PT1157484E - Método e sistema para realizar um canal rápido de controlo numa rede celular via rádio - Google Patents

Método e sistema para realizar um canal rápido de controlo numa rede celular via rádio Download PDF

Info

Publication number
PT1157484E
PT1157484E PT00909377T PT00909377T PT1157484E PT 1157484 E PT1157484 E PT 1157484E PT 00909377 T PT00909377 T PT 00909377T PT 00909377 T PT00909377 T PT 00909377T PT 1157484 E PT1157484 E PT 1157484E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
signaling information
symbols
transmission
transmission pulse
modulation
Prior art date
Application number
PT00909377T
Other languages
English (en)
Inventor
Eero Nikula
Harri Jokinen
Hannu Vilpponen
Original Assignee
Nokia Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp filed Critical Nokia Corp
Publication of PT1157484E publication Critical patent/PT1157484E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0058Allocation criteria
    • H04L5/0064Rate requirement of the data, e.g. scalable bandwidth, data priority
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/004Arrangements for detecting or preventing errors in the information received by using forward error control
    • H04L1/0056Systems characterized by the type of code used
    • H04L1/0071Use of interleaving
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management

Description

1
DESCRIÇÃO "MÉTODO E SISTEMA PARA REALIZAR UM CANAL RÁPIDO DE CONTROLO NUMA REDE CELULAR VIA RÁDIO" A invenção refere-se ao planeamento de tais canais lógicos na organização do canal físico numa rede celular via rádio, a qual não é continuamente necessária mas apenas utilizada para transportar alguma informação urgente de controlo, de acordo com as necessidades.
No já bem conhecido GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), foi especificado o denominado FACCH ou Canal de Controlo Rápido Associado, o qual é utilizado, por exemplo, para indicar o progresso de estabelecimento da chamada, para validar um assinante ou para controlar uma transferência. É comum a estas necessidades de sinalização "rápida" que todos os atrasos sejam minimizados e que a informação transportada seja recebida pela interface rádio com o menor número de falhas possível. Como base à presente invenção, iremos descrever resumidamente as propriedades conhecidas de um FACCH. Por exemplo, foi encontrada uma descrição nas especificações técnicas GSM 05.01, GSM 05.02 e GSM 05.03, publicadas pelo Instituto Europeu das Normas para as Telecomunicações. O FACCH envolve de facto a utilização da estrutura de trem de impulso num TCH ou Canal de Tráfego regular para transportar temporariamente informação de sinalização "rápida" em vez da informação do utilizador. O dispositivo transmissor junta a informação de sinalização rápida pretendida numa estrutura SACCH, a qual, após a codificação 2 do canal, consiste em 456 bits. Na fase de partilha, a estrutura FACCH é dividida em 8 grupos de 57 bits. Os bits do primeiro grupo são transmitidos nas posições de bit par de um determinado trem de impulso de transmissão Nth e os bits dos grupos seguintes vão para as posições de bit par dos trens de impulso seguintes de transmissão até que os bits do quarto grupo sejam transmitidos nas posições de bit par do (N+3) trem de impulso de transmissão. Os bits dos grupos 5 a 8 são depois transmitidos nas posições de bit impar dos trens de impulso de transmissão N+4 a N+7, respectivamente. Essas marcas roubadas (ou seja, bits indicadores) são utilizadas em cada trem de impulso de transmissão para indicar se as posições de bit par (ou impar) desse mesmo trem de impulso de transmissão incluem a informação do utilizador ou a informação de sinalização rápida. Por outras palavras, a estrutura FACCH será transportada até ao dispositivo receptor utilizando cada segundo da posição de bit em 8 conjuntos consecutivos de transmissão de um determinado canal de tráfego. Se existir apenas uma única estrutura FACCH a ser transmitida, todas as outras posições de bit são utilizadas para transportar a informação do utilizador.
A patente US 5,182,753 apresenta um método de transmissão de mensagens de sinalização num sistema móvel de comunicação rádio. Num sistema móvel de comunicação rádio, as mensagens de sinalização criticas, ex: mensagens de transferência transmitidas num canal de controlo rápido associado e/ou num canal de controlo lento associado pertencente a um canal digital de tráfego, estão mais protegidas do que os discursos que utilizam códigos convencionais e partilha de conjuntos de sinais. A 3 codificação e a partilha de conjuntos de sinais são transportadas de modo a manter a compatibilidade com uma estrutura já existente. A W099112283 publicada após, mas registada antes da data de registo da presente aplicação, apresenta um método de contra-modulação da voz ou da informação e controlo da informação em sistemas que incluem múltiplos planos de modulação da voz ou da informação utilizando um segundo plano de modulação linear, por exemplo, o plano de modulação QPSK, o qual tem a mesma relação de símbolos do primeiro plano de modulação. 0 primeiro plano de modulação linear possui um nível de modulação mais elevado do que o segundo plano de modulação linear. As informações moduladas utilizando o segundo plano de modulação linear, o qual utiliza um conjunto de sinais reduzidos do primeiro plano de modulação linear, são contra-moduladas utilizando o mesmo contra-modulador, utilizando para contra-modular a informação modulada utilizando o primeiro plano de modulação linear.
