PT1657037E - Aparelho para rachar madeira - Google Patents

Aparelho para rachar madeira Download PDF

Info

Publication number
PT1657037E
PT1657037E PT04027005T PT04027005T PT1657037E PT 1657037 E PT1657037 E PT 1657037E PT 04027005 T PT04027005 T PT 04027005T PT 04027005 T PT04027005 T PT 04027005T PT 1657037 E PT1657037 E PT 1657037E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wedge
guide bar
splitting
upper face
wood
Prior art date
Application number
PT04027005T
Other languages
English (en)
Inventor
Lutz H Ritzmann
Original Assignee
Firepoint Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Firepoint Gmbh & Co Kg filed Critical Firepoint Gmbh & Co Kg
Publication of PT1657037E publication Critical patent/PT1657037E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L7/00Arrangements for splitting wood
    • B27L7/005Hand tools therefor

Description

DESCRIÇÃO "APARELHO PARA RACHAR MADEIRA" A presente invenção refere-se a um aparelho para rachar madeira com uma cunha rachadora, com uma barra guia ligada à cunha rachadora na face superior da mesma e com um peso de queda que, na secção transversal, envolve a barra guia e pode ser deslocado ao longo da barra guia, sendo que a barra guia, na sua área de extremidade virada para a cunha rachadora, está provida de uma rosca exterior e está aparafusada num furo roscado introduzido na face superior da cunha.
Os aparelhos para rachar madeira do tipo acima referido são, em principio, conhecidos e deram por principio bons resultados na prática no que diz respeito à sua acção rachadora, bem como ao seu fácil manuseamento.
Um problema dos aparelhos para rachar madeira conhecidos, consiste no que diz respeito à durabilidade da ligação entre a cunha rachadora, por um lado, e a barra guia, por outro lado.
Através do peso de queda actuam forças extremamente elevadas no impacto sobre a cunha rachadora, as quais, até ao presente, conduziram de um modo relativamente rápido a uma destruição da ligação entre a cunha rachadora e a barra guia, independentemente da forma construtiva com que a cunha rachadora e a barra guia foram ligadas uma à outra. No movimento descendente do peso de queda podem actuar várias toneladas de peso de impacto sobre a cunha rachadora. 1
Quando a cunha rachadora tem que ser extraída de uma peça de madeira origina-se uma carga diferente em comparação com o movimento de queda do peso de queda, sobre a área de ligação entre a cunha rachadora e a barra guia. Isto é efectuado pelo facto de o peso de queda ser rapidamente deslocado pelo utilizador para cima, ao longo da barra guia, batendo contra um batente de fim de curso na barra guia, de modo a poderem ser exercidas forças de tracção sobre a cunha rachadora. Também estas forças de tracção podem prejudicar a área de ligação entre a cunha rachadora e a barra guia. A partir do documento US 2004/0035496 é conhecido um aparelho para rachar madeira, no qual uma barra guia está aparafusada numa cunha rachadora. Para segurar a ligação, está disposta uma contraporca que, por um lado, encosta à face superior da cunha e, por outro lado, forma uma superfície de batente para casquilhos espaçadores. Com os casquilhos espaçadores, pode ser reduzido o trajecto da queda do peso de queda, de modo a que a força de choque seja reduzida. Num impacto do peso de queda sobre os casquilhos espaçadores podem ser produzidas forças de flexão às quais a ligação é submetida.
Além disso, a partir do documento US 4470440, é conhecido um aparelho para rachar madeira, no qual um tubo guia está ligado a uma cunha rachadora. Para esta finalidade, na vertical em relação ao tubo guia e a uma secção de perfil oco da cunha rachadora, está enroscada uma cavilha roscada que tem que amortecer as cargas do peso de queda e as transmite para os bordos dos perfis de parede fina do tubo guia e da secção de perfil oco. 2 A presente invenção tem como objectivo subjacente conceber um aparelho para rachar madeira de acordo com o género, no qual o risco de danificação ou destruição da ligação entre a cunha rachadora e a barra guia é consideravelmente reduzido aquando da utilização correcta do aparelho para rachar madeira.
De acordo com a invenção, este objectivo é solucionado pelo facto de estar disposto, entre o peso de queda e a cunha rachadora, um casquilho intermédio em material plástico, que assenta na face superior da cunha, e de um eixo longitudinal da barra guia se estender perpendicularmente em relação às superfícies frontais do casquilho intermédio e da face superior da cunha. Devido ao alinhamento perpendicular do casquilho intermédio e da superfície frontal da face superior da cunha, evitam-se, no impacto do peso de queda, forças de flexão laterais que até ao presente provocaram problemas consideráveis na área de ligação entre a barra guia e a cunha rachadora. Através destas medidas construtivas obtém-se, por esta razão, uma elevada segurança de funcionamento da ligação entre a cunha rachadora e a barra guia, em particular quando o casquilho intermédio envolve a barra guia em forma de anel e, por conseguinte, providencia também uma distribuição uniforme das forças.
Esta configuração do casquilho intermédio é especialmente simples, em particular no que diz respeito a técnica de fabrico e, deste modo, barata, dado que neste caso tem que dar-se apenas atenção ao facto de as superfícies planas se estenderem rectangularmente em relação ao eixo longitudinal da barra guia. Em alternativa, existia também a possibilidade de conceber as superfícies frontais opostas da face superior da cunha e do casquilho intermédio em forma abaulada ou de cone truncado, mas 3 neste caso, no impacto do peso de queda, podem ocorrer, na prática, cargas transversais entre a barra guia e a cunha rachadora, que danificam a ligação.
