PT107816A - Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio - Google Patents

Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio Download PDF

Info

Publication number
PT107816A
PT107816A PT107816A PT10781614A PT107816A PT 107816 A PT107816 A PT 107816A PT 107816 A PT107816 A PT 107816A PT 10781614 A PT10781614 A PT 10781614A PT 107816 A PT107816 A PT 107816A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
electrolyte
gases
dissolution
vanadium
Prior art date
Application number
PT107816A
Other languages
English (en)
Inventor
Rui Pedro Da Costa Neto
João Luís Toste De Azevedo
Original Assignee
Inst Superior Técnico
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Superior Técnico filed Critical Inst Superior Técnico
Priority to PT107816A priority Critical patent/PT107816A/pt
Priority to PCT/PT2015/000039 priority patent/WO2016018165A1/en
Publication of PT107816A publication Critical patent/PT107816A/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01MPROCESSES OR MEANS, e.g. BATTERIES, FOR THE DIRECT CONVERSION OF CHEMICAL ENERGY INTO ELECTRICAL ENERGY
    • H01M8/00Fuel cells; Manufacture thereof
    • H01M8/18Regenerative fuel cells, e.g. redox flow batteries or secondary fuel cells
    • H01M8/184Regeneration by electrochemical means
    • H01M8/188Regeneration by electrochemical means by recharging of redox couples containing fluids; Redox flow type batteries
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01GCOMPOUNDS CONTAINING METALS NOT COVERED BY SUBCLASSES C01D OR C01F
    • C01G31/00Compounds of vanadium
    • C01G31/02Oxides
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01MPROCESSES OR MEANS, e.g. BATTERIES, FOR THE DIRECT CONVERSION OF CHEMICAL ENERGY INTO ELECTRICAL ENERGY
    • H01M8/00Fuel cells; Manufacture thereof
    • H01M8/20Indirect fuel cells, e.g. fuel cells with redox couple being irreversible
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E60/00Enabling technologies; Technologies with a potential or indirect contribution to GHG emissions mitigation
    • Y02E60/30Hydrogen technology
    • Y02E60/50Fuel cells

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE ELETRÓLITO, QUE COMPREENDE DUAS ETAPAS, UMA DE REDUÇÃO TÉRMICA DE PENTÓXIDO DE VANÁDIO (V2O5) PARA TRIÓXIDO DE VANÁDIO (V2O3) NUM REATOR TUBULAR E UMA DE DISSOLUÇÃO DO V2O3 RESULTANTE, E QUE PODE SER UTILIZADO EM TODO O TIPO DE PILHAS REDOX DE VANÁDIO, TAMBÉM DENOMINADAS PILHAS DE FLUXO OU DE ESCOAMENTO. ESTE PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ELETRÓLITO É MAIS SIMPLES DO QUE OS PROCESSOS CONCORRENTES E REQUER, NA SUA GLOBALIDADE, MENOR QUANTIDADE DE ENERGIA PARA A PREPARAÇÃO DO ELETRÓLITO. A ETAPA DE REDUÇÃO É DE NATUREZA TÉRMICA UTILIZANDO GASES REDUTORES (HIDROGÉNIO (H2), MONÓXIDO DE CARBONO (CO), SULFURETO DE HIDROGÉNIO (H2S), METANO (CH4) E AMÓNIA (NH4+)) OU UMA MISTURA COMBINADA DESTES GASES, SENDO SEGUIDA PELA ETAPA DE DISSOLUÇÃO. A PRESENTE INVENÇÃO PODE SER UTILIZADA NO SETOR INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA, NOMEADAMENTE EM PILHAS REDOX DE VANÁDIO (SEMELHANTE AO SETOR DAS BATERIAS DE CHUMBO).

