PT1285133E - Produto em papel absorvente com estrutura assimétrica - Google Patents

Produto em papel absorvente com estrutura assimétrica Download PDF

Info

Publication number
PT1285133E
PT1285133E PT01934096T PT01934096T PT1285133E PT 1285133 E PT1285133 E PT 1285133E PT 01934096 T PT01934096 T PT 01934096T PT 01934096 T PT01934096 T PT 01934096T PT 1285133 E PT1285133 E PT 1285133E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
layer
embossed
layers
product according
embossed layer
Prior art date
Application number
PT01934096T
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Basler
Gilles Roussel
Original Assignee
Georgia Pacific France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Georgia Pacific France filed Critical Georgia Pacific France
Publication of PT1285133E publication Critical patent/PT1285133E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H27/00Special paper not otherwise provided for, e.g. made by multi-step processes
    • D21H27/30Multi-ply
    • D21H27/38Multi-ply at least one of the sheets having a fibrous composition differing from that of other sheets
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H27/00Special paper not otherwise provided for, e.g. made by multi-step processes
    • D21H27/30Multi-ply
    • D21H27/40Multi-ply at least one of the sheets being non-planar, e.g. crêped
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24355Continuous and nonuniform or irregular surface on layer or component [e.g., roofing, etc.]
    • Y10T428/24446Wrinkled, creased, crinkled or creped
    • Y10T428/24455Paper

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Machines For Manufacturing Corrugated Board In Mechanical Paper-Making Processes (AREA)

