PT1951052T - Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores - Google Patents

Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores Download PDF

Info

Publication number
PT1951052T
PT1951052T PT68066885T PT06806688T PT1951052T PT 1951052 T PT1951052 T PT 1951052T PT 68066885 T PT68066885 T PT 68066885T PT 06806688 T PT06806688 T PT 06806688T PT 1951052 T PT1951052 T PT 1951052T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
formula
agents
suspension concentrate
iii
herbicidal
Prior art date
Application number
PT68066885T
Other languages
English (en)
Inventor
Patel Smita
Hannemann Thomas
Weick Tanja
Original Assignee
Bayer Ip Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE200610030326 external-priority patent/DE102006030326A1/de
Application filed by Bayer Ip Gmbh filed Critical Bayer Ip Gmbh
Publication of PT1951052T publication Critical patent/PT1951052T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N47/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom not being member of a ring and having no bond to a carbon or hydrogen atom, e.g. derivatives of carbonic acid
    • A01N47/08Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom not being member of a ring and having no bond to a carbon or hydrogen atom, e.g. derivatives of carbonic acid the carbon atom having one or more single bonds to nitrogen atoms
    • A01N47/28Ureas or thioureas containing the groups >N—CO—N< or >N—CS—N<
    • A01N47/38Ureas or thioureas containing the groups >N—CO—N< or >N—CS—N< containing the group >N—CO—N< where at least one nitrogen atom is part of a heterocyclic ring; Thio analogues thereof

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"COMPOSIÇÃO HERBICIDA AQUOSA À BASE DE UM CONCENTRADO DE SUSPENSÃO QUE CONTÉM HERBICIDAS E FITOPROTETORES"
Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores. A presente invenção refere-se à área das formulações de defensivos agrícolas/produtos fitossanitários. Particularmente, a invenção refere-se a formulações na forma de concentrados de suspensão aquosos, que contêm pelo menos uma substância ativa herbicida do grupo dos inibidores da sintetase de acetolactato e pelo menos um fitoprotetor do grupo das acilsulfonamidas.
Substâncias ativas herbicidas, em geral, não são utilizadas na sua forma pura. Na dependência da área de aplicação e do tipo de aplicação, bem como de parâmetros físicos, químicos e biológicos, as substâncias ativas são utilizadas em mistura com adjuvantes e aditivos habituais como formulação de substância ativa. Muitos herbicidas apresentam propriedades fitotóxicas indesejáveis em relação a plantas economicamente úteis. Para aumento da atividade herbicida em relação a uma pluralidade de plantas indesejáveis, pode ser conveniente a aplicação combinada de pelo menos duas substâncias ativas herbicidas. Nalguns casos, efeitos sinérgicos são observados, nesse caso.
Para evitar efeitos secundários fitotóxicos, indesejáveis, é conhecido utilizar os herbicidas em combinação com um chamado fitoprotetor. Fitoprotetores são compostos que evitam totalmente ou predominantemente os efeitos secundários fitotóxicos de herbicidas.
Desse modo, são conhecidas a partir do documento de patente WO 03/026427 entre outras, as misturas das substâncias ativas herbicidas da fórmula (I)
na qual os radicais R1 a R4 representam, substancialmente, alquil, e fitoprotetores da fórmula (II)
(II), na qual R5 representa, substancialmente, alquil ou cicloalquil, e R6 representa, substancialmente, hidrogénio, alquil ou halogéneo.
Do documento WO 03/026426 são conhecidas misturas das substâncias ativas herbicidas da fórmula (I) com outras substâncias ativas herbicidas, entre outras, isoxaflutóis.
Do documento WO 2005/087006 é conhecida a combinação de tiencarbazon-metil, isto é, o composto da fórmula (I), na qual R1 a R4 representam, em cada caso, metil, com ciprossulf amidas, isto é, o composto da fórmula (II), na qual R5 representa ciclopropil e R6 representa hidrogénio e isoxaflutóis, isto é, o composto da fórmula (III), na qual Q representa Q2, R7 representa metilsulfonil, R8 representa hidrogénio e R9 representa trifluorometil.
Do documento WO 2005/087004 são conhecidas as combinações de a) tiencarbazonmetil com ciprossulfamida e pirassulfotóis, isto é, o composto da fórmula (III), na qual Q representa Q3, R7 representa metilsulfonil, r8 representa hidrogénio e R9 representa trifluorometil, bem como b) tiencarbazonmetil com ciprossulfamida e tembotriona isto é, o composto da fórmula (III), em que Q representa Q1, R7 representa cloro, R8 representa 2,2,2-trifluoretiximetil e R9 representa metilsulfonil.
Do documento de patente 1 449 434 são conhecidos concentrados de herbicida aquosos, especialmente concentrados de suspensão à base de uma sulfonilureia específica, nomeadamente halosulfurona-metil. Tieno-3-ilsulfonilmino(tio)carbonil-triazolin (tio)ona não são descritos no documento de patente EP 1 449 434. Para os concentrados de suspensão demonstrados a título de exemplo no documento de patente EP 1 449 434, foram utilizados como agentes dispersantes tristirilfenol-polietilenoglicol-éster de ácido fosfórico, sendo que os mesmos não são utilizados individualmente, mas na forma de uma combinação de agente dispersante composto de polioxietilenalquiléter e tristirilfenol-polietilenoglicoléster de ácido fosfórico. 0 ensinamento do documento de patente EP 1 449 434 não trata do facto de que, através da utilização de éster tristirilfenol-polietilenoglicol de ácido fosfórico específico, a estabilidade ao armazenamento e, ao mesmo tempo, a capacidade de mistura de um concentrado de suspensão de herbicida com um agente dispersante, podem ser bastante melhorados. É conhecido a partir do documento de patente WO 03/022049 um sistema tensioativo de ação de superfície para a formulação de pesticidas. O sistema apresenta pelo menos um tensioativo com aniões ativos que é selecionado do grupo do poliarilfenol-polialcoxiéster-sulfato e do poliarilfenol-polialcoxiéster-fosfato, sendo que o componente com aniões ativos, de acordo com o ensinamento do documento de patente WO 03/022049, precisa de ser neutralizado pelo menos através de um composto básico.
Correspondentemente, o ensinamento do documento de patente WO 03/022049 não se destina à utilização de um tristirilfenol-polietilenoglicol éster de ácido fosfórico especifico como agente dispersante, além de que a estabilidade ao armazenamento pode ser bastante melhorada, também, simultaneamente, a capacidade de mistura de um concentrado de suspensão de herbicida com uma solução de fertilizante artificial.
