PT1768134E - Unidade de coloração e dispositivo de acabamento para um cabo eléctrico - Google Patents

Unidade de coloração e dispositivo de acabamento para um cabo eléctrico Download PDF

Info

Publication number
PT1768134E
PT1768134E PT05743663T PT05743663T PT1768134E PT 1768134 E PT1768134 E PT 1768134E PT 05743663 T PT05743663 T PT 05743663T PT 05743663 T PT05743663 T PT 05743663T PT 1768134 E PT1768134 E PT 1768134E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cable
dye
unit
coloring
displacement
Prior art date
Application number
PT05743663T
Other languages
English (en)
Inventor
Takeshi Kamata
Keigo Sugimura
Sei Saito
Kiyoshi Yagi
Original Assignee
Yazaki Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yazaki Corp filed Critical Yazaki Corp
Publication of PT1768134E publication Critical patent/PT1768134E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B13/00Apparatus or processes specially adapted for manufacturing conductors or cables
    • H01B13/34Apparatus or processes specially adapted for manufacturing conductors or cables for marking conductors or cables
    • H01B13/345Apparatus or processes specially adapted for manufacturing conductors or cables for marking conductors or cables by spraying, ejecting or dispensing marking fluid

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Manufacturing Of Electric Cables (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "UNIDADE DE COLORAÇÃO E DISPOSITIVO DE ACABAMENTO PARA UM CABO ELÉCTRICO" ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1. Campo da invenção A presente invenção refere-se a uma unidade de coloração de cabos eléctricos para proporcionar uma marca numa superfície exterior de um cabo eléctrico e um aparelho de acabamento de cabos possuindo a unidade de coloração. 0 cabo eléctrico possui um núcleo electricamente condutor e uma camada de revestimento de isolamento para cobrir o núcleo. 2. Técnica Relacionada
Um veículo automóvel está equipado com vários tipos de instrumentos electrónicos. Por esse motivo, o veículo automóvel é dotado com cablagens para transmissão de energia eléctrica de uma fonte de alimentação e sinais de controlo de um computador aos instrumentos electrónicos. Cada cablagem possui uma pluralidade de cabos eléctricos e ligadores ligados às extremidades dos cabos. 0 cabo eléctrico possui um núcleo electricamente condutor e uma camada de revestimento constituída por uma resina sintética 1 de isolamento para cobrir o núcleo. Cada ligador possui um encaixe de terminal electricamente condutor e um alojamento de ligador dieléctrico. 0 encaixe de terminal está ligado a uma extremidade do cabo eléctrico para se ligar electricamente ao núcleo do cabo. 0 alojamento de ligador possui uma forma de caixa para alojar o encaixe de terminal. Os cabos ligam -se electricamente aos instrumentos electrónicos por meio dos terminais dos ligadores para transmitir energia e sinais aos instrumentos.
Para montar a cablagem, cada cabo eléctrico é cortado a um comprimento apropriado e, depois, um encaixe de terminal é ligado a uma extremidade descarnada do cabo. Se desejado, os cabos são ligados uns aos outros. Subsequentemente, o encaixe de terminal é inserido no alojamento de ligador para montar a cablagem.
Cada cabo eléctrico da cablagem será discriminado em tamanhos de núcleo, um material da camada de revestimento que é selecionada com base num desempenho de resistência ao calor e sua aplicação. As aplicações dos cabos são sistemas do veículo, tais como um "airbag", um sistema de travagem com anti-bloqueio (ABS) e um sistema de detecção de velocidade de veículo, que requerem cabos eléctricos para transmitirem sinais de controlo e para fornecerem energia eléctrica.
De modo a discriminar os cabos nas suas aplicações, um corante possuindo uma cor desejada é misturado com um material de resina sintética definindo a camada de revestimento do cabo, antes do material de resina ser submetido a extrusão em torno do núcleo do cabo para cobrir o núcleo (refere-se ao Pedido de Patente Japonesa Publicada com N° H-5-111947, H-6-119833 ou 2 H-9-92056). Contudo, uma máquina de extrusão de resina deve parar mesmo quando um corante é alterado para colorir os cabos em cores diferentes. Isto aumenta o trabalho dos processos para finalizar os cabos, reduzindo a produtividade dos cabos.
Em alternativa, alterou-se a cor de um corante com o material de resina a ser extrudido. Isto contamina as cores utilizadas num passo anterior e num passo presente, reduzindo uma percentagem disponível dos cabos acabados.
Para eliminar as reduções de produtividade e uma percentagem disponível dos cabos, a requerente da presente invenção propôs um método para montagem de uma cablagem na Publicação de Pedido de Patente Internacional N° 03-019580. O método pinta parcialmente uma superfície exterior de um cabo eléctrico de cor única como uma cor desejada para obter uma cablagem.
Para obter uma cablagem, um aparelho de acabamento de cabos montado numa unidade de coloração ou marcação é preparado para colorir parcialmente uma superfície exterior de um cabo eléctrico com uma cor desejada. A unidade de marcação pinta a superfície exterior do cabo eléctrico enquanto o cabo se está a deslocar numa direcção longitudinal do cabo. Além disso, uma instalação de corte corta o cabo em comprimentos desejados. O Pedido de Patente Europeia EP 1388868 A2, intitulado "Method and Apparatus for Coating Electrical Cable", divulga um aparelho de revestimento de cabo eléctrico para coloração de uma superfície exterior de um cabo eléctrico que se desloca ao longo de uma direcção predeterminada, em que um dispositivo de detecção determina a velocidade de deslocamento do cabo e uma 3 unidade de controlo controla uma unidade de jacto líquido de revestimento para depositar um líquido de revestimento na superfície exterior do cabo, de modo a definir um padrão com base na velocidade de deslocamento de cabo. A instalação de corte e a unidade de coloração possuem, cada, um meio de medição para medir uma distância de deslocamento do cabo, particularmente quando a instalação de corte é convencional.
Contudo, as posições de marcação do cabo tendem a variar gradualmente de modo a não ficarem em conformidade com o tempo da instalação de corte de cabos. Isto provoca um efeito adverso para distinguir os cabos uns dos outros. Por este motivo, o meio de medição de deslocamento de cabo da instalação de corte e a unidade de coloração acumulam erros.
