PT1240754E - Serviço de mensagens multimédia - Google Patents

Serviço de mensagens multimédia Download PDF

Info

Publication number
PT1240754E
PT1240754E PT00976099T PT00976099T PT1240754E PT 1240754 E PT1240754 E PT 1240754E PT 00976099 T PT00976099 T PT 00976099T PT 00976099 T PT00976099 T PT 00976099T PT 1240754 E PT1240754 E PT 1240754E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
terminal
message
message component
multimedia
component
Prior art date
Application number
PT00976099T
Other languages
English (en)
Inventor
Outi Aho
Original Assignee
Nokia Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp filed Critical Nokia Corp
Publication of PT1240754E publication Critical patent/PT1240754E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/12Messaging; Mailboxes; Announcements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/50Centralised arrangements for answering calls; Centralised arrangements for recording messages for absent or busy subscribers ; Centralised arrangements for recording messages
    • H04M3/53Centralised arrangements for recording incoming messages, i.e. mailbox systems
    • H04M3/5307Centralised arrangements for recording incoming messages, i.e. mailbox systems for recording messages comprising any combination of audio and non-audio components
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L51/00User-to-user messaging in packet-switching networks, transmitted according to store-and-forward or real-time protocols, e.g. e-mail
    • H04L51/58Message adaptation for wireless communication