Uma realização especialmente simples consiste em conceber as superfícies frontais opostas da face superior da cunha, por um lado, e do casquilho intermédio, por outro lado, como superfícies planas. 0 casquilho intermédio possui, visto ao longo de todo o eixo longitudinal, uma secção transversal constante e, por conseguinte, providencia também uma distribuição uniforme das forças. Neste caso, o casquilho intermédio estende-se de forma concêntrica em relação à barra guia, de modo que, no impacto do peso de queda, se originam exclusivamente forças orientadas no sentido de cravamento da cunha rachadora, isto é, a cunha rachadora não é submetida a forças no sentido transversal em relação ao eixo longitudinal da barra guia, como é p. ex. o caso quando uma ou ambas as superfícies frontais opostas entre a face superior da cunha e o casquilho intermédio se estendem de forma inclinada em relação ao eixo longitudinal da barra guia.
Além disso, é vantajoso quando a ligação roscada está segura por uma cola e, deste modo, é obtida uma elevada capacidade de sustentação de carga da ligação em relação a forças de tracção que se originam na tentativa de remover a cunha rachadora da peça de madeira através de um deslocamento rápido do peso de queda para cima contra um batente de fim de curso na extremidade superior da barra guia. Para uma ligação susceptível de ser submetida a cargas, a rosca na barra guia é concebida como rosca fina e está aparafusada na cunha rachadora ao longo de uma área mais comprida. 4
Outras características da invenção são objecto de outras reivindicações dependentes.
Um exemplo de realização da invenção está representado nos desenhos anexos e, em seguida, é descrito mais ao pormenor. Mostram:
Figura 1 uma representação em perspectiva de um aparelho para rachar madeira de acordo com a invenção,
Figura 2 uma vista parcialmente em corte da ligação entre a cunha rachadora e a barra guia do aparelho para rachar madeira da figura 1.
Na figura 1, pelo número de referência 1, está designado ao todo, um aparelho para rachar madeira, o qual é essencialmente constituído por uma cunha 2 rachadora, uma barra 3 guia e um peso 4 de queda, que, de um modo preferido, são todos fabricados em metal. A cunha 2 rachadora apresenta, no lado oposto à barra 3 guia, um gume, a partir do qual a cunha 2 rachadora se alarga no sentido de uma face 2a superior da cunha e, além disso, se torce helicoidalmente para uma boa acção rachadora. A barra 3 guia está ligada à cunha 2 rachadora na face 2a superior da mesma. 0 peso 4 de queda, concebido essencialmente em forma de cilindro, envolve de forma concêntrica a barra 3 guia e pode ser livremente deslocado ao longo da barra guia.
Entre o peso 4 de queda e a cunha 2 rachadora está disposto um casquilho 5 intermédio em material plástico com um furo 5a 5 cilíndrico. 0 casquilho 5 intermédio está disposto de forma concêntrica, sem folga ou com folga reduzida, à volta da barra 3 guia e apresenta uma secção transversal constante. As superfícies viradas uma para a outra, entre o peso 4 de queda e o casquilho 5 intermédio, são concebidas de forma plana e estendem-se perpendicularmente em relação ao eixo L longitudinal da barra 3 guia. A barra 3 guia, na sua extremidade virada para a cunha 2 rachadora, está provida de uma rosca 3a exterior concebida como rosca fina e, com esta, está aparafusada num furo 2b roscado que se estende a partir da face 2a superior da cunha. 0 comprimento da área aparafusada é dimensionado de tal modo que a ligação roscada resiste também a cargas duradouras. De um modo preferido, a profundidade de aparafusamento é superior a 3 cm, por exemplo entre 4 e 6 cm. A ligação roscada entre a barra 3 guia e a cunha 2 rachadora está adicionalmente segura por uma cola.
As superfícies 2a e 5b frontais viradas uma para a outra da cunha 2 rachadora, por um lado, e do casquilho 5 intermédio, por outro lado, são concebidas, no exemplo de realização representado, como superfícies planas, sendo que o eixo L longitudinal da barra 3 guia estende-se perpendicularmente em relação a estas superfícies 5b e 2a frontais.
Caso se deixe cair o peso 4 de queda a partir de uma posição na área superior da barra 3 guia, este peso de queda bate no casquilho 5 intermédio que assenta na face 2a superior da cunha 2 rachadora. As forças que neste caso se originam actuam exclusivamente no sentido do eixo L longitudinal da barra 3 guia, isto é, não actuam nenhumas forças às quais a cunha 2 6 rachadora é submetida transversalmente em relação ao sentido do eixo L longitudinal da barra 3 guia. Por conseguinte, a área de ligação entre a cunha 2 rachadora e a barra 3 guia também não é submetida a forças transversais, facto pelo qual resulta um tempo de vida extremamente longo da ligação entre a cunha 2 rachadora e a barra 3 guia.
Caso a cunha 2 rachadora deva ser extraída de um toro de madeira a rachar, o peso 4 de queda é deslocado manualmente com rapidez, para cima, ao longo da barra 3 guia, batendo aí contra um batente 8 de fim de curso, sendo que as superfícies de batente no batente 8 de fim de curso e no peso 4 de queda são novamente concebidas perpendicularmente em relação ao eixo L longitudinal da barra 3 guia. As forças de tracção sobre a área da ligação roscada, que se originam neste caso e que actuam também de novo exclusivamente no sentido longitudinal da barra 3 guia, são absorvidas de forma duradoura através das medidas descritas para segurar a ligação roscada. Aquando das medidas de segurança trata-se, como já foi dito, da colagem na área roscada. 0 casquilho 5 intermédio é fabricado, de um modo preferido, num material plástico extremamente resistente ao choque. Através do casquilho 5 intermédio evita-se o impacto de metal contra metal na queda do peso 4 de impacto e, deste modo, impede-se também a formação de ruídos inerente ao choque de metal contra metal.
Lisboa, 08 de Junho de 2007 7

