PT1707711E - Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança - Google Patents

Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança Download PDF

Info

Publication number
PT1707711E
PT1707711E PT06251384T PT06251384T PT1707711E PT 1707711 E PT1707711 E PT 1707711E PT 06251384 T PT06251384 T PT 06251384T PT 06251384 T PT06251384 T PT 06251384T PT 1707711 E PT1707711 E PT 1707711E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pin
locking
rotor
security
pins
Prior art date
Application number
PT06251384T
Other languages
English (en)
Inventor
Pedro Recondo Garayalde
Jose Alcelay Bea
Eneko Sasieta Oyarbide
Original Assignee
Talleres Escoriaza Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Talleres Escoriaza Sa filed Critical Talleres Escoriaza Sa
Publication of PT1707711E publication Critical patent/PT1707711E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B27/00Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in
    • E05B27/0003Details
    • E05B27/0017Tumblers or pins
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B27/00Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in
    • E05B27/0057Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in with increased picking resistance

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Iron Core Of Rotating Electric Machines (AREA)
  • Preventing Unauthorised Actuation Of Valves (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança
CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se a um canhão de fechadura com um dispositivo de segurança que compreende um rotor de encaixe que roda dentro de um encaixe de canhão de fechadura e é operado utilizando chaves verdadeiras, em que a combinação de abertura é recortada numa sucessão de picos e vales de diferentes tamanhos, com cada um dos vales a operar em conjunto com pares de pinos que incluem, cada um, um pino de rotor de encaixe que será rodado conjuntamente com o rotor de encaixe e um pino de encaixe de canhão de fechadura que, com rotação do rotor de encaixe, permanecerá no encaixe do canhão de fechadura e é carregado por uma mola, e o rotor de encaixe incorpora um escatel para inserção de uma chave verdadeira.
ESTADO PRÉVIO DA ARTE
[0002] Recentemente, tornou-se relativamente conhecido um método para forçar o tipo de fechadura acima descrito, método esse que é altamente eficiente e de execução muito simples, e está ao alcance de pessoas que, mesmo sem serem muito hábeis ou particularmente especializadas, se tornaram rapidamente peritas nesta prática gravosa.
[0003] Por uma questão de simplicidade de explicação ao longo da descrição, será descrito um canhão de fechadura com um perfil europeu, ou seja, um canhão de fechadura com um encaixe em forma de pêra, e uma chave com combinações 1 dentadas ao longo de uma extremidade do eixo da mesma. Contudo, a presente invenção abrange também outros tipos de canhões de fechadura, tais como os de perfil americano, que possuem um encaixe de canhão de fechadura circular, e também as chamadas chaves lisas que possuem combinações dentadas ao longo da superfície lisa do seu eixo.
[0004] Este método para forçar fechaduras utiliza uma chave falsa. Os vales definidos pelos dentes da chave falsa são recortados em profundidade suficiente para permitir acomodar os pinos-rotor de encaixe nas posições mais avançadas, isto é, nas posições adoptadas quando não está inserida qualquer chave. Para além disso, a haste ou corpo da chave falsa, tem uma dimensão ligeiramente reduzida na sua extremidade distai comparativamente à chave verdadeira, de forma que a extremidade distai da chave falsa que se estende para dentro do escatel está recuada e a chave falsa pode estender-se mais para dentro do escatel do que a chave verdadeira.
[0005] Neste método de forçar fechaduras, a chave falsa é primeiro introduzida no escatel até que os dentes entrem em contacto com as extremidades dos respectivos pinos de rotor de encaixe, mas não é inserida em maior profundidade no escatel e, depois, é produzido um forte impacto na cabeça da chave falsa de modo a que um impulso de rotação seja transmitido à chave falsa, o que faz o rodar o rotor de encaixe e abrir a fechadura.
