PT1970148E - Guia de perfuração consumível - Google Patents

Guia de perfuração consumível Download PDF

Info

Publication number
PT1970148E
PT1970148E PT07290324T PT07290324T PT1970148E PT 1970148 E PT1970148 E PT 1970148E PT 07290324 T PT07290324 T PT 07290324T PT 07290324 T PT07290324 T PT 07290324T PT 1970148 E PT1970148 E PT 1970148E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wall
substrate
drilling
guide
drill
Prior art date
Application number
PT07290324T
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Menu
Antony Ravenach
Original Assignee
Daniel Menu
Antony Ravenach
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Daniel Menu, Antony Ravenach filed Critical Daniel Menu
Publication of PT1970148E publication Critical patent/PT1970148E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B47/00Constructional features of components specially designed for boring or drilling machines; Accessories therefor
    • B23B47/28Drill jigs for workpieces
    • B23B47/287Jigs for drilling plate-like workpieces
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2226/00Materials of tools or workpieces not comprising a metal
    • B23B2226/33Elastomers, e.g. rubber
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2240/00Details of connections of tools or workpieces
    • B23B2240/21Glued connections
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2247/00Details of drilling jigs
    • B23B2247/12Drilling jigs with means to affix the jig to the workpiece
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2260/00Details of constructional elements
    • B23B2260/068Flexible members

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
  • Drilling And Boring (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
  • Developing Agents For Electrophotography (AREA)
  • Magnetic Heads (AREA)
  • Details Of Television Scanning (AREA)
  • Drilling Tools (AREA)

