PT1648814E - Processo para produzir um colchão. - Google Patents

Processo para produzir um colchão. Download PDF

Info

Publication number
PT1648814E
PT1648814E PT04748793T PT04748793T PT1648814E PT 1648814 E PT1648814 E PT 1648814E PT 04748793 T PT04748793 T PT 04748793T PT 04748793 T PT04748793 T PT 04748793T PT 1648814 E PT1648814 E PT 1648814E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pieces
substance
longitudinal
molding substance
process according
Prior art date
Application number
PT04748793T
Other languages
English (en)
Inventor
Odd Sletta Yen
Original Assignee
Wonderland As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wonderland As filed Critical Wonderland As
Publication of PT1648814E publication Critical patent/PT1648814E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D99/00Subject matter not provided for in other groups of this subclass
    • B29D99/0092Producing upholstery articles, e.g. cushions, seats
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29LINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASS B29C, RELATING TO PARTICULAR ARTICLES
    • B29L2031/00Other particular articles
    • B29L2031/751Mattresses, cushions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Description

ΕΡ 1 648 814 /PT
DESCRIÇÃO "Processo para produzir um colchão" 0 presente invento refere-se ao processo para fabricar um colchão e, especialmente, ao fabrico de colchões que consistem em elementos de material de espuma que contêm um núcleo de molas, por exemplo.
Antecedentes do invento A produção de colchões do tipo acima utilizando poliuretano liquido de modo a prender o núcleo de mola a pelo menos uma área de substrato oposta de espuma de poliuretano, de modo a produzir mais rapidamente tais colchões, é conhecida na arte anterior a partir da Patente Dinamarquesa no. 146092 B ou US-A-3,099,021. A partir dos métodos de produção correntes, é sabido que este método pode ser empregue ao equipar uma das superfícies da peça de base com estrias longitudinais de poliuretano líquido, ao longo dos bordos longitudinais da peça de base, em cima do que duas peças longitudinais de espuma de poliuretano são baixadas e endurecidas. Depois disso, a área entre as peças longitudinais e a peça de base é provida da mesma substância em cima da qual um núcleo de mola é baixado, tal como descrito na Patente Dinamarquesa no. 146092 B.
Finalmente, uma peça de topo que corresponde à peça de fundo é moldada da mesma maneira sobre o topo do núcleo e peças longitudinais. O resultado obtido é um colchão inacabado que tem falta de peças transversais nas extremidades curtas do colchão inacabado. As peças transversais são manualmente enroscadas dentro das aberturas entre as peças de fundo, de topo e longitudinais e depois coladas a estes bordos com um adesivo. Esta tarefa tem de ser feita com muita precisão, dado que as costuras estão especialmente sujeitas a tensão durante o transporte e utilização do colchão. O processo manual é consequentemente demorado e caro em comparação com uma linha de produção automatizada. 2
ΕΡ 1 648 814 /PT A colagem de acordo com a presente técnica também tem a desvantagem das costuras consistirem em dois materiais diferentes, os quais terão uma tendência para delaminar. As costuras à volta das peças transversais têm por conseguinte a tendência de rasgar em tais colchões, mesmo que o resto do colchão seja utilizável. Assim, isto é uma desvantagem para o utilizador o qual tem então de enviar o colchão para trás para reparar, ou substituir o colchão completamente, muito embora não tivesse de ser necessário fazer desta maneira, dada a condição das outras partes do colchão.
Surge por conseguinte uma necessidade de um processo o qual torne possível produzir colchões do tipo acima de uma maneira automatizada, e em que as costuras das peças são de uma qualidade forte e durável, e uma qualidade que é tão consistente quanto possivel por toda a parte do colchão inteiro.
Objecto do invento 0 objecto do presente invento consiste em proporcionar um processo para o fabrico de colchões que resolvem os problemas acima.
Descrição detalhada do invento 0 presente invento irá ser explicado com referência às figuras anexas em que: a Figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma peça de base para um colchão; a Figura 2 ilustra uma vista em perspectiva de uma peça de base assim como peças laterais e transversais para um colchão; a Figure 3 ilustra as peças na Figura 2 e um núcleo; a Figure 4 ilustra uma vista em perspective de um colchão acabado. 0 processo de acordo com o invento é caracterizado por 3
