PT1658886E - Instalação desportiva polivalente - Google Patents

Instalação desportiva polivalente Download PDF

Info

Publication number
PT1658886E
PT1658886E PT05022006T PT05022006T PT1658886E PT 1658886 E PT1658886 E PT 1658886E PT 05022006 T PT05022006 T PT 05022006T PT 05022006 T PT05022006 T PT 05022006T PT 1658886 E PT1658886 E PT 1658886E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
areas
excipient
sports
filiform formations
substrate
Prior art date
Application number
PT05022006T
Other languages
English (en)
Inventor
Fernando Stroppiana
Original Assignee
Mondo Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mondo Spa filed Critical Mondo Spa
Publication of PT1658886E publication Critical patent/PT1658886E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C13/00Pavings or foundations specially adapted for playgrounds or sports grounds; Drainage, irrigation or heating of sports grounds
    • E01C13/08Surfaces simulating grass ; Grass-grown sports grounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63CSKATES; SKIS; ROLLER SKATES; DESIGN OR LAYOUT OF COURTS, RINKS OR THE LIKE
    • A63C19/00Design or layout of playing courts, rinks, bowling greens or areas for water-skiing; Covers therefor

Description

1
Descrição
Instalação desportiva polivalente A presente invenção refere-se a instalações desportivas de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. Estas instalações desportivas são- actualmente conhecidas na técnica. A invenção tem como objectivo ir ao encontro da necessidade de permitir que pessoas jovens aprendam e pratiquem desporto, escolhendo de entre as actividades mais amplamente praticadas, aquela que eles preferem e que é mais apropriada para as suas próprias aptidões físicas e mentais.
De acordo com a presente invenção, este objectivo é alcançado devido a uma instalação desportiva polivalente que apresenta as carácterísticas adicionais mencionadas especificamente na reivindicação 1. As reivindicações formam uma parte integrante do ensinamento técnico proporcionado pela presente em relação à invenção.
Na forma de realização actualmente preferida, a instalação polivalente de . acordo com a invenção torna possível iniciar a partir do desporto básico de correr e avaliar os recursos físicos, aptidões, e resistência, manifestados pela pessoa individual (com atenção particular dada a pessoas jovens entre os 6 e os 18 anos) permitir a ele ou a ela escolher a àctividade desportiva mais apropriada de um conjunto de actividades que compreendem, por exemplo, atletismo, futebol, voleibol, ténis, basquetebol, e andebol. 2
Um jovem que começa com as corridas é depois passível de treinar praticando todas as actividades numa única instalação polivalente com funções de aprendizagem. Subsequentemente, o mesmo ê passível de especializar-se em uma ou mais actividades desportivas de modo a ser passível de desenvolver gradualmente as suas . próprias capacidades e alcançar resultados cada vez mais satisfatórios. A instalação polivalente de acordo com a invenção permite planear programas de treino para os vários desportos com a possibilidade adicional de serem iniciados de acordo com diferentes esquemas (em particular no que se refere â escolha dos desportos), conforme ditado pelas preferências, e os costumes e culturas locais de diferentes áreas geográficas. A instalação polivalente em questão pode ser realizada a um custo baixo de modo a torná-la disponível (por exemplo, por arrendàmènto) a custos contidos e para benefício de organizações tais como escolas, autoridades locais, e clubes desportivos.
Na configuração de acordo com uma forma de realização preferida, a instalação desportiva compreende em qualquer dos i ' casos, perifericamenté, uma pista de corrida, por exemplo, de um comprimento razoavelmente curto (tipicamente 200 m) e/ou com várias pistas individuais, que compreende dentro da mesma um ou mais campos ou courts de ténis para praticar diferentes actividades desportivas.
De um modo particularmente preferido, a instalação desportiva em questão é obtida utilizando como estrutura base uma cobertura de relva sintética que compreende um substrato 3 em folha com várias formações filiformes que se estendem do substrato para simular a densidade da relva de turfa natural assim como um material de enchimento em partículas, ou excipiente, disperso entre as formações filiformes de modo a manter as formações filiformes em si numa condição sensivelmente vertical.
Ao preservar a- mesma estrutura básica e parâmetros de modificação tais como·, por exemplo, a extensão das formações f iliformes^ a natureza, densidade, assim como a espessura do excipiente em partículas, é possível conceder em diferentes áreas da instalação desportiva polivalente características que são diferentes de acordo especificamente com as várias actividades desportivas que deverão ser executadas nas mesmas, possivelmente de acordo com as respectivas federações desportivas nacionais e internacionais. A invenção será agora descrita através de um exemplo não limitativo tomando como referência os desenhos anexos. As figuras representam: .
Figura 1 vista da planta global de uma instalação desportiva polivalente de acordo com a invenção; e Figura 2 reprodução esquemática, num corte transversal if ' . - 1 vertical ideal; dé 'um troço da superfície base da instalação desportiva da figura 1.
Nos desenhos anexos, a referência 10 designa como um todo uma instalação desportiva polivalente que compreende, no exemplo de forma de realização ilustrada na presente: - uma pista de atletismo 12 constituída por uma pista de corrida anular, por exemplo de uma extensão 4 relativamente curta (tipicamente 200 m) e/ou com várias pistas 'individuais (de duas, seis, ou oito), que é circunscrita por um limite 14, que apresenta aqui uma forma geralmente rectangular, que engloba um espaço interno 16; e - um ou mais locais, campos ou courts de ténis 18, 20, 22 para praticar diferentes actividades desportivas realizadas no espaço 10 delimitado pela pista de corrida 12.
