PT1604911E - Recipiente com uma articulação produzido numa só peça - Google Patents

Recipiente com uma articulação produzido numa só peça Download PDF

Info

Publication number
PT1604911E
PT1604911E PT40117103T PT04011710T PT1604911E PT 1604911 E PT1604911 E PT 1604911E PT 40117103 T PT40117103 T PT 40117103T PT 04011710 T PT04011710 T PT 04011710T PT 1604911 E PT1604911 E PT 1604911E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container according
container
side wall
cap
capsules
Prior art date
Application number
PT40117103T
Other languages
English (en)
Inventor
Giuseppe Salice
Original Assignee
Magic Production Group M P G S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Magic Production Group M P G S A filed Critical Magic Production Group M P G S A
Publication of PT1604911E publication Critical patent/PT1604911E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D43/00Lids or covers for rigid or semi-rigid containers
    • B65D43/14Non-removable lids or covers
    • B65D43/16Non-removable lids or covers hinged for upward or downward movement
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D43/00Lids or covers for rigid or semi-rigid containers
    • B65D43/14Non-removable lids or covers
    • B65D43/16Non-removable lids or covers hinged for upward or downward movement
    • B65D43/162Non-removable lids or covers hinged for upward or downward movement the container, the lid and the hinge being made of one piece
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D7/00Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal
    • B65D7/02Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal characterised by shape

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Cartons (AREA)