Description

ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
DESCRIÇÃO
"Guia de perfuração consumível" DOMÍNIO TÉCNICO AO QUAL SE REFERE A INVENÇÃO A presente invenção refere-se, de uma maneira geral, à realização de um orifício de perfuração. A mesma refere-se mais particularmente a uma guia de perfuração consumível, de acordo com as características do preâmbulo da reivindicação 1. A mesma refere-se igualmente a um conjunto que compreende uma guia de perfuração deste tipo e um elemento para fixar numa parede por meio de um parafuso de fixação.
ANTECEDENTES TECNOLÓGICOS
Geralmente, para perfurar uma parede, um operador utiliza um berbequim munido de uma broca de perfuração adequada. No decurso de uma primeira fase, ele marca na parede a posição do orifício de perfuração a realizar, depois, no decurso de uma segunda fase, ele posiciona a extremidade da broca contra o ponto marcado na parede, a fim de introduzir a broca na parede na posição desejada. 0 operador pode utilizar, para marcar a posição do orifício de perfuração na parede e para iniciar este orifício de perfuração, um punção e um martelo. No entanto, numa parede frágil ou quebradiça, tal como uma parede ladrilhada, a operação de marcação tem o risco de danificar a parede por quebra, escavação ou raspagem desta última. Além disso, acontece que o punção desliza ao longo da parede, o que não garante qualquer precisão no posicionamento do ponto marcado na parede.
No decurso da operação de perfuração, se o orifício de perfuração não foi iniciado de modo suficientemente profundo, acontece que a broca desliza ao longo da parede, danificando a mesma. Este deslizamento provoca, além disso, um erro de posicionamento do orifício de perfuração. Por fim, durante esta operação de perfuração, a rotação da broca pode provocar a quebra ou o arrancamento do revestimento da superfície da 2 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ parede (típico dos ladrilhos), o que prejudica a sua estética. A fim de facilitar as operações de marcação e de perfuração da parede, o documento FR 2 251 397 propõe uma guia de perfuração em forma de botão, uma das faces da qual está revestida com um adesivo que permite colar a guia contra a parede. Esta guia é perfurada por um orifício de passagem e é feita em plástico duro ou de metal macio. Para perfurar a parede, o operador marca a parede, por exemplo, com um lápis, a posição do orifício de perfuração a realizar, depois cola a guia de perfuração na parede de maneira que o seu orifício de passagem fique colocado em frente do ponto marcado. 0 operador pode então perfurar a parede com a broca, sendo guiado pelo orifício de passagem.
Todavia, a dureza de uma guia de perfuração deste tipo não permite colar este último senão em paredes perfeitamente planas. Com efeito, se a parede for ligeiramente curva, o adesivo não pode aderir perfeitamente à parede, o que tem o risco de provocar o descolamento da guia durante a operação de perfuração.
Conhece-se igualmente do documento FR 2 884 160 uma guia de perfuração flexível e espesso, apresentando no seu centro um orifício de passagem de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Todavia, o posicionamento preciso da guia na parede não é cómodo na medida em que o orifício de passagem apresenta um pequeno diâmetro, que não torna a visão do ponto marcado muito fácil. Com efeito, quando o operador aproxima a guia da parede, a sombra da guia ensombra a parede e já não é então possível referenciar, através do orifício de passagem da guia, o ponto marcado na parede. A guia é então colada na parede "ao acaso", o que prejudica a precisão do posicionamento do orifício de perfuração. Por outro lado, uma vez colado na parede, a guia de perfuração esconde ao operador o orifício que ele faz, de modo que o operador não pode verificar a qualidade do seu trabalho durante a operação de perfuração. 3 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
OBJECTIVO DA INVENÇÃO A fim de remediar os inconvenientes acima citados do estado da técnica, a presente invenção propõe uma nova guia de perfuração que é mais fácil de posicionar na parede, que facilita a perfuração desta parede e que permite evitar danificá-la.
Mais particularmente, propõe-se de acordo com a invenção uma guia de perfuração de acordo com as caracteristicas da reivindicação 1.
Assim, graças à invenção, a transparência ou a translucidez do substrato e do adesivo permitem ao operador ver, através da guia, a posição do ponto marcado na parede. 0 operador pode portanto, facilmente e com precisão, posicionar a guia de maneira que o seu orifício de passagem seja colocado em frente do ponto marcado na parede. Além disso, durante a operação de perfuração, esta transparência permite ao operador vigiar a qualidade do orifício que ele realiza na parede. Uma vez que as operações de posicionamento da guia e da perfuração são facilitadas, as suas durações de realização são portanto reduzidas. A flexibilidade do substrato permite além, disso, à guia de perfuração adoptar a forma da parede a perfurar, de maneira que o adesivo possa perfeitamente aderir à parede, mesmo se esta última não for perfeitamente plana. Esta flexibilidade permite, além disso, amortecer os choques provocados pela broca de maneira a proteger a parede durante a sua perfuração. Permite em particular evitar a fragmentação da parede quando esta última é ladrilhada. A guia de perfuração tem portanto por efeito amortecer as vibrações da broca.
Por outro lado, nas paredes de tipo placas de isolamento ou nas de pequena espessura, acontece que, no final da perfuração, a extremidade da broca entra num espaço vazio. Sendo exercido um esforço acentuado pelo operador sobre o mandril da broca, a broca penetra rapidamente no espaço vazio, de maneira que o mandril vai acidentalmente embater na face anterior da parede. Neste caso, a guia de perfuração amortece o choque do mandril contra a parede, o que evita estragar esta última. 4 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Se ο substrato for escolhido demasiado espesso, não se pode deformar a fim de adoptar a forma da parede a perfurar, de maneira que adere mal à parede. Em contrapartida, se for escolhido demasiado fino, não pode assegurar correctamente a sua função de guia de perfuração. Assim, controlar que a relação entre a dureza e a espessura do substrato permaneça nesta gama de valores reivindicados permite assegurar que a guia de perfuração é suficientemente flexível e que está apto a guiar a broca correctamente.
