PT1517677E - Forma de administração oral crepitante - Google Patents

Forma de administração oral crepitante Download PDF

Info

Publication number
PT1517677E
PT1517677E PT03730458T PT03730458T PT1517677E PT 1517677 E PT1517677 E PT 1517677E PT 03730458 T PT03730458 T PT 03730458T PT 03730458 T PT03730458 T PT 03730458T PT 1517677 E PT1517677 E PT 1517677E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pharmaceutical composition
composition according
oral pharmaceutical
active ingredient
gas
Prior art date
Application number
PT03730458T
Other languages
English (en)
Inventor
Sigal First
Rina Yamin
Original Assignee
Cts Chemical Ind Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cts Chemical Ind Ltd filed Critical Cts Chemical Ind Ltd
Publication of PT1517677E publication Critical patent/PT1517677E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0087Galenical forms not covered by A61K9/02 - A61K9/7023
    • A61K9/0095Drinks; Beverages; Syrups; Compositions for reconstitution thereof, e.g. powders or tablets to be dispersed in a glass of water; Veterinary drenches
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0012Galenical forms characterised by the site of application
    • A61K9/0053Mouth and digestive tract, i.e. intraoral and peroral administration
    • A61K9/0056Mouth soluble or dispersible forms; Suckable, eatable, chewable coherent forms; Forms rapidly disintegrating in the mouth; Lozenges; Lollipops; Bite capsules; Baked products; Baits or other oral forms for animals

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Physiology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