[0006] A análise deste fenómeno tem levado outras pessoas a concluir que o impacto na chave falsa é transmitido, através dos dentes da mesma, aos pinos de rotor de encaixe, que por sua vez transmitem o impacto aos pinos de encaixe de canhão de fechadura, que se retraem contra as suas respectivas molas, de modo a que, por um breve momento, o 2 rotor de encaixe não rode. Com base nesta análise, foi proposta uma solução que consiste na divisão dos pinos de rotor de encaixe em duas partes e na inclusão de outra mola entre as mesmas, sendo esta mais fraca que a mola que inclina o pino de encaixe do canhão da fechadura. Com este posicionamento, pretende-se que a energia do impacto seja amortecida pelos pinos de rotor de encaixe e não seja transmitida aos pinos de encaixe do canhão da fechadura. Contudo, esta tentativa de solução não tem sido bem sucedida, e este problema sério permanece até hoje sem solução.
[0007] As patentes US-A-4961328 e FR-A-2577969 revelam um canhão de fechadura que compreende um encaixe de canhão e, ai montado rotativamente, um rotor de encaixe que inclui um escatel que se estende axialmente. 0 encaixe de canhão e o rotor de encaixe incluem cada um uma pluralidade de furos mutuamente alinhados, em cada qual um par respectivo de pinos, como um pino de alojamento e um pino de encaixe, são montados de forma deslocável, sendo inclinados na direcção do escatel através de molas. Os pares de pinos são configurados de forma a que pelo menos um dos pares de pinos se estenda menos para dentro do escatel do que os outros pares de pinos, quando o escatel está vazio.
EXPLICAÇÃO E VANTAGENS DA INVENÇÃO
[0008] A presente invenção fornece um canhão de fechadura com um dispositivo de segurança, conforme descrito na reivindicação 1.
[0009] A construção do canhão de fechadura da presente invenção foi concebida com base numa análise do fenómeno diferente do que tem sido proposto até à data. Estudos 3 experimentais levaram à dedução de que o impacto transmitido à chave falsa resulta num impacto resiliente entre os pinos de rotor de encaixe e os respectivos pinos de encaixe de canhão de fechadura, de forma que os pinos se repelem um ao outro e se separam numa distância e tempo suficientes para permitir que rotor de encaixe seja rodado, para que a fechadura possa ser aberta. Durante esta repulsão, os pinos de encaixe do canhão da fechadura são empurrados contra as suas respectivas molas e os pinos do rotor de encaixe são acomodados nos vales profundos recortados na chave falsa ou contrafeita. Adicionalmente, este modelo para demonstração do fenómeno que permite que os canhões de fechadura sejam forçados, possibilita mostrar a falta de eficiência da solução previamente fornecida com base numa análise que se provou estar incorrecta.
[0010] A presente invenção fornece uma solução simples e é derivada de uma observação correcta e cuidada do fenómeno. Para além disso, a eficiência da presente invenção foi comprovada experimentalmente como uma medida de segurança em relação ao método para forçar canhões de fechadura acima descrito. A funcionalidade é evidente porque o pino de rotor de encaixe não é afectado pela operação de forçar a fechadura, já que as suas extremidades não têm contacto com os dentes da chave falsa e, consequentemente, o pino de encaixe do canhão da fechadura que é inclinado pelas molas continua a estender-se ao longo da superfície rotativa do rotor de encaixe, evitando que este rode, ainda que outros conjuntos de pares de pinos tenham sucumbido à acção de forçar a fechadura.
[0011] De forma a ser eficiente, a presente invenção apenas necessita de ser aplicada a um dos pinos do rotor de encaixe, apesar de poder ser formada uma pluralidade dos pinos de rotor de encaixe como pinos de segurança. 4 [0012] Para além disso, o pino de segurança pode ser qualquer um dos pinos de rotor de encaixe contidos na fechadura e este pino pode ter comprimento variável, de forma a tornar ainda mais difícil a localização e configuração dos elementos activos que impedem a abertura.
