PT1445611E - Aparelho e método para medir a qualidade da água - Google Patents

Aparelho e método para medir a qualidade da água Download PDF

Info

Publication number
PT1445611E
PT1445611E PT04100285T PT04100285T PT1445611E PT 1445611 E PT1445611 E PT 1445611E PT 04100285 T PT04100285 T PT 04100285T PT 04100285 T PT04100285 T PT 04100285T PT 1445611 E PT1445611 E PT 1445611E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
bubble removal
chamber
removal chamber
measuring
Prior art date
Application number
PT04100285T
Other languages
English (en)
Inventor
Antti Lindfors
Original Assignee
Luode Consulting Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luode Consulting Oy filed Critical Luode Consulting Oy
Publication of PT1445611E publication Critical patent/PT1445611E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/18Water
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • G01N1/02Devices for withdrawing samples
    • G01N2001/021Correlating sampling sites with geographical information, e.g. GPS

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Investigating Or Analysing Materials By Optical Means (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)

Description

- 1 - ΡΕ1445611
DESCRIÇÃO
"APARELHO E MÉTODO PARA MEDIR A QUALIDADE DA ÁGUA" ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A invenção refere-se a um aparelho de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 para a medição contínua da qualidade da água e a um método de acordo com o preâmbulo da reivindicação 11 para a medição contínua da qualidade da água.
De acordo com a técnica anterior, utilizam-se medições de pontos específicos para medir a qualidade da água em cursos de água e áreas de água, em que uma amostra de água individual é captada em cada ponto de medição seleccionado e a amostra é analisada. Quando as amostras são recolhidas, a embarcação empregue tem sempre de ser movimentada para um novo ponto de medição e imobilizada durante o momento da recolha da amostra de medição, após o que continua a ser deslocada, novamente, para um novo ponto de medição. Os resultados de medição assim obtidos são compostos por resultados de medição obtidos em locais individuais e não dão uma ideia totalmente realista dos valores localizados das variáveis a medir e das mudanças nos valores entre os diferentes pontos de medição. 0 documento DD146855 descreve um aparelho que pode ser acoplado a um barco para monitorização contínua da - 2 - ΡΕ1445611 qualidade da água compreendendo um conjunto de cabeça de sucção e tubo flexível, pelo que a profundidade a que a cabeça de sucção se situa pode ser alterada. 0 tubo flexível passa entre dois rolos que fazem parte de um dispositivo de medição apto a medir a quantidade de deslocamento do tubo flexível arredondado ao centímetro.
Um problema na configuração acima descrita é que só se consegue 20 a 40 medições de pontos individuais em 24 horas. Isto não é suficiente, uma vez que, por exemplo, quando a qualidade da água em áreas grandes de água é medida, tem de se fazer um grande número de medições de modo a obter um mapa ilustrando a qualidade da água em toda a área de água a partir dos valores localizadas da qualidade da água, em que o mapa também mostra a mudança na qualidade da água entre os pontos de medição. Além disso, a execução de medições de pontos específicos demora muito tempo, dado que é sempre necessário chegar a um novo ponto de medição a imobilizar a embarcação. Isto pode distorcer os resultados, uma vez que a qualidade da água pode variar no tempo durante medições demoradas. A execução de medições de pontos específicos é também dispendiosa devido ao tempo que se demora a realizá-las. A associação automática de amostras individuais com informações de localização é tecnicamente difícil, razão pela qual os resultados de medição têm de ser submetidos a um processamento adicional significativo quando se utilizam medições de pontos específicos. - 3 - ΡΕ1445611 A medição contínua da qualidade da água num curso de água, área de água e semelhante não era anteriormente possível devido à existência de bolhas de ar aprisionadas na linha de medição em ligação com a extracção de água. As bolhas de ar distorcem, particularmente, as medições ópticas e as medições de condutividade, que são utilizadas para determinar a mistura de massas de água e as concentrações das substâncias nelas contidas. As bolhas de ar/gás também podem provocar problemas na medição dos líquidos de processos industriais, i. e., a presente invenção é aí utilizada para remover bolhas. Por razões de simplicidade, apenas se refere água daqui em diante, podendo também referir-se a outros líquidos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO 0 objectivo da invenção é, assim, proporcionar um aparelho de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 e um método de acordo com o preâmbulo da reivindicação 11 para a medição contínua da qualidade da água ou de um líquido associado com um processo industrial para resolver os problemas supracitados. 