Por esse motivo, um objectivo da invenção é proporcionar uma unidade de coloração de cabos e um aparelho de acabamento de cabos, que mantêm um correcto posicionamento de uma marca num comprimento predeterminado do cabo, mesmo quando a unidade de coloração possui um meio de medição de deslocamento de cabo separadamente proporcionado de outro meio de medição de deslocamento de cabo proporcionado na instalação de corte de cabos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Para obter o objectivo anterior, propõe-se uma unidade de marcação de cabos de acordo com a reivindicação 1. Um aspecto da presente invenção é uma unidade de marcação de cabo eléctrico 4 para coloração de uma superfície exterior de um cabo eléctrico que se desloca ao longo de uma direcção longitudinal do cabo. 0 cabo possui um núcleo condutor e uma camada de revestimento cobrindo o núcleo. A camada de revestimento é constituída por um material de resina sintética. A unidade de coloração é montada numa instalação de corte de cabos. A instalação de corte de cabos inclui: um primeiro meio de medição para medir uma distância de deslocamento do cabo, um meio de saída, para produzir um sinal que mostra que a instalação de corte cortou o cabo, a instalação de corte de cabos que corta o cabo com um comprimento desejada com base em informação proveniente do primeiro meio de medição, um segundo meio de medição, para medir uma distância de deslocamento do cabo, o segundo meio de medição proporcionado separadamente do primeiro meio de medição, um meio de coloração para proporcionar uma marca numa superfície exterior do cabo, um meio de controlo para controlar o meio de coloração de modo a proporcionar a marca na superfície exterior do cabo com base em informação do segundo meio de medição, e um meio de correcção para corrigir o tempo no qual o meio de coloração proporciona a marca na superfície exterior, 5 em que, com base numa diferença entre a distância de deslocamentos medida pelo primeiro e segundo meio de medição, o meio de correcção corrige o tempo após o meio de saída fornecer um sinal que mostra que a instalação de corte ter cortado o cabo.
Num segundo aspecto da presente invenção, os tempos são atrasados com base na diferença, quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio de medição for menor do que a distância de deslocamento medida pelo segundo meio de medição e os tempos são acelerados com base na diferença, quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio de medição é superior à distância de deslocamento medida pelo segundo meio de medição.
Um terceiro aspecto da presente invenção é um aparelho de acabamento de cabos possuindo a unidade de coloração de cabos eléctricos descrita no primeiro ou segundo aspecto.
Na unidade de coloração do primeiro aspecto, com base na diferença entre as distâncias de deslocamento medida pelo primeiro e segundo meio de medição, o meio de correcção corrige os tempos de marcação da unidade de coloração.
De um modo preferido, uma dada quantidade de um corante líquido é disposta por jacto, em intervalos regulares, sobre a superfície exterior do cabo eléctrico para depositar o corante na superfície exterior. 0 corante referido nesta descrição é um material do tipo líquido incluindo um material corante (um material orgânico industrial) distribuído numa solução, tal como água. 0 corante é 6 uma tinta corante ou um pigmento, que é, geralmente, orgânico e sintético. Um pigmento é, por vezes, utilizado como uma tinta corante e vice-versa. Mais especificamente, o corante referido nesta descrição é um liquido de coloração e um material de revestimento. 0 liquido de coloração inclui uma tinta corante dispersa numa solução liquida e o material de revestimento inclui um pigmento disperso num liquido. Deste modo, a tinta corante impregna uma camada de revestimento quando a camada de revestimento é aplicada com o corante. Entretanto, o pigmento deposita-se sobre uma superfície exterior de uma camada de revestimento sem se impregnar na camada de revestimento quando a camada de revestimento é aplicada com o material de revestimento. Contudo, o processo para depositar um corante sobre uma superfície exterior de uma camada de revestimento mostra a coloração de uma superfície exterior parcial de uma camada de revestimento com uma tinta corante e também a pintura de uma superfície exterior parcial de uma camada de revestimento com um pigmento.
De um modo preferido, o solvente e o líquido de dispersão possuem afinidade com um material de resina sintética definindo a camada de revestimento do cabo. Isto garante que a tinta corante se impregna na camada de revestimento e que o pigmento adere à superfície exterior da camada de revestimento.
Quando o bico de coloração aplica um jacto do corante na direcção da superfície exterior de cabo, o corante avança em gotas.
Na presente invenção descrita no segundo aspecto, o tempo é atrasado com base na diferença quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio de medição é menor do que 7 a distância de deslocamento medida pelo segundo meio de medição, e o tempo é acelerado com base na diferença quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio de medição é superior à distância de deslocamento medida pelo segundo meio de medição. Deste modo, a unidade de coloração pode, seguramente, manter um posicionamento correcto das marcas no cabo, mesmo quando o corte do cabo é repetido.
No aparelho de acabamento de cabos do terceiro aspecto, o meio de correcção corrige o tempo de marcação da unidade de coloração com base na diferença entre as distâncias de deslocamento medida pelos, primeiro e segundo, meios de medição. Deste modo, a unidade de coloração pode manter com segurança o posicionamento correcto das marcas no cabo mesmo quando o corte do cabo é repetido. A seguir serão discutidos efeitos vantajosos da presente invenção.
No primeiro aspecto da presente invenção, o meio de correcção corrige o tempo de marcação da unidade de coloração. Deste modo, a unidade de coloração pode manter com segurança o posicionamento correcto das marcas no cabo, mesmo quando o corte do cabo é repetido, para proporcionar os seus determinados comprimentos.
No segundo aspecto da presente invenção, a unidade de coloração pode manter com segurança o posicionamento correcto das marcas no cabo, mesmo quando o corte do cabo é repetido, para proporcionar os seus determinados comprimentos.