Todas as substâncias ativas designadas acima e abaixo com o seu "common name" (nome comum), também são conhecidas, por exemplo, do "Pesticide Manual", 13a edição, The British Crop Protection Council and the Royal Soc. of Chemistry, 2003, e da página da web http://www.hclrss. demon .co.uk.
Embora as misturas citadas de substâncias ativas herbicidas da fórmula (I) e fitoprotetores da fórmula (II) apresentem um bom efeito herbicida, particularmente, para controlo de plantas indesejáveis em culturas de milho, na prática, as mesmas nem sempre apresentam propriedades satisfatórias, tal como, por exemplo, um efeito insuficiente contra plantas indesejáveis e/ou compatibilidade deficiente em plantas economicamente úteis, particularmente, em milho. Além disso, por exemplo, a estabilidade de armazenamento dessas misturas nem sempre é suficiente. Uma outra desvantagem pode ser vista do facto de que, na diluição para uma calda de pulverização feita por parte do utilizador, as duas substâncias ativas nem sempre se apresentam uniformemente distribuídas na mesma, particularmente, quando a diluição da mistura não se deve dar em água, mas numa solução aquosa, concentrada, de fertilizantes. Por outro lado, é crescentemente exigida a possibilidade de diluição em soluções aquosas, concentradas, de fertilizantes. O objetivo da presente invenção consistiu no facto de pôr à disposição uma formulação de defensivos para as substâncias ativas herbicidas da fórmula (I), em combinação com fitoprotetores da fórmula (II) e, opcionalmente, um outro herbicida do grupo dos inibidores da dioxigenase de hidrofenilpiruvato, sendo que essa formulação de defensivos deve dispor de uma alta estabilidade de armazenamento e, depois da diluição com soluções aquosas, concentradas, de fertilizantes, deve possibilitar uma distribuição uniforme das substâncias ativas. 0 objetivo é solucionado pelo concentrado de suspensão especial da presente invenção. A presente invenção refere-se, desse modo, a um concentrado de suspensão aquoso, que contém A) uma substância ativa da fórmula (I), (componente
A) , (I), na qual R1, R2, R3 e R4 significam, independentemente um do outro, metil ou etil, B) um fitoprotetor da fórmula (II) (componente B)
(II), na qual R5 significa iso-propil ou ciclopropil, e R6 significa hidrogénio ou cloro, C) opcionalmente, uma substância ativa herbicida da fórmula (III) (componente C) (Ill),
na qual Q representa um radical Q1, Q2 ou Q3
Qi Q2 Q3 R7 significa cloro, metilsulfonil ou trifluorometil, R8 significa hidrogénio ou 2,2,2- trifluoroetoximetil, R9 significa metilsulfonil ou trifluorometil, D) agentes de dispersão e E) água.
Substâncias ativas herbicidas da fórmula (I) são conhecidas, por exemplo, do documento WO 01/05788. Fitoprotetores da fórmula (II) são conhecidos, por exemplo, do documento US 6.251.827. Substâncias ativas da fórmula (III), na qual Q representa Q1, são conhecidas, por exemplo, do documento US 6.376.429. Substâncias ativas da fórmula (III), em que Q representa Q2, são conhecidas, por exemplo, do documento EP 0 527 036. Substâncias ativas da fórmula (III), em que Q representa Q3, são conhecidas, por exemplo, do documento US 6.420.317.
Os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção apresentam uma alta estabilidade de armazenamento e, na diluição em água, ou também em solução aquosa, concentrada, de fertilizantes, uma distribuição uniforme das substâncias ativas e não tendem ao entupimento de bocais de pulverização.
As substâncias ativas das fórmulas (I), (II) e (III) podem estar presentes nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção também na forma dos seus sais. Apropriados como sais são aqueles, tais como estão descritos nos documentos WO 01/05788, US 6.251.827, 6.376.429, EP 0 527 036 e US 6.420.317, particularmente, os sais de metais alcalinos, de metais alcalino-terrosos e de amónio. Portanto, no presente pedido, desde que não indicado de outro modo, os termos "substância ativa herbicida da fórmula (I)", ou "fórmula (II)" e "fitoprotetor da fórmula (II", estão compreendidos, tanto o composto livre, como também o seu respetivo sal, particularmente, o sal de sódio.
Os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção podem conter, adicionalmente, outros adjuvantes e aditivos habituais em defensivos, particularmente F) agentes anticongelantes G) conservantes H) antiespumantes I) espessantes e agentes de tixotropização.
Além disso, os mesmos ainda podem conter outras substâncias, tais como corantes e agentes de perfume, agentes anti-drift (antioscilante), de aderência e de penetração, inibidores de evaporação, bem como agentes que influenciam o valor de pH e a viscosidade.
Como agentes de dispersão são de interesse, por exemplo, agentes de dispersão iónicos e não iónicos, por exemplo: 1) triestirilfenol-polietilenoglicol éster de ácido fosfórico, por exemplo, Dispergon® LFH (Clariant) com o N° CAS 11435-82-9, 2) alquilpoliglicósidos, tais como C9- a Cn-alquil-glucopi-ranosida, por exemplo, aqueles da série de
Agnique®-PG 9116 (Cognis), 3) alquilpoliglucósidos, por exemplo, AL 2575 (Uniqema) com o N° CAS 68515-73-1. A proporção total de agentes de dispersão nos concentrados de suspensão situa-se, em geral, entre 0,5 e 20% em peso. Se os agentes de dispersão forem utilizados, além das suas propriedades de dispersão, também para aumento da eficácia biológica, por exemplo, como agentes de penetração ou de aderência, a sua proporção nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção pode aumentar para até 30% em peso.
Agentes anticongelantes adequados são aqueles do grupo das uréias, dióis e polióis, tais como etilenoglicol e propilenoglicol. A proporção de agentes anticongelantes nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção situa-se, em geral, entre 1 e 15% em peso, particularmente, entre 2 e 10% em peso.
Conservantes apropriados são aqueles do grupo dos isotiazóis, tais como 2-metil-2H-isotiazol-3-ona, 1,2-benzotiazol-3-(2H)ona e sal de sódio. A proporção de conservantes nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção situa-se, em geral, entre 0,05 e 1% em peso, particularmente, entre 0,05 e 0,5% em peso.
