PT1985962E - Gerador de nevoeiro artificial - Google Patents

Gerador de nevoeiro artificial Download PDF

Info

Publication number
PT1985962E
PT1985962E PT07008600T PT07008600T PT1985962E PT 1985962 E PT1985962 E PT 1985962E PT 07008600 T PT07008600 T PT 07008600T PT 07008600 T PT07008600 T PT 07008600T PT 1985962 E PT1985962 E PT 1985962E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
heat exchanger
fog
vessel
liquid
fog generator
Prior art date
Application number
PT07008600T
Other languages
English (en)
Inventor
Alfons Vandoninck
Original Assignee
Bandit Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38514149&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1985962(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Bandit Nv filed Critical Bandit Nv
Publication of PT1985962E publication Critical patent/PT1985962E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63JDEVICES FOR THEATRES, CIRCUSES, OR THE LIKE; CONJURING APPLIANCES OR THE LIKE
    • A63J5/00Auxiliaries for producing special effects on stages, or in circuses or arenas
    • A63J5/02Arrangements for making stage effects; Auxiliary stage appliances
    • A63J5/025Devices for making mist or smoke effects, e.g. with liquid air
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41HARMOUR; ARMOURED TURRETS; ARMOURED OR ARMED VEHICLES; MEANS OF ATTACK OR DEFENCE, e.g. CAMOUFLAGE, IN GENERAL
    • F41H9/00Equipment for attack or defence by spreading flame, gas or smoke or leurres; Chemical warfare equipment
    • F41H9/06Apparatus for generating artificial fog or smoke screens
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41HARMOUR; ARMOURED TURRETS; ARMOURED OR ARMED VEHICLES; MEANS OF ATTACK OR DEFENCE, e.g. CAMOUFLAGE, IN GENERAL
    • F41H9/00Equipment for attack or defence by spreading flame, gas or smoke or leurres; Chemical warfare equipment
    • F41H9/06Apparatus for generating artificial fog or smoke screens
    • F41H9/08Smoke-pots without propulsive charge, i.e. stationary

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Disinfection, Sterilisation Or Deodorisation Of Air (AREA)
  • Air Humidification (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)

