PT1656862E - Distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma - Google Patents

Distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma Download PDF

Info

Publication number
PT1656862E
PT1656862E PT05110480T PT05110480T PT1656862E PT 1656862 E PT1656862 E PT 1656862E PT 05110480 T PT05110480 T PT 05110480T PT 05110480 T PT05110480 T PT 05110480T PT 1656862 E PT1656862 E PT 1656862E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
steam
slider
opening
closing
cam
Prior art date
Application number
PT05110480T
Other languages
English (en)
Inventor
Carlo Carbonini
Original Assignee
Rancilio Macchine Caffe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rancilio Macchine Caffe filed Critical Rancilio Macchine Caffe
Publication of PT1656862E publication Critical patent/PT1656862E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/4489Steam nozzles, e.g. for introducing into a milk container to heat and foam milk

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISTRIBUIDOR DE VAPOR PARA PREPARAÇÃO DE BEBIDAS QUENTES
E/OU COM ESPUMA
Campo do invento O presente invento refere-se a um distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma; como exemplo, mas não necessariamente, um desses distribuidores pode ser montado em máquinas de café expresso ou de bar, para fornecer leite quente com espuma para ser utilizado, por exemplo, para a preparação de "cappuccino".
Além disso, o presente invento refere-se a uma máquina para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma nas quais são instalados um ou mais distribuidores previamente definidos.
Arte anterior
As máquinas acima referidas são geralmente caracterizadas por serem capazes de fornecerem cafés, água quente e vapor por meio de dispositivos apropriados diversamente desenhados e controlados, sendo um número variável dos referidos dispositivos montados numa máquina em função dos desempenhos requeridos no local particular onde são instalados. A Figura 1 mostra esquematicamente um exemplo de um distribuidor de vapor utilizado em certas máquinas de café de acordo com a arte anterior, sendo geralmente tais máquinas de tipos menos completos e mais baratos.
Um tal distribuidor, designado pela referência geral 1, compreende um alojamento exterior 2 que define no seu interior uma conduta de vapor - não mostrada - na qual pode escoar o vapor proveniente da fonte de vapor - não mostrada. A conduta de vapor pode ser fechada ou aberta por mudança de um cursor 3 longitudinalmente em relação a si mesmo, para fechar ou abrir um bico ou orifício, feito dentro do alojamento exterior 2 e do qual pode ser descarregado o vapor depois de ter sido escoado pela da conduta de vapor. É montado um vedante de fecho 4 numa extremidade do cursor 3.
No alojamento exterior 2 é fixado um corpo macho roscado 7.
Numa extremidade do cursor 3 é fixado um casquilho roscado 8 por intermédio de uma mola de bloqueio 9 que impede o deslizamento axial do casquilho 8 em relação ao cursor.
Aparafusando e desaparafusando o casquilho roscado 8 no corpo macho roscado 7, o cursor 3 é feito para deslizar longitudinalmente em relação a si mesmo e o 2 distribuidor 1 pode ser fechado ou aberto, como uma torneira.
Um outro exemplo de distribuidor de vapor é divulgado na Publicação de Patente fr-a-2559663. Esse distribuidor conhecido compreende uma conduta de vapor que tem um ressalto numa extremidade apto para movimentar um cursor por rotação da própria conduta de vapor.
Nos últimos anos, a bebida vulgarmente conhecida como "cappuccino" foi submetida a um real "efeito de moda", alargando a sua popularidade e tornando-se essencial nos hábitos das pessoas.
Os mercados que foram mais afectados do que outros por este efeito foram o dos Estados Unidos e o da China, que de algum modo reinterpretaram a bebida de modo que esta última é agora diferente em alguns aspectos da típica à que estão acostumados os clientes italianos; a diferença mais relevante pode ser encontrada na maneira de se beber a bebida "cappuccino": reservada como pequeno-almoço nas horas da manhã para um cliente italiano, para um cliente americano tornou-se uma verdadeira bebida de qualquer hora.
Por conseguinte, mudaram os gostos e sabores (actualmente está disponível uma escolha de vários aromas e guarnições), recipientes (numa gama que vai da chávena habitual aos copos descartáveis com vários graus de isolamento), mas o aspecto mais visível é, acima de tudo, 3 a quantidade de leite utilizado, que aumentou enormemente.
De modo a fazer uma comparação, um "cappuccino" italiano é feito com aproximadamente com 60 - 70 cc de leite, enquanto para a versão americana são utilizados 300-400 cc de leite, ou até 500 cc nalguns casos.