[0013] Adicionalmente, como será visto na descrição detalhada que se segue, a invenção pode ser implementada para que, no processo de produção, seja possível seleccionar qual dos pinos de rotor de encaixe será atribuído como pino de segurança em cada fechadura manufacturada, e isto fornece um elemento de segurança adicional, visto que não se saberá qual dos pinos é o de segurança quando uma fechadura for posta à venda.
[0014] A seguinte descrição detalhada ilustra as características específicas da invenção.
FIGURAS E REFERENCIAS
[0015] De forma a entender melhor a natureza da presente invenção, as figuras anexadas mostram uma forma preferida de uma modalidade industrial, a título de exemplo puramente ilustrativo e não limitador. A Figura 1 é um corte longitudinal de uma fechadura de interior/exterior de palhetão duplo constituída de acordo com a invenção. A fechadura incorpora detalhes alargados do dispositivo de segurança, em duas configurações de funcionamento. O lado esquerdo mostra a configuração correspondente à inserção da chave verdadeira. 0 lado direito mostra a configuração correspondente a quando nenhuma chave está inserida e a fechadura está em descanso. 5 A Figura 2 é uma vista em corte transversal que apresenta um corpo de fechadura existente, isto é, sem incorporar o dispositivo de acordo com a presente invenção. A vista é a mesma que a apresentada no lado esquerdo da Figura 1, mas sem chave inserida.
As Figuras 3 e 4 são vistas semelhantes à Figura 2, que ilustram uma sequência operativa utilizada para forçar a fechadura. A Figura 3 mostra o primeiro passo da operação de forçar a fechadura e a Figura 4 mostra o segundo passo da mesma operação.
As Figuras 5 e 6 são vistas equivalentes às Figuras 3 e 4, mas mostram um corpo de fechadura que, como no lado esquerdo da Figura 1, incorpora o dispositivo relacionado com a presente invenção.
[0016] Nestas Figuras, as referências indicadas são as seguintes: 1. Rotor de encaixe 2. Encaixe de canhão de fechadura 3. Área radial de encaixe de canhão de fechadura (2) 4. Chave verdadeira 5. Pino de rotor de encaixe (1) 6. Pino de encaixe de canhão de fechadura (2) 6 6B. Pino externo 7. Mola para pino de encaixe de canhão de fechadura (2) 8. Escatel para chave verdadeira (4) do rotor de encaixe (1) 9. Linha virtual dos pinos de rotor de encaixe (5) 9B. Linha virtual do pino de segurança (10) 10. Pino de segurança do rotor de encaixe (1) 11. Cabeça de pino de segurança (10) 12. Aresta interior 13. Orifício de pino de segurança 14. Chave falsa 15. Anilha/encaixe elástico ou rígido
DESCRIÇÃO DE UMA MODALIDADE PREFERIDA
[0017] Com referência às ilustrações, as Figuras ilustram um canhão de fechadura com um dispositivo de segurança de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, que compreende um rotor de encaixe 1 que roda na cavidade de um encaixe de canhão de fechadura 2, fechadura essa que utiliza chaves verdadeiras para ser aberta, em que a combinação para abertura é feita por meio de picos e vales de diferentes tamanhos, os vales operando em conjunto com os respectivos pares de pinos 5, 6, em que cada um compreende um pino de rotor de encaixe 5 e um pino de encaixe de canhão de fechadura 6 que é carregado por uma mola 7, e o rotor de encaixe incorpora um escatel 8 para inserção da chave verdadeira 4, que é munido de uma linha 7 virtual comum 9 de acordo com a qual existe um alinhamento longitudinal das extremidades dos pinos de rotor de encaixe 5, quando a chave verdadeira 4 não está inserida ou a fechadura está vazia.
[0018] Conforme apresentado na Figura 1, pelo menos um pino de rotor de encaixe 5 é formado como um pino de segurança 10, que tem uma extremidade que impede que o pino de segurança atinja a linha virtual comum 9 quando a chave verdadeira 4 não está inserida ou a fechadura está vazia, e o pino de segurança estende-se apenas até uma linha virtual de segurança 9B que é mais curta que a da linha virtual comum 9.