Como exemplo da extensão para e dos desenvolvimentos em relação às redes celular via rádio existentes, iremos descrever o sistema de Dados Comutados do Circuito Reforçado ou ECSD, o qual é actualmente especificado como parte das relações de Dados Reforçados para a Evolução do GSM ou programa EDGE. 0 ECSD baseia-se no reforço das taxas de dados do utilizador em relação à interface rádio, utilizando uma Modulação Discreta de Fases em 8 níveis (8-PSK) como alternativa ao Código de Comutação Mínimo Gaussiano ou método de modulação GMSK do GSM. Uma solução simples para a implementação dos canais de sinalização rápida no ECSD seria copiar o método anteriormente descrito 4 o mais fielmente possível. Por outras palavras, a informação de uma estrutura FACCH seria selectivamente distribuída nas posições dos símbolos par e ímpar nos trens de impulso de transmissão modulada 8-PSK, e os símbolos indicadores seriam utilizados para indicar a natureza do conteúdo de cada trem de impulso de transmissão.
Contudo, de notar que o 8-PSK como método de modulação necessita de uma potência de bit superior em relação à densidade de ruído (normalmente referida como EblNO) em vez do GMSK, para obter um determinado nível necessário de ausência de falhas na informação recebida. Assim, a simples adopção dos mecanismos GSM FACCH no ECSD levaria a um desempenho inadequado para o FACCH. A solução proposta é adoptar a prática GSM, mas utilizar diferentes métricas de detecção para a informação do utilizador e informação de sinalização rápida, ou seja, utilizar eficazmente a modulação linear, como por exemplo, GMSK ou BPSK (Modulação Discreta da Fase Binária) para os símbolos FACCH. Esta solução não é atractiva do ponto de vista da concepção do receptor, porque seria necessário que o receptor fosse capaz de detectar todos os outros símbolos numa sequência de símbolos com um algoritmo diferente de detecção. Outra solução é utilizar um canal físico totalmente diferente com diferentes especificações do canal para transportar a informação de sinalização rápida, mas esta alternativa leva a estruturas complicadas de hardware. É objecto da presente invenção apresentar um método e uma organização para combinação da transmissão da informação de sinalização rápida com a transmissão da informação do utilizador num ambiente de modulação em vários níveis, sem sacrificar o desempenho do canal de 5 sinalização lógico e sem introduzir um nivel elevado de complexidade às organizações do transmissor e do receptor.
Os objectos da invenção são conseguidos reunindo a informação de sinalização rápida em blocos contínuos de trens de impulso de transmissão na fase de partilha e utilizando um método de modulação menos sensível para a transmissão da informação de sinalização rápida em relação à informação do utilizador. 0 método que se baseia na invenção é caracterizado pelo facto de incluir as fases de - formatação de uma parte da informação de sinalização em símbolos, - transmissão de símbolos que transportam a informação de sinalização como um bloco de símbolos consecutivos num determinad trem de impulso de transmissão de um canal de tráfego e - indicação no referido trem de impulso de transmissão que inclui símbolos que transportam a informação de sinalização. A invenção aplica-se também a um dispositivo transmissor caracterizado pelo facto de incluir meios para efectuar as fases anteriormente mencionadas. A invenção baseia-se no conhecimento de que não é necessário trazer a partilha até à alternância bit a bit entre a informação do utilizador e a informação de sinalização. Os algoritmos de partilha podem ser concebidos de modo a que a informação de sinalização reserve blocos contínuos a partir dos trens de impulso de informação. Uma solução bastante simples é atribuir trens de impulso 6 completos de transmissão para sinalização rápida de acordo com as necessidades. Outra possibilidade é utilizar o facto de que em muitos sistemas um conjunto de transmissão está dividido em duas metades temporariamente separadas por uma sequência de formação no meio do trem de impulso de transmissão, de modo a que uma das metades possa ser atribuída à informação de sinalização rápida e a outra à informação do utilizador. A invenção permite mesmo a utilização de blocos de símbolos contínuos menores dentro das estruturas de transmissão para transportar a informação de sinalização rápida, mas quanto menores forem os blocos contínuos, mais desvantaqens terá a solução em copiar directamente a prática FACCH existente a partir do GSM. A indicação do conteúdo de um trem de impulso de transmissão como informação de sinalização rápida ou como informação do utilizador, poderá ser conseguida através da utilização de símbolos roubados nas soluções anteriores. Contudo, poderá tirar-se vantagem das características de rotação da fase associadas aos diferentes métodos de modulação, utilizando a rotação dos pontos de constelação no espaço da fase como indicação do conteúdo do trem de impulso de transmissão. Cada trem de impulso de transmissão inclui uma sequência de formação conhecida, de modo a que o receptor possa utilizar a forma recebida da sequência de formação para descobrir o ângulo correcto de contra-rotação da fase. Associar um determinado ângulo único de rotação da fase a cada método de modulação, é um modo fiável de transportar uma parte simples de informação relativa à modulação.
Um método de modulação de nível mais baixo permite geralmente a utilização de uma maior potência de

Claims (16)