Description

ΡΕ1604911 1
DESCRIÇÃO "RECIPIENTE COM UMA ARTICULAÇÃO PRODUZIDO NUMA SÓ PEÇA"
Descrição A presente invenção refere-se a um recipiente pequeno para produtos, tais como, em particular, os brindes surpresa e artigos semelhantes ou acessórios, isto é, a um recipiente adaptado para ser usado para inserir dentro dele artigos para brindes tais como, por exemplo, pequenos brinquedos ou produtos de confeitaria, e adaptado para ser introduzida no interior de um corpo oco de material comestível, tal como um ovo de chocolate ou dentro de uma embalagem que compreende um material comestível.
Em particular, a invenção refere-se a um contentor do tipo descrito no documento WO-A93/00267 ou no documento EP-A-1 308392, que compreende duas meias-cápsulas, tendo uma parede de contenção e uma boca de abertura, capazes de serem unidas boca com boca de modo que as partes da frente se encaixam para formar um recipiente fechado destinado a ser aberto pelo consumidor para extrair o brinde oferta nele contido. O documento US-A-4 403 712 divulga um recipiente de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, e descreve 2 ΡΕ1604911 uma dobradiça de encaixe integral de material plástico destinada a ser usada para fechar recipientes ou embalagens de espuma a vácuo. 0 documento US-A-3 043 354 descreve um recipiente de plástico moldado que compreende uma peça moldada com a parte inferior e a parte superior ligadas por uma dobradiça de plástico tipo tira integralmente moldada.
Um objectivo da invenção é fornecer um novo recipiente do tipo acima indicado tendo melhorado as suas caracteristicas de utilização pelo consumidor, em especial maior compacidade e facilidade de manuseamento, e sendo também mais fácil e mais conveniente de abrir e fechar.
Um outro objectivo da invenção é fornecer um recipiente em que as duas meias-cápsulas que constituem, respectivamente, a parte inferior e a tampa são ligadas uma à outra de tal forma que elas não são facilmente separadas.
Um objectivo adicional da invenção é fornecer um recipiente que pode ser fabricado vantajosamente do ponto de vista económico.
Tendo em conta estes objectivos, um objecto da presente invenção é um recipiente, tal como definido nas reivindicações que se seguem.
Um outro objecto da presente invenção, definido 3 ΡΕ1604911 nas reivindicações, é uma embalagem feita de um produto alimentar, por exemplo, uma embalagem sob a forma de um ovo de chocolate contendo no seu interior um recipiente que inclui um brinde ou artigo surpresa de acordo com o primeiro objecto da invenção acima mencionado.
Outras caracteristicas e vantagens da invenção tornar-se-ão claras a partir da seguinte descrição detalhada que é dada com referência aos desenhos anexos, que são proporcionados apenas a titulo de exemplo não limitativo e nos quais: - a figura 1 é uma vista de frente de um recipiente de acordo com a invenção; - a figura 2 é uma vista de frente do recipiente da figura 1, numa configuração parcialmente aberta; - a figura 3 é uma vista de cima do recipiente da figura 1 numa configuração completamente aberta, em que uma das duas meias-cápsulas está rodada para trás em cerca de 180°; - a figura 4 é uma vista de cima do recipiente, na configuração fechada da figura 1; - a figura 5 é uma vista parcial de um pormenor indicado pela seta V na figura 1; - a figura 6 é uma vista em corte do recipiente da figura 1 numa configuração aberta, na qual uma das duas meias-cápsulas está rodada para trás em cerca de 90°; - a figura 7 é uma vista de frente de um modelo de 4 ΡΕ1604911 realização de um recipiente de acordo com a invenção; - a figura 8 é uma vista de cima do recipiente da figura 7, numa configuração completamente aberta, em que uma das duas meias-cápsulas está rodada para trás em cerca de 180°; - a figura 9 é uma vista em corte ao longo da linha IX-IX da figura 8; - a figura 10 é um pormenor ampliado do recipiente da figura 7; - a figura 11 é uma vista de frente do recipiente da figura 7 numa configuração aberta, na qual uma das duas meias-cápsulas está rodada para trás em cerca de 90°; e - a figura 12 é uma vista em perspectiva de outro modelo de realização de um recipiente de acordo com a invenção.
Com referência aos desenhos, um recipiente integral de acordo com a invenção, indicado como um todo pelo número 1 compreende uma primeira e uma segunda meia-cápsula 2, 4, geralmente em material plático moldado por injecção ou termoformado.
Nos exemplos do modeo de realização mostrado, cada uma das duas meias-cápsulas 2, 4 tem geralmente uma configuração do tipo taça, com uma parede de contenção compreendendo uma porção terminal em forma de tampa, opcionalmente achatada no topo, 2a e 4a, e uma porção de saia 2b e 4b. 5 ΡΕ1604911 A divisão entre a porção em forma de tampa e a porção de saia está identificada na secção transversal na figura 6 pelas linhas 6 e 8; no entanto, esta é uma divisão puramente imaginária, indicando que existe possivelmente mas não necessariamente um ponto ou área de transição entre as porções da superfície interior ou exterior da parede de contenção, que têm diferentes curvaturas, por exemplo, uma porção com uma forma curva em corte vertical e uma porção que é substancialmente rectilínea em forma ou com menos curvatura.