Description

Descrição
Gerador de nevoeiro artificial
CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção diz respeito a um dispositivo para gerar nevoeiro artificial.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Os geradores de nevoeiro artificial são empregues em vários tipos de aplicações. Podem ser usados em aplicações na área da segurança, p. ex. para gerar uma cortina de nevoeiro atrás da qual bens ou valores são ocultados da vista do intruso, ou para simulação de incêndios como auxiliar de treino para serviços de emergência ou forças de segurança. Também podem ser usados em aplicações na área do entretenimento, p. ex. para criar efeitos de luz no palco, etc.
[0003] De acordo com o estado da arte, um dos principais princípios de funcionamento de um gerador de nevoeiro artificial é o seguinte: um líquido gerador de nevoeiro é conduzido para um permutador de calor por uma bomba ou um gás propulsor; no permutador de calor, o líquido gerador de nevoeiro é aquecido e convertido em vapor; o vapor é então expulso pela extremidade do permutador de calor sob a forma de nevoeiro para o ar ambiente.
[0004] Um problema importante associado com as apresentações actuais é que, ao desligar o fluxo do líquido gerador de nevoeiro, o permutador de calor é desligado da pressão da bomba ou da pressão do gás propulsor. A pressão no permutador de calor cai para a 1 pressão atmosférica ambiente. Consequentemente, uma quantidade de liquido gerador de nevoeiro não é expulsado e permanece no permutador de calor. A elevada temperatura no permutador de calor e o oxigénio que entra causam a decomposição do liquido gerador de nevoeiro que permanece dentro do permutador de calor. Alguns componentes resultantes desta decomposição são muito corrosivos e danificam o interior do permutador de calor.
[0005] Na patente EP1402225, é descrito o problema acima referido e é proposto um gerador de nevoeiro que o minora. É usado um gás propulsor seleccionado do grupo dos hidrocarbonetos halogenados para conduzir o liquido gerador de nevoeiro para o permutador de calor. Ao cortar o fluxo de liquido gerador de nevoeiro do recipiente para o permutador de calor, o gás propulsor dissolvido no liquido gerador de nevoeiro que permaneceu no permutador de calor expande-se e força o liquido a fluir em direcção ao escape do permutador de calor.
[0006] Contudo, devido a restrições legais rigorosas referentes à utilização de gases com efeito de estufa, seria preferível um gerador de nevoeiro que apresentasse um modo alternativo de remover o vapor não expelido do permutador de calor. Outro gerador de nevoeiro é descrito na patente GB 64 0 266 A, no qual por meio de um primeiro circuito um líquido de nevoeiro é conduzido através de um bocal para dentro do permutador de calor. Por via de um segundo circuito separado, é fornecido um jacto de dióxido de carbono ou de nitrogénio através de outro bocal próximo do bocal de fornecimento de líquido para atomizar e propelir o líquido para dentro do permutador de calor. Ao utilizar apenas o bocal que fornece dióxido de carbono ou nitrogénio, o permutador de calor pode ser 2 purgado.
[0007] A patente GB-A-1 039 729 descreve um gerador de nevoeiro no qual o líquido gerador de nevoeiro é conduzido para o permutador de calor por meio de um gás propulsor de dióxido de carbono. Uma válvula abre e fecha o fluxo de gás propulsor para forçar o líquido gerador de nevoeiro para dentro do permutador de calor. Logo que o nível de líquido no recipiente que contém o líquido tenha descido o suficiente, o líquido gerador de nevoeiro pára de fluir e só o dióxido de carbono irá fluir para dentro do permutador de calor, purgando assim o permutador de calor. Um problema deste aparelho é que o permutador de calor só pode ser purgado depois do nível de líquido no recipiente ter descido o suficiente. A possibilidade de purgar o permutador de calor depende do nível do líquido de nevoeiro.
[0008] Embora não tenha sido revelado na arte anterior, outro problema associado aos geradores de nevoeiro actuais é o aparecimento de maus odores após a utilização. Estes maus odores são irritantes. Torna-se evidente que um gerador de nevoeiro preferível seria um que não gerasse maus odores ao ser utilizado.
[0009] Contrastando com os geradores de nevoeiro actuais, um gerador de nevoeiro de acordo com a presente invenção é capaz de purgar o permutador de calor independentemente do nível de líquido de nevoeiro presente no recipiente do líquido de nevoeiro. Além disso, não utiliza gases com efeito de estufa e também não gera maus odores ao ser utilizado. 3
RESUMO DA INVENÇÃO
[0010] A presente invenção refere-se a um gerador de nevoeiro artificial compreendendo um recipiente que contém um liquido gerador de nevoeiro, um componente motriz para conduzir o liquido do recipiente para dentro do permutador de calor que transforma o liquido gerador de nevoeiro em vapor e está ligado ao recipiente, um componente para ejectar o vapor sob a forma de nevoeiro e conectado ao permutador de calor, caracterizado por o gerador de nevoeiro compreender ainda um componente para purgar o vapor não expelido para fora do permutador de calor para o ambiente, enquanto o componente de purga compreende uma unidade de purga que purga o permutador de calor com ar ambiente.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0011] A Figura 1 mostra uma modalidade de um gerador de nevoeiro de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0012] Os especialistas na arte reconhecerão que as modalidades descritas abaixo são meramente ilustrativas de acordo com a presente invenção e não limitam o âmbito da mesma. Podem ser consideradas outras modalidades.
[0013] A presente invenção fornece um gerador de nevoeiro artificial compreendendo um recipiente que contém um liquido gerador de nevoeiro, um componente motriz para conduzir o liquido do recipiente para dentro do permutador de calor que transforma o liquido gerador de 4 nevoeiro em vapor e está ligado ao recipiente, um componente para ejectar o vapor sob a forma de nevoeiro e conectado ao permutador de calor, caracterizado por o gerador de nevoeiro compreender ainda um componente para purgar o vapor não expelido do permutador de calor para o ambiente, em que o componente de purga compreende uma unidade de purga que purga o permutador de calor com ar ambiente.
[0014] Além disso, descobriu-se com surpresa que um gerador de nevoeiro de acordo com a invenção não gera maus odores ao ser utilizado. Sem estar ligado a qualquer teoria, acredita-se agora que o problema do vapor não expelido que entra em decomposição é o que origina estes maus odores. Em particular, a oxidação resulta na formação de, entre outros, dióxido de carbono, monóxido de carbono e aldeidos. Em particular o formaldeido e o acetaldeido são inaceitáveis, devido à sua toxicidade e odor irritante. Ao utilizar um componente de purga, o vapor não expelido é conduzido para fora do permutador de calor antes que a decomposição possa ocorrer.
[0015] Numa modalidade de acordo com a presente invenção, o componente de purga do vapor não expelido do permutador de calor pode ser uma unidade de purga de gás, que pode ser qualquer dispositivo adequado para purgar um canal de permutador de calor, tal como, mas não se limitando a, uma bomba de ar, uma ventoinha, um ventilador ou um compressor. Preferencialmente, esta unidade de sopro está ligada à entrada do canal ou canais do permutador de calor e força o vapor não expelido a fluir em direcção à saida. Na figura 1, está representado um gerador de nevoeiro de acordo com esta modalidade, compreendendo um recipiente (a) que contém um liquido de nevoeiro e ligado 5 a um permutador de calor (b), e uma unidade de purga de gás (c) que fornece gás de purga ao permutador de calor.
[0016] A unidade de purga fornece gás de purga ao permutador de calor. O gás de purga pode ser qualquer gás de baixa toxicidade, inflamabilidade e corrosibilidade, tal como, mas não se limitando a, ar ambiente ou nitrogénio. Preferencialmente, deve ser usado ar ambiente.
[0017] Uma bomba de ar, uma ventoinha, um ventilador ou um compressor podem, no contexto da presente invenção, ser usados para fornecer gás de purga, tal como, mas não se limitando a, ar ambiente, para eliminar rapidamente vapor não expelido do canal do permutador de calor e substituí-lo por gás de purga antes que ocorra a decomposição do líquido gerador de nevoeiro.
[0018] Além disso, a unidade de purga pode ser acompanhada por uma válvula de retenção. As válvulas de retenção são válvulas unidireccionais automáticas que permitem que os gases e os líquidos fluam apenas numa direcção, impedindo que o fluxo em curso volte para trás. O gás de purga pode fluir através da válvula na direcção pretendida, enquanto o refluxo do liquido gerador de nevoeiro força a válvula a fechar-se. No contexto da presente invenção, a direcção aberta da válvula de retenção é do contentor de gás de purga ou do ar ambiente em direcção à entrada do permutador de calor. A direcção fechada é da entrada do permutador de calor em direcção ao contentor de gás de purga ou ar ambiente, impedindo assim o liquido gerador de nevoeiro, que durante o período de produção de nevoeiro flui do recipiente para o 6 permutador de calor, de entrar no contentor de gás de purga ou ar ambiente.
[0019] Depois do gerador de nevoeiro parar de ejectar nevoeiro, o gás de purga pode ser fornecido num fluxo de gás contínuo durante um período até cerca de 15 minutos, e preferencialmente cerca de 10 minutos. Ou o gás de purga pode também ser fornecido numa série de impulsos curtos de gás, preferencialmente 3 impulsos por minuto durante cerca de 10 minutos. 7