De acordo com uma primeira característica vantajosa da guia de perfuração de acordo com a invenção, o adesivo compreende uma película autocolante de dupla face, perfurada por uma abertura situada no prolongamento de cada orifício que atravessa o substrato.
Assim, quando o operador encaixa a broca no orifício de passagem do substrato, a broca em rotação não se cola à película autocolante, o que teria por consequência nefasta descolar a guia de perfuração da parede e arrastar este último em rotação com a broca.
De acordo com uma outra característica vantajosa da invenção, o substrato apresenta uma espessura na periferia de cada orifício de passagem que está compreendida entre 1,5 e 4 milímetros.
Assim, o substrato apresenta uma espessura suficiente para guiar correctamente a broca durante o início da operação de perfuração.
De acordo com uma outra característica vantajosa da invenção, cada orifício de passagem apresenta um diâmetro que, expresso em milímetros, está compreendido entre 0,5 e 2 vezes a espessura média do substrato expressa em milímetros.
Quanto maior for o diâmetro da broca utilizada, maior deve ser a espessura da guia, de maneira que a broca seja correctamente guiada durante o início da operação de perfuração. Assim, controlar que a relação entre o diâmetro do orifício de passagem e a espessura do substrato permaneça nesta gama de valores permite assegurar que a guia de perfuração está apto a guiar a broca correctamente. 5 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
De acordo com uma outra característica vantajosa da invenção, o adesivo apresenta um coeficiente de aderência compreendido entre 5,7 e 8,7 Newton por centímetro quadrado.
Assim, o adesivo apresenta uma aderência suficientemente grande para assegurar a manutenção da guia contra a parede durante a perfuração desta última, sem ser todavia muito forte, de maneira que o operador possa facilmente descolar a guia de perfuração no final da operação de perfuração. Esta aderência deve em particular apresentar um valor moderado para evitar, numa parede pintada, o arrancamento da pintura durante o descolamento da guia de perfuração. Para este efeito, o coeficiente de aderência do adesivo da guia de perfuração pode ser escolhido em função do tipo da parede na qual ele é destinado a ser colado.
De acordo com uma outra característica vantajosa da invenção, o adesivo é aplicado em torno de cada orifício de passagem do substrato numa superfície, cuja área está compreendida entre 300 e 500 milímetros quadrados.
Durante a operação de perfuração, as poeiras resultantes do orifício de perfuração são retidas entre a parede e a guia de perfuração, que tem, portanto, tendência a descolar-se progressivamente da parede. Aqui, a superfície de colagem permanece suficientemente esticada para prevenir qualquer descolamento da guia, sem ser todavia muito grande, de maneira a que a guia de perfuração possa apresentar pequenas dimensões e seja pouco volumoso.
Vantajosamente, o substrato apresenta um único orifício de passagem, cujo eixo passa pelo centro da referida face de colagem.
Como variante, o substrato compreende, pelo menos, um bordo rectilíneo e, pelo menos, dois orifícios de passagem alinhados segundo uma direcção paralela ou perpendicular ao referido bordo rectilíneo.
Assim, os orifícios de passagem estão alinhados ao longo (ou perpendicularmente) do bordo rectilíneo da guia. Desta maneira, orientar o bordo rectilíneo da guia de perfuração segundo uma direcção conhecida permite simultaneamente 6 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ orientar os orifícios de perfuração segundo esta mesma direcção. É então possível, por exemplo, realizar orifícios de perfuração perfeitamente alinhados horizontal ou verticalmente, colando previamente a guia de perfuração na parede com o auxílio de um nível de bolha posicionado contra o bordo rectilíneo da guia. A invenção refere-se igualmente a um conjunto que compreende, por um lado, um elemento que tem uma base de fixação a uma parede, provida, pelo menos, de duas perfurações aptas a receber parafusos de fixação do elemento a esta parede, e, por outro lado, uma guia de perfuração deste tipo que apresenta uma série de orifícios de passagem que, quando a guia de perfuração é convenientemente posto na base, estão situados em frente das perfurações.
Geralmente, um elemento a fixar numa parede, tal como, por exemplo, um candeeiro, um espelho ou um toalheiro, compreende várias perfurações, de maneira que o elemento possa ficar fixo rigidamente à parede. Uma vez que as perfurações apresentam posições precisas umas em relação às outras, convém realizar orifícios de perfuração na parede em posições correspondentes, de maneira que os parafusos de fixação encaixados nas perfurações possam todos inserir-se nos orifícios de perfuração correspondentes.
Graças à invenção, a guia de perfuração, que é fornecido com o elemento a fixar na parede, apresenta orifícios de passagem posicionados uns em relação aos outros da mesma maneira que as perfurações do elemento a fixar. Assim, durante a operação de perfuração, basta realizar os orifícios de perfuração ao nível dos orifícios de passagem da guia para que os orifícios de perfuração apresentem posições adequadas. Desta maneira, existe em seguida uma posição do elemento em relação à parede na qual as suas perfurações estão todas situadas em frente de um orifício de perfuração. A invenção refere-se também a um conjunto que compreende um elemento que tem uma base de fixação a uma parede, provido de, pelo menos, duas perfurações aptas a receber os parafusos de fixação do elemento a esta parede, pelo menos, dois guias de perfuração do tipo acima citado associados cada um a uma cavidade do referido elemento, e um gabarito de perfuração a aplicar na parede, compreendendo, pelo menos, duas janelas de 7 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ recepção das referidas guias de perfuração que, quando o gabarito de perfuração é convenientemente posto na base de fixação, estão situados em frente das perfurações.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DE UM EXEMPLO DE REALIZAÇÃO A descrição que vai seguir-se, tendo em vista os desenhos anexos, dados a titulo de exemplo não limitativo, permitirá compreender bem em que consiste a invenção e como ela pode ser realizada.
