PT1979224E - Dispositivo de accionamento e reservatório de compensação para um dispositivo de accionamento - Google Patents

Dispositivo de accionamento e reservatório de compensação para um dispositivo de accionamento Download PDF

Info

Publication number
PT1979224E
PT1979224E PT07703103T PT07703103T PT1979224E PT 1979224 E PT1979224 E PT 1979224E PT 07703103 T PT07703103 T PT 07703103T PT 07703103 T PT07703103 T PT 07703103T PT 1979224 E PT1979224 E PT 1979224E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drive device
compensation reservoir
section
degrees
compensation
Prior art date
Application number
PT07703103T
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Ruopp
Original Assignee
Magenwirth Gmbh & Co Kg Gustav
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Magenwirth Gmbh & Co Kg Gustav filed Critical Magenwirth Gmbh & Co Kg Gustav
Publication of PT1979224E publication Critical patent/PT1979224E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60TVEHICLE BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF; BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF, IN GENERAL; ARRANGEMENT OF BRAKING ELEMENTS ON VEHICLES IN GENERAL; PORTABLE DEVICES FOR PREVENTING UNWANTED MOVEMENT OF VEHICLES; VEHICLE MODIFICATIONS TO FACILITATE COOLING OF BRAKES
    • B60T11/00Transmitting braking action from initiating means to ultimate brake actuator without power assistance or drive or where such assistance or drive is irrelevant
    • B60T11/10Transmitting braking action from initiating means to ultimate brake actuator without power assistance or drive or where such assistance or drive is irrelevant transmitting by fluid means, e.g. hydraulic
    • B60T11/26Reservoirs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62LBRAKES SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES
    • B62L3/00Brake-actuating mechanisms; Arrangements thereof
    • B62L3/02Brake-actuating mechanisms; Arrangements thereof for control by a hand lever
    • B62L3/023Brake-actuating mechanisms; Arrangements thereof for control by a hand lever acting on fluid pressure systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Transmission Of Braking Force In Braking Systems (AREA)
  • Hydraulic Clutches, Magnetic Clutches, Fluid Clutches, And Fluid Joints (AREA)
  • Valve Housings (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Lifting Devices For Agricultural Implements (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE ACCIONAMENTO E RESERVATÓRIO DE COMPENSAÇÃO PARA UM DISPOSITIVO DE ACCIONAMENTO" A presente invenção refere-se a um dispositivo de accionamento de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
Um dispositivo de accionamento de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1 é conhecido a partir do documento JP-7156853 . O estado da técnica conhecido tem a desvantagem de a zona de rotação não estar delimitada, no caso de uma ligação não fixa entre o reservatório de compensação e o corpo.
Por este motivo, a invenção tem como objectivo subjacente o de indicar um dispositivo de accionamento de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, que delimita de forma segura a zona de rotação. 0 objectivo da invenção é solucionado com um dispositivo de accionamento de acordo com as caracteristicas da reivindicação 1. As configurações vantajosas da invenção encontram-se indicadas nas reivindicações dependentes.
Os dispositivos de accionamento e os reservatórios de compensação, de acordo com a invenção, podem ser igualmente 1 utilizados, de um modo vantajoso, para sistemas hidráulicos de travagem ou embraiagens hidráulicas, de um modo preferido, no sector de motociclos e bicicletas. Em princípio, a invenção tem fundamentalmente em mira veículos com guiadores.
De acordo com uma realização da invenção, propõe-se um dispositivo de accionamento para um travão de mão para veículos ou um dispositivo de embraiagem, hidráulicos, com um corpo que apresenta um cilindro mestre e uma secção de fixação para a disposição num guiador, um reservatório de compensação para fluido hidráulico, e meios de fixação para a fixação do reservatório de compensação ao corpo, sendo que o reservatório de compensação pode rodar em torno de um eixo de rotação, de tal modo que o reservatório de compensação pode ser fixado ao corpo, dentro de uma zona de rotação, em diferentes orientações relativamente ao corpo, sendo que os meios de fixação compreendem meios de retenção para reter o reservatório de compensação no corpo, sendo que os meios de retenção compreendem um parafuso que está disposto num orificio oblongo que define a zona de rotação.
Adicionalmente às características que se referem à capacidade de rotação, os meios de fixação podem compreender um adaptador e um encaixe de adaptador, sendo que, para a fixação do reservatório de compensação, o adaptador se encontra encaixado no encaixe de adaptador. Neste caso, o adaptador pode encontrar-se encaixado no encaixe de adaptador de modo a poder rodar em torno do eixo de rotação. Em alternativa ou adicionalmente, o adaptador pode estar disposto no reservatório de compensação e o encaixe de adaptador no corpo. É também possível que o adaptador esteja disposto no corpo e o encaixe de adaptador no reservatório de compensação. 2
Adicionalmente às caracteristicas que se referem à capacidade de rotação, o reservatório de compensação pode estar fixado lateralmente ao corpo.