Tendo em conta o carácter facultativo da divisão acima mencionada, no que se segue o termo saia ou porção de saia também será usado para indicar o lado anelar da porção de parede adjacente à boca da respectiva meia-cápsula.
No exemplo do modelo de realização mostrado, as duas meias-cápsulas têm uma boca, respectivamente 10 e 12, com um contorno circular, ou, como mostrado em maior detalhe no que se segue, um contorno substancialmente circular.
No entanto, deve ser entendido que o princípio construtivo da invenção pode também ser aplicado para meias-cápsulas que tenham um contorno diferente da boca, por exemplo, elíptico, oval, poligonal ou mixtilinear.
As duas meias-cápsulas podem ser ligadas boca com boca de modo que as partes da frente encaixam uma na outra. 6 ΡΕ1604911
Em particular, uma das meias-cápsulas 4 tem uma gola 14, capaz de ser inserida ou encaixada numa porção da parede lateral da outra meia-cápsula 2 (porção de saia 2b), com um ajuste de interferência suficiente para evitar que as duas meias-cápsulas sejam facilmente separadas uma da outra.
Para efeitos de promover uma ligação firme entre as duas meias-cápsulas, podem ser proporcionados meios para um encaixe por pressão com estalido ou positivo, compreendendo, por exemplo, uma nervura anelar 16 na gola 14, a qual tem de preferência uma extensão circunferencial ou angular inferior a 360° (figura 11) e que pode ser contínua ou descontínua e que engata com uma ranhura anelar complementar 18 (figura 6) feita na superfície interior da parede da outra meia-cápsula 2, na zona onde as duas meias-cápsulas são sobrepostas.
Deve ser entendido que outros meios de encaixe podem ser usados, desde que eles sejam adequados para fazer uma ligação firme, que seja, no entanto, facilmente desengatada pelo utilizador.
As duas meias-cápsulas 2 e 4 estão ligadas uma à outra por meios de articulação, de preferência do tipo por acção de pressão com estalido, que são parte integrante das duas meias-cápsulas e indicados como um todo pelo número 20. Os meios de articulação integral por acção de pressão com estalido de material plástico são conhecidos em si mesmos, particularmente para articular uma tampa de fecho 7 ΡΕ1604911 com um bujão que pode ser montado, por exemplo, roscado, no gargalo de uma garrafa ou de um pequeno recipiente similar. A presente invenção não deve ser entendida como limitada à escolha de um determinado tipo de meios de articulação por acção de pressão com estalido; a descrição que se segue refere-se, por conseguinte, a modelos de realização preferidos, que tornam particularmente fácil articular as duas meias-cápsulas e juntá-las na configuração de encaixe frontal anteriormente descrito.
No exemplo mostrado nas figuras 1 a 6, os meios de articulação integral por acção de pressão com estalido 20 compreendem, pelo menos, um elemento intermédio 22 que é ligado à parede lateral de uma meia-cápsula 4 por meio de uma primeira dobradiça de película 24 e à parede lateral da outra meia-cápsula 2, por meio de uma segunda dobradiça de película 26, em que as dobradiças de película 24, 26 são divergentes uma da outra e se estendem obliquamente relativamente ao eixo principal de articulação mostrado por a-a na figura 3 em direcção ao qual elas convergem.
Deve entender-se que as dobradiças de película 24, 26 têm uma espessura de parede menor em comparação com a espessura da parede do elemento intermédio 22, e podem seguir uma linha rectilínea ou curva.
As ditas dobradiças de película 24, 26 são divergentes para o exterior e convergem em direcção ao eixo ΡΕ1604911 principal de articulação a-a e encontram-se, ou as suas extensões encontram-se, num ponto do eixo principal de articulação.
De preferência, a articulação integral por acção de pressão com estalido compreende dois pares de dobradiças de película, nomeadamente o acima mencionado primeiro par 24, 26 e um segundo par 24a, 26a, ligado a um segundo elemento intermédio 22a.
De preferência, está previsto mais um elemento de dobradiça de película 28 que se estende paralelamente ao eixo principal de articulação a-a e que está ligado às duas meias-cápsulas por meio dos elementos de ligação 30 e 30a. A extensão longitudinal do elemento de dobradiça de película 28 pode variar amplamente e, em particular, pode ser reduzida a um ponto coincidente ou substancialmente coincidente com o ponto de intersecção das dobradiças de película 24, 26 e 24a, 26a.
Assim, por exemplo, as dobradiças de película acima mencionadas como um todo podem ter uma configuração com dois V's opostos, quando o elemento de articulação 28 é reduzido a um ponto, ou uma configuração de duplo Y (dois Y's opostos com uma perna coincidente), subentendendo-se que a linha que as dobradiças 24, 26, 24a e 26a seguem não é necessariamente rectilínea, mas também pode ser curva. 9 ΡΕ1604911 O elemento de ligação 30 está ligado à meia-cápsula 4 adjacente ou substancialmente nivelado com o bordo 32 da gola 14 e o elemento de ligação 30a está ligado à meia-cápsula 2 substancialmente adjacente ou nivelado com o contorno da boca da dita meia-cápsula.
