PT1531215E - Chave para um canhão obturador com duas fiadas paralelas de retenções por pino - Google Patents

Chave para um canhão obturador com duas fiadas paralelas de retenções por pino Download PDF

Info

Publication number
PT1531215E
PT1531215E PT04104758T PT04104758T PT1531215E PT 1531215 E PT1531215 E PT 1531215E PT 04104758 T PT04104758 T PT 04104758T PT 04104758 T PT04104758 T PT 04104758T PT 1531215 E PT1531215 E PT 1531215E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
key
section
key according
guide pieces
notches
Prior art date
Application number
PT04104758T
Other languages
English (en)
Inventor
Goetz Kamm
Original Assignee
Winkhaus Fa August
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Winkhaus Fa August filed Critical Winkhaus Fa August
Publication of PT1531215E publication Critical patent/PT1531215E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B19/00Keys; Accessories therefor

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)
  • Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "CHAVE PARA UM CANHÃO OBTURADOR COM DUAS FIADAS PARALELAS DE RETENÇÕES POR PINO" A invenção refere-se a uma chave para um canhão obturador que apresenta duas fiadas paralelas de retenções por pino com uma haste e, pelo menos, duas vias dispostas na haste de modo paralelo que apresentam entalhes obturadores, com duas peças de guia que apresentam, respectivamente, uma via e com uma secção que distancia as vias dos entalhes obturadores uma da outra e uma secção da haste que une as peças de guia uma à outra.
Numa chave deste género consegue-se alojar uma particularmente grande quantidade de segredos de fechamento num comprimento muito diminuto, dado, aquando da introdução da chave no canhão obturador, ambas as fiadas das retenções por pino serem simultaneamente accionadas.
Uma chave do género mencionado de início é por exemplo conhecida do documento DE 3614222 C2. A haste da chave apresenta duas peças de alheta de guia que são unidas, uma à outra, nas proximidades das costas da chave. As peças de alheta de guia, respectivamente, têm um perfilamento e, na sua extremidade oposta das costas da chave, as vias dos entalhes obturadores. No estado de chave introduzida no canhão obturador, as vias dos entalhes obturadores sobrepõem-se às retenções por pino, essencialmente, no meio. Isto tem a vantagem de as retenções por pino sofrerem carga no meio e, deste modo, um desgaste 1 unilateral da chave e das retenções por pino ser mantido particularmente diminuto. Desvantajoso na chave conhecida é contudo o seu fabrico muito trabalhoso e a susceptibilidade à sujidade entre ambas as peças de alheta de guia. Além disso, a haste da chave é muito larga. Dadas as retenções por pino apresentarem maioritariamente um diâmetro de aproximadamente 3 mm, as duas fiadas estarem aproximadamente distanciadas uma da outra em 1,5 mm e o perfilamento se estender aproximadamente ao longo de toda a largura das retenções por pino, a consequência é uma largura de haste de aproximadamente 7,5 mm.
Do documento AT 002535 UI ficou conhecida uma chave na qual as vias dos entalhes obturadores se ajustarem directamente, uma à outra. A chave serve para fechar retenções por pino deslocadas. Desvantajoso nesta chave é o seu fabrico muito trabalhoso e, num accionamento de duas fiadas paralelas de retenções por pino, as retenções por pino sofrerem carga unilateral e assim estarem sujeitas a um elevado desgaste. A invenção tem como problema a concepção de uma chave do género mencionado de inicio de tal forma que a mesma seja de produção particularmente simples e estar sujeita a um desgaste particularmente diminuto.
Este problema é solucionado de acordo com a invenção pelo facto de a secção que une as peças de guia uma à outra estar estendida até directamente defronte do entalhe obturador mais profundo previsto.
Através desta configuração, os componentes que formam a chave de acordo com a invenção são de estrutura particularmente simples e permitem ser facilmente unidos uns aos outros. A chave 2 de acordo com a invenção é como tal de produção particularmente simples. Dado as peças de guia estarem unidas uma à outra ao longo de uma área particularmente grande, o perigo de ocorrência de sujidade é mantido particularmente diminuto. Além disso, a chave de acordo com a invenção permite uma configuração particularmente estreita, dado um perfilamento de disposição na haste não ter que se estender até aos limites exteriores das retenções por pino. Através de um correspondente distanciamento das vias de guia até aos eixos de simetria das retenções por pino consegue-se manter um desgaste da chave e das retenções por pino particularmente diminuto. Deste modo é simultaneamente alcançada uma mais elevada protecção contra cópias, porque uma fresagem transversal das vias de guia apenas pode suceder antes da junção de ambas as metades da chave e a chave juntada, acabada, já não tacteável através de uma máquina de cópia de chaves normal.