Description

DESCRIÇÃO
Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio
Campo da invenção
Campo técnico em que a invenção se insere A presente invenção está inserida na área do armazenamento elétrico e consiste num processo simplificado de preparação de eletrólito para pilhas redox de vanádio.
Estado da técnica A preparação de eletrólito para pilhas redox de vanádio nos processos convencionais apresenta bastante complexidade técnica. É, por isso, o motivo de atenção na invenção que se pretende proteger.
As patentes mais relevantes no estado da técnica são as seguintes: • US6143443 - Nesta patente, descreve-se o processo de preparação de eletrólito para pilhas redox de vanádio sendo a redução efetuada sempre em meio eletrolitico, recorrendo a uma gama variada de agentes redutores e utilizando também agentes estabilizantes. 0 processo de preparação de eletrólito em meio eletrolitico é moroso, envolve uma célula eletrolitica complexa, composta por muitas partes passíveis de se deteriorarem ao longo do processo, e requer o controlo da concentração de várias espécies químicas ao longo de todo o processo.
Em comparação com a patente referida, o processo que se pretende proteger não é realizado em meio eletrolitico, mas sim num reator de redução térmica. 0 tempo de preparação é menor ou igual a cerca de metade do tempo decorrido no processo eletrolitico e requer apenas no final do processo, uma pesagem do reator depois de decorrido o tempo definido. Atendendo a que o custo de preparação de eletrólito poderá representar entre 10 caracterizar os cristais de V2O3. Na presente invenção, o V2O5 utilizado no inicio do processo apresenta já uma pureza adequada e por isso é efetuada apenas uma pesagem do V203 no final do processo. Através da razão das massas dos produtos da reação é possivel saber no final do processo se todo o V2O5 foi reduzido a V2O3. • US2003143456 - Nesta patente, prepara-se o eletrólito em solução efetuando a redução ou oxidação do vanádio por via eletroquimica (eletrólise) em eletrólito liquido; mistura-se o SO2 (sob a forma de bolhas de gás) com o eletrólito, para reduzir o vanádio com estado de oxidação mais elevado (5+) a estado mais reduzido (3+). Nesta patente é adicionalmente referida a necessidade de agentes estabilizantes para garantir que as espécies de vanádio nos vários estados de oxidação permanecem estáveis durante o processo de preparação dos eletrólitos, refletindo toda a complexidade adicional deste processo.
Na invenção que se pretende proteger, o V2O5 é convertido por via de redução térmica a V2O3 e é posteriormente dissolvido sob condições bem controladas em meio acidico, obtendo-se o eletrólito final pretendido. • US5250158 - Nesta patente, prepara-se o eletrólito a partir da redução de V2O5 em solução eletrolitica ácida, recorrendo a ácidos inorgânicos com agentes redutores, com referência preferencial ao H2SO4. Existe sequencialmente também neste processo de preparação do eletrólito uma redução eletrolitica numa célula eletrolitica. Tal como nas patentes anteriormente referidas, este processo de preparação do eletrólito é efetuado em meio liquido, sendo a redução do V205 (5+), a V203 (3+) efetuada recorrendo a um agente redutor liquido. A invenção que se pretende proteger diferencia-se claramente das propostas anteriores dado que no processo desenvolvido nesta invenção existe um menor número de parâmetros de controlo do processo. • US6562514 - Nesta patente, descreve-se a preparação de eletrólitos para pilhas redox de vanádio estabilizado com vários aditivos que evita a precipitação dos sais de vanádio. Enumera-se também nesta patente uma lista extensa dos vários agentes redutores típicos que são utilizados em soluções eletrolíticas para reduzir o vanádio a estados de oxidação mais baixos. As reduções são sempre realizadas em meio eletrolítico.
Na invenção que se pretende proteger, a redução térmica é efetuada em meio gasoso.
Sumário da invenção 0 eletrólito numa pilha redox de vanádio é um dos constituintes fundamentais deste sistema de armazenamento de energia elétrica. Os vários processos propostos para preparar o eletrólito são maioritariamente em meio eletrolítico e recorrem a processos de eletrólise para efetuar a redução e oxidação dos reagentes. Estes processos são tipicamente complexos no sentido de controlar e monitorizar todas as concentrações de espécies a oxidar e reduzir em solução. A presente invenção refere-se a um processo de preparação de eletrólito que pode ser utilizado em todo o tipo de pilhas redox de vanádio, assim como em outros tipos de pilhas redox com outros metais. 0 processo descrito na invenção que se pretende proteger é um processo de redução térmica em meio gasoso e posterior dissolução em meio eletrolítico sob condições bem controladas. As condições bem controladas de dissolução poderão ser conseguidas por agitação mecânica, ou agitação magnética, ou agitação ultrassónica, em H2SO4 concentrado, a uma temperatura compreendida entre 30 °C e 95 °C, durante um período superior a 1 minuto e inferior a 10 horas, a uma pressão compreendida entre a atmosférica e 50 Bar. O processo de dissolução será acelerado se o pó de V203 for esmagado num almofariz ou num moinho de esferas.
Descrição detalhada da invenção A principal vantagem desta invenção é que se trata de um processo bastante mais simples que os processos descritos no estado da técnica, pois possibilita a obtenção do eletrólito final apenas através de duas etapas sequenciais, que são uma etapa de redução térmica e outra de dissolução em meio eletrolitico. As referidas etapas sequenciais são simples de reproduzir e repetir, fazendo-se notar que o reator utilizado não sofre alterações por oxidação ao longo da preparação do eletrólito, comparativamente com os outros processos em que os eletrolisadores poderão sofrer oxidação decorrente do próprio processo de preparação do eletrólito. O reator de redução pode ser colocado dentro de qualquer forno capaz de impor as condições de temperatura previamente mencionadas. O material constituinte do reator poderá ser de aço carbónico com elevado teor de crómio ou em aço inox 316 L ou 304 L. A constituição do reator poderá ser ainda em material cerâmico tal como zircónio ou alumina ou em alumina/carbono vitreo ou zircónio/carbono vitreo. O eletrólito obtido a partir deste processo poderá ser comercializado para os vários produtores de pilhas redox de vanádio. O processo inicia-se através da introdução de V2Os num reator tubular e na presença de atmosfera inerte, constituída por um gás inerte, de entre hélio (He), árgon (Ar) ou azoto (N2) ou por uma mistura combinada dos ditos gases, devendo o reator ser aquecido desde a temperatura ambiente até uma temperatura entre 300 °C e 1000 °C. A velocidade de subida da temperatura poderá ser entre 1 °C/minuto e 20 °C/minuto, até atingir a temperatura pretendida, dentro do intervalo anteriormente referido. Depois de alcançar a temperatura pretendida deverá ser introduzida a atmosfera redutora que substituirá a atmosfera inerte. A atmosfera redutora deverá ser constituída por um gás redutor, de entre hidrogénio (¾), monóxido de carbono (CO), sulfureto de hidrogénio (fhS), metano (CH4) ou amónia (NH4+) ou por uma mistura combinada dos ditos gases, diluidos em N2 ou He ou Ar. A mistura de gás ou gases redutores diluida na mistura de gás ou gases inertes deverá ter uma proporção percentual volúmica de entre 1 44,8 L de H2 tendo em consideração o volume molar de um gás ideal a pressão e temperatura normais (PTN). Será, no entanto, essencial fornecer o H2 em excesso. Por este motivo, será fornecido 1,5 vezes mars H2 do que o necessário, o que representa cerca de 67,2 L ao longo de todo o processo de redução. À temperatura de 500 °C são estimadas serem necessárias cerca de 6 horas (360 minutos) para conseguir reduzir toda a quantidade de V2Os a V2C>3. Para isso, será necessário fornecer o H2 puro ao pó de V2Os com um caudal de 0,19 L/min. Se se optar por utilizar uma mistura redutora de gases do tipo 5