Nalgumas realizações da invenção, os meios de fixação podem compreender meios de retenção para reter o reservatório de compensação no corpo. Neste caso, os meios de retenção podem compreender, de um modo preferido, um parafuso que está disposto num orificio oblongo que define a zona de rotação. Neste caso, o parafuso para reter o reservatório de compensação no corpo pode engrenar numa rosca que é configurada no corpo e o orifício oblongo pode ser configurado no reservatório de compensação. Em alternativa, o parafuso para reter o reservatório de compensação no corpo pode também engrenar numa rosca que é configurada no reservatório de compensação e o orifício oblongo pode ser configurado no corpo. É evidente que também podem ser utilizados de um modo correspondente, meios de fixação equivalentes, conhecidos pelo perito.
Adicionalmente às caracteristicas que se referem à capacidade de rotação, os meios de fixação podem apresentar um rebordo que está previsto num tubo distanciador.
Por este meio resulta a vantagem de o tubo distanciador poder ser configurado com paredes muito finas, facto pelo qual é possível realizar uma poupança de peso ou do espaço de montagem. Para além disso, pode eventualmente resultar uma capacidade de regulação mais fácil do reservatório de compensação.
Numa realização da invenção, o rebordo pode neste caso proporcionar, de um modo preferido, uma superfície de apoio para 3 uma secção do reservatório de compensação. Isto tem a vantagem de o rebordo poder sobressair para além da superfície do corpo, na qual ele se apoia. Resulta assim um aumento da superfície de apoio e é apenas necessário um espaço de montagem mais pequeno.
Nalgumas realizações da invenção, os meios de fixação podem compreender um tubo distanciador. Neste caso, o tubo distanciador pode envolver o parafuso para a retenção ou o correspondente meio de retenção. De um modo vantajoso, o tubo distanciador pode apresentar uma espessura de parede de 2/10 a 20/10 mm, de um modo preferido de 2/10 a 10/10 mm, de um modo particularmente preferido de aproximadamente 4/10 mm. No caso destas realizações resulta a vantagem de poderem ser ajustadas a corpos existentes, ou de ser necessário um espaço de montagem relativamente reduzido.
Nalgumas realizações da invenção, a zona de rotação pode compreender uma amplitude angular de 0 a 90 graus, de um modo preferido de 0 a 45 graus, de um modo particularmente preferido de 0 a 30 graus e, de um modo preferido de 0 a aproximadamente 21 graus.
Nalgumas realizações da invenção, a orientação relativa entre o corpo e o reservatório de compensação pode ser regulada de forma contínua dentro da zona de rotação.
Nalgumas realizações da invenção, a orientação relativa entre o corpo e o reservatório de compensação pode ser regulada dentro da zona de rotação, num determinado número de posições de regulação. Neste caso, podem estar previstas pelo menos 2, de um modo preferido pelo menos 3, de um modo particularmente preferido pelo menos 5, pelo menos 7 ou pelo menos 10 posições 4 de regulação. Neste caso, as posições de regulação podem ser definidas, de um modo preferido, através de sistemas de engate. Além disso, as posições de regulação podem neste caso ser definidas, de um modo preferido, através de um contorno que compreende segmentos de arco que recolhem uma cabeça de parafuso dos meios de fixação nas posições de regulação. Podem por exemplo estar previstos 3 sistemas de engate, correspondentemente a três posições de regulação através de 3 raios sucessivos, os quais são configurados, de um modo preferido, no reservatório de compensação. Em alternativa, os sistemas de engate podem também ser configurados no corpo, quando os meios de fixação encaixam no reservatório de compensação.
Nalgumas realizações da invenção, o corpo pode ser um corpo radial obliquo. Neste caso, o ângulo de inclinação do corpo radial oblíquo pode perfazer aproximadamente 5 a 20 graus e, de um modo preferido, aproximadamente 10 graus. A invenção adequa-se a um reservatório de compensação de um dispositivo de accionamento, com um furo de ligação e um furo de conexão a este ligado, sendo que a passagem a partir do furo de conexão até ao furo de ligação está prevista lateralmente em relação ao centro do furo de conexão.
Adicionalmente ou em alternativa às características que se referem à disposição da passagem, o reservatório de compensação pode ser concebido e configurado para a fixação lateral ao corpo.
Adicionalmente ou em alternativa às características que se referem à disposição da passagem, o furo de conexão pode 5 apresentar um degrau na sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório de compensação, no qual está prevista a passagem até ao furo de ligação. Neste caso, o degrau pode apresentar, de um modo preferido, um aumento da inclinação na direcção da sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório de compensação. isto tem a vantagem de não permanecer nenhuma rebarba na passagem, aquando da moldagem por injecção, uma vez que pode ser mantida uma pressão elevada entre os dois machos (o macho para o furo de ligação e o macho para o furo de conexão). 0 macho do furo de ligação desliza-se sobre o macho do furo de conexão, afastando-se do lado de fixação. A pressão elevada impede a formação de uma rebarba que poderia permanecer após a extracção do molde. É eliminada uma etapa de trabalho para a remoção de uma eventual rebarba que bloqueia a passagem.