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Document Processing Apparatus (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "SERVIÇO DE MENSAGENS MULTIMEDIA" A presente invenção refere-se a um serviço de mensagens. Mais especificamente, a invenção refere-se a um serviço de mensagens multimédia num sistema de comunicação sem fios, como o sistema WAP (Protocolo de Aplicação sem Fios).
As redes de comunicação sem fios e a rede da internet estão a expandir-se rapidamente, aumentando o seu número de utilizadores. É possível introduzir serviços de internet avançados em estações digitais móveis de redes de comunicação sem fios, como os chamados telefones de media, por ex. com a ajuda da tecnologia WAP. WAP é um padrão aberto concebido para suportar globalmente a maior parte de redes de comunicação digitais sem fios, como GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), GPRS (Pacote Geral de Serviços Rádio), PDC (Telemóvel Digital Pessoal), CDMA IS-95 (Acesso Múltiplo por Divisão de Código), TDMA IS-136 (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo) e redes de terceira geração, como WCDMA (Acesso Múltiplo de Banda Larga por Divisão de Código) e CDMA-2000. Pelo facto do sistema WAP ter sido desenvolvido apenas recentemente, e pelo facto das especificações do sistema WAP definirem apenas, em alguns casos, as estruturas de suporte para diferentes implementações, não se conhecem soluções para implementar certas funções do sistema WAP.
No sistema WAP (Figura 1), há um terminal sem fios ou estação móvel MS, aqui denominado de terminal WAP, utilizando protocolos WAP para a comunicação externa, que 2 pode comunicar com um servidor 20 da rede da internet. A ligação entre o terminal WAP e a rede da internet é estabelecida por uma porta WAP 15, que funciona como um elemento de transmissão de mensagens entre o terminal WAP MS e uma rede da internet 18. A porta WAP 15 converte mensagens direccionadas pelo terminal WAP à rede da internet 18, em função da necessidade, em mensagens de acordo com alguns protocolos da internet, como o protocolo TCP/IP (Protocolo de Controlo de Transmissão/Protocolo da Internet). Correspondentemente, as mensagens dirigidas a partir da rede da internet 18 a um terminal WAP MS de uma rede sem fios 12, são convertidas, em função da necessidade, na porta WAP 15 em mensagens de acordo com protocolos WAP (por ex. WSP, Protocolo de Sessão sem Fios). O terminal WAP MS pode ser qualquer dispositivo que utilize protocolos WAP para comunicação externa, como uma estação móvel de uma rede celular ou um terminal de computador, que está em comunicação com a rede sem fios 12, por ex. através de uma estação móvel de uma rede celular.
Os modos de comunicação suportados pelo WAP, que se destinam à transferência da informação via rádio, são denominados portadores. Em diferentes redes que suportam WAP, estes são, entre outros, mensagens SMS (Serviço de Mensagens Móveis), chamadas de dados (CSD, Dados de Comutação por Circuitos) e rádio de pacote, isto é, serviços GPRS, serviço USSD (Dados de Serviço Suplementar Não Estruturado), assim como, outros portadores definidos nas especificações WAP.
No que diz respeito aos seus protocolos, o sistema WAP é um sistema hierárquico. Tanto um terminal WAP, como uma porta WAP incluem uma série de protocolos WAP 3 implementados, como software com camadas específicas de protocolo WAP. As camadas de protocolo WAP são, entre outras, uma camada WSP (Protocolo de Sessão sem Fios), uma camada WTP (Protocolo de Transacção sem Fios) e uma camada WDP (Protocolo de Datagrama sem Fios). As correspondentes camadas de protocolo de um terminal WAP e uma porta WAP comunicam entre elas para implementar uma transferência de dados segura entre o terminal WAP e a porta WAP, através de um portador específico.
Durante muito tempo os utilizadores de terminais de computador ligados à rede da internet tiveram a oportunidade de recuperar componentes multimédia, como imagens, texto, clipes curtos de vídeo e clipes de áudio em formato electrónico, nos seus terminais de computador de alguns servidores da rede da internet. Uma vez que aumentaram as velocidades de transferência de dados e melhoraram as propriedades das estações móveis, despertou também agora o interesse num serviço de mensagens multimédia para redes sem fios. No entanto, e por ex. associado ao sistema WAP, ainda não foi apresentada uma solução para implementar um destes serviços de mensagens multimédia. A aplicação da patente internacional WO 98/19438 apresenta uma solução para implementar um serviço de mensagens multimédia numa rede de telecomunicações. 0 sistema de mensagens multimédia apresentado no documento WO 98/19438 inclui um arquivo de mensagens multimédia, no qual é armazenada uma mensagem multimédia dirigida a um utilizador específico. 0 utilizador tem a oportunidade de comunicar as propriedades de apresentação multimédia do seu equipamento terminal ao sistema de mensagens multimédia, 4 que traduz em parte ou totalmente a referida mensagem multimédia, considerando as propriedades de apresentação multimédia do terminal do utilizador. De seguida, o sistema de mensagens multimédia envia a mensagem multimédia ao terminal do utilizador. No serviço de mensagens multimédia apresentado pelo documento WO 98/19438, o sistema de mensagens multimédia controla essencialmente a entrega da mensagem multimédia, e o documento centra-se quase totalmente na tradução das mensagens multimédia.
Quando implementa um serviço de mensagens multimédia, associado a sistemas de comunicação sem fios, surgem novos problemas devido à capacidade limitada de terminais sem fios e devido às vias de rádio utilizadas para comunicação.
Foi proposto um serviço de mensagens multimédia para redes de comunicação móvel da terceira geração, como WCDMA, que seria implementado de forma idêntica ao serviço de mensagens curtas, isto é, essencialmente impulsionando mensagens dirigidas a um terminal sem fios (arquivadas num centro especifico de mensagens) para o terminal sem fios, assim que puder ser contactado. No entanto, impulsionar mensagens multimédia para um terminal sem fios causa problemas. Devido à capacidade de memória limitada de um terminal sem fios, como uma estação móvel de uma rede celular, a mensagem multimédia pode não caber na memória disponível do terminal. Uma mensagem multimédia impulsionada para um terminal sem fios pode também compreender elementos que o terminal sem fios é incapaz de processar, sendo estes elementos enviados sem necessidade para o terminal sem fios, desperdiçando recursos de rádio.
Foi agora inventada uma nova solução para implementar um serviço de mensagens multimédia. 5
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é fornecido um método para implementar um serviço de mensagens multimédia entre um terminal que comunica com uma rede de comunicação via rádio e um servidor, em que o método inclui os seguintes passos: receber e armazenar uma mensagem multimédia dirigida ao terminal sem fios no servidor, compreendendo a referida mensagem multimédia pelo menos um componente multimédia; transmitir uma mensagem de notificação do servidor via rádio ao terminal sem fios. 0 método é caracterizado pelo facto da mensagem de notificação compreender informação sobre, pelo menos, uma propriedade do referido, pelo menos um, componente multimédia; e pelo facto do método ainda compreender as fases de: receber a referida mensagem de notificação no terminal; seleccionar no(s) componente (s) multimédia do terminal por transferir ao terminal, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação; seleccionar no terminal um portador para cada componente multimédia seleccionado, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação; e transferir o(s) componente(s) multimédia seleccionado(s) a partir do servidor para o terminal 6 via rádio, utilizando o portador seleccionado pelo terminal. A referida propriedade pode ser, por exemplo, o tipo, tamanho ou prioridade (valor prioritário) do componente multimédia.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, é fornecido um terminal para comunicar via rádio com uma rede de comunicação, em que o referido terminal inclui meios para receber uma mensagem de notificação transmitida por um servidor em comunicação com a rede de comunicação via rádio, tratando-se na mensagem de notificação de uma notificação que uma mensagem multimédia dirigiu ao terminal para informar que chegou e foi guardada no referido servidor, compreendendo a mensagem multimédia pelo menos um componente multimédia. 0 terminal é caracterizado pelo facto da referida mensagem de notificação incluir informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, componente multimédia e pelo facto do terminal incluir: meios para receber a referida mensagem de notificação no terminal; meios para seleccionar componente(s) multimédia por transferir ao terminal com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação: meios para seleccionar um portador para cada componente multimédia seleccionado, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de 7 notificação, para a transferência de cada componente multimédia seleccionado a partir do referido servidor ao terminal via rádio; e meios para informar a rede de comunicação do(s) portador(es) seleccionado(s) pelo terminal.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é fornecido um sistema com um terminal, uma rede de comunicação e um servidor em comunicação com a rede de comunicação para implementar um serviço de mensagens multimédia entre o terminal que comunica com a rede de comunicação via rádio e o servidor, em que o servidor compreende: meios para receber uma mensagem multimédia dirigida ao terminal e meios para armazenar a mensagem multimédia no servidor, incluindo a mensagem multimédia, pelo menos, um componente multimédia; meios para transmitir uma mensagem de notificação ao terminal para indicar que a mensagem multimédia está disponível no servidor. 0 sistema é caracterizado pelo facto da referida mensagem de notificação incluir informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, componente multimédia e pelo facto do terminal incluir: meios para receber a referida mensagem de notificação; meios para seleccionar componente(s) multimédia por transferir ao terminal, com base nos dados de 8 propriedade transportados pela referida mensagem de notificação; meios para seleccionar um portador para cada componente multimédia seleccionado, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação, para a transferência de cada componente multimédia seleccionado do referido servidor ao terminal via rádio; meios para informar a rede de comunicação do(s) portador (es) seleccionado(s), compreendendo o sistema ainda: meios para transmitir o(s) referido(s) componente(s) seleccionado(s) através da rede de comunicação para o terminal, utilizando o(s) referido(s) portador(es).
De acordo com um quarto aspecto da invenção, é fornecido um produto de programa de computador para implementar um serviço de mensagens multimédia num terminal, para este comunicar via rádio com uma rede de comunicação e para receber uma mensagem de notificação transmitida ao terminal via rádio a partir do servidor, que está em comunicação com a rede de comunicação, sendo a mensagem de notificação uma notificação em como uma mensagem multimédia (dirigida ao terminal) chegou e foi guardada no referido servidor, incluindo a mensagem multimédia, pelo menos, um componente multimédia. 0 produto de programa de computador é caracterizado pelo facto da referida mensagem de notificação incluir informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, 9 componente multimédia e pelo facto do produto de programa de computador incluir: meios para fazer com que o terminal seleccione componente (s) multimédia por transferir ao terminal, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação; meios para fazer com que o terminal seleccione um portador para cada componente multimédia seleccionado, com base nos dados de propriedade transportados pela referida mensagem de notificação, para a transferência de cada componente multimédia seleccionado a partir do referido servidor ao terminal via rádio; e meios para fazer com que o terminal informe a rede de comunicação do(s) portador(es) seleccionado(s) pelo terminal.