ΕΡ 1 517 677/ΡΤ DESCRIÇÃO "Forma de administração oral crepitante"
Campo do invento
Este invento refere-se a formas de administração oral e a processos para a sua preparação.
Antecedentes do invento São conhecidas na especialidade partículas gaseificadas como partículas que compreendem um material de núcleo, que encapsula um gás pressurizado que se liberta à medida que o material de núcleo se dissolve ou esmaga. São conhecidos na especialidade da produção de guloseimas processos para produção de partículas gaseificadas. Por exemplo, processos para produção de artigos de confeitaria gaseificados são descritos nas publicações seguintes: Patentes US N.os 3985909, 3985910 e 4001457. A Patente US N.° 4289794 descreve um processo para preparação de uma guloseima gaseificada pelo qual uma massa fundida de açúcar é gaseificada a pressão superatmosférica e depois é arrefecida abaixo da sua temperatura de fusão sob pressão superatmosférica para formar uma guloseima gaseificada. À medida que a guloseima gaseificada é molhada na boca a guloseima derrete-se e o gás liberta-se produzindo uma sensação de crepitação ("popping") divertida.
Em WO 99/64555 descrevem-se produtos detergentes de lavandaria que incluem partículas gaseificadas, e que podem também incluir outros materiais tais como agentes de branqueamento e adjuvantes de composição detergente convencionais. É referido que as partículas gaseificadas, que são utilizadas no detergente de lavandaria, aumentam a velocidade de dissolução do produto na água de lavagem e acrescentam uma estética desejável ao produto na forma de pintas coloridas. Adicionalmente, as partículas gaseificadas podem proporcionar ao consumidor sinais não só audíveis mas também olfactivos de que o produto está a funcionar. 2 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ
Outra utilização de partículas gaseificadas é descrita na Patente US N.° 6310014 onde se descreve uma composição compreendendo um sólido gaseificado e uma base líquida anidra. É referido que esta composição é útil para cuidados pessoais e domésticos e para entregar um som audível de estalido ou crepitação durante a utilização. São também conhecidas partículas gaseificadas para utilização em tratamentos cosméticos, particularmente tratamentos capilares como descrito na patente EP 1059076. As composições cosméticas contêm partículas gaseificadas e o gás é libertado em contacto com água ou humidade. São também conhecidas na especialidade composições farmacêuticas efervescentes para administração oral. Uma composição farmacêutica efervescente inclui compostos que libertam gás através de uma reacção química que ocorre por exposição da composição farmacêutica efervescente a água ou outros fluidos.
Composições farmacêuticas compreendendo um agente efervescente são descritas, por exemplo, nas Patentes US N.os 6350470 e 5178878 e em EP 1082106.
Em US-A-4271206 referem-se peças de forma uniforme de guloseima gaseificada contendo bolhas de gás, possuindo um diâmetro inferior a 150 mícron, produzindo uma sensação de efervescência prolongada quando se deixam dissolver na boca.
Em EP 0371228 refere-se uma guloseima dura contendo uma enzima no qual gás pressurizado está aprisionado na forma de finas bolhas para emitir sons agradáveis, à medida que se dissolve na boca, tal que um consumidor pode ingerir a enzima com um certo prazer e sem qualquer sensação de dosagem de fármaco.
Em US-A-4263328 refere-se uma composição de confeitaria, em particular uma guloseima gaseificada que, quando colocada na boca, produz uma sensação de crepitação de vida curta mas divertida.
Em WO 02/062152 refere-se um comprimido solúvel em água ou dispersivo em água baseado numa matriz de hidrato de carbono contendo gás aprisionado e porosidades fechadas o 3 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ suficiente para permitir retenção do gás aprisionado numa quantidade que promove a dissolução ou dispersão do comprimido no contacto com água.
Sumário do invento 0 presente invento proporciona, de acordo com o seu primeiro aspecto, uma composição farmacêutica oral compreendendo um ingrediente activo seleccionado entre uma vitamina, um mineral, um expectorante, um analgésico, um antipirético, um anti-inflamatório, um antibiótico, um anti-hipertensor ou um agente anti-histamínico ou suas combinações e gás pressurizado, o referido gás pressurizado estando aprisionado em cavidades num material farmaceuticamente aceitável, de um modo que permite ao gás libertar-se por dissolução ou esmagamento do referido material farmaceuticamente aceitável para utilização num processo de administração oral do ingrediente activo a um sujeito necessitado do mesmo para o propósito de conseguir um efeito terapêutico e de estimular a produção de saliva, onde o referido sujeito pertence à população pediátrica ou idosa. Uma forma de administração/composição farmacêutica de acordo com o invento pode compreender mais do que um ingrediente activo, e compreende preferivelmente um transportador farmaceuticamente aceitável. 0 termo "gás pressurizado" refere-se a um gás a uma pressão superior a 1 atmosfera. A forma de administração oral do presente invento pode compreender ainda corantes, aromatizantes e outros excipientes farmacêuticos ou nutracêuticos.