Para a simplificação do fabrico da chave de acordo com a invenção contribui se os flancos, virados um para o outro, da secção que distancia as vias dos entalhes obturadores, uma da outra, estiverem formados de modo plano. De modo preferido, os flancos estão dispostos em paralelo ou em ligeira inclinação, um para com o outro. Deste modo, na haste da chave de acordo com a invenção, são ainda evitados os rebaixos e bolsas de sujidade.
De acordo com um outro aperfeiçoamento vantajoso da invenção consegue-se manter a distância das vias da chave particularmente diminuta, se as vias estiverem, em direcção longitudinal, deslocadas uma da outra, sendo que entre dois entalhes obturadores de uma via está disposto um entalhe obturador da outra via. Através desta formação, as fiadas das retenções por pino no canhão obturador podem ser dispostas de 3 modo particularmente próximo, sem que os pinos, no seu movimento, se estorvem.
Para a simplificação do fabrico da chave de acordo com a invenção contribui se as peças de guia, na sua secção unida uma à outra, se ajustarem, uma à outra, de modo plano.
As peças de guia da chave de acordo com a invenção são de junção e posterior separação simples, se as peças de guia apresentarem reentrâncias de guia alinhadas umas às outras para a recepção de pinos de centragem ou de rebites.
Um emperramento dos pinos de centragem ou dos rebites no canhão obturador consegue-se manter particularmente diminuto, de acordo com outro aperfeiçoamento vantajoso da invenção, se pelo menos uma parte dos pinos de centragem ou dos rebites estiver disposta sobre uma cabeça que se conecta à haste.
Consegue-se dificultar de modo simples a execução de uma cópia da chave de acordo com a invenção, se as peças de guia estiverem unidas, uma à outra, em união de matéria. Para este fim, as peças de guia podem, por exemplo, adicionalmente à união por pinos, ou em exclusivo, serem soldadas ou coladas uma à outra. A chave de acordo com a invenção apresenta uma particularmente elevada segurança contra a ruptura, se um perfilamento disposto na área lateral da haste estiver, pelo menos, na maior parte disposto na secção que une as peças de guia uma à outra. A invenção permite numerosas formas de execução. Para 4 continuar com o esclarecimento do seu principio básico, uma das formas está representada no desenho e é descrita em seguida. O mesmo mostra na
Figura 1 um canhão obturador com uma chave de acordo com a invenção,
Figura 2 uma representação em corte através do canhão obturador da figura 1 ao longo da linha II-II,
Figura 3 uma representação em corte através da chave de acordo com a invenção da figura 1 ao longo da linha III-III. A figura 1 mostra um canhão 1 obturador com uma chave 2. 0 canhão 1 obturador tem um núcleo 5 apoiado de modo giratório numa caixa 3 e que se pode ligar a um palhetão 4. 0 canhão 1 obturador tem diversas retenções 6 por pino com um pino 8 de caixa em tensão prévia através de um elemento 7 de mola e um pino 10 nuclear que se introduz num canal 9 obturador. Na figura 1 está representada, a titulo de exemplo, numa representação em corte, uma única retenção, em representação, de diversas retenções 6 por pino. A chave 2 tem uma dobra 11 com uma haste 12. Nos lados opostos a umas costas 13 da chave estão dispostas duas vias 14, 15 de entalhes 16, 17 obturadores. A chave 2 tem duas peças 19, 20 de guia que apresentam um perfilamento 18 e que estão representadas na figura 3. As peças 19, 20 de guia estão unidas uma à outra através de pinos 21 de centragem e de rebites 22, 23. A figura 2 mostra o canhão 1 obturador numa representação em corte ao longo da linha II-II da figura 1. Para a simplificação do desenho não estão representados componentes do 5 núcleo 5 e do palhetão 4. 0 canhão 1 obturador apresenta duas fiadas 24, 25 de retenções 6 por pino. As fiadas 24, 25 das retenções 6 por pino estão dispostas em paralelo uma para com a outra e de modo deslocado uma da outra. A distância das fiadas 24, 25 das retenções 6 por pino tem a medida a. Esta medida a é inferior ao diâmetro de uma retenção 6 por pino individual. A figura 3 mostra a chave 2 da figura 1 numa representação em corte ao longo da linha III-III. As duas peças 19, 20 de guia ajustam-se modo plano uma a outra e estão, por exemplo, coladas ou soldadas. O rebite 23 disposto na haste 12 está configurado como rebite embutido e está disposto em reentrâncias 26 de guia alinhadas das peças 19, 20 de guia. Além disso, as peças 19, 20 de guia têm respectivamente uma das vias 14, 15 dos entalhes 16, 17 obturadores e uma parte do perfilamento 18 disposto como ranhuras longitudinais na haste 12. As vias 14, 15 dos entalhes 16, 17 obturadores estão distanciadas pela medida a que corresponde à medida a da distância das fiadas 24, 25 das retenções 6 por pino do canhão 1 obturador da figura 2. As peças 19, 20 de guia apresentam uma secção 27 que as une uma à outra e uma secção 28 que as distancia uma da outra. A secção 28 que as distancia uma da outra estende-se até ao entalhe 16, 17 obturador mais profundo previsto. Os flancos 29, da secção 28 que as distancia uma da outra, que se opõem um ao outro, são de configuração plana. Na área da secção 28 das peças 19, 20 de guia, distanciada uma da outra, a haste 12 tem uma ranhura 30 que, por exemplo, é criada com uma fresa de haste.
Lisboa, 21 de Setembro de 2006 6