Nesta descrição o terminal pode ser qualquer terminal, como uma estação móvel de uma rede de comunicação celular ou um terminal de computador, que comunica com uma rede de comunicação (por ex. rede celular) via interface de rádio. Numa versão privilegiada da invenção o terminal é uma estação móvel de uma rede celular, um terminal WAP, que utiliza protocolos WAP para comunicação externa. Numa versão da invenção, na qual o terminal é um terminal de computador, a interface de rádio pode assumir a forma de um denominado cartão de rádio. Um cartão destes inclui sistemas electrónicos, que permitem a comunicação com uma rede celular, e que podem ser fixados de modo removível ao 10 terminal do computador, por exemplo através de uma interface compatível com padrões PCMCIA (Associação Internacional de Cartões de Memória de Computadores Pessoais). Um exemplo existente de um cartão de memória destes é o Nokia Card Phone.
Numa versão privilegiada da invenção, o referido servidor é um Centro de Serviços de Mensagens Multimédia (MMSC) em comunicação com uma rede de comunicação, que transporta mensagens multimédia para o terminal através de uma porta WAP localizada na rede de comunicação. As mensagens multimédia podem incluir um ou mais componentes, como por ex. texto, voz, imagens ou filmes de vídeo.
Como indicação que uma mensagem multimédia dirigida ao terminal foi recebida pelo servidor, este transmite uma mensagem de notificação ao terminal, incluindo informação sobre, pelo menos uma, propriedade de, pelo menos um, componente multimédia da mensagem multimédia. Note-se que é implícito o armazenamento da mensagem multimédia no servidor. Por outras palavras, quando o servidor recebe uma mensagem multimédia dirigida a um certo terminal, essa mensagem fica presente na memória do servidor. Essa memória pode ser, por exemplo, a memória de acesso aleatório do servidor (RAM) ou pode ser outro meio de memória física, como um disco duro. Como será explicado mais à frente nesta descrição, pode ser necessário o servidor guardar a mensagem multimédia por um certo período de tempo, por exemplo, até se poder contactar o terminal ao qual se dirige. Porém, mesmo numa situação em que o terminal ao qual se dirige a mensagem seja imediatamente contactado, pode ainda assim ocorrer a armazenagem temporária da mensagem multimédia no servidor. No caso do servidor ter de 11 guardar a mensagem multimédia por um período de tempo mais prolongado, pode estabelecer-se um limite máximo de tempo para guardar a mensagem. Isto pode ser determinado, por exemplo, pelas opções de subscrição do terminal alvo. Em algumas situações pode também ser necessário eliminar ou substituir as mensagens multimédia guardadas no servidor, por exemplo, devido à redução da capacidade de armazenagem no servidor.
Com base nos referidos dados de propriedade transmitidos a partir do servidor na mensagem de notificação, o terminal selecciona um portador apropriado para a transferência do referido componente multimédia. Assim sendo, pode seleccionar-se um portador à parte para cada componente multimédia da mensagem multimédia, em que diferentes componentes multimédia podem ser seleccionados para transmitir através do mesmo ou de diferentes portadores. 0 portador para um determinado componente é seleccionado de entre os portadores suportados pelo terminal. Na versão privilegiada da invenção, os portadores são os definidos em WAP. 0 referido componente multimédia é transferido do MMSC para o terminal, utilizando o portador seleccionado pelo terminal.
Uma vez que, por exemplo no sistema WAP, os diferentes portadores utilizados para transmissão de dados consomem diferentes quantidades de recursos de rádio, é vantajoso seleccionar um portador que utiliza os menores recursos de rádio para a transmissão de cada componente multimédia do sistema de mensagens multimédia para o terminal WAP. A presente invenção torna isso possível. Por exemplo, de acordo com a invenção não é necessário estabelecer uma ligação de chamada de dados para transmitir uma mensagem de 12 texto curta, podendo a mensagem ser transportada via rádio como uma mensagem SMS.
Passamos a descrever a invenção em pormenor, fazendo referência aos desenhos anexos, nos quais a Figura 1 mostra um conhecido modelo do sistema WAP da técnica anterior; a Figura 2 ilustra uma implementação de um método de acordo com a invenção no sistema WAP; a Figura 3 ilustra as partes básicas de uma estação móvel, que implementa um método de acordo com a invenção; a Figura 4 é um fluxograma que mostra um processo de tomada de decisão de acordo com a invenção; a Figura 5 é um diagrama de bloco, que ilustra blocos funcionais de um MMSC; e a Figura 6 mostra uma estrutura básica de uma mensagem de notificação de acordo com a invenção. A Figura 1 foi acima descrita associada à descrição da técnica anterior. Numa versão privilegiada da invenção (Figura 2), é examinado um serviço de mensagens multimédia numa situação, em que um terminal sem fios MS que utiliza protocolos WAP para comunicar (ou seu proprietário) subscreveu um serviço de mensagens multimédia de um centro de serviços de mensagens multimédia MMSC. 0 MMSC é um 13 elemento de rede, um servidor, que pode encontrar-se, por exemplo, numa rede celular ou na internet. No serviço de mensagens multimédia, o MMSC funciona como um elemento, que guarda uma mensagem multimédia dirigida ao terminal sem fios MS na sua memória, se não for possivel contactar o terminal sem fios MS, ao qual se dirige a mensagem multimédia em questão. 0 MMSC reencaminha ainda a mensagem multimédia ao terminal sem fios MS quando o conseguir alcançar. Em alternativa, se o terminal móvel, ao qual se dirige a mensagem, puder ser directamente contactado, a mensagem multimédia é imediatamente reencaminhada. Este mecanismo de mensagens é conhecido por armazenamento e reencaminhamento de mensagens. Conhece-se uma correspondente disposição associado a mensagens SMS da rede GSM, na qual o Centro de Serviço de Mensagens Curtas da rede (SMSC) proceda ao armazenamento e reencaminhamento de mensagens SMS. 0 MMSC comunica com o terminal sem fios MS através da porta WAP 15. Fisicamente, o MMSC encontra-se preferencialmente na mesma parte da rede da internet como a porta WAP 15. Normalmente, a comunicação entre o MMSC e a porta WAP 15 é estabelecida de acordo com protocolos (protocolos IP) da rede da internet. Estes são por ex. TCP/IP e HTTP 1.1.
Quando uma mensagem multimédia, que pode conter um ou mais componentes multimédia, como texto, imagens, fotografias, clipes de áudio ou de video num formato electrónico, dirigida a um terminal sem fios MS que assinou o serviço de mensagens multimédia do MMSC, chega ao MMSC, este guarda-a na sua memória e envia ao terminal sem fios 14 uma mensagem de notificação 30 para confirmar a recepção da mensagem no MMSC.
Numa versão privilegiada da invenção, a mensagem de notificação 30 é implementada, utilizando um novo tipo de conteúdo WAP, aqui referido como Indicação de Mensagens Multimédia (MMI). A MMI é um tipo de conteúdo definido para permitir a transmissão de dados tanto no formato de texto como de binário no mesmo tipo de conteúdo. Tanto uma representação de texto de formato XML compatível com a internet (Linguagem de Marcação EXpansível) , como um formato binário de acordo com a codificação de binário WAP estão definidos para o tipo de conteúdo MMI. A Figura 6 mostra uma possível estrutura básica de uma mensagem de notificação tipo MMI 30, que inclui uma parte geral "Informação Geral" 36, assim como, campos 37 (dos quais dois estão representados na Figura 6) para expressar propriedades de componentes multimédia compreendidos pelas mensagens multimédia. A parte "Informação Geral" 36 inclui campos, que expressam informação geral sobre a mensagem multimédia guardada no MMSC. Trata-se aqui por ex. de informação sobre o endereço do remetente da mensagem multimédia e sua importância. As propriedades dos componentes multimédia expressas nos campos 37 são, por exemplo, o tipo e tamanho de cada componente multimédia. Se a mensagem multimédia guardada no MMSC incluir um componente em formato de texto com um tamanho de 330 bytes e uma imagem com um formato JPG de 164 kilobytes, as entradas correspondentes aos campos 37 numa mensagem de notificação de formato de texto tipo MMI 30 apareceriam por ex. do seguinte modo: 15
Tipo de componente da mensagem 1: texto/simples Tamanho do componente da mensagem 1: 330 Tipo de componente da mensagem 2: imagem/jpg Tamanho do componente da mensagem 2: 164000
Adicionar um novo tipo de conteúdo ao WAP e proceder às alterações de software por ele exigidas no sistema, são processos que os profissionais do ramo dominam, quando se familiarizaram com as práticas especificas de WAP. Em alternativa, a mensagem de notificação 30 pode ser entregue ao terminal sem fios MS de um modo habitualmente conhecido nas redes sem fios, como uma mensagem SMS. A diferença entre os dados em formato de texto e em formato binário é evidente no agrupamento de dados, apesar de todos os dados serem transmitidos via rádio em formato binário. Os dados em formato de texto são agrupados, de modo que cada carácter ou letra seja representado por uma palavra de código específica que é transmitida. A referida palavra de código pode ter por ex. oito bits de comprimento. Em dados de transmissão num formato binário, apenas os bits individuais são transmitidos, sendo memorizada a capacidade de transmissão de dados. Num sistema WAP, por exemplo, é definido um determinado valor para certas palavras da linguagem XML. Por exemplo, numa codificação WAP pode ser atribuída à palavra "ENTIDADE" da linguagem XML o valor "2", sendo que ao transmitir essa palavra, é memorizada a capacidade de transmissão de dados porque em vez de seis caracteres, terá apenas de transmitir um carácter num formato binário. 16
Numa versão privilegiada da invenção é utilizada uma mensagem de notificação tipo MMI 30 e os dados a transmitir estão em formato binário. A mensagem de notificação 30 pode ser transferida do MMSC para a porta WAP como uma mensagem de acordo com o protocolo IP, por ex. em formato XML, utilizando o comando POST definido em HTTP 1.1 (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Se a mensagem de notificação 30 incluir partes em formato de texto, a porta WAP converte-as em formato binário de acordo com o protocolo WAP e direcciona a mensagem de notificação 30 para o terminal sem fios via rádio, utilizando um portador especifico. Essa conversão pode também ser levada a cabo logo no MMSC. O portador utilizado para a transferência da mensagem de notificação 30 pode ser por ex. o serviço de mensagens curtas (SMS) da rede GSM ou o serviço USSD, que são ambos os denominados serviços sem ligação.
Deviam aqui considerar-se as diferenças entre serviços de ligação orientada e serviços sem ligação. Num serviço de ligação orientada, é primeiramente estabelecida uma ligação de comunicação específica (dedicada) entre as partes em comunicação antes de poder realizar a transmissão actual de dados. Um exemplo de um serviço de ligação orientada é uma chamada de dados numa rede celular. Num serviço sem ligação, não tem de ser estabelecida uma ligação de comunicação dedicada. O serviço SMS GSM é um exemplo de um serviço sem ligação, ocorrendo a transmissão de mensagens SMS num canal de comunicação que é habitualmente utilizado para efeitos de sinalização. Além disso, em certos tipos de transmissão de dados sem ligação com base em pacotes, como UDP (Protocolo de Datagrama do Utilizador) na internet, a rota a utilizar para a transferência de dados não é 17 previamente determinada e pode ser diferente para diferentes pacotes de dados. A mensagem de notificação 30 transmitida pelo MMSC para o terminal sem fios MS inclui dados específicos nas propriedades da mensagem multimédia para tomadas de decisão realizadas no terminal sem fios MS relativamente à recuperação da mensagem multimédia. A referida mensagem de notificação 30 inclui, de preferência, informação sobre o tamanho e tipo da mensagem multimédia armazenada no MMSC ou dos componentes multimédia que engloba. Na mensagem de notificação 30 a referida informação sobre o tipo é fornecida pelos tipos MIME em formato de texto (por ex. imagem/jpg, texto/simples, áudio/mpeg, som/wav) ou pelos correspondentes equivalentes binários, especificados em WAP. Numa versão privilegiada da invenção são utilizados os referidos equivalentes binários. Além disso, a mensagem de notificação 30 pode incluir informação sobre a importância da mensagem multimédia, ou seja, o denominado valor prioritário. Normalmente, a mensagem de notificação 30 também compreende informação sobre o emissor da mensagem multimédia, assim como, sobre a mensagem multimédia URL (Localizador Uniforme de Recursos) ou URI (Identificador Uniforme de Recursos) ou outro identificador para identificar a mensagem multimédia. Se a mensagem multimédia incluir mais do que um componente multimédia, a mensagem de notificação 30 pode também incluir um identificador à parte para cada componente da mensagem multimédia.
