PT1523911E - Núcleo de molas - Google Patents

Núcleo de molas Download PDF

Info

Publication number
PT1523911E
PT1523911E PT04019812T PT04019812T PT1523911E PT 1523911 E PT1523911 E PT 1523911E PT 04019812 T PT04019812 T PT 04019812T PT 04019812 T PT04019812 T PT 04019812T PT 1523911 E PT1523911 E PT 1523911E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
spring core
frame
approximately
width
thickness
Prior art date
Application number
PT04019812T
Other languages
English (en)
Inventor
Gerd-Uwe Schmidt
Original Assignee
Agro Federkernprod Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Agro Federkernprod Gmbh filed Critical Agro Federkernprod Gmbh
Publication of PT1523911E publication Critical patent/PT1523911E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/04Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas with spring inlays
    • A47C27/06Spring inlays

Landscapes

  • Springs (AREA)
  • Magnetic Heads (AREA)
  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "NÚCLEO DE MOLAS" A presente invenção refere-se a um núcleo de molas, com uma multiplicidade de molas enroladas em espiral e colocadas com os seus eixos paralelos uns ao lado dos outros e cada uma com uma armação periférica constituida por metal, de um modo preferido aço, que delimita lateralmente o lado superior ou inferior, que está ligada a molas adjacentes. Núcleos de molas deste género encontram utilização em muitas áreas de aplicação. Nomeadamente, têm utilização no fabrico de colchões ou estofos de móveis.
Para conseguir uma estabilidade suficiente das arestas, que é desejável, em especial, quando o estofo ou o colchão é utilizado como assento, é conhecido que a armação é fabricada a partir de um material de secção circular, de um modo preferido, de um varão de aço, sendo que o diâmetro do material de secção circular se situa normalmente entre 3,8 e 4,8 mm. A partir do documento DE-A 1654319, é conhecido um núcleo de molas cuja armação pode ser formada tanto a partir do referido material de secção circular como também a partir de um material plano. No entanto, não se pode deduzir desta publicação qualquer indicação se o núcleo de molas pode ser enrolado e desenrolado, correspondendo ao conceito genérico. 1
Para o acabamento do produto final do colchão ou peça de estofo, os núcleos de molas devem normalmente ser transportados do local de produção para o fabrico de colchões, sendo que as respectivas oficinas de fabrico podem estar situadas muito afastadas espacialmente umas das outras.
Em virtude da sua natureza, os núcleos de molas ocupam, em posição de utilização, um volume relativamente grande, com um peso ao mesmo tempo reduzido. Naturalmente, os custos de transporte dos núcleos de molas são, por conseguinte, desproporcionadamente elevados, o que influencia desfavoravelmente os custos de produção no seu conjunto, entre os quais se contam os custos de transporte.
Para conseguir um melhor aproveitamento do espaço do veiculo de transporte e, por conseguinte, uma redução dos custos de transporte por núcleo de molas, as armações de um núcleo de molas são, por isso, formadas a partir de uma tira de chapa estreita, de modo que o núcleo de molas, contanto que acabado, pode ser enrolado, sendo que as molas do núcleo de molas são comprimidas completamente. Um enrolamento neste sentido não é possivel com uma armação do referido material de secção circular.
Após um desenrolamento do núcleo de molas para uma posição de utilização, as armações alongam-se, devido às forças de reposição que lhe são inerentes. A armação deste núcleo de molas, constituída por uma tira de chapa, por exemplo, com 10 mm de largura e 1,4-1,7 mm de espessura não apresenta, no entanto, a desejável estabilidade de arestas, em virtude do seu dimensionamento, o que prejudica 2 naturalmente o conforto de utilização do núcleo de molas ou da peça de estofo produzida a partir do mesmo.
Cabe à presente invenção, por conseguinte, o objectivo de aperfeiçoar um núcleo de molas do mesmo género, de modo que a sua aptidão para o manejo e a utilização sejam melhorados.
Este objectivo é resolvido através de um núcleo de molas que apresenta as caracteristicas da reivindicação 1.
Como se mostrou surpreendentemente, é conseguido, através da concepção do núcleo de molas neste sentido, que este, por um lado, imediatamente após o fabrico, possa ser enrolado sem problemas para o transporte posterior e, em seguida, desenrolado para a utilização posterior e, nomeadamente, numa posição plana.
Ao mesmo tempo, é conseguida uma elevada estabilidade das arestas, através da relação, de acordo com a invenção, entre espessura e largura da armação, uma vez que, em comparação com o estado da técnica, no qual, conforme explicado, encontra utilização uma tira de chapa, é conseguido um momento de resistência mais elevado e, por conseguinte, uma maior resistência à flexão.
Mostrou-se especialmente vantajoso um dimensionamento da armação, no qual a espessura é de aproximadamente 2,3 mm e a largura de aproximadamente 6,0 mm. É igualmente vantajoso um dimensionamento de aproximadamente 2,1 mm de espessura e aproximadamente 6,3 mm de largura, portanto, na relação de 1:3, sendo que os desvios possiveis nas 3 referidas dimensões podem variar na gama dos décimos de milímetro.
Para a obtenção de um momento de desempeno suficiente, é escolhido, de um modo preferido, um aço com um alto teor de carbono, por exemplo, 0,5-1,0% de C, com uma resistência à tracção de aproximadamente 2000 N/mm2. O módulo de elasticidade deste aço é superior ao do aço utilizado até agora, do que resulta a referida melhoria do momento de desempeno.
Outras concepções vantajosas estão caracterizadas nas reivindicações dependentes.
Um exemplo de realização da invenção é descrito seguidamente, com base nos desenhos em anexo.
Mostram:
Figura 1 um corte parcial de um núcleo de molas, numa vista de cima,
Figura 2 uma mola individual ligada à armação, numa vista lateral,
Figura 3 um corte ampliado, de acordo com III na figura 2 .
Na figura 1 está representado o corte parcial de um núcleo de molas, que apresenta uma multiplicidade de molas 1 enroladas em espiral e colocadas com os seus eixos paralelos uns ao lado dos outros, molas que estão ligadas umas às outras. 4
Do lado superior e inferior, respectivamente, o núcleo de molas é delimitado lateralmente por uma armação 2 periférica constituida por metal, sendo que as molas 1 adjacentes estão fixadas à armação 2 por meio de ganchos 3.
Neste caso, o gancho 3 rodeia a armação 2 e um arame 4 apoiado da mola 1, a partir do qual esta é feita.
De acordo com a invenção, as armações 2 periféricas são constituidas cada uma por um aço plano, cuja espessura A está na relação de 1:2,2-3,5 para a largura B, de um modo preferido, na relação de 1:2,6 ou 1:3. A direcção de alongamento do lado da largura da armação 2 corresponde à do lado superior ou inferior do núcleo de molas, o que pode ser reconhecido de forma especialmente clara na figura 2.
Em vez da fixação das molas 1 individuais na armação 2 por meio de ganchos 3, são também concebíveis, evidentemente, outros géneros de fixação, que, no entanto, devem garantir uma inamovibilidade das duas peças ligadas uma à outra.
Além disso, como no presente exemplo de realização, a armação 2 pode encostar à mola 1 do lado superior ou inferior. Mas também é concebível associar a armação 2 lateralmente ao arame 4. 5
Lista de números de referência: 1 Mo la 2 Armação 3 Gancho 4 Arame
Lisboa, 01 de Fevereiro de 2007 6