Description

ΡΕ1285133 - 1 -
DESCRIÇÃO "PRODUTO EM PAPEL ABSORVENTE COM ESTRUTURA ASSIMÉTRICA" O presente invento diz respeito a produtos em papel absorvente e mais particularmente em rama de celulose, para uso sanitário ou doméstico e visa uma folha, constituída por pelo menos duas camadas das quais uma é gofrada, destinada à realização de papel higiénico essencialmente, mas também de lenços de assoar, guardanapos, ou papel de cozinha.
Na indústria do papel sanitário ou doméstico, utiliza-se, para a realização destes produtos, um papel absorvente geralmente frisado de fraca gramagem, designado: rama de celulose ou tecido acolchoado. Aproveita-se a capacidade de alongamento da estrutura conferida por exemplo pela frisagem para gofrar a folha, quer dizer, deformá-la por zonas localizadas de maneira permanente e obter protuberâncias numa face correspondendo a zonas de vazio na outra face.
Com efeito, a tendência destes últimos anos, no que diz respeito a produtos de higiene tornou-os mais agradáveis ao toque, mais macios trabalhando as suas características de espessura e de resistência nomeadamente por gofragem. Esta última permite, por outro lado, melhorar - 2 - ΡΕ1285133 o atractivo visual do produto. A operação de gofragem efectua-se quer seja no papel com forte taxa de humidade, quer dizer na parte húmida da máquina de papel, quer seja no papel com fraca taxa de humidade, quer dizer em transformação. 0 presente invento diz respeito ao papel transformado em parte seca.
Os motivos de gofragem mais divulgados são constituídos por uma repetição sobre uma base geométrica de protuberâncias elementares de fraca superfície no topo transversal, quer dizer de fraca superfície no topo, e de forma geométrica simples. Um exemplo é descrito na patente US 3 414 459 que fornece numa folha de duas ou três camadas, quer dizer constituída por uma pluralidade de folhas elementares, chamadas camadas, ligadas ou coladas conjuntamente. As camadas são gofradas com uma frequência de repartição de protuberâncias é uma altura de protuberâncias adaptadas à realização de produtos que absorvam água tais como papéis de cozinha, o número de protuberâncias indo de 5 a 30 por cm2. Por outro lado, a Requerente desenvolveu, para papel higiénico nomeadamente, motivos cujo número de elementos é superior, indo de 30 a 80 por cm2. Neste caso, devido ao seu número, estes elementos formam protuberâncias de altura mais fraca e têm necessariamente uma superfície elementar no topo igualmente muito fraca, inferior a 1 mm2. Obtém-se para estas realizações um aspecto que imita o de um produto tecido. Descreveu-se um exemplo na patente EP 426 548. Este tipo de gofragem afecta principalmente as características ligadas à - 3 - ΡΕ1285133 espessura da folha, por um lado, e à sua rigidez, por outro. Estes motivos permitem realizar um bom compromisso entre as melhorias desejadas das caracteristicas quando se transforma um produto meio acabado em produto acabado, e as condições de desenvolvimento industrial; eles permitem nomeadamente, a aplicação de uma intensidade de gofragem suficiente. Eles apresentam contudo um atractivo visual limitado.
Outros produtos em papel absorvente são constituídos por duas camadas ou mais obtidas segundo uma técnica de associação diferente. Gofra-se por um lado uma camada simples ou dupla e por outro lado uma segunda camada, igualmente simples ou dupla, por meio de dois dispositivos distintos de gofragem. A primeira camada assim como a segunda camada são gofradas segundo motivos em relevo constituídos por protuberâncias. A densidade dos motivos fica necessariamente baixa: inferior a 20 protuberâncias/cm2 para este tipo de produto. Com efeito, as duas camadas são associadas por meio de um cilindro "casamenteiro" de maneira que as superfícies distais das protuberâncias de duas camadas sobrepostas sejam dispostas em frente às superfícies situadas entre as duas protuberâncias no plano da segunda camada. Esta técnica é ainda chamada processo "encaixado". Com uma estrutura deste tipo procuram-se obter produtos espessos tendo uma boa forma. No entanto, sobretudo para a aplicação ao papel higiénico, a suavidade não é óptima devido à gofragem relativamente grosseira. Por outro lado, é necessário - 4 - ΡΕ1285133 gofrar fortemente para obter a espessura importante desej ada.
Num e noutro modo de realização de uma folha dupla, gofram-se as duas camadas. Se a gofragem fornece espessura a cada uma das camadas, ela arrasta no entanto uma redução sensível da sua resistência à rotura. Com efeito, o trabalho mecânico na folha é acompanhado de um relaxamento das ligações inter fibras nas zonas gofradas. 0 invento tem assim por primeiro objectivo a realização de uma folha dupla cuja resistência à rotura é melhorada em relação a uma folha dupla gofrada da mesma espessura.
Inversamente, aumentando a pressão de gofragem cresce a espessura da folha e/ou a qualidade de marcação do motivo de gofragem mas está-se limitado pela necessidade de não induzir uma perda de resistência à rotura muito importante. 0 invento tem por segundo objectivo a realização de uma folha dupla cuja espessura e/ou visibilidade do motivo de gofragem é melhorada em relação a uma folha dupla gofrada da técnica anterior apresentando sempre uma boa resistência à rotura.