0 objectivo da invenção é conseguido com um aparelho, que é caracterizado por o aparelho compreender uma câmara de remoção de bolhas instalada numa linha de medição antes de sensores de medição para remover bolhas de ar contidas pela água conduzida para a linha de medição. - 4 - ΡΕ1445611 0 objectivo da invenção é, ainda, conseguido por um método, que é caracterizado por compreender os seguintes passos: extrair a água a medir para o aparelho através de um acessório de tubo de entrada de água, conduzir a água aspirada para o aparelho ao longo de uma linha de medição para uma câmara de remoção de bolhas para a remoção de bolhas de ar e/ou gás eventualmente existentes na água, continuar a conduzir a água, isenta de bolhas de ar e/ou gás, ao longo da linha de medição até, pelo menos, um sensor de medição para fazer medições da água conduzida para dentro do aparelho, exibir e/ou armazenar e/ou processar dados medidos com os sensores de medição através de meios de gestão de dados, e conduzir a água ao longo da linha de medição através de um acessório de tubo de remoção de água para fora do aparelho.
As formas de realizaçao preferidas da invenção são descritas nas reivindicações dependentes. A invenção baseia-se no facto de permitir que a água a medir se escoe continuamente através do aparelho de medição. 0 aparelho é instalado numa embarcação marítima através da colocação de um acessório de tubo de entrada de água do aparelho na água e pela orientação do seu orifício de extremidade na direcção de deslocamento, de modo a que a - 5 - ΡΕ1445611 água a analisar se escoe continuamente para dentro do dispositivo quando a embarcação se movimenta. A pressão da água que entra no aparelho é igualada com uma bomba de despressurização. As bolhas de ar que dificultam e, até mesmo, impedem a obtenção de resultados de medição fiáveis existem ou são geradas na água que é captada. Por esta razão, a água é conduzida até uma câmara de remoção de bolhas antes dos sensores de medição, sendo a água forçada a adoptar um movimento de rotação, pelo que as bolhas no seu interior são conduzidas para o meio do turbilhão criado, a partir do qual são removidas. A água, livre de bolhas, é, por sua vez, conduzida para a frente, para sensores de medição, que fazem as medições necessárias e transmitem os resultados obtidos, para diante, para meios de gestão de dados que exibem e/ou armazenam e/ou processam os resultados de medição obtidos. A água descarregada pelos sensores de medição continua a ser conduzida para fora do aparelho. A combinação de meios de dados de localização com o aparelho permite o acoplamento automático e em tempo real dos resultados de medição obtidos com os dados de localização obtidos.
Uma vantagem do método e configuração da invenção é que permite a medição continua e fiável da qualidade da água num curso de água, área de água e semelhantes, por exemplo, durante o movimento de uma embarcação. Neste caso, obtêm-se de 5.000 a 15.000 resultados de medição individuais fiáveis num período de 2 a 5 horas, dependendo da velocidade da embarcação ou de uma velocidade de recolha - 6 - ΡΕ1445611 correspondente. Neste caso, a velocidade de recolha de medição também pode ser elevada, evitando-se, assim, uma distorção de resultados no tempo provocada por um tempo de medição longo e um aumento no custo. Além disso, isto minimiza o processamento adicional do material, uma vez que os dados de localização nas medições também podem ser automaticamente associados com os resultados de medição obtidos.
Numa forma de realização preferida do aparelho da invenção, o aparelho também compreende uma bomba de despressurização para equalizar a pressão da água na linha de medição para o nível desejado.
Noutra forma de realização preferida da invenção, o aparelho compreende, ainda, meios de localização de dados para associar os resultados de medição obtidos a partir da água a medir com os dados de localização.
