PT1226048E - Arranjo de um transportador de carga. - Google Patents

Arranjo de um transportador de carga. Download PDF

Info

Publication number
PT1226048E
PT1226048E PT00976497T PT00976497T PT1226048E PT 1226048 E PT1226048 E PT 1226048E PT 00976497 T PT00976497 T PT 00976497T PT 00976497 T PT00976497 T PT 00976497T PT 1226048 E PT1226048 E PT 1226048E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
conveyor
rails
longitudinally extending
slides
load
Prior art date
Application number
PT00976497T
Other languages
English (en)
Inventor
Dan Sandstroem
Original Assignee
Dan Sandstroem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dan Sandstroem filed Critical Dan Sandstroem
Publication of PT1226048E publication Critical patent/PT1226048E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D33/00Superstructures for load-carrying vehicles
    • B62D33/04Enclosed load compartments ; Frameworks for movable panels, tarpaulins or side curtains
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60PVEHICLES ADAPTED FOR LOAD TRANSPORTATION OR TO TRANSPORT, TO CARRY, OR TO COMPRISE SPECIAL LOADS OR OBJECTS
    • B60P7/00Securing or covering of load on vehicles
    • B60P7/06Securing of load
    • B60P7/135Securing or supporting by load bracing means
    • B60P7/15Securing or supporting by load bracing means the load bracing means comprising a movable bar

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Led Device Packages (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Fixed Capacitors And Capacitor Manufacturing Machines (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Developing Agents For Electrophotography (AREA)
  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)
  • Escalators And Moving Walkways (AREA)