Nalgumas realizações da invenção, o degrau pode apresentar uma primeira secção com uma primeira inclinação e uma segunda secção com uma segunda inclinação, que é superior à primeira inclinação. Neste caso, o furo de conexão pode ser configurado, de um modo preferido, no essencial em forma de cone truncado e a inclinação da primeira secção do degrau pode corresponder aproximadamente à inclinação do furo de conexão. Em alternativa ou adicionalmente, a inclinação da segunda secção do degrau pode apresentar um declive crescente na direcção da extremidade do degrau, afastada do lado de fixação do reservatório de compensação. De um modo correspondente, adicionalmente ou em alternativa, a inclinação da primeira secção do degrau pode também apresentar um declive crescente na direcção da extremidade do degrau, afastada do lado de fixação do reservatório de compensação. Em alternativa ou adicionalmente, a inclinação da primeira secção do degrau pode perfazer 6 aproximadamente 2 a 5 graus e, de um modo preferido, aproximadamente 2 a 3 graus. Em alternativa ou adicionalmente, a inclinação da segunda secção do degrau pode perfazer aproximadamente 3 a 30 graus, de um modo preferido aproximadamente 7 a 20 graus e de um modo particularmente preferido 10 a 15 graus.
Adicionalmente ou em alternativa às caracteristicas que se referem à disposição da passagem, o reservatório de compensação pode apresentar um prolongamento, no qual está disposto um adaptador para a fixação a um corpo. Neste caso, o adaptador pode apresentar uma secção com um diâmetro mais reduzido para recolher um elemento de vedação. Neste caso, um alargamento com um diâmetro superior pode estar previsto na extremidade da secção com o diâmetro mais reduzido, virada para o lado de fixação do reservatório de compensação. Neste caso, o diâmetro do alargamento pode estar de tal modo dimensionado em relação ao diâmetro da secção com o diâmetro mais reduzido, que, por um lado, o alargamento pode ser removido do molde por extracção
forçada, aquando de um processo de moldagem por injecção para a produção do reservatório de compensação e, por outro lado, um elemento de vedação pode estar disposto, devido ao alargamento, de forma relativamente segura de modo a não se perder, sobre a secção com o diâmetro mais reduzido. Isto tem a vantagem de não ser necessária nenhuma etapa de trabalho separada, de modo a criar um encaixe seguro para o elemento de vedação, de modo a não se perder. Para a montagem do reservatório de compensação, o elemento de vedação pode estar disposto sobre o mesmo. O elemento de vedação é retido de forma relativamente segura de modo a não se perder, isto é, em todo o caso, de forma suficientemente segura para a montagem. 7
Adicionalmente ou em alternativa às caracteristicas que se referem à disposição da passagem, o reservatório de compensação pode apresentar um prolongamento e uma nervura de reforço neste disposta, sendo que o furo de ligação está previsto na nervura de reforço.
Adicionalmente ou em alternativa às caracteristicas que se referem à disposição da passagem, o reservatório de compensação pode apresentar um dispositivo de regulação para a regulação da orientação relativa do reservatório de compensação no dispositivo de accionamento, dentro de uma zona de rotação, num determinado número de posições de regulação. Neste caso, podem estar previstas pelo menos 2, de um modo preferido pelo menos 3, de um modo particularmente preferido pelo menos 5, pelo menos 7 ou pelo menos 10 posições de regulação. Em alternativa ou adicionalmente, as posições de regulação podem ser definidas através de sistemas de engate. Neste caso, as posições de regulação podem ser definidas através de um contorno que compreende segmentos de arco que, nas posições de regulação recolhem uma cabeça de parafuso dos meios de fixação, para a fixação do reservatório de compensação ao dispositivo de accionamento.
No que se segue, a invenção é descrita mais ao pormenor com base no exemplo de realização mostrado nas figuras.
Figura 1 mostra de frente um dispositivo de accionamento de acordo com a invenção, com um reservatório de compensação de acordo com a invenção, numa posição de regulação do ângulo de rotação. 8
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura IA mostra o dispositivo de accionamento da figura 1, numa outra posição de regulação do ângulo de rotação. 2 mostra uma vista obliqua do dispositivo de accionamento da figura 1. 3 mostra uma vista lateral do dispositivo de accionamento da figura 1. 4 mostra de frente o dispositivo de accionamento da figura 1, com o reservatório de compensação desmontado. 5 mostra de cima o dispositivo de accionamento da figura 1, com o reservatório de compensação desmontado. 6 mostra obliquamente e detrás uma vista oblíqua do reservatório de compensação desmontado da figura 1. 7 mostra detrás o reservatório de compensação desmontado da figura 1. 8 mostra obliquamente e de frente uma vista oblíqua do reservatório de compensação desmontado da figura 1. 9 mostra uma vista em corte através do reservatório de compensação desmontado da figura 1. 10 mostra uma vista lateral do reservatório de compensação desmontado da figura 1, sem tampa. 9
Figura 11 mostra uma vista detalhada da zona do adaptador do reservatório de compensação desmontado da figura 1.