Além disso, numa forma de realização preferida do aparelho da invenção, a câmara de remoção de bolhas compreende um acessório de tubo de entrada para a aplicação de água na câmara de remoção de bolhas, um acessório de tubo de remoção para descarregar a água da câmara de remoção de bolhas e um acessório de tubo de remoção de bolhas para remover bolhas da câmara de remoção de bolhas. Neste caso, a câmara de remoção de bolhas é concebida e o acessório de tubo de entrada da câmara de remoção de bolhas é colocado de modo a que a água que se escoa para dentro da - 7 - ΡΕ1445611 câmara seja forçada a ter um movimento de rotação na câmara.
Numa segunda forma de realização preferida do aparelho da invenção, a secção transversal da câmara de remoção de bolhas na direcção de escoamento da água que se escoa para dentro da câmara de remoção de bolhas através do acessório de tubo de entrada é substancialmente circular, de preferência, cilíndrica ou cónica.
Além disso, noutra forma de realização preferida do aparelho da presente invenção, o acessório de tubo de entrada da câmara de remoção de bolhas é colocado na parte inferior da divisória de invólucro da câmara de remoção de bolhas, por cima da divisória inferior, tangencialmente em relação à divisória de invólucro, de modo a que a água que entra na câmara seja forçada a ter um movimento de rotação, sendo o acessório de tubo de remoção de bolhas colocado na câmara de remoção de bolhas, coaxialmente com o eixo do turbilhão criado na câmara de remoção de bolhas, e sendo o acessório de tubo de remoção colocado na divisória inferior da câmara de remoção de bolhas.
Numa forma de realização preferida do método da invenção, a pressão da água é controlada com uma bomba de despressurização antes de a conduzir até a uma câmara de remoção de bolhas para equalizar a pressão da água para o nível desejado. - 8 - ΡΕ1445611
Noutra forma de realização do método da presente invenção, meios de dados de localização são ligados a, pelo menos, um sensor de medição e/ou a meios de gestão de localização para associar os resultados de medição aos dados de localização.
Além disso, numa forma de realização preferida do método da invenção, a água é conduzida para a câmara de remoção de bolhas de modo a que a água na câmara seja forçada a efectuar um movimento de rotação, pelo que quaisquer bolhas de ar e/ou gás ai existentes são conduzidas para o meio do turbilhão criado, a partir do qual são removidas.
Além disso, noutra forma de realização preferida do método da invenção, a água a medir é aspirada para dentro do aparelho, devido ao movimento, pelo menos, do acessório de tubo de entrada de água em relação à água, no curso de água, área de água ou semelhante, e/ou utilizando uma bomba para aspirar a água desde o curso de água, área de água ou semelhante.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS FIGURAS
Em seguida, descrevem-se, em pormenor, formas de realização preferidas da invenção recorrendo aos desenhos em anexo, nos quais A Figura 1 mostra um aparelho de medição de acordo com uma forma de realização da presente invenção. - 9 - ΡΕ1445611 A Figura la é uma vista lateral de uma câmara de remoção de bolhas de acordo com uma forma de realização do aparelho de medição da presente invenção. A Figura 2b é uma vista de topo de uma câmara de remoção de bolhas de acordo com uma forma de realização do aparelho de medição da presente invenção. A Figura 3 mostra um aparelho de medição de acordo com uma forma de realização da presente invenção instalado numa embarcação.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO A Figura 1 mostra um diagrama de um aparelho de medição de acordo com uma forma de realização da presente invenção instalado numa embarcação que se desloca num curso de água, área de água ou semelhante. 0 aparelho compreende um acessório 2 de tubo de entrada de água tubular através do qual a água a analisar é conduzida até uma linha 50 de medição. O orifício do acessório 2 de tubo de entrada pode ser alargado com um funil, cobertura ou semelhante, para se obter um afluxo de água suficiente. O diâmetro do alargamento é, tipicamente, o dobro do diâmetro do tubo da linha de medição. Durante a medição, o acessório 2 de tubo de entrada é colocado na água de modo a que o seu orifício aberto fique orientado, substancialmente, na direcção de deslocamento da embarcação, podendo a água escoar-se através do orifício do acessório 2 de tubo de entrada para a linha 50 de medição quando a embarcação se desloca. Neste caso, a extremidade do acessório 2 de tubo de entrada é, -10- ΡΕ1445611 tipicamente, dobrada para a frente, de acordo com a Figura 3. O acessório 2 de tubo de entrada e a linha 50 de medição podem ser presos, de modo fixo ou amovível, à embarcação. O acessório 2 de tubo de entrada pode ser colocado, por exemplo, na popa da embarcação ou, em alternativa, num costado da embarcação. As partes localizadas no acessório 2 de tubo de entrada abaixo do nível de água são concebidas de modo a que o percurso percorrido pela água esteja isento de arestas vivas ou formas que possam impedir o escoamento suave da água para dentro do aparelho. Opcionalmente, o acessório 3 de tubo de entrada pode ser fixo de modo a que a profundidade do acessório 2 de tubo de entrada seja constante ou pode ser regulável, permitindo a regulação da profundidade de medição, quando necessário.
