PT1662952E - Preparação de uma bebida apropriada para o consumo - Google Patents

Preparação de uma bebida apropriada para o consumo Download PDF

Info

Publication number
PT1662952E
PT1662952E PT04774897T PT04774897T PT1662952E PT 1662952 E PT1662952 E PT 1662952E PT 04774897 T PT04774897 T PT 04774897T PT 04774897 T PT04774897 T PT 04774897T PT 1662952 E PT1662952 E PT 1662952E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
additive
extract
extraction block
holder
carrier
Prior art date
Application number
PT04774897T
Other languages
English (en)
Inventor
Vincent Jan Steenhof
Joseph Theodoor Knitel
Original Assignee
Sara Lee De Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34214850&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1662952(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sara Lee De Nv filed Critical Sara Lee De Nv
Publication of PT1662952E publication Critical patent/PT1662952E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/06Filters or strainers for coffee or tea makers ; Holders therefor
    • A47J31/0647Filters or strainers for coffee or tea makers ; Holders therefor with means to adjust the brewing chamber volume to accommodate different quantities of brewing material
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/06Filters or strainers for coffee or tea makers ; Holders therefor
    • A47J31/0657Filters or strainers for coffee or tea makers ; Holders therefor for brewing coffee under pressure, e.g. for espresso machines
    • A47J31/0668Filters or strainers for coffee or tea makers ; Holders therefor for brewing coffee under pressure, e.g. for espresso machines specially adapted for cartridges
    • A47J31/0678Means to separate the cartridge from the bottom of the brewing chamber, e.g. grooves or protrusions
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/4496Means to produce beverage with a layer on top, e.g. of cream, foam or froth

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PREPARAÇÃO DE UMA BEBIDA APROPRIADA PARA O CONSUMO" A invenção refere-se a um método e aparelho para a preparação duma bebida apropriada para o consumo como o cappuccino. A invenção também se refere a um aparelho para a preparação da bebida.
Esse método é conhecido da patente EP 075 68 44. Pelos métodos conhecidos, um bloco de extracção na forma de uma pastilha de café cheia com café moido e um suporte para aditivo na forma de uma pastilha de creme cheia com creme são colocados num suporte de uma máquina de café expresso convencional enquanto que a pastilha de café assenta na pastilha do creme. Desta forma e da maneira convencional, o ciclo de preparação é realizado de maneira a que a pastilha do café e a pastilha do creme entrem em contacto com a água quente e/ou o vapor. Pelo método conhecido, é importante que o suporte apresente um volume vazio para se obter a espuma com o cappuccino.
Um problema do método conhecido é que a quantidade do creme que se dissolve e a quantidade da espuma e a natureza da espuma formada (bolhas grandes e/ou finas) é relativamente pouco reprodutível. O objecto da presente invenção é o de apresentar um método com o qual se possa corrigir essa desvantagem.
Outro método e aparelho estão descritos no documento WO 03026470 A.
De acordo com a invenção, o método encontra-se definido na reivindicação 1. 2
De acordo com o método da invenção, o bloco de extracção não assenta no suporte do aditivo porque se encontram mutuamente separados através dum espaço intermediário comum. Como resultado, durante o ciclo de preparação, a posição e a forma do bloco de extracção no recipiente colector são independentes da forma do suporte do aditivo. Isto implica que o escoamento do bloco de extracção seja pelo menos virtualmente independente do grau de enchimento do suporte do aditivo, inclusivamente quando for concebido como um suporte do aditivo, sem retenção de formas e fabricado, por exemplo, em papel filtrante. 0 facto é que, durante o ciclo de preparação, a substância solúvel irá gradualmente dissolver-se de forma a que o grau de enchimento diminua, alterando-se assim a forma do suporte do aditivo sem retenção de formas.
Este último não apresenta nenhuma influência sobre a posição e a forma do bloco de extracção. Da mesma forma, o bloco de extracção não pode influenciar a forma e a posição do suporte do aditivo por contacto directo entre o bloco de extracção e o suporte do aditivo quando este for projectado para não ter retenção de formas. Assim, a quantidade da substância solúvel que se dissolve durante o ciclo de preparação não pode ser influenciada por um contacto imprevisto entre o bloco de extracção e o suporte do aditivo. 0 método pode então ser realizado repetidas vezes tendo, a cada vez, um resultado virtualmente similar no que se refere à bebida.
Uma vez que se faz uso de um bocal por meio do qual se alimenta o extracto em que a substância solúvel se dissolveu, obtém-se então uma fina camada de espuma de 3 bolhas. No caso do produto a ser extraído compreender café moído e a substância solúvel ser um creme, isto caracteriza um verdadeiro cappuccino.
Em particular, defende-se que a invenção compreende um método em que: - água quente é submetida a pressão através do bloco de extracção para a obtenção dum extracto; e - o extracto entra em contacto no suporte do aditivo com a substância solúvel para a obtenção dum extracto contendo a substância solúvel nele dissolvida.
Em particular, defende-se que o bloco de extracção e o suporte do aditivo estão separados um do outro por um elemento separador provido com pelo menos uma passagem, enquanto o extracto é alimentado do bloco de extracção através de pelo menos uma passagem para o suporte do aditivo. Ao usar o elemento separador com pelo menos uma passagem, o extracto pode ser alimentado no suporte do aditivo duma forma pré-determinada.
Em particular, defende-se ainda que o elemento separador seja provido com uma placa de separação compreendendo diversas passagens de forma a que o extracto seja alimentado no suporte do aditivo em várias posições do suporte do aditivo. Isto apresenta como vantagem o facto de que se pode maximizar a quantidade da substância solúvel que se dissolve no suporte do aditivo durante o ciclo de preparação.
De acordo com uma realização preferencial, defende-se que o bloco de extracção e o suporte do aditivo em conjunto sejam colocados num reservatório colector, em que o suporte do aditivo é colocado a jusante do bloco de extracção, o bloco 4 de extracção e o suporte do aditivo são colocados relativamente um ao outro com a ajuda de meios de posição, de forma a que o bloco de extracção e o suporte do aditivo permaneçam independentes um do outro.
De acordo com uma forma de realização altamente avançada do método, defende-se que o bloco de extracção e o suporte do aditivo estão separados um do outro por um elemento separador provido com pelo menos uma passagem, enquanto o extracto é alimentado do bloco de extracção através de pelo menos uma passagem para o suporte do aditivo.
Desta forma, defende-se preferencialmente que o elemento separador seja provido com uma placa separadora compreendendo diversas passagens, de maneira a que o extracto seja alimentado, através das passagens, para o suporte do aditivo em várias posições do suporte do aditivo. Esta realização preferencial do método apresenta igualmente como vantagem o facto de que numa maneira pré-determinada, o extracto pode ser alimentado no suporte para que, se desejado, a substância solúvel se dissolva tanto quanto possível durante o ciclo de preparação. 0 aparelho de acordo com a presente invenção encontra-se definido na reivindicação 18.