Deste facto pode prontamente perceber-se as necessidades a serem encontradas por dispositivos para aquecer e espumar leite; os tempos de operação devem necessariamente ser reduzidos, os movimentos do operador devem ser rápidos, precisos e tão limitados quanto possível.
Um distribuidor conhecido, tal como o mostrado na Figura 1 para preparação de "cappuccino", não permite operações particularmente rápidas, especialmente se as taxas de caudal de vapor têm de ser atingidas rapidamente.
Por conseguinte, foram desenvolvidos vários dispositivos aptos para simplificarem as operações necessárias, tentando possibilitar-se a sua utilização também por pessoal não especializado.
Apenas alguns destes dispositivos satisfazem realmente esses requisitos, e têm na realidade o desempenho procurado, mas geralmente todos são afectados por uma complexidade óbvia que torna a sua montagem muito elaborada e, por conseguinte, cara, assim como 4 dificilmente fiável e que requerem, contudo, operações de manutenção significativas para um funcionamento correcto.
Um ponto fraco adicional da maior parte desses dispositivos reside no facto de o controlo ser quase completamente electrónico e, por conseguinte, a instalação ser habitualmente deixada para máquinas de topo de gama, também estas dotadas de um controlo electrónico, para optimização de componentes colocados na máquina e para um melhor impacto do sistema no custo da totalidade do produto.
Resulta dai, por conseguinte, que as gamas de produto com equipamento mais pobre e gama baixa não podem absorver um tal impacto de custo.
Um objecto do presente invento é proporcionar um dispositivo para fornecimento de vapor que permite a máquinas de produção, para preparação de bebidas quentes, que tem um construção simples e que podem ser utilizadas por um operador com operações mais rápidas.
Resumo do invento
De acordo com um primeiro aspecto do presente invento este objectivo é alcançado com um dispositivo que tem as caracteristicas de acordo com a reivindicação 1.
De acordo com um segundo aspecto do presente invento, este objectivo é alcançado com uma máquina para 5 preparação de bebidas quentes e/ou com espuma que tem as características de acordo com a reivindicação 8. O dispositivo com ressalto permite o curso para abertura e fecho completo do distribuidor com um ângulo de rotação - ou todavia com um deslocamento - do seguidor de ressalto em relação à pista do ressalto mais pequena do que nos distribuidores conhecidos accionados manualmente acima descritos, permitindo a um operador trabalhar mais rapidamente.
Vantagens adicionais do presente invento ressaltarão da descrição pormenorizada que se seguirá de uma forma de realização preferida, mas não limitativa, ilustrada nas figuras seguintes.
Lista de Figuras A Figura 1 mostra esquematicamente uma vista expandida de um distribuidor de vapor de acordo com a arte anterior; A Figura 2 mostra esquematicamente uma vista expandida de um distribuidor de vapor de acordo com uma forma de realização preferida do presente invento; - A Figura 3 mostra esquematicamente uma vista lateral, em corte parcial, do distribuidor da Figura 2. 6
Descrição pormenorizada
As Figuras 2,3 mostram um distribuidor de acordo com o presente invento: esse distribuidor, designado pela referência geral 10, compreende um primeiro elemento de alojamento exterior 12 que define no seu próprio interior próprio uma conduta de vapor CV (Figura 3) apropriada para permitir que o vapor proveniente de uma fonte de vapor - não mostrada - escoe pela própria conduta. A conduta de vapor CV pode fechada ou aberta fazendo-se um movimento de translação ao cursor 13 longitudinalmente em relação a si próprio, para fechar ou abrir um bico ou orifício 14 (Figura 3), feito dentro do alojamento exterior 12 e a partir do qual o vapor pode ser descarregado depois de ter escoado ao longo da conduta de vapor. O cursor 3 compreende um veio 130 numa extremidade do qual é montado um vedante de fecho 4.
No alojamento exterior 12 é fixado um casquilho de veio oco 17. É encaixado um casquilho de controlo 18 numa extremidade do veio 130 por intermédio de uma mola de bloqueio 9 que impede o deslizamento axial do casquilho de controlo 18 em relação ao veio 130. 7 0 casquilho de controlo 18 é encaixado na extremidade tubular 170 do casquilho de veio oco 17, para ser rotativo em torno do eixo do veio 130.
De acordo com o presente invento, um sequndo elemento de alojamento exterior 19 é encaixado no casquilho de veio oco, elemento no qual, na presente forma de realização, se proporcionam duas pistas de ressalto 190 que se estendem em torno do eixo do veio 130; além disso, no casquilho de controlo 18 são fixadas duas cavilhas 180 (Figura 2), que se salientam radialmente a partir do casquilho 18 e nessa posição que podem deslizar cada uma ao longo de uma pista de ressalto 190 e que realizam um dispositivo de ressalto.
