PT1773726E - Arrefecimento de um molde circular - Google Patents

Arrefecimento de um molde circular Download PDF

Info

Publication number
PT1773726E
PT1773726E PT05771314T PT05771314T PT1773726E PT 1773726 E PT1773726 E PT 1773726E PT 05771314 T PT05771314 T PT 05771314T PT 05771314 T PT05771314 T PT 05771314T PT 1773726 E PT1773726 E PT 1773726E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
air
circular mold
air chamber
butterfly valve
mold
Prior art date
Application number
PT05771314T
Other languages
English (en)
Inventor
Robin L Flynn
Original Assignee
Owens Brockway Glass Container
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Owens Brockway Glass Container filed Critical Owens Brockway Glass Container
Publication of PT1773726E publication Critical patent/PT1773726E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B9/00Blowing glass; Production of hollow glass articles
    • C03B9/30Details of blowing glass; Use of materials for the moulds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B9/00Blowing glass; Production of hollow glass articles
    • C03B9/30Details of blowing glass; Use of materials for the moulds
    • C03B9/38Means for cooling, heating, or insulating glass-blowing machines or for cooling the glass moulded by the machine
    • C03B9/3833Details thereof relating to neck moulds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B9/00Blowing glass; Production of hollow glass articles
    • C03B9/30Details of blowing glass; Use of materials for the moulds
    • C03B9/38Means for cooling, heating, or insulating glass-blowing machines or for cooling the glass moulded by the machine

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
  • Containers Having Bodies Formed In One Piece (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Furnace Details (AREA)