Ao receber a referida mensagem de notificação 30, o terminal sem fios MS decide sobre a recuperação da mensagem multimédia do MMSC e selecciona o portador a utilizar na transferência da mensagem multimédia via rádio. 18
Correspondentemente, se a mensagem multimédia incluir vários componentes multimédia, o terminal sem fios MS selecciona os componentes multimédia abrangidos pela mensagem multimédia que quer recuperar ou que é capaz de recuperar a partir do MMSC e selecciona o portador a utilizar na transferência de cada componente multimédia seleccionado via rádio. Para optimizar a utilização dos recursos de rádio, o terminal sem fios MS pode seleccionar o portador mais apropriado para a transferência de cada componente multimédia diferente. 0 terminal sem fios MS decide sobre a recuperação da mensagem multimédia ou dos componentes multimédia que abrange e selecciona um/uns portador(es) apropriado(s) com a ajuda de dados específicos transportados na mensagem de notificação 30. Normalmente, estes dados incluem informação sobre o tamanho e o tipo da mensagem multimédia ou dos componentes multimédia que abrange. De acordo com a invenção, a selecção de um portador pode ser realizada com base em apenas uma propriedade da mensagem multimédia ou dos componentes multimédia que abrange. Esta propriedade pode ser por ex. o tipo, tamanho ou valor prioritário (importância) da mensagem multimédia ou dos componentes multimédia que abrange. Assim sendo, a selecção de um portador de acordo com a invenção pode ser efectuada para cada componente multimédia da mensagem multimédia, por exemplo, somente na base do tamanho dos componentes multimédia. Além disso, o processo de tomada de decisão pode ter em conta certas regras de utilizador configuráveis, o valor prioritário da mensagem multimédia e certas propriedades do terminal sem fios MS, como o espaço de memória disponível e a capacidade do terminal para 19 processar e apresentar diferentes tipos de componentes multimédia no seu visor.
Passamos a apresentar um pouco mais detalhadamente, e por meio de um exemplo, o processo de tomada de decisão realizado pelo terminal sem fios MS de acordo com a invenção. Parte-se do principio que uma mensagem multimédia dirigida ao terminal sem fios MS com pelo menos um componente multimédia, chega ao MMSC. É transmitida uma mensagem de notificação 30, que compreende informação sobre, pelo menos, uma propriedade da mensagem multimédia ou dos componentes, do MMSC para o terminal sem fios MS. Normalmente, a mensagem de notificação 30 inclui informação sobre, pelo menos, o tamanho e o tipo da mensagem multimédia ou dos componentes multimédia que abrange. O terminal sem fios conhece o seu espaço de memória disponível, os tipos de componentes multimédia que é capaz de processar (e por ex. apresentar no seu visor), assim como, os portadores do sistema WAP que suporta.
Depois de receber a mensagem de notificação 30, o terminal sem fios MS determina se pode receber e processar os referidos componentes multimédia. Isto é conseguido pela comparação da informação entregue ao terminal sem fios na mensagem de notificação 30 relativamente ao tamanho dos componentes multimédia armazenados no MMSC com a memória disponível no terminal sem fios e pela comparação da informação do tipo dos componentes multimédia presentes na mensagem com os tipos que o terminal sem fios MS é capaz de processar. Se o espaço da memória for suficiente e o terminal sem fios MS reconhecer os tipos dos componentes multimédia em questão como sendo tipos que é capaz de 20 processar, o terminal sem fios MS decide recuperar os referidos componentes multimédia do MMSC.
Porém, de acordo com a invenção o utilizador pode também ser provido de meios para influenciar o processo de tomada de decisão realizado pelo terminal sem fios MS através das denominadas regras de utilizador configuráveis. Estas regras de utilizador configuráveis são, de preferência, incluídas no software de fábrica do terminal sem fios numa base de dados específica, e estão disponíveis ao software da aplicação do terminal sem fios MS. O utilizador do terminal sem fios MS pode activar e desactivar as regras ou modificá-las, por exemplo, utilizando um menu específico da interface do utilizador do terminal sem fios. Quando toma uma decisão relativamente à recuperação de um componente multimédia, o terminal sem fios MS lê as regras de utilizador configuráveis da referida base de dados e tem-mas em consideração na sua tomada de decisão. 0 utilizador pode, por exemplo, estabelecer uma regra para evitar que o terminal sem fios MS recupere mensagens multimédia enviadas de um determinado endereço do MMSC. Naturalmente, isto requer que a informação identificadora do emissor da mensagem multimédia seja transmitida na mensagem de notificação 30. O utilizador pode também, por exemplo, evitar a recuperação de uma mensagem multimédia ou componente de um certo tipo, apesar de não haver outro obstáculo à recuperação da referida mensagem multimédia ou componente. O utilizador pode também definir uma regra, segundo a qual o custo da transmissão de dados é considerado quando se selecciona um portador. Quando esta regra está activa, o terminal sem fios MS selecciona sempre o portador mais barato possível 21 (ou o mais barato disponível) adequado à transferência de um componente de um certo tipo. 0 utilizador pode também definir uma regra, segundo a qual a velocidade de transferência de dados é considerada quando se selecciona um portador, pelo que o terminal sem fios MS pode, por exemplo, seleccionar sempre o portador mais rápido adequado à transferência de certo tipo de componente multimédia. Nos exemplos acima apresentados, o terminal sem fios MS não acaba sempre por seleccionar um portador que consome os menores recursos de rádio.
Quando decide sobre a recuperação de uma mensagem multimédia, se o terminal sem fios MS detectar que o tamanho de algum componente multimédia é demasiado grande para ser acomodado na memória do terminal sem fios MS, ou que se trata de um tipo que o terminal sem fios MS não consegue processar, este terminal pode decidir não recuperar o referido componente multimédia. Em alternativa, o terminal sem fios MS pode adiar a recuperação por um determinado tempo e recuperar a mensagem multimédia apenas depois de ter sido liberto espaço de memória suficiente no terminal sem fios MS.
Em alternativa, se o terminal sem fios MS detectar que o tamanho de algum componente multimédia é demasiado grande para ser acomodado na memória do terminal sem fios MS, ou que se trata de um tipo que o terminal sem fios MS não consegue processar, este terminal pode informar o utilizador, por exemplo no seu visor. 0 terminal sem fios MS pode também apresentar no seu visor uma lista de operações que o utilizador pode executar para resolver o problema. Normalmente, nesta situação o terminal sem fios MS aguarda alguma informação introduzida no que diz 22 respeito às operações que o utilizador vai executar. 0 utilizador pode introduzir no terminal sem fios, utilizando por ex. o teclado ou através de outro método conhecido. A lista de operações proposta pelo terminal sem fios MS pode incluir, por ex. algumas das seguintes: a) anexar um computador portátil ou idêntico ao terminal sem fios MS para permitir o processamento do referido componente multimédia. Neste caso o terminal sem fios MS iria recuperar o componente multimédia do MMSC, mas iria transferi-lo para o computador portátil para processamento; b) anexar um Cartão de Memória Multimédia (MMMC) à parte ao terminal sem fios MS para aumentar o seu espaço de memória disponível.
Depois de decidir recuperar um ou mais componentes multimédia abrangidos pela mensagem multimédia do MMSC, o terminal sem fios MS selecciona um portador a utilizar para a transferência dos componentes multimédia, baseado na informação relativamente ao tipo de cada componente multimédia entregue na mensagem de notificação 30. Em alternativa, a selecção de um portador pode também ser realizada com base no tamanho de um componente multimédia ou com base no valor prioritário de um componente multimédia. De acordo com uma versão vantajosa da invenção e para proceder à selecção, o software que controla o terminal sem fios MS inclui uma base de dados com uma denominada tabela de mapeamento. A tabela de mapeamento indica, de preferência para cada tipo de componente multimédia, um portador predefinido, que é utilizado na transferência do referido tipo de componente multimédia via rádio do portão WAP para o terminal sem fios MS. Correspondentemente, se a selecção 23 do portador é levada a cabo unicamente com base no tamanho ou valor prioritário de um componente multimédia, é possível definir um portador específico predefinido para cada categoria de tamanho ou valor prioritário de uma mensagem multimédia na tabela de mapeamento. Por exemplo, o portador SMS da rede GSM pode ser definido como o portador predefinido para uma mensagem/componente do texto/simples tipo MIME. Neste caso, se o tipo MIME de um componente multimédia for texto/simples, a estação móvel selecciona o portador SMS GSM como sendo o portador a utilizar na transferência do referido componente multimédia.
Na selecção de um portador (e na implementação da tabela de mapeamento associada), é também possível considerar mais do que uma propriedade de uma mensagem multimédia. Neste caso é também possível, por exemplo, considerar informação sobre o tamanho de um componente multimédia entregue na mensagem de notificação 30, de modo que os dados de textos curtos possam ser seleccionados para transmissão, utilizando o serviço SMS GSM, enquanto que por ex. dados de textos mais compridos podem ser transferidos através de uma chamada de dados GSM, HSCSD (Dados de Comutação por Circuitos de Alta Velocidade) ou uma ligação de dados GPRS GSM. Neste caso, é possível definir mais alternativas na tabela de mapeamento como portadores predefinidos para tipos específicos de componentes multimédia. Estes podem incluir, por exemplo, GSM-SMS como a alternativa "texto/simples - curto" para o tipo MIME texto/simples, e GSM-HSCSD como a alternativa "texto/simples - comprido". Correspondentemente, podem ser definidas para um tipo de componente multimédia específico alternativas "mais caras" e "menos caras" e "mais lentas" e 24 "mais rápidas", quando utiliza o (portador) custo ou velocidade da transmissão de dados junto com dados relacionados com o tipo de mensagem / componente da mensagem, como o factor decisivo no processo de selecçâo do portador do terminal sem fios.
Se uma mensagem multimédia incluir mais do que um componente multimédia, o portador seleccionado para a transferência de cada tipo diferente de componente multimédia é, preferencialmente, o portador atribuído ao tipo em particular na tabela de mapeamento. Assim sendo, por exemplo, se uma mensagem multimédia incluir tanto um componente de texto, como um clipe de vídeo, pode decidir-se transferir o componente de texto utilizando SMS e o clipe de vídeo é transmitido, por ex., através de uma ligação de dados de comutação de circuitos ou pacotes. Em alternativa e de acordo com a invenção, é também possível seleccionar todos os componentes multimédia a transferir, utilizando o mesmo portador independentemente do tipo de componente.