Por rotação - por exemplo - por intermédio de um manipulo - não mostrado - do casquilho de controlo 18 em torno do eixo longitudinal do veio 130, o dispositivo de ressalto faz um movimento de translação em relação ao veio 130 axialmente para fechar ou abrir o bico 14, impedindo ou controlando, desse modo, o escoamento de vapor na conduta de vapor CV proveniente de uma fonte de vapor, não mostrada, e que abastece o distribuidor 10, para um local de consumo de vapor e/ou dispositivo que como exemplo pode ser uma bica externa para abastecimento de vapor numa máquina de café.
Na presente forma de realização preferida, o vedante 4 e as extremidades do bico interior 14 são conformadas para permitirem a abertura da passagem de secção transversal e para ser continuamente ajustado o grau de 8 estrangulamento da conduta de vapor CV, ou para realizarem contudo vários graus de estrangulamento.
Uma mola de retorno 20 - ou outro elemento de recuperação elástica apropriado 20 - empurra o veio 130 constantemente para a direita - com referência à Figura 2 - para manter as cavilhas 180 constantemente aderentes ás pistas de ressalto 190 e o vedante de fecho 4 pressionado contra o bico interior 14 quando este último deve estar fechado.
As referências 21, 22 indicam, respectivamente, um vedante e dois O-ringues que asseguram o aperto adequado.
As pistas de ressalto 190, apropriadamente conformadas, podem permitir vários graus de sensibilidade do sistema: pistas mais ingremes e acentuadas permitem à conduta de vapor ser aberta pronta e generosamente com rotações mínimas do casquilho de controlo 18; ao contrário pistas menos acentuadas podem permitir aberturas mais suaves e por conseguinte fazer o distribuidor mais adequado para acções de maior precisão.
De qualquer modo, com o presente invento pode ser obtido, com pequeno esforço, um deslize longitudinal muito rápido do cursor 30, podendo seguir-se depois disso um fecho automático da conduta de vapor CV, que é accionado apenas por afrouxamento da mola de retorno 20, que foi carregada durante o movimento prévio de abertura. Para essa finalidade as pistas de ressalto 190 podem definir, por exemplo, zonas rebaixadas ou de prendimento 9 apropriadas 191 (Figura 2) apropriadas para bloquearem a cavilha 180 de maneira reversível em posição angulares apropriadas previamente determinadas.
Além disso, o presente invento permite o fornecimento de abastecimentos que têm uma ampla variedade de operação e desempenhos, pela simples escolha da forma mais apropriada das pistas de ressalto 190; algumas formas de realização preferidas podem ser as seguintes: - Perfil de ressalto simétrico duplo: neste caso o distribuidor pode ser aberto rodando-se o manipulo, quer no sentido dos ponteiros do relógio, quer no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio; - Perfil de ressalto assimétrico duplo: permite uma abertura diferenciada do distribuidor (por exemplo: abertura com bloqueio no sentido dos ponteiros do relógio e abertura com retorno automático no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio): - Perfil de ressalto simples: abertura apenas numa direcção e retorno automático; - Perfil de ressalto simples com posições múltiplas: abertura apenas numa direcção e retorno automático até uma posição angular previamente determinada, + um curso extra com bloqueio numa posição aberta (para abastecimento de vapor com grandes quantidades de leite e correspondentes longos tempos de aquecimento). 10 0 sistema de accionamento de ressalto de acordo com o presente invento permite a um operador abastecer vapor por rotação de um manipulo tradicional por poucos graus (15o- 90°) em vez dos actuais 300°-750°, que representa uma facilidade para os operadores.
Além disso, o presente sistema, dado que pode ser feito com uma construção muito simples, pode ser aplicado numa gama completa de produto, dos modelos mais completos e caros aos mais baratos, com um impacto muito pequeno nos custos de produção.
Outra vantagem reside no facto de o distribuidor de acordo com o presente invento poder ser feito para diferir, por exemplo, da versão tradicional da Figura 1, devido à substituição de poucos componentes; isto permite a utilização do distribuidor também em máquinas já instaladas e em funcionamento por clientes para os quais, por conseguinte, pode ser oferecida uma actualização de desempenho do seu equipamento, sem modificações caras e com tempos de execução muito rápidos.
Lisboa, 15 de Novembro de 2007 11