[0019] Numa modalidade preferida, a extremidade compreende uma projecção 11 que está disposta na periferia e na parte posterior do pino de segurança 10 e opera em conjunto com uma aresta interior 12 no orifício do pino de segurança 13 no rotor de encaixe 1, em que o pino de segurança desliza com alguma folga. A projecção 11 e a aresta interior 12 têm dimensões que estão de acordo com a distância requerida entre a linha virtual de segurança 9B da extremidade do pino de segurança 10 e a linha virtual comum 9, quando a chave verdadeira 4 não está inserida.
[0020] Esta construção do canhão de fechadura da presente invenção impede que a fechadura seja forçada do modo ilustrado nas Figuras 3 e 4.
[0021] Para forçar uma fechadura é preparada uma chave falsa 14 que compreende dentes regulares com picos e vales, em que os picos passam para além da linha virtual comum 9 que define a localização geométrica das extremidades dos pinos de rotor de encaixe 5 no estado de descanso, e os vales são suficientemente profundos para acomodar os pinos de rotor de encaixe 5 quando totalmente contidos no rotor 8 de encaixe 1, ou seja, permitindo assim a rotação do mesmo, que abre a fechadura.
[0022] Esta operaçao de forçar uma fechadura compreende os passos de, primeiramente, introduzir a chave falsa 14 até os picos dos dentes entrarem em contacto com os dentes distais das respectivas extremidades dos pinos de rotor de encaixe 5, como apresentado na Figura 3, e, em segundo lugar, aplicar um forte impacto na cabeça da chave falsa 14 que, conforme o ilustrado na Figura 4, faz com que os pinos de rotor de encaixe 5 e os pinos de encaixe do canhão da fechadura 6 sejam repelidos um do outro, permitindo assim a rotação do rotor de encaixe 1 que abre a fechadura. A eficiência da aplicação deste impacto é auxiliada pelo recuo do eixo da chave falsa 14.
[0023] No canhão de fechadura da presente invenção, pelo menos um dos pinos de rotor de encaixe 5, como o pino de segurança 10, nunca atinge a linha virtual comum 9, isto é, o pino de segurança 10 nunca atinge o eixo de rotação do rotor de encaixe 1 e a rotação do rotor de encaixe 1 é bloqueada pelo pino externo oposto 6B.
[0024] Consequentemente, em relação à presente invenção, a operação acima descrita de forçar uma fechadura não consegue modificar o estado do rotor de encaixe 1 e, ainda que os outros pinos de rotor de encaixe e pinos de encaixe de canhão 5, 6 sucumbam a esta acção, o pino externo que é oposto ao pino de segurança 10 continua a impedir a rotação do rotor de encaixe 1.
[0025] Esta solução é simples e eficaz e fornece o factor de segurança adicional de, no processo de produção, ser possível seleccionar aleatoriamente qualquer um ou mais dos pinos do rotor de encaixe 5 como pino de segurança 10, de modo que a partir do exterior não seja possível saber que 9 pino do rotor de encaixe 5 foi seleccionado. Também não é possível determinar o comprimento, uma vez que este será seleccionado de acordo com o recorte da chave verdadeira 4 como fornecido durante a montagem, e uma vez que este corte é aleatório, não é possível prever o pino relevante.
[0026] Existem várias possibilidades relativamente à constituição da aresta interior 12 no orifício do pino de segurança 13. Estas incluem a aresta interior 12 ser constituída por um encaixe elástico ou rígido que se ajusta adequadamente ao orifício do pino de segurança 13, ou a aresta interior 13 poder ser constituída por uma anilha elástica ou rígida encaixada no orifício do pino de segurança 13 e/ou no pino de segurança 10.
[0027] Existem também muitas soluções simples para a projecção 11 do pino de segurança 10, a modalidade preferida sendo aquela que consiste num rebaixamento ou ampliação que fornece o pino de segurança 10 com uma cabeça em forma de cogumelo invertido.
[0028] A presente invenção foi descrita relativamente a canhões de fechadura com perfil europeu, mas pode também ser aplicada a outros perfis como o americano, que tem um encaixe de canhão de fechadura circular.
[0029] Para além disso, a invenção descrita, que é representada utilizando chaves com combinações dentadas numa extremidade, pode também ser aplicada às chamadas chaves lisas, nas quais as combinações dentadas são recortadas na superfície lisa do eixo, e têm uma forma troncónica. Em todos os casos, a combinação é obtida através da permuta de picos e vales. 10

