PT1185347E - Aparelho de separacao e metodo de separacao - Google Patents

Aparelho de separacao e metodo de separacao Download PDF

Info

Publication number
PT1185347E
PT1185347E PT00937051T PT00937051T PT1185347E PT 1185347 E PT1185347 E PT 1185347E PT 00937051 T PT00937051 T PT 00937051T PT 00937051 T PT00937051 T PT 00937051T PT 1185347 E PT1185347 E PT 1185347E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
liquid
container
outlet
vessel
liquid component
Prior art date
Application number
PT00937051T
Other languages
English (en)
Inventor
John Andrew Timmins
John Timmins
Original Assignee
John Andrew Timmins
John Timmins
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=27255631&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1185347(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from GBGB9913000.7A external-priority patent/GB9913000D0/en
Priority claimed from GBGB9919741.0A external-priority patent/GB9919741D0/en
Application filed by John Andrew Timmins, John Timmins filed Critical John Andrew Timmins
Publication of PT1185347E publication Critical patent/PT1185347E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0202Separation of non-miscible liquids by ab- or adsorption
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • B01D17/0214Separation of non-miscible liquids by sedimentation with removal of one of the phases
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/08Thickening liquid suspensions by filtration

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Water Treatment By Sorption (AREA)
  • Removal Of Floating Material (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Liquid Crystal Substances (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Treatment Of Liquids With Adsorbents In General (AREA)