Com o recipiente na configuração fechada, os elementos intermédios 22 e 22a ficam encostados às paredes das meias-cápsulas. Nesta configuração fechada, as dobradiças de película 24, 26 e 24a, 26a, relativamente elásticas, são sujeitas a uma carga de tracção e, por sua vez aplicam uma carga de tracção aos elementos intermédios 22 e 22a que pelo contrário não são elásticos em tensão ou apenas fracamente elásticos, e, em qualquer caso, num grau menor em comparação com as dobradiças de película.
Devido a estas características, a abertura do recipiente, através da aplicação de uma força de tracção à meia-cápsula superior 2, por exemplo, que actua como uma tampa, faz com que a meia-cápsula 2 abra por pressão com estalido, rodando para trás cerca de 180°.
No modelo de realização das figuras 7 a 11, os meios de articulação integral por acção de pressão com estalido 20 compreendem um elemento de dobradiça de película 44 ligado à meia-cápsula superior 2, actuando como um tampa, no seu contorno de boca 10, ao longo de um segmento curvo 46 e à meia-cápsula inferior 4, imediatamente abaixo da gola 14, ao longo de um segmento 10 ΡΕ1604911 curvo 48; nas extremidades longitudinais (isto é, numa direcção circunferencial) do elemento de dobradiça de película 44 existem elementos elásticos sob a forma de nervuras 50, 52, projectando-se para o exterior e que têm uma espessura maior em comparação com o elemento de dobradiça de película 44.
Neste modelo de realização, de preferência, a parede lateral a meia-cápsula 2 tem na sua porção de saia 2b linhas de enfraquecimento 54, 56, de preferência paralelas entre si, que se estendem verticalmente a partir do contorno da boca 10 ao de um dado comprimento da parede lateral 2b da meia-cápsula e cada uma disposta adjacente a uma extremidade respectiva numa direcção circunferencial do elemento de dobradiça de película 44, que está na vizinhança imediata dos elementos de nervura 50 e 52.
Quando o recipiente se encontra na configuração aberta, na qual a meia-cápsula superior 2 está rodada para trás em cerca de 180°, o elemento de articulação 44 e os elementos de nervura 50, 52 encontram-se sensivelmente no mesmo plano.
Quando o recipiente está na posição fechada, os elementos de nervura 50 e 52 são deformados elasticamente por dobragem sob a forma de um C. O recipiente pode ser aberto pela aplicação, para cima, de uma força de tracção à meia-cápsula superior 2, e 11 ΡΕ1604911 também pela aplicação de uma compressão ou uma força de esmagamento radial à parede lateral do recipiente, de modo que, por causa da flexibilidade das paredes do recipiente, é provocada a deformação elástica desta parede, o que por sua vez provoca o desengate dos meios de encaixe positivo 16, 18, presentes na porção de gola 14 e na porção de saia 2b (figura 11).
Após este desengate, o retorno elástico do alongamento dos elementos de nervura 50 e 52 faz com que a meia-cápsula 2 abra por pressão com estalido, rodando para trás cerca de 90°.
As linhas de enfraquecimento 54, 56 têm substancialmente a função de evitar ou reduzir o risco de que as cargas, possivelmente repetidas, aplicadas para abrir e fechar a recipiente possam provocar a ruptura dos meios de articulção com a consequente indesejável separação das duas meias-cápsulas.
Isto é porque as cargas (de tensão, de compressão ou de torsão) exercidas sobre a parede da meia-cápsula 2, no decurso da abertura e/ou fecho do recipiente causam, em primeiro lugar, a ruptura de uma ou de ambas as linhas de enfraquecimento 54, 56. Quando isto ocorre, a meia-cápsula superior 2 permanece articulada em relação à meia-cápsula inferior 4 por meio dos meios de articulação 44, 50 e 52, ligados à zona da parede lateral 58 na forma de uma aba (figura 11), compreendida entre as linhas de corte de 12 ΡΕ1604911 enfraquecimento . A área da aba 58, que, por causa da flexibilidade da parede lateral da meia-cápsula 2, também tem caracteristicas de elevada flexibilidade, funciona como uma extensão do braço da articulação entre as duas meias-cápsulas. Na confiquração do recipiente aberto, que ocorre como resultado da ruptura das linhas de enfraquecimento (mostrado na fiqura 10), a meia-cápsula superior 2 está, portanto, também articulada com a meia-cápsula 4 por intermédio da aba 58, e é capaz de qirar sobre um novo eixo de articulação horizontal c-c (fiqura 7), substancialmente coincidente com o segmento de ligação 60 entre a aba 58 e o elemento de articulação 44. A ruptura das linhas de enfraquecimento 54, 56 também não prejudica a operacionalidade do recipiente que, na sua configuração fechada, mantém a sua função de contenção. O modelo de realização da figura 12 difere do da figura 7 substancialmente pelo facto de os meios de articulação integral 20 compreenderem um elemento de ligação 44a que, mesmo na configuração aberta do recipiente com a meia-cápsula 2 rodada para trás em cerca de 180°, é curvo (secção transversal em forma de Z) em vez de substancialmente plano.