Antiespumantes apropriados são, por exemplo, aqueles na base de silicones, particularmente, polidimetilsiloxanos, de preferência, Rhodorsil® 481. A proporção de antiespumantes nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção situa-se, em geral, entre 0,05 e 1% em peso, particularmente, entre 0,1 e 0,5% em peso.
Como espessantes e agentes de tixotropização, são de interesse, por exemplo: 1) silicatos naturais modificados, tais como bentonites, hectorites, atapulguites, montmorrilonites, esmectites quimicamente modificados, ou outros minerais de silicato, tais como Bentone® (Elementis), Attagel® (Engelhard), Agsorb® (Oil-Dri Corporation) ou Hectorite® (Akzo Nobel), 2) silicatos naturais e sintéticos, tais como silicatos da série Sipernat®, Aerosil® ou Durosil® (Degussa) da série CAB-O-SIL® (Cabot) ou da série VanGel (R.T. Vanderbilt), 3) espessantes na base de polímeros sintéticos, tais como espessantes da série Thixin® ou Thixatrol® (Elementis) .
Espessantes e agentes de tixotropização preferidos são, por exemplo, silicatos de camada modificados e silicatos naturais e sintéticos. A proporção de espessantes e agentes de tixotropização nos concentrados de suspensão de acordo com a invenção situa-se, em geral, entre 0,1 e 5% em peso, particularmente, entre 0,2 e 3% em peso.
Corantes e agentes de perfume são conhecidos do perito.
Dependendo do fim de aplicação, isto é, dependendo de que plantas daninhas na respetiva cultura de plantas economicamente úteis devem ser controladas, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção contêm, ainda, uma outra substância ativa agroquímica, de preferência, da série dos herbicidas. Essa outra substância ativa herbicida pode estar presente tanto no concentrado de suspensão aquoso de acordo com a invenção, como a assim chamada formulação pronta, como também ser levada à aplicação, como a assim chamada mistura em tanque, por diluição conjunta dos componentes formulados separadamente ou formulados de modo parcialmente separado.
As substâncias ativas Al a A16 da fórmula (I) são particularmente apropriadas nos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção:
As substâncias ativas Bl a B4 da fórmula (II) são particularmente apropriadas nos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção:
As substâncias ativas Cl a C3 da fórmula (III) são particularmente apropriadas nos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção:
Como exemplos preferidos são citados concentrados de suspensão de acordo com a invenção, que contêm os componentes A e B ou A, B e C, citados abaixo, sem que, por isso, deva dar-se uma restrição. AI + BI A2 + BI A3 + Bl A4 + Bl A5 + Bl A6 + Bl A7 + Bl A8 + Bl A9 + Bl AIO + Bl All + Bl A12 + Bl A13 + Bl Al4 + Bl A15+ Bl A16 + Bl Al + B2 A2 + B2 A3 + B2 A4 + B2 A5 + B2 A6 + B2 A7 + B2 A8 + B2 A9 + B2 AIO + B2 All + B2 A12 + B2 A13 + B2 A14 + B2 A15+ B2 Al6 + B2 Al + B3 A2 + B3 A3 + B3 A4 + B3 A5 + B3 A6 + B3 A7 + B3 A8 + B3 A9 + B3 AIO + B3
All + B3 A12 + B3 A13 + B3 A14 + B3 A15+ B3 A16 + B3 AI + B4 A2 + B4 A3 + B4 A4 + B4 A5 + B4 A6 + B4 A7 + B4 A8 + B4 A9 + B4 AIO + B4 All + B4 A12 + B4
Al3 + B4 Al4 + B4 A15+ B4 A16 + B4
Al + Bl + Cl Al + B2 + Cl Al + B3 + Cl Al + B4 + Cl
Al + B1 + C2 Al + B2 + C2 Al + B3 + C2 Al + B4 + C2
Al + Bl + C3 Al + B2 + C3 Al + B3 + C3 Al + B4 + C3 A2 + Bl + Cl A2 + B2 + Cl A2 + B3 + Cl A2 + B4 + Cl A2 + Bl + C2 A2 + B2 + C2 A2 + B3 + C2 A2 + B4 + C2 A2 + Bl + C3 A2 + B2 + C3 A2 + B3 + C3 A2 + B4 + C3 A3 + Bl + Cl A3 + B2 + Cl A3 + B3 + Cl A3 + B4 + Cl A3 + Bl + C2 A3 + B2 + C2 A3 + B3 + C2 A3 + B4 + C2 A3 + Bl + C3 A3 + B2 + C3 A3 + B3 + C3 A3 + B4 + C3 A4 + Bl + Cl A4 + B2 + Cl A4 + B3 + Cl A4 + B4 + Cl A4 + Bl + C2 A4 + B2 + C2 A4 + B3 + C2 A4 + B4 + C2 A4 + Bl + C3 A4 + B2 + C3 A4 + B3 + C3 A4 + B4 + C3 A5 + Bl + Cl A5 + B2 + Cl A5 + B3 + Cl A5 + B4 + Cl A5 + Bl + C2 A5 + B2 + C2 A5 + B3 + C2 A5 + B4 + C2 A5 + Bl + C3 A5 + B2 + C3 A5 + B3 + C3 A5 + B4 + C3 A6 + Bl + Cl A6 + B2 + Cl A6 + B3 + Cl A6 + B4 + Cl A6 + Bl + C2 A6 + B2 + C2 A6 + B3 + C2 A6 + B4 + C2 A6 + Bl + C3 A6 + B2 + C3 A6 + B3 + C3 A6 + B4 + C3 A7 + Bl + Cl A7 + B2 + Cl A7 + B3 + Cl A7 + B4 + Cl A7 + Bl + C2 A7 + B2 + C2 A7 + B3 + C2 A7 + B4 + C2 A7 + Bl + C3 A7 + B2 + C3 A7 + B3 + C3 A7 + B4 + C3 A8 + Bl + Cl A8 + B2 + Cl A8 + B3 + Cl A8 + B4 + Cl A8 + Bl + C2 A8 + B2 + C2 A8 + B3 + C2 A8 + B4 + C2 A8 + BI + C3 A8 + B2 + C3 A8 + B3 + C3 A8 + B4 + C3 A9 + BI + Cl A9 + B2 + Cl A9 + B3 + Cl A9 + B4 + Cl A9 + BI + C2 A9 + B2 + C2 A9 + B3 + C2 A9 + B4 + C2 A9 + BI + C3 A9 + B2 + C3 A9 + B3 + C3 A9 + B4 + C3 AIO + BI + Cl AIO + B2 + Cl AIO + B3 + Cl AIO + B4 + Cl AIO + BI + C2 AIO + B2 + C2 AIO + B3 + C2 AIO + B4 + C2 AIO + BI + C3 AIO + B2 + C3 AIO + B3 + C3 AIO + B4 + C3