Nos desenhos anexos: - a Fig. 1 é uma vista de frente de um primeiro modo de realização de uma guia de perfuração de acordo com a invenção, - a Fig. 2 é uma vista em perspectiva da guia de perfuração da Fig. 1; - a Fig. 3 é uma vista de frente de um segundo modo de realização da guia de perfuração de acordo com a invenção; - a Fig. 4 é uma vista em perspectiva da guia de perfuração da Fig. 3; - a Fig. 5 é uma vista em perspectiva de um terceiro modo de realização da guia de perfuração de acordo com a invenção, posicionado sobre uma parede perfurada por uma abertura; e - a Fig. 6 é uma vista em perspectiva de um candeeiro a fixar na parede da Fig. 5.
Nas Figs. 1 a 5 foram representadas guias de perfuração 10, 20, 30 consumiveis, adaptados a ser colados numa parede a fim de guiar uma broca, até que esta se encaixe na parede para realizar um orifício de perfuração num local predeterminado. Estes guias de perfuração são consumiveis neste sentido em que são previstos para ser utilizados uma só vez e para serem em seguida deitados fora. Permitem, além disso, proteger a parede de vibrações e choques. 8 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Como se mostra nas Figs. 2, 4 e 5, estes guias de perfuração 10, 20, 30 compreendem um substrato 11, 21, 31, formado por uma placa de espessura homogénea, e um adesivo 12, 22, 32, formado por uma película autocolante de dupla face, que é aplicada no conjunto de uma das duas faces do substrato, chamada face de colagem 13, 27, 37. O substrato 11, 21, 31 apresenta uma espessura aqui igual a 3 milímetros. É perfurado com, pelo menos, um orifício de passagem 17, 23, 33, que desemboca na sua face de colagem 13, 27, 37 perpendicularmente a esta última. Em correspondência, o adesivo 12, 22, 32 é perfurado com uma abertura 18 situada em frente de cada orifício de passagem do substrato.
De acordo com uma característica particularmente vantajosa da invenção, o substrato 11, 21, 31 é flexível e transparente, à semelhança do adesivo 12, 22, 32, que é também transparente. Mais precisamente, o substrato e o adesivo apresentam juntos uma transparência global superior a 80%. O substrato 11, 21, 31 é aqui feito num material do tipo PVC flexível. Um PVC deste tipo é comercializado pela sociedade Extruflex com a marca «Transflex Standard». Apresenta uma dureza Shore de 75 e uma resistência ao rasgamento superior a 50 decanewton por centímetro cúbico. É preferencialmente realizado por moldagem e depois recortado na forma desejada por jacto de água ou saca-bocados.
Evidentemente, como variante, o substrato poderia ser feito noutros materiais flexíveis e transparentes, tais como o elastómero ou borracha. A película autocolante de dupla face 12, 22, 32 é aqui do tipo da que é comercializada pela sociedade Rubans de Normandie, com a marca ProLINK350LE. Apresenta um coeficiente de aderência ao PVC que é igual a 26 Newton para 25 milímetros e, à temperatura ambiente, uma resistência ao corte da ordem de 45 Newton por 625 milímetros quadrados. As suas propriedades físicas são previstas para se manterem inalteráveis para além de dois anos. 9 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Este adesivo permite assim às guias de perfuração 10, 20, 30 poder ser colados em qualquer tipo de paredes limpas (sem pó e sem gordura), em particular nos ladrilhos, pedra, betão, plástico, metal, vidro, madeira, placas de isolamento e qualquer outro tipo de materiais de síntese. O adesivo 12, 22, 32 é colocado na face de colagem do substrato, antes do recorte deste, por "mélaminage". É além disso coberto, do lado oposto ao substrato, com um opérculo 15, 26, que é aqui transparente. Este opérculo serve de revestimento protector destinado a impedir o adesivo de colar acidentalmente a um objecto qualquer antes de a guia de perfuração ser colocado num local predeterminado da parede.
Como é evidente, numa variante o adesivo poderá ser constituído por outros meios de fixação do substrato à parede, tais como uma simples cola transparente adaptada a colar ao PVC, sem todavia reagir quimicamente com este último.
Em resumo, as guias de perfuração 10, 20, 30 são todos concebidos de maneira a ser fabricados com preços de revenda baixos, o que permite deitá-los fora após uma única utilização.
Num primeiro modo de realização da invenção, representado nas Figs. 1 e 2, o substrato 11 da guia de perfuração 10 apresenta um único orifício de passagem 17.
Neste modo de realização, o substrato 11 apresenta uma forma quadrada, com uma face anterior 14 e uma face posterior 13 correspondente à sua face de colagem. O comprimento dos lados deste quadrado é aqui igual a 20 milímetros. O orifício de passagem perfura então o substrato segundo um eixo BI que passa pelo centro da face de colagem 13, quer dizer, pela intersecção das diagonais do quadrado formado pelo substrato 11.
Como variante, o substrato pode apresentar qualquer outro tipo de forma. Neste caso, o eixo do orifício de passagem está previsto para passar pelo baricentro da face de colagem do substrato. 10 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Qualquer que seja o caso, o orifício de passaqem 17 apresenta aqui um diâmetro igual a 3 milímetros. A quia de perfuração 10 está então mais particularmente adaptada para guiar brocas de perfuração de diâmetros superiores, compreendidos aqui entre 3 e 6 milímetros. Para além destes diâmetros de broca, podem prever-se guias de perfuração de dimensões maiores, que apresentam orifícios de passagem de maiores diâmetros e espessuras eventualmente mais elevadas. Para aquém destes diâmetros de broca, podem ser igualmente previstas guias de perfuração de dimensões mais pequenas, que apresentam orifícios de passagem de diâmetros mais pequenos e espessuras eventualmente menos elevadas. O processo de utilização desta guia de perfuração 10 para perfurar um orifício de perfuração na parede é o seguinte.