Somente para dar uma ideia, sem contudo querer limitar o escopo da invenção, as dimensões do limite rectangular 14 podem situar-se tipicamente entre 100 a 110 m de comprimento por 40 a 50 m de. largura, o que corresponde a uma superfície total de aproximadamente 5.000 m2.
Vantajosamente, a pista de corrida 12 apresenta, ao longo dos seus lados maiores, uma ou mais rectas de chegada 120, 140 rectilíneas. que se estendem praticamente através da extensão do limite 14 e podem ser utilizadas, por exemplo, para corridas de distância curta (por exemplo 100 m) ou de outro modo para actividades de salto (salto em comprimento, salto à vara, triplo salto, etc.).
No que se refere às áreas 18, 20, 22, o exemplo de forma de realização à qual a· figura 1 se refere tem como objectivo que a área 18 seja um campo de futebol (futebol de 5), que apresenta por exemplo dimensões de 40 X 20 m. A área 20 pode em vez disso ser um campo de basquetebol com dimensões típicas na gama dos 2 8 X 15 m. A área 22 é um campo de voleibol com dimensões típicas na gama dos 9 X 18 m. 5
Naturalmente que·ambos, o número de campos e courts de ténis 18, 20, 22 e a sua colocação, as dimensões indicadas, assim como a natureza; das áreas em questão, servem somente para proporcionar um exemplo e deste modo de modo algum limitam a esfera de protecção da invenção.
Todos os vários campos, pistas, etc., 12, 18, 20, 22 ilustrados na presente (ou pelo menos um subconjunto dos mesmos) são obtidos utilizando, como estrutura base, uma estrutura de cobertura de relva sintética do tipo ilustrado na figura 2.
Isto é uma estrutura que compreende um substrato de folha 1 com várias formações filiformes 2 que se estendem do substrato 1 de modo a simular a densidade da relva de turfa natural, e um material ;dé enchimento em partículas, ou excipiente, 3 disperso entre as formações 2 filiformes de modo a manter as formações , 2 filiformes em si numa condição sensivelmente vertical.
De um modo particularmente preferido, o excipiente 3 em partículas consiste numa massa sensivelmente homogénea de um material granular escolhido no grupo que compreende materiais à base de poliolefina e materiais à base de polímeros vinílicos, por exemplo do tipo descrito na EP-1 158 099. O recurso a essa estrutura torna possível conceder às várias superfícies, ./12, 18, 20, 22 características . i, biomecânicas diferenciadas, de acordo com as especialidades particulares que deverão ser praticadas num dado campo ou pista. Isto é obtido modificando os parâmetros 6 característicos dos elementos constituintes da estrutura (por exemplo, as formações filiformes 2 e o excipiente 3).
Por exemplo, um primeiro parâmetro é a dimensão do grão do excipiente 3. É por isso possível, por exemplo, reservar valores menores de dimensão de grão para campos ou pistas para os quais é desejada uma compactação mais elevada (isto é, uma "dureza" maior) , tal como no caso do campo de basquetebol, tal como o campo 20, enquanto que valores maiores da dimensão do grão são geralmente reservados a campos para os quais são desejadas caracteristicas maiores de maciesa ou conformidade.
Considerações substancialmente semelhantes aplicam-se no que se refere à densidade do excipiente. As mesmas considerações são válidas no que se refere à densidade aparente do excipiente e no que se refere à dimensão do grão, ‘ , ‘ I ! , assim como à quantidade'dè material disperso. 0 excipiente pode ser constituído simplesmente por areia, ou por um enchimento com uma elevada dureza, ou de outro modo, de um modo particularmente preferido, por um material à base de poliolefina ou um material à base de polímero vinílico. As escolhas particularmente preferidas para o referido material são o polietileno, material à base de poliolefina reciclada ou de outro modo um polímero vinílico reciclado.
Será apreciado que os materiais de enchimento possam ser os mesmos ou de outro modo diferentes para as várias superfícies para 'jogar'12, 18, 20, 22. 7
Outros parâmetros nos quais ê possível intervir de modo a modificar selectivamente as características biomecânicas das várias pistas, campos ou locais 12, 18, 20, 22 são, por exemplo, a densidade (pontos/m2) e/ou o comprimento das formações filiformes 2, compreendido como a distância entre as suas extremidades proximais (assinaladas com 2a), as quais se encontra ancoradas ao substrato 1, e as suas extremidades distais, que se estendem para cima.
Numa forma de realização particularmente vantajosa da instalação desportiva polivalente, encontra-se previsto utilizar-se, para duas ou mais pistas ou campos 12, 18, 20 e 22, um substrato 1 de folha com várias formações 2 filiformes que se estendem do substrato 1 com características uniformes. Neste caso, a diferenciação das características biomecânicas das várias áreas 12, 18, 20, 22 é obtida primariamente ajustando as características do enchimento 3 e/ou as características de distribuição do próprio material no substrato. A instalação desportiva polivalente descrita na presente apresenta a vantagem adicional de ser apropriada tanto no que se refere à conveniência da colocação, e no que se refere a uma possível reconfiguração conveniente das várias pistas, campos ou locais (variação em número, posição, orientação, e características dos , mesmos, também de acordo com as exigências de utilização que podem variar no tempo), assim como no que se refere a uma operação conveniente de montagem, com reciclagem praticamente completa dos materiais 8 componentes, de acordo com as modalidades descritas por exemplo na EP-A-1 319 753.
As formas de realização alternativas vantajosas da estrutura de cobertura que pode ser utilizada para a instalação desportiva, polivalente de acordo com a invenção encontram-se descritas na EP-A-1 375 750, EP-A-1 371 779 e no pedido de pat.ente europeia apresentado sob o número 03425369 ou de outro modo na ΕΡ-Α-Ό 874 105 e EP-A-0 913 524.
Naturalmente, sem prejuízo do princípio da invenção, os pormenores de construção e as formas de realização podem variar largamente em relação ao que se encontra descrito e ilustrado na presente, sem deste modo fugir do escopo das reivindicações.
Lisboa, 13 de Janeiro de 2009

