PT1940060E - Um método e sistema múltiplo de serviço de difusão de canal e serviço de monodifusão de canal - Google Patents

Um método e sistema múltiplo de serviço de difusão de canal e serviço de monodifusão de canal Download PDF

Info

Publication number
PT1940060E
PT1940060E PT06775235T PT06775235T PT1940060E PT 1940060 E PT1940060 E PT 1940060E PT 06775235 T PT06775235 T PT 06775235T PT 06775235 T PT06775235 T PT 06775235T PT 1940060 E PT1940060 E PT 1940060E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
service
data
broadcast service
mbms
data broadcast
Prior art date
Application number
PT06775235T
Other languages
English (en)
Inventor
Bingyu Qu
Junwei Wang
Yingzhe Ding
Original Assignee
Huawei Tech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37899363&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1940060(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Huawei Tech Co Ltd filed Critical Huawei Tech Co Ltd
Publication of PT1940060E publication Critical patent/PT1940060E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/02Channels characterised by the type of signal
    • H04L5/023Multiplexing of multicarrier modulation signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/16Central resource management; Negotiation of resources or communication parameters, e.g. negotiating bandwidth or QoS [Quality of Service]
    • H04W28/26Resource reservation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "UM MÉTODO E SISTEMA MÚLTIPLO DE SERVIÇO DE DIFUSÃO DE CANAL E SERVIÇO DE MONODIFUSÃO DE CANAL"
Campo da Invenção A presente invenção está relacionada com tecnologias de multiplexagem de canal, em particular, com um método e dispositivo para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido.
Antecedentes da Invenção
Desde os anos 1990, a tecnologia multiportadora tornou-se uma tecnologia inovadora nas comunicações de banda larga sem fios. O conceito básico da tecnologia de multiportadora radica no facto de uma portadora de banda larga estar dividida numa pluralidade de subportadoras e de os dados serem transmitidos simultaneamente nas subportadoras divididas. Na maioria das aplicações a largura da subportadora é inferior à largura de banda de coerência de um canal. Deste modo, num canal de frequência seletiva, a atenuação em cada subportadora é uma atenuação plana, para que o cruzamento entre simbolos de dados de utilizador seja reduzido, e não seja necessária equalização complexa de canal. Por conseguinte, é adequada para a transmissão de dados de débito elevado. A tecnologia de multiportadora existente tem várias formas, como sejam Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência (OFDMA), Multiplexagem de Portadora com Acesso Múltiplo por Divisão de Código (MC-CDMA), Multiplexagem de Portadora por espalhamento direto com Acesso Múltiplo por Divisão de Código (MS-DS-CDMA) e expansão bidimensional no domínio tempo frequência (TF) . Adicionalmente, várias tecnologias de expansão baseadas nas tecnologias também estão incluídas. 2 A tecnologia de Multiplexagem por Divisão Ortogonal de Frequência (OFDM) é uma tecnologia representativa nas tecnologias de multiportadora. Na tecnologia OFDM, um dado canal é dividido em vários subcanais ortogonais num dominio da frequência, e é permitido que os espetros das subportadoras se sobreponham parcialmente, devido ao facto de os diferentes sinais de dados poderem estar separados das subportadoras sobrepostas quando as diferentes subportadoras forem ortogonais entre elas. A Figura 1 é um diagrama esquemático mostrando um processo de modulação e desmodulação de um sistema OFDM básico do estado da técnica. Conforme se mostra na Figura 1, no sistema OFDM, um processo de codificação e de intercalação de canal é primeiramente realizado sobre os dados de utilizador, e os dados após o processo de codificação e intercalação são modulados para formar um simbolo de dados de utilizador através de um modo de modulação (como sejam, Modulação por Deslocamento Binário de Fase, BPSK, Modulação por Deslocamento de Fase em Quadratura, QPSK, e Modulação de Amplitude em Quadratura, QAM), e o símbolo de dados de utilizador é modulado para uma frequência de rádio através de uma operação OFDM. 0 processo de desmodulação é oposto a este processo, e uma repetição da descrição do mesmo é omitido.
Na operação OFDM, primeiramente, é executada uma conversão série/paralelo sobre o símbolo de dados de utilizador para formar uma pluralidade de feixes de subdados de baixo débito, e cada feixe de subdados ocupa uma subportadora. 0 processo para mapear cada feixe de subdados para uma subportadora correspondente pode ser implementado através de um processo de Transformada Inversa de Fourier Discreta (IDFT) ou Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT). Através de um processo de incrementação de Prefixo Cíclico 3 (CP) , é acrescentado um CP ao sinal no domínio do tempo após o processo IDFT ou IFFT como um intervalo de segurança. A interferência entre símbolos pode ser significativamente reduzida ou mesmo eliminada, e a ortogonalidade entre canais pode ser garantida, para que a interferência entre canais possa ser grandemente reduzida.
Presentemente, o serviço de Difusão Multimédia/Serviço Multidifusão (MBMS) baseado na tecnologia de multiportadora OFDM é um dos serviços importantes de Evolução de Longo Prazo. 0 serviço MBMS refere-se a um serviço no qual o lado da rede difunde ou monodifunde os mesmos dados multimédia a uma pluralidade de recetores na rede em simultâneo. Presentemente, os dados multimédia incluem principalmente serviços de fluxo e serviços de base.
Conforme acima descrito, de modo a reduzir a interferência entre símbolos causada por um atraso no encaminhamento múltiplo, é usualmente acrescentado um CP a um sinal no domínio do tempo após o processo IDFT ou IFFT. Quanto maior for a duração do CP acrescentado, mais forte será a capacidade de resistência à interferência entre símbolos causada pelo atraso devido ao encaminhamento múltiplo. No entanto, um CP com uma duração muito elevada pode também resultar numa reduzida eficiência de transmissão. Por conseguinte, em diferentes sistemas OFDM, o comprimento do CP acrescentado pode ser configurado como diferentes valores de acordo com diferentes aplicações.
Na LTE, o CP inclui um CP curto e um CP longo. A duração temporal do CP curto é de cerca de 4,7 μ3, isto é, TCP * 4,7 μΞ, e é principalmente utilizada num serviço de não difusão (monodifusão). A duração temporal do CP longo é de cerca de 16,7 με, isto é, TCP * 16,7 με, e é principalmente 4 utilizada em MBMS ou células com um diâmetro superior. Para células com diâmetros inferiores, ou quando o sistema envia um serviço de Monodifusão, é empregue o CP longo. Quando o sistema envia um serviço MBMS ou quando o diâmetro da célula é superior, é empregue o CP longo.
Usualmente, um sistema envia o serviço de monodifusão e o serviço MBMS após um processo de Multiplexagem por divisão no tempo (TDM) ter sido executado; por outras palavras, algumas subtramas são utilizadas para a entrega do serviço MBMS e algumas subtramas são utilizadas para a entrega do serviço de monodifusão. A Figura 2 é um diagrama esquemático mostrando o estado do processo TDM para o serviço de monodifusão e o serviço MBMS no estado da técnica. Na Figura 2, é utilizado um CP curto nas subtramas 0, 2, 3 e 6 para distribuir serviço de monodifusão. As estações de base entre células armazenam e enviam dados de serviço de monodifusão de forma independente. Um CP longo é utilizado nas subtramas 1, 4 e 5 para distribuir serviço MBMS, e cada célula envia o mesmo serviço de dados MBMS. Um Equipamento de Utilizador desmodula os dados enviados pelo serviço MBMS enviados pelo sistema de acordo com a informação de controlo correspondente. Se o UE se encontra na aresta da célula, uma pluralidade de serviços MBMS de sinais recebidos de uma pluralidade de células podem ser agrupados através de um modo combinatório, para que a relação sinal ruido e a percentagem coberta da aresta da célula possa ser melhorada.