No decurso de uma primeira fase, o operador limpa a superfície da parede, depois marca, com um lápis, uma cruz na parede, indicando a posição na qual ele deseja realizar o orifício de perfuração.
No decurso de uma segunda fase, o operador destapa o adesivo 12 da guia de perfuração 10, retirando o opérculo 15. Depois, coloca a guia de perfuração 10 contra a parede, assegurando-se, graças à transparência do substrato 11 e do adesivo 12, que o centro da cruz marcada na parede fique disposto no eixo BI do orifício de passagem 17. Ele pressiona em seguida a guia de perfuração contra a parede, de maneira a que o adesivo fique perfeitamente colado nesta última.
No decurso de uma terceira fase, o operador pega num berbequim e encaixa a broca do berbequim no orifício de passagem 17 do substrato 11. Estando a broca em rotação, perfura na guia de perfuração 10 um orifício, cujo diâmetro corresponde ao diâmetro do orifício a obter, e com um eixo que coincide com o eixo do orifício de passagem 17. Com efeito, a parede cilíndrica do orifício de passagem 17 tem não somente por efeito manter lateralmente a broca em frente da cruz marcada na parede, mas também mantê-la no eixo do orifício de passagem. Assim, logo que a broca encaixa na própria parede, o operador fica seguro de realizar um orifício de perfuração com o eixo normal à parede, o qual fica situado ao nível preciso da cruz. 11 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Sendo ο substrato flexível e elástico, a parede lateral do orifício perfurado na guia de perfuração pela broca, tem tendência a apertar-se em torno da broca. Desta maneira, durante a perfuração da parede, as poeiras resultantes do orifício de perfuração, acumulam-se entre a parede e a guia de perfuração 10, em torno do orifício de passagem 17. A guia de perfuração 10 evita assim o aparecimento de uma nuvem de poeiras, que incomoda o operador.
Além disso, se a parede for do tipo de ladrilhos ou de plástico, a guia de perfuração colocado contra a parede evita qualquer fissura ou quebra da parede. Se a parede for de pedra ou de vidro, a guia de perfuração não prejudica de modo algum a lubrificação da broca de perfuração. Pelo contrário, retém o lubrificante no orifício de perfuração. Se a parede for de metal, a utilização desta guia dispensa o operador da difícil operação prévia de marcação da parede por meio de um punção e de um martelo.
No decurso de uma quarta e última fase, o operador desencaixa a broca do orifício de perfuração e descola a guia de perfuração da parede. Este descolamento é tanto mais fácil quanto as poeiras já começaram a descolar a guia de perfuração 10 da parede.
Num segundo modo de realização da guia de perfuração 20, representado nas Figs. 3 e 4, o substrato 21 compreende três orifícios de passagem 23 alinhados segundo uma direcção Dl. Mais precisamente, os eixos Cl destes orifícios de passagem 23 são todos perpendiculares (quer dizer, perpendiculares e secantes) a uma mesmo recta que se prolonga segundo a direcção Dl.
Neste modo de realização, o substrato apresenta uma forma rectangular, com uma face anterior 28, uma face posterior 27 correspondente à sua face de colagem 27, e quatro bordos rectilíneos 29A, 29B, 29C, 29D. O comprimento deste rectângulo é aqui igual a 100 milímetros, enquanto que a sua largura é de 20 milímetros. Um dos orifícios de passagem 23 perfura o substrato no centro da sua face de colagem 27, enquanto os dois outros orifícios de passagem 27 perfuram o mesmo, de um lado e de outro deste primeiro 12 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ orifício, a 10 milímetros dos seus pequenos bordos rectilíneos 29A, 29C. O processo de utilização desta guia de perfuração 20 para perfurar três orifícios na parede é semelhante ao processo anteriormente descrito.
No decurso de uma primeira fase, o operador marca, com um lápis, uma cruz na parede, indicando a posição na qual ele deseja realizar um dos três orifícios de perfuração, por exemplo, o orifício central.
No decurso de uma segunda fase, o operador descola o adesivo 22 da guia de perfuração 20, retirando o opérculo 26. Depois, coloca a guia de perfuração 20 contra a parede, tendo o cuidado de posicionar os seus orifícios de passagem 27 horizontalmente uns ao lado dos outros (ou verticalmente uns por cima dos outros). Para este efeito, ele utiliza um nível de bolha que posiciona contra um dos bordos rectilíneos da guia de perfuração 20, depois cola a guia, controlando se o nível indica bem que o bordo rectilíneo está na horizontal (ou na vertical). Graças à transparência do substrato 21 e do adesivo 22, o operador pode, além disso, verificar facilmente que cola a guia de perfuração 20 de maneira que o centro da cruz marcada na parede fica disposta no eixo do orifício de passagem 23 central. O operador pressiona em seguida a guia de perfuração 20 contra a parede, de maneira a que o adesivo cole perfeitamente a esta última.
No decurso de uma terceira fase, o operador perfura sucessivamente os três orifícios de perfuração sem descolar a guia da parede. A posição dos três orifícios de passagem 23 da guia de perfuração 20, permite ao operador assegurar-se de que os três orifícios de perfuração serão realizados segundo eixos paralelos uns aos outros e que ficarão perfeitamente alinhados uns ao lado dos outros (ou uns por cima dos outros).
No decurso de uma quarta e última fase, o operador desencaixa a broca do último orifício de perfuração e descola a guia de perfuração da parede. O terceiro modo de realização da invenção, representado nas Figs. 5 e 6, refere-se, quanto a si, a um conjunto que 13 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ compreende, por um lado, um elemento 50 para fixar numa parede 40, e, por outro lado, uma guia de perfuração 30 associada a este elemento 50. O elemento 50 é aqui constituído por um candeeiro, compreendendo um quebra luz 57, um pé curvo 58 curvo com ângulo recto e, na extremidade deste pé, uma base 51 para fixar na parede. Esta base 51 apresenta aqui uma forma de cilindro com pequena altura, cujo centro de uma extremidade está ligado ao pé 58. Esta base 51 é perfurada por três perfurações 52, 53, 54, as quais apresentam eixos paralelos ao eixo do cilindro e que estão regularmente repartidas em torno do pé 58, num círculo de eixo coincidente com o eixo do cilindro. 0 substrato 31 da guia de perfuração 30 apresenta uma forma quadrada, de largura igual ao diâmetro da base 51. O substrato apresenta, em particular, um bordo de referência, aqui o bordo superior, que pode ser posicionado horizontalmente com o auxílio de um nível de bolha. Este substrato compreende três orifícios de passagem 33, cujos centros estão inscritos num círculo. Este círculo apresenta um centro situado na intersecção das diagonais do quadrado, e um diâmetro igual ao diâmetro do círculo no qual estão inscritos os centros das perfurações 52, 53, 54 do pé 51.