  1. 7 transmissão, porque as características de fase não linear do amplificador de potência do transmissor têm um efeito de distorção significativamente menor no sinal. Desse modo, a invenção permite ainda o melhoramento do desempenho de sinalização rápida, transmitindo a informação de sinalização com uma potência de transmissão superior em relação à correspondente informação do utilizador. As novas caracteristicas consideradas como caracteristicas da invenção, são mencionadas nas Reivindicações anexas. Contudo, a própria invenção, tanto na sua construção como no seu método de funcionamento, juntamente com objectos adicionais e vantagens dai resultantes, será melhor compreendida a partir da seguinte descrição das versões especificas quando lida em conjunto com os desenhos anexos. A Fig. 1 ilustra a transmissão da informação de sinalização rápida de acordo com uma primeira versão da invenção. A Fig. 2 ilustra a transmissão da informação de sinalização rápida de acordo com uma segunda versão da invenção. A Fig. 3 ilustra um possível plano de partilha que pode ser utilizado em conjunto com a versão da Fig. 1. A Fig. 4 ilustra a utilização da rotação da fase para identificar algumas caracteristicas do trem de impulso de transmissão. A Fig. 5 consiste numa ilustração esquemática de um método de acordo com uma versão da invenção e A Fig. 6 consiste numa ilustração esquemática do hardware associado a uma versão da invenção. 8 A Fig. 1 ilustra de forma esquemática um dispositivo transmissor 101, um dispositivo receptor 102 e vários trens de impulso de transmissão 111 a 120 transmitidas desde o primeiro até ao último. Partimos do principio de que anteriormente foi criado um canal de tráfego ou TCH entre os dispositivos para transmissão de algum tipo de informação do utilizador. Partimos também do principio de que no meio da transmissão da informação do utilizador, deverá ser transmitida uma parte da informação de sinalização rápida. Partimos mais tarde do princípio de que a quantidade de informação de sinalização rápida era de tal modo que na forma de canal codificado, preencheria quatro trens de impulso de transmissão. Comparando com a terminologia conhecida do FACCH do GSM, significa que existe uma única estrutura FACCH a ser transmitida. De acordo com a versão da Fig. 1, quatro trens de impulso completos consecutivos de transmissão 114, 115, 116 e 117 são "roubadas" do canal de tráfego para transmitir a informação de sinalização rápida. Sendo que será utilizado um método diferente de modulação para transmitir a informação de sinalização rápida em vez da informação do utilizador, a atribuição de trens de impulso completos de transmissão tem a vantagem de que a atribuição necessita que o dispositivo transmissor 101 reconfigure o seu modulador (não ilustrado individualmente) apenas duas vezes entre os trens de impulso de transmissão 113 e 114 e entre ao trens de impulso de transmissão 117 e 118. O dispositivo receptor 102 terá também que reconfigurar o seu dispositivo de contra-modulação (não ilustrado individualmente) apenas duas vezes, com bastante tempo para realizar esta tarefa. 9 Isto é definitivamente mais vantajoso do que a alternativa anterior de aplicação de um método diferente de modulação a cada simbolo em vários trens de impulso de transmissão. De salientar, no entanto, que os trens de impulso de transmissão ilustrados na Fig. 1 referem-se apenas a uma ligação simples: se supormos que o dispositivo transmissor 101 é uma estação base, poderá ter dúzias de ligações simultâneas activas num determinado momento. As especificações do ECSD definem que uma estrutura de transmissão consiste em oito horários, por isso, numa dada frequência poderá ser necessária uma estação base para transmitir até sete conjuntos de transmissão entre cada par de conjuntos consecutivos de transmissão, como ilustrado na Fig. 1. Dependendo da taxa de informação em cada ligação, a estação base poderá necessitar de reconfigurar o seu modulador para um método diferente de modulação mesmo após cada trem de impulso de transmissão numa estrutura de transmissão. Em algumas condições especificas, poderão existir mesmo mais do que um trem de impulso de transmissão, com uma alteração associada do método de modulação, dentro de um único horário. O número de trens de impulso de transmissão que devem ser "roubados" do canal de tráfego para a transmissão da informação de sinalização rápida não está limitado pela invenção: depende da quantidade de informação de sinalização rápida a ser transmitida e da quantidade de códigos do canal para codificar a informação de sinalização rápida. A invenção não necessita que os trens de impulso de transmissão roubados sejam consecutivos: por exemplo, cada segundo ou terceiro trem de impulso de transmissão ou qualquer número de N trens de impulso de transmissão a 10 partir de M, em que N<M, por qualquer ordem poderá ser roubado. Contudo, não roubar trens de impulso consecutivas de transmissão irá, pelo menos, eliminar parcialmente a vantagem de ter de alterar o método de modulação/contra-modulação apenas algumas vezes. A difusão da informação de sinalizaçao rápida transmitida sobre um vasto número de trens de impulso de transmissão, provoca um atraso na obtenção de um conjunto completo de informação de sinalização rápida através do dispositivo receptor. A Fig. 2 ilustra uma versão alternativa, em que o dispositivo transmissor 101 e o dispositivo receptor 102 são essencialmente os mesmos, mas a partir dos trens de impulso de transmissão 211 a 220. Uma metade física dos trens de impulso 212 a 219 está atribuída à informação de sinalização rápida. Metade física significa que quando existe uma sequência de formação no meio de cada trem de impulso de transmissão, todos os símbolos que precedam a sequência de formação (tal como nos trens de impulso de transmissão 212 a 215) ou todos os símbolos após a sequência de formação (tal como nos trens de impulso de transmissão 216 a 219) estão atribuídos. Esta versão necessita de várias alterações entre os métodos de modulação/contra-modulação, mas é ainda mais vantajosa do que alterar o método de modulação/contra-modulação após cada símbolo. Tem também a vantagem de não cortar totalmente a transmissão da informação do utilizador durante várias estruturas, tal como na versão da Fig. 1. De novo, a invenção não limita o número de trens de impulso de transmissão, das quais uma metade está atribuída à informação de sinalização rápida, sem a ordem pela qual as primeira e segunda metades estão atribuídas. Entre os trens 11 de impulso de transmissão a partir das quais uma metade está atribuída à informação de sinalização rápida, poderão existir trens de impulso completos de dados do utilizador. Basicamente, a invenção permite