Presentemente, o modo para executar a Multiplexagem por Divisão no Tempo (TDM) para o serviço MBMS e o serviço Monodifusão inclui um modo de armazenamento e um modo de indicação. 5 0 modo de armazenamento é executado de acordo com a qualidade de serviço (QoS) dos dados do serviço Monodifusão e dos dados do serviço MBMS. Quando os requisitos de QoS para os dados do serviço MBMS são mais riqorosos que os dos dados dos serviços Monodifusão, os dados dos serviços MBMS serão armazenados primeiramente; de outro modo, os dados dos serviços Monodifusão serão armazenados primeiro. Devido ao facto de o serviço de MBMS necessitar de ser enviado entre uma pluralidade de células adjacentes em simultâneo, o requisito de QoS para o serviço MBMS entre as células pode ser o mesmo. No entanto, o requisito QoS para o serviço Monodifusão em cada célula dificilmente pode ser o mesmo. Por conseguinte, durante o processo TDM no modo de armazenamento será causada uma comutação frequente entre o serviço de subtrama MBMS e o serviço de subtrama Monodifusão, e o sistema sinalizando débito em excesso aumentará grandemente. 0 modo designado refere-se a isso, apenas o requisito de QoS para o serviço MBMS será considerado nos dois serviços; por outras palavras, o sistema irá designar as subtramas para entregar os dados do serviço MBMS de acordo com o requisito de atraso e com o requisito de débito do serviço MBMS. Conforme mostrado na Figura 2, o sistema pode designar a Subtrama 1, a Subtrama 4, e a Subtrama 5, para entregar os dados do serviço MBMS de acordo com o requisito de QoS para o serviço MBMS. Por conseguinte, pode ver-se que a prioridade de entrega do serviço de Monodifusão será negligenciável no modo designado. Em resultado disso, o atraso do serviço de Monodifusão é aumentado e o atraso é intolerável para o serviço de Monodifusão com um requisito de atraso rigoroso. 6
Sumário da Invenção
Um objetivo da invenção é o de fornecer um método para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido, para que o sistema de sinalização ocupado de forma suplementar ao realizar um processo TDM para o serviço de difusão e para o serviço de Monodifusão possa ser reduzido, e o atraso de transmissão do serviço de Monodifusão possa ser reduzido.
Correspondentemente, a invenção fornece ainda um dispositivo para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido.
Formas de realização da invenção fornecem as seguintes soluções técnicas.
Um método para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido, inclui: reservar recursos TF para executar serviços de dados não difundidos numa subtrama para realizar difusão de serviços de dados; e multiplexar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para a subportadora para realizar o serviço de difusão de dados e enviar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para um UE.
Preferencialmente, os recursos TF estão reservados na subtrama que transporta o serviço de difusão de dados para transportar o serviço de monodifusão de dados com prioridade QoS.
Preferencialmente, o método inclui ainda definir um valor de limiar de QoS para o serviço de monodifusão; e 7 durante a multiplexagem o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados, encontram-se a multiplexar os valores que ultrapassam o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados para a subtrama para realizar o serviço de difusão de dados.
Preferencialmente, o método inclui ainda a geração de
serviços de difusão de dados redundantes de acordo com uma quantidade de recursos TF restantes se os recursos TF permanecerem após os valores que ultrapassam o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados terem sido transportados em recursos TF reservados; e durante a multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de monodifusão de dados, o método inclui ainda a multiplexagem do serviço de monodifusão de dados cujos valores se encontrem a ultrapassar o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados e que tenham gerado serviço de difusão de dados redundante para os recursos TF reservados.
Preferencialmente, o método inclui ainda: desmodular, através do UE, o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundante multiplexado na subtrama para a execução do serviço de difusão de dados, respetivamente; e combinar o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundante obtidos para obter o serviço de difusão de dados com uma elevada Relação de Sinal de Interferência e Ruido (SINR).
Preferencialmente, o serviço de difusão de dados redundante é serviço de difusão de dados a ser enviado repetidamente.
Preferencialmente, o serviço de difusão de dados redundante é informação do serviço de difusão de dados.
Preferencialmente, o método inclui ainda realizar um processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados antes de multiplexar o serviço de monodifusão de dados para os recursos TF reservados do serviço de difusão de dados da subtrama.
Preferencialmente, realizar o processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados é implementado através da adição de uma disputa ao serviço de monodifusão de dados a disputar; e diferentes dispositivos de envio de serviço acrescentam diferentes disputas ao serviço de monodifusão de dados que implementa o processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados.
Preferencialmente, o dispositivo de envio de serviço é o Nó B numa rede de comunicações móveis.
Preferencialmente, o processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados é implementado através da intercalação do serviço de monodifusão de dados.
Preferencialmente, o método inclui ainda a realização de um processo de deslocamento ciclico sobre os dados no dominio do tempo formado através da multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de monodifusão de dados para a subtrama para executar o serviço de difusão de dados.
Preferencialmente, quando o UE está situado na aresta de pelo menos duas células cobertas através de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço, de multiplexagem e de envio, por cada um dos dispositivos de envio de serviço, 9 ambos fazem serviço de monodifusão de dados num modo de diversidade de transmissão.
Preferencialmente, o método inclui ainda: receber e desmodular, através do UE, o serviço de monodifusão de dados enviado a partir de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço num modo de receção de diversidade; e realizar um processo de combinação suave sobre o serviço de monodifusão de dados enviado a partir de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço para obter o serviço de monodifusão de dados com uma elevada SINR.
Preferencialmente, o dispositivo de envio de serviço é o Nó B numa rede de comunicações móveis.
Preferencialmente, o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados está multiplexado para a subtrama para executar o serviço de difusão de dados de um dos seguintes modos: modo de alternância de frequência; modo TDM; e modo FDM.
Opcionalmente, o lado da rede atribui a subtrama para executar o serviço de difusão de dados com regularidade.
Opcionalmente, o serviço de difusão de dados são dados MBMS. 10
Opcionalmente, o serviço de monodifusão de dados inclui dados de sinalização de controlo do serviço de Monodifusão e dados de serviço do serviço de Monodifusão.
Um dispositivo para multiplexar um canal de serviço de difusão e um canal de serviço não difundido, inclui: uma unidade de reserva de recursos TF, adaptada para reservar de recursos TF para executar serviço de monodifusão de dados numa subtrama executando serviço de difusão de dados; e uma unidade de entrega e multiplexagem de dados, adaptada para multiplexar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para uma subtrama de serviço de difusão de dados com recursos TF reservados para realizar o serviço de monodifusão de dados processados pela unidade de recursos TF reservados, e enviar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para o UE. A invenção tem os seguintes efeitos benéficos.
Na invenção, o serviço de monodifusão de dados é executado através de parte dos recursos TF reservados numa subtrama para executar serviço de difusão de dados, então o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados são multiplexados para a subtrama para executar serviço de difusão de dados e enviar para o UE, e então o UE desmodula o serviço de difusão de dados e o serviço de Monodifusão de dados multiplexados na subtrama para executar serviço de difusão de dados. Por conseguinte, podem ser evitadas as desvantagens do estado da técnica, como sejam a subtrama do serviço MBMS e a subtrama do serviço de Monodifusão de dados serem frequentemente comutados e por esse facto a sinalização de excesso de débito do sistema ser grandemente 11 aumentada quando o serviço de difusão de dados e o serviço de Monodifusão de dados estão armazenados com base na relação entre a QoS do serviço de difusão e a QoS do serviço de Monodifusão.