Desta maneira, se a guia de perfuração 30 for posicionada contra a extremidade da base 51, os seus três orifícios de passagem 33 ficam situados em frente das perfurações 52, 53, 54 da base 51.
Aqui, a guia de perfuração compreende, além disso, uma grande abertura central 36, cujo centro está situado na intersecção das diagonais do quadrado formado pelo substrato 31. O processo de utilização desta guia de perfuração 30 para perfurar três orifícios de perfuração 42, 43, 44 numa parede 40 é semelhante ao processo anteriormente descrito. Aqui, a parede 40 compreende uma abertura 41, na qual está saliente uma caixa eléctrica 45, na qual estão inseridos os fios eléctricos 46.
No decurso de uma primeira fase, o operador descola o adesivo 32 da guia de perfuração 30, retirando o seu 14 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ opérculo. Depois, ele coloca a guia de perfuração 30 contra a parede 40, assegurando que, por um lado, a sua abertura central 36 fique colocada no eixo da abertura 41 da parede 40, e, por outro lado, o seu bordo superior fique colocado horizontalmente. Ele pode, por exemplo, controlar esta horizontalidade com o auxilio de um nível de bolha aplicado contra este bordo superior. Em seguida, o operador pressiona a guia de perfuração 30 contra a parede, de maneira a que o adesivo cole perfeitamente nesta última.
No decurso de uma segunda fase, o operador encaixa sucessivamente a broca 100 em cada um dos orifícios de passagem 33 da guia de perfuração 30, para perfurar três orifícios de perfuração 42, 43, 44. Os três orifícios de passagem 33 da guia de perfuração 30 permitem então assegurar que os três orifícios de perfuração serão realizados segundo eixos paralelos uns aos outros e que ficarão todos dispostos em frente de uma das perfurações 52, 53, 54 da base 51 do candeeiro 50.
No decurso de uma terceira fase, o operador desencaixa a broca 100 do último orifício de perfuração e descola a guia de perfuração 30 da parede 40.
Por fim, no decurso de uma quarta e última fase, o operador introduz três buchas 56 nos três orifícios de perfuração 42, 43, 44, depois ele posiciona a base 51 do pé do candeeiro contra a parede, de maneira que as suas perfurações fiquem dispostas em frente dos orifícios de perfuração da parede 40. Ele liga em seguida os fios eléctricos 46 às ligações eléctricas do candeeiro 50, depois aparafusa a base 51 contra a parede 40 por meio de três parafusos de fixação 55.
Como variante, a guia de perfuração pode ser deixada no lugar entre a base e a parede, para servir de junta. Nesta variante, o substrato será preferencialmente feito num elastómero ou em borracha.
Um outro modo de realização da invenção, não representado nas figuras, refere-se, quanto a si, a um conjunto que compreende, na primeira parte, um elemento para fixar numa parede por meio de dois parafusos de fixação distanciados de, por exemplo, 20 centímetros, na segunda 15 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ parte, duas guias de perfuração do tipo do que foi representado nas Figs. 1 e 2, e, na terceira parte, um gabarito de perfuração. 0 elemento para fixar compreende aqui uma base provida de duas perfurações de recepção de parafusos de fixação. 0 gabarito de perfuração é constituído por uma folha de cartão (ou de plástico flexível) apta a ser aplicada na parede e que compreende duas janelas quadradas de recepção das referidas guias de perfuração. Estas janelas apresentam posições relativas predeterminadas, de maneira que, quando o gabarito de perfuração está convenientemente colocado na base do elemento a fixar na parede, as janelas ficam situadas em frente das perfurações.
Para perfurar dois orifícios de perfuração na parede, o operador cola o gabarito na parede, na posição desejada. Depois, descola os adesivos das guias de perfuração e insere estes últimos através das janelas do gabarito para os colar à parede. Retira em seguida o gabarito da parede e procede à perfuração da parede segundo um processo idêntico ao descrito no primeiro modo de realização da invenção. Por fim, encaixa as buchas nos orifícios perfurados, depois aparafusa o elemento a fixar contra a parede por meio de dois parafusos de fixação.
Um outro modo de realização da invenção, não representado nas figuras, refere-se a um conjunto que compreende, por um lado, dois guias de perfuração do tipo do que é representado nas Figs. 1 e 2, e, por outro lado, um calibre de perfuração.
Este calibre de perfuração apresenta uma forma alongada que tem, em cada uma das suas extremidades, uma abertura de recepção de uma das guias de perfuração. 0 mesmo integra, além disso, um nível de bolha, que permite posicionar as guias de perfuração uma ao lado da outra e/ou uma por cima da outra, assegurando o seu alinhamento segundo um eixo horizontal e/ou vertical. Além disso, este calibre, tal como um nónio, é realizado em duas partes corrediças uma em relação à outra e compreende meios de medida da distância que separa os centros das suas duas janelas. 0 mesmo permite assim posicionar as guias de perfuração uma em relação à outra, com uma distância entre eixos determinada. 16 ΕΡ 1 970 148/ΡΤ
Para perfurar os dois orifícios de perfuração na parede, o operador regula a distância entre eixos do calibre, posiciona depois este último contra a parede, assegurando a sua posição horizontal ou vertical. Depois, destapa os adesivos das guias de perfuração e insere estas últimas através das janelas do calibre para os colar na parede. Retira em seguida o calibre da parede e procede à perfuração da parede segundo um processo idêntico ao descrito no primeiro modo de realização da invenção.
Lisboa, 2010-05-21