Em associação com a admissão acima descrita, criam-se bolhas na água que é aspirada e estas impedem a execução de medições fiáveis, pelo que medições ópticas e medições de condutividade para determinar a mistura das massas de água e as concentrações das substâncias nelas contidas são impossíveis. As bolhas de ar que chegam à linha de medição são a razão que impede medições contínuas com aparelhos convencionais, uma vez que não se geram bolhas de ar durante medições de pontos individuais. Por esta razão, as referidas bolhas de ar têm que ser removidas da água que se escoa para o interior da linha 50 de medição -11- ΡΕ1445611 antes de a água ser conduzida para os sensores 8, 10 de medição. A água a analisar no acessório 2 de tubo de entrada é conduzida para uma bomba 4 de despressurização, o gue gera uma pressão constante na linha de medição, tipicamente de 2 a 8 bar. Além disso, a bomba 4 de despressurização permite alterações na velocidade da embarcação e permite imobilizar a embarcação sem comprometer um escoamento suficientemente uniforme da água gue entra no aparelho. A bomba 4 também elimina a variação provocada por condições externas, e. g., climáticas, e gera uma pressão de água suficiente em todas as situações para conseguir uma remoção de bolhas eficiente.
De acordo com a Figura 1, a água é conduzida da bomba de despressurização, ao longo da linha 50 de medição, até uma câmara 6 de remoção de bolhas. A água, a alta pressão gerada pela bomba 4 de despressurização, é conduzida para a câmara 6 de remoção de bolhas ao longo de um acessório 28 de tubo de entrada de modo a entrar na câmara 6 ligeiramente acima da sua divisória 34 de fundo, de preferência, alguns centímetros acima da divisória de fundo de acordo com a Figura 2a. As setas na Figura 2 mostram as direcções de deslocamento da água. A câmara 6 de remoção de bolhas é concebida de modo a gue a água gue entra no seu interior à pressão seja forçada a adoptar um intenso movimento rotativo de acordo com a Figura 2b. Neste caso, o acessório 28 de tubo de entrada da câmara 6 de -12- ΡΕ1445611 bolhas também tem que ser colocado de forma a melhorar a geração de um turbilhão na câmara 6.
As Figuras 2a e 2b mostram uma forma de realização preferida da câmara 6 de remoção de bolhas. Nestas figuras, a câmara 6 de remoção de bolhas é substancialmente cilíndrica, permitindo a secção transversal circular da divisória 36 de invólucro da câmara 6 que a água que entra na câmara seja submetida a um movimento de rotação. A forma da câmara 6 de remoção de bolhas também pode ser cónica, diminuindo a secção transversal da sua divisória 36 de invólucro na direcção da extremidade inferior ou extremidade superior da câmara. A secção transversal da divisória 36 de invólucro da câmara de 6 não tem que ser necessariamente circular; em vez disso, pode ser, por exemplo, um polígono, ou simétrico, ou uma elipse excêntrica ou semelhante, contanto que permita que a água que entra na câmara 6 de remoção de bolhas seja submetida a um eficiente movimento de rotação.
Além da forma da câmara 6 de remoção de bolhas, outro factor importante que afecta a rotação da água é a colocação e orientação do acessório 28 de tubo de entrada da câmara 6. Nesta forma de realização exemplificativa, o acessório 28 de tubo de entrada é colocado e orientado de um modo substancialmente tangente em relação à parede da divisória 36 de invólucro da câmara 6, ligeiramente acima da divisória 38 de fundo da câmara 6, de acordo com a Figura 2a. A passagem assim implementada do acessório 28 de -13- ΡΕ1445611 tubo de entrada através da parede da câmara 6 de remoção de bolhas em conjunto com uma câmara 6 concebida de um modo vantajoso e a água que entra na câmara 6 a alta pressão geram um intenso movimento de rotação da água no interior da câmara 6 de remoção de bolhas. 0 acessório 28 de tubo de entrada também pode ser colocado e orientado na câmara de alguma forma alternativa. Por exemplo, numa situação em que a secção transversal da divisória 36 de invólucro da câmara 6 é poligonal, o acessório 28 de tubo de entrada pode ser colocado num canto do polígono na direcção da secção transversal da divisória 36 de invólucro de modo a ficar paralelo ao lado do polígono que se segue na direcção de escoamento da água. A colocação e orientação tangencial do acessório 28 de tubo de entrada podem ser utilizadas em todas as câmaras 6 da divisória 36 de invólucro tendo secções transversais arqueadas. 0 acessório 28 de tubo de entrada também pode ser orientado obliquamente para cima ou para baixo, na direcção da divisória 38 de cobertura ou da divisória 34 de fundo 34, respectivamente, da câmara 6 de remoção de bolhas.