Numa versão privilegiada da invenção, pode considerar-se o valor prioritário de uma mensagem multimédia quando seleccionar um portador, se tiver sido entregue na mensagem de notificação acima mencionada 30 transmitida do MMSC para o terminal sem fios MS. Num caso destes, o portador mais rápido disponível pode ser seleccionado para uma mensagem multimédia com um elevado valor prioritário, o que geralmente se refere ao portador para o qual está disponível a maior capacidade de transferência no sistema. A tabela de mapeamento está, preferencialmente, incluída no software instalado de fábrica do terminal sem fios MS e pode ser actualizada se for adicionado um novo 25 portador (isto é, um novo modo de comunicação de rádio) ao sistema ou se um portador existente for removido do sistema. Isto pode ser feito, por exemplo, de modo idêntico ao apresentado juntamente com a definição das regras de utilizador configuráveis.
Para recuperar uma mensagem multimédia ou componente(s) multimédia desejados, o terminal sem fios abre uma ligação ao MMSC, se é que já não existe. Numa versão privilegiada da invenção, é estabelecida uma ligação de modo o terminal sem fios MS abrir (de um modo conhecido pelo WAP) uma sessão WSP com a porta WAP 15 e esta estabelece ainda por ex. uma ligação IP com o MMSC. A informação sobre o portador seleccionado pelo terminal sem fios MS e, consequentemente, do que será utilizado na sessão WSP por abrir, é transmitida do terminal sem fios MS para a porta WAP 15 de um modo conhecido, num campo WSP HEADER como um valor Indicativo do Portador. A transmissão da referida informação ocorre durante a negociação entre o terminal sem fios MS e a porta WAP 15 na abertura da sessão WSP.
Quando a sessão WSP tiver sido estabelecida, o terminal sem fios MS pode recuperar a desejada mensagem multimédia ou o(s) componente(s) multimédia do MMSC, por exemplo, utilizando o método GET definido em WAP. No método GET, o terminal sem fios MS envia primeiro à porta WAP 15 um pedido GET 31 em formato binário para recuperar uma mensagem multimédia especifica ou componente do MMSC. A porta WAP 15 converte o pedido GET 31 num pedido GET de acordo com um protocolo da internet, por ex. num pedido GET HTTP 32, e envia-o ao MMSC. 26
Em resposta ao pedido GET, o MMSC transmite 33 a mensagem multimédia pedida ou o(s) componente(s) multimédia pedido (s) através da ligação IP para a porta WAP 15, que transporta 34 a mensagem ou componente (s) ao terminal sem fios MS, utilizando o(s) portador(es) seleccionado(s) pelo terminal sem fios MS para a sessão WSP em questão, seja como um serviço de ligação orientada ou como um serviço sem ligação. Normalmente, é apresentado um determinado componente multimédia ao utilizador apenas depois de ter sido completamente transferido para a memória do terminal sem fios MS. Em casos específicos, como por exemplo quando um componente multimédia compreende filmes de vídeo, é também possível uma alternativa denominada de "fluxo contínuo". Neste caso, já é possível começar a reprodução de uma parte inicial em memória do clipe de vídeo antes deste ter sido completamente transferido para o terminal sem fios MS.
Se a mensagem multimédia a transferir abranger mais do que um tipo de componente multimédia, o terminal sem fios MS terá normalmente seleccionado portadores diferentes para a transferência dos diferentes tipos de componente multimédia no modo acima apresentado. Neste caso, o componente multimédia que o terminal móvel seleccionou para ser transferido, utilizando o portador actualmente activo na sessão WSP, é transmitido primeiro, presumindo que um portador apropriado está de facto activo. Pode implementar uma mudança no portador ao posicionar a sessão WSP num estado Suspenso, utilizando a primitiva Suspensão S e reiniciando-a com o primitivo Resumo S.
Numa versão privilegiada da invenção, a mensagem multimédia transportada pelo MMSC para um terminal sem fios 27 que assinou o serviço de mensagens multimédia, pode provir de várias fontes diferentes. Pode ser uma fotografia, um clipe de vídeo doméstico ou uma mensagem de voz transmitida num formato electrónico de um terminal sem fios para outro. Pode também ser por ex. uma mensagem de correio electrónico com um componente multimédia por transportar para o terminal sem fios transmitido a partir de uma rede TCP/IP para o MMSC, ou qualquer mensagem com componentes multimédia. A invenção pode também ser implementada sem a tecnologia WAP e, neste caso, a implementação depende da rede em questão. Por exemplo, é possível comunicar entre um servidor de rede internet, que permite a funcionalidade de um MMSC e um terminal sem fios em modo de comutação por pacotes, utilizando protocolos IP. É possível comunicar via rádio, utilizando por ex. protocolos IP no topo do serviço GPRS de uma rede GSM. Neste caso, em vez de uma porta WAP, uma Porta GPRS do Nó de Suporte (GGSN) da rede GPRS actua como o elemento que liga a rede sem fios e a rede da internet. Neste caso, pode implementar-se a selecção de um portador de acordo com a invenção, utilizando portadores suportados pelo GPRS, que são, por exemplo, GPRS-SMS, chamada de dados GPRS e outros portadores definidos em GPRS. É possível uma solução correspondente nas redes de terceira geração. A invenção pode ser implementada no software, se proceder às necessárias modificações no código do programa no terminal sem fios e no MMSC. Os produtos de programa de computador em questão podem ser armazenados num meio de dados, por exemplo na memória, podem ser transferidos e podem ser executados, por exemplo num computador, ou no 28 microprocessador de um terminal sem fios. No MMSC, as mudanças de software exigidas relativamente à adopção do tipo de conteúdo MMI são realizadas na interface da porta WAP do MMSC. Mais à frente na descrição serão apresentados os blocos funcionais do MMSC, associados à Figura 5. A Figura 3 ilustra as partes básicas relevantes à operação de um terminal sem fios, que implementa um método de acordo com a invenção. 0 terminal sem fios MS compreende um processador MPU e partes funcionalmente ligadas ao processador: uma memória MEM, uma interface do utilizador UI e uma parte de rádio RF. 0 processador MPU é, de preferência, um microprocessador, micro-controlador ou um processador de sinal digital (DSP). A memória MEM inclui, preferencialmente, uma memória não volátil apenas de leitura (ROM) e uma memória de acesso aleatório (RAM). A parte de rádio RF pode transmitir sinais de frequência de rádio, como mensagens de acordo com o protocolo WAP, e receber sinais de frequência de rádio, como mensagens multimédia, com a sua antena AER. A interface do utilizador UI disponibiliza, preferencialmente, ao utilizador um visor e um teclado para trabalhar com o terminal sem fios MS. 0 software do terminal sem fios MS, assim como, o software relacionado com a implementação do serviço de mensagens multimédia, são normalmente armazenados na memória não volátil. Com base no software, o processador MPU controla a operação do terminal sem fios MS, como a utilização da parte de rádio RF, a apresentação de mensagens com a interface do utilizador UI e a leitura de entradas recebidas a partir da interface do utilizador UI. 0 software, que pode ser implementado de muitas maneiras diferentes, inclui preferencialmente blocos de programa, 29 que correspondem à implementação de diferentes procedimentos. Estes procedimentos são, por exemplo, procedimentos relacionados com o visor dos componentes multimédia contidos em mensagens multimédia para o utilizador, assim como, procedimentos relacionados com a transmissão e recepção de mensagens. No terminal sem fios, o serviço de mensagens multimédia é implementado pelo processador MPU juntamente com o software e memória MEM do terminal sem fios. 0 processador MPU utiliza a memória de acesso aleatório como uma memória temporária quando processa dados. 0 fluxograma na Figura 4 ilustra um processo de tomada de decisão de acordo com a invenção à luz de uma versão privilegiada da invenção. Na primeira fase, uma mensagem multimédia, com pelo menos um componente multimédia, dirigida a um terminal sem fios, chega e é armazenada num MMSC (bloco 41) e de seguida é transmitida uma mensagem de notificação com dados sobre as propriedades da referida mensagem multimédia para o terminal sem fios (bloco 42) . Com base nos dados contidos na mensagem de notificação, o terminal sem fios selecciona o(s) componente(s) multimédia por recuperar, assim como, o(s) portador(es) utilizado(s) para transferir o(s) componente(s) multimédia do MMSC para o terminal sem fios (bloco 43) . Depois disto, o terminal sem fios abre uma ligação ao MMSC e recupera o(s) componente(s) desejado(s), utilizando o(s) portador(es) previamente seleccionado(s) (bloco 44). Opcionalmente e se o terminal sem fios determinar, com base nos dados contidos na referida mensagem de notificação e no estado do terminal sem fios, que o terminal sem fios não tem capacidade para processar ou é actualmente incapaz de processar um 30 componente específico da mensagem multimédia, o terminal sem fios informa o utilizador do dispositivo e pede-lhe que realize certas operações. Por exemplo, se o terminal sem fios for uma estação móvel de uma rede celular, o utilizador pode ser instruído para anexar um computador portátil ao terminal sem fios para que o referido componente multimédia possa ser processado (bloco 43b). Caso contrário, a comunicação entre o MMSC e o terminal sem fios ocorre de forma transparente para o utilizador. Na Figura 4, o bloco opcional 43b está desenhado com uma linha tracejada. A Figura 5 mostra um diagrama em bloco, que ilustra blocos funcionais do MMSC relacionados com a implementação da presente invenção. 0 MMSC compreende uma interface de porta WAP 51, através da qual o MMSC comunica com a porta WAP 15. A comunicação com outras redes fora do sistema WAP é gerida através de uma interface externa 52, e a comunicação com outros centros de serviço de mensagens multimédia é tratada através da interface MMSC 53. O arquivo de dados 54 é uma base de dados, na qual as mensagens multimédia são registadas e armazenadas. A unidade de controlo 55 controla a operação do MMSC. Normalmente, o MMSC também compreende alguns blocos relacionados com a autenticação e manutenção do MMSC, mas estes não são apresentados na figura.
De acordo com a invenção, as mensagens multimédia dirigidas ao terminal sem fios MS chegam ao MMSC através de uma das suas interfaces (51 - 53) e são armazenadas no arquivo de dados 54. A mensagem de notificação 30 transmitida para 0 terminal sem fios MS é, preferencialmente, criada na interface da porta WAP 51, no 31 comando da unidade de controlo 55. A transmissão da mensagem de notificação 30 é realizada através da interface da porta WAP 51. Além disso, as mensagens multimédia ou seus componentes multimédia, que o terminal sem fios MS decide recuperar a partir do MMSC, são oportunamente transmitidos 33 ao terminal sem fios MS através da interface da porta WAP.
De acordo com a presente invenção, os recursos de rádio da rede podem ser conservados ao seleccionar o portador mais adequado para transferir componentes multimédia via rádio. O método de acordo com a invenção é implementado por uma denominada técnica de impulso, na qual um terminal sem fios pode decidir por si quais os componentes multimédia que quer recuperar do centro de serviço de mensagens multimédia. A invenção suporta ligações iniciadas por terminal sem fios e, deste modo e preferencialmente, não suporta ligações iniciadas por rede, que podem ser arriscadas do ponto de vista da segurança.
Esta descrição apresenta a implementação e versões da presente invenção com a ajuda de exemplos. Os profissionais do ramo entendem que a presente invenção não se limita aos detalhes das versões acima apresentadas e que pode também ser implementada em outras formas sem se desviar das caracteristicas da invenção. As versões acima apresentadas devem ser consideradas ilustrativas, mas não restritivas. Assim sendo, as possibilidades para implementar e utilizar a invenção são apenas limitadas pelas reivindicações anexas. Consequentemente, as várias opções para implementar a invenção como as reivindicações determinam, incluindo as suas implementações equivalentes, também fazem parte do âmbito da invenção. 32
DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento europeu da patente. Apesar de ter sido elaborado com o máximo cuidado, o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos da patente apresentados na descrição • WO 9819438 A [0007] [0007] [0007]
Lisboa, 29/07/2009