Nos modelos de realização descritos 13 ΡΕ1604911 anteriormente, é preferível que a porção de saia 2b da meia-cápsula 2, ou pelo menos uma área angular da mesma adjacente aos meios de articulação ou por cima deles, seja flexível ou elástica à dobragem.
De preferência, a parede anelar da gola 14 é também flexível ou elástica à dobragem; é no entanto preferível que a zona angular da parede anelar da gola 14, disposta no lado oposto em relação aos meios de articulação 20, seja mais rígida à dobragem ou à deformação elástica em relação à zona anelar da gola adjacente aos meios de articulação ou por cima deis e também mais rígida relativamente à porção de saia 2b da meia-cápsula 2.
Estas características podem ser obtidas, garantindo que pelo menos uma zona angular cx da parede anelar da gola 14, e se necessário da porção de saia adjacente 4b, tem uma espessura de parede maior em comparação com a espessura da parede da zona da gola acima dos meios de articulação e também maior em relação à espessura da parede da porção de saia 2b da meia-cápsula 2.
Esta solução é ilustrada e pode ser vista na secção transversal da figura 6 e nas vistas das figuras 3 e O espessamento da parede não tem necessariamente de se aplicar a toda a extensão angular da gola 14 e se necessário à saia 4b, mas é preferencialmente limitado a 14 ΡΕ1604911 uma zona angular que se estende por um ângulo menor do que 360°, por exemplo, igual ou inferior a 180°, no lado oposto em relação aos meios de articulação 20, como indicado por cx nas figuras 3 e 8.
No modelo de realização preferido mostrado nos desenhos, a fim de tornar mais facil abrir por pressão com estalido ou fechar o recipiente, a superfície interior da porção de saia 2b da meia-cápsula 2 tem, em corte vertical, uma forma curva 34 (figura 6) e, correspondentemente, a superfície exterior 36 da gola 14 tem uma forma curva complementar.
Em particular, como pode ser visto nas figuras 1 e 6, o recipiente tem, em secção transversal ao longo de um plano vertical que passa pelo eixo b-b (figura 4), ortogonal ao eixo de articulação a-a, na zona do lado oposto em relação aos meios de articulação 20, a forma de um meridiano curvo ou convexo.
Daqui resulta que, no modelo de realização preferido, tanto a superfície interior 34 como a superfície exterior 38 da porção de saia 2b têm uma curvatura pelo menos numa zona do lado oposto em relação aos meios de articulação 20.
Correspondentemente, a superfície exterior 36 da gola 14 e a superfície exterior 40 da porção de saia 4b da meia-cápsula 4 têm um raio de curvatura na zona acima 15 ΡΕ1604911 mencionada no lado oposto em relação aos meios de articulação. A superfície interior 42 da gola 14 e da porção de saia 4b pode, contudo, ser uma superfície substancialmente cilíndrica.
No interior do recipiente 1 encontra-se geralmente disposto um artigo tipo brinde oferta indicado pela letra R. Depois do brinde oferta ter sido posicionado, o recipiente é fechado por pressão com estalido fazendo com que a zona da saia 2b seja sobreposta sobre a gola 14, com a nervura 16 engatando positivamente com a ranhura complementar 18. 0 recipiente é aberto pela aplicação de uma força de tracção à meia cápsula 2, ou por compressão ou esmagamento da parede lateral 4b fazendo, portanto, com que os meios de articulação 20 se abrem por pressão com estalido como resultado do desengate da nervura 16 e da ranhura 18 .
Em virtude das características descritas anteriormente, o recipiente de acordo com a invenção é mais compacto e mais fácil de manusear e pode ser facilmente gerido e manipulado pelo utilizador.
Deve ser entendido que, permanecendo o princípio da invenção o mesmo, os modelos de realização e detalhes de 16 ΡΕ1604911 construção podem variar largamente em relação aos descritos e ilustrados, sem por isso sair do âmbito das reivindicações que se seguem.
Assim, deve ser entendido que outros meios de articulação por acção de pressão com estalido que diferem daqueles descritos anteriormente e que realizam as mesmas funções, acima descritas, podem ser adequadamente utilizados.
Assim, uma possibilidade seria a de ter dois ou mais meios de articulação integrais separados ou a uma distância angular um do outro.
Do mesmo modo, embora o recipiente seja aqui descrito com referência a uma configuração geralmente cilíndrica com uma secção transversal substancialmente circular, deve ser entendido que a configuração pode variar através da alteração das formas da boca e da parede das duas meias-cápsulas, por exemplo, para incluir uma configuração geralmente ovoide, formada por duas meias-cápsulas que têm um contorno da boca ovoide ou por duas meias-cápsulas com um contorno da boca circular que, quando unidas, formam em conjunto um recipiente que tem uma configuração ovoide.
Além disso, o termo meia-cápsula tal como utilizado na presente descrição não deve ser entendido como limitado a meias-cápsulas marcadamente concâvas tendo, 17 ΡΕ1604911 ambas, uma função de contenção. Na realidade, o âmbito da invenção deve ser feito de forma a incluir um caso em que pelo menos uma das duas meia-cápsulas é de forma geralmente achatada, actuando substancialmente como uma tampa para a outra meia-cápsula.
Lisboa, 26 de Julho de 2013