mesmo atribuir blocos menores de trens de impulso de transmissão à informação de sinalização rápida: por exemplo, podem ser atribuídos os últimos símbolos K (em que K é um número inteiro menor que o número de símbolos numa das metades do trem de impulso de transmissão) de cada trem de impulso de transmissão durante o período dos trens de impulso de transmissão P (em que P é um número inteiro positivo). No entanto, a atribuição de trens de impulso completos de transmissão ou metades físicas de trens de impulso, é vista como mais vantajosa, porque nestas versões os limites do bloco do símbolo atribuído estão claramente definidos. A Fig. 3 ilustra de forma esquemática um método vantajoso para partilhar o conteúdo de uma estrutura de informação de sinalização rápida 31 com vários trens de impulso de transmissão. Partimos do princípio que o método da Fig. 1 é utilizado sempre que o conteúdo da estrutura de informação de sinalização rápida 301 preencha totalmente quatro trens de impulso de transmissão 310 a 313. Na fig. 3 a estrutura é primeiro dividida em oito grupos 302 a 309, cada um com um número igual de símbolos. As posições dos símbolos nos trens de impulso de transmissão "roubados" são depois preenchidas por ordem retirando o primeiro símbolo de cada grupo, tal como ilustrado por linhas na Fig. 3, retirando depois o segundo símbolo de cada grupo e por aí adiante. Por outras palavras, os símbolos de cada nth grupo (em que n vai de 1 a 8) toma as posições n, n+8, n+16 e por aí adiante. A Fig. 3 ilustra também a sequência de formação 12 como um bloco eclodido no meio de cada trem de impulso de transmissão 310 a 313, bem como um par de símbolos indicadores indicados a preto, um em cada lado da sequência de formação. O método de partilha da Fig. 3 é apenas exemplificativo e podem ser aplicados diferentes métodos de partilha. Existem basicamente dois tipos de indicação, cujos trens de impulso de transmissão e cujas partes incluem a informação de sinalização em vez da informação do utilizador. Os símbolos indicadores das marcas foram já mencionados anteriormente, o que significa que o valor de uma primeira marca indica se a primeira metade do trem de impulso de transmissão inclui a informação de sinalização rápida e o valor da segunda marca indica do mesmo modo, se a segunda metade do trem de impulso de transmissão inclui a informação de sinalização rápida. Iremos descrever um método alternativo de implementação da indicação com referência à Fig. 4. A Fig. 4 ilustra uma estrutura de transmissão 401 na forma que possui num dispositivo transmissor antes da modulação para uma frequência do transportador. No meio do trem de impulso de transmissão existe uma sequência de formação que consiste numa cadeia de caracteres de símbolos consecutivos conhecidos. A indicação esquemática ABABAB ... tem sido utilizada para a forma conhecida da sequência de formação. A fase de modulação é acompanhada por uma rotação da fase que poderá ser uma consequência inerente do algoritmo de modulação aplicado ou que poderá ser inserida deliberadamente em adição à modulação actual. Segue-se uma forma exemplar de aplicar a rotação da fase. De acordo com o princípio de modulação 8- PSK, existem oito valores 13 autorizados de ângulo de fase para o sinal modulado, ex: 0, + π/4, + π/2,+3 n/4,n. Cada um deles corresponde a um conjunto particular de três bits consecutivos no fluxo de informação a ser transmitida: por exemplo, a combinação do bit (0,1,0) corresponde a um valor do ângulo da fase +n/2. Poderá ser especificada uma rotação constante da fase num ângulo X, de modo a que cada símbolo gerado de acordo com o princípio básico de modulação seja adicionalmente rodado por X ângulos no espaço da fase. Por exemplo, ao definir X = +3π/8, o símbolo final modulado da fase que irá representar a combinação do bit (0,1,0) no sinal transmitido terá o valor do ângulo da fase de +7n/8. Na Fig. 4 a estrutura de transmissão modulada, com rotação da fase e transmitida 402, consiste em símbolos rodados da fase. Um dispositivo receptor deverá efectuar os procedimentos de contra-modulação e de contra-rotação para recuperar o conteúdo da informação original 403 da estrutura de transmissão. De notar que o dispositivo receptor conhece antecipadamente a forma da sequência de formação, podendo deduzir que o ângulo de contra-rotação correcto da fase é o que provoca a sequência de formação para obter a sua forma original correcta. Se for aplicado um primeiro esquema de rotação da fase para transmitir os trens de impulso completos que contêm a informação do utilizador, e se um segundo esquema de rotação da fase for utilizado para transmitir os trens de impulso completos que contêm a informação de sinalização rápida, não será necessário qualquer outro mecanismo de indicação: um dispositivo receptor reconhece o esquema de rotação de fase utilizado descobrindo qual é o esquema de contra-rotação da fase que produz a forma correcta da 14 sequência de formação e deduz isso a partir da natureza do conteúdo do trem de impulso de transmissão. Se, por outro lado, o esquema de rotação da fase for independente do conteúdo do trem de impulso de transmissão ou se apenas uma parte do trem de impulso de transmissão incluir a informação de sinalização rápida, é necessária uma marca indicadora para efectuar a indicação. Para resumir, podemos afirmar que a invenção admite os seguintes mecanismos de indicação: - utilizar esquemas diferentes de rotação da fase e nenhum símbolo indicador; utilizar o mesmo esquema de rotação da fase e símbolos indicadores individuais; ou - utilizar esquemas diferentes de rotação da fase e como suporte símbolos indicadores. Se forem utilizados os símbolos indicadores, será mais vantajoso escolher dois valores admitidos de modo a que correspondam aos pontos opostos no diagrama da constelação. A questão de uma possível confusão entre os trens de impulso da informação de sinalização rápida modulada GMSK e outros trens de impulso modulados GMSK merece ser resumidamente mencionada. Foi proposto que um canal lento de controlo associado ou SACCH utilizasse a modulação GMSK no ECSD. Para evitar a confusão é necessário que o SACCH utilize apenas determinados trens de impulso de transmissão previamente conhecidos. Se o modelo do GSM for seguido, o SACCH terá um número de posições de ranhuras fixamente atribuídas em cada célula, de modo a que desde que as atribuições da ranhura sejam respeitadas, não exista o 15 perigo dos trens de impulso SACCH se misturarem com potenciais trens de impulso da informação de sinalização rápida modulada GMSK. 0 mesmo aplica-se a outros potenciais trens de impulso para as quais será aplicado o mesmo método de modulação. Um dispositivo transmissor numa rede celular via rádio