Claims (36)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para implementar um serviço de mensagens multimédia entre um terminal e um servidor através de uma rede de comunicação, o referido terminal disposto para comunicar com a referida rede de comunicação via rádio, em que o método inclui as fases de: receber uma mensagem multimédia dirigida ao terminal no servidor, compreendendo a referida mensagem multimédia pelo menos um componente de mensagem; transmitir uma mensagem de notificação a partir do servidor, através da rede de comunicação via rádio para o terminal, caracterizado pelo facto da mensagem de notificação incluir informação sobre, pelo menos, uma propriedade do referido, pelo menos um, componente de mensagem, e incluindo o método ainda: receber a referida mensagem de notificação no terminal; seleccionar no terminal um componente de mensagem para transferir para o terminal, com base na informação da propriedade transportada pela referida mensagem de notificação; seleccionar no terminal um portador para o componente multimédia seleccionado com base na informação de propriedade transportada pela referida mensagem de notificação; e transferir o componente de mensagem seleccionado do servidor para o terminal, utilizando o portador 2 seleccionado pelo terminal para transmissão do componente de mensagem seleccionado via rádio.
2. Um método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto da referida, pelo menos uma, propriedade do referido componente de mensagem incluir informação sobre o tipo do referido componente de mensagem, sendo esta informação utilizada na referida selecção de um portador.
3. Um método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto da referida, pelo menos uma, propriedade do referido componente de mensagem incluir informação sobre o tamanho do referido componente de mensagem, sendo esta informação utilizada na referida selecção de um portador.
4. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto da referida, pelo menos uma, propriedade do referido componente de mensagem incluir informação sobre a importância do referido componente de mensagem, sendo esta informação da importância utilizada na referida selecção de um portador.
5. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto do método incluir ainda: definir pelo menos uma regra configurável pelo utilizador no terminal; e 3 utilizar a referida, pelo menos uma, regra configurável pelo utilizador na referida selecção de um portador.
6. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto da referida mensagem multimédia incluir mais do que um componente de mensagem, e pelo facto do terminal seleccionar mais do que um componente de mensagem para transferir para o terminal, em que o terminal selecciona um portador para transmitir cada um dos vários componentes de mensagem seleccionados via rádio, em que cada portador seleccionado é seleccionado de entre um conjunto de portadores suportados pelo terminal.
7. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de haver mais do que um tipo de componente de mensagem e ser determinado um portador predefinido para cada um dos referidos vários tipos de componentes de mensagem, em que o terminal selecciona para um determinado tipo de componente de mensagem o portador predefinido determinado para o tipo de componente de mensagem, para o transmitir via rádio.
8. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo facto de haver mais do que um tipo de componente de mensagem e ser determinado mais do que um portador predefinido para cada um dos referidos vários tipos de componentes de mensagem, em que o terminal selecciona para um determinado tipo de componente de mensagem um portador, de entre os referidos 4 vários portadores predefinidos determinados para o tipo de componente de mensagem, para o transmitir via rádio.
9. Um método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto do terminal seleccionar um portador para transmitir o componente de mensagem via rádio de entre os referidos vários portadores predefinidos determinados para o tipo de componente de mensagem de acordo com um dos seguintes critérios: a velocidade de transmissão de dados de um portador predefinido; o custo da transmissão de dados de um portador predefinido; o tamanho do componente de mensagem.
10. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de depois de receber a referida mensagem de notificação no terminal, ser tomada uma decisão relativamente à recuperação do componente de mensagem para o terminal.
11. Um método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto da decisão sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal se basear na informação transportada na mensagem de notificação.
12. Um método de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo facto da decisão sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal se basear, pelo menos em parte, nas propriedades do terminal.
13. Um método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto das propriedades do terminal 5 incluírem, pelo menos, uma das seguintes: a memória disponível do terminal, a capacidade do terminal de processar um tipo específico de componente de mensagem.
14. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 13, caracterizado pelo facto da referida mensagem de notificação compreender ainda informação sobre o emissor da referida mensagem multimédia, em que a decisão relativa à recuperação do componente de mensagem para o terminal se baseia, pelo menos em parte, na referida informação sobre o emissor da mensagem multimédia.
15. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 14, caracterizado pelo facto do método compreender ainda a definição no terminal de, pelo menos uma, regra configurável pelo utilizador, em que a decisão relativa à recuperação do componente de mensagem para o terminal ser tomada, pelo menos em parte, utilizando a referida, pelo menos uma, regra configurável pelo utilizador.
16. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 15, caracterizado pelo facto de, se o terminal determinar, relativamente à decisão sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal, que o componente de mensagem não pode ser acomodado na memória do terminal ou que o terminal é incapaz de processar o componente de mensagem, um utilizador do terminal ser informado. 6
17. Um método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de que quando o utilizador é informado, este é solicitado a proceder a uma operação especifica.
18. Um método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto da referida operação especifica ser uma das seguintes: anexar um computador ao terminal; anexar um dispositivo de memória auxiliar ao terminal.
19. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto do referido servidor operar segundo o principio de armazenamento e reencaminhamento de mensagens.
20. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto do tráfego entre o servidor e o terminal ser implementado através de uma porta WAP (Protocolo de Aplicação sem Fios) e de, pelo menos, o terminal ser adaptado para utilizar o protocolo WAP para comunicação.
21. Um terminal (MS) disposto para comunicar com uma rede de comunicação (12, 18) via rádio, em que o referido terminal (MS) compreende meios (MPU, RF, AER) para receber uma mensagem de notificação (30) transmitida de um servidor (MMSC) que está em comunicação com a rede de comunicação (12, 18) via rádio, sendo a mensagem de notificação (30) uma notificação em como a mensagem multimédia dirigida ao terminal (MS) e com, pelo menos, um componente de mensagem, chegou ao referido servidor (MMSC), caracterizado pelo 7 facto da mensagem de notificação incluir informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, componente de mensagem, incluindo o terminal (MS): meios (MPU, RF, AER) para receber a referida mensagem de notificação (30) e meios (MPU) para seleccionar um componente de mensagem para transferir para o terminal (MS), com base na informação da propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), incluindo o terminal (MS) ainda: meios (MPU) para seleccionar um portador para o componente de mensagem seleccionado, com base na referida informação de propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), para a transferência do componente de mensagem seleccionado a partir do referido servidor (MMSC) para o terminal (MS) via rádio; e meios (MPU, RF, AER) para informar a rede de comunicação (12, 18) do portador seleccionado pelo terminal.
22. Um terminal de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo facto da informação da propriedade, com base na qual o portador é seleccionado, incluir informação sobre o tipo do referido componente de mensagem.
23. Um terminal de acordo com a reivindicação 21 ou 22, caracterizado pelo facto da informação da propriedade, com base na qual o portador é seleccionado, incluir 8 informação sobre o tamanho do referido componente de mensagem.
24. Um terminal de acordo com qualquer das reivindicações 21 ou 23, caracterizado pelo facto da informação da propriedade, com base na qual o portador é seleccionado, incluir informação sobre a importância do referido componente de mensagem.
25. Um terminal de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 24, caracterizado pelo facto do terminal (MS) incluir ainda: meios (MEM) para definir, pelo menos uma, regra configurável pelo utilizador no terminal; e meios (MPU) para utilizar a referida, pelo menos uma, regra configurável pelo utilizador na referida selecção de um portador.
26. Um terminal de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 25, caracterizado pelo facto de existir mais do que um tipo de componente de mensagem e o terminal (MS) incluir ainda: meios (MEM) para definir um portador predefinido para cada um dos referidos vários tipos de componente de mensagem, em que para um componente de mensagem de um determinado tipo, o terminal (MS) está configurado para seleccionar o portador predefinido para o tipo de componente de mensagem para o transmitir via rádio. 9
27. Um terminal de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 26, caracterizado pelo facto do terminal (MS) estar configurado para decidir sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal com base, pelo menos em parte, nas propriedades do terminal.
28. Um terminal de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo facto das propriedades do terminal (MS) incluírem, pelo menos, uma das seguintes: a memória disponível do terminal, a capacidade do terminal para processar um tipo específico de componente de mensagem.
29. Um terminal de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 28, caracterizado pelo facto do terminal (MS) incluir: meios (MPU) para determinar, juntamente com a tomada de decisão sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal (MS), se o componente de mensagem pode ser acomodado na memória do terminal; e meios (UI) para informar um utilizador de um resultado negativo da determinação.
30. Um terminal de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 28, caracterizado pelo facto do terminal (MS) incluir: meios (MPU) para determinar, juntamente com a tomada de decisão sobre a recuperação do componente de mensagem para o terminal (MS), se o terminal é capaz de processar o componente de mensagem; e 10 meios (UI) para informar um utilizador de um resultado negativo da determinação.
31. Um terminal de acordo com a reivindicação 29 ou 30, caracterizado pelo facto do terminal (MS) incluir meios (MPU, UI) para pedir ao utilizador que proceda a uma operação especifica se ocorrer um resultado negativo.
32. Um terminal de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo facto da referida operação especifica ser uma das seguintes: anexar um computador ao terminal; anexar um dispositivo de memória auxiliar ao terminal
33. Um terminal (MS) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 32, caracterizado pelo facto do terminal (MS) incluir meios (MPU, RF, AER) para iniciar a transferência do referido componente de mensagem.
34. Um terminal (MS) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 21 a 33, caracterizado pelo facto do terminal (MS) ser um dos seguintes: uma estação móvel de uma rede celular, um terminal de computador, um cartão de rádio.
35. Um sistema que compreende um terminal (MS), uma rede de comunicação (12, 18) e um servidor (MMSC) acoplado à rede de comunicação (12, 18) para implementar um serviço de mensagens multimédia entre o terminal (MS) que comunica com a rede de comunicação (12, 18) via rádio e o servidor (MMSC), incluindo o servidor (MMSC): 11 meios (51 - 55) para receber uma mensagem multimédia dirigida ao terminal (MS), compreendendo a mensagem multimédia pelo menos um componente de mensagem; meios (51, 55) para transmitir uma mensagem de notificação (30) ao terminal (MS), sendo a mensagem de notificação (30) uma notificação em como a mensagem multimédia chegou ao servidor (MMSC), caracterizado pelo facto da referida mensagem de notificação (30) compreender informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, componente de mensagem, incluindo o terminal (MS): meios (MPU, RF, AER) para receber a referida mensagem de notificação (30) e meios (MPU) para seleccionar um componente de mensagem para transferir para o terminal (MS), com base na informação da propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), incluindo o terminal (MS) ainda: meios (MPU) para seleccionar um portador para o componente de mensagem seleccionado, com base na referida informação de propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), para a transferência do componente de mensagem seleccionado a partir do referido servidor (MMSC) para o terminal (MS) via rádio; e meios (MPU, RF, AER) para informar a rede de comunicação (12, 18) do portador seleccionado pelo terminal, incluindo o sistema: 12 meios (15, 51, 54, 55) para transmitir o componente de mensagem seleccionado para o terminal (MS) via rádio, utilizando o portador seleccionado.
36. Um produto de programa de computador para implementar um serviço de mensagens multimédia num terminal (MS) estando o referido terminal (MS) disposto para comunicar via rádio com uma rede de comunicação (12, 18) e para receber uma mensagem de notificação (30) transmitida para o terminal via rádio a partir de um servidor (MMSC) acoplado à rede de comunicação (12, 18), sendo a mensagem de notificação (30) uma notificação em como uma mensagem multimédia (dirigida ao terminal (MS) e com, pelo menos, um componente de mensagem) chegou ao servidor (MMSC), caracterizado pelo facto da mensagem de notificação (30) incluir informação sobre, pelo menos uma, propriedade do referido, pelo menos um, componente de mensagem, incluindo o produto de programa de computador: código informático executável para fazer com que o terminal (MS) seleccione um componente de mensagem para ser transferido para o terminal (MS), com base na informação de propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), incluindo o produto de programa de computador ainda: código informático executável para fazer com que o terminal (MS) seleccione um portador para o componente de mensagem seleccionado, com base na referida informação de propriedade transportada pela referida mensagem de notificação (30), para a transferência do 13 componente de mensagem seleccionado a partir do referido servidor (MMSC) para o terminal (MS) via rádio, e código informático executável para fazer com que o terminal (MS) informe a rede de comunicação (12, 18) do portador seleccionado pelo terminal. Lisboa, 29/07/2009
PT00976099T 1999-11-05 2000-11-06 Serviço de mensagens multimédia PT1240754E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI992401A FI111314B (fi) 1999-11-05 1999-11-05 Multimediasanomanvälityspalvelu