No terceiro aspecto da presente invenção, o meio de correcção corrige o tempo de marcação da unidade de coloração. Deste modo, a unidade de coloração pode manter com segurança o posicionamento correcto das marcas no cabo, mesmo quando o corte do cabo é repetido, para proporcionar os seus determinados comprimentos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A FIG. 1 é uma vista em perspectiva mostrando uma configuração de um aparelho de acabamento de cabo eléctrico de acordo com uma forma de realização da presente invenção; A FIG. 2 é uma vista em perspectiva mostrando uma configuração de uma unidade de coloração do aparelho de acabamento da FIG. 1; A FIG. 3 é uma vista explanatória mostrando uma configuração da unidade de coloração da FIG. 2; A FIG. 4 é uma vista explanatória mostrando essencialmente uma unidade de controlo da unidade de coloração da FIG. 3; A FIG. 5 é uma vista em perspectiva mostrando uma configuração de uma instalação de corte do aparelho de acabamento mostrado na FIG. 1; A FIG. 6 é uma vista explanatória mostrando uma configuração da instalação de corte da FIG. 5; 9 A FIG. 7 é uma vista explanatória mostrando essencialmente uma unidade de controlo da instalação de corte mostrada na FIG. 6; A FIG. 8 é uma vista em perspectiva mostrando um cabo eléctrico acabado pelo aparelho de acabamento mostrado na FIG. 1; e A FIG. 9 é uma vista em planta mostrando o cabo eléctrico da FIG. 8.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Fazendo referência às FIG. 1 a 9, será discutido um aparelho 1 de acabamento de cabo eléctrico (denominado como um aparelho de acabamento aqui a seguir) que é uma forma de realização da presente invenção. 0 aparelho 1 de acabamento finaliza um cabo 2 eléctrico mostrado nas FIG. 8 e 9.
Uma pluralidade dos cabos 2 eléctricos constitui uma cablagem disposta num veiculo automóvel. Como mostrado na FIG. 8, o cabo 2 eléctrico possui um núcleo 3 electricamente condutor e uma camada 4 de revestimento de isolamento. 0 núcleo 3 é definido por uma pluralidade de fios entrançados electricamente condutores. 0 núcleo 3 de fio é constituído por um metal electricamente condutor. 0 núcleo 3 pode ser definido por um único fio. A camada 4 de revestimento é constituída, por exemplo, por um material de resina sintética, tal como policloreto de vinilo (PVC). A camada 4 de revestimento cobre o núcleo 3. Uma superfície exterior do cabo 2 eléctrico é uma superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento. 10 A camada 4 de revestimento possui uma única cor P. Um corante desejável pode ser misturado com uma resina sintética definindo a camada 4 de revestimento para proporcionar a única cor P da superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico. 0 corante pode ser de cor branca. A cor P pode ser uma cor original da resina sintética sem misturar o corante na resina da camada 4 de revestimento. A superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento do cabo 2 eléctrico é referida como um cabo não colorido, quando não existe corante misturado na resina sintética. No cabo não colorido, a superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico possui a sua cor original. A superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico possui uma marca 7 que inclui uma pluralidade de primeiros pontos 5 e segundos pontos 6. Cada primeiro ponto 5 possui uma primeira cor B (mostrado por linhas paralelas nas FIG. 8 e 9) . Cada segundo ponto 6 possui uma segunda cor R (mostrado por linhas paralelas nas FIG. 8 e 9) . A segunda cor R é diferente da primeira cor B e da cor P.
Cada um dos, primeiro e segundo, pontos 5, 6 é um círculo numa vista em planta como ilustrado in FIG. 9. Os, primeiro e segundo, pontos 5, 6 da pluralidade estão alinhados uns com os outros numa direcção longitudinal para definir um padrão predeterminado.
No exemplo ilustrado, proporciona-se uma marca 7 em cada extremidade longitudinal do cabo 2. Existem seis dos primeiros pontos 5 posicionados numa extremidade do cabo e quatro dos segundos pontos 6 posicionados numa parte média do cabo ao longo da direcção longitudinal do cabo 2. A distância Dl, D2, D3,..., ou Dn entre o centro de cada ponto 5 ou 6 e uma extremidade 11 direita do cabo 2 das FIG. 8 e 9 está predeterminada bem como um comprimento L predeterminado do cabo 2.
Os cabos 2 eléctricos da pluralidade são agrupados e ligadores são ligados a extremidades dos cabos 2 eléctricos, completando a cablagem anteriormente mencionada. Os ligadores são acoplados aos ligadores de vários tipos de instrumentos electrónicos de um veículo automóvel, de modo a que os cabos 3 eléctricos da cablagem transmitam vários tipos de sinais e de potências aos instrumentos electrónicos.
Os cabos 2 são dotados com os pontos 5, 6 possuindo a cor B ou R que podem ser de várias cores, de modo a que os cabos 2 se distingam uns dos outros. As cores B e R da marca 7 dos cabos 2 são utilizadas para reconhecimento de tipos ou aplicações dos cabos. 0 aparelho 1 eléctrico de acabamento corta um cabo 2 eléctrico longo em comprimentos L desejados, possuindo o cabo uma superfície 4a exterior com uma cor P única. Depois, o aparelho proporciona marcas 7 na superfície 4a exterior dos cabos. Como ilustrado na FIG. 1, o aparelho 1 possui uma instalação 8 de corte de cabo eléctrico e uma unidade de coloração de cabos (denominada como uma unidade de coloração aqui a seguir) . A instalação 8 de corte de cabos corta um cabo eléctrico longo em comprimentos L predeterminados enquanto o cabo se desloca na sua direcção longitudinal. A instalação 8 de corte de cabos, como ilustrado na FIG. 1, possui um corpo 10 principal disposto num pavimento numa fábrica, uma unidade 11 de alimentação de cabo e uma unidade 12 de corte, um codificador 21 12 (FIG. 6) como um primeiro meio de medição e uma unidade 22 de controlo (FIG. 6 e 7) e uma secção 23 de comutação. 0 corpo 10 principal está configurado em forma de caixa. A unidade 11 de alimentação de cabo possui um motor 19 (FIG. 7) como uma unidade de accionamento e um par de unidades 13 de alimentação por correia. O motor 19 é recebido no corpo 10 principal.