possui normalmente um determinado limite superior de potência de transmissão permitida para cada trem de impulso de transmissão. Se a versão da Fig. 1 (atribuição dos trens de impulso completos para a informação de sinalização rápida) for utilizada, é possível utilizar uma potência maior de transmissão para transmitir os trens de impulso roubados, utilizando a informação de sinalização rápida em vez de trens de impulso regulares. Isto deve-se ao facto da não linearidade de um amplificador de transmissão (especialmente numa estação base) se tornar mais evidente se for utilizado um método multi-nível de modulação da fase do que um método de modulação binário, impondo uma redução obrigatória de 2-4 dB nos níveis mais elevados de transmissão 8-PSK. Ao não ter que impor a redução durante a transmissão, a informação de sinalização rápida consiste numa vantagem admirável, pois os níveis mais elevados de potência relativos às situações em que um terminal está próximo da fronteira de uma célula, e em que a informação de sinalização rápida transporta frequentemente informação relativa à transferência, deverá ser recebida o mais possível sem qualquer falha. De notar que ao utilizar níveis superiores de transmissão descendente para a informação de sinalização rápida, irá afectar as medições e registos de desempenho recebidos pelas estações móveis. A rede deverá compensar os 16 respectivos resultados de medição injustificadamente elevados. As técnicas para a implementação de tal compensação estão dentro das capacidades normais de uma pessoa qualificada. Iremos terminar descrevendo resumidamente o efeito da invenção na estrutura e as funções dos dispositivos transmissor e receptor, tais como as estações base e os terminais de uma rede celular via rádio. Tal como ilustrado na parte superior da Fig. 6, o dispositivo transmissor inclui um bloco codificador do canal de informação do utilizador 601, um bloco codificador do canal de sinalização rápida 602 e um bloco de formação do trem de impulso 603 para reunir os símbolos codificados do canal em trens de impulso. O último funciona sob o comando de um bloco de controlo da formação do trem de impulso 604 e poderá receber a forma correcta da sequência de formação a partir de um gerador da sequência de formação 603'. As entradas nos blocos codificadores do canal chegam de uma forma conhecida a partir da formação da informação do utilizador (ex: microfone e codificador do discurso num telefone). A formação da informação de sinalização rápida (processador de controlo) e o controlo da formação do trem de impulso são geralmente um sub-bloco de um sistema maior de blocos de controlo. Os trens de impulso formatados são transmitidos através do bloco transmissor 605, o qual utiliza os métodos de modulação e de rotação da fase comandados pelo bloco de controlo da formação do trem de impulso 604. Num dispositivo receptor, um bloco receptor 606 recebe os trens de impulso transmitidos e converte-os em sequências de símbolos em bandas básicas, utilizando o 17 método de contra-modulação novamente comandado por um bloco de controlo 608. O bloco de decomposição do trem de impulso 607 retira das sequências de formação os trens de impulso recebidos e outra informação geral e submete os actuais símbolos da informação do utilizador ao bloco descodificador do canal da informação do utilizador 609 e os símbolos da informação de sinalização rápida ao bloco descodificador do canal de sinalização rápida 610. O funcionamento do bloco de controlo 608 depende do tipo de informação recebida a partir do bloco receptor na forma de características detectadas de rotação da fase e/ou a partir do bloco de decomposição do trem de impulso 607 na forma de valores dos símbolos indicadores. Os blocos descodificadores 609 e 610 estão unidos de forma conhecida às partes do dispositivo receptor onde são necessárias a informação descodificada do utilizador e a informação de sinalização, e o bloco de controlo 608 é novamente parte de um sistema maior de controlo. De acordo com a invenção, os blocos 604 e 603 do dispositivo transmissor estão dispostos de modo a receber os trens de impulso completos de transmissão ou metades dos trens de impulso para utilização da informação de sinalização rápida. Adicionalmente, o bloco de controlo 604 comanda o transmissor para utilizar o método binário de modulação da fase para os símbolos da informação de sinalização rápida. No receptor, os blocos 607 e 608 estão dispostos de modo a desviar os trens de impulso completos de sinalização rápida ou metades dos trens de impulso para o bloco 610, quando estes aparecem. Se for utilizado o mecanismo de indicação baseado na rotação da fase, o bloco receptor 606 é também disposto de modo a detectar as 18 características da rotação da fase dos símbolos recebidos e enviá-los ao bloco de controlo 608. Embora o ECDS tenha sido mencionado como a área primária da aplicação para a invenção, a invenção aplica-se igualmente a todas as redes celulares via rádio e sistemas, onde os níveis de modulação de diferentes intensidades estão disponíveis para transmitir a informação do utilizador e a informação de sinalização rápida, e onde, adicionalmente, ocorre a transmissão da informação de sinalização rápida utilizando a capacidade "roubada" da informação do utilizador. 19 DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento de patente europeia. Apesar de ter sido elaborado com o máximo cuidado, o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões. Documentos da patente apresentados na descrição US 51 82753 A WO 9912283 A Lisboa, 18/05/2010 1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método que inclui: - transmissão da informação de sinalização a partir de um dispositivo transmissor (101) numa rede celular via rádio, onde ocorre a transmissão de dados do utilizador num canal de tráfego em trens de impulso de transmissão descontínuos (111-120; 211-220; 310-313), consistindo em símbolos consecutivos, - formatação de uma parte da informação de sinalização em símbolos, - transmissão de símbolos que transportam a informação de sinalização como um bloco de símbolos consecutivos (FACCH) num determinado trem de impulso de transmissão de um canal de tráfego utilizando um método de modulação menos sensível para a transmissão de partes da informação de sinalização do que para a transmissão de dados do utilizador, e - indicação no referido trem de impulso de transmissão que inclui símbolos que transportam a informação de sinalização.