Adicionalmente, se parte dos recursos TF reservados na subtrama do serviço MBMS forem utilizados para realizar serviço de Monodifusão de dados de elevada QoS, a desvantagem do estado da técnica, como seja o atraso na transmissão do serviço de Monodifusão é aumentado devido à QoS do serviço de difusão ser considerada em primeiro lugar no estado da arte, pode ser evitado, e é favorável reduzir o atraso na transmissão de serviço de Monodifusão com um requisito em tempo real mais rigoroso.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 é um diagrama esquemático mostrando o processo de modulação e desmodulação de um sistema OFDM básico no estado da arte; A Figura 2 é um diagrama esquemático mostrando um estado durante a execução de um processo TDM para o serviço de Monodifusão e para o serviço MBMS no estado da arte; A Figura 3 é um fluxograma do principal principio do método para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de monodifusão de canal de acordo com a invenção; A Figura 4 é um diagrama esquemático mostrando um processo para multiplexar o serviço MBMS e o serviço de Monodifusão com um requisito QoS rigoroso de acordo com o método da invenção;
A Figura 5 é um diagrama de estados mostrando o processo no qual o serviço de Monodifusão de dados com um requisito QoS 12 rigoroso e o serviço de dados MBMS são multiplexados numa subtrama de serviço MBMS; A Figura 6 é um diagrama esquemático mostrando o processo para multiplexar o serviço MBMS, o serviço de Monodifusão com um requisito QoS rigoroso e o serviço redundante de dados MBMS de acordo com o método da invenção; A Figura 7 é um diagrama de estados mostrando o processo no qual o serviço de Monodifusão de dados o qual é mais elevado que um valor de limiar de QoS predefinido, o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante são multiplexados para uma subtrama de serviço MBMS; A Figura 8 é um diagrama esquemático mostrando uma forma de realização na qual o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados são multiplexados para uma subtrama de serviço MBMS com base no principio do método de acordo com a invenção; A Figura 9 é um diagrama esquemático mostrando uma forma de realização na qual um processo de interferência aleatório é realizado para o serviço de Monodifusão de dados e um processo de deslocamento ciclico é realizado sobre os dados multiplexados no dominio do tempo quando o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados é multiplexado de acordo com o método da invenção; A Figura 10 é um diagrama esquemático mostrando o processo no qual o Nó B transmite os dados multiplexados num modo de diversidade de transmissão quando o UE está situado na aresta de duas células cobertas através de dois Nós B com base no método de acordo com a invenção; 13 A Figura 11 é um diagrama esquemático mostrando uma forma de realização na qual o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados e o serviço redundante de dados MBMS é multiplexado para uma subtrama de um serviço MBMS com base no método de acordo com a invenção; e A Figura 12 é um diagrama de blocos mostrando a estrutura principal do dispositivo para multiplexar o serviço de difusão de canal e o serviço de monodifusão de canal de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada das Formas de Realização 0 objetivo das formas de realização da invenção é o de resolver o problema de que o sistema de sinalização de excesso de débito é aumentado devido à frequente comutação entre a subtrama de serviço MBMS numa aplicação CP longa e a subtrama de serviço de Monodifusão numa aplicação CP curta utilizando o método de armazenamento convencional, e o problema de que o atraso é provocado num serviço de Monodifusão sensível a atrasos utilizando o método convencional designado. 0 principal princípio e as formas de realização do método para multiplexar o serviço de difusão de canal e o serviço de Monodifusão de canal de acordo com a invenção serão agora ilustradas em detalhe em conjunto com os desenhos. A Figura 3 é um fluxograma do principal princípio do método para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de monodifusão de canal de acordo com a invenção. 0 método inclui principalmente os passos seguintes.
Passo S10: Parte dos recursos Tempo Frequência (TF) estão reservados para executar o serviço de monodifusão (Unidifusão) de dados na subtrama para a execução do 14 serviço de difusão de dados. Neste ponto, a subtrama para executar o serviço de difusão de dados pode ser periodicamente atribuída pelo lado da rede. De modo a aliviar o atraso na transmissão no serviço de Monodifusão sensível a atrasos causado pelo método convencional designado, os recursos TF reservados na subtrama para executar o serviço de difusão de dados podem executar o serviço de Monodifusão de dados primeiramente com uma prioridade de QoS mais elevada.
Por exemplo, pode ser predefinido um valor de limiar de QoS de um serviço de Monodifusão.
Passo S20: 0 serviço de difusão de dados e o serviço de Monodifusão de dados é multiplexado para uma subtrama para executar serviço de difusão de dados e então serem enviados para um UE. Além disso, de modo a aliviar o atraso da transmissão no serviço de Monodifusão sensível a atrasos causado pelo método convencional designado, durante a multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de Monodifusão de dados a qual é mais elevada que o valor de limiar de QoS definido para o serviço de Monodifusão é multiplexado para a subtrama para realizar o serviço de difusão de dados. 0 serviço de difusão de dados e o serviço de Monodifusão de dados podem ser multiplexados para a subtrama para realizar o serviço de difusão de dados num modo de alternância de frequência, ou num modo FDM, ou num modo TDM.
Passo S30: 0 UE desmodula respetivamente o serviço de difusão de dados e o serviço de Monodifusão de dados multiplexados na subtrama para executar o serviço de difusão de dados, com base em informação de controlo de serviço de difusão e em informação de controlo de serviço 15 de Monodifusão (a informação de controlo é a informação recebida a partir de um canal de controlo).
Preferencialmente, o serviço de difusão de dados acima pode ser o serviço de dados MBMS os quais são frequentemente utilizados em redes 3G, e o serviço de Monodifusão de dados acima pode ser, mas não se encontra limitado a, os dados de sinalização e controlo e os dados de serviço no serviço de Monodifusão. Por exemplo, será agora dada uma descrição detalhada tomando o serviço MBMS como sendo o serviço de difusão. 0 serviço de difusão mencionado nas formas de realização da invenção podem também ser outros serviços de difusão. A implementação do serviço de difusão é a mesma que a do serviço MBMS e a repetição das descrições dos mesmos estão omitidas. A Figura 4 é um diagrama esquemático mostrando um processo para multiplexar o serviço MBMS e o serviço de Monodifusão com um requisito QoS rigoroso de acordo com o método da invenção. Especificamente, quando uma célula armazena uma subtrama de serviço MBMS (a subtrama de serviço MBMS pode ser regularmente atribuída pelo lado da rede de acordo com uma certa regra temporal), o sistema irá reservar parte dos recursos TF para entregar serviço de Monodifusão de dados com um requisito de atraso mais rigoroso. Na subtrama, a multiplexagem de serviço de dados MBMS e de serviço de Monodifusão de dados pode ser implementada num modo de alternância de frequência, num modo TDM ou num modo FDM. A implementação principal é conforme se descreve a seguir. 1.0 Nó B executa um mapeamento em constelação sobre serviço de dados MBMS após codificação de canal, coloca o sinal complexo mapeado numa subportadora indicada pelo sistema, e reserva uma parte das subportadoras para armazenamento de serviço de Monodifusão de dados de acordo 16 com configurações (o sistema será pré configurado para informar o Nó B de quais as subportadoras serão autorizadas a manter recursos TF). 2. O Nó B armazena o serviço de Monodifusão de dados com um requisito de QoS rigoroso. 3. 0 Nó B realiza a codificação de canal sobre serviço armazenado de Monodifusão de dados, realiza o mapeamento em constelação, e coloca o sinal complexo mapeado na subportadora reservada. 4. 0 serviço de Monodifusão de dados com um requisito de QoS rigoroso e o serviço de dados MBMS são multiplexados; então os dados multiplexados são transmitidos através do Nó B após vários processos, como sejam transformada IFFT e incrementação CP de acordo com o processo OFDM do estado da técnica mostrado na Figura 1. A Figura 5 é um diagrama de estados mostrando o processo para multiplexar o serviço de Monodifusão de dados com um requisito QoS rigoroso e o serviço de dados MBMS numa subtrama de serviço MBMS. 5. Após o UE ter recebido o sinal, o UE desmodula o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados multiplexados na subtrama de serviço MBMS de acordo com a informação de controlo de serviço MBMS e com a informação de controlo de serviço de Monodifusão respetivamente.