Será de notar que o termo "forma de administração" deverá ser interpretado num sentido lato e inclui qualquer forma administrada para o propósito de conseguir um efeito terapêutico em humanos ou animais. Pode ser comercializada como uma forma de administração farmacêutica portadora de um rótulo com indicações para a utilização pretendida, quer como fármaco de prescrição quer como fármaco de venda livre, ou pode ser comercializada sem qualquer indicação específica, por exemplo como um nutracêutico (os "aditivos nutracêuticos são muitas vezes referidos como alimentares" ou "suplementos alimentares"). 4 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ "Uma forma de administração oral" é uma forma de administração, cuja deglutição é permissivel. Uma tal forma de administração é usualmente destinada a ser dada através da boca, para deglutição, para tratamento da cavidade bucal, etc. 0 termo "ingrediente activo" deverá ser interpretado num sentido lato como incluindo qualquer ingrediente que se considera ter um efeito terapêutico quando entregue a um sujeito necessitado do mesmo. 0 ingrediente activo é seleccionado entre um analgésico, um agente antipirético, um agente anti-inflamatório, uma vitamina, um expectorante, um antibiótico, um anti-hipertensor, um anti-histamínico, um mineral ou suas combinações. Assim, pode ser um fármaco tal como paracetamol, difenidramina, dextrometorfano, lidocaína, loratadina, ibuprofeno, pseudoefedrina, enalapril, carbonato de cálcio, etc., uma vitamina ou mineral tal como vitamina C, vitamina E, biotina, selénio, zinco, etc., um aditivo alimentar tal como Echinacea, própolis, extracto de soja, etc., ou um ingrediente activo veterinário tal como nitroscanato, abamectina, ivermectina, etc.. 0 sabor do ingrediente activo pode ser mascarado, por exemplo por revestimento ou microencapsulação.
Exemplos não limitantes de materiais adequados para aprisionamento do gás no seu interior são açúcares tais como glucose, frutose, sacarose, lactose, maltose, xarope de milho e suas misturas. 0 gás aprisionado nas cavidades pode ser qualquer gás inerte farmaceuticamente aceitável. 0 termo "inerte" indica que o gás não reage com o material farmaceuticamente aceitável, em cujas cavidades o gás pressurizado está aprisionado, e com os outros ingredientes incluídos na forma de administração durante a preparação, armazenamento ou utilização. Exemplos não limitantes de gases adequados para a preparação da forma de administração oral são dióxido de carbono, azoto, ar, hélio, árgon e néon.
Uma forma de administração oral de acordo com o presente invento pode ter benefícios em muitas circunstâncias, por exemplo, pode ser popular com crianças que gostarão da sensação de crepitação e estarão mais 5 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ dispostas a tomar uma forma de administração crepitante do que uma outra que não cria uma sensação de crepitação. A libertação do qás não apenas produz uma sensação aqradável mas também pode estimular a produção de saliva, proporcionando desse modo saliva adicional para auxiliar a dissolução na boca. Similarmente, pode ser utilizado para melhorar a dissolução de comprimidos ou pós num liquido de beber. Estes comprimidos podem ser úteis para população idosa ou com problemas de deqlutição. Pode ser utilizado em semi-sólidos, óleos, suspensões ou preparações sólidas para melhorar a desinteqração ou dissolução dos inqredientes activos quer na boca quer no estômaqo ou intestino.
Partículas que contêm qás pressurizado aprisionado podem ser revestidas por qualquer material adequado que as protegerá do contacto directo com água ou humidade durante o armazenamento. No entanto, um tal material de revestimento deverá dissolver-se quando a libertação do gás é requerida. Materiais de revestimento adequados podem ser, por exemplo, manteiga de cacau que derrete na boca, polímeros biodegradáveis tipicamente utilizados para entrega gastrointestinal de fármacos (tais como polímero entérico que se dissolve no intestino), etc. A forma de administração oral de acordo com o presente invento pode ter diferente formas, tais como um comprimido, pó, peletes, cápsula, xarope, óleo, suspensão, gel, gotas e várias formas do tipo guloseima ("candy").
Num exemplo não limitante, a forma de administração do tipo guloseima pode ser uma barra de chocolate incluindo partículas gaseificadas e um ingrediente activo. 0 presente invento proporciona ainda um processo para preparação de uma forma gaseificada de administração oral de acordo com o presente invento, compreendendo o processo: i) a preparação de uma mistura que compreende (a) um ingrediente activo, e (b) um material farmaceuticamente aceitável aprisionando gás pressurizado no interior das suas cavidades; e ii) o processamento da mistura para obter uma forma de administração, sendo o referido processamento realizado 6 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ sob condições que permitem ao referido gás libertar-se por dissolução ou esmagamento da forma de administração. A mistura mencionada em (i) acima pode compreender mais do que um ingrediente activo.
De acordo com uma concretização, a mistura preparada em (i) compreende também um ingrediente farmaceuticamente aceitável (c) que derrete na boca, tal como manteiga de cacau. De acordo com esta concretização, a mistura obtida em (i) inclui os ingredientes (a) e (b) da mistura, dispersos homogeneamente no ingrediente (c) , e o processamento mencionado em (ii) inclui vazamento da mistura em moldes e arrefecimento para obter a forma de administração oral gaseificada.
De acordo com outra concretização, a mistura preparada em (i) é de pós, e o processamento mencionado em (ii) inclui compressão da mistura para produzir um comprimido. 0 presente invento proporciona ainda um processo para preparação de uma forma gaseificada de administração oral compreendendo: i) a fusão de um material farmaceuticamente aceitável para obter uma massa fundida; ii) a adição de um gás e pelo menos um ingrediente activo e opcionalmente um excipiente farmaceuticamente aceitável ao interior da massa fundida sob pressão superatmosférica para obter uma composição farmacêutica liquida; iii) o vazamento da composição farmacêutica liquida num molde sob pressão superatmosférica; iv) a solidificação da composição farmacêutica vazada sob condições adequadas para obter uma forma de administração oral gaseificada; e alivio da pressão. A solidificação acima mencionada em (iv) pode ser efectuada num molde possuindo a forma de uma forma de administração desejada, por exemplo, um comprimido. 7 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ
Alternativamente, a composição farmacêutica gaseificada obtida pelo processo anterior em (iii) pode ser processada numa forma de administração oral de acordo com o presente invento pelos passos seguintes: (iv) a solidificação da referida composição farmacêutica gaseificada para obter uma composição farmacêutica gaseificada sólida; (v) a moagem da composição farmacêutica gaseificada sólida para obter um pó crepitante; (vi) opcionalmente, a adição de excipientes ao referido pó e mistura destes em conjunto; e (vii) o processamento do pó ou mistura obtida para obter uma forma de administração oral que produz uma sensação de crepitação quando é molhada. 0 ingrediente activo utilizado em qualquer dos processos anteriores pode ser revestido ou microencapsulado com um material mascarador de sabor, polímeros entéricos, materiais protectores de humidade, materiais protectores de oxidação etc. .
De acordo com um aspecto adicional do invento é descrito um processo para administração oral de um ingrediente activo a um paciente. 0 processo compreende a administração oral ao sujeito de uma forma de administração oral de acordo com o presente invento. Este processo pode ser utilizado para administração oral de fármacos a sujeitos relutantes em tomar composições farmacêuticas que não criam uma sensação de crepitação por molhagem. É ainda descrito um processo para tratamento de um paciente por administração oral ao paciente de uma forma de administração de acordo com o presente invento.
Descrição detalhada do invento
De modo a compreender o invento e ver como este pode ser realizado na prática, serão agora descritas várias concretizações específicas, apenas como exemplos não limitativos. 8 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ Exemplo 1 - Preparaçao de comprimidos de paracetamol de 50 0 mg Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação dos comprimidos acima mencionados:
Ingrediente mg/comprimido
Paracetamol revestido Guloseima crepitante Crospovidona Estearato de magnésio Aspartame Aroma 540.0 mg 300.0 mg 30.0 mg 15.0 mg 10.0 mg 10.0 mg
Processo para a preparação: Misturaram-se em conjunto todos os ingredientes acima mencionados para obter uma mistura uniforme que foi prensada convencionalmente para obter um comprimido.
Exemplo 2 - Preparação de rebuçados de carbonato de cálcio de 300 mg
Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação dos rebuçados acima mencionados:
Ingrediente mg/rebuçado
Carbonato de cálcio Sacarose Lactose Xarope de milho FD&C Red #40 Dióxido de carbono Aroma de uva 300.0 mg 100.0 mg 100.0 mg 50.0 mg 0,02 mg q.s. 20.0 mg
Processo para a preparação: Derreteram-se sacarose, lactose, agente corante e xarope de milho. Adicionaram-se carbonato de cálcio e aroma e misturaram-se em conjunto com a mistura fundida. Fez-se borbulhar dióxido de carbono no interior da mistura fundida sob pressão superatmosférica. Depois, ainda sob pressão superatmosférica, vazou-se a massa fundida em moldes em forma de rebuçado e arrefeceu-se. 9 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ
Exemplo 3 - Preparação de pó de cloridrato de pseudoefedrina para reconstituição
Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação do pó acima mencionado: Ingrediente mg/ g Pérolas revestidas de cloridrato de pseudoefedrina 200,0 mg Frutose 275,0 mg Lactose 275,0 mg Glucose liquida 225,0 mg Azoto q. s . Aroma de cereja 20,0 mg FD&C Blue #1 0,002 mg FD&C Red #40 0,001 mg Sacarina sódica 5,0 mg
Processo para a preparação: Derreteram-se frutose, lactose e glucose liquida. Adicionaram-se aroma, edulcorante e agentes corantes e misturaram-se em conjunto com a mistura fundida. Fez-se borbulhar azoto na mistura fundida obtida sob pressão superatmosférica. Depois, arrefeceu-se a mistura fundida sob pressão superatmosférica e depois libertou-se a pressão. Moeu-se a mistura sólida obtida para obter um pó crepitante.
Misturaram-se pérolas de pseudoefedrina em conjunto com o pó crepitante obtido para produzir pó de cloridrato de pseudoefedrina.
Exemplo 4 - Preparação de cápsulas de ivermectina de 3 mg
Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação das cápsulas acima mencionadas: mg/cápsula 3,0 mg 100.0 mg 1,5 mg 150.0 mg
Ingrediente
Ivermectina Guloseima crepitante Estearato de magnésio Celulose microcristalina 10 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ
Processo para a preparação: Misturaram-se em conjunto todos os ingredientes acima mencionados para produzir uma mistura uniforme. Utilizou-se a mistura obtida para enchimento de cápsulas de gelatina dura.
Exemplo 5 - Preparação de barra de derreter de própolis
Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação das barras acima mencionadas: mg/barra 200.0 mg 1000,0 mg 800.0 mg 20,0 mg
Ingrediente Extracto de própolis Guloseima crepitante Manteiga de cacau Aroma de chocolate
Processo para a preparação: Derreteu-se manteiga de cacau e enquanto se arrefecia, adicionaram-se extracto de própolis, aroma de chocolate e o pó crepitante. Vazou-se a massa semi-sólida em moldes de barra de chocolate para produzir as barras desejadas.
Exemplo 6 - Preparaçao de gel de lidocaina
Utilizaram-se os ingredientes seguintes na preparação do gel acima mencionado:
Ingrediente % p/p
Base de lidocaina 0,2%
Guloseima crepitante 20,0% (revestida com manteiga de cacau) Propilenoglicol 30,0%
Carbómero 1,0%
Hidróxido de sódio q.s. Água até 100,0%
Processo para a preparaçao: Aqueceram-se e misturaram-se carbómero e água. Adiciona-se hidróxido de sódio para formar um gel liquido. Enquanto se arrefece, adicionam-se os restantes materiais. 11 ΕΡ 1 517 677/ΡΤ
Exemplo 7 - Preparação de comprimido de ibuprofeno de 250 mg
Ingrediente mg/comprimido
Ibuprofeno revestido 270 mg
Gordura dura 500 mg
Aroma de morango 3 mg
Aspartame 5 mg
Guloseima crepitante 200 mg
Processo para a preparação: Misturam-se ibuprofeno, aroma de morango e aspartame em gordura dura aquecida a 45°C. Arrefece-se a mistura até 38°C e adiciona-se guloseima crepitante. Utiliza-se a mistura para enchimento de blisters pré-arrefecidos.
Exemplo 8 - Preparação de comprimido de amoxicilina de 250 mg
Ingrediente mg/comprimido
Amoxicilina 250 mg
Gordura dura 600 mg
Aroma a baunilha 3 mg
Aspartame 5 mg
Guloseima crepitante 250 mg
Processo para a preparação: Misturam-se amoxicilina, aroma de baunilha e aspartame em gordura dura aquecida a 45°C. Arrefece-se a mistura a 38°C e adiciona-se guloseima crepitante. Utiliza-se a mistura para enchimento de blisters pré-arrefecidos.
Lisboa, 2010-04-21