Segundo o invento, uma folha satisfazendo um ou outro destes objectivos aqui visados anteriormente, compreendendo uma camada gofrada única em rama de celulose - 5 - ΡΕ1285133 frisada de 10 a 40 g/m2 e gofrada com motivos em relevo, consistindo, pelo menos em parte, de protuberâncias discretas orientadas para o interior da folha, e de pelo menos uma camada não gofrada, as camadas são associadas entre si por ligação das superfícies distais de pelo menos uma parte das protuberâncias da camada gofrada à referida camada não gofrada, é caracterizada pelo facto de que a camada gofrada apresenta em pelo menos uma parte de superfície pelo menos 30 protuberâncias por cm2 onde a superfície do topo é inferior a 1 mm2, de preferência inferior a 0,7 mm2, as duas camadas tendo gramagens diferentes e/ou composições fibrosas diferentes.
Em particular, as gramagens das camadas diferem de mais de 5%. De preferência, elas diferem de 5 a 30%. A Requerente constatou, com surpresa, que uma folha dupla assim caracterizada apresentava a mesma espessura que uma folha dupla realizada com duas camadas gofradas da mesma maneira que a camada gofrada do invento e ligadas em posição pontas/pontas.
Por outro lado, a Requerente constatou que sendo, por outro lado, todos os parâmetros iguais, que se podia reduzir numa certa medida a gramagem da folha gofrada mantendo a resistência da folha ao rompimento. Trata-se da resistência medida no sentido transversal da folha. Estas combinações permitem assim uma boa economia de material sem sacrificar a duração do produto assim como a sua espessura. - 6 - ΡΕ1285133
Por exemplo, verificou-se que uma folha constituída por uma camada gofrada de 21 g/m2 e de uma camada não gofrada de 23 g/m.2 apresentava a mesma resistência no sentido transversal que uma folha constituída por duas camadas de 23 g/m2 das quais uma tinha sido gofrada nas mesmas condições, quer dizer com o mesmo valor de impressão, que a camada de 21 g/m2 precedente. É possível realizar outras combinações no quadro do invento.
Assim, pode conservar-se a mesma gramagem do conjunto e a mesma espessura mas querer uma folha mais resistente. Com este objectivo, segundo um modo de realização conforme com o invento, escolheu-se uma camada não gofrada cuja resistência ao rompimento é a mesma que a da camada gofrada mas cuja gramagem é levemente mais pesada. Compensa-se o aumento de peso pelo emprego de uma camada gofrada mais leve que se gofra de maneira a obter a mesma espessura que a folha precedente. A perda em resistência do conjunto resultante da gofragem da camada mais leve é mais fraca graças ao emprego de uma camada não gofrada mais pesada; a gramagem total fica quanto a ela imutável.
Segundo um outro modo de realização, a camada gofrada apresenta uma resistência ao rompimento superior. Trata-se por exemplo de um papel cuja composição fibrosa comporta mais fibras longas. Constata-se com efeito que as - 7 - ΡΕ1285133 perdas de resistência são menos elevadas se a camada mais resistente é a camada gofrada.
Segundo um outro modo de realização, a camada gofrada é de gramagem mais pesada que a camada não gofrada. Em relação ao produto cujas duas camadas são idênticas e da mesma gramagem total, as caracteristicas físicas são iguais. Constata-se, no entanto, que se obtém uma melhoria da visibilidade do motivo de gofragem e da qualidade da marcação.
Compreende-se que se pode também, aplicando o mesmo ensinamento, obter uma folha mais espessa gofrando mais profundamente a camada reforçando sempre ligeiramente a camada não gofrada.
As propriedades com relação com a espessura e a resistência não foram observadas senão para densidades do motivo pelo menos iguais a 30 picotes por cm2 em partes de superfície cobrindo pelo menos 30% da superfície total. A superfície no topo das protuberâncias é tanto mais fraca quanto o número destas últimas é localmente elevado. Ela é de preferência inferior a 0,7 mm2 por 30 protuberâncias por cm2 e de preferência inferior ou igual a 0,4 mm2 por 50 protuberâncias por cm2.
Por espessura, no presente domínio técnico, entende-se a espessura medida num empilhamento de um certo - 8 - ΡΕ1285133 número de folhas (12 camadas por exemplo) sobre o qual se aplica uma leve pressão (2 kPa por exemplo). Segue-se que a espessura tem em conta uma certa resistência ao esmagamento da estrutura. Assim, sem querer estar ligado por uma explicação, a conservação da espessura da estrutura do invento resulta da melhor resistência ao esmagamento de uma camada que foi gofrada com um motivo de densidade elevada.
Conforme uma outra caracteristica, o produto segundo o invento apresenta em pelo menos 50% da superfície total pelo menos 30 protuberâncias por cm2.
Conforme uma outra caracteristica, o número de protuberâncias é pelo menos 50 por cm2.
Conforme uma outra caracteristica, o produto apresenta um segundo motivo de gofragem entre as referidas partes de superfície. Vantajosamente, este motivo pode ser do tipo linear, quer dizer constituído por protuberâncias cuja superfície no topo é de forma linear e desenha, por exemplo, o contorno de uma flor. Mais particularmente, o primeiro e segundo motivo podem estar a níveis diferentes. Dito de outro modo, os seus topos respectivos podem estar a alturas diferentes em relação ao plano da camada. 0 invento é descrito com mais detalhes na apresentação que se segue de um modo de realização com os desenhos anexos, nos quais: - 9 - ΡΕ1285133 a figura 1 representa esquematicamente um corte alargado da estrutura realizada conforme o invento; a figura 2 representa uma instalação que permite realizar o invento.