  2. 2. Um método de acordo com a reivindicação 1, em que um trem de impulso completa do transmissão (114-117; 310- 313) é preenchido com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  3. 3. Um método de acordo com a reivindicação 2, em que um número de trens de impulso completos e consecutivos de 2 transmissão (114-1 17; 310-313) sao preenchidos com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  4. 4. Um método de acordo com a reivindicação 2, em que um número de trens de impulso completos não consecutivos de transmissão são preenchidos com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  5. 5. Um método de acordo com a reivindicação 1, em que um adicionalmente um trem de impulso de transmissão consiste numa primeira metade, numa sequência de formação e numa segunda metade, e em que uma das metades do trem de impulso de transmissão (212-219) é preenchida com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  6. 6. Um método de acordo com a reivindicação 5, em que cada uma de um número de metades de trens de impulso completos e consecutivos de transmissão (212-219) é preenchida com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  7. 7. Um método de acordo com a reivindicação 5, em que cada uma de um número de metades de trens de impulso completos não consecutivos de transmissão é preenchida com os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  8. 8. Um método de acordo com a reivindicação 1, em que o referido primeiro método de modulação de fase tendo uma primeira taxa de modulação é utilizado para gerar símbolos que transportam os dados do utilizador num trem de impulso de transmissão e um segundo método de modulação de fase 3 tendo uma segunda taxa de modulação, inferior à primeira taxa de modulação, é utilizado para gerar os símbolos que transportam a informação de sinalização num trem de impulso de transmissão.
  9. 9. Um método de acordo com a reivindicação 8, em que o referido primeiro método de modulação é 8-PSK e o segundo método de modulação é GMSK.
  10. 10. Um método de acordo com a reivindicação 8, em que um primeiro plano de rotação de fase é utilizado para gerar os símbolos com o primeiro método de modulação e um segundo plano de rotação da fase é utilizado para gerar os símbolos com o segundo método de modulação, em que o referido segundo plano de rotação da fase é essencialmente indistinguível do primeiro plano de rotação da fase.
  11. 11. Um método de acordo com a reivindicação 10, em que um número de símbolos de aviso com um determinado valor indicativo estão colocados no referido trem de impulso de transmissão para indicar que um determinado trem de impulso contém símbolos que transportam a informação de sinalização.
  12. 12. Um método de acordo com a reivindicação 11, em que um trem de impulso de transmissão consiste numa primeira metade, numa sequência de formação e numa segunda metade, e em que apenas uma das metades do trem de impulso de transmissão é preenchido com os símbolos que transportam a informação de sinalização, e dois símbolos de aviso estão colocados no referido trem de impulso de transmissão para 4 indicar qual a metade do trem de impulso de transmissão que inclui os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  13. 13. Um método de acordo com a reivindicação 8, em que um primeiro plano de rotação de fase é utilizado para gerar os símbolos com o primeiro método de modulação e um segundo plano de rotação de fase é utilizado para gerar os símbolos com o segundo método de modulação, em que o referido segundo plano de rotação de fase é essencialmente indistinguível do primeiro plano de rotação de fase; e que a utilização do segundo plano de rotação de fase indica num determinada trem de impulso de transmissão que inclui os símbolos que transportam a informação de sinalização.
  14. 14. Um dispositivo para transmissão da informação de sinalização numa rede celular via rádio por um canal de tráfego em trens de impulso descontínuos de transmissão, que consiste em vários símbolos consecutivos, que incluem: - meios de formatação de uma parte da informação de sinalização em símbolos (602), - meios de transmissão dos símbolos que transportam a informação de sinalização como um bloco de símbolos consecutivos num determinado trem de impulso de transmissão de um canal de tráfego (603, 605) utilizando um método de modulação menos sensível para a transmissão da parte de informação de sinalização do que para da transmissão de dados do utilizador, e 5 - meios de indicação no referido trem de impulso de transmissão que inclui símbolos que transportam a informação de sinalização (603).
  15. 15. Um dispositivo transmissor de acordo com a reivindicação 14, que inclui um modulador de fase bimodal (605) configurado para aplicar um primeiro método de modulação de fase tendo uma primeira taxa de modulação para gerar os símbolos que transportam os dados do utilizador num trem de impulso de transmissão e um segundo método de modulação de fase tendo uma segunda taxa de modulação, inferior à primeira taxa de modulação, para gerar os símbolos que transportam a informação de sinalização num trem de impulso de transmissão.
  16. 16. Um dispositivo para recepção da informação de sinalização numa rede rádio celular através de um canal de tráfego em trens de impulso descontínuos de transmissão, que consiste em símbolos consecutivos, que incluem: meios (606) para recepção de símbolos que transportam a informação de sinalização como um bloco de símbolos consecutivos num determinado trem de impulso de transmissão de um canal de tráfego, - um dispositivo de decomposição de trens de impulso (607) para submeter os símbolos de dados do utilizador a um descodificador do canal de dados (609) e símbolos da informação de sinalização a um descodificador do canal de sinalização (610), em que o descodificador do canal de sinalização (610) utiliza um método de demodulação menos sensível para a informação de 6 sinalização do que o utilizado pelo descodificador do canal de dados (609) para os dados do utilizador, e - dispositivo de controlo (608) para detecção de uma indicação num determinado trem de impulso de transmissão este que contém os símbolos que transportam a informação de sinalização com base na informação emitida pelos meios de recepção na forma de caracteristicas detectadas de rotação de fase e/ou emitida pelo dispositivo de decomposição de trens de impulso na forma de símbolos indicadores roubados de aviso e para controlo consequente do dispositivo de decomposição dos trens de impulso (607) . Lisboa 18/05/2010 1/4
    "Λ IX 101 /
    218 1 vfl ift j hAtsÇH I TCH~~pT>r[ FACCH ,/ TX IR TCH Λ 101 218 2/4 30 ’ξ
    401 |αβλβαβαβαβ
    3/4 SOI
    5 4/4
    hg. 8
PT00909377T 1999-03-03 2000-03-03 Método e sistema para realizar um canal rápido de controlo numa rede celular via rádio PT1157484E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI990457A FI111598B (fi) 1999-03-03 1999-03-03 Menetelmä ja järjestelmä nopean kontrollikanavan toteuttamiseksi solukkoradioverkossa

