PT1412598E - Aperfeiçoamentos em trincos de fechaduras de encaixe - Google Patents

Aperfeiçoamentos em trincos de fechaduras de encaixe Download PDF

Info

Publication number
PT1412598E
PT1412598E PT01274397T PT01274397T PT1412598E PT 1412598 E PT1412598 E PT 1412598E PT 01274397 T PT01274397 T PT 01274397T PT 01274397 T PT01274397 T PT 01274397T PT 1412598 E PT1412598 E PT 1412598E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
spring
carton
bolt
locking
latch
Prior art date
Application number
PT01274397T
Other languages
English (en)
Inventor
Colin Sidney Middleton
Original Assignee
Carlisle Brass Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlisle Brass Ltd filed Critical Carlisle Brass Ltd
Publication of PT1412598E publication Critical patent/PT1412598E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B15/00Other details of locks; Parts for engagement by bolts of fastening devices
    • E05B15/0013Followers; Bearings therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B15/00Other details of locks; Parts for engagement by bolts of fastening devices
    • E05B15/04Spring arrangements in locks
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B15/00Other details of locks; Parts for engagement by bolts of fastening devices
    • E05B15/04Spring arrangements in locks
    • E05B2015/0437Attachments or mountings; Mounting of springs
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B15/00Other details of locks; Parts for engagement by bolts of fastening devices
    • E05B15/04Spring arrangements in locks
    • E05B2015/0448Units of springs; Two or more springs working together

Landscapes

  • Closing And Opening Devices For Wings, And Checks For Wings (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)
  • Ultra Sonic Daignosis Equipment (AREA)
  • Dovetailed Work, And Nailing Machines And Stapling Machines For Wood (AREA)