Durante o uso, a água quente será primeiramente conduzida através do bloco de extracção formando assim o extracto. Em seguida, o extracto entra em contacto com a substância solúvel, por exemplo, alimentando o extracto através do suporte do aditivo, e depois a substância solúvel dissolve-se no extracto. Doravante, o extracto com a substância solúvel nele dissolvida deixará o recipiente colector 5 através da abertura de escoamento. Esse conjunto pode ser usado preferencialmente no método descrito anteriormente.
Devido ao uso do suporte do bloco de extracção, defende-se novamente que durante o ciclo de preparação, a forma do bloco de extracção e o suporte adicional do aditivo sem retenção de formas não sejam influenciados através do contacto entre o bloco de extracção e o suporte do aditivo. Como resultado, o grau de enchimento do suporte do aditivo também não terá nenhuma influência sobre a forma e a posição do bloco de extracção, e vice-versa.
Em particular, defende-se que, no fundo, são fornecidas diversas aberturas de escoamento.
Além disso, de referir que em particular o conjunto é ainda provido de um elemento separador provido com pelo menos uma passagem, em que o elemento separador é incluído entre o bloco de extracção e o suporte do aditivo, enquanto que durante o uso, o extracto é alimentado do bloco de extracção através pelo menos de uma passagem para o suporte do aditivo. Através do uso do elemento separador, o extracto pode ser alimentado no suporte do aditivo duma maneira pré-determinada. Se for assim desejado, esta maneira pode ser optimizada de forma a que o aromatizante e/ou o odorante e/ou o corante se dissolvam tanto quanto possível no suporte do aditivo durante o ciclo de preparação.
Em particular, é de referir que o elemento separador é provido com uma placa separadora compreendendo diversas passagens, de maneira a que, durante o uso, o extracto seja 6 alimentado através das passagens no suporte do aditivo em várias posições do suporte do aditivo. 0 método descrito anteriormente pode ser realizado com a ajuda de um aparelho como descrito no pedido de patente Holandesa 1013270, ao passo que o recipiente deste aparelho é substituído pelo recipiente colector, de acordo com a presente invenção. O método também pode ser realizado com a ajuda dum aparelho como descrito no pedido de patente Europeia 904717 ou 878158, ao passo que o suporte cheio com a saqueta do café moído é substituído pelo conjunto ou pelo recipiente colector da presente invenção.
Presentemente a invenção será mais elucidada com referência ao desenho. No desenho: A Fig. la mostra uma vista lateral de uma realização possível de um aparelho de acordo com a invenção para a preparação de cappuccino; a Fig. lb mostra uma vista em perspectiva de uma unidade receptora do reservatório do aparelho da Fig. la; a Fig. lc mostra uma vista em planta da unidade receptora do reservatório de acordo com a Fig. lb; o recipiente colector da Fig. 2a estando incluído na unidade receptora do reservatório; a Fig. ld mostra uma secção transversal da unidade receptora do reservatório de acordo com a linha ld da Fig. la; a Fig. le mostra uma secção transversal da unidade receptora do reservatório de acordo com a linha le da Fig. lc; 7 a Fig. 2a mostra um recipiente colector que, durante o uso, é colocado na câmara da unidade receptora do reservatório de acordo com a Fig. la; a Fig. 2b mostra uma secção transversal do suporte de acordo com a linha 2b da Fig. 2a; a Fig. 2c mostra um pormenor da parte circulada da Fig. 2b; a Fig. 2d mostra uma secção transversal de acordo com a Fig. 2a, em que o recipiente é cheio com o bloco de extracção e com um suporte do aditivo; a Fig. 3a é um elemento do recipiente colector de acordo com a Fig. 2b; a Fig. 3b é uma secção transversal de acordo com a Fig. 3a; e a Fig. 4 é uma realização possível dum elemento separador que é usado dentro do recipiente colector das
Figuras 1 e 2.
Na Fig. la, com número de referência 1, é apresentado um aparelho para a preparação dum cappuccino com uma fina camada de espuma de leite. 0 aparelho é provido com uma unidade receptora do reservatório 2 na qual um recipiente colector amovível 4, como ilustrado na Fig. 2a, é recebido. Na Fig. lb, em vista em perspectiva, a unidade receptora do reservatório 2 é mostrada sem o recipiente colector. Como ilustrado na Fig. lb, a unidade receptora do reservatório 2 é provida de um espaço receptor 6 em que, durante o uso, o recipiente colector 4 pode ser recebido. Nas Figuras la e lc, a unidade receptora do reservatório 2 é mostrada com o recipiente colector 4 incluido na mesma. 8 0 aparelho é ainda provido com uma tampa amovível 8 com a qual o recipiente colector pode ser fechado quando tiver sido colocado no espaço receptor 6. 0 aparelho compreende ainda uma unidade de água quente 10 destinada à alimentação por água quente através duma mangueira 12 para o recipiente colector 4 que é fechado por meio da tampa 8. A unidade receptora do reservatório 2 é ainda provida com um reservatório auxiliar 14 que tem, na vista em planta, um fundo substancialmente convexo 16 e paredes laterais verticais 18. Perto do centro do fundo, contudo, o fundo apresenta uma forma substancialmente chata. A parte chata do fundo é indicada na Fig. lc com o número de referência 16A,ao passo que a parte convexa está indicada com o número de referência 16B. Neste exemplo, no fundo da unidade receptora do reservatório 2, ao nível abaixo do fundo 16 do reservatório auxiliar 14, duas saídas 20A e 20B estão presentes para servirem o cappuccino com a camada fina de espuma (vide Fig. lc). Numa parede lateral vertical do reservatório auxiliar, estão presentes dois tubos de descarga 21A e 21B que estão em comunicação de líquidos, respectivamente, com as saídas 20A e 20B. Além disso, no fundo 16 do reservatório auxiliar 14 são providas duas outras aberturas 22A e 22B, as quais estão igualmente em comunicação de líquidos com as saídas 20A e 20B. Estas aberturas 22A e 22B estão localizadas a um nível inferior, neste exemplo o menor nível, quando vistas de cima, do fundo convexo 16. O recipiente colector 4 e o reservatório auxiliar 14 estão portanto incluídos sucessivamente num curso da corrente líquida que se estende da unidade de água quente 10 para as saídas 20A e 20B, respectivamente. 9 0 recipiente colector 4 é provido com um fundo 24 e com uma parede lateral vertical 26. 0 fundo 24 é provido com uma abertura de escoamento 27 em que se inclui um bocal 28. 0 bocal 28 é fabricado num material rijo. Tanto o plástico duro quanto o metal podem ser aqui considerados. Aqui, entende-se como bocal algum elemento ou meio pelo qual se possa gerar algum tipo de jacto. No seu lado superior, o recipiente colector 4 é provido com uma abertura de influxo 30.