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Uma canhão de fechadura com um dispositivo de segurança que compreende um rotor de encaixe (1) , que roda numa cavidade de um encaixe de canhão de fechadura (2) e é operado utilizando uma chave verdadeira (4) na qual a combinação para abertura é feita por meio de picos e vales de diferentes tamanhos, em que os vales operam em conjunto com pares de pinos respectivos (5, 6) , cada um compreendendo um pino de rotor de encaixe (5) e um pino de encaixe de canhão de fechadura (6) que é inclinado por um elemento de inclinação (7), em que o rotor de encaixe (1) incorpora um escatel (8) para inserção da chave verdadeira (4), na qual existe uma linha virtual comum (9) que corresponde ao alinhamento longitudinal das extremidades dos pinos de rotor de encaixe (5) quando nenhuma chave está inserida no escatel (8), em que pelo menos um dos pinos do rotor de encaixe (5) é formado como um pino de segurança (10) que inclui meios de paragem que impedem que o pino de segurança alcance a linha virtual comum (9), e em que o rotor de encaixe (1) inclui um orifício de pino de segurança (13) no qual o pino de segurança (10) desliza com folga e que inclui uma aresta interior (12) que engata o meio de paragem, compreendendo uma projecção (11) na periferia do pino de segurança (10) permitindo que a extremidade do pino de segurança se estenda apenas à linha de segurança virtual, (9B) que é mais curta do que a linha virtual comum (9) quando nenhuma chave está inserida no escatel (8) ; caracterizado pelo facto de a aresta (12) ser definida por um encaixe que se ajusta no orifício do pino de segurança (13). 1 2. 0 canhão de fechadura da reivindicação 1, em que a projecção (11) e a aresta (12) têm dimensões que estão de acordo com uma distância requerida entre a linha virtual de segurança (9B) e a linha virtual comum (9), quando a chave verdadeira (4) não está inserida. 3. 0 canhão de fechadura da reivindicação 1 ou 2, em que um ou ambos os comprimentos do pino de segurança (10) e a posição da aresta (12) são variáveis. 4. 0 canhão de fechadura de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o encaixe é elástico e se ajusta ao orifício do pino de segurança (13). 5. 0 canhão de fechadura de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o encaixe é rígido e se ajusta ao orifício do pino de segurança (13). 6. 0 canhão de fechadura de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o encaixe é uma anilha elástica que se ajusta ao orifício do pino de segurança (13). 7. 0 canhão de fechadura de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o encaixe é uma anilha rígida que se ajusta ao orifício do pino de segurança (13). 8. 0 canhão de fechadura de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que a aresta (12) é formada em qualquer uma das posições dos pinos de encaixe de canhão de fechadura (6). 2
PT06251384T 2005-03-30 2006-03-15 Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança PT1707711E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200500736A ES2273566B1 (es) 2005-03-30 2005-03-30 Dispositivo de seguridad para cilindros de cerraduras.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1707711E true PT1707711E (pt) 2011-11-21