De acordo com as soluções acima descritas, a água a conduzir para dentro da câmara 6 de remoção de bolhas é forçada a adoptar um intenso movimento rotativo de acordo com a Figura 2b. Devido ao movimento de rotação gerado, gera-se um turbilhão forte e rápido na câmara 6 de remoção de bolhas, pelo que as bolhas de ar/gás na água aspirada -14- ΡΕ1445611 para a linha 50 de medição são conduzidas para o meio do turbilhão em resultado do movimento de rotação da água. As bolhas absorvidas para o meio do turbilhão são removidas da câmara 6 de remoção de bolhas através do acessório 32 de tubo de remoção de bolhas que atravessa a sua divisória 38 de cobertura. O acessório 32 de tubo de remoção de bolhas é colocado no eixo médio da divisão 36 de invólucro da câmara 6 de remoção de bolhas, tendo a divisória uma secção transversal circular, em cujo eixo também se coloca o meio do turbilhão. As bolhas conduzidas para o meio do turbilhão são, agora, removidas da câmara 6 ao longo do acessório 32 de tubo de remoção de bolhas. Um pouco de água também é retirada do aparelho, juntamente com as bolhas, uma vez que é impossível retirar apenas as bolhas. O ponto no posicionamento do acessório 32 de tubo de remoção de bolhas é que este se situa exactamente alinhado, coaxialmente, com o eixo médio do turbilhão criado na câmara 6 de remoção de bolhas, i. e., com o eixo do turbilhão como mostrado na Figura 2b. A forma da câmara 6 pode ser utilizada de modo a afectar eficientemente a forma e intensidade do turbilhão criado.
Dependendo da forma acima descrita da câmara 6 de remoção de bolhas, tem que se definir um local específico do acessório 32 de tubo de remoção de bolhas para cada tipo de câmara de modo a que este fique, independentemente do tipo ou forma de câmara, substancialmente alinhado com, de preferência coaxialmente, o meio do turbilhão criado. Isto assegura uma remoção eficiente de bolhas da câmara 6 de -15- ΡΕ1445611 remoção de bolhas. 0 acessório 32 de tubo de remoção de bolhas é, de preferência, colocado na divisória de cobertura da câmara 6, uma vez que as bolhas de ar tendem, inerentemente, a subir na água, mas em alguns casos, o acessório 32 de tubo de remoção de bolhas também pode ser colocado na divisória 34 de fundo da câmara 6. Se necessário, a remoção de bolhas pode ser melhorada através da colocação de uma bomba no acessório 32 de tubo de remoção de bolhas, em que a bomba aspira água e bolhas conduzidas para o meio do turbilhão para fora da câmara 6. A água conduzida para as bordas da câmara 6 de remoção de bolhas está substancialmente isenta de bolhas e, consequentemente, é adequada para a medição continua da qualidade da água. Uma vez que as bolhas também tendem a subir na água, nesta forma de realização exemplificativa, o acessório 30 de tubo de remoção é colocado na divisória 34 de fundo da câmara 6 de remoção de bolhas perto da borda que une a divisória 34 de fundo e a divisória 36 de invólucro, como é mostrado na Figura 2a. O acessório 30 de tubo de remoção também pode ser colocado, por exemplo, num ponto correspondente da divisória 38 de cobertura ou na divisória de invólucro, desde que as bolhas de ar provenientes da câmara 6 sejam impedidas de entrar na linha 50 de medição. Uma bomba para reforçar a remoção de água também pode também utilizada em associação com o acessório 30 de tubo de remoção. -16- ΡΕ1445611 0 volume da câmara 6 de remoção de bolhas é tão pequeno quanto possível de modo a que as alterações no tempo e no local da massa de água a ser medida não desapareçam em resultado da mistura. Por seu lado, a câmara 6 também equaliza as mudanças de pressão na água terminando na linha 50 de medição, sendo as alterações provocadas por ondas no curso de água ou semelhante e outras circunstâncias externas. A câmara 6 de remoção de bolhas também serve como um sistema auxiliar caso todo o acessório 2 de tubo de admissão de água suba, momentaneamente, acima do nível da água, por exemplo, no caso de ventos fortes ou quando a embarcação se vira. A partir da câmara 6 de remoção de bolhas, a água isenta de bolhas é conduzida ao longo da linha 50 de medição até aos sensores 8, 10 