PT1448966E - Transdutor de ultra-sons destinado a ser utilizado sob condições climatéricas extremas. - Google Patents

Transdutor de ultra-sons destinado a ser utilizado sob condições climatéricas extremas. Download PDF

Info

Publication number
PT1448966E
PT1448966E PT02787844T PT02787844T PT1448966E PT 1448966 E PT1448966 E PT 1448966E PT 02787844 T PT02787844 T PT 02787844T PT 02787844 T PT02787844 T PT 02787844T PT 1448966 E PT1448966 E PT 1448966E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
heating element
ultrasonic transducer
transducer according
acoustic
adaptation layer
Prior art date
Application number
PT02787844T
Other languages
English (en)
Inventor
Waldemar Byzio
Herbert Windolph
Original Assignee
Adolf Thies Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Adolf Thies Gmbh & Co Kg filed Critical Adolf Thies Gmbh & Co Kg
Publication of PT1448966E publication Critical patent/PT1448966E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01SRADIO DIRECTION-FINDING; RADIO NAVIGATION; DETERMINING DISTANCE OR VELOCITY BY USE OF RADIO WAVES; LOCATING OR PRESENCE-DETECTING BY USE OF THE REFLECTION OR RERADIATION OF RADIO WAVES; ANALOGOUS ARRANGEMENTS USING OTHER WAVES
    • G01S7/00Details of systems according to groups G01S13/00, G01S15/00, G01S17/00
    • G01S7/52Details of systems according to groups G01S13/00, G01S15/00, G01S17/00 of systems according to group G01S15/00
    • G01S7/521Constructional features
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10KSOUND-PRODUCING DEVICES; METHODS OR DEVICES FOR PROTECTING AGAINST, OR FOR DAMPING, NOISE OR OTHER ACOUSTIC WAVES IN GENERAL; ACOUSTICS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10K11/00Methods or devices for transmitting, conducting or directing sound in general; Methods or devices for protecting against, or for damping, noise or other acoustic waves in general
    • G10K11/004Mounting transducers, e.g. provided with mechanical moving or orienting device