Em S20, pode existir também outra situação, isto é os recursos TF permanecem ainda após o serviço de Monodifusão de dados que excede o valor de limiar de QoS de serviço de Monodifusão serem executados nos recursos TF reservados na subtrama de serviço MBMS. Neste ponto, o sistema pode gerar serviço de difusão de dados redundante correspondente à quantidade de recursos TF restantes. 17
Subsequentemente, durante a multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de Monodifusão de dados, o serviço de Monodifusão de dados que excede o valor de limiar de QoS de serviço de Monodifusão e o serviço de difusão de dados redundantes necessitam de ser multiplexados para os recursos TF reservados na subtrama de serviço MBMS.
Deste modo, quando o UE recebe o sinal, o UE necessita de desmodular o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundantes multiplexados na subtrama para realizar o serviço de difusão de dados de acordo com a informação de controlo de serviço de difusão, e juntar o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundantes obtidos, para assim obter o serviço de difusão de dados com uma SINR elevada. 0 sistema pode tomar parte do serviço de difusão de dados a ser enviado repetidamente como o serviço de difusão de dados redundante de acordo com a quantidade dos recursos TF restantes, e pode levar a informação de verificação do serviço de difusão de dados como o serviço de difusão de dados redundante. A Figura 6 é um diagrama esquemático mostrando o processo para multiplexar o serviço MBMS, o serviço de Monodifusão com um requisito QoS rigoroso e o serviço redundante de dados MBMS de acordo com o método da invenção. Devido ao facto de na subtrama de serviço MBMS, os recursos TF reservados são apenas utilizados para entregar serviço de Monodifusão de dados com um requisito de atraso rigoroso. Por outras palavras, na solução acima mostrada na Figura 4, é ajustado um valor de limiar de QoS de serviço de Monodifusão e apenas é armazenado serviço de difusão de dados que exceda o valor de limiar. Além disso, são 18 diferentes as situações de serviço de Monodifusão em células diferentes, por outras palavras, algumas células podem ter um serviço de Monodifusão que exceda o valor de limiar, enquanto outras células podem não ter o serviço de Monodifusão que exceda o valor de limiar, e adicionalmente, os recursos TF reservados na subtrama de serviço MBMS podem não se encontrar totalmente ocupados mesmo se o serviço de Monodifusão que exceda o valor de limiar exista. Por conseguinte, os recursos TF que não se encontram ocupados podem ser utilizados para entregar informação redundante de serviço de dados MBMS (incluindo serviço de dados MBMS repetido e informação do bit de verificação de serviço de dados MBMS) . Um UE respeitante à célula pode receber e desmodular o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante, e juntar o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante, para que a SINR do serviço MBMS seja melhorada. A implementação do processo acima é conforme se descreve a seguir. 10. O Nó B executa um mapeamento em constelação sobre serviço de dados MBMS após a codificação do canal, coloca um sinal complexo mapeado numa subportadora indicada pelo sistema, e reserva parte das subportadoras para armazenamento do serviço de Monodifusão de dados. 20. O Nó B apenas armazena o serviço de Monodifusão de dados que excede o valor de limiar de QoS definido. 30. O Nó B realiza a codificação de canal num serviço de Monodifusão de dados armazenado, realiza o mapeamento em constelação, e coloca um sinal complexo mapeado numa subportadora reservada. 40. Quando o sistema determina que parte dos recursos TF reservados permanecem, o sistema gera informação redundante 19 de serviço de dados MBMS correspondente à quantidade de recursos TF restantes. 50. O Nó B realiza o mapeamento em constelação sobre a informação redundante de serviço de dados MBMS, e coloca um sinal complexo mapeado numa subportadora restante. 60. O Nó B faz a multiplexagem do serviço de Monodifusão de dados que excede um valor de limiar de QoS definido, o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante para a subtrama de serviço MBMS. A Figura 7 é um diagrama de estados mostrando o processo para multiplexar o serviço de Monodifusão de dados que excede o valor de limiar de QoS definido, o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante para uma subtrama de serviço MBMS. Conforme mostrado na Figura 7, o serviço de dados MBMS redundante (R-MBMS) é multiplexado na Subtrama 1 e na Subtrama 5, e nenhuns dados R-MBMS são multiplexados na Subtrama 4.
Então os dados multiplexados são transmitidos através do Nó B após vários processos, como sejam transformada IFFT e incrementação CP de acordo com o processo OFDM do estado da técnica mostrado na Figura 1. 70. Após um UE receber o sinal, o UE desmodula o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados e o serviço de dados MBMS redundante multiplexados na subtrama de serviço MBMS respetivamente, de acordo com a informação de controlo MBMS e com a informação de controlo de Monodifusão recebidas e desmoduladas num canal de controlo. 20 80. O UE junta o serviço de dados MBMS e o serviço de dados MBMS redundante desmodulados, e por fim gera a informação de serviço de dados MBMS com uma SINR elevada.
Formas de realização da invenção serão descritas conforme a seguir se explicita.
