a superfície 8 guia é uma superfície rectilínea em forma de placa, mas também pode ter um tipo de forma diferente, por exemplo a forma de uma superfície arqueada. A finalidade da superfície 8 guia consiste, principalmente, em 7
I guiar as cascas tão eficientemente quanto possível para fora do mecanismo 1 de descasque, mas, ao mesmo tempo, serve para impedir que os toros 2 passem, ocasionalmente, para lá do veio 3' de descasque situado na posição mais alta saiam do mecanismo 1 de descasque ou fiquem encaixadas entre o veio 3' de descasque situado na posição mais alta e a parede 15 lateral do mecanismo 1 de descasque. A superfície 8 guia está configurada de modo a que as cascas transportadas pelo veio 3' de descasque situado na posição mais alta colidam com ela com um ângulo acentuado quando se deslocam na direcção da fenda 9.
No exemplo de aplicação da fig. 5, a superfície 8 guia é formada por um rolo sem dentes, que roda livremente ou sendo passível de rodar de modo independente, semelhante aos veios 3, 3' de descasque em termos de estrutura caso esse em que os dentes 4 do veio de descasque situado na posição mais alta fazem com que a casca saia através da fenda 9 entre o veio 3' de descasque situado na posição mais alta e o rolo 8. A superfície 8 guia está - independentemente de ser uma superfície guia rotativa ou fixa, ou da superfície guia ter uma forma de placa, cilíndrica ou qualquer outra - de um modo preferido, dotada com ranhuras 10 para que haja um entrelaçamento entre a referida superfície guia e os dentes 4 do veio 3' de descasque situado na posição mais alta e para, deste modo, formar uma fenda 9 com a dimensão desejada (fig. 6) . Devido a esta configuração, a casca que penetrou, até certo ponto, através da fenda 9, ao ser forçada pelo dente 4, já não pode regressar, facilmente, pela fenda 9, e os dentes 4 adjacentes irão forçar o resto da tira da casca a passar através da fenda 9. A superfície 8 guia móvel constituída pelo rolo passível de rotação ou rolando livremente facilita ainda mais a 8 entrada das cascas na fenda 9 e a saídas destas para fora do mecanismo 1 de descasque. A velocidade circunferencial do veio 3, 3' de descasque foi escolhida, de um modo preferido, para ser maior quanto mais alto se situar o veio 3, 3' de descasque. Esta configuração, por um lado, impede que os toros 2 fiquem encaixados entre os veios 3, 3' de descasque e, por outro lado, facilita a remoção de cascas do mecanismo 1 de descasque.
Lisboa, 14 de Dezembro de 2006 9

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Mecanismo (1) de descasque para a decorticação ou pré-tratamento de toros (2) para efectuar, individualmente, um descasque final e para a evacuação de, pelo menos, algumas das cascas removidas de uma corrente de madeira que atravessa o mecanismo de descasque, compreendendo o referido mecanismo de descasque uma série de veios (3, 3') de descasque rotativos estendendo-se de modo paralelo ao sentido (A) de avanço dos toros a serem ai introduzidos, e dotados com uma série de dentes (4) estendendo-se para além da superfície circunferencial do veio (3, 3') e configurados para retirarem a casca em forma de tiras dos toros (2) actualmente processados, de modo transversal relativamente à direcção longitudinal dos toros e, ao mesmo tempo, para transportar os toros de um modo transversal relativamente aos referidos veios (3, 3') , e estando os referidos veios (3, 3'), em conjunto com os respectivos dentes (4), configurados para formar, pelo menos, uma parte de uma superfície de suporte na qual os toros (2) actualmente processados se deslocam através do mecanismo (1) de descasque, e estando os referidos veios (3, 3') de descasque adaptados entre si de tal modo que os toros (2) actualmente processados efectuam um movimento (C) circular no mecanismo de descasque, e, devido a esse movimento, os toros (2) na superfície de suporte formada pelos veios (3, 3') de descasque são forçadas, à vez, pelo efeito do movimento (5) rotativo dos veios (3, 3') de descasque, a deslocarem-se para a posição superior, a partir da qual rolam no sentido descendente para a posição inferior por cima dos outros toros (2) no mecanismo (1) de descasque, 1 caracterizado por o veio (3') de descasque situado na posição mais alta estar configurado em conjunto com uma superfície (8) guia, formando a referida superfície, em conjunto com o veio (3') de descasque situado na posição mais alta, uma fenda (9) que converge na direcção (5) de rotação do veio (3') de descasque.
  2. 2. Mecanismo de descasque como definido na reivindicação 1, caracterizado por a superfície (8) guia estar dotada com ranhuras (10) para que haja um entrelaçamento entre a referida superfície (8) guia e os dentes (4) do veio (3') de descasque situado na posição mais alta.
  3. 3. Mecanismo de descasque como definido na reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a superfície (8) guia ser constituída por um rolo que roda livremente.
  4. 4. Mecanismo de descasque como definido na reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a superfície (8) guia ser constituída por um rolo passível de rotação.
  5. 5. Mecanismo de descasque como definido na reivindicação 1, caracterizado por, pelo menos, um dos veios de descasque, de um modo muito preferido o veio (3') de descasque situado na posição mais alta, estar deslocado lateralmente na direcção da parte (6) interna do mecanismo (1) de descasque, forçando o referido veio de descasque os toros (2), deslocados pelos veios (3) de descasque inferiores, a alterarem o seu sentido de deslocamento de modo a que, quando se divide o movimento numa componente horizontal e vertical, a componente horizontal de movimento aponte na 2 direcção da parte (6) interna do mecanismo (1) de descasque. Mecanismo de descasque como definido na reivindicação 1, caracterizado por a velocidade circunferencial do veio (3, 3') de descasque ser escolhida de modo a ser maior quanto mais alto se situar o veio (3, 3') de descasque. Lisboa, 14 de Dezembro de 2006
PT2005050108A 2004-04-20 2005-03-29 Mecanismo de descasque PT2005102634W (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20045141A FI117378B (fi) 2004-04-20 2004-04-20 Kuorintalaite