Description

ΕΡ 1 185 347/PT
DESCRIÇÃO "Aparelho de separação e método de separação"
Descrição do invento 0 invento refere-se a um aparelho de separação e mais particularmente mas não exclusivamente a um aparelho para separação de óleo e água de uma mistura dos mesmos. O invento foi desenvolvido, em particular, mas não exclusivamente para separação de óleo e água de condensados de uma máquina compressora de ar, mas pode ser utilizado em outras aplicações para separação a partir de uma mistura liquida, dois componentes líquidos com densidades diferentes.
Para obedecer à legislação é um requisito que antes dos condensados de uma máquina compressora de ar poderem ser deitados fora, para dentro de por exemplo, um dreno, ou para o solo, o óleo tem de ser removido como requerido para reduzir a contaminação a menos de 20 partes por milhão (ppm). São conhecidos dispositivos de separação, os quais recolhem os condensados num tanque de sedimentação o qual inclui um dispositivo de descarga, através do qual se pretende escoar o componente de óleo mais leve, enquanto o componente mais pesado, maioritariamente água, passa para o fundo do tanque do qual é descarregado. O componente maioritariamente água é então sujeito a filtração por exemplo, para remover qualquer matéria arrastada e óleo residual.
No entanto, quando a mistura de óleo e água formam uma emulsão espessa, algum óleo está em solução, tais dispositivos de descarga não operam bem. Isto é porque a emulsão tipo "maionese" espessa como mistura consistente flutua no componente mais pesado maioritariamente água com uma proporção substancial da emulsão tipo "maionese" por baixo da superfície do componente maioritariamente água. Assim não passa facilmente pelo dispositivo de descarga. Assim o recipiente fica cheio com mistura consistente tipo "maionese", a qual pode eventualmente escoar-se do recipiente com o componente maioritariamente água e contaminar o filtro. 2
ΕΡ 1 135 347/PT
Foi proposto proteger o filtro, o qual é, tipicamente, um filtro de carvão, utilizando material oleofílico contido, por exemplo, num saco. No entanto, a quantidade de material oleofílico que tem sido utilizada tem sido pequena, de tal maneira que o dispositivo de separação primário tem sido o dispositivo de descarga, e o material oleofílico pode ficar rapidamente sobrecarregado, deixando o filtro susceptível a entupimento.
Em DE-U-90 04 019.8 é proposta a utilização de um saco flutuante de material de ligação de óleo, o qual flutua na superfície de uma mistura líquida que contém óleo, e o qual se afunda à medida que mais e mais óleo se liga ao saco.
De acordo com um aspecto do invento é proporcionado um aparelho para separação de uma mistura líquida, dos primeiro e segundo componentes líquidos, em que o primeiro componente líquido tem uma densidade maior do que o segundo componente liquido, incluindo o aparelho um recipiente, que tem uma entrada, através da qual a mistura é introduzida dentro do recipiente, e uma saída, através da qual o primeiro líquido separado é, em utilização, descarregado e tendo um membro de separação dentro do recipiente, incluindo o membro de separação um material que adsorve o segundo componente líquido, estando o membro de separação adaptado para se movimentar para baixo dentro do recipiente em resposta a um aumento do seu peso, à medida que o segundo componente líquido é adsorvido, caracterizado por a entrada estar posicionada acima da saída, e a saída estar posicionada para um fundo do recipiente, de maneira que a mistura passa para baixo através do membro de separação de adsorção e é obrigada a entrar em contacto com o membro de separação, à medida que se escoa da entrada para a saída.
Tal aparelho foi considerado ser muito eficiente na separação dos primeiro e segundo componente líquidos. Devido ao membro de separação se movimentar para baixo no recipiente à medida que o material adsorvente adsorve o segundo componente líquido, o material que não é saturado com o segundo componente liquido pode estar continuamente presente na superfície do líquido no recipiente, onde o segundo elemento líquido mais leve tende a sedimentar. Quando o membro 3 ΕΡ 1 185 347/PT de separação se movimenta para baixo no recipiente para uma posição baixa, tendo adsorvido um volume máximo do material do segundo liquido, o membro de separação, ou pelo menos o material adsorvente, pode ser removido.
Como a entrada está posicionada acima da saída, o líquido escoa-se para baixo por gravidade, através do membro de separação no recipiente, e à medida que a mistura passa para baixo através do material adsorvente, algum do segundo líquido é possivelmente adsorvido durante esta passagem.
De preferência, a entrada está posicionada a uma altura entre o topo e o fundo do recipiente geralmente a um nível, no qual uma parte inferior do membro de separação está localizada antes de qualquer segundo líquido ser adsorvido por meio disso.