Fazendo referência à figura 1, o produto 1 compreende duas camadas, uma camada gofrada 2 e uma camada não gofrada ou lisa 4. A camada gofrada compreende protuberâncias 11 repartidas segundo um passo determinado em pelo menos uma parte da superfície. Quando se considera a estrutura do produto, as protuberâncias da camada gofrada estão orientadas para o interior da folha. As duas camadas estão de preferência ligadas entre si. Em particular, elas podem estar ligadas entre si ao nível das superfícies distais das protuberâncias da camada gofrada. Vantajosamente, as duas camadas são ligadas por colagem. 0 produto segundo o invento tem uma gramagem de 20 a 80 g/m2. Cada uma das camadas é em rama de celulose. A rama de celulose é um papel absorvente de fraca gramagem compreendida entre 10 e 40 g/m2. Quando ela é fabricada segundo a técnica convencional por prensagem húmida (designada no domínio pelos termos CWP - prensagem húmida convencional) a folha é prensada contra um cilindro secador enquanto ela ainda está húmida. A folha é secada sobre o cilindro e ela é destacada com excepção de uma lâmina chamada lâmina de frisado. As ondulações ou linhas de frisado são formadas neste estado de fabrico. - 10 - ΡΕ1285133
Em partes da superfície representando pelo menos 30% da superfície total, a camada gofrada tem uma densidade de motivos superior a 30 protuberâncias por cm2 e inferior a 300, de preferência uma densidade inferior a 90 protuberâncias por cm2. Ela pode ainda apresentar ainda um ou vários tipos de motivos diferentes tendo eles próprios densidades de motivo diferentes. AS protuberâncias podem então ter alturas diferentes, e a camada apresentar motivos de níveis diferentes. Os pedidos de patente europeia N° 0 426 548 e N° 0 797 705 ilustram produtos gofrados segundo estes princípios mas comportando duas camadas gofradas.
No produto segundo o invento, segundo uma primeira característica a segunda camada não é gofrada. A composição fibrosa e/ou química das camadas pode ser idêntica ou diferente. Em particular, segundo o modo de realização do invento a camada gofrada tem uma composição fibrosa essencialmente à base de fibras longas tais como as fibras de resinosos, e a camada não gofrada, uma composição fibrosa essencialmente à base de fibras curtas. Esta combinação permite obter um produto mais resistente sem sacrificar a suavidade fornecida pelas fibras curtas. Segundo um outro modo de realização, uma das camadas compreende um aditivo resistente húmido temporário ou eventualmente permanente. Se este aditivo está já presente numa certa quantidade na camada gofrada, camada não gofrada poderá conter uma quantidade mais importante ou inversamente. Um exemplo de aditivo resistente húmido é um ΡΕ1285133 - 11 - composto do tipo poliamina epicloridrina, comercializado sob o nome de KYMENE SLX pela sociedade HERCULES. Segundo um outro modo de realização, uma das camadas, de preferência a camada gofrada, compreende um amaciador ou "libertador". A folha assim constituída apresenta uma resistência húmida muito boa e portanto uma boa solidez devido ao facto em particular da composição da camada não gofrada. Ela oferece, por outro lado, uma doçura de superfície pela escolha da composição fibrosa e química da camada gofrada.
Conforme um modo de realização do invento, a camada gofrada 2 é mais leve que a camada não gofrada. De preferência, as camadas apresentam uma afastamento de gramagem de pelo menos 5%. Foi representada uma folha com as duas camadas 2 e 4 sobrepostas. Elas estão dispostas de tal maneira que as protuberâncias estão no interior da folha. Podem ligar-se as duas camadas uma à outra de qualquer maneira conhecida do versado na técnica, tal como, por exemplo, mecanicamente por estriagem, quer dizer fazendo passar a folha entre uma estria e contra um cilindro liso.
De preferência, no entanto, ligam-se as duas camadas uma à outra por meio de uma substância adesiva interposta entre os topos das protuberâncias das camadas representadas que vêm a entrar em contacto. A substância adesiva é então de preferência deposta nos topos mais elevados dos elementos do motivo, e pode ser vantajosamente - 12 - ΡΕ1285133 colorida a fim de fazer sobressair os detalhes. Assim, quando a camada gofrada apresenta protuberâncias cujos topos estão a níveis diferentes, realiza-se um produto parcialmente associado numa fraca superfície. Obtém-se um produto particularmente flexível quando a referida superfície de associação é inferior a 5%.
Foi representada na figura 2, uma máquina que permite fabricar essa estrutura de folha. Ela é constituída essencialmente por elementos que fazem parte do estado da técnica. Um primeiro cilindro de gofragem 10 foi gravado segundo um motivo com picotes de forma adaptada às protuberâncias desejadas. O processo consiste em gofrar uma camada de rama de celulose desenrolada a partir de uma bobina não representada, entre o cilindro de gofragem 10 e um cilindro em borracha 12 depois faze-la vir a associar-se por meio de um cilindro "casamenteiro" 14 com uma camada de rama de celulose não gofrada 40, desenrolada igualmente a partir de uma bobina não representada, sobre a primeira 20 enquanto está sempre em contacto com o cilindro de gofragem. Primeiramente, aplicou-se caso fosse necessário, uma substância adesiva, de preferência de base aquosa, nos topos da camada gofrada, por meio de um cilindro de encolagem 16.
Os produtos segundo o invento apresentam caracteristicas muito vantajosas relativamente aos produtos constituídos por duas camadas existentes no mercado. ΡΕ1285133 - 13 -