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho (1) para rachar madeira com uma cunha (2) rachadora, com uma barra (3) guia ligada à cunha (2) rachadora na face (2a) superior da mesma e com um peso (4) de queda que, na secção transversal, envolve a barra (3) guia e pode ser deslocado ao longo da barra (3) guia, sendo que a barra (3) guia, na sua área de extremidade virada para a cunha (2) rachadora, está provida de uma rosca (3a) exterior e está aparafusada num furo (2b) roscado introduzido na face (2a) superior da cunha, caracterizado por estar disposto, entre o peso (4) de queda e a cunha (2) rachadora, um casquilho (5) intermédio em material plástico, que assenta na face (2a) superior da cunha, e por um eixo (L) longitudinal da barra (3) guia se estender perpendicularmente em relação às superfícies (5b, 2a) frontais opostas do casquilho (5) intermédio e da face (2a) superior da cunha.
  2. 2. Aparelho para rachar madeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as superfícies (5b, 2a) frontais opostas do casquilho (5) intermédio e da face (2a) superior da cunha serem concebidas como superfícies planas paralelas.
  3. 3. Aparelho para rachar madeira de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a ligação roscada entre a barra (3) guia e a cunha (2) rachadora estar segura por uma cola. 1
  4. 4. Aparelho para rachar madeira de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a rosca (3a) exterior na barra (3) guia ser concebida como rosca fina.
  5. 5. Aparelho para rachar madeira de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a rosca (3a) exterior na barra (3) guia estar aparafusada no furo (2b) roscado na cunha (2) rachadora, com um comprimento superior a 3 cm, de um modo preferido entre 4 e 6 cm.
  6. 6. Aparelho para rachar madeira de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o casquilho (5) intermédio ser fabricado num material plástico resistente ao choque.
  7. 7. Aparelho para rachar madeira de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a cunha (2) rachadora apresentar um gume rachador, a partir do qual a cunha (2) rachadora se alarga no sentido da face (2a) superior da cunha e se torce helicoidalmente. Lisboa, 08 de Junho de 2007 2
PT04027005T 2004-11-12 2004-11-12 Aparelho para rachar madeira PT1657037E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04027005A EP1657037B1 (de) 2004-11-12 2004-11-12 Holzspaltgerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1657037E true PT1657037E (pt) 2007-06-21

Family

ID=34927379

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04027005T PT1657037E (pt) 2004-11-12 2004-11-12 Aparelho para rachar madeira