Assim o primeiro componente líquido mais pesado passará para baixo através do membro de separação, que pode já ter adsorvido o segundo componente líquido, enquanto o material adsorvente do membro de separação acima da entrada não ficará saturado.
Em cada caso, a saída do recipiente pode ser ligada a uma câmara, que se prolonga para cima, a qual tem uma saída para o primeiro componente líquido, sendo o nível de líquido no recipiente governado pela altura da saída a partir da câmara. Assim a mistura pode ser contínua ou intermitentemente introduzida dentro do recipiente através da entrada, em proporção com um volume do primeiro componente líquido que se escoa a partir da saída da câmara, de maneira que não há risco de encher demais o recipiente, isto é, a superfície do líquido no recipiente é mantida a um nível constante.
Numa concretização preferida a câmara prolongada para cima incluí meios de filtro tais como filtros de carvão, para filtrar do primeiro componente líquido qualquer matéria arrastada e/ou segundo componente líquido residual. No entanto, se desejado, podem ser proporcionados meios de filtração no recipiente entre o membro de separação e a saída. 4 ΕΡ 1 185 347/ΡΤ
Numa disposição ο membro de separação está adaptado para flutuar no recipiente num nível determinado pelo volume do segundo líquido adsorvido pelo mesmo. Para compensar a altura do próprio membro de separação, para assegurar que nenhum ou uma quantidade mínima do membro de separação é submergida no líquido no recipiente, antes de qualquer segundo componente líquido ter sido adsorvido pelo material adsorvente, o membro de separação pode incluir, portanto, um flutuador para aumentar a capacidade de flutuação do membro. Assim, inicialmente o membro de separação flutua de maneira que uma parte inferior deste está a uma altura desejável no recipiente, por exemplo, ao nível da entrada.
Como uma alternativa a um flutuador, podem ser proporcionados quaisquer outros meios de suporte, tais como meios de mola ou contrapesos, por exemplo para suportarem o membro de separação no recipiente de maneira que, antes do material adsorvente do membro de separação adsorver o segundo componente líquido, uma parte inferior do membro de separação está a uma altura desejada no recipiente. 0 material adsorvente do membro de separação pode ser oleofílico tal que o material de separação é activo para adsorver o óleo a partir de uma mistura líquida de óleo e água, por exemplo, o óleo contido numa mistura líquida sendo condensados líquidos a partir de uma máquina compressora de ar.
De acordo com um segundo aspecto do invento, proporciona-se um método de separação de uma mistura líquida, dos primeiro e segundo componentes líquidos, em que o primeiro componente líquido tem uma densidade maior que o segundo componente líquido, incluindo método a introdução de mistura num recipiente através de uma entrada, a qual está posicionada acima de uma saída do recipiente, de maneira que a mistura é obrigada a passar para baixo através e em contacto com um membro de separação no recipiente, incluindo o membro um material que adsorve o segundo componente líquido, método que incluí adicionalmente a descarga do recipiente, através da sua saída do primeiro componente líquido separado, estando o membro de separação adaptado para se movimentar para baixo no recipiente, em resposta a um aumento do seu peso, à medida que 5
ΕΡ 1 185 347/PT ο segundo componente liquido é adsorvido pelo mesmo, sendo a mistura introduzida no recipiente (10) até o membro de separação se ter movimentado para uma posição baixa no recipiente. 0 método pode incluir a filtração de qualquer matéria arrastada e do segundo componente liquido residual a partir do primeiro componente liquido separado subsequente ao contacto da mistura com o material adsorvente do membro de separação. Por exemplo, o primeiro componente liquido separado pode ser descarregado do recipiente antes da filtração. O nivel de liquido no recipiente pode ser controlado pelo nível de uma saída de uma câmara prolongada para cima a qual é ligada à saída do recipiente. 0 invento será agora descrito com referência aos desenhos anexos, nos quais: a FIG. 1 é uma vista lateral ilustrativa de um aparelho de acordo com o invento, com um membro de separação do mesmo numa primeira posição num recipiente; a FIG. 2 é uma vista semelhante à da FIG. 1, mas que mostra o membro de separação numa segunda posição baixa; a FIG. 3 é uma vista semelhante à da FIG. 1, mas de uma concretização alternativa; a FIG. 4 é uma vista semelhante à da FIG. 1, mas de uma outra concretização; a FIG. 4a é uma vista em planta do aparelho da FIG. 4; a FIG. 5 é uma vista semelhante à da FIG. 1, mas ainda de uma outra concretização.