Na descrição do exemplo de realização são utilizados os seguintes indices de referência: 10 corpo 11 cilindro mestre 12 secção de fixação 13 encaixe 14 estribo 15 manete 16 furo 22 tubo distanciador 23 rebordo 24 parafuso 25 cabeça de parafuso 26 encaixe de adaptador 30 reservatório de compensação 31 parede cilíndrica 32 rosca exterior 33 tampa 34 fundo 35 nervura 36 nervura 37 membrana 40 prolongamento 41 nervura de reforço 42 reentrância 43 orificio oblongo 50 adaptador 51 primeira secção 10 52 segunda secção 53 degrau 54 alargamento 56 elemento de vedação (em particular junta circular) 60 contorno 61 primeiro segmento de arco (primeiro sistema de engate) 62 segundo segmento de arco (segundo sistema de engate) 63 terceiro segmento de arco (terceiro sistema de engate) 70 furo de ligação 71 furo de conexão 72 passagem (a partir do furo de conexão até ao furo de ligação) 73 degrau 74 primeira secção 75 segunda secção O exemplo de realização mostrado pode ser igualmente utilizado como dispositivo de accionamento e reservatório de compensação, para um sistema hidráulico de travagem ou uma embraiagem hidráulica. O exemplo de realização encontra-se representado com base num corpo para a parte direita de um guiador. Um exemplo de realização para a parte esquerda de um guiador obtém-se de modo conhecido através de uma estrutura invertida.
As figuras 1 a 11 mostram um dispositivo de accionamento para um travão de mão para veículos ou um dispositivo de embraiagem, hidráulicos. O dispositivo de accionamento compreende um corpo 10, um reservatório 30 de compensação para fluido hidráulico, e meios 11 de fixação para a fixação do reservatório 30 de compensação ao corpo 10. O corpo 10 apresenta um cilindro 11 mestre e uma secção 12 de fixação para a disposição num guiador, não representado, com um encaixe 13 e um estribo 14. O dispositivo de accionamento compreende ainda uma manete 15 para accionar de um modo conhecido o travão ou a embraiagem, não representado. 0 reservatório 30 de compensação pode rodar em torno de um eixo de rotação, de tal modo que o reservatório 30 de compensação pode ser fixado ao corpo 10, dentro de uma zona de rotação, em diferentes orientações relativamente ao corpo 10.
Os meios de fixação compreendem um adaptador 50 e um encaixe 2 6 de adaptador, sendo que, para a fixação do reservatório 30 de compensação, o adaptador 50 se encontra encaixado no encaixe 26 de adaptador. O eixo de rotação é definido, no essencial, através do eixo do adaptador 50, mostrado de forma particularmente nítida nas figuras 6 e 9, e do encaixe 26 de adaptador que recolhe o adaptador no essencial concentricamente, visando a fixação do reservatório 30 de compensação. O adaptador 50 encontra-se encaixado no encaixe 26 de adaptador de modo a poder rodar em torno do eixo de rotação. No caso do exemplo de realização mostrado, o adaptador 50 está disposto no reservatório 30 de compensação e o encaixe 26 de adaptador no corpo 10. No caso de uma realização não mostrada, o adaptador poderia também estar disposto no corpo e o encaixe de adaptador no reservatório de compensação. 12 0 reservatório 30 de compensação está fixado lateralmente ao corpo 10. Até agora isto ainda não é conhecido e proporciona a vantagem de o reservatório 30 de compensação poder ser configurado de modo a poder rodar, de acordo com o exemplo de realização mostrado.
Os meios de fixação compreendem meios de retenção para reter o reservatório de compensação no corpo. Os meios de retenção compreendem um parafuso 24 que está disposto num orifício 43 oblongo que define a zona de rotação.
No exemplo de realização mostrado, o parafuso 24 para reter o reservatório 30 de compensação no corpo 10 engrena numa rosca que é configurada no corpo 10. O orifício 43 oblongo é configurado no reservatório 30 de compensação.
De acordo com um exemplo de realização não mostrado, o parafuso para reter o reservatório de compensação no corpo pode também engrenar numa rosca que é configurada no reservatório de compensação e o orifício oblongo pode ser configurado de um modo correspondente no corpo.