de medição. Os sensores 8, 10 são colocados em sucessão na linha 50 de medição o mais próximo possível uns dos outros, para que a água a ser analisada se escoe o mais rapidamente possível e simultaneamente através de todos os sensores. Os sensores 8, 10 de medição podem ser, os dois, sensores de monitorização de processo destinados a utilização industrial e funcionando segundo o método de escoamento contínuo e dispositivos ópticos separados, que se destinam à detecção de impurezas na água e em que a amostra é transportada através de cuvetes de medição de vidro ou plástico. As cuvetes foram concebidas de forma a permitir um escoamento continuo de água a ser analisada através das mesmas. A composição dos parâmetros a medir pode ser -17- ΡΕ1445611 alterada quando necessário através da adiçao ou remoção de sensores em utilização.
Os parâmetros de medição obtidos pelos sensores 8, 10 de medição são armazenadas num registador de dados a partir do qual são transferidos para um computador para processamento ou armazenamento ou são afixados num ecrã para exibição directa. Os resultados de medição recolhidos obtidos são exibidos, armazenados e processados com os meios 22, 24 de gestão de dados ou podem ser impressos directamente em papel. Os resultados de medição também podem ser transmitidos directamente para uma rede de dados, a partir da qual continuam a ser transmitidos através de um servidor de rede para o receptor.
Os meios 18, 20 de localização de dados para associar os resultados de medição com os dados de localização também estão, de preferência, ligados aos sensores 8, 10 de medição e aos meios 22, 24 de gestão de dados. Por exemplo, os sistemas de GPS ou DGPS ou outro sistema correspondente podem servir como meios de dados de localização. Os dados de localização também podem ser obtidos a partir do sistema de dados de localização do navio. Os dados de localização são utilizados para realizar estudos de migração, estudos de diluição e criar diferentes mapas de qualidade da água ou utilizar os resultados de medição obtidos associados aos dados de localização na concepção das várias instalações a serem construídas por áreas de água. -18- ΡΕ1445611
Por fim, a água descarregada pelos sensores de medição é conduzida para fora do aparelho, ao longo da linha 50 de medição e do acessório 12 de tubo de remoção de água.
Quando o aparelho acima descrito é utilizado, a água a ser medida é aspirada para o aparelho através do acessório 2 de tubo de entrada de água, após o que a água aspirada para a linha 50 de medição é conduzida ao longo da linha 50 de medição para a câmara 6 de remoção de bolhas, para a remoção de quaisquer bolhas de ar e/ou gás na água de modo a que a água seja forçada a adoptar um movimento rotativo na câmara, pelo que as bolhas na água são dirigidas para o meio do turbilhão criado, de onde são removidas. Em seguida, a água, isenta de bolhas de gás, é conduzida ao longo da linha 50 de medição continuando até a, pelo menos, um sensor 8, 10 de medição para a execução de medições da água conduzida para o aparelho. Os resultados de medição são apresentados e/ou armazenados, e/ou processados por meio de meios de gestão de através dos meios 18, 20 de localização de dados e, finalmente, a água é conduzida ao longo da linha 50 de medição, através do acessório 12 de tubo de saida de água, para fora do aparelho.
De acordo com o modo acima descrito, a medição continua da qualidade da água pode ser feita durante o percurso da embarcação sobre uma área de água. O aparelho acima descrito permite que a embarcação navegue à -19- ΡΕ1445611 velocidade desejada, e. g., 0 a 50 km/h, e, mesmo assim, se obtenham, simultaneamente, resultados de medição fiáveis da qualidade da água. Além disso, um grande número de resultados de medição é obtido num curto período de tempo, aproximadamente de 5.000 a 15.000, em 2 a 5 horas. Consequentemente, as vantagens do presente aparelho e método são extremamente significativas em comparação com a recolha de amostras por medição de pontos específicos convencional. O aparelho e método acima descritos também são aplicáveis à remoção de bolhas na medição de líquidos de processos industriais. Neste caso, o líquido a ser analisado é captado num qualquer passo do processo e enviado para o aparelho de medição. É óbvio para os especialistas na técnica que, à medida que a tecnologia progride, a ideia básica da invenção pode ser implementada numa variedade de formas. A invenção e as suas formas de realização não são, assim, limitadas aos exemplos supracitados, mas podem variar de acordo com o âmbito das reivindicações.
Lisboa, 8 de Maio de 2012