Referindo as FIG. 1 e a FIG. 2, um primeiro recipiente 10 o qual contém um membro de separação 12, que é neste exemplo um saco que contém material oleofílico, tem uma entrada 13, localizada para uma extremidade de topo T do recipiente 10, mas pode ser posicionada em qualquer outro sítio desde que uma 6 ΕΡ 1 185 347/ΡΤ mistura liquida de, neste exemplo, óleo e água, que é o condensado de uma máquina compressora de ar, pode assim ser introduzida dentro do recipiente 10 e em contacto com o saco 12 de material oleofilico. É descrita abaixo uma disposição alternativa com referência à FIG. 4. Para a extremidade de fundo 11 do recipiente 10 está uma saída 14, que é ligada, como aqui em seguida descrito, a uma câmara prolongada para cima 15, a qual neste exemplo é um recipiente secundário, que contém um filtro 16, isto é, um filtro de carvão, o qual pode estar contido num saco, como indicado. A câmara 15 tem uma saída 18, a partir da qual pode ser descarregado o primeiro componente líquido. Assim, o nível do líquido no recipiente primário 10 é governado e controlado pelo nível da saída 18 da câmara 15, em que, à medida que a mistura de líquidos entra no primeiro recipiente 10, é descarregado a partir da saída 18 um volume, em geral, igual. 0 saco 12 de material oleofilico é, em geral, um encaixe solto no recipiente 10, e tem uma capacidade de flutuação natural, de tal maneira que o saco 12 flutuará no recipiente 10, de tal maneira que a mistura líquida 20, no recipiente 10, entrará em contacto com o adsorvente material oleofilico. À medida que o material do saco 12 adsorve o segundo componente líquido, isto é, o óleo, o peso do saco 12 aumentará e consequentemente, o saco 12 movimentar-se-á para baixo no recipiente 10. À medida que o saco 12 se movimenta para baixo, será apreciado que o material adsorvente recente será apresentado numa superfície 21 do líquido 20 no recipiente 10, onde o óleo tende a acumular-se.
Qualquer óleo, emulsionado ou não que entra no recipiente 10 através da entrada 13, que não é removido inicialmente pelo contacto com o material oleofilico no saco 12, cairá no líquido 20 contido pelo recipiente 11, no qual o saco 12 está a flutuar. A densidade mais baixa do óleo tenderá, de qualquer forma a causar a flutuação do óleo na ou perto da superfície 21 do líquido, onde pode ser novamente posto em contacto com o material oleofilico do saco 12 e ser assim adsorvido. 7 ΕΡ 1 185 347/ΡΤ À medida que ainda mais mistura liquida é introduzida dentro do recipiente 10, o liquido sendo principalmente o primeiro componente liquido, isto é, água, passará através da salda 14 e para dentro da câmara 15 e através do filtro de carvão 16 neste para limpeza final. À medida que ainda mais mistura liquida é introduzida no recipiente 10, mais e mais óleo será adsorvido pelo material oleofilico do saco 12, causando o aumento em peso do saco 12 e afundá-lo ainda mais no liquido 20. Qualquer óleo adsorvido para dentro de uma porção superior 23 do saco 12 pode tender a escoar-se em movimento descendente de maneira que o óleo tende a ser colhido numa porção inferior 24 do saco 12. Assim material oleofilico recente tenderá a ser apresentado na superfície líquida 21 para fazer contacto com o óleo flutuante. Este processo continuará até todo ou pelo menos a maior parte do material oleofilico do saco 12 ficar saturado com óleo estágio no qual o saco 12 flutuará em baixo no líquido 20, como indicado na FIG. 2, e irá requerer substituição. Este baixo nível pode ser indicado por um indicador 25 ligado ao saco 12. 0 material oleofilico do tipo adequado está prontamente disponível sob várias formas tal como em polímero fundido soprado. 0 material oleofilico pode ser contido num contentor em rede ou poroso ou perfurado tal como o saco 12, e pelo menos antes de ser contaminado com óleo tal material é leve em peso permitindo-lhe flutuar prontamente no recipiente 10. O material oleofilico não deve ser inteiramente hidrófobo, e o peso inicial do saco 12 ou outro contentor deve ser tal que a porção inferior 24 do saco 12 afunda-se abaixo da superfície 21 do líquido 20 no recipiente 10 antes do material oleofilico ser contaminado com o segundo componente líquido, a água pode ser adsorvida a partir do liquido 20 no recipiente 10 causando assim o saco 12 a afundar-se ainda mais. Assim o saco 12 pode flutuar muito baixo ou ainda afundar-se na totalidade antes de adsorver o segundo líquido a partir da mistura. O problema é pior quando o recipiente 10 é alto e estreito tal que o peso do saco 12 é suportado numa pequena área de secção transversal do liquido 20. 8 ΕΡ 1 185 347/ΡΤ
Quando ο saco 12 inicialmente flutua muito baixo na mistura liquida 20, a porção afundada será incapaz de adsorver óleo, o qual ficará a flutuar na ou perto da superfície 21 do liquido 20.