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20060102250A1 (pt)
EP (1) EP1657037B1 (pt)
AT (1) ATE358561T1 (pt)
DE (1) DE502004003419D1 (pt)
DK (1) DK1657037T3 (pt)
ES (1) ES2285338T3 (pt)
PL (1) PL1657037T3 (pt)
PT (1) PT1657037E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080178475A1 (en) * 2007-01-29 2008-07-31 Adam Antal Branovits Twisted axe
USD924646S1 (en) * 2018-09-28 2021-07-13 Shenzhen Zhouwu Technology Co., Ltd. Firewood splitter
US11504838B1 (en) * 2021-09-15 2022-11-22 Snap-On Incorporated Slide hammer weights
USD1005069S1 (en) * 2021-10-22 2023-11-21 Brent Willison Rail road tie plug tool

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US875940A (en) * 1908-01-07 Daniel Lee Mason Percussively-driven tool.
US4379475A (en) * 1977-08-10 1983-04-12 Nokes Ronald W Wedging apparatus useful for log splitting
US4387753A (en) * 1981-05-01 1983-06-14 Omark Industries, Inc. Splitting device with varying cross sections
US4294298A (en) * 1979-03-01 1981-10-13 Otte Jr Otho M Impact cutting tool
US4308903A (en) * 1980-08-21 1982-01-05 Alloway Joseph R Sliding log splitter device
US4470440A (en) * 1982-09-30 1984-09-11 Thor Harry A Impact producing tool
CA1166555A (en) * 1984-02-21 1984-05-01 Stephen Aderneck Double action off-centered mass kinetic prying wood splitting maul
US4893577A (en) * 1988-05-18 1990-01-16 Mastercraft Boat Co. Tow rope pylon with rotatable bushing
US5495878A (en) * 1995-03-10 1996-03-05 R.E.M. Incorporated Hand held log splitter
US6109365A (en) * 1998-04-17 2000-08-29 Lamoureux; Roger B. Multi-purpose impact tool
US6582019B2 (en) * 2000-03-17 2003-06-24 Herman Miller, Inc. Tilt assembly for a chair
US6533004B1 (en) * 2002-01-30 2003-03-18 Harris G. Thor Wood-splitting tool
EP1364758A2 (de) * 2002-05-24 2003-11-26 LHR Consulting & Cooperating GmbH & Co. KG Holzspaltgerät

Also Published As

Publication number Publication date
ATE358561T1 (de) 2007-04-15
ES2285338T3 (es) 2007-11-16
EP1657037B1 (de) 2007-04-04
EP1657037A1 (de) 2006-05-17
DE502004003419D1 (de) 2007-05-16
PL1657037T3 (pl) 2007-08-31
US20060102250A1 (en) 2006-05-18
DK1657037T3 (da) 2007-08-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR20100118990A (ko) 스케이트보드
PT1657037E (pt) Aparelho para rachar madeira
BRPI0713914B1 (pt) Parafuso formador de rosca e de furo
BRPI1005894A2 (pt) Porta cinzel e parte básica
DE112006000256T5 (de) Fahrzeugrahmenstruktur
NO885211L (no) Autovern.
SE534926C2 (sv) Energiupptagande koppelhuvud för en draginrättning
BRPI0912421B1 (pt) Aparelho para absorção de choque de estruturas de corda, em particular, para queda de pedras, deslizamento de terra e barreiras de neve
CN109914601B (zh) 一种可更换的耗能木结构梁-柱节点
AU2011247977A1 (en) Apparatus for forming temporary guardrails on stairs
DE102013103951A1 (de) Laschplatte und Laschmittel zum Laschen von Containern an einem Fahrzeug, insbesondere Schiff, sowie Laschsystem hieraus
CN201412161Y (zh) 一种复合材料疏散平台
CN203866737U (zh) 组合式防撞护栏
KR101228441B1 (ko) 강도 보강형 목재난간
ES2321376T3 (es) Dispositivo de separacion.
ES2700836T3 (es) Disposición de refuerzo para una construcción y procedimiento para reforzar una construcción con una disposición de refuerzo de este tipo
CN208751750U (zh) 测力传感器
CN203201948U (zh) 一种带弹簧垫圈的螺栓
BR112017004970A2 (pt) estrutura dianteira de veículo
PT1541459E (pt) Unidade de suporte para a montagem de vários dispositivos extensíveis num submarino
DE83063C (pt)
CN217480105U (zh) 一种水电站尾水闸门锁紧装置
CN214866147U (zh) 一种复合式推杆装置
DE202013100837U1 (de) Energieabsorbierender Terminal einer seitlich neben einer Fahrbahn befindlichen Schutzeinrichtung
CA2989170A1 (en) Modular animal track system