Description

DESCRIÇÃO EPÍGRAFE: "ARREFECIMENTO DE UM MOLDE CIRCULAR"
Campo da Invenção A presente invenção refere-se, em geral, a máquinas de moldagem de artigos em vidro e, mais particularmente a um dispositivo para arrefecer uma unidade de molde circular numa máquina de moldagem de artigos em vidro.
Antecedentes da Invenção
As máquinas de moldagem de artigos em vidro de secção individual tipicamente incluem uma unidade de braço de inversão que oscila ou roda aproximadamente 180°, para transferir um parison de vidro de um molde pré-forma para um molde de sopro final no qual se moldam os artigos de vidro, até à sua forma final desejada. Uma gota de vidro é recebida numa cavidade de molde de um molde pré-forma e é transformada num parison que é suportado pelo equipamento de molde circular na unidade de braço de inversão. O braço de inversão é então invertido por rotação em torno de um eixo longitudinal, para colocação do parison no molde final. Em seguida, o braço de inversão retorna à sua posição inicial adjacente ao molde pré-forma, para um ciclo subsequente. É necessária uma considerável quantidade de calor para manter a moldabilidade das gotas de vidro fundido à medida que estas são transformadas em artigos de vidro, tais como recipientes de vidro. Consequentemente, os dispositivos usados para transformar as gotas de vidro em recipientes de vidro deverão 1 ser capazes de um funcionamento contínuo neste ambiente de elevado aquecimento. 0 Pedido de Patente Alemã DE 198 38 698 Al descreve um aparelho para arrefecimento de uma pré-forma e de um molde de boca numa máquina de moldagem de artigos em vidro. São fornecidos meios de arrefecimento, a partir de uma caixa de arrefecimento, através de canais de uma câmara de ar e canais de arrefecimento, nas paredes do molde da boca.
Sumário da Invenção A presente invenção refere-se a um dispositivo para direccionar ar de arrefecimento para um molde circular de uma máquina de moldagem de artigos de vidro que inclui, pelo menos uma estação fixa de molde pré-forma, possuindo, pelo menos um cilindro de êmbolo com um eixo e, pelo menos, um braço do molde circular, selectivamente alinhado com a estação de molde pré-forma, e, pelo menos, um molde circular suportado pelo braço de molde circular, e móvel para uma posição de moldagem, na estação de molde pré-forma, coaxialmente com o eixo. 0 dispositivo inclui, pelo menos, uma câmara de ar, disposta de uma forma fixa na estação de molde pré-forma e possuindo uma cavidade interna para receber ar de arrefecimento fluindo lateralmente para dentro em direcção ao eixo e possuindo, pelo menos, uma abertura de saída adjacente ao eixo e uma placa de desgaste de êmbolo, disposta de uma forma fixa, sobrepondo-se a, pelo menos uma parte da câmara de ar, e tendo uma disposição de aberturas orientadas axialmente para receber o ar proveniente da câmara de ar. 0 dispositivo inclui ainda uma pluralidade de aberturas no braço do molde circular para receber ar das aberturas, na placa de desgaste do êmbolo, através de um intervalo existente entre o braço do molde circular e a placa de desgaste do êmbolo, quando o braço do molde circular se sobrepõe à placa de desgaste do êmbolo, e 2 uma pluralidade de passagens de ar no molde circular para receber ar proveniente das aberturas do braço de molde circular.
Numa concretização presentemente preferida da presente invenção, a estação de molde pré-forma é montada numa caixa de secção oca que é internamente pressionada com ar de arrefecimento, e incluindo ainda o dispositivo uma passagem de ar desde o interior da caixa da secção para a cavidade interna da câmara, para fornecer um fluxo de ar de arrefecimento da caixa da secção para a câmara. Desta forma é imediatamente fornecido ar de arrefecimento desde a caixa da secção para e através da unidade de braço invertido e para o equipamento do molde circular.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, é fornecido um método para arrefecimento de um molde circular, numa máquina de moldagem de artigos em vidro, que inclui uma caixa de secção que proporciona um fornecimento de ar de arrefecimento, e um cilindro de êmbolo que possui um eixo. 0 método inclui os passos de fornecimento de uma câmara de ar possuindo uma cavidade interna que define um trajecto para o fluxo que se estende radialmente em direcção ao eixo e axialmente para uma saida, fornecendo uma passagem de ar adjacente ao referido molde circular que está alinhado com a saida da câmara de ar, e direccionando o ar de arrefecimento proveniente da caixa da secção para a passagem de ar, de forma a que o ar de arrefecimento flua radialmente na câmara de ar em direcção ao eixo, e então axialmente da saída para as passagens de ar, para arrefecer o molde circular.
Breve Descrição dos Desenhos
Estes e outros objectos, características, vantagens e aspectos da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da descrição detalhada que se segue das modalidades preferidas 3 da invenção, e do modo preferencial, reivindicações e desenhos anexos, nos quais: A FIG. 1 é uma perspectiva fragmentada de uma parte de uma máquina de moldagem de artigos de vidro, de secção individual e um braço de inversão com o equipamento de molde circular, de acordo com uma modalidade presentemente preferida da invenção; A FIG. 2 é uma perspectiva fragmentada ampliada ilustrando a o braço de inversão da Figura 1, com uma parte do equipamento do molde circular removida; A FIG. 3 é uma perspectiva fragmentada de uma placa superior de caixa de secção e da câmara de ar de arrefecimento do molde circular; A FIG. 4 é uma perspectiva ampliada ilustrando uma parte da câmara de ar de arrefecimento do molde circular e uma estrutura de válvula de borboleta que está parcialmente separada para ilustrar os detalhes da válvula de borboleta; A FIG. 5 é uma perspectiva seccional fragmentada de uma parte da câmara de ar de arrefecimento do molde circular ilustrando um trajecto do fluxo de ar através do mesmo; e A FIG. 6 é uma perspectiva seccional fragmentada de uma parte da câmara de ar de arrefecimento do molde circular.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