All + BI + Cl All + B2 + Cl All + B3 + Cl All + B4 + Cl All + BI + C2 All + B2 + C2 All + B3 + C2 All + B4 + C2 All + BI + C3 All + B2 + C3 All + B3 + C3 All + B4 + C3 A12 + BI + Cl A12 + B2 + Cl A12 + B3 + Cl A12 + B4 + Cl A12 + BI + C2 A12 + B2 + C2 A12 + B3 + C2 A12 + B4 + C2 A12 + BI + C3 A12 + B2 + C3 A12 + B3 + C3 A12 + B4 + C3
Al3 + BI + Cl Al3 + B2 + Cl A13 + B3 + Cl A13 + B4 + Cl A13 + BI + C2 A13 + B2 + C2 A13 + B3 + C2 A13 + B4 + C2 Al3 + BI + C3 Al3 + B2 + C3 A13 + B3 + C3 A13 + B4 + C3
Al4 + BI + Cl Al4 + B2 + Cl A14 + B3 + Cl A14 + B4 + Cl Al4 + BI + C2 Al4 + B2 + C2 A14 + B3 + C2 A14 + B4 + C2 Al4 + BI + C3 Al4 + B2 + C3 A14 + B3 + C3 A14 + B4 + C3
Al5 + BI + Cl Al5 + B2 + Cl A15 + B3 + Cl A15 + B4 + Cl A15 + BI + C2 A15 + B2 + C2 A15 + B3 + C2 A15 + B4 + C2 Al5 + BI + C3 Al5 + B2 + C3 A15 + B3 + C3 A15 + B4 + C3
Al 6 + BI + Cl Al 6 + B2 + Cl A16 + B3 + Cl A16 + B4 + Cl Al6 + BI + C2 Al6 + B2 + C2 A16 + B3 + C2 A16 + B4 + C2 Al 6 + BI + C3 Al 6 + B2 + C3 A16 + B3 + C3 A16 + B4 + C3
Também são preferidos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção com as combinações citadas acima das substâncias ativas A e B ou A, B e C, em cada caso, em mistura com um ou mais agentes de dispersão do grupo dos triestirilfenol-polietilenoglicol ésteres de ácido fosfórico, alquilpoliglicósidos e alquilpoliglucósidos.
Numa forma de realização preferida, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção contêm A) 4 a 30% de uma substância ativa herbicida Al a A16 da fórmula (I), B) 4 a 30% de um fitoprotetor Bl a B4 da fórmula (II), C) 0 a 35% de uma substância ativa herbicida Cl a C3 da fórmula (III), D) 0,5 a 30% de um ou mais agentes de dispersão, E) 30 a 70% de água, F) 1 a 15% de um ou mais agentes de proteção contra geada (agentes anticongelantes), G) 0,05 a 1% de um ou mais conservantes, H) 0,05 a 1% de um ou mais antiespumantes, I) 0,1 a 5% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropi zação. São particularmente preferidos os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção que contêm A) 5 a 25% de uma substância ativa herbicida Al a A16 da fórmula (I), B) 5 a 25% de um fitoprotetor Bl a B4 da fórmula (II), C) 0 a 30% de uma substância ativa herbicida Cl a C3 da fórmula (III), D) 1 a 20% de um ou mais agentes de dispersão, E) 35 a 65% de água, F) 2 a 10% de um ou mais agentes anticongelantes, G) 0,05 a 0,5% de um ou mais conservantes, H) 0,1 a 1% de um ou mais antiespumantes, I) 0,2 a 3% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropização. São especialmente preferidos os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção que contêm A) 5 a 20% de uma substância ativa herbicida Al a A16 da fórmula (I), B) 8 a 20% de um fitoprotetor Bl a B4, particularmente, B3, da fórmula (II), C) 0 a 25% de uma substância ativa herbicida Cl a C3, particularmente C2, da fórmula (III), D) 2,5 a 15% de um ou mais agentes de dispersão, E) 40 a 60% de água, F) 2,5 a 10% de um ou mais agentes anticongelantes, G) 0,05 a 0,25% de um ou mais conservantes, H) 0,1 a 0,5% de um ou mais antiespumantes, I) 0,25 a 2,5% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropização.
Todos os dados percentuais são dados em peso.
Os adjuvantes de formulação citados acima dos grupos d) e f) a i) são conhecidos do perito e estão descritos, por exemplo, em: Watkins, "Handbook of Insecticide Dust Diluents and Carriers", 2a Ed., Darland Books, Caldwell N.J.; H.v. Olphen, "Introduction to Clay Colloid
Chemistry"; 2a Ed., J. Wiley &amp; Sons, N.Y.; Marsden, "Solvents Guide", 2a Ed., Interscience, N.Y. 1963; McCutcheon's, "Detergents and Emulsifiers Annual", MC Publ. Corp., Ridegewood N.J.; Sisley e Wood, "Encyclopedia of Surface Active Agents", Chem. Publ. Co. Inc., N.Y. 1964; Schonfeldt, "Grenzflachenaktive Athylenoxidaddukte", Wiss. Verlagsgesellschaft, Stuttgart 1976; Winnacker-Kuchler, "Chemische Technologie", Vol. 7, C. Hauser Verlag Munchen, 4a Ed. 1986.
Para aplicação, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção podem ser diluídos da maneira habitual, por exemplo, por meio de água ou em soluções aquosas de fertilizantes, tal como hidrossulfato de amónio.
Pode ser vantajoso adicionar às caídas de pulverização obtidas outras substâncias ativas agroquímicas (por exemplo, componentes de mistura em tanque, na forma de formulações correspondentes) e/ou adjuvantes e aditivos habituais para aplicação e/ou fertilizantes. Mostrou-se vantajoso diluir os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção ou agentes herbicidas com soluções aquosas de fertilizantes, por exemplo, nitrato de amónio e sulfato de amónio. São, portanto, objeto da presente invenção também os concentrados de suspensão aquosos ou agentes herbicidas que contêm as substâncias ativas agroquímicas, adjuvantes e aditivos e/ou fertilizantes citados no parágrafo acima.