Cada unidade 13 de alimentação por correia possui uma polia 14 de accionamento, uma pluralidade de polias 15 seguidoras e uma correia 16 sem-fim. A polia 14 de accionamento é accionada para rodar pelo motor 19. Cada polia 15 seguidora está suportada rotativamente no corpo 10 principal. A correia 16 sem-fim é uma em anel que envolve a polia 14 de accionamento e as polias 15 seguidoras, de tal modo que a correia 16 sem-fim se desloca ao longo da polia 14 de accionamento e das polias 15 seguidoras.
As duas unidades 13 de alimentação por correia estão verticalmente dispostas paralelas uma à outra. O par de unidades 13 de alimentação por correia prende o cabo 2 eléctrico entre estas e as duas polias 14 de accionamento rodam à mesma velocidade uma da outra mas cada uma num sentido oposto à outra, com base numa instrução da unidade 22 de controlo. Esta roda as correias 16 sem-fim para fornecer o cabo 2 eléctrico de um dado comprimento. As unidades 13 de alimentação por correia fornecem o cabo 2 eléctrico numa direcção longitudinal do cabo que é mostrada por uma seta K na FIG. 5. A seta K dispõe-se ao longo de uma direcção horizontal. 13 A unidade 12 de corte está posicionada a jusante do par de unidades 13 de alimentação por correia na direcção K de seta. Como mostrado na FIG. 5, a unidade 12 de corte possui um cilindro 20 (FIG. 7) e um par de lâminas 17 e 18 de corte que se alinham verticalmente uma com a outra. O cilindro 20 é recebido no corpo 7 principal. O cilindro 20 possui uma haste extensível à qual a lâmina 17 está unida.
As lâminas 17 e 18 de corte aproximam-se e afastam-se uma da outra verticalmente com o movimento da haste extensível do cilindro 20. As duas lâminas 17 e 18 de corte aproximam-se uma da outra para prender entre si o cabo 2 eléctrico fornecido pelo par de unidades 13 de alimentação por correia, para cortar o cabo. As duas lâminas 17 e 18 de corte afastam-se uma da outra para libertar o cabo 2 eléctrico.
Como ilustrado na FIG. 6, o codificador 21 possui um rotor 24 que pode rodar em torno do seu eixo central. Uma superfície periférica exterior do rotor 24 contacta uma superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico preso entre o par de unidades 13 de alimentação por correia. O movimento do cabo 2 eléctrico (núcleo 3) ao longo da seta K roda o rotor 24 em torno do central eixo. Naturalmente, a distância de deslocação do cabo 2 eléctrico ao longo da seta K is proporcional ao número de rotações do rotor 24. O codificador 21 liga-se electricamente à unidade 22 de controlo. O codificador 21 emite um sinal de impulso para a unidade 22 de controlo a cada dada rotação de ângulo do rotor 24. Isto é, o codificador 21 emite informação correspondente à velocidade de deslocação do cabo 2 eléctrico para a unidade 22 de controlo. 14
Normalmente, o codificador 21 está montado num rolo (rotor de contagem de número de rotações) 57 que roda por atrito entre o rotor 57 e o cabo 2 eléctrico. Contudo, quando o número de impulso não é proporcional à distância de deslocação do cabo 2 eléctrico devido à condição da superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico, pode obter-se uma velocidade de deslocação do cabo 2 noutra posição para retornar os dados de modo a comparar com a informação obtida pelo codificador 21.
Como ilustrado na FIG. 7, a unidade 22 de controlo possui uma memória 25 que é um meio de armazenamento, uma ROM 26 conhecida (Memória de Leitura), uma RAM 27 (Memória de Acesso Aleatório) , uma CPU 28 (Unidade Central de Processamento), uma pluralidade de circuitos 29 de accionamento de válvula e uma pluralidade de interfaces (conhecidas como I/F na FIG. 7 e denominadas como I/F aqui a seguir) 80. A unidade 22 de controlo é um computador. A unidade 22 de controlo está electricamente ligada ao codificador 21, ao motor 19, ao cilindro 20 e etc., para controlar toda a instalação 8 de corte. A memória 25 é uma memória não volátil conhecida, tal como uma EEPROM. A memória 25 armazena comprimentos L predeterminados dos cabos 2 e o número dos cabos possuindo cada um dos comprimentos predeterminados. A ROM 26 armazena programas de execução da CPU 28 e a RAM 27 armazena temporariamente dados necessários para a execução da CPU 28. A CPU 28 é um meio de controlo. A CPU 28 recebe informação da velocidade de deslocação do cabo 2 eléctrico a partir do codificador 21. Além disso, a CPU 28 recebe os comprimentos L de 15 corte e o número dos cabos possuindo, cada um deles, o comprimento L de corte. A CPU 28 controla o motor 19 e o cilindro 20 com base na velocidade de deslocação e distância de deslocamento do cabo 2 eléctrico, que são obtidas pelo codificador 21. A CPU 28 controla o motor 19, de tal modo que a unidade 11 de alimentação de cabo fornece o cabo 2, tal como o comprimento L predeterminado com base na velocidade de deslocação e distância de deslocamento do cabo 2 eléctrico, que são obtidas pelo codificador 21, enquanto a haste do cilindro 20 é retraída. A CPU 28 interrompe o motor 19 e estende a haste do cilindro 20 quando o comprimento L predeterminado do cabo é fornecido. Isto é, a CPU 28 controla a unidade 11 de alimentação de cabo para fornecer de modo intermitente o cabo 2, tal como o comprimento L predeterminado com base em sinais provenientes do codificador 21, de modo que a unidade 12 de corte o cabo 2. O circuito 29 de accionamento e a I/F 80 são proporcionados para o motor 19 e para o cilindro 20. Os circuitos 29 de accionamento são ligados à CPU 28. Cada circuito 29 de accionamento liga-se electricamente ao motor 19 e ao cilindro 20 por meio de cada I/F 80. Quando o circuito 29 de accionamento recebe um sinal da CPU 28 para acionar o motor 19 ou o cilindro 20, o circuito de accionamento 29 envia o sinal para o motor 19 ou o cilindro 20 através de cada I/F 80 para o accionar. A secção 23 de comutação, como mostrado na FIG. 5, possui um contacto 81 e um comutador 82. O contacto 81 está montado numa das lâminas 17, 18 de corte, enquanto o comutador 82 está montado na outra. No exemplo ilustrado, o contacto 81 está 16 posicionado na lâmina 17 de corte, enquanto o comutador 82 está posicionado na lâmina 18 de corte. 