Claims (6)

1 Reivindicações 1. Instalação desportiva polivalente com uma estrutura base comum que compreende várias áreas (12, 18, 20, 22), representando cada uma das referidas áreas (12, 18, 20, 22) uma pista, campo ou local para praticar uma actividade desportiva respectiva, caracterizada por: a referida estrutura base compreender um substrato em folha (1) com várias formações filiformes (2) que se estendem do substrato (1) de um material de enchimento em partículas ou excipiente (3) disperso entre as referidas formações filiformes (2) de modo a manter as formações filiformes (2) em si em condições sensivelmente verticais, e as referidas áreas (12, 18, 20, 22) compreenderem pelo menos duas áreas com substrato de folha comum (1) que diferem uma da outra no que se refere a pelo menos um dos seguintes aspectos: - as formações filiformes (2) que se estendem do referido substrato (1); - as características do referido excipiente (3) disperso entre as referidas formações filiformes (2 ) ; e - as características de dispersão do referido excipiente (3) disperso entre as referidas formações filiformes. 2
2. Instalação desportiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por uma das referidas áreas ser uma pista de corrida anular (12) que limita um espaço interno respectivo (16), acolhendo o referido espaço interno respectivo pelo menos uma outra área (18, 20, 22) das referidas várias áreas.
3. Instalação desportiva de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por: - a referida pista : de corrida (12) se encontrar circunscrita por um limite (14); - a referida pista de corrida (12) compreender pelo menos um lado rectilíneo; e - associada à referida pista de corrida (12) se encontrar pelo menos uma recta de chegada rectilínea alongada (120, 140) que se estende contígua a um lado do referido limite.
4. Instalação desportiva de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por as referidas áreas (12, 18, 20, 22) consistirem em pistas, campos ou locais para praticar actividades desportivas escolhidas no grupo que compreendem as corridas, atletismo, futebol, futebol de cinco, voleibol, ténis, basquetebol e andebol.
5. Instalação desportiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido excipiente (3) consistir numa massa substancialmente homogénea de um material 3 granular escolhido no grupo que consiste em materiais à base de poliolefina e materiais à base de polímero vinílico.
6, Instalação desportiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as referidas áreas (12, 18, 20, 22) compreenderem pelo menos duas áreas que apresentam um substrato de folha idêntico (1) com formações filiformes idênticas (2) que se estendem do substrato em si (1) e diferem uma da outra no que se refere às características do referido excipiente (3) disperso entre as referidas formações filiformes ' (2) ou no que se refere às características de dispersão do referido excipiente (2) disperso entre as formações filiformes (2). Lisboa, 13 de Janeiro de 2009 Jl
PT05022006T 2004-11-18 2005-10-10 Instalação desportiva polivalente PT1658886E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000812A ITTO20040812A1 (it) 2004-11-18 2004-11-18 Installazione sportiva polivalente