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Transducers For Ultrasonic Waves (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Ultra Sonic Daignosis Equipment (AREA)
  • Apparatuses For Generation Of Mechanical Vibrations (AREA)
  • Measurement Of Velocity Or Position Using Acoustic Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Thermotherapy And Cooling Therapy Devices (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "TRANSDUTOR DE ULTRA-SONS DESTINADO A SER UTILIZADO SOB CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS EXTREMAS" A invenção refere-se a um transdutor de ultra-sons de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
No âmbito das tecnologias de medição utilizam-se predominantemente transdutores de ultra-sons para as gamas baixa e média de potências. A anemometria acústica ou de ultra-sons, isto é, a medição da velocidade e da direcção do vento, coloca exigências particularmente elevadas em relação à capacidade de funcionamento destes transdutores de ultra-sons sob quaisquer condições climatéricas que possam ocorrer.
Na anemometria por ultra-sons, mas também na medição de distâncias por meio de ultra-sons, são gerados do lado do emissor, para medir o tempo de propagação do sinal, um impulso acústico ou uma série de ondas, que do lado do receptor serão reconvertidos num sinal eléctrico. A seguir serão descritos alguns requisitos que se torna necessário colocar em relação às características e às funcionalidades dos transdutores de ultra-sons a instalar no exterior. A eficiência da conversão do lado do emissor do sinal eléctrico num sinal acústico, e vice-versa do lado do receptor, 1 deverá manter-se constante ao longo de uma larga gama de temperaturas.
Nos transdutores de ultra-sons em ressonância a frequência de ressonância dos mesmos e o comportamento direccional da emissão (lóbulo, em inglês lobe) só se deveria alterar pouco em consequência de variações de temperatura e de variações de massa nas superfícies do conversor de som que se encontram a descoberto, por exemplo devido à acumulação de pingos de chuva. A formação de camadas de gelo nas superfícies a descoberto do transdutor de ultra-sons em condições de formação de geada não deve provocar a falha do sistema. Dado que no entanto não é previsível a duração de uma tal situação de geada, torna-se em última análise necessário impedir de maneira segura a formação de uma camada de gelo ou de geada mesmo quando as velocidades do vento forem elevadas.
Um congelamento dos transdutores de ultra-sons pode ser impedido de maneira eficaz, por exemplo mediante um aquecimento suficientemente forte dos mesmos, fazendo com que a temperatura da superfície acusticamente activa seja mantida na gama das temperaturas positivas (> 0 °C) .
Todos os transdutores de ultra-sons possuem um conversor de potência electromecânico que se baseia no efeito piezoeléctrico ou no efeito magneto-dinâmico, tratando-se de transdutores mediante os quais um sinal eléctrico pode ser convertido num movimento (por exemplo variação do comprimento por acção do efeito piezoeléctrico) ou vice-versa. 2
Ao utilizar um tal transdutor para gerar uma onda sonora no ar, a transmissão da potência mecânica do corpo sólido do transdutor, que tem uma impedância acústica relativamente elevada, para o ar, que tem uma impedância acústica muito baixa, só consegue ser levada a efeito, se não forem tomadas outras medidas, com grandes perdas de adaptação.
Para reduzir as perdas de adaptação utilizam-se da maneira conhecida camadas λ/4, que no presente registo de patente são genericamente designadas por camadas de adaptação e que, numa situação ideal, apresentam uma impedância acústica situada perto do valor médio geométrico das impedâncias do corpo sólido do transdutor e do ar. Não se consegue na prática obter a melhor adaptação de impedância possível, dado que não é possível atingir a impedância acústica ideal acima referida com um qualquer material ou compósito de materiais conhecidos. A impedância acústica de um material é o produto da densidade do material com a velocidade do som nesse material.
Esta relação indica desde logo que os materiais ou os compósitos de materiais apropriados para camadas de adaptação apresentam regra geral uma densidade reduzida.
Simultaneamente a camada de adaptação não deve provocar uma atenuação demasiado grande da onda acústica.
Quase todos os materiais ou compósitos de materiais utilizáveis para as camadas de adaptação em relação ao ar uma apresentam, devido às suas características físicas, 3 condutibilidade térmica muito reduzida quando comparada com a dos metais.
As exigências em relação às suas caracteristicas acústicas são infelizmente directamente opostas às da boa condutibilidade térmica pretendida, que é necessária para poder efectuar um aquecimento em caso de geada.
Pelo documento DE 19957125 AI ficou a ser conhecido um transdutor de ultra-sons que comporta um conversor piezoeléctrico e uma camada de adaptação. Este transdutor de ultra-sons serve para detectar o afastamento em relação a objectos segundo o método do tempo de propagação do eco.
Pelo documento US 4891796 ficou por um lado a ser conhecida uma unidade emissora e receptora de ultra-sons na qual uma borracha electricamente condutora e resistente às oscilações está disposta no elemento oscilante, sendo aquecida para impedir o seu congelamento. Nada se descreve em pormenor em relação ao local de montagem da borracha. Por outro lado descreve-se uma unidade emissora e receptora de ultra-sons que está provida de um dispositivo de aquecimento para impedir o seu congelamento e que é constituída por um conjunto de secções de uma pasta resistiva com um coeficiente de temperatura positivo, secções essas que se estendem em grande área abaixo de uma superfície na direcção da qual se abrem o emissor e o receptor da unidade.
Pelo documento US 4890488 ficou a ser conhecido em relação a um anemómetro de ultra-sons um método de se opor à formação de geada por acção de um aquecimento, o que no entanto é recusado nesse documento pelo motivo de gastar demasiada energia. Em vez disso pretende-se modificar o sinal de ultra-sons utilizado para 4 a medição, para que o mesmo seja menos perturbado pelo congelamento.
Pelo documento WO 98/38528 ficou a ser conhecido um aparelho de medição de distâncias que comporta um transdutor e um elemento de aquecimento. A invenção tem o objectivo de integrar de maneira especialmente eficaz um elemento de aquecimento na estrutura de um transdutor de ultra-sons.
Este objectivo atinge-se pela adopção de um transdutor de ultra-sons com as caracteristicas enunciadas na reivindicação 1 da patente. Formas de realização vantajosas do transdutor de ultra-sons encontram-se indicadas nas reivindicações dependentes 2 a 9.
Tornou-se necessário vencer, empregando uma certa capacidade de invenção, os problemas a seguir referidos: A camada de adaptação é composta por um compósito de materiais que tem uma má condutibilidade térmica. Através da modificação do compósito de materiais foi necessário melhorar a condutibilidade térmica de um factor de pelo menos 2, sem piorar simultaneamente de maneira decisiva a adaptação acústica. 0 fluxo térmico deverá percorrer um trajecto tão curto quanto possível através da camada de adaptação, que tem uma má condutibilidade térmica, para manter tão reduzido quanto possível o efeito de resfriamento devido à acção de um vento forte. A impedância térmica da superfície da camada de adaptação em relação à envolvente depende em larga medida da velocidade do 5 fluxo do ar (é neste efeito, que no presente caso é indesejável, que se baseiam os anemómetros térmicos). 0 elemento de aquecimento deverá manter constante a sua temperatura de maneira tanto quanto possível automática para que se possa impedir com segurança um sobreaquecimento em caso de falta de resfriamento por acção do ar em circulação (devido à geometria do transdutor de ultra-sons torna-se praticamente impossível a montagem de um sensor de temperatura para servir de captador de valor actual para ser processado num sistema de controlo).
Tornou-se necessário escolher para a temperatura do elemento de aquecimento um valor bastante elevado (cerca de 90 °C) devido à resistência térmica da camada de adaptação, que continua a ser alta.
Simultaneamente torna-se necessário contar com um elevado choque térmico que se faz sentir a cada ligação do aquecimento de um transdutor de ultra-sons resfriado.
No decorrer desta operação podem ocorrer durante um curto intervalo de tempo diferenças de temperatura até 120 K entre os componentes do transdutor de ultra-sons.
Por esse motivo os materiais escolhidos deverão apresentar aproximadamente os mesmos coeficientes de temperatura ou então torna-se necessário fixar mecanicamente de maneira apropriada as diversas camadas para impedir uma inutilização devido à formação de fissuras e de rompimentos. 6
Os materiais de uma piezocerâmica utilizados para servirem de conversor electroacústico, bem como uma resistência PTC similar a uma cerâmica, utilizada para servir de elemento de aquecimento, não se distinguem significativamente no que se refere aos seus coeficientes de dilatação térmica, de modo que mesmo uma ligação em superfície com solda de estanho permanece funcional nas geometrias aqui presentes. 0 coeficiente de dilatação do material da camada de adaptação distingue-se no entanto consideravelmente do dos materiais acima referidos (piezocerâmica e cerâmica PTC), de modo que ocorrem tensões mecânicas consideráveis na presença das temperaturas de serviço distintas que podem ocorrer nas superfícies limite situadas entre os diversos materiais.
Torna-se necessário impedir de maneira segura uma danificação, uma alteração das características ou mesmo uma falha do transdutor em consequência destas tensões mecânicas. A massa dos elementos acusticamente activos do transdutor é substancialmente aumentada pela montagem no trajecto acústico de uma camada de aquecimento com atenuação reduzida. Em virtude disso o sensor, ao ser excitado, continua a oscilar durante um tempo bastante mais longo quando for excitado na situação de emissão. Para mesmo assim obter a taxa de aquisição de valor de medição máxima possível, que depende do comprimento do trajecto de medição, será conveniente prever uma atenuação passiva para o sensor, obtida pela montagem de um material apropriado. A figura 1 mostra uma forma de realização preferida do novo transdutor de ultra-sons, num corte transversal. Neste transdutor de ultra-sons o relacionamento dos componentes do 7 seguir mesmo consta da lista de índices de referência apresentada.
Lista de índices de referência: 1 transdutor 2 elemento de aquecimento 3 camada de adaptação 4 camada de solda de estanho 5 camada de solda de estanho 6 aro metálico 7 aro 8 condutor de massa 9 condutor de sinal 10 condutor de aquecimento
Lisboa, 25 de Maio de 2007 8