ΕΡ 1 648 814 /PT ser utilizado um material de junção feito do mesmo material que as peças que constituem o colchão, em todas as junções entre as peças que são frequentemente feitas de um material de espuma.
Desta maneira, o material de junção funde/molda as peças em conjunto e a montagem completa consiste num e no mesmo material, proporcionando especialmente desse modo junções firmes e sólidas. É, por exemplo, comum utilizar folhas de espuma de poliuretano como partes exteriores para um colchão, e deve por conseguinte ser utilizado poliuretano liquido de modo a moldar/soldar todas as partes principais em conjunto na construção de colchão. 0 processo do presente invento consiste nesta concretização dos passos que se seguem: (I) a peça de fundo 1 é assente tal como mostrado na
Figura 1; (II) a substância de moldagem 2 é aplicada aos bordos longitudinais e bordos transversais sobre um lado de superfície da peça de fundo 1, por exemplo por um autómato; (III) as peças longitudinais 3 e as peças transversais 4 são então baixadas para dentro da substância de moldagem 2 nas suas respectivas posições tal como mostrado na Figura 2, por exemplo por um autómato, e ficam rapidamente endurecidas; (IV) a substância de moldagem 2 é aplicada sobre o mesmo lado de superfície da peça de fundo entre as peças de lado e de extremidade, por exemplo por um autómato; (V) um núcleo 5, tal como um núcleo de molas, é baixado para dentro da substância de moldagem 2 tal como mostrado na Figura 3, por exemplo por um autómato, e fica rapidamente endurecido; (VI) uma peça de topo 6 é provida de substância de moldagem, que corresponde à substância de moldagem 2 aplicada 4
ΕΡ 1 648 814 /PT à peça de fundo, virada com a substância de moldagem de frente para o lado aberto do colchão acima praticamente acabado, e colocada em cima do mesmo tal como mostrado na Figura 4, por exemplo por um autómato.
Numa linha de produção moderna, vários dos passos acima podem, é claro, ser realizados simultaneamente ou numa outra ordem.
Por exemplo, a aplicação de substância de moldagem nos passos II e IV realiza-se simultaneamente numa concretização, de modo a aumentar a velocidade de produção. Assim, os passos III e V, em que as peças longitudinais 3 e as peças transversais 4, assim como o núcleo 5 são baixados para cima da peça de base 1, também podem ser realizados simultaneamente numa outra concretização, pela mesma razão.
Está por conseguinte claro que o núcleo 5 em concretizações alternativas, pode por exemplo ser baixado para cima da peça de base 1 simultaneamente, durante ou depois do baixar das peças longitudinais e das peças transversais. As peças anteriores podem de modo semelhante ser baixadas numa ordem arbitrária e possivelmente de modo separado. Isto pode por exemplo ser feito se a peça de base 1 for rodada segundo voltas de 90° no plano de superfície, de modo que as peças longitudinais e as peças transversais sejam baixadas uma a seguir à outra de modo sucessivo ou em pares em tempo com a rotação da peça de base.
No processo acima descrito, as junções de canto entre as peças de lado e transversais não precisam ser providas de qualquer substância de moldagem ou cola. As junções de fundo e de topo da peça transversal conseguidas no presente processo são assim muito mais fortes do que o permitido pela colagem de acordo com os processos da arte anterior, pelo facto de as mesmas tolerarem tanto cargas mais elevadas como aquelas cargas ao longo de períodos de tempo mais extensos do que anteriormente. Em adição, uma cobertura irá proporcionar suporte adicional quando for enroscada sobre toda a construção mais tarde na produção. 5
ΕΡ 1 648 814 /PT
As peças do colchão são desse modo mantidas em conjunto com junções mais fortes e em menor número do que anteriormente, tornando possível produzir tais colchões mais rapidamente e a preços mais razoáveis. 0 colchão sem uma cobertura obtém desse modo uma impressão mais atractiva sem desfigurar as junções e os pontos de colagem.
Contudo, caso seja desejável fechar a construção de colchão descrita acima, por outro lado, por exemplo de modo a evitar que o pó entre dentro da construção durante a produção e utilização posterior, a substância de moldagem pode ser injectada manualmente ou através da ajuda de um autómato avançado para dentro das junções de canto entre as peças transversais e longitudinais. 0 processo de acordo com o presente invento permite começar com uma linha de produção comum para todos os colchões que podem ser mais tarde divididos em várias linhas para diferentes qualidades ou artigos semifabricados. Podem então por exemplo ser inseridos mais tarde no processo componentes mais caros, e possivelmente adaptados ao cliente de acordo com um sistema de encomendas.
Lisboa,