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Núcleo de molas enrolável e desenrolável, com uma multiplicidade de molas (1) enroladas em espiral e colocadas com os seus eixos paralelos uns ao lado dos outros e cada uma com uma armação (2) periférica constituída por metal, que delimita lateralmente o lado superior ou inferior, que está ligada a molas (1) adjacentes, caracterizado por cada armação (2) ser formada a partir de um aço plano, com uma relação espessura (A): largura (B) de 1:2,2-3,5, sendo que a direcção de alongamento do lado da largura da armação (2) corresponde à do lado superior ou inferior do núcleo de molas.
  2. 2. Núcleo de molas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a relação espessura (A) : largura (B) da armação (2) ser aproximadamente de 1:2,6.
  3. 3. Núcleo de molas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a relação espessura (A) : largura (B) da armação (2) ser de 1:3.
  4. 4. Núcleo de molas de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a espessura (A) ser aproximadamente de 2,3 e a largura (B) aproximadamente de 6,0 mm.
  5. 5. Núcleo de molas de acordo com a reivindicação 1 ou 3, caracterizado por a espessura (A) ser aproximadamente de 2,1 e a largura (B) aproximadamente de 6,3 mm. 1
  6. 6. Núcleo de molas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por a armação (2) ser constituída por um aço-carbono com 0,5-1,0% de carbono.
  7. 7. Núcleo de molas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o aço plano apresentar uma resistência à tracção de aproximadamente 2000 N / mm2. Lisboa, 01 de Fevereiro de 2007 2
PT04019812T 2003-10-15 2004-08-20 Núcleo de molas PT1523911E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10347906A DE10347906A1 (de) 2003-10-15 2003-10-15 Federkern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1523911E true PT1523911E (pt) 2007-02-28