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Transdutor de ultra-sons comportando uma superfície acústica que se encontra a descoberto, um conversor electromecânico (1) que tem uma superfície acusticamente activa, uma camada (3) de adaptação acústica que está disposta à frente da superfície acusticamente activa do conversor (1) e que configura a superfície acústica que se encontra a descoberto, e um elemento (2) de aquecimento eléctrico, caracterizado por o elemento (2) de aquecimento estar assente na superfície acusticamente activa do conversor (1), tendo um eléctrodo de ligação do conversor (1) junto da sua superfície acusticamente activa uma ligação metálica em toda a sua superfície com um eléctrodo de ligação do elemento (2) de aquecimento.
  2. 2. Transdutor de ultra-sons de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento (2) de aquecimento comportar um material cerâmico para obter uma resistência PTC que, devido à redução da sua condutibilidade eléctrica em função da temperatura, providencia uma auto-regulação da temperatura.
  3. 3. Transdutor de ultra-sons de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a camada (3) de adaptação acústica, que configura a superfície acústica do transdutor e que se encontra a descoberto, estar assente no elemento (2) de aquecimento.
  4. 4. Transdutor de ultra-sons de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os eléctrodos de ligação estarem ligados 1 uns com os outros por intermédio de uma camada (4) de solda de estanho.
  5. 5. Transdutor de ultra-sons de acordo com as reivindicações 1 ou 4, caracterizado por os eléctrodos de ligação estarem ligados em conjunto a um condutor (8) de massa.
  6. 6. Transdutor de ultra-sons de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por estar também fixado sobre o elemento (2) de aquecimento um aro metálico (6) que envolve lateralmente a camada (3) de adaptação.
  7. 7. Transdutor de ultra-sons de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o aro metálico (6) estar ligado com o eléctrodo de ligação dianteiro do elemento (2) de aquecimento por meio de uma camada (5) de solda de estanho.
  8. 8. Transdutor de ultra-sons de acordo com as reivindicações 6 ou 7, caracterizado por o aro metálico (6) manter ligada a camada (3) de adaptação e providenciar a sua centragem forçada.
  9. 9. Transdutor de ultra-sons de acordo com qualquer das reivindicações 6 a 8, caracterizado por sobre o aro metálico (6) estar disposto um aro (7) feito de um material acusticamente passivo, com propriedades atenuadores.
  10. 10. Transdutor de ultra-sons de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o transdutor (1) comportar um material piezoeléctrico ou magneto-dinâmico, por o elemento (2) de aquecimento estar dimensionado para uma temperatura de aquecimento de 80 a 90 °C e por a camada (3) 2 de adaptação permanecer termicamente estável até temperatura de aquecimento, mantendo inalteradas as propriedades acústicas. Lisboa, 25 de Maio de 2007 essa suas 3
PT02787844T 2001-11-27 2002-11-27 Transdutor de ultra-sons destinado a ser utilizado sob condições climatéricas extremas. PT1448966E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10158144A DE10158144A1 (de) 2001-11-27 2001-11-27 Ultraschallwandler für den Einsatz unter extremen klimatischen Bedingungen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1448966E true PT1448966E (pt) 2007-06-11