Claims (10)

  1. ΕΡ 1 648 814 /PT 1/2 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para o fabrico de um colchão que compreende uma peça de fundo (1), peças longitudinais (3), peças transversais (4), uma peça de topo (6), e um núcleo, caracterizado por ser utilizada uma substância de junção liquida (2) do mesmo material que as chamadas peças (1,3,4,6) para juntar as peças, ao aplicar a substância de junção liquida na área de contacto entre as peças apenas.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as peças (1,3,4,6) compreenderem um material de espuma o qual pode ser levado para um estado liquido e subsequentemente endurecido.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o material de espuma ser poliuretano.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o mesmo compreender os seguintes passos, em que: (I) a peça de fundo (1) é assente; (II) uma substância de moldagem (2) é aplicada aos bordos longitudinais (3) e bordos transversais (4) sobre um lado de superfície da peça de fundo (1); (III) as peças longitudinais (3) e as peças transversais (4) são baixadas para dentro da substância de moldagem (2) e endurecidas; (IV) a substância de moldagem (2) é aplicada sobre o mesmo lado de superfície da peça de fundo (1) entre as peças longitudinais (3) e as peças transversais (4); (V) um núcleo (5) é baixado para dentro da substância de moldagem (2) e endurecido; e (VI) uma peça de topo (6) é provida de substância de moldagem (2) e virada com a substância de moldagem (2) de frente para as chamadas peças a direito longitudinais (3) e ΕΡ 1 648 814 /PT 2/2 peças transversais (4) e baixada para cima das mesmas e endurecida.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, no passo II, a substância de moldagem (2) ser aplicada aos bordos inferiores das peças longitudinais (3) e peças transversais (4) simultaneamente ou em qualquer ordem sucessivamente.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, no passo IV, a substância de moldagem (2) ser aplicada ao lado inferior do núcleo (5).
  7. 7. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 4- 6, caracterizado por os passos II e IV serem realizados simultaneamente ou em qualquer ordem sucessivamente.
  8. 8. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 4- 7, caracterizado por os passos III e v serem realizados simultaneamente ou em qualquer ordem sucessivamente.
  9. 9. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 4- 8, caracterizado por o mesmo compreender ainda um passo em que: (VII) a substância de moldagem é injectada para dentro das junções de canto entre as peças longitudinais (3) e as peças transversais (4).
  10. 10. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 4-9, caracterizado por um ou mais passos serem automatizados, tal como por um autómato. Lisboa,
PT04748793T 2003-07-15 2004-07-15 Processo para produzir um colchão. PT1648814E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20033208A NO319799B1 (no) 2003-07-15 2003-07-15 Fremgangsmåte for fremstilling av en madrass

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1648814E true PT1648814E (pt) 2007-07-26

Family

ID=27800805

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04748793T PT1648814E (pt) 2003-07-15 2004-07-15 Processo para produzir um colchão.