Claims (21)

  1. ΡΕ1604911 1 REIVINDICAÇÕES 1. Um recipiente para produtos tais como brindes surpresa ou acessórios semelhantes, que compreende duas meias-cápsulas (2, 4) com uma parede de contenção (2a, 2b; 4a, 4b) e uma boca de abertura (10, 12), capazes de serem unidas boca com boca por encaixe uma na outra na parte da frente, de modo a formar um recipiente fechado, em que as duas meias-cápsulas (2, 4) estão articuladas uma com a outra ao longo de um eixo de articulação principal (a-a), por meios de articulação (20) que são parte integrante das duas meias-cápsulas, de modo que uma das meias-cápsulas (2) é móvel em relação à outra meia-cápsula (4) entre uma posição fechada do recipiente e uma posição pelo menos parcialmente aberta do recipiente caracterizado por os ditos meios de articulação compreenderem um elemento de dobradiça de pelicula (44) que está ligado ao contorno da boca (10) de uma meia-cápsula e em que a dita meia-cápsula (2) tem na sua parede lateral linhas de enfraquecimento (54, 56) , quebráveis, que se estendem desde do contorno da boca (10) ao longo de um comprimento predeterminado da parede lateral (2b) da referida meia-cápsula.
  2. 2. Um recipiente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, quando as ditas linhas de enfraquecimento (54, 56) são cortadas, elas formarem uma aba flexivel (58) que liga a parede lateral (2b) da dita 2 ΡΕ1604911 meia-cápsula ao elemento de dobradiça de película (44).
  3. 3. Um recipiente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ditos meios de articulação integral (20) compreenderem pelo menos um elemento intermédio (20) ligado à parede lateral de uma meia-cápsula (4) por meio de uma primeira dobradiça de película (24) e à parede lateral da outra meia-cápsula (2) por meio de uma segunda dobradiça de película (26), em que as ditas primeira (24) e segunda (26) dobradiças de película são divergentes uma da outra e estendem-se obliquamente em relação ao eixo principal de articulação (a-a) entre as duas meias-cápsulas.
  4. 4. Um recipiente de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os ditos meios de articulação integral (20) compreenderem um segundo par de dobradiças de película (24a, 26a) ligadas respectivamente a uma (4) e a outra (2) meia-cápsula e ligadas entre si por um segundo elemento intermédio (22a).
  5. 5. Um recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 3, caracterizado por os ditos meios de articulação integral (20) compreenderem um outro elemento de dobradiça de película (28) que se estende paralelamente em relação ao eixo principal de articulação (a-a) ligado às duas meias-cápsulas por meio de elementos de ligação (30, 30a).
  6. 6. Um recipiente de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as dobradiças de película do dito 3 ΡΕ1604911 primeiro par (24, 26) e do dito segundo par (24a, 26a) convergirem uma com a outra e se interceptarem substancialmente em um ponto no dito eixo principal de articulação (a-a).
  7. 7. Um recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado por o dito elemento intermédio ou elementos (22, 22a) serem elementos que substancialmente não têm elasticidade à tracção.
  8. 8. Um recipiente de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o dito elemento intermédio ou elementos (22, 22a) terem uma menor elasticidade à tracção em relação à elasticidade à tracção das ditas dobradiças de película (24, 26; 24a, 26a).
  9. 9. Um recipiente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ditos meios de articulação integral (20) compreenderem um elemento de dobradiça de película flexível (44) ligado às paredes laterais (2b, 4b) de uma e de outra meia-cápsula ao longo de segmentos curvos (44, 48) e terem nas suas extremidades os elementos elásticos flexíveis (50, 52) sob a forma de nervuras.
  10. 10. Um recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma das ditas meias-cápsulas (4) ter uma porção de parede lateral ou porção de gola (14), que pode ser inserida para encaixar numa porção da parede lateral (2b) da outra meia-cápsula. 4 ΡΕ1604911
  11. 11. Um recipiente de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a dita parede lateral ou porção de gola (14) de uma meia-cápsula e a dita porção de parede lateral (2b) da outra meia-cápsula disporem de meios para encaixarem de forma positiva um no outro (16, 18).
  12. 12. Um recipiente de acordo com as reivindicações 10 ou 11, caracterizado por os ditos meios de articulação integral estarem ligados a uma das ditas meias-cápsulas (2) no contorno da boca (10) ou nivelado com ele e à parede lateral (4b) da outra meia-cápsula (4) por baixo da dita porção de gola (14).
  13. 13. Um recipiente de acordo com gualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por pelo menos uma porção da parede lateral ou porção de saia (2b) de uma das ditas meias-cápsulas (2) agir como uma tampa que é flexível ou elástica à dobragem.
  14. 14. Um recipiente de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a dita porção de saia (2b) da dita meia-cápsula (2) possuir maior flexibilidade ou elasticidade à dobragem em relação à de, pelo menos, uma zona que se estende angularmente (a) da parede lateral (14, 4b) da outra meia-cápsula (4).
  15. 15. Um recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma das ditas meias-cápsulas (4) ter uma porção de gola (14) que pode ser 5 ΡΕ1604911 inserida para encaixar-se numa porção anelar da parede (2b) da outra meia-cápsula (2) e em que, pelo menos, uma área que se estende angularmente (a) da dita porção de gola tem uma espessura de parede maior em relação à espessura da parede da porção de saia (2b) da outra meia-cápsula (2).
  16. 16. Um recipiente de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por a dita meia-cápsula (4), provida com uma gola (14), possuir, pelo menos, uma porção da parede lateral (4b) adjacente à dita gola, que tem uma espessura de parede maior em relação à espessura da parede (2b) da outra meia-cápsula (2) em, pelo menos, uma zona angular da mesma (a) disposta no lado oposto em relação aos meios de articulação integral (20).
  17. 17. Um recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de, em corte transversal ao longo um plano vertical (b-b), ortogonal ao eixo principal de articulação (a-a), ter um perfil meridiano curvo (34, 38, 36, 40).
  18. 18. Um recipiente de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por uma das ditas meias-cápsulas (2), actuando como uma tampa, ter uma porção da saia (2b) que tem, em corte vertical, um perfil curvo e a outra das ditas meias-cápsulas (4), provida com a dita gola (14), ter na porção de gola (14), uma perfil curvo correspondente substancialmente ao dito perfil curvo da outra meia-cápsula . 6 ΡΕ1604911
  19. 19. Um recipiente de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a dita porção de saia (2b) e a dita porção de gola (14) terem um perfil curvo na vertical que se estende por uma zona (oí) que se estende angularmente ao longo de menos de 180°, sobre o lado oposto em relação aos meios de articulação (20).
  20. 20. Um recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as ditas meias-cápsulas (2, 4) terem paredes flexíveis capazes de deformação elástica, de tal modo que uma força de compressão radial aplicada à parede lateral de pelo menos uma das meias-cápsulas (2, 4), capaz do fazê-la passar por deformação elástica por esmagamento, com o recipiente fechado, é capaz de fazer com que o recipiente se abra por pressão com estalido.
  21. 21. Embalagem feita de produto alimentar, particularmente uma embalagem de ovo de chocolate, contendo no seu interior um recipiente (1) que contém um brinde (R) ou artigo surpresa, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores. Lisboa, 26 de Julho de 2013
PT40117103T 2004-05-18 2004-05-18 Recipiente com uma articulação produzido numa só peça PT1604911E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04011710.3A EP1604911B1 (en) 2004-05-18 2004-05-18 Hinged container produced in one piece