Claims (9)

  1. 5264 REIVINDICAÇÕES 1. Distribuidor de vapor (10) que compreende: - uma conduta de vapor (CV) apropriada para colocação de uma fonte de vapor, um local de consumo de vapor e/ou um dispositivo em comunicação de fluido uma com a outra; - um cursor (13) apropriado para abertura e fecho da conduta de vapor (CV), com pelo menos um movimento de translação, de modo a permitir e impedir respectivamente a passagem do vapor pela conduta de vapor (CV) ; e um dispositivo com ressalto (180, 190) apropriado para accionamento do cursor para provocar a abertura e o fecho da conduta de vapor (CV); caracterizado por o dispositivo com ressalto (180, 190) compreender pelo menos uma pista de ressalto (190) que se estende em torno de um eixo de rotação previamente determinado e pelo menos um seguidor de ressalto (180) apropriado para deslizar na pista de ressalto (190) rodando em torno do eixo de rotação previamente determinado.
  2. 2. Distribuidor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender pelo menos um elemento elástico de retorno (20) apropriado, pelo menos num estado do dispositivo com ressalto, para accionamento do 1 5264 cursor para que este último provoque a abertura e/ou o fecho da conduta de vapor, pelo menos por translação.
  3. 3. Distribuidor de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por, para passar de fecho completo para abertura completa a conduta de vapor (CV), pelo menos um dos seguidores de ressalto (180) dever ser rodado num ângulo não superior a 180°.
  4. 4. Distribuidor de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, para passar de fecho completo para abertura completa a conduta de vapor (CV), pelo menos um dos seguidores de ressalto (180) dever ser rodado num ângulo não superior a 90°.
  5. 5. Distribuidor de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a pista de ressalto (190) compreender uma ou mais zonas rebaixadas apropriadas para prenderem pelo menos um dos seguidores de ressalto (180) e para bloquearem o dispositivo com ressalto (180, 190) numa posição previamente determinada.
  6. 6. Distribuidor de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender: - um alojamento exterior (12) que define no seu próprio interior pelo menos uma parte da conduta de vapor (CV); um bico interior (14), encerrado dentro do alojamento exterior (12), disposto fluidamente ao 2 5264 longo da conduta de vapor (CV) e apropriado para permitir o escoamento do vapor proveniente da fonte de vapor; e em que o cursor (13) é apropriado para a abertura e fecho do bico interior (14) ao ser pressionado contra este último.
  7. 7. Máquina para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma, caracterizada por compreender pelo menos um distribuidor de vapor (10) de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores.
  8. 8. Máquina de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por compreender pelo menos um gerador de vapor apropriado para fornecimento de vapor a pelo menos um dos distribuidores de vapor (10).
  9. 9. Máquina de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizada por compreender pelo menos um manipulo e/ou um cursor e/ou uma alavanca que podem ser accionados manualmente e que podem accionar pelo menos um dos distribuidores de vapor. Lisboa, 15 de Novembro de 2007 3 5264
    ng-3 2/2 2
PT05110480T 2004-11-10 2005-11-08 Distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma PT1656862E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000148U ITTO20040148U1 (it) 2004-11-10 2004-11-10 Erogatore di vapore per la preparazione di bevande calde e/o schiumate

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1656862E true PT1656862E (pt) 2007-11-27