Claims (3)

  1. Reivindicações 1. Um gerador de nevoeiro artificial compreendendo um recipiente que contém um liquido gerador de nevoeiro, um componente motriz para conduzir o liquido do recipiente para dentro de um permutador de calor que transforma o liquido gerador de nevoeiro em vapor e está ligado ao recipiente e um componente para ejectar o vapor sob a forma de nevoeiro e conectado ao permutador de calor, caracterizado por o gerador de nevoeiro artificial compreender ainda um componente para purgar o vapor não expelido do permutador de calor para o ambiente, em que o componente de purga compreende uma unidade de purga que purga o permutador de calor com ar ambiente.
  2. 2. Um gerador de nevoeiro artificial de acordo com a reivindicação 1, no qual a unidade de purga é uma bomba de ar, uma ventoinha, um ventilador ou um compressor.
  3. 3. Um gerador de nevoeiro artificial de acordo com a reivindicação 2, no qual a unidade de purga compreende uma válvula de retenção. 1
PT07008600T 2007-04-27 2007-04-27 Gerador de nevoeiro artificial PT1985962E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07008600A EP1985962B1 (en) 2007-04-27 2007-04-27 A fog generator

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1985962E true PT1985962E (pt) 2010-10-04

Family

ID=38514149

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07008600T PT1985962E (pt) 2007-04-27 2007-04-27 Gerador de nevoeiro artificial