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1604911E true PT1604911E (pt) 2013-08-02

Family

ID=34925031

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT40117103T PT1604911E (pt) 2004-05-18 2004-05-18 Recipiente com uma articulação produzido numa só peça

Country Status (19)

Country Link
US (1) US7959025B2 (pt)
EP (1) EP1604911B1 (pt)
JP (1) JP4739334B2 (pt)
KR (1) KR101207508B1 (pt)
CN (1) CN1922079B (pt)
AR (1) AR049813A1 (pt)
BR (1) BRPI0510877B1 (pt)
CA (1) CA2565920C (pt)
CY (1) CY1114221T1 (pt)
DK (1) DK1604911T3 (pt)
ES (1) ES2423826T3 (pt)
HK (1) HK1084369A1 (pt)
MX (1) MXPA06013409A (pt)
PL (1) PL1604911T3 (pt)
PT (1) PT1604911E (pt)
RU (1) RU2367587C2 (pt)
SI (1) SI1604911T1 (pt)
WO (1) WO2005110880A1 (pt)
ZA (1) ZA200610516B (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL1604911T3 (pl) * 2004-05-18 2013-09-30 Magic Production Group M P G S A Pojemnik zawiasowy wytwarzany w postaci jednoczęściowej
ES2368934T3 (es) * 2005-11-16 2011-11-23 Magic Production Group (M.P.G.) S.A. Envase para sorpresas.
US8602233B2 (en) * 2005-12-01 2013-12-10 Csp Technologies, Inc. Bottle shaped container with integrated sleeve
US20090297676A1 (en) * 2008-05-30 2009-12-03 Woo-Young Kim Case for fast food
IT1399806B1 (it) 2009-03-27 2013-05-03 Magic Production Group S A Articolo di trastullo e relativo procedimento
FR2955845A1 (fr) * 2010-02-02 2011-08-05 Air Liquide Emballage pour baguettes de soudage a capuchon pivotant avec levre d'accrochage
JP2011255916A (ja) * 2010-06-08 2011-12-22 Tomy Co Ltd カプセル容器
IT1401207B1 (it) * 2010-06-30 2013-07-12 Magic Production Group S A Dispositivo e procedimento per la chiusura di contenitori
IT1402166B1 (it) * 2010-06-30 2013-08-28 Magic Production Group S A "dispositivo e procedimento per il riempimento di contenitori"
IT1403607B1 (it) * 2010-12-22 2013-10-31 Luigi Zaini S P A Contenitore di sorprese particolarmente per ovetti di cioccolato
FR2976928B1 (fr) 2011-06-27 2014-09-26 Air Liquide Emballage pour baguettes de soudage a capuchon pivotante et mobile axialement
US9533526B1 (en) 2012-06-15 2017-01-03 Joel Nevins Game object advances for the 3D printing entertainment industry
PT2953863T (pt) * 2013-02-08 2017-12-20 Obrist Closures Switzerland Tampas dispensadoras
ITTO20130336A1 (it) 2013-04-24 2014-10-25 Magic Production Group S A Elemento per articoli di trastullo, sistema e procedimento relativi
JP5992374B2 (ja) * 2013-08-02 2016-09-14 株式会社バンダイ 物品収容容器
USD739299S1 (en) * 2013-09-27 2015-09-22 Beijing Golden Age Green Business Investment Management Limited Liability Company Ornament
US10179675B2 (en) * 2013-12-19 2019-01-15 Velmont & Company, Inc. Dispensing container with interior access
MX368342B (es) 2014-03-25 2019-09-30 Magic Production Group M P G S A Producto alimenticio envasado, particularmente producto de confiteria.
JP5859702B1 (ja) * 2015-06-16 2016-02-10 株式会社バンダイ 物品収納容器
JP2016196334A (ja) * 2016-08-16 2016-11-24 株式会社バンダイ 物品収容容器
USD856800S1 (en) * 2016-12-12 2019-08-20 Rose Plastic Ag Packaging box
JP6878688B2 (ja) 2017-05-01 2021-06-02 シーアール パッケージング エルエルシーCr Packaging Llc パッケージングの在庫および輸送効率のためのモジュール式システム
KR102264427B1 (ko) * 2018-06-26 2021-06-11 벨몬트 & 컴퍼니 인코포레이티드 내부 액세스를 가지는 분배 용기
US10906712B2 (en) 2019-05-17 2021-02-02 Cr Packaging Llc Child-resistant and airtight container
KR102116314B1 (ko) * 2020-02-06 2020-05-29 주식회사 중부종합물산 충격 완화용 계란포장용기
JP7476705B2 (ja) * 2020-07-27 2024-05-01 I-Pex株式会社 ハウジングおよびコネクタ
JP7253581B2 (ja) * 2021-03-03 2023-04-06 株式会社正田企画 容器