Por conseguinte, como indicado na disposição da FIG. 5, de preferência, alguns meios são proporcionados para aumentar a capacidade de flutuação do saco 12. No exemplo da FIG. 5, isto incluí um flutuador 30 feito por exemplo, a partir de um material plástico expandido que não fica húmido tal como poliestireno. A quantidade de material do flutuador 30 utilizada pode ser seleccionada para ser suficiente para assegurar que o peso inicial do saco 12 de material oleofílico é cancelada, de maneira que nenhuma, ou só uma quantidade mínima da porção inferior 24 do saco 12 flutua abaixo da superfície 21 do líquido 20 no recipiente 10. No exemplo, o material do flutuador 30 é formado para ser geralmente cónico, com uma base 31 do cone no fundo do membro de separação 12. Assim à medida que o saco 12 adsorve óleo e se afunda, à medida que a secção transversal do flutuador 30 diminui a capacidade de flutuação permitida pelo flutuador 30 diminuirá. A provisão do flutuador 30 também assegurará que o máximo de óleo é adsorvido, isto é, onde nenhum flutuador ou um pequeno flutuador 30 é proporcionado, o saco 12 pode afundar demasiado depressa resultando numa carga inferior do saco 12 com óleo. Obviamente o flutuador 30 não deve proporcionar demasiada capacidade de flutuação ou o saco 12 não afundará mesmo quando estiver completamente carregado.
Noutro exemplo {não mostrado), podem ser proporcionados meios alternativos para suportar o peso do membro de separação 12 no recipiente 10, tais como apenas como exemplo, uma mola a partir da qual o saco 12 pode ser suspenso, por exemplo uma mola em espiral ou um comprimento de um material flexível adequado tal como elástico ou borracha, ou uma mola sobre a qual o saco 12 pode ser suportado, ou outra disposição de contrapeso.
Em cada caso, o peso do saco 12 de material oleofílico é inicialmente suportado completamente, de maneira que o material oleofílico fica seguro na superfície 21 do liquido 20 no recipiente 10 ou perto da mesma, posição a partir da qual o 9
ΕΡ 1 185 347/PT saco 12 se afundará à medida que o material oleofilico fica cada vez mais contaminado com óleo.
Desta maneira, a absorção de água a partir da mistura liquida 20 no recipiente 10, pelo material oleofilico é reduzida a um mínimo ou evitada na totalidade, porque apenas a porção do saco 12, que ficará abaixo da superfície 21 do líquido 20 e, por conseguinte, em contacto com a água, ficará já substancial e completamente contaminada com óleo e assim incapaz para adsorver qualquer líquido adicional.
Referindo a FIG. 3, na qual partes semelhantes às do aparelho das FIGS. 1 e 2 estão indicadas com as mesmas referências numéricas, em vez de proporcionar o filtro de carvão 16 numa câmara 15, que se prolonga para cima a partir da saída 14 do recipiente 10, o recipiente 10 pode ser suficientemente profundo para acomodar o saco afundado 12 de material oleofilico, e o filtro de carvão 16 ou outro. Novamente, o nível de líquido 21 no recipiente 10 é governado pelo nível de uma saída 18 de uma câmara prolongada para cima 15, ligada à saída do recipiente 14, a qual está localizada abaixo do filtro 16.
Referindo as FIGS. 4 e 4a, novamente partes semelhantes às do aparelho das FIGS. 1 e 2 estão indicadas com as mesmas referências numéricas.
Neste exemplo, a entrada 13 para a mistura líquida de óleo e água, é proporcionada entre a face de topo T e o fundo 11 do recipiente 10. Assim, a mistura introduzida não passa para baixo através do saco 12 de material oleofilico contaminado com o óleo. A água mais pesada passará para baixo para além e/ou através da porção inferior 24 do saco 12, para a saída 14, enquanto o óleo será adsorvído pelos materiais oleofílicos do saco 12. A entrada 13 é, neste exemplo, constituída por uma série de aberturas 13a em volta e nos lados do recipiente 10, vindas de um tanque de sedimentação 40, construído em redor do recipiente 10. As aberturas 13a estão localizadas de maneira a prolongarem-se para baixo do nível da saída 18 a partir da câmara prolongada para cima 15, de maneira que as aberturas 10 ΕΡ 1 185 347/PT 13a não actuam como descargas que permitem principalmente o óleo para dentro do recipiente 10· As aberturas 13a são no entanto, suficientemente largas, e prolongam-se acima do nível da saída 18 a partir da câmara prolongada para cima 16, para as misturas espessas e uniformes de óleo/água não emulsionadas, bem como uma mistura de uma consistência de "maionese", passarem através das aberturas 13a para dentro do recipiente 10 com água. A disposição da FIG. 4 destina-se, em particular, para utilização quando se manuseia um grande volume de mistura de óleo/água, ou quando a mistura tem uma proporção de contaminação de óleo maior.
Apesar do invento ter sido descrito, em particular, com referência a uma disposição, na qual a mistura líquida é de óleo/água condensados de uma máquina de ar condicionado, o invento pode ser utilizado para a separação de óleo e água a partir de qualquer outra mistura. Além disso, uma vez que o membro de separação 12 foi descrito como incluindo um material oleofílico, o qual é adequado para adsorver óleo, numa outra aplicação em que os dois componentes líquidos da mistura não incluem óleo, pode ser utilizado um outro material, o qual, pelo menos de preferência, adsorve o contaminante.
Lisboa,
Wf 2003