Referindo mais detalhadamente as Figuras, a Figura 1 ilustra uma parte de uma máquina de moldagem de artigos de vidro de secção individual 10, incluindo uma unidade de arrefecimento do molde circular 12, de acordo com uma modalidade presentemente preferida da presente invenção. A máquina de moldagem de artigos de vidro de secção individual 10, inclui uma estação de molde pré-forma na qual são recebidas as gotas de vidro em cavidades de molde pré-forma, e são transformadas em "parisons" de vidro, suportados por moldes circulares 16, existente em braços do molde circular, 4 14. Os braços 14 do molde circular são suportados por um braço de inversão (não representado) e são movimentados 180° em torno de um eixo longitudinal, para colocação dos parisons de vidro suportados pelos moldes circulares, 16, em cavidades de um molde de sopro final. No molde de sopro final, o parison de vidro é moldado por sopro em artigos de vidro, tais como recipientes de vidro. Os artigos de vidro são libertos dos moldes circulares 16, e os braços 14 do molde circular são devolvidos de volta para a sua posição inicial, adjacente ao molde pré-forma, para um ciclo subsequente. Um braço de inversão do tipo adequado para utilização numa máquina de secção individual é revelado no Documento de Patente do Estados Unidos 2005/0005647A1. Da mesma forma, as caixas de secção, o molde pré-forma e os moldes finais podem ter uma construção convencional, sem excepções, como aqui referido. A máquina de moldagem de artigos de vidro inclui uma caixa de secção 20, com uma placa superior 22, como representado na Figura 1. A caixa de secção 20 é fechada e, preferivelmente, pressurizada com ar de arrefecimento, a uma pressão de cerca de 2-3 psi, como exemplo, sem limitação. Uma válvula 24 encontra-se disposta adjacentemente a uma saida 26 (Figura 5), da placa de superior 22, e está adaptada para controlar o fluxo de ar de arrefecimento através da mesma. A válvula 24 pode ser controlada por um solenoide que se encontra afastado, e pode ser accionada pneumaticamente para a sua posição fechada e articulada, de uma forma adequada, para a sua posição aberta. Quando fechada, a válvula 24 evita que o ar de arrefecimento flua para fora da caixa da secção 20, através da saida 26, e quando aberta, a válvula 24 permite que o ar de arrefecimento flua para fora da saida 26.
Uma válvula de fluxo de ar de arrefecimento, ou válvula de borboleta 30, está disposta a jusante da saida 26 e está construída e disposta para controlar a taxa à qual o ar de 5 arrefecimento flui através desta. A válvula de borboleta 30 é suportada numa placa de montagem 32, fixa à placa superior 22, e inclui um anel anular geralmente cilíndrico 34, fixo à placa de montagem 32, uma caixa cilíndrica 36, disposta no interior do anel 34, e um corpo de válvula 38 (Figuras 4 e 5) disposto dentro da caixa 36. A caixa 36 é, preferivelmente, deslizavelmente recebida dentro do anel 34, para o movimento axial relativo da caixa 36 em relação ao anel 34, e à placa superior 22, da caixa da secção. Como melhor representado na FIG. 4, o anel 34 inclui, preferivelmente, uma ranhura circunferencial, 40, na sua superfície interna, para receber um anel em O ou outro vedante 42, entre o anel 34 e a caixa 36, para que exista entre estes uma vedação estanque a fluidos. A caixa 36 é ligada a um suporte ou uma estrutura tubular 46 que se estende lateralmente, que por sua vez é ligada a, e se movimenta com uma câmara de ar 48, como será descrito mais pormenorizadamente. 0 corpo de válvula 38 é recebido para rotação dentro da caixa 36, num eixo integrante e um parafuso 44, e é suportado axialmente por um anel de retenção 45, na caixa 36. O corpo da válvula 38 é, preferivelmente, um cilindro oco, tendo uma abertura que se estende circunferencialmente e axialmente 50, formada através da sua parede lateral 52, definindo uma parte do trajecto do fluxo do ar de arrefecimento proveniente da caixa da secção para os moldes circulares 16. Uma esfera de detenção 54 pode ser suportada pelo corpo da válvula 38, juntamente com uma mola de compressão 55, que força a esfera de detenção 54 para um ou mais orifícios ou detentores 56, formados numa superfície interna 57 da estrutura tubular 46, para reter, duma forma solta, o corpo da válvula 38 numa de uma série de posições. A rotação máxima do corpo da válvula 38 pode ser controlada por um parafuso 60 que se encontra disposto dentro duma ranhura que se estende 6 circunferencialmente 62, numa superfície superior 58 do corpo da válvula 38, de tal forma que o encaixe do parafuso 60, com as extremidades da ranhura 62 limita a rotação do corpo da válvula 38. A abertura 50, no corpo da válvula 38, é selectivamente e variavelmente alinhada com uma abertura 63 (FIG. 5), na caixa 36 que está em comunicação com uma passagem 64 moldada na estrutura tubular 46. Preferivelmente, o corpo da válvula 38 pode ser rodado de tal forma que a abertura 50 fique completamente fora do alinhamento com a passagem 64, evitando assim, ou pelo menos restringindo substancialmente o fluxo do ar de arrefecimento para a passagem 64, quando necessário. O corpo da válvula 38 pode ser rodado manualmente para várias posições, como determinado preferivelmente pela disposição da detenção, para variar e ajustar a área de fluxo da abertura 50 que está alinhada com a passagem 64, para variar, dessa forma, a taxa de fluxo através da válvula 38 e para a passagem 64. A estrutura tubular 46, estende-se, preferivelmente para fora, e pode fazer parte da câmara de ar 43, que é fixa e suportada por uma caixa do cilindro do êmbolo 70, montado na placa superior 22 da secção, tal como por uma pluralidade de parafusos 72 da máquina. A caixa do cilindro do êmbolo 70 inclui, na modalidade representada, três cavidades geralmente cilíndricas 74, que definem, pelo menos em parte, três cilindros de êmbolo separados 76, cada um adaptado para receber um êmbolo numa máquina de moldagem de artigos de vidro, de secção individual do tipo de pressão e sopro. Cada cilindro de êmbolo 76 tem um eixo que é paralelo a um eixo da estação de molde pré-forma. Uma tampa de cilindro de êmbolo 78 pode estar disposta na caixa do cilindro do êmbolo 70 e inclui, preferivelmente, uma aba anelar e geralmente cilíndrica 80, para cada cilindro do êmbolo 76, de forma que a tampa 78 defina parte dos cilindros do êmbolo 76. A altura da 7 caixa 36 da válvula de borboleta é alterada quando a altura do cilindro do êmbolo é alterada, o que eleva ou baixa a câmara de ar 48 que está ligada aos mesmos. Para acomodar uma tal variação na altura axial da estrutura tubular 46, a caixa 36 da válvula de borboleta é deslizavelmente recebida no interior do anel 34, com uma vedação estanque ao ar proporcionada pelo vedante 42, entre estes, em todas as posições da caixa 36 da válvula de borboleta.