No fundo 24, assenta o suporte do aditivo 32, cheio com uma substância solúvel conhecida por si só como um aromatizante solúvel e/ou odorante e/ou corante, neste exemplo, um creme liquido e/ou instantâneo. Neste exemplo, o suporte do aditivo 32 compreende o pacote do creme 34 cheio com o creme 35. Este pode ser um creme lácteo ou não lácteo. Neste exemplo, o pacote do creme 34 é fabricado em papel filtrante. O suporte do aditivo é assim projectado como uma pastilha adicional. Doravante, a pastilha adicional será igualmente indicada como pastilha do creme. Neste exemplo, o pacote do creme 34 compreende uma folha superior 36A e uma folha inferior 36B, cada uma delas fabricada em papel filtrante e vedadas em conjunto ao longo dos seus bordos periféricos 38. As partes assim juntas formam uma junta de vedação periférica 40. Neste exemplo, o lado inferior do pacote do creme 34, ou seja, a folha inferior 36B, tem uma forma de prato enquanto que o lado superior, ou seja, a folha superior 36A, tem um modelo chato. O recipiente colector 4 é ainda provido com meios de posição 42 que posicionam o bloco de extracção 44 cheia com um produto a ser extraido e a pastilha do creme 32 relativamente uma à outra, de forma a que o bloco de 10 extracção 44 se situa a uma distância da pastilha do creme 32. Assim, o bloco de extracção e a pastilha do creme permanecem independentes um do outro. Dentro do recipiente colector 4, o curso da corrente liquida estende-se da abertura de influxo 30 para a abertura de escoamento 27. 0 bloco de extracção 44 e a pastilha de creme 32 estão incluídos neste curso da corrente líquida. Neste exemplo, o bloco de extracção está localizado a montante relativamente à pastilha do creme no curso da corrente líquida, num primeiro espaço 45 do recipiente colector. Neste exemplo, a pastilha do creme 32 está situada a jusante do bloco de extracção neste curso da corrente líquida no segundo espaço 51 do recipiente colector (vide Fig. 2d) . O bloco de extracção 44 está cheia com café moído 45 e será portanto também indicada doravante como pastilha de café. A pastilha de café 44 é provida com uma folha inferior 46A fabricada em papel filtrante e uma folha superior 46B fabricada em papel filtrante que são juntas nos bordos periféricos adjacentes 48. As partes juntas formam uma junta de vedação periférica. A folha inferior 46A tem um desenho em forma de taça enquanto que a folha superior 46B tem um desenho chato.
Neste exemplo, os meios de posição 42 compreendem o fundo 24 no qual assenta o suporte do aditivo ou a pastilha do creme.
Os meios de posição 42 são ainda providos com um elemento em forma de placa 50 localizados a uma distância do fundo 24. O elemento 50 estende-se pelo menos virtualmente paralelo ao fundo 24. No elemento, são providas diversas aberturas de escoamento 52. Os meios de posição 42 são ainda providos com uma superfície de apoio 54 que se 11 estende em torno do elemento 50 e duma parede lateral vertical 55. O bordo externo 56 da superfície de apoio 54 alcança a parede lateral vertical 55, enquanto que o bordo interno 58 da superfície de apoio 54 alcança o bordo externo 60 do elemento 50. A superfície de apoio 54 compreende uma parte anelar externa 62 que, juntamente com a parede lateral vertical 55, fica contígua à parede lateral vertical 26, enquanto que a parte interna 64 afasta-se no sentido descendente da parede lateral 26, cuja parte está contígua ao elemento 50. Juntamente com a parte interna 64, o elemento 50 forma um espaço em forma de taça onde encaixa a parte interna convexa já descrita da pastilha do café. A junta de vedação periférica da pastilha do café assenta lisa na parte externa 62. O elemento 50, a parte externa 62 e a parte interna 64, assim como a parede lateral vertical 55 formam em conjunto o suporte do bloco de extracção, referido doravante como suporte da pastilha do café 66 para receber a pastilha do café 44, em que o fundo do suporte da pastilha do café 66 é formado pela parte externa 62, pela parte interna 64 e pelo elemento 50. Neste fundo, através do elemento 50, são providas diversas aberturas de escoamento 52.
Neste exemplo, através do suporte da pastilha do café 66, os meios de posição 42 suportam a pastilha do café de maneira a que a pastilha do café se situe a uma distância da pastilha do creme 32, em que a pastilha do creme está incluída entre o fundo 24 e a pastilha do café 44. Assim, a pastilha do café 44 e a pastilha do creme 32 estão colocadas relativamente uma à outra de forma a ficarem independentes uma da outra. Neste exemplo, o elemento 50 é composto pelo primeiro número de fios metálicos paralelos, espaçados e separados 68 e por um segundo número de fios 12 metálicos paralelos, espaçados e separados 70 que estão num plano. Os fios 68 estão orientados perpendicularmente aos fios 70, em que o primeiro número dos fios 68 está ligado ao segundo número de fios 70 através de, por exemplo, solda. Tudo isto implica que as aberturas de escoamento 52 são cercadas, a cada vez, por dois dos fios 68 e por dois dos fios 70. Além disso, num lado adjacente à pastilha do café, o elemento é provido com ranhuras 72. As ranhuras são formadas por espaços intermediários entre os fios 68 adjacentes. Em particular e de forma totalmente análoga, o elemento é provido com ranhuras no lado que se afasta da pastilha do café (não mostrado). Estas ranhuras são formadas por espaços intermediários entre os fios 70. Neste exemplo, a pastilha do café 66 assenta de forma amovível no recipiente colector 4. O suporte da pastilha do café 66 assenta nas projecções 73 da parede lateral vertical 26. A operação do aparelho ora descrito é apresentada a seguir. O suporte da pastilha do café 66 é retirado (levantado da parede lateral 26 e das projecções 73) do restante do recipiente colector 4. Doravante, a pastilha do creme 32 é colocada no segundo espaço 51 no fundo 24 do recipiente 4. Em seguida, o suporte da pastilha do café 66 é colocado de volta ao primeiro espaço 49. A pastilha do café 44 é colocada ao alto do suporte da pastilha do café 66. Assim, o recipiente colector 4, a pastilha do café 44 e a pastilha do creme 32 formam o conjunto, cuja secção transversal é apresentada na Fig. 2d. Em seguida, o recipiente colector 4 é colocado na unidade receptora do reservatório 4 que está fechada com a tampa 8. O recipiente colector 4 então assenta nas projecções 74 da unidade receptora do reservatório 2. Aqui, a tampa fecha de uma forma estanque no lado do topo 75 da parede lateral vertical 55 do suporte 13 da pastilha do café 66. Depois, a unidade da água quente 10 arranca, por meio da qual e através da mangueira de água 12 é alimentada para a abertura de influxo 30 do recipiente colector 4 formado, neste exemplo, pelo suporte da pastilha do café 66. A água quente é conduzida sob pressão através da pastilha do café 44 para se obter o extracto do café. O extracto do café assim formado flui através do elemento 50 