Description

APERFEIÇOAMENTOS EM TRINCOS DE FECHADURAS DE
ENCAIXE A invenção refere-se a trincos de trincos de fechaduras de encaixar e esta, de um modo particular, relacionada com molas para as pegas das trincos de fechaduras de encaixar. E usual que as pegas das alavancas convencionais estejam substancialmente horizontais quando não estão em utilização. A pega pode rodar para deslocar o perno do trinco da fechadura para o interior da caixa de fixação para, por exemplo, uma porta ou elemento semelhante que possa ser aberto, no qual a fechadura é montada, para ser aberta. Quando a pega é libertada, volta usualmente a sua posição normal substancialmente horizontal pela força da sua própria mola ou, se não tiver mola própria, pela mola da bucha da fechadura, ou pela combinação de ambas.
Um problema encontrado em trincos de fechaduras convencionais quando utilizadas com portas sem mola é que a força da mola deverá ser ajustada ao peso da pega. Se é utilizada uma pega pesada, está prevista uma mola de grande esforço, uma vez que de outra forma a força da mola seria insuficiente para fazer voltar a pega à sua posição normal substancialmente horizontal e a pega afrouxara. Isto não só pode parecer pouco apresentável, mas também pode significar que, em alguns casos, o perno do trinco associado ui··::· fique totalmente encaixado no entalhe na estrutura que rodeia a porta ou outro elemento de abertura.
Por outro lado, uma pega leve com a sua própria mola exige uma mola de bucha leve, uma vez que, se for utilizada uma mola de perfil pesado, a pega fica difícil de manejar. A resposta convencional a este problema e abrir a caixa da fechadura e mudar a mola para outra que se ajuste ao peso da pega. Isto è contudo inconveniente e existe o riscc de alguns dos componentes saírem da caixa do trinco da fechadura conduzindo a uma nova montagem complicada e demorada, como é o caso do trinco de fechadura divulgado por GB-A-1185642, que mostra um trinco de fechadura que tem uma caixa, uma lingueta montada na caixa, uma bucha disposta de maneira a encaixar na lingueta e uma mola colocada de maneira a actuar na bucha e montada num elemento que fecha a caixa e se prolonga no seu interior para encaixar de forma amovível e acessível do exterior da caixa.
Foi proposto proporcionar um trinco de fechadura com meios para ajustar a tensão da mola da bucha. Contudo, verificou-se na pratica que a diferença de tensão exigida è tão grande que o ajustamento e insuficiente para corresponder às exigências de pegas de pouca elasticidade e de pegas pesadas sem elasticidade. A invenção pretende resolver o problema com a utilização de um trinco de fechadura com meios para mudar a mola da bucha sem necessitar de abrir a caixa do trinco de fechadura.
De acordo com a invenção, é considerado um trinco de fechadura tendo uma caixâ fechada por uma tampa, um perno de trinco montado na caixa, uma cabeça do perno do trinco montada no referido perno, uma bucha preparada para encaixar no perno e desenhada para receber a haste de uma pega e uma mola preparada para actuar na bucha, em que a mola é montada num elemento que está preparado para se prolongar para o interior da caixa para se encaixar de forma amovível na caixa e que é acessível do exterior da caixa através de uma abertura numa parede da referida caixa, pelo que o referido elemento pode encaixar através da referida abertura e ser retirado da caixa através da abertura, saindo a mola com o referido elemento, de maneira que a mola pode ser mudada sem a abertura da caixa. Após a mola ter sido mudada, o elemento com uma mola nele montada pode ser reinserido na caixa através da abertura e de novo encaixado na caixa.
De um modo preferido, o referido elemento assume a forma de um tubo ou de um perno ou de um elemento alongado semelhante e a mola tem a forma de uma mola helicoidal nele montada. Neste caso, a abertura na caixa, de modo desejável, assume a forma de um orifício na parede da caixa. 0 perno, tubo ou elemento semelhante pode ser provido de uma parafuso exterior que aparafusa numa rosca interior de parafuso existente nos meios de encaixe da caixa. De modo alternativo, o perno, tubo ou elemento semelhante pode ser provido de uma ligação tipo baioneta que pode encaixar numa ligação de baioneta correspondente nos meios de encaixe da caixa. Os meios de encaixe podem ter a forma de uma placa montada na caixa e com um orifício, através do qual a mola pode prolongar-se e o perno, tubo ou elemento semelhante pode encaixar.
De acordo com uma forma de realização preferida da invenção, o referido elemento compreende um perno de secção transversal circular preparado para receber uma mola helicoidal e tendo w porção com diâmetro aumentado numa extremidade contra a qual uma extremidade da mola helicoidal se vai encostar. Os meios de encaixe, por exemplo, uma rosca exterior ou pontas em baioneta são, de um modo desejável, proporcionados na porção de diâmetro aumentado do perno e a face extrema do perno e, de um modo desejável, provida de, pelo menos, uma ranhura preparada para receber uma chave de fendas ou ferramenta semelhante. A invenção será agora descrita em pormenor, a titulo de exemplo, com referência aos desenhos, nos quais: a Fig.l é um alçado lateral de uma forma de realização de parte de um trinco de fechadura de encaixe de acordo com a invenção com a tampa da caixa retirada para mostrar os componentes interiores; a Fig.2 é um corte feito pela linha II-II da Fig.l; a Fig.3 é ma perspectiva explodida de componentes do trinco da fechadura de encaixe mostrada nas Figs.l e 2.
Nos desenhos, peças semelhantes são designadas por números de referência semelhantes.
Referindo-nos agora aos desenhos, um trinco de fechadura de acordo com a invenção compreende uma caixa 1, em que, num dos seus lados, está montada uma parte 3 dianteira interior e uma parte 4 dianteira exterior. A caixa é concebida para ser fechada por meio de uma placa 2 de cobertura do lado oposto. Um conjunto de perno de trinco é montado de forma reciproca na caixa e c constituído por uma cabeça 5 do pernc do trinco fixada a uma haste 6 do perna do trinco por um pino 7 transversal que encaixa nos furos 5â e 6a alinhados na cabeça 5 do perno do trinco e na haste 6 do perno do trinco, respectivamente. R cabeça 5 do perno do trinco E obrigada por uma mola 8 a projectar-se através de aberturas nas partes 3 e 4 dianteiras em condições normais, apoiando-se a mola numa extremidade da cabeça 5 do perno do trinco e na outra extremidade contra uma haste 10 guia do perno do trinco, sendo interposta uma anilha 9 entre a mola 8 e o guia 10. A mola 8 tem a forma de uma mola helicoidal montada na haste 6. O guia 10 é montado de forma fixa na caixa 1 e tem uma zcna 10a interrompida, através da qual a haste 6 se prolonga. Uma ligação 11 com uma forma substancialmente em U é montada de forma a poder deslizar na caixa, sendo a ligação guiada no deslizamento por um pino 12 guia fixado a um braço da ligação 11 e prolongando-se para uma ranhura 20 na parede da caixa 1. A finalidade da ranhura não é apenas guiar o deslizamento da ligação, mas também limitar a extensão deste movimento. A haste 6 do perno do trinco prolonga-se através de uma abertura 13 na parede Ha transversal da ligação 11 em forma de U e uma mola 25 helicoidal montada na haste 6 apoia-se numa extremidade contra a parede 11a transversal da ligação 11 em forma de U e na outra extremidade contra uma porção 6b alargada da cabeça da haste 6. A extremidade 6b da cabeça tem ranhuras 6c para parafusos para serem accionadas por uma chave de fendas ou elemento semelhante.