Na sua outra extremidade, a passagem 64, na estrutura tubular 46, comunica com a câmara de ar 48. A câmara de ar 48 inclui, preferivelmente um par de placas 82, 84, que combinam conjuntamente com uma passagem ou uma cavidade interna 86, definida entre elas, para permitir que o ar flua da estrutura tubular 46 e para dentro da cavidade 86. Pelo menos uma das placas 82, 84, inclui uma série de orifícios geralmente cilíndricos 88, coaxialmente alinhados com as cavidades do êmbolo 74 e definindo, em parte, os cilindros do êmbolo 76. Como melhor representado na FIG.2, uma placa superior 82 da câmara de ar, 48, inclui, preferivelmente, uma série de ranhuras arqueadas que definem aberturas de saída 90 adjacentes a, e espaçadas radialmente para fora dos orifícios 88, cada um comunicando com a cavidade de ar 86, para permitir que o ar de arrefecimento flua através das mesmas. Consequentemente, as aberturas de saída 90, são adjacentes ao eixo dos seus respectivos cilindros do êmbolo 76.
Uma placa de desgaste do êmbolo 92 está disposta na placa superior 82, da câmara de ar 48, e, quando em uso, está adjacente aos braços 14 do molde circular, quando os braços do molde circular se encontram no lado do molde pré-forma da máquina de moldagem de artigos de vidro de secção individual 10. A placa de desgaste do êmbolo 92 pode estar ligada de forma fixa com a câmara de ar, 48, por uma série de parafusos 94 da máquina. A placa de desgaste do êmbolo 92 inclui, 8 preferivelmente, uma série de aberturas 96, cada abertura 96 estando coaxiamente alinhada com uma cavidade separada das cavidades do êmbolo 74, e definindo, em parte, um cilindro de êmbolo 76. É fornecido um conjunto de aberturas axialmente dispostas 98, na placa de desgaste do êmbolo 92, espaçadas radialmente para fora, a partir de cada abertura 96, e estando circunferencialmente espaçadas umas das outras, estando cada abertura 98 alinhada com uma abertura respectiva das aberturas de saída 90, na câmara de ar 48, para permitir o fluxo de ar da câmara de ar 48 através das aberturas 98 da placa do êmbolo.
Como melhor representado na FIG. 2, os braços 14 do molde circular, são, preferivelmente imagens em espelho um do outro, incluindo cada um, uma série de recessos arqueados 100 que, quando os braços se fecham conjuntamente, definem uma série de aberturas circulares que estão, preferivelmente, coaxialmente alinhadas com os cilindros do êmbolo 76. Uma série de conjuntos de moldes circulares 16, são suportados pelos braços, cada conjunto do equipamento incluindo duas metades 102 de moldes circulares. Uma metade 102 do molde circular, de cada conjunto, é suportada por um dos braços 14 do molde circular, separado, de tal forma que, quando os braços 14 do molde circular são aproximados, os moldes circulares 16 se movem para uma posição fechada, com as metades 102, de cada conjunto dos moldes circulares 16, sendo fechadas conjuntamente. Os braços 14 de molde circular são também móveis afastando-se um do outro para separar as metades 102, dos moldes circulares 16, e para libertar os moldes circulares, 16, de um acabamento de um artigo de vidro moldado.
Como melhor representado na FIG. 2, cada braço 14 de molde circular inclui um canal arqueado que se estende radialmente para dentro 104, no qual uma parte dos moldes circulares 16 é 9 recebida para facilitar a montagem e colocação dos moldes circulares 16 nos braços 14 dos moldes circulares. 0 canal 104 define, em parte, rebordos superiores e inferiores 106, 108, respectivamente, através dos quais se estendem uma série de aberturas ou orifícios 110 alinhados, cada orifício 110 abrindo para o canal 104 e estando circunferencialmente espaçado dos orifícios adjacentes 110. Adicionalmente, cada orifício 110 está, preferivelmente, alinhado com um furo passante 98, na placa de desgaste do êmbolo 92, para receber o ar que passa através da placa de desgaste do êmbolo 92 e através de um espaço entre a placa de desgaste do êmbolo 92 e os braços 14 do molde circular, quando os braços 14 do molde circular estão dispostos sobre a placa de desgaste do êmbolo 92.
Cada metade 102, de cada conjunto dos moldes circulares 16 inclui uma flange que se estende radialmente para o exterior 112, disposta no recesso 104 de um braço 14 de molde circular. As ranhuras que se estendem axialmente 114, formadas na flange 112, definem, cada uma, parte de uma série de passagens de ar 115 que permitem o fluxo de ar entre o braço 14 de molde circular e os moldes circulares 16. Os moldes circulares 16 também incluem, preferivelmente, uma série de ranhuras 116 ou cavidades que se estendem acima dos braços 14 do molde circular que também definem parte da passagem de ar, e através das quais o ar que passa através dos braços 14 do molde circular é descarregado para a atmosfera. As ranhuras superiores 116 ou cavidades são, preferivelmente, angulares ou afuniladas radialmente para fora, para dirigir o fluxo de ar para fora a partir do acabamento dos recipientes ou dos moldes pré-forma suportados pelos moldes circulares 16, para evitar o arrefecimento prematuro dos moldes pré-forma ou recipientes. Por outro lado, os braços 14 dos moldes circulares, ou moldes circulares 16, podem ser de fabrico substancialmente 10 convencional incluindo um orifício central coaxialmente alinhado com os cilindros do êmbolo, quando o equipamento do molde circular está em posição para formar e manter o acabamento dos artiqos em vidro.
Consequentemente, como melhor representado nas FIGS. 5 e 6, o ar de arrefecimento flui da caixa de secção pressurizada 20, para cima ou axialmente através da válvula de controlo do fluxo 24, axialmente para dentro e radialmente para fora da válvula de borboleta 30, em direcção ao eixo, radialmente para dentro e axialmente para fora da passaqem 64, na estrutura tubular, 46, axialmente para dentro e radialmente dentro na direcção do eixo dos cilindros do êmbolo, e axialmente para fora da câmara de ar 48, e axialmente para dentro e através da placa de desgaste do êmbolo 92, e para dentro dos braços 14 do molde. Nos braços 14 do molde circular, o ar de arrefecimento é passado axialmente através dos orifícios 110 nos braços 14 do molde circular e ranhuras 114, 116, nos moldes circulares 16, para os arrefecer quando em utilização. Desejavelmente, o percurso do fluxo de ar de arrefecimento, desde a caixa da secção 20 até aos braços 14 dos moldes circulares, e os moldes circulares 16, está separado do sistema de arrefecimento utilizado para arrefecer os moldes pré-forma ou outros componentes da máquina de moldagem de artigos de vidro de secção individual 10. Consequentemente, os moldes circulares 16 e os braços 14 dos moldes circulares, podem ser arrefecidos como desejado sem ter em conta o arrefecimento dos outros componentes da máquina de moldagem de artigos de vidro de secção individual 10.
Enquanto foram apresentados e aqui descritos certas modalidades, construções e disposições preferenciais do sistema de arrefecimento do molde circular, um especialista no ramo compreenderá facilmente que se podem efectuar 11 modificações e substituições sem que nos afastemos da invenção, como definida pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 30 de Março de 2011 12