Claims (15)

  1. ΕΡ 1 517 677/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1. Composição farmacêutica oral que compreende um ingrediente activo seleccionado entre uma vitamina, um mineral, um expectorante, um analgésico, um antipirético, um anti-inflamatório, um antibiótico, um anti-hipertensor ou um agente anti-histamínico ou suas combinações e gás pressurizado, em que o referido gás pressurizado está aprisionado em cavidades no interior de um material farmaceuticamente aceitável, de um modo que permite que o gás se escape por dissolução ou esmagamento do referido material farmaceuticamente aceitável para utilização num processo de administração oral do ingrediente activo a um sujeito necessitado do mesmo, para o propósito de conseguir um efeito terapêutico e estimular a produção de saliva, em que o referido sujeito pertence à população pediátrica ou idosa.
  2. 2. Composição reivindicação 1, farmaceuticamente ingrediente activo. farmacêutica oral de acordo com a em que o referido material aceitável compreende o referido
  3. 3. Composição farmacêutica oral de acordo com a reivindicação 1, que compreende mais do que um ingrediente activo.
  4. 4. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido ingrediente activo inclui um fármaco de prescrição ou um fármaco de venda livre.
  5. 5. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, adequada para uso veterinário.
  6. 6. Composição farmacêutica oral de acordo com a reivindicação 1, em que o referido ingrediente activo é seleccionado entre paracetamol, difenidramina, dextrometorfano, loratadina, lidocaina, ibuprofeno, extracto de própolis, pseudoefedrina, amoxicilina, enalapril, vitamina, biotina, selénio, zinco e carbonato de cálcio. ΕΡ 1 517 677/ΡΤ 2/2
  7. 7. Composição farmacêutica oral de acordo com a reivindicação 5, em que o referido ingrediente activo é seleccionado entre nitroscanato, abamectina e ivermectina.
  8. 8. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido ingrediente activo está revestido por um revestimento.
  9. 9. Composição farmacêutica oral de acordo com a reivindicação 8, em que o referido revestimento compreende materiais mascaradores de sabor, polímeros biodegradáveis, polímeros entéricos, materiais protectores de humidade e/ou materiais protectores de oxidação.
  10. 10. Composição farmacêutica oral de acordo com a reivindicação 8, em que o referido revestimento é um revestimento mascarador de sabor.
  11. 11. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, que possui uma forma de um comprimido, pó, peletes, cápsula, xarope, óleo, suspensão, gel, gotas ou forma do tipo guloseima.
  12. 12. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido material farmaceuticamente aceitável é seleccionado entre açúcares, xarope de milho ou suas misturas.
  13. 13. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido gás é seleccionado entre dióxido de carbono, azoto, ar, hélio, árgon e néon.
  14. 14. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes que se dissolve na boca.
  15. 15. Composição farmacêutica oral de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o gás pressurizado é fornecido por uma guloseima crepitante. Lisboa, 2010-04-21
PT03730458T 2002-06-19 2003-06-18 Forma de administração oral crepitante PT1517677E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/173,814 US20030235613A1 (en) 2002-06-19 2002-06-19 Popping oral administration form