Os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas apresentam uma eficácia herbicida excelente contra um amplo espectro de plantas daninhas mono- e dicotiledóneas economicamente importantes. Também ervas daninhas perenes, difíceis de ser controladas, que brotam de rizomas, rebentos ou outros órgãos permanentes, são bem abrangidas.
Os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção distinguem-se por um efeito herbicida de rápido início e de longa duração.
Embora os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e os agentes herbicidas apresentem uma atividade herbicida excelente em relação a ervas daninhas mono- e dicotiledóneas, plantas de cultura de culturas economicamente importantes, por exemplo, culturas dicotiledóneas, tais como soja, algodão, colza, beterrabas de açúcar, ou culturas de gramíneas, tais como trigo, cevada, centeio, aveia, painço, cana-de-açúcar, café, chá, cacau, coco, banana ou milho não são danificadas de modo algum ou apenas de modo insignificante. Por essas razões, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas servem muito bem para o controlo seletivo de crescimento indesejável de plantas em plantações agrícolas economicamente úteis, particularmente, em culturas de milho ou em plantações ornamentais.
Devido às suas propriedades herbicidas, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas também podem ser utilizados para controlo de plantas daninhas em culturas de plantas conhecidas ou modificadas por tecnologia genética a ser desenvolvidas. As plantas transgénicas distinguem-se, em geral, por propriedades particularmente vantajosas, por exemplo, por resistência em relação a determinados pesticidas, sobretudo, determinados herbicidas, resistência em relação a doenças de plantas ou causadores de doenças de plantas, tais como determinados insetos ou micro-organismos, tais como fungos, bactérias ou vírus. Outras propriedades especiais referem-se, por exemplo, ao material de colheita, no que se refere a quantidade, qualidade, aptidão para armazenamento, composição e ingredientes especiais. Desse modo, são conhecidas plantas transgénicas com teor de amido mais alto ou qualidade modificada do amido, ou aquelas com outra composição de ácido gordo do material de colheita. É preferida a aplicação dos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas em culturas transgénicas economicamente importantes de plantas de utilidade económica e plantas ornamentais, por exemplo, de culturas de gramíneas, tais como trigo, cevada, centeio, aveia, painço, arroz e milho, particularmente milho, ou também culturas de beterraba de açúcar, algodão, soja, colza, batata, tomate, ervilha e outras variedades de legumes. De preferência, os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas podem ser utilizados como herbicidas em culturas de plantas economicamente úteis, que são resistentes em relação aos efeitos fitotóxicos das substâncias ativas herbicidas ou tenham sido tornadas resistentes por tecnologia genética.
Na aplicação dos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção e agentes herbicidas em culturas transgénicas, além dos efeitos observados noutras culturas sobre as plantas daninhas, ocorrem frequentemente efeitos que são específicos à aplicação na respetiva cultura transgénica, por exemplo, a possibilidade de combater um espectro de ervas daninhas modificado ou especialmente ampliado, possibilidade de utilização de quantidades de aplicação modificadas, vantajosa boa aptidão para combinação com os herbicidas em relação aos quais a cultura transgénica é resistente, bem como influência sobre crescimento e produtividade das plantas de cultura transgénicas.
Além disso, também é um objeto da presente invenção um processo para controlo de crescimento de plantas indesejáveis, de preferência em culturas de plantas tais como cereais (por exemplo, trigo, cevada, centeio, aveia, arroz, milho, painço), beterraba de açúcar, cana-de-açúcar, colza, algodão e soja, de modo particularmente preferido, em culturas monocotiledóneas, tais como cereais, por exemplo, trigo, cevada, centeio, aveia, cruzamentos dos mesmos, tal como triticale, arroz, milho e painço, sendo que um ou mais concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção ou agentes herbicidas são aplicados sobre as plantas daninhas, partes de plantas, sementes de plantas ou sobre a área na qual as plantas crescem, por exemplo, área de cultivo.
As culturas de plantas também podem estar modificadas por tecnologia genética ou ser obtidas por seleção de mutações e são, de preferência, tolerantes em relação aos inibidores de sintase de acetolactato (ALS). A produção dos concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção é realizada de maneira conhecida do perito, por exemplo, por mistura dos ingredientes individuais, veja-se a esse respeito, Winnacker-Kuchler, "Chemische Technologie", volume 7, C. Hauser Verlag
Munique, 4a edição, 1986; Wade van Valkenburg, "Peticide Formulations", Marcel Dekker, N.Y. 1973; K. Martens, "Spray Drying Handbook", 3a ed., 1979, G. Goodwin Ltd. Londres.
Os exemplos abaixo ilustram a invenção. Os tensioativos e adjuvantes aqui utilizados significam: Dispergon® LFH = triestirilfenol-polietilenoglicol-éster de ácido fosfórico, fornecedor: CLARIANT Agnique® PG9116 = C9- a Cu-alquil-glucopiranosida,
fornecedor: COGNIS AL 2575 = alquilpoliglucósido
Rhodorsil® 416 = antiespumante na base de polidimetilsiloxano, fornecedor: RHODIA Acticide® MBS = mistura de 2-metil-2H-isotiazol-3-ona e 1,2-benzisotiazol-3-(2H)ona
Proxel® GLX = sal de sódio de 1,2-benzisotiazol-3-
(2H)ona, fornecedor: ZENECA
Aerosil® 200 = dióxido de silício, obtido quimicamente, fornecedor: Degussa Attagel® 50 = hidrossilicato de magnésio-alumínio, fornecedor: CHEMIE-MINERALIEN GMBH VanGel® B = silicato de magnésio-alumínio
hidratado, fornecedor: VANDERBILT INC., ERBSLÕH KG
Exemplos de Execução O modo de produção descrito a seguir refere-se às receitas dos Exemplos 1 a 4 citados abaixo: Água é carregada numa caldeira de agitação. Sob agitação, são adicionados antiespumante, agente de dispersão, conservante e agente de proteção contra geada, herbicidas, bem como fitoprotetor e agitados ainda brevemente. Depois, são adicionados espessante e agente de tixotropização. A suspensão obtida desse modo é previamente moída de modo grosseiro num moinho coloidal e, subsequentemente, num moinho de esferas de vidro, sob utilização de esferas de vidro com um diâmetro de 1 mm, até que tenha sido obtido um tamanho de partícula de 1 a 2 mícrones. Durante os processos de moagem, a suspensão é mantida, sob refrigeração externa, a uma temperatura de, no máximo, 25°C.