Claims (16)

  1. - 1 - ΡΕ1445611 REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho para a medição contínua da qualidade da água num curso de água, área de água ou semelhante a partir de uma embarcação em movimento, compreendendo o aparelho um acessório (2) de tubo de entrada de água instalado na embarcação num curso de água, área de água ou semelhante, para conduzir a água a medir para o aparelho por meio de uma linha (50) de medição durante o movimento da embarcação, pelo menos, um sensor (8, 10) de medição para fazer medições da água conduzida para o aparelho, meios (22, 24) de gestão de dados para exibir e/ou armazenar e/ou processar os dados medidos e um acessório (14) de tubo de saída de água para descarregar a água que atravessa a linha (50) de medição para fora do aparelho, e uma câmara (6) de remoção de bolhas instalada na linha (50) de medição, antes dos sensores (8, 10) de medição, para a remoção de bolhas de ar e/ou gás contidas na água conduzida para a linha (50) de medição, para uma medição contínua da qualidade da água em cursos de água, áreas de água ou semelhantes.
  2. 2. Aparelho, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por compreender, ainda, uma bomba (4) de despressurização para equalizar a pressão da água transportada na (50) linha de medição.
  3. 3. Aparelho, como reivindicado na reivindicação 1 ou 2, caracterizado por compreender, ainda, meios (18, - 2 - ΡΕ1445611 20) de localização de dados para associar os resultados de medição obtidos a partir da água a ser medida com dados de localização.
  4. 4. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por uma câmara (6) de remoção de bolhas compreender um acessório (28) de tubo de entrada para a introdução de água na câmara (6) de remoção de bolhas, um acessório (30) de tubo de saída para a descarga de água da câmara (6) de remoção de bolhas e um acessório (32) de tubo de remoção de bolhas para a remoção de bolhas da câmara (6) de remoção de bolhas.
  5. 5. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a câmara (6) de remoção de bolhas ser concebida e o acessório (28) de tubo de entrada da câmara (6) de remoção de bolhas ser colocado de modo a que a água que se escoa para dentro da câmara (6) seja forçada a adoptar um movimento rotativo na câmara (6).
  6. 6. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a secção transversal da câmara (6) de remoção de bolhas na direcção de escoamento da água que entra na câmara (6) de remoção de bolhas através do acessório (28) de tubo de entrada ser substancialmente circular. - 3 - ΡΕ1445611
  7. 7. Aparelho, como reivindicado na reivindicação 6, caracterizado por a câmara (6) de remoção de bolhas ser substancialmente cilíndrica.
  8. 8. Aparelho, como reivindicado na reivindicação 6, caracterizado por a câmara (6) de remoção de bolhas ser substancialmente cónica.
  9. 9. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o acessório (28) de tubo de entrada da câmara (6) de remoção de bolhas ser colocado na parte inferior de uma divisória (36) de invólucro da câmara (6) de remoção de bolhas acima de uma divisória (34) de fundo, de modo tangencial à divisória (36) de invólucro de modo a que a água que entra na câmara seja forçada a adoptar um movimento de rotação.
  10. 10. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o acessório (32) de tubo de remoção de bolhas ser colocado na câmara (6) de remoção de bolhas coaxialmente com o eixo do meio de um turbilhão criado na câmara (6) de remoção de bolhas.
  11. 11. Aparelho, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por o acessório (30) de tubo de saída ser colocado na divisória (30) de fundo da câmara (6) de remoção de bolhas. - 4 - ΡΕ1445611
  12. 12. Método para a medição contínua da qualidade da água num curso de água, área de água ou semelhante a partir de uma embarcação em movimento, compreendendo os seguintes passos: extrair continuamente a água a medir desde o curso de água, área de água ou semelhante para o aparelho através de um acessório (2) de tubo de entrada de água durante o movimento da embarcação, conduzir a água aspirada para o aparelho ao longo de uma linha (50) de medição para uma câmara (6) de remoção de bolhas para a remoção de quaisquer bolhas de ar e/ou gás existentes na água, antes de efectuar as medições da água aspirada para o aparelho, conduzir a água, isenta de bolhas de ar e/ou gás, ao longo da linha (50) de medição até, pelo menos, um sensor (8, 10) de medição para fazer medições contínuas da água conduzida para dentro do aparelho, exibir e/ou armazenar e/ou processar dados medidos com os sensores (8, 10) de medição através de meios (22, 24) de gestão de dados, e conduzir a água ao longo da linha (50) de medição através de um acessório (12) de tubo de remoção de água para fora do aparelho.
  13. 13. Método, como reivindicado na reivindicação 12, caracterizado por se controlar a pressão da água com uma bomba (4) de despressurização antes de conduzi-la para a câmara (6) de remoção de bolhas para equalizar a pressão da água para um nível desejado. - 5 - ΡΕ1445611
  14. 14. Método, como reivindicado na reivindicação 12 ou 13, caracterizado por ligar meios (18, 20) de localização de dados a, pelo menos, um sensor (8, 10) de medição e/ou a meios (22, 24) de gestão de dados para associar os resultados de medição com dados de localização.
  15. 15. Método, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado por se conduzir a água para a câmara (6) de remoção de bolhas de uma forma que força a água a adoptar um movimento de rotação na câmara (6), pelo que quaisquer bolhas de ar e/ou gás são dirigidas para o meio de um turbilhão criado, a partir do qual são removidas.
  16. 16. Método, como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado por se aspirar a água a ser medida para o aparelho, movendo, pelo menos, o acessório (2) de tubo de entrada de água em relação à água no curso de água, área de água ou semelhante e/ou utilizando uma bomba para aspirar a água a partir do curso de água, área de água ou semelhante. Lisboa, 8 de Maio de 2012
PT04100285T 2003-02-04 2004-01-28 Aparelho e método para medir a qualidade da água PT1445611E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20030169A FI116320B (fi) 2003-02-04 2003-02-04 Järjestely veden laadun mittaamiseksi