para a pastilha do creme 32 para se obter o extracto do café com o creme nele dissolvido. O extracto do café flui, pelo menos parcialmente, através da folha superior 36A e da folha inferior 36B através do creme, enquanto o creme se dissolve. O extracto do café com o creme nele dissolvido então deixa o recipiente colector 4 sob pressão através da abertura de escoamento 27. O extracto do café com o creme nele dissolvido é então alimentado sob pressão para o bocal 28 para se obter o jacto do extracto do café. Este jacto do extracto do café destina-se a actuar sobre uma superfície de impacto formada pelo fundo 16 do reservatório auxiliar 14. Sob o impacto com a superfície de impacto, forma-se a espuma e, portanto, o cappuccino. Desta forma, o reservatório auxiliar irá ficar gradualmente cheio com o extracto do café, ao passo que o jacto do extracto do café obtido com o auxílio do bocal jorra na superfície líquida do extracto do café já armazenado no reservatório auxiliar. Aqui igualmente, o ar actua sobre o extracto do café para se formar a espuma. Assim, o reservatório auxiliar é preenchido com o extracto do café com uma fina camada de espuma. Quando o reservatório auxiliar tiver suficientemente cheio, vai começar a esvaziar-se através dos tubos de descarga 21A e 21B dispostos na parede lateral do reservatório auxiliar, em que o ponto inferior dos tubos de descarga se situa acima do nível mais alto do fundo 16 do reservatório auxiliar. 0 nível mínimo do extracto do 14 café no reservatório auxiliar através do qual o reservatório começa a esvaziar-se por meio dos tubos de descarga 21A e 21B é, portanto, determinado pelo nivel do ponto mais baixo dos tubos de descarga 21a e 21B. 0 extracto do café na forma do cappuccino que flui assim do reservatório auxiliar irá fluir para uma posição no fundo da unidade receptora 2. Esta posição assenta abaixo do fundo 16 do reservatório auxiliar. Como já mencionado, incluem-se no fundo da unidade receptora do reservatório 2, as saídas 20A e 20B através das quais o cappuccino com a camada fina de espuma irá sair da unidade receptora do reservatório 2 para ser recolhido, por exemplo, numa ou em duas chávenas, respectivamente. Se a quantidade desejada de água tiver sido acrescentada à pastilha do café 44, a unidade da água quente 10 é desligada. A quantidade restante do extracto do café ainda presente no reservatório auxiliar 14 flui então do reservatório auxiliar através dos tubos de descarga 21A e 21B e finalmente o restante através das aberturas 22a e 22B.
Em particular, o espaço 76 abaixo do reservatório auxiliar está dividido em duas partes iguais 76A e 76B através duma divisória vertical 76. O espaço 76A está então em comunicação de líquidos com o tubo de descarga 21A, a abertura 22A e com a saída 20A, enquanto que o espaço 76B está em comunicação de líquidos com o tubo de descarga 21B, a abertura 22b e com a saída 20B. O extracto de café que flui através do tubo de descarga 21A ou da abertura 22A para o espaço 76A deixa a unidade receptora do reservatório através da saída 20A. O extracto de café que flui através do tubo de descarga 21B ou da abertura 22B para o espaço 76B deixa a unidade receptora do reservatório através da 15 saída 20B. Por cada saída 20A e 20B, praticamente é servida a mesma quantidade de cappuccino.
Desta forma, de salientar que a pastilha do café 44 e a pastilha do creme 32 estão incluídos no recipiente colector 4 em conjunto, ao passo que a pastilha do creme 32 é colocada a jusante da pastilha do café 44, enquanto que a pastilha do café 44 é apoiada pelos meios de posição 42 de maneira a que a pastilha do café 44 e a pastilha do creme fiquem independentes uma da outra. Uma vez que a pastilha do café 44 e a pastilha do creme, sem retenção de forma neste exemplo, ficam independentes uma da outra, parece que por cada vez que se fizer um cappuccino ele terá a mesma qualidade. 0 que acontece é que também quando o creme se dissolve, o tamanho da pastilha de creme diminui e a sua forma altera-se, não tendo isto nenhuma influência sobre a posição e, portanto, sobre a extracção da pastilha do café. Por outro lado, a própria pastilha do café não apresenta nenhuma influência previsível sobre a forma pela qual a pastilha do creme flui e, assim, sobre a dissolução do creme. Assim, vai obter-se todas as vezes a mesma qualidade do cappuccino.
Para garantir que o extracto do café que é prensado através da pastilha do café possa encontrar facilmente o seu curso para o suporte do creme, é provido o elemento 50 com as ranhuras 72 anteriormente referidas. As ranhuras 72 que estão localizadas no lado superior do elemento 50 garantem ainda que o lado inferior da pastilha do café 44, pelo menos a parte da mesma que se estende sobre o elemento 50, permaneça aberto e possa fluir facilmente pelo extracto do café assim formado. 16
De acordo com uma realização especial do recipiente colector 4, o recipiente colector 4 é ainda provido com um elemento separador 80 (vide Fig. 2b e Fig. 4) provido com, pelo menos, uma passagem 82 e, neste exemplo, diversas passagens 82 enquanto que o elemento separador 80 está incluído entre a pastilha do café 44 e a pastilha do creme 32. Desta forma e durante o uso, o extracto do café será alimentado da pastilha do café através da passagem 82 para o suporte do creme. É de referir neste caso que o elemento separador 80 é disposto entre o suporte da pastilha do café e o creme 32. Uma vez que, neste exemplo, o elemento separador é provido com diversas passagens 82, garante-se que, durante o uso e através das passagens 82, o extracto do café seja alimentado para a pastilha do creme em várias posições da pastilha do creme. O que se consegue desta forma é que a pastilha do creme seja atravessada em diversas posições para que uma parte relativamente grande do creme se dissolva. Neste exemplo, o elemento separador é provido com uma placa separadora 84 como um crivo de chuveiro, em que são dispostas diversas passagens 82. A quantidade de aberturas, a posição das aberturas e o diâmetro (hidráulico) das aberturas podem variar. A invenção não está limitada de forma alguma às realizações descritas anteriormente. Por exemplo, o suporte do aditivo também pode ser provido com uma taça de retenção de formas cheia com uma substância solúvel, como aromatizante solúvel e/ou odorante e/ou corante, como o creme referido anteriormente. Esta taça pode ter a forma que já foi acima descrita relativamente à pastilha do creme e pode ser fabricada, pelo menos parcialmente, com um material que se abre bruscamente aquando do fornecimento de água quente de maneira a formarem-se rasgos, ou que se dissolve. A taça 17 pode ser fabricada, por exemplo, como descrito no pedido de patente Holandesa 1006874. O suporte do aditivo ou pastilha do creme pode compreender ainda um suporte (por exemplo, rijo) aberto ao alto que se destina a ser reutilizável. Este suporte pode ter a forma da folha inferior 36B.