0 comutador 82 possui um corpo 83 e um contacto 84. 0 contacto 84 pode estender-se a partir do, e retrair-se no corpo 83. 0 corpo 83 está encaixado na lâmina 18 de corte com o contacto 84 oposto ao contacto 81. 0 contacto 84 é empurrado pela lâmina 17 de corte para se retrair no corpo 83, quando as lâminas 17, 18 de corte se aproximam uma da outra para cortar o o cabo 2. 0 comutador 82 envia um sinal mostrando a retracção do comutador a uma unidade 34 de controlo (discutida posteriormente) da unidade 9 de coloração. Deste modo, o comutador 82 envia um sinal mostrando o corte do cabo 2 à unidade 34 de controlo da unidade 9 de coloração. A instalação 8 de corte fornece o cabo 2 bem como o comprimento L predeterminado na direcção K longitudinal do cabo 2 com base num sinal proveniente do codificador 21, sendo o cabo 2 preso entre o par de unidades 13 de alimentação por correia. Depois, a instalação 8 de corte interrompe o motor 19 e a polia 14 de accionamento do par de unidades 13 de alimentação por correia e a haste do cilindro 20 estende-se quando o comprimento L predeterminado do cabo é fornecido. Desse modo, as duas lâminas 17, 18 de corte aproximam-se uma da outra para prender e cortar o cabo 2. Isto é, a instalação 8 de corte fornece o cabo 2 bem como o comprimento L predeterminado na direcção K com base em sinais provenientes do codificador 21 para cortar o cabo 2. A unidade 9 de coloração de cabos está posicionada a montante da instalação 8 de corte na direcção de deslocação ou na direcção K da FIG. 1. A unidade 9 de coloração de cabos está 17 encaixada na instalação 8 de corte. A unidade 9 de coloração de cabos define os pontos 5, 6 na superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento. Isto é, a unidade 9 de coloração pinta parcialmente a superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento. A unidade 9 de coloração, como ilustrado na FIG. 2, possui um corpo 30 principal disposto num pavimento numa fábrica, uma unidade 31 de alimentação de cabo, uma unidade 32 de jacto corante como um meio de coloração, um codificador 33 como um segundo meio de medição e uma unidade 34 de controlo. O corpo 30 principal está configurado numa forma de caixa. A unidade 31 de alimentação de cabo possui um motor 58 (FIG. 4) e um par de unidades 35 de alimentação por correia. O motor 58 é recebido no corpo 30 principal.
Cada unidade 35 de alimentação por correia possui uma polia 36 de accionamento, uma pluralidade de polias 37 seguidoras e uma correia 38 sem-fim. A polia 36 de accionamento é colocada em rotação pelo motor 58. Cada polia 37 seguidora está suportada de modo rotativo no corpo 30 principal. A correia 38 sem-fim é um anel que envolve a polia 36 de accionamento e as polias 37 seguidoras, de tal modo que a correia 38 sem-fim se desloca ao longo da polia 36 de accionamento e das polias 37 seguidoras.
As duas unidades 35 de alimentação por correia estão verticalmente dispostas de modo paralelo uma à outra. As duas unidades 35 de alimentação por correia prendem o cabo 2 eléctrico entre si e as duas polias 36 de accionamento rodam à mesma velocidade uma da outra com a rotação do motor 58, mas, 18 cada uma, num sentido oposto à outra. Isto roda as correias 38 sem-fim para fornecer o cabo 2 eléctrico bem como o dado comprimento. As unidades 35 de alimentação por correia fornecem o cabo 2 eléctrico numa direcção longitudinal do cabo que é mostrada por uma seta K na FIG. 2. A seta K está ao longo de uma direcção horizontal. A unidade 32 jacto de coloração, como mostrado na FIG. 3, possui uma pluralidade de bicos 39, uma pluralidade de fornecimentos 40 de corante e um fornecimento 41 de gás comprimido. Os bicos 39 estão posicionados a jusante das unidades 35 de alimentação por correia da unidade 31 de alimentação de cabo na direcção K. Os bicos 39 estão espaçados uns dos outros ao longo da seta. Os bicos 39 estão posicionados acima do cabo 2 deslocado pelas unidades 35 de alimentação por correia da unidade 31 de alimentação de cabo. Cada bico 39 recebe um corante de um fornecimento 40 de corante.
Cada bico 39 envia um jacto de um corante na direcção da superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico, de uma dada quantidade, em resposta a uma instrução da unidade 34 de controlo. O corante enviado em jacto, adere à superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico para colorir parcialmente a superfície 4a exterior. O fornecimento 40 de corante contém um corante para o fornecer ao bico 39. Cada fornecimento 40 de corante corresponde a cada bico 39. Cada fornecimento 40 de corante fornece um corante possuindo uma cor B ou R. As cores B e R são diferentes uma da outra. O fornecimento 41 de gás comprimido fornece um gás 19 pressurizado aos fornecimentos 40 de corante, de modo que os bicos 39 possam aplicar jactos dos corantes.
Como ilustrado na FIG. 3, o codificador 33 é proporcionado separadamente do codificador 21 e possui um rotor 57 que pode rodar em torno do seu eixo central. Uma superfície periférica exterior do rotor 57 contacta uma superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico preso entre o par de unidades 35 de alimentação por correia. O movimento do cabo 2 eléctrico (núcleo 3) ao longo da seta K roda o rotor 57 em torno do eixo central. Naturalmente, a distância de deslocação do cabo 2 eléctrico ao longo da seta K é proporcional ao número de rotações do rotor 57. O codificador 33 liga-se electricamente à unidade 34 de controlo. O codificador 33 envia um sinal de impulso à unidade 34 de controlo a cada determinada rotação de ângulo rotação do codificador 33. Isto é, o codificador 33 envia informação correspondente à velocidade de deslocação do cabo 2 eléctrico à unidade 34 de controlo.