Description

DESCRIÇÃO EPÍGRAFE: "MONTAGEM NUM TRANSPORTADOR DE CARGA" A presente invenção relaciona-se uma montagem dum transportador de carga e, em particular, a transportadores de carga que se podem elevar ou baixar num compartimento de carga. Estas montagens são usadas, essencialmente, em compartimentos de carga de camiões, onde os transportadores suportam cargas e podem ser elevados e baixados para permitir que as mercadorias sejam suportadas a vários níveis no compartimento.
Sabe-se que incluir os carris verticais nestas montagens nas extremidades longitudinais do compartimento permite que os transportadores de carga sejam elevados e baixados, os referidos carris estando dispostos aos pares com cada carril centralmente oposto ao outro. Estes carris transportadores incluem uma cinta do tipo encaixe que se estende verticalmente e se projecta para fora através do compartimento interior e que também funciona como guia do transportador de carga ao longo da haste do transportador. Os transportadores de carga 1 incluem um braço de carga transversal que transporta em cada extremidade uma sapata deslizante que inclui uma ranhura rebaixada de modo a permitir que a sapata deslizante e, com isso, o transportador de carga como um todo, se mova para cima e para baixo no carril transportador, com a ranhura rebaixada envolvendo a cinta de encaixe. Dispostas equidistantemente ao longo do carril transportador estão aberturas nas quais um pino de fecho que se projecta para fora a partir da sapata deslizante pode engatar e assim fechar a sapata deslizante numa posição vertical pretendida ao longo do carril transportador.
Este transportador de carga conhecido pode ser movido para cima e para baixo nos carris transportadores, como descrito acima, pelo menos teoricamente, através do afrouxamento dos pinos de fecho em carga, normalmente de mola. Um problema com esta montagem é que o carril de carga normalmente fica obstruído como resultado das sapatas deslizantes torcerem ou se inclinarem ligeiramente em relação às cintas de encaixe e, assim, trancam o transportador de carga e é necessário que a sapata seja puxada para trás ligeiramente antes que o movimento do transportador de carga possa continuar.
Outro problema é causado pela posição exposta das cintas de encaixe. Estas cintas projectam para trás da extremidade das 2 paredes circundantes no compartimento de carga. Isto significa que as mercadorias são capazes chocar contra as cintas e assim danificar as cintas numa determinada extensão que torna dificil ou impossível mover a sapata deslizante, e por isso o transportador de carga, verticalmente ao longo dos carris transportadores. A partir da EP-A-0953478 conhece-se uma montagem de transportador de carga de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 na qual secções do pavimento movem-se verticalmente ao longo de carris guia num compartimento de carga. Estes carris guia montados verticalmente incluem um recesso que se estende longitudinalmente, no qual corre uma corrediça, a referida corrediça estando conectada com as secções do pavimento. Estas corrediças que actuam em conjunto com os carris guia resolvem os problemas de obstrução, mas os carris guia estão montados no interior das paredes do compartimento de carga e consequentemente também podem ter uma posição exposta, podendo ser danificados do mesmo modo quando se faz o carregamento ou descarregamento do compartimento de carga.
Deste modo, é um objecto da presente invenção fornecer uma nova montagem de transportador de carga do tipo acima referido 3 com a qual os problemas acima referidos associados com os actuais transportadores de carga são evitados.
Este objecto da invenção foi conseguido com uma montagem de transportador de carga que tem as caracteristicas reveladas nas reivindicações anexas.
Na montagem da invenção, os carris transportadores incluem canais ocos que encostam nos lados respectivos dumas ranhuras que se estendem longitudinalmente, que se abrem através do recesso que se estende longitudinalmente, em que os canais ocos tendo superfícies de parede externas que são encovados em relação à superfície externa para fora do recesso que se estende longitudinalmente de tal modo que uma superfície exterior de um painel de revestimento de parede disposto dentro do compartimento de carga e que encosta nas superfícies das paredes externas dos canais ocos irá encostar geralmente, em linha com a superfície exterior do lado de fora do recesso que se estende longitudinalmente e através dos veios das ranhuras que transportam as referidas corrediças estende-se a partir do recesso do carril transportador para dentro do compartimento de carga. A invenção será agora descrita em maior detalhe com referência às suas modalidades exemplificativas e também com referência 4 aos desenhos anexos, nos quais a Figura 1 é uma perspectiva esquemática de um carril transportador e uma sapata deslizante de uma montagem de transportador de carga conhecida; a Figura 2 mostra o carril transportador e a sapata deslizante da Fig. 1 a partir de cima; a Figura 3 é uma perspectiva esquemática de um carril transportador e sapata deslizante que estão incluídos numa montagem do transportador de carga da invenção; a Figura 4 mostra o carril transportador e a sapata deslizante da Figura 3 a partir de cima; a Figura 5 é uma perspectiva esquemática frontal da sapata deslizante mostrada nas Figuras 3 e 4; e a Figura 6 é uma perspectiva esquemática lateral da sapata deslizante mostrada na Figura 5.
Pretende-se que a cinta transportadora 1 apresentada na Figura 1 seja montada verticalmente num dos lados do compartimento de carga, por exemplo, num compartimento de camião, num compartimento de comboio, num contentor de carga, num contentor de lixo, ou dispositivo semelhante. As cintas transportadoras 1 estão normalmente dispostas ao longo do prolongamento das laterais do compartimento, equidistantes, aos pares e mutuamente opostas uma em relação à outra. As cintas transportadoras co-actuam com uma sapata deslizante 2 montada para movimento para cima e para baixo ao longo das cintas transportadoras. É fornecida uma haste de carga (não representada) cujo comprimento corresponde ao diâmetro interno 5 do compartimento com uma sapata deslizante 2 em cada extremidade e assim pode também ser movida para cima e para baixo na cinta transportadora 1 dum par de cintas que co-actuam. Um outro plano de carregamento adicional para o pavimento do compartimento pode ser fornecido no referido compartimento, através da adaptação das referidas hastes de carga em alturas seleccionadas no compartimento de carga. A cinta transportadora 1 conhecida inclui uma parte planar que tem dois rebordos 3 e 4 dispostos entre esta. A cinta 4 projecta-se para fora da parte planar e tem geralmente uma configuração de encaixe. Arranjadas no centro da cinta 4 estão aberturas 5 para receberem um pino de fecho 6 fornecido na co-actuante sapata deslizante 2. São as duas extremidades 4a que se projectam para fora da cinta 4 que estão especialmente expostas a serem danificadas pelas mercadorias a serem transportadas no compartimento de carga ou quando as referidas mercadorias são carregadas ou descarregadas. A sapata deslizante 2 inclui dois braços 7 que rodeiam as duas extremidades 4a que se projectam para fora da cinta de encaixe 4 . 0 carril transportador 10 da montagem da invenção inclui um perfil em caixa, adequadamente feito de aluminio. O carril transportador inclui dois canais laterais ocos 11 e um canal 6 intermediário ou abertura 12 que se estende longitudinalmente que tem uma ranhura longitudinalmente aberta 13.