Isto é ilustrado pelos exemplos seguintes onde se realizaram, a partir de folhas de rama de celulose de qualidade papel higiénico e de gramagens diferentes, produtos segundo o invento, quer dizer com uma só camada gofrada mas realizados a partir de folhas da mesma gramagem. Nos três primeiros exemplos, a composição fibrosa das diferentes camadas era a mesma, quer dizer: 50% de fibras curtas tais como as fibras de eucalipto e 50% de fibras longas. Nestes três exemplos, o motivo de gofragem é o que é actualmente comercializado sob a marca LOTUS. Ele compreende um primeiro motivo constituído por elementos relativamente grandes, de flores por exemplo, e espaçados uns dos outros, e um segundo motivo cobrindo a superfície entre os elementos do primeiro motivo e constituído por 80 protuberâncias por cm2. A superfície no topo destas últimas é inferior a 0,4 mm2.
No exemplo A, comparou-se um produto combinado, realizado com camadas de papel tecido de gramagens diferentes (Al, A2), a um produto combinado realizado com camadas de papel tecido apresentando a mesma gramagem (A2). As camadas eram respectivamente de 21 g/m2 para Al e 23 g/m2 para A2 antes da transformação. Escolheram-se papéis de maneira a que as suas resistências medidas no sentido transversal apresentam sensivelmente o mesmo valor (102-104 N/m). Verificou-se se a transformação da camada de gramagem mais fraca não afectava a resistência do conjunto. Observa-se que, para uma mesma impressão de gofragem (28 mm) , obtêm-se características físicas similares nos produtos: ΡΕ1285133 - 14 - eles têm a mesma espessura (0,37-0,38 mm) e o valor da sua resistência no sentido transversal baixou nas mesmas proporções (86-88 N/m) . Assim, num produto conforme com o invento, há uma redução de 8,5% da gramagem para propriedades físicas similares do produto acabado.
No exemplo B, comparou-se um produto combinado, realizado com camadas de papel tecido da mesma gramagem (duas camadas BI de 21 g/m2 antes da transformação), com um produto combinado realizado com camadas de papel tecido apresentando gramagens diferentes (uma camada B2 de 18 g/m2 e uma camada B3 de 23 g/m2 antes da transformação) mas cuja gramagem total era sensivelmente a mesma. As qualidades de papel foram escolhidas de maneira a que as resistências medidas no sentido transversal fossem do mesmo valor (100-102 N/m). Observa-se que gofrando uma das camadas no primeiro caso, e a camada de gramagem mais fraca no segundo caso, obtêm-se produtos da mesma espessura (0,37-0,38 mm) mas de resistência nitidamente superior (94-77 N/m) para o produto de gramagens diferentes. Assim, com uma gramagem total idêntica nas duas camadas, melhora-se significativa-imente a resistência do produto acabado com a ajuda de uma combinação de gramagens diferentes.
No exemplo C, utilizou-se uma camada Cl de 21 g/m2 e uma camada C2 de 23 g/m2. Por oposição ao exemplo A, examinou-se o efeito de um aumento da impressão de gofragem da camada gofrada. Aumentou-se assim a impressão de gofragem da camada gofrada procurando sempre conservar o - 15 - ΡΕ1285133 mesmo valor da resistência no sentido transversal do produto final. Esta foi obtida pela escolha de uma gramagem mais elevada para a camada não gofrada. Foi possível assim aumentar a espessura de 20% (0,34-0,42 mm).
No exemplo D, uma primeira camada Dl, 18 g/m2, apresenta uma composição fibrosa à base de fibras longa, tais como as da madeira resinosa, e fibras curtas, tais como as da madeira de eucalipto. As suas resistências no sentido transversal ST e sentido de marcha SM são respectivamente de 81 N/m e 150 N/m. Para a segunda camada D2, 18 g/m2, escolheu-se uma composição fibrosa de maneira que apresente características mecânicas mais fracas: para ST um valor de 50 N/m e para SM um valor de 97 N/m. Constata-se que gofrando Dl, se obtém uma estrutura D1/D2 mais resistente que gofrando D2, mantendo-se as outras características iguais.
No exemplo E. realizaram-se duas estruturas constituídas por duas camadas apresentando gramagens diferentes e uma estrutura da mesma gramagem total mas cujas duas camadas são idênticas.
As gramagens são respectivamente para El, 21 g/m2, para E2, 23 g/m2 e para E3, 18 g/m2. Constatou-se que se podia obter um produto tendo as mesmas resistências no sentido transversal que o produto constituído por duas camadas da mesma gramagem com o mesmo peso total mas cuja visibilidade é superior com uma camada mais pesada. 16 ΡΕ1285133
Estes resultados estão agrupados na tabela seguinte.
Camadas de papel tecido e estruturas q/m2 Espessura mm Resistência SM N/m Resistência ST N/m Impressão gofragem mm AI 21 120 50 A2 23 148 52 A A1+A2 lisas2 43,4 0,27 268 102 0 Al gofrada+A2 lisa 42,6 0,37 223 86 28 A1+A2 lisas2 46 0,29 296 104 A2 gofrada+A2 lisa 45,2 0,38 255 88 28 B BI 21 115 50 B2 18 B3 23 Bl+Bl lisas 40,8 0,24 230 100 0 Bl lisa+Bl gofrada 41,1 0,35 214 77 28 B2+B3 lisas 40,9 0,25 245 102 0 B2 gofrada +B3 lisa 41,1 0,34 226 94 28 C Cl 21 50 17 ΡΕ1285133 C2 23 52 Cl+Cl lisas 40,8 0,24 230 100 0 Cl gofrada +C1 lisa 41,1 0,34 214 77 28 C1+C2 lisas 43,4 0,27 268 102 0 Cl gofrada +C2 lisa 42,4 0.42 205 74 34 D Dl 18 150 81 D2 18 97 50 D1+D2 lisas 35,6 0,2 247 131 Dl lisa+D2 gofrada 35,7 0,31 216 100 Dl gofrada+D2 lisa 35,5 0,31 239 107 E EI 21 115 50 E2 23 E3 18 El+El lisas 40,8 0,24 230 100 El gofradai El lisa 41,1 0,35 214 77 28 E2+E3 lisas 40,9 0,25 245 102
Lisboa, 3 de Janeiro de 2012