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2005102634W true PT2005102634W (pt) 2007-03-30

Family

ID=32104269

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT2005050108A PT2005102634W (pt) 2004-04-20 2005-03-29 Mecanismo de descasque

Country Status (17)

Country Link
US (1) US7556071B2 (pt)
CN (1) CN1942294B (pt)
AR (1) AR048831A1 (pt)
AT (1) AT503056B1 (pt)
AU (1) AU2005234960B2 (pt)
BR (1) BRPI0509959B1 (pt)
CA (1) CA2562105C (pt)
DE (1) DE112005000878B4 (pt)
ES (1) ES2294963B2 (pt)
FI (1) FI117378B (pt)
MY (1) MY139191A (pt)
NO (1) NO329398B1 (pt)
PT (1) PT2005102634W (pt)
RU (1) RU2336992C2 (pt)
SE (1) SE529366C2 (pt)
WO (1) WO2005102634A1 (pt)
ZA (1) ZA200608609B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH703101A2 (fr) * 2010-05-03 2011-11-15 Aficor S A Table de nettoyage pour tronçons de bois fendu.
CN105328753A (zh) * 2014-08-13 2016-02-17 江苏保龙机电制造有限公司 四辊剥皮机
CN107351214A (zh) * 2017-09-14 2017-11-17 南京卓迈机械有限公司 一种树木剥皮装置

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI28777A (fi) * 1956-12-10 Valmet Oy Pyöreän puutavaran kuorimislaite
US5394912A (en) * 1993-08-04 1995-03-07 Real Search Inc. Wood fibre debris processor
US5630453A (en) * 1996-05-24 1997-05-20 Fuji Kogyo Co., Ltd. Debarking machine
CA2186098C (en) * 1996-09-20 1999-04-20 Eric Gagne Multi-drum barking machine
FI112181B (fi) * 2001-04-11 2003-11-14 Andritz Oy Kuorintalaitteen kuorinta-akseli
US6588467B2 (en) * 2001-04-13 2003-07-08 Andritz Oy Arrangement in the discharge end of a debarking machine
US6615884B2 (en) * 2001-04-13 2003-09-09 Andritz Oy Debarking shaft for a debarking machine
US6619345B2 (en) * 2001-04-13 2003-09-16 Andritz Oy Arrangement for a debarking shaft
US6941988B2 (en) * 2002-02-25 2005-09-13 Realsearch Inc. Batch rotary debarker
FI119283B (fi) * 2004-04-20 2008-09-30 Andritz Oy Kuorintalaite

Also Published As

Publication number Publication date
DE112005000878T5 (de) 2007-03-29
AR048831A1 (es) 2006-05-31
AT503056A2 (de) 2007-07-15
ZA200608609B (en) 2007-11-28
MY139191A (en) 2009-08-28
NO20065284L (no) 2006-11-17
RU2336992C2 (ru) 2008-10-27
RU2006140789A (ru) 2008-05-27
CA2562105C (en) 2010-08-10
SE529366C2 (sv) 2007-07-17
SE0502811L (sv) 2006-01-12
AT503056B1 (de) 2008-07-15
US7556071B2 (en) 2009-07-07
DE112005000878B4 (de) 2016-03-24
ES2294963A1 (es) 2008-04-01
CA2562105A1 (en) 2005-11-03
CN1942294A (zh) 2007-04-04
WO2005102634A1 (en) 2005-11-03
BRPI0509959B1 (pt) 2018-01-30
FI117378B (fi) 2006-09-29
AT503056A3 (de) 2007-12-15
FI20045141A (fi) 2005-10-21
FI20045141A0 (fi) 2004-04-20
CN1942294B (zh) 2011-05-25
AU2005234960B2 (en) 2010-05-20
NO329398B1 (no) 2010-10-11
BRPI0509959A (pt) 2007-09-25
US20070079902A1 (en) 2007-04-12
ES2294963B2 (es) 2008-10-16
AU2005234960A1 (en) 2005-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2005102635W (pt) Mecanismo de descasque
PT808699E (pt) Maquina de descasque
US7578382B2 (en) Virtual lug loader
PT2005102634W (pt) Mecanismo de descasque
KR101659804B1 (ko) 생선 가공 장치
EP0087800B1 (de) Vorrichtung zum Zerteilen von Rundholz
US6941988B2 (en) Batch rotary debarker
JP6804766B2 (ja) ゆで卵の自動から割装置
ES2236285T3 (es) Cuchillas de rotor para maquinas procesadoras de alimentos y correspondiente proceso.
SE527589C2 (sv) Avbarkningsaxelarrangemang för en avbarkningsmekanism
US1578404A (en) Spline-feeding hopper and stacker
JP2018134819A (ja) バッチ式皮剥機
FI114620B (fi) Järjestely kuorintalaitteen purkauspäässä
JPH01285303A (ja) 木材皮剥機
SE180771C1 (pt)
JPH02217204A (ja) 複胴型皮剥機
PL68309B1 (pt)