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Chave para um canhão obturador que apresenta duas fiadas paralelas de retenções por pino com uma haste e, pelo menos, duas vias dispostas na haste de modo paralelo que apresentam entalhes obturadores, com duas peças de quia que apresentam, respectivamente, uma via e com uma secção que distancia as vias dos entalhes obturadores uma da outra e uma secção da haste que une as peças de guia uma à outra, caracterizada por a secção (27) que une as peças (19, 20) de guia uma à outra se estender até directamente defronte do entalhe (16, 17) obturador mais profundo previsto.
  2. 2. Chave de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os flancos (29), virados um para o outro, da secção (28) que distancia, uma da outra, as vias (14, 15) dos entalhes (16, 17) obturadores, serem de formação plana.
  3. 3. Chave de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por as vias (14, 15) estarem deslocadas uma para com a outra em direcção longitudinal, sendo que entre dois entalhes (16, 17) obturadores de uma via (14, 15) está disposto um entalhe (16, 17) obturador da outra via (14, 15) .
  4. 4. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as peças (19, 20) de guia, na sua secção (17) unida uma à outra, se ajustarem, uma à outra, de modo plano. 1
  5. 5. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as peças (19, 20) de guia engrenarem uma na outra, em união positiva, de modo não deslocável, em direcção longitudinal e transversal, na sua secção que as une uma à outra.
  6. 6. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as peças (19, 20) de guia apresentarem reentrâncias (26) de guia alinhadas umas às outras para a recepção de pinos (27) de centragem ou de rebites (22, 23).
  7. 7. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por pelo menos uma parte dos pinos (21) de centragem ou dos rebites (22) estar disposta sobre uma cabeça (11) que se conecta à haste (12).
  8. 8. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as peças (19, 20) de guia estarem unidas, uma à outra, em união de matéria.
  9. 9. Chave de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por um perfilamento (18) disposto na área lateral da haste (12) estar, pelo menos, na maior parte, disposto na secção (27) que une as peças (19, 20) de guia uma à outra. Lisboa, 21 de Setembro de 2006 2
PT04104758T 2003-11-15 2004-09-29 Chave para um canhão obturador com duas fiadas paralelas de retenções por pino PT1531215E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10353465A DE10353465A1 (de) 2003-11-15 2003-11-15 Schlüssel für einen zwei parallele Reihen von Stiftzuhaltungen aufweisenden Schließzylinder