Os meios de fixação apresentam um rebordo 23 que está previsto no tubo 22 distanciador que envolve o parafuso 24. Isto tem a vantagem de o tubo distanciador poder ser configurado com paredes muito finas, facto pelo qual é possível poupar peso ou espaço de montagem. Para além disso, resulta uma capacidade de regulação mais fácil do reservatório 30 de compensação. O rebordo 23 proporciona uma superfície de apoio para uma secção do reservatório 30 de compensação. 13
Em particular, o rebordo 23 pode sobressair para além da superfície do corpo 10, na qual ele se apoia. Por este meio resulta um aumento da superfície de apoio e um espaço de montagem mais pequeno. O tubo distanciador apresenta uma espessura de parede de 2/10 a 20/10 mm, de um modo preferido de 2/10 a 10/10 mm, de um modo particularmente preferido de aproximadamente 4/10 mm. Devido à reduzida espessura de parede resulta a vantagem de o dispositivo de accionamento poder ser ajustado a corpos existentes, em particular quando se encontra à disposição pouco espaço de montagem. 0 tubo distanciador pode evidentemente também apresentar uma maior espessura de parede. No caso de grandes espessuras de parede pode por exemplo prescindir-se do rebordo. A zona de rotação compreende uma amplitude angular de 0 a 90 graus, de um modo preferido de 0 a 45 graus, de um modo particularmente preferido de 0 a 30 graus e, de um modo preferido de 0 a aproximadamente 21 graus.
No caso de um exemplo de realização não mostrado, a orientação relativa entre o corpo e o reservatório de compensação pode ser regulada de forma contínua dentro da zona de rotação. No caso do exemplo de realização mostrado, a orientação relativa entre o corpo 10 e o reservatório 30 de compensação pode ser regulada dentro da zona de rotação, num determinado número de posições de regulação. Para este efeito estão previstas 3 posições de regulação que são definidas através de sistemas de engate. Evidentemente, podem também estar previstas mais ou menos posições de regulação. As posições de regulação são definidas através de um contorno 60 que compreende 14 segmentos 61, 62, 63 de arco que recolhem uma cabeça 25 de parafuso dos meios de fixação nas posições de regulação. No caso do exemplo de realização estão previstos 3 sistemas de engate, correspondentemente a três posições de regulação através de 3 raios sucessivos, os quais são configurados no reservatório 30 de compensação. O dispositivo de accionamento mostrado compreende um corpo radial obliquo. O ângulo de inclinação do corpo radial obliquo perfaz aproximadamente 10 graus, podendo no entanto também perfazer 5 a 20 graus. O reservatório 30 de compensação compreende um furo 70 de ligação e um furo 71 de conexão a este ligado, que se encontra de um modo conhecido em ligação com o cilindro mestre através de um furo 16. A passagem 72 a partir do furo 71 de conexão até ao furo 70 de ligação está prevista lateralmente em relação ao centro do furo 71 de conexão. O furo 71 de conexão apresenta um degrau 73 na sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório 30 de compensação, no qual está prevista a passagem 72 até ao furo 70 de ligação. O degrau 73 apresenta um aumento da inclinação na direcção da sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório 30 de compensação. Por este meio resulta a vantagem de não permanecer nenhuma rebarba na passagem, aquando da produção de acordo com o processo de moldagem por injecção, na medida em que pode ser mantida uma pressão elevada entre os dois machos para o furo 70 de ligação e o furo 71 de conexão. O macho para o furo 70 de ligação desliza-se sobre o macho para o furo 71 de conexão, afastando-se do lado de fixação. A pressão elevada impede a formação de uma rebarba. É eliminada uma etapa 15 de trabalho para a remoção de uma eventual rebarba que bloqueia a passaqem. 0 deqrau 73 apresenta uma primeira secção 74 com uma primeira inclinação e uma segunda secção 75 com uma segunda inclinação, que é superior à primeira inclinação. A passagem 72 está prevista no lado da segunda secção 75. 0 furo 71 de conexão é configurado, no essencial, em forma de cone truncado e a inclinação da primeira secção 74 do degrau 75 corresponde aproximadamente à inclinação do furo 71 de conexão. A inclinação da segunda secção 75 do degrau 73 apresenta um declive crescente na direcção da extremidade do degrau 73, afastada do lado de fixação do reservatório 30 de compensação. A inclinação pode no entanto também ser uniforme. A inclinação da primeira secção 74 do degrau 73 perfaz aproximadamente 2 a 3 graus, podendo no entanto também perfazer por exemplo 0 a 5 graus. A inclinação da segunda secção 75 do degrau 73 perfaz aproximadamente 10 a 15 graus, podendo no entanto também perfazer por exemplo aproximadamente 3 a 30 graus ou aproximadamente 7 a 20 graus. O reservatório 30 de compensação apresenta um prolongamento 40, no qual está disposto o adaptador 50 para a fixação ao corpo 10. O adaptador apresenta uma primeira secção 51 e uma segunda secção 52 com um diâmetro mais reduzido para recolher um elemento 56 de vedação (em particular junta circular). Um degrau 53 é configurado entre a primeira secção 51 e a segunda secção 52. Um alargamento 54 com um diâmetro superior está previsto na 16 extremidade da segunda secção 52 com o diâmetro mais reduzido, virada para o lado de fixação do reservatório 30 de compensação. O diâmetro do alargamento 54 está de tal modo dimensionado em relação ao diâmetro da segunda secção 52 com o diâmetro mais reduzido, que, por um lado, o alargamento 54 pode ser removido do molde por extracção forçada, aquando de um processo de moldagem por injecção para a produção do reservatório 30 de compensação e, por outro lado, um elemento 56 de vedação pode estar disposto, devido ao alargamento 54, de forma relativamente segura de modo a não se perder, sobre a segunda secção 52 com o diâmetro mais reduzido. Isto tem a vantagem de não ser necessária nenhuma etapa de trabalho separada, de modo a configurar um encaixe seguro para o elemento 56 de vedação, de modo a não se perder. Para a montagem do reservatório 30 de compensação, o elemento 56 de vedação pode estar disposto sobre o mesmo. 0 elemento 56 de vedação é retido de forma relativamente segura de modo a não se perder, isto é, em todo o caso, de forma suficientemente segura para a montagem do reservatório 30 de compensação.