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Um dispositivo para dirigir o ar de arrefecimento para um molde circular (16), numa máquina de moldagem de artigos de vidro (10) que inclui, pelo menos, uma estação de molde pré-forma, fixa, possuindo, pelo menos, um cilindro de êmbolo (76), com um eixo, pelo menos um braço de molde circular (14), selectivamente alinhado com a estação de molde pré-forma, e, pelo menos um molde circular (16) suportado por um braço do molde circular, e móvel para uma posição de moldagem, na referida estação pré-forma, coaxialmente com o referido eixo, o referido dispositivo incluindo: Pelo menos uma câmara de ar (48) disposta, de forma fixa, na referida estação de pré-forma, a referida câmara de ar tendo uma cavidade interna (86), para receber o ar de arrefecimento que flui lateralmente para dentro em relação ao referido eixo e tendo, pelo menos, uma abertura de saida (90), adjacente ao referido eixo, caracterizado por a referida placa de desgaste de êmbolo (92), estar fixamente disposta sobre, pelo menos uma parte da referida câmara de ar, e tendo um conjunto de aberturas axialmente orientadas (98) para receber ar proveniente da referida câmara de ar, uma série de aberturas (110), no referido braço do molde circular, para receber ar proveniente das referidas aberturas, na referida placa de desgaste do êmbolo, através de um intervalo entre o braço do molde circular e a referida placa de desgaste de êmbolo, quando o referido braço de molde circular se sobrepõe à referida placa de desgaste, e Uma série de passagens de ar (115, 116), no referido molde circular, para receber ar proveniente das referidas aberturas do braço do molde circular. 1 2. 0 dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.l, caracterizado por a referida estação de molde pré-forma estar montada numa caixa de secção oca (20), que é internamente pressurizada com ar de arrefecimento, e incluindo ainda uma passagem de ar proveniente da referida caixa de secção e comunica com a referida cavidade interna da câmara.
  2. 2/6
  3. 3. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.2, caracterizado por a referida passagem de ar incluir uma válvula de controlo (24), que é selectivamente operável para fornecer ar de arrefecimento à referida câmara de ar, quando o referido braço do molde circular se sobrepõe à referida placa de desgaste do êmbolo.
  4. ¢4 V»
    tf». o «*-* U- 4/6
    4. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.3, caracterizado por a referida passagem de ar incluir uma válvula de borboleta (30), para um operador ajustar o fluxo de ar para a referida câmara, quando a referida válvula de controlo é aberta.
  5. 5/6
    5. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.4, caracterizado por a referida válvula de borboleta estar envolvida por uma caixa cilíndrica (36), que é ajustável e montada, de uma forma estanque, na referida caixa da secção.
    6. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.5, caracterizado por a referida caixa (36) ser recebida para o movimento axial, relativo à caixa da secção.
    7. O dispositivo, de acordo com qualquer uma das Reivindicações N°.4 ou N°.6, caracterizado por a referida válvula de borboleta (30) incluir um mecanismo de detenção (54, 55, 56) que permite que a válvula de borboleta seja mantida, de uma forma solta, numa série de posições correspondendo a uma série de taxas de fluxos de ar através da válvula de borboleta.
    8. O dispositivo, de acordo com uma das Reivindicações N°.4 a N°.7, caracterizado por incluir um suporte (46), que 2 suporta a válvula de borboleta (30), e incluindo uma passagem (64), comunicando, numa extremidade, com a válvula de borboleta, para receber ar que flui para fora da válvula de borboleta, e na sua outra extremidade com a câmara de ar, para dirigir o ar, da válvula de borboleta para a câmara de ar.
    9. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.8, caracterizado por a referida passagem (64), no suporte (46), incluir uma parte orientada geralmente radialmente para o interior, em direcção à câmara de ar, e uma parte que se estende axialmente para a câmara de ar.
    10. O dispositivo, de acordo com qualquer uma das Reivindicações precedentes, caracterizado por as referidas passagens de ar (115, 116), no referido molde circular, incluírem uma parte (116) construída para dirigir ar radialmente para fora, a partir das mesmas.
    11. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.10, caracterizado por a referida parte (116) das referidas passagens de ar, no referido molde circular, se estender axialmente no referido molde circular e ser afunilada radialmente para fora.
    12. O dispositivo, de acordo com qualquer uma das Reivindicações precedentes, caracterizado por o molde circular (16) incluir uma parte (114), recebida no braço (14) do molde circular, e uma parte que se estende para fora do braço do molde circular, e sendo a referida passagem de ar formada, pelo menos em parte, em cada uma das referidas partes do molde circular.
    13. O dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.2, caracterizado por incluir, ainda uma válvula de borboleta (30), adaptada para controlar o fluxo de ar de arrefecimento da referida caixa de secção (20), para a referida câmara de ar (48) . 3 14. 0 dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.13, caracterizado por a referida válvula de borboleta (30) incluir uma saida e ser ajustável para fazer variar a área de fluxo da saida. 15. 0 dispositivo, de acordo com a Reivindicação N°.13 ou N°.14, caracterizado por a válvula de borboleta (30) ser suportada pela câmara de ar (48) e ser axialmente ajustável relativamente à caixa da secção (20).
    16. Um método de arrefecimento de um molde circular (16), suportado por um braço (14) do molde circular, numa máquina de moldagem de artigos de vidro (10), incluindo uma caixa de secção (20), que fornece um fornecimento de ar de arrefecimento, e um cilindro de êmbolo (76) possuindo um eixo, incluindo os passos de: Fornecimento de uma câmara de ar (48) possuindo uma cavidade interna (86) que define um percurso de fluxo que se estende radialmente em direcção ao referido eixo e axialmente para uma saida, fornecendo uma passagem de ar (115, 116) adjacente ao referido molde circular, a referida passagem de ar estando alinhada com a saida da câmara de ar, e direccionando o ar de arrefecimento da referida caixa da secção (20) para a referida passagem de ar, de forma a que o referido ar de arrefecimento flua radialmente na referida câmara de ar (48), em direcção ao referido eixo e axialmente para a referida saida, e caracterizado por o referido ar de arrefecimento ser então direccionado axialmente, da referida saida, através de um conjunto de aberturas axialmente orientadas (98), numa placa de desgaste de êmbolo (92), para a referida passagem de ar, para arrefecer o molde circular, em que a referida passagem de ar (115, 116) é definida, pelo menos em parte, no referido braço (14) do molde circular, de forma que o referido passo de 4 direccionamento do ar de arrefecimento também fornece ar de arrefecimento. 17. 0 método, de acordo com a Reivindicação N°.16, caracterizado por incluir, também, o passo de fornecimento de uma válvula de borboleta (30), entre a caixa da secção e a câmara de ar, a referida válvula de borboleta incluindo uma saída ajustável para controlar a taxa do fluxo de ar de arrefecimento para a câmara de ar.
    18. O método, de acordo com a Reivindicação N°.16 ou N°.17, caracterizado por a referida câmara de ar (48) ser ajustávelmente suportada na referida caixa de secção (20), e incluindo ainda o passo de ajuste da posição da câmara de ar em relação à caixa de secção.
    19. O método, de acordo com a Reivindicação N°.18, caracterizado por incluir ainda um vedante no percurso de fluxo entre a câmara de ar e a caixa da secção que mantém uma vedação estanque a fluidos, no percurso de fluxo entre a caixa da secção e a câmara de ar, em todas as posições da câmara de ar. Lisboa, 30 de Março de 2011 5
  6. 6/6
PT05771314T 2004-07-15 2005-07-14 Arrefecimento de um molde circular PT1773726E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/892,677 US7296442B2 (en) 2004-07-15 2004-07-15 Neck ring cooling