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilhas redox de vanádio caracterizado por compreender duas etapas: uma primeira de redução térmica do pentóxido de vanádio (V2O5) a trióxido de vanádio (V2O3) com mistura de gases redutores num reator tubular, em que a atmosfera inerte é substituída pela atmosfera redutora durante o aquecimento, e uma segunda de dissolução do V2O3 resultante em ácido sulfúrico (H2SO4) .
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a atmosfera inerte dentro do reator ser constituída por um gás inerte, de entre hélio (He) , árgon (Ar) ou azoto (N2) , ou por uma mistura combinada dos ditos gases.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a atmosfera redutora ser constituída por um gás redutor, de entre hidrogénio (H2) , monóxido de carbono (CO), sulfureto de hidrogénio (H2S) , metano (CH4) ou amónia (NH4+) ou por uma mistura combinada dos ditos gases, diluidos em He ou Ar ou N2.
  4. 4. Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por a mistura de gás ou gases redutores ser diluida na mistura de gás ou gases inertes a uma proporção percentual volúmica de entre 1 temperatura pretendida, dentro do intervalo referido na reivindicação 5.
  5. 7. Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o caudal da mistura de gás redutor ser proporcional à quantidade de V2O5 dentro do reator tubular.
  6. 8. Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pela verificação do final da reação através da pesagem do V2O5 no inicio do processo e do V2O3 resultante no fim do processo até à obtenção de uma razão de massas de 1.2135.
  7. 9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dissolução do V2O3 resultante ocorrer numa solução de H2SO4 com a concentração entre 0,1 molar e 10 molar, previamente desarejada com N2 ou Ar ou He.
  8. 10. Processo de acordo com as reivindicações 1 e 9, caracterizado por a dissolução do V2O3 resultante ser efetuada com aquecimento a uma temperatura compreendida entre 30 °C e 95 °C, durante um periodo superior a 1 minuto e inferior a 10 horas, a uma pressão compreendida entre a atmosférica e 50 Bar, com a ajuda de agitação mecânica, ou agitação magnética, ou agitação ultrassónica ou a combinação destas. Lisboa, 31 de julho de 2014.
PT107816A 2014-07-31 2014-07-31 Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio PT107816A (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107816A PT107816A (pt) 2014-07-31 2014-07-31 Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio
PCT/PT2015/000039 WO2016018165A1 (en) 2014-07-31 2015-07-30 Simplified process for preparing electrolyte for vanadium redox batteries

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107816A PT107816A (pt) 2014-07-31 2014-07-31 Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT107816A true PT107816A (pt) 2016-02-01

Family

ID=54065426

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107816A PT107816A (pt) 2014-07-31 2014-07-31 Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio

Country Status (2)