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1157484E true PT1157484E (pt) 2010-05-25

Family

ID=8554036

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00909377T PT1157484E (pt) 1999-03-03 2000-03-03 Método e sistema para realizar um canal rápido de controlo numa rede celular via rádio

Country Status (11)

Country Link
US (2) US7031334B1 (pt)
EP (1) EP1157484B1 (pt)
JP (1) JP4574015B2 (pt)
CN (1) CN1135747C (pt)
AT (1) ATE466418T1 (pt)
AU (1) AU3168100A (pt)
BR (1) BR0008364B1 (pt)
DE (1) DE60044291D1 (pt)
FI (1) FI111598B (pt)
PT (1) PT1157484E (pt)
WO (1) WO2000052852A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI114682B (fi) 2000-10-13 2004-11-30 Nokia Corp Menetelmä ja järjestely nopean signaloinnin toteuttamiseksi asymmetrisessä tietoliikenneyhteydessä
DE10050878B4 (de) * 2000-10-13 2012-07-12 Atmel Automotive Gmbh Verfahren zur Übertragung von mehreren Informationssymbolen
FR2820564B1 (fr) * 2001-02-02 2003-04-18 Nortel Networks Ltd Dispositifs d'emission et de reception de signal module
FI20020820A0 (fi) * 2002-04-30 2002-04-30 Nokia Corp Menetelmä signaalin rajoittamiseksi ja lähetin
DE102004027142A1 (de) * 2004-06-03 2005-12-22 Siemens Ag Verfahren zur Übertragung von zeitlich hoch priorisierten Daten
EP2469476A3 (en) * 2008-10-31 2014-08-20 Accenture Global Services Limited System for controlling user access to a service
CN101877689B (zh) 2009-04-28 2012-10-17 华为技术有限公司 数据发送处理方法与装置、数据接收处理方法与装置
EP2413556A4 (en) 2009-04-28 2012-04-18 Huawei Tech Co Ltd METHOD AND APPARATUS FOR PROCESSING DATA TRANSMISSION, METHOD AND APPARATUS FOR PROCESSING DATA RECEPTION
CN101951302B (zh) * 2010-09-09 2013-07-10 天津七一二通信广播有限公司 一种实现信令强行插入语音通话的处理方法
KR101998085B1 (ko) 2010-12-10 2019-07-09 선 페이턴트 트러스트 송신방법, 송신장치, 수신방법 및 수신장치