Forma de realização 1 A Figura 8 é um diagrama esguemático mostrando um processo para multiplexagem do serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados para uma subtrama de serviço MBMS de acordo com uma forma de realização da invenção. Nesta forma de realização, o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados é multiplexado na aplicação CP longa. 0 ambiente do sistema de rede nesta forma de realização inclui três entidades: um UE, um Nó B e uma camada superior. O Nó B está adaptado para armazenar serviços. A camada superior refere-se a uma entidade funcional acima do Nó B (como seja RNC - Controlador de Rede de Rádio e dispositivo de comutação lateral) . 0 processo de implementação especifica é conforme a seguir se descreve. al. A camada superior envia um comando de pedido de interrogação de estado de serviço para o Nó B. O comando de pedido de interrogação de estado de serviço é utilizado para instruir o Nó B para interrogar a situação de serviço do Nó B incluindo a QoS de cada serviço, carga da célula e assim por diante. a2. O Nó B interroga e regista o estado de serviço do Nó B, e envia uma resposta de interrogação de estado de serviço para a camada superior. a3. A camada superior dispõe a subtrama de serviço MBMS de acordo com a situação de serviço do Nó B e da QoS do 21 serviço MBMS, e então a camada superior envia um designado comando de serviço MBMS de subtrama para o Nó B e entrega os dados de serviço MBMS para o Nó B ao mesmo tempo. a4. 0 Nó B modula os dados de serviço MBMS na designada subtrama de serviço MBMS, coloca os dados de serviço MBMS modulados na subportadora definida pelo sistema, e reserva parte dos recursos TF na subportadora. a5. 0 UE reporta um Indicador de Qualidade de Canal (CQI) . Este processo de reporte é um processo periódico e pode ter lugar em qualquer momento entre al e a4. a6. 0 Nó B armazena e modula o serviço de Monodifusão de dados de acordo com o CQI reportado pelo UE e o requisito QoS para o serviço de Monodifusão de dados de um utilizador, e então coloca o serviço de Monodifusão de dados na subportadora para os recursos TF reservados. a7. 0 Nó B realiza os processos de transformação OFDM mostrados na Figura 1, como seja o processo IFFT e a transformação paralelo/série, no dominio da frequência dos dados formados após o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados terem sido multiplexados para o serviço MBMS de subtrama. a8. 0 Nó B envia os dados multiplexados no dominio da frequência para o UE na célula atual. a9. 0 UE desmodula o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados enviados para o UE no sinal recebido respetivamente, de acordo com a informação de controlo de serviço MBMS e com a informação de controlo de serviço de Monodifusão recebidas a partir de um canal de controlo. 22
Forma de realização 2 A Figura 9 é um diagrama esquemático mostrando a forma de realização na qual um processo de interferência aleatório é realizado sobre o serviço de Monodifusão de dados e um processo de deslocamento ciclico é realizado sobre os dados multiplexados no dominio do tempo quando o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados é multiplexado de acordo com o método da invenção. Com base na tecnologia de multiportadora OFDM, o ganho de diversidade de frequência seletiva necessita de ser obtido entre diferentes Nós B através do processo de deslocamento ciclico. Usualmente o serviço de dados MBMS enviado a partir de diferentes Nós B são os mesmos. Por este motivo, quando o Nó B envia o serviço de dados MBMS, o processo de deslocamento ciclico pode ser realizado para melhorar o ganho de seletividade de frequência. Adicionalmente, devido ao facto de o serviço de Monodifusão de dados estar armazenado nos recursos TF reservados no serviço MBMS de subtrama, a interferência entre células vizinhas é suscetível de ocorrer. Por conseguinte, é necessário disputar o serviço de Monodifusão de dados através de um processo de interferência aleatório e o processo de interferência aleatório é implementado através da adição de uma disputa ao serviço de Monodifusão de dados para gerar interferência, e o processo de interferência aleatória pode ser implementado em diferentes modos de intercalação. A implementação específica é conforme se descreve a seguir. bl. A camada superior envia um comando de pedido de interrogação de estado de serviço para o Nó B, e o comando de pedido de interrogação de estado de serviço é utilizado para instruir o Nó B para interrogar a situação de serviço do Nó B incluindo a QoS de cada serviço, carga da célula e assim por diante. 23 b2. 0 Nó B interroga e regista o estado de serviço, e envia uma resposta de interrogação de estado de serviço para a camada superior. b3. A camada superior dispõe uma subtrama de serviço MBMS de acordo com a situação de serviço do Nó B e da QoS do serviço MBMS, e então a camada superior envia um designado comando de serviço MBMS de subtrama para o Nó B, e entrega os dados de serviço MBMS para o Nó B ao mesmo tempo. b4. 0 Nó B modula os dados de serviço MBMS na designada subtrama de serviço MBMS, coloca os dados de serviço MBMS modulados na subportadora definida pelo sistema, e reserva parte dos recursos TF na subportadora. b5. 0 UE reporta o CQI do canal reservado. Este processo de reporte é um processo periódico e pode ter lugar em qualquer momento entre os passos bl a b4. b6. 0 Nó B armazena e modula o serviço de Monodifusão de dados de acordo com o CQI reportado pelo UE e o requisito QoS para o serviço de Monodifusão de dados de um utilizador. b7. 0 Nó B realiza um processo de interferência aleatório no serviço de Monodifusão de dados para reduzir a interferência entre células vizinhas. Por exemplo, é acrescentada uma disputa ao serviço de Monodifusão de dados para realizar o processo de disputa e o serviço de Monodifusão de dados após o processo de disputa é mapeado para os recursos TF reservados na subportadora. De modo a alcançar um melhor efeito de interferência aleatório, são utilizadas diferentes sequências de disputa para diferentes Nós B para realizar o processo de disputa no serviço de Monodifusão de dados a ser enviado. 24 b8. 0 Nó B realiza o processo de transformação IFFT no domínio da frequência nos dados formados após o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados terem sido multiplexados para o serviço MBMS de subtrama, e realiza o processo de deslocamento cíclico sobre os dados no domínio do tempo após o processo de transformação IFFT. 0 desfasamento no processo de deslocamento cíclico é designado pela camada superior. Finalmente, os processos de transformação OFDM mostrados na Figura 1, como seja a transformação paralelo/série, são realizados no domínio do tempo dos dados multiplexados. b9. 0 Nó B envia os dados após o processo de multiplexagem para o UE na célula atual. blO. 0 UE desmodula o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados enviados para o UE no sinal recebido respetivamente, de acordo com a informação de controlo de serviço MBMS e com a informação de controlo de serviço de Monodifusão recebidas a partir de um canal de controlo.
Forma de realização 3
Quando o UE se encontra na aresta de pelo menos duas células cobertas por pelo menos dois Nós B, a potência do sinal de receção do UE é reduzida enquanto a interferência é aumentada, para que a SINR do sinal seja muito baixa. Assim, de modo a resolver o problema de a SINR do serviço de Monodifusão de dados ser muito baixa quando o UE se encontra na aresta de pelo menos duas células, pelo menos dois Nós B podem ser empregues para realizar a diversidade de transmissão. Por outras palavras, quando o UE se encontra na aresta de pelo menos duas células cobertas por pelo menos dois Nós B, os pelo menos dois Nós B irão enviar o mesmo serviço de Monodifusão de dados, e são empregues os mesmos modo de codificação e modo de intercalação. Devido 25 ao facto de os pelo menos dois Nós B enviarem o mesmo serviço de Monodifusão de dados, o problema da interferência entre células vizinhas deixa de existir, e a sequência de disputa empregue entre Nós B necessita de ser a mesma, ou não é realizado nenhum processo de disputa. Ao mesmo tempo, o UE do lado da receção necessita de receber os sinais enviados a partir dos Nós B num modo de diversidade de receção e desmodular o serviço de Monodifusão de dados nos sinais enviados a partir dos Nós B num modo de combinação suave. A Figura 10 é um diagrama esquemático mostrando o processo no qual o Nó B transmite os dados multiplexados no modo de diversidade de transmissão quando o UE está situado na aresta de duas células cobertas através de dois Nós B, de acordo com o método da invenção. A implementação especifica é conforme se descreve a seguir. cl. A camada superior envia um comando de pedido de interrogação de estado de serviço para o Nó BI. O comando de pedido de interrogação de estado de serviço enviado é utilizado para instruir o Nó BI para interrogar a situação de serviço, incluindo a QoS do serviço e a carga da célula. c2. O Nó BI interroga e regista o estado de serviço, e envia uma resposta de interrogação de estado de serviço para a camada superior. c3. A camada superior dispõe a subtrama de serviço MBMS de acordo com a situação de serviço de cada Nó B e da QoS do serviço MBMS, então a camada superior envia um designado comando de serviço MBMS de subtrama para o Nó BI, e entrega os dados de serviço MBMS para o Nó BI. 26 c4 . 