Uma bucha 16 é montada de maneira a poder rodar na caixa, tendo a referida bucha um orifício com uma secção quadrada para recepção de uma haste de secção quadrada de uma pega de trinco não representada. A bucha 16 fica localizada na caixa por baixo da ligação 11 e ê provida num dos Lados de uma saliência 19 de apoio, A bucha 16 tem também um apoio 17 circular de cada lado rodeando o orifício de secção quadrada, apoiando-se contra as flanges salientes da caixa 1 e da placa 2 de cobertura para formar um rnancal largo. Uma orelha 18 prolonga-se radialmente para fora de cada um dos apoios 17. Uma bucha 21 Interior, tendo um braço 21a, uma abertura 22 circular e um entalhe 23 que se prolonga radialmente, é montada num dos apoios 17 encaixando a orelha 18 no entalhe 23, e uma bucha 24 exterior semelhante, tendo um braço 24a, uma abertura 22 circular e um entalhe 23 prolongando-se radialmente 2 montada num dos apoios 17 encaixando a orelha i8 no entalhe 23 e tendo uma bucha 24 exterior semelhante, braço 24a, uma abertura 25 circular, e um entalhe 26 prolongando-se radialmente e montado no outro apoio 17, desta vez encaixando na orelha 18 no entalhe 26. Quando da montagem da fechadura, os braços 21a e 241 mantêm afastada a haste 6 e pressionam-na, respectivamente, contra as superfícies 11a de ambos os braços da ligação 11 em forma de U. A ligação 11 é provida de um pitão 14 para localização de uma extremidade de uma mola 27. A mola 2 7 é uma mola helicoidal que é montada num guia em forma de perno 28 tendo uma cabeça 29, a partir da qual pontas 30 de baioneta se prolongam radialmente para o seu exterior. A superfície da extremidade da cabeça 29 é provida de ranhuras 31 para actuação de uma chave de fendas ou elemento semelhante.
Uma placa 32 de controlo de retenção da mola é montada na caixa e tem uma abertura 33 circular, a partir da qual se prolongam ranhuras 34 radialmente para o exterior. O guia 28 com a mola 27 nele montada pode ser inserido na caixa através de uma abertura na parede 36 posterior da caixa, que fica em oposição às partes dianteiras 3 e 4, ficando a referida abertura alinhada com a abertura 33 na placa 32. C guia 28 passa assim através da referida abertura 33 com as pontas 30 em baioneta alinhadas com as ranhuras 34 de maneira que as pontas podem passar através da placa 32. A mola 27 é comprimida entre a cabeça 29 do guia 28 e o pitão 14 localizado na ligação 11. Rodando a cabeça 29 com ranhura do guia 28 com uma chave de fendas ou ferramenta semeihante, as pontas 3-0 ficam desalinhadas com a ranhura 34, pelo que a mola 27 empurrara as pontas 30 contra a placa 32. Ao mesmo tempo, a mola 27 obrigara os lados da ligação 11 contra os braços 21a e 24a da bucha, que, por sua vez, actuam no núcleo 16 da bucha para forçar o apoio 19 do núcleo da bucha contra uma coluna 35 roscada montada na caixa 1.
Desta maneira, pegas (não representadas) montadas nas extremidades de uma haste de secção quadrada que se prolonga através do orifício do núcleo 16 da bucha serão mantidos numa posição substancialmente horizontal pela forca da mola 27. Fazer rodar uma das pegas provoca a rotação do núcleo 16 da bucha numa direcção dos ponteiros do relógio, como se vê na Fig.l, o que obriga os braços 21a e 24a da bucha a mover a ligação 11 para a direita, como se vê na Fig.l, comprimindo a mola 27. Ao mesmo tempo, a parede transversal da ligação 11 actua na mola 15 e faz mover a haste 6 para a direita, como se vê na Fig.l. Isto tem o efeito de mover a cabeça 5 do perno do trinco da fechadura para a direita e de comprimir a mola 8 de retorno do perno do trinco da fechadura. A cabeça 5 do perno do trinco da fechadura retrai-se portanto dentro da caixa e a porta ou outro elemento semelhante, no qual a fechadura esta instalada, pode ser aberta. Se a pega for então libertada, as molas 8, 15 e 27 são de novo utilizadas e forçam a cabeça 5 do perno do trinco da fechadura uma vez mais a projectar-se para o exterior da caixa. A mola 8 pode ser uma mola moderadamente leve uma vez que é apenas necessária para o retorno da cabeça 5 do perno do trinco da fechadura para a posição na q%?sl se projecta das partes 3 e 4 dianteiras. A mola 15 deverá sei bastante forte, uma vez que é necessária para transmitir o movimento da ligação 11 à haste 6. A força da mola 27 pode ser escolhida de mãneira a ajustar-se às pegas. Se forem utilizadas pegas leves ou flexíveis, a mola 27 pode ser bastante leve mas, se forem utilizadas pegas pesadas sem elasticidade, a mola 27 deverá ser pesada. A mola 27 pode ser mudada facilmente sem abrir a caixa pela simples actuação nas ranhuras 31 da cabeça 29 do guia 28 de uma chave de fendas ou ferramenta semelhante que passa através da abertura na parede 36 posterior da caixa. A cabeça 29 roda então até que as pontas 30 fiquem alinhadas com as ranhuras 34 da placa 32. A mola 27 é então expandida para forçar a cabeça 29 através da abertura da parede 36 posterior, de maneira que o guia 28 com a mola 27 pode ser retirado da caixa. Uma mola diferente com a força desejada para se ajustar as pegas destinadas a fechadura pode então ser ajustada ao guia 28 e este pode ser reinserido na caixa da forma anteriormente descrita.
Deverá notar-se que a forma de realização acima descrita do trinco da fechadura com encaixe de acordo com a invenção ultrapassará o problema dos trincos de fechaduras anteriores no facto de a mola de retorno poder ser facilmente ajustada às pegas associadas que serão utilizadas com o trinco da fechadura e podem ser mudadas, se necessário, para utilização com diferentes pegas sem necessidade de abrir a caixa. O trinco da fechadura de encaixe de acordo com a invenção pode, se for desejado, ser também provido de um conjunto de perno fixo. Os conjuntos de pernos fixos, que poderão sor utilizados com as trincos de fechaduras de encaixe de acordo com a presente invenção, sló divulgados nas Patentes Europeias N°s C848125 e 0354634. A invenção não se restringe à forma de realização acima descrita, podendo ser nela introduzidas modificações e variantes sem sair do âmbito da invenção. Por exemplo, a ligação tipo baioneta para o guia 28 pode ser substituída por uma ligação roscada à placa 32. A mola 27 é, de um modo desejado, ajustada de forma leve ao guia 28, de maneira que a mola poderá ser retirada da caixa com o guia sem se recear que a mola caia dentro da caixa, o que obrigaria à remoção da placa de cobertura para a sua extracção.
Lisboa, 26 de Setembro de 2007