Neste exemplo, a pastilha do creme fica afastada do elemento 50. Contudo, é de se prever que haja uma distância muito limitada ou nenhuma distância presente entre o elemento 50 e o lado superior 36A da pastilha do creme.
Também é de se prever que o bloco de extracção e a pastilha do creme sejam trocados no recipiente colector. Neste caso, a pastilha do creme assenta no suporte do bloco de extracção 66, indicada anteriormente como suporte da pastilha do café 66, enquanto que o bloco de extracção 44 assenta no fundo 24 do recipiente colector 4. Este fundo 24 pode então ser projectado como descrito na patente Europeia 904717. Neste caso, a água quente entra primeiramente em contacto na pastilha do creme com a substância solúvel para se obter água com a substância solúvel nele dissolvida. Em seguida, o extracto com a substância solúvel nele dissolvida é alimentado sob pressão para pelo menos um bocal para se obter um jacto do extracto; e o jacto do extracto destina-se a actuar sobre uma superfície de impacto para a obtenção da bebida com uma camada de espuma adequada para consumo, como é o caso dum cappuccino. Neste caso e também da mesma forma, o bloco de extracção e a pastilha do creme estão colocados relativamente um ao outro de maneira a ficarem independentes um do outro. Neste exemplo, a posição dos mesmos é realizada com os meios de posição descritos anteriormente. 18
Além disso, o reservatório auxiliar pode ser substituído por uma única superfície de impacto (como descrito no pedido de patente Europeia 1317200), opcionalmente rugosa. Quando o jacto do extracto do café com o creme nele dissolvido exerce o impacto sobre a superfície de impacto, forma-se igualmente a espuma. O cappuccino pode então fluir ao longo, por exemplo, da superfície de impacto quando esta tiver sido disposta numa inclinação, para a taça. Naturalmente, isto também significa que a superfície de impacto, como indicado na patente Europeia 1317200, pode ser formada por uma gaze através da qual o extracto flui para se obter a espuma. O reservatório auxiliar também pode ser substituído pelo aparelho descrito no pedido de patente Holandesa 1020833.
Neste exemplo, o bloco de extracção é cheio com café moído. Outros produtos como chá e suas combinações também são possíveis. Além disso, outras substâncias solúveis como aromatizantes, odorantes ou corantes podem ser acrescentados.
Neste exemplo, o suporte do aditivo é cheio com um creme. Contudo, diferentes aromatizantes, odorantes ou corantes como o açúcar e suas combinações também são possíveis. Neste caso, a substância solúvel é entendida como a significar um aromatizante, odorante ou corante e também um aglutinante solúvel que aumenta a viscosidade do extracto depois de algum tempo, por exemplo, depois do extracto ter passado pelo bocal.
Lisboa, 25 de Março de 2010

Claims (31)

19 REIVINDICAÇÕES 1. Método para a preparação duma bebida apropriada para consumo como, por exemplo, cappuccino, em que se faz uso de pelo menos um bloco de extracção (44) pelo menos cheia com um produto a ser extraído, como café moído, e pelo menos um suporte de aditivo (32) cheio pelo menos com uma substância solúvel como aromatizante e/ou odorante e/ou corante, mais particularmente como um creme líquido e/ou instantâneo, em que o método compreende ainda as etapas do método descritas a seguir: - o bloco de extracção (44) e o suporte do aditivo (32) estão colocados relativamente um ao outro de maneira a ficarem independentes um do outro; - a água quente é conduzida sob pressão através do bloco de extracção (44) e entra em contacto com a substância solúvel para se obter um extracto com a substância solúvel nele dissolvida; caracterizado por o método compreender ainda as seguintes etapas - o extracto com a substância nele dissolvida é alimentado sob pressão para pelo menos um bocal (28) para se obter um jacto do extracto; e - o jacto do extracto destina-se a actuar sobre uma superfície de impacto (16) para se obter uma bebida apropriada para consumo com uma camada de espuma, como um cappuccino, 20 em que o bloco de extracção (44) e o suporte do aditivo (32) em conjunto estão incluídos num recipiente colector (4) enquanto que preferencialmente, o suporte do aditivo (32) é colocado a jusante do bloco de extracção (44), o bloco de extracção (44) e o suporte do aditivo (32) estão colocados relativamente um ao outro com a ajuda dos meios de posição (42) de maneira a que o bloco de extracção e o suporte do aditivo fiquem independentes um do outro e em que para o fornecimento dos meios de posição (42) faz-se uso de um suporte do bloco de extracção (66) provido com um fundo (54) em que o bloco de extracção (44) assenta, enquanto que no fundo é provida pelo menos uma abertura de escoamento (52) para a alimentação do extracto através da abertura de escoamento para o suporte do aditivo (32), e em que o recipiente colector é incluído numa unidade receptora do reservatório (2) e a unidade receptora do reservatório (2) é provida de uma superfície de impacto (24).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: - a água quente ser conduzida sob pressão através do bloco de extracção para a obtenção dum extracto; e - o extracto entrar em contacto no suporte do aditivo com a substância solúvel para se obter um extracto com a substância solúvel nele dissolvida.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o bloco de extracção (44) e o suporte do aditivo (32) estarem separados um do outro por um elemento separador (80) provido com pelo menos uma passagem (82), enquanto o extracto é alimentado do bloco de 21 extracção através de pelo menos uma passagem para o suporte do aditivo.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o elemento separador (80) ser provido de uma placa separadora que compreende diversas passagens (82), de maneira a que o extracto seja alimentado para o suporte do aditivo (32) em várias posições do suporte do aditivo, enquanto que o suporte do aditivo está acessível em várias posições para o extracto.
5. Método de acordo com as reivindicações 2 e 4, caracterizado por o recipiente colector (4) ser provido com pelo menos uma abertura de influxo (90) e pelo menos um abertura de escoamento (27), enquanto que o bloco de extracção e o suporte do aditivo estão incluídos num curso da corrente líquida que se estende no recipiente colector da abertura de influxo para a abertura de escoamento, enquanto que a água quente é alimentada sob pressão para a abertura de influxo, o extracto com a substância solúvel nele dissolvida é descarregado do recipiente colector através da abertura de escoamento.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por pelo menos uma abertura de escoamento (27) estar em comunicação de líquidos com pelo menos um bocal (28) .
7. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores, caracterizado por o bloco de extracção (44) e o suporte do aditivo (32) estarem separados um do outro por um elemento separador (80) provido com 22 pelo menos uma passagem (82), enquanto que o extracto é alimentado do bloco de extracção através de pelo menos uma passagem para o suporte do aditivo.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento separador (80) ser provido com uma placa separadora (84) que compreende diversas passagens (82), de maneira a que o extracto seja alimentado para o suporte do aditivo em várias posições do suporte do aditivo.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a placa separadora (84) estar incluída entre o suporte do bloco de extracção (66) e o suporte do aditivo (32).
10. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores, caracterizado por o suporte do aditivo (32) ser provido com uma pastilha adicional (34) cheia com a substância solúvel (35).
11. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a pastilha adicional (34) ser provida com uma cobertura fabricada, pelo menos parcialmente, em papel filtrante.
12. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores 1-9, caracterizado por o suporte do aditivo (32) ser provido com uma taça cheia com a substância solúvel (35).
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a taça ser fabricada com um material que abre 23 bruscamente, pelo menos parcialmente, quando o extracto é provido.
14. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores, caracterizado por o bloco de extracção (44) ser provido com uma cobertura fabricada, pelo menos parcialmente, em papel filtrante.
15. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície de impacto (24) fazer parte do fundo dum reservatório auxiliar (14), em que o reservatório auxiliar (14) é cheio através do jacto do extracto com a substância solúvel nele dissolvida, cujo jacto do extracto exerce o impacto sobre a superfície líquida formada anteriormente pelo jacto do extracto no reservatório auxiliar:
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a bebida ser descarregada do reservatório auxiliar para o consumo.
17. Método de acordo com alguma das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície de impacto (24) ter um desenho rugoso.
18. Aparelho (1) para a preparação duma bebida apropriada para o consumo, como o cappuccino, provida com uma unidade receptora do reservatório (2) e um conjunto, em que a unidade receptora do reservatório é disposta para receber o conjunto, 24 em que o conjunto é provido de um recipiente colector (4) que compreende pelo menos uma abertura de influxo (30), pelo menos uma abertura de escoamento (27) e um curso da corrente líquida que se estende da abertura do influxo para a abertura de escoamento, o aparelho compreende ainda meios para a alimentação da água quente sob pressão para a abertura de influxo do recipiente colector, o conjunto sendo ainda provido com pelo menos um bloco de extracção (44) cheia pelo menos com um produto a ser extraído como o café moído e pelo menos um suporte do aditivo (32) cheio pelo menos com uma substância solúvel como um aromatizante e/ou odorante e/ou corante solúveis, mais particularmente como um creme instantâneo e/ou líquido, caracterizado por o recipiente colector (4) ser provido ainda de um primeiro espaço (49) incluído no curso da corrente líquida incluindo o bloco de extracção (44) no curso da corrente líquida, um segundo espaço (51) incluído no curso da corrente líquida para incluir o suporte do aditivo (32) no curso da corrente líquida e meios de posição (42) para a colocação, durante o uso, do bloco de extracção (44) e do suporte do aditivo (32) relativamente um ao outro de maneira a que o bloco de extracção e o suporte do aditivo permaneçam independentes um do outro, o bloco de extracção encontrando-se preferencialmente presente a montante do suporte do aditivo no curso da corrente líquida, os meios de posição (42) compreendendo um suporte do bloco de extracção (66) provido com um fundo (50) onde assenta o bloco de extracção (44), enquanto que no fundo (50) é provida pelo menos uma abertura de 25 escoamento (52) para a alimentação do extracto através da abertura de escoamento para o suporte do aditivo (32) em que o aparelho é provido ainda com pelo menos um bocal que se encontra em comunicação de liquidos com a abertura de escoamento do recipiente colector para a obtenção dum jacto do extracto com a substância solúvel nele dissolvida, e em que a unidade receptora é provida de uma superfície de impacto disposta de maneira a que, durante o uso, o jacto jorre do bocal na superfície de impacto.
19. Aparelho de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o suporte do aditivo (32) estar presente a jusante do bloco de extracção no curso da corrente liquida.
20. Aparelho de acordo com as reivindicações 18 ou 19, caracterizado por o recipiente colector (4) ser provido de um fundo (24) e de uma parede lateral (26) enquanto que pelo menos uma abertura de escoamento (27) é provida no fundo.
21. Aparelho de acordo com alquma das reivindicações anteriores 18-20, caracterizado por no fundo (50) serem providas diversas aberturas de escoamento (52).
22. Aparelho de acordo com alquma das reivindicações 18-21, caracterizado por pelo menos uma parte do suporte do bloco de extracção (66) poder ser deslocada relativamente ao restante do recipiente colector (4) para a colocação do suporte do aditivo (32) no recipiente colector (4). 26
23. Aparelho de acordo com alguma das reivindicações anteriores 18-22, caracterizado por os meios de posição (42) serem ainda providos de um fundo (24) do recipiente colector (4) em que assenta o suporte do aditivo (32) enquanto que o suporte do bloco de extracção (66) está presente no recipiente colector (4) a uma distância do fundo (24) do recipiente colector (4).
24. Aparelho de acordo com alguma das reivindicações 18- 23, caracterizado por o conjunto ser ainda provido de um elemento separador provido com pelo menos uma passagem de abertura, em que o elemento separador está incluído entre o bloco de extracção e o suporte do aditivo, enquanto que, durante o uso, o extracto é alimentado do bloco de extracção através pelo menos de uma passagem para o suporte do aditivo.
25. Aparelho de acordo com a reivindicação 24, caracterizado por o elemento separador ser provido entre o suporte do bloco de extracção e o suporte do aditivo.
26. Aparelho de acordo com a reivindicação 24 ou 25, caracterizado por o elemento separador ser provido de uma placa separadora (80) com diversas passagens (82) de maneira a que, durante o uso, o extracto seja alimentado através das passagens (82) para o suporte do aditivo (32) em várias posições do suporte do aditivo.
27. Aparelho de acordo com alguma das reivindicações anteriores 18-26, caracterizado por o suporte do 27 aditivo (32) ser provido com uma pastilha adicional cheia com a substância solúvel.
28. Aparelho de acordo com a reivindicação 27, caracterizado por a pastilha adicional (34) ser provida com uma cobertura fabricada, pelo menos parcialmente, em papel filtrante.
29. Aparelho de acordo com alguma das reivindicações anteriores 18-23, caracterizado por o suporte do aditivo (32) ser provido com uma taça cheia com a substância solúvel (35).