Claims (12)

  1. ΡΕ1285133 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Produto em algodão de celulose com uma gramagem de 2 0 a 8 0 g/m2 compreendendo uma camada gofrada única em algodão de celulose frisada de 10 a 40 g/m2, incluindo motivos em relevo consistindo pelo menos parcialmente em protuberâncias discretas orientadas na direcção do interior da estrutura, e pelo menos uma camada em algodão de celulose não gofrada, as camadas estando associadas entre si por ligação das superfícies distais de pelo menos uma parte das protuberâncias da camada gofrada da referida camada não gofrada, caracterizado pelo facto de que a camada gofrada apresenta em pelo menos uma parte da superfície pelo menos 30 protuberâncias por cm2 em que a superfície é menor que 1 mm2, preferivelmente menor que 0,7 mm2, e as duas camadas tendo gramagens diferentes e/ou composições fibrosas diferentes.
  2. 2. Produto segundo a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que as gramagens de duas camadas diferem de pelo menos 5%.
  3. 3. Produto segundo a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que as gramagens de duas camadas diferem de 5 a 30%.
  4. 4. Produto segundo uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que a gramagem da camada - 2 - ΡΕ1285133 gofrada está compreendida entre 1 e 20 g/m2 e a da camada não gofrada entre 21 e 25 g/m2.
  5. 5. Produto segundo uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que a gramagem da camada gofrada está compreendida entre 21 e 25 g/m2 e a da camada não gofrada entre 1 e 20 g/m2.
  6. 6. Produto segundo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que as composições fibrosas diferem de tal modo que uma das camadas apresenta uma resistência ao rompimento superior à da outra.
  7. 7. Produto segundo a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de que a camada mais resistente é a camada gofrada.
  8. 8. Produto segundo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que a camada gofrada apresenta em pelo menos 30% e de preferência em pelo menos 50% da superfície total pelo menos 30 protuberâncias por cm2.
  9. 9. Produto segundo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que o número de protuberâncias é pelo menos de 50 por cm2, e a sua superfície no topo é inferior ou igual a 0,4 mm2. - 3 - ΡΕ1285133
  10. 10. Produto segundo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que ele apresenta um segundo motivo de protuberâncias de gofragem entre as referidas partes de superfície.
  11. 11. Produto segundo a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de que a ligação é obtida por colagem das protuberâncias do segundo motivo pelo menos em parte.
  12. 12. Produto segundo a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que ele comporta uma segunda camada não gofrada. Lisboa, 3 de Janeiro de 2012
PT01934096T 2000-05-12 2001-05-11 Produto em papel absorvente com estrutura assimétrica PT1285133E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0006108A FR2808816B1 (fr) 2000-05-12 2000-05-12 Produit en papier absorbant a structure dissymetrique