No reservatório 30 de compensação está previsto um orifício 43 oblongo para recolher o parafuso 24, para a retenção do reservatório 30 de compensação no corpo 10. O reservatório 30 de compensação apresenta um prolongamento 40 e uma nervura 41 de reforço neste disposta, sendo que o furo 70 de ligação está previsto na nervura 41 de reforço.
De resto, o reservatório 30 de compensação tem uma estrutura conhecida. Ele apresenta uma parede 31 cilíndrica, uma rosca 32 exterior para recolher uma tampa 33, um fundo 34, nervuras 35 e 36, bem como uma membrana 37. A função e o modo de 17 funcionamento de um reservatório de compensação e do dispositivo de accionamento são de resto conhecidos pelo perito.
Lisboa, 29 de Outubro de 2010 18

Claims (35)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de accionamento para um travão de mão para veículos ou um dispositivo de embraiagem, hidráulicos, com um corpo (10) que apresenta um cilindro (11) mestre e uma secção (12) de fixação para a disposição num guiador, um reservatório (30) de compensação para fluido hidráulico, e meios de fixação para a fixação do reservatório (30) de compensação ao corpo (10), sendo que o reservatório (30) de compensação pode rodar em torno de um eixo de rotação, de tal modo que o reservatório (30) de compensação pode ser fixado ao corpo (10), dentro de uma zona de rotação, em diferentes orientações relativamente ao corpo (10), e sendo que os meios de fixação compreendem meios de retenção para reter o reservatório (30) de compensação no corpo (10), caracterizado por os meios de retenção compreenderem um parafuso (24) que está disposto num orifício (43) oblongo que define a zona de rotação.
  2. 2. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 1, no qual os meios de fixação compreendem um adaptador (50) e um encaixe (26) de adaptador, sendo que, para a fixação do reservatório (30) de compensação, o adaptador se encontra encaixado no encaixe (26) de adaptador.
  3. 3. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 2, no qual o adaptador (50) se encontra encaixado no encaixe (26) de adaptador de modo a poder rodar em torno do eixo de rotação. 1
  4. 4. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 2 ou 3, no qual o adaptador (50) pode está disposto no reservatório (30) de compensação e o encaixe (26) de adaptador no corpo (10).
  5. 5. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 2 ou 3, no qual o adaptador está disposto no corpo e o encaixe de adaptador no reservatório de compensação.
  6. 6. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual o reservatório (30) de compensação está fixado lateralmente ao corpo (10).
  7. 7. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual o parafuso (24) para reter o reservatório (30) de compensação no corpo (10) engrena numa rosca que é configurada no corpo (10) e o orifício (43) oblongo é configurado no reservatório (30) de compensação.
  8. 8. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual o parafuso para reter o reservatório de compensação no corpo engrena numa rosca que é configurada no reservatório de compensação e o orifício oblongo é configurado no corpo.
  9. 9. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual os meios de fixação apresentam um rebordo (23) que está previsto num tubo (22) distanciador. 2
  10. 10. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação anterior, no qual o rebordo (23) proporciona uma superfície de apoio para uma secção do reservatório (30) de compensação.
  11. 11. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual os meios de fixação compreendem um tubo (22) distanciador.
  12. 12. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação anterior, no qual o tubo (22) distanciador envolve o parafuso (24) para a retenção.
  13. 13. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, no qual o tubo (22) distanciador apresenta uma espessura de parede de 2/10 a 20/10 mm, de um modo preferido de 2/10 a 10/10 mm, de um modo particularmente preferido de aproximadamente 4/10 mm.
  14. 14. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual a zona de rotação compreende uma amplitude angular de 0 a 90 graus, de um modo preferido de 0 a 45 graus, de um modo particularmente preferido de 0 a 30 graus e, de um modo preferido de 0 a aproximadamente 21 graus.