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1658886E true PT1658886E (pt) 2009-01-23

Family

ID=35500631

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05022006T PT1658886E (pt) 2004-11-18 2005-10-10 Instalação desportiva polivalente

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7648420B2 (pt)
EP (1) EP1658886B1 (pt)
JP (1) JP2006142010A (pt)
CN (2) CN1775338A (pt)
AT (1) ATE414559T1 (pt)
CA (1) CA2523826A1 (pt)
DE (1) DE602005011091D1 (pt)
DK (1) DK1658886T3 (pt)
ES (1) ES2318399T3 (pt)
IT (1) ITTO20040812A1 (pt)
PL (1) PL1658886T3 (pt)
PT (1) PT1658886E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2322074T3 (es) * 2005-12-23 2009-06-16 Mondo S.P.A. Pavimento de cesped sintetico y procedimiento de colocacion del mismo.
US7722287B2 (en) * 2006-09-25 2010-05-25 Fieldturf Tarkett Inc. Resilient athletic flooring surface
IT1394937B1 (it) 2009-01-12 2012-07-27 Mondo Spa Procedimento per realizzare materiale di riempimento per manti erbosi sintetici, corrispondente materiale e relativo manto erboso sintetico
US9624682B2 (en) * 2009-02-26 2017-04-18 John Paul Jamison Unified multiple use stadium structure
ES2388516B1 (es) * 2010-03-29 2013-05-07 Miguel María Ibarlucea Arrieta Pista para juegos de pelota, mejorada.
US9057160B2 (en) * 2012-10-30 2015-06-16 Trihabitat, LLC Self-contained triathlon complex
US9404279B1 (en) * 2015-09-23 2016-08-02 Debbie E. Fehr Fitness walking facility
CN105457260A (zh) * 2015-12-31 2016-04-06 黄锭君 一种足球训练场
KR102025778B1 (ko) * 2017-07-18 2019-09-26 조병구 냉난방 장치가 있는 다종목 체육관
CN108166795A (zh) * 2018-01-17 2018-06-15 杜鸣 一种运动全素质教学训练综合体
US10337151B1 (en) 2018-04-25 2019-07-02 Zabin S. S. Alotaibi Movable track for barefoot walking
CN109190154B (zh) * 2018-07-24 2023-09-05 广东驰铭人造草坪有限公司 一种基于预设模板嵌套生成施工图的方法及其装置
KR20220054083A (ko) * 2020-10-23 2022-05-02 조병구 냉난방 장치가 있는 다종목 체육관