Normalmente, o codificador 33 é montado num rolo (rotor de contagem de número de rotações) 57 que roda por atrito entre o rotor 57 e o cabo 2 eléctrico. Contudo, quando o número de impulso não é proporcional à distância de deslocação do cabo 2 eléctrico devido à condição da superfície 4a exterior do cabo 2 eléctrico, os dados de velocidade de deslocação podem ser obtidos noutra posição para retornar os dados para comparar com a informação obtida pelo codificador 33.
Como ilustrado na FIG. 4, a unidade 34 de controlo possui uma memória 59 que é um meio de armazenamento, uma ROM 6 0 20 (Memória de Leitura) conhecida, uma RAM 61 (Memória de Acesso Aleatório), uma CPU 62 (Unidade Central de Processamento), uma pluralidade de circuitos 63 de accionamento e uma pluralidade de interfaces 64 (mostradas como I/F na FIG. 4 e denominadas como
I/F aqui a seguir). A unidade 34 de controlo é um computador. A unidade 34 de controlo está electricamente ligada ao codificador 33, ao motor 58 da unidade 31 de alimentaçao por correia, etc., para controlar toda a unidade 9 de coloração . A memória 59 é uma memória conhecida não-volátil, tal como uma EEPROM. A memória 59 armazena um padrão das marcas 7 proporcionadas na superfície 4a exterior do cabo 2.
Mais especificamente, a memória 59 armazena as distâncias Dl, D2, D3, ..., Dn dos pontos 5, 6 da marca 7 do
cabo 2. Além disso, a memória 59 armazena a distância 2 de deslocamento do cabo 2 para obter um tempo para enviar um jacto de um corante a partir do bico 39 para definir a marca 7. Além disso, a memória 59 armazena um grau aberto e uma duração de estado aberto do bico 39 para proporcionar os pontos 5, 6. A memória 59 também armazena o comprimento L predeterminado (mostrado nas FIG. 8, 9) do cabo 2. A ROM 6 0 armazena programas de execução da CPU 62 e a RAM 61 armazena, temporariamente, dados necessários à execução da CPU 62. A CPU 62 inclui o meio de controlo e o meio de correcção que estão descritos na descrição. A CPU 62 recebe informação mostrando a velocidade de funcionamento e a distância de deslocamento do cabo 2 do codificador 33. A CPU 62 também recebe um padrão da marca 7 e o comprimento L. A CPU 62 recebe uma 21 distância de deslocamento do cabo 2 da memória 59 para determinar o tempo para enviar um jacto de um corante por cada bico 39 de coloração para definir a marca 7 no cabo 2. A CPU 62 acciona de modo intermitente o motor 58 com base em informação proveniente do codificador 33 para fornecer de modo intermitente o cabo 2 pelo comprimento L predeterminado. A CPU 62 controla um bico 39 de coloração seleccionado para enviar um jacto de um corante com base na distância de deslocamento do cabo 2 e o tempo de aplicação de jacto do corante. Isto é, a CPU 62 controla o bico 39 de coloração seleccionado para enviar um jacto de um corante líquido quando a distância de deslocamento de cabo obtida do codificador 33 for igual a uma distância de deslocamento correspondente ao tempo de aplicação de jacto de corante do bico 39. 0 bico 39 envia um jacto do corante com um grau aberto de válvula armazenado na memória 59, de tal modo que os pontos 5, 6 definidos na superfície 4a exterior do cabo 2 possam possuir um tamanho predeterminado. Deste modo, a CPU 62 controla a unidade de jacto de corante para proporcionar a marca na superfície 4a exterior do cabo 2 com base em informação proveniente do codificador 33.
Além disso, a CPU 62 recebe informação proveniente do codificador 21 da instalação 8 de corte e recebe informação mostrando o corte do cabo 2 a partir do comutador 82 da secção 23 de comutação. A CPU 62 determina se existe uma diferença entre as distâncias de deslocamento de cabo obtidas a partir dos codificadores 21, 33. Com base na diferença, a CPU 62 corrige o tempo no qual o bico 39 envia um jacto de corante líquido. A CPU 62 atrasa o tempo com base na diferença quando a 22 distância de deslocamento de cabo obtida a partir do codificador 21 for maior do que a obtida a partir do codificador 33. Pelo contrário, a CPU 62 acelera o tempo com base na diferença quando a distância de deslocamento de cabo obtida a partir do codificador 21 for menor do que a obtida a partir do codificador 33.
Os circuitos 63 de accionamento e a I/F 64 são proporcionados para o bico 39 e o motor 58. Os circuitos 63 de accionamento estão electricamente ligados à CPU 62. 0 bico 39 liga-se electricamente a um dos circuitos 63 de accionamento por meio de uma I/F. 0 circuito 63 de accionamento recebe sinais para enviar um jacto de um corante a partir do bico 39 e para acionar o motor 58 e o circuito 63 de accionamento envia os sinais para uma válvula 46 e para o motor 58 por meio da I/F 64. Desse modo, o correspondente bico 39 envia um jacto de um corante e o motor 58 actua.
Os circuitos I/F 64 são utilizados para ligar electricamente os circuitos 63 de accionamento aos correspondentes bicos 39 e ao motor 58.
Deste modo, a unidade 9 de coloração configurada acciona qualquer um dos bicos 39 para enviarem uma quantidade predeterminada de um jacto de um corante na direcção do cabo 2 de acordo com um padrão armazenado na memória 59 com base na informação obtida a partir do codificador 33. A unidade 9 de coloração define a marca 7 na superfície 4a exterior do cabo 2. Depois, a instalação 8 de corte recebe um sinal mostrando o corte do cabo 2 proveniente do comutador 82 da secção 23 de comutação. A CPU 62 corrige o tempo em que o bico 39 envia um jacto de um corante quando existe uma diferença entre as 23 distâncias de deslocamento de cabo obtidas a partir dos codificadores 21, 23. As distâncias de deslocamento correspondem a um período de deslocamento de cabo. No exemplo ilustrado, a unidade 9 de coloração possui dois conjuntos dos bicos 39 e fornecimentos 40 de corante.