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1445611E true PT1445611E (pt) 2012-05-21

Family

ID=8565533

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04100285T PT1445611E (pt) 2003-02-04 2004-01-28 Aparelho e método para medir a qualidade da água

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1445611B8 (pt)
AT (1) ATE548650T1 (pt)
DK (1) DK1445611T3 (pt)
ES (1) ES2382033T3 (pt)
FI (1) FI116320B (pt)
PT (1) PT1445611E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010062613A1 (de) * 2010-12-08 2012-06-14 Helmholtz-Zentrum Für Umweltforschung Gmbh - Ufz Verfahren und Anordnung zur Messung der Wasserqualität sowie ein entsprechendes Computerprogramm und ein entsprechendes computerlesbares Speichermedium
CN103364248B (zh) * 2013-07-30 2016-01-20 北京市农林科学院 水体硝态氮同位素测试前处理装置
WO2018110345A1 (ja) * 2016-12-15 2018-06-21 株式会社堀場アドバンスドテクノ 船舶搭載型水質分析装置、及び、船舶搭載型脱泡器
CN106896203B (zh) * 2017-04-13 2023-05-26 北京碧水源净水科技有限公司 过流式tds检测仪器的检测探头
DK180554B1 (en) * 2020-04-24 2021-06-17 Flemming Greve Hansen Niels Assay robot for measuring suspended particles in high particle aqueous solutions

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04248464A (ja) * 1991-02-01 1992-09-03 Toshiba Corp 水質測定装置
US5831727A (en) * 1997-04-29 1998-11-03 Hach Company Bubble elimination from liquid
WO2000026143A1 (en) * 1998-11-02 2000-05-11 Mains Gilbert L Jr Separation system for immiscible liquids with remote monitoring and control
JP2000275241A (ja) * 1999-03-24 2000-10-06 Hitachi Ltd 小形オンライン水質計

Also Published As

Publication number Publication date
ATE548650T1 (de) 2012-03-15
FI20030169A (fi) 2004-08-05
EP1445611B8 (en) 2012-04-18
DK1445611T3 (da) 2012-05-21
EP1445611A2 (en) 2004-08-11
FI116320B (fi) 2005-10-31
EP1445611B1 (en) 2012-03-07
ES2382033T3 (es) 2012-06-04
EP1445611A3 (en) 2005-03-02
FI20030169A0 (fi) 2003-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN202599852U (zh) 气液两相泡状流中气泡的识别及测量装置
CN105928847B (zh) 一种多相体系中颗粒浓度和粒径的在线测量方法
BRPI0714481A2 (pt) dispositivo (55) para quantificar o teor de pelo menos um constituinte gasoso contido em uma amostra gasosa a partir de um fluido do tipo, conjunto (9) para analisar pelo menos um constituinte gasoso contido em um fluido de petràleo do tipo e mÉtodo para quantificar o teor de pelo menos um constituinte gasoso contido em uma amostra gasosa a a partir de um fluido do tipo
BRPI0714482A2 (pt) dispositivo para quantificar os teores relativos de dois isàtopos, conjunto para analisar pelo menos um constituinte gasoso e mÉtodo para quantificar os teores relativos de dois isàtopos
US3345910A (en) Colorimeter flow cell
WO2013099724A1 (ja) ミスト含有ガス分析装置
CN101213426A (zh) 用于测量多组分流中的一个组分密度的方法和设备
US3826577A (en) Gas analyzing apparatus
PT1445611E (pt) Aparelho e método para medir a qualidade da água
CN207649974U (zh) 一种气体快速采样检测装置
US4444598A (en) Method for washing reaction tube
US3780567A (en) Drift measurement system
CN207051233U (zh) 一种简易在线电导率检测辅助装置
CN206020128U (zh) 一种多功能气体采样器
US5413005A (en) Sample collector for fog-containing wastewater
CN214439152U (zh) 微流控芯片、体液检测装置和便携式体液检测仪
JP2004170197A (ja) 気泡含有液の気泡径測定方法および装置
US3163699A (en) Sampling apparatus for flame photometer
CN106500931A (zh) 一种蒸汽中不凝气体的检测装置及检测方法
CN108008074B (zh) 塑料波纹管孔洞检测装置
JPH11218461A (ja) 管状体のピンホール検出装置
CN108548762A (zh) 一种测量燃煤电厂超低排放颗粒物质量浓度的装置及方法
RU2801784C1 (ru) Способ контроля содержания механических примесей в аэрозолях и жидкостях и устройство оптической ячейки для его реализации
CN206788043U (zh) 一种便携式毒品检验板
CN107807204A (zh) 适用于煤层气开发过程排采水口中甲烷检测实时采样装置