Family

ID=35645718

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05110480T PT1656862E (pt) 2004-11-10 2005-11-08 Distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1656862B1 (pt)
AT (1) ATE371396T1 (pt)
DE (1) DE602005002216T2 (pt)
ES (1) ES2293488T3 (pt)
IT (1) ITTO20040148U1 (pt)
PT (1) PT1656862E (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL2341805T3 (pl) * 2008-09-01 2012-11-30 Nestec Sa Urządzenie do spieniania za pomocą pary płynu na bazie mleka
WO2010023312A1 (en) 2008-09-01 2010-03-04 Nestec S.A. Appliance for conditioning a milk-based liquid
CH714003B1 (de) 2017-07-20 2022-05-13 Steiner Ag Weggis Verfahren zum manuellen Steuern einer Bedieneinheit für die Abgabe von Dampf aus einer Kaffeemaschine, sowie eine Bedieneinheit.
IT201900006693A1 (it) * 2019-05-09 2020-11-09 La San Marco S P A Attuatore per rubinetto per macchina per la preparazione di caffè, rubinetto e macchina per la preparazione di caffè
IT201900018857A1 (it) 2019-10-15 2021-04-15 Off Mec Meneghin Srl "Erogatore di vapore per la preparazione di bevande calde e/o schiumate"
IT202000001645A1 (it) 2020-01-28 2021-07-28 Off Mec Meneghin Srl "Erogatore per la preparazione di bevande calde e/o schiumate"
IT202000013282A1 (it) 2020-06-04 2021-12-04 La San Marco S P A Attuatore per rubinetto per macchina per la preparazione di caffè, rubinetto e macchina per la preparazione di caffè

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2409446A1 (de) * 1973-03-09 1974-09-19 Edoardo Bianchi Distributori A Momentanverdampfer fuer hilfsfunktionen in espresso-kaffeemaschinen
IT8420919V0 (it) * 1984-02-20 1984-02-20 Omre Srl Gruppo perfezionato per la distribuzione di vapore, in particolare per macchine da caffe'espresso.

Also Published As

Publication number Publication date
DE602005002216D1 (de) 2007-10-11
EP1656862B1 (en) 2007-08-29
DE602005002216T2 (de) 2008-05-29
EP1656862A1 (en) 2006-05-17
ES2293488T3 (es) 2008-03-16
ATE371396T1 (de) 2007-09-15
ITTO20040148U1 (it) 2005-02-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1656862E (pt) Distribuidor de vapor para preparação de bebidas quentes e/ou com espuma
JP5602835B2 (ja) 自動コーヒーメーカーおよびピンチ弁
US5158234A (en) Sanitary shower with manipulable head and selective outflows
BRPI0715543A2 (pt) cabeÇa dsitribuidora de fluido
WO2012079793A1 (en) A hooking device for hooking a drawer to a longitudinal guide
PT1969979E (pt) Dispositivo de alimentação de água para máquinas de café
US20150292793A1 (en) Appliance with an articulating handle
US20090277522A1 (en) Diverter assembly for use in holding shower head and shower nozzle
US11517140B2 (en) Steam dispensing apparatuses for hot beverage preparation
EP2497397B1 (en) A milk container associable to a dispenser of a flow of steam and/or water of a coffee machine
US7278446B2 (en) Mixing faucet
US20170055764A1 (en) Apparatus and method for steaming milk
US11627831B2 (en) Espresso machine with dosing mechanism
KR20170000751U (ko) 물 공급부를 구비하는 얼음 트레이
US20230101515A1 (en) Flow Division Water Outlet Device
ES2929752T3 (es) Máquina para granizados, bebidas o similares
KR200492935Y1 (ko) 주방용 수전금구의 호스 안내구
CN105697859B (zh) 水龙头手柄配件
KR20200013021A (ko) 정수기 및 이의 제어방법
JP3559992B2 (ja) シャワーフック装置
KR20190001736U (ko) 샤워 헤드의 분사량 조절 장치
KR200173876Y1 (ko) 샤워기의 물 분배장치
US7104280B2 (en) Mixing faucet with a swivel tap
KR102073271B1 (ko) 정수기 및 이의 제어방법
KR102077679B1 (ko) 정수기 및 이의 제어방법