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1517677E true PT1517677E (pt) 2010-04-27

Family

ID=29733435

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03730458T PT1517677E (pt) 2002-06-19 2003-06-18 Forma de administração oral crepitante

Country Status (13)

Country Link
US (2) US20030235613A1 (pt)
EP (1) EP1517677B1 (pt)
JP (1) JP4903382B2 (pt)
CN (1) CN100586423C (pt)
AT (1) ATE460156T1 (pt)
AU (2) AU2003238644A1 (pt)
CA (2) CA2489665C (pt)
DE (1) DE60331648D1 (pt)
DK (1) DK1517677T3 (pt)
ES (1) ES2342276T3 (pt)
HK (1) HK1081865A1 (pt)
PT (1) PT1517677E (pt)
WO (2) WO2004000282A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20050074489A1 (en) * 2003-10-01 2005-04-07 Pediamed Pharmaceuticals, Inc. Effervescent and effervescent-dispersion compositions for medicaments and methods of use thereof
JP2009502248A (ja) * 2005-07-22 2009-01-29 ダウ グローバル テクノロジーズ インコーポレイティド 音響検出を用いた経口薬遵守監視
CA2649447A1 (en) * 2006-04-25 2007-11-08 Dow Global Technologies Inc. Oral drug compliance monitoring using magnetic-field sensors
EP1875908A1 (de) * 2006-07-05 2008-01-09 Johannes Huber Verwendung von Chrysin
GB201004899D0 (en) 2010-03-23 2010-05-05 Cadbury Uk Ltd Confectionery products and methods for the formation thereof
JP5336527B2 (ja) * 2011-01-14 2013-11-06 株式会社 メドレックス リドカイン含有ゼリー剤
MX350871B (es) 2011-02-28 2017-09-19 Tech Khloros Inc Vehiculo masticable para absorcion bucal.
US8413968B2 (en) * 2011-08-26 2013-04-09 Bader Shafaqa Al-Anzi Water aeration capsules
US20140371174A1 (en) 2013-06-12 2014-12-18 The Procter & Gamble Company Effervescent Dosage Form
CN104363897A (zh) 2012-06-12 2015-02-18 宝洁公司 泡腾剂型
US20170239290A1 (en) 2014-08-21 2017-08-24 Technologies Khlôros Inc. New delivery vehicle for therapeutic gases
CN106466303A (zh) * 2015-08-11 2017-03-01 曹荣华 正压胶囊及其制造方法
EP3346986A1 (en) * 2015-09-11 2018-07-18 Andrew Guise An oral particulate composition
US9867932B2 (en) 2015-10-30 2018-01-16 International Business Machines Corporation Drug delivery device having a cavity sealed by a pressurized membrane
CN109330940A (zh) * 2018-11-15 2019-02-15 广州立白企业集团有限公司 一种颗粒状口气清新产品及其制备方法
CN113057950A (zh) * 2020-01-02 2021-07-02 上海信谊万象药业股份有限公司 一种口服小儿氨酚黄那敏颗粒制剂及其制备工艺
CN111184694A (zh) * 2020-01-19 2020-05-22 广东青云山药业有限公司 一种口腔速溶颗粒的制备方法