Family

ID=7707123

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02787844T PT1448966E (pt) 2001-11-27 2002-11-27 Transdutor de ultra-sons destinado a ser utilizado sob condições climatéricas extremas.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7149151B2 (pt)
EP (1) EP1448966B1 (pt)
CN (1) CN100437750C (pt)
AT (1) ATE363119T1 (pt)
AU (1) AU2002352166A1 (pt)
CA (1) CA2468836C (pt)
DE (2) DE10158144A1 (pt)
DK (1) DK1448966T3 (pt)
ES (1) ES2284949T3 (pt)
HK (1) HK1075962A1 (pt)
PT (1) PT1448966E (pt)
WO (1) WO2003045585A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6610169B2 (en) * 2001-04-21 2003-08-26 Simplus Systems Corporation Semiconductor processing system and method
US20080106171A1 (en) * 2005-09-30 2008-05-08 Mongia Rajiv K Self-focusing acoustic transducers to cool mobile devices
US8354616B2 (en) * 2008-03-31 2013-01-15 Corning Incorporated Heater apparatus, system, and method for stabilizing a sheet material
CN101604020B (zh) * 2009-07-13 2011-08-10 中国船舶重工集团公司第七一五研究所 一种高频宽带全向圆柱阵的实现方法
DE102015211710B4 (de) * 2015-06-24 2017-02-02 Robert Bosch Gmbh Verfahren zum Beheizen eines Ultraschallwandlers und Ultraschallwandler
US20170019731A1 (en) * 2015-07-14 2017-01-19 Lockheed Martin Corporation Monolithic ceramic transducers with embedded electrodes
DE102018127377A1 (de) 2018-11-02 2020-05-07 Adolf Thies Gmbh & Co. Kg Luftschallwandler, insbesondere Ultraschallwandler, für den Einsatz unter Niederschlags- und Betauungs-Bedingungen
US11638079B1 (en) 2020-07-31 2023-04-25 Waymo Llc External microphone heater