Country Status (15)

Country Link
US (1) US7794635B2 (pt)
EP (1) EP1648814B1 (pt)
CN (1) CN100546902C (pt)
AT (1) ATE362895T1 (pt)
CA (1) CA2531047C (pt)
CY (1) CY1107718T1 (pt)
DE (1) DE602004006626T2 (pt)
DK (1) DK1648814T3 (pt)
ES (1) ES2287750T3 (pt)
HK (1) HK1093467A1 (pt)
HR (1) HRP20070359T3 (pt)
NO (1) NO319799B1 (pt)
PL (1) PL1648814T3 (pt)
PT (1) PT1648814E (pt)
WO (1) WO2005005308A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NO319799B1 (no) * 2003-07-15 2005-09-19 Wonderland As Fremgangsmåte for fremstilling av en madrass

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3099021A (en) * 1957-05-28 1963-07-30 Englander Co Inc Foam mattress
US3099518A (en) * 1957-05-28 1963-07-30 Englander Co Inc Method of making an innerspring foam mattress
US3133853A (en) * 1958-09-08 1964-05-19 Du Pont Resilient composite polyurethane structures
AT316983B (de) 1972-12-04 1974-08-12 Schaumstoffverarbeitungs U Ver Verfahren zum Ummanteln des Federkernes einer Federkernmatratze und nach diesem Verfahren hergestellte Federkernmatratze
US4876053A (en) * 1986-04-04 1989-10-24 New Balance Athletic Shoe, Inc. Process of molding a component of a sole unit for footwear
BE1012631A6 (nl) * 1999-04-26 2001-01-09 Recticel Matras met verenkern.
US20030019043A1 (en) * 2001-07-25 2003-01-30 Steve Bryant Encased innerspring mattress and method of making same
NO319799B1 (no) * 2003-07-15 2005-09-19 Wonderland As Fremgangsmåte for fremstilling av en madrass

Also Published As

Publication number Publication date
HK1093467A1 (en) 2007-03-02
WO2005005308A3 (en) 2005-03-24
DE602004006626T2 (de) 2008-01-31
US20060237867A1 (en) 2006-10-26
CA2531047C (en) 2010-04-06
DK1648814T3 (da) 2007-07-02
CY1107718T1 (el) 2013-04-18
NO20033208D0 (no) 2003-07-15
US7794635B2 (en) 2010-09-14
DE602004006626D1 (de) 2007-07-05
CN100546902C (zh) 2009-10-07
ATE362895T1 (de) 2007-06-15
ES2287750T3 (es) 2007-12-16
EP1648814B1 (en) 2007-05-23
HRP20070359T3 (en) 2007-10-31
WO2005005308A2 (en) 2005-01-20
CA2531047A1 (en) 2005-01-20
NO319799B1 (no) 2005-09-19
CN1823003A (zh) 2006-08-23
EP1648814A2 (en) 2006-04-26
NO20033208L (no) 2005-01-17
PL1648814T3 (pl) 2007-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2334589C (en) Articles of composite structure having appearance of wood
US4289717A (en) Method of making a cushioned bathroom article
JPH0525641B2 (pt)
US4289724A (en) Simulated tree furniture and method of molding same
JPS59196165A (ja) 研削体を製造するための装置
PT1648814E (pt) Processo para produzir um colchão.
US5039468A (en) Method of making a stained glass article
WO2006135223A1 (es) Panel suplementario conbastidor ajustable
EP1430814B1 (de) Polsterteil und Verfahren zu dessen Herstellung
WO2017051596A1 (ja) 観賞用物品
US4464214A (en) Method of making kits for carving reproduction
US5496008A (en) Rubber molding apparatus
US20060017198A1 (en) Craft kit for making toy figures
CN109129799B (zh) 一种实木书柜玻璃边框的开料方法
US9616354B2 (en) Railway modeling assembly system
JP3128241U (ja) 組立式構造体
CN210511158U (zh) 一种led防水灯带及其制造设备
CN207611753U (zh) 一种封装芯片整形块
JP4086012B2 (ja) 扉パネル
CA2163070C (en) Rubber molding apparatus
CN211138854U (zh) 一种压花手机壳制作工作台
JPS6355941B2 (pt)
JP2002046034A (ja) 建物外装用コーナー部材の製造装置及びその製造方法
JPS6213186B2 (pt)
CA2474224C (en) Articles of composite structure having appearance of wood