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3947566A (en) * 1970-08-03 1976-03-30 Phoenix Research Inc. Effervescent medicaments
US3947568A (en) * 1970-08-03 1976-03-30 Phoenix Research Inc. Effervescent cosmetic compositions
US3947567A (en) * 1970-08-08 1976-03-30 Phoenix Research Inc. Effervescent cleansers
US3985909A (en) * 1975-10-01 1976-10-12 General Foods Corporation Incorporating a gas in candy
US3985910A (en) * 1975-10-01 1976-10-12 General Foods Corporation Method of making a gasified confection
US4001457A (en) * 1976-07-01 1977-01-04 General Foods Corporation Method of making a gasified confection
JPS5533408A (en) * 1978-08-30 1980-03-08 Eisai Co Ltd Immunity-increasing agent
US4275083A (en) * 1979-10-26 1981-06-23 General Foods Corporation Gasified candy enrobed with oleaginous material
US4241092A (en) * 1979-10-26 1980-12-23 General Foods Corporation Gasified candy dispersed in a matrix of sorbitol
US4271206A (en) * 1979-10-26 1981-06-02 General Foods Corporation Gasified candy having a predetermined shape
US4263328A (en) * 1979-10-26 1981-04-21 General Foods Corporation Tableted gasified candy
US4289794A (en) * 1980-03-12 1981-09-15 General Foods Corporation Process of preparing gasified candy
US4786502A (en) * 1986-10-06 1988-11-22 The Procter & Gamble Company Palatable solid pharmaceutical compositions
JPS63174935A (ja) * 1987-01-13 1988-07-19 Q P Corp リゾチーム含有化粧品組成物
JPH0819000B2 (ja) * 1987-06-17 1996-02-28 興和株式会社 シロツプ剤
JPH0685690B2 (ja) * 1988-09-26 1994-11-02 明治製菓株式会社 酵素入り硬質キャンディーの製造方法
US5178878A (en) * 1989-10-02 1993-01-12 Cima Labs, Inc. Effervescent dosage form with microparticles
DE19635676A1 (de) * 1996-09-03 1998-03-05 Basf Ag Feste geschäumte Wirkstoffzubereitungen
US6071539A (en) * 1996-09-20 2000-06-06 Ethypharm, Sa Effervescent granules and methods for their preparation
FR2753904B1 (fr) * 1996-10-01 1998-10-30 Gattefosse Ets Sa Composition pharmaceutique a liberation modifiee de principe actif, comportant une matrice, et procede de fabrication
US5753255A (en) * 1997-02-11 1998-05-19 Chavkin; Leonard Chewable molded tablet containing medicinally active substances
US6350470B1 (en) * 1998-04-29 2002-02-26 Cima Labs Inc. Effervescent drug delivery system for oral administration
US6200604B1 (en) 1998-03-27 2001-03-13 Cima Labs Inc. Sublingual buccal effervescent
WO1999064555A1 (en) 1998-06-05 1999-12-16 The Procter & Gamble Company Granular, powder, and tablet detergent compositions containing gasified particulate matter
JP2000038349A (ja) * 1998-07-21 2000-02-08 Amano Pharmaceut Co Ltd リパーゼを有効成分とする胃排出能亢進剤組成物
US6596298B2 (en) * 1998-09-25 2003-07-22 Warner-Lambert Company Fast dissolving orally comsumable films
EP1616555B1 (de) * 1999-06-09 2010-03-10 The Procter & Gamble Instantgel-Zubereitung und Verwendung von festen, gasifizierten Teilchen als akustischer Indikator
US6310014B1 (en) * 1999-10-05 2001-10-30 Phyzz Inc. Personal and household care compositions
US6541025B1 (en) * 1999-12-30 2003-04-01 Shear/Kershman Laboratories, Inc. Method for preparing solid delivery system for encapsulated and non-encapsulated pharmaceuticals
WO2002002081A1 (en) * 2000-07-05 2002-01-10 Capricorn Pharma, Inc. Rapid-melt semi-solid compositions, methods of making same and methods of using same
GB0102691D0 (en) * 2001-02-02 2001-03-21 Nestle Sa Water soluable powders and tablets
JP2004519467A (ja) * 2002-01-25 2004-07-02 ソシエテ デ プロデユイ ネツスル ソシエテ アノニム 水溶性粉末および錠剤