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3995079A (en) * 1969-08-08 1976-11-30 Haas Jr Frederick T Artificial turf-like product
JPS54121525A (en) * 1978-03-14 1979-09-20 Akira Oku Soft touchable stadium and its paving method
JPH03125704A (ja) * 1989-10-09 1991-05-29 Sekisui Chem Co Ltd 人工芝生製グラウンド
JP2660800B2 (ja) * 1993-09-01 1997-10-08 住友ゴム工業株式会社 人工芝生製運動競技場
US5655974A (en) * 1996-08-13 1997-08-12 Bair; Carl J. Golf playing surface assembly
US5899038A (en) 1997-04-22 1999-05-04 Mondo S.P.A. Laminated flooring, for example for sports facilities, a support formation and anchoring systems therefor
JP3874901B2 (ja) * 1997-08-18 2007-01-31 住友ゴム工業株式会社 人工芝生
IT1295806B1 (it) 1997-11-03 1999-05-27 Mondo Spa Pavimentazione a cedevolezza differenziata
CN1114734C (zh) 1997-11-25 2003-07-16 宋良山 聚丙烯树脂人造草运动场、球场跑道的施工制程
US5921032A (en) * 1997-12-31 1999-07-13 Hellmuth Obata & Kassabaum, Inc. Convertible sports and exhibition facility and conversion method
JP2967772B2 (ja) * 1998-02-17 1999-10-25 住友ゴム工業株式会社 砂入り人工芝
IT1320197B1 (it) 2000-05-25 2003-11-26 Mondo Spa Struttura di manto erboso sintetico, relativo materiale particellareed impiego del materiale particellare stesso.
WO2002018706A1 (en) * 2000-09-01 2002-03-07 Fieldturf Inc. Modular synthetic grass turf assembly
ITTO20011154A1 (it) 2001-12-11 2003-06-11 Mondo Spa Procedimanto per lo smantellamento di manti erbosi sintetici,relativouso e prodotto.
JP3811664B2 (ja) * 2002-06-17 2006-08-23 二郎 梅原 芝生地化方法、芝マット製造方法、芝マット
DK1375750T3 (da) 2002-06-17 2009-11-09 Mondo Spa Fremgangsmåde til at fremstille strukturer af kunstigt græs og tilsvarende struktur af kunstigt græs
ATE359401T1 (de) 2003-06-10 2007-05-15 Mondo Spa Verwendung eines bestimmten einstreumaterial in einem kunstrasen, entsprechender kunstrasen
US20050107172A1 (en) * 2003-11-17 2005-05-19 Morell Eric S. Track and field arena

Also Published As

Publication number Publication date
US20060105847A1 (en) 2006-05-18
EP1658886A1 (en) 2006-05-24
PL1658886T3 (pl) 2009-04-30
CN1775338A (zh) 2006-05-24
DK1658886T3 (da) 2009-03-16
CN2838701Y (zh) 2006-11-22
ITTO20040812A1 (it) 2005-02-18
JP2006142010A (ja) 2006-06-08
ATE414559T1 (de) 2008-12-15
EP1658886B1 (en) 2008-11-19
US7648420B2 (en) 2010-01-19
DE602005011091D1 (de) 2009-01-02
ES2318399T3 (es) 2009-05-01
CA2523826A1 (en) 2006-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1658886E (pt) Instalação desportiva polivalente
US6800339B2 (en) Filled synthetic turf with ballast layer
ES2198931T5 (es) Cesped sintetico.
RU2213824C2 (ru) Синтетическое покрытие (варианты)
US20160136497A1 (en) Rebound wall
US20050143200A1 (en) Baseball batting stance training assembly
PT648292E (pt) Superficie melhorada para desportos e outras utilizacoes
US20130344998A1 (en) Soccer Training Device, Method of Use and System
US20090181782A1 (en) Putting Green
US5031916A (en) Tee and green structures for a golf-type game
US20080312002A1 (en) Portable adjustable boundary lines
US7717813B2 (en) Bases for baseball and softball
PT1918347E (pt) Neve artificial e pista ou terreno artificial de esqui
KR100581020B1 (ko) 다양한 지형선택이 가능한 골프연습기
US6814669B1 (en) Dual surface for sport event or game
US20050096143A1 (en) Course layout and scoring method for playing a game on the course layout
DE202014104396U1 (de) Trampolin
Backman et al. The Changing Landscape of Sport Facilities: Consequences for Practitioners and the Environment
JPH0775443A (ja) 交換式芝マット
FR2959940A1 (fr) Espace multisports pour la pratique de plusieurs "sports de filets" se jouant avec une balle, un ballon ou un volant
Bekkering NCAA Basketball Championship
US10258865B1 (en) Athletic field boundary system
Gopalakrishnan et al. Sustainable Approaches for Non-apparel Textile Products Used in Sports
SK9223Y1 (sk) Univerzálne ihrisko
JPH0342082Y2 (pt)