Claims (12)

  1. 1. Trinco de fechadura com uma caixa (1) fechada por uma tampa (2), um perno (5, 6) do trinco de fechadura montado na caixa, uma cabeça (5) do perno de trinco de fechadura montada no perno do trinco de fechadura, uma bucha (16) disposta de maneira a encaixar no perno do trinco de fechadura e desenhada para receber uma haste de uma pega e uma mola (27) preparada para actuar na bucha (16), caracterizado por a mola (27) ser montada num elemento (28) que esta preparado para se prolongar no interior da caixa (1) para encaixar de forma amovível dentro da caixa e que é acessível do exterior da caixa (1) através de uma abertura numa parede da referida caixa, pelo que o referido elemento (28) pode através da referida abertura encaixar e retirar-se da caixa através da abertura, sendo a mola (27) retirada com o referido elemento (28) de maneira que a mola pode ser mudada sem abrir a caixa (1) .
  2. 2. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido elemento ter a forma de um tubo ou perno ou de elemento alongado semelhante.
  3. 3. Trinco de fechadura de acordo com a roivihtllcaçm;: 2, caracterizado per a mola ter a forma de mola helicoidal,
  4. 4. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 2 ou reivindicação 3, caracterizado por o abertura na caixa ter a forma de um orifício numa parede da referida caixa.
  5. 5. Trinco de fechadura de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido elemento ser provido de uma ligação em baioneta que pode encaixar numa ligaçãc em baioneta correspondente nos meios de encaixe na caixa.
  6. 6. Trinco de fechadura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido elemento ser provido de uma rosca exterior que pode encaixar numa rosca interior existente nos meios de encaixe na caixa.
  7. 7. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 5 ou reivindicação 6, caracterizado por os meios de encaixe terem a forma de uma placa montada na caixa e terem um orifício através do qual a mola se pode prolongar e com o qual o referido elemento pode encaixar.
  8. 8. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido elemento compreender um perno de secção transversal circular preparado para receber uma mola helicoidal, tendo o referido perno uma porção com diâmetro alargado numa das suas extremidades contra a qual uma extremidade da mola helicoidal ÉMiâ preparada para encostar.
  9. 9. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por serem proporcionados meios de encaixe na porção do perco com diâmetro alargado.
  10. 10. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os meios de encaixe compreenderem pontas em baioneta.
  11. 11. Trinco de fechadura de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os meios de encaixe serem constituídos por uma rosca exterior.
  12. 12. Trinco de fechadura de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 11, caracterizado por uma face extrema do perno ser provida de, pelo menos, uma ranhura preparada para receber uma chave de fendas ou ferramenta semelhante. Lisboa, 26 de Setembro de 2007
PT01274397T 2001-07-25 2001-07-25 Aperfeiçoamentos em trincos de fechaduras de encaixe PT1412598E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/GB2001/003329 WO2003012229A1 (en) 2001-07-25 2001-07-25 Improvements in mortice latches