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1773726E true PT1773726E (pt) 2011-04-06

Family

ID=34982436

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05771314T PT1773726E (pt) 2004-07-15 2005-07-14 Arrefecimento de um molde circular

Country Status (27)

Country Link
US (2) US7296442B2 (pt)
EP (1) EP1773726B9 (pt)
JP (1) JP4604089B2 (pt)
KR (1) KR101231355B1 (pt)
CN (1) CN1984848B (pt)
AR (2) AR050348A1 (pt)
AT (1) ATE494264T1 (pt)
AU (1) AU2005275025B2 (pt)
BR (1) BRPI0513373B1 (pt)
CA (1) CA2572669C (pt)
CR (1) CR8864A (pt)
DE (1) DE602005025774D1 (pt)
DK (1) DK1773726T3 (pt)
EC (1) ECSP077218A (pt)
ES (1) ES2357964T3 (pt)
GT (1) GT200500194A (pt)
HR (1) HRP20110053T1 (pt)
MX (1) MX2007000390A (pt)
MY (1) MY139005A (pt)
NZ (2) NZ586403A (pt)
PE (2) PE20091844A1 (pt)
PL (1) PL1773726T3 (pt)
PT (1) PT1773726E (pt)
RU (1) RU2374189C2 (pt)
SI (1) SI1773726T1 (pt)
UA (1) UA86080C2 (pt)
WO (1) WO2006019964A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT1951631E (pt) * 2005-11-25 2009-11-20 Gerresheimer Glas Gmbh Dispositivo de arrefecimento de boquilha para uma máquina de vidro de embalagem
CA2734141A1 (en) * 2008-02-26 2009-09-03 Floodcooling Technologies, Llc Brazed aluminum laminate mold tooling
US9701075B2 (en) 2009-02-26 2017-07-11 Floodcooling Technologies, Llc Mold insert for improved heat transfer
US8316670B2 (en) 2010-04-21 2012-11-27 Owens-Brockway Glass Container Inc. Glassware mold cooling air supply
IT201600091405A1 (it) * 2016-09-09 2018-03-09 Bormioli Luigi Spa Dispositivo porta-collarino per macchine per la formatura di contenitori in vetro e metodo per la realizzazione di tali contenitori.