Os dois canais deslizantes ocos incluem aberturas 14 através das quais os dispositivos de fecho que co-actuam com as sapatas deslizantes podem ser engatados. As superfícies externas 15 das paredes dos canais ocos nas quais as aberturas 14 estão dispostas e cuja a face está na mesma direcção da ranhura 13 no canal intermediário 12 estão posicionadas ligeiramente para o interior em relação à superfície externa na qual a ranhura 13 está colocada. Isto permite que os carris transportadores a serem montados nas paredes laterais dum compartimento de carga de modo a que um painel que cobre a parede interior do compartimento de carga e fixado à superfície exterior 15 dos canais ocos 11 fiquem encostados em linha com a superfície exterior na qual a ranhura 13 está colocada. Isto permite que o compartimento de carga seja encaixado com uma parede interior que está livre a partir das partes que se projectam para fora e, ao mesmo tempo, protege o carril transportador 10 dentro da parede do compartimento de carga.
Tal como na montagem conhecida, o carril transportador 10 co-actua com uma sapata deslizante 16. No entanto, a sapata deslizante da montagem da invenção é completamente diferente 7 da sapata deslizante da montagem conhecida. A sapata deslizante 16 da montagem inclui um corpo de ligação 17 ao qual um braço de carga (não representado) pode ser ligado articuladamente a uma cavilha transportadora 18. 0 corpo de ligação 17 tem duas corrediças 19 montadas uma em cima da outra nos respectivos veios 20 mutuamente paralelos que se projectam para fora do corpo de ligação 17 numa direcção oposta à qual os braços de carga se estendem. As duas corrediças 19 estão destinadas e dimensionadas para correr no canal intermediário 12 no carril transportador 10, com os veios 20 que se estendem através da ranhura 13, o referido corpo de ligação 17 sendo assim colocado de fora da superfície externa 15. O fornecimento das duas corrediças, ou rolamentos, uma acima da outra, fornece uma guia de sapata deslizante 16 que, quando a sapata deslizante 16 está ligada ao carril transportador 10, previne a torção da sapata deslizante e com isso também do transportador de carga. Naturalmente, a montagem pode ser provida com mais do que duas corrediças que são posicionadas umas acima das outras até ao fim. A sapata deslizante 16 também está fornecida com um dispositivo de fecho que permite que a sapata deslizante seja trancada firmemente numa posição seleccionada ao longo do carril transportador. Este dispositivo de fecho inclui um elemento 21 geralmente em forma de U cujas pernas se projectam para fora a partir do corpo de ligação 17 na mesma direcção das corrediças 19 para inserção através das aberturas 14 nos canais ocos 11 nos respectivos lados do canal intermediários 13 no qual as corrediças 19 se movem. 0 elemento em forma de U 21 inclina-se ligeiramente para baixo para se conseguir um efeito de auto-fecho com o corpo de ligação 17. 0 elemento de fecho 21 também é accionado por mola inclinada em direcção e através do carril transportador 10 por meio de uma mola 22. O referido elemento inclui uma superfície de aperto 23 por meio da qual o elemento em forma de U 21 pode ser libertado a partir das aberturas contra a acção da força da mola exercida pela mola 22, permitindo com isso que o referido elemento 21 se mova para fora do engate com as aberturas 14. Isto permite que o transportador de carga se mova para cima e para baixo ao longo do carril transportador.
Com o objectivo de permitir que as corrediças 19 nas sapatas deslizantes sejam inseridas no canal intermediário 12 no carril transportador 10, a ranhura 13 pode estar fornecida com uma abertura alargada 24 na extremidade superior do carril transportador de modo a permitir que as corrediças 19 sejam inseridas directamente no canal intermediário. A largura da abertura alargada 24 será ligeiramente superior ao diâmetro 9 das corrediças 19 e a altura da abertura alargada irá corresponder pelo menos à altura combinada das duas corrediças. As aberturas alongadas 25 para acomodar as pernas do elemento em forma de U 21 também irão ser convenientemente fornecidas pelas laterais da abertura alargada 24, as referidas aberturas alongadas 25 tendo uma colocação em relação à referida abertura alargada de tal modo gue as pernas do elemento em forma de U 21 irão passar dentro da parte superior das aberturas alongadas 25 guando as corrediças 19 das referidas sapatas deslizantes se movem para dentro da referida abertura alargada 24, conseguentemente a sapata deslizante 16 pode ser ligeiramente baixada devido ao facto de que as pernas do referido elemento se poderem mover para baixo na abertura alongada, embora o suficiente para que a corrediça 19 mais baixa possa alcançar por baixo a parte debaixo do fundo da abertura alargada 24 e prenda a sapata deslizante 16 e, com isso prenda o buraco do transportador de carga, firmemente no carril transportador.
Como uma alternativa à abertura alargada 24, o carril transportador 10 pode ser terminado a uma dada distância a partir do tecto do compartimento de carga, de modo a que as corrediças das sapatas deslizantes 19 possam ser inseridas no canal intermediário 12 do carril transportador 10 imediatamente a partir de cima. A montagem também pode ser de 10 tal modo que permite que a sapata deslizante seja inserida no canal intermediário do carril transportador a partir debaixo, através do fornecimento duma abertura alargada nesta extremidade do carril transportador. Alternativamente, o carril transportador pode ser adaptado para permitir a inserção da sapata deslizante a partir debaixo dum outro modo.
Deverá ser entendido que o dispositivo de fecho para trancar a sapata deslizante numa posição vertical desejada ao longo do carril transportador pode ser construída dum modo diferente do descrito acima.
Deverá ser entendido que quando o compartimento de carga está revestido com os painéis de parede que cobrem as paredes laterais do compartimento, e por isso também a superfície exterior 15 dos canais ocos 11 como descrito acima, é necessário fazer aberturas nos painéis que possam acomodar os dispositivos de fecho. As aberturas nas duas superfícies externas 15 dos canais ocos 11 e nos painéis de revestimento das paredes podem ser feitas num e com a mesma operação.
Lisboa, 4 de Julho de 2007 11