0 Nó BI modula os dados de serviço MBMS na designada subtrama de serviço MBMS, coloca os dados de serviço MBMS modulados numa subportadora definida pelo sistema, e reserva parte dos recursos TF na subportadora. c5. Após os mesmos processos conforme mostrados desde cl a c3 terem sido realizados no Nó B2, o Nó B2 modula os dados de serviço MBMS na designada subtrama de serviço MBMS, coloca os dados de serviço MBMS modulados numa subportadora definida pelo sistema, e reserva parte dos recursos TF na subportadora. c6. 0 UE reporta o CQI do canal reservado para o Nó BI (se o UE souber qual canal é o canal reservado, o UE reporta diretamente o CQI do canal reservado; de outro modo, o UE reporta o CQI de todos os canais). Este processo de reporte é um processo periódico e pode ter lugar em qualquer momento entre cl a c4. c7. 0 Nó BI armazena e modula o serviço de Monodifusão de dados de acordo com o CQI reportado pelo UE e o requisito QoS para o serviço de Monodifusão de dados de um utilizador. c8. A informação de armazenamento do serviço de Monodifusão de dados é feita interagir entre o Nó BI e o Nó B2. Se o Nó BI armazenar o serviço de Monodifusão de dados de um UE na aresta da célula, serão realizados os processos seguintes. c9. 0 Nó B2 modula o serviço de Monodifusão de dados do UE, realiza o mapeamento em constelação, e coloca o sinal complexo mapeado numa subportadora indicada pelo sistema. clO. 0 Nó BI modula o serviço de Monodifusão de dados do UE, realiza o mapeamento em constelação, e coloca o sinal 27 complexo mapeado numa subportadora indicada pelo sistema. 0 modo de codificação empregue em clO é o mesmo que o modo de codificação empregue quando o Nó B2 processa o serviço de Monodifusão de dados. cll. 0 Nó B2 realiza um processo de transformação IFFT no dominio da frequência nos dados formados após o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados terem sido multiplexados para o serviço MBMS de subtrama, e realiza um processo de deslocamento ciclico sobre os dados no domínio do tempo após o processo de transformação IFFT. 0 desfasamento empregue no processo de deslocamento cíclico é designado pela camada superior. Finalmente, os processos de transformação OFDM mostrados na Figura 1, como seja a transformação paralelo/série, são realizados no domínio do tempo dos dados multiplexados. cl2. 0 Nó BI realiza o processo de transformação IFFT no domínio da frequência nos dados formados após o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados terem sido multiplexados para o serviço MBMS de subtrama, e realiza o processo de deslocamento cíclico sobre os dados no domínio do tempo após o processo de transformação IFFT. 0 desfasamento empregue no processo de deslocamento cíclico é designado pela camada superior. Finalmente, os processos de transformação OFDM mostrados na Figura 1, como seja a transformação paralelo/série, são realizados no domínio do tempo dos dados multiplexados. cl3. 0 Nó B2 envia os dados multiplexados para um UE na aresta da célula. cl4. 0 Nó BI envia os dados multiplexados para o UE na aresta da célula. 28 cl5. 0 UE desmodula o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados enviados para o UE nos sinais enviados a partir do Nó Bl e do Nó B2 no modo de combinação suave, de acordo com a informação de controlo de serviço MBMS e com a informação de controlo de serviço de Monodifusão recebidas a partir do canal de controlo.
Forma de realização 4 A Figura 11 é um diagrama esquemático mostrando o processo no qual o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados e o serviço redundante de dados MBMS é multiplexado para uma subtrama de serviço MBMS, de acordo com o método da invenção. Nesta forma de realização, o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados e o serviço redundante de dados MBMS é multiplexado com uma aplicação CP longa. 0 ambiente do sistema de rede nesta forma de realização inclui três entidades: um UE, um Nó B e uma camada superior. 0 Nó B está adaptado para armazenar serviços. A camada superior refere-se a uma entidade funcional acima do Nó B (como seja RNC e dispositivo de comutação lateral). 0 processo de implementação especifica é conforme a seguir se descreve. dl. A camada superior envia um comando de pedido de interrogação de estado de serviço para o Nó B. 0 comando de pedido de interrogação de estado de serviço é utilizado para instruir o Nó B para interrogar a situação de serviço do Nó B incluindo a QoS de cada serviço, carga da célula e assim por diante. d2. 0 Nó B interroga e regista o estado de serviço do Nó B, e envia uma resposta de interrogação de estado de serviço para a camada superior. 29 d3. A camada superior dispõe a subtrama de serviço MBMS de acordo com a situação de serviço do Nó B e da QoS do serviço MBMS, e então a camada superior envia um designado comando de serviço MBMS de subtrama para o Nó B e entrega os dados de serviço MBMS para o Nó B ao mesmo tempo. d4. 0 Nó B modula os dados de serviço MBMS na designada subtrama de serviço MBMS, coloca os dados de serviço MBMS modulados na subportadora definida pelo sistema, e reserva parte dos recursos TF na subportadora. d5. 0 UE reporta o CQI. Este processo de reporte é um processo periódico e pode ter lugar em qualquer momento entre al e a4. d6. 0 Nó B armazena e modula o serviço de Monodifusão de dados mais elevado que um valor de limiar predefinido de acordo com o CQI reportado pelo UE e o requisito QoS para o serviço de Monodifusão de dados de um utilizador, e então coloca o serviço de Monodifusão de dados na subportadora para os recursos TF reservados. d7. 0 Nó B verifica se os recursos TF reservados na subtrama de serviço MBMS permanecem, e gera informação de controlo de redundância dos dados de serviço MBMS correspondentes à quantidade dos recursos TF restantes, e então coloca a informação de controlo de redundância para os recursos TF restantes. d8. 0 Nó B realiza os processos de transformação OFDM mostrados na Figura 1, como seja o processo IFFT e a transformação paralelo/série, no dominio da frequência dos dados formados após o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados e a informação de controlo de 30 redundância terem sido multiplexados para o serviço MBMS de subtrama. d9. O Nó B envia os dados multiplexados no domínio da frequência para o UE na célula atual. dlO. O UE desmodula o serviço de dados MBMS, o serviço de Monodifusão de dados enviados para o UE, e a informação de controlo de redundância dos dados de serviço MBMS no sinal recebido respetivamente, de acordo com a informação de controlo de serviço MBMS e com a informação de controlo de serviço de Monodifusão recebidas a partir do canal de controlo. dll. O UE junta o serviço de dados MBMS desmodulado e a informação de controlo de redundância dos dados de serviço MBMS, e calcula serviço de dados MBMS com uma SINR mais elevada.
Conforme acima referido, de acordo com as formas de realização da invenção, pode ver-se que: através do método da invenção, a desvantagem de o sistema sinalizar excesso de débito é aumentada devido à comutação frequente entre a subtrama de serviço MBMS com uma aplicação CP longa e a subtrama de serviço de Monodifusão com uma aplicação CP curta poder ser libertada, e o problema de que o atraso na transmissão é provocado no serviço de dados de Monodifusão sensível a atrasos pode ser resolvido, para que a fiabilidade para receber o serviço de dados MBMS e o serviço de Monodifusão de dados através do UE possa ser aumentada. Entretanto, quando o UE está situado na aresta das células, a SINR na aresta da célula pode ser melhorada através da utilização do modo de diversidade de transmissão para uma pluralidade de Nós B. 31
Correspondente ao método da invenção, é ainda aqui fornecido, um dispositivo para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido. A Figura 12 é um diagrama de blocos mostrando a estrutura do dispositivo para multiplexar o serviço de difusão de canal e o serviço de canal não difundido de acordo com a invenção. 0 dispositivo inclui a unidade 100 de reserva de recursos TF e multiplexagem de dados e a unidade 200 de entrega. A função de cada unidade é conforme a seguir se descreve. A unidade 100 de reserva de recursos TF está adaptada para reservar recursos TF para realizar serviço de dados numa subtrama tendo serviço de difusão de dados. A unidade 200 de entrega e multiplexagem de dados está adaptada para multiplexar o serviço de difusão de dados e o serviço de dados não difundido para a subtrama de serviço de difusão de dados com recursos TF reservados para realizar serviço de dados não difundido após serem processados através da unidade 100 de reserva de recursos TF, e enviar o serviço de difusão de dados e o serviço de dados não difundido para um UE.
Além disso, a implementação detalhada do dispositivo de acordo com a invenção é similar à do método de acordo com a invenção, e são omitidas descrições repetidas das mesmas.