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1285133E true PT1285133E (pt) 2012-01-16

Family

ID=8850182

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01934096T PT1285133E (pt) 2000-05-12 2001-05-11 Produto em papel absorvente com estrutura assimétrica

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6723203B2 (pt)
EP (1) EP1285133B1 (pt)
AT (1) ATE528445T1 (pt)
CA (1) CA2379081C (pt)
DK (1) DK1285133T3 (pt)
ES (1) ES2374969T3 (pt)
FR (1) FR2808816B1 (pt)
PT (1) PT1285133E (pt)
WO (1) WO2001086066A2 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6979507B2 (en) * 2000-07-26 2005-12-27 Idatech, Llc Fuel cell system controller
DE60128890T2 (de) * 2001-03-09 2008-02-07 Georgia-Pacific France Papierbahn mit kleinen Kissen
ES2282221T3 (es) * 2001-12-27 2007-10-16 Georgia-Pacific France Hoja de papel gofrada.
ES2310578T3 (es) * 2002-08-22 2009-01-16 Georgia-Pacific France Rollo formado de hojas de guata de celulosa, y procedimiento de realizacion asociado.
ATE520826T1 (de) * 2003-03-07 2011-09-15 Georgia Pacific France Saugfähiges geprägtes papierprodukt
US20070298221A1 (en) * 2006-06-26 2007-12-27 The Procter & Gamble Company Multi-ply fibrous structures and products employing same
US8236135B2 (en) * 2006-10-16 2012-08-07 The Procter & Gamble Company Multi-ply tissue products
US20090057951A1 (en) * 2007-09-05 2009-03-05 George Vincent Wegele Apparatus for converting a multi-ply paper product
US20090056859A1 (en) * 2007-09-05 2009-03-05 Evans Jr David George Apparatus for converting a multi-ply paper product
US20090057950A1 (en) * 2007-09-05 2009-03-05 George Vincent Wegele Method for converting a multi-ply paper product
US7942995B2 (en) * 2007-09-05 2011-05-17 The Procter & Gamble Company Method for converting a multi-ply paper product
US20090117331A1 (en) * 2007-11-05 2009-05-07 Joshua Thomas Fung Textured Multi-Ply Sanitary Paper Product Having Optimized Emboss Patterns
CA3024124A1 (en) * 2016-05-13 2017-11-16 First Quality Tissue, Llc Multi-ply tissue containing laminated and non-laminated embossed areas