Family Cites Families (57)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3174851A (en) * 1961-12-01 1965-03-23 William J Buehler Nickel-base alloys
US3351463A (en) * 1965-08-20 1967-11-07 Alexander G Rozner High strength nickel-base alloys
NL6703941A (pt) 1967-03-16 1968-09-17
US3653870A (en) * 1970-03-09 1972-04-04 Emhart Corp Holding and cooling device for glassware molds
DE3040311C2 (de) * 1980-10-25 1982-09-16 Fa. Hermann Heye, 3063 Obernkirchen Kühlvorrichtung für ein Formwerkzeug
US4448195A (en) * 1981-05-08 1984-05-15 Leveen Harry H Reinforced balloon catheter
ZA836051B (en) * 1982-09-03 1985-02-27 Emhart Ind Mould arrangement for glassware forming machine
DE3313934C1 (de) * 1983-04-16 1984-04-19 Heye Hermann Fa Kuehlvorrichtung fuer ein Formwerkzeug zur Verarbeitung von Glas oder anderen thermoplastischen Stoffen
US4512792A (en) * 1983-07-11 1985-04-23 Owens-Illinois, Inc. Cooling wind shut-off valve for glass forming mold
CA1280603C (en) 1984-12-19 1991-02-26 Wilbur O. Doud Cooling system for neck ring and parison mold
US4629488A (en) * 1984-12-19 1986-12-16 Ball Corporation Cooling system for neck ring and parison mold
GB2172591B (en) 1985-03-19 1988-07-13 Emhart Ind Mould opening and closing mechanism for a glassware forming machine
US4623374A (en) 1985-04-02 1986-11-18 Ball Corporation Cooling system for parison plunger
US4659357A (en) * 1985-09-23 1987-04-21 Ball Corporation Fan air cooling of neck ring and parison mold
GB8600665D0 (en) * 1986-01-13 1986-02-19 Longmore D B Surgical catheters
FR2596317B1 (fr) * 1986-03-28 1988-07-29 Charbonnages Ste Chimique Procede de refroidissement d'une gaine tubulaire en matiere thermoplastique et un dispositif pour sa mise en oeuvre
US4750929A (en) 1987-02-03 1988-06-14 Liberty Glass Company Cooling system for a glassware forming machine
US4842637A (en) * 1987-06-26 1989-06-27 Glass Technology Development Corp. Glassware forming machine with cooling system
US4989608A (en) * 1987-07-02 1991-02-05 Ratner Adam V Device construction and method facilitating magnetic resonance imaging of foreign objects in a body
US5154179A (en) * 1987-07-02 1992-10-13 Medical Magnetics, Inc. Device construction and method facilitating magnetic resonance imaging of foreign objects in a body
FI80585C (fi) * 1988-11-11 1990-07-10 Instrumentarium Oy Arrangemang foer undersoekning av ett objekt.
CN1042888A (zh) * 1988-11-30 1990-06-13 玻璃技术开发公司 带冷却系统的玻璃器皿成型机
US4922924A (en) * 1989-04-27 1990-05-08 C. R. Bard, Inc. Catheter guidewire with varying radiopacity
US4909823A (en) 1989-05-30 1990-03-20 Liberty Glass Company Glassware forming machine with cooling system
US4983203A (en) * 1990-01-17 1991-01-08 American National Can Company Cooling device for glass container forming machine
US5354295A (en) * 1990-03-13 1994-10-11 Target Therapeutics, Inc. In an endovascular electrolytically detachable wire and tip for the formation of thrombus in arteries, veins, aneurysms, vascular malformations and arteriovenous fistulas
US5122136A (en) * 1990-03-13 1992-06-16 The Regents Of The University Of California Endovascular electrolytically detachable guidewire tip for the electroformation of thrombus in arteries, veins, aneurysms, vascular malformations and arteriovenous fistulas
US6676627B1 (en) * 1990-08-06 2004-01-13 Possis Medical, Inc. Crossflow thrombectomy catheter and system
US5064428A (en) * 1990-09-18 1991-11-12 Cook Incorporated Medical retrieval basket
DE4118682C1 (pt) * 1991-06-07 1992-06-04 Fa. Hermann Heye, 3063 Obernkirchen, De
GB2256868B (en) 1991-06-21 1995-06-21 Vhc Ltd Apparatus and method for cooling a mould
US5234437A (en) * 1991-12-12 1993-08-10 Target Therapeutics, Inc. Detachable pusher-vasoocclusion coil assembly with threaded coupling
US5261916A (en) * 1991-12-12 1993-11-16 Target Therapeutics Detachable pusher-vasoocclusive coil assembly with interlocking ball and keyway coupling
ATE187053T1 (de) * 1991-12-12 1999-12-15 Target Therapeutics Inc Entkuppelbare, verschiebbare, gefässverschliessende spirale mit ineinandergreifenden kupplungselementen
US5312415A (en) * 1992-09-22 1994-05-17 Target Therapeutics, Inc. Assembly for placement of embolic coils using frictional placement
US5350397A (en) * 1992-11-13 1994-09-27 Target Therapeutics, Inc. Axially detachable embolic coil assembly
US5250071A (en) * 1992-09-22 1993-10-05 Target Therapeutics, Inc. Detachable embolic coil assembly using interlocking clasps and method of use
US5375596A (en) * 1992-09-29 1994-12-27 Hdc Corporation Method and apparatus for determining the position of catheters, tubes, placement guidewires and implantable ports within biological tissue
US5358542A (en) 1992-12-09 1994-10-25 American National Can Company Glass container forming machine including neck ring mold cooling
US5772609A (en) * 1993-05-11 1998-06-30 Target Therapeutics, Inc. Guidewire with variable flexibility due to polymeric coatings
US6139510A (en) * 1994-05-11 2000-10-31 Target Therapeutics Inc. Super elastic alloy guidewire
US5522819A (en) * 1994-05-12 1996-06-04 Target Therapeutics, Inc. Dual coil medical retrieval device
US5744958A (en) * 1995-11-07 1998-04-28 Iti Medical Technologies, Inc. Instrument having ultra-thin conductive coating and method for magnetic resonance imaging of such instrument
US5895398A (en) * 1996-02-02 1999-04-20 The Regents Of The University Of California Method of using a clot capture coil
US5868754A (en) * 1996-06-12 1999-02-09 Target Therapeutics, Inc. Medical retrieval device
US7698907B1 (en) * 1996-07-15 2010-04-20 Owens-Brockway Glass Container Inc. Mold assembly for glass articles
US5900035A (en) 1997-08-11 1999-05-04 Owens-Brockway Glass Container Inc. Glass forming machine blank mold cooling apparatus
US6066149A (en) * 1997-09-30 2000-05-23 Target Therapeutics, Inc. Mechanical clot treatment device with distal filter
US5893942A (en) * 1997-10-29 1999-04-13 Owens-Brockway Glass Container Inc. Quick change invert arm assembly
US6511492B1 (en) * 1998-05-01 2003-01-28 Microvention, Inc. Embolectomy catheters and methods for treating stroke and other small vessel thromboembolic disorders
DE19838698A1 (de) 1998-08-26 2000-03-02 Ritter Hans Peter Vorrichtung zum Kühlen einer Vorform und einer Mündungsform bei einer Glasformmaschine
CA2262176C (en) * 1999-02-17 2008-04-22 Jobst Ulrich Gellert Injection molding cooled cavity insert
US6632241B1 (en) * 2000-03-22 2003-10-14 Endovascular Technologies, Inc. Self-expanding, pseudo-braided intravascular device
JP3996057B2 (ja) * 2000-11-27 2007-10-24 タイコ ヘルスケア グループ リミテッド パートナーシップ 組織取出し器具
US20040138692A1 (en) * 2003-01-13 2004-07-15 Scimed Life Systems, Inc. Embolus extractor
US20040098023A1 (en) * 2002-11-15 2004-05-20 Scimed Life Systems, Inc. Embolic device made of nanofibers
US7316692B2 (en) * 2003-08-12 2008-01-08 Boston Scientific Scimed, Inc. Laser-cut clot puller