Vantagens e modificações adicionais irão ocorrer prontamente para aqueles que são qualificados na técnica. Por conseguinte, a invenção nos seus aspetos mais amplos não está limitada aos detalhes específicos e formas de realização representativas aqui mostradas e descritas. 32
Consequentemente, podem ser feitas várias modificações e variações sem nos afastarmos do âmbito da invenção conforme definido através das reivindicações juntas e suas equivalentes.
Lisboa, 14 de Junho de 2012

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido, compreendendo: reservar recursos, TF, no tempo e na frequência para executar serviços de dados não difundidos numa subtrama para realizar difusão de serviços de dados; e multiplexar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para a subportadora para realizar o serviço de difusão de dados. 2. 0 método de acordo com a reivindicação 1 compreendendo reservar recursos TF na subtrama que transporta o serviço de difusão de dados para transportar o serviço de monodifusão de dados com uma Qualidade de Serviço, QoS, prioridade mais elevada que um valor de limiar de QoS para o serviço de monodifusão. 3. 0 método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo ainda: definir um valor de limiar de QoS para o serviço de monodifusão; e durante a multiplexagem o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados, encontram-se a multiplexar os valores que ultrapassam o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados para a subtrama para realizar o serviço de difusão de dados. 2 4. 0 método de acordo com a reivindicação 3 compreendendo ainda: gerar serviços de difusão de dados redundantes de acordo com uma quantidade de recursos TF restantes se os recursos TF permanecerem após os valores que ultrapassam o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados terem sido transportados em recursos TF reservados; e durante a multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de monodifusão de dados, o método compreende ainda a multiplexagem do serviço de monodifusão de dados cujos valores se encontrem a ultrapassar o valor de limiar de QoS do serviço de monodifusão de dados e que tenham gerado serviço de difusão de dados redundante para os recursos TF reservados. 5. 0 método de acordo com a reivindicação 4 compreendendo ainda: desmodular, através de um equipamento de utilizador, UE, o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundante multiplexado na subtrama para a execução do serviço de difusão de dados, respetivamente; e combinar o serviço de difusão de dados e o serviço de difusão de dados redundante obtidos. 6. 0 método de acordo com a reivindicação 5, em que o serviço de difusão de dados redundante é serviço de difusão de dados a ser enviado repetidamente ou informação de controlo do serviço de difusão de dados. 3 7. 0 método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo ainda realizar um processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados antes de multiplexar o serviço de monodifusão de dados para os recursos TF reservados do serviço de difusão de dados da subtrama. 8. 0 método de acordo com a reivindicação 7, em que realizar o processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados é implementado através da adição de uma disputa ao serviço de monodifusão de dados para disputar, diferentes dispositivos de envio de serviço acrescentam diferentes disputas ao serviço de monodifusão de dados para implementar o processo de interferência aleatório no serviço de monodifusão de dados; ou intercalando o serviço de monodifusão de dados. 9. 0 método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo ainda realizar um processo de deslocamento cíclico sobre os dados no domínio do tempo formado através da multiplexagem do serviço de difusão de dados e do serviço de monodifusão de dados para a subtrama para executar o serviço de difusão de dados.
10. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo: quando um equipamento de utilizador, UE se encontra na aresta de pelo menos duas células cobertas através de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço, de multiplexagem e de envio, por cada um dos dispositivos de envio de serviço, o mesmo serviço de monodifusão de dados num modo de diversidade de transmissão. 4 11. 0 método de acordo com a reivindicação 10 compreendendo ainda: receber e desmodular, através do UE, o serviço de monodifusão de dados enviado a partir de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço num modo de receção de diversidade; e realizar um processo de combinação suave sobre o serviço de monodifusão de dados enviado a partir de pelo menos dois dispositivos de envio de serviço.
12. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo, multiplexar para a subtrama para executar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados de um dos seguintes modos: modo de alternância de frequência; Multiplexagem por divisão no tempo, modo, TDM; e Multiplexagem por divisão na frequência, modo, FDM.
13. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 compreendendo atribuir, através de um dos lados da rede, a subtrama para executar o serviço de difusão de dados com regularidade.
14. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o serviço de difusão de dados é o serviço de dados de Difusão Multimédia / Serviço de Multidifusão, MBMS.
15. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o serviço de monodifusão de dados compreende dados de sinalização de controlo de serviço de Monodifusão e dados de serviço de serviço de Monodifusão. 5
16. Um dispositivo para multiplexar um serviço de difusão de canal e um serviço de canal não difundido, compreendendo: uma unidade de reserva de recursos, Tempo Frequência, TF, adaptada para reservar de recursos TF para executar serviço de monodifusão de dados numa subtrama executando serviço de difusão de dados; e uma unidade de entrega e multiplexagem de dados, adaptada para multiplexar o serviço de difusão de dados e o serviço de monodifusão de dados para uma subtrama de serviço de difusão de dados com recursos TF reservados para realizar o serviço de monodifusão de dados processados pela unidade de recursos TF reservados. Lisboa, 14 de Junho de 2012
PT06775235T 2005-09-29 2006-07-28 Um método e sistema múltiplo de serviço de difusão de canal e serviço de monodifusão de canal PT1940060E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CNA2005101081242A CN1941687A (zh) 2005-09-29 2005-09-29 广播业务信道与非广播业务信道的复用方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1940060E true PT1940060E (pt) 2012-06-25

Family

ID=37899363

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06775235T PT1940060E (pt) 2005-09-29 2006-07-28 Um método e sistema múltiplo de serviço de difusão de canal e serviço de monodifusão de canal

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8165052B2 (pt)
EP (2) EP1940060B1 (pt)
CN (3) CN1941687A (pt)
ES (1) ES2452922T3 (pt)
PT (1) PT1940060E (pt)
WO (1) WO2007036116A1 (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102143119B (zh) * 2005-03-30 2016-03-16 苹果公司 正交频分多路复用符号的传输方法和系统
CN101340711B (zh) * 2007-07-06 2012-05-23 中兴通讯股份有限公司 多载波增强上行接入系统的调度信息上报方法