Also Published As

Publication number Publication date
CN1662225A (zh) 2005-08-31
US20050089567A1 (en) 2005-04-28
ES2342276T3 (es) 2010-07-05
US20030235613A1 (en) 2003-12-25
DK1517677T3 (da) 2010-05-03
EP1517677B1 (en) 2010-03-10
WO2004000283A1 (en) 2003-12-31
EP1517677A1 (en) 2005-03-30
JP4903382B2 (ja) 2012-03-28
US7887832B2 (en) 2011-02-15
WO2004000282A1 (en) 2003-12-31
ATE460156T1 (de) 2010-03-15
DE60331648D1 (de) 2010-04-22
CA2489665A1 (en) 2003-12-31
HK1081865A1 (en) 2006-05-26
JP2005530841A (ja) 2005-10-13
AU2003241138A1 (en) 2004-01-06
AU2003238644A1 (en) 2004-01-06
CN100586423C (zh) 2010-02-03
CA2489665C (en) 2011-05-24
AU2003241138B2 (en) 2008-01-24
CA2712349A1 (en) 2003-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2189227C2 (ru) Быстро распадающиеся прессованные в формах материалы и способ их получения
PT1517677E (pt) Forma de administração oral crepitante
AU707749B2 (en) Medical Treatment
JP3412694B2 (ja) 発泡性投与剤
KR101542038B1 (ko) 구강내 붕해 제형을 제조하기 위한 방법 및 조성물
ES2395119T3 (es) Composiciones farmacéuticas de aripiprazol
RU2362546C2 (ru) Дисперсия кристаллов или гранул активных веществ с замаскированным вкусом, жевательные мягкие капсулы, заполненные указанной дисперсией, и способ их приготовления
WO2018237000A1 (en) PECTIN-BASED GEL COMPOSITION AND METHODS OF MAKING AND USING THE SAME
JPH08505841A (ja) 味を隠された医薬材料
JPS6322032A (ja) ゼラチン封入徐放性組成物及びその製造方法
JP2009544707A (ja) 保護粒子を含有した経口的に溶解可能/分解可能な凍結乾燥剤形
WO2004032942A1 (fr) Formulation orale seche a visee phlebotonique et vasculoprotectrice pour le traitement de l'insuffisance veineuse, de la fragilite capillaire et de la crise hemorroidaire, sous forme pharmaceutique de comprime a croquer contenant de la diosmine
Jadhav et al. A comprehensive review on: medicated chewing gum
Makwana et al. Chewing gum: A modern approach to oral mucosal drug delivery
Khatiwara et al. An emerging technique of medicated chewing gum in drug delivery system: a review
RU2262241C2 (ru) Кондитерское изделие, функциональное кондитерское изделие, способ повышения потребительского признания и способ, вызывающий эффект хорошего ощущения у потребителя
Patel et al. Medicated chewing gum: a modern era of novel drug delivery system
Gupta et al. Medicated Chewing Gum–A Modernistic Drug Delivery System.
Lade et al. An updated review on medicated gum as a potential tool for Novel drug delivery system
Nagpal et al. Patent innovations in fast dissolving/disintegrating dosage forms
Namdev et al. Unexplored Potential of Medicated Candies And Lozenges as a Drug Delivery System
Pundir et al. Oral disintegrating preparation-medicated chewing gum
JP2002154949A (ja) 内服用固形製剤
EP2939661A1 (en) Novel microgranular formulation
CN106880599B (zh) 含多单位载体的固态软式口溶锭