Claims (10)

  1. ΕΡ 1 970 148/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Guia de perfuração (10; 20; 30) consumivel, compreendendo um substrato (11; 21; 31) flexível e espesso que apresenta, pelo menos, um orifício de passagem (17; 23, 24, 25; 33, 34, 35), que desemboca numa face de colagem (13; 27) do substrato (11; 21; 31) e um adesivo (12; 22; 32) aplicado em, pelo menos, uma parte da referida face de colagem (13; 27), caracterizado por o substrato (11; 21; 31) apresentar uma dureza Shore tal que o produto de dureza Shore pela espessura média do substrato (11; 21; 31) expressa em milímetros fica compreendido entre 180 e 300, e por o adesivo (12; 22; 32) e o substrato (11; 21; 31) serem translúcidos ou transparentes.
  2. 2 - Guia de perfuração de acordo com a reivindicação anterior, em que o adesivo (12, 22, 32) compreende uma película autocolante de dupla face, perfurada por uma abertura (18), situada no prolongamento de cada orifício de passagem (17; 23, 24, 25; 33, 34, 35) do substrato (11; 21; 31) .
  3. 3 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o substrato (11; 21; 31) apresenta uma espessura (A3) na periferia de cada orifício de passagem (17; 23, 24, 25; 33, 34, 35) que está compreendida entre 1,5 e 4 milímetros.
  4. 4 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que cada orifício de passagem (17; 23, 24, 25; 33, 34, 35) apresenta um diâmetro (Al) que, expresso em milímetros, está compreendido entre 0,5 e 2 vezes a espessura média do substrato (11; 21; 31) expressa em milímetros.
  5. 5 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o adesivo (12; 22; 32) apresenta um coeficiente de aderência ao PVC compreendido entre 5,7 e 8,7 Newton por centímetro quadrado.
  6. 6 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o adesivo (12; 22; 32) é aplicado em torno de cada orifício de passagem (17; 23, 24, 25; 33, 34, 35) do substrato (11; 21; 31) numa superfície ΕΡ 1 970 148/ΡΤ 2/2 cuja área está compreendida entre 300 e 500 milímetros quadrados.
  7. 7 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o substrato (11) apresenta um único orifício de passagem (17), cujo eixo (Bl) passa pelo centro da referida face de colagem (13).
  8. 8 - Guia de perfuração de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, em que o substrato (21) compreende, pelo menos, um bordo rectilíneo (29A, 29B, 29C, 29D) e, pelo menos, dois orifícios de passagem (23, 24, 25) alinhados segundo uma direcção (Dl) paralela ou perpendicular ao referido bordo rectilíneo (29A, 29B, 29C, 29D).
  9. 9 - Conjunto compreendendo, por um lado, um elemento (50), tendo uma base (51) de fixação numa parede (40), provido de, pelo menos, duas perfurações (52, 53, 54) aptas a receber os parafusos de fixação (55) do elemento (50) nesta parede (40), e, por outro lado, uma guia de perfuração (30) de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, apresentando uma série de orifícios de passagem (33, 34, 35), os quais, quando a guia de perfuração (30) está convenientemente disposta na base (51), ficam situados em frente das perfurações (52, 53, 54) .
  10. 10 - Conjunto, compreendendo: - um elemento tendo uma base de fixação numa parede, provido de, pelo menos, duas perfurações aptas a receberem parafusos de fixação do elemento nesta parede, - pelo menos, duas guias de perfuração de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, associadas, cada uma, a uma perfuração do referido elemento, e - um gabarito de perfuração para aplicar na parede, compreendendo, pelo menos, duas janelas de recepção das referidas guias de perfuração, as quais, quando o gabarito de perfuração está convenientemente colocado na base de fixação, ficam situadas em frente das perfurações. Lisboa, 2010-05-21
PT07290324T 2007-03-16 2007-03-16 Guia de perfuração consumível PT1970148E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07290324A EP1970148B1 (fr) 2007-03-16 2007-03-16 Guide de perçage consommable