  15. 15. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual a orientação relativa entre o corpo (10) e o reservatório (30) de compensação pode ser regulada de forma contínua dentro da zona de rotação. 3
  16. 16. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual a orientação relativa entre o corpo (10) e o reservatório (30) de compensação pode ser requlada dentro da zona de rotação, num determinado número de posições de requlação.
  17. 17. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação anterior, no qual estão previstas pelo menos 2, de um modo preferido pelo menos 3, de um modo particularmente preferido pelo menos 5, pelo menos 7 ou pelo menos 10 posições de regulação.
  18. 18. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das duas reivindicações anteriores, no qual as posições de regulação são definidas através de sistemas de engate.
  19. 19. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das três reivindicações anteriores, no qual as posições de regulação são definidas através de um contorno (60) que compreende segmentos (61, 62, 63) de arco que recolhem uma cabeça (25) de parafuso dos meios de fixação nas posições de regulação.
  20. 20. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, no qual o corpo (10) apresenta um ângulo de inclinação.
  21. 21. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação anterior, no qual o ângulo de inclinação perfaz aproximadamente 5 a 20 graus e, de um modo preferido aproximadamente 10 graus. 4
  22. 22. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, sendo que o reservatório (30) de compensação apresenta um furo (70) de ligação e um furo (71) de conexão a este ligado, caracterizado por a passagem a partir do furo (71) de conexão até ao furo (70) de ligação estar prevista lateralmente em relação ao centro do furo (71) de conexão.
  23. 23. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 22, no qual o furo (71) de conexão apresenta um degrau (73) na sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório (30) de compensação, no qual está prevista a passagem até ao furo (70) de ligação.
  24. 24. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 23, no qual o degrau (73) apresenta um aumento da inclinação na direcção da sua extremidade afastada do lado de fixação do reservatório (30) de compensação.
  25. 25. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 23 a 24, no qual o degrau (73) apresenta uma primeira secção (74) com uma primeira inclinação e uma segunda secção (75) com uma segunda inclinação, que é superior à primeira inclinação.
  26. 26. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 25, no qual o furo (71) de conexão é configurado, no essencial, em forma de cone truncado e a inclinação da primeira secção (74) do degrau (73) corresponde aproximadamente à inclinação do furo (71) de conexão. 5
  27. 27. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 26, no qual a inclinação da sequnda secção (75) do degrau (73) apresenta um declive crescente na direcção da extremidade do degrau (73), afastada do lado de fixação do reservatório (30) de compensação.
  28. 28. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 27, no qual a inclinação da primeira secção (74) do degrau (73) perfaz aproximadamente 2 a 5 graus, de um modo preferido, aproximadamente 2 a 3 graus.
  29. 29. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 28, no qual a inclinação da sequnda secção (75) do degrau (73) perfaz aproximadamente 3 a 30 graus, de um modo preferido aproximadamente 7 a 20 graus e de um modo particularmente preferido 10 a 15 graus.
  30. 30. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 22 a 29, sendo que o reservatório (30) de compensação apresenta um prolongamento (40), no qual está disposto um adaptador (50) para a fixação a um corpo (10) e/ou uma nervura (41) de reforço, sendo que o furo (70) de ligação está previsto na nervura (41) de reforço.
  31. 31. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 30, no qual o adaptador (50) apresenta uma secção (51) com um diâmetro mais reduzido para recolher um elemento (56) de vedação.
  32. 32. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 31, no qual um alargamento com um diâmetro superior está previsto na extremidade da secção (51) com o diâmetro mais 6 reduzido, virada para o lado de fixação do reservatório (30) de compensação.
  33. 33. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 32, no qual o diâmetro do alargamento está de tal modo dimensionado em relação ao diâmetro da secção (51) com o diâmetro mais reduzido, que, por um lado, o alargamento pode ser removido do molde por extracção forçada, aquando de um processo de moldagem por injecção para a produção do reservatório (30) de compensação e, por outro lado, um elemento (56) de vedação pode estar disposto, devido ao alargamento, de forma relativamente segura de modo a não se perder, sobre a secção (51) com o diâmetro mais reduzido.
  34. 34. Dispositivo de accionamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 22 a 33, sendo que o reservatório (30) de compensação apresenta um dispositivo de regulação para a regulação da orientação relativa do reservatório (30) de compensação no dispositivo de accionamento, dentro de uma zona de rotação, num determinado número de posições de regulação.