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2998896A (en) * 1958-01-13 1961-09-05 Peoria Plastic Company Container
US3043354A (en) 1960-07-15 1962-07-10 Edmund J Fitzgerald Molded plastic container
US3907103A (en) * 1973-07-16 1975-09-23 Howard G Shaw Safety container
DE7436695U (de) * 1974-11-02 1975-02-27 Vedder & Co Gmbh Behaelter
US4124135A (en) * 1976-12-17 1978-11-07 Highland Manufacturing And Sales Co., Inc. Hinged plastic Easter egg
CH653639A5 (de) 1981-01-21 1986-01-15 Zeller Plastik Koehn Graebner Einstueckiges klappscharnier aus kunststoff.
GB8805380D0 (en) * 1988-03-07 1988-04-07 Creanova Ag Snap-hinge construction
IT223258Z2 (it) 1991-06-27 1995-06-21 Ferrero Spa Contenitore per sorprese e simili articoli, ad esempio per uova di cioccolato
WO1995009777A1 (fr) * 1993-10-01 1995-04-13 Hiroshi Yoshihara Mecanisme d'ouverture pour couvercle
US5792496A (en) * 1997-01-10 1998-08-11 Fekete; Ferenc Edible shell/thermoplastic container system
ES2194295T3 (es) * 1998-01-30 2003-11-16 Soplar Sa Tapa de material plastico conformada integralmente.
ATE261865T1 (de) * 1999-07-13 2004-04-15 Terxo Ag Zweiteiliger schnappscharnierverschluss aus kunststoff
JP3896563B2 (ja) 1999-12-15 2007-03-22 株式会社吉野工業所 ヒンジキャップ
DE60110235T2 (de) 2001-11-06 2005-11-10 Ferrero Offene Handelsgesellschaft M. B. H. Behälter für Überraschungsgeschenke und ähnliche Gegenstände sowie Lebensmittelprodukt, das ihn enthält
PL1604911T3 (pl) * 2004-05-18 2013-09-30 Magic Production Group M P G S A Pojemnik zawiasowy wytwarzany w postaci jednoczęściowej

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0510877B1 (pt) 2015-12-22
JP4739334B2 (ja) 2011-08-03
US20070172555A1 (en) 2007-07-26
ES2423826T3 (es) 2013-09-24
CA2565920A1 (en) 2005-11-24
RU2006144838A (ru) 2008-06-27
JP2007537941A (ja) 2007-12-27
EP1604911A1 (en) 2005-12-14
HK1084369A1 (en) 2006-07-28
US7959025B2 (en) 2011-06-14
DK1604911T3 (da) 2013-06-17
BRPI0510877A (pt) 2007-11-27
ZA200610516B (en) 2009-01-28
CN1922079B (zh) 2013-01-02
KR20070038044A (ko) 2007-04-09
RU2367587C2 (ru) 2009-09-20
CA2565920C (en) 2014-02-25
CY1114221T1 (el) 2016-08-31
MXPA06013409A (es) 2007-04-25
CN1922079A (zh) 2007-02-28
SI1604911T1 (sl) 2013-09-30
WO2005110880A1 (en) 2005-11-24
EP1604911B1 (en) 2013-05-01
KR101207508B1 (ko) 2012-12-03
PL1604911T3 (pl) 2013-09-30
AR049813A1 (es) 2006-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1604911E (pt) Recipiente com uma articulação produzido numa só peça
KR101230984B1 (ko) 서프라이즈 용기
US5435456A (en) Plastic snap hinge closure
US5257708A (en) Plastic snap hinge closure
BR9803693A (pt) Fechamento com tampa de articulação do tipo impacto.
BRPI0415791B1 (pt) Recipiente para presentes
PT2193731E (pt) Recipiente para alimentos para utilizar no cozinhar em micro-ondas
CZ292073B6 (cs) Obal
CA1087134A (en) Attachable hanger for containers
EP0310578B1 (en) Tear-open container, in particular for waterice or the like
RU2373124C1 (ru) Емкость для "сюрприза"
CA1126671A (en) Container handle
KR200208792Y1 (ko) 빙과 용기 개폐 구조
PT8729U (pt) Recipiente de embalagem em forma de caixa, em especial para bombons de chocolate
PT95623A (pt) Mola de fecho
PT1329394E (pt) Brinquedo recipiente para produtos alimentares
BR102016007858A2 (pt) ? closure with dispenser nozzle and packaging seal?
BRPI0415590B1 (pt) Recipiente plástico e alça formada separadamente
BR202014015004U2 (pt) Disposição construtiva introduzida em sistema de abertura de embalagens
PL33542B1 (pt)
PT86556B (pt) Dobradica de material sintetico