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1240754E true PT1240754E (pt) 2009-08-04

Family

ID=8555571

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00976099T PT1240754E (pt) 1999-11-05 2000-11-06 Serviço de mensagens multimédia

Country Status (11)

Country Link
US (1) US10674325B1 (pt)
EP (1) EP1240754B1 (pt)
JP (2) JP4220155B2 (pt)
KR (1) KR100738962B1 (pt)
CN (2) CN100403738C (pt)
AT (1) ATE435549T1 (pt)
AU (1) AU1399001A (pt)
ES (1) ES2326615T3 (pt)
FI (1) FI111314B (pt)
PT (1) PT1240754E (pt)
WO (1) WO2001033782A1 (pt)

Families Citing this family (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4358511B2 (ja) 2001-01-18 2009-11-04 シーメンス アクチエンゲゼルシヤフト 移動無線ネットワークにおけるデータ伝送のための方法および移動通信装置
DE10117895A1 (de) * 2001-04-10 2002-10-17 Siemens Ag Benachrichtigung im Multimedia Messaging Service (MMS)
FR2824687B1 (fr) * 2001-05-11 2003-10-17 France Telecom Transmission electronique et restitution d'informations faisant appel a plusieurs sens
DE10126847A1 (de) * 2001-06-01 2002-12-05 Siemens Ag Verfahren zur Handhabung einer Nachricht mit multimedialem Bezug
JP2003046575A (ja) * 2001-07-27 2003-02-14 Matsushita Electric Ind Co Ltd 通信システム、情報通知システム及び交換装置
US6996393B2 (en) 2001-08-31 2006-02-07 Nokia Corporation Mobile content delivery system
US20030190887A1 (en) * 2001-09-14 2003-10-09 Arne Hook System and method for wireless multimedia communication
EP1360852B1 (en) * 2001-11-16 2005-04-13 TeliaSonera Finland Oyj Prioritization of mms messages
GB2382272A (en) * 2001-11-20 2003-05-21 Hewlett Packard Co Notifying a mobile phone that a message has arrived at a server
DE10160077B4 (de) * 2001-12-07 2004-04-01 Siemens Ag Mobiles Datenübertragungssystem
GB2383494B (en) * 2001-12-19 2006-01-25 Qualcomm A method of and apparatus for handling messages in a mobile communications environment
US6820116B1 (en) 2001-12-21 2004-11-16 Nokia Corporation Mobile browsing booster system
WO2003063525A1 (en) * 2002-01-22 2003-07-31 Markport Limited Multi-media messaging
US7200680B2 (en) * 2002-03-11 2007-04-03 Ericsson Inc. Method, apparatus and system for providing multimedia messages to incompatible terminals
MXPA04010737A (es) * 2002-04-28 2005-10-18 Paycool Int Ltd Sistema para habilitar a un operador de telecomunicaciones proporcionar servicios de transacciones financieras y metodos para implementar tales transacciones.
EP1361712B1 (en) * 2002-05-07 2006-03-29 Sony Ericsson Mobile Communications AB Method for communicating messages to an electronic communication equipment
AU2003233078A1 (en) * 2002-05-07 2003-11-11 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Method for communicating messages to an electronic communication equipment
KR20040009107A (ko) * 2002-07-22 2004-01-31 에스케이 텔레콤주식회사 셀룰러 통신망에서 단문 메시지 서비스 시스템 및 그 방법
KR100871223B1 (ko) * 2002-12-02 2008-12-01 삼성전자주식회사 멀티미디어 메시지를 송수신하는 이동 통신 시스템 및 방법
US8645470B2 (en) 2002-12-06 2014-02-04 Core Wireless Licensing S.A.R.L. System, method and computer program product for the delivery of media content
CN100417256C (zh) * 2002-12-30 2008-09-03 中兴通讯股份有限公司 一种多媒体消息业务中心的消息存贮方法
KR100932485B1 (ko) * 2003-01-11 2009-12-17 엘지전자 주식회사 방송 및/또는 멀티캐스트 서비스를 제공하는 방법
EP1552676B1 (de) 2003-02-20 2012-04-04 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren sowie multimedianachrichtenzentrum zum zustellen einer multimedianachricht
EP1481529B1 (de) 2003-03-13 2016-11-30 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum übertragen von mitteilungsnachrichten bei der zustellung von multimedianachrichten an als multimedianachrichtensenken ausgebildete telekommunikationsgeräte
KR100605528B1 (ko) * 2003-04-07 2006-07-28 에스케이 텔레콤주식회사 멀티미디어 컨텐츠 제작 전송 방법 및 시스템
SG114613A1 (en) * 2003-04-14 2005-09-28 Pezzaniti Domenico Marketing method
KR100517988B1 (ko) 2003-04-16 2005-09-30 엘지전자 주식회사 Gsm 단말기의 문자메시지 수신 방법
CN100338963C (zh) * 2003-06-10 2007-09-19 西门子公司 用于向业务中心发送或从业务中心接收业务消息的方法和电信设备
SE0302040L (sv) * 2003-07-10 2005-01-11 Telia Ab System och metod för att lagra tjänster
DE10332838A1 (de) * 2003-07-18 2005-04-21 Siemens Ag Übertragen eines Nutzdatenobjektes von einer Vermittlungskomponente auf eine mobile Station
FI116440B (fi) 2003-08-18 2005-11-15 Nokia Corp Tiedonsiirtomenetelmän valinta
ES2300533T3 (es) * 2003-10-23 2008-06-16 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Tratamiento de mensajes en dispositivos electronicos portatiles.
US8359349B2 (en) 2004-03-18 2013-01-22 Nokia Corporation System and associated terminal, method and computer program product for uploading content
CN100375424C (zh) * 2004-03-22 2008-03-12 国际商业机器公司 多媒体消息收发方法、系统、网关和客户设备
WO2005091537A1 (en) 2004-03-23 2005-09-29 Nds Limited Personalized multimedia messaging system
FI117313B (fi) 2004-04-05 2006-08-31 Nokia Corp Viestinkäsittely
FI20045174A0 (fi) * 2004-05-12 2004-05-12 Nokia Corp Tiedostojen valitseminen ja välittäminen päätelaitteelle
KR100704019B1 (ko) * 2004-05-21 2007-04-05 배인철 무선통신망을 이용한 엠엠에스 전용 송수신 중계시스템
CN1332571C (zh) * 2004-06-28 2007-08-15 华为技术有限公司 在网络间转发多媒体消息的方法
DE602004029509D1 (de) 2004-07-05 2010-11-18 Ericsson Telefon Ab L M Vorrichtung und verfahren für einen durch push-nachrichten initiierten dienst
EP1763942B1 (en) * 2004-07-05 2011-12-21 TELEFONAKTIEBOLAGET LM ERICSSON (publ) Methods and devices for supplying quality of service parameters in http messages
KR100608824B1 (ko) * 2004-07-23 2006-08-08 엘지전자 주식회사 이동통신 단말기의 멀티미디어 메시지 작성 방법
DE102004037338B4 (de) * 2004-08-02 2010-04-29 Infineon Technologies Ag Kommunikationssystem, Verfahren zum Steuern eines Kommunikationssystems, Server, Verfahren zum Betreiben eines Servers, Kommunikationsendgerät und Verfahren zum Betreiben eines Kommunikationsendgeräts
CN100372391C (zh) 2004-08-16 2008-02-27 华为技术有限公司 一种多媒体消息系统及转发多媒体消息的方法
CN1320834C (zh) * 2005-06-13 2007-06-06 南望信息产业集团有限公司 一种在安全防范产品中以端对端方式传输多媒体短信的方法
US8286089B2 (en) * 2005-12-30 2012-10-09 Research In Motion Limited Representing new messages on a communication device
KR100905411B1 (ko) 2006-05-03 2009-07-02 삼성전자주식회사 이동통신 단말기에서 멀티미디어 메시지의 전송 장치 및방법
KR101376883B1 (ko) * 2007-03-05 2014-03-21 엘지전자 주식회사 통지 메시지 이전 방법 및 단말기
GB0809875D0 (en) 2008-05-30 2008-07-09 Vodafone Plc Communications management