  35. 35. Dispositivo de accionamento de acordo com a reivindicação 34, no qual estão previstas pelo menos 2, de um modo preferido pelo menos 3, de um modo particularmente preferido pelo menos 5, pelo menos 7 ou pelo menos 10 posições de regulação. Lisboa, 29 de Outubro de 2010 7
PT07703103T 2006-01-30 2007-01-29 Dispositivo de accionamento e reservatório de compensação para um dispositivo de accionamento PT1979224E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006004210A DE102006004210A1 (de) 2006-01-30 2006-01-30 Betätigungsvorrichtung und Ausgleichsbehälter für eine Betätigungsvorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1979224E true PT1979224E (pt) 2010-11-09

Family

ID=37831660

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07703103T PT1979224E (pt) 2006-01-30 2007-01-29 Dispositivo de accionamento e reservatório de compensação para um dispositivo de accionamento

Country Status (6)

Country Link
EP (2) EP2251237A2 (pt)
AT (1) ATE480446T1 (pt)
DE (2) DE102006004210A1 (pt)
ES (1) ES2352054T3 (pt)
PT (1) PT1979224E (pt)
WO (1) WO2007085487A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009006452A1 (de) * 2009-01-28 2010-07-29 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Fluidreservoir, insbesondere Bremsflüssigkeitsbehälter
US8943924B2 (en) 2010-11-24 2015-02-03 Hb Performance Systems, Inc. System and method for an adjustable lever assembly
USD641670S1 (en) 2010-11-24 2011-07-19 Hb Performance Systems, Inc. Brake pad
DE102013205276A1 (de) 2013-03-26 2014-10-02 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum Druckausgleich in einem hydrostatischen System
FR3029481A1 (fr) * 2014-12-05 2016-06-10 Peugeot Citroen Automobiles Sa Support de reservoir embarque dans le compartiment avant d’un vehicule automobile, en particulier de reservoir de liquide de frein
US10046829B2 (en) * 2015-03-06 2018-08-14 Shimano Inc. Bicycle hydraulic operating device

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1584988A (en) * 1977-08-04 1981-02-18 Automotive Prod Co Ltd Hydraulic acutator
US4275280A (en) * 1978-05-17 1981-06-23 Nissin Kogyo Kabushiki Kaisha Brake switch actuator for autobicycle or the like
JPH042153Y2 (pt) * 1987-03-10 1992-01-24
GB2226112B (en) * 1988-12-15 1992-10-07 Automotive Products Plc Brake lever arrangement
JP3282054B2 (ja) * 1993-12-08 2002-05-13 日信工業株式会社 車両用液圧マスタシリンダ装置
DE19718612A1 (de) * 1997-05-02 1998-11-05 Magenwirth Gmbh Co Gustav Betätigungseinrichtung für die hydraulische Bremse von Zweiradfahrzeugen oder dergleichen
IT237819Y1 (it) * 1997-07-23 2000-09-29 Crc Ct Ricerche Cagiva S A Gruppo pompa-serbatoio del liquido del circuito frenante di unamotocicletta di semplice ed affidabile assemblaggio
WO2003093084A1 (en) * 2002-04-30 2003-11-13 Freni Brembo S.P.A. Master cylinder unit for vehicles
DE202005003033U1 (de) * 2005-02-23 2005-04-28 Fte Automotive Gmbh & Co. Kg Handhebelarmatur für lenkstangengesteuerte Fahrzeuge, insbesondere Motorräder

Also Published As

Publication number Publication date
DE102006004210A1 (de) 2007-08-02
EP1979224B1 (de) 2010-09-08
WO2007085487A1 (de) 2007-08-02
EP2251237A2 (de) 2010-11-17
EP1979224A1 (de) 2008-10-15
ES2352054T3 (es) 2011-02-15
ATE480446T1 (de) 2010-09-15
DE502007004994D1 (de) 2010-10-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1979224E (pt) Dispositivo de accionamento e reservatório de compensação para um dispositivo de accionamento
US10071786B2 (en) Two-wheeled vehicle with rear-wheel suspension
US20070295143A1 (en) Tilt and telescopic steering system
BR102012012780A2 (pt) estrutura de montagem de peso de guidão de um veículo do tipo de montar no selim
BR102016030521A2 (pt) Default detection device of butterfly opening for vehicle of type to mount
JP6533646B2 (ja) オレオ式の流体圧制御部が一体化した自転車のハンドルバーアセンブリ
JPS5845160Y2 (ja) 自動車両用流体だめ・主シリンダ組立体
TWI595171B (zh) 盤式制動器卡鉗及底座構件
JP2014008815A (ja) リザーブタンクの支持構造
US9511622B2 (en) Wheel of vehicle
TW201621201A (zh) 液壓軟管接頭及液壓裝置
US6527078B1 (en) Steering system for rear wheels of a trailer
JPH0235056Y2 (pt)
CN217146274U (zh) 一种车把连接结构
CN210218402U (zh) 用于汽车制动系统的上球头
CN209369999U (zh) 空压机和具有其的汽车
CN206278213U (zh) 自行车碟式刹车卡钳
JP3440047B2 (ja) 自動二輪車への後付け式スロットル開度保持ユニット
CN217477464U (zh) 具有防锁死刹车系统的摩托车
JPH0357589Y2 (pt)
CN212921078U (zh) 一种重型汽车驾驶室遮阳罩总成
JPH0221357Y2 (pt)
CN208915073U (zh) 一种外后视镜辅助安装及定位结构
JPH0544238Y2 (pt)
CN207005466U (zh) 用于车辆的制动管路固定管夹以及车辆