Exemplo 1: A) 7,95 g de Herbicida A12 B) 13,16 g de Fitoprotetor B3 C) 19,32 g de Herbicida C2
D) 3,00 g de Dispergon® LFH D) 2,00 g Ai 2775 E) 46, 57 g de água F) 7,00 g de propilenoglicol
G) 0,10 g de Proxel® GLX H) 0,25 g de Rhodorsil® 416 I) 0,65 g de Aerosil® 200 Exemplo 2: A) 7,95 g de Herbicida A12 B) 13,16 g de Fitoprotetor B3 C) 19,32 g de Herbicida C2
D) 3,00 g de Dispergon® LFH D) 2,00 g de Agnique® 9116 E) 46, 57 g de Água F) 7,00 g de propilenoglicol
G) 0,10 g de Proxel® GXL H) 0,25 g de Rhodorsil® 416 I) 0,65 g de Aerosil® 200
Exemplo 3: A) 20,21 g de Herbicida A12 B) 20,08 g de Fitoprotetor B3
D) 3,00 g de Dispergon® LFH D) 1,00 g AL 2575 E) 47,36 g de Água F) 7,00 g de Propilenoglicol
G) 0,10 g de Proxel® GXL Η) 0,25 g de Rhodorsil® 416 I) 0,50 g de Attagel® 50 I) 0,50 g de VanGel® B Exemplo 4: A) 20,05 g de Herbicida A12 B) 20,08 g de Fitoprotetor B3
D) 4,00 g de Dispergon® LFH D) 1,00 g de AL 2575 E) 46, 32 g de Água F) 7,00 g de Propilenoglicol
G) 0,10 g de Proxel® GXL H) 0,25 g de Rhodorsil® 416 I) 0,60 g de Attagel® 50
I) 0,60 g de VanGel® B
Os concentrados de suspensão aquosos de acordo com a invenção apresentam, depois de um armazenamento de vários meses, também a uma temperatura elevada, uma excelente estabilidade e não tendem nem à floculação nem ao entupimento de bocais de pulverização.
Formas de realização
Efeito herbicida na pós-emergência
Sementes de ervas daninhas ou plantas de cultura mono-ou dicotiledóneas são semeadas em argila arenosa em vasos de fibra de madeira ou em vasos de plástico, cobertas com terra e cultivadas na estufa, durante o periodo de vegetação, também ao ar livre, fora da estufa, sob boas condições de crescimento. 2 a 3 semanas depois da semeadura, as plantas de teste são tratadas no estágio de uma a três folhas. Os agentes herbicidas formulados são pulverizados em dosagens diferentes, com uma quantidade de aplicação de água de, em conversão, 300 L/ha, sob adição de reticulador (0,2 a 0,3%), sobre as plantas e a superfície do solo. 3 a 4 semanas depois do tratamento das plantas de teste, é avaliado, visualmente, o efeito das preparações, em comparação com controlos não tratados (efeito herbicida em percentagem (%) : 100% de efeito = as plantas morreram, 0% de efeito = tal como nas plantas de controlo).
Nesse caso, por exemplo, os agentes herbicida 1 a 4, a uma quantidade de aplicação de 320 g (soma dos três componentes A, B e C, numa relação de 1:1, 65:2,43) por hectare, apresentam um efeito de pelo menos 90% contra numerosas plantas daninhas, tais como Abutilon theophrasti, Alopecurus myosuroides, Amaranthus retroflexus, Avena fatua, Chenopodium album, Cyperus serotinus, Digitaria sanguinalis, Matricaria chamomilla, Setaria viridis, bem como Veronica pérsica e uma danificação menor que 5% de plantas de cultura, tal como milho.
Por comparação do efeito de substâncias de teste sobre plantas de cultura que foram tratadas sem e com fitoprotetor, pode ser avaliado o efeito da substância de fitoprotetor.
Nesse caso, é constatado que os efeitos herbicidas dos agentes de acordo com a invenção (100% ou 99%) estão situados acima dos valores esperados de acordo com Colby (em cada caso, 85%) , que são calculados de acordo com a seguinte fórmula (veja-se S.R. Colby; em Weeds 15 (1967) páginas 20 a 22) :
Nesse caso, significa: A, B = em cada caso, efeito do componente A ou B em percentagem E = valor esperado em percentagem
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • WO 03026427 A [0005] • WO 03026426 A [0006] • WO 2005087006 A [0007] • WO 2005087004 A [0008] • EP 1449434 A [0009] • WO 03022049 A [0010] • WO 0105788 A [0016] [0018] • US 6251827 B [0016] [0018] • US 6376429 B [0016] [0018] • EP 0527036 A [0016] [0018] • US 6420317 B [0016] [0018]
Documentos de não patente citados na descrição • The Pesticide Manual. The British Crop Protection Council and the Royal Soc. of Chemistry, 2003 [0011] • WATKINS. Handbook of Insecticide Dust Diluents and Carriers. Darland Books [0037] • CALDWELL N.J. ; H.V. OLPHEN. Introduction to Clay Colloid Chemistry. J. Wiley &amp; Sons [0037] • C. MARSDEN. Solvents Guide. Interscience, 1963 [0037] • MCCUTCHEON'S. Detergents and Emulsifiers Annual. MC Publ. Corp, [0037] • SISLEY; WOOD. Encyclopedia of Surface Active Agents. Chem. Publ. Co. Inc, 1964 [0037] • SCHÕNFELDT. Grenzflãchenaktive Ãthylenoxidaddukte. Wiss. Verlagsgesell, 1976 [0037] • WINNACKER-KUCHLER. Chemische Technologie. C. Hauser
Verlag Munchen, 1986, vol. 7 [0037] [0046] • WADE VAN VALKENBURG. Pesticide Formulations. Marcel
Dekker, 1973 [0046] • Spray Drying. K. MARTENS. Handbook. G. Goodwin Ltd, 1979 [0046] • S. R. COLBY. Weeds, 1967, vol. 15, 20-22 [0057]

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Concentrado de suspensão aquoso que compreende
    A) uma substância ativa da fórmula (I), em forma suspensa (I), na qual R1, R2, R3 e R4 significam, independentemente entre si, metil ou etil, B) um fitoprotetor da fórmula (II)
    (II), na qual R5 significa iso-propil ou ciclopropil, e R6 significa hidrogénio ou cloro, C) opcionalmente, uma substância ativa herbicida da fórmula (III)
    na qual Q representa um radical Q1, Q2 ou Q3 (III),
    Q1 Q2 Q3 R1 2 3 4 significa cloro, metilsulfonil ou trifluorometil, R8 significa hidrogénio ou 2,2,2- trifluoroetoximetil, R9 significa metilsulfonil ou trifluorometil, D) como agente de dispersão e poli(oxi-1,2- etanodiil),alfa-fosfono-omega-[2,4, 6-tris(1- feniletil)fenoxi] E) água.