Also Published As

Publication number Publication date
US7748238B2 (en) 2010-07-06
US20060010918A1 (en) 2006-01-19
JP4604089B2 (ja) 2010-12-22
ATE494264T1 (de) 2011-01-15
NZ586403A (en) 2010-12-24
GT200500194A (es) 2009-01-19
CA2572669C (en) 2013-05-14
ECSP077218A (es) 2007-04-26
RU2007105580A (ru) 2008-09-10
BRPI0513373B1 (pt) 2017-11-14
KR101231355B1 (ko) 2013-02-07
EP1773726B1 (en) 2011-01-05
US7296442B2 (en) 2007-11-20
PL1773726T3 (pl) 2011-06-30
RU2374189C2 (ru) 2009-11-27
CN1984848B (zh) 2010-08-04
AR050348A1 (es) 2006-10-18
WO2006019964A1 (en) 2006-02-23
DK1773726T3 (da) 2011-04-18
BRPI0513373A (pt) 2008-05-06
UA86080C2 (ru) 2009-03-25
CR8864A (es) 2007-10-03
ES2357964T3 (es) 2011-05-04
PE20060541A1 (es) 2006-07-13
AU2005275025B2 (en) 2010-10-07
MY139005A (en) 2009-08-28
DE602005025774D1 (de) 2011-02-17
AR076447A2 (es) 2011-06-15
CN1984848A (zh) 2007-06-20
US20080034610A1 (en) 2008-02-14
CA2572669A1 (en) 2006-02-23
NZ552388A (en) 2010-08-27
SI1773726T1 (sl) 2011-05-31
EP1773726B9 (en) 2011-11-09
AU2005275025A1 (en) 2006-02-23
JP2008506623A (ja) 2008-03-06
PE20091844A1 (es) 2009-12-19
HRP20110053T1 (hr) 2011-02-28
EP1773726A1 (en) 2007-04-18
MX2007000390A (es) 2007-03-27
KR20070032379A (ko) 2007-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2366388T3 (es) Aparato para fabricar recipientes.
PT1773726E (pt) Arrefecimento de um molde circular
JP2007277083A (ja) I.s.機械用のモールド冷却システム
US7997101B2 (en) Mold actuating and cooling assembly for a glassware molding machine
JPH0664931A (ja) 中空ガラス製品成形装置用びん型およびびん型保持アーム
JP6843142B2 (ja) ガラス製品成形機用の金型冷却方法及びシステム
JPH05508146A (ja) ガラス成形機におけるネックリング冷却装置
JP2537718B2 (ja) 冷却装置付ガラス製品成型機
JP2008506623A5 (pt)
KR102394182B1 (ko) 유리 제품을 성형하기 위한 기계용의 반전 메카니즘