Claims (13)

  1. ΕΡ 1 185 347/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Aparelho para separação de uma mistura líquida, dos primeiro e segundo componentes líquidos, em que o primeiro componente liquido tem uma densidade maior do que o segundo componente liquido, incluindo o aparelho um recipiente (10), que tem uma entrada (13), através da qual a mistura é introduzida dentro do recipiente (10), e uma saída (14), através da qual o primeiro líquido separado é, em utilização, descarregado e tendo um membro de separação (12) dentro do recipiente (10), incluindo o membro de separação (12) um material que adsorve o segundo componente líquido, estando o membro de separação (12) adaptado para se movimentar para baixo dentro do recipiente (10) em resposta a um aumento do seu peso, à medida que o segundo componente liquido é adsorvido, caracterizado por a entrada (13) estar posicionada acima da saída (14), e a saída (14) estar posicionada para um fundo do recipiente (10), de maneira que a mistura passa para baixo através do membro de separação de adsorção (12) e é obrigada a entrar em contacto com o membro de separação (12), à medida que se escoa da entrada (13) para a saída (14).
  2. 2 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a entrada (13) estar posicionada a uma determinada altura entre o topo e o fundo do recipiente (10), geralmente a um nível, no qual uma parte inferior do membro de separação (12) está localizada antes de qualquer segundo liquido ser adsorvido pelo mesmo.
  3. 3 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1 ou a reivindicação 2, caracterizado por a saída (14) do recipiente (10) estar ligada a uma câmara prolongada para cima (15), a qual tem uma saída (18) para o primeiro componente líquido, sendo o nível de líquido no recipiente (10) governado pela altura da saída (18) a partir da câmara (15).
  4. 4 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a câmara prolongada para cima (15) incluir meios de filtração (16) para filtração a partir do primeiro componente líquido de qualquer matéria arrastada e/ou do segundo componente líquido residual. ΕΡ 1 185 347/ΡΤ 2/3
  5. 5 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o membro de separação (12) estar adaptado para flutuar no recipiente (10) num nivel determinado pelo volume do segundo liquido adsorvido pelo mesmo.
  6. 6 - Aparelho de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o membro de separação (12) incluir um flutuador (30) para aumentar a flutuação do membro (12), de maneira que antes do material adsorvente do membro de separação (12) adsorver o segundo componente liquido, o membro de separação (12) flutua, de maneira que uma parte inferior do mesmo está a uma altura desejada no recipiente (10).
  7. 7 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os meios de suporte serem proporcionados para suportarem o membro de separação (12) no recipiente (10), de maneira que antes do material adsorvente do membro de separação (12) adsorver o segundo componente liquido, uma parte inferior do membro de separação (12) está a uma altura desejada no recipiente (10).
  8. 8 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o material adsorvente do membro de separação (12) ser oleofilico, de tal maneira que o material de separação é activo para adsorver o óleo a partir de uma mistura liquida de óleo e água.
  9. 9 - Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a entrada (13) receber a mistura liquida, que é condensado liquido de um máquina compressora de ar.
  10. 10 - Método de separação de uma mistura liquida, dos primeiro e segundo componentes líquidos, em que o primeiro componente líquido tem uma densidade maior do que o segundo componente líquido, incluindo o método a introdução de mistura dentro de um recipiente (10) através de uma entrada (13), a qual está posicionada acima de uma saída (14) do recipiente, de maneira que a mistura é obrigada a passar para baixo através e em contacto com um membro de separação (12) no recipiente (10), incluindo o membro (12) um material que adsorve o segundo componente líquido, incluindo método ΕΡ 1 185 347/ΡΤ 3/3 adicionalmente a descarga a partir do recipiente (10), através da sua saída (14), do primeiro componente líquido separado, estando o membro de separação (12) adaptado para se movimentar para baixo no recipiente (10), em resposta a um aumento no seu peso, à medida que o segundo componente líquido é adsorvido pelo mesmo, sendo a mistura introduzida no recipiente (10) até o membro de separação (12) se ter movimentado para uma posição baixa no recipiente (10).
  11. 11 - Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o método incluir a filtração de qualquer matéria arrastada e do segundo componente líquido residual a partir do primeiro componente liquido separado, subsequentemente ao contacto da mistura com o material adsorvente do membro de separação (12).
  12. 12 - Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o primeiro componente líquido separado ser descarregado do recipiente (10) antes da filtração.
  13. 13 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12 caracterizado por o nível de líquido no recipiente (10) ser controlado pelo nível de uma saída de uma câmara prolongada para cima (15), a qual está ligada à saída do recipiente (10). Lisboa 'a. HG/ 2υ03
PT00937051T 1999-06-05 2000-06-05 Aparelho de separacao e metodo de separacao PT1185347E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB9913000.7A GB9913000D0 (en) 1999-06-05 1999-06-05 An improved oil/water separating device
GBGB9919741.0A GB9919741D0 (en) 1999-08-21 1999-08-21 An improved oil/water separating device
GB0007601A GB2350571B (en) 1999-06-05 2000-03-30 Separating apparatus and method of separating