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1970148E true PT1970148E (pt) 2010-05-31

Family

ID=38328920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07290324T PT1970148E (pt) 2007-03-16 2007-03-16 Guia de perfuração consumível

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1970148B1 (pt)
AT (1) ATE458572T1 (pt)
DE (1) DE602007004941D1 (pt)
ES (1) ES2339987T3 (pt)
PL (1) PL1970148T3 (pt)
PT (1) PT1970148E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE550121T1 (de) * 2009-05-18 2012-04-15 Studio Rublek B V Verfahren zur montage eines gerätes in einem bauelement , anordnung und patch

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB213145A (en) * 1923-05-03 1924-03-27 Gerald Raymond Baynton Improvements in or connected with templates
US3851990A (en) * 1973-11-19 1974-12-03 Stanley Works Disposable drill guide and method for drilling workpieces
DE7711678U1 (de) * 1977-04-14 1977-09-15 Purer, Leonid, 2800 Bremen Bohrlehre
DE4303318A1 (de) * 1993-02-05 1994-08-18 Seidl Justier- und Markierungshilfe
GB2313563A (en) * 1996-05-28 1997-12-03 Bryan Cooper Haynes Drilling aid
NL1014667C2 (nl) * 2000-03-16 2001-09-19 Ronald Cornelius Antonius De V Aligneerhulpmiddel.
US6602027B2 (en) * 2001-09-26 2003-08-05 Simp'l Products, Inc Guides for centering screws and drill bits in countersink holes
US7364388B2 (en) * 2004-07-13 2008-04-29 Johannes Luebbering Ag/Switzerland Multi-layer drilling template and method of drilling using the template
FR2884160B1 (fr) * 2005-04-11 2009-01-09 Antony Ravenach Amortisseur de percage

Also Published As

Publication number Publication date
PL1970148T3 (pl) 2010-07-30
EP1970148A1 (fr) 2008-09-17
DE602007004941D1 (de) 2010-04-08
ATE458572T1 (de) 2010-03-15
EP1970148B1 (fr) 2010-02-24
ES2339987T3 (es) 2010-05-27
EP1970148A8 (fr) 2009-10-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2776423T3 (es) Dispositivo y procedimiento para insertar un elemento de inserción en un componente
US8117760B1 (en) Wall mounting and alignment device
ES2344265T3 (es) Placa de corte, especialmente para una herramienta mandriladora.
US20110162220A1 (en) Wallboard cutting tool
BR112020008408A2 (pt) vidraça de veículo que compreende uma placa com espigas para a fixação de um acessório, e placa
US4969273A (en) Marking-out
ES2908810T3 (es) Herramienta para transferir posiciones de referencias de medición
PT1970148E (pt) Guia de perfuração consumível
US4023907A (en) Reflective drill guide
US4429466A (en) Layout combination tool
CN111376319A (zh) 划线机刀架模组
ES2432557T3 (es) Método y dispositivo para fabricar las tapas o cubiertas de un libro o similar
US20050034320A1 (en) Drywall measuring tape
ES2304411T3 (es) Configuracion para fijar un aparato o bien un soporte de aparato a una base mediante pegado.
US10610033B2 (en) Template kit for drilling holes and mounting objects
US10508946B2 (en) Wet screed hardware apparatus
JP6514731B2 (ja) 耐切創性測定装置
US797548A (en) Record or tally sheet.
JP5053752B2 (ja) 配設体及び配設体の取付方法
ES1226464U (es) Util para facilitar la perforación en materiales duros
JP3622023B2 (ja) 同心円描図兼用巻尺
US92927A (en) Improvement in guide-attachment for boring-instruments
JP3212876U (ja) けがき定規
CN212689252U (zh) 一种便于预埋的地脚螺栓中纤板结构
ES2268174T3 (es) Perforadora.