  2. 2. Concentrado de suspensão, de acordo com a reivindicação 1, que compreende agentes de dispersão do grupo que consiste noutros triestirilfenol- polietilenoglicol-ésteres de ácido fosfórico, alquilpoliglicósidos e alquilpoliglucósidos.
  3. 3. Concentrado de suspensão, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, que compreende adicionalmente F) agente anticongelante G) conservante H) antiespumante I) espessante e agente de tixotropização. 1 Concentrado de suspensão, de acordo com qualquer uma 2 das reivindicações 1 a 3, que compreende 3 A) 4 a 30% de uma substância ativa herbicida Al a Al6 4 da fórmula (I), (I). em que os resíduos R1, R2, R3 e R4 são definidos como se segue
    B) 4 a 30% de um fitoprotetor Bl a B4 da fórmula (II),
    ΟΙ), em que os radicais R5 e R1 são definidos como se segue:
    C) 0 a 35% de uma substância ativa herbicida Cl a C3 da fórmula (III),
    (Hl), em que os radicais Q, R7, R8 e R9 são definidos como se seque:
    1
    D) 0,5 a 30% de um ou mais agentes de dispersão, E) 30 a 70% de água, F) 1 a 15% de um ou mais agentes anticongelantes, G) 0,05 a 1% de um ou mais conservantes, H) 0,05 a 1% de um ou mais antiespumantes, I) 0,1 a 5% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropi zação.
  4. 5. Concentrado de suspensão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, que compreende A) 5 a 25% de uma substância ativa herbicida Al a A16 da fórmula (I), B) 5 a 25% de um fitoprotetor Bl a B4 da fórmula (II), C) 0 a 30% de uma substância ativa herbicida Cl a C3 da fórmula (III), D) 1 a 20% de um ou mais agentes de dispersão, E) 35 a 65% de água, F) 2 a 10% de um ou mais agentes anticongelantes, G) 0,05 a 0,5% de um ou mais conservantes, H) 0,1 a 1% de um ou mais antiespumantes, I) 0,2 a 3% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropi zação. 1 1 Concentrado de suspensão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, que compreende A) 5 a 20% de uma substância ativa herbicida Al a A16 da fórmula (I), B) 8 a 20% de um fitoprotetor Bl a B4 da fórmula (II), C) 0 a 25% de uma substância ativa herbicida Cl a C3 da fórmula (III), D) 2,5 a 15% de um ou mais agentes de dispersão, E) 40 a 60% de água, F) 2 a 10% de um ou mais agentes anticongelantes, G) 0,05 a 0,25% de um ou mais conservantes, H) 0,1 a 0,5% de um ou mais antiespumantes, I) 0,25 a 2,5% de um ou mais espessantes ou agentes de tixotropização.
  5. 7. Composição herbicida aquosa obtenível por diluição de um concentrado de suspensão conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
  6. 8. Composição herbicida aquosa obtenível por diluição de um concentrado de suspensão, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, com uma solução aquosa de fertilizantes.
  7. 9. Composição herbicida aquosa, de acordo com a reivindicação 8, em que o fertilizante é sulfato de amónio ou nitrato de amónio.
  8. 10. Processo para controlo de crescimento de plantas indesejáveis, em que uma quantidade eficaz de um concentrado de suspensão, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, é aplicada sobre as plantas, parte das plantas, sementes ou a área na qual as plantas crescem.
  9. 11. Utilização de um concentrado de suspensão, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, destinado ao controlo de crescimento de plantas indesej áveis.
PT68066885T 2005-11-17 2006-11-06 Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores PT1951052T (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05025149 2005-11-17
DE200610030326 DE102006030326A1 (de) 2006-06-30 2006-06-30 Synergistische kulturpflanzenverträgliche herbizide Mittel enthaltend mindestens zwei herbizide Wirkstoffe und einen Safener

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1951052T true PT1951052T (pt) 2017-08-02

Family

ID=37607101

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT68066885T PT1951052T (pt) 2005-11-17 2006-11-06 Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores

Country Status (20)

Country Link
US (1) US8053393B2 (pt)
EP (1) EP1951052B1 (pt)
JP (1) JP2009515913A (pt)
CN (1) CN101309588B (pt)
AR (1) AR057893A1 (pt)
AU (1) AU2006314792B2 (pt)
BR (1) BRPI0618704B1 (pt)
CA (1) CA2630209C (pt)
CY (1) CY1119079T1 (pt)
DK (1) DK1951052T3 (pt)
EA (1) EA015904B9 (pt)
ES (1) ES2635275T3 (pt)
HU (1) HUE034198T2 (pt)
IL (1) IL191488A0 (pt)
LT (1) LT1951052T (pt)
PL (1) PL1951052T3 (pt)
PT (1) PT1951052T (pt)
SI (1) SI1951052T1 (pt)
UY (1) UY29922A1 (pt)
WO (1) WO2007057107A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004010813A1 (de) * 2004-03-05 2005-11-10 Bayer Cropscience Ag Neue Herbizide auf Basis von substituierten Thien-3-yl-sulfonylamino(thio)carbonyltriazolin(thi)onen und 4-HPPD-Hemmstoffen
GB2456752B (en) * 2007-12-19 2012-09-19 Rotam Agrochem Int Co Ltd Agrochemical composition and method for preparing the same
AU2012373743A1 (en) * 2012-03-13 2014-09-25 Syngenta Participations Ag Methods of safening sugar cane plants with N-acylsulfamoylphenylureas
WO2014114738A1 (en) * 2013-01-25 2014-07-31 Basf Se Method for producing aqueous suspension concentrate formulations
BR112022003958A2 (pt) * 2019-09-05 2022-05-24 Dow Global Technologies Llc Dispersão de polímero aquosa, e, composição de revestimento aquosa
CA3237856A1 (en) 2021-11-11 2023-05-19 Bayer Aktiengesellschaft Surfactant combination for aqueous agrochemical (crop protection) suspension formulations with high salt content and low-concentration of sulfonylurea herbicide

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19853827A1 (de) 1998-11-21 2000-05-25 Aventis Cropscience Gmbh Kombinationen aus Herbiziden und Safenern
DE60015824T2 (de) * 1999-01-29 2005-03-31 Basf Ag Wässriges Suspensionskonzentrat
JP4631010B2 (ja) * 1999-08-19 2011-02-16 日産化学工業株式会社 液状農薬組成物
SK3162002A3 (en) 1999-09-08 2002-06-04 Aventis Cropscience Uk Ltd New herbicidal compositions
GB9921220D0 (en) 1999-09-08 1999-11-10 Rhone Poulenc Agriculture New herbicidal compositions
DE10119721A1 (de) * 2001-04-21 2002-10-31 Bayer Cropscience Gmbh Herbizide Mittel enthaltend Benzoylcyclohexandione und Safener
MXPA04002176A (es) * 2001-09-07 2004-06-29 Syngenta Participations Ag Sistemas surfactantes para compuestos agricolamente activos.