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3414459A (en) * 1965-02-01 1968-12-03 Procter & Gamble Compressible laminated paper structure
US3556907A (en) * 1969-01-23 1971-01-19 Paper Converting Machine Co Machine for producing laminated embossed webs
US3738905A (en) * 1970-04-29 1973-06-12 Kimberly Clark Co Paper toweling material and method of combining into multi ply products
US3868205A (en) * 1973-03-15 1975-02-25 Kimberly Clark Co Embossed paper toweling and method of production
GB2085356B (en) * 1980-08-21 1985-07-17 Ellam Adrian Hilton Improvements in or relating to lavatory paper material
FR2653793B1 (pt) * 1989-10-30 1992-01-03 Kaysersberg Sa
FR2684599B1 (fr) * 1991-12-09 1994-01-28 Kayserberg Sa Feuille complexe de papier absorbant.
US5316622A (en) * 1992-07-16 1994-05-31 Babinsky Vladislav A Embossed or dimpled combined board
FR2707311B1 (fr) * 1993-07-09 1995-09-08 Kaysersberg Sa Papiers gaufrés multicouches, dispositif et procédure pour leur élaboration.
FR2728152B1 (fr) * 1994-12-16 1997-01-24 Kaysersberg Sa Papier absorbant gaufre a motifs combines
WO1997011227A1 (de) * 1995-09-20 1997-03-27 Sca Hygiene Paper Gmbh Mehrlagiges tissueprodukt mit ctmp-innenlage sowie dessen herstellung
US5906711A (en) * 1996-05-23 1999-05-25 Procter & Gamble Co. Multiple ply tissue paper having two or more plies with different discrete regions
FR2775698B1 (fr) * 1998-03-06 2000-04-21 Fort James France Nouveau produit en papier absorbant comprenant trois plis et son procede de fabrication

Also Published As

Publication number Publication date
US20020148579A1 (en) 2002-10-17
CA2379081C (fr) 2009-09-01
CA2379081A1 (fr) 2001-11-15
DK1285133T3 (da) 2012-01-30
EP1285133B1 (fr) 2011-10-12
FR2808816A1 (fr) 2001-11-16
FR2808816B1 (fr) 2003-05-30
WO2001086066A3 (fr) 2002-02-28
WO2001086066A2 (fr) 2001-11-15
EP1285133A2 (fr) 2003-02-26
ATE528445T1 (de) 2011-10-15
ES2374969T3 (es) 2012-02-23
US6723203B2 (en) 2004-04-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0981668B1 (en) Soft multi-ply tissue paper having a surface deposited strengthening agent
US11427969B2 (en) Web substrate having optimized emboss design
PT1285133E (pt) Produto em papel absorvente com estrutura assimétrica
CN106164374B (zh) 吸收性纸产品和用于制造这种吸收性纸产品的方法
PT1239079E (pt) Folha de papel com pequenas almofadas.
CN113302044B (zh) 绵纸产品以及生产所述绵纸产品的方法和设备
KR102381024B1 (ko) 엠보싱된 여러 겹 티슈 제품
KR102624012B1 (ko) 엠보싱된 여러 겹 티슈 제품
KR102379467B1 (ko) 엠보싱된 여러 겹 티슈 제품
CA2541316A1 (en) Sheet of absorbent paper
US6656569B1 (en) Absorbent paper product comprising two plies
EA034903B1 (ru) Мягкий абсорбирующий лист
US8404081B2 (en) Web substrate having optimized emboss area
CA3150203A1 (en) PAPER HANDKERCHIEFS AND NAPKINS INCORPORATING SURFACE ENLARGED PAPER PULP FIBERS AND METHODS OF MAKING THEREOF
CN115997059A (zh) 棉纸产品、棉纸产品卷筒和堆叠以及制造方法
WO2024186306A1 (en) Tissue products with three-dimensional embossing design
JP2019198476A (ja) ティシュ
CN115996655A (zh) 棉纸产品、棉纸产品的卷筒和堆叠以及制造方法
MX2008007395A (en) Tissue products having enhanced cross-machine directional properties
CZ20002739A3 (cs) Jednorázová pomůcka na utírání a způsob její výroby
MXPA99010408A (en) Soft multi-ply tissue paper having a surface deposited strengthening agent