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5182753A (en) * 1990-03-20 1993-01-26 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Method of transmitting signaling messages in a mobile radio communication system
GB2260245B (en) 1991-10-04 1995-03-08 Technophone Ltd Digital radio receiver
JP2601160B2 (ja) 1993-10-27 1997-04-16 日本電気株式会社 ディジタルデータ伝送方式
US5663957A (en) * 1995-07-12 1997-09-02 Ericsson Inc. Dual mode satellite/cellular terminal
US6031826A (en) 1996-08-27 2000-02-29 Ericsson Inc. Fast associated control channel technique for satellite communications
US5825889A (en) * 1996-10-15 1998-10-20 Ericsson Inc. Use of duplex cipher algorithms for satellite channels with delay
FI110467B (fi) * 1997-08-19 2003-01-31 Nokia Corp Informaation siirto tietoliikennejärjestelmässä
US6456627B1 (en) * 1997-08-29 2002-09-24 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method for communicating information in a communication system that supports multiple modulation schemes
US6125148A (en) * 1997-08-29 2000-09-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method for demodulating information in a communication system that supports multiple modulation schemes

Also Published As

Publication number Publication date
CN1135747C (zh) 2004-01-21
DE60044291D1 (de) 2010-06-10
EP1157484A1 (en) 2001-11-28
FI990457A0 (fi) 1999-03-03
AU3168100A (en) 2000-09-21
US7031334B1 (en) 2006-04-18
USRE40254E1 (en) 2008-04-22
JP2002538716A (ja) 2002-11-12
BR0008364B1 (pt) 2014-07-29
JP4574015B2 (ja) 2010-11-04
FI990457A (fi) 2000-09-04
FI111598B (fi) 2003-08-15
CN1342350A (zh) 2002-03-27
EP1157484B1 (en) 2010-04-28
WO2000052852A1 (en) 2000-09-08
ATE466418T1 (de) 2010-05-15
BR0008364A (pt) 2001-11-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
USRE40254E1 (en) Method and system for realising a fast control channel in a cellular radio network
ES2461347T3 (es) Método y disposición para proporcionar reconocimientos en un sistema de telecomunicación
ES2395478T3 (es) Diversidad en el tiempo para transmisión de datos por un canal de voz
BR112018068950B1 (pt) Método de processar informações, dispositivo terminal, dispositivo de rede, e mídia de armazenamento legível por computador
US9042399B2 (en) Signaling separate unicast and broadcast information with a common pilot
BRPI0808937A2 (pt) Dispositivo de usuário, estação base e método
BRPI0513580B1 (pt) sinalização eficiente através de canal de acesso
BRPI0716609A2 (pt) Método e equipamento para transmissão de bits keep-alive
BRPI0917523B1 (pt) Métodos e aparelhos para transmitir e receber concessões em uma estação base em um sistema de evolução de longo prazo multiportadora, e memória legível por computador
PT2101429E (pt) Método e aparelho para a recepção de informação de controlo num sistema de comunicação sem fios
BR0014105B1 (pt) Método de medição da qualidade de um serviço comutado por um circuito transmitido em um canal de tráfego entre um transmissor e um receptor em uma rede de rádio celular, e, rede de rádio celular
BRPI0112679B1 (pt) método para transmissão de dados, equipamento do usuário, e, rede acesso de rádio edge/gprs
CN110299976A (zh) 一种信息传输方法、接收方法、终端及网络设备
BR112012019740B1 (pt) método para indicar um limite de ligação de retransmissão e estação de base compreendendo um módulo de indicação
ES2967402T3 (es) Método para transmitir datos de enlace descendente y producto relacionado
PT1384340E (pt) Circuitos de teste para codecs de canal
ES2264363B2 (es) Metodos y disposiciones en aplicaciones relacionadas con un sistema de telecomunicaciones.
US6563884B1 (en) Method and apparatus for seamlessly changing the radio interface data rate in circuit switched transmission
EP1421729B1 (en) A method and a system for transfering amr signaling frames on halfrate channels
US6519279B1 (en) Transceiver circuitry, portable communication device and method for performing radio communication
Cisco Configuring the Data Interfaces
ES2527740T3 (es) Detección de secuencia de datos en un sistema de comunicaciones
CA2399513A1 (en) System and method for adjusting pcm data frames for robbed bit signaling in a telephone network
PT82817B (pt) Dispositivo para o estabelecimento de uma ligacao em banda larga numa rede de comutacao
US10263751B2 (en) Robust channel RC-supporting coding and modulation method and apparatus