Family

ID=34353413

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04019812T PT1523911E (pt) 2003-10-15 2004-08-20 Núcleo de molas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20050132497A1 (pt)
EP (1) EP1523911B1 (pt)
AT (1) ATE346526T1 (pt)
DE (2) DE10347906A1 (pt)
DK (1) DK1523911T3 (pt)
ES (1) ES2278250T3 (pt)
PL (1) PL1523911T3 (pt)
PT (1) PT1523911E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3656254A1 (en) * 2018-11-26 2020-05-27 L&P Swiss Holding GmbH Pocket spring core

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2635258A (en) * 1947-11-22 1953-04-21 Anspacher Edgar Bed spring marginal rim and connections
DE1086411B (de) * 1955-09-30 1960-08-04 No Sag Drahtfedern Gmbh Federkoerper mit an den Schmalseiten senkrechtstehend angeordneten, schlangenfoermiggebogenen Flachfedern fuer Matratzen oder Polstermoebel
US2974326A (en) * 1958-05-26 1961-03-14 United States Bedding Co Spring insert for spring assemblies
GB1199388A (en) * 1967-12-12 1970-07-22 Otto Paul Molt Upholstery Spring Cores.
DE1654319A1 (de) * 1967-12-12 1971-02-18 Molt Otto P Randfederung fuer Federkerne von Sitzpolstern
DE2064841C3 (de) * 1970-12-18 1979-01-25 Silentnight Ltd., Colne, Lancashire (Grossbritannien) Federkern für Polstermöbel
DE3623209C1 (en) * 1986-07-10 1987-10-15 W. & G. Wunsch Kg, 8631 Weidach, De Spring core mfg. for furniture - inserts non-treated coil springs and carries out thermal treatment in heated atmos. for 10 minutes
DE4016607C1 (en) * 1990-05-23 1991-03-21 Guenter Benderoth, Federeinlagen- Und Kunststoffabrikation, 3430 Witzenhausen, De Springs for mattress of bed - are coil springs each installed in individual fabric or fleece pockets
US5325553A (en) * 1992-08-21 1994-07-05 Namaco Enterprises Mattress spring structure with reinforcing frame in the lumbar area

Also Published As

Publication number Publication date
PL1523911T3 (pl) 2007-04-30
DK1523911T3 (da) 2007-04-02
EP1523911B1 (de) 2006-11-29
ES2278250T3 (es) 2007-08-01
DE502004002156D1 (de) 2007-01-11
ATE346526T1 (de) 2006-12-15
US20050132497A1 (en) 2005-06-23
EP1523911A1 (de) 2005-04-20
DE10347906A1 (de) 2005-06-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10123629B2 (en) Foldable supporting frames
US6295676B1 (en) Mattress construction
US5133116A (en) Method of stabilizing and reinforcing a spring border
US7740320B2 (en) Chair having grooves in each arm for receiving a sheet of fabric as a seat
US20040077244A1 (en) Wire-reinforced elastic webbing
US7979935B2 (en) Innerspring assembly with edge reinforcement
JP2004503268A (ja) インナースプリング体及びマットレス用の押出フォーム強化構造
US8998337B2 (en) Backrest chair, and a sheet material for use thereon
US7044454B2 (en) Mattress inner spring assembly
EP2743123B1 (en) Vehicle seat
PT1523911E (pt) Núcleo de molas
US8769748B2 (en) Spring core having border wire with generally rectangular cross-section
KR20110125455A (ko) 침대 매트리스용 스프링 구조
EP3089622B1 (en) Uni-directional rigidifier and method
US3237213A (en) Bed frame having pivoted sprung sections
KR101054456B1 (ko) 침대용 매트리스의 회전 스프링 보강재
CN103584543A (zh) 一种折椅
US20090217454A1 (en) Bed
KR101054446B1 (ko) 매트리스용 스프링 조립체 보강 구조
EP4509019A1 (en) Spring core
RU141092U1 (ru) Пружина и пружинный блок
US5678261A (en) Cushion device
CN216602258U (zh) 一种加宽车载折叠床
US2771126A (en) Furniture construction and method
DE672752C (de) Federrost fuer Sitzpolster o. dgl.