30. Aparelho de acordo com a reivindicação 29, caracterizado por a taça ser fabricada com um material que abre bruscamente, pelo menos parcialmente, quando o extracto é provido.
31. Aparelho de acordo com alguma das reivindicações anteriores 18-30, caracterizado por o bloco de extracção ser provido com uma cobertura fabricada, pelo menos parcialmente, em papel filtrante. Lisboa, 25 de Março de 2010 1/4
4 6
Hg, ie 2/4
ϋ 0¾ Ll
3/4
4/4
PT04774897T 2003-08-25 2004-08-23 Preparação de uma bebida apropriada para o consumo PT1662952E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1024160A NL1024160C2 (nl) 2003-08-25 2003-08-25 Bereiding van een voor consumptie geschikte drank.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1662952E true PT1662952E (pt) 2010-03-31

Family

ID=34214850

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04774897T PT1662952E (pt) 2003-08-25 2004-08-23 Preparação de uma bebida apropriada para o consumo

Country Status (17)

Country Link
US (1) US8039036B2 (pt)
EP (1) EP1662952B2 (pt)
JP (1) JP5037130B2 (pt)
CN (2) CN100482138C (pt)
AT (1) ATE455481T1 (pt)
AU (1) AU2004266549B2 (pt)
BR (1) BRPI0413936B1 (pt)
CA (1) CA2536814C (pt)
DE (1) DE602004025256D1 (pt)
DK (1) DK1662952T4 (pt)
ES (1) ES2339455T5 (pt)
HK (1) HK1137311A1 (pt)
NL (1) NL1024160C2 (pt)
NO (1) NO339245B1 (pt)
PL (1) PL1662952T5 (pt)
PT (1) PT1662952E (pt)
WO (1) WO2005018394A1 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2242140T3 (es) 2002-08-23 2005-11-01 Sara Lee/De N.V. Bolsa indeformable para la preparacion de bebidas para consumo.
NL1026068C2 (nl) 2004-04-28 2005-10-31 Sara Lee De Nv Pad van het eventueel soepele type en samenstel van een houder en een dergelijke pad.
NL1026834C2 (nl) 2004-08-12 2006-02-14 Sara Lee De Nv Bereiden van thee met behulp van een theepad en een koffiezetapparaat.
NL1032293C2 (nl) 2004-08-12 2007-08-16 Sara Lee De Nv Werkwijze voor het verschaffen van een drank voorzien van een fijnbellige schuimlaag of een drank althans nagenoeg zonder de fijnbellige schuimlaag, pad met omhulling gevuld met te extraheren en/of op te lossen product; samenstel voorzien van een dergelijke pad en een houder; drankbereidingsinrichting voor het bereiden van een drank.
NL1028134C2 (nl) * 2005-01-27 2006-07-31 Sara Lee De Nv Werkwijze voor het bereiden van een voor consumptie geschikte drank uit ten minste twee op te lossen en/of te extraheren ingredienten en een hoeveelheid vloeistof.
US8043645B2 (en) 2008-07-09 2011-10-25 Starbucks Corporation Method of making beverages with enhanced flavors and aromas
US20110271845A1 (en) * 2009-01-16 2011-11-10 Yang Suk Lee Disposable coffee-brewing device
BRPI1016216B1 (pt) * 2009-04-27 2019-12-17 Douwe Egberts Bv cápsula, recipiente, aparelho e método para preparar uma bebida, e, método para fabricar uma cápsula
US9750370B2 (en) * 2009-05-29 2017-09-05 Keurig Green Mountain, Inc. Cartridge with filter guard
IT1396870B1 (it) * 2009-12-18 2012-12-20 Arma Portacialda a pluralita' di forma per l'adattamento e l'estrazione facilitata di cialda di caffe' od infusi
RU2587060C2 (ru) * 2010-11-11 2016-06-10 Нестек С.А. Капсула, аппарат для приготовления напитков и система для приготовления продукта питания
US8808552B2 (en) * 2010-12-16 2014-08-19 Zenpure (Hangzhou) Co., Ltd. Stackable filter cup apparatus and method
GB2494464B (en) * 2011-09-12 2014-12-03 Kraft Foods R & D Inc Improvements in and relating to beverage preparation machines
US20130340626A1 (en) 2012-06-22 2013-12-26 Touch Coffee and Beverages, LLC. Beverage brewing system
US9783361B2 (en) 2013-03-14 2017-10-10 Starbucks Corporation Stretchable beverage cartridges and methods
US8906436B2 (en) 2013-03-15 2014-12-09 Ptc-Innovations, Llc Single serve beverage additive cartridge
US10278534B2 (en) * 2013-12-01 2019-05-07 Fellow Industries Inc. Beverage steeping and dispensing system
US10442610B2 (en) 2014-03-11 2019-10-15 Starbucks Corporation Pod-based restrictors and methods
US9504348B2 (en) 2014-03-11 2016-11-29 Starbucks Corporation Cartridge ejection systems and methods for single-serve beverage production machines
US9439532B2 (en) 2014-03-11 2016-09-13 Starbucks Corporation Beverage production machines with multi-chambered basket units
US20150257586A1 (en) * 2014-03-11 2015-09-17 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Single-serve beverage production machine
US9706785B2 (en) 2014-07-09 2017-07-18 The Folger Coffee Company Method of preparing flavored coffees using reduced amount of flavorant
US10278407B2 (en) 2014-07-09 2019-05-07 The Folger Coffee Company Composition for preparing flavored coffees using reduced amount of flavorant
US9877495B2 (en) 2015-01-09 2018-01-30 Starbucks Corporation Method of making a sweetened soluble beverage product
US10342377B2 (en) 2015-06-16 2019-07-09 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with adaptable brew chambers
US10602874B2 (en) 2015-06-16 2020-03-31 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Beverage preparation systems with brew chamber access mechanisms
US9968217B2 (en) 2015-06-16 2018-05-15 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with brew chamber securing mechanisms
WO2018135978A1 (ru) * 2017-01-18 2018-07-26 Чинарбек Орозонович ОТУНЧИЕВ Фильтрующий элемент для порционных капсул для приготовления напитков
KR102071046B1 (ko) * 2018-02-05 2020-01-28 주식회사 이노디자인 드립핑 용기 및 휴대용 커피 음용 용기
USD1022567S1 (en) 2021-09-10 2024-04-16 Starbucks Corporation Brewer
USD1007217S1 (en) 2021-09-13 2023-12-12 Starbucks Corporation Brewer

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3450024A (en) 1968-06-17 1969-06-17 Bunn O Matic Corp Coffee making machine with holder for prepackaged ground coffee
US3830940A (en) * 1972-06-07 1974-08-20 M Sivetz Preparation of aqueous beverage concentrate of coffee
US3892867A (en) * 1974-02-07 1975-07-01 Marten Leonard Schoonman Readily separable instant beverage charge
DE8705978U1 (de) 1987-04-24 1988-08-18 Robert Krups Stiftung & Co KG, 5650 Solingen Gerät zum Bereiten heißer Getränke, wie Kaffee, Tee o.dgl.