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20100142933A1 (pt)
EP (2) EP1985962B1 (pt)
AT (2) ATE472082T1 (pt)
DE (1) DE602007007298D1 (pt)
DK (2) DK1985962T3 (pt)
ES (2) ES2380578T3 (pt)
PT (1) PT1985962E (pt)
TW (1) TW200907285A (pt)
WO (1) WO2008132112A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8422869B2 (en) * 2009-12-16 2013-04-16 Disney Enterprises, Inc. Handheld low-voltage fog effects system
EP2595125A1 (en) 2011-11-21 2013-05-22 Bandit NV A self-defense system comprising a fog generator
ITLE20120012A1 (it) * 2012-12-13 2014-06-14 Antonio Vitali Smoke release elastic pipe
BE1022605B1 (nl) 2014-03-21 2016-06-15 Bandit Nv Ventiel voor vloeistofreservoir mistgenerator
EP2860486B1 (en) 2013-10-11 2015-12-09 Bandit NV Fog-generating device comprising a movable wall in a reservoir
BE1022546B1 (nl) 2014-03-21 2016-05-26 Bandit Nv Warmtewisselaar voor mistgenerator.
WO2015140761A1 (en) 2014-03-21 2015-09-24 Bandit Nv Heat accumulator for fog generator
BE1021942B1 (nl) 2014-06-13 2016-01-27 Bandit Nv Warmtewisselaar voor mistgenerator
TWM528211U (zh) * 2016-06-17 2016-09-11 Ming-Zhen Zhang 用於煙霧機的即熱式加熱器
US10500520B2 (en) 2017-01-23 2019-12-10 Adam G Pogue Bubble, fog, haze, and fog-filled bubble machine
CN111501650B (zh) * 2020-04-26 2022-02-08 高伟 市政街边绿化雾霾营养免洗地根部保温警示结构
IT202100009350A1 (it) * 2021-04-14 2022-10-14 Leonardo Holding S R L Dispositivo nebbiogeno di sicurezza

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US845668A (en) * 1904-10-17 1907-02-26 John B Mendenhall Mold for making metal castings.
GB640266A (en) * 1947-06-04 1950-07-19 D & P Studios Ltd An improved method and appliance for creating artificial fog, mist or smoke
GB1039729A (en) 1963-12-11 1966-08-17 C F Taylor Electronics Ltd Smoke generator
CH630266A5 (en) * 1980-02-19 1982-06-15 Jakob Kamm Evaporation appliance and use thereof
DE3562990D1 (en) * 1984-02-16 1988-07-07 Reinhard Simon Fog generator
USH172H (en) * 1986-03-26 1986-12-02 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Air purge system for vehicle engine exhaust smoke systems
ES2234859T3 (es) 2001-06-22 2005-07-01 Bandit Dispositivo generador de niebla.
US20060188238A1 (en) * 2005-02-23 2006-08-24 Kent Carl E Solar heated & powered ultrasonic air freshener diffuser
JP4828918B2 (ja) * 2005-11-07 2011-11-30 ルネサスエレクトロニクス株式会社 気化器及び気相成長装置
US7529472B2 (en) * 2005-12-22 2009-05-05 The Boeing Company Method and apparatus for generating consistent simulated smoke
JP5104151B2 (ja) * 2007-09-18 2012-12-19 東京エレクトロン株式会社 気化装置、成膜装置、成膜方法及び記憶媒体

Also Published As

Publication number Publication date
ATE472082T1 (de) 2010-07-15
US20100142933A1 (en) 2010-06-10
EP1985962B1 (en) 2010-06-23
EP1985962A1 (en) 2008-10-29
DK1985962T3 (da) 2010-10-18
ES2380578T3 (es) 2012-05-16
ATE543071T1 (de) 2012-02-15
ES2352787T3 (es) 2011-02-23
DE602007007298D1 (de) 2010-08-05
WO2008132112A1 (en) 2008-11-06
EP2207005B1 (en) 2012-01-25
DK2207005T3 (da) 2012-05-07
EP2207005A1 (en) 2010-07-14
TW200907285A (en) 2009-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1985962E (pt) Gerador de nevoeiro artificial
US10010734B2 (en) Method and device for the testing of fire extinguishing systems
US8336636B2 (en) Fire suppression system with freeze protection
CZ291504B6 (cs) Způsob hašení požáru a hasicí zařízení k jeho provádění
JP3315124B2 (ja) 消火装置および消火方法
CA2760723A1 (en) A method of creating smoke, fog or haze, and a smoke, fog or haze generator assembly
JP3617546B2 (ja) 芳香白煙およびその発生方法およびその装置
RU2274593C2 (ru) Установка для регенерации паров в резервуаре с легкоиспаряющейся жидкостью
KR20080014564A (ko) 증기와 미립자의 액화수집장치
AP P et al. FIREERIUND REALITIES
JP2005027765A (ja) 火災の消火方法及び消火設備
Zhu Review on water mist fire suppression system
JP2009082314A (ja) 高膨張泡消火設備及びその発泡方法