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1412598E true PT1412598E (pt) 2007-10-09

Family

ID=9908499

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01274397T PT1412598E (pt) 2001-07-25 2001-07-25 Aperfeiçoamentos em trincos de fechaduras de encaixe

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1412598B1 (pt)
AT (1) ATE365847T1 (pt)
AU (1) AU2001298023B2 (pt)
DE (1) DE60129171T2 (pt)
ES (1) ES2288911T3 (pt)
PT (1) PT1412598E (pt)
WO (1) WO2003012229A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0409384D0 (en) * 2004-04-27 2004-06-02 Middleton Colin S Improvements in mortice latches

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE640436C (de) * 1934-09-23 1937-01-04 Ludw Rocholl & Co Vom Stulp des Schlosses aus nachspannbare Federanordnung fuer die Drueckernuss
GB1185642A (en) * 1966-03-14 1970-03-25 Micro & Prec Mouldings Chelten Improvements in or relating to Door Latches
GB2323626B (en) * 1997-03-25 2001-06-13 Newman Tonks Group Plc Latch assembly

Also Published As

Publication number Publication date
WO2003012229A1 (en) 2003-02-13
EP1412598B1 (en) 2007-06-27
ES2288911T3 (es) 2008-02-01
EP1412598A1 (en) 2004-04-28
AU2001298023B2 (en) 2008-02-07
DE60129171T2 (de) 2008-03-20
DE60129171D1 (de) 2007-08-09
ATE365847T1 (de) 2007-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2016232983B2 (en) Push and/or pull handle lockset
US5336014A (en) Manually operated dispensing appliance, in particular for a double dispensing cartridge for two-component substances
US6419288B1 (en) Door latch assembly with accelerated bolt motion, deadbolt and replacement face plates
RU2728397C2 (ru) Ручка для универсальной сборки
JP4918604B2 (ja) ロック
JPS6139476B2 (pt)
KR100921200B1 (ko) 도어락
PT1354112E (pt) Disposição de instalação para controlo do funcionamento de manípulo numa fechadura de porta e uma fechadura de porta dotada com uma disposição de instalação deste tipo
PT2019179E (pt) Método para montar uma unidade de controlo para portas e janelas
BRPI0507109B1 (pt) dobradiça para montagem em uma abertura
ES2588435T3 (es) Cerradura
PT1336708E (pt) Fechadura para porta ou portão de correr
PT1412598E (pt) Aperfeiçoamentos em trincos de fechaduras de encaixe
GB2358667A (en) Improvements in mortice latches
ES2602588T3 (es) Montaje de cerradura de resorte
PT1770232E (pt) Dispositivo de controlo anti-pânico para portas
PT1607552E (pt) Dispositivo de puxador de muleta
US2759751A (en) Door latch mechanism
US2665154A (en) Latch bolt unit
PT1577465E (pt) Elemento de fechadura com fixação para o elemento de accionamento
US5149154A (en) Door latch
US1641537A (en) Door latch
PT755477E (pt) Mecanismo de fechadura
PT1526235E (pt) Equipamento de iluminação e armação na qual se fixa o equipamento de iluminação
US2709100A (en) Door latch mechanism