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5802314A (en) * 1991-12-17 1998-09-01 Canon Kabushiki Kaisha Method and apparatus for sending and receiving multimedia messages
US5638412A (en) * 1994-06-15 1997-06-10 Qualcomm Incorporated Method for providing service and rate negotiation in a mobile communication system
SE9404285L (sv) * 1994-12-07 1996-06-08 Ericsson Telefon Ab L M Förfarande och anordning vid telekommunikationssystem
EP0745299A4 (en) 1994-12-16 1997-10-22 At & T Corp NETWORK-BASED MULTIMEDIA MESSAGE SYSTEM AND METHOD
JP3280188B2 (ja) * 1995-03-13 2002-04-30 日本電信電話株式会社 Isdnサービスのベアラ設定方法
US5953350A (en) * 1995-03-13 1999-09-14 Selsius Systems, Inc. Multimedia client for multimedia/hybrid network
SE510664C2 (sv) * 1996-10-29 1999-06-14 Ericsson Telefon Ab L M Metoder och anordning för meddelandehantering i ett kommunikationssystem
US6163704A (en) * 1996-11-15 2000-12-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Delivery of subscriber digital data messages in a dual mode cellular telephone network
US5898668A (en) * 1996-12-13 1999-04-27 Siemens Information And Communication Networks, Inc. Method and system for increasing quality of service at or below a threshold cost
US5966451A (en) * 1997-02-20 1999-10-12 Kabushiki Kaisha Toshiba Distributed network computing system, and data exchange apparatus and method and storage medium used in this system
FI107498B (fi) 1997-06-30 2001-08-15 Nokia Networks Oy Verkkopalveluiden määrittäminen radioaccessverkossa
AU8880198A (en) 1997-09-16 1999-04-05 British Telecommunications Public Limited Company Messaging system
US6608832B2 (en) * 1997-09-25 2003-08-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Common access between a mobile communications network and an external network with selectable packet-switched and circuit-switched and circuit-switched services
US6243367B1 (en) 1997-12-31 2001-06-05 Samsung Electronics Co., Ltd. Systems and methods for providing a client-server architecture for CDMA base stations
FI106172B (fi) * 1998-01-29 2000-11-30 Nokia Networks Oy Menetelmä uudelleenkonfiguroida solukkoradioverkossa yhteys
FI115747B (fi) * 1998-02-12 2005-06-30 Nokia Corp Tiedonsiirtomenetelmä
US6421707B1 (en) * 1998-02-13 2002-07-16 Lucent Technologies Inc. Wireless multi-media messaging communications method and apparatus
US6230197B1 (en) * 1998-09-11 2001-05-08 Genesys Telecommunications Laboratories, Inc. Method and apparatus for rules-based storage and retrieval of multimedia interactions within a communication center
JP4354641B2 (ja) * 1998-04-03 2009-10-28 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) ユニバーサル移動電話システム(umts)におけるフレキシブル無線アクセス及びリソース割り当て
EP1076976B1 (en) 1998-04-28 2005-03-09 Nokia Corporation A method of and a network for handling wireless session protocol (wsp) sessions.
FI105971B (fi) 1998-04-30 2000-10-31 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä ja laitteisto sähköpostin käsittelemiseksi
US6556666B1 (en) * 1998-05-05 2003-04-29 Siemens Information & Communication Networks, Inc. Notification system for multimedia messaging systems
FI108982B (fi) * 1998-06-15 2002-04-30 Nokia Corp Sanomapalvelu langattomassa tietoliikennejärjestelmässä
US7010603B2 (en) * 1998-08-17 2006-03-07 Openwave Systems Inc. Method and apparatus for controlling network connections based on destination locations
US6529475B1 (en) * 1998-12-16 2003-03-04 Nortel Networks Limited Monitor for the control of multimedia services in networks
FI107425B (fi) * 1999-03-16 2001-07-31 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä ja järjestelmä multimediaan liittyvän informaation välittämiseksi pakettikytkentäisessä solukkoradioverkossa
ATE302517T1 (de) 1999-04-19 2005-09-15 Nokia Corp Verfahren zur ablieferung von nachrichten
FI108603B (fi) 1999-04-19 2002-02-15 Nokia Corp Menetelmä ja järjestelmä multimediaan liittyvän informaation välittämiseksi pakettikytkentäisessä solukkoradioverkossa, jossa on ulkoinen liitäntä
US6356529B1 (en) * 1999-08-12 2002-03-12 Converse, Ltd. System and method for rapid wireless application protocol translation
EP1219122B1 (en) * 1999-08-23 2008-08-13 Motorola, Inc. Domain selecting system and method
FI109320B (fi) * 1999-11-02 2002-06-28 Nokia Corp Signalointimenetelmä
AU1381500A (en) * 1999-11-09 2001-06-06 Nokia Corporation Data transmission method and network system
CA2326230C (en) * 1999-12-30 2008-04-29 At&T Corp. Integrated multimedia messaging service
JP3568191B2 (ja) * 2000-03-09 2004-09-22 株式会社ケンウッド 移動通信端末とその制御方法
US6678524B1 (en) * 2000-05-31 2004-01-13 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Bearer selection in a mobile communication system having both circuit-switched and packet-switched bearers

Also Published As

Publication number Publication date
JP2003517227A (ja) 2003-05-20
KR100738962B1 (ko) 2007-07-12
FI111314B (fi) 2003-06-30
KR20020049008A (ko) 2002-06-24
EP1240754A1 (en) 2002-09-18
CN100403738C (zh) 2008-07-16
CN1415151A (zh) 2003-04-30
WO2001033782A1 (en) 2001-05-10
JP4220155B2 (ja) 2009-02-04
ES2326615T3 (es) 2009-10-16
JP4437124B2 (ja) 2010-03-24
AU1399001A (en) 2001-05-14
US10674325B1 (en) 2020-06-02
EP1240754B1 (en) 2009-07-01
CN101267602A (zh) 2008-09-17
JP2006311581A (ja) 2006-11-09
FI19992401A (fi) 2001-05-06
CN101267602B (zh) 2012-05-23
ATE435549T1 (de) 2009-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1240754E (pt) Serviço de mensagens multimédia
JP2003517227A5 (pt)
US8073114B2 (en) Message handling
FI112427B (fi) Menetelmä langattoman päätelaitteen ominaisuuksien määrittämiseksi multimediasanoman välityspalvelussa, multimediasanoman välityspalvelu ja multimediapäätelaite
WO2006004472A1 (en) Methods and devices for supplying quality of service parameters in http messages
JP2014168252A (ja) ファイルタイプおよび/またはファイルフォーマットの変換を伴うmmsメッセージの伝送方法、加入者端末装置
EP1569409A2 (en) Method for transferring a message file between a client and a server
US7792520B2 (en) Method of transmitting multimedia message in various service environments
JP2004532567A (ja) マルチメディアメッセージサービス(mms)におけるメッセージング
KR100559347B1 (ko) 멀티미디어 메시징 서비스 구현 방법, 멀티미디어 메시징시스템, 멀티미디어 메시징 시스템 서버 및 멀티미디어단말기
US20050233731A1 (en) Mms message transfer method and system
KR100710139B1 (ko) 음성을 포함한 캐릭터 이미지 송수신 시스템 및 송수신 방법
KR100672579B1 (ko) 멀티미디어 메시징 서비스의 메시지 전송 방법
JP2006287978A (ja) メッセージを送出する方法