US4739697A (en) 1987-05-04 1988-04-26 Bloomfield Industries, Inc. Brew chamber with filter spacer
US4834955A (en) 1988-04-26 1989-05-30 Nalco Chemical Company Chemical formulation and combined process for inhibiting deposition and corrosion in cooling water and gypsum scaling in flue gas desulfurization scrubber systems
US5108768A (en) * 1988-11-25 1992-04-28 So Peter K L Cartridge for beverage making
FR2662594B3 (fr) * 1990-05-30 1992-10-09 Moulinex Sa Porte-filtre pour machine a cafe du type "espresso".
US5462755A (en) 1994-03-25 1995-10-31 Kraft Foods, Inc. Flavor enhancement in cultured dairy products
US5567461A (en) * 1994-05-09 1996-10-22 Robert Lehrer Associates, Inc. Method of treating fluids with a filter
CA2180419A1 (en) 1995-08-02 1997-02-03 Simon M. Gotham Cappuccino brewing kit
NL1006039C2 (nl) 1997-05-13 1998-11-16 Sara Lee De Nv Inrichting voor het bereiden van koffie met een kleinbellige schuimlaag.
NL1006874C2 (nl) 1997-08-28 1999-03-02 Sara Lee De Nv Verpakking voor een product in vloeistof- en/of vaste vorm, in het bijzonder in poeder- of granulaatvorm.
NL1007171C2 (nl) 1997-09-30 1999-03-31 Sara Lee De Nv Samenstel voor gebruik in een koffiemachine voor het bereiden van koffie, houder en pouch van dat samenstel.
US5895672A (en) * 1998-01-13 1999-04-20 Cooper; Barry Patrick Wesley Product and process for preparing a tea extract
US6158328A (en) * 1998-04-17 2000-12-12 Cai; Edward Zhihua Apparatus and methods for making beverages
NL1013270C2 (nl) 1999-10-12 2001-04-17 Sara Lee De Nv Inrichting voor het bereiden van een koffie-extract met een fijnbellige schuimlaag.
US6485766B2 (en) * 2000-05-31 2002-11-26 Walter Herod Coffee filter pack apparatus and method
NL1016106C2 (nl) 2000-09-05 2002-03-07 Sara Lee De Nv Inrichting voor het bereiden van een koffie-extract met een kleinbellige schuimlaag.
US6777007B2 (en) * 2002-07-06 2004-08-17 Edward Z. Cai Pod and method for making fluid comestible
CN2469853Y (zh) * 2001-03-26 2002-01-09 李明杰 纸制咖啡过滤网
NL1019013C2 (nl) * 2001-09-21 2003-03-26 Sara Lee De Nv Bereiding van cappuccino.
NL1020837C2 (nl) * 2002-06-12 2003-12-15 Sara Lee De Nv Inrichting en werkwijze voor het bereiden van koffie met een fijnbellige schuimlaag, in het bijzonder cappuccino.
NL1020833C2 (nl) 2002-06-12 2003-12-15 Sara Lee De Nv Inrichting voor het bereiden van een voor consumptie geschikte drank met een fijnbellige schuimlaag.
NL1021325C2 (nl) * 2002-08-23 2004-02-24 Sara Lee De Nv Rigide pad voor het bereiden van een voor consumptie geschikte drank.
ES2242140T3 (es) * 2002-08-23 2005-11-01 Sara Lee/De N.V. Bolsa indeformable para la preparacion de bebidas para consumo.
JP4477581B2 (ja) * 2003-03-03 2010-06-09 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 不溶性物質を含有する液体注入ポッド
US20050034607A1 (en) * 2003-04-03 2005-02-17 Stevenson Martha L. Flavored coffee filter inserts and flavored coffee filters

Also Published As

Publication number Publication date
US20070071869A1 (en) 2007-03-29
BRPI0413936B1 (pt) 2015-07-14
JP2007503247A (ja) 2007-02-22
CA2536814A1 (en) 2005-03-03
BRPI0413936A (pt) 2006-10-24
DE602004025256D1 (de) 2010-03-11
NL1024160C2 (nl) 2005-02-28
PL1662952T5 (pl) 2015-06-30
CN101518415A (zh) 2009-09-02
EP1662952B2 (en) 2014-11-19
DK1662952T3 (da) 2010-05-25
DK1662952T4 (en) 2015-02-16
NO339245B1 (no) 2016-11-21
AU2004266549B2 (en) 2009-05-07
PL1662952T3 (pl) 2010-06-30
ATE455481T1 (de) 2010-02-15
CN101518415B (zh) 2012-06-06
CA2536814C (en) 2013-02-05
NO20061032L (no) 2006-03-31
US8039036B2 (en) 2011-10-18
ES2339455T3 (es) 2010-05-20
JP5037130B2 (ja) 2012-09-26
EP1662952A1 (en) 2006-06-07
AU2004266549A1 (en) 2005-03-03
ES2339455T5 (es) 2015-02-17
WO2005018394A1 (en) 2005-03-03
EP1662952B1 (en) 2010-01-20
CN1870923A (zh) 2006-11-29
HK1137311A1 (en) 2010-07-30
CN100482138C (zh) 2009-04-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1662952E (pt) Preparação de uma bebida apropriada para o consumo
US9862537B2 (en) Form-retaining pad for preparing a beverage suitable for consumption
EP1398279B1 (en) Form-retaining pad for preparing a beverage suitable for consumption
ES2399024T3 (es) Un soporte de cápsula o un adaptador, para adaptar una cápsula en un soporte de cápsula, en una máquina de preparación de bebidas
US4853234A (en) Beverage packages
US6777007B2 (en) Pod and method for making fluid comestible
BRPI0412242B1 (pt) Sistema e método para a dispensa de bebidas tendo diferentes níveis de espuma a partir de cápsulas
WO2006137737A2 (en) Holder and cup with concentrate for preparation of hot beverages
BRPI0607037A2 (pt) método e aparelho para preparar uma bebida adequada para consumo
US10934085B2 (en) Pad with a relatively large outlet opening comprising a soluble beverage preparation product for use in a coffee machine
KR20150138355A (ko) 커피 머신에서 사용을 위한 가용성 음료 제조 제품을 포함하는 패드
US20060186134A1 (en) Container receiving unit with even distribution of beverage
JPS60212121A (ja) コーヒー沸かし装置