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1185347E true PT1185347E (pt) 2003-12-31

Family

ID=27255631

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00937051T PT1185347E (pt) 1999-06-05 2000-06-05 Aparelho de separacao e metodo de separacao

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6780334B1 (pt)
EP (1) EP1185347B2 (pt)
AT (1) ATE246949T1 (pt)
AU (1) AU5234500A (pt)
DE (1) DE60004523T3 (pt)
DK (1) DK1185347T4 (pt)
ES (1) ES2206247T5 (pt)
GB (1) GB2350571B (pt)
PT (1) PT1185347E (pt)
WO (1) WO2000074809A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014059507A1 (pt) * 2012-10-17 2014-04-24 Vitalino Martins Manoel Turbina coletora de oleosidades flutuantes

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2404159A (en) * 2003-07-24 2005-01-26 John Andrew Timmins A separating device
GB2413506A (en) * 2004-04-28 2005-11-02 John Andrew Timmins A liquid adsorbing apparatus
DE102004050741A1 (de) * 2004-10-19 2006-04-20 B + V Industrietechnik Gmbh Vorrichtung zum Abscheiden von Beimengungen von Flüssigkeiten sowie Reinigungsvorrichtung
BE1018511A3 (nl) 2008-04-15 2011-02-01 Atlas Copco Airpower Nv Werkwijze voor het verwijderen van organische componenten uit een mengsel van organische componenten en water en een inrichting voor het toepassen van zulke werkwijze.
DE102009012190B4 (de) * 2009-02-26 2013-10-24 Blohm + Voss Industries Gmbh Vorrichtung zum Abscheiden von Beimengungen von Flüssigkeiten
GB201005535D0 (en) 2010-04-01 2010-05-19 Timmins John A Filtering machine
US9108129B2 (en) * 2009-11-30 2015-08-18 John Andrew Timmins Filtering machine
KR101604173B1 (ko) 2010-08-06 2016-03-16 베코 테크놀로지스 게엠베하 카트리지(cartridge)형 오일 분리기
SI23695A (sl) 2011-04-01 2012-10-30 Omega Air D.O.O., Ljubljana Naprava za loäśevanje tekoäśin z odstranljivo loäśevalno komoro
US11376523B2 (en) 2018-07-27 2022-07-05 Reseau Synapse Inc. Instantaneous water/oil separation system
TWI799812B (zh) 2020-04-27 2023-04-21 比利時商亞特拉斯可波克氣動股份有限公司 過濾裝置及用於組裝及拆解該過濾裝置的方法
BE1028246B1 (nl) 2020-04-27 2021-11-30 Atlas Copco Airpower Nv Filterinrichting en werkwijze voor het monteren en demonteren van een dergelijke filterinrichting