Nesta descrição, o corante possui uma viscosidade não superior a 10 mPa.s (milipascal*segundo). O corante é um material do tipo líquido, incluindo um material corante (material orgânico industrial dissolvido de modo disperso num solvente, tal como água) . O corante é uma tinta corante ou um pigmento, que é geralmente orgânico e sintético. Um pigmento é, por vezes, utilizado como uma tinta corante e vice-versa. Mais especif icamente, o corante pode ser também de um líquido de coloração e um material de revestimento. O líquido de coloração inclui uma tinta corante dispersa numa solução líquida e o material de revestimento inclui um pigmento disperso num líquido de dispersão. Deste modo, a tinta corante impregna-se numa camada 4 de revestimento quando a camada 4 de revestimento é revestida com o corante. Entretanto, o pigmento deposita-se numa superfície 4a exterior de uma camada 4 de revestimento sem se impregnar na camada 4 de revestimento quando a camada 4 de revestimento é revestida com o material de revestimento. Contudo, o processo para depositar um corante numa superfície exterior de uma camada de revestimento significa a coloração de uma superfície exterior parcial de uma camada de revestimento com uma tinta corante e também a pintura de uma superfície 4a exterior parcial de uma camada 4 de revestimento com um pigmento.
De um modo preferido, o solvente e o líquido de dispersão possuem afinidade com um material de resina sintética que define a camada de revestimento. Isto garante que a tinta corante se impregna na camada 4 de revestimento e que o pigmento se deposita na superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento. 0 processo de aplicação de jacto significa que o bico 39 aplica um jacto do corante líquido sobre a superfície 4a exterior do cabo 2, com o corante constituindo uma pluralidade de gotas. 0 aparelho 1 de acabamento de cabos corta o cabo 2 nos comprimentos L predeterminados e define a marca 7 na superfície 4a exterior do cabo 2. Depois, o aparelho 1 de acabamento de cabos fornece, sequencialmente, o cabo 2 para a unidade 31 de alimentação por correia da unidade 9 de coloração e para a unidade 11 de alimentação de cabo da instalação 8 de corte. A instalação 8 de corte e a unidade 9 de coloração operam de modo sincronizado uma com a outra com base nos sinais obtidos dos codificadores 21, 33. Os comprimentos L predeterminados do cabo 2 são fornecidos de modo intermitente.
Neste momento, a unidade 34 de controlo recebe informação do comutador 82 da secção 23 de comutação. A CPU 62 corrige o tempo no qual o bico 39 envia um jacto de corante quando existe uma diferença entre as distâncias de deslocamento de cabo obtidas a partir dos codificadores 21, 33. 0 corante enviado por jacto adere à superfície 4a exterior do cabo 2 e, com evaporação do solvente ou dispersão líquida, a tinta corante se impregna na camada 4 de revestimento ou o pigmento se deposita na superfície 4a exterior da camada 4 de revestimento. Isto proporciona os cabos 2 constituintes da 25 cablagem.
Na forma de realização, a CPU 62 recebe informação mostrando uma distância de deslocamento de cabo a partir do codificador 21 de um primeiro dispositivo de medição e recebe informação mostrando outra distância de deslocamento de cabo a partir do codificador 33 de um segundo dispositivo de medição. A CPU 62 corrige o tempo 39 de marcação dos bicos da unidade 32 de jacto corante com base nas diferenças das distâncias de deslocamento obtidas. Isto mantém correctas as posições dos pontos 5, 6 da marca 7 mesmo quando o corte do cabo 2 é repetido para obter uma pluralidade dos cabos com o comprimento predeterminado. A CPU 62 atrasa o tempo de execução do bico 39 da unidade 32 de jacto corante quando a distância de deslocamento de cabo obtida a partir do codificador 21 do primeiro dispositivo de medição é maior. Pelo contrário, a CPU 62 acelera o tempo de execução do bico 39 quando a distância de deslocamento de cabo obtida a partir do codificador 33 do segundo dispositivo de medição é maior. Isto mantém com precisão as posições correctas dos pontos 5, 6 da marca 7 mesmo quando o corte do cabo 2 é repetido para obter uma pluralidade dos cabos possuindo o comprimento predeterminado.
Na presente invenção, o liquido de coloração e o material de pintura pode ser tintas arilicas, tintas utilizadas como corantes ou pigmentos, tintas UV (ultravioletas), etc. A forma de realização discutida refere-se ao cabo 2 eléctrico utilizado para montar uma a cablagem disposta num veiculo automóvel. Contudo, naturalmente, o cabo 2 eléctrico 26 pode ser utilizado para instrumentos electrónicos, como um computador portátil e vários tipos de máquinas eléctricas. A forma de realização discutida envia um jacto de uma quantidade predeterminada do corante líquido para colorir a superfície 4a exterior do cabo 2. Contudo, de acordo com a presente invenção, a superfície 4a exterior do cabo 2 é colorida por aspersão de um corante líquido ou mergulho noutro corante líquido. A forma de realização discutida utiliza o fornecimento 41 de gás comprimido para pressurizar o corante. 0 fornecimento 41 de gás comprimido fornece um gás pressurizado ao fornecimento 40 de corante para pressurizar directamente o corante. Em alternativa, o fornecimento 41 de gás comprimido pode possuir um meio de pressurização de gás, tal como um êmbolo com um cilindro para pressurizar um gás para fornecer um gás pressurizado ao fornecimento 40 de corante. Além disso, o próprio fornecimento 40 de corante pode possuir um dispositivo de pressão de êmbolo para pressurizar o corante. A instalação 8 de corte de acordo com a presente invenção podem encaixar por pressão terminais a extremidades do cabo após a instalação 8 de corte cortar o cabo com um comprimento predeterminado.
As formas de realização discutidas não se destinam a limitar a presente invenção mas podem ser modificadas de modo variado dentro do âmbito das reivindicações.