Country Link
PT (1) PT107816A (pt)
WO (1) WO2016018165A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107522228A (zh) * 2017-08-09 2017-12-29 河钢股份有限公司承德分公司 一种由含钒溶液清洁生产三氧化二钒的方法
US20220158211A1 (en) 2020-11-16 2022-05-19 Cougar Creek Technologies, Llc Fe-cr redox flow battery systems and methods for preparation of chromium-containing electrolyte therefor

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US525015A (en) * 1894-08-28 Trolley
US558713A (en) * 1896-04-21 Sgrew-cutting machine
US20040024155A1 (en) * 2001-09-20 2004-02-05 Klaus Hintzer Fluoropolymer
WO2013002707A1 (en) * 2011-06-27 2013-01-03 Scania Cv Ab Powertrain for a vehicle and method for controlling a powertrain

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04149965A (ja) 1990-10-15 1992-05-22 Agency Of Ind Science & Technol バナジウム系電解液の製造方法
US6143443A (en) 1993-11-17 2000-11-07 Pinnacle Arb Limited Stabilized electrolyte solutions, methods of preparation thereof and redox cells and batteries containing stabilized electrolyte solutions
JP3085634B2 (ja) * 1994-11-17 2000-09-11 鹿島北共同発電株式会社 高純度バナジウム電解液の製造法
WO1996035239A1 (en) 1995-05-03 1996-11-07 Unisearch Limited High energy density vanadium electrolyte solutions, methods of preparation thereof and all-vanadium redox cells and batteries containing high energy vanadium electrolyte solutions
JP2004168560A (ja) * 2002-11-15 2004-06-17 Sumitomo Electric Ind Ltd バナジウム化合物の生成方法及びバナジウム電解液の生成方法
CN102092786B (zh) * 2009-12-10 2014-04-02 中国科学院过程工程研究所 一种钒氧化物的清洁制备方法
CN102092787B (zh) * 2010-12-30 2012-07-18 沈阳化工大学 一种连续化合成三氧化二钒的方法

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US525015A (en) * 1894-08-28 Trolley
US558713A (en) * 1896-04-21 Sgrew-cutting machine
US20040024155A1 (en) * 2001-09-20 2004-02-05 Klaus Hintzer Fluoropolymer
WO2013002707A1 (en) * 2011-06-27 2013-01-03 Scania Cv Ab Powertrain for a vehicle and method for controlling a powertrain

Also Published As

Publication number Publication date
WO2016018165A1 (en) 2016-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103401010B (zh) 一种全钒液流电池电解液的制备方法
Ayers et al. Characterization of anion exchange membrane technology for low cost electrolysis
Chery et al. Thermodynamic and experimental approach of electrochemical reduction of CO2 in molten carbonates
BRPI0806668A2 (pt) Método para produção de hidrogênio e ácido sulfúrico
Fang et al. A superior mixed electron and carbonate-ion conducting metal-carbonate composite membrane for advanced flue-gas carbon capture
CN105006585B (zh) 一种全钒氧化还原液流电池用电解液制备方法
Serizawa et al. Dissolution behavior of ammonia electrosynthesized in molten LiCl–KCl–CsCl system
Appelman Perbromic acid and perbromates: synthesis and some properties
CN105406098B (zh) 利用失效钒电池电解液制备硫酸氧钒的方法
Staser et al. Effect of water transport on the production of hydrogen and sulfuric acid in a PEM electrolyzer
US20110253553A1 (en) Method of Operating Metal-Bromine Cells
AU5795201A (en) Process
Buyukkilic et al. Enthalpies of formation and insights into defect association in ceria singly and doubly doped with neodymia and samaria
PT107816A (pt) Processo simplificado de preparação de eletrólito para pilha redox de vanádio
US20160326011A1 (en) Preparation Method for Composite Ferrate Reagent
Picard et al. Oxoacidity reactions in molten LiCl+ KCl eutectic (at 470 C): Potentiometric study of the equilibria of exchange of O2− between Al (III) systems and carbonate and water systems
US7578922B2 (en) Method for producing hydrogen by chemical process using heat with electricity
Rohland et al. Structural alterations on the TEMPO scaffold and their impact on the performance as active materials for redox flow batteries
Du et al. Research progress of vanadium battery with mixed acid system: A review
AU2019271388A1 (en) Process to convert reduced sulfur species and water into hydrogen and sulfuric acid
Balbaud et al. Equilibria between gas and liquid phases for concentrated aqueous solutions of nitric acid
Yongtao et al. Remove sulfur dioxide from flue gases to obtain sulfuric acid through electrodialysis enrichment
US11040886B2 (en) Processes for making salt systems including beryllium fluoride
KR20160035140A (ko) 이산화탄소를 이용한 무기자원 제조 장치
JP4147352B2 (ja) 使用済酸化物燃料の乾式再処理方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20140924