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3794583A (en) 1972-08-28 1974-02-26 Oil Mop International Inc Method and apparatus for separating oil from an oil water mixture
US4061573A (en) * 1975-09-18 1977-12-06 Seagull Industries, Inc. Portable oil-water separation apparatus
US4308146A (en) * 1977-05-02 1981-12-29 Phillips Petroleum Company Crushed raw oil shale as oil spill adsorbent
DE3113227A1 (de) 1981-04-02 1982-10-21 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Oelabsorptionsmittel zur wasserreinigung
GB2128495A (en) 1982-10-18 1984-05-02 Dewplan Method and apparatus for removing organic liquids from aqueous media
SE8301243L (sv) * 1983-03-08 1984-09-09 Swed Sorb Corp Ab Filter for bortseparering av tungflytande vetska
US4588505A (en) * 1984-05-07 1986-05-13 Frontier Technology, Inc. Water scavenger pouch
DE3500368A1 (de) 1985-01-08 1986-07-10 Rhodia Ag, 7800 Freiburg Filter zur abtrennung von substanzen mit lipophilen und/oder oleophilen und/oder unpolaren eigenschaften aus andersartigen fluessigkeiten, gasen und daempfen
US4758350A (en) * 1986-08-19 1988-07-19 Pitts Jerry O Process and apparatus to remove separated water from contained hydrocarbon fuel
DE9004019U1 (pt) 1990-04-06 1990-06-13 Rossbach, Kurt, 7312 Kirchheim, De
JPH0736919B2 (ja) 1990-06-13 1995-04-26 勝利 大島 有機性廃液の浄化方法
DE4041903A1 (de) 1990-12-27 1992-07-02 Freising Chem Fab Vorrichtung zum trennen von gemischen aus miteinander nicht mischbaren fluessigkeiten
JPH04322742A (ja) 1991-04-23 1992-11-12 Takahisa Shioda 油吸着剤
DE4200152C1 (en) 1992-01-07 1993-08-05 Autoflug Gmbh & Co, 2084 Rellingen, De Device for removal of floating contaminant esp. oil - has oil absorbent fibrous mat stabilised by floating ring arranged net supporting mat
US5264134A (en) * 1992-03-10 1993-11-23 Environmental Quality Resources, Inc. Method of filtering pollutants from storm water
US5601659A (en) * 1995-03-13 1997-02-11 Cyclone Surface Cleaning, Inc. Mobile power wash system with water reclamation and hydrocarbon removal method
DE19549194B4 (de) 1995-12-30 2005-04-28 Kruelland Andreas Kruell Gmbh Aktiver Schadstoffilter für Flüssigkeiten

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014059507A1 (pt) * 2012-10-17 2014-04-24 Vitalino Martins Manoel Turbina coletora de oleosidades flutuantes

Also Published As

Publication number Publication date
ES2206247T5 (es) 2007-12-16
ES2206247T3 (es) 2004-05-16
GB2350571A (en) 2000-12-06
WO2000074809A1 (en) 2000-12-14
DK1185347T4 (da) 2007-07-30
DE60004523D1 (de) 2003-09-18
EP1185347B2 (en) 2007-05-09
DE60004523T2 (de) 2004-04-01
GB0007601D0 (en) 2000-05-17
US6780334B1 (en) 2004-08-24
AU5234500A (en) 2000-12-28
EP1185347A1 (en) 2002-03-13
DE60004523T3 (de) 2007-10-11
GB2350571B (en) 2002-12-18
EP1185347B1 (en) 2003-08-13
ATE246949T1 (de) 2003-08-15
DK1185347T3 (da) 2003-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2023782C (en) Purification of compressed air discharge condensate
US3893925A (en) Oil separator with coalescing media
PT1185347E (pt) Aparelho de separacao e metodo de separacao
US20090039021A1 (en) Polyurethane oil de-emulsifcation unit
US3794583A (en) Method and apparatus for separating oil from an oil water mixture
JP4959210B2 (ja) 分離装置
US20090048396A1 (en) Emulsion separator
US5207895A (en) Oil/water separator
US3974528A (en) Sewage system with reusable flush medium
US4116835A (en) Pollution control system
JP2006263725A5 (pt)
JPH05146607A (ja) 油水混合物から油を分離する装置
US6132620A (en) Method and apparatus for separating oil and water
JP2007268509A (ja) 油を含有した汚水から油を中心とする異物を分離する異物分離方法および異物分離装置
MX2010011231A (es) Metodo para eliminar componentes organicos de una mezcla de componentes organicos y agua y un dispositivo para aplicar dicho metodo.
JPH0631110A (ja) オイルと水とを分離する装置
JP2006118342A (ja) 油水分離装置
JP2007090210A (ja) 含油排水の油水分離方法及び油水分離装置
KR100713846B1 (ko) 오염수정화장치
US3554906A (en) Extracting oil waste
US20080093278A1 (en) Fluid treatment method and apparatus
JPS588518A (ja) 油水分離装置
CA1062172A (en) Method and apparatus for separating oil from aqueous liquids
JPH05184810A (ja) ドレン処理装置
JPH0317922Y2 (pt)