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES lâ - Uma montagem de transportador de carga em compartimentos de carga que compreende um par de carris transportadores (10) dispostos verticalmente e um transportador de carga que se estende entre os referidos carris e que tem fornecido nas suas duas extremidades sapatas deslizantes (16) que podem ser elevadas e baixadas ao longo dos carris transportadores, em que os carris transportadores (10) incluem um recesso que se estende longitudinalmente (12) no qual as corrediças (19) montadas nas respectivas sapatas deslizantes (16) podem correr, caracterizada por os carris transportadores (10) incluírem canais ocos (11) que encostam nos respectivos lados duma ranhura (13) que se estende longitudinalmente que é aberta em direcção ao recesso (12) que se estende longitudinalmente, em que os canais ocos (11) tendo superfícies de paredes externas (15) que são encovadas em relação à superfície externa para fora do recesso (13) que se estende longitudinalmente de modo que uma superfície exterior do painel de revestimento da parede disposto dentro do compartimento de carga e encostado nas superfícies das paredes externas (15) dos canais ocos irá encostar geralmente em linha com a superfície exterior de fora do recesso (13) que se estende longitudinalmente, e através do veio (20) da ranhura 1 (13) que transporta as referidas corrediças (19) que se estendem a partir do referido recesso (12) do carril transportador e para dentro do compartimento de carga. 2a - uma montagem de acordo com a Reivindicação 1, caracterizada por cada sapata deslizante (16) incluir pelo menos duas corrediças (19) dispostas uma sobre a outra. 3a - Uma montagem de acordo com qualquer uma das Reivindicações precedentes, caracterizada por as respectivas sapatas deslizantes (16) incluirem um dispositivo de fecho (14, 21) para prender as referidas sapatas (16) nas posições com as alturas seleccionadas ao longo do carril transportador (10) . 4 a - Uma montagem de acordo com a Reivindicação 3, caracterizada por o dispositivo de fecho incluir um elemento em forma de U (21) tendo pernas cujas extremidades livres estão destinadas a firmar-se através das aberturas (14) no carril transportador (10). 5a - Uma montagem de acordo com a Reivindicação 4, caracterizada por as aberturas (14) estarem dispostas nos canais ocos (11) . Lisboa, 4 de Julho de 2007 2
PT00976497T 1999-11-01 2000-11-01 Arranjo de um transportador de carga. PT1226048E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9903933A SE516549C2 (sv) 1999-11-01 1999-11-01 Arrangemang vid lastbärare