Lisboa, 11 de Junho de 2012 27

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Unidade (9) de coloração de cabos eléctricos para coloração de uma superfície (4a) exterior de um cabo (2) eléctrico que se desloca ao longo de uma direcção longitudinal do cabo, possuindo o cabo um núcleo (3) condutor e uma camada (4) de revestimento cobrindo o núcleo, a camada de revestimento constituída por um material de resina sintética, a unidade (9) de coloração montada numa instalação (8) de corte de cabos, incluindo um primeiro meio (21) de medição para medir uma distância de deslocamento do cabo e um meio (82) de saída para produzir um sinal mostrando que a instalação (8) de corte cortou o cabo, de modo que a instalação (8) de corte de cabos seja susceptível de cortar o cabo com um comprimento desejado com base em informação do primeiro meio (21) de medição, caracterizada por a unidade (9) de coloração incluir um meio (32) de coloração para proporcionar uma marca (7) na superfície (4a) exterior do cabo, um meio (62) de controlo para controlar o meio (32) de coloração para proporcionar a marca (7) na superfície (4a) exterior do cabo (2) com base em informação de um segundo meio (33) de medição para medir uma distância de deslocamento do cabo (2), o segundo meio (33) de medição proporcionado separadamente do primeiro meio (21) de 1 medição, e um meio (62) de correcção para corrigir o tempo em que o meio (32) de coloração proporciona a marca (7) na superfície (4a) exterior, em que, com base numa diferença entre as distâncias de deslocamentos medidas pelos, primeiro e segundo, meios (21, 33) de medição, o meio (62) de correcção corrige o tempo após o meio (82) de saída produzir um sinal mostrando que a instalação (8) de corte cortou o cabo.
  2. 2. Unidade de coloração de cabos eléctricos descrita na reivindicação 1, em que o tempo é atrasado com base na diferença de quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio (21) de medição é menor do que a distância de deslocamento medida pelo segundo meio (33) de medição e o tempo é acelerado com base na diferença de quando a distância de deslocamento medida pelo primeiro meio (21) de medição é maior do que a distância de deslocamento medida pelo segundo meio (33) de medição.
  3. 3. Aparelho (1) de acabamento de cabos possuindo a unidade de coloração de cabos eléctricos descrita na reivindicação 1 ou 2. Lisboa, 11 de Junho de 2012 2
PT05743663T 2004-05-31 2005-05-27 Unidade de coloração e dispositivo de acabamento para um cabo eléctrico PT1768134E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004161857A JP4486412B2 (ja) 2004-05-31 2004-05-31 電線の着色装置及び電線の加工装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1768134E true PT1768134E (pt) 2012-06-21

Family

ID=35451110

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05743663T PT1768134E (pt) 2004-05-31 2005-05-27 Unidade de coloração e dispositivo de acabamento para um cabo eléctrico

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1768134B1 (pt)
JP (1) JP4486412B2 (pt)
CN (1) CN100527288C (pt)
MX (1) MXPA06013873A (pt)
PT (1) PT1768134E (pt)
WO (1) WO2005117033A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5028030B2 (ja) * 2006-05-31 2012-09-19 矢崎総業株式会社 電線着色装置
JP5122832B2 (ja) * 2007-02-19 2013-01-16 矢崎総業株式会社 電線の着色装置、電線の製造装置、電線の着色方法及び電線の製造方法
CN108417323A (zh) * 2018-01-30 2018-08-17 江苏欣达通信科技股份有限公司 一种计米自适应喷码器及其自适应喷码控制方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6090720U (ja) * 1983-11-25 1985-06-21 三浦工業株式会社 電線の自動マ−キングカツタ−
JP3971269B2 (ja) 2002-08-09 2007-09-05 矢崎総業株式会社 電線のコーティング方法及び装置
JP4477840B2 (ja) * 2002-08-09 2010-06-09 矢崎総業株式会社 物品の自動マーキング方法及び自動マーキング装置
WO2004038736A1 (ja) * 2002-10-28 2004-05-06 Yazaki Corporation 電線の生産システム
JP4477933B2 (ja) * 2003-06-19 2010-06-09 矢崎総業株式会社 電線用着色ノズル

Also Published As

Publication number Publication date
MXPA06013873A (es) 2007-04-25
CN1977345A (zh) 2007-06-06
EP1768134B1 (en) 2012-05-09
WO2005117033A1 (ja) 2005-12-08
EP1768134A1 (en) 2007-03-28
CN100527288C (zh) 2009-08-12
JP2005346939A (ja) 2005-12-15
EP1768134A4 (en) 2008-08-06
JP4486412B2 (ja) 2010-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7875309B2 (en) Method for coating electrical cable
US8017177B2 (en) Method of automatically marking article and automatic marking device
US7442877B2 (en) Wire manufacturing method wire manufacturing apparatus and wire
MX2010008974A (es) Aparato que absorbe holgura de alambre electrico y metodo para absorber holgura de alambre electrico.
PT1768134E (pt) Unidade de coloração e dispositivo de acabamento para um cabo eléctrico
JP2008103191A (ja) シールド電線及びシールド電線の識別方法
PT2008102490W (pt) CABO ELéCTRICO, EQUIPAMENTO E MéTODO DE COLORAÆO E FABRICO DO MESMO.
JP3887345B2 (ja) 電線の着色装置及び電線の着色方法
EP1630828A2 (en) Wire harness assembling method
JP2009193747A (ja) 電線の着色装置及び電線の着色方法
JPWO2004015720A1 (ja) 電線及びワイヤハーネス
US7718217B2 (en) Method and apparatus for marking electric wire
CN100354983C (zh) 电线及电线着色装置
JP2005011706A (ja) 電線の着色装置
MXPA06015019A (es) Metodo de coloraci??n de alambre el??ctrico y dispositivo de coloracion de alambre el??ctrico.
WO2004059665A1 (ja) 電線
JP4177159B2 (ja) 電線、端子付き電線及び端子金具の取り付け方法
JP2004079200A (ja) 電線及び電線のマーキング方法
TH75198A (th) หน่วยการให้สีและเครื่องการทำขั้นสำเร็จสำหรับเคเบิลไฟฟ้า
JP2007149422A (ja) 電線の着色装置
TH39885B (th) วิธีการและอุปกรณ์สำหรับการทำเครื่องหมายอย่างอัตโนมัติให้กับผลิตภัณฑ์