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1531215E true PT1531215E (pt) 2006-11-30

Family

ID=34428756

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04104758T PT1531215E (pt) 2003-11-15 2004-09-29 Chave para um canhão obturador com duas fiadas paralelas de retenções por pino

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1531215B1 (pt)
AT (1) ATE334284T1 (pt)
DE (2) DE10353465A1 (pt)
ES (1) ES2270285T3 (pt)
PL (1) PL1531215T3 (pt)
PT (1) PT1531215E (pt)
SI (1) SI1531215T1 (pt)

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH255045A (fr) * 1946-12-16 1948-06-15 Ebosa Sa Serrure de sûreté.
BR8104814A (pt) * 1981-04-08 1983-03-01 Noel Litvin Chave bilateral de fechadura a tambor
DE3614222A1 (de) * 1985-11-27 1987-06-04 Dom Sicherheitstechnik Schluessel fuer schliesszylinder
SE455801B (sv) * 1986-01-31 1988-08-08 Widen Innovation Ab Nyckelblad samt sett att framstella dylikt
SE469566B (sv) * 1991-12-19 1993-07-26 Assa Ab Cylinderlaas-nyckelkombination samt nyckel till denna

Also Published As

Publication number Publication date
EP1531215A1 (de) 2005-05-18
DE502004001031D1 (de) 2006-09-07
SI1531215T1 (sl) 2006-12-31
DE10353465A1 (de) 2005-07-07
EP1531215B1 (de) 2006-07-26
ATE334284T1 (de) 2006-08-15
PL1531215T3 (pl) 2006-10-31
ES2270285T3 (es) 2007-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2226925T3 (es) Mejoras en los conjuntos de dientes de maquinas de movimiento de tierras.
AU2007262904B2 (en) Key and disc tumbler cylinder lock
JP4509788B2 (ja) キーブランク、キー、及びマスターキーシステム
CZ2009147A3 (cs) Kombinace válcového zámku a klíce
ES2658952T3 (es) Cerradura de cilindro con carcasa de cilindro y llave plana para una cerradura de cilindro
BRPI0614505A2 (pt) sistema de fechadura e chave, fechadura de tambor, lingueta de trancamento em uma fechadura de tambor, chave e matriz de chave
BR112015010387B1 (pt) combinação de chave e fechadura de cilindro de disco tambor
ES2806692T3 (es) Sistema de cerradura
PT2118409E (pt) Canhão de fechadura com proteção contra o desgaste
NZ546514A (en) Flat key as well as an associated cylinder lock
BRPI0919515A2 (pt) combinação de fechadura e chave, fechadura, e, lâmina de chave
PT1531215E (pt) Chave para um canhão obturador com duas fiadas paralelas de retenções por pino
ES2697602T3 (es) Codificación a través de barras de bloqueo
ES2300165A1 (es) Tema de llave y cerradura de seguridad frente a su reproduccion fra udulenta.
JP5875071B2 (ja) シリンダ錠
ES2271165T3 (es) Cerradura de cilindro con una carcasa de cilindro y nucleo de cilindro giratorio en la misma.
FI126450B (fi) Sylinterilukko
ES2560887T3 (es) Una cerradura de cilindro programable que tiene una posición de cambio modificada
US1432326A (en) Tumbler lock
US1798257A (en) Front head for rock drills
ES2657459T3 (es) Dispositivo de cierre
ES2714254T3 (es) Llave para cerrar un cilindro de cierre
TW201615947A (zh) 圓筒鎖
ES2561806T3 (es) Unidad de funcionamiento para puertas o ventanas
ES2970212T3 (es) Llave, sistema de cierre, cilindro de cierre y procedimiento de fabricación