WO2009038521A1 (en) * 2007-09-18 2009-03-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) A method and a device for reduced inter-cell interference
CN101179328B (zh) * 2007-12-05 2013-08-07 中兴通讯股份有限公司 时分双工系统中特殊时隙的配置方法和装置
KR101108781B1 (ko) * 2007-12-27 2012-02-27 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 데이터 전송방법
JP5188870B2 (ja) * 2008-04-28 2013-04-24 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局、移動局及び周波数分割多重通信方法
CN102057698A (zh) * 2008-04-28 2011-05-11 诺基亚公司 用于针对其他下行链路业务支持有效的mbms下行链路无线电资源重用的系统和方法
US8619684B2 (en) * 2008-05-01 2013-12-31 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for downlink data arrival
US8340011B2 (en) * 2008-05-07 2012-12-25 Qualcomm Incorporated Methods and apparatuses for increasing data transmission efficiency in a broadcast network
CN101577578A (zh) * 2008-05-07 2009-11-11 中兴通讯股份有限公司 多播子帧配置方法及装置
US8737373B2 (en) 2008-05-09 2014-05-27 Qualcomm Incorporated Signaling separate unicast and broadcast information with a common pilot
CN101616361A (zh) * 2008-06-23 2009-12-30 中兴通讯股份有限公司 一种多媒体广播和组播业务的资源调度和数据接收方法
US9088997B2 (en) * 2008-06-24 2015-07-21 Sharp Kabushiki Kaisha Wireless communication system, mobile station device, and wireless reception method
WO2010017661A1 (zh) * 2008-08-15 2010-02-18 上海贝尔股份有限公司 无线通信系统中提供mbms和单播业务的方法和装置
CN101771939B (zh) * 2008-12-30 2014-04-30 中兴通讯股份有限公司 单播业务控制信息的发送方法和装置
US8441976B2 (en) 2009-06-29 2013-05-14 Htc Corporation Method of managing multimedia broadcast multicast service reception and related communication device
CN101938712A (zh) * 2009-06-30 2011-01-05 中兴通讯股份有限公司 长期演进系统中多业务的复用方法与装置
US20110013574A1 (en) * 2009-07-16 2011-01-20 Chia-Chun Hsu Method of Handling Unicast Transmission on Multimedia Broadcast Multicast Service Subframe and Related Communication Device
CN101964946B (zh) * 2009-07-21 2015-07-22 中兴通讯股份有限公司 一种业务数据的接收方法及系统
GB2474006B (en) * 2009-08-11 2012-05-02 Samsung Electronics Co Ltd Network element, wireless communication units and methods for scheduling communications
CN101656585B (zh) * 2009-08-27 2012-07-04 华为技术有限公司 时分复用业务调度方法和装置
KR101435848B1 (ko) * 2010-01-12 2014-08-29 엘지전자 주식회사 멀티캐리어 시스템에서 e-mbs서비스를 위한 효율적인 캐리어 스위칭 동작을 수행하기 위한 방법 및 장치
CN102148797B (zh) * 2010-02-08 2014-02-12 上海贝尔股份有限公司 合并的多数据流的传输技术
US20110243056A1 (en) * 2010-03-31 2011-10-06 Yu-Chih Jen Method for realizing MBMS under bandwidth aggregation, CoMP and relay operation
US9883488B2 (en) 2011-07-07 2018-01-30 Qualcomm Incorporated Coexistence of priority broadcast and unicast in peer-to-peer networks
US9237553B2 (en) * 2011-07-07 2016-01-12 Qualcomm Incorporated Coexistence of priority broadcast and unicast in peer-to-peer networks
US9020008B2 (en) * 2011-07-12 2015-04-28 Cisco Technology, Inc. Overlaying independent unicast frequency hopping schedules with a common broadcast schedule
CN103107871A (zh) * 2011-11-09 2013-05-15 中兴通讯股份有限公司 基于eMBMS的业务数据发送、接收方法、装置及系统
US20160099985A1 (en) * 2013-05-09 2016-04-07 Nokia Solutions And Networks Oy Combination of Unicast and Multicast User Plane Data
JPWO2015060191A1 (ja) * 2013-10-21 2017-03-09 京セラ株式会社 基地局及びプロセッサ
CN107889240B (zh) * 2016-09-30 2020-07-24 华为技术有限公司 一种数据传输方法和设备
WO2019174006A1 (zh) * 2018-03-15 2019-09-19 华为技术有限公司 一种数据发送方法及装置
US11792813B2 (en) * 2021-04-01 2023-10-17 Qualcomm Incorporated Retransmission of semi-persistent scheduled group common downlink signaling
CN115361091B (zh) * 2022-07-15 2023-04-25 鹏城实验室 基于多用户叠加传输技术的下行混合广播单播传输方法

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH08251096A (ja) * 1995-03-11 1996-09-27 Nec Corp スロット割り当て方式
US6212182B1 (en) * 1996-06-27 2001-04-03 Cisco Technology, Inc. Combined unicast and multicast scheduling
FI973837A (fi) * 1997-09-29 1999-03-30 Nokia Telecommunications Oy Tiedonsiirtoresurssien allokointi
US6477169B1 (en) * 1999-05-14 2002-11-05 Nortel Networks Limited Multicast and unicast scheduling for a network device
US6711177B1 (en) * 1999-06-28 2004-03-23 Rockwell Collins, Inc. Method and apparatus for managing communication resources using frame fitting
US6885651B1 (en) * 2000-08-29 2005-04-26 Rockwell Collins Maintaining an adaptive broadcast channel using both transmitter directed and receiver directed broadcasts
US7050809B2 (en) * 2001-12-27 2006-05-23 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for providing concurrent data transmissions in a wireless communication network
US7453898B1 (en) * 2002-03-30 2008-11-18 Cisco Technology, Inc. Methods and apparatus for simultaneously scheduling multiple priorities of packets
KR100713435B1 (ko) * 2002-05-03 2007-05-07 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 다중 데이터 전송률 서비스 제공 장치 및 방법
CN1585316A (zh) * 2003-08-19 2005-02-23 北京三星通信技术研究有限公司 为mbms业务建立公共传输信道的方法
US7614071B2 (en) * 2003-10-10 2009-11-03 Microsoft Corporation Architecture for distributed sending of media data
US20050152372A1 (en) * 2004-01-13 2005-07-14 Sang-Ho Kim System and method for performing transmission and reception operations based on broadcast/communication convergence
EP1733498B1 (en) * 2004-04-05 2018-05-16 Intellectual Ventures I LLC Method to enable open loop antenna transmit diversity on channels having dedicated pilots
CN102143119B (zh) * 2005-03-30 2016-03-16 苹果公司 正交频分多路复用符号的传输方法和系统
US20070133695A1 (en) * 2005-12-09 2007-06-14 Kotzin Michael D Method and system for channel assignment of OFDM channels
US8243693B2 (en) * 2006-08-01 2012-08-14 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for broadcast pilot transmission in a wireless communication network

Also Published As

Publication number Publication date
CN102594510B (zh) 2016-05-25
CN101156342B (zh) 2012-03-21
CN102594510A (zh) 2012-07-18
US20080175264A1 (en) 2008-07-24
CN1941687A (zh) 2007-04-04
CN101156342A (zh) 2008-04-02
US8165052B2 (en) 2012-04-24
EP2458758A1 (en) 2012-05-30
EP2458758B1 (en) 2014-01-01
ES2452922T3 (es) 2014-04-03
EP1940060B1 (en) 2012-05-16
EP1940060A4 (en) 2008-12-31
WO2007036116A1 (en) 2007-04-05
EP1940060A1 (en) 2008-07-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1940060E (pt) Um método e sistema múltiplo de serviço de difusão de canal e serviço de monodifusão de canal
JP5990632B2 (ja) 直交周波数分割多重方式を使用する移動通信システムにおける制御チャネルのリソース割り当て方法及び装置
US9490955B2 (en) Method and apparatus for allocating a control channel resource of a relay node in a backhaul subframe
US8811255B2 (en) Method for allocating resource for multicast and/or broadcast service data in wireless communication system and an apparatus therefor
US20110044391A1 (en) Method and apparatus for configuring control channel in ofdm system
US20110188441A1 (en) Method for allocating resource for multicast and/or broadcast service data in wireless communication system and an apparatus therefor
JP2009060611A (ja) 無線通信システム
JP2015057917A (ja) 移動通信システムにおけるハイブリッド自動再送要求ack/nack信号を送受信する装置及び方法
BRPI0610896A2 (pt) método para a configuração e o gerenciamento de canais em um sistema de comunicação sem fio usando-se canais de amc e canais de diversidade, aparelho de transmissão/recepção do mesmo e sistema do mesmo
JP2010246106A (ja) Ofdma/tdmaネットワークにおいてチャネルに帯域幅を割り当てるための方法
JP4940115B2 (ja) 無線通信システム、無線端末および無線基地局
KR20130051092A (ko) 무선 통신 시스템의 자원 할당 방법 및 장치
JP2004228669A (ja) 送信装置及び送信方法
JP2009200862A (ja) リソース割り当て方法、無線通信システム、端末及び基地局
JP2008067172A (ja) 無線通信システム、基地局装置及び無線通信方法