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2163387B1 (pt) * 1971-12-17 1976-07-09 Thomson Csf
EP0119855B2 (en) * 1983-03-17 1992-06-10 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Ultrasonic transducers having improved acoustic impedance matching layers
SE452541B (sv) * 1983-04-08 1987-11-30 Consonic Hb Ljudsendare, innefattande ett av ett magnetodynamiskt drivsystem paverkbart membran
JPH033037Y2 (pt) * 1985-05-13 1991-01-25
JPS62239800A (ja) * 1986-04-11 1987-10-20 Matsushita Electric Works Ltd 圧電素子
FR2628216B1 (fr) * 1988-03-03 1990-08-17 Simecsol Anemometre ultrasonore
JP3036368B2 (ja) * 1994-08-22 2000-04-24 トヨタ自動車株式会社 超音波センサ
WO1998038528A1 (en) * 1997-02-27 1998-09-03 Drexelbrook Controls, Inc. Condensate free ultrasonic transmitter
JP3420954B2 (ja) * 1998-12-14 2003-06-30 松下電器産業株式会社 超音波探触子
DE19957125A1 (de) * 1999-11-26 2001-06-21 Siemens Ag Ultraschall-Wandler

Also Published As

Publication number Publication date
ES2284949T3 (es) 2007-11-16
WO2003045585A2 (de) 2003-06-05
AU2002352166A8 (en) 2003-06-10
CA2468836A1 (en) 2003-06-05
DK1448966T3 (da) 2007-09-17
WO2003045585A3 (de) 2003-12-04
US20050022591A1 (en) 2005-02-03
DE10158144A1 (de) 2003-06-26
DE50210210D1 (de) 2007-07-05
CN1599926A (zh) 2005-03-23
EP1448966B1 (de) 2007-05-23
US7149151B2 (en) 2006-12-12
ATE363119T1 (de) 2007-06-15
EP1448966A2 (de) 2004-08-25
CA2468836C (en) 2012-08-14
CN100437750C (zh) 2008-11-26
AU2002352166A1 (en) 2003-06-10
HK1075962A1 (en) 2005-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2792695B2 (ja) 表面音響波を用いた流量測定装置及び方法
US8232705B2 (en) Thermal transfer and acoustic matching layers for ultrasound transducer
JP6552644B2 (ja) 金属性保護構造を有する超音波トランスデューサのためのインピーダンス整合層
US20070176498A1 (en) Ultrasonic wave generating device
US8378557B2 (en) Thermal transfer and acoustic matching layers for ultrasound transducer
JP6548201B2 (ja) 超音波変換器のための熱移動および音響整合層
KR102170262B1 (ko) 초음파 프로브 및 초음파 프로브의 제조방법
JP2007007262A (ja) コンベックス型超音波プローブおよび超音波診断装置
PT1448966E (pt) Transdutor de ultra-sons destinado a ser utilizado sob condições climatéricas extremas.
JP3764162B2 (ja) 超音波送受波器およびその製造方法、ならびに超音波流量計
KR102472295B1 (ko) 초음파 변환기
WO2016063117A1 (en) Multilayer ultrasound transducers for high-power transmission
JP3776520B2 (ja) 超音波探触子
WO2012020600A1 (ja) 音波源および超音波発生装置
KR101324889B1 (ko) 고수위 경보용 음파센서
CN111141409A (zh) 一种输电线路电缆温度监测装置
JP7029588B2 (ja) 超音波センサー
Loyau et al. Calculation of dissipation resistances in a single-element transducer
CN113351460A (zh) 一种可自加热超声换能器
WO2017054930A1 (en) An electroacoustic transducer device
EA031983B1 (ru) Измерительный преобразователь с припаянными соединителями
JP2018063114A (ja) 音響整合層および超音波送受波器および超音波流量計
Daschewski et al. Metallic nanofilm as resonance-free airborne ultrasound emitter
RU2581570C1 (ru) Пассивный беспроводный датчик на поверхностных акустических волнах для измерения концентрации моноокиси углерода
Feng et al. Sandwich type piezoelectric composite transducer for efficient heat dissipation