Family

ID=36764401

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06251384T PT1707711E (pt) 2005-03-30 2006-03-15 Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP1707711B1 (pt)
AT (1) ATE524629T1 (pt)
ES (1) ES2273566B1 (pt)
PT (1) PT1707711E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007000177A1 (de) 2007-03-27 2008-10-02 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Schließzylinder
DE102007063237A1 (de) 2007-12-31 2009-07-02 C. Ed. Schulte Gmbh Zylinderschlossfabrik Verfahren zur Herstellung eines Schließzylinders
CN101225720B (zh) * 2008-01-30 2011-11-09 郑力仁 防撞匙强力撞击锁芯
ITPD20080110A1 (it) * 2008-04-09 2009-10-10 Alban Giacomo Spa "struttura di serratura a cilindro perfezionata"
AU2008100399B4 (en) * 2008-05-02 2008-10-23 Cecil, Ian Scott Mr High security tumbler lock
AT508869B1 (de) * 2009-08-06 2013-07-15 Evva Sicherheitstechnologie Schlüssel und zylinderschloss
CN102322188B (zh) * 2011-08-26 2014-12-17 李浩远 防盗锁锁头
CN102535972B (zh) * 2011-12-02 2014-03-26 李浩远 一种具有二次锁定结构的防盗锁锁头
DE102019201997A1 (de) * 2019-02-14 2020-08-20 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg SCHLIEßEINRICHTUNG MIT EINEM SCHLÜSSEL UND EINEM SCHLIEßZYLINDER

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2577969A1 (fr) * 1985-02-27 1986-08-29 Microphot Serrure a cylindre a pistons pour clef a empreintes en creux
DE3838481A1 (de) * 1988-11-12 1990-05-17 Erich Mundhenke Zylinderschloss
DE19541325A1 (de) * 1995-11-06 1997-05-07 Winkhaus Fa August Schließzylinder
AT6498U1 (de) * 2002-11-05 2003-11-25 Kaba Gege Gmbh Schliesszylinder
US7272965B2 (en) * 2003-07-31 2007-09-25 Moshe Dolev Method and assembly to prevent impact-driven manipulation of cylinder locks
DE102004045792A1 (de) * 2004-09-22 2006-04-06 Dom Sicherheitstechnik Gmbh & Co. Kg Schliesszylinder

Also Published As

Publication number Publication date
EP1707711A3 (en) 2007-08-01
ATE524629T1 (de) 2011-09-15
EP1707711A2 (en) 2006-10-04
ES2273566B1 (es) 2008-03-01
EP1707711B1 (en) 2011-09-14
ES2273566A1 (es) 2007-05-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1707711E (pt) Canhão de fechadura com um dispositivo de segurança
PT95195B (pt) Fechadura cilindrica e respectiva chave
ES2225675T5 (es) Llave para una cerradura de cilindro.
ES2244220T3 (es) Cerradura de cilindro con dispositivo anti-forzamiento.
ES2661449T3 (es) Conjunto de cerradura con un elemento móvil
PT2815045T (pt) Chave e fechadura cilindrica de canhão de palhetas
PT1366256E (pt) Fechadura com barra lateral alternativa de pino giratório com comando da barra lateral
PT96417B (pt) Chave para cilindro de fecho, em especial para dispositivos de fecho
US6105404A (en) Squiggle keys and cylinder locks for squiggle keys
BRPI0617014B1 (pt) fechadura multifuncional
ES2768077T3 (es) Dispositivo de protección, particularmente para una cerradura de una puerta u hoja
ES2320268T5 (es) Cilindro y llave asociada
ES2300165B1 (es) Sistema de llave y cerradura de seguridad frente a su reproduccion fraudulenta.
JP4599180B2 (ja) 扉のロック装置
US20080110220A1 (en) Security device for lock cylinders
ES2387380T3 (es) Llave para un cilindro de cierre
ES2288186T3 (es) Cerradura de cilindro con carcasa de cilindro y llave plana para una cerradura de cilindro.
ES2930353T3 (es) Llaves, cerradura y sistema de cierre
ES2401858B1 (es) Dispositivo de seguridad para cilindros de cerradura
KR101170008B1 (ko) 출입문의 급속개폐 방지용 안전장치
DK3008263T3 (en) DEVICE FOR CONNECTING TWO HALF CYLINDER
ES2687865T3 (es) Dispositivo de cilindro para una cerradura con tumbadores de clavijas combinados
ES2394292T3 (es) Cerradura particularmente para puertas deslizantes y similares
EP2894279A1 (en) Security device for lock cylinders
BR102013002384A2 (pt) Chave ou bruto de chave para uma fechadura de cilindro