DE10145019A1 (de) 2001-09-13 2003-04-03 Bayer Cropscience Gmbh Kombinationen aus Herbiziden und Safenern
DE10146590A1 (de) 2001-09-21 2003-04-10 Bayer Cropscience Ag Selektive Herbizide auf Basis von substituierten Thien-3-yl-sulfonylamino(thio)carbonyl-triazolin(thi)onen und Safenern
DE10146591A1 (de) 2001-09-21 2003-04-10 Bayer Cropscience Ag Herbizide auf Basis von substituierten Thien-3-yl-sulfonylamino(thio)carbonyl-triazolin(thi)onen
DE102004025220A1 (de) 2004-05-22 2005-12-08 Bayer Cropscience Gmbh Ölsuspensionskonzentrat
DE102004010812A1 (de) * 2004-03-05 2005-09-22 Bayer Cropscience Ag Unkrautbekämpfungsverfahren
DE102004010813A1 (de) * 2004-03-05 2005-11-10 Bayer Cropscience Ag Neue Herbizide auf Basis von substituierten Thien-3-yl-sulfonylamino(thio)carbonyltriazolin(thi)onen und 4-HPPD-Hemmstoffen

Also Published As

Publication number Publication date
EP1951052B1 (de) 2017-05-03
JP2009515913A (ja) 2009-04-16
EP1951052A1 (de) 2008-08-06
LT1951052T (lt) 2017-07-25
CY1119079T1 (el) 2018-01-10
CN101309588B (zh) 2013-07-10
ES2635275T3 (es) 2017-10-03
EA015904B1 (ru) 2011-12-30
PL1951052T3 (pl) 2017-10-31
AU2006314792A1 (en) 2007-05-24
AR057893A1 (es) 2007-12-26
SI1951052T1 (sl) 2017-08-31
BRPI0618704A2 (pt) 2011-09-06
WO2007057107A1 (de) 2007-05-24
CN101309588A (zh) 2008-11-19
EA015904B9 (ru) 2012-07-30
IL191488A0 (en) 2009-09-22
US20070111890A1 (en) 2007-05-17
AU2006314792B2 (en) 2013-05-02
CA2630209A1 (en) 2007-05-24
US8053393B2 (en) 2011-11-08
CA2630209C (en) 2014-05-20
EA200801340A1 (ru) 2008-10-30
UY29922A1 (es) 2007-06-29
DK1951052T3 (en) 2017-08-14
HUE034198T2 (en) 2018-01-29
BRPI0618704B1 (pt) 2016-05-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2372521T3 (es) Herbicidas para cultivos de soja tolerantes o resistentes.
ES2332238T3 (es) Agentes herbicidas sinergicos, compatibles con las plantas cultivadas, que contienen herbicidas seleccionados entre el conjunto de las benzoilciclohexanodionas.
RU2650393C2 (ru) Синергетическая борьба с сорняками путем нанесения фенокссулама и бензобициклона или кломазона и бензобициклона
KR101937116B1 (ko) 페녹술람 및 부타클로르를 함유하는 상승작용성 제초제 조성물
TWI728974B (zh) 包含l-固殺草及茚嗪氟草胺之殺草劑組合
ES2333132T3 (es) Agentes herbicidas.
ES2575239T3 (es) Composición herbicida sinérgica que contiene penoxsulam y piroxsulam
ES2269436T3 (es) Agentes herbicidas.
ES2294156T3 (es) Agentes herbicidas que contienen benzoil-pirazoles y antidotos.
PT1951052T (pt) Composição herbicida aquosa à base de um concentrado de suspensão que contém herbicidas e fitoprotetores
TWI719978B (zh) 包含固殺草及茚嗪氟草胺之除草劑組合
ES2370520T3 (es) Concentrados de suspensión en aceite que contienen diflufenican.
BRPI0609714A2 (pt) agentes herbicidas senergìsticos compatìveis com plantas de cultura contendo herbicidas do grupo dos benzoilpirazóis
ES2678414T3 (es) Concentrado para suspender en aceites
ES2815974T3 (es) Dispersiones acuosas que contienen aclonifeno y flufenacet
ES2794620T3 (es) Combinación herbicida y método de control de maleza
PT99272A (pt) Processo para a preparacao de composicoes herbicidas contendo misturas sinergicas de (2r)-2-{4-(6-cloroquinoxalin-2-iloxi)-fenoxi}-propionato de (-+)-tetra-hidrofurfurilo com diversos outros agentes herbicidas selectivos
BRPI0613219B1 (pt) composição aquosa herbicida, método para o controle de vegetação indesejada e uso de uma composição aquosa herbicida
DE102006030326A1 (de) Synergistische kulturpflanzenverträgliche herbizide Mittel enthaltend mindestens zwei herbizide Wirkstoffe und einen Safener
ES2315166A1 (es) Composicion herbicida.
MX2007015575A (en) Aqueous crop protection formulations comprising asulam and synergistic herbicidal combinations thereof
JP4899582B2 (ja) 除草用組成物
BR102016024431A2 (pt) combinação herbicida
EA029695B1 (ru) Синергетический гербицидный состав
BR112018002851B1 (pt) Uso de aclonifen ou de um composição compreendendo aclonifen e método para controlar plantas nocivas e/ou regular crescimento de planta em plantas de cultivo de raízes tuberosas