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1226048E true PT1226048E (pt) 2007-07-16

Family

ID=20417553

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00976497T PT1226048E (pt) 1999-11-01 2000-11-01 Arranjo de um transportador de carga.

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1226048B1 (pt)
AT (1) ATE358608T1 (pt)
AU (1) AU1426101A (pt)
DE (1) DE60034242T2 (pt)
DK (1) DK1226048T3 (pt)
ES (1) ES2287037T3 (pt)
PT (1) PT1226048E (pt)
SE (1) SE516549C2 (pt)
WO (1) WO2001032466A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2918322B1 (fr) * 2007-07-05 2009-12-25 Carrosserie Guitton Betaillere comprenant au moins un plancher mobile
DK2098409T3 (da) * 2008-03-07 2012-02-27 Jds Sandstroems Patent Ab Lastbærearrangement
DE102021104500A1 (de) * 2021-02-25 2022-08-25 Premium Aerotec Gmbh Zweiteilige Montageschiene für ein Fahrzeug

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2266706B (en) * 1992-05-07 1995-07-05 Patrick Mccann Container
FR2741034B1 (fr) * 1995-11-13 1998-01-02 Lohr Ind Equipement de structure pour vehicule routier procurant un plancher supplementaire mobile
SE514026C2 (sv) * 1998-04-15 2000-12-11 Sandstroems Transp Produkter A Anordning för transport av gods i ett lastbilsskåp

Also Published As

Publication number Publication date
SE516549C2 (sv) 2002-01-29
SE9903933D0 (sv) 1999-11-01
SE9903933L (sv) 2001-05-02
ES2287037T3 (es) 2007-12-16
EP1226048B1 (en) 2007-04-04
ATE358608T1 (de) 2007-04-15
AU1426101A (en) 2001-05-14
DE60034242D1 (de) 2007-05-16
EP1226048A1 (en) 2002-07-31
WO2001032466A1 (en) 2001-05-10
DE60034242T2 (de) 2007-12-20
DK1226048T3 (da) 2007-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT773171E (pt) Recipiente com paredes laterais basculantes
FI67742B (fi) Konsol foer arbetsplattform
US2124082A (en) Freight car loading apparatus
PT2408678E (pt) Caixa com paredes laterais dobráveis e com estrutura de parede lateral estável
RU2007106860A (ru) Платформенный контейнер для перевозки крупных колонообразных грузов
PL182827B1 (pl) Łańcuch do prowadzenia przewodów, zwłaszcza energetycznych
US20120090870A1 (en) Guide conduit
BR112019019052A2 (pt) sistema de carregamento de carga
BR112021014347A2 (pt) Barra transversal e elemento de esteira com barra transversal
RU187984U1 (ru) Железнодорожная платформа для перевозки крупнотоннажных контейнеров
ITBO20060212A1 (it) Contenitore a pareti abbattibili.
PT1226048E (pt) Arranjo de um transportador de carga.
IT8904871A1 (it) Cassetto per mobili.
SE1250272A1 (sv) Transportkedjelänk, transportkedja och drivhjul för en transportkedja
CN109384174A (zh) 货叉及具有该货叉的托盘车
US1804542A (en) Locking means
JP6765669B2 (ja) 固定具、及び、運搬台車
RU202332U1 (ru) Устройство для закрепления контейнера на платформе
KR101564812B1 (ko) 컨테이너 크레인의 스프레더
EP0258193A2 (en) Load anchoring arrangement
JP2020510165A (ja) エネルギーガイドチェーン及びローラモジュール
US2341308A (en) Box
KR100582073B1 (ko) 냉장고의 보조선반조립체
KR100619167B1 (ko) 냉장고의 보조선반조립체
RU209816U1 (ru) Устройство для крепления грузов на транспортном средстве